Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Adversário do Sporting contrata campeão da Europa; Pirlo regressa à selecção

O vencedor da Champions menos valorizado deste século; O teste no clube alemão vai demonstrar se o italiano é competente ou se a vitória na LC foi obra do acaso.
Roberto di Matteo, que levou o Chelsea à conquista da Liga dos Campeões em 2012, é o novo treinador do Schalke 04, adversário do Sporting na fase de grupos da LC. O italiano assinou até 2017 e substitui no cargo Jens Keller, que deixa o clube na 11.ª posição da Bundesliga. 
“Uma espécie de Tiago” – Pirlo, que tinha anunciado a sua renúncia à Squadra Azzurra depois do Mundial 2014, voltou atrás na decisão e foi chamado por Antonio Conte para os compromissos da Itália contra Azerbaijão e Malta. O médio da Juventus substituiu na convocatória Giacomo Bonaventura, do Milan. VM – Numa fase em que alguns ainda  discutem a presença de Ricardo Carvalho na selecção nacional, apesar do português estar a um bom nível no Mónaco e ser superior a Ricardo Costa, a possível presença de Pirlo no Euro’2016 com 37 anos é encarada com naturalidade. Aqui o problema para o médio é esta nova Era na Juventus, que lhe pode tirar algum protagonismo e até afastá-lo da titularidade. Já que Allegri voltou a potenciar o melhor Marchisio e tanto Pogba, como Vidal, quando o chileno estiver a 100%, são indiscutíveis. 

0 Comentários

  • Ulisses Rodrigues
    Posted Outubro 7, 2014 at 6:52 pm

    Cada um tem as suas preferências futebolísticas, para mim a Champions ganha pelo Di Matteo foi das coisas mais épicas que vi no futebol desde que me lembro. Era um trabalho de equipa e espírito de sacrifício absurdos e eu por exemplo adoro quando isso se sobrepõe aos valores individuais

  • Kacal I
    Posted Outubro 7, 2014 at 12:04 pm

    O Di Matteo é um treinador competente, consegue por as suas equipas a defender, consistentes, e a cumprir com resultados, mas não é um treinador de continuidade, posso estar errado, mas concordo com alguns leitores, é um treinador para ajudar o Schalke a atingir os seus objectivos e obter resultados práticos e no imediato, mas a médio/longo prazo penso que não é a melhor opção, mas veremos, tem aqui a sua oportunidade para mostrar que o seu sucesso no Chelsea não foi um acaso ou caso único, e acredito que pode ajudar o Schalke, na próxima época logo se vê.

    Quanto ao Pirlo, é uma chamada aceitável e compreensível, é um líder e capitão e uma referência de balneário, depois espalha classe e qualidade no relvado, mesmo não correndo é sempre útil e outros podem correr por ele, para utilizar em certos jogos é excelente, e quando estiver no banco será o exemplo e ícone, portanto acho que o Conte, que o conhece muito bem da Juve, fez bem em chama-lo, mas claro que não será titular em todos os jogos e um meio-campo mais intenso e pressionante será a prioridade.

  • van Basten
    Posted Outubro 7, 2014 at 11:57 am

    A decisão de despedir Keller, como é óbvio, só peca por tardia. O técnico já há algum tempo que estava a mais em Gelsenkirchen, e mesmo com a eficácia dos números demonstrada na classificação, com um 4º e 3º lugares nos últimos 2 anos, a ligação com os adeptos nunca esteve lá. E quem viu a forma como o clube alcançou essas posições percebe porquê. No entanto, e apesar de concordar a 100% com isto, após ter tido tantas oportunidades para o fazer, estranho o timing desta decisão de Heldt, principalmente pela vitória recente no derby contra o Dortmund, que normalmente dá ao treinador do clube vencedor maior margem e tempo de manobra. Contudo, também é verdade que, depois da exibição paupérrima que se viu frente ao Hoffenheim, era forçoso perceber-se que Keller não era o homem certo para a equipa.

    Mas se estou de acordo com a decisão de mandar Keller embora, já não podia estar mais em desacordo com a contratação de Di Matteo. A dupla Tönnies/Heldt já teve algumas decisões bizarras no passado – uma delas foi mesmo a contratação do agora ex-técnico do Schalke -, e esta junta-se sem dúvida ao lote. Não consigo perceber como é que se vai buscar alguém como Di Matteo para uma equipa que precisa principalmente de regularidade e de melhorar os índices exibicionais, porque já se sabe que o italiano não é propriamente forte em nenhuma destas áreas. Dará um balão de oxigénio e motivação à equipa nas primeiras semanas, seguramente, e até sou da opinião que os princípios de treino italianos por norma funcionam bem na Bundesliga, já que muitas equipas se expõem demasiadamente durante o jogo. Mas pessoalmente nunca gostei deste técnico, nem lhe reconheço grande competência. É duplamente sofrível ver isto a acontecer num clube que muito aprecio principalmente por saber que alguém como Tuchel está no 'mercado'. Pelo talento, pela personalidade, e pelo historial, o ex-Mainz seria o homem mais que ideal para abraçar um projecto a longo prazo neste clube, que bem precisa de estabilidade e de alguém com as competências certas à frente dele. Só consigo atribuir isto à intransigência de Heidel em quebrar o contracto que o Mainz ainda detém com o seu anterior técnico, ou então à vontade do próprio Tuchel em levar o seu sabático até ao fim.

    No meio disto, uma coisa é certa. Se Di Matteo foi de facto a primeira escolha, e se o italiano falhar (o que creio que, eventualmente, irá acontecer), então tem necessariamente de se começar a ponderar se este não deveria ser o fim da linha também para Tönnies e principalmente para Heldt. O Schalke precisa de mais qualidade na tomada de decisões nos lugares do seu presidente e director desportivo. Pelo menos não se caiu na tentação de olhar para o passado e se foi buscar Slomka. Isso sim, teria sido a cereja no topo de um bolo completamente fora do prazo.

  • Paulo Duarte Miguel
    Posted Outubro 7, 2014 at 11:15 am

    A malta fala do "jogar com o autocarro" como se fosse uma coisa muito simples de fazer… O futebol não é só ataque, por isso é que se costuma dizer "os avançados ganham jogos, as defesas ganham campeonatos".

  • Pedritxo
    Posted Outubro 7, 2014 at 11:01 am

    Muitos reclamam de Di Matteo, mas o homem chegou ,nao teve tempo, portanto so tinha que ganhar e foi a forma que ele arranjou para isso e teve sucesso, agora ele tera a oportunidade de mostrar que nao foi um acaso e estou bastante curioso para o que ele vai fazer e eventualmente quem ira buscar em janeiro.
    O Schalke começou muito mal para o nivel da equipa, mas tambem teve lesoes que dificultam.
    Uchida so regressou agora, howedes ainda nao e estes 2 jogadores sao importantes na defesa que esta a ser o calcanhar de aquiles.
    E depois a profundidade da equipa nao e a melhor, falta mais 1 defesa experiente, 2 medios ,1 extremo e 1 avançado pra fazer sombra a huntellar.
    E mandar embora o barnetta,boateng,choupo,obasi.
    Kramer seria uma grande opçao para o clube

    • Anónimo
      Posted Outubro 7, 2014 at 1:22 pm

      *a roçar a perfeição na época 2011/2012!

      Joao Rato

    • Anónimo
      Posted Outubro 7, 2014 at 1:21 pm

      Di matteo deu os dois títulos mais apreciados pelos ingleses: FA Cup e Champions League! O Campeonato estava à muito perdido! Fez um trabalho a roçar a perfeição! Como Sportinguista estou desconfortável com esta troca…

      Joao Rato

  • Mike-UK
    Posted Outubro 7, 2014 at 10:21 am

    Quem defende o autocarro com a maxima "cada um joga com o que tem" devem ser os que numa epoca vem os jogos todos pela TV e vao fazendo o zapping ocasional quando o espectaculo nao lhe agrada.
    A essencia do futebol e' dar espectaculo, foi assim que se transformou no fenomeno que e' hoje e e' por isso que os jogadores sao idolatrados e que um determinado pais, de 4 em 4 ou 2 em 2 anos, derreta milhoes na organizacao de Europeus, Mundiais, Copas Americas, Can's etc…se na hora do espectaculo uma determinada equipa resolve negar aos espectadores esse mesmo espectaculo entao nao o esta' a promover de modo nenhum.
    "ah, mas uns podem comprar Ronaldo e Messi e outros nao conseguem mais do que o Toze' Marreco", sim senhor, Simeone tinha uma equipa muito mais fraca do que o Chelsea de Di Matteo e conseguiu um feito muito mais importante do que a conquista da champions: bater num campeonato duas das equipas mais ricas, a todos os niveis, do mundo. E fe-lo com futebol ofensivo, atacante, disposto para a frente e a dar espectaculo provando que e' possivel derrotar os favoritos com trabalho de casa e muita competencia.
    Tivemos recentemente o exemplo do Boavista no dragao que foi um espectaculo degradante.

    • diogoribeiro
      Posted Outubro 7, 2014 at 1:27 pm

      "A essência do futebol é dar espetáculo." Falso.

      A essência do futebol é marcar mais golos do que o adversário não importa quantos remates, ataques ou posse de bola se tem.

    • Mike-UK
      Posted Outubro 7, 2014 at 12:45 pm

      Caramba que ao longo da liga pelo que vi do Atletico o futebol jogado era muitissimo agradavel. O que eu estava a tentar dizer e' que o exemplo do Atletico faz ver (ou fez) ao Chelsea de Di Matteo, partindo do pressuposto que eram equipas que 'a partida para a epoca dispunham de armas inferiores 'as dos rivais directos.
      O ponto que estou a tentar fazer (e acredito que ja' em tenha enterrado na escolha de palavras que nao me vou conseguir safar desta) e' que e' possivel, com menos argumentos, conseguir dar luta sem estragar o espectaculo, coisa que o Chelsea de Di Matteo fazia e nao era pouco.
      Eu gostei do Atletico do Simeone. Odiei o Chelsea de Di Matteo.
      Pronto, nao me batam mais se fazem o favor!

    • Kacal I
      Posted Outubro 7, 2014 at 12:07 pm

      Mike-UK,

      O Atlético de Madrid é uma equipa bem organizada e consistente em termos defensivos, muito física, intensa, pressionante e sobretudo agressiva (aka faltosos) e depois partem em transições ofensivas, em alguns jogos podem alterar um pouco e assumir mais o jogo, mas em geral não praticam futebol "ofensivo, atacante e de espectáculo", mas respeito a tua opinião.

    • André Pinho
      Posted Outubro 7, 2014 at 11:21 am

      Oh meu Deus, acabei de ver um dos meus comentadores preferidos do blog associar o Atlético de Simeone a futebol "ofensivo, atacante, e de espectáculo". My whole life has been a lie!

      Agora mais a sério, os méritos de Simeone são imensos, mas só se pode "adorar" aquela equipa se e só se aceitarmos precisamente a máxima do "cada um joga com o que tem". Aliás, este ano jogam sem o factor surpresa, têm enfrentado mais ou menos os planos de jogo que Real e Barça enfrentaram sempre (basicamente o plano que o próprio Atlético usou na maioria dos jogos da época passada), e tem-se visto que já não é a mesma coisa.

      Nunca vou esquecer o Valência x Atlético da época passada: após uma primeira parte renhida mas de fraco futebol o Atlético marca numa bola de 40 metros despejada para área com um frango monumental de Guaita. Isto foi ao minuto 43. Até ao intervalo, e perante instruções claras de Simeone, o Atlético consegue a proeza de cometer 5 faltas em 4 minutos. Espectáculo sem dúvida, mas não é de futebol.

    • Kafka I
      Posted Outubro 7, 2014 at 10:58 am

      O Atlético Madrid bateu o Real e o Barça com um futebol ofensivo??? bela descoberta que acabei de fazer…o Atlético é um excelente exemplo do oposto do que é um futebol atacante a atractivo…são sim o puro catenaccio da era moderna, aliado a um futebol bastante físico e faltoso…

    • Anónimo
      Posted Outubro 7, 2014 at 10:52 am

      Não ponho em causa o mérito de Simeone, muito pelo contrário, já que o aprecio bastante. Agora dizer que apresentou um "futebol ofensivo,atacante…e a dar espectáculo" é que não me parece razoável. A equipa de Simeone, especialmente contra Barça e Real Madrid, tem-se evidenciado pela enorme solidez defensiva, aliado a uma tremenda eficácia em bolas paradas. Atenção que não o critico por isso, mas parece-me bastante mais ajustado da realidade do que esse estilo que descreveste.

      Sebastião

    • João Gonçalves
      Posted Outubro 7, 2014 at 10:43 am

      Futebol ofensivo o Simeone?

  • Anónimo
    Posted Outubro 7, 2014 at 10:00 am

    Grande noticia para o sporting.
    RC

  • João Lains
    Posted Outubro 7, 2014 at 9:54 am

    Acredito que o Schalke consiga atingir os seus objectivos mínimos no final da temporada, mas não vejo no italiano o homem capaz de levar esta equipa para outro nível. A minha preferência recairia no Thomas Tuchel.

    Em relação ao Pirlo, já me manifestei contra o seu regresso. Contra a Noruega vi uma Itália mais pressionante, e em boa parte graças a um meio campo mais dinâmico e rotativo, a que acresce o importante contributo nas tarefas defensivas dos dois avançados Immobile e Zaza. Daí que eu feche as portas tanto a Pirlo como a Balotelli.

    • Kacal I
      Posted Outubro 7, 2014 at 1:39 pm

      João Lains,

      Concordo contigo em tudo, nada a dizer, apenas acho que o Pirlo pode ser útil em certos jogos e momentos, mas sobretudo no banco e balneário, já o Balotelli ficar de fora é completamente compreensível.

    • João Lains
      Posted Outubro 7, 2014 at 1:01 pm

      Eu gostei muito da colocação de Giaccherini e Florenzi a médios interiores. São uns "faz-tudo", muito intensos e bem resguardados pelo De Rossi. Mas concordo que o Marchisio é o melhor médio área-a-área italiano e portanto deve assumir a titularidade. Com Pirlo e Balotelli, o jogo italiano cai numa profunda monotonia, com imensas bolas longas entre eles. Immobile e Zaza são jogadores muito mais versáteis. E, a apostar numa referência fixa, tem forçosamente de ser Pellè.

    • Kacal I
      Posted Outubro 7, 2014 at 12:09 pm

      Não concordo no que ao Pirlo diz respeito, aceito que ambos sejam prescindíveis em termos desportivos, mas o Pirlo pode ser útil em certos jogos, e depois a capacidade de liderança e classe podem ser importantes, é uma referência do futebol italiano, já o Balotelli não acrescenta nada em qualquer sentido.

    • Pedritxo
      Posted Outubro 7, 2014 at 10:51 am

      Disseste tudo, balloteli so estraga uma equipa e tenho imensa pena que tenha ido para o liverpool, mas espero que me cale para o bem do clube, enquanto pirlo o seu regresso nao e mau e pode ser util em alguns jogos, mas nao para jogar sempre a titular, pois ai mais vale como a italia esta a jogar agora e com Marchisio em forma e outra coisa

  • Pedro Pinto
    Posted Outubro 7, 2014 at 9:34 am

    Eu só gostava de saber se esta malta que fala em autocarros alguma vez se colocou na posição de quem os utiliza. É que o Chelsea de di Matteo sem autocarro muito dificilmente venceria. Mas lá está, o que importa é a vitória. A não ser que já existam troféus de "derrotado, mas com estilo". É que ser derrotado, mas com estilo, objectivamente vale 0.

    • LH
      Posted Outubro 7, 2014 at 9:49 am

      É isso mesmo. Obviamente que, se aliares bom futebol às vitórias, faz-se a essência do futebol, que é o que todos os que gostam de futebol apreciam. (acho eu)

  • Diogo Palma
    Posted Outubro 7, 2014 at 9:31 am

    Não sei se foi a melhor escolha para o Schalke 04, um italiano a treinar na Bundesliga não sei se dará bom resultado devido às filosofias de jogo.

    • Diogo Palma
      Posted Outubro 7, 2014 at 1:32 pm

      Mas o Di Mateo já mostrou no Chelsea qual o seu estilo de jogo predilecto e eu apenas acho que não encaixa na Bundesliga nem no Schalke.

    • Anónimo
      Posted Outubro 7, 2014 at 10:47 am

      Isso é absurdo Diogo Palma. Por essa linha de pensamento, todos os treinadores recentes espanhóis são apologistas do futebol de posse e controlo (quiçá até do Tiki-Taka)?
      Essa é boa agora, por nascer num determinado país, um treinador ganha um determinado rótulo… Ainda bem que AVB, JJ ou Mourinho, que nasceram todos no mesmo país, têm estilos de jogo tão parecidos…

      Sebastião

    • gps
      Posted Outubro 7, 2014 at 10:33 am

      Trapattoni e Nevio Scala já passaram pelo futebol alemão. Trapattoni (que esteve no Bayern em 1994/95, 1995/96 e 1997/98) ficou muito popular pela maneira como falava alemão e ainda fazia anúncios quando estava em Portugal no Benfica

  • LH
    Posted Outubro 7, 2014 at 9:26 am

    Isso dos autocarros tem muito que se lhe diga. Vem-me à memoria o Inter, por exemplo. O futebol tambem vive de objectividade, não só de espectáculo. O Barcelona de Guardiola, em todo o lado, até por aqui, mereceu críticas e adjectivaçoes nada elogiosas e não é por isso que Guardiola não é um dos melhores do mundo. Neste caso em concreto, veremos, até porque o campeonato alemão não é muito propício a autocarros.

    • João
      Posted Outubro 7, 2014 at 4:07 pm

      Boa piada RR, felizmente há memória, tipo do Eto'o a fazer metade do jogo a variar entre trinco e defesa direito, Cambiasso a líbero quase que até estorvava o guarda-redes.. Para isso até podia estar lá o Pandev também, de luvas calçadas a fazer de 2º guarda-redes.

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 7, 2014 at 11:37 am

      A história da "equipa defensiva" resume-se a dois aspectos altamente mentirosos:

      – ter treinado uma equipa italiana, logo faz-se a aferição de que jogava à defesa (e para isso contribui a vitória frente ao Barcelona);
      – ter, no ano passado, jogado algumas vezes (principalmente com o Atlético e com o Liverpool) num bloco muito baixo.

      Ora, é uma generalização altamente generalizada, e que faz pouco sentido.

    • RR
      Posted Outubro 7, 2014 at 10:55 am

      O Inter de Mourinho não era defensivo, isso é uma mentira repetida muitas vezes que não faz qualquer sentido…

      vamos a factos, o Inter de Mourinho, rebentou com o Barcelona em San Siro e espetou-lhes 3-1, num jogo em que dominou largamente a partida, e podia até dilatado a vantagem, depois em Barcelona num jogo apitado por Stark, o Thiago Mota é expulso logo no principio do jogo por uma simulação do Busquets que fingiu ter sido agredido…

      Ora o Inter tinha 3-1 de vantagem, e estava a jogar no terreno do Adversário com menos 1 jogador, havia de fazer o quê? atacar? O Barcelona naquela altura asfixiava os adversários até contra 11, mas contra o Inter de Mourinho só conseguiu marcar um golo perto do fim e foi eliminado…

      Na final o Inter dominou o Bayern e ganhou merecidamente a Liga dos Campeões…

      portanto essa historia de ser "equipa" defensiva é uma treta completa, porque ter defendido um resultado num jogo especial em circunstâncias desfavoráveis é tremendamente injusto, a imprensa de Barcelona ainda hoje guarda um rancor enorme a Mourinho por ter os ter eliminado nessa temporada, provavelmente a temporada em que o Barcelona estava no seu melhor, e repetem, e repetem , vezes sem conta a mesma cassete, "ah e tal o Inter ganhou defensivamente" era uma equipa defensiva…

      defensiva uma ova, jogava um futebol de 4-4-2, com dois pontas de lança, Etoo e Millito com um 10 a apoiar que mal defendia (Sneijder) e muitas vezes os médios de contenção eram o Stankovic e Mota que até são jogadores criativos…

      Portanto dizer que o Inter era uma equipa feita para defender é um disparate, completo disparate, tinha uma defesa de qualidade, mas longe de ser catenaccio…

      Isso de falar de cor é que tem muito que se lhe diga, as equipas de Mourinho são é equilibradas, não dá dois passos a frente sem ter um passo a segurar atrás, por isso é que tão regular a ter resultados, pode perder um jogo, mas a seguir 10 seguidos se for preciso.

    • João Lains
      Posted Outubro 7, 2014 at 9:59 am

      As equipas alemães expõem se demasiado aos contra-ataques adversários e sobretudo nas competições europeias isso é mais gritante.

      Ainda há algumas semanas atrás, o Gladbach deu um recital de como contra-atacar e vergou este Schalke por 4-1.

  • Vila Verde
    Posted Outubro 7, 2014 at 9:12 am

    Pôs o Chelsea a defender bem. Depois de ganhar essa champions foi estranho como ninguém lhe pegou. Não é dos melhores do mundo, mas ganhar uma champions é o expoente máximo da carreira de um treinador. Devia lhe permitir arranjar trabalho facilmente. Ou então provavelmente também terá sido ele que, por ganhar a champions, pediu muito para pegar numa equipa.

    Vamos ver o que faz no Schalke. Não terá muito tempo para impor as suas ideias antes do jogo com o Sporting, por isso espero que o Sporting consiga beneficiar desta troca.

  • Anónimo
    Posted Outubro 7, 2014 at 9:11 am

    É normal que não se valorizem vitórias que derivam do parqueamento do autocarro na grande área. Não mereceu ganhar um único jogo desde os quartos de final da competição. Quem fica para a história são as equipas que cativam o público – Barcelona de Pep, Real de Del Bosque, Milan de Ancelotti e Bayern de Jupp. Isto para evocar exemplos recentes e acessíveis.
    Cumprimentos, Coelho

    • Anónimo
      Posted Outubro 7, 2014 at 2:08 pm

      Sim, é catenaccio. O catenaccio tem a ver com o estilo de marcação, reacção à perda de bola, posicionamento no relvado (1-3-3-3 passando a 4-3-3), etc. Não são 10 a defender como alguns pensam. De salientar que, nos dois primeiros anos de Pep, o Barcelona teve medias de golo sofridos, perto de 0.5-0.6 golos por jogo!

      Rui Cunha

    • Anónimo
      Posted Outubro 7, 2014 at 10:07 am

      Rui Cunha, "CATENACCIO" do Barcelona de Pep? mas você tem noção do que disse? o Barcelona passava 95% do tempo de jogo no meio campo adversário, sempre com bola e criava por jogo, facilmente, 20 ocasiões de golo… isto é catennacio?

      Dragão 86

    • Anónimo
      Posted Outubro 7, 2014 at 9:47 am

      Puro engano. Como exemplo temos o "catenaccio" que é o exemplo puro do "ultra-defensivo" e "contra-ataque rápido" (o significado da palavra é "porta trancada", em Italiano) e ficou na história como uma das tácticas mais bem sucedidas.

      Curiosamente o Barcelona de Pep Guardiola usou o "catenaccio" (1-3-3-3) no primeiro ano. Também a Grécia foi campeã europeia e o Inter (a começar nos anos 60, duas vezes campeão europeu com Helenio Herrera) ficou conhecido como uma potencia do futebol europeu, com o "catenaccio".

      "não mereceu ganhar" — isso é subjectivo. Para o adepto comum, o Chelsea não mereceu ganhar porque só defendeu… para outro adepto que aprecie a táctica, o Chelsea ganhou bem porque foi mais forte e defendeu muito bem.

      Quanto a Di Mateo… julgo que o problema não é a sua qualidade como técnico mas sim a sua personalidade.

      Rui Cunha

Deixa um comentário