Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A outra crónica: Que comece a ‘caça às bruxas’

Por Pedro Barata.

O Real Madrid foi derrotado pelo Ajax por 4-1, sendo eliminado da Champions League e somando novo descalabro numa temporada péssima. A equipa de Solari voltou a realizar uma actuação terrível e vê-se, no começo de março, arredada da hipótese de vencer qualquer título. Uma campanha horrorosa que levará a que se procurem responsáveis e que, em função disso, se realizem mudanças radicais no Santiago Bernabéu. O ‘verão’ do Real Madrid começa já e será longo, muito longo, e intenso…

 

 

VM
Author: VM

39 Comentários

  • auba14
    Posted Março 6, 2019 at 12:05 am

    Uau
    Florentino Perez -77%

    Eu daria logo os 99,9%

    • SenyorPuyol
      Posted Março 6, 2019 at 8:30 am

      Eu fiquei foi surpreendido com tamanha maioria, para mim Florentino foi deixado na mão por Zidane.
      Para mim (volto a repetir), o maior culpado é o francês pela forma e o timing em que abandonou o barco. Não há projecto que resista a esse abalo sem tempo útil de dar resposta (lembro que Pocchetino renovou na mesma altura da decisão de Zidane).

      Florentino falhou pela deslealdade na transferência de Lopetegui, mas de resto, penso que não teve mais nenhum erro maior.

      Mas espero que ele goste de ler o VM e se demita!! Para mim seria um acontecimento ainda melhor que o jogo de ontem.

      • auba14
        Posted Março 6, 2019 at 6:09 pm

        Para ti, o zidane deveria sair quando?

        • SenyorPuyol
          Posted Março 6, 2019 at 7:38 pm

          Quando ele quisesse.
          Mas com um aviso antecipado à direcção. Tinha mais que crédito com Florentino, estava perfeitamente confortável para tratar o assunto com tempo e dar tempo ao seu clube de arranjar um substituto.

          Como sei que não avisou antes? Não só o próprio Florentino disse que foi uma decisão inesperada como também se notava claramente na cara do homem que foi apanhado de surpresa, não me lembro da última vez que o vi daquela forma.

    • Tartaruga
      Posted Março 6, 2019 at 9:50 am

      Nao surpreendem, contratar Lopetegui para uma equipa do nivel do Real só alguém incompetente!

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Março 6, 2019 at 12:08 am

    E ainda estou para ver quem consegue ter a coragem de dizer que esta temporada do Real está qualquer coisa de jeito.

    Ou como diria alguém, “a matemática”…

    Falando de coisas mais sérias, um dos problemas do RM será algo que mal se vê falar que são as finanças (o Barcelona não fica melhor). Recomendo vivamente um artigo, já com meses, do Daily Telegraph onde se fala do estado financeiro do RM e do jeito que deu vender Ronaldo.

    Os problemas do RM são demasiado profundos e vão para além de Florentino ou Solari. Podemos pegar em Florentino e em como a primeira parte do seu projecto desmoronou-se de forma estrondosa. Ou então podia-se escrever divagações sobre como, afinal (sendo só surpresa para os mais desatentos), a saída de Ronaldo foi um tiro decisivo no porta-aviões. Ou como a saída de Zidane, de tão mal explicada, apenas pode indicar que algo de muito podre estava a corroer aquele balneário (coincidência Zidane e Ronaldo saírem na mesma época? Pois…).

    Talvez Florentino tenha que sair da presidência? Quem poderá ser…? Alguém vê algum tipo de projecto desportivo para este RM? Pessoalmente não o vejo, mas…

    Previsível? Quanto maior a subida, maior a queda. O futebol é feito de ciclos e uma queda seria inevitável. Talvez, o que se pudesse controlar seria o tamanho da queda…

  • Kacal
    Posted Março 6, 2019 at 12:24 am

    Florentino Pérez é o principal culpado, a meu ver. As más decisões e escolhas foram dele na gestão do clube esta época. Depois vem os treinadores que foram péssimos esta época, mas aí é também culpa de Florentino que os escolheu. E os jogadores têm a sua culpa devido à falta de atitude demonstrada nos últimos tempos. É uma soma de tudo e todos são culpados, mas o Florentino Pérez é o principal culpado.

    Nem todos os jogadores devem sair na próxima época. Penso que o Florentino Pérez vai apostar forte e abrir os cordões à bolsa. Primeiro é arranjar treinador mas um de créditos firmados e que mexa com o balneário e tenha a função de fazer a tal revolução no plantel, que ponha ordem na casa, mas é preciso que também coloque a equipa a jogar bem e com mentalidade vencedora. Depois sim vem o plantel e aí há jogadores que continuam a ter qualidade e podem dar bem mais num contexto diferente (Carvajal e Asensio à cabeça).

    Navas
    Carvajal / Odriozola
    Varane / Nacho
    Ramos / REFORÇO
    REFORÇO / Reguillon
    Casemiro / REFORÇO / Modric / Ceballos / Kovacic / REFORÇO
    Vinicius Jr / REFORÇO / Lucas Vazquez / Asensio
    Benzema / REFORÇO

    Penso que seria por aqui o plantel. Em relação a reforços, apostava em Militão, Alex Sandro, Ndombelé, Eriksen, Hazard e Icardi. Mas talvez só seja possível contratar Militão, Hazard e Icardi portanto apostava também em Rabiot já que está a “custo zero” e fazia regressar Theo Hernández mantendo Marcos Llorente e Isco no plantel.

    • JessicaGomes
      Posted Março 6, 2019 at 12:35 am

      Perez tem culpa mas os jogadores pagos a peso de ouro também têm muita.
      Marcelo foi desleixado. Bale igual. Isco nem sei. Kroos está mais preocupado com as tatuagens.

      • Kacal
        Posted Março 6, 2019 at 1:27 pm

        Obviamente Jessica, tal como disse é culpa de todos. Quando uma equipa está mal a culpa é de todos, quando está bem o mérito também. Deve ser assim. Mas o Florentino parece-me ter a fatia de culpa maior. Mas concordo totalmente com o que disseste.

    • Mike The Kid
      Posted Março 6, 2019 at 7:07 am

      Hazard e icardi, acho impossível, se bem que com o recente drama do argentino já é mais possível

      • Kacal
        Posted Março 6, 2019 at 1:28 pm

        Sinceramente acho perfeitamente possível. O Hazard nunca escondeu que gostaria de jogar no Real e o Real terá que abrir os cordões à bolsa e contratar “estrelas”. O único entrave poderá ser o facto do Chelsea não pode contratar. Já o Icardi está com problemas no Inter e poderá facilitar um possível negócio. Acho que são poucos os que recusam o Real e se o Real quiser mesmo, consegue.

    • Estigarribia
      Posted Março 6, 2019 at 9:47 am

      Kacal,

      O plantel do Real Madrid precisa de uma limpeza bem a fundo, se for preciso de aspirador, e esse hipotético plantel que apresentar poderá ser interessante. Ainda assim não estou a ver nomes, como Eriksen ou Icardi, a irem para o Real Madrid; os únicos que acredito que cheguem à capital espanhola são, talvez, o Hazard e o Militão.

      Já sobre os treinadores não sei quem poderá substituir Santi Solari, mas a escolha será sempre muito complicada. Allegri, Pochettino, Sarri, etc, são nomes que poderiam fazer um bom trabalho em Madrid, mas não sei se quererão enfiar-se num ninho de vespas como é o balneário do conjunto blanco. Acredito que José Mourinho irá regressar a Madrid e proceder à tal limpeza do balneário madridista.

      • Kacal
        Posted Março 6, 2019 at 1:30 pm

        Não acho Estigarribia, acho que são poucos os jogadores que recusam o Real e o Real querendo consegue. Mas claro que os clubes podem fechar a porta, mas o Icardi acho bem possível, o Eriksen sim é complicado. De resto, Militão e Hazard acredito fortemente que vão lá parar.

        Sobre o treinador, não sei se o Mourinho será a escolha mais acertada, mas parece-me ser uma forte hipótese nesta fase. Pelo menos dará um “abanão” ao balneário, isso é certo.

  • masterDC
    Posted Março 6, 2019 at 12:38 am

    O Florentino Perez é que teve a principal culpa, foi ele que permitiu a saída de Zidane e Ronaldo e não foi buscar soluções que tentassem estar à altura destes dois. As soluções passaram por Lopetegui e já como 2ª solução Solari, tentando fazer dele um novo Zidane. Para substituir o melhor marcador de sempre foi buscar de volta o Mariano atribuindo-lhe o nº 7 e a promessa Vinicius que muito tem feito já nesta época de estreia mas claramente que não é nenhum Ronaldo, essa tarefa seria muito dificil de substituir e só poderia ser feita tentando contratar um jogador de classe mundial. Preferiu pensar no futuro apostando em jovens promessas e confiando na prata da casa, sendo que Isco e Asensio nem têm sido titulares.

    Uma palavra para Ramos que pensava que eram favas contadas e acaba por jogar o próximo jogo da Champions na fase de grupos do próximo ano.

    Haverá certamente uma revolução no plantel já na próxima janela de transferências já que isto é o que o presidente madrileno sabe fazer quando as coisas não correm bem.

  • Pablo
    Posted Março 6, 2019 at 12:44 am

    Kroos anda bem mal desde do ano passado, seria bom ir para o United e formar um trio com Pogba e Matic, Marcelo que era bem tratado e defendia o Real Madrid em tudo agora vai ser despachado.

  • Diogo Moura
    Posted Março 6, 2019 at 12:51 am

    O maior é culpado é Florentino, porém, os jogadores também estão displicentes. A época arranca logo com o pé esquerdo na escolha precoce (antes de arrancar o Mundial) de Lopetegui. O Espanhol pouco ou nada provou em clubes, sendo que os seu trabalho se resume a boas prestações pelas selecções jovens e Espanha e uma boa fase de apuramento para o Mundial. Posto isto, a escolha foi tão má como a Carlos Queiroz ou do Luxemburgo – já nem falo da saída de Zidane, poderá ter sido por opção própria.
    A venda de Ronaldo é aquele momento Euronews “No comment”. Estava na cara que seria das vendas mais estúpidas da história do Real.
    Depois veio a aposta em Solari. Nada contra. Um homem da casa vindo das reservas. Muitos clubes fazem o mesmo e até se dão bem. O problema que bastou meia dúzia de jogos mais ou menos bem conseguidos para lhe ser renovado de imediato o contracto. Um erro crasso visto o treinador não tem pedalada para estas andanças.
    Marcelo que era o melhor (?) defesa esquerdo foi relegado para o banco. Apostaram em Bale para suceder Ronaldo – que se revelou um fracasso – , relegaram Navas para o banco que tanto deu ao clube (não sei que peso teve no balneário esta decisão) e para terminar deixaram simplesmente de apostar em Isco que na época anterior tinha feito exibições estrondosas.
    Em suma, foram demasiados erros que conduziram à queda a pique do Real.
    Para o ano que apostem num treinador a sério, visto que a qualidade dos jogadores está lá. Ganharam 4 LC em 5 anos, por isso, não pode ser só defeito da mercadoria.

  • Silver
    Posted Março 6, 2019 at 1:01 am

    Claramente Florentino. Todo o ciclo tem um fim, mas acho que ninguém diria que este ciclo do Real acabaria de uma forma tão caótica. Desde a contratação de treinadores de qualidade medíocre para o clube em questão (qual é a aversão em pagar a cláusula de rescisão de um bom treinador (caso a tenha) ou de oferecer um balúrdio em contrato, desde que tenha créditos firmados?), à saída de Zidane e um dos melhores jogadores da história (nenhum deles com um substituto à altura), juntando ainda a apatia e desinteresse com que a equipa se apresenta em 90% dos jogos (não sei até que ponto ter ganho “tudo” nestes 3 anos não contribuiu também para esse “desinteresse”).

    A minha aposta a nível de transferências para a próxima temporada, é algo do género:

    Saídas: Bale, Isco, Marcelo, Modric
    Entradas: Hazard (se bem que depende da situação do Chelsea), Militão e Kane/Icardi

    Contudo, a contratação mais importante será a do treinador. Alguém que consiga gerir os egos e meter a equipa a jogar bom futebol. Devolver a alegria e fazer com que sintam que contam com eles. Caso contrário, a crise manter-se-á. Pessoalmente gostaria de ver Klopp, mas parece-se impossível.

  • Lobo
    Posted Março 6, 2019 at 3:27 am

    Há que não esquecer o Sergio Ramos, que com a maior desfaçatez, admitiu ter forçado o amarelo para não jogar a 2a mão. Esta atitude geral de arrogância e de “está-no-papo” é que é a principal responsável pelo descalabro. Isto, na verdade, foi um choque de realidade necessário para um clube habituado a ganhar: a equipa deste ano OBVIAMENTE não é forte o suficiente para ganhar seja o que for. Florentino Perez pensou sinceramente estar a resolver os problemas do Real vendendo um Cristiano “sobrevalorizado”? Quem ia ser o substituto este ano: o Bale (liberto da sombra de CR7), o Vinícius Jr…? Lopetegui em vez de Zidane?? Do que é que estavam à espera?

  • Hyspan
    Posted Março 6, 2019 at 8:11 am

    Não creio que haja aqui muitas dúvidas quanto ao culpado, Florentino Pérez tanto quer um estádio renovado que está a matar a equipa…

    Excelente artigo e destaque para o facto de Solari colocar Isco e Mariano na bancada, uma decisão incompreensível quando o Real vem a falhar na finalização e não cria oportunidades, mas que não surpreende dada a forma como gere o plantel, prefere estar de costas voltadas com Isco mas não tem qualquer problema em lançar um Bale que está visivelmente contrariado e sem qualquer tipo de sentimento pelo clube.

  • Andre67
    Posted Março 6, 2019 at 9:49 am

    Agora que acabou a época do Real Madrid, podemos finalmente acabar com uma das maiores novelas da época aqui do VM.. A comparação entre o Real do ano passado e este..

    O ano passado o Real não foi campeão e este tambem não vai ser
    O ano passado o Real não ganhou a taça e este ano também não vai ganhar

    A diferença gigante é que o ano passado ganhou a Champions e este ano é eliminado nos oitavos pelo Ajax..

    (Já nem conto o fato de que o ano passado ganharam a supertaça eurpeia e este ano não)

    Por isso, o Real ficou claramente mais fraco com a saida de Ronaldo…

    Quanto ao principal “culpado” é sem dúvida Perez.. Deixa sair o maior goleador da história do clube e não contrata ninguem para o substituir.. Deixou o seu ego falar mais alto e agora tem uma temporada completamente falhada..

    • Xyeh
      Posted Março 6, 2019 at 11:08 am

      Saiu o Ronaldo e saiu o Zidane, aqui foi jogada de mestre do Zinedine que de certa forma acaba por reclamar também muito mais crédito pelas conquistas do Real Madrid. Foram 2 elementos que fizeram desmoronar por completo uma equipa, a saída do Ronaldo e a saída do Zidane, depois não sei até que ponto a bola de ouro ao Modric caiu bem no meio daqueles egos todos de Madrid como o Bale e Sérgio Ramos.

  • Marcos Rodrigues
    Posted Março 6, 2019 at 10:23 am

    Lembram-se do United do Mourinho? Ou do Benfica de Rui Vitória? É que não foi há muito tempo. Jogadores em regressão, desmotivados e equipas que pareciam valer muito menos do que a realidade indica. E nem sequer estamos a falar de campeões europeus. O Real tem um plantel estupendo, desculpem lá, precisando apenas de um ou outro retoque. Solari até podia ser o Guardiola, Solskjær ou Lage de Madrid mas pelos vistos não é assim tão forte, e mesmo a nível de carisma, que é sempre importante numa equipa desta dimensão, anda perto da nulidade. Antes de voltar ao FM, que se pense num treinador capaz de liderar um novo ciclo, pôr estes meninos a jogador à bola, acalme os egos e seja fresco. Pochettino era o ideal, espero que não aconteça, mas se quiserem enterrar-se com o Mourinho não me importava nada.

    Ah, e despachem o Navas que com um guarda-redes capaz de dar pontos esta humilhação teria sido atenuada.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 6, 2019 at 10:59 am

    O problema do Real Madrid é conhecido e está bem identificado. É preciso um novo Florentino à frente dos destinos do clube.

  • LevonAronian
    Posted Março 6, 2019 at 11:13 am

    O principal culpado é Florentino, que pode conseguir fazer do Real uma máquina de fazer dinheiro mas de gestão de futebol é zero.
    De repente o desastre parece ser este ano, mas com exceção do ano em que Zidane anhou o campeonato qualquer destas últimas épocas poderia ter acontecido o mesmo se o Real tivesse tido um jogo como o de ontem nos oitavos de final de outra época. Uma equipa que nunca consegue ser consistente a nível interno e fica dependente de elimanatórias a 2 jogos consecutivas para o sucesso da época, está sempre a jeito de ter uma época desastrosa como esta.
    E dá a sensação que o Real se acomodou muito esta época depois de ganhar outra Champions, quando o Real já tinha estado à altura das exigencias em muito poucos jogos.

  • J Silver
    Posted Março 6, 2019 at 11:21 am

    É engraçado como se começam logo a sugerir saídas atrás de saídas. Isco, Marcelo, Kroos, Asensio e Bale. Jogadores como Vásquez e Nacho com Zidane rendiam o triplo. Têm mais que qualidade para ganhar a qualquer equipa. O problema é mental e isso resolve-se com o treinador e com uma direcção que não seja esquizofrénica.

    • Silver
      Posted Março 6, 2019 at 1:02 pm

      As coisas não são assim tão lineares. Há claramente jogadores que já não querem lá estar (Bale é o caso mais flagrante). Depois é somar o facto dos adeptos estarem sempre a assobir A, B ou C. Torna-se insustentável. Eu pelo menos, no lugar dele, não iria querer continuar num clube onde não me querem, mesmo que esse clube fosse o Real Madrid.

      • J Silver
        Posted Março 6, 2019 at 1:54 pm

        Claro que essas situações são propícias a que se gere descontentamento e o Real Madrid então é um clube péssimo nesse aspecto. Mas com força mental e um bom ambiente no grupo essas coisas são ultrapassadas e o contexto inverte-se. Se Zidane tivesse ficado, quase de certeza que Bale iria assumir o protagonismo que lhe estava previsto e assim sendo vontade de ficar não lhe faltava. Mas percebo-te, neste momento actual devem haver poucos jogadores do plantel a querer ficar.

  • De Carvalho
    Posted Março 6, 2019 at 12:05 pm

    GR: De Gea, Lunin, Navas
    DD: Carvallal, Odriozola
    DE: Theo Hernandez, ALABA
    DC: Sergio Ramos, Varane, MILITÃO, Kolibaly
    MD:Casemiro, Kovacic
    MC: Isco, Ceballos, VERRATI, ERIKSON
    EE: Vinicios Jr, HAZARD
    ED: Asengio, Lucas Vazques
    PL: ICARDI, Mariano

    Acho que com este plantel voltam a ribalta.
    Dois jogadores com isco e asengio não podem não render

    • E o que temos
      Posted Março 6, 2019 at 12:34 pm

      Demasiado FM nisso

    • DC
      Posted Março 6, 2019 at 3:20 pm

      De gea? Com a contratação de courtouis está época? Mais noção..

    • Kacal
      Posted Março 6, 2019 at 3:32 pm

      Com Benzema em vez de Mariano, concordo com as alas e o ataque. De resto, só concordo com os MD e os DD. No centro da defesa vai Militão e chega, o Nacho serve para 4º central. E Verratti e Eriksen em simultâneo parece-me impossível.

  • HeberPrincipe
    Posted Março 6, 2019 at 2:21 pm

    Sinceramente, não tenho pena nenhuma do Real

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 6, 2019 at 2:28 pm

    Cada vez mais convencido que o próximo treinador do Real será o Mourinho!

Deixa um comentário