Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Abel dá o exemplo do Benfica: «Quando a aposta na formação começa a ser sem critério…»

Abel Ferreira vincou, depois do empate do Palmeiras frente ao Corinthians, que a inclusão de jovens jogadores no plantel principal tem de ser realizada com calma, dando o exemplo do que aconteceu na época passada no Benfica, em que não houve critério.

31 Comentários

  • Macaco
    Posted Março 5, 2021 at 5:48 pm

    Tanta verdade…
    Queima se tanto jovem so por ter que por…

  • Vegeta
    Posted Março 5, 2021 at 8:26 am

    Até o Abel percebeu.
    Alguns users levam a questão para este ano.
    Mas o Abel não fala deste ano.
    No ano do Lage o Benfica foi a jogo na Champions com Nuno Tavares, Tomás Tavares e David Tavares.
    Todos jogadores que nem 20 jogos tem na equipa B.

  • Kacal
    Posted Março 5, 2021 at 2:15 am

    Eu defendo a aposta na formação quando existe QUALIDADE. Isso é prioritário porque só havendo talento e qualidade o jovem poderá ser aposta. Depois esse jovem deverá ter oportunidades caso surja o momento para tal e exista esse espaço. Temos um Corona a titular na ala direita, será que o Chico Conceição deve jogar a titular? Claro que não. O Corona é mais maduro e experiente, habituado a estas andanças, tem igualmente talento e está mais preparado. O Chico deve ter as suas oportunidades na 2ª parte ou então em certos jogos (Taças ou ausência do Corona por algum motivo ou caso este jogue noutra posição como já aconteceu antes). Agora quando o titular de x posição já não é um jovem e não demonstra uma qualidade decente nem margem de progressão está a fazer perder dinheiro que lhe pagamos quando o jovem recebe menos provavelmente e poderá dar mais retorno e lucro financeiro no futuro e desportivamente no mínimo ficamos iguais, aí não aceito a falta de aposta na formação. Resumindo, depende do contexto mas já houve vezes que adeptos pediam aposta na formação sem sentido porque não havia espaço nem oportunidade a tal, assim como já houve vezes que pediam e com razão porque havia opções tão boas ou melhores.

    No Benfica actualmente é melhor apostar no Diogo Gonçalves ou no Gilberto? Um é formado no clube e é mais novo uns anos, em termos de qualidade no minimo são iguais, embora ofensivamente o Diogo tenha bem mais qualidade, a meu ver. Aqui é um exemplo onde a aposta deve ser feita. No meu Porto temos o caso do Diogo Leite que para mim deve sempre jogar à frente de Sarr porque este último é igualmente jovem, comete tantos ou mais erros e não é nosso está cá por empréstimo. Já o Chico Conceição não deve ser titular porque há Corona.

    Há contextos e momentos que faz sentido apostar na formação a titular porque são opções, no mínimo, ao mesmo nível das que existem no plantel em x posição com o bonus de ganharem menos dinheiro e poderem dar retorno e lucro financeiro. Há outros que têm talento e devem começar a ser integrados aos poucos e ir jogando mesmo que não seja a titular por haver um titular melhor e mais bem preparado no momento. E há outros que a aposta não faz sentido e deve esperar. Depende do contexto e dos momentos.

    Mas o Gonçalo Ramos deve ter mais continuidade porque os concorrentes não têm feito propriamente melhor e portanto mais vale apostar no jovem da formação, embora o Darwin seja um investimento muito alto e tenha que ser potenciado.

  • Mantorras
    Posted Março 4, 2021 at 5:24 pm

    Se fosse so a aposta na formacao que tivesse criterio e que era bom.
    Nao ha criterio em nada. Esse e que e o problema, o Benfica nao e gerido como clube de futebol, portanto o criterio nunca vai bater certo com o que deveria ser o criterio se a ideia fosse ser um clube de futebol que ganhava coisas a jogar a bola.

  • coach407
    Posted Março 4, 2021 at 4:05 pm

    Disse isto depois de um jogo em que meia equipa do 11 inicial foram jovens formados no Palmeiras sendo que o Renan e o Gabriel Silva são apenas de 2002.

    No Benfica foram poucos os jogadores de 2000 para a frente que tiveram oportunidades na equipa principal nos últimos anos quanto mais miúdos de 2002 serem titulares.

    A partir de 2000, os únicos que tiveram alguma oportunidade foram Nuno Tavares, Tomás Tavares, João Ferreira e Gonçalo Ramos, sendo que estes 2 últimos pouco ou nada jogaram e o João Ferreira foi só mesmo pelos 3 laterais direitos da equipa principal estarem de fora. Ser treinador do Palmeiras e falar do Benfica como utilização excessiva de jovens é a completa falta de noção já que o Palmeiras aposta MUITÍSSIMO mais que o Benfica. Qualquer puto tem muitos minutos no Palmeiras.

    Os únicos casos mais relevantes dos últimos largos anos parecem-me 1) no ano da aposta no Svilar que acabou com o Bruno Varela na baliza e 2) na época passada em que se sobrevalorizou o Ferro pelo ótimo final de época com o Lage e considerou-se que a lacuna estava preenchida, o que levou a que não se contratasse outro defesa central para apostar no Ferro.

    Estes 2 casos foram os que realmente foram uma “aposta” na formação que custou a falta de outros jogadores.

    Em relação ao TT e ao Nuno Tavares, é verdade que poderiam não estar no plantel e estarem outros melhores, mas se formos ver as opções anteriores a eles nos anos anteriores e se formos ver as opções do Porto, Sporting ou Braga para suplentes dos laterais, verifica-se que a qualidade média anda ali muito à volta de Corchia, Douglas, Yuri Ribeiro, Rosier, Jorge, Zé Carlos, Antunes, Camacho, Bruno Gaspar… São melhores que o TT e o Nuno Tavares? Talvez, mas a diferença não é propriamente gigante para dizermos que a culpa é da aposta na formação. Com formação ou sem formação, a verdade é que a qualidade dos laterais suplentes tem sido constantemente duvidosa em todas as equipas, salvo uma ou outra exceção.

    Dizer que a culpa do Benfica estar como está é da formação parece-me um bocado parvo já que o Benfica começa todos os jogos com ZEROOO jogadores formados no Clube. Agora nos últimos tempos lá parece que o Diogo Gonçalves talvez ganhe o lugar, mas dizer que o Benfica está como está porque o Diogo Gonçalves está a jogar nos últimos 2 jogos é para rir, só pode.

    • B.Jardim
      Posted Março 5, 2021 at 8:52 am

      O primeiro comentário lúcido deste post, até que enfim!
      Subscrevo Coach. O pior é que quase toda a gente vai na lenga lenga da aposta excessiva na formação, parece que vivem num universo paralelo.

  • Tiago Silva
    Posted Março 4, 2021 at 4:04 pm

    Totalmente de acordo, os jogadores não podem queimar etapas no seu processo evolutivo e só devem subir e ser apostas nas equipas principais se mostrarem qualidade para tal e mesmo assim o tempo de jogo tem que ser bem gerido. O que se fez ao Tomás Tavares no Benfica ou ao Svilar por exemplo foi matar as suas carreiras, ainda poucos jogos tinham como profissionais. Por isso é que sou fã das equipas B e os jogadores têm que conquistar o seu espaço lá antes de serem opção na equipa principal.

  • BrunoAfonso 12
    Posted Março 4, 2021 at 3:53 pm

    E não é que tem razão? Basta ver os casos dos Tavares que foram muito mal geridos, já que não fizeram os 50 jogos recomendáveis na equipa B para ganhar calo. Subiram a equipa A, foi só erros atrás de erros, o Nuno continua a meter água no lado esquerdo por tudo o que é sítio e estão completamente queimados. O único que poderia estar a ser efetivamente aposta, ou então ir lançando aos poucos é o Gonçalo. Apesar de o momento não ser o mais oportuno, já que é mais fácil lançar um miúdo quando as coisas estão a correr bem, ele está a ser muito mal gerido pelo JJ. Em relação ao Diogo, vamos ver se o momento de forma é passageiro ou se ele vai continuar a crescer. Mas nota-se que o JJ acredita nele.
    Já agora, como é que o Tomás Tavares tem se saído no Farense? Evoluiu ou continua o mesmo em relação a época passada?

  • Knox_oTal
    Posted Março 4, 2021 at 3:48 pm

    Totalmente de acordo com o Abel!!! A aposta na formação dependerá sempre do contexto em que ela é feita e com que propósito! E por aqui vamos dar ao mesmo caminho de sempre: critério, planeamento e projecto!

    E para os mais confusos ou a tentar desculpar seja o que for, NÃO APOSTAR é diferente de apostar com critério e paciência! Mais, a aposta na formação no futebol, como tudo, se for mal feita ou com motivos errados nunca será benéfica ou oportuna. Tal como aquele argumento palerma que uma equipa só com jogadores da formação, ou que todos os jogadores da formação, é sinónimo de qualidade e competitividade. Ninguém razoável e minimamente inteligente defenderá isso, o que muita gente diz, tal como o Abel acho que tentou abordar, é que tem que haver um contexto favorável para essa aposta, tem que haver margem de erro e paciência e, sobretudo, critério! E, claro, sem descurar as oportunidades de um bom scouting e de ter uma base forte com experiência e conhecimento do clube.

    Num clube português que tenha qualidade na formação é quase autosabotagem não se fazer uma aposta efectiva na formação. Primeiro, porque há efectivamente QUALIDADE (o principal critério para a triagem e acesso às equipas principais, ou pelo menos devia ser!!!) e depois porque em termos desportivos e, consequentemente financeiros, traz vantagens e benefícios! Mas essa aposta tem que ser incluída no planeamento de um plantel desde cedo, deixando espaço de evolução aos jovens, e não o que se vê em muitas equipas em que se contrata um camião de jogadores para a mesma posição de um jovem promissor e depois cobram a esse mesmo jovem não ter sido capaz de se afirmar ou ser banal.

    Pegando no exemplo do Benfica, o enquadramento de João Filipe foi o mais adaptado?!? Hm, tenho dúvidas, até porque a sua posição era a mais sobrelotada do plantel, obrigando-o a jogar muitas vezes fora de posição, sem sequência significativa de jogos, entrar em fase finais dos jogos ou em desespero, oscilar entre convocatórias e a bancada, estar períodos consideráveis sem ritmo competitivo, etc. E dou de barato que o jogador efectivamente a dada altura não se esforçou o suficiente (claramente veio deslumbrado do Europeu sub-19 ganho), mas a sua integração no plantel principal foi horrível e um desperdiçar de talento evidente! Não houve acompanhamento, planeamento nem paciência!

    E a partir do Jota, podemos fazer paralelismos com o Tomás Tavares, o Ferro, o Nuno Tavares, entre outros! Deixou de haver método na aposta nos jovens e tornou-se num concurso de talento juvenil e tentar pôr o mais precocemente possível os jogadores na montra e ver se saia dali outro jackpot. E obviamente, mesmo com uma integração cuidada e gradual, visando o rendimento desportivo da equipa e a protecção dos jovens, podíamos nos deparar na mesma com 4 flops… mas o risco seria muito menor! Ainda assim, sendo justo, olho para a lista de contratações anuais de alguns clubes, e como é feita a sua análise, e depois acho anedótico o nível de exigência que os adeptos colocam nos jovens da formação… não perdoando NADA!

    Para bons exemplos este ano, convém ver o que foi feito em Braga e Alvalade. Já em Guimarães e em Vila do Conde estou sempre à espera que haja um click qualquer e subam de patamar a esse nível, até porque há matéria prima para tal. Se bem que, no caso do Vitória, apesar de continuar a achar que fartaram-se de dar tiros nos pés na preparação da época, emendaram a tempo antes que a coisa ficasse mesmo grave… e aperceberam-se a tempo que o André Almeida merecia uma oportunidade a sério! A resposta está à vista e, mesmo que ainda possam fazer muito melhor a esse nível, são os primeiros passos de algo que pode ser importante no crescimento do clube.

    Saudações Desportivas

  • Miguel Caçote
    Posted Março 4, 2021 at 3:18 pm

    A verdade é que o ano passado colocou-se a jogar na Champions David Tavares e companhia para servir de montra.

  • Francisco Rocha
    Posted Março 4, 2021 at 3:02 pm

    Então a formação não é para fazer montra e dizer que se aposta só porque sim?

  • Abbas
    Posted Março 4, 2021 at 2:13 pm

    Querem ver que o Abel também é um vendido e queimador de jogadores tipo Jorge Jesus?

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Março 4, 2021 at 1:53 pm

    Não vou dizer se a aposta foi com ou sem critério… mas acho que algo posso afirmar: a aposta massiva no Seixal foi bastante defendida por muitos adeptos benfiquistas.
    Abel, mais do que falar para a sua direção, está certamente a falar para os adeptos do seu clube. Estes é que, na ilusão de um Messi a cada esquina, é que muitas vezes colocam demasiadas esperanças nos jovens.

    No Sporting também temos isso. Faz parte. Quaresma faz um bom jogo = “como é possível um jogador tão novo já ser tão melhor que um internacional português que jogou em Itália (Luís Neto)” … …
    Calma… … …
    ?

    • Mantorras
      Posted Março 4, 2021 at 5:25 pm

      Aposta massiva foi defendida? Como e que se defende a aposta massiva em algo, enquanto adepto?

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Março 4, 2021 at 5:41 pm

        Não citar nomes para não ser indelicado. Quantas e quantas vezes li que o plantel do Benfica deveria ser formado também pelos jovens do Seixal, e que todos os anos os jovens deveriam ser aposta, e que mais valia serem jovens no banco do que jogadores de fora que nem sempre correspondem… Etc etc etc…

        Li isso bastantes vezes.

        Não estou a dizer que pecaram. Estou apenas a dizer que foi defendido, e que esse tipo de política pode levar à aposta sem critério.

        • Mantorras
          Posted Março 5, 2021 at 7:28 pm

          Ok. Acredito no que dizes, mas nao me parece que seja uma corrente relevante de socios. O que mais li sempre era que a formacao devia compor o plantel, ou seja, comprar qualidade e nao quantidade, porque para tapar buracos ficamos com os miudos (se houver miudos com capacidade para tal). Isso seria ter criterio, quer em quem entra quer em quem e aposta. E depois a qualidade manda.

        • Knox_oTal
          Posted Março 4, 2021 at 5:51 pm

          Não percebi o argumento… o teu primeiro parágrafo é equivalente aos adeptos defenderem uma aposta massiva e sobretudo, sem critério que é o que está aqui em questão?!?

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Março 4, 2021 at 6:47 pm

            Disse simplesmente que muitos adeptos pediram uma aposta fortíssima na formação, ou seja: forte presença no plantel principal.

            Ora quando esse tipo de política é seguida, e jovens ainda não preparados são chamados “ao campo de batalha”, as probabilidades de correr mal são altas.

            É um pouco como as quotas nos empregos, etc: a política é a de ter jovens no plantel? Então vamos lá ver os que até jogaram bem e tal.

            Creio que o Abel está a falar deste tipo de aposta. Sem critério.

            Agora obviamente que quem pediu este tipo de política não estava mal intencionado. Estava simplesmente Iludido por achar que são todos Cancelos, etc etc etc…

            • Knox_oTal
              Posted Março 4, 2021 at 8:47 pm

              Os adeptos do Benfica são “culpados” de muita coisa no clube, agora esta pseudo-aposta falhada na formação é responsabilidade da direcção e dos treinadores, sem dúvida alguma!

              Até porque os adeptos benfiquistas, melhor, os adeptos portugueses no geral são, na minha opinião, muito sépticos quanto aos jovens da formação e são muito mais exigentes com estes que com jogadores estrangeiros ou simplesmente não formados no clube. É uma generalização, é certo, mas é a impressão que tenho, até pela amostra significativa que é possível observar aqui no VM.

              E depois discordo completamente que uma aposta forte na formação seja igual a MUITOS jovens no plantel! A questão é mesmo o critério e o planeamento que se tem na integração destes jovens. Agora é perfeitamente possível, até porque há qualidade, de integrar e dar oportunidades a sério 1/2 jovens por época! Basta atentar o que fazem clubes de filosofia formadora como o Ajax, Barcelona (se bem que se perdeu a dado momento), B. Dortmund ou Arsenal… aliás até o Bayern o tem feito de forma sistemática nas últimas épocas.

              E por último, esse argumento da ilusão é algo vazio… então devido ao risco de não termos ninguém do nível do Bernardo, do Cancelo, do Félix ou do Rúben a sair da formação nos próximos tempos mais vale esfriar a aposta?!? Então o Barcelona deve fechar a La Masia… a probabilidade de sair alguém equiparável ou melhor que o Messi é ínfima! Mais a sério, o critério deve ser a qualidade, a há efectivamente qualidade (Ramos, Brito, Araújos, Paulo Bernardo, Camará, entre outros), agora se ninguém tiver oportunidades não sairá nenhum craque dali de certeza! E depois há a questão do enquadramento e da paciência, que o Abel falava. Nisso estamos de acordo, lançar por lançar jovens para ver se sai dali algum craque não vale a pena!

              O resto dependerá do treinador e da sua capacidade de gerir os jovens, do potencial das gerações (é normal haver variações) e da capacidade dos jovens agarrarem as oportunidades. Se desses 1/2 por época que falo, vão ser todos craques? Óbvio que não, se acertámos metade já é MUITO BOM… e para a selecção também!

              Uma pequena provocação para terminar, e posso estar enganado: não fazias parte dos adeptos que diziam insistentemente que o Palhinha não tinha nível para o Sporting?!? Espero que tenhas mais confiança nos jovens de Alcochete actualmente….

              Saudações Desportivas

              • OMotoqueiroGuti
                Posted Março 4, 2021 at 9:39 pm

                Vamos por partes…

                Não disse que os adeptos do Benfica são culpados ou não. Disse simplesmente que muitos adeptos do Benfica, e não só, defendem/defendiam uma presença muito forte de jogadores vindos directamente da formação.

                Depois, a explicação que deste sobre a tua forma de ver a tal aposta na formação não tem nada a ver com o que eu escrevi. Porquê? Porque em lado nenhum eu escrevo que apostar na formação significa necessariamente um camião de miúdos na equipa principal. Eu simplesmente referi que muita gente pedia miúdos no banco do Benfica, e não só, porque “ao menos não custam nada e certamente não fazem pior dos que andamos a comprar”.

                Ou seja: a tua longa explicação é interessante, sem dúvida, mas não é a mim que a tens de expor. Porquê? Porque não difere muito da minha.

                Palhinha? Se eu achava que ele não tinha nível para o Sporting? Achava pois… quando era miúdo e depois de jogar no Moreirense e no Belenenses achei sempre que estava a perder tempo em estar no plantel quando o William era intocável.
                Depois do Braga? É ler o que eu escrevi: jogou bem no Braga, conhece o novo treinador, está habituado a esta tática, e tem características que o diferenciam.
                Sério… dizer a mim que eu estava contra o regresso do Palhinha é como dizer ao André Villas Boas para andar de cachecol do Benfica. Nada a ver ???

                • Knox_oTal
                  Posted Março 4, 2021 at 10:47 pm

                  Começando pelo fim, peço desculpa pela argolada, devo ter confundido com outra pessoa, E estou de acordo com a tua análise… e a tentar imaginar a cara do AVB quando lhe pusessem o cachecol.

                  Quanto ao resto, não tinha como intenção ensinar nada, até porque não sou quem para tal. Só estava a tentar demonstrar que não foram os adeptos (ou uma parte significativa deles) a “puxar” pela aposta “massiva” sem critério, bem pelo contrário. Não vi essa trend da suposta ilusão pelo menos…

                  E depois achei o enquadramento da “aposta forte” algo enganador, pois deste a atender que era o equivalente a ter muitos jovens no plantel (“forte presença no plantel” era referência a quê nesse caso?)… quando isso não é necessariamente assim!

                  Por fim, quanto ao detalhe dos miúdos no banco na vez de outros jogadores mais caros e com rendimentos duvidosos, eu não acho negativo tal como implicitamente consideraste (ou deste essa impressão) no primeiro comentário mais acima na resposta ao Mantorras, porque supostamente poderia contribuir a uma política sem critério. E é aí que discordo, se houver critério, a ideia de ter certos miúdos no banco na vez de contratações sem rendimento é extremamente válida na minha opinião (e se calhar na tua, mas neste caso passaste a mensagem inversa). Por exemplo, preferia ter neste momento Gedson e Florentino no plantel, que Gabriel ou Taarabt. Ou o ano passado preferia uma aposta com mais critério em Jota do que andar a dar minutos a Cervi e Caio Lucas.

                  Mais um longo comentário, ups eheheh, poder de síntese não é de todo o meu forte! Espero que esteja mais claro ainda assim o porquê da minha contra-argumentação.

                  Saudações Desportivas

                  • OMotoqueiroGuti
                    Posted Março 5, 2021 at 8:33 am

                    Vou tentar explicar, uma vez mais.

                    Eu li pessoas a defenderem uma presença forte dos jovens nos planteis. Para essas pessoas, sim, a aposta forte na formação levaria necessariamente a essa situação.

                    Se é a única maneira de apostar fortemente na formação? Não. Mas para as pessoas que li, e não foram poucas, a presença de muitos miúdos na equipa A era um imperativo.

                    Novamente: limito-me a reproduzir o pensamento dessas pessoas. Não estou a fazer uma análise sobre a aposta na formação e sobre as diferentes formas mediante as quais ela poderá ser realizada.
                    Ou seja: eu não dei a entender nada. Simplesmente reproduzi determinada linha de pensamento.

                    Preferias ter o Florentino e o Gedson? Muito bem. Há quem ache que, se eles não têm condições de serem titulares, então mais vale rodarem em clubes onde joguem e cresçam. Aconteceu isso com o Palhinha. E até com o Sérgio Conceição, que foi emprestado 3 anos. E até com o Rui Costa, emprestado um ano. Enfim, são formas de ver a aposta na formação. Eu tenho a minha, e não acho necessário voltar a falar dela até porque os leitores sportinguistas que, por ventura, vão lendo o que eu escrevo sabem bem o que eu sempre defendi.

                    Tu não lês, e não faz mal ? porque se lesses não dirias isso do Palhinha hehe ?

                    • Knox_oTal
                      Posted Março 5, 2021 at 9:12 am

                      A questão, uma última vez, é que não vi assim tantos benfiquistas quanto isso (bem pelo contrário), aqui e noutros meios, que defendessem a tal visão que reproduziste e que justificassem o “muitos adeptos” e “quantas e quantas vezes” utilizada em cima.

                      Mas ok, já percebi o teu ponto de vista, o resto são detalhes que não têm assim tanta importância, talvez só embirração da minha parte eheheh.

                      Quanto à tua visão sobre a formação, vou ficar mais atento numa próxima… até para evitar mais argoladas!

                      Boa continuação!!!

                    • OMotoqueiroGuti
                      Posted Março 5, 2021 at 11:15 am

                      Noto que levaste os meus comentários como um ataque aos adeptos benfiquistas. Nada disso. Simplesmente referi que li bastantes defenderem esta visão para o plantel. Em cima também referi que muitos no Sporting também queriam essa política para o clube. Quando o Benfica começou a apostar no Tomás Tavares, no Nuno Tavares, No Ferro etc, muitos escreveram que esse era o caminho.

                      No Sporting tem havido aposta, mas nos mais utilizados só tens o Nuno Mendes. Os restantes são jogadores mais experientes.

                      Eu li muito disso.
                      Não precisas de estar atento ao que escrevo. Há fases em que não estou por cá, e quando estou apenas comento Sporting. Não me disperso muito.

                      SL

    • MikeM
      Posted Março 4, 2021 at 5:21 pm

      Não foram os adeptos, a não ser que sejam masoquistas, que defenderam a entrada do Tomás Tavares em jogos da Liga dos Campeões. Ou do David Tavares, que não servia para o campeonato e serviu para entrar contra o Leipzig, se não estou em erro, num jogo em que o Benfica estava a perder.
      Isto é uma clara aposta sem critério, são jogadores da formação que são lançados sem que nada o justifique, e logo na principal competição de clubes do Mundo.
      Se existe potencial que se vá apostando aos poucos, a não ser que se veja logo que estamos na presença de um prodígio.
      O Benfica passou de não apostar no Bernardo Silva, que era o melhor jogador da equipa B e que mostrava logo ali qualidade para outros patamares, ou no Cancelo, que também tinha um potencial acima da média, para apostar em tudo o que mexia, apenas por ser da formação.
      Tomás Tavares não tinha, e continua a não ter, como provam os empréstimos sucessivos, qualidade para jogar na equipa principal do Benfica, qual é a justificação para ter sido titular? E no campeonato ia para o banco. Não tinha qualidade para jogar contra o Tondela mas tinha para jogar contra o Zenit, o Lyon ou o Leipzig. Vá-se lá perceber.
      Este ano é o Nuno Tavares, que já está queimado. Neste, por vezes, até lhe vejo algumas características interessantes, mas falta-lhe evoluir muito. Porque é que não se empresta o jogador a um clube da 1ª liga?
      E podia falar no Svilar, apesar de não ser da formação, que anda a comer banco ou a jogar pela equipa B há não sei quantos anos e ninguém vê que deveria ser emprestado para evoluir.
      E o Gonçalo Ramos?
      O Benfica deve ser dos clubes que pior gere os jovens, e não é de agora. Claro que uns deram certo, tinham uma qualidade acima da média, mas os outros tem sido barrete atrás de barrete, não lhe dão espaço nem tempo para evoluir, depois a solução é mandarem-nos a custo 0 para outros clubes e ficar com 50% do passe.

      O Sporting este ano é um caso diferente porque os jogadores têm outra capacidade, Nuno Mendes, por exemplo, é muito superior ao Nuno Tavares, o Tomás Tavares, apesar de não achar que vá dar um super jogador, tem características que o deverão permitir ter um carreira sólida, e estão a beneficiar da bom campeonato que o conjunto está a fazer.
      O Sporting está organizado, o Benfica, desde o ano passado que não se percebe nada do que querem ou qual é o caminho a seguir…

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Março 4, 2021 at 5:46 pm

        Não digo que estejas certo ou errado. Digo simplesmente que a aposta massiva no Seixal foi defendida por muitos adeptos. É um facto. E que esse tipo de aposta pode levar a expectativas muito altas.

        Em relação aos jogadores que falaste, não vou tecer comentários quanto ao valor deles. Vou simplesmente reproduzir o que li: “mais vale este que custou zero do que outro que veio pela comissão, etc etc…”

        E digo o mesmo em relação ao Sporting. “Max? Deixa lá tar porque daqui a uns tempos vai ser melhor que o Patrício.”

        A falta de critério de que fala o Abel está relacionada com isto, com o lançamento de jovens para “inglês ver”.

  • ThatMan
    Posted Março 4, 2021 at 1:40 pm

    Queres ver que o Abel também é um garotão e um pulha?

Deixa um comentário