Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A reação de Dzyuba aos ataques: «Para todos aqueles que se sentam em mansões em Inglaterra e dizem coisas nojentas: isso não nos ofende»

Concorda?

Após vários futebolistas ucranianos terem marcado uma posição em relação à guerra no seu país e exigido uma reação dos futebolistas russos, nomeadamente Mykolenko, que visou diretamente Artem Dzyuba, ou Zinchenko e Yarmolenko, o capitão da seleção russa defendeu-se nas suas redes sociais e, após referir que não se queria expressar publicamente sobre este tema, avançou com um comentário: “Até bem recentemente eu não queria falar sobre este tema. Não porque tivesse medo, mas porque não sou especialista em política. Nunca fui e não pretendo ser, ao contrário de um grande número de políticos e virologistas que apareceram recentemente na Internet. Mas como toda a gente, eu tenho a minha opinião. Como estou a ser atraído para este tópico, vou expressá-la. Sou contra qualquer guerra. A guerra é assustadora. Mas também sou contra a agressão e o ódio humanos, que a cada dia ganham proporções transcendentes. Sou contra a discriminação com base na nacionalidade. Não tenho vergonha de ser russo. Tenho orgulho. E não entendo o porquê dos atletas terem de sofrer agora”. O avançado do Zenit prosseguiu e aproveitou para criticar a dualidade de critérios em relação a incidências ocorridas noutros países: “Sou contra duplos padrões. Pode fazer-se tudo, mas depois enforcam-nos como cães. Porque é que toda a gente fala sobre desporto fora da política, mas na primeira oportunidade quando se trata da Rússia, toda a gente esquece esse princípio? Mais uma vez, a guerra é assustadora. Em situações de stress, as pessoas mostram a sua essência, por vezes negativa. Quanta raiva já foi derramada sobre todos os russos, independentemente da sua posição e profissão? Aos milhares de pessoas que escrevem insultos e ameaças – entrem na fila!”. Por fim, Dzyuba deixou uma indireta bem vincada aos futebolistas ucranianos que o visaram nos últimos dias: “É estranho ouvir tudo isto de pessoas a quem a Rússia deu muito. Tudo isso só cria mais negatividade. A guerra terminará, mas as relações humanas permanecerão. E será impossível retroceder. Lembrem-se disso. E para todos aqueles que se sentam em mansões em Inglaterra e dizem coisas nojentas: isso não nos ofende. Nós entendemos tudo. Paz e amor a todos!”.

39 Comentários

  • PogChamp
    Posted Março 2, 2022 at 4:38 pm

    Percebo a opinião do Dzyuba. Pode-se condenar a guerra e mesmo assim continuar-se a gostar do seu país, mesmo não gostando do governo. Não acho justo que se condene todo e qualquer russo.

  • Joao X
    Posted Março 2, 2022 at 4:46 pm

    Gostei.
    Não querendo desvalorizar a situação na Ucrânia, que é terrível e absolutamente condenável, vê-se que o wokeismo está a criar raízes na sociedade.

  • Nickles
    Posted Março 2, 2022 at 4:49 pm

    Puuuumba. Não concordo com tudo o que diz, mas o essencial está lá.

    Neste momento há um preconceito real e absurdo para com os russos, onde 90% ou mais não têm nada a ver com esta guerra. Incrível como o ser humano que nos últimos 2 anos andou a lutar forte e feio contra preconceitos (e muitas vezes de maneira completamente exagerada), há primeira oportunidade é… preconceituoso.
    O Putin pode acabar, mas os russos continuarão a existir. E o incrível é que ninguém pensa nisto, acham que o ódio gerado agora é necessário para acabar com isto, e que no fim da guerra (e do Putin) esse preconceito simplesmente evapora-se de um dia para o outro.

    • batalha34
      Posted Março 2, 2022 at 5:26 pm

      Sim que digam os alemães que ainda hoje são excluidos da sociedade.. haja paciencia Nickles

      • BrunoV
        Posted Março 2, 2022 at 5:47 pm

        Os alemães não são excluídos, porque são a melhor economia europeia, mas ainda hoje são ridicularizados por causa da guerra.

        Eu vivo nos Países Baixos e não há um dia em que os meus colegas holandeses não gozem com os alemães (nas costas)!

        Houve que soltou um gás traseiro e disse logo, se eu fosse alemão a esta hora tinhamos ido todos de vela!
        Quando temos de fazer um serviço a Alemanha brincam logo com a situação!
        Eles têm o poder/dinheiro e nós temos de obedecer… referência ao facto de inúmeros holandeses terem lutado pelos alemães, pois os holandeses só tinham duas escolhas morrer pela bala alemã ou lutar e sobreviver à 2ª Guerra mundial…
        Podia continuar… mas percebes onde quero chegar

        Ah e os alemães sentem vergonha do que fizeram daí a serem aceites…

      • Nickles
        Posted Março 2, 2022 at 5:48 pm

        Falar 80 anos depois da guerra…. Boa.
        Onde andavas em 1946/47/48/49/50/51/52/etc…?

        Deste história na escola?

        • batalha34
          Posted Março 2, 2022 at 6:15 pm

          Recomendo que vejas quem foram os fundadores da Nasa e de outras instituições cientificas no pos guerra mundial, dizer que os civis alemães foram ostracizados pos segunda guerra é no minimo ridiculo

    • Luke
      Posted Março 2, 2022 at 7:07 pm

      Não percebi a tua referência aos últimos dois anos… o que mais se fez nos últimos dois anos foi dividir a sociedade com base em perconceitos! Nos últimos dois anos basicamente foste posto numa de duas caixas: ou eras covideiro ou eras negacionista. Tiveste pessoas a serem segregadas com base numa vacina que não impede a transmissão da doença que se pretendia eliminar.

      Não estou a dizer que isto seja comparável com o que se está a viver agora, mas pergunto genuinamente: a que é que te estavas a referir quando disseste que passámos os últimos 2 anos a lutar contra o preconceito?

  • born-to-kill55pt
    Posted Março 2, 2022 at 4:50 pm

    As relações humanas permanecerão. Ele que diga isso às famílias dos milhares de russos e ucranianos que morreram e vão morrer nesta guerra.
    Concordo que está a haver uma perseguição extrema e até descontrolada a alguns russos, e isso tem de ser controlado, pois muitos também são vítimas. Mas os que não se pronunciam estão a contribuir para manter o status quo, e tambem são culpados pela morte de crianças e inocentes

  • Duarte Vader
    Posted Março 2, 2022 at 4:54 pm

    Concordo. Na minha opinião foi um excelente comentário.

  • Nickles
    Posted Março 2, 2022 at 4:58 pm

    E o mais engraçado aqui no blog é a malta que defende o que se está a fazer à população russa (que tem zeroooo culpa nisto), com a justificação de “incentivo para deitar o regime abaixo”. Esta malta provavelmente é a mesma que depois fica ofendida com as generalizações que se fazem aos portistas, que têm quem têm no poder há 40 anos, ou aos sportinguistas no tempo em que o Bruno de Carvalho foi reeleito.

    • Joao Duarte
      Posted Março 2, 2022 at 11:33 pm

      Que mais se pode fazer? Deixar a Ucrânia ser invadida? É que é isso ou intervir militarmente. Um país é invadido à lei da bomba, em que muita gente está a morrer e a sofrer e tu queres que se assobie para o lado. Quer dizer, de um lado morrem, do outro vamos ver a melhor forma de resolver as coisas sem tocar na população russa. Claro que muitos não têm culpa, mas então que se insurjam contra o regime. Quantos mais melhor, que comecem a falar. Mas assobiarem para o lado também é uma canalhice, quando do outro lado lutam pela defesa do seu país com as suas vidas. Não pode haver sofrimento só de um lado. Era bonito, então sem entrar em conflito no terreno nem dar sanções à Rússia o conflito acabava como? Com um golpe de sensatez do Putin? Com a invasão total da Ucrânia sem fazer grande coisa? O objetivo destas sanções é exatamente esse, de dissuasão. E a população russa, que infelizmente não tem culpa do ditador que tem, não se pode abster de ter um papel essencial. Não é deixar andar como se nada fosse.

      • Nickles
        Posted Março 3, 2022 at 9:25 am

        Quem está assobiar para o lado? Qual é a pessoa sã e mentalmente estável que acha que a invasão à Ucránia é um problema secundário? Mas é preciso eu estar sempre aqui a dizer que é horrível e ninguém merece aquilo que a Ucrânia está a passar? É que se for só para isso não preciso de dizer nada já que há milhares de milhões a dizerem o mesmo. Até os espaços noticiosos agora só falam (e bem) sobre a Ucrania, apoios aos Ucranianos, ajudas, etc. Vou estar a repetir o que já se sabe?!

        Agora a descriminação aos russos, QUE NÃO É um problema maior que a guerra, não deixa de ser um problema, e as pessoas estão a instigar esse mesmo problema com a desculpa de que “ah eles têm que tomar uma posição pública para pressionar o regime até este cair”. Atenção, até ao dia de hoje nenhum golpe de estado começou nos Facebooks, Twitters etc. Nenhum. Se queres uma coisa bem feita, óbvio que tens de prepara-la debaixo dos panos. Não é ires ao Twitter e dizer “Hoje começaram os preparativos para deitar abaixo o regime”. Não é assim que funciona.

  • Mantorras
    Posted Março 2, 2022 at 4:58 pm

    É sempre mais facil atacar os outros do que tentar entender.
    A empatia da trabalho.

  • João
    Posted Março 2, 2022 at 5:08 pm

    E agora? Quem responde?

  • Sodogodo
    Posted Março 2, 2022 at 5:23 pm

    O que está errado são palavras contra russos na internet, não que a Ucrânia esteja a ser totalmente destruída e pessoas a morrerem por uma razão totalmente ridícula e baseada em mentiras gigantescas, onde um judeu é chamado de nazi e que uma nação estava a cometer um genocídio sobre cidadãos de uma das 3 maiores potencias mundiais. Guerra não é política, não é ter uma mera opinião sobre um determinado tema, mas ele simplesmente não tem noção e não percebo que isto foi muito mais além com os seus líderes ameaçarem a Europa e o mundo com o uso de armas nucleares. Em vez de mostrar a sua solidariedade para com os atletas ucranianos, que muitas vezes falam na base da emoção e desespero do que estão observar e a sentir, decide destacar o possível ódio que lê nas redes sociais sobre russos, como se americanos, chineses, etc, não passassem pelo mesmo. Quanto e quanto eu já não li insultos dos brasileiros aos portugueses, em que nos chamam de tudo. Falta de noção e ridiculo.

    E não, não acho que os russos têm obrigação de dizer seja o que for. Aquele regime é do pior que pode existir e parece que só agora o mundo acordou para isso. Somos nós mais culpados pelo seu crescimento do que os russos que não falam. Mas esta opinião é de quem não tem a mínima noção de nada.

    • Neville Longbottom
      Posted Março 2, 2022 at 5:32 pm

      Se ele mostrar a sua solidariedade de forma muito vincada ainda aparece um dia destes numa vala. É esse o problema. Eu não posso condenar quem não se expõe publicamente, embora todos gostemos de um ato de coragem.

    • Nickles
      Posted Março 2, 2022 at 5:43 pm

      Mas tu queres mesmo comparar aquilo que se está a fazer aos russos agora, com os americanos ou chineses? Diz-me uma única vez em que os americanos e os chineses foram proibidos de exercer a sua função por causa da sua nacionalidade? Pois não há.

      Outra coisa muito boa, é partindo da suposição feita no teu comentário, não se pode ser contra a guerra na Ucrânia e contra o preconceito descarado com os russos em simultâneo. De acordo contigo só se pode escolher um. O que faz todo o sentido diga-se

      • Sodogodo
        Posted Março 2, 2022 at 8:08 pm

        Lê outra vez o meu comentário, mas este é o meu único comentário em relação a isto e mantenho o que disse. Palavras na internet são treta, as sanções são treta em comparação com aquilo que os ucranianos passam ou as ameaças que ditador da terra dele faz ao nosso mundo. Se quiseres interpretar de outra maneira o meu comentário é teu problema, nem vou discutir e ainda vou mais longe e dizer que a Russia declarou ser inimiga da Europa, logo deviam ser expulsos da UEFA. Felizmente não sou como tu, que está mais importado com aquilo que os russos atletas sofrem do que com as ameaças nucleares que o país dele faz ao teu, já fizeste mil e um comentários neste espaço nesse sentido e já percebemos o que realmente sentes, por alguma razão que só tu saberás. Agora não venhas com “Então de acordo contigo, bla bla”

  • Neville Longbottom
    Posted Março 2, 2022 at 5:30 pm

    Bom, pelo menos o Dzyuba não esconde que está contra a guerra, em bora não faça disso bandeira.

    Bom apontamento aqui, sem desvalorizar quem está a sofrer muito com isto.

    SL

  • batalha34
    Posted Março 2, 2022 at 5:32 pm

    ja dizia o outro, calado era um poeta

    “A guerra terminará mas as relações permaneceram”.. Alguem lhe diga que o que terminou também foi a relação de muitas mães com os filhos que levaram com uma bomba em casa a mando dos tais experts em politica

    • Nickles
      Posted Março 2, 2022 at 5:57 pm

      Pelos vistos ninguém precisa de lhe dizer. Pelo teu comentário até se calhar foi o próprio Dzyuba que mandou a bomba, já que para ti os russos são todos iguais e assassinos como o seu ditador.

  • ktc
    Posted Março 2, 2022 at 5:34 pm

    Falou e disse. A malta esquece-se que muitos russos também têm familiares na Ucrânia e que a maior parte é contra a guerra, simplesmente vive numa Ditadura e não pode abrir a boca, normal ter medo. O que os futebolistas ucranianos têm dito não faz o minimo sentido, deviam também respeitar os atletas russos que estão de mãos e pés atadas. Realmente não vi o Yarmolenko a ir para a guerra, fala de papo cheio

  • Red Punisher
    Posted Março 2, 2022 at 5:59 pm

    Se vivessemos num país ditador, que moral é que teríamos para falar, pondo em risca a nossa vida e dos nosso familiares? Convém pensar.

    • Niall joaQuinn
      Posted Março 2, 2022 at 7:12 pm

      Teríamos a moral de quem não se acobarda.

      Se uns são obrigados a pegar nas armas para defenderem a terra, as mulheres e os filhos, porque é que os outros hão-de ficar calados!?

      E porque é que os que vêem os seus amigos, o seus irmãos e os seus filhos a serem mortos não terão sequer direito de se exprimir ou de pressionar os outros a falar!?

      Um povo está a ser dizimado à lei da bomba, mas não pode pressionar a opinião pública, porque tem que comer e calar, é isso!?

      Coitadinho do Sr. Dzyuba que, na sua mansão em S. Peterburgo, com o seu ordenado milionário da Gazprom e a sua família a salvo não pode ser incomodado com estas chatices.

      • Af2711
        Posted Março 2, 2022 at 8:29 pm

        Ele não é obrigado a falar nada. De pessoas autoritárias o mundo já está cheio.

        • Niall joaQuinn
          Posted Março 2, 2022 at 11:29 pm

          Ele tem o direito a ficar calado.

          E os dizimados têm o direito a criticá-lo por isso.

          Ele não é um russo qualquer. É o capitão da seleção e um símbolo.

          Simples.

      • w0bbly
        Posted Março 2, 2022 at 9:25 pm

        Aqui sentadinho na minha cadeira também sou muito rijo e forte.

      • T. Pinto13
        Posted Março 3, 2022 at 2:11 am

        Ainda bem que podes falar assim de peito cheio…
        Sem saber o que é não ter liberdade de expressão e sem saber o que é ser militar…

  • Niall joaQuinn
    Posted Março 2, 2022 at 6:59 pm

    O que eu tenho assistido nos últimos dias um pouco por todo o lado (e muito aqui no VM) é a uma certa relativização da guerra em face das sanções desportivas e económicas.

    Do que todos se esquecem é que, por muito injustas que as sanções possam ser para alguns russos, elas foram, são e serão sempre infinitamente menos injustas e onerosas que a dor, a morte e o dano causado pelos russos aos ucranianos.

    Mais: as sanções, além de infinitamente menos injustas, são a RESPOSTA a um ataque cobarde, arbitrário e selvagem.

    Mais ainda: além de serem apenas uma RESPOSTA, são a única resposta que está ao alcance dos ucranianos, uma vez que eles nunca ganharão esta guerra no terreno.

    Quando o Dzyuba diz que “sou contra a guerra (…) mas também sou contra a agressão e o ódio humanos”, o que está a fazer é pôr tudo no mesmo saco, a dizer que vale tudo o mesmo, a relativizar a guerra, a vitimizar-se por causa de sanções injustas.

    Convenhamos: se há alguma injustiça nas sanções é por elas serem uma resposta ínfima.

    Já agora, criticar quem escreve a partir de mansões em Londres é muito bonito e faria todo o sentido se o Dzyuba não estivesse a escrever numa mansão em S. Peterburgo ou se os que estivessem a morrer não fossem os familiares, os amigos e os conterrâneos dos que estão em Londres.

  • Ss
    Posted Março 2, 2022 at 7:04 pm

    Neste momento, qualquer Russo que se cale e não proteste contra a guerra sofrerá as consequência disso mesmo.

    É tão simples quanto isso. Vir dizer que quem fala está em Londres ou lá onde esteja, em vez de veemente protestar contra o que se está a passar apenas mostra ao que vem.

    • Joao X
      Posted Março 2, 2022 at 9:53 pm

      Não entendo porquê, honestamente. Admito que posso ainda não ter maturidade para ver isso.
      Podes explicar?

  • Rosso
    Posted Março 2, 2022 at 8:17 pm

    Tinha razão mas estragou tudo no fim. La porque têm mansões não podem condenar que está a destruir o seu país? Têm menos legitimidade por isso? Ou o dinheiro compra uma nacionalidade e as vidas das pessoas que estão a morrer?

  • Af2711
    Posted Março 2, 2022 at 8:28 pm

    Resposta absolutamente based. O Mykolenko que se cale da próxima.

  • Xarizard
    Posted Março 3, 2022 at 12:31 am

    Bem…um manual do que não se fazer, especialmente quando se é dum país que invadiu outro:

    1- Reduzir a guerra a “coisas lá da política”, que é lá para os doutores, e comparar posicionamentos anti-guerra com conspiracionistas anti-vacinas. Sendo assim nunca havia contestação de forma nenhuma.
    2 – Depois do ponto um, dar uma opinião.
    3- No preciso momento em que nesse país ferve um sentimento imperial-nacionalista (e convenhamos, não é só do Putin), que culmina numa invasão, dizer-se orgulhoso da sua nacionalidade.
    4- Alterar radicalmente o ónus da questão e fazer, no meio de uma guerra, dos desportistas de elite russos as grandes vítimas.
    5- Cair no discurso anti-emigrante do género ” esses ucranianos deviam era estar caladinhos porque a Rússia deu-vos muito”. Este então é um clássico.
    6- Por fim, e de longe o mais grave: nenhuma palavra para a mais incontestável vítima da guerra: o povo ucraniano.

    Fico incrédulo com alguns comentários daqui, e com alevandade como se olha para o que está a acontecer na Ucrânia. Acima de tudo há uma perspectiva hiper individualista. O desconforto que um desportista banido terá eventualmente é mais justificado se representar uma forma de fazer pressão para se acabar uma guerra, nem que simbolicamente. Se as pessoas vissem isto numa pespectiva macro e não egoísta, acredito que muitos afectados concordassem com estas medidas. Isto vale o que vale, mas penso sinceramente que numa situação igual apoiaria que o meu país e os seus representantes fossem excluídos como forma de protesto. Levando alguns argumentos à letra, nem com sanções poderíamos avançar, porque isso na prática vai é atingir o povo russo. Há males menores mais que justificados. Por fim, a banalidade com que se caricatura os supostos “social warriors”: vivesse muita gente que aqui escreve durante o estado novo ou o apartheid e também chamaria os dissidentes de “wokistas”.

Deixa um comentário