Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A posição da DGS sobre a situação no Benfica

Vamos ter jogo? A Liga Portugal, como ontem demonstrou com o caso do Covilhã, que só tinha 13 disponíveis, não adiou encontros em que também se verificaram surtos, e de certeza que não quer adiar a Taça da Liga, no entanto as águias têm outro impacto meditático.

O Benfica anunciou hoje que tem 17 novos casos positivos de Covid-19 e deu a entender que queria parar de competir durante 14 dias, mas a Direção Geral de Saúde diz que não tem competência para interferir com os calendários e que se o clube da Luz quiser adiar jogos terá de se entender com a Liga. “A Autoridade de Saúde territorialmente competente, avaliadas as circunstâncias e o risco, decide sobre os jogadores que ficam isolamento, por motivo de doença, e sobre os jogadores que ficam em isolamento profilático, por serem considerados contactos de risco. A decisão quanto ao restante plantel é da responsabilidade dos clubes desportivos”, informou a entidade.

31 Comentários

  • GabCel
    Posted Janeiro 19, 2021 at 8:18 pm

    Obriguem o JJ a ir a jogo com os putos… de certeza que ele prefere acusar positivo que ter que jogar com os miudos da formação.

    • Pablo
      Posted Janeiro 19, 2021 at 11:57 pm

      Com um plantel de 300 mi há users a não querer que haja jogo devido aos 5 infetados.

      • GabCel
        Posted Janeiro 21, 2021 at 9:17 am

        exacto… ontem o 11 base que entrou em campo era mais que suficiente para ser campeão… tivesse um treinador a sério.

  • jo-nu
    Posted Janeiro 19, 2021 at 4:51 pm

    O governo ao não tomar medidas no futebol profissional, deve ter sido com base em pareceres da DGS…diria eu.
    A DGS estar a pronunciar-se especificamente sobre a situação num clube, seja ele qual for, seria ridicula, dado que o que estabelece deve ser transversal. Desse ponto de vista faz sentido a resposta.
    Do ponto de vista de saúde pública, realmente esta Taça, não ter sido cancelada ou adiada, é que é um crime .
    Não tendo sido, a situação de ter malta positiva, deve ser como Carvalhar diz, tiveram 8 infetados e foram à mesma jpogar. No caso do SLB o JJ no inicio da época dizia que isso não era uma problema e que tinha um plantel enorme…
    Coisas estranhas:
    – então tens un surto no clube, e mandas os jogadores para casa 24 horas antes de um jogo
    – ou já sabem alguma coisa, ou estão a provocar alguma coisa.

    Seja o que fôr, e dando como exemplo o SCP quando foi atacado por um surto no inicio da época, fechou o plantel no Algarve. Não faria sentido os clubes que tem surtos estarem a fazer o mesmo ?

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Janeiro 19, 2021 at 3:40 pm

    Então numa questão de saúde pública empurra-se a decisão para a Liga? A Liga, a ser coerente, deve manter o jogo pois SLB não é mais ou menos que qualquer outro clube. A questão nem é, como alguns …falta-me o nome….cá do blog defendem, ser o clube A ou B; é sim saúde pública. Se tivermos em conta que cada clube, e falando apenas no futebol principal, tem cerca de 30 pessoas num treino, multiplicado por 36 clubes, são, só à conta do futebol, mais de 1000 possíveis portadores (tendo em conta que uns oram infectados mas entretanto jogaram com outros e por aí fora). Juntando as outras modalidades, multiplicando pelas pessoas mais próximas, onde é que isso já vai. Não será possível fazer essa medição mas tenho por mim que o desporto (ou as decisões de quem as deve tomar) já deu o seu valente contributo nos números que se vem atingindo….

  • Mantorras
    Posted Janeiro 19, 2021 at 2:19 pm

    A DGS demarca-se sem deixar claro o mais importante. No seu entendimento, o futebol deve ou nao parar algum tempo por prevencao, como fez o “resto” do pais? Se nao, tudo bem, mas assumam a decisao e nao descartem a responsabilidade.

    A DGS devia pronunciar se sobre o futebol e nao sobre o proximo jogo do Benfica.

  • agfonseca
    Posted Janeiro 19, 2021 at 2:10 pm

    O Benfica – instituição desportiva, solicitou o parecer da DGS (Direção Geral da Saúde) – autoridade de saúde do governo português relativamente à realização de 1 jogo de futebol.
    Sim, leram bem.
    Durante uma pandemia à escala global, no país com mais casos por milhão de habitante.

  • Jan the Man
    Posted Janeiro 19, 2021 at 1:50 pm

    Bem a DGS aqui, a não abrir um precedente ou a demonstrar diferenças de tratamento e a passar a batata quente s quem realmente tem de decidir. O Benfica tem dezenas de jogadores distribuídos entre plantel principal, equipa B e equipa sub23, logo terá todas as condições para disputar o jogo, isto se tanto a FPF como a Liga forem coerentes com o que têm decidido nas suas competições até agora.

    De resto, isto foi uma resposta ao Benfica mas também serve para a polémica do outro jogo: se a DGS autoriza o Sporting tem toda a legitimidade para utilizar o Nuno Mendes e o Sporar, ponto. O resto é apenas fogo de artifício.

    • andresilvac
      Posted Janeiro 19, 2021 at 2:32 pm

      A polémica do Sporting é diferente, ambos deram positivo no teste a covid19 e segundo as regras que tenha conhecimento 1 resultado positivo obriga a isolamento de 10 dias, a questão é que os jogadores testaram novamente e deram negativo 2x,o Sporting alega que tal comprova erro no teste ou falso positivo, do que se conhece a probabilidade de ambos os jogadores darem falso positivo no mesmo dia é quase nula, o que invoca erro humano que o diretor da clínica que realizou os testes já veio negar… Está aqui uma salçada jeitosa que infelizmente não ajuda nada nesta altura difícil para o país em que as pessoas já não confiam no governo no presidente nas vacinas, agora não confiar nos testes é mais uma acha para a fogueira que não beneficia ninguém.
      Nessa polémica o Porto defendeu os seus interesses o Sporting também, mas apesar da forma como o Porto o fez ser “mesquinha” o Sporting pôs se muito a jeito e a meu ver teve uma atitude irresponsável porque bastava ter feito o comunicado depois de ter o parecer da DGS que autorizava os jogadores a jogar e estava resolvido e sem polémicas assim a meu ver prestou um péssimo serviço ao país e a todos nós ao atirar lama para cima dos testes e dos laboratórios ainda para mais quando a semana passada foi publico que aconteceu uma situação caricata ao Marcelo (mas aí a DGS abriu um perigoso precedente).
      Cumprimentos

  • andresilvac
    Posted Janeiro 19, 2021 at 1:39 pm

    Ainda querem mais factos porque o futebol deveria parar?
    Dada a posição da DGS (a qual eu subscrevo e apoio) , resta a Liga resolver e a solução tem sido mandar as equipas ir a jogo com os jogadores disponíveis, embora na minha opinião se devesse cancelar o jogo não só contra o Braga mas todos os jogos de todas as competições a situação do país é grave demais e se querem que as pessoas fiquem em casa não podem andar a brincar ao futebol e às missas e as escolas é preciso dar o exemplo futebol não é essencial a ninguém a não ser de quem dele vive, mas se outras actividades estão paradas não são mais nem menos que ninguém.
    Cumprimentos

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 19, 2021 at 3:49 pm

      Disparate. Há muitas actividades que estão a funcionar, portanto lá se vai o (des)argumento que deve parar porque “não são mais do que ninguém”. Nem menos, acrescento eu. Por outro lado, ninguém brinca com as escolas nem com as missas e mesmo no futebol só mesmo no bate-boca.

    • troza
      Posted Janeiro 19, 2021 at 3:04 pm

      Muita gente aqui comenta com base na cor das camisolas.

      Um clube que tem 17 casos positivos… a probabilidade de haver alguém que foi detetado tarde e que ande a contagiar tudo e todos nos treinos é alta.

      Bora lá a jogo… daqui a uns dias são mais uns jogadores… depois o Braga… depois quem jogar…

      Mas… os interesses económicos estão acima de tudo. Num país confinado, o futebol (que ao contrário de muitos portugueses gera milhões e tem de ter condições para aguentar estas paragens mesmo sem os adeptos no estádio) devia também parar.

  • RomeuPaulo
    Posted Janeiro 19, 2021 at 1:02 pm

    Neste ponto concordo com a DGS, esta apenas tem competência para tomar decisões acerca de atletas/staff que ficam em isolamento por motivo de doença e acerca de atletas/staff que ficam em isolamento por serem considerados contactos de risco.

    No que toca ao adiamento de jogos, é a entidade organizadora que deve decidir sem ir contra o plano de contingência que a mesma entregou à DGS para ser aprovado.

    No que toca à Liga NOS, à Liga Portugal e à Allianz Cup é a LPFP que decide, no que toca ao Campeonato de Portugal, à Taça de Portugal, à Liga Revelação e ao futebol feminino é a FPF que decide.

  • Kacal
    Posted Janeiro 19, 2021 at 12:53 pm

    A segurança e saúde pública está em 1º lugar! O Benfica que tome a decisão de ir com a equipa B. O meu Porto deveria fazer o mesmo, embora nem aí seja propriamente seguro porque já temos casos na equipa B. A Taça da Liga devia ser cancelada, pelo menos.

  • BrunoAlves16
    Posted Janeiro 19, 2021 at 12:48 pm

    O problema é o período de incubação. 17 infectados no total entre jogadores e staff, mais alguns em isolamento profilático. De certeza que já haverá mais positivos incubados, seria uma sorte descomonal tal não acontecer. O Benfica não é o Covilhã, mas a taça da carica também não é a II liga, esta ultima é bem mais importante.
    Adie-se o jogo, ou melhor, cancele-se, termina-se a prova e siga. Os prejuízos desta decisão radical que os resolva o Proença que tanto gosta de papaguear esta taça.

  • AbbasK
    Posted Janeiro 19, 2021 at 12:44 pm

    Aqui só há três soluções: adiar, dar vitória ao Braga ou o Benfica ir a jogo com a equipa e o staff dos B. De outra forma, é uma ameaça à saúde pública.

    • raze96
      Posted Janeiro 19, 2021 at 12:58 pm

      Eu sou do Braga e nunca vou querer uma vitória assim, seja contra quem for.
      Esta competição nem devia ter sido realizada este ano. A melhor solução, para mim, seria adiar os jogos.
      É que os casos no plantel do Benfica têm aumento de dia para dia. Quem garante que quem vai entrar em campo não pode estar infetado e aquando da realização do teste ainda não se tinha manifestado?

  • Louco de Lisboa
    Posted Janeiro 19, 2021 at 12:29 pm

    O Benfica deveria ir a jogo. 5 casos positivos não inviabilizou qualquer jogo (salvo erro) até agora, pelo que a situação não pode ser avaliada de outra forma devido à inclusão do Benfica na equação.

    Isto com base nas regras atualmente em vigor.

    Agora, sinceramente, o que se deveria fazer era parar com as competições de futebol, que já pararam em situações menos perigosas das que agora se verificam.

    • AbbasK
      Posted Janeiro 19, 2021 at 12:42 pm

      Não, não devia. O vírus tem um período de incubação, podem ser negativos nesta fase inicial do surto, mas estarem já infetados. Estamos perante um surto de 17 pessoas numa situação epidemiológica nacional gravíssima, certamente existirão mais casos. Más decisões passadas não justificam voltar a errar. Isso é pensamento português muito triste, antes não ser hipócrita do que tentar emendar erros, o que é só ridículo. De resto, concordo com a última frase. A situação atual é demasiado grave no nosso país.

      • Louco de Lisboa
        Posted Janeiro 19, 2021 at 1:13 pm

        Concordo com o que dizes – a primeira parte do meu comentario aponta apenas para a coerência de regras.

  • Pedro Monteiro
    Posted Janeiro 19, 2021 at 12:27 pm

    Ora bem, é isto…
    Os calendários estão comprimidos com competições europeias de clubes e seleções, não havendo quase espaço a adiamentos sem que isso ponha em risco os términos das competições. Com isto, arriscamo-nos a ter derrotas por falta de comparência, seja de que clube for porque o que neste momento parece interessar é o cumprimento dos calendários estipulados.
    O problema no meio disto tudo são os precedentes. Guimarães, o próprio Sporting no início da época, já viram jogos adiados devido ao Covid, porém vemos o Covilhã a entrar em campo com apenas dois suplentes.
    Posto isto, e tendo em conta que quiseram fazer na mesma a taça da liga, a taça de Portugal, supertaça e campeonato, não há muito a fazer do que seguir sem que haja grandes vítimas.
    Se um campo com gelo dá para adiar jogos por causa da integridade física dos jogadores, o que dizer destes casos de covid…

    • Joaopcalves
      Posted Janeiro 19, 2021 at 12:56 pm

      O que era preciso era um jogador passar mal com o Covid, a ver se mudavam a forma como os clubes e jogadores olham para a doença. Testar positivo para eles é quase visto só como um castigo de 14 dias em isolamento.
      Gelo no relvado é literalmente visto como mais perigoso que 1 equipa com um surto eheh

      • Tiago Silva
        Posted Janeiro 19, 2021 at 2:21 pm

        E o pior é que já aconteceu. O Luís Castro já tinha alertado para isso no Shakthar, alguns jogadores passaram mal com o covid, o Steve Bruce a mesma coisa e mesmo assim está a ver-se isto de forma ligeira. Até nem sou contra o encerrar das competições nem nada, mas é preciso ter-se muito mais cuidado do que o que tem sido feito até agora, a melhor solução seria algo estilo bolha da NBA (onde correu muito bem) e anularem-se as taças todas.

  • Goncalo Silva
    Posted Janeiro 19, 2021 at 12:25 pm

    É preciso ter azar, logo os meus dois clubes em Portugal: primeiro o Covilhã, agora o Benfica XD.

  • Mastodon
    Posted Janeiro 19, 2021 at 12:19 pm

    O Benfica têm 5 jogadores indisponíveis, porque não havia de haver jogo?

    • AbbasK
      Posted Janeiro 19, 2021 at 12:37 pm

      Será que as pessoas ainda não entenderam depois deste tempo todo que só se começa a dar positivo 3-4 dias após o contacto e esse período de incubação pode ir até aos 14 dias? A maioria das pessoas só positiva entre o 3º e o 6º dia, portanto com este surto haverão de certeza mais casos no Benfica. Seria irresponsável irem a jogo.

    • Napoleon
      Posted Janeiro 19, 2021 at 12:32 pm

      E os que poderam ter covid e ainda testaram negativo? O Sérgio Oliveira também testou negativo antes do Clássico e dias depois acusou positivo. O que pode significar que o Benfica pode ter mais jogadores ainda com o virus em incubação e daqui a uns dias darem positivo. O Guimarães teve 6 casos e o jogo foi adiado. O Benfica por ter 5 pode ir a jogo porque só a partir de 6 infectados se adia? Mas lá está, querem “vender” a ideia que o Benfica controla tudo e que o jogo se for adiado não é por causa do covid mas sim por ser o Benfica. O que o Benfica está a fazer é colocar a saúde pública em primeiro lugar e a fazer o correcto, mas os “adeptos rivais” para não usar outra palavra não querem ver isso e apenas querem passar a ideia que tudo é controlado pelo Benfica e que a Liga/DGS/FPF fazem o que o Benfica pede

      • oMeuUserName
        Posted Janeiro 19, 2021 at 2:31 pm

        Não percebo a primeira pergunta… Isso não se aplica a todos os jogos feitos até agora? Porque é que este é diferente? O Sporting teve 3 jogadores a testarem positivo num teste feito 48h antes dum jogo, com mais elementos do staff a darem positivo também. Não podiam haver outros que já estivessem infetados e viessem a dar positivo? Podia, tanto que o Tabata já deu positivo também. Mas também houve o caso do Braga, que antes dum jogo no Bessa teve 8 casos durante a semana. Foi a jogo e não voltaram a haver mais casos a seguir.

        Não vejo onde é que este caso é assim tão diferente dos outros que têm acontecido. O Vitória adiou um jogo porque pediu o adiamento e o Nacional e a SportTV aceitaram, não houve nenhuma imposição de nenhum organismo a exigir o adiamento. Simplesmente um clube fez o pedido e o outro aceitou. Aqui o Braga não aceitará, porque não tem espaço no calendário para mais jogos.

  • Eder26
    Posted Janeiro 19, 2021 at 12:13 pm

    A batalha da batata quente.

    • Mamayanick
      Posted Janeiro 19, 2021 at 12:28 pm

      E esta está bem quentinha

      • troza
        Posted Janeiro 19, 2021 at 3:09 pm

        E uma vergonha por parte da liga e da DGS. A DGS devia dar o parecer pois não vejo na liga com competência para decidir sobre o risco de haver mais casos por detectar e de um surto de Covid passar de uma equipa de futebol para 3 pelo menos (sim, porque se passa do Benfica para o Braga, passará também à equipa que ganhar o Sporting vs Porto e que jogará na final.

Deixa um comentário