Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Académica vence em Braga; Minhotos (depois do “folclore” Salvador) agravam a crise (conjunto de Jesualdo tem mais golos sofridos que marcados); Briosa (com um super-Ricardo na baliza) consegue 2ª vitória na Liga

Sp. Braga 0-1 Académica (Fernando Alexandre 4′)
A Académica, no jogo de abertura da 8ª jornada, foi a Braga vencer por 1-0, algo que já não conseguia desde 1967. Resultado que agrava ainda mais a crise dos gverreiros (3ª derrota consecutiva).

Quanto à partida, os Estudantes marcaram logo a abrir na sequência de um pontapé de canto e trataram de defender o 1-0 (na 1ª parte até algo mal tal foram os desequilíbrios defensivos que proporcionaram). Por sua vez, o Braga dominou, tentou, mas apresentou pouco critério e qualidade, e ainda esbarrou com um super-Ricardo (o guardião da Briosa fez duas/três defesas de elevado grau de dificuldade). A nível individual, além de Ricardo, destaque para a qualidade técnica que Cleyton exibiu, para a presença de João Real (na 2ª parte o central esteve intransponível) e para a confirmação que Éder é de maneira destacada a única unidade acima da média dos minhotos (mesmo a 65% vale mais que os seus companheiros a 100%).

Algumas notas:
– António Salvador, na última semana, como é seu apanágio quando há períodos eleitorais, fez o jogo habitual (já não é sequer uma novidade, como tal não se percebe a reacção da imprensa).
– Jesualdo perdeu toda a margem de manobra, se é que ainda tem alguma. Falhou o apuramento para a LE e o campeonato tem sido um somar de desilusões: maus resultados, más exibições (a equipa tem mais golos sofridos que marcados), e continua sem ter uma equipa base.
– Numa jornada com um clássico o Braga perdeu uma excelente oportunidade de se aproximar da frente, aliás com esta derrota parece ficar definitivamente afastado do objectivo do top3 (lugares de acesso à LC) e até pode acabar a ronda fora dos lugares europeus (se continuar nesta onda de maus resultados pode também complicar essa meta, até porque a luta promete ser disputada).
– Quanto à Académica, é um triunfo, apenas o 2º no campeonato, que tira alguma pressão a Sérgio Conceição (os resultados e exibições também estavam a ser pobres) e que permite sair da zona de descida.

52 Comentários

  • Paulo G.
    Posted Outubro 27, 2013 at 5:02 pm

    E com esta vitória a Académica conseguiu a vitória 500 na primeira liga!

  • Anónimo
    Posted Outubro 26, 2013 at 7:53 am

    Se bem me lembro, o ano passado, um dos clubes com mais história do mundo foi despromovido de "grande" por alguns maus resultados na liga, será que este ano acontece o mesmo ao "grande" clube de braga, cheio de titulos em toda a sua história?

    SL

    J.Fernandes

  • joao
    Posted Outubro 26, 2013 at 3:13 am

    E quando é que o Ricardo vai à selecção?

  • Nuno
    Posted Outubro 26, 2013 at 2:04 am

    Já antes tinha referido (com o jogo contra o Pandurii na 2ª mão do play-off da Liga Europa) que o Braga não joga nada. E também disse que não me estranhava minimamente porque era o mesmo que o Sporting jogava com ele o ano passado.

    Sempre disse que o Sporting só fazia bem em não continuar com o Jesualdo porque a aposta nos jovens não foi calculada mas sim uma mera necessidade e que nunca achei que ele fosse um verdadeiro potenciador de jovens promessas, e porque as equipas de Jesualdo não jogam nada (nem no Porto campeão com aquela equipa jogava alguma coisa de jeito…).

    E é o que se tem visto com o Braga este ano… vitórias sofridas, derrotas inexplicáveis em casa como a de hoje, imensos lesionados, não há 11 de base nem fiu de jogo…básicamente o Sporting do ano passado.

    Continuo sem perceber porque é que queriam tanto que o Jesualdo ficasse no Sporting com tanto bom treinador neste campeonato/português (Marco Silva, Rui Vitória, Pedro Martins e na altura o Leonardo Jardim) disponivel ou relativamente acessivel.

    Os resultados estão à vista. Bom treinador e uma equipa que muita gente dizia que era pior que a do Braga e jogamos bom futebol e com bons resultados. Jesualdo com a tal equipa muito superior faz jogos miseráveis…

    P.S. Estes bluffs de presidentes não são novidade. O Luis Felipe Vieira no inicio também fez umas quantas vezes (não muitas). Servem para testar a sua força nos clubes, reunir apoios e fazer crer a ideia que ou ele ou o caos porque depois dizem que não podiam deixar cair o clube na mão de qualquer um bla bla bla. Pelo resultado de hoje acho que o clube não ganhou muito com isso…

  • Zapata
    Posted Outubro 25, 2013 at 11:32 pm

    Mas o Braga estava à espera de ter sucesso… com o Jesualdo?
    E o Rafa a médio-centro-ofensivo? Não?

  • CSousa
    Posted Outubro 25, 2013 at 11:16 pm

    É impressão minha ou o Jesualdo vai mais depressa embora do que o costinha…

  • Santos
    Posted Outubro 25, 2013 at 10:55 pm

    Disse o mesmo num outro jogo do Braga, Jesualdo no Braga é o mesmo que o Costinha no Paços.

    Jesualdo ganhou no Porto como todos ganham, foi para o Panathinaikos (não estive atento ao seu desempenho), foi para o Sporting e consegui tira-lo da Europa, apesar de todo o mau momento o futebol foi zero tirando o ultimo jogo, agora no Braga é o que se vê.
    Catedrático é só o Jesus, este nem Professor é…

    O Braga verdade seja dita não está tão forte como os anos anteriores mas mesmo assim, perder com a Académica? EM CASA ? ui…

  • Fábio Teixeira
    Posted Outubro 25, 2013 at 10:22 pm

    O mesmo que disse para o Paços digo agora para o Braga. Um dos problemas mais graves neste momento da equipa é não ter um onze definido. JF apresenta todas as semanas um onze inicial diferente do da semana passada e isso normalmente é um apanágio negativo para a equipa. As ligações, coesões e qualidade da equipa ficam desconhecidas e isso leva a uma fraca ligação entre setores, que é o que tem acontecido a este Braga.

    Sendo assim, deixo aqui o meu palpite para o 11 base:

    GR: Eduardo. É o melhor gk do Braga e não é pela baliza que passam os maiores problemas do clube.

    DD: Wanderson Baiano. É muitíssimo superior a Dabó e tem de voltar à sua posição – isto é, a lateral direita.

    DC: Aderlan Santos. Nada a dizer, é o patrão da defesa atualmente.

    DC: Paulo Vinícius. O problema do brasileiro é estar constantemente lesionado, senão formaria uma excelente dupla com o seu compatriota.

    DE: Luís Silva. Gostei muito de vê-lo contra o Estoril nesta posição. É certo que foi em "remendo-mode", mas ninguém duvida que seja mais capacitado do que Joãozinho.

    MD: Mauro. Coincidência ou não, mas desde que Custódio começou a entrar na equipa que ela tem somado resultados negativos e desaires. Com isto dizer que Mauro é neste momento uma opção mais viável do que o português e sendo assim, é ele que tem de jogar.

    MC: Luiz Carlos. Complementa-se muito bem com Mauro e asseguravam a coesão do meio campo de forma bem visível. Já em Paços era assim, e em Braga também tem de sê-lo. O brasileiro todo-o-terreno tem de ter alguém ao lado para trocar a bola e equilibrar o meio campo (e Custódio não é um médio de complementos e posse).

    MO: Rafa. Já é preciso alguma criatividade nesta zona e Micael não é jogador para a oferecer. Até Alan quando joga tem dado mais do seu génio do que o madeirense.

    ED: Salvador Agra. Neste momento o Braga precisa de velocidade e verticalidade. Se o meio campo não consegue ganhar jogos, vão ter de ser os extremos a assumir esse papel. Isto porque na área há Éder sedento de golos.

    EE: Felipe Pardo. Já assumiu o lugar na equipa, mas ainda não me convenceu minimamente. Sei que pode dar muito mais, mas também tem sido um dos mais prejudicados com o pouco caudal ofensivo praticado pela equipa.

    PL: Éder. O elemento mais deste conjunto. Com o luso-guineense a 100%, a equipa do AXA pode ver as suas aspirações realmente serem levadas a sério. Mas para isso é preciso que a equipa funcione como… equipa.

    • Fábio Teixeira
      Posted Outubro 26, 2013 at 9:12 am

      Eu sei que é a idade o problema dele. O que quis referir com ele ser de luas é a irregularidade que neste momento demonstra, coisa que não era habitual nele.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 25, 2013 at 11:56 pm

      Fábio,

      Não são luas do Alan, é a idade, não há milagres quando se tem 34 anos, simples

    • Fábio Teixeira
      Posted Outubro 25, 2013 at 11:17 pm

      Sem dúvida Euclides. É ponto bem assente que a consistência é meio caminho andado para o triunfo. Que o diga o Sporting este ano.

      Muito obrigado pela referência João Pimenta.

    • Fábio Teixeira
      Posted Outubro 25, 2013 at 11:14 pm

      Alan agora é de luas. Faz um bom jogo como fez contra o Estoril e depois passa dois ou três ao lado do jogo. Eu acho que a equipa precisa de sangue novo, de juventude, coisas que no ano passado contribuíram para o melhoramento da equipa (Aderlan Santos e Mauro são exemplos disso).

      Quanto ao Luís Silva a lateral esquerdo, acho que era uma ideia com pernas para andar. Mas isto sou só eu a dizer.

    • Euclides!
      Posted Outubro 25, 2013 at 11:11 pm

      Concordo e acrescento que é também um problema de mais equipas, como o Benfica que esta sempre a mudar os médios ofensivos e o segundo avançado… é um problema do meio campo do Porto porque o Paulo Fonseca não sabe se ha-de jogar com um "6" e dois "8s" ou com dois "6" e um "10"… poucas são as equipas desta liga que estão consolidadas nível de escolhas, com a excepção do Estoril, Sporting e Marítimo? diria que os treinadores a 8ª jornada ainda andam para aí com muitos experimentalismos…

    • Anónimo
      Posted Outubro 25, 2013 at 11:00 pm

      Excelente comentário, concordo com o seu 11 base secalhar apenas trocaria salvador agra por Alan de resto, Ruben Micael é mt fraco, no banco é que ele estava bem, o lateral esquerdo que voce se refere nunca o vi a jogar portanto teria de colocar joãozinho..

      João Pimenta

  • Rabensandratana
    Posted Outubro 25, 2013 at 10:17 pm

    Resultado que não estava à espera, o SCBRAGA para mim tem um dos planteis mais fortes da liga, mas infelizmente Jesualdo Ferreira não consegue formar uma equipa compacta e forte.
    AAC fez uma jogo inteligente, saiu muito em contra ataque e marcou cedo o que ajudou a fortalecer a estratégia do Sérgio Conceição que costuma fazer bons resultados no Axa em Braga.
    Este SCBRAGA tem um defesa muito limitada e esse tem sido o handicap da equipa.
    Espero que o VSC aproveite o deslize dos braguistas e ganhe em Paços para o Costinha ser despedido definitivamente.

  • Antonio F
    Posted Outubro 25, 2013 at 10:06 pm

    o que aconteceu com o antónio salvador? ele demitiu-se ou assim? eu realmente vi algumas coisas nos jornais mas nada de concreto, pff alguém explique

  • Bruno
    Posted Outubro 25, 2013 at 9:59 pm

    Estou "surpreendido" com este resultado, afinal esta mesma Académica "apanhou" 4 em Coimbra e todos disseram que isso tinha acontecido por serem fracos. Esperava uma vitória clara do Braga em sua casa.

    Algumas notas:
    – António Salvado (pessoa que já elogiei diversas vezes), caiu no ridículo com este bluff de bate-chapas.
    – O prof. Jesualdo é um produto saído da imprensa consumida por quem quer.
    – É cedo para afastar o Braga pelo top3.
    – A Académica consegue um triunfo importante, que pelos vistos já não conseguia à muitos anos.
    – Cada um tem o que pede e merece, pediram JF, aqui o têm, aposto que o Peseiro está em casa a robular no chão.

    SL!

  • Meireles
    Posted Outubro 25, 2013 at 9:45 pm

    o Salvador bem tinha razão em não querer se recandidatar

  • Joao Rodrigues
    Posted Outubro 25, 2013 at 9:42 pm

    Mas o Braga era candidato a champions? Piorou a qualidade de equipa de uma época para outra, portanto o que está a acontecer e absolutamente normal, e o estoril só não dispara na luta pelos 4 lugar porque está na liga europa

  • fabio jesus
    Posted Outubro 25, 2013 at 9:28 pm

    Excelente noticia para o meu Sporting.

  • Diogo Duarte
    Posted Outubro 25, 2013 at 9:25 pm

    Braga a fazer os seus adeptos pagarem pelo que têm vindo a falar mais nos últimos anos, querem ser grandes á força, mas é preciso mais do q 2/3 2os lugares na liga para se ser grande, e ainda queriam ser maiores do q o clássico SCP. Têm um longo caminho pela frente e este ano lutam pela liga europa q já n é mau, e cuidado com Estoril, Guimarães e Rio Ave!
    SL

  • RiefSilva
    Posted Outubro 25, 2013 at 9:22 pm

    Já há algum tempo que não via um jogo do Braga, e mesmo hoje só vi a 2ª parte. Pela 2ª parte, não concordo que o GR da Académica fez uma super exibição, pois o Braga não criou muitas oportunidades (há excepção de 5/10 minutos no inicio da 2ª parte) e nunca exerceu uma pressão sufocante.

    Não intendo a ideia de por o Alan a médio e Rafa na linha. Da forma como a académica estava a jogar, Alan na direita Rafa no meio e Pardo (pelo menos na 2ª parte não fez nada de jeito) na esquerda, seria muito mais fácil criar perigo na Baliza de Ricardo.
    Nota-se que os jogadores do Braga estão num mau momento, e desejo que dêem a volta a esta situação rapidamente, pois um Braga forte dá mais emoção ao campeonato.

  • André Raio
    Posted Outubro 25, 2013 at 9:21 pm

    Esta táctica apresentada pelo Braga está ultrapassada e serve sobretudo para equipas da Liga Cabovisão. A Académica com este golo conseguiu marcar 4 golos em 8 jogos (igualou o Olhanense). A mixórdia disto são jogos "à portuguesa": chutão p'ra frente, jogo constantemente a parar, 50 repetições de lances nas áreas, público assobia mais do que incentiva a equipa, 20 remates e 50 passes disparatados… Mas há o grande "clássico" (disso é que o povo gosta), já ninguém pensa nisto e o resto da Liga continua a ser miragem. O futebol português agradece!

  • Jesus
    Posted Outubro 25, 2013 at 9:20 pm

    Já agora onde andam aqueles artistas que diziam que o Braga tinha um plantel muito superior ao Sporting?Gostava de saber.

  • AF
    Posted Outubro 25, 2013 at 9:19 pm

    Considerando que o objectivo primário do Sporting é o 3º lugar, para se reaproximar dos rivais, para ganhar mais poderio financeiro e algum desafogo… este resultado do Braga é optimo.
    Independemente do que acontecer no Dragão conseguimos manter 5 pontos de vantagem para o Braga, e tanto Benfica como Nacional (que vêm atrás neste momento) também se defrontam, pode ser uma jornada relativamente boa.

    SL

  • Jesus
    Posted Outubro 25, 2013 at 9:15 pm

    Apostei no Braga e no Paços de Ferreira como as desilusões do campeonato e até agora não me estou a enganar.

    • Anónimo
      Posted Outubro 25, 2013 at 10:56 pm

      O Paços de Ferreira já era de esperar que este ano fosse lutar para não descer, agora o Braga estou surpreendido pela queda de rendimento de um ano po outro(perdeu 2 grandes jogadores mas também ganhou outros)

      João Pimenta

  • Mah Med
    Posted Outubro 25, 2013 at 9:12 pm

    parece que vamos ouvir aquela musica arrepiante da champions em Alvalade! Braga ainda tem que jogar com porto e Benfica e apenas tem 12 pontos coisas vão difíceis em Braga…se alguém viu o jogo podiam era dizer se jogar alguma coisa!

    • Anónimo
      Posted Outubro 26, 2013 at 7:57 am

      Eu espero que o Braga não recupere, para ver se se mantêm naquele pedestal de "grande" e que o SCP não passa de um clube banal. Quanto a ouvir a música da champions em Alvalade, vamos com calma ainda nada acabou, e estamos a entrar pelo caminho que o Benfica fez o ano passado e depois dá asneira. Jogar jogo a jogo e no fim logo se vê. Como diria o sábio João M. Pinto " prognósticos só no fim do jogo".

      J.Fernandes

    • Ace-XXI
      Posted Outubro 25, 2013 at 10:13 pm

      Mesmo que o SCP garanta o 3 lugar estamos longe de garantir a entrada na champions…

      Mas também me parece que a menos que o SCP tenha uma queda de qualidade muito acentuada os 3 primeiros lugares não devem fugir aos 3 grandes.

      Apesar de me irritar a postura dos adeptos do Braga nos últimos 3 anos espero que o Braga recupere a competitividade rapidamente porque Portugal preciso do Braga forte tanto no campeonato como na Europa.

    • Bruno
      Posted Outubro 25, 2013 at 10:08 pm

      Mah Med, isso são consequências de quem é campeão. Lá terá que ser então :)

      SL!

    • João Cera
      Posted Outubro 25, 2013 at 9:40 pm

      Não deitemos foguetes antes da festa.

      SL

  • Pereira
    Posted Outubro 25, 2013 at 9:12 pm

    Grandes

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 25, 2013 at 9:12 pm

    Boa notícia para o Sporting na luta por um lugar na Champions, mesmo com uma derrota no Dragão mantém a distância de 5 pontos para o Braga!

    O Jesualdo está a fazer o mesmo que fez no Sporting, ganhar uns jogos à rasca, outros não ganha… não se compreende a insistência de colocar o Rafa à linha, está a tornar-se uma obcessão quase tão má como a que tem com o Joãozinho.

    Continuo a insistir que Jesualdo é um bom professor (ensinar e fazer evoluir jogadores), mas nunca foi um excelente treinador, isto na minha opinião.

    • RiefSilva
      Posted Outubro 25, 2013 at 11:12 pm

      O LJardim já desde há muito tempo que bem mostrando ser bom treinador, e não só agora no Sporting (fez um bom trabalho no Beira-Mar, no Braga e no Olimpyacos), embora tenha saído sempre precocemente dos seus clubes (pelo menos desde que chegou à 1ª liga).

    • Bruno
      Posted Outubro 25, 2013 at 11:09 pm

      Eu não disse que não era.. disse isso sim, por outras palavras, que temos de ganhar mais jogos que eles e que os outros todos, que vai dar ao mesmo. Quis apenas frisar que nos devemos concentrar mais em nós e menos nos outros. Quanto ao jogos, honestamente, não conto perder assim tantos.

      SL!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 25, 2013 at 11:07 pm

      Jesualdo teve "sucesso" no Porto e nada mais. Potenciou jogadores como Falcao, e muitos outros ao longo da carreira, e daí eu dizer que é um bom "professor", mas em termos técnico-tácticos do jogo, nunca fui fã.

      No Sporting, foi o menos mau, mas se tivesse sido bom, o Sporting tinha ido à Europa, pois tinha jogadores para isso e Jesualdo teve mais de meio campeonato no comando da equipa.

      Além disso, os casos Bruma e Ilori também têm muita responsabilidade de Jesualdo, visto que um "manager", tem, ou devia ter, a responsabilidade de não apostar em jogadores em fim de contrato..

    • Euclides!
      Posted Outubro 25, 2013 at 10:37 pm

      Jesualdo, um completo hype, tinha fama de teórico do futebol, um catedrático dos escalões de formação, mas que na verdade como treinador nunca mostrou nada, teve sorte ao pegar no Braga numa altura em que entrou o Salvador e investiu bastante no reforço da equipa, depois a equipa teve bons resultados para a dimensão do Braga, foi para o Boavista fazer a pré-época depois acabou no Porto, onde aproveitou o facto de ter o melhor plantel do campeonato, e ganhar num clube onde ganham todos, menos aqueles que forem mesmo incompetentes… depois sai para o estrangeiro é corrido da Espanha e da Grécia, e é contratado para ser o "treinador dos treinadores" do Sporting, no qual lhe é atribuído um papel de novo "Messias" na estrutura, a "pessoa que ia re-organizar tudo" depois do caos de Duque e Freitas… esteve 17 jogos no Sporting, teve 5 meses para começar a ganhar e conseguir pelo menos um 4º ou 5º lugar, acaba em 7º com os mesmos pontos do 8º e a um ou dois do 10º, 36 golos marcados e 36 golos sofridos, e a parte irónica disto é: havia no Sporting quem quisesse que a direcção tivesse renovado com Jesualdo…

      este homem que foi buscar o Joãozinho ao Beira-Mar e que depois o levou para o Braga… um completo hype de futebol aos soluços, muita conversa, muita parra, pouca uva, salvava-se o talento nato de alguns jovens jogadores… porque nem motivar os mais bem pagos do plantel foi capaz

      Jardim está a mostrar este ano o que é um Treinador, e o Sporting desde que saiu de lá o Paulo Bento ainda não tinha tido a sorte de ter apanhado um TREINADOR…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 25, 2013 at 10:25 pm

      Teoria? Factos… o Braga é candidato a um lugar na Champions, perdeu, se nós perdermos mantemos a distância para eles, se ganharmos, aumentamos a distância.

      Essa do ganhar os nossos jogos é verdade, mas como também sabemos que não vamos ganhar os jogos todos (longe disso), é sempre bom que os outros percam também pontos

    • Bruno
      Posted Outubro 25, 2013 at 10:07 pm

      O VM na altura até fez um post em relação ao Mossoró a dizer que era o único acima da média.
      Claro que Viana era uma peça chave.

      LuisRafaelSCP, essa teoria a envolver o nosso Sporting é um bocado para o medíocre.
      Nós temos os nossos jogos, que são para ganhar, todos, de preferência, o resto é conversa.

    • RiefSilva
      Posted Outubro 25, 2013 at 9:56 pm

      Concordo plenamente, Hugo Viana era o 1º grande criador de jogo do Braga, desequilibrava com passes teleguiados. Luiz Carlos que ocupa agora essa posição é um jogador de transporte, e apesar de dar mais força ao meio-campo não tem a mesma capacidade de criar jogo.
      Mossoró era do plantel do braga, o jogador com mais magia no seu futebol. Neste momento o único que se aproxima disso é o Rafa, mas para isso tem de jogar no meio e não numa ala.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 25, 2013 at 9:25 pm

      Esqueci-me de referir que também era óbvio que o Braga ia sentir a falta de Hugo Viana e Mossoró, os dois motores do meio campo

  • Marco
    Posted Outubro 25, 2013 at 9:10 pm

    O Salvador já mudou de ideias ou mantém-se firme na decisão???

Deixa um comentário