Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Aboubakar dá vida ao FC Porto na Liga Europa; Azuis e brancos estiveram a perder mas camaronês, que não era titular há mais de um ano, bisou; Young Boys acertou no ferro nos descontos; Marchesín esteve inseguro

Imagem: Twitter-Young Boys

Mais um jogo sofrido dos azuis e brancos, perante uma equipa que estava perfeitamente ao alcance. O conjunto de Sérgio Conceição até foi superior, mas revelou dificuldades no último terço (pouca criatividade), e por pouco não deitou tudo a perder. Valeu Aboubakar, que deu vida a um dragão que por pouco não acumulou outro descalabro, num jogo em que Loum fartou-se de falhar passes, Mbemba voltou a demonstrar que não é lateral (primeira parte para esquecer, sendo que foi substituído ao intervalo por Manafá), e teve um Marchesín muito inseguro, com o argentino, que já tinha estado mal frente ao Rangers, a ficar ligado ao 0-1 e ao final sofrido, devido às suas fragilidades nas saídas.

Young Boys 1-2 FC Porto (Fassnacht 6′; Aboubakar 75′ e 78′)

Não foi fácil mas o FC Porto passou na Suíça e fica assim a depender de si para chegar aos 16 avos final da Liga Europa. O Young Boys adiantou-se no marcador, e virtualmente (fruto do empate do Rangers no terreno do Feyenoord) os azuis e brancos estiveram mesmo eliminados, mas apareceu Aboubakar, que não era titular desde Setembro de 2018, para dar a volta à partida. Quanto ao encontro, num livre ainda distante da baliza Marchesín não sai e Fassnacht abre o marcador logo aos 6 minutos. Aos 25 Marega isola-se mas permite a defesa a Ballmoos. Até ao intervalo o FC Porto tentou responder mas sem criar dificuldades ao Young Boys. Até que aos 55′ Corona, depois de uma grande jogada, vê Ballmoos negar-lhe o 1-1. O FC Porto ia tentando e aos 75′ marcou mesmo, com Aboubakar fazer 1-1 assistido por Marega. E o 2- não demorou, com Aboubakar, na sequência de um canto, a bisar. O Young Boys tentou reagir, ainda acertou ao poste nos descontos, mas o resultado não se alterou.

Young Boys: David von Ballmoos; Janko, Sørensen, Zesiger, Garcia; Lustenberger, Aebischer, Fassnacht, Ngamaleu; Assalé, Nsame.

FC Porto: Marchesín; Mbemba, Pepe, Marcano, Alex Telles; Danilo, Loum, Otávio, Corona; Marega, Aboubakar.

29 Comentários

  • Miss Piggy
    Posted Novembro 28, 2019 at 7:53 pm

    Independentemente do resultado, acredito que tantas mudanças no onze foi um erro. Correu bem, quase que por milagre.

    Marchesín está em má forma, podemos devolver a titularidade ao Diogo?

  • AngeloGJ
    Posted Novembro 28, 2019 at 7:54 pm

    Não vi o jogo, ouvi partes do relato e se os comentaristas “bajuladores” disseram que o FCP não jogou nenhum e’ porque provavelmente não deve ter jogador nenhum, de qualquer das formas para mim estás vitórias ao cair do pano depois da equipa estar a perder e fazer um péssimo jogo são apenas o adiamento do inadiável, este FCP de SC mais tarde ou mais cedo vai cair com estrondo…

  • Alex Teixeira
    Posted Novembro 28, 2019 at 8:07 pm

    Vergonhoso! Não é por termos virado no final contra o colosso Young Boys que esta equipa joga alguma coisa, é embaraçoso.

    Sérgio Conceição completamente perdido; escolhe um onze quase aleatório todos os jogos, deixa Nakajima (quiçá o melhor jogador) de fora, continua a embirrar com DÍaz e Uribe, o ponta de lança é sempre a rodar um novo, Marcano horrível todos os jogos mas continua de estaca, Danilo irreconhecível, nem vou fazer comentários sobre a Lorde Manafá (ainda tentou no fim ofercer o empate ao adversário).
    A equipa não joga NADA! Vamos safando no Tugão a jogar contra mancos.
    Pela positiva apenas Pepe (sempre imperial, na minha opinião), Otávio e Corona a espaços, e pode ser que tenhamos ganho mais um ponta de lança para a dança do lugar (apesar de achar que ele não jogou bem, mas vindo de lesão e bisar não posso pedir mais)

    O problema do Porto já nem é o treinador, que tem que ir embora na mesma, mas vai até à direcção. Grave é que vai ser preciso passar por muita amargura para haver uma “revolução” que os tire de lá

    O Porto este ano fez apenas duas boas exibições: contra Benfica e contra o Famalicão

    • Kacal
      Posted Novembro 28, 2019 at 11:46 pm

      Concordo com tudo, Alex Teixeira. E acrescento que mesmo nesses 2 jogos, o Famalicão facilitou porque entrou com uma abordagem “suicida” no Dragão que é sempre errado. E o Benfica deu 45 minutos de avanço.

      • Pantagruel Premium
        Posted Novembro 29, 2019 at 10:55 am

        Que o FCP nem sempre jogue bem e a sua qualidade tenha vindo a decair ao longo do tempo até dou de barato, agora vir dizer que o que se passou no jogo contra o Benfica e Famalicão se deveu a demérito do adversário é só implicar porque sim. Nesses dois jogos SC deu um banho táctico em Bruno Lage e João Pedro Sousa, então no jogo da Luz foi uma exibição incrível com muito mérito do treinador do FCP.

        • Kacal
          Posted Novembro 29, 2019 at 4:28 pm

          São opiniões, aceito e respeito a tua mas discordo. Vi ambos os jogos, aliás, foram dos poucos que vi esta época do meu clube e a minha opinião mantém-se. Obviamente onde há demérito tem sempre que haver mérito do outro lado, uma coisa não invalida a outra. Eu referi “facilitado”, mas nós aproveitamos muito bem.

  • RicardoFaria
    Posted Novembro 28, 2019 at 8:08 pm

    Quando vi o XI critiquei o facto de Aboubakar ser titular em detrimento do Fábio Silva mas o camaronês acabou por resolver o jogo e dar-nos a vitória.
    Quanto ao jogo, foi mais uma na senda dos anteriores e provavelmente vai continuar a ser assim.
    Até conseguimos ser superiores (também não era difícil) mas no ataque estamos a fazer muito pouco e do pouco que criamos não somos capazes de aproveitar..

    Espero uma vitória no próximo jogo e gostaria de ver um futebol melhor também mas isso acho que já é pedir muito ao SC.

    Saudações DesPortistas!

    • Joao X
      Posted Novembro 28, 2019 at 10:03 pm

      Porque haverias de criticar?
      O Fábio Silva ainda tem que comer muita muita sopa para chegar ao nível do Aboubakar, que é o melhor PL do Porto. E sendo assim, tem que jogar.

      • RicardoFaria
        Posted Novembro 28, 2019 at 10:54 pm

        Não discordo que o Aboubakar bem fisicamente é o melhor avançado do Porto.
        A questão é que o camaronês até esta altura quase não tinha jogado e o jogo era de extrema importância para as contas finais do grupo.

        Saudações DesPortistas!

  • Hugo
    Posted Novembro 28, 2019 at 8:10 pm

    Aboubakar a provar que, até é manco, é o melhor avançado do Porto

  • Tiago Peixoto
    Posted Novembro 28, 2019 at 8:13 pm

    O Marche esteve péssimo e aquele 1-0 é culpa dele (tem de se sair à bola). O Aboubakar, apesar de não concordar com a sua titularidade (já não o era há mais de 1 ano), provou que é o menos mau dos nossos avançados (sem contar com o Fábio Silva). O Corona voltou a espalhar técnica e mostrar que não pode jogar a lateral (e com vitória de hoje fica mais perto de um upgrade no seu RTTF no FIFA eheh). O Mbemba esteve horrível, mas a jogar adaptado não é fácil. O Manafá, por sua vez, não é um jogador de futebol. É capaz de ser o pior jogador que já vi com a camisola do Porto. Não acerta um passe, um cruzamento, uma simples recepção de bola. Era muito bom no atletismo, mas nada mais. Que não volte a calçar pelo Porto por favor.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 28, 2019 at 8:35 pm

    Diogo Costa está claramente em melhor forma e mentalmente está muito mais confiante do que o Marchesín. Safaram-se por pouco hoje. Tem que ir para o banco até passar esta fase. Diogo Costa assume a baliza enquanto o Marchesín recupera a sua melhor forma com calma.

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 28, 2019 at 10:23 pm

    Tal como tenho referido, tecnicamente Aboubakar é o nosso melhor avançado. A forma como domina a bola no segundo golo e a frieza na finalização ou a técnica que usa para meter o pé no primeiro golo são disso sintomáticos. Acredito piamente caso fosse Soares teríamos 0 golos em vez de 2. O seu problema é nitidamente a forma física mas ainda não entendi porque não tem jogado na equipa B!
    Manafá faz 45 minutos ao seu nível, péssimo na recepção, no passe e no 1×1 defensivo (colocações ao nível da distrital). A nível ofensivo não sabe centrar porque dá sempre mais um toque e depois perdeu o timing.
    A passagem pela Roma fez muito mal a Marcano, não parece o mesmo e a defesa acaba por se ressentir, ainda mais quando tentamos adaptar Mbemba a defesa direito.
    Loum a provar que não é 8, mas poderá ser o 6 quando Danilo sair no fim da época.
    Por fim, uma palavra para Corona, SC tornou-o num jogador de eleição, muito completo no capítulo defensivo e ofensivo. Terá sido o MVP do jogo! (Dizem Abou porque marcou 2 golos mas o que este rapaz deu ao jogo foi qualquer coisa de extraordinário para contrariar o nosso futebol de repelões e chuto na profundidade).

    • Dracarys
      Posted Novembro 28, 2019 at 10:37 pm

      Concordo com tudo. Apenas um pequeno reparo, Aboubakar já fez alguns jogos na equipa B.

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 28, 2019 at 11:02 pm

        Tem 1 jogo na equipa B e em Agosto ele já estava apto que entra num dos jogos com o Krasnodar, e a equipa B já tem 11. Nem nos jogos mais fáceis da taça teve muitos minutos daí a falta de ritmo. Foi neste aspecto que eu peguei visto que podia ter sido bem mais gerido!

    • Kacal
      Posted Novembro 28, 2019 at 11:43 pm

      Perfeito era ter o Aboubakar com a forma física do Soares, eheh. Mas sem duvida, sempre disse e achei o mesmo, o Abou é o nosso melhor avançado em termos qualitativos. Esperemos que vá jogando e melhorando a forma, isto irá dar-lhe moral.

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 29, 2019 at 3:09 pm

        Isso era perfeito! Ahah.

        Eu sempre disse que a dupla de PL devia ser Abou/Zé com SA de Marega/Nakajima e o menino a amadurecer na sombra destes 4 com alguns minutos em muitos jogos.

        • Kacal
          Posted Novembro 29, 2019 at 4:27 pm

          Sem duvida, talvez possam fundir-se à Dragon Ball ahah.

          De resto, concordo com o que dizes, essas opções seriam ideais mas mais ideal seria ainda vender Marega por um bom valor e investir forte num SA!

          • Francisco Ramos
            Posted Novembro 29, 2019 at 4:38 pm

            Marega já nem devia estar no plantel, como Soares, mas se está ao menos que jogue onde é útil e num estilo que potencie as suas características.

            Mas quem nos viu (Jardel, Falcão, Jackson) ou até mesmo outro perfil como (Benny, Lisandro, Derlei) e agora ver Marega e Soares é uma dor no peito de agonia profunda!

    • CarlosSL
      Posted Novembro 29, 2019 at 9:55 am

      Vim cá à procura do teu comentário por causa da conversa de ontem, acertaste em cheio! Mas atenção, o Fábio podia ter marcado 2 também ahah
      Agora a sério, fiquei contente pelo Abou e por nós claro mas que jogo sofrivel, a lateral direita é constrangedora, Mbemba sendo uma agradável surpresa no meio campo e um bom central é um lateral horrivel.
      Manafá é inqualificavel, o único bom jogo que fez foi no lado esquerdo.
      Loum é esforçado mas como dizes não é 8, claramente estamos com problemas na posição, Uribe ou Baró são as opções viáveis.
      Na frente, Corona está intratável (ele + 10 neste momento), Marega nos últimos 2 jogos até parece um pouco menos trapalhão e o Abou arrastou-se o jogo todo mas cumpriu e superou largamente a minha previsão.
      Uma pequena nota para o amor/ódio que tenha ao Ótavio….é esforçado e tem qualidade mas tem uma atitude irritante nos 90′, é daqueles jogadores que se jogasse num rival me tirava do sério constantemente

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 29, 2019 at 3:04 pm

        Eu sempre fui da opinião que Aboubakar é o nosso melhor avançado em termos técnicos, ainda por cima, esteve um ano na sombra de Jackson aprendendo muito com este. Em termos físicos, precisa de estar em forma para as suas qualidades serem potenciadas, mas mesmo com défice físico é superior ao Soares em todos os momentos do jogo. Atenção, acho que Fábio tem aquele killer instint que caracteriza os grandes pontas de lança, mas acho que tecnicamente tinha aqui um bom professor até ao final da época que penso ser a última para 2 dos PL do Porto (Marega e Soares/Aboubakar).

        Acho Mbemba uma óptima contratação, pelo que tem mostrado sempre que joga, mas não para jogar a defesa direito. Saravia merecia uma oportunidade em vez deste (já nem falo de Manafá, “O Afilhado”), mas quando Tomás renovar, devia ser dono do lugar.

        Penso que Baró tem tudo para ser um jogador tipo Pizzi, João Mário (no Sporting) ou até mesmo aquilo que faz Otávio, um falso ala com perfil de número 10. Para 8, temos Uribe, temos os miúdos da B e para alguns jogos Sérgio Oliveira, mas nunca Loum.

        Com Otávio sofremos do mesmo mal, faz-me lembrar Liedson nos tempos áureos do Sporting! Ahah.

        É bom haver boas pessoas para falar de futebol, obrigado.

  • Fabio Rodrigues
    Posted Novembro 29, 2019 at 10:06 am

    Exibição de fazer corar de vergonha todos os portistas que sabem o que este clube já foi!
    Uma equipa de pedreiros, com um treinador que só aprecia esse tipo de jogadores e esse tipo de futebol!
    Meio campo com criatividade zero! Loum e Danilo em duplo pivô defensivo num jogo que estávamos obrigados a ganhar?
    Ao intervalo, a precisarmos de dar a volta ao resultado, metemos o cepo e vergonhoso Manafa?
    Está mais que na hora do SC fazer se à sua vidinha!

    Safou-nos um chouriço que nos deu a vitória!
    Excelente Aboubakar…tinha saudades de o ver (quase) no seu melhor. Pena 90% da equipa terem zero inteligência de jogo, o que não permitiu aproveitar algumas das situações criadas pelo camaronês.
    Menção honrosa também ao grande Corona, dos poucos que entendem o jogo e decide bem! Temporiza quando tem que temporizar, parte para cima quando o deve fazer, faz passes a rasgar…basicamente dos poucos jogadores inteligentes que temos. É, neste momento, o jogador mais importante do plantel e deveria ter sido dele o galardão de futebolista do ano (atribuído ridiculamente ao Marega)!

    Para a maioria o que interessa é que ganhámos e por isso não vê as debilidades gritantes deste treinador e desta equipa. A mim, interessa me ver a vergonha que jogamos! Qualquer um que saiba o que o nosso clube já foi e o que atualmente é, concordará certamente comigo!

    • Francisco Ramos
      Posted Novembro 29, 2019 at 4:36 pm

      Fábio, permita-me discordar no seu último ponto. Neste momento, cada vez mais são os adeptos que vêm além dos resultados, sejam eles fora de campo ou dentro. Assim de cabeça que me lembre, existe o Ricardo, o Kacal ou users com quem não troco ideias como você, o Flávio, o Tiago, o Angelo, entre outros (apenas para citar pessoas do blog), pelo que a onda vai sendo cada vez mais no sentido crescente. Mesmo quando ganhávamos, já alguns se preocupam com as finanças, com os jogos de bastidores, com as modalidades, etc.

      É bom é perceber que somos cada vez mais e um dia isso vai mudar porque enquanto a cadeira não mudar de dono, tudo o resto são apenas reparos e nunca alterações estruturais.

      Sobre o jogo, subscrevo inteiramente. Eu já deixei de ver os jogos se algo de mais interessante houver na minha vida para fazer!

      • RicardoFaria
        Posted Novembro 29, 2019 at 9:56 pm

        Com um frase disseste tudo Francisco, enquanto a cadeira não mudar de dono, vamos continuar a levar com isto..

        Saudações DesPortistas!

Deixa um comentário