Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A ideia ‘estúpida’ de Piqué para que os jogos não terminem 0-0

Gerard Piqué tem uma proposta para que os jogos não terminem com um empate a zero. «Não pode acontecer ires a um estádio de futebol, gastares 100, 200 ou 300 euros e depois o jogo terminar 0-0», considerou o espanhol, acrescentando: «Tem de mudar alguma coisa. Uma proposta seria as equipas não pontuarem em caso de nulo. O jogo ia abrir aos 70 minutos.»

40 Comentários

  • guardiaodafalacia
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 1:58 pm

    Até faz algum sentido, mas não percebo esta aversão a que os jogos acabem sem golos. É pena, é, mas faz parte e sempre fez parte. Se se preocupassem mais em combater o antijogo é que acharia piada, porque até tenho as minhas suspeitas que essa medida podia perfeitamente aumentar o antijogo das equipas para perderem tempo

    • Fireball
      Posted Fevereiro 27, 2025 at 4:29 pm

      A aversão é a seres recompensado por isso. Não é duas equipas irem taco a taco e não conseguirem marcar, é o problema visto imensas vezes cá em Portugal de teres uma equipa que desde o minuto 0 só está interessada em defender o 0-0 para ter um ponto. Isso torna os jogos aborrecidos. Se gostas, nada contra, mas a maioria das pessoas não gosta de ver esse tipo de jogos em que uma equipa só defende com 11 homens atrás da bola e nem tenta marcar golos.

  • Dca
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 2:27 pm

    Sinceramente, adorava.

  • Dca
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 2:27 pm

    Um empate a 0’s ser considerado uma derrota ia obrigar muitos treinadores a saírem da toca. Gosto muito.

  • Ss
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 3:09 pm

    Não é tão descabido assim sinceramente. Um empate pode dar pontos, mas um empate a zero não. Já o vi ter ideas piores que esta.

    Também não seria descabido se uma equipa ganhar por um diferença superior a 3 golos, receber um ponto extra.

    Iria abrir o futebol…claro está iriam existir abusos e dúvidas em alguns casos, mas isso já existe hoje em dia!

  • v de vendetta
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 3:42 pm

    A primeira proposta interessante do Pique. Sou a favor muito sinceramente.

  • Kacal
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 4:03 pm

    Como disseram já neste post. Era vitória valer 3 pontos, vitórias marcando 3 ou mais golos valerem 4 pontos. Empates com golos valerem 1 ponto e empates a 0 valerem 0 pontos. Eu sou a favor disso. Uma equipa que esteja a vencer 2-0 ou 2-1 se calhar vai procurar o 3o golo para levar 1 ponto extra. Enquanto equipas a perder 2-0 ou 1-1 empatados vão tentar marcar para levar 1 ponto. O futebol também necessita de grandes mudanças.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Fevereiro 27, 2025 at 5:48 pm

      Do que te foste lembrar. Já temos pouco barulho à volta dos ‘casos’, assim em cada jogo íamos ter a paranóia de quem é que favoreceu / prejudicou a equipa X para chegar / não chegar ao golo N.
      Ou de como as equipas A e B se combinaram para ficar 2-2.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 28, 2025 at 12:54 pm

        Eu comento do ponto de vista do adepto e neste caso do meu. Eu cá gostava disto. Mas aceito que na prática possa não ser viável e prejudique certas equipas com menos possibilidades.

  • Niall joaQuinn
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 4:12 pm

    Não faz sentido por duas razões:
    – o empate nunca pode valer tanto como uma derrota.
    – um 0-0 não pode ter uma pontuação diferente de um 4-4, que é à partida um jogo espetacular.

    Seria mais inteligente passar a vitória para 4 ou 5 pontos.

    No entanto, qualquer solução destas vai sempre aumentar ainda mais o fosso entre as grandes equipas e as demais

    • disturbed17
      Posted Fevereiro 27, 2025 at 11:23 pm

      Então vamos dar 1 ponto ao empate, e 1 ponto extra a quem marcar no mínimo 1 golo, resumindo.
      4 pontos para a vitória, 2 pontos para empate com golos, 1 ponto empate a 0.
      Desde que houvesse golos haveria sempre 4 pontos a ser distribuídos.
      E se a esta regra fosse implementado a paragem de tempo como em grande parte dos desportos, isso sim ia melhorar o futebol, e não estas tretas de anular golos por 1cm

    • SportingFan1906
      Posted Março 1, 2025 at 5:57 pm

      Também concordo que um empate não pode valer tanto como uma derrota mas não vejo problema nenhum num 4-4 valer mais pontos do que um 0-0

  • Fireball
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 4:27 pm

    Já sou a favor disto há anos e anos. Se não marcas golos, não pontuas, simples. Acho muito bem.

  • Neville Longbottom
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 4:35 pm

    Aplaudo o espírito mas sou contra. Uma equipa pode entrar para um jogo para o 0-0, fazê-lo dentro das leis e sem anti-jogo, defendendo bem e fechando os caminhos para a sua baliza. Se consegui-lo, sou da opinião que deve ser premiada. Faz aprte do futebol e, para mim, também é arte.
    .
    Deveriam sim ser tomadas medidas para combater o anti-jogo (medidas essas que já existem noutras modalidades e que podiam ser testadas), como pode exemplo o tempo cronometrado. Não sei se faz sentido, não pensei muito sobre isso, mas seria algo a ponderar.
    .
    Se esta ideia for para a frente, corríamos o risco de haver jogos que terminem a zeros e as equipas terem sido pro ativas na procura do golo. Ou seja, corríamos o risco de de facto terminar com os incentivos a defender, mas penalizar quem não o fez mas nao conseguiu marcar.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Fevereiro 27, 2025 at 7:36 pm

      “Faz parte do futebol e, para mim, também é arte”. Exactamente. Dos jogos mais brilhantes que vi na vida foi o Barcelona x Inter de 2010, com o Inter a dar uma lição de como defender. Ou o Juventus x Benfica na meia-final da Liga Europa. Enfim, isto não tem pés nem cabeça.

      • disturbed17
        Posted Fevereiro 27, 2025 at 11:17 pm

        Estás a falar de jogos a eliminar em que o caso já não se ia colocar, mas podemos até usar como exemplo isso, num jogo a eliminar se não marcas golos não passas a eliminatória a não ser no desempate por grandes penalidades.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Fevereiro 28, 2025 at 1:12 pm

          Certo, mas não deixam de ser exemplos de como defender também é uma arte, também merece mérito e também faz parte da estratégia. Seja numa competição a eliminar, seja numa competição a pontos.

  • Schmeichel
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 4:48 pm

    Parte de uma premissa errada: já vi jogos de 0x0 mais entusiasmantes que jogos de 3×1.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Fevereiro 27, 2025 at 7:34 pm

      E de outra premissa errada: que à partida para um jogo, as equipas estão necessariamente no mesmo patamar, quando raramente é o caso.

  • disturbed17
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 5:11 pm

    À anos que eu ando a dizer isto! Mas como ninguém me entrevista em podcasts nem apareço na TV.
    Faz todo o sentido, o objectivo principal do futebol é marcar, se não marcas não pontuas. Há que diferenciar as equipas que jogam futebol positivo mesmo contra equipas mais fortes, daquelas que só jogam mesmo para tentar aqueles ponto milagroso

  • MM84
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 5:12 pm

    Acho interessante a ideia de levarem 0 pontos se resultado ficar 0-0, sinceramente.

    se não criar incentivo às equipas de combinarem sofrer e marcar para empatar com golos, parece-me algo a ponderar mais seriamente

  • Stravinsky
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 5:36 pm

    Ja fala disto ha muito tempo. Tem logica no sentido de premiar quem vai atrás do golo. Mas nunca vai ser implementado.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Fevereiro 27, 2025 at 7:31 pm

      Só vais atrás do golo se os marcares? E se tentares durante 90 minutos marcar golos e não conseguires?

  • Luke
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 5:44 pm

    Eu não aplicaria esta regra assim tão taxativamente, mas há outras maneiras de chegar ao mesmo objectivo que o Pique tem, que é o aumento do espectáculo e o aumento dos golos. E para isso bastava pegar no exemplo do Rugby, uma modalidade que já tem emprestado algumas boas práticas ao futebol (como por exemplo o video-árbitro) apesar de não ter muito destaque neste blog.
    *
    No Rugby, uma derrota vale 0 pontos, mas se for uma derrota por menos de 7 pontos vale um ponto bónus defensivo. Um empate vale 2 pontos, e uma vitória vale 4 pontos, mas depois há um ponto bónus ofensivo para quem marque mais do que 4 ensaios. Ou seja, uma equipa pode fazer qualquer pontuação entre 0 e 5 pontos. No futebol não daria para para aplicar exactamente da mesma forma obviamente, mas podia copiar-se a ideia. Por exemplo: a derrota valia 0 pontos, o empate 1 ponto, e a vitória 3, mas depois havia um “ponto bonus ofensivo” para quem marcasse 3 golos ou mais. Ou seja, eu até podia perder e ter um ponto, se tivesse perdido 4-3. Ou podia empatar e ter 2 pontos, se fosse 3-3 ou 4-4. E se ganhasse o jogo de goleada levava 4 pontos para casa. Assim incentivava as equipas a irem sempre à procura de mais golos.
    *
    Já agora, outra coisa que se podia adoptar do Rugby e que também está directamente relacionado com este tema é a questão da paragem do tempo, para minimizar o anti-jogo. No Rugby o cronómetro pára, mas não é como no Futsal ou no Basket em que pára sempre que a bola sai. No Rugby o cronómetro está sempre a correr e só pára quando o árbitro manda parar em ocasiões específicas em que se preveem paragens prologandas, por exemplo idas ao VAR, lesões de jogadores, conversar com os capitães, etc. Não há razão nenhuma para o Futebol não adoptar a mesma filosofia… no Futebol chegamos ao rídiculo de ver jogos parados por falta de luz ou porque a telecomunicação do árbitro não funciona e o cronómetro a correr…

    • manel-ferreira
      Posted Fevereiro 27, 2025 at 9:16 pm

      Até eu que não sou de conspirações consigo ver o problema que é um 4-3 “servir” para toda a gente. Idem para os empates com golos. A combinação de resultados seria uma tentação demasiado grande, parece-me.
      Percebo a vontade de ver mais golos, mas estou de acordo com quem diz aqui que saber defender também é uma arte e deve ser valorizado.

      • SportingFan1906
        Posted Março 1, 2025 at 7:46 pm

        O problema dessa conspiração é que dificilmente o 4-3 “servia” para toda a gente. Uma equipa fazia 4 pontos mas a outra só fazia 1, acho que só servia para a primeira equipa.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Fevereiro 28, 2025 at 12:53 am

      Concordo plenamente e acho que pode ser aplicada no futebol. Empate sem golos a valer 1 ponto, empate com golos valem dois pontos. Depois vitória pela margem minima 4 pontos e mais de 3 golos de diferença 5.

  • Antonio Clismo II
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 6:08 pm

    O futebol é muito mais do que golos. A componente estratégica e contundência dos duelos e qualidade dos executantes é muito mais entusiasmante do que os golos em si…

  • Saito Yoru
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 7:28 pm

    Acho que o problema em pagar 100, 200 ou 300 para ver um empate não está no resultado do jogo…

    • Valentes Transmontanos
      Posted Fevereiro 27, 2025 at 10:27 pm

      Exacto.

    • Mercy_I_am
      Posted Fevereiro 28, 2025 at 12:29 am

      Like.
      Muitas das vezes pagas valores “astronomicos” para no final veres cepos pagos a peso de ouro a jogarem à bola… O problema é que a máquina tem que continuar a ser alimentada… Um Sintrense desta vida não pode ser penalizado por empatar em casa dum “grande”, não joga com as mesmas “armas”…

  • Valentes Transmontanos
    Posted Fevereiro 27, 2025 at 7:33 pm

    Discordo que seja “estúpida”, acho que a ideia é mesmo estúpida. Então o APOEL empata 0-0 com o Real Madrid e leva 0 pontos, fingindo todos que partem do mesmo patamar. Ou San Marino empatar 0-0 com a França, vamos fingir que não seria histórico e atribuir 0 pontos. Enfim, mentalidade liberal a funcionar mais uma vez.

    • Dca
      Posted Fevereiro 28, 2025 at 12:43 pm

      Obriga essas equipas a terem de arranjar formas para serem mais ofensivas, não vejo como isso possa ser mau. Em vez de estacionarem o auto carro e fazerem anti jogo.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Fevereiro 28, 2025 at 4:24 pm

        Mas todos os jogos que acabam 0-0 são fruto de anti-jogo e autocarros? Que falácia.

    • SportingFan1906
      Posted Março 1, 2025 at 5:54 pm

      Esse argumento funciona para os dois lados: se a França empatar 0-0 com San Marino ou o Real Madrid empatar 0-0 com o APOEL merecem 1 ponto? Vamos fingir que não é um resultado historicamente mau?

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Fevereiro 28, 2025 at 3:12 am

    Já que estamos nas ideias absurdas, que tal esta: cada equipa ganha um número de pontos igual ao números de golos marcados menos o número de golos sofridos.
    E depois quando uma equipa precisar de 10 pontos no último jogo, já sabe o que precisa de fazer. Assim o permita a carteira.

  • Ricardo10_
    Posted Fevereiro 28, 2025 at 11:30 am

    Se calhar o que fazia sentido era os adeptos pagarem 10 euros por jogo e os jogadores não receberem 150 mil ou mais por jogo…

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 28, 2025 at 4:05 pm

    Varias coisas:
    1. Faria sentido ter um tecto salarial e nao permitir a escalada idiota dos salarios dos jogadores. Isso iria permitir a equipas medias/pequenas terem outros planteis, com o tempo, e aumentar a competitividade. Estamos num nivel demasiado absurdo em termos de salarios.
    2. Faria sentido ter outro tipo de regras sobre transferencias, principalmente ao nivel do agenciamento e comissoes, acho que assim os valores iam ser mais comedidos, ja que sao muitas vezes inflaccionados por intermediarios.
    3. Faria sentido ter valores de bilhetes tabelados e para de fazer do futebol um desporto de ricos. Nao tem sentido pagar tanto por jogos mediocres, de acordo, mas mudem os precos, nao mudem tanto o jogo em si (ha espaco para melhorar antes de la chegar).
    4. Faria sentido banir o antijogo com outro tipo de regras e outro tipo de assertividade na aplicacao das mesmas, de forma a mudar-se a mentalidade dos jogadores e outros intervenientes, bem como dos adeptos, de que nao vale tudo, mesmo coisas anti desportivas, para vencer um jogo.
    5. Nao sou totalmente contra esta proposta, nao consigo prever exactamente se funcionaria ou nao. E possivel que sim.

Deixa um comentário