Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Aboubakar diz presente

FC Porto 3-0 (Aboubakar 8′ e 62′; Varela 84′)

Na noite que marcou a estreia de Casillas, Danilo, Imbula e Maxi pelo FC Porto quem brilhou foi Aboubakar. O avançado dos Camarões, que entra nesta época com a pressão de substituir Jackson, deu uma boa resposta e bisou no triunfo portista, por 3-0, frente ao Vitória. Um resultado que traduz a maior superioridade dos anfitriões, apesar do conjunto de Evangelista ter dado uma boa resposta na 2.ª parte (Casillas foi obrigado a mostrar serviço no 1.º oficial no Dragão). A nível individual destaque igualmente para Varela, que neste regresso ao Porto demonstrou que veio para figurar no 11. Já Maxi teve uma estreia irregular, foi decisivo ao assistir para o 2-0 (deu igualmente o passe para o 3-0), mas também demonstrou alguma dificuldade no momento defensivo (teve de recorrer demasiadas vezes à falta); Nota ainda para o facto de Neves nem ter tido lugar no banco de suplentes (Lopetegui apostou no trio Danilo-Herrera-Imbula e no 2.º tempo fez entrar André André e Evandro); Do lado da equipa de Guimarães o “portista” Tozé foi dos mais inconformados.

Em relação ao jogo, os azuis e brancos dominaram de princípio ao fim. Imbula deixou o primeiro aviso aos 6 minutos, num bom entendimento com Aboubakar, sendo que foi o camaronês a inaugurar o marcador no Dragão. Jogada entre Varela e Alex Sandro no corredor esquerdo, cruzamento do brasileiro e finalização do 9, num remate que ainda desviou no central João Afonso. O FC Porto continuou em cima dos vimaranenses, apresentando um bloco alto e dando liberdade aos seus médios para aparecerem em zonas de finalização. Os extremos, em oposição, mantinha-se bem abertos e ambos foram criando problemas aos laterais do Vitória. Alex tentava responder do outro lado, mas Casillas foi resolvendo sem problemas as situações que lhe apareceram pela frente. Até final, destaque para mais uma bela jogada de Aboubakar que, após receber um passe de Imbula ofereceu um golo a Herrera, mas o mexicano não chegou à bola e desperdiçou na cara de Douglas. Na 2ª parte, o conjunto de Armando Evangelista entrou com outra ambição e mais pressionante, tendo Tozé testado a atenção de Casillas. Do outro lado, João Afonso, após o guardião do Vitória largar a bola, num cruzamento de Varela, negava, em cima da linha, o golo a Tello e na recarga Imbula atirou ao poste. De seguida, Marcano quase marcava em novo remate desviado na defensiva vitoriana e, pouco depois, Aboubakar, após pressão de Maxi e André André sobre o portador da bola, recebendo um passe do uruguaio fuzilou Douglas. Os homens do Castelo acusaram o golo e por pouco Aboubakar não fez o terceiro, num belo trabalho individual dentro da grande área, enquanto que, pouco depois, foi Josué a tirar o pão da boca ao camaronês. Varela, um dos melhores em campo, estabeleceu o resultado final, após nova assistência de Maxi que rompeu pelo corredor direito e definiu com critério. Até final, nova oportunidade para Aboubakar que, após um contra-ataque rapidíssimo, recebeu um passe de Evandro, mas disparou ao lado do poste esquerdo.

Destaques:

FC Porto – Entrar a vencer é sempre importante e os dragões fizeram por isso ao dominar do princípio ao fim do jogo. Lopetegui apostou num trio de meio-campo composto por Danilo, Imbula e Herrera e cedo se perceberam as ideias para o jogo. Bloco alto, liberdade para os médios aparecerem em zona de finalização e extremos bem abertos. No entanto, o maior destaque da partida acabou por ser Aboubakar. O camaronês facturou por duas vezes, ofereceu mobilidade, deu profundidade e proporcionou boas combinações com os companheiros, sendo que até poderia ter saído do encontro com mais golos marcados. Varela foi outro dos melhores em campo, estando solto e decidido a manter um lugar no 11 (tem ainda a vantagem de defensivamente oferecer mais do que qualquer outro extremo do plantel). Por outro lado, Casillas respondeu bem no primeiro desafio oficial, Marcano e Maicon estiveram impecáveis (o brasileiro destacou-se no passe longo), Maxi, apesar de ter cometido faltas em excesso, fez duas assistências e Tello criou imensos problemas aos laterais do Vitória com a sua velocidade. André André e Evandro acabaram por entrar bem na partida, sobretudo numa fase em que Herrera (um dos piores, muito displicente no passe e a ouvir os primeiros assobios da época) e Imbula perderam fulgor.


Vitória de Guimarães – Estreia difícil para os vimaranenses e um início de época que coloca já bastante pressão nos ombros de Armando Evangelista. O antigo treinador da equipa B ainda está à procura do melhor 11, tendo apostado hoje num duplo-pivot formado por Cafú e Saré e em Henrique Dourado na frente de ataque (Tomané actuou sobre a faixa esquerda) e podendo finalmente contar com Josué, o melhor central do plantel. A formação vitoriana raramente conseguiu incomodar na primeira parte e, após uma boa entrada no segundo tempo, acabou por sucumbir perante um erro individual de Cafú que perdeu a bola numa zona crítica. Ainda assim, destaque para a exibição de Josué (vários cortes de bom nível), Alex e Tozé que tentaram testar a atenção de Casillas em algumas ocasiões. Por outro lado, João Afonso esteve no melhor e no pior (evitou um golo, mas esteve envolvido noutro), Douglas revelou alguma insegurança na baliza, Henrique Dourado ainda não está devidamente entrosado e nunca teve uma oportunidade para finalizar e, por fim, o duplo-pivot e os laterais são claramente as maiores fragilidades da equipa e facilmente são batidos pelos adversários.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Agosto 15, 2015 at 9:38 pm

    Não era de esperar outra coisa.
    O Guimarães este ano andará pelos lugares de despromoção.

    Ricardo

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:05 pm

      Que dizes amigo?

    • D.G
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:41 pm

      Sempre. Constantemente a tirar mérito ao porto. A vossa inveja é nuestra gasolina.

      Daniel

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:58 pm

      Se era dirigida a mim correu mal Daniel, porque eu sou adepto e sócio do Porto.

      Ricardo

    • Rui Magalhaes
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:29 pm

      Não é tirar mérito mas este Guimarães não vai ser certamente de outros anos, mas também não acho que vai lutar para não descer. O Porto como é superior a este Guimarães não fez mais que a sua obrigação e começou bem o campeonato.

  • MiguelSantos
    Posted Agosto 15, 2015 at 9:39 pm

    Demolidor este Porto. Aboubakar fantastico. Danilo melhorando o seu passe longo tem tudo para ser superior ao William carvalho. Muito bom jogo do Maxi tambem. Herrera fraquinho perdeu o seu lugar no onze !

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:44 pm

      William Carvalho é infinitamente superior a Danilo Pereira em todos os aspetos, incrível como a um jogador feito pela imprensa é comparado ao William, Danilo só é melhor a cometer faltas sobre os adversarios

      Rui D

    • Fabukaz
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:45 pm

      O Danilo nunca irá ser superior ao William, já o Vit. Guimarães foi superior na segunda parte até ao golo do porto.

      SL

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:47 pm

      Danilo nem o melhor 6 do Porto é.

      Márcio

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:48 pm

      Enfim, eu juro que tento mas não consigo compreender a desvalorização que se faz ao William, a única explicação é pura e simplesmente clubite aguda…o Danilo ainda tem que comer muita papinha para chegar ao nível do William (se é que chega…).

      Peter Griffin

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:49 pm

      Serio que se fazem estas comparações? Mesmo a sério!!?

    • Scp_10
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:49 pm

      O Danilo é muito bom, mas está muito longe do William. Não tem nem nunca vai ter, por exemplo, a sua qualidade na protecção de bola e o seu jogo a primeiro toque(nestes 2 aspetos é só dos melhores do mundo).

    • Fabio_33
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:50 pm

      Gosto muito do Danilo, mas está muito longe do William.

    • Fábio Ferreira
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:51 pm

      Esse infinitamenteé engraçado, devemos estar a falar da diferença entre um Messi e um Tomane,por exemplo.

      FF

    • PedroJCMorais
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:51 pm

      O que acabei de ler… Agora é o Danilo que é um jogador feito pela imprensa…
      O William é superior a Danilo com bola, mas sem bola, nos aspectos defensivos (pressão, intensidade, na ocupação de espaços nem tanto) ainda podia aprender algo com o Danilo. E acredito que o Danilo se trabalhar a sua técnica pode vir a ser melhor que o William com bola e no passe, mas neste aspeto está uns furos abaixo do William.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:53 pm

      Se me disserem que o R.Neves poderá vir a ser melhor que William… aceito. Aos 18 anos já joga num grande, o William começou com 21 anos. Agora o Danilo??? não me façam rir.

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:55 pm

      Dizer ainda que , Rúben Neves tem muito mais potencial e perfil para ser um grande 6 do que o Danilo

      Rui D

      SL

    • Jesus
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:55 pm

      Melhor que o William? Muito bom ahah…

    • Fabukaz
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:55 pm

      Pois isso é como comparar o Messi ao Cristiano.

      SL

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:56 pm

      Scp_10, o William é dos melhores do mundo em quê? Por amor de deus, afirmar algo assim é só estúpido.

      Bruno

    • Avbbs
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:56 pm

      Digam o que quiserem mas o primeiro toque do William é uma das suas melhores qualidades? Por favor, 75% dos passes dele são para o lado ou para trás, há dificuldade nisso? O William é melhor do que o Danilo mas nada nos garante que daqui a 2 anos as coisas estejam iguais. Sejam coerentes.

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:00 pm

      Voces fazem comparações ridiculas….O william é melhor que o Danilo em todos os aspetos, a sair da zona de pressão com a bola controlada, qualidade de passe, primeiro toque, desarme, em tudo mesmo… Deixem o william recupar da lesão e disparar o gatilho esta epoca e voces para o ano ficam a ver o william a jogar com a camisola do Real ou do Arsenal ou MU.. Voces ainda nao perceberam que o William tem tudo para ser dos melhores trincos do mundo num futuro proximo.. Agora o Danilo? Está a anos luz do william, nao vejam apenas pelas cores do clube…

      Fernando Magalhães

    • coach407
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:01 pm

      Bem, eu há uns dias disse o mesmo e fico surpreendido por ver alguém partilhar da minha opiniao, mesmo que, ao contrário do que eu pensava, ninguém ter mostrado a sua discordância, apenas responderam às outras partes do comentário.

      A mim nao me podem acusar de clubite porque nao sou portista nem sportinguista e apesar de o William ser mais novo e já ter mais estatuto eu também acho que o Danilo tem mais potencial que o William. Dizer que nao acham é uma coisa, dizer que é infinitamente superior em todos os aspetos quando o William Carvalho é mais lento que o Cardozo…… O Danilo é muito mais rápido, mais agressivo e muito mais ágil que lhe permite ter um maior raio de açao nao se limitando àquela zona da entrada da área e pouco mais como o William. Além disso o William nao tem capacidade (devido às suas limitaçoes fisicas) para compensar os laterais e dobrá-los como faz o Danilo e todos os medios defensivos devem fazer. Por outro lado o William é superior no contacto fisico e na qualidade a seguir a jogar tendo uma capacidade de passe a curto, meia e longa distancia superior ao Danilo no entanto. Ou seja a nivel ofensivo o William é ligeiramente superior (mas o Danilo tambem é muito bom) e o Danilo é infinitamente superior na capacidade de recuperaçao, nas transiçoes ataque defesa e defesa-ataque e a nivel geral nas tarefas defensivas.

      Eu tinha abordado este tema quando se falava do futuro da seleçao e eu disse que para mim o Danilo é o futuro mas será uma luta bonita entre William, Danilo e quiçá Ruben Neves. Com este hype todo o William nao consegue tirar o lugar ao Tiago e o Danilo no Maritimo já era convocado. A curto prazo acredito que o William será titular. Com a imprensa que tem é dificil nao ser mas vamos ver

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:06 pm

      Se o Rosel melhorar a sua capacidade de passe também irá ser melhor que o Rúben Neves.

      Oh mas esperem agora é que eu lembrei-me que o Rosel até é mais velho que o Rúben Neves e não é com 23 anos que vai aprender a jogar à bola.

      Ou se tem talento ou nãos e tem. Não é agora à beira de fazer 24 anos que a bola vai deixar de ser quadrada para o Danilo.

      Quanto ao jogo, o Vitória tinha sete jogadores do nível Danilo ou seja a bola para eles também era quadrada. Tirando o Alex, Toze e um ou outro os jogadores do Vitória são limitados. Então os laterais são qualquer coisa de extraordinários. João Teixeira, Mica, Nelsinho, Esgaio, Nelson Santos, seriam titulares de caretas.

      Quanto ao Porto, destaque para a defesa (muito sólida) e para o Aboubakar que esteve ao nível Jackson. O Varela também esteve muito bem e a jogar assim o Brahimi e o Tello vão disputar a outra vaga entre si. Casillas teve seguro. O meio campo foi o setor mais fraco. Danilo só passa para o lado e tem severas dificuldades na relação com a bola e o Herrera esteve desastroso. O reforço francês teve excelentes momentos na primeira parte mas na segunda desapareceu. O Evandro entrou muito bem e facilmente será titular neste Porto.

      O melhor meio campo do Porto é Rúben Neves, Imbula e Evandro.

      Pedro Sousa

    • Keraton
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:06 pm

      Também nada nos garante que o Licá daqui a 2 anos não seja melhor que o Messi. O Danilo é um excelente jogador mas isto já começa a parecer a altura que os sportinguistas diziam que o William era superior ao Matic. Vamos com calma. O Danilo tem muita papinha ainda até ao nível do William.

      Saudações benfiquistas

    • Scp_10
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:06 pm

      Bruno diz me 5 jogadores com melhor protecção de bola e jogo ao primeiro toque que o William. Eu sei que os vídeos não valem de muito mas pode ser que estejam esquecidos, vai ao youtube e vê alguns vídeos do William e pode ser que te comeces a lembrar melhor da sua qualidade.

    • JSC
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:11 pm

      O mais estranho no William é que parece mais rápido com bola do que sem ela, o que faz um pouco de confusão.

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:12 pm

      O william nao precisa de ser agil , ou rapido porque é muito imponente de fisico e quando encosta no adversario ou mete o pe dificilmente sai de lá sem a bola recuperada… Voces devem estar esquecidos que o william foi considerado o melhor jogador sub-21 da europa onde figuraram nomes como Max Meyer e companhia…. Está mais perto o william de ser tao bom como o matic do que o danilo de ser tao bom como o william!

      Fernando Magalhaes

    • Mah Med
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:12 pm

      William tem um primeiro toque e qualidade de passe muito acima do Danilo

    • Pedro Rocha
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:18 pm

      Estava a pensar no mesmo JSC. O William as vezes parece tão rápido com a bola, a passar por 1,2,3 jogadores em corrida e depois a defender é lento. Parece aqueles típicos extremos que não tem mentalidade defensiva para correr atrás da bola.

    • Pedro Rocha
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:27 pm

      Com a bola controlada e não em corrida/sprint foi o que quis dizer

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:40 pm

      Comparar o William ao Danilo é como comparar a Odete Santos com a Diana Chaves…
      O William só é desvalorizado em Portugal porque é da formação do Sporting, ainda me lembro de Portistas dizerem que o Moutinho era banal e mal foi para o Porto passou a ser considerado um dos melhores do mundo naquela posição.

      Ze

    • Edmar Saby
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:41 pm

      William é superior a passar para os lados e para trás. Danilo irá mostrar o seu valor em pouco tempo. Escrevam…..

    • Dr. Watson
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:03 pm

      Não sei como continuam a dizer que o William só passa para trás e para os lados…realmente a clubite em Portugal chega a limites insuportáveis. Há meia dúzia de fanáticos que lança uma mentira e o rebanho apega-se a ela e tenta fazer disso verdade. É Portugal, Senhor.

      Após 1 jogo de azul e branco surgirem declarações que o Danilo é melhor ou vai ser melhor que o William já não é surpresa para ninguém. É o costume.

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:06 pm

      Endeusam o William de uma maneira… Desde que está de pedra e cal no Sporting ainda não o vi a apanhar um meio-campo demolidor que ele controlasse e as pessoas pensassem "fg impressionante, muito bom". Falam do primeiro toque, proteger a bola, mas é isso que se quer de um médio defensivo? Ou é que controle o meio campo adversário, faça bem as dobras e corra até ao último minuto?
      "Nem chega aos calcanhares do William" calma. Ele não tem dimensão para disputar um Barcelona – Real, não tem dimensão para um City – Chelsea, e isso para mim e que define um bom jogador, e que tenha capacidade para isso.

      Luis Magno.

    • coach407
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:13 pm

      Dizer que a bola para o Danilo é quadrada é tão ridículo, tecnicamente para a sua posição tem grande qualidade.

      Depois dizer que o William foi eleito o melhor jogador sub 21 da Europa quando apenas foi eleito o melhor jogador de um torneio de 8 seleções europeias. Já agora o Danilo Pereira foi eleito o 3º melhor do MUNDIAL sub-20. Não me parece que haja grande diferença no entanto o Danilo foi muito mais preponderante para a equipa visto que Portugal, em muitos mais jogos que neste mini-europeu, apenas sofreu o primeiro golo na final sendo que Danilo foi verdadeiramente essencial para isso, mostrando com 19 anos mais qualidade a nível defensivo que o William com 23 anos (sim, tem 23, estão a falar como se fosse muito mais novo que o Danilo porque?! O Danilo também tem 23…).

      Realmente o William é muito imponente mas não precisa de ser rápido? Claro, são os jogadores adversários que têm que ir em direção dele, se passar 2 metros ao lado o William já não vai lá a tempo tal é a velocidade de cruzeiro. O Danilo dá-lhe mil a 0 em segurança defensiva.

      O William tem um primeiro toque e qualidade de passe superior ao Danilo. Sim, concordo no entanto isso não muda a minha opinião pois só é melhor nisso mesmo e isso é insuficiente. A nível global considero o Danilo mais promissor

    • MosqueteiroSLB
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:22 pm

      O Danilo é melhor.
      O William é o jogador mais sobrevalorizado dos últimos anos.
      Mas já é normal, todos os certos meninos de uma determinada academia são considerados craques até saírem e depois daí até esses mesmos adeptos os criticam… ou até o seu clube encontrar alguém melhor.
      Dizer que são os outros que desvalorizam o William é de rir, quando vocês já o compararam ao Fernando (na altura infinitamente superior), ao Matic (nem dá para comentar), e depois resolveram ir comparar com jogadores que jogam lá fora como Pogba (nunca ouvi falar…), Kondogbia e mais recentemente, Imbula (na altura da sua transferência).
      Não deixa também de ser engraçado que o Danilo já foi o melhor trinco do campeonato português,o William apenas o foi para alguns adeptos (escusado será dizer o clube).
      Aliás, quando o William faz uma temporada como a do ano passado e vêm dizer que foi o melhor trinco em Portugal… mas depois são os outros que desvalorizam o William.
      Estou desejoso que volte de lesão, porque o Adrien não é grande coisa mas ao menos tem a capacidade e intensidade para jogar a trinco no 4-4-2 de JJ. William não a tem e será um buraco autêntico (aliás como já o era, só não se notava tanto porque Adrien e João Mário passavam a vida a compensar as falhas do William).
      Ainda me lembro quando um comentador disse que o William lateralizava muito o jogo e tudo se escandalizou, até vídeos fizeram. Curiosamente o comentador apenas disse a verdade.

    • coach407
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:25 pm

      Dr. Watson, atenção que eu digo que o Danilo é mais promissor que o William desde que ele está no Marítimo. Aliás até o disse aqui há pouco na notícia acerca do João Mário ter renovado, portanto não foi "após 1 jogo de azul e branco" que o disse. Aliás não é clubite nenhuma da minha parte que também já disse que não sou adepto de nenhum dos clubes, nem do Porto nem do Sporting

    • Rui Magalhaes
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:32 pm

      Eu parei de ler estes comentários quando vejo um comentário assim "estás a comparar o Messi à um Tomané", o WC é superior ao Danilo sem dúvidas, mas também não é um Deus e esse querido leitor do VM só falta dizer que o WC é o melhor trinco (6 ou o que quiserem chamar) do Mundo portanto não comparem com Messi, o melhor jogador do Mundo por favor…

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2015 at 12:30 am

      A clubite é aguda ,de facto… "Danilo é melhor que William" , só nesta frase se percebe o teor e o conteúdo do comentário,o Danilo não mostrou,para já, nada ao mais alto novel,é um jogador promissor, sim, mas em bada se compara com o William , William fez uma primeira época tremenda ,e uma segunda metade da temporada passada mto consistente, e tendo em conta q teve adrien como parceiro , que,por inemuras vezes , cometeu erros , foi expulso , perdeu bolas na construçao , etc… Estava lá William, mais uma vez para roubar a bola, escrevam o q vos digo e apenas aqueles ,que nao aceitam o facto de ele ser jogador do Sporting, nao sabem disto, William vai recuperar de lesao e voltar em grande , e não , não é da nossa cabeça , William foi considerado o MELHOR do campeonato da Europa , já começa a aser demasiada gente , a achar que William tem ,de facto , como é claro e transparente, mesmo aos olhos de quem nao o quer ver, tremenda qualidade e será um jogador de classe mundial.

      Imagino qual será do Ricardo Ricard…

      Rui D

    • Pedro Rocha
      Posted Agosto 16, 2015 at 1:18 am

      Entre os dois prefiro o WC sem duvida, mas não acho que a diferença de qualidade seja assim tão acentuada. Apenas acho que o WC perde na intensidade para o DP. E se o WC é o jogador mais sobrevalorizado dos últimos tempos vou fazer como o MosqueteiroSLB e fazer uma insinuação (que pronto era escusado), o Brendan Rodgers está se a rir neste preciso momento.

    • Bino
      Posted Agosto 16, 2015 at 1:21 am

      Basta ler o comentário e perceber que o Miguel Santos diz que o Danilo tem potencial para ser superior e não que é superior neste momento. Concordem ou discordem o que está em causa não é quem é melhor neste momento. Isto é uma não-discussão.

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2015 at 2:06 am

      Oh mosqueteiro secalhar devias era tar preocupado com o samaris e com o fesja do que com esses comentarios completamente ridiculos ! Gosto muito do Fernando sim senhor, mas na verdade ja teve a sua oportunidade la fora e pelos vistos nao rendeu como se esperava .. nao falem antes de ele se ter a sua ..

      Jose Silva

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2015 at 2:42 am

      É cada comentário mais ridículo que o outro, o do Mosqueteiro então bate todos. A tal determinada academia que falas é só considerada umas das 5 melhores da Europa e do mundo, coisa pouca…

      Já agora tu falas como se os Sportinguistas ficassem malucos com o William, quando o que eu vejo é precisamente o contrário. Benfiquistas e Portistas é que andam todos excitados com as suas formações, parece que só descobriram agora que isso existe, falam dum Bernardo ou dum Ruben qualquer e só falta virem-se.
      Já o Sportinguistas têm padrões muito elevados, o que é normal depois de tantos jogadores de classe mundial que formámos, quando aparece um William ou um J. Mário são apenas mais um.
      Ze

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2015 at 9:38 am

      Coach 407,
      Parabéns pela análise! Concordo a 100% com o teu texto. Vamos ver como evoluem os 2 jogadores, mas o meio campo da selecção volta a ter opções interessantes!
      MCastru

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2015 at 9:57 am

      Scp_10, se te limitares apenas a este campeonato, com certeza que terás razão. Queres que te diga jogadores com melhor protecção de bola? Isso é tão ridiculo que não merece resposta. Mas só para apontar 5: Verrati, Pirlo, Pogba, Matic, Imbula. Nem é preciso pensar muito. Queres mdfs melhores que ele? Consigo dizer muitos. O William é como o Moutinho. São bons, mas a imprensa fez com que fossem estrelas. Faz-me imensa confusão é vocês continuarem a dizer que ele é fantástico e não sei quê, quando a recuperar e a compensar centrais/laterais é mauzinho mauzinho…

      Bruno

    • Mongul Veloso
      Posted Agosto 16, 2015 at 10:09 am

      Ja' eu prefiro ver a coisa de outro modo: que luxo Portugal ter dois medios tao jovens com esta categoria.
      Danilo tem a vantagem de ler melhor o jogo do que o WC, jogando melhor na antecipacao e distribuindo melhor, mais arrojado ao lancar a bola para a segunda metade do terreno… e' a minha opiniao, mas WC e' um medio mais inteligente na forma como ocupa o espaco, e apesar de decidir melhor, chega melhor 'a bola, dai que eu ache que num esquema de 4-2-3-1 estes dois seriam dois monstros para qualquer meio campo.
      Agora, a seleccao dificilmente se pode dar ao luxo de entrar em campo com o conservadorismo de dois trincos 'a antiga porque ainda ha' Moutinho e Andre' Gomes e Joao Mario (e mesmo Veloso ou Neves), dai que, tendo em conta que temos (mesmo para o futuro) materia prima que favorece mais um 4-3-3, e' inevitavel que entre Danilo e WC um deles tenha de sentar, e eu ai nao tenho duvidas que e' preferivel ter o cerebro defensivo de WC do que o passe de Danilo, unica e exclusivamente porque tanto Moutinho como Joao Mario poderao transportar melhor a bola pos-medio defensivo e a mais valia de estancar o jogo de WC e' imbativel.
      Assim que Danilo comecar a defender de forma mais assertiva (Lopetegui tem aqui responsabilidades em trabalhar esse aspecto) a luta sera' intensa… mas tambem acredito que Jesus vai potenciar a tomada de decisao de WC.
      Caramba, temos material ao nivel de um Patrick Vieira + Claude Makelele' e voces a levarem isto para a clubite, isto e' fantastico para nos!

    • coach407
      Posted Agosto 16, 2015 at 2:39 pm

      MCastru, muito obrigado :) realmente é um luxo vermos que no futuro vamos ter William, Rúben Neves e Danilo para a mesma posição quando ainda há pouco o titular era o Miguel Veloso… Mas pronto as coisas mudam muito rápido e ainda há pouco o Podstawski era considerado o futuro da seleção (William andava perdido na Bélgica, Rúben Neves ainda "usava chupeta" e o Danilo também andava perdido por Itália) e agora percebe-se que dificilmente será opção…

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2015 at 4:23 pm

      O William tem muito hype e uma excelente imprensa. É um grande jogador mas não é por acaso que ainda não deu o salto. A sua lentidão não lhe permite o salto que procura para um grande europeu.

      Tiago Afonso

  • Anónimo
    Posted Agosto 15, 2015 at 9:40 pm

    Vitória justa do FCP, a mostrar que está forte embora esteja ainda a construir uma nova base.
    Aboubakar a dizer presente, mais um grande avançado na forja suspeito. Varela a continuar assim merece a selecção. O meio-campo, embora com opções de sobra, merece alguns ajustes. É estranho ver Maxi de azul, mas pronto está no seu direito.
    O Vitória sem grande capacidade de resposta. O plantel ainda assim é bom, mesmo com as perdas das pérolas do ano passado, e Evangelista tem que conseguir tirar mais destes jogadores e atacar pelo menos o quinto lugar.
    Bem, parece mesmo que vamos ter campeonato este ano… o que também é uma boa notícia, mas a seguir pois ainda agora começou.

    Knox_oTal

  • Diogo JR
    Posted Agosto 15, 2015 at 9:41 pm

    Penso que estão dissipadas todas as dúvidas sobre se íamos sentir saudades do Jackson

    • Rui Caeiro
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:45 pm

      Aboubakar nao é jackson obviamente, mas nunca percebi a preocupaçao que houve na pre-epoca em relacçao ao avançado

    • Posted Agosto 15, 2015 at 9:52 pm

      nem voce acredita no que diz…

    • Diogo JR
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:54 pm

      acredito sim, não digo que Aboubakar é melhor que Jackson, digo sim que ele tem capacidade para nos fazer esquecê-lo. Não esquecer que Aboubakar tem apenas 23 anos, ainda pode evoluir e, quem sabe, chegar a um patamar superior do que Jackson, que leva 28 anos (faz 29 em Outubro)

    • PedroL
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:52 pm

      Aquela carinha laroca do Aboubakar 23 anos? Hehe se não tivesse cara de ter uns 27 anos até me ria mais

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2015 at 4:21 pm

      O Porto a descobrir pontas de lança é surreal. Benny, Lisandro, Falcão, Jackson, Aboubakar…. E ainda tem o Osvaldo no banco. Melhor equipa de scouting a nível mundial.

      Tiago Afonso

  • NFM *
    Posted Agosto 15, 2015 at 9:43 pm

    Grande exibição. isto sim é jogar a Porto…

    Grande inicio com uma exibição de gala só faltando mais alguns golos, tal foi o caudal ofensivo…

    Imbula falhou 3 golos cantados, Danilo, Aboubakar e Varela foram monumentais e se jogarem sempre assim serão um caso sério…

    Maxi e Marcano tiveram também uma exibição de nivel e em contraste Tello e Herrera foram novamente uma desilusão….

    Destaque para Aboubakar que será a grande incongnita e justificou plenamente a aposta com momentos deliciosos..

    Agora é manter esta constância exibicional porque a seguir vamos a nossa besta negra…

  • Muska
    Posted Agosto 15, 2015 at 9:43 pm

    Grande jogo de Aboubakar a mostrar que, apesar de não ser Jackson, é perfeitamente capaz de assumir o estatuto de titular.
    Marcou 2, podia ter marcado em 2 outras ocasiões e ainda ofereceu 2 golos (passes geniais para Imbula e Herrera, que falharam escandalosamente), tendo ainda recuado bastante para ligar o meio campo ao ataque, dando-se muito ao jogo. Muito bom mesmo.

    De resto 1ª parte um pouco mais do mesmo, muita troca de bola, pouca objetividade por parte do Porto, mas o Vitória também se limitou a ver jogar. Na 2ª parte já se viu um Vitória mais agressivo e a querer chegar ao empate, mas parece-me uma equipa muito limitada e nunca criou real perigo. Não lhe auguro grandes coisas esta época, primeiro a eliminação ridícula na Liga Europa e agora este jogo… Não me parece que fiquem sequer no top 6 esta época.

  • Anónimo
    Posted Agosto 15, 2015 at 9:44 pm

    Porto muito concentrado. Varela de corpo e alma no dragão. Aboubakar homem-golo e com muita entrega.
    Herrera pode aviar as malas..
    Josué central do Guimarães a jogar com o pé direito (que não consegui ver se joga) e pelo preço de 2 milhões segundo disseram podia ser equacionado.

    Siga para outra vitoria.

    Francelos.

  • Kacal I
    Posted Agosto 15, 2015 at 9:45 pm

    Boa exibição, acho que podemos fazer ainda melhor mas foi um bom começo, gostei, o Vitória também não está num momento positivo e foi um alvo fácil mas mesmo assim estivemos muito bem, controlamos, dominamos e merecemos totalmente a vitória, o mais importante é a exibição competente e os 3 pontos para inicio.

    Quanto a destaques, o Aboubakar convenceu e é excelente avançado, como já disse só precisa de jogos nas pernas e continuidade, se for bem apoiado e servido será letal, o Danilo gostei muito e melhorando a nível de passe será um excelente médio e o Maxi provou que tem qualidade (nunca duvidei) e nos jogos do campeonato será mais que suficiente, irá melhorar com o decorrer da época, depois Imbula já se viu que é máquina mas hoje esteve um pouco trapalhão e com a pressa de fazer tudo não conseguiu fazer o que queria em várias ocasiões, já o Herrera foi um desastre e por mim seria bem-vindo para investir no tal MO que nos falta, Marcano foi certinho e cumpridor mais uma vez e dá uma enorme tranquilidade.

    • Santi Cazorla
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:32 pm

      Kacal, conhecia pouco do Imbula. Ele é bom na finalização e hoje estava em dia não ou é um dos seus pontos fracos? Gostei do que vi, chega com facilidade à área mas tem de melhorar a eficácia.

    • Kacal I
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:39 pm

      Santi Cazorla,

      Não diria que seja um ponto fraco mas um dos seus pontos menos fortes, juntando a passagem pelo Guingamp e Marselha marcou 7 golos em 177 no total, por aqui se vê, precisa de melhorar nesse aspecto mas com 20 anos vai a tempo, claro, agora de resto tem uma qualidade e um potencial enorme e realmente chega com facilidade à área contrária, acredito que vai marcar mais golos esta época que o costume.

    • Kacal I
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:42 pm

      *22 anos e não 20, erro meu, mas a margem de progressão é grande na mesma.

    • Santi Cazorla
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:49 pm

      Ok, obrigado!

    • Kacal I
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:05 pm

      Santi Cazorla,

      De nada. :-)

    • Joker
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:09 pm

      Não esquecer que Imbula não sendo um trinco, é um médio mais defensivo que ofensivo (jogava num duplo pivot, mais a 6 que 8)… embora seja bom a atacar (a sua facilidade de progressão com bola é impressionante) a sua finalização nunca foi até hoje um grande motivo de preocupação até porque no Guingamp e no Marselha (aqui já nem tanto) não tinha tanta liberdade para deixar a sua postura defensiva como terá num clube como o Porto onde as equipas adversárias na liga portuguesa obrigarão a que participe mais no processo ofensivo.

    • Kacal I
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:34 pm

      Joker,

      Eu sei, daí referir que acredito que vai melhorar na finalizar e passar marcar mais.

    • Diogo JR
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:41 pm

      Apesar de não ter marcado hoje, deve ter sido o jogador que mais rematou, e era um médio assim que precisávamos, visto que na maioria dos jogos no ano passado não tínhamos quem tentasse o remate

    • coach407
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:48 pm

      Sim, não é uma questão de melhor na finalização ou não. Ele não marcava mais golos porque a posição em que jogava não o beneficiava, sendo que ele não é grande espingarda em lances tipo cantos e livres em que pudesse marcar de cabeça como acontece em muitos jogadores que jogam nessa posição…

      No entanto ele tem bom remate e até acredito que possa marcar tantos golos nesta época só para o campeonato quantos marcou nos outros clubes por onde passou. Que jogador que o Porto contratou. Enorme prazer vê-lo em Portugal, pena ser no rival mas pronto :)

  • luis bcn
    Posted Agosto 15, 2015 at 9:45 pm

    O Herrera meteu pena…Danilo esteve bem. Aboba também mas mostrou falta de tranquilidade para o fim (e por isso falhou o hat-trick).

    Ao Maxi falta-lhe pernas….mas para a liga Portuguesa chega. De resto esteve em 2 dos 3 golos…

    A dupla Herrera-Imbula foi fraquinha…vamos ter que inventar outra coisa

    • Joker
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:52 pm

      Como é que se pode criticar o Maxi depois do enorme jogo que fez hoje? Ao Maxi, ''pernas'' foi algo que nunca faltou apesar de já estar na casa dos 30.

    • realista15
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:17 pm

      O Aboubakar estava de rastos. Não me pareceu que fosse falta de tranquilidade.

    • coach407
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:29 pm

      O Maxi sem pernas fez duas assistências de uma qualidade de fazer inveja a qualquer puto com pernas.

      Herrera deu-me razão, mais uma vez. Criticam as minhas opiniões mas depois chegam aos jogos e dão-me razão, é engraçado

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2015 at 12:06 am

      Coach acho que nunca ninguém disse que o herrera se enquadrava no estilo de jogo do Porto, dissemos todos o contrário, agora se por uma má exibição vem logo dizer isso, eu também posso dizer isso muitas vezes do Pizzi porque más exibições são com ele, e ainda estoou à espera que me digas algum jogo do Pizzi superior aos que o Herrera fez na Champions e no Mundial, e nem precisão de ter o mesmo grau de dificuldade…

      Jozef

    • Vermelho
      Posted Agosto 16, 2015 at 12:11 pm

      O maxi desde que me lembro sempre teve força e pulmão, apenas não é um jogador tão rápido quanto estavam habituados a ver com o Danilo. Não é falta de pernas, é lentidão já normal dele ( embora que não é dos mais lentos )

    • coach407
      Posted Agosto 16, 2015 at 3:00 pm

      Jozef, o Herrera não fez uma má exibição ou eu só o critiquei agora? Ele é fraco, teve um pico de forma no Mundial mas mesmo aí não acrescentou nada ofensivamente, só tava numa forma que corria mais que os outros, era intenso, recuperava bolas e fez uma roleta. Essa roleta criou logo um hype enorme quando eu faço daquelas imensas vezes.

      Mas pronto tás à espera das exibições do Pizzi melhores… TENDO EM CONTA AS CARATERÍSTICAS QUE SE PRETENDE num jogador que seria o principal organizador de jogo numa equipa como o Benfica é óbvio que o Pizzi mostrou muito mais em praticamente todos os jogos mas pronto basta (re)veres os jogos do Benfica do último terço do campeonato. Podes ver qualquer um que ele foi sempre dos melhores em campo. Aliás era goleada atrás de goleada sempre com o selo do Pizzi, não percebo qual é o teu problema. Outra coisa: na primeira metade da época o Pizzi só fez 5 jogos e todos como suplente utilizado! Em meia dúzia de jogos adaptou-se à posição e tornou-se peça chave do Benfica jogando sozinho na posição (ao contrário de outros).

      O Herrera jogou a carreira toda na posição e continua sem mostrar nada

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2015 at 6:02 pm

      Coach acho que aqui o problema é tu veres um Pizzi que mais ninguém vê, aliás o Pizzi nunca será um numero 8 porque falta-lhe tudo, não tem intencidade, não sabe recuperar bolas, não sabe fechar espaços, não sabe jogar sem bom, mas a culpa não é dele, mas sim de quem quis fazer de um extremo mediano um numero 8 titular num grande Português, mas se estas contente com ele no teu clube ainda bem para ti, eu também estou contente e quero que ele seja titular no Benfica para sempre se for possivel…
      Falas em goleadas todas com o carimbo do Pizzi, mas esqueceste de dizer que foi tudo aos "mijas na escada" cá de Portugal, o Pizzi nunca mostrou nada contra uma equipa forte, e a Champions deste ano vai ser bonita de se ver (isto se ele calçar, o que adorava mas duvido).
      O Herrera podes dizer o que quiseres, que não acrescenta nada ofensivamente etc mas já te comparei os numeros dele com o melhor numero 8 do campeonato dos ultimos anos (Enzo) e já te provei que ofensivamente tem numeros melhores (mesmo jogando num sistema onde não potencia as suas qualidades), ontem não fosse a desconcentrarão dele e tinha feito dois golos, e digo te o que já te disse, ele no Porto não faz sentido, não o quero porque o tipo de jogador que é não se adapta ao sistema (tal como o Jonas que é excelente jogador tambem não se adaptaria) mas se acreditas que se o JJ tivesse o Herrera e o Pizzi no Benfica e que o Pizzi ia sonhar sequer em calçar, estas completamente enganado, o Herrera no esquema de jogo do JJ estava de pedra e cal no onze e a dar cartas em todos os jogos, e isto é a minha opinião e de muitas mais pessoas que se tens estado atento ao blog já o disseram aqui várias vezes.

      Ps: Vai reler os comentários sobre o Pizzi dos adeptos Benfiquistas nos jogos de pré época do Benfica, vai te sentir um grao de areia no deserto por teres essa opinião.

      Jozef

  • Pedro Monteiro
    Posted Agosto 15, 2015 at 9:48 pm

    Sou eu o único a achar estranho o Ruben Neves e o Ricardo Pereira terem ficado na bancada? apenas 1 defesa no banco e nenhum médio defensivo? Ainda bem que marcamos cedo…

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:49 pm

      Neves teve queixas no treino.

      Márcio

    • Joker
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:55 pm

      No final da partida Lopetegui referiu que Rúben Neves ficou na bancada por opção…

      Penso que o treinador espanhol não esperava ter defender frente a este Vitória em casa daí não se ter preocupado em levar um médio defensivo para o banco (em caso de necessidade André André podia ser utilizado no lugar)… Mas de facto depois da sua enorme pré-época, surpreendeu a ausência do nome Rúben Neves na ficha de jogo.

    • NFM *
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:00 pm

      Se fosse preciso estavam 2 médios defensivos em campo (Danilo e Imbula) e um defesa no banco é o normal.

    • S. B.
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:43 pm

      Seria um bocado suicida jogar com o neves atrás de 2 médios subidos. Para além de que têm de ser criadas rotinas para que alguém compense a sua falta de músculo. Tenho muita pena mas compreendo.

  • Joker
    Posted Agosto 15, 2015 at 9:48 pm

    Grande jogo de Aboubakar, que apenas agora vai começar a ser mais valorizado pelos adeptos portistas (alguns) mas que já à muito mostra qualidade… Da mesma maneira que Jackson nunca faria esquecer Falcão, é a vez do Camaronês provar algo semelhante que se repete com todas as saídas de um jogador conceituado.

    Destaque negativo apenas para Herrera – continua a ser um peixe fora de água – que realizou um mau jogo, nervoso e desacertado.
    Os destaques positivos, além do melhor em campo Aboubakar, estão nos flancos… Maxi Pereira foi talvez o segundo melhor em campo com uma enorme intensidade, entrosamento no passe e movimentos e um pormenor delicioso no último golo; Alex Sandro a seu jeito, a roçar a perfeição em todas as suas execuções tanto ofensivas como defensivas; Varela está renascido e além do jogo mostrou a sua habitual entre-ajuda defensiva e na construção; Tello finalmente apareceu e apagou a imagem deixada na pré-época, usando quase sempre a sua velocidade para desmontar a defesa vitoriana.

    • The Monster
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:56 pm

      Subscrevo o primeiro parágrafo, é o que eu tenho dito sempre aqui.

    • vitor
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:06 pm

      Toda a razão, eu sempre achei p Aboubakar um 0 à esquerda mas calou me bem caladinho e admito que estava completamente errado. Já herrera tem de sair do 11 mas Lopetegui vai ser casmurro e vai continuar a insistir nele

    • Diogo Faria
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:37 pm

      Um gajo que marcou 18 golos na Liga francesa ao serviço de um Lorient, não é nenhum 0 à esquerda. Não tinha era espaço e estava com dificuldades de adaptação a uma equipa que joga em posse e não no contra-ataque.

    • vitor
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:49 pm

      Nunca mostrou grande qualidade técnica na minha ótica mas hoje como já disse provou que eu estava errado

    • Rafael Vicente
      Posted Agosto 16, 2015 at 1:21 am

      O Aboubakar é um grande jogador que em França (sendo ele mais novo) todas as equipas tremiam contra ele. Vitor ele sempre mostrou boa qualidade técnica, deves ter visto poucos jogos dele.
      O que mais impressiona neste jogador é a vontade de querer fazer mais, que às vezes não corre muito bem. Mas que tem golo tem!

      Nunca percebi a desvalorização a que foi sujeito a Portugal.

      Outra coisa que não percebi foi como o Porto foi contratar o Osvaldo, problemático e com um salário alto, tendo o Aboubakar. Bastaria contratar um bom ponta-de-lança que fosse barato, apenas para segurar as pontas juntamente com o André Silva e quem sabe também com o Paciência.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 15, 2015 at 9:50 pm

    Como eu fui dizendo, dificilmente o Porto conseguiria alguém no mercado superior a Aboubakar… o camaronês tem uma qualidade imensa, já na época passada mostrou merecer mais minutos (era titular em todas as outras equipas do campeonato), e esta época com a titularidade vai causar muitos estragos.

    Boa exibição do Porto, entrada muito forte em jogo, com várias ocasiões de golo para resolver o encontro. Com 1-0 e à vinda do intervalo o Guimarães tentou entrar mais pressionante, mas durou pouco e o Porto com naturalidade aumentou a vantagem.

    Continuo sem perceber a titularidade de Herrera, o próprio André André acrescenta mais na minha opinião. Imbula mostrou grande capacidade de chegada à area e vai fazer bastantes golos. Varela coroou uma excelente exibição com um golo, pondo em risco a titularidade de Tello. Aboubakar o melhor em campo, pelos golos e trabalho que deu à defesa adversária.

    • Kacal I
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:57 pm

      O Herrera é um jogador fraco ao nível do passe e pouco inteligente em campo, deste modo nunca encaixará na nossa equipa e nosso futebol, devia ser vendido e depois investirmos no tal MO, ele tem qualidade e uma grande capacidade física mas para outro tipo de futebol e devia sair para poder destacar-se e afirmar-se noutro lado, também merece.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:03 pm

      Danilo, Imbula e Oliver era luxuoso. Com Herrera limita os outros dois, parece-me… fraquinho, embora de vez em quando consiga fazer um bom jogo, por ter "pulmão" e correr muito.

    • Kacal I
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:23 pm

      LuísRafaelSCP,

      Concordo que era um trio de luxo, sem duvida, mas ao que parece o Óliver lá convenceu o Simeone, é pena, o Lucas Lima também está praticamente descartado mas espero que venha outro MO com as características pretendidas, seja quem for, o Herrera seria vendido.

    • vitor
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:31 pm

      O André entrou bem não sei até quê ponto se não chegar nenhum MÓ ele não seria uma boa solução a Herrera não é um 10 mas é mais adequado que Herrera

    • Kacal I
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:41 pm

      A minha aposta para 3º médio seria o Evandro enquanto esse tal MO não chega ou então jogar mesmo em 4-2-3-1 e meter o Bueno, o Herrera iria para o banco.

    • vitor
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:49 pm

      O Sergio Oliveira é que nunca vai ter uma verdadeira oportunidade infelizmente acho que merece e que tem qualidade para tal

    • Joker
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:54 pm

      É obvio que o Porto necessita de alguém mas dá a entender ter falhado os seus alvos (Oliver e Lucas Lima foram assumidos publicamente mas complicaram-se e devem estar já praticamente descartados).
      Sendo que a saída prematura de Carlos Eduardo (depois de PdC ter dito que ia fazer parte do plantel) e a não inclusão de Quintero no plantel elevando-se agora a indecisão no seu futuro parece que o Porto terá de recorrer a um plano B que pode mesmo passar pelo colombiano (que não é de todo uma má solução se for bem trabalhado).

      Concordo no entanto com o Kacal que na ausência de novidades, Evandro deveria ser o dono do lugar.

    • Kacal I
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:03 pm

      Joker,

      Subscrevo, alguém tem que chegar mas até lá Evandro devia ser titular.

    • coach407
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:50 pm

      Kacal, porque não Bueno?

    • Ninja
      Posted Agosto 16, 2015 at 7:46 am

      Evandro não está no plantel para encher chouriços. Sergio Oliveira faz a posição e Quintero pela conversa ainda não foi totalmente descartado.

      Com estes 3 e um desejo assumido de se assegurar Lima/Oliver expliquem me como é que foi precipitada a saída de Carlos Eduardo?

      Evandro, Oliveira e Bueno chegam muito bem. Quintero já vai treinar e não saíndo é hipótese forte especialmente dado o meio campo bem mais musculado que vimos hoje.

      Mas a minha fé na afirmação do ex-Estoril mantém-se, ainda vai surpreender muita gente.

    • Joker
      Posted Agosto 16, 2015 at 11:48 am

      Ninja,

      É bem sabido que Sérgio Oliveira não rende metade a 10 e embora cumpra a posição não acrescenta velocidade (tanto física como de pensamento rápido para a frente), Quintero apenas agora está ''na conversa'' porque para Lopetegui já estará descartado à muito e se ficar será por recurso e Evandro é um jogador que eu aprecio, bastante consistente e trabalhador mas não acrescenta magia suficiente num jogo de maior exigência.

      Se Carlos Eduardo tivesse ficado, seria o dono da posição neste momento, portanto sim a sua saída foi algo precipitada porque o desejo assumido de assegurar Lima/Oliver está esfumado.

    • Joker
      Posted Agosto 16, 2015 at 12:05 pm

      coach407 (e também em resposta a Ninja),

      O Bueno não é um médio ofensivo… Ainda ontem na conferência de imprensa Lopetegui disse que os avançados eram Aboubakar, Bueno e Osvaldo, portanto nem na cabeça dele está determinado a fazer dele um médio puro.
      O espanhol é um segundo avançado e parece-me que a ideia é fazê-lo entrar em jogos em que seja preciso marcar ou então fazê-lo jogar alguns jogos atrás do ponta de lança com um duplo-pivot atrás dele porque para um 4x3x3 faz pouco sentido e dá a ideia de que podemos estar perante um Adrian Lopez 2.0 (embora que nunca será tão notório e desapontante como o ex-Atlético)

    • coach407
      Posted Agosto 16, 2015 at 3:02 pm

      Joker, eu disse exatamente o mesmo aquando da contratação do Bueno. Tinha tudo para ser outro Adrian, no entanto eu pergunto porque o Porto não pode jogar com dois avançados quando tem um Danilo Pereira e um Imbula no meio campo. Com a falta de ideias que o Porto tem em vários jogos não me parece que possam dar-se ao luxo de ter o Herrera em campo em vez de jogarem com dois avançados

  • Pessoa
    Posted Agosto 15, 2015 at 9:51 pm

    Com o Herrera a jogar assim, na proxima jornada ficava na bancada. Mil vezes o ruben neves.

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:53 pm

      Alguma vez o neves pode jogar em outro lugar que nao seja 6? Gente que o conhece da equipa A só pode…ja nao leram malta a dizer a posicao dele? possa…

      Márcio

    • The Monster
      Posted Agosto 15, 2015 at 9:59 pm

      O Rúben Neves ganhará o lugar no Porto dentro de pouco tempo.
      Apesar de o Danilo ter estado muito bem hoje, o estilo de jogo do Porto pede muito mais um jogador como Rúben Neves.

    • Silveira9
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:54 pm

      Subscrevo tudo The Monster

    • Pessoa
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:15 pm

      Eu não disse para ele jogar a titular, apenas que o Herrera a jogar assim não merece estar nem nos convocados.

  • Solid Snake
    Posted Agosto 15, 2015 at 9:52 pm

    Que grande jogo do Aboubakar supreendeu me a todos os niveis acho que me vai fazer esquecer rapido o Jackson ..gostei bastante do Danilo
    Herrera simplesmente nao tem lugar no FCP espero que saia ou que pelo menos nao esteja no 11 titular

  • The Monster
    Posted Agosto 15, 2015 at 9:53 pm

    Grande jogo de Aboubakar!
    Excelente a jogar de costas, excelente a dar profundidade, excelente a pressionar e a bisar no jogo, podia ter feito mais um golo. Não tenho a mínima dúvida que irá marcar mais de 20 golos sendo titular.
    Ricardo Ricard, aparece, o que tens a dizer sobre isto?
    Quanto aos outros, gostei da exibição de Danilo, de Varela, de Maxi, de André André, e de Casillas.
    A exibição não tendo sido brilhante, longe disso, foi eficaz, para já ainda não peço exibições de encher o olho, peço sim vitórias, que depois disso as grandes exibições virão com naturalidade.

    • coach407
      Posted Agosto 16, 2015 at 12:17 am

      E o que tens a dizer do Herrera? Está fácil de perceber porque prefiro o Pizzi né… Quanto ao Aboubakar também já tinha dito que era imensamente desvalorizado pelos portugueses, em geral

  • Flávio Trindade
    Posted Agosto 15, 2015 at 10:04 pm

    Jogo em grande estilo do Porto, contra uma equipa apática e muito longe da equipa personalizada dos tempos de Rui Vitória.

    Pressão asfixiante dos portistas que raramente deixaram o adversário cruzar a linha de meio campo, quer através da linha defensiva muito subida, quer com muitas faltas a para a organização ofensiva do Vitória.

    Destaque para o enorme jogo de Aboubakar, que só para quem andava distraído e não conhecesse o jogador ainda nos tempos de França é que pode achar surpreendente.
    Aliás, o camaronês para mim não só é melhor que Jackson Martinez, como é bem mais completo.
    Tem golo, é fisicamente possante, tem um raio de acção larguissimo o que o torna muito difícil de marcar e boa técnica (deixou na cara do golo várias vezes os seus companheiros hoje). O Porto não sairá a perder.

    De resto, bons jogos de Danilo e Imbula (ao contrário de Herrera, provavelmente o pior em campo), e de Varela na frente (ao contrário do mais do mesmo super inconsequente Cristian "Capel" Tello).

    Do lado do Vitória, destaque apenas para os dois centrais (o que já é habitual), mas o resto do jogo foi tão pobre que daí para a frente só a capacidade de luta de Tomané é merecedora de registo.

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2015 at 10:42 pm

      Nunca fomos uma equipa personalizada com Rui Vitória, muito menos no Dragão, aliás, já lá tivemos exibições bem piores.

      Miguel

    • Joker
      Posted Agosto 15, 2015 at 11:00 pm

      O Tello hoje não esteve propriamente ''super inconsequente'' e perto da falta de nível do Capel… Aliás, comparado ao que demonstrou na pré-época foi um enorme upgrade e causou vários desiquilibrios com a sua velocidade (fez o que quis de Luis Rocha), teve dois cruzamentos perigosos e não fosse uma enorme interceção do central vitoriano tinha faturado.

      Quanto ao que diz o Miguel, subscrevo.

    • Flávio Trindade
      Posted Agosto 16, 2015 at 12:10 am

      Miguel,

      Nem falo do Vitória no Dragão. falo do Vitória neste início de época. Depois da exibição medonha em casa frente ao Altach, esta exibição no Dragão até pareceu muito boa.
      Eu que até nem sou vitoriano, mas nutro muito simpatia pelo clube, não vi até agora (e já vi 3 jogos) pontinha por onde se lhe pegue, mas vamos dar tempo ao tempo, até porque individualmente acho este plantel bem superior ao das últimas duas épocas.

      Joker,

      Ok. O Tello esteve só inconsequente…
      Quando o ensinarem a chutar à baliza e a tomar decisões talvez vire um jogador de futebol.

    • João
      Posted Agosto 16, 2015 at 2:30 am

      Dizer que o Aboubakar é (hoje) melhor do que o Jackson não é só brincadeira, é testar os limites do ridículo. O Jackson é dos melhores avançados que alguma vez calçou na 1ª Liga, superior ao Falcao, principalmente nas características que Aboubakar tem vindo a evidenciar. Não é de agora, é para quem vai estando atento, ao golo da época passada em Braga, p.e.

    • Flávio Trindade
      Posted Agosto 16, 2015 at 12:53 pm

      João,

      Espero estar enganado o que para o meu clube seria óptimo, mas no final da época, caso o camaronês não tenha lesões e continue a ser aposta regular, fazemos um comparativo do aproveitamento entre um e outro.

      Jackson é de facto um excelente avançado mas Aboubakar vai dar bem mais à equipa.

      Quanto à comparação com Falcao é tudo uma questão de perspectiva. Quer o colombiano(em forma) quer Jardel para recuar um pouco mais no tempo eram goleadores em exclusivo. Não davam aquilo que Jackson dava mas se pudessem reunir os 3 na mesma equipa Jackson seria 3opção.

  • Joao X
    Posted Agosto 15, 2015 at 10:16 pm

    O Porto é a minha aposta para campeao, ja comecou forte!

  • Nuno Pardal
    Posted Agosto 15, 2015 at 10:26 pm

    Onde é que estão aqueles que duvidavam do Aboubakar?
    Este rapaz vai ser difícil de parar. Vamos ver se não supera os números do Jackson.
    Eu já gostava muito dele, mas hoje para além da capacidade técnica, demonstrou uma capacidade para fazer últimos passes e visão de jogo que eu não lhe conhecia.

    O Varela também me surpreendeu bastante. Tomou quase sempre boas decisões e nunca esteve fora do jogo. A selecção agradece.

    SL

  • Vermelho
    Posted Agosto 15, 2015 at 10:33 pm

    Não vi o jogo mas em nada me surpreende. Não é Jackson mas é sem dúvida um grande jogador, esperaremos para ver o resto da história…

  • Tomas
    Posted Agosto 15, 2015 at 10:42 pm

    Sou portista e estou feliz com o resultado, mas nao com a exibiçao. Valeu que o Guimaraes é fraco demais.

    Incrivel a quantidade de bolas perdias por passes mal feitos, muito com o colega a 3 metros de distancia, A quantidade de bolas nas costas que os laterais levam e a equipa continua com alguma dificuldade em criar situaçoes, e mesmo frente a uma equipa que nem 3 passes conseguia fazer seguidas permitiram 2 lances de perigo que o Casillas teve que salvar.

    De jogadores tenho que destacar Herrera mas pela negativa, nao deu seguimento a uma jogada, falhou um golo mais que feito, nao acertou um passe e andava em campo devagar, devagarinho.

    Pela positiva destacaram-se alguns jogadores, tambem nao era dificil frente a um adversario tao tenro mas destaco Aboubakar, lutou, marcou e ainda acrescentou lance de grande qualidade.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Agosto 15, 2015 at 10:49 pm

    Excelente jogo do FCP!

    Aboubakar a demonstrar o seu valor, é um excelente PL e só necessita de minutos para ganhar confiança!

  • Stalley VM
    Posted Agosto 15, 2015 at 11:13 pm

    Vitória bastante tranquila do Porto.
    Aboubakar a entrar bem está época, a bisar, substituir Jackson vai ser dificil, mas para já deu uma boa resposta, este sim acredito que marque uns 20 golos na Liga.
    Herrera pior elemento em campo, é bem capaz de perder o lugar nos próximos jogos e até acredito que pode ser vendido até ao fecho de mercado.
    Quanto ao Guimarães, não tem sido fácil este começo de temporada e para a semana recebe o Belenenses, mas acredito que pelo menos num top 7/8 consigam ficar.

    SL!

  • João Ribeiro
    Posted Agosto 16, 2015 at 12:52 am

    Já estava à espera desta entrada do Vitória no campeonato depois da humilhante derrota frente ao Altach, jogar contra o Porto só podia dar nisto. Tirando o Tozé, a bola queimava nos restantes elementos e também dada a história recente do Vitória no Dragão, só podia dar nisto (incrível como todos os anos nos encolhemos tanto quando jogamos contra o Porto, isto já é uma questão mental dos vitorianos, assim como quando jogamos frente ao Paços, em 15 anos apenas os vencemos 1 vez no Afonso Henriques!)

    Ainda assim na segunda parte, até ao segundo golo, gostei da entrada em jogo e acredito que caso o golo portista fosse retardado o Vitória daria outra réplica.

    Grande jogo de Josué, a mostrar que com ele a música na defesa é outra, pena a horrivel forma fisica de João Afonso, Saré também esteve muito bem, e Alex, mais uma vez, a mostrar que o seu lugar é na esquerda e nunca na direita. O seu estilo de jogo é de ir à linha e nunca para fazer diagonais interiores, juntando a isto o facto de Pedro Correia ser um 0 a atacar, o lado direito estava manco. Já Bruno Alves, depois de ter sido titular frente ao Altach, nem convocado foi (graças a Deus) e não me admiraria caso fosse emprestado este Verão.

    Agora vem aí o Belém e, pelo que vi nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, penso que caso Evangelista não ivente, temos tudo para os levar de vencida, e até que um meio campo com Cafú e Saré não fosse mal pensado para esse jogo. Continuo a acreditar plenamente no 5° lugar. Aliás, nem sei como podem dizer que o Vitória é muito fraco por este jogo, já que 90% das equipas portugueses fazem isto ou pior no Dragão. Claro que falta entrosamento, e falta experiencia por parte do treinador, mas a qualidade está lá e mais tarde ou mais cedo virá ao de cima.

  • Anónimo
    Posted Agosto 16, 2015 at 3:45 am

    faltam umas afinações no ataque, e mesmo alguns jogadores ainda mostraram não estar totalmente em forma, mas este porto promete, só espero que não seja como nos últimos anos e que vá tudo por agua abaixo antes do natal…
    Gostaria tambem de realçar a qualidade dos passes longos do maicon (depois de tanto balao desperdiçado), que tambem nao acho que tenha jogado mal, alias ele ate me tem dado bastante segurança ao longo dos ultimos tempos. Marcano tambem da muita segurança, finalmente habituou-se à equipa e tem posto em pratica toda a experiencia que ja tinha acumulado.
    Dos lateriais nao tenho nada a dizer pois ja estou habituado a que façam bons jogos… Alex ja ha 3 anos que me convenceu que e um excelente lateral esquerdo e muito completo, e ao maxi so se pedem menos faltas, porque aqui nao ha mantos xD.
    Meio campo, danilo nao compromete, imbula um pouco ainda fora de forma, talvez fruto das lesoes da pre epoca, no entanto mostra que tem grande potencial, ja o herrera, quem tinha duvidas sobre ele tem de as ter perdido no jogo em munique, visto que ele foi -1, um jogador que se assustava quando era exercida pressao (atrapalhava-se todo com a bola) e nao acertava um passe, nao e um jogador para a champions, logo nao e um jogador para o fcp, bom barrete enfiado, se o venderem por 15M ja o vendem por muito… para tentar contrabalançar o adrian xD
    Ataque, o tello esta por afinar desde que chegou, so no mes de março do ano passado e que se viu TELLO, este ano parece que vai ser mais do mesmo, muita velocidade pouca pontaria. Varela fortissimo, "brincou" com a defesa adversaria e se as vezes nao quisesse abusar talvez tivessem havido mais golos. Aboubakar brilhante, admiro a forma como ele se entrega ao jogo, apesar de ainda estar muito verde parece estar ali a surgir um jogador brilhante.
    Eduardo Miranda

  • I.C.E.
    Posted Agosto 16, 2015 at 7:50 am

    Prólogo: Que este Vitória não era uma equipa muito difícil de defrontar tal como em outras épocas e que, normalmente, não arranca grandes resultados com os grande fora de portas também já era conhecido por todos.

    Quanto ao jogo, o FC do Porto fez uma boa exibição coletiva e individual, especialmente Aboubakar, Varela, Maxi, e podia ter construido um resultado mais volumoso. Denota-se variantes ao nível de jogo com a bola parada e também em movimento. Perto dos 70' já se via o cansaço de algumas unidades como Varela, Tello, Aboubakar. O que é perfeitamente normal para esta altura de temporada.

    A próxima jornada é a ida aos Barreiros onde é vital mudar o rumo da perda de pontos como no ano passado.

  • Invictus
    Posted Agosto 16, 2015 at 11:18 am

    Ja foi tudo dito deixo apenas uma nota:

    FCP (Casillas) capa do jornal AS, relato do jogo no jornal Marca e AS, jogo directo por canal Árabe para Espanha.

    Pessoas com tarjas apoiar Casillas no Dragão vindas de Madrid.

Deixa um comentário