Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Abel falha final do Mundial

Ainda não é desta que o Verdão ganha um Mundial FIFA (alega que a Copa Rio de 51, que contou com o Sporting, Juventus ou Estrela Vermelha, foi um Campeonato do Mundo, mas nunca foi reconhecida), e pouco fez para chegar à final. Um pouco como tinha acontecido na Libertadores, a equipa de Abel praticamente não deu trabalho à defensiva contrária (caiu em fora-de-jogo em praticamente todos os lances de relevo), viu-se ultrapassada a meio-campo (a dupla Pizarro-Rafael Carioca manipulou Danilo e Zé Rafael a seu bel-prazer) e ainda sofreu imenso para travar as combinações de um Tigres recheado de elementos com qualidade, sendo que Luís Rodríguez (colocou 3/4 bolas de golo) e Gignac (aos 35 anos ainda faz a diferença) estiveram em destaque. No Palmeiras valeu Weverton, que encheu a baliza com várias defesas de alto nível.

O Palmeiras foi eliminado do Mundial de Clubes ao sair derrotado do confronto com o Tigres por 1-0. A equipa de Abel Ferreira teve muitas dificuldades para travar as ofensivas mexicanas (Weverton salvou diversas vezes) e pouco incomodou no ataque, valendo o golo solitário de André-Pierre Gignac, numa grande penalidade cometida por Luan, para colocar o Tigres na final da competição. O outro finalista ficará conhecido amanhã na partida entre Al Ahly e Bayern Munique.

XI Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan, Matías Viña; Danilo, Zé Rafael, Rafael Veiga; Roni, Gabriel Menino, Luiz Adriano.
XI Tigres: Guzmán; Luis Rodríguez, Diego Reyes, Salcedo, Dueñas; Rafael Carioca, Guido Pizarro, Javier Aquino, Quiñones; Gignac, Carlos González.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

35 Comentários

  • Gunnerz
    Posted Fevereiro 7, 2021 at 10:40 pm

    Excelente carreira de Gignac, praticamente não teve anos maus.

    • Af2711
      Posted Fevereiro 7, 2021 at 11:59 pm

      Teve ali um momento de baixa entre 2012-2014, mas na última época pelo Marseille voltou à ribalta e rumou ao México. Passava mesmo pela ideia dele se tornar um ídolo no México (seguramente um dos cinco maiores jogadores que estiveram em solo mexicano) do que apenas mais um na Europa.

    • Fantantonio
      Posted Fevereiro 7, 2021 at 11:09 pm

      Pena ter saído para um campeonato periférico relativamente cedo, tinha qualidade para ter feito o mesmo na Europa.

  • Joga_Bonito
    Posted Fevereiro 7, 2021 at 9:02 pm

    E está salva a época no Parque São Jorge, agora não interessa se o Timão fica abaixo do Palmeiras, nem daqui a 20 anos vão deixar de dizer que “Palmeiras não tem mundial”????
    Agora mais a sério, a derrota até é lógica, o Tigres não é uma equipa qualquer e contra o Bayner arriscavam-se a levar 5 no bucho!
    Quanto à discussão dos mundiais, posso estar em erros mas creio que o Brasil é dos países do mundo onde esta questão é mais discutida. E não só com os títulos do mundial de clubes, mas com os títulos internos. Acho que isso tem que ver com o facto do Brasil ter muitos clubes grandes (12) e muitos históricos clubes médios (dezenas), aliado ao facto de que só há umas décadas é que há campeonato brasileiro propriamente dito. A confusão que gera ainda equiparar os títulos antigos com as nomenclaturas actuais gera imensa discussão e acusações de favorecimento de todos contra todos, porque toda a gente reivindica que foi campeão disto e daquilo nem que seja nos anos 1920.Por exemplo, para a contagem oficial dos golos de Pelé (uma questão que emergiu recentemente com o novo recorde de golos do CR) há uma grande discussão sobre que golos se deve contabilizar como “oficiais”, é que os estaduais não devem ser contados para muita gente. Já outros acham que devem ser contados. E ainda há a questão dos golos das inúmeras taças de prestígio como a Taça Rio-São Paulo ou ainda o Torneio Internacional de Caracas que o Botafogo reivindica como título mundial, mas que muitos não consideram.
    Isto dá pano para mangas no Brasil e discussão interminável. A paixão pela história do futebol no Braisl é imensa e penso que estas discussões encorajam isto.

  • Red Scorpius
    Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:59 pm

    O Tigres mostrou ser superior, com maior ritmo de jogo, maior velocidade sobre a bola.
    O Abel Ferreira pode estar orgulhoso do do seu trabalho dado que conseguiu ser o vencedor da Libertadores com uma equipa que está muito longe de ser a melhor da América do Sul.

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:51 pm

    Prova de que a CONMEBOL já não é a segunda confederação que melhor pratica futebol.

    AFC e CONCACAF estão a evoluir imenso. Até a Liga dos Campeões de África já começa a ter melhor organização e qualidade de jogo do que a Copa Libertadores.

    • DNowitzki
      Posted Fevereiro 7, 2021 at 10:36 pm

      Que disparate de conclusão, retirada a partir de um jogo onde estava presente um campeão absolutamente legítimo, mas fortuito.

    • El Pipito
      Posted Fevereiro 7, 2021 at 10:26 pm

      Como é que um jogo entre duas equipas prova alguma coisa? É que o Palmeiras nem é a melhor equipa sul-americana.

  • deus_Ex_machina
    Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:44 pm

    Pareceu sempre que o Tigres estava mais perto de marcar que o Palmeiras e por isso o resultado acaba por ser merecido. Suponho que qualquer equipa que passasse fosse passar um mau bocado na final. No entanto era sempre preferível ver mais um ‘tuga’ lá.

    P.S.: Será que a mania de inventar títulos é sintomático nos clubes que vestem de verde? :D

  • AguiadosCeus
    Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:30 pm

    Fico triste. O Abel Ferreira contribuiu para prestigiar os treinadores portugueses no Brasil. Bem-haja, Abel!

  • Manucho1
    Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:22 pm

    Mas há alguma surpresa?

    Eu gosto de Abel mas precisa de comprar muito melhores individualidades para a próxima época, claramente esta equipa não é o que pintavam bastava ver o futebol produzido nas últimas semanas.

    Achei muita graça ao pessoal aqui forçosamente a embandeirar em arco esta equipa de Abel só porque odeiam com todas as tripas um indivíduo chamado Jorge Jesus.

    Se formos a comparar o Flamengo do ano passado com este Palmeiras é como comparar o dia para a noite.

    Só quem nao viu as duas equipas a jogar é que se atreve a pensar que realizaram feitos iguais…
    Então deixem-me dizer que o Fla pulverizou o Brasilerao com nota artística quebrando o recorde de pontos na história da competição e ganhou a Libertadores com grande estilo fazendo jogos que vão ficar gravados na história do clube (Flamengo 5 – 0 Grémio)

    • Kacal
      Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:57 pm

      Estou confuso, as pessoas disseram que o feito do Abel foi maior porque o plantel do Palmeiras é bem inferior ao que o Flamengo tinha. E tu referes que precisa de comprar muito melhores individualidades para a próxima época, mas depois dizes que não podemos comparar nem embandeirar em arco esta equipa de Abel. Em que ficamos? O trabalho de Abel não é mais valorizado precisamente pela diferença de plantéis?

      • Manucho1
        Posted Fevereiro 7, 2021 at 9:23 pm

        Se fores ler alguns desses comentários verás que diziam que Abel fez o mesmo que Jesus com uma equipa de qualidade inferior o que não é verdade. O impacto que Jesus teve enquanto futebol jogado e domínio é a larga distância superior ao de Abel Ferreira.

        Digo que Abel precisa de se reforçar porque acredito nele e estou a torcer por ele para que para o ano possa fazer algo parecido ao que Jesus fez.

        • Kacal
          Posted Fevereiro 7, 2021 at 11:02 pm

          E quem diz que o Abel não poderá fazer melhor com jogadores melhores, com um plantel ao nível do que o JJ teve? Logo continuo na mesma, o feito de Abel foi maior pelo contexto.

          • BrunoAfonso 12
            Posted Fevereiro 8, 2021 at 1:45 am

            Não concordo por dois motivos. Agora é fácil dizer que o flamengo tem uma grande equipa, quando antes do JJ não rendiam. Mas o principal motivo que faz com que não concorde, o JJ quando chega ao Brasil é completamente maltratado pela imprensa, treinadores e mesmo alguns presidentes, e ele cala a boca à toda gente com o futebol e recordes que bateu. É mais fácil ter sucesso agora, depois do sucesso do JJ, do que na altura quando o JJ chegou.

            • Kacal
              Posted Fevereiro 8, 2021 at 1:29 pm

              Tens a tua razão no que disseste, mas embora ele tenha potenciado a equipa e teve o seu mérito. A valia individual do plantel existia e não pode ser esquecida, o plantel do Flamengo era bastante superior ao dos rivais e a este do Palmeiras, é um facto. E é também um facto que isso torna a tarefa de Abel mais complicada, agora não retira mérito ao JJ no que fez, claro.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:21 pm

    Não estava á espera que o Palmeiras caísse aos pés do Tigres.

    Contudo, parece-me que este Mundial de Clubes vai ser um passeio para o Bayern de Munique que nem precisa de se esforçar muito para vencer.

    Saudações Leoninas

    • BenDover
      Posted Fevereiro 8, 2021 at 11:34 am

      Tal como a generalidade dos mundiais de clubes são turismo para o vencedor da Champions. Os sul americanos é que levam isto a sério devido aos complexos de inferioridade. Para a equipa europeia esta competição é um frete e só em muito má forma é que perdem.

      Qualquer equipa das meias finais da Champions vencia o campeão sul-americano 90% das vezes.
      O River e o Flamengo de JJ dificilmente passavam dos quartos de finais da Champions.
      Não consigo levar esta competição a sério…começou nos anos 90 como um torneio privado em que um Saudita pagou para juntar os clubes vencedores de cada continente.
      Não há valor histórico nenhum nesta competição e é uma surpresa sempre que o vencedor não é europeu.

  • JoaoMiguel96
    Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:15 pm

    E mereceram a eliminação. O Tigres esteve sempre por cima, teve mais oportunidades e foi muito mais agressivo.

    De resto, os resultados de Abel nos últimos tempos têm sido muito maus. A Libertadores foi ganha, mas o futebol não foi propriamente encantador. No Brasileirão então a coisa tem sido fraca, após um início bastante promissor.

  • Bmaster
    Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:11 pm

    Surpresa? Nem por isso, este Tigres tem mais futebol, melhor plantel e melhor treinador. O Palmeiras já vinha apresentando falta de fulgor, falta de ideias, aquela final da Libertadores foi mesmo paupérrima, podia ter calhado para qualquer um. Agora espero que ganhem ao Bayern, bem merecem. E o Palmeiras vai continuar sem mundial…

  • Af2711
    Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:03 pm

    Deu a lógica. As equipas mexicanas são superiores às brasileiras.
    Gignac claramente um jogador à parte neste jogo. O Quiñones também se mostrou de uma forma interessante, praticamente partiu o Marcos Rocha em quase todos os confrontos.

    Na emissão falavam que o Palmeiras tinha intensidade e não sei mais o que, mas jogando num campeonato de intensidade baixa, qualquer equipa que saia do normal chama a atenção.

    • Miguel Figueiredo
      Posted Fevereiro 8, 2021 at 4:00 am

      Discordo em absoluto.
      Sou espectador assíduo de ambos os campeonatos e o futebol Brasileiro está bem acima do Mexicano (às vezes chega a irritar o facto de não conseguirem fazer 5 passes seguidos e ser na base do chutão para a frente lá no México”. Foi um jogo péssimo do Palmeiras (na linhas dos últimos jogos) e um jogo perfeito do Tigres (o Gignac teve lesionado bastante tempo, tendo regressado neste Mundial de clubes).
      A diferênça esteve nas individualidades do Tigres e na passividade durante a maior parte do jogo do Palmeiras.
      Dito isto, reforço que é apenas a minha opinião, de alguém que com frequência acompanha os dois campeonatos.

      • Af2711
        Posted Fevereiro 8, 2021 at 3:01 pm

        Respeito a sua opinião, mas como brasileiro não gosto do que vejo. Acompanho também a Liga MX e acho bem mais interessante a nível de intensidade.

    • Kacal
      Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:58 pm

      Se calhar com Gignac no outro lado o Palmeiras teria ido a Prolongamento pelo menos, eheh

      • Af2711
        Posted Fevereiro 7, 2021 at 9:47 pm

        hahaha não é? Não sei se foi também pelos miúdos a sentirem a pressão, mas já tem um tempo que esta equipa do Palmeiras vale mais pelos resultados do que pelo desempenho.

        • Kacal
          Posted Fevereiro 7, 2021 at 11:04 pm

          Eu acho que o Palmeiras ia a prolongamento pelo menos com Gignac, o homem foi o elemento diferencial no Tigres e teve 2-3 oportunidades flagrantes de golo que só Weverton impediu de ser golo. Mas sim, talvez tenha sido a pressão dos miúdos e o Luiz Adriano a ser azelha (aquela oportunidade…) mas também concordo que o Palmeiras tem vindo a descer de rendimento talvez por alguma fadiga e também cansaço psicológico. Mas o facto de relaxarem na Liga e focar noutras competições também faz perder competitividade, no meu entender.

          • Af2711
            Posted Fevereiro 8, 2021 at 12:02 am

            Penso parecido, Kacal. O Gignac era um claro upgrade em qualquer equipa brasileira, inclusive (tem mais golos do que qualquer jogador do campeonato brasileiro desde que rumou ao Tigres).

            Algo que considerei importante no Abel foi reunir os jogadores pós-jogo a levantar cabeças, porque ganhar uma Libertadores depois de um ano de 2020 nebuloso no clube foi fantástico e estes rapazes já têm lugar na história do clube.

            Há ainda a final da Copa do Brasil, e é importante que restabeleçam parte da moral.

            • Kacal
              Posted Fevereiro 8, 2021 at 1:30 pm

              Sem duvida, Af2711. Gignac é um craque neste tipo de campeonatos, Luiz Adriano embora seja bom avançado não é do mesmo nível, nunca foi. Totalmente de acordo e subscrevo tudo que disseste, agora é focar na Copa do Brasil para acabar a época em grande. Na próxima época voltam à carga pelo Brasileirão.

  • Kacal
    Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:02 pm

    A tarefa na final seria muito complicada, mas é sempre melhor estar lá que não estar e a um só jogo tudo pode acontecer no futebol. Sabe a pouco, o Tigres não é má equipa mas o Palmeiras acordou demasiado tarde no jogo, jogassem o jogo todo como nos últimos 30 minutos e podiam ter passado, o desgaste dos jogadores do Tigres era evidente e ajudou também. Mas penso que tinham qualidade para criar mais perigo, a estratégia não funcionou. Destaque para GIgnac que com a idade que tem continua em forma e foi uma dor de cabeça para o Palmeiras, o perigo maior veio todo dele e teve algumas oportunidades que criou, inclusive marcou o penalti. Bem fica para a próxima. Agora o objectivo é fechar a época num lugar digno no Brasileirão e conquistar a Copa do Brasil, já terá sido uma época fantastica. Na próxima época é atacar o titulo brasileiro.

    PS: O Tigres quebrando assim fisicamente o que deverá acontecer visto que é mais um jogo nas pernas, o Bayern goleia fácil!

    • Pactum Santorum
      Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:33 pm

      O Tigres tem mais um dia de descanso e já está adaptado ao ambiente, além de que dado que já fizeram história para a confederação deles, estar na final já é 100% de lucro.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:56 pm

        Claro, eu também não disse que iam estar fatigados. Disse sim que caso apresentem essa fadiga, vai ser um passeio no parque para o Bayern. Além disso facilmente o Bayern vence amanhã mesmo rodando a equipa e quem sabe gerindo na 2ª parte, mas é a teoria, na prática é preciso aguardar.

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:02 pm

    Palmeiras não tem mundial, Palmeiras não tem mundial…

    Continuo na minha: é provável que o Palmeiras termine esta época atípica com dois troféus – a Libertadores e a Copa do Brasil, mas o futebol que pratica é muito ao estilo da turma do vinho – reativo, feio, com pouca capacidade de construção, etc., apostando tudo no contra-ataque e num lance fortuito (ou não) em que possa fazer um golo.

    Esta eliminação precoce deste torneio patético é um fracasso assinalável, mas também é verdade que é muito semelhante a eu estar a queixar-me de o Benfica ter sido eliminado hoje, pelo PAOK, depois de na semana passada ter sido campeão europeu de clubes.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Fevereiro 7, 2021 at 7:57 pm

    Desta não esperava, mas também isto vai ser um passeio para o Bayern, menos de 5 será uma surpresa na final ( o jogo de amanhã será um treino).. o Bayern a jogar a passo destrói qualquer equipa que está presente neste mundial de clubes

    • Pactum Santorum
      Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:34 pm

      O Bayern da época passada era assim, mas nesta época essa descrição corresponde ao Man. City atual.

      • Hirok "The Truth"
        Posted Fevereiro 7, 2021 at 8:47 pm

        Sim concordo, mas olhando a este mundial de clubes, as equipas são de 2a/3a categoria

Deixa um comentário