Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Académica despromovida à Liga 3

É o ponto mais negro na história da Briosa. A Académica é o 8.º clube do futebol português com mais presenças na I Liga, venceu uma Taça de Portugal na última década, mas o clube entrou numa espiral negativa nos últimos anos, com vários problemas financeiros pelo meio, e a consequência é a descida ao terceiro escalão pela primeira vez.

A Académica empatou em casa com o Penafiel (0-0) e confirmou a descida à Liga 3. Os Estudantes somam apenas 16 pontos na II Liga, menos 13 que Varzim e Sp. Covilhã, as primeiras formações acima da linha de água. Com 64 presenças no principal escalão do futebol português, marco apenas superado por Benfica, Sporting, FC Porto, SC Braga, Vitória SC, Vitória FC e Belenenses, e 24 na segunda divisão, a Briosa irá agora competir na Liga 3 em 2022/23.

63 Comentários

  • Mantorras
    Posted Abril 17, 2022 at 8:11 pm

    As vezes precisam bater no fundo para crescer. Espero que voltem mais fortes.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Abril 17, 2022 at 1:43 pm

    Um dia muito triste ainda por cima eu vivo em Coimbra e estudei em Coimbra.. a verdade é que as direções recentes afastaram os estudantes do clube e todo o povo de Coimbra.. andam a dar de mamar a Marinhos e etc que já deram muito ao clube é verdade mas é insustentável pessoas destas ganharem mais de 1000€ ao mês e depois haver salários em atraso dos jogadores.. têm lá pessoas que ganharam a Taça de Portugal e eu estive lá na festa e foi incrível a chegada da equipa a cidade mas que só estão nos quadros da briosa porque ganharam à 9/10 anos essa taça..
    Tem de haver uma grande mudança de cima a baixo, uma limpeza profunda até
    Espero que a Briosa volte a ser Mágica..

    • briosa
      Posted Abril 17, 2022 at 3:05 pm

      Essa estrutura pesada associada à falta de patrocínios locais porque Coimbra perdeu boa parte da industria faz com que estejamos sempre em incump salarial…

  • lipe
    Posted Abril 17, 2022 at 11:46 am

    Estaria a mentir se dissesse que tenho muita pena pela descida da Académica ou pela lenta morte do futebol de alto nível na zona centro de Portugal. Não sou adepto da Académica nem sou do centro do país.

    Tenho sim pena pelos adeptos da Académica (os que o são mesmo) por terem que assistir, num espaço de 10 anos, à conquista da Taça de Portugal, jogos nas competições europeias, sucessivas descidas, e o clube agora aparentemente a correr o risco de desaparecer. Não desejaria tal percurso a nenhum adepto.

    Estamos num dia em que se festeja um pouco por todo o mundo uma suposta ressurreição; pode ser que a Académica também o faça. Não estou a par dos pormenores e dos fatores que levaram o clube a este ponto mas espero sinceramente que se voltem a erguer e a aproximar da cidade. Portugal tem poucas cidades como Coimbra e nenhum clube como a Académica (adoro o facto de jogarem todo de preto). Seria excelente para o futebol português uma AAC forte e bem apoiada (o mesmo se pode dizer duma União de Leiria, Beira-Mar ou Vitória de Setúbal – clubes de cidades grandes que infelizmente andam a definhar).

    Um abraço aos adeptos da Briosa e boa Páscoa para todos os que por aqui comentam e leem.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Abril 17, 2022 at 2:13 pm

      Maior parte dos investimentos estão na zona norte (zona mais industrializada) e a zona de Lisboa.. é difícil arranjar altos investimentos para a zona centro mesmo falando de um clube com uma história gigante como a Académica.. é triste mas é a realidade.. e não há quem tenha ideias de aproximar os estudantes ao clube que devia ser algo enraizado na cultura da cidade

    • Neville Longbottom
      Posted Abril 17, 2022 at 12:26 pm

      Até concordo em geral e obrigado pelo comentário, no entanto queria apenas dizer que a Académica faz falta como fazem todos os outros clubes. Não deves saber, mas sou do SCP. Quando estávamos mal, muita gente dizia: “Faz falta um Sporting forte”: Não faz falta coisa nenhuma. Se não estamos fortes outros estarão por nós e esses é que fazem falta.

      Abraço

      • lipe
        Posted Abril 17, 2022 at 4:33 pm

        Eu concordo Neville, apenas digo que faz falta pelo potencial de crescimento que um clube de Coimbra (ou Aveiro e Leiria) tem comparando a clubes de concelhos muito mais pequenos.

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 17, 2022 at 10:34 am

    Como é que uma cidade como Coimbra com mais de 100 mil habitantes (dobra este número com os estudantes) com um.bom estádio, boas condições, uma história tremenda (é o que falta a muitos clubes) e com facilidade para ter know-how técnico não consegue ter uma equipa competitiva e uma aldeia como moreira de cónegos ou Arouca conseguem e mantém os seus clubes na Primeira Liga, ano após ano?

    Mesmo com o fim da Naval, Coimbra pôde absorver facilmente muito do talento dessa zona da Figueira da Foz.

    Não deixa de ser estranho que à volta de Coimbra, existem cidades médias (para a realidade de Portugal) como Mealhada, Cantanhede, Pombal, etc e nenhum clube dessas cidades passa dos distritais..

  • kiterioVFC
    Posted Abril 17, 2022 at 12:44 am

    2022 o ano onde Vitória, Académica e Belenenses podem estar juntos a jogar o mesmo campeonato na terceira divisão!! Incrível!

    Só falta o Belenenses carimbar a subida, pois o meu Vitória com mais um jogo miserável garantiu a manutenção nesta divisão… Por razões diferentes, mas cá estamos.

    • Antonio Clismo
      Posted Abril 17, 2022 at 9:18 am

      Com o beira mar no CNS e a União de Leiria também na liga 3.

      Será uma liga 3 de luxo.

      As ligas profissionais estão muito centralizadas no porto e lisboa. Não é natural mais de metade das equipas da primeira e segunda liga serem de um raio de 100 km do porto.

      • kiterioVFC
        Posted Abril 17, 2022 at 2:00 pm

        Sim, mas o Leiria ainda pode subir à segunda liga. Tem a grande final na próxima jornada com a Oliveirense, apesar do Braga B estar à espreita. Gostava que o Leiria subisse.

  • ahgrandebenfica
    Posted Abril 16, 2022 at 11:04 pm

    Dia muito negro para a Mágica.

  • Red Punisher
    Posted Abril 16, 2022 at 9:39 pm

    Futebol no seu estado puro!
    O ano passado quase que subiam. Este ano, provavelmente, fazem a extinção do seu emblema no futebol! Não devem regressar tão cedo..

  • briosa
    Posted Abril 16, 2022 at 6:13 pm

    O que se passou hoje resulta de anos de ma gestao e da falta de ligacao com a cidade. A falta de ligação é culpa dos habitantes da cidade e principalmente do clube!
    O ano passado fizemos uma epoca brutal mas depois houve uma debandada no plantel. Este ano contrataram imensos jogadores de qualidade duvidoso como Michael Douglas, Justiniano, Joao Pedro, Fabio vianna e jogadores cronicos com lesoes, Kalindi, Fabio Fortes, Joao Mario etc.
    Muito sinceramente acho que o clube vai falir, ja nao tinhamos dinheiro e agora ainda menos. O problema é que ninguem quer saber da extinção da briosa! A camara nao quer saber, a uni não quer saber, os estudantes nao querem saber. E isto é muito triste, desculpem pelo desabafo de um adepto apaixonado pela Magica.

    • Njord666
      Posted Abril 17, 2022 at 11:18 am

      Culpar os habitantes da cidade? A sério?

      A Académica viveu toda a sua história da ligação com os estudantes e esses em grande parte eram de fora da cidade. No tempo que estudavam em Coimbra criavam um laço com o clube que permanecia após a conclusão dos cursos. Se hoje em dia os estudantes não vão aos jogos nem apoiam o clube tal pode ser por vários motivos, sendo que os principais para mim são as fracas medidas de cativação por parte dos dirigentes do clube até ao próprio desinteresse dos estudantes pelo espetáculo futebol. Aí a culpa é claramente da direcção, mas também as as associações de estudantes podiam ter feito algo mais.

      Voltando aos habitantes de Coimbra, estes são, como em todo o Portugal, dos 3 grandes. E se não for a Câmara a ajudar, tal como mais uma vez em todo o Portugal, os clubes não conseguem manter portas abertas. É assim com a Académica, com o Barreirense, o Machico ou qualquer outro clube que não os 3 do costume.

      • briosa
        Posted Abril 17, 2022 at 3:08 pm

        Bilhetes quase gratuitos pra estudantes não chega e cartoes de socio so por ser estudante não chega?
        A academica não precisa de ganhar ou jogar bem para ter adeptos, por essa ordem de ideias um Dinamo Dresden tinha 0 adeptos enquanto todos os fim de semana enchem o estadio.
        A verdade é que la esta, 99% apoia os tres grande e o resto são migalhas.

  • w0bbly
    Posted Abril 16, 2022 at 6:03 pm

    Hoje é daqueles dias que não sei bem ainda como reagir.
    Escrevo isto completamente lavado em lágrimas, com uma tristeza profunda e uma revolta enorme de ver tudo o que fizeram ao meu clube.
    Só espero que este passo atrás permita dar dois em frente mas já disseram o mesmo na altura da descida a liga 2 e nada mudou. Não consigo confiar nesse chavão ao dia de hoje, mas o que é certo é que lá continuarei do lado da briosa, seja onde for.

    • briosa
      Posted Abril 16, 2022 at 7:26 pm

      Essa lengalenga do passo atras para 2 em frente na Academica não resulta. O clube esta falido, os sub23 é uma equipa de empresários, direcao horrivel. Agora lembraram-se de anunciar o famoso investidor…
      O plantel deve incluir os jogadores da formação como Pavlic, Vasco, Costinha, Leandro, Pedro pinto, Joao Tiago etc porque só assim vamos construir uma equipa competitiva e sustentável

      • w0bbly
        Posted Abril 16, 2022 at 9:20 pm

        Concordo contigo. Essa do investidor é a gota de água. Nem sei como reagir a isso. Que palhaçada

        E esses querem continuar? Tenho as minhas duvidas….

  • DNowitzki
    Posted Abril 16, 2022 at 5:35 pm

    A Académica é vítima de incompetência e da aproximação ao Mal.

    • Sede de vencer
      Posted Abril 16, 2022 at 9:40 pm

      Quando vinham cá jogar, motivavam os parcos adeptos a aderirem à deslocação com os célebres: invasão a espanha.

      Nos relatos chamavam-nos espanhóis.

      Com todo o respeito por quem está a sofrer, mas: não tenho pena.

      Nem acho que alguém deva sentir. Raiva, frustração, tristeza, sim. Pena, não.

      Leio acerca da débil situação finaceira, mas não encontro os dados. No entanto, o que me preocuparia, se fosse adepto, seria saber qual o montante das receitas das transmissões televisivas que foram antecipadas. Montante, % do total do contrato e até que época (futura) estão antecipadas.

      • w0bbly
        Posted Abril 16, 2022 at 11:11 pm

        Estás a tomar o todo pela parte. E a basear a tua argumentação numa estação de rádio baseada em sátira e escárnio.

        Fui montes de vezes a Guimarães ver a Académica e ria-me com isso pq lá está… é feito para rir. Tenho amigos dos WA, amigos em Guimarães com quem ia a bola.

        E mais se quiseres entrar por aí várias vezes os adeptos do Vitória partiram tudo a volta do estádio estragando negócios, carros e vidas de pessoas alheias e que nada tinham a ver com isso. E isto nem sequer é comparável a uma brincadeira.

        E não é por isso que vou tomar todas as pessoas do clube e do Vitória como arruaceiros. Que foi basicamente o que fizeste no teu comentário.

        Também te digo… Não precisamos da tua pena. Nem da pena de ninguém. Estamos nisto por culpa própria.

        Espero que o teu Vitória se safe na luta pela Europa e que possamos ver um AAC x VSC / VSC x AAC em breve.

        • Sede de vencer
          Posted Abril 17, 2022 at 12:19 pm

          Não deixo de notar que respondeu ao meu alegado preconceito, que em nada é relevante para o caso, e deixou de lado o comentárioà situação financeira.

          Também tenho conhecidos na Mêda, Coimbra (sobretudo)e Águeda.

          E também tenho direito a preterir este ou aquele clube.

          E sim, os nossos adeptos já partiram tudo, assim como eu já fui agredido por alegados MN, em pleno queimódromo, por não me ter recusado a dizer de onde era e quem suportava fervorosamente. Levei na cara, mas caí de pé.

          Mas não confundi a andorinha com a primavera. Nem com os nossos, nem com os vossos adeptos.

          Volto a dizer, não tenho pena. E nem acho que alguém deva ter.

          O que me interessa é a parte financeira: quão má estão as coisas por esses lados? Até que época desportiva foram antecipadas as receitas da tv?

          Agradeço que me ajude a perceber isso e deixe para o lado o resto.

          • w0bbly
            Posted Abril 17, 2022 at 3:24 pm

            Está horrivel. Nao sei ao certo a percentagem mas ja esta grande parte do contrato telivisivo adiantado e fala-se em dividas superiores a 15 milhões.

            Do lado que me toca que era a formação que trabalhei até 2020/2021 tive sempre ordenados em atraso e sabia por andar lá dentro que havia ordenados em atrasos no futebol profissional (acima do tal teto limite dos 3 meses em certos momentos).

            A situação é calamitosa, fala-se que poderá nem sequer haver clube para o ano e começar de novo. Há esta história do potencial investidor mas não sei como isto vai ficar.

            • Sede de vencer
              Posted Abril 17, 2022 at 6:24 pm

              wObbly,
              É isso mesmo que me interessa. Calamitosa transparece a algo quase terminal.

              Salvo melhor opinião, a antecipação das receitas da tv é especialmente grave porque vendes um produto (futebol profissional) por x anos, antecipas a receita, mas não garantes a continuidade das condições do negócio.

              Trocando por miúdos: a descida poderá significar a compensação financeira (eventual devolução de verbas??) à entidade compradora dos direitos pela AAC-OAF.

              Se eu fosse adepto seria este detalhe a tirar-me o sono. A antecipação tem inerente a manutenção das condições que levaram à concretização do negócio.

              Li que o Marinho ganhava 1.000€. Peanuts. Corre por aí que o Hugo Almeida ganhava à volta de 1.500 (para evitar pagar “muito” de pensão de alimentos à ex mulher), mas que por fora ganhava 3 vezes mais.

              Eu prefiro ter clube do que (tentar) ganhar a qualquer custo. Na última grande crise do Vitória, defendi a venda da maior parte dos atletas vendáveis. Fui insultado. A nossa liga prova que não precisamos de orçamentos de 10M para ficarmos entre o 6 e 10.

              No vosso caso, se conseguirem não fechar as portas, digo-o sem qualquer motivo trocista, não tenham pressa em subir.

              Talvez a AAC-OAF na liga 3 seja atraente para uns quantos jovens talentosos…

          • briosa
            Posted Abril 17, 2022 at 3:11 pm

            Mas que raio de conversa, a Academica tem graves problemas financeiros assim como Vitoria! Quanto ao adiantamento das receitas, isso não é publico pelo que não te posso dizer mas se ate o Porto faz isso por desespero financeiro, achonque diz tudo.
            Finalmente, essas picardias são saudaveis no futebol. Ou sentes te ofendido por uma radio de estudantes chamar espanhois aos adeptos do vitoria? Ah e de lamentar qualquer tentativa de agressao da MN ou dos WA!

  • Romeu Paulo
    Posted Abril 16, 2022 at 5:30 pm

    Cresci a simpatizar com a Académica, apesar de não ser o meu clube, sempre foi um clube pelo qual tinha algum carinho.

    No entanto, desde que joguei contra eles a primeira vez que o sentimento não poderia ser mais negativo, demasiada arrogância, mania da superioridade e a dizer mal de tudo, desde o campo (que na altura da primeira vez até era novo), ao adversário e ao caminho para o campo.

    Nem o Sporting foi assim quando nos defrontámos e teria muito mais razões para o ser, curiosamente depois percebi o “ódio” que o pessoal da Anadia tinha à Académica.

    Não gosto da Académica, tal como não gosto dos meus rivais, não celebro as suas derrotas (prefiro celebrar as minhas vitórias), mas esta descida não surpreende, é fruto da arrogância e desprezo que sentem pelos outros.

    • w0bbly
      Posted Abril 16, 2022 at 6:02 pm

      É fruto de tudo menos disso.
      É sobretudo fruto de muita incompetência, de uma cidade parada no tempo e de um clube com demasiados anti-corpos no seu interior para se conseguir curar.
      E olha que eu andei lá dentro (fui treinador na formação do clube), sou de Coimbra, nasci, cresci, estudei, trabalho e vivo aqui e sou da Académica desde que me conheço.
      Reconheço que isso acontecia (e acontece) mas a Académica não desce hoje fruto disso, isso é completamente claro.

      • Romeu Paulo
        Posted Abril 16, 2022 at 8:38 pm

        Quando és arrogante e desprezas o que te rodeia, é meio caminho andado para não seres competente naquilo que fazes, é meio caminho andado para veres os outros a evoluir e tu ficares parado do tempo, e é também meio caminho andado para afastares os outros.

        Todos esses problemas que dizes dão força ao que eu referi, acho que faltou humildade para saber reconhecer e resolver os problemas, para serem competentes.

        • w0bbly
          Posted Abril 16, 2022 at 11:19 pm

          Concordo mais que a cidade em si é uma cidade que tem essa arrogância e prepotência de ser a cidade dos doutores e dos meninos ricos. E que isso provavelmente boicota o crescimento da cidade e que afeta o clube. Nisso estamos parcialmente de acordo…

          No clube no entanto acho que esse estigma se aplica a uma facção de sócios (que já várias vezes boicotaram a entrada de uma SAD) mas que as direcções (a passada e a vigente) sofreram mais de incompetência do que propriamente de sobranceria. Mas lá está é a minha opinião.

          • Romeu Paulo
            Posted Abril 17, 2022 at 1:25 am

            Não posso falar da cidade, até porque conheço mal Coimbra.

            As experiências que tive da arrogância que falo partiram de treinadores, diretores e pais de atletas, mas principalmente dos dois primeiros.

            Também sou treinador de formação, e praticamente as únicas pessoas humildes que apanhei na Académica foram dois treinadores estagiários que nem eram de Coimbra (se não me engano, eram de Pombal e de Alcobaça).

            • w0bbly
              Posted Abril 17, 2022 at 12:18 pm

              Isso dos papás dos jogadores da Académica é execrável. Eu era treinador lá e tive a “sorte” de ser a pandemia porque senão era demasiado mi-mi-mi-mi.

              E com esse detalhe dos estagiários já sei um de quem falas quase de certeza… E nesse tens razão. Mas acredita são excepções à regra (em termos de treinadores). No geral é malta tranquila, que adora futebol e só quer crescer e acumular mais conhecimento.

              • Romeu Paulo
                Posted Abril 18, 2022 at 11:32 am

                Se fossem só os pais dos atletas, era o menor dos problemas, é algo que acontece em todos os clubes, mas se releres o que eu escrevi, onde senti mais essa arrogância foi da parte dos treinadores e diretores.

                Como dizes, podem ser a exceção, mas já joguei várias vezes com a Académica, apanhando sempre treinadores e diretores diferentes, havendo algo que nunca muda, a arrogância, por isso tenho tido realmente azar nas pessoas que apanho da Académica, nunca apanho a malta porreira.

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 16, 2022 at 2:17 pm

    Quando se dirige um clube como quem dirige uma associação de estudantes então é isto que acontece..

    • ManuelCampos
      Posted Abril 16, 2022 at 10:00 pm

      Neste momento a DG/AAC não tem qualquer poder de decisão no OAF/AAC, o que leva a que esse comentário tenha um total de zero sentido, o normal no teu caso portanto…

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 16, 2022 at 2:16 pm

    5 de maio de 2018

    Dia em que a Briosa deu o último tiro no pé.

    Um dos últimos jogos da época, só precisavam de ganhar ao cova da piedade para voltarem à primeira liga, bilhetes de graça, estádio cheio (mais de 20 mil pessoas).

    A académica deixa-se perder por 2-1 numa exibição sem chama, sem garra e que encheu de vergonha as pessoas que foram assistir ao jogo.

    Podem-se queixar das dívidas colossais , do covid, das tempestades que destruíram a academia de treino, de terem de ir jogar para Taveiro por causa das obras no estádio…

    Esta direcção é uma piada e foi uma piada.. dizem que estão de mãos atadas por causa das dívidas e que estão numa missão de altruísmo para com o clube em sacrifício pessoal.. pois eu duvido muito..

    O plantel é fraco mas é mais do que suficiente para fazer uma época tranquila na segunda liga.

    O problema também não são os treinadores, uma vez que nos últimos anos por lá passaram bons treinadores como ricardo soares, ivo vieira, etc

    Mas um clube que dá um contrato ao david sualehe que é sobrinho do afzal (empresário de futebol muito activo na zona norte de Portugal) e que está no extremo oposto daquilo que se pede a um jogador profissional, além de que mina os balneários todos onde está.

    O clube está à deriva. Sem rumo, sem apoio.

    • w0bbly
      Posted Abril 16, 2022 at 6:56 pm

      Concordo com quase tudo menos com o inicio do texto.

      Lembro-me perfeitamente desse dia, fiz 200 e tal km para estar no estádio vi muita gente nesse estádio que se estava perfeitamente a marimbar para o destino do jogo e que provavelmente viu o primeiro jogo da Académica e já se sentia no direito de estar a insultar, maltratar e menosprezar com base num jogo. Nunca tinham posto um pé no ECC para apoiar um segundo e a primeira vez que lá foram foi logo para falar mal, clássico do tuga.

      Vem muito no sentido do que o Zé disse hoje. Malta que só lá foi porque era de borla, porque a Académica estava para subir e queriam aproveitar o bom momento.

      Infelizmente este ano na mó de baixo estiveram sempre os mesmos e os que realmente são da Académica (e são esses que eu quero ver no estádio, não os adeptos de plástico dos estarolas que querem é ganhar titulos). Quantos não vi há 10 anos atrás que festejaram aquela taça de portugal e no dia a seguir já eram do Benfica, Sporting e Porto? Esse é um dos graves problemas que não afeta só a Académica mas muitos dos outros clubes.

      Depois entra a parte que concordo contigo e adiciono aí a dívida que a Académica herdou do executivo passado. A culpa vai morrer com o Pedro Roxo mas ele herdou um clube falido envolvido em escândalos de falcatruas graças ao JES. Não esquecer essa parte também.

      De resto concordo, é um clube sem plano, sem direcção e sem ideias. Parado no tempo, assim como a cidade.

      • JR41
        Posted Abril 17, 2022 at 12:38 am

        Lá vêm os “estarolas”, é precisamente por esta palavra e por este sentimento ridículo que, como conimbricense, não consigo chorar a descida da Académica.

        Mas quem são vocês para me dizer que clube é que devo apoiar? Quem são vocês para me dizer que se sou benfiquista, não posso apoiar a Académica? Afastei-me da Académica (depois de a ter representado durante muitos anos, alguns desses anos a pagar quotas, muitos desses anos com bilhete de época, camisola, todo o tipo de merch, ir a jogos em casa, jogos fora, etc.), precisamente pela arrogância (que já aqui alguém apontou. Não concordei com esse comentário que dela fala, mas concordo que muitos dos adeptos da Académica são arrogantes, pura e simplesmente) pois acham que podem dizer às pessoas que clubes devem apoiar.

        Enquanto cresci, sempre tive dois clubes, o Benfica e a Académica, a mim nunca me fez confusão. No entanto, isto sempre fez confusão a muito coimbrinha. Por muito sitio vi, li e ouvi que a Académica não precisava de “adeptos como eu”, então fiquem lá com o vosso clube, na liga 3… para já.

        • w0bbly
          Posted Abril 17, 2022 at 3:29 pm

          Estás a confundir completamente o target do meu comentário. Tu dizes que viveste a Académica foste muitas vezes ao estádio compraste merch foste sócio. Não me identifico com a tua maneira de pensar (bi-clube) mas o teu caso não me faz confusão porque ao menos deste algo a casa.

          O que me faz confusão é malta que só mete a cabeça de fora quando ganhamos a taça ou estamos para subir e agora que a académica está na m**** estão-se a marimbar e desejam que aprodreça no distrital.

          Com esses não quero contar, e é a minha opinião e tenho direito a ela

          • JR41
            Posted Abril 17, 2022 at 5:38 pm

            Sim w0bbly, percebo o que dizes, mas decerto sabes que esse tipo de comentários de estarolas são feitos pó ar sem ver “em quem acertam”. Não têm de concordar com a minha maneira de pensar, mas têm de respeitar, o que falha e falhou sempre muito.

            Também a mim me fez confusão ir ao Jamor e ver amigos meus que nunca puseram os pés no ECC lá como se fossem adeptos desde pequeninos. Mas daí até mandar-lhes bocas ou mandá-los embora porque “não precisamos deles”? Não me faz sentido. Se estão lá, e trajados ainda por cima, é porque estão para apoiar a Académica, logo, são bem-vindos.

            Mas já agora, não te faz confusão que estudantes da UC “tenham” que ser da Académica?

            • w0bbly
              Posted Abril 17, 2022 at 11:09 pm

              Faz e fui sempre contra isso tanto em praxe como em recepções aos estudantes. Oferecerem condições para eles quererem ir ao estádio? Nada contra. Obrigarem alguém a ser de outro clube? Abomino.

              • JR41
                Posted Abril 18, 2022 at 1:00 am

                Bons tempos em que quem fosse trajado não pagava… Nunca pensei vir a ter saudades de JES xD

                • w0bbly
                  Posted Abril 18, 2022 at 9:48 am

                  Eu sei… E não era nada fã dessa politica porque é precisamente por isso que acontece aquilo que eu disse. Malta que nunca lá punha a pata e ia lá uma vez, à borla e só lá ia rachar.

                  Percebo a ideia de trazer malta ao estádio mas não é assim que cativas ninguém a gostar da Académica, pelo menos na minha opinião.

        • lipe
          Posted Abril 17, 2022 at 11:38 am

          Não sou adepto da Académica mas sinto-me perfeitamente à vontade para responder: o teu comentário é simplesmente absurdo, quase surreal diria.

          Os adeptos da Académica (e quando falo em adeptos da Académica, refiro-me a pessoas que apoiem somente a Académica) têm todo o direito de não achar piada a pessoas que tenham um dos três grandes como primeiro clube e a Académica como segundo. Ninguém obriga ninguém a ser de determinado clube, mas o facto é que é algo estranho apoiar dois clubes que, até há não muito tempo, até se defrontavam regularmente e chegaram a disputar títulos.

          Tens todo o direito de ser conimbricense e benfiquista, mas os adeptos da Académica que o são também têm o direito de não se identificarem com pessoas como tu e de as quererem longe do clube.

          • Manel Ferreira
            Posted Abril 17, 2022 at 1:24 pm

            Lipe, desculpa, mas essa atitude não faz sentido nenhum num país como Portugal. Sem os bi-clubistas a maioria dos clubes desaparece, não há nada a fazer. Não faz sentido esta atitude do “só os verdadeiros é que contam”. Não dá, somos muito poucos. Nem 3% devemos ser. Estas coisas vêm logo desde crianças, desde a hereditariedade à maior exposição, é quase inescapável. Para um clube depender apenas dos “verdadeiros” era preciso um esforço absolutamente hercúleo. Até mesmo o V. Guimarães deve ter mais bi-clubistas do que gostam de admitir (a começar pelo presidente recém-eleito).

            Portanto, os clubes não podem hostilizar dessa maneira pessoas que mostram interesse neles, mesmo sendo de outro clube ao mesmo tempo. Se as cidades já vivem de costas voltadas para os clubes, e o sentimento de pertença e amor local já é tão fraco (e a culpa não é só dos clubes como se diz convenientemente), pior ainda seria com essa atitude do “só os puros entram”.

            Agora, também digo que esta coisa do “Ai, os malvados que me chamaram de estarolas, portanto espero que apodreçam na Liga 3” também é uma mesquinhez patética. Outro gajo diz que é por terem sido arrogantes para com o Anadia? A sério? Safa, nem o Rancor do Star Wars tem estes rancores.

            Aliás, andando pelas redes sociais é só comentários de regozijo porque a Académica estava feita com o clube X e Y e por aí fora e “que apodreçam nos Distritais” e outras parvoíces do género. Depois admiram-se que exista hostilidade dos adeptos destes clubes para com os “grandes” .

            • JR41
              Posted Abril 17, 2022 at 4:43 pm

              “os verdadeiros” meu deus, que cringe.

              O dinheiro, o tempo ou o apoio d’”os verdadeiros” devem valer ou contar mais que os dos outros.

              Gostaria de saber onde falei dos “malvados que me chamaram de estarolas, espero que apodreçam na liga 3”. Disse sim, foi que não conseguia chorar esta descida porque para uma grande parte do universo da AAC é completamente merecido e têm neste momento (para minha enorme tristeza) o clube que merecem. Fossem de Coimbra ou tivessem alguma ideia da realidade de cá, e saberiam do que falo.

              “Só os puros”, ahahahahha muitos “puros” (fortíssimo no cringe) não têm os anos de representação da Académica que eu tenho, a nível desportivo e não só. Cada um tem a experiência de vida que tem, quem são vocês ou quem é seja quem for para me dizer se faz sentido apoiar clube X e clube Y ou clube Z em detrimento de clube A? Se cresci a representar a Académica, foi o primeiro estádio onde fui e o estádio a que fui mais vezes, por laaaaaaaaaaaaaarga distância, mas se por influências familiares sou do Benfica, porque raio é que não faz sentido gostar dos dois clubes? Porque jogavam duas vezes ao ano? Credo…

              Depois temos aí esse sr. à comentar à toa com uma pseudosuperioridade intelectual que já é costume espalhar por este blog (estou a falar do lipe para que não hajam duvidas) que nem sequer faz a mínima ideia do que fala.

              Aos estudantes da U. Coimbra é lhes “exigido” (calma, tem aspas, para o caso de não repararem) que sejam da Académica, sejam de que cidade for. Mas aqui já não há problema em apoiar dois clubes?

              O problema do tuga é que vê futebol como se fosse uma guerra, em que tens que escolher um lado. Isto não é Rússia e Ucrânia, é futebol, é desporto. Tenham juízo. É por isso que temos este futebolzinho que se vê. E é por isso que já me dá bem mais gozo ver NBA ou ciclismo…

              • lipe
                Posted Abril 17, 2022 at 6:00 pm

                JR41, até podia tecer comentários em relação à qualidade dos que tu costumas “espalhar” aqui pelo blog, mas infelizmente a primeira vez que vi comentários teus foi para “festejar” a dsscida de um dos “teus” clubes à Liga 3.

                Tu até podias ser fundador da Académica, se és adepto do Benfica ao mesmo tempo penso que é legítimo dizer que não és um verdadeiro adepto do clube.

                • JR41
                  Posted Abril 17, 2022 at 7:51 pm

                  E onde é que “festejei” a descida da Académica? Por dizer que não consigo chorar? “Não consigo chorar” = “estou em festa”? Ou dizer “Não consigo chorar” não pode implicar que esteja triste à mesma?

                • JR41
                  Posted Abril 17, 2022 at 7:47 pm

                  Prefiro não comentar muito do que vir aqui fazer as figuras que fazes a falar do que não sabes…

                  Exactamente, “pensas”. É a TUA OPINIÃO baseada na TUA experiência de vida e baseada na maneira como TU vês o futebol e o desporto em geral. Há quem não seja doente, sabes?

                  Logo, tecer considerações, dizer que é absurdo e surreal e que não sou verdadeiro X ou Y quando não fazes a mais pequena ideia do que falas, não conheces as pessoas, não conheces o clube, não conheces a cidade, não conheces nada.. pá, temos pena, mas vai pregar para outra freguesia sff, uma que conheças de preferência

                  w0bbly, da minha geração não é assim tão raro, acho eu, ainda conheço uns quantos. Eu respeito opiniões contrárias, só fico aziado quando classificam comentários meus como absurdos e surreais só porque vêem as coisas de maneira diferente.

              • w0bbly
                Posted Abril 17, 2022 at 5:41 pm

                Eu concordo com o que dizes em muito dos teus comentários mas acho que tás a misturar duas coisas.

                O teu caso é muito especifico… Acho que a malta que ta aqui a falar (tanto eu como o Manel como o Lipe como outros de clubes que não os 3 grandes) estamos a falar de casos mais gerais. Achas mesmo que há muitas pessoas na tua situação? A grande maioria não é como tu. Acho que é só isso que não estás a entender.

                De resto consigo compreender o teu lado, não concordo com a tua perspectiva de seres da Académica e do Benfica mas não tenho nada a ver com isso e é a tua maneira de ver o futebol, só tenho de respeitar. Acho que também tens de respeitar quem pensa ao contrário de ti. Não me acho melhor que ninguém, nem mais adepto que tu por exemplo. A ideia nem é por aí

              • Manel Ferreira
                Posted Abril 17, 2022 at 5:16 pm

                Acho que nem leste o que escrevi, ou então já ias com ela fisgada. Eu pus “puros e verdadeiros” entre aspas, precisamente porque não ajuda ninguém estar a desprezar bi-clubistas em detrimento dos que não têm qualquer simpatia pelos grandes, porque esse são muito poucos e não são suficientes para meter o clube lá em cima.
                Ou seja, eu até estou do teu lado nesta questão. Não acho que tu, ou outros bi-clubistas, devam ser criticados, se genuinamente gostarem do clube e quiserem ajudar o clube. Há lugar para todos.

                Posto isto, é claro que uma pessoa que seja exclusivamente adepta de um clube pequeno, sem qualquer ligações a um grande, tem um sentimento maior para com o clube porque nunca vai ter o coração dividido, por assim dizer. Imagina um Benfica-Académica na última jornada em que o Benfica precisa de ganhar para ser campeão e a Académica precisa de ganhar para não descer? Como é que era nesse caso para ti? Uma pessoa que não seja bi-clubista não vai ter estes dilemas, portanto é óbvio que não é “a mesma coisa”.

                E já agora, eu estudei em Coimbra e fui ver vários jogos da Académica, torcendo por eles (belas viagens de autocarro até Taveiro, grandes festas sempre!). Agora, claro que nunca me considerei um adepto da Académica ao nível de alguns que eu conhecia (infelizmente, poucos) e que só viviam mesmo para o negro da AAC. Num Boavista-Académica iria sempre torcer pelo xadrez, a menos que o resultado nos fosse irrelevante.

                E desculpa lá, mas se gostasses assim tanto do clube como dizes gostar, não ligavas minimamente a essas bocas, nem achavas que a descida era merecida, nem “bem feita” só porque disseram isto e aquilo. Safa, mas és assim tão fragilzinho ao ponto de achar merecido aquilo que pode ser quase o desaparecimento de um clube… só porque mandaram umas boquinhas?

                Também vemos muita conversa dessa de “anti-estarolas” por parte dos adeptos do Braga e V Guimarães e estes clubes não estão nessa situação. Portanto, a queda da Académica não pode ser só por causa disso.

                • lipe
                  Posted Abril 17, 2022 at 5:57 pm

                  Manel, ia responder mas disseste tudo.

                • JR41
                  Posted Abril 17, 2022 at 5:41 pm

                  Sim, é isso, sou “fragilzinho” e foi “umas boquinhas”, mas o que é que tu sabes? Haja pachorra.

                  Não tenho muito tempo nem paciência para exercícios de imaginação inúteis, nem percebo o que é que esse exercício era suposto provar.

            • w0bbly
              Posted Abril 17, 2022 at 3:34 pm

              Eu não me identifico com o bi-clubistas de forma alguma. Mas se derem algo ao clube por mim tá tudo bem. Agora ir ver um jogo por ano e sentirem-se no direito de fazer juízos de valor e desprezar quando não sofrem o que os verdadeiros sofrem… isso não.

              Eu não quero só os puros não sou lirista nem crente e quanto mais pessoas estiverem connosco melhor obviamente. Mas que essas pessoas se sintam empoderadas de dizer e fazer o que querem….. Não como isso, lamento.

          • JR41
            Posted Abril 17, 2022 at 1:08 pm

            Absurdo e surreal? Deve estar aqui um adepto da académica disfarçado, so pode. Se calhar não deverias estar tão a vontade para dizer asneira.

            Então, cresci benfiquista em Coimbra, mas representei a académica durante anos, dei horas, dias, semanas da minha vida à académica. Comecei a ir ao futebol no calhabe, não é normal que haja aqui afecto também?

            Não quererem adeptos como tu? Mas não pago bilhete como os outros? Até mais bilhetes que muitos se for preciso? Essa decisão de querer ou não querer que eu seja adepto não existe nem é para ninguém tomar para mim, lamento

            Qual é o problema de se defrontarem e disputarem títulos? O problema disso devia ser meu certo?

            Os adeptos da académica, ao contrário do que muito erradamente dizes, NAO são os que ApOiAm SoMeNtE a AcAdEmIcA, lamento

        • Njord666
          Posted Abril 17, 2022 at 11:23 am

          Julgo que praticamente em todo o país os adeptos apoiam o clube local e um dos grandes, é estranho que em Coimbra seja mal visto fazer-se isso.

          • lipe
            Posted Abril 17, 2022 at 12:22 pm

            Uma coisa é apoiar o nosso clube da terrinha que milita na distrital e um depois um dos 3 grandes, ou até um Braga/Guimarães/AAC, etc. Outra coisa é apoiar um dos 3 grandes e um clube de primeira/segunda divisão, especialmente um clube “grande” como a Académica. Tem pouco sentido e ainda bem que é mal visto, não só em Coimbra mas também em Braga, Guimarães, e um pouco por todo o país essa realidade começa a mudar.

  • Aurinegro
    Posted Abril 16, 2022 at 2:13 pm

    Fico muito triste pelo clube e instituição. O culminar de vários problemas ! Desde logo as sucessivas más direções que tem tido, em segundo o claro afastamento da cidade e terceiro maus plantéis.

    A Mancha Negra sempre apoiou este clube, mas também eles devem olhar para dentro e refletir. O romantismo no futebol é cada vez mais difícil e a AAC já não pode ser só dos estudantes, tem de haver investimento. Caso contrário é o destino de muitos outros históricos que se quiseram manter românticos em relação ao futebol e não se adaptaram ao futebol moderno.

    Esperemos que seja um passo na direção da reestruturação, da criação de um real projeto desportivo, na direção da primeira liga de novo.

    Com muita pena minha os três clubes principais das capitais de distrito da zona centro, andam todos lá para baixo. Académica, Leiria e Beira-mar ainda não há muito tempo andavam na I Liga.

    • briosa
      Posted Abril 16, 2022 at 6:31 pm

      A zona centro fica complementamente despida de clubes historicos ou mesmo de clubes nas deivisoes secundarias. Os unicos casos de exceção sao o Tondela, investidor espanhol, e o Viseu…
      Naval, Uniao, Beira Mar e Academica. Todos cairam e tentar voltar.

  • Richrad
    Posted Abril 16, 2022 at 2:06 pm

    Na minha humilde opinião, pior que o insucesso desportivo é a perda abrupta de uma identidade.
    Sem rodeios, a Académica de Coimbra deixou de existir à muito tempo. O seu ADN encontra-se perdido mas não destruído.

    É necessário uma mudança do paradigma, a começar por quem está à frente da instituição.
    Caso não aconteça nos futuros meses, não tenho problemas em supor que daqui a 1 ano muito provavelmente estaremos a ver a Briosa a cair para o Campeonato Portugal.

    “Cada vez há mais gente a querer só ganhar e não gosta dos clubes, aproveita-se. Temos de gostar de futebol primeiro e depois seguir em frente. Não desresponsabilizar os jogadores. Oxalá a Académica cresça. Não tenho de pedir desculpas, porque quem dá tudo não tem de pedir de desculpas.” Declarações verdadeiras de Castro e que levam a frisar a falta de competência numa região que teria por obrigação de formar e reter os melhores profissionais administrativos.

    Oxalá que a União de Leiria consiga ainda subir à Liga Portugal, a zona centro fica mais despedida sem mais um histórico.

Deixa um comentário