Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A ideia de Bruno Lage para a II Liga

Concorda?

Bruno Lage, em entrevista à BTV, sugeriu que a II Liga fosse como o Championship quando questionado sobre o que melhorar no futebol português. “Olhava muito para os quadros competitivos. Podia descer mais uma equipa e transformava a segunda liga como o Championship. Subiam dois e havia playoff. Ia trazer mais competitividade“, disse o treinador do Benfica, acrescentando que esta alteração dos quadros competitivos também abrangeria o Campeonato de Portugal e com o mesmo âmbito, “com mais equipas da II Liga a descer e mais equipas a subir porque muitas com enorme qualidade, como o Vizela, o União de Leiria e outras, com enorme potencial, orçamento e historial, não conseguem subir porque há poucas vagas e a subida é feita a eliminar”.

68 Comentários

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 13, 2019 at 10:09 am

    Tem que vir o bruno lage fazer o trabalho que o josé couceiro foi contratado (com dinheiro publico dos impostos de todos nós) para fazer.

    Em 2 anos nada mudou nos quadros competitivos do futebol sénior e de formação. Absolutamente nada. Não foram implementadas medidas, propostas e nada que fosse.. 2 anos a trabalhar para a formação e a aparecer só nas galas e nas entregas de prémios..

    Grande zé couceiro.

    • Xyeh
      Posted Dezembro 13, 2019 at 10:31 am

      É engraçado que no futebol não tenho notado trabalho mas a nível de Esports a FPF está a investir bastante e as iniciativas têm sido um sucesso, penso que estão a trabalhar para a nova geração de futebolistas e não tanto para os actuais.

      • Antonio Clismo
        Posted Dezembro 13, 2019 at 11:06 am

        Deixar de investir no futebol para passar a investir em Esports? Isto é a sério??

        Não me digas que a próxima geração de futebolistas vai jogar atrás de um monitor…

        • Xyeh
          Posted Dezembro 13, 2019 at 11:42 am

          Não é deixar de investir no futebol, simplesmente o número de atletas federados baixou então estão a explorar um mercado novo para recrutar atletas, ao fazerem eventos de FIFA estão ao mesmo tempo a publicitar os patrocinadores da FPF e a meter o “bichinho” em milhares de potenciais atletas. Estão a trabalhar muito bem na área dos Esports mas a área deles está longe de estar a funcionar bem, especialmente tendo em conta que ainda estamos com o Rui Jorge nos sub 21.

          • Antonio Clismo
            Posted Dezembro 13, 2019 at 12:55 pm

            Porque é que o número de atletas federados baixou? A FPF tem sempre milhões de lucro todos os anos. A secretaria de estado do desporto também usa o dinheiro de todos nós.

            Como é possível não existir uma potenciação dos clubes regionais e as escolas com o desporto escolar que é um programa vergonhoso de tão mal aproveitado que é…

            Hoje em dia o desporto escolar é quase considerado como ”aquela tarde livre a meio da semana”.

            • E o que temos
              Posted Dezembro 13, 2019 at 2:13 pm

              Porque o mundo evolui e muda. Não somos todos obrigados a praticar desporto e a tornar-nos federados porque tu queres.

              • Antonio Clismo
                Posted Dezembro 13, 2019 at 2:46 pm

                Porque eu quero? Pagamos impostos para depois financiar o SNS para esta geração quando tiver 40 anos já estarem todos cheios de doenças cardiovasculares?

                Se eu pago impostos, quero que o desporto seja um pilar no crescimento cívico e formativo de todas as crianças.

                Achas que ficar em casa a jogar playstation é um dado que demonstra evolução, vai comparar dados de % de miúdos federados de países bem mais avançados do que Portugal como Dinamarca, Suécia ou Holanda.

                • E o que temos
                  Posted Dezembro 13, 2019 at 6:39 pm

                  Que piada, desde quando é que só por jogares pc tens doenças cardiovasculares? Existem inumeras formas de praticar desporto e nao precisas de ser um atleta federado para o fazer.

                  Sobre os paises nordicos só te enterras porque caso nao saibas a dinamarca é provavelmente a capital nao oficial europeia de esports tal é a quantidade de miudos que sai de lá com aptidão para jogos online.

        • E o que temos
          Posted Dezembro 13, 2019 at 12:12 pm

          É so ver o crescimento dos esports globalmente. Existem campeonatos mundiais que ja devem movimentar bem mais dinheiro que alguns campeonatos

      • Aurinegro
        Posted Dezembro 13, 2019 at 11:56 am

        Devem eplayers ser chamados de futebolistas?

        • Xyeh
          Posted Dezembro 13, 2019 at 1:33 pm

          Nunca, assim como quem joga airsoft não é militar :p
          O termo usado é pro players, cá em Portugal ainda estamos bastante atrás no entanto temos um jogador na Overwatch League da Blizzard, um dos melhores jogadores de SMITE e muitos títulos em FIFA.

          • E o que temos
            Posted Dezembro 13, 2019 at 2:48 pm

            Tambem tinhamos um na principal liga europeia de league of legends.

            • Primo1904
              Posted Dezembro 13, 2019 at 3:30 pm

              Com todo o respeito mas não acho que faça sentido considerar Esports um desporto.
              Isso é comparar alhos com bugalhos!

              • Kafka
                Posted Dezembro 13, 2019 at 6:23 pm

                Ora nem mais Primo1904…. Chamar desporto ao esports é uma ofensa ao desporto, pois até um monte de banhas com a vida mais sedentária do Mundo pode ser o melhor do Mundo a jogar computador, o que vai contra a essência do que é desporto/actividade física

                Não tenho nada contra a existir quem jogue computador (esports), daí a chamarem Desporto/actividade física a isso, calma lá, vai uma distância enorme

                • E o que temos
                  Posted Dezembro 13, 2019 at 6:37 pm

                  Gostava de saber a tua opiniao sobre xadrez ser um desporto sinceramente

                  • Kafka
                    Posted Dezembro 13, 2019 at 7:07 pm

                    Para mim xadrez não é um desporto, da mesma forma que ser corrector da bolsa ou ser um cientista em matemática não é um desporto

                    Para mim desporto envolve actividade física portanto alguém que pode ser um autêntico monte de banhas poder ser o melhor do Mundo, não pode ser considerado desporto sem que isso lhe tire mérito algum, não estou a pôr a actividade em causa, simplesmente não a considero desporto, porque para mim desporto tem de envolver a parte mental e física, ora jogar computador ou jogar xadrez apenas envolve parte mental, pois a física pode ser completamente decorada pois qualquer indivíduo por mais gordo e sedentário que seja pode ser o melhor do Mundo, isso é impossível em qualquer actividade desportiva

              • E o que temos
                Posted Dezembro 13, 2019 at 6:37 pm

                Mas quem é que disse aqui que esport é um desporto?

                • Primo1904
                  Posted Dezembro 13, 2019 at 7:35 pm

                  E o que temos, nos comentários lá acima alguém mencionou atletas a quem joga Esports, além que o próprio nome assim indica.

            • Xyeh
              Posted Dezembro 13, 2019 at 3:33 pm

              Sim, o Attila que era dos Vitality, temos é o Guilhoto a treinador nos Origen que faz parte dos Astralis (1ª org de Esports cotada em bolsa).

        • Kafka
          Posted Dezembro 13, 2019 at 3:29 pm

          Como é óbvio um gajo que está sentado a uma secretária jamais pode ser chamado de futebolista, isso seria ofender o futebol e vai contra a essência do desporto já que até um gajo gordo que nem um pote empanturrado em pizzas e donuts pode ser o melhor do Mundo a jogar computador

          Chamem o que quiserem, não chamem é futebolista, basquetebolista, ou seja o que for de actividade física

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 13, 2019 at 10:14 am

    Concordo com o Lage, seria interessante e aumentaria os níveis competitivos da Segunda Liga.

  • FVRicardo
    Posted Dezembro 13, 2019 at 10:57 am

    Juntava a isto a redução do número de equipas da I Liga para 14 com duas voltas (26 jornadas) entre todos e uma fase final com 6 jornadas dividindo os 7 primeiros e os 7 últimos.
    Na segunda Liga continuava com 18 equipas mas com 6 a ter possibilidades de subir (2 diretos e 4 a ir a play-off) e 4 a descer.
    No campeonato de Portugal continuava com o sistema dos dois primeiros de cada série a passar a uma fase final, mas mudaria essa fase de eliminatórias para sistema por pontos a uma só volta.

    • Antonio Clismo
      Posted Dezembro 13, 2019 at 1:09 pm

      Não sou fã das fases finais. Até costuma retirar importância às competições. A Bélgica faz isso e já estão a pensar em voltar ao sistema antigo de pontos corridos até ao fim.

      O problema de Portugal é que a Liga de clubes está no bolso dos clubes grandes. E a única forma de conseguir o apoio dos clubes pequenos é ter uma liga com 18 clubes em que apenas 2 descem e 2 sobem.

      Quando tinham uma liga com 16 equipas, talvez fizesse sentido serem 2 a descer. Mas depois para conseguir o apoio dos clubes esta direcção aumentou a liga para 18 clubes (A segunda liga chegou a ter 24 equipas nos tempos do mário figueiredo… esse sim, queria agradar a todos e mais alguns para conseguir apoio

      Para haver mais competitividade têm que descer no mínimo 3 equipas, é uma medida que os clubes não gostam mas pronto…

      A Liga de Clubes é uma instituição que nada faz.. A maioria dos últimos presidentes tem sido uma vergonha autêntica.. Têm estado sempre no bolso dos grandes e vendido a Liga a interesses sombrios vindos do Oriente… Penso que apenas Fernando Gomes foi o único presidente nos últimos 15 anos que realmente foi super profissional em tudo.

      Hermínio Loureiro sempre foi igual ao tipo do Codecity FC, a usar o futebol para alavancar a sua carreira política. Só queria visibilidade e o futebol deu-lhe isso.
      Mário Figueiredo foi das personagens mais vergonhosas que já passou pelo nosso futebol.. Agarrou-se ao cargo com tudo o que tinha e só fez porcaria. Luís Duque acabou por fazer a transição possível para a presidência do Pedro Proença nos últimos 4 anos que muito sinceramente tem sido a presidência mais preguiçosa de todas. A função dele é manter o status quo, não mudar nada e manter a hegemenia de quem lhe paga para manter as coisas assim. Não há ideias, não há planos de futuro, não há gestão sustentável, apenas favores e negociatas estranhas e dúbias.

      Se o futebol profissional é para ser gerido desta forma sem nexo, mais valia a Liga de Clubes não existir e as competições passarem a ser directamente organizadas pela FPF. A liga de clubes não serve para absolutamente nada.

      • Kafka
        Posted Dezembro 13, 2019 at 2:39 pm

        A Bélgica também é pontos corridos até ao fim, aliás qualquer campeonato europeu é pontos corridos até ao fim

      • Kafka
        Posted Dezembro 13, 2019 at 2:42 pm

        E fase final pelo contrário dava era ainda mais receitas, porque teria mais 2 jogos grandes por temporada que seriam as 2 voltas finais e ninguém seria prejudicado em pontos obviamente, pois obviamente que os clubes continuariam com os mesmos pontos para o fase final

      • FVRicardo
        Posted Dezembro 13, 2019 at 4:11 pm

        O sistema na Bélgica e o exemplo que dei são de pontos corridos até ao fim.
        O que acontece na Bélgica é que eles fazem um playoff para a Liga Europa entre o 7º e o 15º, pelo que o 5º e o 6º incompreensivelmente não se classificam para competições europeias enquanto o vencedor desse playoff (na realidade 7º classificado) tem essa oportunidade. Com esse sistema não concordo.

  • André Dias
    Posted Dezembro 13, 2019 at 10:58 am

    Concordo e até ia mais longe.

    A 1ª Liga passava a ser formada por 12 equipas. Fase regular de 22 jogos e depois dois playoff, um com as 6 equipas da metade superior da fase regular e outro com as 6 equipas da metade inferior. Seria um total de 32 jogos num contexto mais competitivo que o actual. No final desciam 3 equipas.

    Na 2ª liga utilizava o playoff do Championship, tal como sugeriu o Lage. Em relação às equipas que descem, adoptava o formato alemão. Um playoff entre os últimos da 2ª liga e os primeiros do Campeonato de Portugal.

    • E o que temos
      Posted Dezembro 13, 2019 at 12:11 pm

      Playoff para descer é injusto para as equipas do CP que nao tem metade das condiçoes e preparaçao das equipas da 2 liga

      • André Dias
        Posted Dezembro 13, 2019 at 12:31 pm

        Talvez, confesso que não estou a par da realidade do CP. Era apenas uma ideia para aumentar a competitividade do futebol português em vários escalões.

        • Antonio Clismo
          Posted Dezembro 13, 2019 at 2:52 pm

          Uma forma de aumentar a competitividade do futebol português é acabar com os clubes todos e começar tudo outra vez com clubes novos apoiados pelas respectivas cidades completamente descentralizados em termos de direitos de TV. Como pode haver competitividade quando só existem adeptos de 3 clubes? Vais ver um Rio Ave – Benfica e há mais benfiquistas na bancada dos sócios do Rio Ave do que adeptos do Rio Ave…

          Há uma clara luta entre norte-sul a nível do futebol em Portugal. Clubes que não estejam alinhados com o status quo são os primeiros a ser despromovidos.

          Aliás, despromoções, lugares europeus, lugares para a Champions e campeão são decididos fora de campo ano após ano..

          • André Dias
            Posted Dezembro 13, 2019 at 4:23 pm

            Acabar com todos os clubes não faz qualquer sentido.

            Não há apenas adeptos de três clubes, isso é falso. O que provavelmente pretendias dizer é que há uma maioria da população que só se interessa pelos três grandes e isso é certamente um problema. Contudo, os clubes médios/pequenos também têm que fazer pela vida. Perdem toda a moral para se queixarem da falta de adeptos quando nem fazem o mínimo esforço para cativar os habitantes da própria cidade.

            Em relação ao resto do teu comentário, não me leves a mal mas isso são suposições que não tenho interesse em debater.

    • Pulga
      Posted Dezembro 13, 2019 at 2:41 pm

      Curiosamente é esse o formato do campeonato Austríaco, que tanto está na moda e tem sensivelmente o mesmo nº de habitantes de Portugal.

      Esse formato também permitiria uma maior aposta na fase inicial das competições Europeias dado que a liga seria mais “leve”.

      Mesmo ao nivel de estádios seria estar a aumentar o valor da importância de cada jogo levando mais pessoas ao estádio consistentemente.

      • André Dias
        Posted Dezembro 13, 2019 at 4:27 pm

        Exacto. Mais jogos importantes = melhor futebol = mais pessoas nos estádios = mais receitas de bilheteira. E o bolo que é actualmente distribuído por 18 equipas passaria a ser distribuído apenas por 12, o que daria mais dinheiro a cada um.

    • FVRicardo
      Posted Dezembro 13, 2019 at 4:22 pm

      12 ou 14 clubes seria o máximo de equipas que a nossa Liga poderia ter…

    • RMCL
      Posted Dezembro 13, 2019 at 5:42 pm

      Ideia sem ideias!
      Qual o sentido de a equipa A terminar a fase regular em 1º e a equipa B passava por se apurar para o playoff e ser a equipa B a vencer e a equipa A que andou uma época com o objectivo de ser campeão não o fazia! Futebol não é futsal para se andar a desvirtuar as coisas!

      • Kafka
        Posted Dezembro 13, 2019 at 6:20 pm

        Errado RMCL não foi nada disso que foi dito… Nenhuma equipa seria prejudicadas, seriam 32 jornadas corridas

      • André Dias
        Posted Dezembro 13, 2019 at 6:35 pm

        Estar em 1º no final da fase regular é como ser como ser campeão de Inverno. Qual é o problema?

        O objectivo seria utilizar a fase regular para apurar as 6 melhores equipas e depois disputarem-se 10 jornadas altamente competitivas na recta final da época. Imagina uma liguilha constituída por Benfica, Porto, Sporting, Vitória, Braga e Rio Ave, por exemplo.

        E para as equipas que lutam para não descer também seria benéfico. Teriam a oportunidade de disputar os pontos restantes apenas com equipas do seu nível.

        Esta “ideia sem ideias”, como lhe chamaste, dava-te um campeonato mais equilibrado, competitivo, justo e interessante. Mas pronto, continuemos no formato actual. Afinal o meu Benfica foi campeão com 87 pontos e 103 golos marcados, para quê mudar…

        • Manel Ferreira
          Posted Dezembro 13, 2019 at 8:08 pm

          Sim, 10 jornadas altamente competitivas no final. Depois, tinhas as equipas que chegam longe na Europa a queixarem-se de terem todos os jogos difíceis e de grandes decisões ao mesmo tempo dos quartos/meias das competições europeias. É que era certinho, certinho.
          Tal como o pessoal das 3 voltas não consegue ver o problema que seria a história do “campo neutro”.
          Para mim, 16 clubes é o número ideal para Portugal, menos de 14 é apenas ridículo num país onde o futebol é tão importante.
          Mas pronto, o fio condutor de todos estes posts de “terra queimada” é o desprezo enorme que têm pelos clubes pequenos, nada de novo.

          • André Dias
            Posted Dezembro 13, 2019 at 9:20 pm

            As equipas que chegam longe na Europa só têm a ganhar com jogos difícieis no campeonato. É com competitividade constante que se mantêm altos índices de intensidade e concentração.

            Não percebi a referência ao campeonato das 3 voltas, não tem nada a ver com a minha sugestão.

            Se tivesse desprezo pelos clubes pequenos preferia que ficasse tudo como está, já que o meu clube ganha quase sempre e quando não ganha fica perto.

            • Kafka
              Posted Dezembro 13, 2019 at 9:57 pm

              Na mouche André Dias, o Manel Ferreira e a maioria aqui nem sequer perceber que um dos grandes problemas do Benfica/Porto/Sporting é precisamente a falta de mais jogos a sério internamente e depois chegam lá fora com um andamente muito inferior às equipas Espanholas/Alemãs/Inglesas etc que todos os fins de semana são submetidos a jogos de grau de dificuldade superior e por isso depois até equipas de nível médio desses paises consegue ter mais andamento que os 3 grandes em Portugal….portanto quantos mais BEnfica/Porto/Sporting/Braga/Guimarães existirem melhor é para o Benfica/Porto/Sporting/Guimarães/BRaga etc

              • Manel Ferreira
                Posted Dezembro 13, 2019 at 10:29 pm

                Eu não estava a dizer que achava mal que houvesse esse playoff, estava a dizer que os adeptos desses clubes iam queixar-se de tantos jogos grandes ao mesmo tempo dos jogos de decisões europeias. Mas é que não tenho dúvidas nenhumas disso.
                A diferença entre nós aqui é que eu acho que é possível os clubes pequenos/médios subirem de qualidade sem ser preciso essa redução tão drástica. No limite, aceitaria 14, menos que isso é um exagero tremendo. Comparações com Austria e Suiça são ridículas.
                E essa diferença de intensidade sempre existiu, mesmo quando Portugal fazia grandes campanhas europeias, não é de hoje.

          • Kafka
            Posted Dezembro 13, 2019 at 9:31 pm

            Errado mais uma vez….mesmo que se fizesse a 3 voltas (como na Escócia) depois na fase final fazia-se o acerto que é o que aocntece na Escócia e no fim jogam 2 jogos em casa e 2 jogos fora

            Depois essa dos clubes que chegam longe nas competições europeias se queixarem mais uma vez não tem fundamento algum, porque as 10 ultimas jorndas são disputadas em Abril/Maio e por norma os clubes portugueses em Março já estaõ fora das competições europeias….falas como se fosse regras os clubes tugas chegarem às meias finais das competições europeias quando isso é bastante raro e mesmo que cheguem qual era o problemas mesmo disso? é assim em todo o lado era o que mais faltava

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Dezembro 13, 2019 at 7:07 pm

      Rejeito o play-off. O Campeonato é uma prova longa de regularidade, não é para decidir em meia-dúzia de jogos. E também discordo de uma redução drástica do nº de equipas. A escassa distribição territorial aumentaria e coartaria a possibilidade a muitos clubes de ascender algum dia à I Divisão.

      • André Dias
        Posted Dezembro 13, 2019 at 9:24 pm

        O campeonato seria decidido em 32 jogos, apenas menos 2 que no formato actual.

        Não percebi a relação entre a distribuição territorial e a possibilidade de subir à 1ª Liga.

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Dezembro 13, 2019 at 11:12 pm

          Menos 6 equipas, torna o acesso à I Divisão mais difícil. Equipas do interior e algumas outras teriam muito maior dificuldade em aceder ao Campeonato Nacional.

          • André Dias
            Posted Dezembro 14, 2019 at 1:50 am

            À excepção do Tondela não existem equipas do inteiror na 1ª Liga aos anos. O formato actual não beneficia as equipas pequenas.

            E nem acho que a distribuição geográfica seja relevante. O importante é ter um campeonato preenchido por equipas de qualidade. Gostava de ver Sporting da Covilhã, Académica e Leiria na 1ª liga mas só se fizerem por isso.

            • Rui Miguel Ribeiro
              Posted Dezembro 14, 2019 at 3:58 pm

              E o “novo” beneficia ainda menos. A geografia é relevante para não ter um Campeonato qause circunscrito a Lisboa, Porto, Guimarães e Braga.

      • Kafka
        Posted Dezembro 13, 2019 at 9:32 pm

        Ninguém falou em playoff….seria uma prova corrida na mesma com 32 jornadas (se fosse 12 equipas) ou com 38 jornadas se fosse 14 equipas

  • kanjy6
    Posted Dezembro 13, 2019 at 1:40 pm

    Acho que não fará sentido reduzir o número de equipas na 1 divisão, para isso façam uma nova divisão, a super divisão com os 3 do costume e o vencedor da 1a divisão do ano anterior a fazerem uma final Four todos os fins de semana em digressão pelos diferentes estádios feitos para o Euro 04 !!!
    Não existe um único país com equipas competitivas com menos países que nós na 1 divisão; e se vêm falar do tamanho do país, é não esquecer que 10 equipas estão num raio de 20km aproximadamente

    • Kafka
      Posted Dezembro 13, 2019 at 2:39 pm

      Os países com menos clubes que nós na 1a divisão têm menos habitantes e a maioria nem tem o futebol como modalidade principal e única, logo não faz sentido dizeres que não há ligas competitivas com menos clubes, do ponto de vista orgânico nunca seriam competitivas independentemente do nr clubes que tenham

      A liga portuguesa tb nunca chegará ao nível dos big5 porque organicamente é impossível, mas não faz sentido algum ter 18 clubes para uma procura de apenas 10 milhões habitantes (tudo esmiuçado não deve chegar a 2/3 milhões de homens que seguem e consomem futebol logo 18 clubes é demasiada oferta para uma procura tão baixa

      Logo a liga é fraca, mas só adaptando a oferta à procura se pode melhorar para o pouco dinheiro que há ser a destribuir por menos dando mais a cada um

    • Manel Ferreira
      Posted Dezembro 13, 2019 at 7:56 pm

      As pessoas que querem reduzir para 10/12 equipas não conseguem ver a big picture. Estão demasiado obcecadas com a questão da competitividade sem perceberem os problemas que isso ia trazer (e eu nem acho que a competitividade fosse aumentar assim tanto, os grandes continuariam a ser extraordinariamente superiores aos outros).

      Um dos problemas dessa redução exagerada era o fim de muitos clubes profissionais em Portugal. Ninguém vai querer investir o que quer que seja para nunca subir à 1ª liga, ou para não se conseguir manter lá durante tempo. Os lugares seriam muito poucos para haver verdadeiro desenvolvimento de um clube. Portugal tornar-se-ia um país quase apenas exportador de talento, já que não haveria suficientes clubes profissionais.
      Comparar com Austria e Suiça é ridículo. Esses não são países de futebol, quantos clubes profissionais têm estes países? Quanto dinheiro movimenta o futebol nestes países? Em Portugal, o futebol é demasiado importante para termos apenas 10/12 clubes.
      Mas pronto, a competitividade e tal…

      • Kafka
        Posted Dezembro 13, 2019 at 9:27 pm

        Sim porque agora há imenso investimento em clubes de futebol em Portugal não haja duvida…e depois isso do fim de muitos clubes profissionais em Portugal é só ridiculo…a diferença dos 18 actuais (ou 16 que foi durante muitos anos) para 14 ou 12 é de apenas 2/4 clubes a menos com a vantagem que quem estivesse na 1ª divisão passaria a receber muito mais dinheiro que agora

        Nos moldes actuais é que não compensa investir em nenhum clube, para ir para a 1ª divisão e depois ganhar 1 milhão de eur de receitas de TV loool, por isso é que actualmente ninguém investe nos clubes portugueses….com redução do nr de clubes sim compensaria investir nos clubes em Portugal, porque chegando à 1ª divisão iam ser recompensados pelo investimento feito…agora sim é para rir e por isso ninguém investe

        Ah e isso de não haver suficientes clubes profissionais é completamente falso…actualmente existem 34 clubes profissionais entre 1ª e 2º divisão (+ 2 equipas B)….ora com 14 clubes na 1ª divisão (2 voltas de 26 jornadas mais 2 voltas de 12 jorndas que dariam 38 jornadas) e 22 clubes na 2ª divisão continuaria a haver os mesmos 36 clubes profissionais de agora com a diferença que as receitas e competitividade na 1ª divisão seriam muito maiores e mais apelativas para o investimento

        • Manel Ferreira
          Posted Dezembro 13, 2019 at 9:56 pm

          Mas quando os clubes investem, não é para ficar na Segunda Liga anos a fio, mas sim para chegar à Primeira Liga, é esse o meu ponto. Com uma redução tão brutal de equipas na 1ª Liga, ia-se perder bastante o incentivo disso. Vai ver a variedade de equipas a subir e descer nesses campeonatos da Austria e Suiça, é muito baixa.
          E quando eu falo de investimento, não estou a falar de investimento estrangeiro necessariamente (que parece ser a ideia do teu post), estou até mesmo a falar de empresários locais, seja de quem for. Ou seja, estou a falar de projetos. Estes iam desaparecer.
          Continuo a achar que muita gente ia “desistir” dos clubes apenas para ficar anos a fio sem subir (ou para não se conseguirem manter muito tempo e, portanto, crescer) e ia ser o fim de muitos deles.

          • Manel Ferreira
            Posted Dezembro 13, 2019 at 10:31 pm

            Aliás, até diria que o Bruno Lage concordaria comigo, já que quando ele fala de Vizelas e Leirias, e por aí fora, e dos projetos que esses clubes têm, não está de certeza a pensar que esses projetos são feitos para os clubes ficarem apenas na 2ª liga.

            • Sergiomig
              Posted Dezembro 15, 2019 at 2:31 pm

              Leiria, esse clube que punha 200 pessoas a assistir aos jogos em casa… na primeira liga. A falta que fazem é imensa

  • Sergiomig
    Posted Dezembro 13, 2019 at 3:06 pm

    Anseio sim por um campeonato ibérico. Seria a única hipótese das equipas crescerem realmente desportivamente e financeiramente. E escusam de me dizer que as equipas portuguesas não tinham hipótese de ganhar. Eu enquanto adepto de futebol quero é ver bons espectáculos e entreter-me. Não ver a miséria de jogos que se veem em Portugal. As estruturas desportivas da maioria das nossas equipas não são de nível de primeira divisão. São de nível de segunda ou menos na maioria dos campeonatos da Europa central. Os próprios espanhóis beneficiariam, livravam se do entulho do fundo da tabela

    • Suk Mike Hock
      Posted Dezembro 13, 2019 at 5:01 pm

      Há vários anos que venho a defender essa ideia!!!
      Tinha tudo para ser tão bom ou melhor que a premier league!

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Dezembro 13, 2019 at 7:02 pm

      Ridículo submeter as nossas equipas a um campeonato que seria fundamentalmente espanhol e controlado por Espanha. Senão gosta do futebol português, pode sempre ver outros.

    • Manel Ferreira
      Posted Dezembro 13, 2019 at 8:00 pm

      Queria ver a conversa assim que um clube português fosse prejudicado por um arbitro espanhol. Ia ser giro.
      A Liga Ibérica duraria 2 ou 3 anos. Os grandes tugas iam sentir saudades de ser os reis do pedaço e de tudo girar à volta deles, de encher estádios dos outros clubes (boa sorte a fazer isso em Espanha, lá não há tantos Moreirenses) e por aí fora. Iam logo querer voltar.
      Em relação aos espanhóis beneficiarem, ainda não percebi por que razão eles haveriam de querer ter MENOS equipas a participar nas competições europeias. Ou porque haveriam de querer dar lugar a equipas que trariam muito menos adeptos (sim, até Guimarães há aos montes por lá). Não vejo em que é que eles beneficiariam, e não acredito nada que chegasse ao nível da Premier League, como dizem abaixo.
      De qualquer forma, esta é uma discussão irrelevante, já que isto nunca vai acontecer.

      • X10N
        Posted Dezembro 14, 2019 at 7:11 pm

        Maior exposição mediática e direitos televisivos seria a vantagem para os clubes portugueses numa liga ibérica. Os espanhóis ganhariam mais competitividade. Mais competitividade significa futebol mais interessante. Futebol mais interessante significa maiores audiências. Maiores audiências significa mais dinheiro. Mais dinheiro significa melhores planteis. Melhores planteis significa mais competitividade. Mais competitividade significa futebol mais interessante. Futebol mais interessante significa…..
        Ja deu para perceber onde se quer chegar com a hipótese de uma liga ibérica

      • Sergiomig
        Posted Dezembro 15, 2019 at 2:29 pm

        É possível que não aconteça mas acredito que competições supra nacionais sejam o futuro. A lógica dos campeonatos nacionais deixará de fazer sentido. Sobretudo nesta lógica de futebol negócio que se vai sobrepor. É segui os bons exemplos dos US que dão 10 a 0 nesta matéria. Essa conversa da arbitragem é q típica mentalidade tuga que tem puxado muito para cima o nosso campeonato.
        Eu sou um consumidor de futebol. Quero ver bons espectáculos

  • Vegeta
    Posted Dezembro 13, 2019 at 4:45 pm

    Completamente de acordo.

  • RMCL
    Posted Dezembro 13, 2019 at 5:49 pm

    Voltem é com a antiga 3º Divisão Nacional, é a única forma de clubes locais se puderem afirmar no futebol! Um clube que suba da distrital logo para o C.Portugal se n tiver bases estruturadas é um tiro que acaba por dar nos pés!

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Dezembro 13, 2019 at 9:58 pm

    16 clubes na 1a e 2a Liga, a subirem/descerem 3. Centralização dos direitos desportivos para quem tiver menos de 50.000 sócios. 1a Liga a entrar mais cedo na Taça de Portugal. Está feito.
    Playoffs sao universalmente detestados.

Deixa um comentário