Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A reação de Carvalhal às críticas à equipa e às substituições frente ao Sporting: «É preciso perceber um bocado disto…»

18 Comentários

  • tiagoagm
    Posted Abril 29, 2021 at 12:18 pm

    Foi uma vergonha o que o braga jogou depois da expulsão. Muito fraco.

  • Macaco
    Posted Abril 28, 2021 at 9:53 pm

    Ele tem sua razao no que respeita a forma de abordar equipas a defender.
    É mesmo na largura e circulando a bola, podes é nao ter jogadores para assimilar a ideia de jogo e falharem a interpretação.

  • Nazgul
    Posted Abril 28, 2021 at 9:06 pm

    O problema do Braga é que tem 2 avançados que jogam com bola no pé e que precisam de espaço para progredir, não sabem cabecear e são relativamente baixos horta 1,73m e o Ruiz 1,80m!
    Depois o outro problema é o fanfarrão do treinador, desde que treinou em Inglaterra acha-se um grande mister! Não tem um avançado com 1,90m? Mas tem o fransergio e o Raul Silva com 1,90m porque não meteu os 2 na área e jogou com os pequenos na entrada?

    O Braga criou muito pouco para quem jogou 70 minutos vs 10 porque o treinador não soube mexer e muito menos não arriscou, sem desculpas!

    • Miguel Lopes
      Posted Abril 28, 2021 at 10:05 pm

      Exato! O Rúben Amorim mete sempre o Coates na área nos últimos 10/15 minutos quando precisa de ir em busca do resultado.
      Ainda por cima tinham do lado direito o Esgaio e demoravam uma eternidade a passar a bola quando ele se desmarcava, perdiam sempre o tempo do passe e só quando o Esgaio ficava à espera a enviar SMS’s é que lhe passavam a bola, já com um defesa do Sporting em cima.

  • Estigarribia
    Posted Abril 28, 2021 at 4:37 pm

    Tirando os jogos com Moreirense, Famalicão e Belenenses SAD, o sector defensivo do Sporting tem estado muito bem no campeonato. É uma defesa coesa e solidária, onde todos se ajudam uns aos outros.

    Saudações Leoninas

  • coach407
    Posted Abril 28, 2021 at 4:02 pm

    O Braga não está habituado a desmontar autocarros e isso nota-se muito nos seus jogadores. Este tipo de jogo exige jogadores com muita personalidade que assumam o jogo da equipa, arrisquem no passe vertical, arrisquem em meter velocidade no pouco espaço que existir, mesmo sabendo que há o grande risco de falhar e perder a bola. O problema do Braga não foi ter bola, foi não saber o que fazer com ela.

    Há uns anos eu disse uma frase sobre este tema que foi “o Benfica quando não sabe o que fazer à bola passa ao Pizzi”. Era neste contexto de jogos super fechados em que é preciso alguém que descubra como desmontar o quebra-cabeças. Neste estilo não chega a velocidade do Galeno, não chega ser bom tecnicamente, é preciso coragem, audácia, personalidade. Estes jogos precisam de jogadores como o Pizzi, o Taarabt ou outros jogadores que não têm problemas nenhuns em arriscar fazer um passe vertical pelo meio de 3/4 jogadores se for preciso.

    Na cabeça da maioria dos jogadores do Braga nem sequer passava pela cabeça tentar fazer um passe vertical no Abel Ruiz. Impossível. Com um Pizzi a bola podia não entrar, mas o homem nem que falhasse 50 passes ia sempre preferir tentar desequilibrar de que aquilo que o Braga fez: passar para o lado e para trás.

    O Carvalhal vir com esta conversa quase a dizer que era impossível o Braga criar oportunidades de golo merece que lhe respondam “é preciso perceber um bocado disto…”.

    O problema é que o Braga só teve 2 jogadores com personalidade para jogar este jogo: Gaitan e Al Musrati que entrou muito muito bem e quebrou com a tendência de fazer sempre o passe para o lado.

    O Gaitan saiu demasiado cedo (se calhar é preciso perceber um bocado disto) e o Al Musrati joga demasiado recuado portanto, mesmo dando qualquer coisa extra, não é ele que vai fazer a diferença no último terço.

    • hortalica
      Posted Abril 28, 2021 at 6:17 pm

      Tendo em conta o historial recente de lesões do Gaitan, até achei por bem tira-lo. Se reparares ele lesiona-se quando faz uns poucos jogos seguidos em que joga mais minutos que o habitual. O Gaitan jogou mais de 80 minutos contra o Boavista, estava à 70minutos em campo contra o SCP, isto depois de vir de lesões longas com pouco ritmo acho que foi o mais acertado.

      O João Mário quando voltou ao SCP e conseguia ser dos melhores, o RA nunca arriscou mais de 65/70/75 minutos com ele em campo (foi aumentando gradualmente), pois sabia que vinha com pouco ritmo. Graças a esta gestão tem dado o seu contributo em todos os jogos e se calhar graças a essa substituição (do Gaitan) o Braga irá poder contar com o seu contributo nos próximos jogos.

      • coach407
        Posted Abril 28, 2021 at 7:35 pm

        Se fosse no início da época percebia esse argumento.

        Neste momento não concordo. Eu preferia claramente ganhar ao Sporting e perder o Gaitan para o resto da época. Neste 11 saía ele e entrava o Al Musrati ou o Lucas Piazon que têm sido titulares habituais em 2021.

        O Gaitan contra o Sporting fez apenas o seu 4° jogo a titular no campeonato. Não me parece que seria o fim do Mundo mesmo que ele se lesionasse por jogar mais 20 minutos.

        O caso do João Mário não me parece semelhante. Ele era substituído porque não tinha ritmo, mas não me parece que fosse por lesões. Simplesmente o jogo pede outro tipo de intensidade e o João Mário não dá nem quando está a 100% quanto mais quando ao fim de 70 minutos já está a arrastar-se. O Gaitan provavelmente também iria ter de ser substituído por isso mesmo. Não por lesões, mas porque iria perdendo o esclarecimento ao longo do jogo por não estar habituado a fazer 90 minutos a este nível. O problema é que o Gaitan saiu quando estava bem e a fazer a diferença. E o jogo implorava por ter Gaitan em campo. Diria mais: o Carvalhal matou a sua equipa ao tirá-lo de campo no que ao ataque diz respeito.

    • lipe
      Posted Abril 28, 2021 at 4:24 pm

      O Braga não jogou contra um autocarro, jogou contra uma muralha.

      Autocarros o Braga já enfrenta aos anos. O Braga está num patamar peculiar no sentido em que não é um dos grandes em nenhum aspecto mas a maioria dos clubes encaram jogos com o Braga como se se tratasse de um jogo com os grandes. Um Braga como o do Paciência que contava sobretudo no contra ataque dificilmente voltará.

      • coach407
        Posted Abril 28, 2021 at 6:09 pm

        Não acho que o Braga jogue contra autocarros. Dos jogos que vi não acho que seja comparável a um Benfica ou Porto. Claro que se o Braga estiver em grande então as equipas vão começar a recuar, mas isso foi o que aconteceu com o Famalicão na época passada. Não é por ser o Braga.

        Mesmo o Sporting não tem propriamente autocarros. Claro que esta época quando começou a destacar-se muito as equipas começaram a ter mais cuidado, mas no primeiro terço da época até venciam os jogos todos em contra-ataque.

        E o Braga no primeiro terço da época também não jogava contra equipas com especiais precauções defensivas. Claro que por isso é que o Galeno também brilhava a alto nível. Tinha muito mais espaço. As equipas começaram a ter mais cuidado pelo excelente futebol do Braga e pronto, o Galeno desapareceu. Mas isso é ultimamente como consequência do sucesso. Não é por ser o Braga. O Benfica jogue bem ou mal é sempre o Benfica.

        • lipe
          Posted Abril 28, 2021 at 8:00 pm

          Não importa se achas ou não, é um facto. Há já alguns anos que a maneira como os restantes clubes encaram o Braga mudou consideravelmente.

    • Observadorfut
      Posted Abril 28, 2021 at 4:17 pm

      Parabéns pelo comentário, sou portista e fico sempre surpreendido quando vejo benfiquistas a dizer que o Pizzi é um jogador banal. Banal é quem não acompanha o futebol dele. Perguntem ao Jonas e ao Felix se o Pizzi é fraco.
      Quanto ao tema da noticia foi um Braga fraco, sem ideias, sem criatividade tirando Gaitan.
      O Sporting raramente foi incomodado e sempre se sentiu confortável no jogo mesmo com todos os jogadores em bloco baixo, o Braga apenas circulava a bola da esquerda para a direita e nisso Carvalhal tem culpas.

  • Miguel SADSC
    Posted Abril 28, 2021 at 3:07 pm

    Não acho que Carvalhal tenha grande culpa neste jogo. O Sporting defende muito bem já se sabe e acho que ele tentou tudo. Fez bem em puxar Gaitan para o meio. Tirar o Sequeira pareceu me desnecessário (Borja entrou pessimamente enquanto o Sequeira estava bem) mas de resto, não vejo como pudesse fazer mais. Era aquela bola do Galeno ter entrado e o jogo era outro.

  • Alfred
    Posted Abril 28, 2021 at 2:55 pm

    Carvalhal tem razão nesta. Se já com equipas pequenas que se enfiam no buraco é difícil marcar, imagine-se contra o Sporting que tem a melhor defesa do campeonato. Pareceu me mais um jogo de futsal do que de futebol, tal era a falta de espaço e necessidade de circulação de bola. A diferença é que no futsal a zona de circulação é a poucos metros da baliza. Aqui é a dezenas de metros da baliza, o que torna tudo bem mais difícil. SL

  • Tiago Silva
    Posted Abril 28, 2021 at 2:48 pm

    O maior problema do Carvalhal nesse jogo foi mesmo tirar o Gaitán de resto não esteve mal. Teve o mérito de recuar o Gaitán para conseguir colocar mais vezes a bola entre-linhas e a partir daí conseguir criar mais perigo, colocando o Fransergio mais perto da área. Acho que apesar de tudo foi mais uma questão individual do que de coletivo que o Braga perdeu.

  • Boris
    Posted Abril 28, 2021 at 2:38 pm

    Acho que o Carvalhal usou um sistema inteligente depois do vermelho, o Sporting estava a ver-se aflito para cobrir o campo em largura. A culpa na minha perspetiva foi mais dos jogadores que não souberam alternar entre alargar o campo e explorar o espaço interior.

  • JoaoG
    Posted Abril 28, 2021 at 2:17 pm

    Eu pessoalmente não culpo o Carvalhal por este jogo, sendo que talvez pudesse ter feito outras substituíções, mas meter muitos a atacar não quer dizer que se ataque melhor ou mais.

    De resto Carvalhal não tem culpa que o Raul Silva falhe um golo escandaloso, ou que o Ruiz seja incapaz de bater Adan no 1 para 1. Também não tem culpa que o Matheus no único remate sofrido tenha levado um frango.

    O Braga tem tido algumas exibições menos conseguidas e em algumas talvez tenha culpa mas neste jogo não me parece, pelo que concordo com o que ele está a dizer.

    Acima de tudo, parabéns ao Coates e ao Adan que fizeram um excelente jogo.

  • Kacal
    Posted Abril 28, 2021 at 2:08 pm

    O Sporting defendeu muito bem e esteve unido colectivamente, mas claro que também teve a sorte do jogo na 2ª parte e depois o golo surge num lance de perspicácia por parte do Sporting, mas azelhice do Braga. Agora o Braga teve umas 2-3 oportunidades claras que se entrassem arrumariam o jogo muito provavelmente.

Deixa um comentário