Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

À terceira foi de vez. FC Porto quebrou enguiço com Hattrick de Evanilson; Pepê também se destacou; Vasco Seabra poupou vários titulares e o Estoril acusou

Jogo dos mais competentes que se tem visto por parte do FC Porto esta época. Sérgio Conceição montou um onze que, a nível técnico, está perto de ser o melhor ao seu dispor e a equipa apresentou-se com um ar bem diferente, mais enérgica, com mais combinações e recortes de qualidade. Pepê, a jogar na posição de Taremi, desequilibrou imenso com as suas conduções, também fez a diferença no passe e candidatou-se a parceiro ideal para Evanilson na ausência do iraniano. O brasileiro apontou o 2.º hat-trick da época, voltando a demonstrar que, em forma, é o melhor avançado do plantel (o 1.º golo é de craque). Wendell é outro que, apesar de por vezes desvalorizado, traz muitas valias ao jogo ofensivo dos Dragões pela forma como aparece por dentro e até em zonas de finalização/último passe, enquanto Nico para um jogo de posse está mundos acima de Eustáquio ou Grujic. Pela negativa, Chico Conceição não aproveitou a oportunidade (vários falhanços e muita atrapalhação no drible). Do lado do Estoril, é uma derrota que acaba por ter muito dedo das escolhas de Vasco Seabra. Desde deixar fora Guitane e Holsgrove, duas peças fundamentais da equipa, à colocação de Rodrigo Gomes à esquerda, onde perde todo o impacto, ou às mudanças na defesa (Mangala desastrado), acabou por correr tudo mal e a equipa não conseguiu competir.

Estoril 0-4 FC Porto (Evanilson 24′, 30′ g.p. e 56′ e Galeno 76′)

O FC Porto vingou-se das derrotas no campeonato e Taça da Liga e deixou o Estoril pelo caminho na Taça de Portugal. Os Dragões conseguiram uma boa vantagem ainda numa fase inicial do jogo e geriram-na de forma eficaz, não concedendo praticamente nada ao adversário, tendo ainda tido o mérito de ter continuado à procura de mais golos, de forma a matar o jogo. Evanilson assumiu o protagonismo ao assinar um hat-trick (já é o melhor marcador da prova), tendo o 1.º sido um golaço característico da sua qualidade técnica. Pepê também se destacou, jogando como segundo avançado, enquanto Galeno voltou aos golos nas provas nacionais (não marcava desde agosto) e Francisco Conceição fartou-se de desperdiçar lances. Já o Estoril entrou com um XI estranho e foi demasiado permeável defensivamente, tanto na cobertura ao espaço entre-linhas como na defesa da profundidade.

XI Estoril: Dani Figueira; Rodrigo Gomes, Volnei, Mangala, Pedro Álvaro e Wagner Pina; Koindredi, Mateus Fernandes, Heriberto e João Marques; Cassiano
XI FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso e Wendell; Alan Varela e Nico González; Francisco Conceição, Pepê e Galeno; Evanilson

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

68 Comentários

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 10, 2024 at 1:20 pm

    Agora, percebo por que razão o Estoril levou 5 em Alvalade, sendo que o Sporting marcou quatro em contra-ataque.
    Esquema simples: bola nas costas dos centrais, perigo certo.
    Comparar este Estoril com o que jogou frente ao Benfica é brincadeira. É bom que volte rápido, porque o de ontem e do fim de semana é de terceira divisão.

  • yellow_label
    Posted Janeiro 10, 2024 at 1:08 pm

    Ficaremos assim atentos a como será o jogo frente ao benfica, para a taça da liga, se o Se-abra vai poupar 7 jogadores incluindo os 2 melhores, holgraves e o guitane. De génio, e logo numa competição que os jogadores gostam muito de querer dar o seu melhor, não vão os melhores a jogo….
    Mas é normal, era demais o estoril dar luta 3 jogos seguidos, o se-abra não ia fazer a desfeita ao clube do coração, que fartou-se de elogiar mesmo depois de lhes ganhar 2x, quiçá não estaria nada à espera de tal coisa, simplesmente só os seus jogadores quiseram ganhar…
    Continuem a explorar o filão de treinadores amestrados e todos ligados de coração ao fcp, que o campeonato e restantes competições internas é esta bandalheira.
    Ah, e preciso não esquecer o grande, tremendo azar de ex-jogadores do fcp como o mangala, é que calha sempre a eles estes grandes azares de penaltis descarados/falhas monumentais…e preciso dizer, voltaram em força depois de 2016 mas ninguém da CS amestrada foca isso, seja destes destreinadores afetados pelo coração ou destes ex-jogadores…e já para não ir falar de alguns dirigentes…

  • Fireball
    Posted Janeiro 10, 2024 at 12:17 pm

    Aos benfiquistas e sportinguistas que estão aqui a mandar postas por o Estoril poupar jogadores. Estão na final four da Taça da Liga e numa posição chata no campeonato. Para ganharem a Taça de Portugal não bastaria ganhar hoje ao Porto, era preciso eventualmente ter uma sorte desgraçada no sorteio, ou então eliminar também um ou dois de Benfica/Braga e Sporting. Para ganhar a Taça da Liga é igual, tem que vencer 2 de Benfica, Sporting e Braga, mas não tem os outros jogos todos pelo meio nem uma meia-final a duas mãos, tornando-se por isso, mais fácil. E obviamente que o campeonato tem que ser prioridade para evitar uma descida que seria muito complicada. Claro que a Taça de Portugal é a menor prioridade e claro que o Estoril ia poupar jogadores. Isto não é um Portimonense a oferecer 3 pontos ao Porto a meio de uma luta intensa pela manutenção, é um clube que roda jogadores para uma competição que não lhes interessa. Todos fariam o mesmo.

    • yellow_label
      Posted Janeiro 10, 2024 at 1:27 pm

      Se fosse por essas razões, nenhum clube pequeno iria a jogo com os titulares, quem sabe não metia juniores frente aos grandes ou ao braga. É certo e sabido que a taça de Portugal é a taça que os pequenos mais gostam de bater os melhores, mas para isso joga-se com os melhores, não é mudar 7 jogadores.
      A cara de alívio e sorriso do Se-abra no fim do jogo disse tudo. Isso de ganhar 3x ao clube do coração ia-lhe dar grande desgosto no coração, e talvez já tivesse alguns SD’s à porta se tal acontecesse…

      • lipe
        Posted Janeiro 10, 2024 at 2:24 pm

        A realidade é que uma Taça de Portugal vencida por um clube que não seja os 3 grandes, Braga ou Vitória, é hoje em dia um dos maiores feitos do futebol europeu.
        As meias finais a duas mãos mataram esta taça.
        Prova disso é que desde que passou a duas mãos nunca houve uma final sem um grande (e todas as finais foram vencidas por grandes, Braga, Vitória, Académica e Aves). Destas equipas, só o Braga eliminou um grande nas meias finais a duas mãos (o Porto em 2020/21).

        Não que antes houvesse muitas finais sem grandes, mas meias finais a uma mão certamente ia ajudar.

  • tiagoandre10
    Posted Janeiro 10, 2024 at 11:55 am

    Talvez o jogo mais conseguido da época por parte do FC Porto, e para mim a justificação é simples (apesar de não ver os treinos) este parece-me o melhor 11 e que já devia ter sido usado mais vezes e não continuar a insistir num puro 4-4-2 tentando reinventar um Otávio para jogar por dentro. 2 alas bem abertos, o Pepê no meio a fechar como 3º homem no meio campo sem bola e a juntar-se ao Evanilson com bola. Alan Varela e Nico (que provavelmente ganhou o lugar por uns jogos ao Eustaquio) a ocupar o meio. O espanhol com uma saída de pressão melhor que a do Eustaquio. E um sistema com maiores possibilidades para entrar criativos, como o Ivan Jaime por exemplo, saindo um dos alas e encostando la o Pepê. Acho que nos próximos jogos o Sérgio não mexe.

  • MikeM
    Posted Janeiro 10, 2024 at 10:05 am

    O treinador do Estoril explicou porque mudou a equipa toda num jogo de uma competição que devia ser a mais importante para ele? Estava a poupar para as competições europeias? Para a luta pelo título no campeonato nacional?
    A não ser que metade dos jogadores tenham apanhado um vírus qualquer na véspera ou no próprio dia, que explicação pode existir para isto?
    Uma equipa que está confortável no campeonato e que não está na luta por absolutamente mais nada, abdicar da Taça de Portugal desta forma parece-me estranho.

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 10, 2024 at 12:21 pm

      Confortável no campeonato? 2 pontos acima da linha de água. Uma má fase e la se vai o confortável no campeonato.

      Os adeptos dos grandes não tem grande moral para falar da gestão dos pequenos. Este treinador já venceu o Porto duas vezes este ano.

    • Francisco Ramos
      Posted Janeiro 10, 2024 at 11:06 am

      Deve também ter abdicado da Taça da Liga, visto bem, no 11 inicial de ontem vs o 11 que ganhou 3-1 ao Porto e o eliminou desta competição, mudou 2 jogadores! Volto a referir para quem não entendeu… 2 jogadores!

      Só falta dizerem que o Estoril nos pediu para ir jogar ao Algarve e nós, os sérios, não aceitámos! E quando lá foram não é que acabaram por descer!

      • MikeM
        Posted Janeiro 10, 2024 at 11:33 am

        E talvez tenha abdicado também, o que ainda é mais grave. Ainda assim se correu bem uma vez, menos probabilidades havia de correr bem outra vez, ou agora a melhor estratégia é tirar os melhores jogadores da equipa. E quais foram essas duas mudanças? O Guitane e o Holsgrove? Só dois dos melhores então.
        Não fez sentido nenhum esta rotação, ainda se fosse a duas mãos e na primeira o Porto tivesse ganho por 3 ou 4 golos, mas a jogar em casa, num único jogo a eliminar e mudar quase a equipa toda não me parece muito inteligente.
        E não estou a criticar de forma alguma o Porto, fez o que tinha de fazer e tinha tudo para fazer parecido com qualquer equipa que o Estoril apresentasse. Mas assim ficou estranho.

        • Francisco Ramos
          Posted Janeiro 10, 2024 at 12:16 pm

          Por acaso nem Guitane, nem Holsgrove foram titulares em nenhum jogo da Taça contra o Porto. E estranho pode ser depois de perderem 5-1, apresentarem o mesmo onze contra outra crónico candidato aos títulos das competições em que participa.

          Sobre gravidade, volto a referir, grave para mim é aceitarem jogar no Estádio do Algarve e acabarem por descer de divisão ao mesmo tempo que deixa o seu adversário mais próximo do título (que acabaria por conseguir).

    • Boneco21
      Posted Janeiro 10, 2024 at 10:33 am

      Eu também não percebo a estratégia, mas não se pode dizer que o Estoril está confortável no campeonato… Tem apenas 2 pontos de vantagem para o lugar de play-off e 4 para um lugar de descida direta.

      • MikeM
        Posted Janeiro 10, 2024 at 11:35 am

        Tudo bem, mas pela equipa que tem e o futebol que vem apresentando, será muito estranho se não ficarem no top 10. A não ser que o treinador mude 7 jogadores de jogo para jogo. Assim pode dificultar.

  • Francisco Ramos
    Posted Janeiro 10, 2024 at 9:52 am

    E assim que o Porto ganhou um jogo com uma exibição até conseguida voltaram as teorias da conspiração?

    “O Estoril jogou com as reservas!”. Ora relativamente ao jogo que nos eliminou da Taça da Liga, o Estoril mexeu… 2 jogadores! Em 11 jogadores conseguiu trocar 2 e por isso é que existe tanta indignação. Se Vasco Seabra arriscou 1 vez e correu bem este onze perante este clube porque não havia de tentar voltar a fazer o mesmo?

    “O Estoril mudou 7 jogadores!”. Ora se perdeu 5-1, com todo o desgaste que há em jogar contra o Sporting (o Porto que o diga) e tem um plantel com menos opções que os grandes, é normal tentarem alguma rotação quando têm 2 jogos por semana. Mudou 7 jogadores no 11 inicial (6 se contarmos que o GR é o Figueira nas taças), mas dos 5 que entraram, 4 também jogaram ontem e dos 5 que entraram ontem, todos jogaram no fim de semana, logo nem foi uma grande rotação em termos de minutos, sendo mais gestão física.

    “Prioridade é a Taça da Liga”. Ora este jogo é dos oitavos final e na outra competição já estão na Final Four, logo qual estão mais próximos de vencer? Não é suposto apostarem numa competição que podem ganhar, ainda por cima jogada em prazos apertados, do que nesta que ainda tem mais variáveis?

    Adoro estes treinadores de bancada mas é cada tiro, cada melro. E para criticar o Sérgio Conceição já cá há muitos portistas por isso deixam-lhe dar mérito a ele e aos jogadores quando também o têm!

    • Bamboo331
      Posted Janeiro 10, 2024 at 12:37 pm

      Realmente é absurdo. 4-0 era demasiado para irem falar da influência da arbitragem (se bem que já não seria a primeira vez que vinham com figurinhas dessas), por isso toca a criar teorias da conspiração sobre o Estoril. Nunca mudem..

    • topfutebol
      Posted Janeiro 10, 2024 at 11:03 am

      Concordo contigo.
      Uma equipa que perde 5-1 é porque falhou muita coisa, mesmo este jogo sendo contra o SCP.
      O Vasco Seabra, também tem que mostrar à sua equipa que têm que fazer mais e não têm o lugar garantido no 11. O Estoril teve uma boa fase, mas os lugares de descida estão a duas derrotas de distância.
      No meu pensamento acho que o Estoril, vai “apostar” mais na Taça da Liga já que está na final four, em que é disputado um jogo por eliminatória. Na Taça de Portugal a meia final já é a duas mãos e acho improvável, que mesmo o Estoril passando hoje, chegando às meias da Taça de Portugal seria difícil bater o Sporting, Braga ou Benfica tendo que disputar dois jogos.

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 10, 2024 at 11:57 am

        A mudança de onze deve-se a esses 3 fatores:
        1º Se este onze foi capaz de ganhar na Taça da Liga ao Porto, também seria capaz de ganhar na Taça de Portugal. A diferença esteve na competência que o Porto trouxe para este jogo quando jogou o anterior para não perder.
        2º Se acabaram de levar 5-1, faz sentido mostrar que não há lugares garantidos e devem jogar pelo valor demonstrado e não nomes (algo que vou sendo crítico com SC relativo a Taremi por exemplo). E não foi uma grande rotação mas usar um grupo de 15/16 jogadores para fazer os próximos 3 jogos.
        3º Na Taça da Liga é mais fácil vencerem que na Taça de Portugal. Estão já na final four, não têm uma meia final a duas mãos e o calendário é mais apertado, permite mais surpresas. Desde 2009, quando entrou este formato, houve apenas 3 vencedores que não o quarteto do costume e no caso do Aves toda a gente sabe os moldes em que aconteceu.

  • Bjorn
    Posted Janeiro 10, 2024 at 9:48 am

    E outra nota positiva. O Sérgio bateu outro record. O Porto detém agora o número de vitórias consecutivas na Taça de Portugal que tinha várias décadas. A juntar à boa exibição, ontem foi um bom dia para ele e péssimo dia para os seus cuspidores de ódio

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 10, 2024 at 12:35 pm

      Eu lembro-me que o Sporting tinha um record de muitos anos sem ser derrotado. Perdemos em Dezembro de 2003 com o Vitória FC em Alvalade. Depois disso em 2004/2005 fomos eliminado a pelo SLB na Luz em penalties, em 2005/2006 fomos eliminados pelo FCP no Dragão em penalties, em 2006/2007 ganhamos a Taça, em 2007/2008 ganhamos a Taça, em 2008/2009 fomos eliminado a pelo FCP em Alvalade nos penalties, até que em Fevereiro de 2010 fomos eliminados pelo Porto no Dragão (5-2).

      Ao todo foram quase 7 anos sem derrotas na Taça (nem mesmo no prolongamento). Não sei se esse record tem isto em conta.

      SL

      • Bjorn
        Posted Janeiro 10, 2024 at 2:28 pm

        O record de vitórias consecutivas tem como base…vitórias. O que o Sporting conseguiu foi, quanto muito, algum record de jogos sem perder se ignorarmos os penalties (e provavelmente estes contam para atribuir derrota)

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 10, 2024 at 1:02 pm

        Realmente eu já vi muita coisa mas nunca tinha visto que perder em penaltis não é considerado derrota.

        • Neville Longbottom
          Posted Janeiro 10, 2024 at 5:12 pm

          Olha afinal respondemos.
          Bem haja amigo.

        • Sporting1906
          Posted Janeiro 10, 2024 at 2:48 pm

          Perder em penalties é sempre oficialmente considerado um empate.

          • Francisco Ramos
            Posted Janeiro 10, 2024 at 3:40 pm

            O record que se falou foi de vitórias e o utilizador em questão contra-argumenta com derrotas por penalti (ou empates oficialmente apesar de não encontrar essa informação) não terem sido tido em contas.

            • Sporting1906
              Posted Janeiro 10, 2024 at 8:22 pm

              São dois recordes diferentes: vitórias consecutivas que parece ser do Porto atual e de jogos sem perder que talvez seja do Sporting entre 2003 e 2007.

      • Sporting1906
        Posted Janeiro 10, 2024 at 12:58 pm

        Só mesmo o Sporting para em 5 épocas seguidas sem perder um único jogo na taça ser eliminado nos penalties por rivais em 3 desses anos e só ganhar 2 taças.

  • Bjorn
    Posted Janeiro 10, 2024 at 8:58 am

    Primeiro jogo do ano (em Janeiro) que dominamos do minuto 1 ao minuto 90, em que permitimos poucas chances e em que temos duas mãos cheias delas. Grande jogo e uma equipa titular que permitiu marcar três bons golos colectivos e de belo efeito.

    Merecem todos notas positivas, mesmo o Chico que teve no remate um handicap estranho hoje mas que esteve bastante envolvido a criar para si e para os outros. Esta equipa é a titular se ignorarmos que não há melhor alternativa a Fábio Cardoso e apesar de tudo Wendel… Varela e Nico foi a dupla que melhor se entendeu este ano e complementaram-se muito bem. A ver se o Sérgio não volta a inserir o Eustáquio na equação mas duvido.

    Grande vitória e grande resposta ao jogo com o Boavista.

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 10, 2024 at 12:38 pm

      Sempre gostei do Eustáquio mas estranhava a ausência de minutos do Nico. O Varela não me convenceu ainda.

      • Bjorn
        Posted Janeiro 10, 2024 at 2:33 pm

        Poucos convenceram esta época. Este foi o primeiro jogo verdadeiramente dominador. Portanto diria que ninguém tem lugar cativo (tirando posições onde simplesmente não há ninguém como alternativa real como as laterais ou centrais).

        Varela tem de encontrar o seu espaço e continuo a dizer que ele não é um 6. É muito diferente do Uribe. Mas tal com Nico a complementar (ou Grujic), ele se solte mais e demonstra mais porque já vi bons jogos com e sem bola.

        Outra posição em aberto é a do Taremi onde Pepê jogou hoje mas pela primeira vez jogou bem.

        Galeno e Chico são os extremos em melhor forma e deveriam ser sempre titulares mas ambos têm muito para crescer ainda.

        Evanilson é o único indiscutível do meio campo para a frente. Dá para ver que é craque mas precisa de ser mais consistente (faz-me lembrar o Bruno Moraes que tivemos há duas decadas atrás que antes das lesões, parecia que tinha tudo para singrar mas com lesões e inconsistência passou a nota de rodapé).

        É preciso esperar pelos próximos episódios e ver se ontem foi apenas uma excepção que confirma a regra desta época. Eu (obviamente) espero que não

        • Neville Longbottom
          Posted Janeiro 10, 2024 at 5:15 pm

          Claro, mas o Eustaquio eu já conhecia e já acompanhava há muito (falou-se para o Sporting, eu bem que o quis lá).

          Concordo quanto ao Taremi!

          SL

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 10, 2024 at 8:01 am

    Belo jogo do Porto, muito bem organizados ontem. A defesa pareceu-me mais sólida com a presença de mais um elemento atrás, quer Wendell ou Varela juntavam-se muitas vezes aos centrais para oferecer mais opções na saida e mais cobertura na transição defensiva. Pepê a explorar muito bem o corredor central, uma posição estilo Rafa onde acho que se pode dar muito bem. Galeno a estar bem aberto e profundo com boas trocas com o Wendell. O meio-campo mais seguro com esta dinâmica o que permite libertar mais o Nico. Acho que o Conceição arranjou uma boa dinâmica aqui e penso que o Porto irá meljorar daqui para a frente.

  • Odizquefaz
    Posted Janeiro 9, 2024 at 11:02 pm

    Percebe-se a rotação deste Estoril – Jogam para a Champs na proxima semana.

  • Valderrama
    Posted Janeiro 9, 2024 at 11:01 pm

    Wendell é patinho feio mas fez muita falta neste período de lesão. Dá outras soluções à saída de bola.
    Pepê tem de jogar nesta posição. Tendo algumas semelhanças com o Rafa penso que também é nesta posição onde o seu futebol pode ser mais proveitoso para a equipa.

  • João Lains
    Posted Janeiro 9, 2024 at 10:46 pm

    Parabéns ao Amorim e ao Conceição pela forma como hoje prestigiaram a Taça de Portugal. É também por isto que os pequenos continuam pequenos, mas depois reclamam por mais protagonismo e espaço mediático…

    • lipe
      Posted Janeiro 10, 2024 at 9:54 am

      Não percebi este comentário sinceramente.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Janeiro 10, 2024 at 12:26 pm

        Basicamente, na óptica de João Lains, o Estoril não respeitou a competição porque o treinador rodou vários jogadores.

        • Mantorras
          Posted Janeiro 10, 2024 at 2:08 pm

          Ele nao criticou explicitamente as escolhas do treinador do Estoril. Ele elogiou as do RA e do SC. Falou em prestigio e nao em respeito, coisas diferentes. E rematou com uma critica explicita, nao apenas ao Estoril, mas estendida a todos os “pequenos”. Note-se que prestigio e protagonismo estao intrinsecamente ligados, o que torna este pequeno comentario muito bem conseguido (IMO). A reclamacao “por protagonismo” existe, com mais ou menos razao, em diferentes contextos, pela maioria dos “adeptos dos nao estarolas”. E a auto critica, existe?

    • Mantorras
      Posted Janeiro 10, 2024 at 7:59 am

      Excelente comentario. Muitos tentaram dizer parecido, mas ninguem conseguiu colocar a coisa dessa forma.

  • zebenfas
    Posted Janeiro 9, 2024 at 10:43 pm

    Bom jogo…dia 21 logo metem os titulares , afinal para que serve a Taça de Portugal quando se pode disputar aquele grande torneio Allianz Cup …
    Parabéns ao FCP…
    Por sinal: O Sueco com este Feltes e Mangala ,teria duplicado as assistenciais.
    Cumprimentos

  • Hirok "The Truth"
    Posted Janeiro 9, 2024 at 10:41 pm

    Não percebo como se deita uma Taça de Portugal ao lixo desta maneira, com um campeonato em que irá ficar no meio da tabela, poupa assim jogadores? Numa semana levam 9, contra o Sporting ao jogar daquela forma claro que iria levar sacada, e hoje a poupar jogadores não se sabe bem porquê.. mas deve ter sido combinado com o presidente que iam a jogo só para marcar presença e para não levarem multa da FPF por falta de comparência

    • Valentes Transmontanos
      Posted Janeiro 10, 2024 at 12:26 pm

      “Numa semana levam 9”. Exacto, sendo que 5 foram com os tais titulares que tanto deviam ter jogado ontem. Menos azedume, sff.

    • Fallen Angels
      Posted Janeiro 9, 2024 at 10:53 pm

      O Estoril está 2 pontos acima da linha de despromoção. O foco é o campeonato.

    • Neves
      Posted Janeiro 9, 2024 at 10:51 pm

      Pedro Alvaro por Parra
      Mateus Fernandes por Soares
      Foram estas as mudanças em relação à vitória frente ao mesmo adversário na taça da liga. Foi tudo combinado aí também.

  • Kafka
    Posted Janeiro 9, 2024 at 10:41 pm

    Expectável, não me lembro de neste século nenhum dos 3 grandes perder 3 jogos consecutivos contra 1 equipa portuguesa claramente inferior…o Porto então nem sequer contra Benfica e Sporting deve ter perdido 3 vezes seguidas, logo não seria contra o Estoril.. easy Money hoje

    • Tiago Abreu
      Posted Janeiro 10, 2024 at 1:27 am

      O Famalicão venceu 3 vezes seguidas o Sporting quando subiu.

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 10, 2024 at 1:10 am

      O Sporting perdeu 3 vezes com o Rio Ave em 2012/2013 se não estou em erro. Podem ter jogado 4 vezes nesse ano, não me lembro sinceramente.

    • Jeco Baleiro
      Posted Janeiro 9, 2024 at 10:51 pm

      Não sendo “claramente inferior”, mas ainda assim com outros argumentos, o Porto perdeu três vezes com o Braga, e de forma consecutiva, em 2019/20, os dois jogos do campeonato e a final da Taça da Liga.
      *
      Perdeu três vezes na mesma época contra o Sporting (mas não de forma consecutiva, jogaram entre si 4 vezes nessa época) em 2007/08: Supertaça, Campeonato e Final da Taça. Contra o Benfica em 2013/14 perdeu três vezes em cinco jogos (também não de forma consecutiva): Campeonato, Meia Taça Final da de Portugal e Meia Final da Taça da Liga, porém esta última foi nos penaltys (tecnicamente o jogo acabou empatado).
      *
      Frente a adversários fora deste círculo não tenho ideia de ter acontecido realmente.

      • Kafka
        Posted Janeiro 9, 2024 at 11:44 pm

        Contra os grandes tinha ideia de já ter acontecido… O Porto ao Benfica até já ganhou 5 ou 6 seguidas ou lá o que foi… O Benfica também já ganhou 5 ou 6 seguidas ao Sporting… Entre Porto e Sporting tens os exemplos que deste e é capaz de ter havido mais alguma sequência pontual…

        Mas fora do círculo dos 3 grandes e do Braga (mais recentemente)… Eu sinceramente não me recordo mesmo de o Porto alguma vez ter perdido 3 jogos seguidos contra alguma equipa portuguesa (extra-grandes) , pelo menos desde que vejo futebol na década de 90

    • Sporting1906
      Posted Janeiro 9, 2024 at 10:51 pm

      Pode ter corrido bem mas é difícil encontrar um caso mais claro da “falácia do jogador”.

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Janeiro 10, 2024 at 9:34 pm

        Não, porque isso baseia-se em probabilidades aleatórias. Aqui não há nada de aleatório. Está aí, sim, um exemplo de equívoco estatístico.

      • Neville Longbottom
        Posted Janeiro 10, 2024 at 12:52 pm

        Na verdade a falácia do jogador tem adesão a gambling puro. As apostas de futebol não são bem gambling puro. Se estivermos a falar de blackjack, poker ou uma simples roleta tens toda a razão. Mas o facto do jogo anterior entre duas equipas ter sido uma vitória de uma delas tem impacto no jogo seguinte (ainda que não na dimensão que muita gente acha que tem).
        .
        Percebo o ponto, acho que o Kafka está a reduzir tudo a probabilidade, mas na prática tem a sua lógica.

        • Sporting1906
          Posted Janeiro 10, 2024 at 8:26 pm

          Esse impacto é difícil de prever: eu diria que o Estoril tinha (muito ligeiramente) mais hipóteses de ganhar ao Porto depois de já lhes ter ganho duas vezes do que se tivesse perdido esses dois jogos mas obviamente o Porto continuava a ser o favorito claro.

      • Kafka
        Posted Janeiro 9, 2024 at 11:40 pm

        Dá-me 1 exemplo neste século (que já tem 24 anos decorridos e eu até acrescento pelo menos no caso do Porto toda a década de 90…portanto falamos de mais de 30 anos….) de 3 derrotas seguidas de Benfica contra uma equipa portuguesa que não seja os outros grandes?

        No caso do Porto então esquece, não há hipótese nos últimos 30 anos… Se o Porto perde 2 jogos seguidos contra um “Arouca” qualquer, vai ganhar o 3°

        • Sporting1906
          Posted Janeiro 10, 2024 at 11:24 am

          Não é uma questão de dar exemplos, pesquisa no google “gambler’s fallacy” e vais perceber o meu comentário.

          • Kafka
            Posted Janeiro 10, 2024 at 1:40 pm

            Eu sei bem o que é isso, mas não se aplica neste caso, pq essa teoria assenta mais em probabilidades 50-50 ou algo do género o que não é de todo o caso aqui…o Porto é tremendamente superior ao Estoril e em termos de probabilidades será SEMPRE mais provável ganhar do que perder contra o Estoril

            Este não é um caso de 50-50 de moeda ao ar, de base já partes para uns 75-25 a favor do Porto

            • Sporting1906
              Posted Janeiro 10, 2024 at 2:47 pm

              Essa teoria aplica-se a quaisquer probabilidades, não só 50-50. Se o Estoril tivesse 25% de probabilidade de ganhar ao Porto então não passava a ter menos por ter ganho os últimos dois jogos.

  • Nickles
    Posted Janeiro 9, 2024 at 10:41 pm

    O Estoril poupou forte hoje porque o foco é a taça da Liga daqui a 15 dias

  • Tiago Peixoto
    Posted Janeiro 9, 2024 at 10:41 pm

    Vitória categórica sobre o nosso maior rival! Este Estoril foi comidinho, não tiveram hipótese! Jogaram mesmo que nem uns pequenos canários. E nós como uns verdadeiros DRAGÕES! VAMOS MEU PORTO!

    PS – eu não gosto de criminalidade. Como tal, apesar de ser portista, sinto que devo denunciar um possível esquema de tráfico de bolas de futebol, cujo cabecilha poderá ser o Chico Conceição (jogador do meu clube), que hoje rematou pelo menos 5 bolas para fora do estádio. Não acham isto suspeito? Certamente terá alguém fora do estádio a recolhe-las.

    PS2 – Grande momento de fairplay por parte do meu Porto ao minuto 64, no qual o GR do Estoril sai em falso da baliza, ficando aberta. Mas os jogadores do Porto esperam que este volte para a baliza para rematarem. Orgulho nos nossos jogadores ❤️

Deixa um comentário