Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A prova dos 9

Para muitos já esteve fora da luta, mas chegados a Março é o Benfica que lidera a Liga e com um calendário que permite sonhar com o 35.º campeonato.
O que resta da Liga para cada um dos candidatos:
Benfica –  Tondela (casa), Boavista (fora), Braga (casa), Académica (fora), Vitória FC (casa), Rio Ave (fora), Vitória SC (casa), Marítimo (fora), Nacional (casa).
A ter cuidado: Braga, Guimarães e Marítimo. O Benfica tem, teoricamente, o calendário mais acessível. Se não vacilar em casa frente às equipas o Minho, poucos parecem ser os adversários de grande perigo, apenas Rio Ave e Marítimo parecem ter capacidade para poderem sonhar com um roubo de pontos ao líder.
Vantagens: Dois dos jogos teoricamente mais complicados (Braga e Vitória SC) são em casa, reduto sempre complicado para os visitantes do clube da Luz. As próximas duas jornadas com as equipas abaixo da linha de água também podem permitir à equipa respirar e gerir o esforço da eliminatória da Champions.
Sporting –  Estoril (fora), Arouca (casa), Belenenses (fora), Marítimo (casa), Moreirense (fora), União da Madeira (casa), Porto (fora), Vitória FC (casa), Braga (fora)
A ter cuidado: FC Porto, Braga, Arouca – O calendário dos Leões não é propriamente acessível e sobretudo não dá margem para erro. Qualquer tropeção frente aos adversários teoricamente mais acessíveis obriga a uma vitória nos redutos mais complicados – no Dragão ou na Pedreira. Nos outros desafios, é preciso cautela com o Arouca, a verdade é que a equipa do engraçadinho dos treinadores (palavras de Paulo Fonseca), está mesmo fazer a “gracinha” do Campeonato e segue num sólido quinto lugar.
Vantagens: Duas das deslocações do Sporting são quase “meia-casa”, já que a equipa Leonina tem tido forte apoio no Restelo e na Amoreira. Além disso, o Sporting já não vai à Madeira (sempre complicado) e já não tem qualquer outra competição para disputar.
FC Porto –  União da Madeira (casa), Vitória FC (fora), Tondela (casa), Paços de Ferreira (fora), Nacional (casa), Académica (fora), Sporting (casa), Rio Ave (fora), Boavista (casa).
A ter cuidado: Paços de Ferreira, Sporting, Rio Ave – Os Dragões nem precisam de meter prego a fundo para terem a possibilidade de pressionar, pelo menos, o Sporting. 3 das 4 deslocações são perigosas mas estão longe de ser de alto risco: Se a equipa cumprir no Bonfim, na visita aos Castores e e em Vila do Conde, só a recepção ao Sporting parece ser um verdadeiro desafio.
Vantagens: O calendário dos Dragões só não é o mais acessível devido à recepção ao Sporting e ao momento menos positivo da equipa, porque defrontar os últimos 4 classificados nas últimas 9 jornadas, sem deslocações à Madeira ou ao Minho e a acabar em casa, dá a possibilidade real ao FC Porto de recuperar pontos para os rivais.
Os últimos e os “jokers” – Tondela, Boavista e Académica defrontam tanto FC Porto como Benfica, e qualquer resultado que não seja uma derrota destas equipas nos 6 jogos tem potencial para baralhar as contas do titulo e da luta pela entrada directa na Champions. Depois, Braga, Vitória de Guimarães, Rio Ave e Arouca são as equipas que podem tentar fazer uma gracinha. À excepção dos Guerreiros (a equipa mais perigosa), todas as outras (e até o Paços de Ferreira) estão numa luta acesa pela Europa, com poucos pontos a separar cada uma das posições mas muito em jogo. Serão adversários incómodos.
No fundo, parece claro que o Benfica tem reais possibilidades de assegurar a primeira posição caso não tropece contra adversários mais fracos. A única incógnita é saber que impacto pode ter uma eventual passagem aos Quartos-de-Final da Champions em termos de calendário, bem como a meia final da Taça da Liga contra o Braga. O Sporting tem apenas estes 9 jogos oficiais da temporada e se a equipa não perder pontos contra os mais pequenos, só tem de mostrar no Dragão e na Pedreira estaleca de campeão para o poder realmente ser. Acabar na Pedreira será sempre complicado, mas pelo menos joga com a pressão de já ter o FC Porto a 4 pontos e de, a menos que tenha um final catastrófico, poder pelo menos assegurar um lugar na fase de grupos da próxima Champions. Os Dragões são a equipa que corre atrás, seja do titulo ou da entrada directa na Liga dos Campeões, mas como este campeonato já mostrou é que quem parece estar fora hoje… amanhã está novamente na luta.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Vasco Galhofo

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Março 7, 2016 at 1:27 pm

    Agora sim, faltando 9 jogos para o fim, vai-se ver quem tem estaleca ou não. JJ ou RV? Como Sportinguista acredito que focados, podemos ganhar os jogos que faltam e o Benfica talvez possa escorregar com o Braga ou Rio Ave.

    André Pereira

    • cards
      Posted Março 7, 2016 at 2:50 pm

      Como Benfiquista acredito que o Sporting vai vacilar, isto é perder ou empatar, em pelo menos 2 jogos.

    • fefe varanda
      Posted Março 7, 2016 at 3:48 pm

      Com o percurso da segunda parte da temporada do Sporting, apostaria mais em tropeções do Sporting.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Março 7, 2016 at 1:28 pm

    Tenho muitas dúvidas que o Benfica vacile.

    • PedroL
      Posted Março 7, 2016 at 2:06 pm

      Olha eu cá acho que estão todos a dar ao Benfica favas contadas, mas sabendo que perdeu poucos pontos até agora com os "pequenos" em nada os impede de perder agora….

    • PedroL
      Posted Março 7, 2016 at 2:07 pm

      ou seja, acho que o Sporting ja perdeu todos os pontos que tinha a perder esta época e o Benfica ainda não

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Março 7, 2016 at 2:19 pm

      Essa dedução faz-me alguma confusão, uma vez que o Sporting tem perdido pontos muito mais facilmente que o Benfica se excluírmos os confrontos com os rivais. Parece-me que dificilmente o Benfica vacila por esse factor, pela moralização que retira desta vitória e porque mesmo que deslize duvido igualmente que o Sporting conquiste 9 vitórias até final. Se o conseguir já seria uma pontuação extraordinária.

    • Cristiano
      Posted Março 7, 2016 at 2:22 pm

      E isso é baseado no quê? Está tabelado o número de pontos a perder por época?

      Eu sinceramente acho que o Benfica tem o calendário mais acessível mas não deixa de ter encontros difíceis e não são nada favas contadas.

      O SCP ao ir a Braga e ao Porto está muito mais sujeito a perder pontos.

    • Chemahatma
      Posted Março 7, 2016 at 2:31 pm

      SL Benfica vai vacilar em pelo menos um jogo, agora falta saber se empatará ou perderá.
      Dúvido que façam os 27 pontos, sendo que acho muito complicado ao Sporting CP fazer os tais 27 pontos

    • cards
      Posted Março 7, 2016 at 2:52 pm

      Não me importo que o Benfica perca os pelo menos 3 jogos desde que o Sporting e o Porto também percam pelo menos 3 jogos.

  • Anónimo
    Posted Março 7, 2016 at 1:37 pm

    O Sporting pode perder pontos com qualquer equipa tal como o Porto… e um possível castigo de Slimani pode complicar muito as coisas.

    Pedro Cunha

    • Guilherme Loureiro
      Posted Março 8, 2016 at 7:51 am

      Tal como o Benfica pode perder pontos, já agora, ou há alguém que acredite que os 3 vão fazer os 27 pontos até final?

    • Andre Carvalho
      Posted Março 8, 2016 at 10:57 am

      Quem acredita que os 3 vao fazer 27 pontos ate ao final é parvo… Dado ser impoesivel o porto e o scp fazerem os dois 27 pontos

  • The Mask
    Posted Março 7, 2016 at 1:37 pm

    São nove finais sendo que Braga e Guimarães serão teoricamente as mais difíceis.
    Nada está ganho, nem perto disso.
    S´espero que não comecem com as parvoices dos "Reservado" quando nada está ganho e até me parece que estamos a perder fulgor.

    • Anónimo
      Posted Março 7, 2016 at 1:51 pm

      A perder fulgor estão as equipas todas, é natural que no fim comece a haver algum cansaço. Mas não acho que estejamos a jogar pior. De resto subscrevo, espero que ninguém se meta com essas euforias que já nos custaram muito no passado.

      JD

  • OVOMALPASSADO
    Posted Março 7, 2016 at 1:38 pm

    -Não me parece nada que existe uma vantagem assim tão grande, para os 3 grandes o Braga, é ao Benfica que normalmente causa mais dores de cabeça, jogam bem e vão ser difíceis de bater.
    -Relembro que no ano passado numa circunstância semelhante, o Benfica foi perder a Vila do conde,os Vitórias são ambos equipas difíceis por razões diferentes, um por ter uma equipa aguerrida e de muita luta, outra porque, embora tenha baixado na segunda metade da época, é muito bem organizada e têm uma ideia e um conceito de jogo bem definidos.

  • Nuno R
    Posted Março 7, 2016 at 1:40 pm

    O Tondela está arrumado, já Académica e Boavista têm de se esfolar.
    Posto isto, não acardito que o Benfica perca pontos frente a equipas não chamadas Braga, mas há razão e ha fé.

    • Chemahatma
      Posted Março 7, 2016 at 2:33 pm

      A fé comanda o sonho :D As vezes as equipas que lutam para não descer nas ultimas jornadas (frutos de incentivos exteriores talvez) conseguem coisas inimagináveis.

      Se o Sporting CP conseguir ganhar todos os jogos até entrar no Dragão há motivos para acarditar, noutro cenário não.

  • GN2193
    Posted Março 7, 2016 at 1:40 pm

    No início do campeonato o Benfica ia ficar em terceiro lugar, após a derrota em Aveiro frente ao Arouca até o terceiro lugar estava em risco. Agora corremos o risco de ser campeões… Acho o nosso calendário mais fácil que o dos nossos adversários, mas continua a ser um calendário perigoso. Defrontar as equipas do minho não é bom, e as deslocações fora estão longe de serem as mais fáceis.
    Há que continuar apoiar a equipa e pensar que o 35 é possível.

    GN

  • Rui Magalhaes
    Posted Março 7, 2016 at 1:44 pm

    Na teoria são todos iguais o calendário pois o Benfica não joga mais contra nenhum chamado Grande mas ainda está na Champions e se passarmos aos Quartos teremos mais dois jogos de altíssimo desgaste.

  • Anónimo
    Posted Março 7, 2016 at 2:02 pm

    Se o Benfica for campeão digo desde já que vai ser um dos campeões mais medíocres desde a mítica época do Trappatoni. E o que me custa é que eu olho para este Benfica e parece-me uma equipa demasiado banal nos seus processos coletivos. Mas a verdade é que, ao contrário do Sporting, tem jogadores que para um campeonato tão medíocre como o nosso conseguem fazer a diferença nomeadamente contra as equipas mais pequenas. E o problema não foi ter perdido este sábado ou o empate em Guimarães, o meu problema é obviamente os empates em casa contra Tondela ou Rio Ave e isto está a fazer toda a diferença. Sinceramente olho para este calendário e sou honesto: eu até vejo este Benfica a perder pontos mas não tenho sentido muita confiança no Sporting durante esta segunda volta e portanto temo que tenhamos alguns empates pela frente. O FC Porto já nem sequer o considero como candidato plausível porque neste momento depende de muitos pontos perdidos pelos rivais de Lisboa e aliás nem me surpreenderia se voltassem a perder dado o estado anímico. Acima de tudo, há que acreditar até ao fim. Em frente Sporting!

    Miguel Oliveira

    • Anónimo
      Posted Março 7, 2016 at 2:12 pm

      Sinceramente nao vejo nenhuma equipa a jogar assim tao bom futebol em Portugal este ano. Mas se acha que o Benfica tem sido "mediocre", como classifica Sporting e FC Porto?

      Bio

    • Logen
      Posted Março 7, 2016 at 2:27 pm

      Então pelo teu raciocínio o Sporting tem jogadores para a Liga Espanhola ou Inglesa .
      São demasiado bons para ganhar a Tondelas e afins?
      Enfim , enquanto não perceberem que isto é uma prova de regularidade ,onde não é imperativo jogar sempre bem ,mas sim e o Jesus já o foi no Benfica e até neste Sporting pragmático .
      O campeonato não está decidido ,para mim 60% de hipóteses para o Benfica 35% Sporting 5 % para o Porto.

    • Roberto
      Posted Março 7, 2016 at 2:28 pm

      Tão medíocre que está em vantagem nos oitavos da CL.

    • Anónimo
      Posted Março 7, 2016 at 2:40 pm

      Que comentário, Miguel Oliveira. Vai ver a diferença de golos, pode ser que queira dizer alguma coisa. O Sporting é que joga bem…

      Bruno

    • stanpanan
      Posted Março 7, 2016 at 3:27 pm

      Este Benfica pouco fica a dever ao Benfica da época passada, há muita gente com memória curta e se esquece da primeira volta muito fraca do Benfica a época passada… E depois chamar medíocre a uma equipa com 66 golos em 25 jogos e compara lá com outra equipa que em 34 jogos marcou 51 ou é má fé ou talvez ainda esteja a digerir a derrota e perca de liderança

    • Daniel Alves
      Posted Março 7, 2016 at 4:33 pm

      stanpanan

      A 1ª volta do Benfica na época passada foi muito boa, só empatamos com o Sporting e perdemos em Braga, de resto ganhamos sempre. Foram 17J 15V 1E 1D. Na 2ª volta sim perdemos bastante mais pontos.

  • bruno Borges
    Posted Março 7, 2016 at 2:06 pm

    Do que tem sido a segunda volta,julgo q so o porto pode incomodar o Sporting no segundo lugar.
    Campeão que quer ser campeão nunca pode perder tantos pontos qnts o Sporting perdeu contra equipas q lutam para nao descer.
    É com mta pena minha pois este ano o Sporting tinha tudo para ser campeão com alguma folga, pena q se preocupem mais em falar do q em jogar.

  • Anónimo
    Posted Março 7, 2016 at 2:07 pm

    Continuo a dizer o mesmo: qualquer uma das 3 equipas da frente tem hipoteses reais de se sagrar campea. O FC Porto perdeu pontos nesta jornada e, talvez por isso tenha ficado um bocadinho mais longe do titulo, mas ainda assim pode perfeitamente vencer os 9 jogos que faltam e isso ser suficiente para garantir o titulo.
    Entre Benfica e Sporting esta tudo bastante equilibrado. Ambas as equipas tem pela frente alguns jogos dificeis, com o Benfica a poder ter o factor desgaste, caso passe na Champions, a afectar a qualidade de jogo da equipa. O Sporting pode ter como principal problema o factor psicologico, depois de ter perdido a liderança para o rival e ter pela frente dois jogos complicados no dragao e na pedreira, nas ultimas tres jornadas.

    Bio

  • Anónimo
    Posted Março 7, 2016 at 2:14 pm

    Queria só dizer que acho que muita gente se esquece que o Benfica está a jogar a Champions (nível altíssimo), Taça da Liga e a nove jornadas do fim está em 1º lugar, acho que devia ser mais enaltecido mas prontos, imaginem que era o Sporting nestas condições? ui… a época magnifica que estaria a ser!

    João Alves

  • Anónimo
    Posted Março 7, 2016 at 2:19 pm

    Penso que a principal vantagem do Benfica é o facto de o Sporting e o Porto ainda irem jogar entre eles, o que dá sempre uma margem de erro sobre um deles ou ambos em caso de empate.
    Acredito que a próxima jornada vai ser muito importante para definir o título:
    – o Benfica com um jogo teoricamente acessível mas com o desgaste da champions e sem o Renato, vai-se ver como vai reagir à pressão de segurar o primeiro lugar. A quem diga que o mais fácil é lá chegar, difícil é segurá-lo.
    – O jogo do Sporting também será importante para ver se a equipa vai conseguir reagir à perda do primeiro lugar ou se vai ressentir-se disso e com a pressão dos maus resultados e cair num ciclo negativo.
    – Já o Porto tem a tarefa facilitada com o União em casa, mas sente-se obrigado a ganhar se ainda quer sonhar e sob o risco de ficar afastado também do 2ºlugar.

    PR

  • Miguel Aires
    Posted Março 7, 2016 at 2:24 pm

    Sporting é campeão pois vai ganhar os 9 jogos até ao final do campeonato e o Benfica vai escorregar no bessa , irá empatar… E acabam com os mesmos pontos mas em confronto direto ganha o SCP

  • Anónimo
    Posted Março 7, 2016 at 2:29 pm

    Tendo em conta a conjectura: Benfica alcançar liderança depois de tanto esforço, histórico de ser bicampeão, rivalidade que JJ alimentou, calendário teoricamente mais acessível e o treinador ser RV e não JJ, parece-me quase impossível que o SLB não seja tri.

    Ricardo Bastos

  • Kafka I
    Posted Março 7, 2016 at 2:29 pm

    É muito dificil prever seja o que for neste momento, até porque o factor psicológico vai ser fulcral…vamos ver se o Sporting reage bem a esta "facada" de Sábado…ou ver até que ponto o Benfica não embandeira em arco levando à queda…o Porto também é uma incógnita, será que psicologicamente vão já desistir do campeonato?

    Para além do factor psicológico que é algo que só os próprios jogadores poderão "responder"…há ainda o factor "Champions" e que pode estragar as contas e muito ao Benfica, porque um jogo da Champions (ainda para mais da fase a eliminar) não é um simples jogo de 90 minutos, tem um tremendo desgaste fisico e emocional, o que pode levar a perda de pontos no jogo logo a seguir no campeonato…portanto de forma fria e desprovida de qualquer sentimento o melhor para o Benfica era perder já com o Zenit e passar a jogar até Maio apenas 1 jogo por semana…obviamente que isso é numa análise fria, porque como é obvio na 4ª vou querer que o Benfica passe o Zenit

    Mas imaginando um cenário em que passa o Zenit, e olhando para o calendário da Champions o Benfica recebe o Braga antes do jogo dos 4ºs de final, e depois a seguir ao jogo dos quartos de final, 3 dias depois vai a casa da Académica (neste jogo que pode perfeitamente perder pontos devido ao desgaste) até porque 3 dias depois teria a 2ª mão dos 4ºs final…e recebendo 3 dias depois o Setubal na Luz (outro jogo potencialmente para perder pontos depois de 2 jogos em 10 dias de exigência extrema na Champions)…

    Há muitos cenários possíveis, difícil dizer quem poderá ser campeão, se bem que o Porto parece ser o que tem menos possibilidades mas veremos…

  • cards
    Posted Março 7, 2016 at 2:33 pm

    Os calendários dos 3 grandes são identicos. Não consigo dizer quem tem calendário mais forte ou mais fraco.
    O Sporting vai a Braga no última jornada, mas certamente o Braga jogará com as reservas para ter os melhores na final da taça de portugal

    • Mr. D
      Posted Março 7, 2016 at 5:29 pm

      As reservas do Braga são tão competitivas como a sua primeira linha. Têm um plantel vasto que não perde qualidade independentemente da rotação.

    • Rodrigo
      Posted Março 7, 2016 at 6:51 pm

      Exactamente. Falam como muito difícil a deslocação a Braga. Se fosse na próxima semana era complicado estou certo, mas na ultima jornada com o Braga mais que 4º e sem nada a ganhar/perder e em modo final de taça, é provavelmente o jogo mais fácil até ao fim para o SCP caso o resultado seja decisivo.

  • Silvestre
    Posted Março 7, 2016 at 2:34 pm

    O Benfica tem a faca e o queijo na mão. Foi o unico que foi ganhar à Pedreira…e a equipa desde Janeiro não tem vacilado contra os clubes fora do big 4.

    Não me acredito que o SCP ganhe no dragão e na pedreira…Acho que a luta final vai ser entre FCP e SLB. Estou a ver o balão do SCP a esvaziar…em 2 jornadas perdem 5 pontos….O jogo do estoril não vai ser fácil….e o Lito Vidigal vai complicar muito com o Arouca…Acho muito dificil…O Benfica leva vantagem mas a meu ver o FCP ainda se pode chegar à frente….para o 2 lugar com muita probabilidade e para o 1 com mais do que se diz.

  • Gonçalo Duarte
    Posted Março 7, 2016 at 2:36 pm

    O Benfica é favorito tem sido regular e não tem brincado com as equipas pequenas,o Sporting já deu mostras de conseguir vencer todos os adversários,mas também tem sido irregular,sendo que tanto pode ganhar os próximos 9 jogos e ser campeão,como ir por aí abaixo…

  • Kafka I
    Posted Março 7, 2016 at 2:37 pm

    Já agora, as pessoas falam muito que o Sporting tem de ir a Braga…eu pessoalmente acho que esse jogo não será tão dificil quanto estão a fazer querer e porquê? Devido ao factor psicológico

    Pois imaginemos que o Sporting chega à ultima jornada líder do campeonato (se isso acontecer chega com uma força mental BRUTAL), em contrapartida o Braga na última jornada vai é estar a preparar o jogo com o Porto para a Taça no fim de semana seguinte, e NENHUM jogador do BRaga vai dar tudo para vencer porque não vai arriscar lesões e afins, pois o jogo da época é dentro de 7 dias no Jamor…

    Ora portanto será um cenário em que o Sporting chega FORTISSIMO e enfrentará um BRaga desleixado e com a cabeça no Jamor, posto isto o SPorting se tiver de vencer o último jogo para ser campeão, acredito que o vencerá…

    Outra coisa completamente diferente seria enfrentar o Braga actualmente…mas lá esta a 7 dias da final do Jamor ninguém vai arriscar uma lesão

    • Anónimo
      Posted Março 7, 2016 at 4:01 pm

      Por isso, também temos de esperar que o Braga passe à fase seguinte da liga Europa, pois se passar, tem no fim de semana antes, o jogo com o Benfica. Apesar de o Braga estar em 3 frentes e ter de dar prioridade, certamente taça da liga deve ficar para trás.

      André Pinto Gomes

    • Cuauhtémoc
      Posted Março 7, 2016 at 4:15 pm

      Irónico será o sporting perder no Dragão e a 3 jornadas do fim ser o porto a entregar o titulo ao Benfica.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Março 7, 2016 at 2:37 pm

    Ou seja, ainda falta muito campeonato.

    O Braga tem-se revelado uma equipa fortíssima, ainda o ano passado perdemos em Vila do Conde, nos Barreiros é sempre um jogo complicado.

    Falta muito campeonato e o Benfica naturalmente ainda vai perder pontos, ainda assim espero que perca menos que os rivais.

  • Ma B
    Posted Março 7, 2016 at 2:41 pm

    Benfica – Braga (c), Guimarães (c), Rio Ave (f), Maritimo (f)
    Sporting – Braga (f), Porto (f)
    Porto – Rio Ave (f), Sporting (c)

    Visto isto penso que ainda há muito campeonato. Penso que o sporting é a equipa que está a jogar melhor futebol, o problema está mesmo na ineficácia. Todas as equipas passam por este tipo de situações mas eu acredito que continuando com os mesmos processos de jogo o golo não tardará em chegar e quando chegar outros virão.

    A partir de agora acredito mais num sporting de orgulho ferido e cair em cima deles do que um sporting desmotivado. E é por isso que acredito que não iremos vacilar muito mais.

    Quanto ao calendário temos dois dos jogos mais complicados. Antes já os teriamos de vencer e agora nada muda.

    Acredito que o benfica ira ter muitas dificuldades para ultrapassar o braga (mesmo sendo em casa) pois para mim este braga é a segunda equipa a jogar melhor em portugal acredito perfeitamente que vão colocar a equipa do benfica em sentido. Para além deste, existem as saidas para o rio ave (na qual perderam o ano passado) onde o benfica também terá dificuldades pois é uma equipa muito bem organizada (isto se tiverem tão motivados como tiveram com o sporting) e maritimo onde o sporting ganhou em sofrimento e o porto perdeu, sendo sempre uma saida complicada. Já nem falo do guimarães que é uma equipa sempre aguerrida.

    O sporting tem o porto (se for este porto acredito que podemos sair de la pelo menos com um empate facilmente) e o braga que sendo os jogos na teoria mais complicados acredito perfeitamente que o sporting tem capacidade para vencer pelo menos um dos dois.

    Por isso acredito que temos campeonato até ao fim, ultima jornada mesmo. E creio que o sporting (se não vacilar na eficácia) irá se sagrar campeão exactamente com os mesmos pontos que o benfica devido ao confronto direto.

    Saudações Leoninas

    • Anónimo
      Posted Março 7, 2016 at 3:02 pm

      O Benfica vai em 1º, tem de longe o melhor ataque e a 2ª melhor defesa mas não joga nada de especial. Ok, sou eu que não percebo nada disto. Uma coisa é o Sporting ter jogado melhor que o Benfica, outra coisa é dizer que é quem melhor joga. Há jogos que sim, há jogos em que o Benfica jogou muito melhor.
      As contas não podem ser feitas assim, irá depender de muita coisa. Ao Sporting basta perder pontos antes do Benfica que desmoraliza muito, ao Benfica basta perder pontos antes do Sporting que fica logo pressionadíssimo.
      Ao Porto basta ambos os rivais de Lisboa perderem 1 jogo antes das duas últimas jornadas para poderem acreditar até ao fim.

      JD

  • Chemahatma
    Posted Março 7, 2016 at 3:03 pm

    Isto começa já sábado, se o Sporting CP conseguir ser lider no próximo sábado à noite (ainda que provisoriamente) irá pressionar mentalmente o SL Benfica.

    Isto poderá ser uma das chaves, o Sporting CP deverá até ao final do campeonato jogar sempre primeiro que o SL Benfica, de modo a que, quando o SL Benfica entrar em campo já saiba de antemão que o Sporting CP venceu e ficarem "obrigados" a vencer, esse nervosismo poderá afectar nos jogos mais difíceis.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Março 7, 2016 at 3:04 pm

    9 jogos, 9 finais. Jogo a jogo, dar o máximo, não desvalorizar ninguém e deixar a pele em todos os campos em que entrarmos.
    Entrar forte já com o Tondela. Vamos a jogo sem o Renato, que por muito que tentem desvalorizar é uma grande baixa, como se provou à duas jornadas. Espero que a escolha não recaia em Talisca. Pessoalmente, puxaria o Pizzi para o meio e meteria o Salvio.
    De resto, o Braga será a nossa maior ameaça. O jogo no Axa foi difícil e na Luz certamente também o será. Óbviamente que isto é na teoria, e na prática outras equipas podem ser igualmente problemáticas.
    O regresso de Fesja pode ser muito importante neste final de época, com o melhoramento defensivo da equipa que deverá resultar desse mesmo regresso.

    O Sporting tem o calendário teoricamente mais difícil, o que não quer dizer nada. O jogo no Dragão e Axa têm tudo para dificultar a vida, como podem ser jogos relativamente fáceis. O Braga, estando na final da taça, pode optar por poupar no último jogo porque já deverá ter assegurado o 4º lugar, e parece-me que já estão demasiado afastados do 3º. Há alguns anitos o Benfica dependia do Paços do Fonseca, na mesma situação, e não nos correu bem. Logo, nada de dar tudo por garantido.
    Não se pode analisar o campeonato do Sporting e não falar de Carrillo. Já o dizia quando estavam em primeiro e agora realço porque tem estado ainda mais à vista. O plantel do Sporting era já de si curto, colocar de fora o melhor jogador do plantel não lembra a ninguém.
    Podem achar que tinham razão em forçá-lo a renovar, podem achar que BdC fez bem ao encostá-lo porque assim mostram força aos empresários e jogadores… podem achar tudo, mas todos sabemos que o queriam era o título. Ainda há pouco se dizia, e bem, que os 18M de prejuízos não interessavam se fossem campeões… pois e orgulho ferido também não interessaria. Prefiro celebrar um bicampeonato com JJ no Sporting e Maxi no Porto, do que ter perdido o ano passado por casmurrice de alguém.

    Vender Montero, um jogador que saía bem do banco, que dava pontos, também não lembra a ninguém. A meio da época vender o jogador que tinha ganho o jogo anterior, o jogador que tinha sido fundamental na conquista da taça é de loucos. Sobretudo para ficar com um que é mais um fetiche de JJ. Não digo que não tenha talento, mas Montero merecia bem mais. Ao longo da era BdC temos visto um Sporting forte com empresários (alguns…), e vimos sempre um Sporting a perder os melhores jogadores em negócios risíveis.
    Veremos as consequências do castigo ao Slimani (se é que vai ser castigado)e se Barcos estará à altura.

    O Porto parece demasiado longe. Apesar de não os poder excluir, estão algo distantes. Como benfiquista gostaria que não se afastassem muito do 2º lugar para irem motivados frente ao Sporting, dando oportunidade ao Benfica se distanciar mais.
    A abordagem ao mercado de Inverno foi ridícula e só serviu para enfrquecer o plantel. Peseiro está lá à poucos meses e já nem tem as condições do Lopetegui.
    Veremos como reagem nas próximas jornadas.

    27 pontos em disputa. Que comece a festa!

    • André Costa
      Posted Março 7, 2016 at 6:07 pm

      Na minha opinião não faria sentido continuar com Carrillo na equipa. Penso que ninguém acredita que a direção do Benfica esperou até dia 1 de Janeiro de 2016 para entrar em contacto com ele (ou com o Casareto, provavelmente) e que só depois disso entraram em negociações. Seria impossível para o Sporting contar com um jogador comprometido com um rival para a próxima época, apesar da sua indiscutível qualidade enquanto futebolista, nem ele estaria 100% focado nem o Sporting se sentiria confortável nessa posição.

      Quanto ao parágrafo sobre Montero, corroboro a 100%.

    • António Tonga
      Posted Março 7, 2016 at 6:27 pm

      Subscrevo Mosqueteiro.

  • Diogo Palma
    Posted Março 7, 2016 at 3:31 pm

    Até acho que os jogos onde o Benfica pode ter mais dificuldades são nas deslocações ao Bessa e a Coimbra, estes dois vão fazer tudo para conseguirem a manutenção.

  • TDNM
    Posted Março 7, 2016 at 4:10 pm

    Vamos recordar apenas aquela época em que dps de ganhar na madeira, empatamos com o Estoril em casa.
    Penso que n é preciso falar MT…os perigos estão à espreita e perdem-se pontos qd menos se espera. Ng vai fazer 27 pontos. O fcp e scp pk jogam entre si…E o slb com a sobre carga de jogos e lesões, penso que tb poderá escorregar com o Braga.
    O slb sem o jardel dificilmente passa o zenit.
    De qq forma, o slb tem a vantagem pontual mais a vantagem de ainda ver os adversários a enfrentarem-se. Já esteve MT mais longe mas nd está ganho.

  • André Costa
    Posted Março 7, 2016 at 6:13 pm

    Como Sportinguista acredito que nenhuma das equipas vai conquistar os 27 pontos em disputa. Mas acredito que o Benfica terá no máximo uma escorregadela, como por exemplo um empate com o Braga. As deslocações não são ameaçadoras (Vila do Conde é talvez a única deslocação que não é fácil – o Marítimo está longe da qualidade de outros anos) e em 9 jogos enfrentam os 3 últimos da classificação, onde conquistarão 9 pontos facilmente.

    O Sporting creio que irá ressentir-se desta derrota e muito dificilmente chegará ao título. Só se conquistasse a vitória nas próximas 6 jornadas, o que teoricamente é plausível, mas já provámos que perdemos pontos quando menos esperamos (Tondela, Boavista…).

    O FC Porto acho que, muito sinceramente, já não entra nas contas do título. Pode aproveitar o calendário acessível que tem para, ganhando ao Sporting, ainda ir ao 2º lugar, mas mais que isso penso que seja bastante improvável.

  • - Stalley -
    Posted Março 7, 2016 at 6:23 pm

    Vai ser jogo a jogo, a cada jogo um novo cenário possível, ao Sporting agora cabe ganhar os 9 jogos e esperar o Benfica escorregar.
    Para mim isso do calendário pouco vale neste momento, o Sporting na teoria depois de vencer os grandes jogos, neste momento já devia ter uns 6 pontos de avanço e era só gerir até ao final, mas empatou onde não devia empatar.

  • JS
    Posted Março 7, 2016 at 7:14 pm

    Da mesma forma que o Sporting foi extremamente incompetente ao não segurar enorme vantagem que tinha, o benfica, caso não seja campeão com o calendário que tem, será igualmente incompetente

  • Nuno_M
    Posted Março 7, 2016 at 8:15 pm

    Isso do calendário é sempre muito relativo. Como no futebol as certezas são poucas, resta-nos aguardar pelos resultados.

    As mesmas certezas que existem para os jogos que faltam são parecidas com as que se faziam há umas semanas atrás, exemplo:
    1) o FCP vinha à luz levar um cesto;
    2) o SCP ganhava fácil em casa ao SLB;
    3) o SCP não passava na madeira ou no paços;
    4) há uns anos, o SLB se ganhasse ao Marítimo já era praticamente campeão e depois esqueceu-se que anida existia o Estoril pelo meio;

    Enfim, imensos exemplos.

    Eu cá já não adianto nenhum cenário pq já fui surpreendido o suficiente esta época ;))

Deixa um comentário