Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A Liga Portuguesa é a 4ª melhor da Europa, apenas superada pela Espanhola, Inglesa e Alemã; Mas vale este estatuto?

Vai começar mais uma edição da liga portuguesa de futebol. Para nós, apaixonados pelo jogo, é o momento mais aguardado depois de uma pausa que nos deixa quase sem saber o que fazer. Chegou a altura de vestir a camisola, colocar o cachecol e torcer como sempre! Mas fica a pergunta, o que vale efectivamente a nossa Liga?

Segundo o ranking da UEFA, a liga portuguesa ocupa o 5º lugar entre as melhores da Europa, já com o 4º lugar assegurado em 2015 ultrapassando imagine-se, a toda poderosa liga italiana e apenas superada por Espanha, Alemanha e Inglaterra. Este ranking baseia-se sobretudo nos coeficientes dos resultados obtidos pelas equipas de cada país nas provas europeias em cada época desportiva, e a Liga Portuguesa tem capitalizado e de que maneira, os resultados fantásticos dos seus melhores clubes, com vitórias nas duas frentes por parte do Porto, e presenças assíduas em finais e fases adiantadas das principais competições por parte de Benfica, Sporting e Braga principalmente. Contudo, será este critério suficiente? Será mesmo que credível que a nossa liga periférica possa ombrear com a liga de um país da dimensão da França, ou contra o poderio económico dos russos e turcos?
E eis que surge na discussão o ranking da IFFHS, ou Federação Internacional de Estatística e História do Futebol. Este ranking de periodicidade anual, reflecte à escala global a valia das ligas usando um sistema de análise estatística. Nos desportos de raíz norte-americana o uso da estatística é de tal forma habitual, que faz parte diária do estudo do jogo. No último ranking da IFFHS, a Liga Portuguesa (5º da Uefa), aparece na 18ª posição, sendo apenas a 13ª a nível europeu, e estando atrás das ligas da Roménia, Suiça e República Checa e atrás por exemplo dessa liga “poderosa” do Paraguai…
Ou seja, vale o que vale.
Seria de todo lógico agregar ao factor resultados, outros factores que explicassem de forma mais abrangente qual a real valia das ligas, como o interesse mundial nos seus jogos, a capacidade financeira da liga e dos seus clubes, o número de espectadores nos estádios, o número de clubes de maior dimensão, a atractividade da liga ao nível das aquisições de jogadores e uma série de outros factores condicionantes para a competitividade das mesmas. Analisando tudo isto, parece evidente que existe uma Primeira Liga das ligas europeias e mundiais formada pelos campeonatos Inglês, Alemão e Espanhol (na minha opinião por esta ordem), onde dificilmente outra qualquer liga conseguirá entrar. E uma segunda divisão europeia formada pelas liga Italiana e Francesa, numa primeira fase, e pelas ligas de Portugal, Holanda e Turquia à escala europeia, e do Brasil e Argentina se olharmos para além da Europa. Para este lote, e considerando os critérios parece evidente que apenas as Ligas da Rússia e dos Estados Unidos têm potencial para crescerem muito mais do que a sua importância actual.
Olhando apenas para a nossa quintinha, e louvando os resultados excepcionais que as nossas equipas obtêm internacionalmente, é impossível crescermos muito mais enquanto não forem minimizados os efeitos de uma incrível desorganização da Liga (é quase surreal iniciarmos uma Liga, sem órgãos dirigentes eleitos), sem patrocínios, sem obtenção e distribuição de riqueza pelos clubes (a questão dos direitos televisivos é disso exemplo), com uma média de espectadores terceiro-mundista, e com os habituais casos de toda a espécie que em nada melhoram a qualidade do nosso futebol.
Fazer com que os clubes estejam mais próximos das suas populações, por forma a aumentar o número de espectadores, rever em baixa o preço dos bilhetes, negociar os direitos televisivos anualmente (para que os clubes não fiquem reféns de contratos lesivos e desajustados no tempo), promover a valia das nossa equipas e dos nossos jogadores, junto das empresas e no estrangeiro criando cada vez mais visibilidade para a nossa Liga, ter um sistema de justiça desportiva célere e eficaz e que não compactue com quem não cumpre, e acima de tudo ter uma Liga organizada e justa serão as missões para a próxima direcção da Liga e para os responsáveis dos clubes.
Qual será então a valia da nossa Liga?


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Flávio Trindade 

0 Comentários

  • Diogo Palma
    Posted Agosto 15, 2014 at 5:12 pm

    Teoricamente a lliga italinana e francesa e melhor que a nossa, la que estamos no top 6 e indiscutivel.

    • Ricardo Alves
      Posted Agosto 15, 2014 at 5:29 pm

      tens toda a razão Diogo

    • Joel
      Posted Agosto 15, 2014 at 6:51 pm

      Diogo Palma, não acho. Acho que são todas semelhantes, a qualidade não varia muito. Até para não dizer que tecnicamente e estrategicamente as ligas são bastantes diferentes, o que impossibilita de dizer que a equipa A ou B ganhava o campeonato X. Realidades diferentes, até a nivel de mentalidade. Não interessa sinceramente. Os resultados provém da qualidade das equipas na europa, temos é que continuar a dar o melhor e a fazer melhor que eles. O resto é irrelevante.

  • Kafka I
    Posted Agosto 15, 2014 at 5:31 pm

    Este ranking na minha opinião não representa de todo a verdadeira valia das Ligas…na minha opinião acho que não há grandes dúvidas que Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália e França são de muito longe as 5 melhores Ligas da Europa (que é o mesmo que dizer que as 5 melhores do Mundo)…

    Depois das 5 melhores Ligas Mundiais, é que entra Portugal, que acaba por estar no mesmo patamar que Rússia, Holanda, Ucrânia e Turquia…

    Até porque há que referir que este 4º lugar, se deve em grande parte apenas a 2 equipas (Benfica e Porto) que nos últimos anos têm andado com este Ranking quase às costas…e a prova de que a nossa Liga não é de todo a 4ª melhor, é que a seguir a Porto, Benfica, Sporting e Braga (este nos últimos anos) há um tremendo vazio e todas as equipas que vão às competições europeias são logo eliminadas ou ficam em último contra equipas de Países inferiores ao nosso o que prova que este ranking actual é falso e se tem devido mais ao valor de 2 ou 3 equipas do que ao real valor de todas as equipas do campeonato…

    • Kafka I
      Posted Agosto 15, 2014 at 5:52 pm

      Já agora, olhando para o quadro, para o ano, a Itália vai-nos ultrapassar de novo e com grande vantagem, e vamos ver Rússia e França se aproximarem perigosamente, pois vamos perder 18 pontos,referentes à época 2010/2011 ao contrário da Itália que só perderá 11 e França e Rússia apenas 10

    • Mega Badjeras
      Posted Agosto 15, 2014 at 6:22 pm

      Se repararmos, Portugal até competia com a França antigamente, até ao momento em que o PSG e o Mónaco foram comprados.

      Antes, os nossos 3 grandes poderiam competir com todas as equipas da Ligue 1.

  • Kafka I
    Posted Agosto 15, 2014 at 5:34 pm

    Faltou ainda dar os parabéns ao Flávio Trindade pelo excelente artigo onde me revejo em grande parte do que escreveste..

  • Julio
    Posted Agosto 15, 2014 at 5:47 pm

    O ranking UEFA as prestações europeias das (3, 4, 5, etc…) teoricamente melhores equipas de cada liga.
    Não têm nada a ver com a valia das ligas no seu todo.

    E o top português tem sido, na ultima decada, bastante competitivo e muito acima do valor medio da nossa liga.

    • Julio
      Posted Agosto 15, 2014 at 6:03 pm

      *o ranking UEFA avalia as prestações

    • Nuno R
      Posted Agosto 15, 2014 at 6:07 pm

      Agora que o quinhão é a dividir por 6, é natural que voltemos a descer novamente, pois não temos 2ªs linhas (ao contrário da Espanha, por exemplo) capazes de angariar pontos.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 15, 2014 at 5:48 pm

    Este ranking faz lembrar aquele que à uns tempos colocava o Artur entre os 10 melhores guarda redes do mundo… há que escrever e inventar rankings. O que vale? Pouco.

    • Pedro
      Posted Agosto 15, 2014 at 6:02 pm

      Jovem. O teu comentário é o maior disparate na história do VM.

      Inventar Rankings??? É este Ranking da UEFA que permite que Portugal tenha 3 equipas na Liga dos Campeões. É este Ranking que permite saber quem é cabeça de série nos grupos.

      Mas vocês acompanham futebol?

    • Cruz
      Posted Agosto 15, 2014 at 6:08 pm

      Sim, foi um comentário infeliz. Este é mesmo o "único" ranking que realmente interessa e que tem implicação prática nas equipas, no seu projecto de época e nos seus objectivos.

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2014 at 6:22 pm

      LuisRafaelSCP
      É claro que podes inventar rankings. Todos os rankings obedecem a determinados parâmetros estatísticos, com uma determinada importância relativa. É uma questão de escolheres esses parâmetros e de lhes atribuíres uma importância relativa (uns contam mais que outros, ou contam todos por igual). Se a tua escolha refletir a ideia da maioria das pessoas então é um bom ranking, se, pelo contrário, gerar conflitos, o ranking não é muito adequado.
      Na minha opinião ambos os rankings são imprecisos: o ranking deveria determinar 1) Inglaterra; 2) Alemanha; 3) Espanha; 4) Itália; 5) França; 6) Portugal …
      É possível obteres um ranking assim se admitires certos parâmetros num ranking e se lhes deres uma determinada importância relativa, a questão é que é mais simples classificares as ligas consoante as prestações das equipas nas provas europeias – gerires receitas económicas, transferências, número de espetadores, etc. é complicado.
      O ranking da UEFA é eficaz e justo (pela forma como é elaborado) e, para mais, é aquele onde a nossa liga sai mais benefeciada (se contássem parâmetros económicos a nossa posição descia bastante).

      João Campagnolo

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2014 at 7:23 pm

      Parece-me que o LuisRafaelSCP se estava a referir ao ranking do IFFHS.
      E este deixa sempre muito a desejar….
      Miguel Lopes

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:10 pm

      O que estou a dizer é que cada ranking tem um parâmetro para definir as posições… mas que muitas vezes não correspondem à realidade.
      Se este ranking é importante? Claro que sim! Se foi definido com base em parâmetros? Claro! Se é real? Não… estatisticamente podemos ser o 3º ou 4º melhor campeonato porque os nossos grandes fazem boas campanhas europeias, mas o nosso campeonato se estiver no top-10 de melhores do mundo, já é muito bom!

      Não me parece difícil de compreender…

  • Pedritxo
    Posted Agosto 15, 2014 at 5:56 pm

    Eu nao tenho duvidas que a nossa liga com a organizaçao alema, seriamos top3 no mundo em termos de ligas.

    Aqui a liga ta uma confusao,nem patrocinio ha,alem de todos os clubes gostarem de mandar postas de pescada publicas,alem dos adeptos serem uma porcaria, mas se tivessemos uma boa organizaçao, levaria mais gente ao estadio, o futebol seria melhor, haveria mais aposta na formaçao.

    • Kafka I
      Posted Agosto 15, 2014 at 6:08 pm

      E faltou apenas acrescentar que Portugal é a única liga no Mundo onde os 2 últimos classificados não descem, descem sim o 15º e 16º classificado, o que vai ao encontro do que dizes de isto ser uma autêntica bagunça…A liga de clubes não tem ideia do problema que está aqui a arranjar com este erro no regulamento que o user RiefSilva deu por ele e muito bem…

      https://www.ligaportugal.pt/media/6772/reg_competicoes-2014-2015.pdf -> Artigo 96 ponto 2…isto é extremamente grave porque diz explicitamente que quem desce é o 15º e 16º classificado…em Maio vamos ter um grave problema

      Por fim apesar de concordo com a maior parte do que dizes, acho que mesmo com a organização Alemã nunca poderiamos ser top3, porque não temos mercado para isso, pois temos apenas 10 milhões de consumidores, por algum motivo as 5 melhores Ligas do Mundo dos 5 Países mais populosos da Europa (Alemanha 82 milhões habitantes, Inglaterra 53 milhões, Itália 61 milhões, França 66 milhões e Espanha 50 milhões) não contando com a Rússia….ora isto faz toda a diferença, em particular ao nível de receitas para os clubes se poderem tornar maiores, e nisso a Liga Portuguesa por mais bem organizada que fosse, só teria no máximo 10 milhões de consumidores que faria com que as receitas nunca fossem muito maiores do que as actuais..

    • Jorge Silva
      Posted Agosto 15, 2014 at 6:25 pm

      Um estrangeiro não é consumidor? O mercado asiático que vê a PL e a La Liga não conta?

    • Ruben Ribeiro
      Posted Agosto 15, 2014 at 6:39 pm

      Os estrangeiros que gostarem de ver a nossa liga só se tiverem assiduamente insónias …

    • Joel
      Posted Agosto 15, 2014 at 6:57 pm

      O Kafka não sabe que neste momento a liga portuguesa dá em todo o mundo. Ásia, ESPN America, Brasil, etc. As receitas ainda existem, quem quiser que as procure. Hoje em dia Portugal goza de um prestigio futebolistico muito grande devido aos exitos do FCP e das suas vendas , assim como o SLB e, a seleção nacional e o C. Ronaldo. Hoje, mas do que nunca, é extremamente vendavel. Falar em melhores ligas é sempre relativo. Inglaterra, Alemanha e Espanha são as melhores. Mas na Alemanha há campeoes a 10 jogos do fim quase e com 20 ou 30 pontos de avanço. Em Espanha só há 2 equipas que esmagam as outras todas, salvo excepçoes que se mete uma outra equipa e até tem sorte, como o Atl. Madrid, que tambem beneficiou do Real ter quase que renunciado ao titulo para dar privilegio á Champions, mas isso há que agradecer ao Ancelotti.
      França, Italia e Portugal estão em patamares muito semelhantes. 3 ou 4 equipas fortes, 3 ou 4 equipas médiasboas, o resto fraco na generalidade. Há anos que uma será melhor que as outras e vai-se alternando, consoante o poderia do momento das principais equipas em cada país. De realçar o tamanho de Portugal comparado com esses 2 paises, a conjuntura economica, que é uma porcaria em todas, mas pior em Portugal e também no facto de Portugal não ter tido ainda nenhum clube comprado por nenhum magnata como em Italia ou França. Casos mais flagrantes de Monaco e PSG, pois se isso não tivesse acontecido nem estariamos a incluir a França no lote de melhores ligas, ainda que num segundo patamar.

    • Pedritxo
      Posted Agosto 15, 2014 at 7:20 pm

      Kafka,

      Com os nossos orçamentos ja faazemos equipas competitivas, imagine se tivessemos mais dinheiro.

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2014 at 7:35 pm

      O mercado asiático vê a PL e a Bundesliga, quando dão na televisão á hora de jantar = perfeito.

      Pelo menos onde eu vivo (Shanghai) para ver a Liga Espanhola temos que acordar de madrugada, e ninguém faz isso, fora o El Clásico. Liga Portuguesa nem é transmitida (RTPI só mostra preços certos e telenovelas)

      Por exemplo, agora são de três e meia da manhã na China (hora de futebol em Portugal e Espanha) achas que alguém um chinês normal vai querer acordar para ver um Barça-Getafe ou um Rio Ave-Benfica? Claro que não.

      Os horários da liga espanhola e portuguesa estão muito mais adequados para o mercado americano. Se a LPFP não quiser meter os jogos á hora de almoço, então que faça mais marketing nos Estados Unidos e Brasil

      Gonçalo

    • Kafka I
      Posted Agosto 15, 2014 at 9:39 pm

      Joel,

      Não dá nada em todo o mundo, muito menos dá como campeonato de destaque…em Portugal também chegou a dar o Campeonato Grego e até o campeonato Belga dá, agora que destaque esses campeonatos aqui têm? não têm nenhum, ninguém vê aquilo, só vêm se não tiver a dar mais nada, pois Portugal nesses Países que tu frisaste passasse exactamente o mesmo, aquilo até pode estar lá a dar na Sportv do sitio, agora não tem é destaque nenhum…e o problema que eu frisei mantém-se, não temos marcado, porque efectivamente só temos 10 milhões de Habitantes que na realidade consomem a 100% a Liga Portuguesa, e não apenas quando não está a dar mais nada na Televisão…

      Gonçalo,

      Exclente comentário, finalmente alguém que desmistifica a questão Asiática…

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2014 at 10:33 am

      Obrigado Kafka. É claro que o Joel não sabe o que está a dizer. Pelo menos na China (maior mercado asiático) é impossível ver a Liga Portuguesa na televisão, e por parte dos chineses nem há qualquer interesse para isso vir a acontecer. Só o pessoal que joga FM conhece as equipas portuguesas, e isso é tipo 0,0001% da população.

      Ironicamente, só as lojas da Puma tinham camisolas do Sporting (agora nem isso) mas a Adidas e a Nike nem sequer se dão ao trabalho de vender camisolas das equipas portuguesas na Ásia. Ninguém as compra.

      Para mim o pior ainda é o facto de China e Portugal terem algumas relações através de Macau, mas nem essa vantagem a LPFP sabe usar. Por exemplo, várias equipas inglesas vão jogar torneios a Hong Kong de vez em quando, e assim mantêm o interesse e o hype da população.

      A Ásia é o continente mais populoso do mundo, e para a liga portuguesa ter qualquer visibilidade neste mercado, tem que passar os jogos para ANTES das 4 da tarde em Portugal. Repito, ninguém quer ver jogos da liga Portuguesa ás 3 e 4 da manhã aqui…

      A liga espanhola também sofre muito por causa do horário, mas de vez em quando metem o El Clásico á hora de almoço e os asiáticos ficam todos contentes. E ter o Messi, Ronaldo e Neymar também ajuda imenso.

      Mas para que fique claro, os chineses, coreanos e japoneses preferem muito mais a Bundesliga, pq podem jantar num bar e ver o jogo na boa, o que é impossível com os jogos da liga espanhola.

      Se a Liga Portuguesa preferir jogar á noite, tudo bem, mas que pelo menos dê MUITO MAIS uso ao mercado Norte Americano… se não, nem vale a pena.

      Gonçalo

  • Anónimo
    Posted Agosto 15, 2014 at 5:59 pm

    Onde é que Braga e Sporting são "presenças assíduas em finais e fases adiantadas"?

    André Gonçalves

  • porquinhodaindia
    Posted Agosto 15, 2014 at 6:01 pm

    Claro que vale. Apesar de ser muitíssimo desvalorizada a nível interno, a liga portuguesa tem vindo a ganhar prestígio não só pela capacidade de potenciar jogadores (que, cada vez mais, vêm na nossa liga a plataforma ideal para se apresentarem ao melhor futebol do mundo) mas também pela presença assídua de clubes portugueses em fases adiantadas de competições europeias (desde 2010, Portugal teve desde uma final europeia 100% portuguesa a uma equipa que foi finalista dois anos consecutivos).

  • Da Robelink
    Posted Agosto 15, 2014 at 6:08 pm

    Não vale, as nossas equipas médias/pequenas são muito inferiores ás da França e Itália, já para não falar das equipas grandes, e abaixo do top5 é tudo a estacionar o autocarro contra os grandes…

    • Julio
      Posted Agosto 15, 2014 at 6:23 pm

      "já para não falar das equipas grandes"

      ou seja, achas que a diferença entre grandes é superior às das equipas medias/pequenas na comparação com França e Itália?

      Discordo totalmente. Se nas medias/pequenas ficamos claramente atrás, temos conseguido competir bastante bem com os grandes desses 2 países. Aliás, não é por acaso que estamos à frente deles.

    • Pedro Barreto
      Posted Agosto 15, 2014 at 6:51 pm

      Penso que pouco a pouco está a mudar. Exemplo das prestações das equipas ditas pequenas na liga europa o ano passado. Não foram felizes porque nem sequer passaram a fase de grupos, mas não foram assim tão inferiores às outras equipas dos outros países.. O Vitória até arrancou um empate em Lyon, e o Estoril também não teve nada mal (faltou experiência). Este ultimo debateu-se bem quase todos os jogos.

    • Da Robelink
      Posted Agosto 15, 2014 at 7:01 pm

      PSG…

    • Che
      Posted Agosto 15, 2014 at 7:21 pm

      O pior vitória de Guimarães da história ganhou ao Lyon a época passada….

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2014 at 8:18 pm

      A liga francesa à excepção dos petroclubes, não tinham equipas para contrariar nem os melhores anos do Braga.

      Duarte

  • André CG
    Posted Agosto 15, 2014 at 6:17 pm

    A liga nunca há-de evoluir, podemos ter um bom ranking a nível europeu, mas enquanto só existirem 3 clubes nunca vamos evoluir. E mudar a mentalidade das pessoas é a coisa mais difícil de fazer.
    Portanto, é esquecer qualquer tipo de evolução na nossa liga e ponto final. Não venham com tretas da desorganização e não sei que mais, o problema está na mentalidade da sociedade portuguesa que é adepta de vitórias e portanto só escolhem entre 3 clubes.

    Quando até na questão dos direitos televisivos que podia ser uma ajuda importante para o "pequenos" temos uma distribuição pelos mesmo 3 de sempre, torna-se incomportável que alguma vez esta liga suba de escalão.

    O meu ranking seria este (considerando desde qualidade de jogo até aos adeptos):
    – Inglaterra
    – Alemanha
    – Espanha
    – Itália
    – França
    – Holanda
    – Portugal
    – Rússia
    – Turquia
    – Ucrânia
    etc

  • Mega Badjeras
    Posted Agosto 15, 2014 at 6:19 pm

    Obviamente que não vale. Um campeonato em que apenas tem 2 equipas na luta (Benfica e Porto), mais duas a intrometerem-se (Sporting e o Braga), onde o resto são equipas miseráveis, nunca poderia ser.
    E não se pode ver só por aí. Temos um campeonato com equipas de baixo orçamento e estádios com assistências vergonhosas (não querendo pôr a culpa ao povo português, porque cada um faz o que quer com o seu dinheiro…se preferem ver na TV, vêm na TV…se preferem assistir no estádio, assistem no estádio.

    Temos que ter equipas a começar a ganhar mais nos jogos de competições europeias e não sempre o Porto e Benfica, não querendo desvalorizar o Sporting, mas nos últimos anos tem sido assim.

    Mas também, com uma federação portuguesa tão fraca, o futebol português nunca poderá evoluir muito, andará sempre à volta disto.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Agosto 15, 2014 at 7:21 pm

      Já para não falar que há dois anos houve 2 "equipas miseráveis" à frente de um dos seus intrometidos e o ano passado um dos seus "intrometidos" ficou atrás de 5 "miseráveis".
      Isso fará desses "intrometidos" o quê? Atrozes talvez….

  • Luis La Liga
    Posted Agosto 15, 2014 at 6:52 pm

    Já toda a gente sabe a minha opinião sobre os fatores que determinam a maior competitividade e qualidade de uma liga profissional de futebol.
    Não se pode comparar uma liga que tem repetidamente dado provas nas competições europeias com equipas que vivem sobretudo de novos ricos para dominarem o futebol mundial.
    A ideia de tentar modelos de Europa Central e do Norte no futebol Latino é outro erro que cai na demagogia. Nós não aplaudimos outras equipas, não apoiamos a equipa se esta não se esforça, nem ficamos contentes com maus resultados. É assim que nós somos. Eu não me vejo ir a um estádio apoiar o Benfica e começar a aplaudir o Porto só porque fez uma bela exibição.
    Outra das coisas que não concordo com o texto é praticamente todo este texto: "Seria lógico agregar ao fator resultados, outros fatores que explicassem de forma mais abrangente qual a real valia das ligas, como o interesse mundial nos seus jogos, a capacidade financeira da liga e dos seus clubes, o numero de espetadores nos estádios, os clubes de maiores dimensão, a atratividade da liga ao nível da aquisição de jogadores…"
    Tudo isto entronca em tornar o argumento que a Premier League é a melhor liga. Todavia, todos estes motivos são subjetivos, que dependem da economia do país, do investimento de novos ricos e até fatores demográficos (Inglaterra tem 5x mais pessoas que Portugal com sensivelemente a mesma área).
    Voltamos sempre à mesma discussão -competitividade e espetáculo. A competitividade é dificil de ser avaliada. Na minha opinião se fizessemos uma fusão de 18 equipas teriamos provavelmente 6 equipas inglesas (Man City,Man Utd, Arsenal, Tot, Everton, Liverpool), 4 alemãs (Shalke, B.Mun, B.Dortmund e Leverkusen) e 8 espanholas (Valencia, A.Mad, Sevilla, R.Madrid, Barcelona, A.Bilbau, Espanol e R.Sociedade).
    O ambiente nos estádios ingleses é muito próprio. Acredito que para muitas pessoas seja entusiasmante ter uma ambiente assim. Sinceramente não sou muito fã, mas entendo a opinião das pessoas.
    Resumindo:
    1-La Liga
    2-Premier League
    3-Liga alemã

    • Flávio Trindade
      Posted Agosto 15, 2014 at 10:34 pm

      Luis La Liga,

      Permita-me discordar quando diz que a inclusão de outros factores seriam apenas para demonstrar o poderio da Premier League.
      Não minto que é a liga que mais aprecio acima de tudo por ser o sítio onde o futebol é mais respeitado enquanto jogo. Mas quanto ao resto não creio que o investimento de novos ricos tenha alguma coisa a ver com isso, uma vez que muito antes de Abramovichs e Glazers aparecerem em Inglaterra, já os estádios ingleses esgotavam da Premier à Second Division, o ambiente já era fantástico e clubes como o Arsenal, Liverpool, e Manchester United já eram grandes (O Chelsea e o City sim são exemplos de clubes de sucesso com base em avultados investimentos).
      Mas de resto e se reparar a maior parte das ligas europeias tem no máximo 3 clubes ditos grandes:
      Espanha: Real, Barcelona e já mais longe o Atlético
      Portugal: Benfica, Porto, Sporting
      Holanda: Psv, Ajax, Feyenoord
      Turquia : Galatasaray, Fenerbache, Besiktas
      Grécia: Olympiakos, Panathinaikos, AEK
      Bélgica: Anderlecht, Club Brugge, Standard

      A destoar estão apenas a Inglaterra, a Alemanha, a França, a Itália e a Rússia.
      E como adepto é sempre preferível ver jogos grandes semana sim semana não do que apenas 6 vezes numa época. Isso também é um critério para a competitividade.

      Portugal por sua vez, com muito menor capacidade económica ao nível do país e com um mercado muito mais reduzido, terá provavelmente a melhor Liga da Europa nos países de menor dimensão.

    • Luis La Liga
      Posted Agosto 15, 2014 at 11:10 pm

      Flavio, o Liverpool também teve um enorme investimento estrangeiro em 2007.
      Quando dizes clubes grandes em Inglaterra é muito difícil de definir, porque o Benfica ou Porto nunca desceu de divisão. O Man Utd já teve péssimo, o Leeds já foi um grande e o Nottingham Forest já ganhou 2 LC. Se reparares bem nos títulos há só 2 clubes verdadeiramente grandes em Inglaterra – Liverpool e United. O Arsenal tem 13 campeonatos, o A.Madrid tem 10. O Arsenal tem 11 taças, o A.Madrid tem 10.
      Os investimentos dos novos ricos é muito importante. Traz melhores jogadores. Traz jogadores de outros campeonatos, o que traz mais espetadores. Os clubes pequenos poderam também fazer enormes vendas que trouxe maior financiamento nesses clubes. O enorme investimento também trouxe mais visibilidade à PL, o que faz com que o dinheiro das transmissões aumente. É tudo uma bola de neve. Até o fato de trazer Mourinho foi um enorme acréscimo de interesse em relação à BPL, e isso só foi possivel com Abramovich.

      Quantos aos jogos grandes é sempre complicado ter esta discussão. Um A.Madrid terá mais motivos de interesse que um City Totten, porque são equipas muito mais competitivas que as inglesas, e com um passado europeu brilhante em comparação com as equipas inglesas.

      Por ultimo, concordo contigo na questão do ambiente dos estádios

  • Ruben Ribeiro
    Posted Agosto 15, 2014 at 7:15 pm

    Ranking que vale apenas pelas excelentes participações de Porto Benfica e Sportings nos últimos anos nas competições europeias.
    Se formos a falar pela qualidade de futebol prefiro ver um jogo de qualquer uma das outras ligas do top 10 a um da liga portuguesa …

  • João
    Posted Agosto 15, 2014 at 9:19 pm

    A Liga Portuguesa está longe de ser a 4ª melhor, quanto muito estaria em 6º atrás das ligas italianas e francesas. Portugal é um país pobre e isso reflecte-se nos clubes e nas competições nacionais. Na segunda liga as receitas não cobrem os gastos (que até nem são muito elevados, olhe-se a qualidade dos plantéis), a competição é elevada porque todas as equipas estão niveladas por baixo e como consequência as que saltam para a primeira liga são equipas pouco fortes, salvo algumas excepções.
    A nossa primeira liga obtem estes resultados nos ranking porque é rebocada pelo FC Porto e também pelo Benfica, nos últimos tempos, que imitou o modelo do FC Porto com consequências muito negativas a nível financeiro e um sucesso desportivo que se revelou pobre, apesar das duas finais da Liga Europa. Além destas duas equipas há que destacar o SC Brag que tem seguido uma estratégia exemplar, conseguindo recrutar os melhores na nossa liga (dentro das limitação existentes) levando a equipa a alcançar classificações brilhantes no campeonato e a conseguir feitos não menos brilhantes nas competições europeiras (final da Liga Europa, o feito de maior relevo). Mas o SC Braga é afectado pela fraca economia portuguesa que limita muito os clubes em termos de orçamento, comparado com os maiores clubes europeus. Além destes três há o Sporting CP que atravessa as ruas da amargura por causa de sucessivas más gestões e da dívida que se acumulou.
    O resto dos clubes luta para sobreviver e a qualidades dos seus plantéis está muito longe de permitir que a Liga portuguesa consolide um lugar como 4ª melhor, ou até mesmo 6ª melhor.
    Um lugar no top10 só é possível graças ao imenso amor e exigência dos portugueses em relação ao futebol.

  • Miguel
    Posted Agosto 16, 2014 at 9:15 am

    Da que pensar se tivéssemos o poderio financeiro da russia em que lugar estariamos

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2014 at 2:32 pm

      o futebol em Portugal é muito diferente da Russia, somos latinos e atuamos de maneira diferente.
      Apesar de haver poderio financeiro, o campeonato é pouco atractivo e Portugal está muito mais aberto a transferências para o resto da Europa.
      Somos um parente pobre, uma boa montra para os jogadores se mostrarem na Europa porque sabem que vão ser bem potenciados. No campeonato, o maior problema é a falta de dinheiro nas outras equipas, e também a pouca massa adepta.

      Vamos ver por onde isto vai evoluir, mas graças ao dinheiro não vai ser certamente…

      Bruno M.

  • Anónimo
    Posted Agosto 16, 2014 at 2:26 pm

    Esta tabela baseia-se nos resultados obtidos pelas equipas nas competições europeis, por isso se estão em 4º lugar é com todo o mérito!
    Mas o lugar natural será o 6º, porque: a França tem actualmente equipas e jogadores para dominar na Europa, e a Itália tem o estatuto que todos sabemos, embora, a Itália esteja a passar um péssimo momento onde é notório o passeio que a Juventus consegue fazer e que mesmo assim a nível europeu fica atrás de 3º's ou 4º's de outros campeonatos. A França, tem sempre ou quase sempre 1 (agora 2) equipas melhores que as Portuguesas, mas de resto nós equilibramos.
    Outras ligas têm clubes que contratam jogadores com nomes mais sonantes (Russia, Turquia), mas o resto…
    Mas tudo muda em pouco espaço de tempo, e basta 1 ou 2 regras serem mudadas para virmos tabela abaixo…

    Bruno M.

  • Daniel Veríssimo
    Posted Agosto 16, 2014 at 5:47 pm

    refere e bem a média de assistências terceiro-mundista, mas como será expectável que haja estádios bem compostos se ainda hoje no encontro do Gil vs Victória os preços variavam entre os 20 e 30 euros? isto quando poderia haver a possibilidade de uma boa casa devido à curta distância entre as cidades de Barcelos e Guimarães… os adeptos do Victória estão a protestar e bem à porta do estádio. É inadmissível e ninguém se pode admirar com o caos que reina na Liga. Afinal é apenas e tão só o reflexo dos clubes que a constituem. É paradoxal, mas os maiores inimigos da Liga são os próprios clubes.

  • Dag
    Posted Agosto 17, 2014 at 3:13 pm

    Excelente post. Quero apenas referir que o dinheiro que circula na industria do futebol em Portugal não representa a real valia financeira dos clubes. Ou seja, neste ponto, pelo que está à vista, os clubes têm pouco poder de compra o que não quer dizer que o dinheiro não circule na mesma. De qualquer das formas olhando apenas para valia desportiva o ranking das equipas que vão às competições europeias não está de todo muito desajustado mas os outros factores referidos por VM deitam-nos um pouco abaixo.

Deixa um comentário