Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A política dos salários baixos

O Sporting tem sido dos putativos candidatos ao título o mais activo no mercado, tendo já contratado cinco elementos. O mais curioso nas cinco aquisições até à data é a sua origem diversificada. Paulo Oliveira é um jovem valor da Liga portuguesa, Slavchev vem da Bulgária (terra de boas memórias para os leões), Uri ruma da MLS, Geraldes é proveniente da Turquia, e ainda veio um Gazela das distritais. Isto demonstra que o Sporting está atento a mercados alternativos (a Bulgária não é “da moda”, como foi no passado, e os EUA são vistos como destino de futuros recém-reformados, e pouco mais), mas também prova que o emblema leonino não terá ainda a capacidade de batalhar nos mercados mais mediáticos, e por isso mais caros. Por isso mesmo, Bruno de Carvalho e “Companhia” têm optado por desbravar outros territórios, fugindo a disputas que tendem a inflaccionar custos de aquisição (e não apenas os visíveis) e também custos salariais. E como todos sabem, este é um ponto nevrálgico na estratégia da Direcção. Dirigentes recentes optaram por aliciar atletas bastante concorridos, como Labyad, e outros com algum cartel, como Elias ou Capel, recorrendo a salários proibitivos para a realidade do clube, enquanto Bruno de Carvalho tenta fugir a este paradigma. É verdade que os planos financeiros obrigam a alguma austeridade, mas transparece no discurso do presidente leonino a ideia de que, numa altura de crise, e com a Banca a passar uma fase tumultuosa, os clubes devem reduzir os seus custos com salários para níveis mais condizentes com a realidade nacional. Ao manter uma política de baixos salários, Bruno de Carvalho não só mantém o tecto salarial sob controle, mas também consegue minimizar a diferença entre os mais e menos bem pagos, o que muitas vezes é motivo de discórdia nos balneários, em especial quando a escala salarial não é proporcional à escala do rendimento em campo.
Esta política acaba por ter outras vantagens, pois não só torna os jogadores mais apetecíveis a futuros compradores, que por sua vez não têm de oferecer salários de nababo para os convencer, mas também reduz o risco do próprio clube, no caso da ligação terminar em rescisão de contrato, com indemnização à mistura. Considerando este cenário, há que questionar a estratégia relativamente a saídas. Patrício e Adrien são pagos acima da média, e por isso são saídas que se enquadram na política salarial, até porque trarão certamente encaixes interessantes. Por outro lado, são homens da casa, mostraram excelente rendimento, e esses podem ser motivos suficientes para uma excepção à regra. Por outro lado, Diego Capel não terá tanta sorte, porque não obstante a sua garra e entrega sejam louváveis, o seu rendimento objectivo não se coaduna com o seu salário. Outra dúvida refere-se à abordagem ao que resta do mercado. Até agora, o Sporting tem-se focado em encontrar alternativas, em aumentar o leque de escolhas, mas claramente faltam 2 ou 3 elementos que entrem de caras no onze inicial (um médio ofensivo, e um ou dois extremos), e consigam elevar a equipa para outro patamar. Os leões podem optar pela continuidade, e atacar o mercado nacional (fala-se em Derley e Rafael Martins) ou outro menos explorado (norte de África, por exemplo), ou então fazer uma inflexão e trazer dois ou três nomes daqueles que têm meio mundo atrás, mas que obriguem a investimento avultado.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito 

0 Comentários

  • TheGhostWriter
    Posted Junho 11, 2014 at 11:50 pm

    O problema desta política é que acaba por esbarrar numa necessidade frisada no próprio artigo: o Sporting precisa de 3 elementos que entrem de caras no 11 e que elevem o nível da equipa.

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Junho 11, 2014 at 2:13 pm

    As fotografias do Bruno de Carvalho a apresentar reforços podiam aparecer nas últimas paginas dos jornais, na secção do entretenimento, mais concretamente no jogo "descubra as 7 diferenças".
    Impressionante como o Homem consegue estar sempre igual…

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 11, 2014 at 2:26 pm

      As únicas diferenças são mesmo os fatos e o lado onde ele está. Mas é engraçado, de facto.

  • RF
    Posted Junho 11, 2014 at 1:30 pm

    Acho que ainda ninguem valorizou a questão de fechar o plantel cedo e comecar a trabalhar com 90% do plantel desde o primeiro dia. Acho que se esta a trabalhar nesse sentido. Comprem o Jeferson Montero e fechem o plantel, a não ser que venha o Pablo Sarabia.

  • Wonderkid
    Posted Junho 11, 2014 at 10:48 am

    Estou deveras satisfeito com a actual política de mercado do Sporting até agora. Alvos realistas, para posições carenciadas, a preços acessíveis, a auferir salários dentro da nossa realidade e tudo jogadores com bom potencial.
    A meu ver falta uma incursão no mercado por um extremo que faça a diferença, e caso este seja um jogador que tanto possa actuar a extremo como a avançado (Sebá, por exemplo… embora eu gostasse que o Sporting contratasse para esta posição um jogador com outro "peso"), esta até poderia mesmo ser a última incursão no mercado do Sporting, pelo menos até haver vendas, se as houver (excepção feita aos "dispensáveis" Vítor, Wilson Eduardo e Capel).
    É importante "fechar" a equipa cedo.

  • Anónimo
    Posted Junho 11, 2014 at 9:48 am

    Na minha opinião o RP devia ser vendido, é um grande GR para sua idade que tem muito mercado. Mas será dificíl sair para um clube de primeira que jogue na europa algo que ele certamente ambiciona. Com esse dinheiro íamos buscar 2/3 jogadores para o ataque que sejam acima da média e que peguem de estaca. O Cédric também deve ser vendido e volta o Miguel Lopes. Por falar de saídas, o Rojo se fizer um bom mundial também dúvido que fique porque simplesmente é um central de moda(muito completo) com grande potencial Destes jogadores que vieram agora, penso que o Uri foi uma grande aquisição, e os outros poderão supreender como nos casos de Gazela e Slavchev.

    Ren

  • Anónimo
    Posted Junho 11, 2014 at 9:23 am

    Salários baixos no sporting sempre foi a politica de dias da cunha e soares franco durante 10 anos, nunca ninguem deu valor mas agora que o bdc o faz (e porque os bancos nem lhe dão qualquer hipotese nesse campo) é tudo fantastico e os outros são horriveis. O que sei é que o andre geraldes custou 500 mil, o rossel 2 milhoes, o slachev 500 mil e o paulo oliveira mais 500 mil. É me indiferente que nem recebam muito, o que sei é que já foram estoirados 3milhoes e 500 em jogadores mediocres e que não acrescentam qualidade. A juntar às 19 contratações da época passada, vamos em 24 jogadores que esta direção contratou. Para um clube em crise não está mau…tirando montero, slimani e jefferson foi tudo uns flops (e nem venham falar no mauricio que até tenho um arrepio só de o imaginar na liga dos campeões).

    Filipe Ferreira

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 8:55 pm

      Há jogadores que demoram tempo a explodir. O Rodrigo também não veio e foi logo craque, até o próprio Gaitán era super irregular ao ínicio.

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 11, 2014 at 4:28 pm

      Óbvio que não olharei da mesma forma, e não é preciso ninguém me "assobiar aos ouvidos" para reconhecer isso.

    • JF
      Posted Junho 11, 2014 at 4:07 pm

      Essa dos benfiquistas terem medo do Bruno de Carvalho é para rir mesmo. Só pode.

      Eu também acho que a politica é correcta, vivemos todos tempos de contenção. O esforço so Sporting é de notar.

      Mas tou para ver se, daqui a 1 ou 2 épocas, se o Sporting não conseguir ganhar nada se ainda vão olhar para Bruno de Carvalho como "deus" ou o "querido líder"

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 1:15 pm

      Elias entrou num momento conturvado do Sporting e quando saiu … foi só o melhor medio do campeonato brasileiro por isso dizer que ele nao tem qualidade torna o seu comentário … ao seu nivel …

      jeffren era o gajo que entrava e marcava! o problema é que lesionava-se depois e ficava parado durante 2 meses ! tambem nao era pela falta de qualidade

      agora o "olá jõao" nao teve lesoes veio por 8 milhoes teve oportunidades num dos melhores e mais estaveis benficas de sempre e ….

      não mostrou qualidade

      ps: ainda continuam lá com o "joão" nós já despachamos os nossos
      fique bem

      Furão

    • Manuel Luís
      Posted Junho 11, 2014 at 1:12 pm

      Elias e Jeffren foram contratados noutra altura, por outra direcção, quando a política era completamente diferente… não faz qualquer sentido estar a fazer essa comparação.

    • Nuno R
      Posted Junho 11, 2014 at 12:30 pm

      Salarios "baixos" no passado recente

      – pedro silva
      – grimi
      – farnerud
      – caneira
      – polga
      – rochemback
      – maniche
      – paredes
      (…)

      só assim de cabeça

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 11:34 am

      Fala quem comprou o Elias a 8M e o senhor Jeffren "estes gajos dão-me sono" Suárez

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 10:56 am

      Bom mesmo e muito acima da média é o Ola John, essa perola que custou 8M.

      Pereira

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 9:55 am

      Só um aparte. Fala de 3milhoes500 gastos em jogadores 'medianos'. Permita-me relembrar-lhe que até há pouco tempo, na época dos 'vuckcevics' e 'izmailovs' , 2-4 milhões era um preço 'barato' para a realidade, e visto que o mercado está a inflacionar, não me parece tão 'flops' assim 4 contratações por 3,5 milhoes….

      JuveLuis

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 11, 2014 at 9:39 am

      Quantos jogos viste dos jogadores que chegaram, para dizeres que são medíocres? E dos do ano passado, sabes quantos vieram para serem reforços da equipa principal no imediato?

      É o criticar por criticar. Nem com o Godinho fora da poltrona se calam…

    • m1950
      Posted Junho 11, 2014 at 9:37 am

      Até está enganado , Slavchev foi 2M , tal como Paulo Oliveira , Rosel foi 1M.

      Mas eu acho engraçado que não os conhece e classifica-os como jogadores médiocres , quando há 19 contratações e os custos são baixos , o risco do flop é mais baixo , porque welder piris magrao , nem seque são jogadores do SCP por exemplo.

      Voces benfiquistas e vosso medo do BDC é ago incrivel , mas há algo que falha na vossa estrategia de vilipendiamento ao BDC , é que não podem falar na gestão do SCP , e só por aí voce falhou redondamente.

  • Diogo Palma
    Posted Junho 11, 2014 at 6:35 am

    Eu concordo e apoio esta estratégia do Sporting, o clube tem passado por momentos difíceis nos últimos anos tanto a nivel financeiro como desportivo por isso tem de "arrumar a casa".
    Até agora as contratações feitas foram de baixo risco, são jogadores jovens, com um salário baixo, o preço do seu passe também não foi avultado (não sei que percentagem é que o Sporting detém desses jogadores) e parecem ter qualidade para evoluírem e virem a mais valias na equipa.
    Espero que o Sporting continue assim e equilibre as contas para no futuro não ter de andar a vender percentagens dos passes de jogadores e depois fica a "chochar no dedo" quando os valoriza e vende para o estrangeiro.
    Em relação a saida acho que deve ser feito um esforço para manter os habituais titulares e vender apenas os que não acrescentam nada à equipa, estamos de volta à Champions e precisamos de fazer uma boa campanha europeia para por o nome do Sporting em evidencia (seria muito bom ficar em 3º lugar na fase de grupos da Champions e depois chegar o mais longe possivel na Liga Europa).

  • Chilavert
    Posted Junho 11, 2014 at 4:07 am

    De repente parecia me um artigo de politica depois é que reparei que era sobre futebol…
    A politica não é de salarios baixos mas sim politica de salarios de acordo com as receitas.
    A FIFA lançou o fairplay financeiro e uma das medidas foi que a massa salarial não pode exceder 70% da receita operacional.
    Para os clubes em Portugal 70% continua a ser demais porque existem outras custos elevados ao nivel de fornecimentos e serviços externos(luz agua etc), nivel de impostos e orbigações á banca.
    Um clube portugues bem gerido os custos da massa salarial tem de rondar os 50% e não utilizar as receitas extraordinarias para empolar a bolha orçamental nem os salarios.
    O SCP teve de fazer um ajuste muito forte porque tem muitas obrigações a pagar á banca(mesmo já com renegociações) mas FCP e SLB mais cedo ou mais tarde lhe seguirão.
    Será inevitavel

  • Salvador
    Posted Junho 11, 2014 at 2:44 am

    Muito boa reflexão. Na minha opinião o Sporting pode continuar a surpreender. No principio da época transacta li que o Sporting estava a construir um plantel que dificilmente ia ficar nos 3 primeiros. Bem os teóricos da bola enganaram-se e o Sporting ficou em 2º. "Ah e tal Cedric é um jogador fraquito", melhor lateral direito da liga esta época (e não me venham com a história da "exclusão de partes", porque o rapaz tem qualidade e mereceu, e acredito que tem tudo para subir de rendimento). Ah e tal o Adrien não joga nada…Pois não, viu-se! Ah e tal William é uma incógnita é arriscado e tal…"Quem não arrisca não petisca" já diziam os velhos sábios da bola. Ah e tal Rojo é um flop…Ah e tal Mauricio é uma nódoa… Ah e tal, ah e tal, ah e tal…. Só sei que o SCP tem vindo a superar as expectativas e a surpreender muita gente, principalmente aquela malta que "pensa que" em vez da malta que "sabe de"…

  • Marcelo
    Posted Junho 10, 2014 at 11:56 pm

    Caso Patrício, Adrien, William e Rojo fiquem, na minha opinião fica a faltar apenas 1 defesa esquerdo para competir com Jefferson(um reforço à imagem dos que tem vindo), Rafael Martins(PL do Setúbal) e depois aqui os investimentos mais avultados, 1 extremo(Se possível 2) e um médio mais ofensivo.

    Patricio, Boeck
    Cedric(M.Lopes) Geraldes
    Rojo, Mauricio, Dier, Paulo Oliveira
    Jefferson, contratação
    William, Rosell
    Adrien, Slachev, João Mário
    Shibakala, contrataçao
    Mané, Carrillo, Heldon(não me parece que saia infelizmente) contratação, Dramé(entra a A e B)
    Montero, Rafa Martins, Slimani(se sair, o que me parece provável, teria que haver mais uma contratação)

    Testar na pré época: Zezinho e Viola, mais alguns da B.
    Emprestar: Esgaio, Betinho, Ruben Semedo, Salim Cisse e Wallyson.

  • Rodrigo
    Posted Junho 10, 2014 at 11:51 pm

    Esta e a politica certa. E certo que aplicada por necessidade, mas nao deixa de o ser. O Sporting nao tem capacidade financeira para competir nos melhores mercados nem para oferecer salarios chorudos, pelo que a pesquisa pelos mercados menos explorados e a aposta no mercado nacional e na formaçao tem de ser o rumo a seguir.

    Em relaçao ao plantel, as contrataçoes tem sido boas na teoria e acredito que ainda poderao chegar alguns reforços para dar ainda mais qualidade ao plantel, sendo que um extremo que entre directo no 11 e um avançado sao prioritarios (o resto depende das saidas), sendo que poderao chegar um lateral esquerdo e outro medio ofensivo.

    Quanto a saidas, creio que se o Patricio fizer um bom Mundial pode ser a altura certa para sair. O Adrien deve ficar porque e fundamental e ainda precisa de se consolidar mais no Sporting, tendo o aliciante Champions como extra para evoluir.
    De resto, Capel, Wilson e Vitor sao para sair tambem e o Rojo infelizmente tambem devera abandonar Alvalade. O William acredito que ficara mais 1 ano pelo menos.

  • Lopes
    Posted Junho 10, 2014 at 11:48 pm

    Não tenho a mínima dúvida que o Nuno Ranito do Visão de Mercado é o melhor cronista de toda a blogosfera em Portugal.

    Mais um excelente texto.

  • Paulo Lopes
    Posted Junho 10, 2014 at 11:47 pm

    Excelente VM ! Artigos desta qualidade é que os jornais desportivos deviam ter.. 5* ^^

  • Kovvok
    Posted Junho 10, 2014 at 11:43 pm

    Patrício e Adrien merecem sem dúvida o salário q auferem. Para além de terem grande rendimento desportivo, são da "casa" e fazem parte do lote de capitães.

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 9:54 am

      Muito pena minha queo Adrien não vai ao mundial. Bem merecia, muito mais que o alguns que lá andam… O Gazela é para os Bês mas penso que vai supreender tipo Mané durante esta época

      Ren

    • Euclides!
      Posted Junho 11, 2014 at 2:12 am

      O Sporting tem um balneário limpo e estável, não precisará de vender ninguém, e as saídas que existirem só acontecerão se houver uma boa oportunidade de negócio…

      O Sporting este ano tinha um plantel curto, saíram Magrão, Welder e Piris, que só tinham um ano de contrato, entraram agora 4, porque o "Gazela" é para os Bês…

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 12:00 am

      Precisamente, nem são estes jogadores, que estão há mais de 10 anos no Sporting, que criam mau ambiente no balneário por questões salariais.

      Luís Marques

  • Mah Med
    Posted Junho 10, 2014 at 11:39 pm

    o plantel do Sporting para próxima época.
    Rui patrico(em caso de saída entra kapino do pana)Boeck e Michael Meira
    Cedric( se sair repescar o Miguel Lopes) geraldes
    Rojo(André ramalho ou MARTIN HINTEREGGER do redbull salburgo) Eric, Mauricio, P.oliveira e ramy rabia
    Jeferson Rafael guerreiro( português fez muitos jogos na primeira liga francesa)
    William( Se sair ir buscar o Filipe Augusto ou o mexicano Jorge enriquez , faz lembrar fernando) Uri
    Adrien(se sair ir buscar Carlos Pena ou tonny villena do feyernoord) slavchev , joao mario
    1 dos seguintes( kakitani, dos melhores se não melhor jogador no continente asiático , Saleh gomaa , o iniesta egípcio e fantástico como não falha um passe a 30 metros, Omar abdulraham , franzino com uns pezinhos de grande qualidade ou marco fabian , craque mexicano ganha bem e deve ter um preço elevado mas sem duvida seria um reforço bomba na equipa do Sporting) shikabala e andre Martins( mais a oito mas pode jogar a dez)
    Carrilho e Rotariou(nao e de grandes fintas mas tem uma qualidade técnica assinalável)
    Carlos Mane , 1 de 2( ou Iuri ou esgaio, depende do que o Marco silva pretender um "genio" ou pensador; esgaio e aquio rende no ultimo terço) Jefferson Montero e Heldon
    Montero , slimani e mais 1( tucadeon se fosse ha 2 anos seria um reforço bomba perdeu se um pouco , Izekiel por 4 milhoes com vem na impresa seria sem duvida uma mais valia , ou rucescu )
    Rafael marins e derley nao me convencem.

    • Mah Med
      Posted Junho 11, 2014 at 12:58 pm

      João Lains,
      Vejamos se sair o patrício( não me parece que sai a menos de 13 miilhoes) entra o Kapino( O seu preço deve andar a volta dos 3,5 milhões)
      Se sair o Rojo(parece me conseguimos encaixar 3, 4 milhões da percentagem que o Sporting tem) o brasileiro e o Austríaco custam a volta de 3 milhões
      Rabia custa a volta de 700 mil e faz 3 4 posições e um alvo fácil para o Sporting
      William nunca saira por menos de 30 milhoes o que torna os 2 alvos por mim assinalados de certo possiveis
      Adrien não me parece que sai por menos de 12 , 13 por o isso o mexicano e o holandes seriam alvos possíveis na saída do luso frances
      O kakitani ( segundo o trasfermarkt ) tem um valor de cerca de 2,5 milhoes e meio e seria um investimento possivel
      jefferson montero,sai capel por 6,7 milhoes torna possivel o investimento equatoriano
      tucadeon ou rucescu poderiam ser hipoteses por emprestimo com opçao de compra.
      Ren,
      tenho pena que a sua visao de futebol se resuma ao jogo ao sabado , nao sabe o que perde, veja um jogo do cerezo osaka e vai ver talentos hamaguchi ou kakitani, veja o apertura mexicanos e veja talentos como Marco fabian ou Carlos pena , sai do buraco e perceba que a muito futebol por este mundo fora.
      Ruben Cardoso
      Gomaa sempre que vi o nacional chama vá me a atenção parece ser um grande talento , os nomes que sugeri não passam disso de nomes que poderiam ser interessantes para a actual conjuntura do Sporting

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 9:51 am

      Andas maze a jogar muito FM

      Ren

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 11, 2014 at 9:44 am

      Por acaso gosto muito do Gomaa. Era uma contratação interessante. Os restantes que falaste, quanto a mim, são meras utopias, exceptuando o Rotariu e o Tucodean, e talvez o Ramalho.

    • João Lains
      Posted Junho 11, 2014 at 2:50 am

      Sim, vai lá arranjar dinheiro para isso tudo.

    • Rabensandratana
      Posted Junho 11, 2014 at 12:02 am

      Eu discordo, o Gomaa já mostrou que é um belo médio ainda para mais o prof. Machado colocou-o a jogar numa nova posição com funções totalmente diferentes já que ele é um típico 10 e agora joga muito bem na posição 8 melhorou muito no capítulo da recuperação de bola já que o egípcio é fortíssimo em termos técnicos e lê muito bem o jogo.

    • Mah Med
      Posted Junho 10, 2014 at 11:57 pm

      nao concordo gostei muito do que vi , mas confesso a minha seria sem duvida o Kakitani seria perfeito

    • Tiago Martins
      Posted Junho 10, 2014 at 11:44 pm

      O Gomaa ainda não mostrou nada de especial no Nacional.

  • Eduardo Miranda
    Posted Junho 10, 2014 at 11:31 pm

    Não sou Sportinguista, mas o trabalho que Bruno de Carvalho está a fazer no Sporting é excelente. Claro que comete alguns erros e por vezes fala de mais. No entanto, já provou ser um homem sério e dedicado ao trabalho. Acho fantástico o facto de ele ter levantado o Sporting, principalmente a nível financeiro, depois de toda a fraca gestão tanto pela parte do Godinho como pela parte do outro cujo nome já não me vem à cabeça. Venha o próximo campeonato! A meu ver, será o melhor dos últimos anos, com um sporting renascido, com um Benfica confiante e forte, e com um Porto vingativo, que procura acordar.

  • Tiago Martins
    Posted Junho 10, 2014 at 11:28 pm

    Sinceramente não percebo a ideia deste texto. O Sporting têm agido de maneira normal, atendendo às limitações financeiras e aos objectivos que pretende conquistar – jogar na antecipação e apostar em mercados/equipas menos valorizadas. Obviamente que quanto maior forem os gastos num determinado jogador maior é o risco, mas isso é algo que os grandes clubes têm que estar habituados. Em relação aos reforços, penso que nenhum será uma grande-mais valia no onze inicial e que Paulo Oliveira é aquele que apresenta mais argumentos para figurar na equipa base.

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 11, 2014 at 9:04 am

      O Djaló ganha 400 mil por ano,portanto faz as contas novamente.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Junho 11, 2014 at 12:54 am

      Esse, o Djaló, já é pago por outros.

    • Francisco Martins
      Posted Junho 10, 2014 at 11:58 pm

      Também se pode falar do caso do Yannick (Viajó).

      Outro rapaz que ganha mais de 50 mil euros mensais.

    • Tiago Martins
      Posted Junho 10, 2014 at 11:42 pm

      O Carlos Martins é um exemplo de má gestão.

      Não me acredito que Benfica e Porto mudem assim tanto as políticas de contratações. A qualidade paga-se e William Carvalhos não aparecem todos os dias.

    • Diogo
      Posted Junho 10, 2014 at 11:38 pm

      Basicamente está a dizer que este é o futuro das equipas portuguesas, a diferença é que o Sporting começou mais cedo a aplicar esta política.

      O Porto e o Benfica com os salários que tem vão ser insustentáveis. Por exemplo o Carlos Martins ganha mais do que estes 5 reforços do Sporting juntos.

  • João Pimentel
    Posted Junho 10, 2014 at 11:27 pm

    Diego Capel justifica plenamente o salário que aufere se render tudo aquilo que o seu potencial permite.
    Esta "campanha" dos jornais/jornalistas com Capel (que já vem do ano passado) já enjoa um pouco.

    • Rodrigo
      Posted Junho 11, 2014 at 5:50 pm

      O Capel decide mal 80% dos lances. Neste momento e sempre marcado com relativa facilidade, agarra-se demasiado a bola e a unica coisa que consegue sempre e arrancar faltas. Ate nos cruzamentos, aquilo em que era excelente, piorou bastante.

      Por outro lado, o Heldon e o Wilson nao sao melhores, mas provavelmente tem metade ou mais de metade do vencimento do espanhol, mas certamente que nenhum deles sera titular na proxima epoca (o Wilson deve mesmo sair).

      Por fim, e obvio que a entrega e importante e louvo isso no Capel, mas a diferença no futebol ainda se faz pelo talento.

    • Pedro Rodrigues
      Posted Junho 11, 2014 at 5:48 pm

      Sr João Pimentel obrigado por me esclarecer num aspecto sobre alguns (muitos, infelizmente) sportinguistas: sempre que vi um jogo do sporting (em alvalade) vi uma permissividade enorme em relação ao capel. O argumento da entrega é muito bonito se der resultado e vou tentar expor-lhe a minha confusão: o carrillo é mal amado e quem não gosta dele lá terá as suas razões (molengao e nao trabalha, etc) mas houve muitos jogos em que mal ele fazia alguma coisa mal vinha o estádio abaixo com assobios- lembro-me do jogo com o gil vicente, em que ele nos primeiros 10 minutos faz o cruzamento para o golo do slimani, dá um nó cego brutal no defesa esq do gil o passe sai bem e depois a finalização de um colega sai frouxa. Ora para 10 minutos fazer 2 grandes jogadas não está mau 'é hoje que aplaudem o homem e ele vai começar a partir tudo' pensei eu. Enganei-me. Aos 15 minutos o rapaz lá decidiu mal e lá veio o estádio abaixo com assobios. Isto é ridiculo!! Principalmente se virmos que foi ele que mais assistências fez no sporting (nesse tal jogo ainda deu o golo ao heldon no fim) e a comparação com o outro (capel, que pouco fez mas que tem um teor de suor na camisola superior ao peruano logo é o maior do mundo) é a garra. Para isso joga-se com dois laterais com garra no lado do capel e pronto…ninguém nos pára. Enfim
      Cumprimentos de um Sportinguista

    • João Pimentel
      Posted Junho 11, 2014 at 4:30 pm

      Não sou amante do Capel, simplesmente dou valor à entrega, raça e dedicação que vi nas duas primeiras épocas por parte dele. Evoluindo a partir daí só há espaço para melhorar.
      Mas pronto vocês têm a vossa opinião, eu tenho a minha e se acham é preferível ter um jogador reles como o Heldon ou Wilson Eduardo (este sim mais do que mediano) no lugar de um Capel ao nível da exibições das primeiras épocas tudo bem.
      Pode ser que ele fique para a próxima época ele vos ofereça um valente abre-olhos.

      @Mr.Green – Meter o Capel à frente do Carrillo como jogador que toma as piores decisões, diz tudo o que voçê percebe de futebol.

    • diogoribeiro
      Posted Junho 11, 2014 at 12:00 pm

      Capel não é miserável, mas também não é bom suficiente para ser titular no Sporting. Podia ser um jogador útil, mas com este salário…

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 10:33 am

      sem ofensa Pimentel mas o Capel é mesmo muito fraco!

      não é campanha (infelizmente) porque tal como voce ainda existem por ai muitos amantes do Capel …
      é o pior jogador do Sporting a tomar decisões! isso vê-se nos jogos!
      como o capitulo das decisões é o que define os grandes jogadores tire as suas ilações

      Mr.Green

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 9:32 am

      Eu também acho que o Capel é um jogador mediano, mas se for bem trabalhado pode vir a ser muito útil. Agora o problema é o salário que ele aufere que não tem correspondido à performance dele durante esta época, mas ele perdeu espaço com as entradas do Mané, Héldon e Wilson.

      Ren

    • m1950
      Posted Junho 11, 2014 at 9:13 am

      mais um cego , só não ve quem está a brincar com o Sporting , o Capel é um jogador absolutamente miseravel

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 11, 2014 at 9:02 am

      O Capel é um jogador mediano a fazer épocas medíocres,não sei onde está a dúvida.

    • Rodrigo
      Posted Junho 11, 2014 at 8:07 am

      Ficou porque nenhum clube deu o dinheiro que o Sporting pedia por ele.

    • João Pimentel
      Posted Junho 11, 2014 at 2:23 am

      Bastante mau? Esta época foi bastante abaixo do que ele pode fazer, mas daí até dizer que tem sido bastante mau… até soa a que nunca jogou bem.
      E falando no ano passado? Já se viam este tipo de notícias acerca do Capel (vai para o Liverpool, vai jogar na Premier League, vai para este clube ou para aquele) e foi o único jogador a par com Patrício a fazer bons jogos pelo meio de uma época tão má do Sporting, e também neste mercado de inverno já diziam os jornais que estava a caminho da liga russa.
      Resultado: Permaneceu no Sporting após todas essas notícias, e aposto que vai continuar para a próxima época e dar um contributo muito importante ao Sporting. Por isso é que sim, falo em campanha. Campanha porque é a isso que soam todas essas notícias que não passam de especulações e ideias reles para vender jornais.

    • Rodrigo
      Posted Junho 10, 2014 at 11:44 pm

      Campanha? O rendimento do Capel tem sido bastante mau e claramente e um jogador para vender.

  • Nelson Mohr
    Posted Junho 10, 2014 at 11:23 pm

    Excelente texto Nuno :)

    Hoje fala-se que o Sporting está interessado no Choupo-Moting, seria um excelente reforço, gosto bastante dele. Acham que é possível? Confesso que não faço ideia do seu salário…

    Cumprimentos

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 11, 2014 at 9:01 am

      Qualquer um dos clubes acima paga-lhe mais de 100mil euros por mês a brincar,portanteo será inacessível.

    • Rodrigo
      Posted Junho 10, 2014 at 11:52 pm

      Tambem me parece inacessivel.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 10, 2014 at 11:40 pm

      Não é possível. Lista de interessados no jogador:

      – Juventus FC
      – AS Roma
      – Genoa CFC
      – Inter Milan
      – Hertha BSC
      – Hannover 96
      – SS Lazio
      – Schalke 04
      – Borussia Mönchengladbach

  • Gabriel Esteves
    Posted Junho 10, 2014 at 11:21 pm

    Acho que o Sporting deve continuar com este excelente trabalho! O Adrien e o Patrício deviam ser mantidos (principalmente o Adrien, devido ás suas características e falta de boas opções baratas no mercado), fugindo um pouco à regra de baixos salários, porque são indiscutíveis! Também concordo que deveria entrar um (ou dois) extremos e um médio ofensivo para entrarem de caras no 11 e talvez um ponta de lança barato para fazer de 3ª opção). De resto, o plantel está a ser bem construído, com bastantes opções para cada posição. Destaco também a rapidez com que o sporting está a atacar o mercado e a tentar fechar o plantel.

  • Anónimo
    Posted Junho 10, 2014 at 11:19 pm

    Bem!

    os reforços do Sporting deste defeso têm sido na minha opinião "teoricamente perfeitos" porque na pratica nunca sabemos como vai correr ate acontecer ….

    bem Patricio penso que era a altura de sair pois temos grande parte do passe e ele esta bem cotado no mercado tando tambem em Boeck uma solução muito boa!
    já Adrien com 50% do passe e com o rendimento do ano passado não deve ser vendido! Importante para a proxima epoca!

    no onze realmente falta dois extremos de qualidade (sim falta um medio ofensivo desiquilibrador mas se o meio campo fcar assim já nao esta nada mal)

    ps: o trabalho de redução de custos em simultanea redução do fosso de qualidade para com os rivais tem sido notavel …. porém continuamos atrás de porto e benfica em qualidade

    estou a gostar do trabalho do BdC à frente do meu clube … aguardo mais uns tempos para que ele me consiga convencer totalmente que é o homem certo para gerir o clube!

    Mr.Green

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 11, 2014 at 12:35 pm

      Eu sou adepto do Arsenal e adoro o Szczesny. Acho-o muito subvalorizado. Tem os seus erros? Óbvio, como todos têm.

    • Tiago Costa
      Posted Junho 11, 2014 at 12:23 pm

      Acho piada dizer que esses clubes não têm guarda redes a sério e depois a opção é comprar o Patricio (o novo Beto, todos os anos sai e depois acaba no Belém)

    • diogoribeiro
      Posted Junho 11, 2014 at 11:58 am

      Vivo em Londres e conheço vários adeptos do Arsenal que se querem ver livres do Szczesny.

      Luke, o que interessa ao Sporting é o dinheiro que recebe e não o destino do jogador. Antes 15 milhões do zenit que 10 do Barcelona, tal e qual como aconteceu com Hulk e Witsel.

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 11:21 am

      Mr.Green, desses todos só mesmo o Mónaco e o Zenit como o Rúben Cardoso afirmou. O Liverpool não precisa seguramente de GR, o que falhou foi a defesa e Dortmund ou Juventus têm GR que podem durar até aos 40.
      O Szczesny fez das melhores épocas desde que chegou ao Arsenal, portanto não os vejo a mudar.

      Só vejo mesmo o Rui a sair para o Monaco a pedido do LJ. Begovic, Leno, Mattia Perin, Muslera, Sommer, são tudo GR menos cotados que o Rui e que dão conta do recado como ele

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 11, 2014 at 11:00 am

      Mr. Green, dos clubes que falou, só mesmo no Mónaco ou no Zenit.

      A Juventus provavelmente deverá investir no mercado interno. Scuffet, Perin são nomes possíveis para a sucessão ao Buffon.

      O Mignolet é um excelente guarda-redes, deve ser das posições menos prioritárias para o Liverpool reforçar.

      O Weidenfeller também é um excelente guarda-redes, e o mercado alemão tem boas opções no que toca a guarda-redes.

      No Arsenal, o que é preciso é um guarda-redes mais low-profile, visto que o Fabianski saiu. O Szczesny é bem underrated, foi um dos melhores guarda-redes da Premier League.

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 10:29 am

      clubes que precisam de guarda redes e que não são do "meio da tabela":

      -Monaco (se querem atacar o titulo tem de arranjar um guarda redes a serio)

      -Arsenal (sejamos sinceros o Arsenal peca muito no sector defesnivo sendo que o guarda redes actual não é um jogador ao nivel do clube)

      -Juventus (Buffon nao vai para novo … até ja tem rodado! portanto Patricio encaixava bem ficave um ano ainda na sombra do monstro e depois assumia)

      -Zenit (atrevo-me a dizer que AVB perde o campeonato por causa de não ter alguem na baliza que o permitisse … perdeu o jogo do titulo por causa das debelidades do guarda redes)

      – Liverpool (porque não? Minoglet é sem duvida bom guarda redes mas não só mas tambem à pala dele Liver perde o campeonato devido às cosntantes "papoilas" )

      -Dortmund ( aqui já é mais complicado porque Roman Weidenfeller é "novo" (33 anos) mas qum sabe se não pretende assegurar já o futuro!)

      como vê existem algumas alternativas a clubes do meio da tabela ….

      passe bem

      Mr.Green

    • Manuel Luís
      Posted Junho 11, 2014 at 1:58 am

      Foi o que o Ricky pensou…

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 11, 2014 at 12:52 am

      Para vender é preciso haver propostas e sair para clubes de meio de tabela de Espanha, Inglaterra ou Itália, mais vale ficar no Sporting.

  • Soraia
    Posted Junho 10, 2014 at 11:16 pm

    O Shikabala é a excepcao, considero absurdo o salario que ele aufere. Hoje em dia tanto o Benfica como Porto tem procurado mercados alternativos pois porque fazer compras no Brasil e na Argentina ja nao é comoha uns anos atras.

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2014 at 10:17 am

      o salário do Shikabala não saiu para publico

      a unica referencia ao salario do shikabala foi um site que andou a circular pela net que apresentava "os jogadores mais bem pagos do campeonato"
      curiosamente este site foi manipulado por um adepto do clube do Benfica com o intuito de enganar as pessoas dizendo que os salários de jogadores de Sporting e Porto seriam supostamente equivalentes ou superiores aos do benfica

      veja por exemplo o Montero (avançado colombiano que nao tinha ninguem na corrida quando foi feita a sua aquisição e vei de um dos campeonatos onde o pagamento de salarios nao é elevado aparece nessa lista a ganhar supostamente 1,2 milhoes)

      não se pode acreditar em tudo que se vê!

      hoje em dia qualquer um consegue alterar paginas da net em HTML

      Furão

    • Tiago Gonçalves
      Posted Junho 11, 2014 at 10:14 am

      O mal das pessoas é acreditarem em tudo que metem na net. O Shikabala nem tão pouco é dos que recebe mais no Sporting, Bem pelo contrario.

    • João Almeida
      Posted Junho 10, 2014 at 11:38 pm

      para além do salário não o ser o que anda por aí a circular, ainda não o viste a jogar

Deixa um comentário