Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Acuña está disponível»

Para ser titular a lateral ou extremo? Os leões estão com um calendário muito exigente (desde 29 de Janeiro que tem jogado sempre de 3 em 3 dias, e vão continuar assim até 3 de Março), o que se está a notar na qualidade de jogo, mas fica a dúvida se este afastamento do argentino esteve relacionado com uma questão física ou se foi uma precaução devido à possível saída para o Zenit.

Marcel Keizer revelou que Marcos Acuña é opção para o dérbi frente ao Benfica, relativo às meias-finais da Taça de Portugal. «Acuña esteve no treino hoje e está disponível para o jogo de amanhã», disse o técnico leonino. Recorde-se que o argentino não joga desde que saiu ao intervalo na final da Taça da Liga.

64 Comentários

  • Al-Gharb
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:12 pm

    Tem de ser titular. O Jefferson é uma nódoa!

  • Kacal
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:19 pm

    Estando disponível deverá jogar a lateral esquerdo. O Cristián Borja chegou há pouco e ainda treinou pouco, precisa de tempo para se adaptar e entrosar calmamente, deve tê-lo para não apressar a sua integração. Se não houvesse outra hipótese e as soluções fossem fracas, entrava logo, mas assim deve ter o seu tempo. Poderá ir ao banco, mas o Acuña deverá ser o titular numa primeira fase. Pelo menos o Sporting já deverá ter 2 bons DE.

    Por outro lado, tendo o Bas Dost a jogar numa “ilha” e continuando assim o argentino na ala até poderia ser útil para os seus cruzamentos para a cabeça do holandês. Em termos de objectividade e capacidade de cruzamento acho que acrescenta mais que os outros extremos. Inclusive dimensão física. Poderá ser útil na ala, mas acredito que jogue na lateral por enquanto.

    Nos últimos anos temos visto que quem joga em 4-4-2 com 2 avançados com golo tem tido sucesso e conquistado o título, faz a diferença. O problema do Sporting também tem sido a falta de um apoio para Bas Dost. O Bruno Fernandes é muito bom, mas não é avançado e prefiro vê-lo a pegar na bola mais atrás e construir, olhar para o jogo de forma mais alargada. E um avançado que fosse móvel, mas soubesse pisar aqueles terrenos melhor e apoiasse o Dost tendo golo também, faz falta a este Sporting. Talvez pudesse testar uma dupla Diaby – Dost com Bruno Fernandes a #8 em certos jogos.

  • JoaoMiguel96
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:19 pm

    Se está disponível, então que jogue. Que se deixe de usar o Jefferson, para sempre.

    Illori também deve jogar, dado que o André Pinto é um cepo horrível. Ao menos confere mais velocidade e qualidade com bola.

    No meio campo, Doumbia tem que assumir. Nenhum dos Sérvios serve e tem que haver alguma mudança.

    Na frente, apostava em Diaby. É forte na pressão e pode muito bem ajudar a equipa a subir linhas de pressão, tal como pode ser útil numa perspectiva mais defensiva e de contra ataque.

    Há que dar um abanão na equipa.

  • josediogo
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:22 pm

    Boa notícia. Amanhã Acuna deverá ser titular e espero que outros jogadores o acompanhem.
    É preciso uma “limpeza” no 11 para muitos jogadores descansarem fisicamente, psicologicamente serem protegidos e outros “abrirem a pestana”.
    Assim, onze para amanhã:
    Salin
    Thierry Correia, Coates, Ilori (se Mathieu não tiver apto), Acuna
    Doumbia
    Miguel Luis e B. Fernandes
    Diaby, Raphinha
    Phillipe Luiz

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:27 pm

    Na minha opinião, este jogo era perfeito para arriscar mudanças no XI inicial, mesmo sendo contra o nosso arquirrival Benfica. E até podemos surpreender, já que o Futebol é momento.

    Roumain Salin
    Cristián Borja
    Jérémy Mathieu (se estiver recuperado. Caso não esteja avança Seba Coates)
    Tiago Ilori
    Thierry Correia
    Idrissa Doumbia
    Miguel Luís
    Bruno Fernandes
    Raphinha
    Jovane Cabral
    Luiz Phellype

    Saudações Leoninas

    • Ze Maria
      Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:32 pm

      Era exatamente o meu 11 para quarta!

    • Joao Silvino
      Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:35 pm

      Uii… Tu sim és um tipo sem medo! eheh I like it!

      No entanto acho ilógico usar o Ilori se Mathieu e Coates estiverem a 100% (A. Pinto de fora isso sim, sempre).

      Thierry Correia… arriscado, acho um tiro no escuro, sobretudo se a defesa não for a ‘clássica’.

      Acuña tem que ser titular se tiver disponivel. Senão, Borja, há-de ser melhor que o Jefferson.

      Jovane tem aquela cena de não jogar bem quando é titular… Se calhar preferia o Nani.

      Bas em vez de Luis Phellypez. Se o ultimo já tivesse mostrado alguma coisa mereceria o beneficio da duvida mas nao é o caso.

      • Cambiasso
        Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:47 pm

        Então quem joga a lateral direito? Outra vez o Bruno Gaspar? Se for para isso acho que preferia jogar com um pino, pelo menos os jogadores do Benfica podiam tropeçar nele e em termos ofensivos é ela por ela.

      • josediogo
        Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:54 pm

        Caro João, quanto ao último ponto, o problema é que o Luiz Phellipe ainda mal teve oportunidade para mostrar algo… O Dost não tem estado bem e penso que o brasileiro dá mais luta aos centrais, defende e dá mais profundidade e mobilidade.
        Na realidade, o que nós precisavamos era aquilo que o Slimani dava ou aquilo que o Seferovic dá ao Benfica, profundidade, intensidade, poder de choque e finalização, como é obvio. O “problema” do Dost é que nestes jogos grandes precisamos de mais do que finalização e perde-se no meio dos centrais. Pelo que, apostar noutras soluções parece-me interessante. Quem não arrisca não petisca e o keizer precisa de mudar algumas coisas para amanhã.

      • Chomate
        Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:57 pm

        Arriscado é jogar com o Bruno Gaspar.
        Nunca mais pode jogar pelo Sporting. André Pinto, a mesma coisa

        • Joao Silvino
          Posted Fevereiro 5, 2019 at 2:12 pm

          Não sabia que o Risto ainda tava castigado. Tens razão.

          Gaspar, o último ‘presente’ envenenado de BdC.

          • josediogo
            Posted Fevereiro 5, 2019 at 2:14 pm

            Só de pensar que custou uns 4M…

            • Joao Silvino
              Posted Fevereiro 5, 2019 at 3:32 pm

              5M€ se não estou em erro. É a prova de que sob pressão ninguém toma boas decisões (Mihajlovic, Viviano, Gaspar…)

              • OMotoqueiroGuti
                Posted Fevereiro 5, 2019 at 4:45 pm

                O Sousa Cintra não estava sobre pressão e gastou cerca de 10 milhões na dupla Gudelj e Diaby. Nem sempre os jogadores rendem o que se espera deles. Faz parte. O Benfica, que sempre foi considerado um clube com bons olheiros, também gastou uma pipa de massa no Castillo e no Ferreyra (ordenados e assinatura) mas quem está a render é a suposta quarta escolha (Seferovic). São coisas que acontecem em todos os clubes.

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Fevereiro 5, 2019 at 4:42 pm

            Incrível como é o mundo do futebol: quando foi para a Fiorentina não faltaram vozes a criticar o Sporting e o Benfica por não terem apostado nele.

            Um ano e alguns meses depois, já é considerado um presente envenenado.

    • Lopes da Silva
      Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:37 pm

      O Raphinha não tem segundo nome? Os teus comentários cansam um bocado já. Sempre “tão correcto”, “tão completo” em dizer os nomes completos dos jogadores e os nomes dos clubes completos entre parêntesis. Toda a gente sabe quem é o Salin. Para quê Roumain? E mesmo o restante texto, sempre cheio de redundâncias. Para quê tanto show off? Até concordo com 90% das tuas opiniões, mas cansa ler. Solta-te um bocado, rapaz!

      • Kacal
        Posted Fevereiro 5, 2019 at 2:27 pm

        O teu comentário é um pouco sem sentido, a meu ver. O Estigarribia não provoca ninguém, não insulta, não fala agressivo, não repete sempre a mesma opinião até à exaustão, é capaz de admitir quando está errado e diz o que pensa. Tem o seu estilo de comentar e maneira de falar, mas não vejo mal nenhum nisso. A maneira como falas dás a entender que faz algo negativo. Isto é um blog de opinião e ele dá a dele e de maneira correcta. Se te “cansa”, então não lês, é simples. Ninguém é obrigado a ler e muito menos a comentar.

        • Estigarribia
          Posted Fevereiro 5, 2019 at 4:27 pm

          Kacal, obrigado pela defesa. Mas eu vou continuar a ser como sou e a comentar quando quero, onde quero e como quiser. E, além disso, não obrigo ninguém a ler.

          Muitas vezes estou um ou dois dias sem aqui vir, até porque nem sempre consigo ter tempo, mas vou continuar a ser eu mesmo e estou-me a “borrifar” para que os outros pensam.

          • Kacal
            Posted Fevereiro 5, 2019 at 4:34 pm

            Acho que fazes bem, Estigarribia. Deves continuar tal e qual como és, seres tu próprio sempre. Talvez possas levar em consideração o que disse o user Lopes da Silva como uma crítica construtiva, mas claro que não deves mudar a tua essência.

      • Sa Pinto
        Posted Fevereiro 5, 2019 at 2:27 pm

        Acuna tem que jogar! Traz ao Sporting níveis competitivos altos e dá muita rotação à ala esquerda.
        Registei-me também só para concordar e elogiar este comentário! Acompanho este blog há muitos anos e há uns tempos que tenho vindo a reparar neste parasita deste ESTIGARRIBIA sempre com uns comentários ridículos e redundantes de quem quer dizer só por dizer. Não há paciência e envergonha os sportinguistas. Será uma criança de 12 anos a comentar? Se não é, parece!

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 5, 2019 at 2:28 pm

        Não leves a mal, mas habituei-me a comentar assim.

        Saudações Leoninas

        • Lopes da Silva
          Posted Fevereiro 5, 2019 at 4:08 pm

          Não levo a mal, porque tal como o Kacal e o Rui Miguel Ribeiro já disseram, se levasse podia deixar de ler. Também não quis provocar. Eu, sendo Sportinguista (e da Covilhã tal como tu, creio eu), até concordo com o que dizes em conteúdo e és educado a dar a opinião e respeitas. Só acho que te perdes no esforço da escrita. Quando se estão a fazer votações em que já é referido o clube dos jogadores do texto e toda a gente sabem de quem se está a falar, não acrescenta nada dizeres que o Rui Patrício é do Wolverhampton Wanderers (p.ex.).
          E subscreves às vezes comentários de users em que transcreves exactamente o que eles dizem. Se concordas com algum comentário um “isto”, “subscrevo”, “concordo” são suficientes. Não tens que copiar-colar o que os outros já dizem. É um pouco maçudo de acompanhar só isso.
          Digo isto com todo o respeito e sentido crítico positivo.
          Cumprimentos

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Fevereiro 5, 2019 at 2:31 pm

        Realmente, ler dois nomes como, sei lá, Lopes da Silva, até queima as pestanas. Eu não sou advogado do Estigarribia, mas se os textos dele lhe causam enfado, não leia. Já não se cansa tanto. Espero que não desfaleça a ler os meus 3 nomes.

      • Joao Lopes
        Posted Fevereiro 5, 2019 at 4:50 pm

        Acho que cada um deve comentar com o estilo que quiser, desde que promova uma bom ambiente no blog. O Estigarribia é um user que apresenta este registo (no caso dos nomes), e é algo que não me incomoda, particularmente. Desde já, e porque já sigo o VM há algum tempo, mandar cumprimentos ao Estigarribia por ser um utilizar cordial, sempre com a sua opinião, com um enormíssimo fair-play e por ser um comentador frequente no blog, tal como outros.
        Gostaria de ser mais frequente na caixa de comentários, mas nem sempre é possível. Sou um user assíduo no blog, “venho cá” várias vezes ao dia ler, mas nem sempre comento. Já agora, em jeito de curiosidade, Estigarribia, tu estás estudar ou a trabalhar em que função? No caso de trabalhares, cuidado para o patrão não te apanhar no VM ahahahah

        Um forte abraço! E continua a comentar!

    • josediogo
      Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:39 pm

      Só não concordo muito com o defesa esquerdo. Com Acuna apto, tem que jogar. Apesar de precisarmos de um abanão no 11, este é provavelmente o pior jogo para estrear o Borja.
      Quanto ao Jovane, acho que devia vir do banco na 2ª (com minutos para jogar).

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Fevereiro 5, 2019 at 2:02 pm

      Se isso acontecer, então é sinal que Keizer tem problemas em gerir o plantel. Passou jornadas a usar quase sempre os mesmos e agora – num jogo com peso desportivo, histórico e anímico – é que aposta no Luís, no Correia, no Jovane e em mais jogadores acabados de chegar?! Não acredito mesmo nada nisso.
      Mas pode acontecer. Se fizer boa figura, dou-lhe os parabéns… Porém, se levar um banho de bola, o Sporting entra em depressão.

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 5, 2019 at 2:38 pm

        Motoqueiro,

        É preciso arriscar e não jogar sempre com os mesmos. Claro que há sempre a possibilidade de correr mal, mas também há possibilidade correr bem. Como diz o velho ditado “Quem não arrisca, não petisca” e o Keizer precisa de mudar.

        Wendel (de quem eu sou grande fã), Bas Dost, Seba Coates, Nemanja Gudelj, Nani e Abdoulay Diaby precisam de recuperar as energias, nem que tenham que estar no banco, mas é preciso mexer na equipa. E por esse prisma mantenho o hipotético XI inicial que apresentei em cima.

        Já agora Jefferson, Bruno Gaspar e André Pinto (este última fala-se que poderá sair para a China por 4 ou 5 milhões de euros) que se ponham na alheta e que aproveitem e levem o Luc Castaignos na boleia.

        Ah quase que me esquecia, mas também coloco a hipótese de jogar Marcos Acuña como extremo-esquerdo, mantendo Cristián Borja como lateral no lado canhoto. É mais uma opção a ter em conta.

        Saudações Leoninas

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Fevereiro 5, 2019 at 3:46 pm

          Ok mas, volto a repetir, se ele esperou um jogo destes para rodar desta forma… algo vai mal!
          Eu concordo que eles precisam de descansar. Mas, sinceramente, acho que muita mudança não seria benéfico. Era ir do 8 ao 80.
          Mas se tal acontecer, e o Sporting fizer um bom jogo, fantástico! Serei o primeiro a dar os parabéns!

          Quanto ao Borja: tendo em conta o que vi, e o que li, acho que ele se vai “borjar” todo na Luz. Espero estar errado.
          Saudações Leoninas.

          • masterDC
            Posted Fevereiro 5, 2019 at 5:07 pm

            Concordo contigo quanto à gestão do plantel ele já devia ter rodado há muito alguns jogadores e errou muito nessa decisão. Inicialmente contava com Jovane e Miguel Luís e esses deixaram de aparecer nas convocatórias não sei porquê. Com alguns minutos nas pernas podiam ser boas soluções para o jogo de amanhã. No entanto fica a incógnita do que poderão dar mas a certeza que para mim fariam melhor figura que Nani (que está de fora), ou Gudelj por exemplo. Mudar é arriscado? É! Mas jogar com o que temos também não nos favorece (B.Gaspar, A.Pinto e Jefferson). Se o Acuña está disponível deverá ser o titular mas eu até arriscaria Borja e Acuña no lado esquerdo podia ser que funcionasse bem apesar do Acuña não ser extremo e não render nessa posição. Se o Keiser quiser jogar pelo seguro utilizará Acuña como lateral mas está mais que visto que tem de arriscar e tirar jogadores que neste momento estão a mais e isso implicará uma grande mudança diria pelo menos 5 ou 6 elementos, que já o deveria ter feito no último jogo. Eu pelo menos só peço que renove a defesa e tire o Gudelj. Se tirar mais ótimo, se não que altere pelo menos estes.

    • Pésquerdo
      Posted Fevereiro 5, 2019 at 2:31 pm

      Demasiadas alterações.
      O homem nem tira o Gudelj que só faz maus jogos há meses… não podemos estar à espera que ele passe a alterar a equipa toda.

      Acho que as únicas alterações a partir do desastre do domingo vão ser Acuña a LE e Mathieu a DCE. Vamos ter de levar com o Gaspar sem saber como foi ali parar, com o Gudelj perdido em campo e com o Bas Dost a esconder-se nos centrais adversários nas jogadas e nos cruzamentos.

    • T. Pinto13
      Posted Fevereiro 5, 2019 at 2:45 pm

      Também gostava de ver esse XI.

    • Wonderkid
      Posted Fevereiro 5, 2019 at 3:53 pm

      Precisamente o meu 11

      • Wonderkid
        Posted Fevereiro 5, 2019 at 4:35 pm

        Aliás, uma correcção: eu colocava mesmo Francisco Geraldes a titular, porque o Bruno Fernandes está claramente a precisar de descanso.

        • masterDC
          Posted Fevereiro 5, 2019 at 5:21 pm

          Preferia descansar o Bruno para o campeonato. Ele é o nosso melhor jogador, a equipa não tem estado a jogar bem se tiramos o jogador mais influente seria um desastre na minha opinião. No campeonato já não estamos a lutar por nada e mesmo o 3º lugar é difícil por isso aí descansava o Bruno e colocava o Geraldes. E para além do Bruno mais uns quantos, está na altura de apostar em alguns jovens e infelizmente sem nada para lutar no campeonato não há melhor altura do que testar jovens da formação onde jogaria sem pressão habitual, se bem que ela existe sempre.

          • Wonderkid
            Posted Fevereiro 5, 2019 at 5:31 pm

            Eu sei, nem Miguel Luís nem Francisco Geraldes foram convocados, portanto não vai acontecer. Apenas creio que Bruno Fernandes não tem conseguido mostrar o seu futebol ultimamente e que isso se deve a fatiga acumulada.

  • HeberPrincipe
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:27 pm

    Numa situação normal, o jogo de domingo teria sido o ultimo de Jefferson e Bruno Gaspar pelo Sporting.

    • Ze Maria
      Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:32 pm

      O Jefferson não esteve mal.

      • Cambiasso
        Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:41 pm

        O Jefferson apesar de não se mostrar ofensivamente, desde o jogo contra o Porto em Alvalade que tem cumprido muito bem defensivamente, mas é curto para uma equipa com as nossas aspirações…

        • HeberPrincipe
          Posted Fevereiro 7, 2019 at 4:07 pm

          Quando o Jefferson não se consegue mostrar ofensivamente então é porque está a ser menos um em campo, já que a defender é medíocre e o único atributo que se lhe deve reconhecer é o cruzamento.

      • Duplo T
        Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:52 pm

        Se não me engano o 2 golo do benfica ocorre apos um mau passe do jefferson em zona perigosa. O terceiro golo de livre foi ele que faz a falta que penso ser estupida. O adversário esta de costas a receber um lançamento qual e a necesidade de empurrar? Claro que também o Andre Pinto enterrou depois nesse golo. O 4—1 do benfica que foi anulado por fora de jogo ocorre com o Jefferson a passar para um jogador do benfica com a equipa toda desiquilibrada. Foi so passar penso eu para o Grimaldo que o desequilíbrio estava feito. Penso não estar enganado.

      • HeberPrincipe
        Posted Fevereiro 7, 2019 at 4:05 pm

        Quando? Na primeira época pelo Sporting ou na época pelo Braga?

    • Cambiasso
      Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:32 pm

      Não te esqueças do André Pinto, a abordagem dele no terceiro golo é de amador…

  • Ze Maria
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:33 pm

    Salin

    Thierry
    Coates
    Illori (não suporto a pessoa mas tenho de controlar o orgulho)
    Marcos

    Doumbia
    Miguel Luis
    Bruno Fernandes

    Jovanne
    Raphinha
    Luiz

    SL

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:57 pm

      Parafraseando Zé Maria, “aqui no escritório deram todos uma grande gargalhada” ;)
      Duvido que Keizer vá por aí. São trocas a mais e o jogo também tem um peso simbólico enorme. Com um 11 cheio de jogadores pouco utilizados, a possibilidade de mais um banho de bola é alto. E isso, juntando à mais que provável depressão que o clube atravessa, pode custar bem caro.
      Mas sinceramente até gostava de ver esse 11. Tirava umas quantas dúvidas que tenho… mas não acredito muito.

      SL

      • Ze Maria
        Posted Fevereiro 5, 2019 at 2:35 pm

        O peso simbólico do último jogo também era enorme e foi o que se viu.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Fevereiro 5, 2019 at 3:42 pm

          Não foi mau. Com o Peseiro tinham sido 9, claro.
          É como eu digo: não acredito muito nesse onze. Mas se for, e der resultado, óptimo!

  • Cambiasso
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:38 pm

    Salin (deu-se muito bem da última vez que lá jogou eheh)
    Thierry (Bruno Gaspar nunca mais)
    Coates (se o Mathieu não estiver disponível)
    Ilori (André Pinto nunca mais)
    Borja
    Doumbia
    Miguel Luís
    Bruno Fernandes
    Jovane
    Acuna
    Luiz Phellype

    P.S: muitos podem achar que o Acuna a extremo esquerdo não rende nada, mas espero uma grande propensão ofensiva do Borja pelo que durante o jogo poderá haver alguma troca entre ambos, como já aconteceu o ano passado com JJ. Para além disso com as subidas do Borja o Acuna pode ficar mais “protegido” de marcação o que poderá permitir fazer aqueles cruzamentos largos que já nos safaram algumas vezes esta época.

  • RodolfoTrindade
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 2:11 pm

    Será um Sporting bem mais difícil amanhã que o Benfica irá defrontar…

    Para já será um Sporting fechado lá atrás à espera do erro, e com gajos rápidos como o Diaby e o Raphinha o Benfica poderá ser apanhado em contrape…

    • ACT7
      Posted Fevereiro 5, 2019 at 7:00 pm

      Concordo, dois jogos nunca são iguais e ainda há a segunda mão.
      O Sporting vai querer limpar a imagem.

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 2:14 pm

    Salin, Thierry Correia, Coates, Ilori, Borja, Doumbia, Bruno Paz, Bruno Fernandes, Raphinha, Jovane e Luiz Phelipe

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 2:25 pm

    Não faço ideia que onze o Keizer deve apresentar. Só tenho pena que, de forma pontual, ele não tenha promovido mais a rotatividade do plantel. Assim, poderia apresentar na quarta feira um mix mais equilibrado entre os mais utilizados, os menos utilizados e, talvez, os agora chegados. Talvez seja sintoma de que não aprecia certos jogadores (Petro, Miguel Luís, Jovane, etc).

    Espero que o treinador não desvalorize esta competição, usando-a como tubo de ensaio para ver de que forma determinados jogadores podem jogar. É um jogo muito importante para o Sporting. Em termos anímicos, históricos e desportivos. O rival é de grande nível, e está em boa forma. Além disso, tendo em conta o que se passa no campeonato, o Sporting tem de fazer boas prestações nas restantes competições. O historial, o prestígio, a moral do plantel e o futuro do clube assim o exigem.

  • masterDC
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 2:38 pm

    O meu 11 seria:
    Salin
    Thierry Coates Illori Borja
    Doumbia
    Wendel B.Fernandes
    Diaby Luiz Phellype Raphinha

    Se o Acuña for para ficar apostaria nele e se o Mathieu estiver apto obviamente que também estaria no 11. Acho que as opções óbvias a deixar de fora serão Bas Dost, A.Pinto, Jefferson e B.Gaspar.

    Vejo adeptos sportinguistas a colocarem o M.Luís a titular, gostaria de saber o porque dessa opção, eu não acho que o Wendel tenha estado mal e seria talvez arriscado jogar com o miúdo ou o Wendel não pode jogar? Também é verdade que é nestes jogos que se vê o que os miúdos valem sendo da formação e tendo vontade de mostrar serviço logo numa meia final da taça frente ao rival.

    Uma 2ª opção que também poderia ser interessante:
    Salin
    Thierry Coates Illori Borja
    Doumbia
    Wendel B.Fernandes
    Raphinha Diaby Acuña

    Eu sei que o Acuña não rende a extremo mas com o Borja na lateral podia ser interessante um corredor esquerdo formado por estes 2 jogadores.

  • mcthespecialone
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 2:38 pm

    Se queremos ter alguma hipótese de manter a eliminatória em aberto, há várias correcções a fazer:

    – Condicionar mais a ação de Gabriel. Todas as jogadas do Benfica começam nele. Para contrariar isto, temos que ser mais agressivos a pressionar a fase de construção deles. A pergunta é: há pilhas para isso? Se não há, façam rotação no meio-campo. Doumbia e Miguel Luís estão frescos.

    – Diminuir o espaço entre linhas. Este Benfica do Lage explora muito essa zona através de Pizzi e de Félix. Aqui é óbvio que a entrada de Doumbia permitirá aumentar o raio de cobertura do nosso meio-campo até pela sua passada larga mas acima de tudo, aqui a chave está no movimento coletivo. A simples troca de jogadores não resolve tudo. Se deixam aqueles 4 da frente a cargo da linha defensiva vai acontecer o que aconteceu ontem: 2 arrastam essa linha e os outros 2 aproveitam o espaço que se criou entre essa tal linha e o nosso meio-campo. Qualquer coisa como uns 15 metros.

    – Reduzir a distância entre os nossos defesas. O espaço entre central e lateral e o espaço entre os 2 centrais são facilmente aproveitados pelos avançados deles até porque todos têm mobilidade. Até Seferovic não é aquele 9 estático.

    – Assumindo que Coates acompanha Seferovic em termos de marcação, o outro central terá de ser alguém menos duro de rins do que André Pinto porque esse outro central terá de seguir de perto os passos de Félix que não pára um minuto recorrendo bastante a fintas de corpo. Ilori parece-me reunir o suficiente para o papel. É rápido, forte fisicamente e tem o jogo de pernas que falta ao André Pinto.

    – Posicionar a equipa num bloco mais baixo. Acredito que no Domingo, o bloco mais alto deveu-se à necessidade de ganhar o jogo mas nunca poderemos deixar tanto espaço nas costas quando os nossos defesas não são particularmente rápidos. Isto vai ajudar a cumprir o ponto 2.

    – Alertar o Bruno Gaspar para as suas falhas de posicionamento numa linha defensiva ou colocar o Thierry Correia que certamente não fará má figura e talvez ganhe o lugar. A ideia que me fica é que o Bruno foca-se na bola e esquece o resto. Não questiono a inteligência do jogador. Isto é mais sinal de falta de concentração do que outra coisa. Porque é que ela aconteceu? Ristovski estava fora do jogo desde Quarta. Ele teve mais do que tempo para se preparar mentalmente para o jogo. Um jovem como o Thierry que certamente dará tudo para ganhar um lugar na equipa e fazer as coisas bem, não cometia este tipo de erro. Não descarto que cometa outros. Mas estes que Bruno Gaspar tem vindo a cometer são erros primários.

    – Melhorar o posicionamento da equipa no momento da perda da bola de forma a reduzir os danos provocados pela transição ofensiva do Benfica.

    Posto isto, o meu onze seria:

    GR: Salin
    DD: Thierry Correia
    DC: Coates
    DC: Tiago Ilori
    DE: Marcos Acuna
    MDC: Doumbia
    MC: Bruno Fernandes
    MD: Raphinha
    ME: Francisco Geraldes
    SA:. Montero
    PL: Luiz Phellype

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Fevereiro 5, 2019 at 4:37 pm

      Achas que tendo na zona central Doumbia, Fernandes e Montero é possível fazer essa pressão de que falas e ainda diminuir o espaço entre linhas de forma eficiente? Geraldes, por aquilo que se sabe, também nem é muito dado a grandes lutas, e embates físicos, pela bola…
      Não sei… Mas até podes ter razão. Acho o Miguel Luís um jogador bastante sereno e culto tacticamente. Acho mais provável Montero não entrar no 11.
      E acho, sinceramente, que o Diaby pode fazer um jogo interessante. É rápido e tem golos no cv. É o mais parecido que temos este ano ao Doumbia, ou seja: um jogador para atacar as costas da defesa e finalizar. Raphinha, à conta da sua velocidade, também pode meter o adversário em sentido. Já Luiz Phillype… não sei o que dizer. Não vi muito. Parece-me um jogador algo estático. Pesado, mesmo.

      Parece-me um onze cheio de jogadores mais aptos para atacar do que fortes no momento defensivo. Mas olha, se for esse o onze, espero que tenhas razão.
      Saudações Leoninas

  • FVRicardo
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 3:10 pm

    O onze inicial do Sporting deveria contar com jogadores com Miguel Luis, mas não era APENAS neste jogo!
    Penso que nos dois jogos da Taça da Liga e em Tondela deveria ter sido titular, mas tendo em conta o enquadramento deste jogo (Sporting deve estacionar o autocarro), acho que a titularidade amanhã não lhe deve favorecer muito. Para mim seria sempre convocado e já contaria com muitos minutos, ao contrário do que tem feito Keizer.
    No caso de Thierry, penso que a sua titularidade amanhã justificava-se, mas Keizer muito dificilmente irá apostar nele amanhã (tanto devido à sua qualidade como às horríveis prestações de Gaspar).
    Os casos de Phellype e Jovane (principalmente) também não se percebe a sua pouca utilização (tanto um como outro deveriam ter mais minutos, embora por diferentes razões).
    Penso que o onze amanhã (infelizmente) será:
    Renan, Gaspar, Coates, Ilori, Acuña, Doumbia, Gudelj, B. Fernandes, Raphinha, Diaby, Dost.

  • Wonderkid
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 3:50 pm

    Chamem-me louco, mas eu penso que a equipa precisa de um abanão depois do último jogo, bem como de descanso.
    Assim, o meu 11 seria: Salin, Thierry Correia, Ilori, Mathieu (caso não esteja apto: Coates), Borja, Doumbia, Miguel Luís, Franciso Geraldes, Jovane, Rafinha e Luiz Phyllipe

    • Eagle1991
      Posted Fevereiro 5, 2019 at 5:11 pm

      Seria introduzir demasiados jogadores no 11 e por exemplo o Chcio Geraldes nem ritmo tem. O 11 nem rotinas teria. Mudar 2 ou 3 jogadores acredito que Keizer o faça e é possivel que aposte no Doumbia para calar alguns criticos. Ilori talvez e Luiz Phylipe também. Os restantes não me parece.

  • ilcalcioedichiloama
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 4:40 pm

    Nunca irá acontecer, mas amanhã lançava: Salin; Thierry Ilori Mathieu Acuña/Borja; Doumbia Wendel/Miguel Luís; Raphinha Bruno F. Chico Geraldes; Luiz Phellype

Deixa um comentário