Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A Importância do Momento da Aposta na Formação

O Sport Lisboa e Benfica tem neste momento umas das melhores e mais reconhecidas academias de formação do mundo, usando essa ferramenta para dotar o plantel principal de bons valores futebolísticos, para tirar deles rendimento desportivo e financeiro. Para esta aposta foi decisivo o investimento em infraestruturas no Seixal, na prospeção, a criação das equipas B e a mudança de paradigma do clube.

O momento em que se deve apostar no jogador é muitos vezes decisivo para o sucesso ou insucesso dessa mesma aposta, e deve ter em atenção o momento exibicional e de resultados que a equipa atravessa, a preparação do jogador quer a nível físico, mental, técnico e táctico. E é na preparação do jogador que as equipas B se revelaram fundamentais para o sucesso que o Benfica teve na aposta em vários jogadores. Analisando o quadro que se segue podemos confirmar a importância da equipa B, na evolução da carreira de vários jogadores que foram apostas na equipa principal ou que saíram do Benfica para ter sucesso internacional noutras equipas.

Analisando o número médio de jogos que estes jogadores fizeram na equipa B ou emprestados antes de serem aposta no Sport Lisboa e Benfica, vemos que realizaram em média 55,6 jogos. Este número representa mais do que uma época de preparação a todos os níveis, antes de serem lançados às feras.

Este factor de preparação na equipa B, que permite ao jogador o primeiro contacto com o futebol profissional revela-se assim decisivo, e por mais talento que o jogador tenha, a menos que sejam verdadeiros predestinados, este ciclo de preparação não deve ser quebrado ou invertido. E o que se verifica neste momento, no Sport Lisboa e Benfica é esta quebra na preparação do jogador e na ânsia principalmente financeira e mercantilista de colocar jogadores na montra, não permitem que o jogador tenha este processo natural de desenvolvimento. E isso pode ser comprovado neste quadro com o número de jogos que os jogadores que foram aposta este ano (Tomás Tavares e Nuno Tavares), e com os 8 jogadores que estão a treinar com plantel principal e que vão ser aposta na próxima época.

Comparando a média de jogos desta tabela que é de 13,7 jogos por jogador, com a média da tabela anterior de 55,6 jogos, pode-se concluir que muitos destes jogadores necessitavam de mais tempo de jogo na equipa B para poderem estar preparados para o plantel principal, e esta pressa em lançar jovens pode ser bastante prejudicial quer para o plantel quer para os próprio jogadores.

Ricardo Rodrigues

VM
Author: VM

56 Comentários

  • KCL
    Posted Julho 4, 2020 at 11:16 am

    Esta é uma boa análise para mostrar às pessoas que criticam os miúdos que foram lançados esta época dizendo que não têm qualidade e que não vão dar jogadores de futebol.
    Eles precisam de crescer antes de entrar na equipa e só alguns é que vão conseguir atingir o nível mínimo de qualidade.
    Esta fome do presidente de meter jogadores na equipa principal rebenta completamente com os jogadores mentalmente, e quando as coisas não correm bem é ainda pior.
    Portanto, o senhor presidente mais uma vez a meter a pata na poça, claramente em busca do rendimento financeiro e da comissão do mendes em vez do rendimento desportivo.
    Se fosse inteligente prioritizava o rendimento desportivo e no final recebia a comissão e poucos haviam a chateá-lo mesmo sendo ele ladrão e corrupto, assim está cada vez mais perto de cair do poleiro e passar o resto da sua vida em tribunais ou mesmo atrás de grades.

    Cumps

  • Tiago Silva
    Posted Julho 4, 2020 at 11:32 am

    Muito boa análise, os jogadores do Benfica têm sido lançados demasiado cedo, precisam de mais minutos na equipa B, precisam de ganhar competitividade e rodagem e precisam de jogar, errar e evoluir. As equipas B são o ideal para tal, todos os jogadores deveriam fazer 1 ou 2 épocas na equipa B a não ser que sejam génios como o Félix. Depois se não se conseguirem afirmar depois desses 2 anos, deveriam ser emprestados a equipas da Primeira Liga.

    Claro que não é assim tão linear, cada caso é um caso, mas tem sido por isto que os miúdos do Benfica não têm rendido a meu ver. Dos miúdos atuais apenas o Dantas, o Nuno Tavares e o Gonçalo Ramos se destacaram na equipa B e por isso deveriam ser estes a ser promovidos à equipa principal (pelo menos fazer a pré-época).

    • Kafka
      Posted Julho 4, 2020 at 11:46 am

      O Dantas é uma criança, não pode jogar com Homens na plenitude das suas faculdades físicas, seria completamente esmagado

      Enquanto o Dantas tiver um corpo de uma criança de 12 anos, nunca poderá jogar futebolistica contra Homens na sua plenitude física, até seria quase criminoso fazer isso

      Sei que aqui no blogue e numa certe nouvelle vague pro-Guardiola, há uns pseudo sabichoes de futebol que acham que o corpo não interessa para nada, mas óbvio que interessa e uma criança como o Dantas ou começa a encher a sério ou nunca vai ser jogador para uma equipa de topo….

      Eu nem quero imaginar o que seria o Dantas na Champions contra bestas físicas de altíssima rotação, coitado do miúdo, seria pisado, trucidado e ainda faziam carne picada dele…. Aliás nem era preciso sair de Portugal, os jogadores do Porto que estão todos eles numa dimensão física muito superior à dos jogadores do Benfica iriam trucidar por completo o Dantas

      • Ventola28
        Posted Julho 4, 2020 at 12:03 pm

        O bernardo silva tem cabedal para ser segurança! Deixa-te disso, se o miudo tiver qualidade( e tem muita mesmo) tem e que jogar nao importa o cabedal! Se fosse pelo teu raciocinio o xavi e o iniesta nunca tinham jogado e entre muitos outros! O messi tambem nao tem cabedal e é ele que trucida os jogadores!

        • André Dias
          Posted Julho 4, 2020 at 12:11 pm

          Não confudir pouca estatura com falta de capacidade física.

          O Messi é extremamente forte para a altura que tem. O centro de gravidade baixo ajuda mas tem uma capacidade impressionante para aguentar cargas do adversário.

          • B.Jardim
            Posted Julho 4, 2020 at 12:27 pm

            É hoje em dia. Mas lá para 2006/2007/2008 não era e jogava na mesma sendo já um dos melhores do mundo. O mesmo para Neymar, Xavi, Iniesta e muitos outros jogadores. Claro que o físico, conta mas mais do que ser grande, é importante o pulmão, o saber ir ao choque, o equilibrio, etc.

          • Kafka
            Posted Julho 4, 2020 at 12:31 pm

            Exactamente André, o Ventola está a fazer uma enorme confusão entre ser baixo e ser fraco fisicamente, quando são 2 coisas completamente diferentes sendo o Messi um dos melhores exemplos disso…. Tanto que é mesmo muito raro vermos o Messi ser derrubando em cargas de ombro ou perder lances em duelos físicos

          • Miguel Mendes
            Posted Julho 4, 2020 at 3:21 pm

            Como é que o centro de gravidade baixo ajuda na força? Quando muita ajuda na agilidade.

            • André Dias
              Posted Julho 4, 2020 at 3:30 pm

              Ajuda em termos de equilíbrio.

              • Miguel Mendes
                Posted Julho 4, 2020 at 4:03 pm

                Não estou a ver como. Se for um atleta maus alto e pesado desequilibra-se menos com o choque.

                • André Dias
                  Posted Julho 4, 2020 at 5:19 pm

                  É uma questão de física. Se tiveres dois corpos com o mesmo peso, é mais fácil derrubar aquele que tiver o centro de gravidade mais alto.

                  Claro que por norma uma pessoa mais alta é também mais pesada mas Messi aguenta-se incrivelmente bem contra adversários mais altos. Não só porque tem o centro de gravidade mais baixo (ajuda no equilíbrio) mas porque é bastante robusto para a sua altura (ajuda na força).

        • Nickles
          Posted Julho 4, 2020 at 12:15 pm

          Bernardo Silva, Messi e Tiago Dantas têm mais ou menos a mesma altura. Até ai tudo certo.
          A diferença começa quando o Dantas tem menos 6/7 quilos.

        • Kafka
          Posted Julho 4, 2020 at 12:30 pm

          Estas completamente errado, o Messi é baixo mas tem bastante cabedal, é bastante robusto tanto que muito raramente vez ele cair por derrube físico, não confundas ser baixo com ser fraco fisicamente, são coisas completamente diferentes

          Xavi e Iniesta são outros 2 tiros ao lado, não são tão robustos como o Messi mas tinham perfeitamente corpo para alta competição

        • Kafka
          Posted Julho 4, 2020 at 12:34 pm

          Bernardo Silva é outro tiro ao lado da tua parte, físicamente é muito superior ao Dantas, nem há comparação

          O corpo é fundamental e a prova que é fundamental é que não há NENHUM jogador de topo no Mundo inteiro que tenha o corpo de criança do Dantas

          O Dantas na Champions era esmagado por qualquer defesa ou médio de qualquer equipa, qualquer nem preciso de ir buscar as melhores equipas

      • Chico
        Posted Julho 4, 2020 at 12:22 pm

        O Puig está a afirmar-se no Barcelona com altura e peso semelhantes. Neste momento, essa ideia é mais baseada na cara de garoto do Dantas do que no corpo dele.

        • Tiago Silva
          Posted Julho 4, 2020 at 1:26 pm

          Concordo com o Chico, é ver o Puig a brilhar no Barça, parecem-me ser bastantes semelhanças em termos físicos. Concordo com o Kafka quando diz que deve ganhar corpo, não precisa de ser um armário, é ter os músculos bem definidos e saber usá-lo bem, isso trabalha-se. Mas isso não é o Dantas só, é qualquer jogador do plantel e poderia rodar entre a B e a A, tem características que podem ser muito importantes e úteis ao plantel, é apostar nele que me parece um dos miúdos mais preparados.

          • Chico
            Posted Julho 4, 2020 at 2:02 pm

            Eu quando tinha a idade do Dantas era muito ativo fisicamente e, todavia, era uma estaca, apesar de ser muito mais alto. Hoje com muito menos exercício físico, ganho massa muscular quase só com alimentação. Faz parte do metabolismo natural de cada um, eventualmente o Dantas começará a ganhar massa muscular, às vezes nem é questão de trabalho ou não, é mesmo hormonal. Se quando chegar aos 22/23 anos já tiver rotinas de jogo de alto nível, será um monstro. Tem cabeça e pés para isso, aliás até o vejo a disputar muitas bolas com brutamontes na segunda liga e até a ganhar divididas porque é raçudo e ágil no desarme.

      • IvoNobre
        Posted Julho 4, 2020 at 12:24 pm

        Concordo , e o que me faz confusão é entre o Dantas e dar 20M pelo Pedrinho que tem corpo idêntico , venha o diabo e escolha.

      • Bernardo Guerreiro
        Posted Julho 4, 2020 at 12:29 pm

        Estava a perceber o teu ponto de vista…. até ao ponto que já não sabia se estavas a falar de futebol ou de muay thai.

        • Kafka
          Posted Julho 4, 2020 at 12:50 pm

          Então força, põe o Dantas daqui a 3 meses na Champions, para nós depois vermos uma criança sofrer bullying de Homens… Mas força, ponham o Dantas a jogar futebol contra Homens no seu auge físico

      • For Dummies
        Posted Julho 4, 2020 at 12:45 pm

        Tudo dito Kafka.
        A maior parte de quem se insurge contra esse tipo de reparo de não ter cabedal hiperboliza como se alguém dissesse que têm de ser armários ou só músculo. Todavia, só significa que têm de ganhar estaleca para duelos corpo-a-corpo, ajustar a estatura ao centro de gravidade (o Messi não é alto nem armário, tem o corpo necessário para a estatura e CG dele, assim como outros) e é nisso que tem de haver um equilíbrio.
        Ainda por cima no contexto da Liga Portuguesa repleta de faltas e faltinhas, duelos q.b. e outros que tais, é preciso não ser franzino e aguentar duelos de jogadores com um poderio acima da média de ligas secundárias ou equipas B.

      • Artur Trindade
        Posted Julho 5, 2020 at 5:38 pm

        Tema muito relevante, a capacidade física, sobre o qual tenho falado diversas vezes.
        Daquilo que já vi do Dantas, percebo que dificilmente sairá jogador, por razões físicas.
        Não é por ter 1,70, pois muitos dos melhores de sempre tinham essa altura.
        O facto de apenas ter 60kg era mais difícil de ultrapassar, porque significa que não tem cabedal para aguentar o choque, mas pode apontar-se o caso do Puig que tem exatamente a mesma altura e peso.
        A razão decisiva para ser quase impossível vingar a este nível, tem a ver com a falta de “giro” ou seja capacidade de mudar de direção rapidamente, e algum poder de arranque curto, que lhe permitiria fugir das marcações e do choque, permitindo taticamente jogar como falso extremo, única posição admitida para a sua capacidade condicional (1,70 e 60kg).
        Puig tem essas características funcionando como uma enguia para os adversários que lhe tentam encostar.
        No caso de Dantas, não tendo essa agilidade física, apenas mental, teria que jogar mais central, tipo Xavi, e aí penso que nunca ganhará os 10kg que lhe permitiriam ser competitivo nessa posição.

  • André Dias
    Posted Julho 4, 2020 at 11:34 am

    Excelente post.

    Espero que finalmente se compreenda que há uma enorme diferença entre apostar num lateral com 63 jogos pela equipa B (Semedo) ou num lateral com apenas 1 jogo (Tavares). A base do plantel faz-se naturalmente com a academia mas nem tudo o que sai do Seixal é imediatamente solução.

    Quando vendemos Semedo ao Barcelona era prioritário ir ao mercado. Anos depois continuamos à espera desse reforço. Acho surreal que a direcção continue a adiar a resolução deste problema e que tenha pensado que Tomás Tavares era a pessoa certa para colmatar essa lacuna. Trata-se de um miúdo que tinha feito 1 jogo na equipa B e 0 jogos no campeonato pela equipa A quando se estreou na Liga dos Campeões. É esta a ambição do presidente que alegadamente queria Mourinho e Pochettino.

    • Miguel Lopes
      Posted Julho 4, 2020 at 12:11 pm

      E foram, Tyronne Ebuehi, que já veio lesionado ou que se lesionou logo a seguir.
      No entanto,concordo com esta análise e está acontecer o mesmo no Sporting, num contexto diferente, uma vez que o Sporting não está lutar por nada e isto não quer dizer que para o ano, a maior parte dos miúdos não esteja na equipa B (a ganhar experiência) e a fazer a ponte para equipa A, uma vez que o Amorim quer apenas 20/22 jogadores.
      E eu acho que foi isto que faltou ao Benfica, aqueles miúdos que subiram à equipa A (e que muitas vezes ficaram na bancada), deviam ter continuado a jogar na equipa B para ganharem estaleca.

      • André Dias
        Posted Julho 4, 2020 at 12:15 pm

        Não explicitei mas quando disse ir ao mercado estava-me a referir a reforços no verdadeiro sentido da palavra.

        Depois da venda de Semedo vieram Douglas, Corchia e Ebuehi, jogadores que serviriam no máximo para 2ª opção quando o Benfica precisava de um lateral evidentemente superior a André Almeida.

        A direcção nunca encarou esta lacuna com seriedade.

  • P. Pereira
    Posted Julho 4, 2020 at 12:04 pm

    Ou muito me engano ou a continuar esta política de meter jovens com poucos jogos na equipa B vamos desperdiçar uns quantos bons jogadores (jogadores com nível para jogar no Benfica)…

  • Ffinn08
    Posted Julho 4, 2020 at 12:42 pm

    Boa análise, concordo com tudo dito. Apenas acrscentaria que além da falta de jogos pela equipa B ou por empréstimo também a que ter em conta com a estabilidade da equipa Principal.
    Elementos com Sanches, Guedes, Oblak, Ederson, Gomes etc beneficiaram de um contexto muito melhor pois a equipa do Benfica nessa altura era muito mais forte, organizada e estabilidade. O que proporciona o aparecimento de novos elementos sem ter a pressão de não errar ou ter de fazer a diferença.
    Neste momento a equipa do Benfica não proporciona a estabilidade necessária para que os jogadores se desenvolvam calmamente na equipa principal sem a pressão.

  • Kacal
    Posted Julho 4, 2020 at 12:48 pm

    Nos jogos que vi do Benfica vi coisas positivas tanto de Tomás Tavares como de Nuno Tavares. E no inicio da época muitos falavam deles como laterais promissores. O contexto e o momento contam muito, agora passaram de bestiais a bestas. O momento desportivo e colectivo do Benfica é péssimo e andam todos um pouco à deriva no clube, começando no presidente. Se são raros os jogadores que rendem nesta fase, não seriam os jovens a render. Mas há qualidade e potencial a explorar. O próprio Ferro tem esse potencial, mas está “queimado” e certo é que fisicamente precisava de uma evolução e não a tem tido.

    Defendo que os jovens devem ser aposta na equipa B antes de ser na equipa principal. Ter mais de 50 jogos a titular na equipa B, ter minutos, ganhar competitividade a jogar com homens de barba rija. Na 2ª Liga há muitos jogadores experientes e isso trás evolução. Se for preciso até um empréstimo após equipa B a uma equipa da 1ª Liga ou uma equipa de um campeonato competitivo. Os Tavares, Tomás e Nuno, não seguiram este trajecto e entraram num contexto desfavorável. Como não fizeram esse percurso na equipa B, acho que o ideal é refrescarem as ideias nas férias e depois serem emprestados a clubes da 1ª Liga ou de campeonatos competitivos para a próxima época. A ficarem terá que ser com concorrentes de peso a titular e serem apenas suplentes jogando nas Taças ou assim. Mas eu deixava o Tomás Tavares 1 época na equipa B ou emprestava-o e o Nuno Tavares poderá ser a alternativa a DE mas o Benfica devia vender Grimaldo e reforçar a posição. Ficaria com REFORÇO/André Almeida e REFORÇO/Nuno Tavares.

    • Goncalo Silva
      Posted Julho 4, 2020 at 1:01 pm

      Acho exatamente o mesmo que tu Kacal. Tomás na B e Nuno como alternativa.

      • Kacal
        Posted Julho 4, 2020 at 1:21 pm

        Estamos em sintonia. O Benfica devia reforçar as duas laterais com jogadores de qualidade inegável e ter André Almeida e Nuno Tavares como alternativas, vendendo o Grimaldo e com Tomás na equipa B.

    • Bruno Cunha
      Posted Julho 4, 2020 at 1:20 pm

      Percebo o que queres dizer mas no caso destes 3 jogadores tenho que discordar. No caso de Ferro até acho precisamente o oposto, acho que foi o extremo bom momento da equipa que fez com que as sua fraquezas não se notassem. Ferro tem tantas falhas básicas que surpreende como é que teve tantos anos na formação do Benfica. Não sabe colocar os apoios e num central lento ainda se nota mais, não sabe quando fazer contenção, é lento, fraco fisicamente e sai sempre na pressão nos timings errados.

      O Tomás até parece bom miúdo mas da bem para que, infelizmente ,dali não vai sair nada. Não há 1 característica em que ele se destaque.

      O Nuno é o que devido as suas características físicas tem capacidade para acrescentar mais mas tecnicamente deixa muito a desejar ( quando a jogar na luz sem adeptos em 6 receções simples deixou 4 fugir pela linha diz tudo).

      Mas o mais grave nestes miúdos do Benfica é a displicência incompreensível com que jogam quando estão a ter a oportunidade de jogar num candidato ao título (mas isto também é fruto do relaxamento que é ser jogador do Benfica agora onde qualidade não é standard de avaliação)

      Para concluir quero só voltar a reforçar, e só porque para além de ti vejo muitos mais users a dizer isto , já pensaram que as fragilidades de Ferro não surgiram porque corria tudo bem à equipa e não o oposto?

      • Kacal
        Posted Julho 4, 2020 at 1:44 pm

        Já reparaste o que disseste sobre o Ferro? Falaste na parte física e em falhas tácticas, não cabe à equipa técnica ajudar nessa evolução? Não são coisas possíveis de melhorar? Em termos de altura e tecnicamente (é um central com boa saída de bola e capacidade de passe) tem potencial. Eu prefiro Rúben Dias, mas não faço do Ferro um jogador acabado já. Se tu rendes num contexto tens que ter titular, isso da equipa estar bem não faz tudo, se não tiveres qualidade não te adianta nada. Mas todos têm maus momentos e o treinador devia ter protegido mais o jogador e tirá-lo, ele devia evoluir certos aspectos na sombra e depois voltar mais forte.

        Sobre o Tomás Tavares, defensivamente é um pouco “soft” e precisa de trabalhar, mas ofensivamente até lhe vejo qualidade. É um jogador alto (1,87m) e com passada larga. E tem alguma qualidade com bola, é um jogador que progride bem com ela. E o Nuno Tavares em termos físicos é veloz, tem força e cruza muito bem. Podem não vir a ser top Mundial, mas ambos têm margem para evoluir e algum potencial. Agora todos os jovens precisam de um contexto certo e um treinador certo para os ajudar e estes não têm tido no Benfica. Ninguém rende e a culpa é deles? Talvez devam é ser apenas suplentes e ir entrando aos poucos e não titulares indiscutíveis.

        A parte que referes da displicência é também por causa do momento colectivo e desportivo actual do Benfica.

        • Bruno Cunha
          Posted Julho 4, 2020 at 2:07 pm

          Por isso é que disse como é possível ele ter tantas falhas básicas quando está na formação do Benfica há tantos anos? Não foi por falta de ensino até porque o seu parceiro defensivo é exatamente o oposto dele nessas características.

          No Tomás tenho mesmo de discordar é dos piores laterais da liga

          • Kacal
            Posted Julho 4, 2020 at 3:27 pm

            Todos sabemos que o futebol sénior é diferente das camadas jovens e há jogadores que só aprendem e evoluem certos aspectos já nos seniores. Quem é que esta época melhorou com Lage ou deu um salto competitivo? Quase ninguém. Ainda não dou o Ferro como perdido.

            Sobre o Tomás Tavares, aceito e respeito a tua opinião mas discordo. Vejo-lhe algum potencial, tem aspectos mais fracos e onde tem que trabalhar mas tem aspectos bons também. E tu dizes isso agora, mas pode ser que em 1-2 anos noutro contexto já prove o contrário. É aguardar.

  • Antonio Teixeira
    Posted Julho 4, 2020 at 1:21 pm

    A lógica até pode estar correta ( os jogadores precisam de mais tempo de jogo antes de serem lançados às feras na equipa principal) mas na minha opinião o que importa é o talento, certamente que haverá muitos jogadores com dezenas de jogos pela B que não contam para a A…
    Mesmo nessa lista basta ver a diferença de talento entre um oblak e ederson e o varela, ou o guedes e o Bernardo comparando com o cavaleiro ou Hélder costa.

    Em última análise por mais jogos que os mais fracos fizessem nunca iriam evoluir ao nível dos primeiros.

    Provavelmente a actual geração dos B é mais fraca o que acaba por ser normal que isto nas formações acaba por ser sempre por ciclos, grandes clubes formadores como Sporting, Ajax, partizan o próprio real madrid através do Castilla já tiveram vários anos sem conseguir lançar jogadores acima da média.

  • Nazgul
    Posted Julho 4, 2020 at 1:52 pm

    O problema não è fazerem muitos ou poucos jogos na B o que interessa è a qualidade e se são realmente aposta na equipa A em que está mesma equipa è equilibrada!

    Vejam por exemplo o 11 do Benfica quando entrou Guedes, Renato, André Gomes, Dias, Lindelof etc

    Agora vejam o 11 que o Benfica tem este ano … não há uma equipa equilibrada nem experiência e jogadores importantes como o Luisão, gaitan, salvio etc que tinham um peso enorme no balneário e traziam qualidade!

    O Felix derivado a sua qualidade foi o único que conseguiu numa equipa banal sobressair!

    O Tino por exemplo tem qualidade e foi claramente queimado!

    O Tomás Tavares foi ridículo nunca teve qualidade e foi queimado porque nem preparado para a 1 divisão está!

    • coach407
      Posted Julho 4, 2020 at 2:39 pm

      Na realidade os jogadores que tinham qualidade (Dias, Florentino, Gedson ou Félix) quando foram apostas sérias brilharam todos.

      E só o Gedson jogou numa equipa tremida. Os outros brilharam a ganhar.

      • Nazgul
        Posted Julho 4, 2020 at 10:16 pm

        Desculpa mas o ano passado o Felix começou a meio da época e estávamos a 8 pontos ou la o que era e jogávamos 0!

        A equipa do ano passado e deste ano do Benfica è 50% banal para ser simpático!

        • coach407
          Posted Julho 5, 2020 at 11:25 am

          E quando o Renato, Lindelof e tal entraram o Benfica também estava bem atrás.

          O Félix entrou num coletivo que gsnhou os jogos todos do campeonato.

          Se disseres que foi tudo mérito dele então estás a admitir que afinal não é por uma questão de coletivo. Simplesmente o Tomás Tavares ou o Nuno não têm a mesma qualidade que os outros.

          • Nazgul
            Posted Julho 5, 2020 at 2:40 pm

            Tu realmente não percebes a diferença ..

            O Renato, Guedes, Lindelof etc jogavam com:

            Semedo Luisão gaitan salvio Jonas Jimenez fesja Eliseu Grimaldo

            Agora jogam;
            Almeida Dias Grimaldo cervi Seferovic Pizzi Gabriel realmente a qualidade das equipas são parecidas …

            E sim a qualidade do Felix o ano passado era meia equipa e isso notou-se!

            • coach407
              Posted Julho 5, 2020 at 3:30 pm

              Mentira. Esses todos não jogaram com o Semedo. Quando eles jogaram o Semedo estava sentadinho a ver o André Almeida.

              Também é mentira que tenham jogado com o Grimaldo. Não, não jogaram. Quem jogava era o Eliseu.

              Também é mentira que jogassem com o Salvio já que sempre que esses jogaram era o Pizzi o dono da ala direita.

              Também é mentira que jogassem com o Jiménez. Estava no banco a ver o Mitroglou.

              Também é mentira que Lindelof tenha jogado com Luisão já que o sueco jogou sempre com o Jardel.

              O Renato também pouco jogou com o Luisão.

              Esses aí jogaram com Fejsa e Samaris. Os de hoje jogam com Weigl e Samaris.

              Portanto, após essas mentiras e desvirtuamentos, voltamos ao mesmo: esses jogadores jogaram com André Almeida, Jardel, Eliseu, Fejsa, Samaris, Gaitan, Pizzi, Jonas e Mitroglou sobretudo. O Jonas é o caso à parte, o resto era perfeitamente do mesmo nível ou até de um nível inferior.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 4, 2020 at 2:34 pm

    Texto pertinente.

    Percebo a lógica mas não concordo.

    Quando um miúdo tem qualidade a idade ou o número de jogos nas equipas B não interessam nada.

    Agora é preciso saber gerir estes miúdos.

    Subir por subir é um erro.
    Há que enquadra-los numa estrutura altamente profissional, e ladea-los de jogadores mais experientes que possam ser referências e modelos.

    Depois é pegar naquilo que disse Rúben Amorim e muito bem. Jogar mais ou menos vai depender da capacidade de trabalho desses miúdos, da sua qualidade e da afirmação e resposta que deem quando chamados.

    Ao treinador depois cabe não ter receio de os meter a jogar quando for caso disso.

    Lógico que os melhores sobressaem logo e agarram o lugar à primeira oportunidade, outros serão jogadores válidos de rotação e não há vergonha nenhuma disso, e outros não irão aproveitar as oportunidades e baixarão o nível.

    Noutros casos é favorável ao jogador ganhar ritmo competitivo, experiência e minutos em campeonatos altamente competitivos como a Segunda Liga. Isso só favorece o seu crescimento porque nem todos podem ser Félix ou Renato.

    O que não se compreende é a gestão que tem sido feita ultimamente pelo Benfica dos seus ativos mais jovens.

    Não faz sentido que Tomás Tavares tenha saltado dos juniores para a equipa A, não sendo ele nenhum talento geracional, e a não passagem pela B acabou por lhe retirar ritmo, ou que um dos miudos mais promissores da nova geração tenha feito apenas 2 jogos na equipa B, num ano em que as performances são más e que não há pressão de resultados.

    Basta ver que a melhor época da equipa B do Benfica (e não costumam ser nada de especial), foi precisamente com Bruno Lage numa equipa que tinha Felix, Jota, Ferro, ou Nuno Tavares a renderem barbaridades.

    Em suma, quando o talento e a atitude são acima da média percebe-se logo que são talentos geracionais e esses podem e devem saltar etapas, tenham um treinador e uma estrutura à volta que aposte neles e is potencie, sem necessidade de passarem para defesas esquerdos…

    Os restantes podem e devem crescer na B, ganhar ritmo e experiência competitiva que lhes permitira mais tarde serem jogadores importantes no colectivo.

  • João Pinto
    Posted Julho 4, 2020 at 2:34 pm

    Excelente post, concordo com tudo! É inconcebível uma equipa que quer lutar por todos os títulos nacionais e ser grande na Europa ter esta gestão desportiva, nada que não estejamos farto de rasgar.

    Para mim a teoria “a idade é só um número” é completamente falaciosa, salvo raras exceções como os Félix desta vida que têm potencial para ser de topo mundial. Todos os jogadores, no geral, precisam de passar por um processo natural de criação de estímulos competitivos, todos eles têm diferentes de picos de maturidade futebolística e todos precisam de se desenvolver fisicamente para o futebol sénior.

    E é aqui que a meu ver se estão a queimar jogadores do Seixal que provavelmente vão ter carreiras abaixo das expetativas criadas inicialmente. É preciso criar condições para que estes jogadores tenham no mínimo uma época na equipa B para defrontar adversários matreiros, mais experientes e com mais andamento. É incompreensível saltar etapas formativas para depois andarem a treinar com a equipa principal e não terem oportunidade de jogar regularmente, nesta idade eles precisam é de competir! Não tenho dúvida nenhuma que há jogadores a regredir (Florentino, Gedson antes de sair, Jota) pela falta de competição e outros simplesmente a ser queimados por neste momento não terem de todo capacidade de fazer parte da equipa principal (Ferro, os dois Tavares). E o que está a acontecer a estes irá acontecer ao Dantas, ao Paulo Bernardo, ao Rafael Brito, Gonçalo Ramos e companhia se continuarmos com este pseudo-modelo desportivo.

    Esta aposta cega no Seixal faz com que ninguém da estrutura perceba que isto não é FM e não basta lançar os jovens para a pista para evoluírem e subirem o valor do passe, precisam de ser devidamente integrados e precisam sobretudo de estar evoluídos fisica e psicologicamente. Ora, onde é que qualquer destes jogadores está suficientemente maturo para discutir o lugar com o André Almeida, Grimaldo, Chiquinho, Cervim etc. que já por si são medianos?

    Façamos este exercício: supondo que estes jogadores eram estrangeiros e tinham exatamente as mesmas capacidades ATUAIS, alguém os colocava NESTE MOMENTO no plantel principal, tirando dois ou três casos pontuais? Onde é que um Tomás Tavares seria titular numa equipa da primeira liga? Recordo que estamos a falar de um candidato ao título! Depois claro que temos uma defesa que é uma auto-estrada e onde TODOS os jovens da formação desvalorizaram nesta época desportiva, continuamos a apostar neles aleatoriamente e sem lhes dar os estímulos certos quando temos uns estagnados na equipa B, outros que deviam estar emprestados e outros que são aposta com interesses económicos quando está à vista que nunca irão atingir um patamar elevado.

    Como se não bastasse este erro de achar que têm capacidade atual para fazer parte do plantel principal, ainda temos um presidente que impõe ao treinador que estes joguem na maior competição de clubes do mundo tendo menos capacidade atual que jogadores superiores que já de si são banais ou insuficientes para um clube que quer ser respeitado pela Europa. Depois claro que, juntando à pouca intensidade do futebol português, somos invariavelmente atropelados pela dimensão física e pela intensidade praticada pelos clubes que nos apanham na Champions. Sinto vergonha de dizer isto, mas qualquer clube que nos apanhe numa competição europeia esfrega as mãos de contente porque somos alvo de chachota pelas constantes humilhações europeias e por termos resultados ao nível dos APOEL e Ludogorets desta vida. E a culpa disto tudo é só uma, e tem bigode, só não vê quem não quer.

    Não consigo entender como é que na direção 10 anos à frente não há ninguém com dois dedos de testa que entenda que o Seixal deve ser um meio de oferecer jogadores à equipa principal que estejam preparados para ser opção viável e não um fim onde são tratados como mercadoria e queimados como montra para posteriores vendas e comissões.

    • João Pinto
      Posted Julho 4, 2020 at 3:06 pm

      Esqueci-me de acrescentar mas atribuo muita da responsabilidade deste “problema” físico aos preparadores e ao Benfica Lab. Isto já começa a ser um padrão e não se pode permitir que quase todos os jogadores da formação sejam de carne e osso e sem capacidade física para competir a nível sénior, basta ver o caso do Gedson que foi para Inglaterra e, sem jogar muito, apresenta melhorias significativas no corpo que apresenta. Tanto elogio às capacidades das infraestruturas de última geração e depois falhamos no básico. Como já foi dito abaixo, não consigo entender como é que um craque como o Tiago Dantas não tem trabalho específico e resultados visíveis em tanto tempo que está integrado no futebol sénior, se continuar assim nunca vai ser opção, e nem é para altura mas pela falta de físico para aguentar cargas, divididas e jogo físico de alto nível.

    • Miguel Mendes
      Posted Julho 4, 2020 at 3:12 pm

      Eu acho que o Benfica ficou como que traumatizado por não aproveitar os Bernardos e Cancelos e então foi do 8 ao 80.

      • João Pinto
        Posted Julho 4, 2020 at 3:22 pm

        Concordo e o problema é mesmo esse, na altura foi errado não dar oportunidades a jogadores com grande potencial para andarem a ser tapados por jogadores médios, a diferença é que pelo menos o Bernardo e o Cancelo tinham na altura capacidade para fazer parte do plantel e ir ganhando lugar e estatuto no plantel sem comprometer as ambições do clube, e ainda tínhamos um plantel mais rico em qualidade e sobretudo um plantel equilibrado favorável à integração de jovens craques. Aquilo que vemos neste momento é precisamente o contrário, temos jogadores banais e jovens sem maturidade competitiva para poderem ser reais mais-valias como seria uma contratação que viesse para discutir e ganhar lugar no 11. E acho que é um bocado por aqui que o pseudo projeto Europeu do Vieira falha, devem vir jogadores melhores que os cá estão e não alternativas ou segundas opções para o que já existe e para dar espaço excessivo àquilo que é produzido no Seixal.

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 4, 2020 at 3:00 pm

    O momento pode ser importante mas goste-se ou não há algo chamado talento que não se pode contornar. Maldini estreou-se com 16 anos e enfrentou Maradona, Zico, Baggio, Mancini e tantos outros. A questão é que ele foi dos melhores de sempre.
    Hoje em dia gerou-se um discurso do “contexto é que faz as pessoas” que levado ao extremo degenerou numa noção que não há talento individual, todos são capazes. Na mente destas pessoas se o Ferro se aplicar muito e o treinador for o ideal até vira um Baresi! Pura e simplesmente achou-se que não importa olhar para o jogador, ver se tem nível ou não e começou-se a lançar tudo, sem olhar à qualidade. e quando as coisas correm mal todos correm a culpar o técnico, a táctica, seja o que for que desvie o foco do tema do talento individual. Porque é preciso manter a ficção que todos têm condições de serem profissionais de alto nível. Nesse sentido o Benfica paga hoje esta factura de ter vivido num mundo cor de rosa até a verdade emergir.
    Lage errou? Sim, mas com ele Félix e Rubem mostraram qualidade. Então a culpa não é só do treinador. Ele tem sim culpa de não ter percebido que nem todos têm nível para isto.
    Até aos anos 90 era comum vermos apenas um ou dois jogadores subirem, às vezes em dois ou três anos só subia 1 jogador à A e davam craques. A maioria acabava aos 25 anos na III divisão e todos sabíamos que 90% daqueles jogadores nunca teriam nível para mais.
    Contudo criou-se um discurso politicamente correcto de que todos tinham talento, que existia um mar de talento por descobrir ao virar de cada esquina e que de alguma forma ainda por explicar, existiam milhares de talentos todos os anos por descobrir. O mesmo tipo de jogador que sabíamos que aos 25 estava numa III liga (e alguns até acabavam a carreira antes disso) começou a ser empurrado para as equipas A,mesmo que fosse uma desgraça, apenas e só porque se enfiava na cabeça que seria algum génio desconhecido, mesmo que se visse que era medíocre. Qualquer destes jogadores se lançado numa equipa top, num primeiro momento em que se tenha pouca exigência, faz coisas banais, como passar para o lado e para trás e como a imprensa quer criar novas caras a todas as semanas, criam-se mitos. Contudo, passado este “namoro inicial” sobe o nível e vê-se a verdade.
    De modos que este problema foi criado por nós, quando abandonamos o senso comum que o futebol tinha bem estabelecido em prol de uma narrativa pc que é pura fantasia.
    O futebol de alta competição é para uma elite de jogador e pronto! Não é qualquer um que pode ser jogador de futebol.
    As razões para esta cegueira prendem-se com a ascensão de uma imprensa sensacionalista,que quer transformar qualquer cara nova em novo ídolo só para vender. A isto junte-se a ascensão dos empresários no futebol, com laços pouco claros com a imprensa e que empurram para os clubes lançarem n de jogadores novos todos os anos (sob a máscara da “aposta no jogador nacional”). Os dirigentes comeram isto por várias razões. Uns porque ganhavam com isto no carrossel de vendas, outros porque viram nisto uma forma de tirar exigência aos clubes, querendo criar a ideia que os clubes não existem para ganhar mas para serem postos de venda de carinhas larocas do catálogo dos empresários. Com isto nada é exigido e qualquer título passa de ser uma obrigação para um grande feito.Viu-se no Sporting o que isto provocou, e agora está-se a ver no Benfica.
    É preciso perceber que o problema maior da formação não é a questão só do tempo de lançamento do jogador mas da qualidade do mesmo. Os clubes não existem para formar nem para criarem contratos a meninos medíocres, que querem ter a chance de se mostrar para arranjar algum comprador, a expensas dos clubes que têm de aturar isto.
    Eu sempre cresci a ouvir que no Benfica só jogavam grandes jogadores e é esse o nível. Ferro hoje não era titular em nenhuma equipa da I liga e duvido que em algumas da II. Continua a ser opção no maior clube português. Isto tem de servir de alerta para os erros de discurso que se montaram no futebol.
    Nem todos têm talento, aliás só 1% dos praticantes jovens tem condições para ser profissional de futebol. Desses uma minoria apenas chegará aos clubes de top e é essa a realidade.Isto nunca foi problema de admitir até há bem pouco tempo, altura em que começou este nefasto politicamente correcto na sociedade, aliado a interesses no futebol a quem convinha impingir isto pelas razões acima citadas.
    Não estou a desmerecer deste texto, que está muito bom e coloca questões lógicas. Contudo falar de tempo certo só faz sentido em jogadores que têm potencial e que se podem queimar. Se Ferro era passado na equipa B pelos adversários, que eram meninos imberbes, ia ser rápido e incisivo na A? Isto é uma questão de falta de talento. Se não se quisesse impingir a formação a todo o custo e só se lançassem os que têm talento e acrescentem algo não estaríamos nesta situação.

    • Kacal
      Posted Julho 4, 2020 at 6:11 pm

      Nem o que dizes estás errado, nem quem pensa da forma que referes está também. Acho que é um meio-termo. Além disso não é necessário ser um Baresi ou Maldini para ser acima da média na nossa Liga. Ninguém diz que certos jovens têm um potencial de classe mundial, mas para serem bons jogadores, sim. Podem ser mais-valias na nossa realidade e certamente valem mais do que têm mostrado porque no Benfica raros são os casos que têm rendido nesta 2ª metade de época.

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 4, 2020 at 6:34 pm

        Sim, eu sei que nem todos têm de ter enorme classe mundial, mas os grandes clubes têm sempre um alto nível de exigência e ser apenas bom nunca pode ser satisfatório como critério para dar titularidade a alguém, sobretudo se houver no banco alguém muito melhor. Diria que ser bom é o mínimo que se exige a um jogador de primeira liga, seja nos grandes ou pequenos, e conforme o clube o nível poderá subir. Contudo tem-se visto um afastamento dessa realidade e jogadores de nível fraco têm jogado em equipas de top, isso é que é errado. Com esta obsessão matamos vários jogadores para o futebol.

        • Kacal
          Posted Julho 5, 2020 at 2:52 am

          Sim, nisso concordo mas não acho que Ferro, Tomás Tavares e Nuno Tavares tenham falta de qualidade e potencial para jogar no Benfica, Acho sim que devem ser resguardados e lançados com calma e noutro contexto.

  • Marcio Ricardo
    Posted Julho 4, 2020 at 6:54 pm

    Concordo plenamente com o post. Até porque todos sabemos que ter 18 anos ou ter 25 anos não é a mesma coisa. Não é ser nem jogar com e contra… E falar de Maldini ou Baresi, bom é como vir falar de Maradona ou Pelé, isso já é um nível quase extra humano… Portanto, se um jogador é tão craque, mas tão craque que aos 18 anos já é titular na equipe A, então aos 16/17 pode muito bem jogar na B. Acho os jogos na 2a liga fundamentais, bem mais dos que os de sub 23… Aliás, o salto na formação em Portugal deu-se com as equipes B, e foi dessa forma que também aconteceu na Espanha permitindo até que se sangrasse bi campeã europeia e mundial.

  • Axel Matic
    Posted Julho 5, 2020 at 5:31 am

    Concordo em tese que um jogador para jogar num clube grande tem de ter rodagem e é óbvio que Tomas não teve!
    Agora o modelo desportivo da equipa b e no caso concreto do Benfica para mim não é convincente porque parece-me artificial demais o ambiente de um grupo de jovens numa liga de veteranos manhosos e daí eu achar que não tem lógica teres uma equipa predominantemente jovem quando podias ter uma mescla com jogadores experimentados que oferecessem muito aos miúdos e que assim criassem uma recriação mais fiel de um balneário sénior, onde é preciso cumprir regras , para colocar jovens médios bastaria os sub-23 onde esses fariam um balneário para os fora de série mais novos, mas na b o modelo mais adequado seria em primeiro lugar criar um modelo de jogo (não está definido e depende constantemente do treinador que não é necessariamente semelhante ao treinador da b em termos de perfil…) e padroniza-lo progressivamente nos escalões jovens estando este em pleno nas categorias sénior, em segundo lugar criavas uma equipa b que lutasse para ser campeã, com 3 jogadores no auge(naquele contexto) e 5 ou 6 veteranos(craques em final de carreira e jogadores clássicos do campeonato como Tarantini) isto para ter 3 ou 4 jovens prodígios que aparecessem nestas condições com colegas de setor que lhes transmitissem confiança e serenidade em campo frente a adversários intimidantes pela agressividade e experiência atípica nos escalões jovens!
    Em terceiro lugar para mim os jovens não benficiam de ficar mais de um ano na b sendo até melhor empresta-los de seguida a um clube de primeira liga nos casos em que estamos na presença de um talento com potencial mas não por demais evidente como Félix ou Renato, casos como Guedes ou Bernardo Silva podiam ter beneficiado dessa experiência!

    Atualmente, o único talento evidente que vejo no Benfica é o de Paulo Bernardo, os outros secalhar Jota e NT tenham nível para ser alternativa, o resto ou ganha experiência ou vai fazer pouca coisa no futebol!

Deixa um comentário