Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A opinião dos adeptos do Ajax sobre Farioli

A melhor solução para os azuis e brancos?

Francesco Farioli deve ser o sucessor de Martín Anselmi no comando técnico do FC Porto, e como tal recorremos à IA para perceber a opinião dos adeptos do Ajax sobre o italiano, que deixou fugir o título, que estava mais que na mão, nas últimas jornadas.

Análise da IA:
As opiniões dos adeptos do Ajax sobre Francesco Farioli são mistas, refletindo o impacto significativo, mas controverso, que o treinador italiano teve na temporada 2024/25. Com base em informações de fontes da web e posts no X, é possível traçar um panorama geral do sentimento dos torcedores.

Pontos Positivos:
Recuperação do Clube: Muitos adeptos reconheceram o mérito de Farioli em revitalizar o Ajax após uma temporada desastrosa em 2023/24, quando o clube terminou em 5.º lugar, a 35 pontos do campeão PSV. Sob o comando de Farioli, o Ajax liderou a Eredivisie por várias semanas, alcançando uma vantagem de nove pontos sobre o PSV, e garantiu o segundo lugar, com vaga na Liga dos Campeões. Alguns torcedores destacaram que ele transformou “um conjunto apenas razoável num excelente”, com jogadores motivados e prontos a dar tudo em campo. Reaproximação com os Adeptos: Farioli foi elogiado por aproximar a equipa dos torcedores, especialmente após a desilusão da temporada anterior. Ações como visitas ao Museu do Ajax, discursos motivacionais e presença ativa nas redes sociais do clube tornaram-no e aos jogadores mais acessíveis, o que foi bem recebido. Até mesmo após derrotas, como a pesada derrota por 3-0 para o NEC Nijmegen, a maioria dos adeptos continuou a apoiar a equipa, mostrando lealdade ao projeto de Farioli. Futebol Competitivo e Tático: Alguns adeptos e analistas, especialmente no início da temporada, ficaram impressionados com o estilo de jogo de Farioli, descrito como “corajoso, dominador, com saídas controladas e pressão alta”. Vitórias expressivas contra rivais como PSV (2-0) e Feyenoord (3-1) reforçaram a confiança no treinador, com um torcedor no X afirmando que Farioli “já é um top” por conseguir resultados no “templo de Cruyff”.

Pontos Negativos:

Colapso no Final da Temporada: A principal crítica dos adeptos está relacionada com a perda do título da Eredivisie. O Ajax desperdiçou uma vantagem de nove pontos nas últimas cinco jornadas, vencendo apenas um jogo e permitindo que o PSV se sagrasse campeão por apenas um ponto. Esse colapso foi descrito como “dramático” e “inaceitável” por alguns, gerando frustração e decepção.
Falta de Criatividade e Estilo “Chato”: Alguns torcedores criticaram o estilo de jogo pragmático de Farioli, que contrastava com a tradição do Ajax de futebol criativo e ofensivo. Um post no X mencionou que “o futebol dele é chato” e que Farioli “não tem o ADN do Ajax”. A equipa criou menos oportunidades em jogo corrido (310 contra 502 do PSV), o que foi atribuído à ausência de um médio criativo e às táticas defensivas de Farioli.
Gestão de Substituições: A gestão de substituições de Farioli foi alvo de críticas frequentes, com os adeptos apontando a inconsistência do jogo e a falta de automatismos. Apesar de ajustes no inverno terem levado a uma série de 13 jogos sem perder, as decisões táticas no final da temporada foram questionadas.

29 Comentários

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Julho 2, 2025 at 11:50 am

    No Porto, os treinadores seguram-se ou caem conforme a presença, em campo, nas conferências, e presumivelmente dentro de portas. O VB e o Anselmo não tinham, também não tiveram resultados (o que é secundário mas ajuda), e foi por isso que não continuaram.
    Por outro lado, a margem para mandar embora mais um treinador sem lhe dar condições não é nenhuma, pelo que penso que se vai manter pelo menos 1 ano. Tem hipótese de fazer alguma coisa (comparado com as antecessores, que não fizeram nada) e diria que tem perfil para isso. Boa sorte, não convém a nenhum de nós que o Porto se habitue a estar fora das corridas.

  • Marcelo C.
    Posted Julho 1, 2025 at 12:47 pm

    Apenas uma questão, ainda nada saiu oficial da saida do Anselmi será apenas e s´o pela questão da indemenização?

  • Zerobola
    Posted Julho 1, 2025 at 10:01 am

    Vejo aqui muito criticos porque o homem arranja bem as equipas defensivamente mas pra portugal uma boa defesa e alguem la em cima que faça 1 2 golos chega e sobra a dificuldade que restantes clubes tem em marcar golos aos grandes é enorme

  • Tiago Silva
    Posted Junho 30, 2025 at 7:28 pm

    Concordo com as análises feitas aqui no VM. Acho que é uma boa opção por ser um treinador muito bom em termos táticos, organiza bem as suas equipas defensivamente e ao mesmo tempo sem jogar muito à retranca, montando um bom sistema de pressão e recuperação rápida da bola após a perda. É verdade que não mostrou muitos argumentos em termos de organização defensiva, mas em Portugal a capacidade defensiva é fundamental principalmente a capacidade para pressionar os adversários, veja-se o Benfica de Schmidt na primeira época. Acho uma boa ideia para além de ser um treinador jovem, com boa escola e potencial para evoluir.

  • Diogo Filipe
    Posted Junho 30, 2025 at 6:56 pm

    Acho que é uma boa escolha do Porto. Vai melhorar muito a organização tática da equipa. Curiosamente, o último treinador italiano a treinar um dos grandes em Portugal foi campeão em 04/05. Giovanni Trapattoni ganhou um dos campeonatos mais importantes na história do Benfica (pós fim a um jejum de 11 anos).

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 30, 2025 at 6:08 pm

    Ponto prévio.

    Gosto imenso do Farioli e dos trabalhos que realizou.
    A melhor definição que se pode dar é que é o típico treinador italiano, de escola moderna, mas que trabalha essencialmente com pessoal de sangue quente o que curiosamente acaba por ser uma vantagem e uma desvantagem ao mesmo tempo.

    Como o Jeco fez questão de explicar muito bem, o que Farioli vai fazer no Porto é recuperar a capacidade defensiva e dar uma organização ao jogo anárquico do Porto.

    E só por aí vai resolver varios problemas e ajudar a que o Porto se aproxime rapidamente dos rivais.

    Com uma nova arrumação táctica o Porto vai defender melhor, e recuperar a bola mais rápido e juntando a isso o facto de estar no tugão vai atacar melhor, ter mais bola porque a recupera mais depressa, estar menos permeável aos ataques contrários.
    Ou seja vai ganhar muito mais vezes.

    Qual a parte que terá que gerir?
    Apesar disso o Porto terá sempre menos talento e menos profundidade do que os adversários.

    Enquanto sentir essa organização e que tem o controle da narrativa e os jogadores acreditarem no projeto, o Porto estará sempre mais perto da vitória como o Ajax também esteve.

    E curiosamente à semelhança do tugão o plantel do Ajax não era superior ao de PSV ou Feyenoord.

    Contudo essa diferença de talento, essa desorganização do tugão e a pressão podem fazer estragos.

    A confirmar-se acho uma belíssima aposta do Porto.

  • Gil-Galad
    Posted Junho 30, 2025 at 5:42 pm

    Mas primeiro dizem que ele transformou jogadores razoáveis em excelentes e depois querem futebol chocolate? Ser pragmático foi o que permitiu quase ser campeão. Adaptou-se à qualidade dos jogadores e quase conseguiu um milagre.

    Claramente a parte negativa foi a hecatombe do final da época. Isso é algo preocupante mas é melhor do que nem sequer andar perto de lutar…

    O Porto está a passar por algo muito semelhante. Ninguém lhe vai pedir o título já este ano mas claramente temos de andar mais perto das decisões e não sermos saco de pancada de meio mundo onde qualquer equipa parecia que nos poderia vencer. Só isto.

  • mickpeters
    Posted Junho 30, 2025 at 4:56 pm

    Vivo na holanda, sócio do Ajax e vi uma boa quantidade de jogos este ano no estádio.

    A análise do IA é decente mas não explica tudo bem. À primeira coisa é que entramos no ano muito desanimados porque causa do ano passado que foi horrível. Estávamos todos à espera de outro ano em 3 ou 4 até porque o PSV estava fortíssimo e o , Utrecht e AZ reforçaram-se bem.

    Mas a época começou e este treinador pôs os jovens a jogar bem. O problema foi a primeira contrariedade começou logo a ver-se a coisa negra. Muito jogo ganho lá atrás na defesa a segurar o resultado e estávamos em primeiro mto mais por demérito do PSV e afins que mérito nosso.

    Teve mérito numa fase inicial, comunicou bem quando as coisas corriam bem, mas a equipa perdeu-se emocionalmente nas últimas jornadas e isso é culpa do treinador.

    Empatou-se um jogo em Groningen na penúltima jornada, contra 10, ao minuto 90+8. Foi ridículo.

    Enfim, bom treinador, tem potencial, mas não sei se tem nível para um Porto que é agressivo e comandante. Veremos.

  • Angelo GJ
    Posted Junho 30, 2025 at 3:50 pm

    Nunca fui apreciador do Nice de Farioli, nem do seu Ajax. O seu futebol é aborrecido: excessivamente tático, com pouca criatividade e quase nenhum trabalho ofensivo visível. Na verdade, acho que teria sido uma escolha interessante para o Sporting no pós-Amorim, onde já existiam dinâmicas ofensivas bem estabelecidas e um bom plantel. Nesse contexto, Farioli poderia ter acrescentado equilíbrio defensivo e alguma diversidade tática.

    No entanto, neste Porto que tem um plantel claramente inferior ao do Ajax e onde será necessário construir quase tudo de raiz, só vejo hipóteses de sucesso se o grupo for bem reforçado.

    O mais curioso em tudo isto é que Villas-Boas parece estar a escolher treinadores mais pelas suas ideias teóricas e semelhanças com aquilo que ele próprio era enquanto treinador, do que propriamente pelo que já demonstraram em campo. Até agora tem sido uma má ideia.

    Na minha opinião, a melhor escolha é o Imanol Alguacil. É um treinador com provas dadas, com um percurso consistente na Real Sociedad, e claramente mais preparado do que a maioria destes jovens técnicos que, até agora, entregaram muito pouco ou nada.

    • Mike-UK
      Posted Junho 30, 2025 at 7:35 pm

      Viria dar equilíbrio defensivo ao Sporting, que foi a equipa que sofreu menos golos em toda a época em Portugal?
      É o velho ditado: em casa blindada, mil tranças à porta.

  • Jeco Baleiro
    Posted Junho 30, 2025 at 2:33 pm

    A confirmar-se é um claro upgrade em relação ao Anselmi, nem sequer há comparação possível, o Farioli está noutro patamar como treinador. O facto de ter sido adjunto do De Zerbi pode sugerir um futebol mais dinâmico e dominador mas o que se tem visto é um futebol mais pragmático e com um grande tónico na organização e transição defensiva (completamente antagónico face a Anselmi). Melhor defesa da ligue 1 no Nice (5⁰ lugar), melhor defesa da Eredivisie no Ajax (2⁰ lugar). O problema é que o Ajax está habituado a um futebol mais impositivo e até caótico mas só não foram campeões devido a uma autêntica hecatombe.
    *
    Hecatombe essa que é o cerne da vinda de Farioli. 9 pontos de vantagem a 5 jogos do fim praticamente não tem paralelo. O treinador mostrou-se abatido e completamente derrotado, e noticiou-se que iria parar durante uma época, daí a saída do Ajax. A verdade é que o Porto continua a ser um chamariz (como não terá sido o Braga, especulando) e o contexto ate é parecido: um grande que parte atrás dos rivais pela conquista do título, com um plantel claramente pior. No Ajax, pese a derrocada final, acabou por superar as expectativas (1 ponto atrás do PSV e à frente do Feyenoord).

    • Angelo GJ
      Posted Junho 30, 2025 at 4:09 pm

      Já consideraste que, em Portugal, para os grandes — pelo menos Benfica e Porto — não basta apenas ganhar? Para os adeptos, é preciso dominar, massacrar e atropelar os adversários. Não tenho dúvidas de que Farioli possa ter algum impacto, mas questiono por quanto tempo os adeptos do Porto terão paciência para tolerar o seu estilo de futebol.

      O adepto português, quando vence, quer fazê-lo de forma dominante e atrativa. Quando perde, exige ganhar de qualquer maneira. É uma mentalidade muito própria, uma forma de ser e estar que poucos treinadores conseguiram realmente compreender e gerir. E, sinceramente, olhando para a forma como Farioli saiu do Ajax e toda a instabilidade que envolveu o fim da sua passagem, não me parece ter o perfil mais forte para lidar com esse tipo de pressão. Mas veremos, Portugal tambem é bom para aprender.

      O meu último ponto diz respeito precisamente ao seu Ajax. Tal como no Nice, foi uma das melhores defesas da liga — muito porque os jogos se transformavam em duelos táticos, com pouco risco. Sofriam pouco… mas também marcavam pouco. E sou da opinião de que é mais relevante olhar para os golos marcados do que para os sofridos. Marcar golos é, estruturalmente, muito mais difícil do que evitá-los.

      Além disso, o Ajax só esteve perto do título porque o PSV atravessou um período de declínio, com várias lesões importantes. O Ajax limitou-se a cumprir, mas acabou por vacilar quando teve oportunidade. E, mesmo que tivesse vencido, não teria sido um campeão justo.

      • Jeco Baleiro
        Posted Junho 30, 2025 at 10:12 pm

        Sinceramente não concordo. Em Portugal os adeptos querem essencialmente ganhar e até acho que é no Porto que o resultado é o mais importante independentemente do estilo da equipa, desde que ganhe. Portanto se o Farioli ganhar, mesmo que com um jogo mais pragmático, irá ser, como disseste tolerado. No Benfica principalmente e também no Sporting há menos tolerância para futebol pachorrento mesmo que com vitórias. Contra mim falo que acho um erro a manutenção do Rui Borges mesmo com a conquista da dobradinha. Porque, lá está, ganhou “no bombo” quando tinha armas para jogar muito mais.

  • Kacal
    Posted Junho 30, 2025 at 2:26 pm

    Não sou mestre da tática nunca disse que era nem me acho, tento aprender mais e viver o futebol de forma simples. Dito isto estaria a mentir se dissesse que vi imensos jogos do Nice e Ajax de Farioli, não vi. Confesso que não o conhecia até ver que está a ser apontado ao meu clube. Depois disso claro li uns artigos e vi uns videos, parece ser um treinador com um perfil tático moderno, que aposta numa construção de jogo desde trás, posse e organização coletiva, além de dar valor ao trabalho com jogadores jovens. Perfil que acho positivo.

    ——————- ———————-

    Também é defensivo, gosta de ser sólido defensivamente e evitar que o adversário tenha oportunidades, no Ajax teve ótimos números estatísticos a nível defensivo e da época anterior para a dele houve uma mudança drástica nesses aspectos para melhor.

    —————— ———————-

    No entanto, fiquei com dúvidas sobre a sua capacidade para gerir a pressão e as dificuldades ao longo da época, já que nas suas experiências anteriores viu-se uma quebra nas segundas metades onde as suas equipas acabaram por perder e vacilar. No Nice chegou a lutar pelo título alcançando o primeiro lugar e acabou a época em 5o o que continua a ser bom mas foi uma quebra. E no Ajax todos sabemos que liderou a Liga e nos últimos jogos deslizou quase de forma incompreensível e acabou em 2o perdendo o título para o PSV, não conseguindo fechar. Isto preocupa porque cá no Tugão não seria a primeira vez que algo assim acontece.

    ——————- ———————

    Além disso, o plantel atual do Porto não parece estar totalmente preparado para o modelo dele, como não estava para Anselmi principalmente pela falta de qualidade técnica na defesa. Sem reforços nas posições certas, vai ser difícil implementar o seu estilo de jogo e subir realmente o nível. Aliás do que li dizem que ele tem mais personalidade em relação ao Anselmi (sempre critiquei o facto dele parecer uma pessoa comum no banco parecendo que não há lider), além da óbvia experiência maior na Europa e que em termos de métodos de treino e estudo do jogo é mais conhecedor e rigoroso ainda. Agora na prática vejo semelhanças entre as ideias de ambos e portanto poderemos ter os mesmos problemas.

    —————— ——————–

    Resumindo parece-me que o treinador tem potencial, mas vai depender muito do apoio da direção, das contratações certas e da capacidade do treinador em gerir o grupo nos momentos mais complicados. Lá está sem reforços temo que possa ter o mesmo destino de Anselmi, percebo a ideia mas será preciso o mercado acompanhar essa ideia e ser bem apoiado caso contrário não vejo sucesso a médio e longo prazo. Agora acredito sim que vamos melhorar colectivamente de forma automática e imediata sobretudo a nível defensivo e seremos melhores porque pior do que tem sido acho difícil. Acho que Farioli pode melhorar certas coisas e fazer alguns jogadores ser melhores do que são. Mas para mais do que isto e sermos uma grande equipa só se lhe derem ovos senão as omeletes serão mais comestíveis mas mesmo assim bem longe de serem o ideal e deliciosas!

    ——————- ———————–

    Vejo Diogo Costa a encaixar bem, vejo Mora a continuar a sua afirmação. Vejo Gabri Veiga a ter um papel relevante e vejo Samu a voltar a subir o nível e ter importância sendo o nosso goleador. Agora os centrais com os que temos não vai resultar vai continuar a acontecer o que aconteceu diversas vezes com Anselmi, saída a jogar serem pressionados cometerem o erro e adversários isolados frente ao nosso GR. Os laterais ao que parece são papel importante para Farioli sendo versáteis e não sei se os que temos podem ter esse papel de importância. E depois faltam extremos diferenciados e desequilibradores. O próprio Alan Varela é disponível fisicamente e bom a defender mas será que tem o necessário para construir sendo o organizador e vindo aos centrais buscar a bola? Muitas dúvidas que pairam em mim sobre o possível sucesso deste treinador tal como com Anselmi porque sem ovos não se fazem omeletes.

    ——————– ———————-

    Vou ter que esperar pelo mercado para perceber o que pode ser desta nova escolha de treinador e o que poderá ou não sair daqui. Mas se espero melhorias colectivas? Sim, acho que vamos melhorar mesmo com o plantel atual parece-me haver mais capacidade e experiência em Farioli para tal, mas sem reforços não será possível mais do que isso e a inconsistência poderá dominar a época. É esperar pelo mercado e ver o que a direcção nos traz! De qualquer forma seria bem-vindo Farioli e como sempre de minha parte terá o benefício da dúvida, verei o que faz, darei tempo e apoiarei até prova em contrário.

    —————- ——————

    Sobre esta opinião dos adeptos do Ajax vale o que vale, obviamente pelo falhanço do título deixou dúvidas é natural. Mas a mim também me deixa em relação ao que falei das quebras durante a época e das substituições. Ou seja não tendo um plantel extenso e com alternativas tão viáveis poderá haver uma quebra caso o cansaço apareça nos titulares o que cá não é um bom indicio. JJ sofreu imensas vezes com isso, por exemplo. Tem coisas positivas e outras menos, os jogadores do Ajax ficaram tristes com a sua saída mesmo os menos utilizados o que pode indicar que gostaram dele e consegue manter o grupo todo unido, sendo que um jogador Português treinado por ele na Turquia penso eu (Candeias acho) disse que os jogadores iam contentes para os treinos porque aprendiam sempre algo novo o que indica inovação e estudo. Mas lá está há aspectos bons e outros menos bom mas parece-me mais capacitado, experiente (apesar de jovem) e com mais personalidade em relação a Anselmi, mas a necessidade de reforços mantém-se. Vamos ver.

    • Jeco Baleiro
      Posted Junho 30, 2025 at 3:03 pm

      Em Portugal, pelo contrário, é raro uma equipa perder o título na recta final (e não falo de recuperações pontuais na segunda volta como o Benfica de Lage em 18/19 ou o Porto de Conceição na época seguinte, falo mesmo de perder o título, ou deixar de o ganhar nas últimas jornadas). Este século, em Portugal aconteceu duas vezes apenas. O Sporting de Peseiro em 2005 (1 ponto de vantagem a duas jornadas do fim, perde o campeonato para o Benfica do Trapattoni após o derby da Luz) e o Benfica do Jesus em 2013 (4 pontos de vantagem a três jornadas do fim perde o campeonato para o Porto do Vítor Pereira). Em ambos os casos houve confronto directo nas jornadas finais.

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 30, 2025 at 5:07 pm

        Uma ressalva: o Sporting do Peseiro não esteve 1 ponto à frente do Benfica. Estava em 1º lugar na 32ª jornada mas em igualdade pontual e com um jogo na Luz contra o concorrente direto com quem partilhava precisamente esse primeiro lugar (como referiste e bem). Não se pode falar de perder o que quer que seja na reta final.

        • Jeco Baleiro
          Posted Junho 30, 2025 at 10:18 pm

          Sim tens razão. Estavam empatados pontualmente com o Sporting em vantagem por ter ganho na primeira volta.

        • filipe19
          Posted Junho 30, 2025 at 8:08 pm

          Talvez uma das piores semanas da história do Sporting: perdem contra o Benfica, perdem a final da taça UEFA contra o ZSKA, e depois ainda perdem na última jornada com o Nacional e deixam-se de ultrapassar pelo o Porto, que em consequência qualifica-se diretamente para a fase de grupos da LdC, enquanto o Sporting depois perde na 3a ronda contra a Udinese. Só visto.

      • Kacal
        Posted Junho 30, 2025 at 3:25 pm

        Certo Jeco, mas recuperações pontuais não são apenas perdas de titulo, na minha opinião. Aliás podem ou não dar em perda de titulo isso depende do contexto. Podemos também ver do prisma que essas recuperações pontuais que falas foram 2 nos últimos 6 anos também, podemos ver por aí. Mas eu quis falar mais no sentido que cá facilmente se perde pontos em 2 ou 3 jornadas caso o rendimento baixe, as equipas são fechadas e esforçadas à procura do pontinho e do que vi ele poderá ter dificuldade em adoptar um plano B quando o A não está a funcionar, a tal teimosia. E isso poderá levar a perda de pontos inesperadas. E mais esta época, por exemplo, o Benfica chegou a liderar com 4 ou 5 pontos de vantagem e ainda foi perder o titulo, foi mais cá para trás no campeonato jornada 20 ou por aí mas aconteceu. Em 2022/2023 o Porto liderou com mais 6 pontos que o Benfica que era 4º classificado na jornada 10 e lideramos o campeonato quase a época toda e o Benfica passou nas últimas 4 jornadas. Em 2020/2021 o Sporting acabou campeão mas à 15ª jornada era 3º e o meu Porto era 1º com mais 5 pontos que o Sporting. Ou seja, por vezes durante a época na entrada da 2ª metade ou por aí há quebras cá e Farioli parece ter tendência a permitir essas quebras e cá facilmente passa de 1º a 3º. Algo a ter em atenção. Na minha opinião.

  • Manel-Abecasis
    Posted Junho 30, 2025 at 2:20 pm

    Acho uma boa aposta. Não havendo dinheiro para os pedidos típicos de JJ, acho que é a melhor opção, preferível ao Thiago Motta ou ao Xavi.

Deixa um comentário