Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting 2015-16: A pressão do tudo ou nada mesmo sem as armas dos rivais

A bomba do defeso rebentou em Alvalade e demonstra a ambição dos responsáveis leoninos de finalmente conquistar o título. Jorge Jesus, bicampeão pelo Benfica, coloca os leões noutro patamar (pela qualidade como técnico e por tudo o que representa), mas a turma verde e branca continua a estar num nível inferior em termos de soluções no plantel, que por enquanto se mantêm sem saídas relevantes, e não apresenta o poder financeiro dos rivais. As lesões de William e Ewerton vieram complicar as contas e alterar o, suposto, objectivo inicial de contratar apenas mais-valias claras, até porque o Sporting joga muito da época logo no início, com a Supertaça e o playoff da Liga dos Campeões. As aquisições de Teo Gutiérrez e Bryan Ruiz para atacar o título no imediato demonstram uma abordagem diferente daquela que o emblema leonino tinha tido em anos anteriores, mas continuam a faltar reforços (pelo menos um médio, um lateral direito e um extremo acima da média, tendo em conta a saída de Nani e a indefinição em torno de Carrillo) para JJ poder repetir em Alvalade o que fez na Luz. O projecto de Bruno de Carvalho e o ordenado milionário do técnico pede o título já nesta temporada e os adeptos nunca sonharam tão alto na última década. Deste modo, partindo do principio que os leões ainda vão realizar encaixes (através da venda de 1 ou 2 activos e dos vários excedentários) e como tal ter margem para continuar a aproveitar este Defeso, até para satisfazer as necessidades de um treinador habituado a ter muita qualidade individual, o Visão de Mercado aponta aquele que poderia ser um plantel condizente com o desiderato do clube lisboeta para a temporada 2015-16 (com 25 jogadores, que poderá, nas posições mais ofensivas permitir que alguns elementos da B, como Matheus Pereira tenham algum espaço com o decorrer da época):

GR: Rui Patrício, Marcelo Boeck, Azbe Jug (Bordéus) – Na baliza, Rui Patrício, apesar dos rumores, continuará a ser o nº1 e tem-se exibido a um grande nível nesta pré-época. O seu fraco jogo de pés poderiam indiciar que Jorge Jesus partiria à procura de um novo guardião (Valdés chegou a ser uma hipótese), mas o titular da Selecção nacional parece ter conquistado a confiança do técnico definitivamente. Por outro lado, Marcelo Boeck regressou das férias com peso exagerado e não foi testado na África do Sul, mas deverá continuar a ser a alternativa (se sair, Esteban Alvarado, que foi 4 anos titular no AZ, está livre e pode ser uma solução), enquanto que o reforço Azbe Jug tentará intrometer-se nesta luta, devendo, ainda assim, actuar mais na equipa B.
DD: João Pereira (Hannover), Dimitri Foulquier (Granada) – Mudança total na lateral direita. Cédric já saiu, Miguel Lopes está na porta de saída e como tal o clube já adquiriu João Pereira. Após um ano em que pouco jogou, o internacional português tentará relançar a carreira num clube que bem conhece, mas a verdade é que não tem encantado neste início de trabalhos, demonstrando as fragilidades já sobejamente conhecidas. Além disso, Esgaio não tem qualidade para desempenhar a função nem para representar um candidato ao título, pelo que a chegada de outro elemento é fundamental. Foulquier, que este ano perdeu algum espaço no Granada, podia ser uma boa opção. O internacional sub-21 francês tem um perfil físico (1m83) que agrada a JJ, é muito rápido, dá muita profundidade e até pode ser utilizado no meio campo, como contra tem o facto de, à semelhança de João Pereira, não ser muito forte no capítulo defensivo. Neste aspecto, caso a aposta recaia num elemento totalmente diferente de JP, Bruno Valdez (Cerro Porteño), lateral/paraguaio de 22 anos, que esteve em destaque na Copa América, era uma boa opção.
DC: Naldo (Getafe), Paulo Oliveira, Ciani (Lazio), Tobias Figueiredo, Ewerton (Anzhi) – Ewerton seria um indiscutível no sector, mas a verdade é que se lesionou e só estará disponível em Outubro. Por isso, Bruno de Carvalho ofereceu Naldo e Ciani ao treinador bicampeão nacional, dois centrais experientes, mas que na verdade não dão totais garantias de sucesso. Naldo tem-se afirmado neste início e, apesar das dificuldades na construção, deverá ser o parceiro de Paulo Oliveira na abertura da época, fazendo uso da sua velocidade e capacidade nos duelos e jogo aéreo. Já Ciani apresentou-se com excesso de peso e parece em desvantagem nesta altura. Por outro lado, os lusos Paulo Oliveira e Tobias Figueiredo deverão continuar a ter o seu espaço, sendo que a hipótese deste último ser emprestado não está totalmente descartada.
DE: Jefferson, Jonathan Silva – Após o desentendimento com Bruno de Carvalho no início de 2015 o lateral brasileiro parecia ter os dias contados em Alvalade, mas na realidade dificilmente o Sporting conseguiria um lateral com tamanha importância no processo ofensivo por valores reduzidos. Jorge Jesus parece estar agradavelmente surpreendido com o ex Estoril, de tal forma que é bem possível que renove. Na sombra continuará Jonathan Silva.
MDF: William Carvalho, William Vainqueur (Dínamo Moscovo), Rúben Semedo – Na posição 4 do mister, William, se ficar, continuará a ser inquestionável e certamente que evoluirá nas mãos de Jesus, uma vez que é natural que acrescente à sua capacidade física e de transporte de bola e qualidade na primeira fase de contrução outra solidez e amplitude de movimentos no capítulo defensivo, nomeadamente ao nível do posicionamento e da basculação entre corredores. No entanto, o luso-angolano apenas estará disponível em meados de Outubro, o que tem permitido a Rúben Semedo ser testado nesta função e até partir em vantagem por um lugar na Supertaça. Apesar da sua técnica e da capacidade física, os responsáveis leoninos continuam no mercado por uma alternativa a William e, por isso, Vainqueur seria uma excelente aquisição. O francês é um médio de muita qualidade, tem um perfil diferente do português. É um jogador mais intenso, forte a recuperar, e apesar de ser algo caro, o facto de ter sido suplente do Dínamo de Moscovo neste início de época e tendo em conta que o clube russo não irá à Europa uma proposta dos leões poderia ser tentadora para o centrocampista de 26 anos. Caso não fosse possível chegar ao ex Standard Liège, Oriol Romeu, que não conta para Mourinho, seria uma boa aposta, bem como o já falado Guido Pizarro, um argentino finalista da Libertadores com o Tigres e que é garantia de qualidade na saída de bola.
MC: João Mário, Augusto Fernández (Celta), Wallyson – Na ligação entre o meio-campo e o ataque, nenhum médio está a agarrar o lugar e como tal seria importante chegar um elemento com outra qualidade e mais capaz de interpretar o modelo de jogo de Jesus. Nesse sentido, a venda de Adrien além de permitir um encaixe (o Sporting precisa de fazer dinheiro) e aliviar a folha salarial não teria um impacto negativo a nível desportivo, podendo abrir espaço para a chegada de um elemento como Augusto Fernández, alguém com um perfil à Enzo e que seria um upgrade neste sector. É um médio intenso, com qualidade técnica e critério, que até já jogou a ala e uma aposta que faz sentido para quem pretende ser campeão (sendo que se chegar um bom trinco como Pizarro, contratar mais um 8 não é obrigatório, até pela possibilidade de William ou o médio do Tigres fazerem esse lugar). André Martins é outro elemento que devia ser transferido, até por estar no último ano de contrato. Por outro lado, João Mário seria a alternativa directa, precisando de ganhar outra rotação e intensidade no momento defensivo (este modelo de 2 médios é extremamente exigente) para discutir um lugar no 11. Por fim, Wallyson foi promovido e, apesar do seu reconhecido potencial, parte em desvantagem nesta luta e dificilmente fará muitos minutos esta temporada.
EXT DIR: Carrillo, Gelson Martins – Carrillo continua envolvido num imbróglio em torno da sua renovação, mas tendo em conta que é o elemento mais desequilibrador da equipa é natural que o Sporting faça um esforço financeiro para segurar o peruano (perder Nani e Carrillo no mesmo período seria muito negativo para a equipa). Além de “La Culebra”, outro activo que Jesus estará pronto para potenciar é Gelson Martins. O míudo que encantou no Mundial sub-20 e que realizou 40 jogos na equipa B na época passada tem sido aposta no 11 inicial nesta pré-época e pela forma como se dá ao jogo, bem como pela sua qualidade técnica, velocidade e poder no um contra um, fará parte do plantel da equipa principal na nova época e até é possível que arranque como titular.
EXT ESQ: Bryan Ruiz (Fulham), Carlos Mané, Rodrigo De Paul (Valência) – Do lado esquerdo, Mané renovou e o novo modelo de Jorge Jesus poderá favorecê-lo, uma vez que com o jogo interior dos extremos permitirá ao jogador formado em Alcochete fazer uso da sua finta curta e da sua boa relação com o golo. Ainda assim, o consagrado Bryan Ruiz chega a Alvalade para ser titular e acrescentar a sua experiência, qualidade técnica, visão de jogo e capacidade nas bolas paradas. Aos 29 anos já não possui a velocidade de outrora, mas é bem provável que parta da ala no sistema de jogo da equipa, sendo o “Gaitán” da turma verde e branca. No entanto, outro extremo estará para chegar e De Paul seria um enorme upgrade na posição. O argentino não conta para Nuno Espírito Santo e em Lisboa poderia ser uma das estrelas da companhia (técnica, velocidade, drible, qualidade no cruzamento, remate e decisão), sendo que, em caso de não ser acessível, o mexicano Jesús Corona, um extremo veloz e com bom poder de finalização (11 golos no Twente em 2014-15), que neste Verão brilhou pelo México seria outra aquisição que teria grande impacto na equipa. Capel deve ser vendido e Iuri parece não ter espaço para JJ. 
2º AV: Fredy Montero, Bryan Ruiz, Mané – No apoio ao ponta de lança, Montero partirá em vantagem no arranque de temporada, até por revelar uma apontaria afinada nesta fase. Apesar da qualidade técnica do colombiano, que atinge o auge no momento da recepção de bola, e da sua visão de jogo, a irregularidade do 10 deverá proporcionar a Bryan Ruiz a possibilidade de actuar em terrenos interiores em alguns jogos, sendo que não é de descartar que Mané faça igualmente esta posição. Mas na teoria até será Teófilo Gutiérrez a primeira opção.
AV: Teófilo Gutiérrez (River Plate), Slimani – Na frente de ataque, Slimani é peça chave e sobre ele parece rodar toda a equipa. O argelino que está cada vez mais confortável com bola e que cria sempre estragos com a sua capacidade física e espírito combativo é um elemento preponderante pela profundidade que consegue oferecer à equipa, pela pressão que exerce sobre os centrais e ao mesmo tempo por ser a referência que a mesma precisa na grande área adversária. A sua saída é constantemente veiculada pela comunicação social, mas certamente que Jesus não quererá perder o seu 9. Caso isso aconteça, Mitroglou tem sido falado mas Beric (excelente finalizador do Rapid) e principalmente Elkeson (que ganha um salário principesco no Guangzhou Evergrande, mas que pretende jogar na Europa, pode perder espaço com as chegas de Robinho e Paulinho, já que Felipão só pode usar 3 estrangeiros, e era a solução ideal para JJ repetir uma dupla parecia à de Lima-Rodrigo) também eram boas opções. Por outro lado, Teófilo Gutiérrez foi a contratação mais cara e sonante do defeso leonino até ao momento e, tendo em conta o cartel que traz da América do Sul (melhor jogador sul-americano em 2014 e um habitual titular na selecção colombiana, uma das que conta com maior leque de opções de qualidade para o ataque), assegura uma forte concorrência pelo lugar de goleador da equipa. No entanto, conhecendo-se a valia do ex-River Plate, até é bem provável que ambos alinhem muitas vezes juntos no eixo do ataque. Tanaka é para colocar.

0 Comentários

  • Dennis Bergkamp
    Posted Julho 31, 2015 at 10:29 am

    Opções que seriam interessantes, não fossem elas algo dispendiosas para os cofres leoninos. Acredito que o Sporting apenas contratará mais um jogador (talvez um médio-defensivo). De resto, parece-me que o plantel estará fechado.

  • jhgsousa
    Posted Julho 30, 2015 at 10:49 pm

    Plantel Sporting 2015/2016

    GK: Patricio, Marcelo Boeck e Jug
    DD: Contratação (1º – THOMAS MEUNIER / 2º Advincula / 3º Hugo Mallo) e João Pereira
    DE: Jefferson e Jonathan Silva
    DCD: Paulo Oliveira e Ciani
    DCE: Ewerton e Naldo
    MD: William Carvalho; Contratação (1º Guido Pizarro / 2º Matías KRANEVITTER / 3º Oriol Romeu) e Ruben Semedo ( 5 Central)
    Mc: Adrien; João Mário e Andre Martins
    ED:Carrilo; Contratação (1º FEDERICO CARTABIA / 2º Suso / 3º Franco Cervi)
    EE: Mane; Contratação(1º Rodrigo de Paul / 2º JOSÉ IZQUIERDO / 3º Piazon)
    SA: Bryan Ruiz e Montero
    PL: Teo Gutierez; Slimani

    Emprestimos (1 divisão portuguesa) – Tobias, Iuri, Gelson, Wallyson, Rubio, Esgaio, Zezinho, Chabi e Rubio

    Em minha óptica é benéfico estes empréstimos pelo facto de ser preferível jovens jogarem nestas idades a nível relativamente competitivo ( 1 divisão portuguesa) do que estarem apenas no banco não ganhando assim experiência e atrasando assim o seu desenvolvimento enquanto jogadores.

    Empréstimos (Europa): Rabia e Slachev

    Vendas: Oriol Rossel, Diogo Dalomão, Salim Cisse; Capel, Tanaka, Labyade, kikas, Sejou King e wilson eduardo

  • João G.
    Posted Julho 30, 2015 at 8:44 pm

    ME: Bryan Ruiz vai assumir o papel de Gaitan no Benfica. Carlos Mané ao que parece será a alternativa, sendo que também pode atuar como 2º avançado, até acho que seria mais benéfico para o Português, contudo não deslumbra.

    Saídas: Labyad, aufere de um salário elevadíssimo, tentar despachá-lo a todo o custo, senão só vai dar despesa. O Marroquino muito dificilmente vai ter um lugar no 11, e ter um jogador destes no banco não vale a pena, está na hora de partir, e não deixa saudades.

    – Bryan Ruiz
    – Carlos Mané

    MD: Carrillo, será o dono da ala direita, mas se o processo de renovação não avançar com alguma facilidade a sua venda seria um cenário a ter em conta. Gelson Martins será alternativa ao peruano, no entanto não sei se será uma alternativa válida, pelo menos para já. Fica a faltar alguém para lutar que possa lutar por um lugar com o peruano. Rodrigo de Paul era ótimo, jovem com grande potencial, fora das opções do Valência, contudo acho um negócio difícil de se concretizar.

    Saídas: Capel já nada pode fazer pelo Sporting, está na altura de sair e aliviar a folha salarial do Sporting. Ainda temos Salomão, mas obviamente que é uma carta fora de baralho, tentar colocá-lo e tentar reduzir o número de jogadores com contrato ligados ao Sporting.

    – Carrillo
    – Gelson
    – De Paul (?)

    AVA: Slimani, mantê-lo parece-me ser uma prioridade, pelo menos mais uma época e depois vendê-lo, tentar ganhar alguns milhões. Resto da opções, dispensam apresentações, acho que estamos bem servidos.

    Saídas: Tanaka, não tem espaço no plantel, e para além do Argelino e dos Colombianos ainda temos Mané e o próprio Ruiz que podem desempenhar uma função na frente. Rubio, está na equipa B, mas acho que nunca irá ter espaço no plantel principal do Sporting, mas sei o que pretendem com ele, mas uma possível venda não seria descabido de todo.

    – Slimani
    – Teo
    – Montero

  • João G.
    Posted Julho 30, 2015 at 8:43 pm

    GR: Nesta posição não há muito a dizer, temos soluções que chegue, Rui Patrício vai ser o dono do lugar e ponto.

    – Rui Patrício
    – Marcelo Boeck
    – Azbe Jug

    DD: Só João Pereira não chega, e concordo com VM, não vejo Esgaio como uma mais valia para o plantel, acho que não tem qualidade para um grande, o empréstimo seria o cenário mais vantajoso. Miguel Lopes ao que parece não é opção, se assim é o melhor é despachá-lo e pronto. Portanto sem dúvida que precisamos de um reforço para a posição, com uma maior capacidade física e bom defensivamente, Dimitri Foulquier podia ser uma boa opção, e penso que também faz o lado esquerdo.

    – João Pereira
    – Dimitri Foulquier

    DC: A contratação de Naldo chegava e sobrava. Acho a contratação do Ciani desnecessária. Temos opções suficientes, e ainda contaria com Ruben Semedo.

    – Ewerton
    – Paulo Oliveira
    – Naldo
    – Tobias Figueiredo
    – Ruben Semedo

    DE: Jefferson não é dos jogadores que recebe mais, e uma renovação de contrato vinha mesmo a calhar. Acho que é um lateral completo e ofensivamente dá bastante nas vistas, não vale a pena complicarmos, seria sensato aproveitar o que temos e fazer um esforço pelo brasileiro, pois não iríamos buscar um lateral como ele por meia dúzia de tostões. Jonathan Silva, defensivamente acho-o um desastre, é certo que tem os seus 21 anos, daria o benefício da dúvida e ficaria no plantel, veremos o que Jesus tira dele.

    – Jefferson
    – Jonathan Silva

    MDEF: William é sem dúvida titular, mas falta uma opção válida que cumpra defensivamente, Pizarro, jogador versátil seria uma boa opção.

    – William Carvalho
    – Pizarro

    MC: João Mário não tem lugar garantido no 11, de qualquer das maneiras é uma excelente alternativa. Adrien, caso houvesse uma boa proposta aceitaria, uma proposta acima dos 15M, ou até mesmo de 15M não pensava duas vezes, o que nos obrigaria numa ida ao mercado. Contudo falta-nos alguma criatividade naquela zona, o que veria com bons olhos a aquisição de Augusto Fernandez, jogador experiente que pode oferecer mais em termos ofensivos.

    Saídas: Slavchev em definitivo. Rossel em definitivo. Zezinho não sei se será ou não opção mas era apreciado por Jesus, um empréstimo a uma equipa Portuguesa seria benéfico. Andre Martins também não me parece opção, ainda por cima para jogar num 4x4x2.

    – João Mário
    – Augusto Fernandez
    – Wallyson

  • Óscar Alho
    Posted Julho 30, 2015 at 8:18 pm

    Gosto da hipótese do Esteban Alvarado, sobretudo a custo zero, porque ao que dizem o Boeck tem o Marítimo interessado nele e ao que me parece Azbe Jug não me parece que faça algum tipo de concorrência ao Patrício. Gosto do Foulquier, mas prefiro o Meunier. Para o meio campo gosto da hipótese do Vainqueur, acho um grande jogador, e gosto também do Pizarro, ainda ontem vi a final da Libertadores e tem uma grande saída de bola. Augusto Fernandez acho um bom reforço para 8, aliás foi um dos melhores do grande Celta do ano passado. Na minha opinião o Carrillo era vendido e contratava – se de Paul e Corona. Para avançado gostaria de ver o Mitroglou, que a meu ver é um "Slimani com mais técnica", o Elkeson também é um bom jogador, apesar se considerar inacessível devido ao seu elevado salário, o Beric não conheço por isso não posso comentar, mas pelas imagens que vi parece – me um bom finalizador.

    • Alexis
      Posted Julho 30, 2015 at 10:40 pm

      Acho que o Sporting não tem capacidade financeira para: Dzsudsak, Camacho e Kranevitter. Os outros não sei quanto custariam.

      Quanto ao PS, concordo! Não só o Sporting como todo e qualquer clube só beneficiariam em dar atenção ao blog. Não porque os leitores sabem mais ou menos que os do scouting. Apenas porque ler e ouvir opiniões externas por vezes ajudam a clarificar ideias (já para não referir que por vezes ajudam a olhar numa direção que até então não teria sido equacionada)

    • Rodolfo Salvador
      Posted Julho 30, 2015 at 10:10 pm

      Após uma análise dos comentários de outros gostei também dos nomes: Dzsudsak, Ignacio Camacho, Jorge Enriquez (Chivas), José Izquierdo, Dorlan Pabon, Geoffrey Bia, Nicolas Castillo, Bakary Sako, Petrovic e Wellington Silva e gosto também do Kranevitter apesar de pensar que seja inacessível. O QUE ACHAM?

      PS. Dava jeito que alguém do departamento de scouting do Sporting passasse a pente fino este blog. Apesar de ser um sportinguista ferrenho acho que faz falta um departamento de scouting mais forte no Sporting.

  • Miguel :)
    Posted Julho 30, 2015 at 8:18 pm

    O Betinho o Rubio o Geraldes o Palhinha ou mesmo o Zezinho nao teriam lugar nesta equipa??

  • Tiago Abreu
    Posted Julho 30, 2015 at 7:12 pm

    JJ nunca teve problemas em evoluir centrais (evoluiu muito Luisão, valorizou David Luiz, potencializou ao maximo Garay e evoluiu tremendamente Jardel no Benfica…) e tanto Porto como Benfica não têm ninguém de topo mundial mas sim bons jogadores nesta posição apenas.. Não será por aqui que não somos campeões (Paulo Oliveira e Tobias é dupla para muitos anos, Ewerton é superior a Jardel por exemplo (mostrou-o na 1ª passagem em Portugal além de ser mais novo 3 anos), Ciani é experiente e isso pode ajudar, Naldo mostrou qualidades na pré-época e pode evoluir mais ainda…)

    Lateral-esquerdo, concordo e nada a dizer (Jonathan Silva tem potencial e acho que esta época mostrará mais)

    Basicamente:

    1 DD (obrigatório para titular) (além das opções do VM, ainda acrescento Luis Advincula do Hoffenheim e Fágner do Corinthians)

    1 Mdf (se Rúben Semedo mostrar realmente ser opção acho que não é preciso ninguém) (mas além das opções do VM, Ignacio Camacho do Málaga ou ainda Jorge Enríquez do Chivas…)

    1 MC (se Adrien sair…) (Augusto Fernández realmente acho que era um upgrade…)

    1 Extremo canhoto (só temos Bryan Ruiz que pode ser opção a 2º av, e Iuri Medeiros irá sair…)
    (Bálasz Dzsudzsák era a minha escolha, pois era um upgrade em relação ao que temos, como o Din.Moskva não vai à Europa poderia ser mais fácil convencer o Húngaro… Não acho que o de Paul seja assim tão craque para um grande…) (José Izquierdo, Dorlán Pabón, Geoff Bia são jogadores que eu adoro mas acho que não são para este modelo tático…)

    1 PL (se Slimani sair…) (as opções do VM eram excelentes opções, acrescento ainda Nicolás Castillo…)

    Depois, obrigatório também deveria ser fazer rodar na 1ª liga jogadores como Diego Rubio, Ricardo Esgaio, Seejou King, Mica Pinto, Hadi Sacko, Ousmane Dramé, Ryan Gauld, Filipe Chaby… e pelos vistos Iuri Medeiros, o que não concordo…

    E por ultimo:
    DD- Mauro Riquicho, tem potencial para jogar alguns jogos esta época pelos A, tem qualidade para ser um dos bons laterais do futebol mundial no futuro (e o futuro da seleção, acho-o com mais potencial que Esgaio, Nelson Semedo, Bruno Gaspar e Cancelo, e com potencial para ser muito superior a JP, Cédric, Bosingwa, Silvio, André Almeida etc..)
    MC- Chico Geraldes, tem grande potencial, poderá ser chamado, mas contudo tem João Mário que ainda não explodiu à frente e Wallyson, terá de certo a sua oportunidade…
    Ext- Matheus Pereira, tem potencial para ser o craque do Sporting no futuro mas à 3 anos foi lançado Bruma, depois foi Mané, a época passada deveria ter sido Iuri (que pelos vistos também não será nesta…) e esta será para Gelson… Matheus também terá a sua oportunidade, e com falta de extremos até poderá ser chamado…
    PL- Betinho, acho que poderá reerguer-se , ao jogar na B este ano , tal como Tobias o ano passado..

  • José Leal
    Posted Julho 30, 2015 at 5:47 pm

    Eu não consigo entender porque que se diz que o Sporting tem menos armas que os rivais. Qual é a zona do terreno em que o Sporting está em desvantagem para os rivais? Olho para a baliza e nao me parece, defesa tambem nao, meio campo até é talvez o mais forte e ataque também não me parece estar em desvantagem. Talvez não tenhamos aquele jogador acima da média como é o caso do Brahimi no Porto ou Gaitán no Benfica (pelo menos até ver o que o Bryan Ruiz poderá dar e se o Carrillo se torna mais constante). Por outro lado temos inegavelmente o melhor treinador e penso que ele pode dar o impulso que necessitamos a nível colectivo. E no fim de contas o mais importante não é ter um nani que brilhe a espaços, mas sim ter um treinador que ponha a equipa a jogar à bola

    • Nando
      Posted Julho 31, 2015 at 5:26 pm

      Alexis, o único aqui gostado e redicularizado só pode ser o meu amigo.

      Com que então o Silvio e melhor que o João Pereira. Acho que o número de internalizacoes que cada um têm e a melhor resposta ao que diz.

      Diz que o Patricio e inferior ao Casillas e ao Júlio César. Por acaso o meu amigo viu as duas últimas épocas do Casilla? Parece-me bem que não. Quanto ao Júlio César os 7 golos que sofreu num só jogo no Mundial, não e o melhor cartão de visita. Mas como fez uma boa época até não discuto muito a sua opinião.

      Quanto aos centrais vou perguntar o seguinte:
      O meu amigo conhece assim tão bem os 2 novos centrais do Sporting? Apresente-me lá um jogador estrangeiro que ao fim de uma semana já tenha ultrapassado o processo de adaptação.

      Depois há mais. E incrível como o meu amigo consegue colocar o Jonas a frente do Gutiérrez, quando este e titularissimo da seleção da Colômbia, relegando para o banco um jogador chamado Jackson Martinez que foi só o melhor marcador do campeonato. Mas continuando na linha da frente, o meu amigo só pode estar a brincar quando diz que o ponta de lança do Porto e melhor que o Slimani. Os números falam por si.

      Cumprimentos

    • Rúben Gomes
      Posted Julho 31, 2015 at 1:54 am

      Ok, admitindo que sim, continua a nao ser o tipo de 8 de JJ, como referiste.

      Quanto à sua tecnica de remate… Comparando com os outros médios do Sporting é um Roberto Carlos.

    • José Leal
      Posted Julho 30, 2015 at 11:30 pm

      Alexis, já comentei o que achava sobre os planteis, mas penso que não te podes balizar pelos golos sofridos na época passada porque muita coisa mudou da época passada para esta.

      A começar pela mudança de treinador e a acabar na contratação do Naldo e do Ciani, que ainda são incógnitas. Sem falar na natural evolução do Paulo e do Tobias. Mas essencialmente acho que a grande mudança a nível defensivo estará relacionada com a melhoria dos processos defensivos da equipa. Deu para ver que o Marco Silva apresentava lacunas na fase defensiva, enquanto que o JJ implmentará um processo defensivo bastante mais sólido (à semelhança do que acontecia também com o Leonardo Jardim). Ou seja, às vezes o facto de uma equipa sofrer poucos golos não se deve apenas aos jogadores que compõe a defesa mas também aos processos que utilizam. A defesa titular do LJ era o Cédric, Mauricio, Rojo e Jefferson. O MS com a mesmíssima defesa, alterando o Rojo pelo Paulo meteu água por todos os lados. Daí que eu não ache que se deva comparar os golos sofridos na última época.

      Veremos o que irá acontecer, também estou ansioso para que a bola comece a rolar mas prevejo um campeonato renhido.

    • José Leal
      Posted Julho 30, 2015 at 11:20 pm

      Rúben Gomes, o Adrien pode não ser rápido mas dizer que ele não é intenso só pode ser uma piada… Aconselho-te a ver alguns jogos do Adrien. O ano passado no duplo pivot defensivo com o William, que diga-se de passagem não favorecia nem um nem outro, o Adrien era quem fazia o meio campo todo, um autentico todo o terreno. Depois também não percebo porque que toda a gente lhe gaba a capacidade de remate quando a meu ver, até é um atributo que ele deveria treinar muito mesmo! É verdade que marcou bons golos, mas das muitas oportunidades que geralmente dispõe quando encontra espaços na área, ainda falha bastantes.

    • Rúben Gomes
      Posted Julho 30, 2015 at 10:46 pm

      O Adrien não é nem de perto o tipo de nmr 8 que Jorge Jesus gosta. Não é intenso nem rapido, não é agressivo o suficiente para aguentar um meio campo a dois, não tem capacidade de "vaivem" e não possui capacidade de transportar a bola. Tem chegada à area, qualidade de passe e bom remate. Mas deixa muito a desejar em tudo o que é essencial para um "box to box". Para te dar um exemplo pratico… O que é que o Adrien tem a ver com o Enzo ( esse, sim, o tipico numero 8 de JJ ) ?

    • Alexis
      Posted Julho 30, 2015 at 10:17 pm

      Depois queixam-se de serem gozados e ridicularizados. JP superior ao Silvio? Enfim… Patrício ao nível do Julio César e Casillas? Esta foi para rir… É muito!!! Vou ali beber uma "Sagres" para acalmar os soluços…
      E diga-me então qual a melhor dupla de centrais do Sporting. É que a diferença de golos sofridos na época passada explica muita coisa caso tenha ainda algumas dúvidas… Isto sem mencionar que o médio defensivo ajuda, e muitos ou quase todos os sportinguistas juram que o WC é o melhor da liga e dos melhores da Europa!!

      Enfim, eu sou doente pelo meu clube mas o senhor exagera…

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 8:55 pm

      O João Pereira é bem superior ao Silvio. Patrício não é inferior a casilas e Julio César, nem pouco mais ao menos. E não é muito difícil ter melhor dupla de centrais do que marcano-maicon.
      Afonso Miguel

    • Alexis
      Posted Julho 30, 2015 at 8:42 pm

      A meu ver jogará o Ruiz do lado esquerdo, e sinceramente tenho duas dúvidas. Se Gaitán fica e o que valerá o Ruiz. Assim como as coisas estão, creio que o argentino leva vantagem o melhor Gaitan é melhor que o melhor Ruiz. Na posição 10 o Porto vai contratar alguém de peso, assim como PL. O Benfica deve reforçar com bons nomes pelo menos duas posições – DE e PL -, e creio que manterá o esquema do ano passado, com Jonas a descer um pouco mais que fazia ano passado (marcará menos golos mas será importantissimo no processo de construção).

      De ressalvar que, quer FCP quer SLB têm melhor banco que o Sporting. Sabendo como JJ aborda o campeonato, ele vai apostar tudo a nível interno, tal como ano passado, deixando a Europa para segundo plano, o que pode representar poupar os titulares, escondendo assim a lacuna da falta de profundidade do plantel.

      A ver como será, mas estou ansioso que "role a chicha"

    • José Leal
      Posted Julho 30, 2015 at 7:46 pm

      Não é intromissão nenhuma e o debate é sempre bem vindo. Respeito como é óbvio a sua opinião e concordo com algumas coisas mas a minha opinião é a seguinte:

      Guarda-rede o SCP pode não ter o nome mais sonante e o mais reconhecido a nível Mundial mas apresenta-se numa fase contrária à dos rivais. Devido à idade é natural que o Patrício venha a limar algumas arestas e a ganhar mais experiência e segurança, ao contrário do Casillas e do J.César que têm mais notoriedade mas, principalmente devido ao declínio das capacidades físicas destes atletas, admito que o Patrício seja actualmente inferior a ambos mas não será uma diferença notória em campo, principalmente na liga portuguesa.
      Centrais temos que esperar para ver a evolução do Paulo Oliveira (e também do Tobias) que é muito jovem ainda e é também esperar para ver o que o Naldo (principalmente) e o Ciani terão para dar. Se estes jogos de pré-época mostrassem a capacidade total dos jogadores, o erro do Luisão do outro dia está ao nível de um principiante. Portanto, há que dar tempo para que os reforços sejam trabalhados. Depois tenho a convicção que o Ewerton quando regressar de lesão vai mostrar ser um dos melhores centrais da nossa liga. Grande segurança que ele dá à defesa.
      DD concordo, mas penso que o Sporting ainda irá ao mercado. Contudo também não considero o João Pereira assim tão inferior ao Sílvio. Em relação ao A.Almeida nem acho que seja inferior. O Maxi nesta posição é de facto o melhor neste momento.
      DE concordo também.
      MD concordo. William é o melhor. Samaris também é grande, mas essencialmente acho que são muito diferentes.
      MC também concordo que o Imbula é o melhor. Samaris também faz muito bem a posição. Contudo, acho que o J.Mário sendo muito jovem poderá vir a crescer ainda mais no próximo ano. Ainda por cima quererá lutar por um lugar no Europeu. O Adrien pode não ser o melhor mas executa bem a função no nosso campeonato. Aliás, a meu ver o Adrien é o tipo de 8 que o JJ gosta.
      EE concordo mas atenção que o Byan é uma incógnita e poderá vir a ter um peso semelhante ao do Gaitan e do Brahimi. O Gelson por acaso acho que rende mais do lado direito.
      Extremo Direito nada a acrescentar à sua análise mas atenção que o Salvio quando voltar e depois de falhar a pré-época, não lhe auguro uma integração nada fácil e aquele joelho já todo comido pode não voltar a ser o mesmo. Pode tornar-se um jogador mais cauteloso e com medo do 1×1.
      #10 é a posição que estou em mais desacordo consigo. É que nos 3 grandes não vejo nenhum verdadeiro 10 e o jogador que melhor poderá encaixar nessa posição é mesmo o Ruiz. Se falar em 2º avançado concordo que o Jonas é o melhor mas até acho que o Benfica não vai jogar com 2 avançados e o Jonas jogará sozinho como único PL. Na posição de 2º avançado acho que o Montero terá uma palavra a dizer e o próprio Teo também. Curiosamente ara 2º avançado tenho curiosidade o que o Jonathan do Benfica pode fazer. O miúdo promete.
      PL: Acho que o melhor é o Jonas, depois o Aboubakar e depois o Slimani. Se bem que sinceramente, sendo todos muito diferentes, não vejo uma diferença gritante entre eles. Mas a meu ver, a chegar o Mitroglou para o Sporting, aí então penso que não nos faltará poder de fogo.

      Treinador, penso que o Sporting tem clara vantagem sobre os rivais.
      Mas a minha opinião é que, o Sporting pode não ter o melhor jogador em algumas posições comparativamente com os rivais mas a diferença entre uns jogadores e outros não é gritante. Daí que eu acho que esta época será muitíssimo competitiva e que o campeão é que vai ter o melhor colectivo e não o que tiver as melhores individualidades

    • The Monster
      Posted Julho 30, 2015 at 7:23 pm

      Excelente comentário Alexis, subscrevo por completo.

    • Alexis
      Posted Julho 30, 2015 at 6:39 pm

      Desculpe a intromissão mas:
      Baliza: quer FCP quer SLB têm melhor.
      Centrais: FCP e SLB melhores. As duplas Maicon/Marcano, ou Indi/Marcano e a de Luisao/Jardel, são melhores que qualquer uma que consiga efectuar.
      Defesa direito: Maxi é, até ver, o melhor. Segue-se Silvio ou A. Almeida. Só depois vira o JP. acresce ainda o facto de o Benfica muito provavelmente reforçar esta posição com um titular.
      Defesa esquerdo: Alex Sandro o melhor, seguido de Jefferson. Resta saber quem será o reforço encarnado para esta posição.
      Médio defensivo: pessoalmente o Samaris da 2a volta e do que já vi na ore-época enche-me as medidas. Ainda assim vou dar está ao WC. Depois o Grego e Danilo. Esta é a posição onde talvez haja maior equilíbrio. Posso ainda acrescentar o Fejsa, libertando o grego para a posição 8.
      Médio centro: Imbula é o melhor. Segue-se o Samaris (caso Fejsa jogue a 6). Depois há Joao Mário. Se o Sporting jogar com apenas dois médios, João Mario terá imensas dificuldades, assumindo o Adrien, que para mim, não tinha lugar em nenhum dos rivais.
      Extremo esquerdo: Gaitan depois Brahimi e depois Ruiz ou Gelson.
      Extremo direito: Carrillo, Tello, Carcela. Se Salvio voltar a 100%, é automaticamente o melhor.
      #10 / 2o avançado: Jonas, Bueno (pelo que apresentou em Espanha, falta confirmar), Teo ou Ruiz ou outro. Posição ainda por definir no Porto, portanto nem aqui estão em vantagem com os reforços que chegaram.
      PL: Aboubakar, Slimani, Jonathan. Posição ainda por definir, pois os 3 procuram reforçar. Mitroglu é bom, mas falta saber quem irá buscar o Porto e Benfica, sabendo-se que estes tem outra capacidade financeira.

      Portanto sim, acho que o Sporting tem um plantel menos apetrechado que os rivais, tendo a vantagem de ter o melhor treinador. O Porto tem a vantagem de ter o mesmo treinador. O que nivela está escolha, mas dou a vantagem ao Sporting.

  • Rui Amaral
    Posted Julho 30, 2015 at 4:55 pm

    Sim seria um bom plantel mas nao concordo o vosso "tudo ou nada" !

    continuo sem preceber onde esta o tudo ao nada do Sporting este ano

    se for por compras de jogadores nao é por ai pois Cedric, Enoh, Sarr (tres cepos) por incrivel que pareça pagam Ruiz, Ewerton, Jug, Joao Pereira, Teo e Naldo e Ciani (como é obvio estou a falar de valor de transferencias)

    se for pelo timing correcto ai concordo !
    conseguimos a maior facada de sempre a um rival
    esse mesmo rival desinvestiu este ano
    e o outro concorrente ainda que com um poder economico absurdamente superior (compras e vendas juntas do Sporting nao movimentaram 20 milhões do Imbula) esta numa situação parecida com a nossa … ja nao ganha nada à dois anos e querem a todo o preço ganahr este ano

    como tal o timing certo para sermos campeões será este ano, porem como sempre ja começaram as contrariedades, dois dos tres jogadores mais propronderantes da equiap (antes contratações) ja se lesionaram por longo tempo

    porem esta é a sina de Sportinguista! nunca teremos nada facil e contra tudo e todos iremos vencer como aconteceu por exemplo na final da taça o ano passado !

    SL

  • João André
    Posted Julho 30, 2015 at 4:54 pm

    O Sporting necessita sobretudo de vender agora para obter um retorno elevado e comprar bem e barato:

    Saídas:

    1- Adrien, JJ vai contratar um matulão e temos wallyson. 15M
    2- Slimani, por 15M representa um lucro astronómico
    3- Tanaka, sem espaço 2,5M
    4- Capel, sem espaço 3M
    5- Mané, renovou mas para mim nunca será mais do que um Djaló, 8-10M
    6- Paulo Oliveira, bom jogador, esforçado mas por 8-10M seria bem vendido. Temos Ewerton, Tobias, Naldo e bons DCs na equipa B
    7- André Martins, sem espaço 2M
    8- Rossel, sem espaço, 1,5M
    9- Carrillo, não deve renovar e por 10M é vender e comprar um bom reforço
    10- Esgaio, dispensar ou vender se for possível
    11- Slavchev, Labyad, Viola, irmão do João Mário, vender: 6M no total

    Receita total: 71M

    Entradas:

    Tendo em conta que das receitas, 50% é para a dívida e ainda temos de investir noutros sectores penso que 15M devem ser alocados para entradas de jogadores

    1- Mitroglou, acho que seria um novo Jardel
    2- Extremo direito para lutar por um lugar com o Gelson
    3- Um 8 para concorrer com o Wallyson
    4- Defesa direito para ser titular

    Assim a equipa ficava:

    GR: Rui Patrício, Jug, Boek
    DD: Reforço, João Pereira
    DC: Naldo, Tobias, Ewerton, Francês
    DE: Jefferson, Jonathan
    MD: William, Semedo
    MC: Reforço, Wallyson
    ED: Reforço, Gelson
    EE: Ruiz, Iuri
    2PL: Gutierrez, Montero, João Mário
    PL: Mitroglou

    Mais dois da B consoante os jogos: 25 jogadores.

    E ficamos com uma grande equipa e com dinheiro para reforços em Janeiro se for preciso.

    João André

    • Tomas W
      Posted Julho 30, 2015 at 10:59 pm

      João André
      Comparar o Mitroglou com o Jardel, só se for o defesa do Benfica.

    • João André
      Posted Julho 30, 2015 at 6:27 pm

      "Melhor central", "Melhor ponta de lança", cá voltarei daqui a uns meses para vos ver a desdizerem-se a vós próprios.
      Recordo que quando chegaram não valiam nada, os outros é que eram bons, depois tornaram-se os maiores (à falta de melhor) e não podem em circuntância alguma ser vendidos. Foi assim com inúmeros "grandes" jogadores do Sporting que não foram vendidos na altura certa e depois ninguém os queria, nem mesmo voçês!
      Fazem-me lembrar os matarruanos que vão ao casino e que começam a ganhar e pensam que são os maiores, descobriram os segredos do casino, não param de jogar e depois saem de lá com a conta a zero! Mestres!
      João André

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 5:56 pm

      Seriam vendas realistas sem dúvida mas há aí três jogadores que gosto bastante por isso não faria sentido vender.
      1-Paulo Oliveira, para mim o melhor central do plantel (sem grande conhecimento de Naldo e Ciani, apenas alguns vídeos). o Eweron acabou bem a época mas a escolher um escolho o Paulo, o mais inteligente, o mais forte no 1 para 1 e apesar das características físicas vejam quantas bolas pelo ar ele perde (quase nenhumas)
      2-Adrien, sem dúvida que o valor representava um óptimo encaixe mas é demasiado importante ter um jogador com aquela garra, profissionalismo, amor ao clube e qualidade como jogador, recuperação de bolas e conhecimento do espaço, faz dobras em todo o lado e está sempre no sítio certo, a defender e a atacar.
      3-Mané para mim um jogador com muita qualidade, com apenas 20 anos e que ainda não se "encontrou". Acho que com a ajuda do JJ pode ser um elemento importante esta época que vai render o triplo no futuro.Não é por acaso que está desde os 18 no plantel principal. Pode ser que estas movimentações ofensivas mais interiores optimizem o seu jogo

      Miguel

    • Fernando Alvega
      Posted Julho 30, 2015 at 5:40 pm

      Vender o Paulo Oliveira que e só o melhor central que o Sporting têm, e ficar com o Everton e o Ciani que andam presos por arames, seria o descalabro total. Depois vender o Slimani e estar somente a olhar para o dinheiro e borrifocar-se para a construção de um plantel forte. Mas o mais cómico e colocar o Joao Mario como segundo ponta de lança.

      Quanto às vendas, mais euro menos euro, ate concordo.

      PS. Só reparei agora mas ainda a tempo. Vender Mané? Mas anda tudo louco? Sem comentários.

    • Domingos Araújo
      Posted Julho 30, 2015 at 5:22 pm

      Venderia Paulo Oliveira, o melhor central do Sporting. Sem dúvida que seria uma óptima venda!

  • Fernando Alvega
    Posted Julho 30, 2015 at 4:37 pm

    Por acaso os defesas direito Advincula, Bruno Valdez e Wellington Silva, os médios centro Petrovic e Guido Pizarro, o médio centro Augusto Fernández, os extremos Bakary Salto e José Izquierdo, e os pontas de lança Mitroglou e Ibérica, são nomes muito interessantes e eram bem vindos.

  • Fernando Alvega
    Posted Julho 30, 2015 at 4:25 pm

    Qual a opinião da visão do mercado sobre o Sérvio Petrovic, um medio centro titular da seleção do seu país, e que se encontrava em fim de contrato?

  • Zé Couves
    Posted Julho 30, 2015 at 3:55 pm

    Boa análise, mas não concordo com algumas das coisas que a VM escreveu. Por exemplo, não percebo porque Esgaio não pode ser o DD da equipa. Para mim, ganhando aquilo que JJ lhe pode dar – agressividade no momento sem bola, sobretudo na fase de transição defensiva – tem tudo o resto: tecnicamente é muito evoluído, ao nível da decisão e da criatividade é muito interessante, fisicamente é robusto… Não compreendo a crítica que lhe é endereçada pela maioria dos adeptos. Quer dizer, se calhar até percebo – não manda bujas nem corre que nem um desalmado…

    Concordo com a parte da venda de Adrien. Apesar de ser um jogador tecnicamente evoluído, é errático do ponto de vista táctico. Aliás, e embora possa parecer um paradoxo, isto explica a imagem "guerreira" que passa para as bancadas – como parte sempre de posições desfavoráveis a si, é obrigado a correr mais e a fazer mais cortes "in extremis", o que dá a sensação de ser um fenómeno da garra e da atitude. No entanto, se alguém é conhecido por ter muita garra e atitude, normalmente é sinal que é mau no resto… Acho um jogador um bocado overrated – bom tecnicamente (e mesmo assim não é particularmente criterioso na construção nem é um criativo), mau tacticamente. Por outro lado, acho que o André Martins pode ganhar uma nova vida a 8, basta que tenha uma oportunidade nesse lugar. Igualmente competente com bola, é um 8 à imagem do que JJ costuma apreciar – qualidade técnica e agressividade (a ocupar os espaços certos – está sempre no sítio certo -, não a bater no adversário) no momento da perda. Com William, Wallyson, André Martins, João Mário + 1 (Guido?), acho que ficávamos com o meio campo fechado.

    Também concordo com De Paul. Em Portugal faria muitos estragos, qualidade técnica, velocidade, criatividade, seria uma óptima oportunidade para todos – o Sporting ganhava um extremo acima da média, De Paul ganhava uma belíssima rampa para relançar a carreira. Venderia Capel – um dos tais muito apreciados pela garra e pela atitude – e ficava com De Paul, Carrillo, Mané, Gelson e Iuri. Mesmo que estes dois não tenham muitos minutos, trabalhar um ano com um grupo forte e com a exigência do JJ provavelmente traria mais benefícios que serem emprestados a um Zé Mota qualquer da I liga.

    Bryan Ruiz e Montero para segundo avançado, Mitroglou e Teo para 9. Vendia Slimani, porque não acredito que possa valorizar mais que isto e ainda porque também não acredito que os grandes clubes – City, Chelsea, Bayern, Barça, Real, Atlético, Juventus, etc. – alguma vez se interessem pelo argelino. Se existir a oportunidade de fazer mais de 10M€ com Slimani, siga. Aliás, com o histórico que o Sporting tem de perder boas oportunidades de venda, não arriscava mais uma vez. Além disso, e – mais uma vez – mesmo com toda a garra e atitude do Slimani, compará-lo com Mitroglou é demagógico. O grego é um jogador de mão cheia – tecnicamente é incomparável, no resto, na pior das hipóteses, está ao mesmo nível. Perder a hipótese de trocar Slimani por Mitroglou é igual a perder a hipótese de trocar Marco Silva por JJ – por muito que gostássemos de um, todos sabíamos que o outro era bem melhor…

    Posto isto, gostei da análise, há vários jogadores que não conheço na proposta do VM – o DD, o trinco e o médio centro, pelo que não me vou pronunciar quanto aos mesmos – mas acho que temos matéria prima suficiente para ser candidatos e que os retoques que faltam servirão apenas para dar maior consistência a uma equipa que já demonstra uma evolução táctica incrível. Se tudo correr normalmente, e pela amostra que os 3 grandes vão dando na pré-época, o Sporting é a equipa que melhor arrancará no campeonato. E isto tem um rosto muito concreto – JJ. A rapidez com que introduziu novos comportamentos na equipa – defesa subida e a controlar o fora de jogo, linhas de passe constantes e privilégio pelo jogo interior, ao contrário do que acontecia num passado bem recente – é impressionante. O mérito a quem o merece.

    Fico a aguardar com curiosidade as análises aos outros grandes. Continuação dum bom trabalho.

    • J.Heleno
      Posted Julho 30, 2015 at 4:21 pm

      Concordo em especial com a comparação que faz entre Slimani e Mitroglou! Acho que o SCP não pode perder a oportunidade de contratar o Grego mesmo que fique com uma opção de compra de 7 milhões! Aliás, no meio disto tudo e estando o FCP e o SLB à procura de um avançado, não fico admirado se for parar a um dos rivais.

  • MM
    Posted Julho 30, 2015 at 3:55 pm

    Com as vossas escolhas, o Sporting ficaria com um plantel para lutar pelo título (acredito que o actual lhes permitirá isso, mas com este ficaria mais próximo de Benfica e Porto, que também ainda se devem reforçar).
    Penso o prioritário para o Sporting será vender elementos com salários altos que não contam para o treinador, como Capel e Miguel Lopes e outros como Rosell e Tanaka. Depois se conseguissem vender Adrien por qualquer coisa acima dos 10 milhões já me parecia excelente, porque é um médio com muitas limitações e que não encaixa no que normalmente Jesus pretende para a posição. Se nestes jogadores conseguissem fazer 17/18 milhões já seria muito bom e daria para atacarem o mercado com outra "força". Outra situação que parece complicada é a do Carrillo, que termina contrato no final da época e parece sem grande vontade de correr, não sei até que ponto poderá ficar ou não.
    Parece-me óbvio que o plantel precisa pelo menos de 1 lateral direito, 1 médio (que seriam 2 se Adrien saísse) e 1 extremo (2 se Carrillo saísse) com qualidade para entrarem no 11 titular. E se os conseguirem, ficarão com um plantel forte.

  • Bruno Marques
    Posted Julho 30, 2015 at 3:41 pm

    Boas!
    O Plantel deve ser mais ou menos este:

    G.R- Rui Patricio, Marcelo Boeck, Jug
    D.D.- João Perreira, CONTRATAÇÂO
    D.E.- Jefferson, J.Silva
    D.C.- Paulo Oilveira, Ciani
    D.C.- Naldo, Ewerton
    M.D.- Williams, Ruben Semedo, Pizzaro
    M.C.- Adrian, João Mario, Wallyson
    M.A.- Ruiz, Mane
    E.D.- Ruiz, Contrataçaõ
    E.E.- Carillio, Gelson Martins
    Avançados- Montero, Teo, Silimani

    Vendas- Capel, Miguel Lopes, Tanaka, Wilson Eduardo, Andre Martins, Rosell
    Emprestar na primeira Liga – Foboko, Chaby, Medreiros, Tobias, Rubio, Betinho, Sacko, Drame, (era bom eles ficarem na liga portuguesa eram titulares nas equipa é não jogavam contra o sporting)

    As compras de um medio (Pizzaro), defesa direito ( Bruno Valdez) e extremo ( Kanevitter- River Plate)
    obrigado.

    • Bruno Marques
      Posted Julho 31, 2015 at 1:42 am

      Desculpem queria dizer que o Kranevitter para trinco no lugar do Williams lesionado.
      Pizzaro para o medio centro com adrian e joão mario.

    • Alexis
      Posted Julho 30, 2015 at 6:24 pm

      Rodolfo foi um comentário que entretanto o Visão de Mercado deve ter lido e decidiu apagar.
      Basicamente dizia que quem escreveu esta louco, que quase todos os jogadores do Sporting eram melhores que o dos rivais. Ainda para maisena tom insultuoso, usando como base a ideia que quem teria escrito o artigo foi o João Lains.
      E acabou com a previsão de um deboche dia 9, portanto foi algo giro de se ler (e bastante longo até) – por acaso tenho pena que tivesse sido apagado posteriormente.

    • Rodolfo Trindade
      Posted Julho 30, 2015 at 5:24 pm

      Que história é essa Alexis? Não vi comentário de nenhum brutos…

    • Tiago Abreu
      Posted Julho 30, 2015 at 5:20 pm

      Extremo, Kranevitter?

    • Rodolfo Trindade
      Posted Julho 30, 2015 at 4:51 pm

      Calculo que o Bruno tenha feito confusão a escrever..

    • Alexis
      Posted Julho 30, 2015 at 4:43 pm

      Kranevitter? O médio defensivo do River a jogar a extremo?

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 4:19 pm

      Kranevitter é médio defensivo…

      Leonardo

  • José Santos
    Posted Julho 30, 2015 at 3:29 pm

    Sou o único que gostava de ter o Cueva no Sporting? Gostei muito dele na Copa América e se o Carrillo sair é basicamente o mesmo tipo de jogador. Vindo do Chile, apesar do bom torneio que fez, não me parece que seja um reforço muito caro.

    • José Santos
      Posted Julho 30, 2015 at 3:39 pm

      Compreensível então, eu pesquisei antes mas apareceu que ainda estava no Alianza Lima, estranhei que ninguém lhe pegasse, grande jogador.

    • Visão de Mercado
      Posted Julho 30, 2015 at 3:33 pm

      O Cueva que fala, jogava no Alianza Lima, do Perú, e foi para o Toluca, do México, quando terminou a Copa América.

  • Kacal I
    Posted Julho 30, 2015 at 3:23 pm

    Excelente post VM, estes sobre os três "grandes" são importantes.

    Quanto ao Sporting, acho que a defesa está fechada e a entrar será mais um GR porque é uma posição fundamental e o Boeck apresentou-se com peso a mais e fora de forma, de resto o João Pereira assumirá a titularidade na direita e o Esgaio deverá ser a alternativa com o Mané como backup, agora um DD seria bem-vindo.

    No meio-campo a prioridade é contratar um MDF que possa colmatar a ausência do William com qualidade e depois possa ser uma alternativa digna e deverá chegar em breve, de resto está fechado e só em caso de saídas haverá um reforço e o Adrien continua como uma possível saída.

    Nas alas continuo a achar que falta um médio com características semelhantes ao Gaitán e que seja jovem e possa ser trabalhado para este sistema e modelo de jogo do JJ, no entanto o Carrillo deve ficar em Alvalade e o Bryan Ruiz será titular na esquerda e há boas alternativas como Mané e Gelson Martins, mais ainda assim contratar um extremo era o ideal.

    No ataque está fechado e só em caso de saída do Slimani é que é preciso ir ao mercado.

    Em geral falta um MDF e o plantel fica fechado, depois um DD e um EE seriam bem-vindos mas são necessidades secundárias, de resto só em caso de saídas.

  • Bruno Santos
    Posted Julho 30, 2015 at 3:22 pm

    Mais uma vez fantastico texto por parte da VM.
    Concordo que o plantel precisa urgentemente de um DD e de um extremo, não conheço nenhum dos DD sugeridos pela VM, mas algum tem de vir. Enquanto ao extremo, Rodrigo de paul seria uma aposta muito boa sem duvida, excelente jogador, certamente não sairia barato mas com as vendas de Adrien e André Martins podiam canalizar o dinheiro para o extremo. Jesus Corona podia tambem ser uma boa alternativa.
    Penso que o Sporting devia fazer de tudo para segurar Carrillo e até o proprio Slimani.

    Gostaria de saber qual a opinião sobre João Palhinha e Rubén Semedo ? Muito verdinhos para assumirem a titularidade

  • Pedro
    Posted Julho 30, 2015 at 3:19 pm

    Não creio que o SCP seja candidato ao titulo, nem sei se estará mais forte. JJ é sem dúvida um grande treinador, talvez o segundo melhor português mas não sei se será suficiente.

    A nível da Baliza está bem entregue, Patricio é o melhor GR português em embora muitos não concordem comigo ele já deu muitos pontos à baliza, com Marcelo na Calha que também é um bom GR.

    A defesa é sem dúvida um sector precário, em principio será João Pereira, que apesar de ser um jogador que deixa tudo em campo não é nenhum sobre dotado, Jefferson é fraco, e dos centrais só Paulo Oliveira é acima da média, Tobias é Novito e duvido que seja aposta de JJ Naldo não é mau de todo mas Ciani é terrivel, Já parece que tem dois tijolos nos lugares dos Rins. Já Ewerton não sou o maior apreciador do jogador, mas sem dúvida que é o parceiro de Paulo Oliveira

    O meio campo defensivo dispensa qualquer comentário, William Carvalho é o melhor MD da liga e se recuperar bem da lesão será o tampão necessário nesta equipa. Meio campo também é deficitário, apesar de João Mário ser bom jogador, não é nenhum fora de série e dúvido que JJ aposte em Adrien pelo que deverá ser vendido. Wallyson também não é mau mas não é jogador para ser indicutivel num grande. Nas alas destaca-se somente Carrillo, que é sem dúvida um diamante a lapidar mas não sei até que ponto não fará "birra" para sair, no outro lado temos um Carlos Mané, que apesar de ser um jovem com enorme potencial não é nenhum Nani, sempre poderá por-se Bryan Ruiz na ala mas não renderá o mesmo que na frente. Além destes dois Gélson Martins poderá começar a apareces, mas duvido que tenha já o que é necessário para vingar num grande.

    O sector mais avançado da equipa creio ser o que apresenta mais qualidade, Slimani é sem dúvida o artilheiro do SCP com Montero, sendo que Teo (se não criar grandes problemas como no passado) poderá ser uma excelente alternativa.

    O SCP precisa de se reforçar com um Extremo, um médio e um lateral.
    Apesar de adorar o JJ pelo que fez no meu Benfica, creio que não tem matéria-prima para ser campeão.

    Cumprimentos

    • Pedro
      Posted Julho 31, 2015 at 9:08 am

      O SCP perdeu somente o seu melhor jogador Nani, o meio campo, tirando Wiliam Carvalho é banal

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 8:14 pm

      Nani não foi convenientemente substituido, se não consegue ver isso então nem vale a pena comentar.
      Lizardking

    • Ego
      Posted Julho 30, 2015 at 6:19 pm

      Ainda por cima refere-se por exemplo ao Jefferson que é muito melhor defesa que o Eliseu. Capel que será dispensado, Miguel Lopes idem e um jogador que acabou de chegar e que será muito provavelmente a 4ª opção para o centro da defesa, já agora, quem é a 4ª opção para o centro da defesa no Benfica? Saudações desportivas

    • Ego
      Posted Julho 30, 2015 at 6:14 pm

      E está mais fraco porquê? Porque você diz? Dos titulares o Sporting apenas perdeu o Nani. O Benfica perdeu Maxi, Lima e veremos. O Porto perdeu Danilo, Oliver Torres, Casemiro e Jackson. E o Sporting é que está mais fraco?

    • Pedro
      Posted Julho 30, 2015 at 4:29 pm

      Mas quem falou em Benfica ou no Porto? Acho que ninguém Sr Sportinguista. Dei a minha opinião sobre o plantel do Sporting e acho que está mais fraco que o ano passado e mais fraco que Benfica e principalmente o Porto que é quem tem o Plantel mais forte. O SCP com jogadores como Ciani, Capel, Jefferson, Miguel Lopes e uma catrefada de Miudos é que sim

    • Ego
      Posted Julho 30, 2015 at 3:42 pm

      O Benfica que perdeu 3 titulares é que está muito mais forte. O Porto então que perdeu os 3 melhores jogadores está fortissimo

  • António Vilares
    Posted Julho 30, 2015 at 3:14 pm

    Vejo o Sporting com um plantel até mal planeado sinceramente. Não temos solução para a lateral direita, para o médio mais recuado e para nenhuma das alas. Ainda não percebi qual o papel de João Mário neste novo Sporting, penso que a 2ºMédio não dá pois preenche pouco o meio-campo, como tal as únicas opções que vejo é colocação do português na primeira linha de construção, ficando Adrien mais à frente responsável pela pressão e recuperação de bola ou a colação do Português como interior, o que não parece a melhor solução.
    Carrillo, Mané, Gelson Martins e Bryan Ruiz são boas soluções mas Carlos Mané é mais forte em zonas interiores, Bryan Ruiz será, acho eu, muitas vezes utilizado na frente de ataque e Carrillo poderá estar de saída. A chegada de um jogador mais vertical (e se possível que jogue no flanco esquerdo) é recomendável! João Pereira está longe, o que é compreensível, da sua forma e todos nós sabemos das dificuldades do português nas tarefas defensivas. Um lateral mais alto (como apontado pelo VM) é claramente necessário.

    Como tal, ainda estou com muitas dúvidas sobre este Sporting pela falta de alguma matéria-prima em algumas posições. Ainda poderão chegar mais reforços mas terão de ser mesmo reforços, o que nos últimos anos não tem acontecido com tanta frequência.

  • Eduardo
    Posted Julho 30, 2015 at 3:14 pm

    O Augusto Fernandez, sem ser os das 5 melhores equipas, é capaz de ser o melhor médio da La Liga. Um jogador muito underrated mas que para mim até é melhor que o Enzo… Surpreende-me que esteja ainda no Celta.

  • Stalley VM
    Posted Julho 30, 2015 at 3:14 pm

    Vamos começar pelo inicio.
    Na minha opinião, parece-me óbvio que com a contratação de Jorge Jesus, o Sporting quer ser campeão já este ano, mas para isso só Jesus não chega, por muito bom que seja, sem mais valias no plantel, nenhum treinador sobrevive.
    No entanto estou a gostar da Visão de Mercado do Sporting esta época, tirando a questão dos centrais, acho que aqui não foram as melhores opções, mas Ewerthon e Paulo Oliveira sem lesões serão os titulares, até lá será Naldo ao lado do Português.

    Agora falta algo ainda a este plantel do Sporting, assim logo a vista que é um Extremo acima da média, espero bem que ainda venha alguém para esse lugar.
    Depois não esquecer a questão de Carrillo, oxalá não venha aí mais uma novela, espero que não.
    A questão do DD, é assim veio João Pereira, que não esta nas melhores condições, viu-se na África do Sul, mas ganhando forma, é uma boa opção, pelo menos a nível interno, na Europa a coisa vai ser mais complicada, Miguel Lopes não sei se conta ou não, não foi a estagio por uma suposta lesão, confirmado pelo Sporting.
    No meio campo com a lesão de William, aqui sim é capaz de entrar alguém, fala-se no Pizarro, falam bastante bem do jogador, mas neste caso, quando o William estiver bom, vai jogar quem? William e Pizarro? então e João Mario e Adrien?….acho que não é a posição onde o Sporting se precisa focar no mercado, a gastar uma quantia elevada que seja num extremo.
    No ataque parece-me fechado e bem fechado, Montero, Ruiz, Teo e Slimani, o Argelino não acredito que saia este ano, só se aparecer alguém com 15M, ai sim podia ir á vida dele.

    SL!

  • Domingos Araújo
    Posted Julho 30, 2015 at 3:13 pm

    Não poderia concordar mais com a analise da Visão do Mercado. Com o plantel acima referido tínhamos capacidade para lutar com o titulo.
    Assim como analise feita as posições a reforçar seriam:
    Defesa Direito- Dimitri Foulquier, Thomas Meunier, Advincula
    Médio Defensivo- Guido Pizarro,
    Extremo Esquerdo: José Izquierdo, Rodrigo de Paul, Bakary Sako
    Ponta de Lança- Mitroglou, Jonatan Soriano

    • Rafael Vicente
      Posted Julho 31, 2015 at 3:00 pm

      Ruben, eu sei já li isso, mas duvido que seja verdade. Eles se quisessem vender tinham vendido em Janeiro pelo dobro não iam vender agora. Só se eles tiverem um plano na manga, como contratar o Beric ao principal rival Rapid Vienna e ficarem com opção de compra de um jovem jogador do clube para o qual o Soriano for, mais obviamente os 10M.

    • Rúben Gomes
      Posted Julho 30, 2015 at 10:48 pm

      O Salzburg pede 10M.

    • Rafael Vicente
      Posted Julho 30, 2015 at 7:56 pm

      NoSense, além do salário do Soriano o preço do passe não é nada barato. Recordo que a equipa dele em Janeiro recusou uma proposta de 20M, até porque já tinham perdido o Alan.

    • NoSense
      Posted Julho 30, 2015 at 4:27 pm

      soriano recebe 3M…para o Sporting está fora de hipoteses (benfica ou porto, talvez…aliás, penso que o porto ainda não contratou ninguém porque não tem propriamente um alvo e está averiguar o que os olheiros do benficam possam encontrar, tal como fizeram com falcão…mas tudo isto é uma das minhas muitas e inuteis teorias)

    • Domingos Araújo
      Posted Julho 30, 2015 at 3:41 pm

      Apesar de preferir o Rodrigo de Paul pelas suas características encaixava melhor no esquema de jogo do sporting, mas Bakari Sako tem estado escondido na 2º liga Inglesa mas qualidade não lhe falta.

    • Rafael Vicente
      Posted Julho 30, 2015 at 3:28 pm

      O Sako seria de facto uma enorme contratação e tem a vantagem de estar livre.

      Já o Soriano é para esquecer. Se o Benfica dificilmente o contrata o Sporting muito menos.

    • Domingos Araújo
      Posted Julho 30, 2015 at 3:21 pm

      Ponta de Lança caso Slimani for vendido.

  • Wonderkid
    Posted Julho 30, 2015 at 3:12 pm

    Já mal podia esperar por este post! Fantástico trabalho VM e óptimas sugestões.

    No entanto, sou da opinião que o melhor que o Sporting podia fazer, neste momento (sem haverem saídas de maior relevo), seria contratar "apenas" mais 2 jogadores. Um lateral e um trinco que pudesse actuar como médio centro. Ficaria encantado com Foulquier e mais ficaria ainda com Advincula para a posição de lateral direito, até porque ambos também poderiam ser opções para extremos. E ficaria deliciado com a contratação de Guido Pizarro para trinco/médio centro (trinco enquanto William estivesse indisponível, médio centro para lutar pelo lugar com Adrien e João Mário). Vainqueur confesso que não conheço. Alguém me sabe informar se também pode desempenhar a função de médio centro?

    Penso que com uma capacidade negocial semelhante à demonstrada na venda de Sarr seria possível terminar o período de transferências com saldo positivo (no que toca a valores pagos por entradas e recebidos por saídas) só com as saídas de elementos transferíveis.

    • Wonderkid
      Posted Julho 30, 2015 at 9:09 pm

      Exacto Michael, só se Carillo sair, no meu entender, é que precisaríamos de ir ao mercado por um extremo. E aí sim, teria de ser um do nível de Corona ou De Paul.

      Até acho que já contratámos em demasia. Por exemplo, se o João Pereira foi contratado para se contratar ainda outro lateral direito, não teria valido mais a pena ter ficado com o Miguel Lopes? É que ainda por cima não o podemos vender… mesmo o Ciani acho que foi desnecessário (espero que ele me faça ver que afinal até se tratou de uma boa contratação). Salvo raras excepções, nunca se deveriam fazer mais do que 5/6 contratações por época.

    • Michael Santos
      Posted Julho 30, 2015 at 6:05 pm

      Completamente de acordo, um lateral e um médio são suficientes para atacar a época se renovarmos com Carrillo)

  • hortalica
    Posted Julho 30, 2015 at 3:12 pm

    o SCP pode não ter o plantel com mais qualidade, mas apresenta o plantel que joga à mais tempo junto (apesar da mudança de táctica e mudança constante de treinador LJ-MS-JJ) e parece-me também o plantel mais consistente. neste momento o benfica tem um treinador novo e perdeu/vai perder jogadores importantes, lima já foi, o gaitan não deve ficar, o jonas está a levantar problemas com o ordenado e o Salvio ficará de fora tempo indeterminado e quem chegou tirando o Carcela (ou lá como se escreve, peço desculpa) não tem demonstrado muito e existem zonas que precisam urgentemente de se reforçar.
    o fcp perdeu pedras muito importantes difíceis de substituir, tais como jackson, danilo, casemiro e oliver (acho que não me esqueço de ninguém) posições muito importantes em que tinham jogadores muito influentes, e neste momento o fcp tirando médios defensivos (imbula e danilo) não contratou ninguém a altura dos seus anteriores, principalmente no aspecto mais ofensivo (PL e médio ofensivo).

    • hortalica
      Posted Julho 30, 2015 at 5:41 pm

      pois ainda faltava o quaresma (obrigado pedro) parecendo que não,e apesar de Tello e Brahimi serem melhores, o quaresma era dos únicos (a par do helton) que sabem como é a mística de ser do FCP e era dos mais respeitado quer a nivel de presidente e de adeptos, só mesmo o lopetegui é que não ia com ele.

    • Pedro Lopes
      Posted Julho 30, 2015 at 5:13 pm

      e o quaresma

  • Anónimo
    Posted Julho 30, 2015 at 3:12 pm

    Sporting 15/16

    GR: R.Patricio, Boeck, Jug
    DD:Wellington Silva, Joao Pereira
    DC:P.Oliveira, Naldo
    DC:Ewerton, Ciani
    DE:Jefferson, J.Silva
    MD:William, Pizarro, R.Semedo(5º DC)
    MC:Adrien, Joao Mario, Wallyson
    ED:Carrillo, Gelson
    EE:Ruiz, Mané, Izquierdo
    SA:Teo, Montero
    PL: Slimani, Mitroglou

    Despachar M.Lopes, Capel, Rosell, Andre Martins . Emprestar Tobias, Esgaio, Iuri e Tanaka para jogarem com mais regularidade.

    Pedro Rocha

  • João Dias
    Posted Julho 30, 2015 at 3:11 pm

    Uma pena o Iuri não contar.

    É verdade que ainda é um jogador muito inconsequente mas bem trabalhado dava craque.

    • José Leal
      Posted Julho 30, 2015 at 7:48 pm

      Galileu Galilei, quem jogava era o Gaitan e o Salvio… O Bruno César saiu em Janeiro tal como o Nolito…

    • José Leal
      Posted Julho 30, 2015 at 5:52 pm

      NoSense deixa lá… vão continuar a insistir nisso para se convencerem que essa é a verdade dos factos. Qualquer um pode ir ao google pesquisar e comprovar o que disseste

    • Galileu Galilei
      Posted Julho 30, 2015 at 5:27 pm

      Nolito queria jogar mais, Jesus não queria que saísse mas…… também nao queria que ele jogasse. Ora 2 + 2= 4 . Não se esqueça que quem jogava era o Bruno César… . Craque não?

    • NoSense
      Posted Julho 30, 2015 at 4:23 pm

      (discussão Nolito, dia2)
      O nolito quis sair para jogar mais…o Jesus não queria que ele saísse e disse-o publicamente…não foi Jesus que o mandou embora

    • Jose Nuno Alves
      Posted Julho 30, 2015 at 3:38 pm

      Para dar craque tem que jogar. Achas q o JJ que mandou o Nolito embora ia dar minutos ao Iuri?

  • Litos
    Posted Julho 30, 2015 at 3:10 pm

    Não conheço o Foulquier e o Vanquieur, nem nunca os vi a serem falados na imprensa e na caixa de comentários, mas parecem-me ter o perfil que o Jesus gosta. E o post está excelente, como o VM nos habituou. No ataque é que mudava, vendia o Slimani e tentava o Mitroglou.

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 3:39 pm

      Caro Litos,
      Também nunca os vi serem falado nem os conheço mas aposto que daqui a 2/3 dias vais ver capas de desportivos com estes nomes ;).
      O Mitro é muito bom mas percebo o VM pois o Slimani podendo não ser ainda tão bom já está habituado À equipa.
      Abr,

      RREB

  • Pereira FCP
    Posted Julho 30, 2015 at 3:10 pm

    Será que William vai evoluir assim tanto nas mãos de Jesus? Eu acho o William um excelente jogador, com muita qualidade no passe, na leitura de jogo e na serenidade e liderança que transmite dentro de campo, mas JJ gosta de ter trincos que destruam jogo praticamente, Matic é um caso a parte pois tinha mais caracteristicas de 8 e adaptou-se bem, a pergunta que faço é? Vai JJ conseguir fazer de William o trinco que ele nunca foi? Atenção que não estou a criticar William, muito pelo contrário, apenas acho que poderá acontecer o inverso, em vez de William se adaptar a forma de jogar que JJ gosta, não irá JJ mudar o seu estilo de jogo em relação ao seu trinco devido as capacidades de William?

  • Gabriel
    Posted Julho 30, 2015 at 3:06 pm

    Espero bem que não se venda o Adrien. É um jogador importantíssimo nesta equipa (até já é capitão) e dá muito ao meio campo, inclusive a intensidade e agressividade que mais nenhum dá. Ao contrario do que diz o VM, acho que a sua saída teria um grande impacto negativo a nivel desportivo. Na minha opinião é um elemento claramente subvalorizado aqui no blog. Penso que se saisse ganhava outra dimensão por aqui e era bem capaz de acabar por chegar ao Porto, um pouco à imagem de Moutinho, que passou de hype a brutal apos sair de alvalade.

  • Anónimo
    Posted Julho 30, 2015 at 3:04 pm

    Penso que não é o suficiente para atingir o titulo.. O plantel do Sporting está ainda muito longe do plantel do Benfica e Porto, prevejo o Sporting na mesma situação da época passada, ou seja, a lutar pelo 3º lugar com o Braga.

    F.Ribeiro

    • The Monster
      Posted Julho 30, 2015 at 6:09 pm

      Galileu, William não chegava sequer a discutir a titularidade, apesar da qualidade do Fejsa, pegava logo de estaca.
      No Porto era a mesma coisa.

    • Galileu Galilei
      Posted Julho 30, 2015 at 5:26 pm

      Ridículo ridiculo ridiculo…. Então Slimani, William, Teo, Ruiz e Ewerton? Está bem….. Depois desta época verei se realmente o Téo e o Ruíz seriam titulares no meu Benfica (de momento não os queria para nada), Slimani?? Nem pintado, é um jogador que não me dá prazer algum ver jogar, William e Ewerton para mim iriam discutir a titularidade com William possivelmente a ter alguma vantagem.
      De todos os jogadores do SCP, gostava de ver o Montero e o Carrillo, mas só porque são jogadores que acho que podem crescer mais apesar da idade de Montero. Gosto do futebol de ambos.

    • El Matador
      Posted Julho 30, 2015 at 5:13 pm

      O Porto tem o plantel mais forte dos 3 grandes mas não tem treinador… No Benfica o que me preocupa mais são os reforços extra futebol que já garantiram porque em termos de equipa estão claramente mais fracos, além de já terem perdido vários titulares os reforços têm sido duvidosos e o novo treinador é uma incógnita, se o Gaitan sair prevejo mesmo tempos difíceis na Luz. Aplica-se o mesmo ao Sporting se saírem alguns dos titulares, espero que não.

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 5:05 pm

      Sombras

      Se o Benfica jogar em 4-2-3-1, Slimani sim seria titular ate porque Jonas não é um 9. Em 4-4-2 não seria Jonathan R. ou Nelson Oliveira a tirar-lhe o lugar. Ruiz é superior a Talisca, Taarabt ou Carcela portanto não sei onde esta a duvida. Essa do Ewerton nem vou comentar porque só pode ser puro troll, mas pronto.

      Pedro Rocha

    • Gabriel
      Posted Julho 30, 2015 at 4:41 pm

      E pronto, já cá faltava! O Sporting ficou a 6 pontos do Porto e a 9 do Benfica, mas andou a lutar com o Braga, do qual ficou a 18!

      Quando os sportinguistas sobrevalorizam a equipa cai o Carmo e a Trindade, e são criticados por quase todos os adeptos rivais. Quando há tiradas destas já são poucos os que falam. Enfim…

    • Sombras
      Posted Julho 30, 2015 at 4:35 pm

      O William sim, agora nenhum dos outros era titular no Benfica. Slimani, Ruiz e Teo não são melhores que Jonas, e apenas o Colombiano era titular no FCP. Ewerton então, nem sequer ao Lisandro Lopéz é superior, e quanto muito está ao nível do Martins Indi.

    • Jose Nuno Alves
      Posted Julho 30, 2015 at 4:25 pm

      Invictus, Dzeko? Ouvi dizer que era o Benzema!
      Se é para sonhar…
      Roma ou Porto? Porto!! O Dzeko não gosta de guito e até gosta à brava de Tugas!

    • Ace-XXI
      Posted Julho 30, 2015 at 4:23 pm

      The monster nao consigo perceber qual a razão para se achar que nesta altura da carreira casillas é assim tão superior a Patrício ou a julio césar mas cá estaremos para ver, eu desportivamente nao trocava.

    • Jose Nuno Alves
      Posted Julho 30, 2015 at 4:20 pm

      Monster faltou só comparares os treinadores

    • Rodolfo Trindade
      Posted Julho 30, 2015 at 3:52 pm

      Invictus existem muitos esquecidos em relação ao teu último parágrafo, mas mesmo muitos!

      Agora também não te podes esquecer que o JJ de Janeiro de 2014 para diante não é o mesmo que esse JJ!

    • João
      Posted Julho 30, 2015 at 3:49 pm

      F. Ribeiro

      Explique-me lá qual o critério que o levou a dizer (nem vou dizer pensar) que o Sporting andou "na luta" com o Braga em vez de dizer com o Porto?

      SD,
      Xait

    • The Monster
      Posted Julho 30, 2015 at 3:46 pm

      José Nuno, neste momento para o banco Slimani dava jeito não haja dúvida… até ao momento em que o Porto contratar um avançado.
      Teo apesar da sua qualidade, é um jogador problemático e por isso mesmo não o queria no Porto assim como não quero o Osvaldo que tem sido falado, e Montero também é bom jogador, mas para segundos avançados o Porto tem Adrian Lopez e Bueno.
      A distância não é lá muito grande, admito que sim( sem ironia), na baliza é esmagadora, nas laterais é bem melhor, a nível de centrais talvez seja equilibrada, no meio campo o Porto talvez esteja em desvantagem, nas alas o Porto é superior.

    • Ace-XXI
      Posted Julho 30, 2015 at 3:43 pm

      O SCP na época passada esteve a lutar pelo título até ao golo de jardel nos descontos… Acabou por ser esse momento que quebrou a excelente recuperação que o SCP vinha a fazer é até acabou por hipotecar as hipóteses de chegar ao 2 lugar.

    • Invictus
      Posted Julho 30, 2015 at 3:34 pm

      "Os avançados", ñ jogavam no FCP, mas sim o P.L , visto que Aboubakar deve ser suplente e Brahimi e Tello titulares nas alas, logo B.Ruiz e Teofilo ñ vinham acrescentar nada ao FCP, quanto muito Slimani, mas quem quer um Osvaldo ou Dzeko acho que fica melhor servido.

      Ja para ñ falar numa das defesas menos batidas da europa, pois so saiu Danilo…

      Lopetegui é o treinador ideal para os jogadores que temos e estamos a contratar…contudo J.J tem mais experiencia pois ja tem mais anos a treinar "grandes"…Mas lembro.me de Villas Boas dar uns 5-0 a Jesus e Vitor Pereira ganhar 2 campeonatos com 1 derrota apenas frente ao Gil Vicente.

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 3:31 pm

      William, Slimani, Teo, Ruiz ou Ewerton eram titulares em qualquer equipa da liga portuguesa, a menos que Benfica e Porto se reforçem ainda mais. Ja sei que agora vou levar com os Samari's, Danilo's, Aboubacar's ou Jardel's desta vida mas não ha muito volta a dar, por muito que tentem…

      Gustavo P.

    • Miguel'zinho
      Posted Julho 30, 2015 at 3:30 pm

      F.Ribeiro, não sei então como é que o Aboubakar ainda está no Porto e porque é que o Porto ainda precisa de um PL, pelo que dizes ele é dos melhores avançados do mundo….

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 3:17 pm

      Desculpe? O Aboubacar era titularíssimo no Sporting !!!
      É quase tão bom como os 3 avançados do sporting juntos (montero, slimani e t.gutierrez), e n sou do porto ;)

      F. Ribeiro

    • Stalley VM
      Posted Julho 30, 2015 at 3:17 pm

      O Sporting o ano passado, não teve luta nenhum pelo 3º lugar, era o 3º melhor plantel em Portugal e assim foi na época, Porto e Benfica distantes e Sporting tranquilo no 3º lugar.

    • Jose Nuno Alves
      Posted Julho 30, 2015 at 3:10 pm

      Os avançados do Sporting davam um jeitaço no Porto. O treinador então nem se fala. A distancia não é tão grande como possa parecer.

  • Scp_Duxxi
    Posted Julho 30, 2015 at 3:02 pm

    Sei de fonte completamente segura que o Slimani não vai sair e que o Mitroglou nunca foi um pedido de Jorge Jesus(apesar de a imprensa dizer que foi um pedido de JJ).

  • Rodolfo Trindade
    Posted Julho 30, 2015 at 2:54 pm

    Parece-me de facto um plantel interessante e que tem tudo para lutar pelo título.

    Penso que a entrada de mais um extremo seria muito interessante e se Mitroglu entrasse então seria fantástico.

    É notória a melhoria da matéria prima em Alvalade do ano passado para este, é mesmo um grande salto qualitativo e JJ tem ovos para fazer uma excelente omolete.

    Penso que um bom arranque do campeonato poderá determinar o que será este SCP, será muito importante arrancar bem para a equipa ganhar confiança e perceber que é um claro candidato ao título.

    Para já em relação à supertaça penso que poderão aproveitar instabilidade que o Benfica está a ter na definição do plantel para levar de vencida a primeira batalha.

    P.S – Segundo me tenha apercebido por comentários de alguns users o melhor é saltarmos já para a próxima época pq o SCP tem o JJ logo já é campeão!

    • Alexis
      Posted Julho 30, 2015 at 7:27 pm

      Nuno só me vou dar ao trabalho de corrigir uma coisa. Acabamos de ganhar o 34!!!

    • NuNo Barrocas
      Posted Julho 30, 2015 at 6:10 pm

      Sempre achei engraçado.
      O Sporting tem uma minoria dos adeptos que se assume como candidato ao titulo, está a falar de barriga cheia.
      O benfica não faz o mesmo todos os anos? Não elogia as 20 contratações e chega a apelidar pelo menos 1 ou 2 por ano, de futuros meninos de ouro do futebol mundial?
      Não são já #Rumo ao 34 mal acabaram de ganhar o33?
      E o porto idem.
      Mas o Sporting é que é para abater.

    • Nuno
      Posted Julho 30, 2015 at 4:13 pm

      Excelente análise com a indicação de todas as contingências possíveis (vendas). No final, resulta no plantel perfeito para o SCP.

      Na frente de ataque, Mitroglu e Elkeson (jogador que acompanhei no Botafogo, muito criativo e que pode descair para as alas) seriam um incremento gigante à qualidade global da equipa.

      De Paul iria aumentar a competitividade nas alas (conforme se viu na temporada passada, Carillo beneficiou com a concorrência de Nani. Seria também bom para o desenvolvimento/comparação entre De Paul e Gelson Martins já que têm praticamente a mesma idade e potencial).

      No meio-campo, e acreditando que só haverá espaço para um 6 e um 8, a vinda do Vainquer e Pizarro, podia ser suficiente, até para deixar espaço para João Mário se impor definitivamente e de forma constante, além de também concordar com a venda de Adrien (gosto da paixão dele ao SCP, mas é de todos o que é mais fácil substituir). Gostaria da possibilidade de Augusto Fernandez, mas não estou a ver o capitão do Celta sair.

      Na defesa, as opcões para DDireito são perfeitas e adequadas ao estilo de jogo e jogador de JJ. Em relação a DCentral, apenas acho que o Tobias Figueiredo poderia sair por empréstimo e tentar a contratação de um DCentral que vi o ano passado no Heerenveen com muito potencial (Kenny Otigba).

      PARABÉNS VISÃO DE MERCADO, PELA VISÃO E PELA RACIONALIDADE DAS ANÁLISES DE ALGO TÃO EMOTIVO COMO O DESPORTO.

    • Nuno
      Posted Julho 30, 2015 at 3:49 pm

      Também me tenho apercebido que alguns users colocam a pressão máxima no JJ apenas para despistar o que se passa nos seus clubes…

      Não concordo com que o plantel deste ano seja um grande salto qualitativo. Alias, o SCP perdeu o seu jogador mais criativo e decisivo (NANI). E para colmatar este "ovo", não basta trocar por outro "ovo", porque a omolete vai sempre sair mais pequena.

      Se olharmos para o plantel que está lá agora, e apto a competir (ou seja, descontando William e Ewerton), não se pode dizer que esteja mais forte e nem possibilitará um arranque desejável no campeonato, logo corre atrás de um plantel bi-campeão e de outro que investe milhões em jogadores.

      O certo é que JJ/SCP estão com azar. Pensaram em comprar reforços e vêem-se obrigados a comprar onde não tinham planeado gastar. Podiam ter pensado apenas num defesa-central e viu-se forçado a comprar dois. E o orçamento para 1 teve de dar para 2, em vez de um Douglas teve Naldo e Ciani… Vamos ver o que dá, porque BdC não arriscará em sair do orçamento porque estará a copiar as anteriores gestões do SCP.

    • Rodolfo Trindade
      Posted Julho 30, 2015 at 3:37 pm

      Qual foi a parte de "alguns users" que não percebeste?!

      Alguns mete tudo no mesmo saco?!

    • luis vieira
      Posted Julho 30, 2015 at 3:21 pm

      Esse ps é totalmente desnecessário, só por alguns sportinguistas dizerem que vão ser campeões deve colocar-se toda a farinha no mesmo saco? é que se é pra seguir essa sua lógica pelos comentários dos vários benfiquistas que aqui comentam devíamos deixar de realizar campeonatos pois serão todos para o Benfica, isto claro seguindo a sua lógica.

      Mas percebe-se bem qual o objectivo desse tipo de comentários que para o caso de as coisas não correrem bem no ano seguinte passarem a falar nisso

    • Rodolfo Trindade
      Posted Julho 30, 2015 at 3:04 pm

      Esqueci-me de referir que dada a lesão de William a entrada de mais um médio talvez não fosse mal pensada.

  • Miguel Guerreiro
    Posted Julho 30, 2015 at 2:49 pm

    As contratações seriam excelentes, mas não me parece que o Sporting faça esse tipo de contratações, no estado atual não vejo o Sporting (ainda) com capacidades para lutar pelo título, falta intensidade no meio-campo e um jogador com outra qualidade para a extrema-esquerda. Veremos o que BdC& JJ vão fazer em relação às lacunas demosntradas nos últimos jogos.

  • Anónimo
    Posted Julho 30, 2015 at 2:49 pm

    Quem tem um dos treinadores mais bem pagos do Mundo não se pode queixar de falta de armas…

    Rodrigo Pinho

    • Antonio Ferreira
      Posted Julho 30, 2015 at 10:16 pm

      Como é que o David Moyes ganha 7 milhões??? Fez um trabalho horrível no MU e ainda há por aí equipas que lhe paguem essa fortuna. Que disparate, há por aí treinadores 20x melhores que ele e recebem 20x menos.

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 8:05 pm

      Esse top é muito bom. 25 março de 2015 e o zenit tem 2 treinadores nos mais bem pagos…viva o dinheiro!
      Lizardking

    • hortalica
      Posted Julho 30, 2015 at 5:35 pm

      que eu saiba "Brutos" é antes de impostos, "Limpos" é que é depois de impostos. fez confusão, acontece.

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 4:56 pm

      Rui Magalhães,

      É exactamente esse o significado de "brutos"….

      Pedro Rocha

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 4:53 pm

      Rui Magalhães, essa é a definição de brutos (antes de impostos) em oposição a líquidos(depois)
      Ricardo

    • Rui Magalhaes
      Posted Julho 30, 2015 at 4:36 pm

      hortalica desde quando o Jesus ganhava 4M brutos? Posso estar enganado mas ganhava 4 M depois era retirado os impostos.

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 4:13 pm

      "Jesus ganha menos por mês do que ganhava na Luz"…
      Adoro o humor refinado português.

      Em relação à tabela anterior… caro Ricardo, a mesma é de… 25 de MARÇO de 2015!
      É verdade que escapou alguma coisa a alguém, mas não foi ao Ricardo.
      Augusto

    • hortalica
      Posted Julho 30, 2015 at 4:03 pm

      Ricardo Ricard o JJ está a receber 3.2 milhões brutos, depois tem é prémios pela qualificação da champions, pelo campeonato e pelas taças internas (no SLB ganhava 4M brutos + prémios), mas isso não conta como ordenado, mas se também não conta para o JJ não conta para os outros.

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 30, 2015 at 3:51 pm

      Em 2012 a empresa Brasileira Pluri Consultoria dizia que o Jesus era o 14º melhor pago. A mesma empresa em 2013 metia o Jesus em 11º.
      Em Março de 2015 o jornal Espanhol "Marca" meteu o Jesus em 9º.

      Quem é que está certo? Não faço ideia.

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 3:37 pm

      Por uma questão factual (Lista France Football 25 março 2015):
      1. José Mourinho (Chelsea) : 18 millions d'euros
      2. Carlo Ancelotti (Real Madrid) 15,5
      3. Pep Guardiola (Bayern Munich) : 15,2
      4. Arsène Wenger (Arsenal) : 11,3
      5. Louis Van Gaal (Manchester United) : 10
      6. Fabio Capello (Russie) : 9
      7. André Villas-Boas (Zenith Saint-Pétersbourg) : 8,5
      8. Sven-Göran Eriksson (Shanghai SIPG) : 8
      9. Jürgen Klopp (Borussia Dortmund) : 7,2
      10. Laurent Blanc (Paris-SG) et David Moyes (Real Sociedad) : 7
      12. Rafael Benitez (Naples) : 6,9
      13. Walter Mazzarri (ex-Inter Milan) : 6,8
      14. Roberto Di Matteo (Schalke 04) : 6
      15. Luciano Spalletti (ex-Zenith Saint-Pétersbourg) et Luis Enrique (Barcelone) : 5,5
      17. Antonio Conte (Italie) : 5,3
      18. Manuel Pellegrini (Manchester City) : 5,2
      19. Brendan Rodgers (Liverpool) : 4,9
      20. Roberto Mancini (Inter Milan) : 4,8

      Assim, Ricardo Ricard factualmente, está a mentir. Ou então possui dados que escaparam aos editores da revista.
      Ricardo

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 3:20 pm

      Jesus ganha menos por mês do que ganhava na Luz, apenas poderá ganhar mais por ano se atingir certos objectivos. Como os benfiquistas ja têm a certeza que ele não ira ganhar nada, provavelmente não estara no top 15 no final do ano.

      Pedro Rocha

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 30, 2015 at 3:07 pm

      O Jesus em Março deste ano chegou a ser o 9º ou 10º mais bem pago do mundo e agora que ainda ganha mais não está no top 15?

    • Rui Magalhaes
      Posted Julho 30, 2015 at 3:00 pm

      Miguel Guerreio para sua informação em Portugal na 1 liga existe 18 equipas imagine por esse mundo fora então estar no top15/20/30 quer dizer que é um dos mais bem pagos do Mundo.

    • Miguel Guerreiro
      Posted Julho 30, 2015 at 2:53 pm

      Para sua informação nem no top-15 figura.

  • MiltonLuz
    Posted Julho 30, 2015 at 2:48 pm

    penso que a defesa está fechada… apesar de concordar que o Sporting precisava de um outro defesa direito…

    a dúvida será perceber quem será o 6 (titular/suplete) … Guido Pizarro é o nome mais falado e é excelente em relaçao qualidade/preço

    para a posiçao 8 nao deverá vir niguem.. apesar de desvalorizarem o Adrien… para mim é dos dos melhores jogadores atuais do Sporting.. e é intenso e tem a garra e espirito sportiguinsta… João Mário tambem vai ter uma palavra a dizer.. apesar de admitir que esta tatica nao o vai favorecer…

    para as linhas quer fique carrillo ou não é preciso um extremo… De Paul.. pela qualidade e idade… seria uma grande opção um exmprestimo com opçao de compra entre o 5 ou 6 Milhoes era aceitavel..

    Na frente perder Slimani pareçe ser quase inadmissivel.. mesmo assim o Sporting procura um outro avançado… Mitroglou seria bomba…

    resumindo, um 6, um extremo e um avançado devem estar prestes a chegar a alvalade!!

    • hortalica
      Posted Julho 30, 2015 at 7:40 pm

      soberbamente valorizado? a comunicação mal fala do esgaio e é dos nossos jovens com menos visibilidade por parte da comunicação social, se fosse mané, gelson, wallyson, matheus ainda entendia, agora o esgaio mal se fala nele. e normalmente os mais valorizados costumam ser os do benfica, basta ver o caso do guedes que vieram logo a dizer que ia ser melhor que o cr7 e nem na B era titular na altura.
      andré almeida nunca errou? deve ser o melhor defesa esquerdo do mundo então. há cada comentário realmente, que tamanha barbaridade.

    • El Matador
      Posted Julho 30, 2015 at 6:10 pm

      O Esgaio nunca fez formação a lateral, é normal que ainda tenha muito que evoluir mas tem características para se tornar num bom lateral.

    • NuNo Barrocas
      Posted Julho 30, 2015 at 6:01 pm

      Um bocado é favor. André Almeida já tem muito mais calo e uma melhor definição tanto no momento defensivo e ofensivo que esgaio.
      Claro que este, só por ser de Alvalade é soberbamente valorizado pela comunicação social.
      André Almeida nunca errou num momento de jogo, Esgaio por outro lado…

    • hortalica
      Posted Julho 30, 2015 at 5:33 pm

      o Esgaio é pior que o André Almeida, o Esgaio cada vez está pior, basta ver o europeu sub 21 e os minutos que teve neste Sporting de JJ. No europeu de sub 21 defendia muito mal (é adaptado mas já tens bons minutos a defesa) mas nem no ataque (onde é melhor) se safou.

    • El Matador
      Posted Julho 30, 2015 at 5:31 pm

      O André Almeida tem mais experiência apenas. Concordo que nenhum é nada de especial mas o Esgaio tecnicamente é claramente superior, além disso é muito mais novo e ainda pode evoluir bastante ao contrário do André Almeida que já não propriamente um jovem.

    • MM
      Posted Julho 30, 2015 at 5:15 pm

      O Esgaio tem mais qualidade que o André Almeida? Tá bem que nenhum é nada de especial mas o Almeida consegue ser um bocado melhorzito.

    • El Matador
      Posted Julho 30, 2015 at 4:56 pm

      O Esgaio não deve sair do plantel, é um tapa buracos a semelhança do que faz o André Almeida no Benfica mas mais novo e com mais qualidade. O Esgaio pode jogar em praticamente todas as zonas do campo, jogadores assim dão sempre jeito.

    • hortalica
      Posted Julho 30, 2015 at 3:02 pm

      o dinheiro do Saar é para investir, provavelmente o SCP irá juntar mais algum dinheiro de outras vendas (do Capel provavelmente e fala-se que o Tanaka tem mercado na Europa) para tentar trazer alguém com qualidade. concordo contigo que necessitamos de um extremo (precisamos de um desequilibrador nato nas alas), um defesa direito (o JP não é grande coisa, o Miguel Lopes é ainda pior e o Esgaio nem comento), um médio com qualidade acima da média e um avançado (não tão urgente mas por empréstimo o Mitroglou é bem vindo). por mim até se vendia o Carrilo e com o preço dele em vez de 1 extremos íamos buscar 2, pois acho um exagero dar 2 milhões a um jogador muito inconstante.
      em relação ao Adrien cada vez gosto menos dele, vê-se que é a aposta do JJ no meio campo, a par do Patrício é o jogador com mais minutos nos 2 jogos mais importantes, mas defensivamente não convence e quando está pressionado tem tendência a errar, por 15 milhões seria uma excelente venda mesmo só tendo 50% do passe, 7.5M para investir num médio seria uma boa ajuda, mas é aposta do JJ é esperar que esteja certo e faça uma excelente época.

Deixa um comentário