Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Afinal, o que vale o futebol?

Numa partida de futebol, mais do que em qualquer outro desporto, qualquer acontecimento que não vá de encontro à normalidade do jogo, ou que não esteja de acordo com a visão de cada um, é logo motivo de contestação. Sejam erros de arbitragem, irregularidades na conduta dos jogadores e oficiais ao jogo ou simplesmente um lance mal abordado que pode terminar com uma lesão. E nada melhor do que o Brasil vs Colômbia do passado dia 4 para exemplificar isso.
No rescaldo do jogo, e depois da vitória dos anfitriões sobre os Cafeteros, as opiniões divergiam, mas a contestação, essa era evidente dos dois lados. Se de um lado, toda uma nação caiu em cima do árbitro com alegadas queixas em relação ao trabalho que o juiz prestou, do outro o alvo foi um jogador adversário, de seu nome Camilo Zuñiga. À primeira vista, e para quem anda no mundo do futebol há algum tempo, isto parece o prato do dia (nas conversas de café fala-se mais do árbitro, do que propriamente dos jogos), mas quando as coisas ficam incontroláveis, estas passam o limite do justificável. O diário colombiano Hoy fez capa no dia seguinte ao jogo, com insultos ao árbitro, chamando a mãe do felizardo para o assunto (sim, já sabem qual foi a frase). Na imagem podia ler-se “Hijo de la gran put* madre que te parió!”. A FIFA, essa, também foi metida ao barulho, mas não levou com um tamanho de letra tão grande na sua referência. Do outro lado, também se fizeram capas com a situação ocorrida entre Neymar e Zuñiga, mas não tão graves como a do jornal do país do café. Porém, o assunto não ficou por aqui. O lateral direito do Nápoles foi ameaçado de morte, segundo consta, e a sua pequena filha (podem ver na imagem) foi brutalmente insultada, por coisas que não tem culpa alguma. Aqui nem está em causa o acto do colombiano (Scolari já fala em perseguição ao seu craque), mas sim as consequências desta situação para uma criança completamente indefesa. Por norma não se deve generalizar, mas actos furiosos como estes são altamente deploráveis, e este não é um caso isolado. Isto acontece como consequência de um jogo do Mundial, da Liga Portuguesa, etc. Chaplin em tempos disse que a vida era maravilhosa se não se tiver medo dela. Mas será o futebol mais importante do que a vida, para pô-la em causa com situações como esta?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Fábio Teixeira

0 Comentários

  • Nuno R
    Posted Julho 7, 2014 at 11:33 pm

    Perguntem ao Escobar quanto vale o futebol. Esse nao foi ameaçado… E nem magoou ninguem.

    • VettelF1
      Posted Julho 7, 2014 at 11:41 pm

      Tudo por causa de um auto-golo inocente!

    • Diogo Palma
      Posted Julho 8, 2014 at 8:37 am

      Foi à 20 anos que o “El Caballero” Andrés Escobar foi assassinado num parque de estacionamento em Medellin, 10 dias após ter acontecido eliminação da Colombia no mundial realizado nos EUA.
      O próprio Faryd Mondragón (que há poucos dias se tornou, com 43 anos, o mais velho jogador de sempre em Mundiais) fazia parte dessa equipa.

      Isto foi uma vergonha! Morreu por ter feito um auto-golo sem intenção!

    • Fura
      Posted Julho 8, 2014 at 8:50 am

      Nada mais errado…informe-se sff. Uma mentita dita muitas vezes não se torna verdade…

    • Narcisse
      Posted Julho 8, 2014 at 8:54 am

      Pois é, nesse caso não é quanto vale o Futebol. É mais o valor de uma vida…

    • Migas
      Posted Julho 8, 2014 at 9:17 am

      Não foi pelo auto-golo que foi assassinado…Recomendo o documentário "The two Escobars", muito bom!

    • Mauro Machado
      Posted Julho 8, 2014 at 9:20 am

      Que mentira é essa Fura?

    • Kafka
      Posted Julho 8, 2014 at 10:18 am

      Não foi devido ao auto-golo que ele morreu…

    • Jota
      Posted Julho 8, 2014 at 10:41 am

      trafico de droga? é que ao falar em Colômbia infelizmente só vem isso á cabeça.

    • Kafka
      Posted Julho 8, 2014 at 10:47 am

      Ele morreu porqeu andava a passar droga para os EUA, dizem que foi por afiiações ao nome dele…

    • Kafka I
      Posted Julho 8, 2014 at 11:14 am

      Já cá faltava o engraçado do costume a fazer passar-se por mim…não fui eu que escrevi o comentário das 11:47

    • Fura
      Posted Julho 8, 2014 at 11:39 am

      Que foi por causa do aito-golo…O "two escobars" como foi referido explica algo acerca disso!

  • Rui Sá
    Posted Julho 7, 2014 at 11:40 pm

    Quem escreveu esse tipo de comentários insultando uma criança é que merecia umas boas joelhadas na coluna!
    Quanto ao que vale o futebol, existem três valores:
    -Os valores monetários (correspondem a mais de 90% dos jogadores e a quem dirige o futebol);
    -Os valores sentimentais (correspondem a nós adeptos e aos menos de 10% de jogadores que jogam por amor à camisola). São esses que fazem o futebol valer a pena;
    -Os sem qualquer valor (pessoas que ligam tanto a futebol como eu a lagares de azeite)!

  • João Dias
    Posted Julho 7, 2014 at 11:40 pm

    As pessoas conseguem descer tão baixo. Coitada da míuda.

    Isto é o lado negativo do futebol. Quando as emoções do jogo extravazam o limite da urbanidade e desportivismo.

    Só se contribui ainda mais para uma imagem negativa do futebol. É pena.

  • Pedritxo
    Posted Julho 7, 2014 at 11:44 pm

    isto que ta a acontecer ao zuniga e uma palhaçada, e um lance normal ,tenta parar o contra ataque brasileiro e acaba por lesionar neymar,.
    Acho que neymar,fifa e brasil ja deveriam ter vindo a publico defender o jogador colombiano.

    • vsn7647
      Posted Julho 7, 2014 at 11:55 pm

      E deve ter sido o unico lance na carreira toda de Neymar que se atirou pra o chão porque estava mesmo magoado …

    • Roberto H Santos
      Posted Julho 8, 2014 at 12:20 am

      Foi a unica falta em que nao pinchou ou rebolou.. Ou seja, quando enfarda cai como gente normal.
      Gostava de ver o Neymar na premier league a levar mais jogos de castigo que os Zunigas…

    • Ricardo F.
      Posted Julho 8, 2014 at 12:30 am

      Assim se vê também o caráter dos jogadores. Chiellini levou uma mordidela e desculpou e pediu para despenalizar Suárez. O Brasil tem sido só atirar achas para a fogueira.

    • Diogo Palma
      Posted Julho 8, 2014 at 5:23 am

      vsn7647,
      É verdade, no momento ate pensei que o Neymar estivesse a queimar tempo.

    • Pedritxo
      Posted Julho 8, 2014 at 10:18 am

      eu tambem pensei que neymar tava na fita como faz sempre, pois e o que faz melhor, cada lance que cai, poe aquela cara de imensa dor,isto e o que da estar sempre a atirar-se ao chao.
      Quem insultou que se lembre que o neymar agrediu de proposito com uma cotevolada logo no primeiro jogo, portanto, e facil ver os dois lados.
      Quntas vezes nao vemos faltas parecidas a acontecer como a que o zuniga fez? por acaso,calhou mal,ainda se o homem tivesse um historico mundialmente conhecido como caceteiro, ainda era aquela cena,agora nao.

    • Kafka I
      Posted Julho 8, 2014 at 11:39 am

      O arruaceiro do Sérgio Ramos por exemplo, faz entradas bem piores em todos os jogos…o lance sobre o Neymar foi um lance perfeitamente normal no futebol, infelizmente tocou-lhe mal e lesionou-o, mas não é caso para esta estupidez toda da parte da Selecção Brasileira…

  • João Gonçalves
    Posted Julho 7, 2014 at 11:52 pm

    Não vale muito.. Já vi pessoas a cometerem atos como esse por causa do futebol e nunca vi ninguém a fazer o bem por causa do futebol também.. Não consigo imaginar pessoal a sair do estádio depois de ver o seu clube a ganhar e a ir dar esmolas aos pobres mas já vi pessoal a sair dos estádios depois do clube perder e irem destruir a tasca do senhor Joaquim que não tem culpa nenhuma! O futebol é um entretenimento que as pessoas confundem com algo mais! Depois uma usam as derrotas, as vitórias, as lesões, a relva como desculpa para justificar a idiotice que vai dentro delas!

    • Diogo Palma
      Posted Julho 8, 2014 at 5:24 am

      É verdade.

    • Anónimo
      Posted Julho 8, 2014 at 8:38 am

      Certo, se bem que também há coisas boas como jogos de caridade (all star e etc) e atitudes (raras) de fair play que quando são protagonizadas por ídolos podem induzir comportamentos na sociedade! O futebol vale a pena quando se tem o espírito positivo. O problema é que, como o João refere, "as pessoas confundem com algo mais". Vão ao futebol como se a sua vida dependesse disso. Para além de toda a envolvente negativa do jogo (corrupção, bastidores, árbitros, desconfiança, dinheiro).

      João Rato

  • Anónimo
    Posted Julho 7, 2014 at 11:54 pm

    Tenho a certeza que o Zuniga nao tinha qualquer intençao de lesionar o Neymar.
    No entanto é de lamentar estes tristes comentários feitos à sua filha. Acho que nao há necessidade deste tipo de atitudes que claramente mancham o futebol.

    Andre M.

  • Ricardo F.
    Posted Julho 7, 2014 at 11:55 pm

    Ler os comentários da imagem é um nojo. Só uma cambada de energúmenos, que não devem saber o que é ter uma filha, para deixar esta quantidade de insultos gratuitos a uma criança sem qualquer tipo de culpa.
    Aliás, para mim nem o próprio Zuñiga devia ser crucificado da maneira que está a ser. Fez um disputa de bola provavelmente um pouco mais intensa do que o normal, mas nada que a maioria dos jogadores não faça também. Teve o azar de lesionar o ídolo do país organizador, porque o lance é quase o "prato do dia" ao longo de 90 minutos.
    Mais cedo ou mais tarde o Neymar ia sofrer uma lesão, não tanto por uma entradas mais dura, mas pelos saltos que dá para o ar sempre que lhe respiram para cima…parece que leva um tiro.
    Por outro lado, a entrada assassina do Matuidi ao Onazi não teve nem 1/10 da repercussão desta e foi bem mais grave (essa sim, devia merecer um parecer por parte da FIFA).
    SL

    • Kacal l
      Posted Julho 8, 2014 at 1:01 am

      Ricardo F.,

      Não é uma questão de saber ou não saber o que é ter filhas ou filhos, etc, etc, há muitas pessoas que não têm e outras que são jovens e ainda não está na altura de terem, é uma questão de estupidez de algumas pessoas (nem podemos chamar pessoas), nem vale a pena comentar…

    • Ricardo F.
      Posted Julho 8, 2014 at 11:29 am

      Lá está, por uma razão ou por outra não sabem o que é ter filhos. Se soubessem e pusessem uma mãozinha na consciência iam verificar (ou então não, porque esta gente (?) dificilmente tem consciência) que não gostavam que lhes fizessem o mesmo.
      SL

    • Kacal l
      Posted Julho 8, 2014 at 1:50 pm

      Ricardo F.,

      Exacto, sem duvida, é vergonhoso, enfim.

  • fabio jesus
    Posted Julho 7, 2014 at 11:55 pm

    Mas que moral é que o povo brasileiro tem para falar da falta do Zuniga ao Neymar? O Fernandinho nesse mesmo fartou-se de dar pau e o Neymar no jogo contra a Croácia agrediu deliberadamente o Modric…mas esses lances já não lhes convém falar.

  • Mah Med
    Posted Julho 8, 2014 at 12:00 am

    Realmente o Brasil não precisa de Copa , precisa de escolas e alguém que lhes de educação porque e descer a um nivel mesmo rasca ………….

    • Diogo Palma
      Posted Julho 8, 2014 at 5:28 am

      É verdade, mas essa falta de educação existe em todo o lado.
      A pessoas acham que só têm direitos e liberdade mas esquecem-se que a sua liberdade termina quando interfere com a de outra pessoa.

    • Narcisse
      Posted Julho 8, 2014 at 8:56 am

      Mah Med,

      este tipo de educação não se dá nas escolas. Dá-se em casa, pelos país…

    • Sadf
      Posted Julho 8, 2014 at 11:10 am

      Concordo a mil por cento.

      Então mas os pais não tem educação porque?

      Não é por causa da educação?

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Julho 8, 2014 at 12:01 am

    Insultar o árbitro, ainda estou como o outro: Fazê-lo nesses termos na capa de um jornal é indigno.

    Insultar uma criança é abjecto e define as pessoas (???) que o fazem.

  • Anónimo
    Posted Julho 8, 2014 at 12:25 am

    fiquei de boca aberta… são onze comentários e o mais "simpático" foi chamarem-lhe animal… simplesmente uma vergonha… que nada de mal venha a acontecer por causa de uma falta merecedora de amarelo… até digo mais, como me é indiferente, que o brasil seja campeão!!!!!! seria meia caminho andado para tanto ANIMAL ficar entretido com outras coisas e o zuniga poder dormir mais descansado….. futebol não é isto… infelizmente a partir de hoje até o di stefano estará a abanar a cabeça desde o ceu a ver este nojo…. RIP DON ALFREDO

    tiago76

  • Gabriel Berigo
    Posted Julho 8, 2014 at 12:30 am

    Lamentável, ta certo que foi um lance duro, pois Zuniga não foi nem um pouco em direção a bola, mas sim foi direto nas costas de Neymar, porém não há nada que justifique essas atitudes ridículas.

  • Ricciardo
    Posted Julho 8, 2014 at 12:33 am

    E o que os Italianos fizeram ao Suarez nas redes sociais?

    descarregaram completamente nele a sua frustração de terem sido eliminados, quando na pratica foram eliminados por um golo do Godin e porque o Marchisio teve uma atitude imprudente…

    Acho normal insultar o arbitro, criar conspirações a volta das máfias do futebol, porque elas existem, mas ameaçar jogadores de equipas adversárias só porque aconteceu algo durante um jogo parece-me manifestamente despropositado e acção de pessoas frustradas…

    A FIFA existe para punir os jogadores que não cumprem com as regras ou com o fair-play
    espetou no Suarez um castigo brutal de 4 meses que nem treinar pode, mas não obstante disso os italianos foram lá todos a sua rede social achincalha-lo, ameaça-lo, e isso incluir fotos com a mulher, com os filhos…

    Isto não é futebol já, é uma estupidez, e com o Zuniga, Eu não acredito que tenha feito por mal lesionar o Neymar… mas os Brasileiros falam e ignoram que andaram o jogo todo a distribuir pancada sobre o James Rodriguez… nem amarelos levaram, uma vergonha!

    diria que os Colombianos tem mais razões de queixa da arbitragem, mas pronto, há sempre que entrar em excessos de nacionalismo, isto em boa parte é alimentado pelos meios de comunicação que exploram o futebol como um opium de um povo que estando obcecado no jogo não pensa sobre outras coisas… ainda que no Brasil já comece a existir maior oposição nas ruas…

    • Diogo Palma
      Posted Julho 8, 2014 at 8:53 am

      Em relação ao Suarez é completamente diferente, ele mordeu os adversários propositadamente (sim já mordeu vários colegas de profissão durante a sua carreira).

  • Kacal l
    Posted Julho 8, 2014 at 12:57 am

    Estou sem palavras, insultar uma criança indefesa e "ataca-la" desta maneira por causa de um lance de futebol em que o Pai esteve metido e nem me pareceu que fosse propositado, isto é uma patetice e completamente ridículo, se isto fosse o futebol, eu apagava esse desporto do meu pensamento e borrifava-me para ele, mas graças a Deus não é assim (na maioria das vezes), que se pode dizer destas pessoas que comentaram esta foto, será que lhes podemos chamar pessoas??? que nojo de gente… até fico enojado com tanto disparate, enfim…

  • fernando sousa
    Posted Julho 8, 2014 at 1:09 am

    o que vale o futebol??

    Serve de escape para todas as frustracoes das sociedades que acham que vale tudo pa mostrar a sua "cor clubistica ou de selecao" . Antigamente o futebol era um valor que movia massas, hoje e um negocio que move massas dem valor. Quando se ve isto que fizeram a esta menina e ao episodio da foto fo filho do Casillas, mostra bem em que e que o futebol se tornou…! Uma vergonha.

    Fernando Sousa

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Julho 8, 2014 at 1:09 am

    Que vergonha… e vivemos nós no séc. XXI!

  • Anónimo
    Posted Julho 8, 2014 at 1:37 am

    O acidente de Neymar revelou várias brasilidades:

    1 – O Brasil humanista que se une em solidariedade aos seus atletas.

    2 – O Brasil oportunista que compara alhos a bugalhos e relaciona uma falta em campo à queda de um viaduto.

    3 – O nosso velho conhecido Brasil racista, que chama Zuñiga de macaco e esquece que Neymar também é negro.

    4 – O Brasil derrotista, que tem convicção de que, sem seu jogador mais famoso, a seleção está aleijada e não pode ganhar mais jogo nenhum.

    Natan Fox

    • Narcisse
      Posted Julho 8, 2014 at 9:01 am

      A culpa disto também passa muito pelos jogadores que vêm para a imprensa, e cito o capitão da selecção Brasileira, Thiago Silva, "Zuñiga teve entrada cobarde". É este que tem de dar o exemplo e elevar o nivel do debate, mas não o faz.

      É este um dos grandes problemas do mundo. Quem tem influência só faz me***

    • Kafka
      Posted Julho 8, 2014 at 10:27 am

      Ora aí está Narcisse, tocaste no ponto chave, isto por si só é um não assunto, ou melhor, seria um não assunto como foi um não assunto a entrada assassina do Matuidi ao jogador da Nigéria, ou como foi a entrada assassina do THIAGO SILVA ao jogador do México (que felizmente não se lesionou), porque obviamente isto são lances normais de futebol, agora isto só se tornou num assunto, porque todo o Staff da Selecção do Brasil desde treinadores aos jogadores fizeram disto o fim do Mundo, quando isto foi um simples lance de futebol…

      Por fim o Thiago Silva devia ter vergonha na cara, pois que moral tem ele para falar? ou será que tem memória selectiva e não se lembra das entradas "cobardes" que ele já fez na carreira dele? e mesmo neste Mundial, volto a frisar a entrada assassina que teve no jogo contra o México que felizmente nao deu lesao nenhuma…

  • Anónimo
    Posted Julho 8, 2014 at 1:40 am

    E essa parte sobre a filha do Zuniga, nem merece ser comentado.
    A policia deveria prender esses monstros.

    Natan Fox

  • Anónimo
    Posted Julho 8, 2014 at 3:30 am

    Não é que os brasileiros que comentaram essa foto sejam idiotas ou ignorantes. Nada disso. No máximo, cabeças quentes. Deixaram de ser racionais ao ponto de perceber que o futebol foi feito para o nosso entretenimento para optarem pelo emocional, ao ponto de insultarem a filha de um jogador que, por azar, lesionou o ídolo futebolístico da
    nação.

    João M.

  • André Gomes
    Posted Julho 8, 2014 at 3:32 am

    Engraçado os comentários aqui. Mas o que não falam é que da mesma forma como se tem idiotas ofendendo ao Zúñiga e sua filha, também se vê – não nessa imagem – muitos brasileiros defendendo. Mas é mais fácil fazer comentários generalizando. Eu sou brasileiro com orgulho, tive educação e sei distinguir as coisas. Da mesma forma que existe imbecis aqui no Brasil, também se há muitos em Portugal (percebe-se pelos comentários :)) e em todo o globo.
    Ridículo essa "manifestação", merecia o vermelho sim, não foi um lance normal, mas quantos outros já não vimos e até mesmo piores? e ainda assim não é motivo para tal brutalidade. Uma criança… e ainda por cima ameaçar de morte o Zúñiga que antes de ser um jogador de futebol é um SER HUMANO.
    Por aqui, normalmente, se vê essas coisas nas torcidas organizadas, onde grande parte são bandidos infiltrados. Mas claro, se trata do queridinho. O nível de caráter desses animais é tão invejável…

    • Jota
      Posted Julho 8, 2014 at 9:34 am

      Andre Gomes com todo o respeito, você fala que tem educação mas ao mesmo tempo vem aqui chamar as pessoas do VM de imbecis…ok

    • André Gomes
      Posted Julho 8, 2014 at 3:54 pm

      Eu disse que há muitos imbecis em todas partes, não generalizei chamando todos de imbecis, mas se não consegue perceber isso… E dizer a verdade é falta de educação? ok.

    • Jota
      Posted Julho 8, 2014 at 4:51 pm

      "também há muitos (imbecis) portugueses ( percebe-se pelos comentários ) ".

      Então quer dizer que podemos chamar as pessoas pelos nomes que quisermos porque é a verdade?

  • Anónimo
    Posted Julho 8, 2014 at 3:59 am

    Mourinho já o disse várias vezes. Em tom irónico/sério quando uma pergunta de um jornalista o incomoda ou em tom apenas sério e assertivo. Lembro-me de vários casos, por exemplo um de quando ele estava no Chelsea na sua primeira passagem. Questionado sobre pressão, Mourinho disse no tal tom irónico/sério: "Pressão para mim é gripe das aves. A sério, vocês estam-se a rir mas eu estou a falar a sério. Eu estou a sentir muita pressão com a gripe na Escócia. Estou a falar a sério. O que é o futebol comparado com a vida?". Não posso estar mais de acordo com o Special One. As pessoas esquecem-se que o futebol para além de ser paixão e espetáculo é um entretenimento. E a minha pergunta é esta: Valerá a pena inocentes como a filha do Zuniga e outros, pagarem por um mero desporto? Sim meus caros, um mero desporto, o que é o futebol em comparação com vidas de seres humanos, com o bem-estar das pessoas?

    Miguel Almeida

  • Diogo Palma
    Posted Julho 8, 2014 at 4:22 am

    O futebol as emoções anda sempre "à flor da pele" e por isso como motiva tanta paixão as pessoas ficam "cegas" e não reagem racionalmente.
    É triste ver este tipo de reações mas esta revolta ou outra qualquer é muito dificil de controlar, não acredito que o objetivo do Zúñiga fosse aleijar o Neymar a este ponto do enviar para o hospital … foi um lance infeliz com uma entrada inconsciente e impetuosa.
    Um dos grandes problemas do futebol é a falta de verdade desportiva e a corrupção, isto sim é revoltante e merecedor de insultos por parte dos adeptos e amantes de futebol.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Julho 8, 2014 at 7:53 am

    A estupidez não tem limites!

  • Gonçalo Mano
    Posted Julho 8, 2014 at 7:59 am

    Como em todas as situações na nossa vida, existem dois tipos de pessoas, boas e más.

    Isto é uma cobardia de todo o tamanho, escondidos atrás dum ecrã dum computador a insultar uma criança, porcos dum cabrão.

    Algo falha na formação das pessoas quando chegamos a este extremo.

    Infelizes os que acham que a vida se esgota numa porcaria dum jogo de bola.

  • Anónimo
    Posted Julho 8, 2014 at 8:57 am

    Isto sempre existiu e existirá, a Internet e sobretudo as redes sociais é que tornam estes acontecimentos mais célebres e sobretudo mais cobardes. Lembro-me perfeitamente dos insultos das claques leoninas sobre a filha de Simão Sabrosa e a sua paternidade; em todos os jogos de futebol as mães de dos profissionais deste desporto – árbitros, jogadores, dirigentes – são insultadas. Recordo-me de ouvir benfiquistas a desejarem a morte de Pinto da Costa, ou portistas e regozijarem-se com a morte de Eusébio.
    Não sou psicólogo nem sociólogo, mas o futebol, dada a carga emotiva que comporta, traz ao de cima muito do pior que temos. Soltamos o animal que há em nós. Mas, no meio deste frenesim, existe sempre um limite: e esse é traçado pela nossa educação e pelos nossos sentimentos – que nos fazem parar para reflectir no que estamos a fazer; por isso, para mim é muito pior escrever este tipo de insultos, por ser algo pensado e reflectido, com hipótese de ser apagado, do que o insulto fácil que ocorre numa bancada. Apesar de tudo, são todas elas situações absolutamente animalescas.
    Coelho

  • Narcisse
    Posted Julho 8, 2014 at 9:08 am

    O problema aqui não é ser Brasileiro, Português, Americano ou Nepalês.
    O problema aqui é que o insulto barato está tão generalizado, que para alguns, este tipo de critica já é normal.

    Onde já se viu, um jornal meter na capa um insulto daquele tipo a um árbitro? Ou um máximo representante de um país (presidente do Uruguai), vir com declarações daquele tipo para a Fifa?
    As pessoas esquecem-se da visibilidade dos cargos que têm. Não têm noção do número de pessoas a que a informação hoje em dia chega…
    A culpa disto acontecer é pela falta de educação em casa.
    E sem essa educação (aquilo que nos diferencia dos macacos), não somos nada!

  • Anónimo
    Posted Julho 8, 2014 at 9:12 am

    Concordo que este tipo de condutas são reprováveis e que se podem, inclusivamente, tornar-se nocivos para a criança do Zuniga que, certamente, saberá disto agora ou no futuro aquando dos seus colegas se recorrerem disto mesmo para praticarem algo à imagem do bullying. Jogadores, artistas ou políticos deveriam enveredar por uma menor exposição de sua vida pessoal através das redes sociais. Só assim seriam evitáveis estes episódios verdadeiramente nefastos. Se querem uma rede social? Claro, têm legitimidade, mas que impossibilitem a entrada de incognitos tendo unicamente adicionados familiares, amigos e colegas.
    Tratasse indubitavelmente de uma faca de dois gumes (ou dois legumes segundo Jaime Pacheco) para todos nós. No entanto, e atendendo que vivemos sob anonimato, não há preocupações nesse sentido. Está patente um processo gradual de uma homogeneidade de comportamento humano e as figuras públicas de conotação iconográfica de seus países têm de compreender que devem adotar um estilo somente no âmago de suas vidas. São ostentados, fazem-se acompanhar das mais esbeltas mulheres, tem acesso aos melhores carros, melhores casas. Porquê a rede social? Não obstante a minha parcial concordância dos comentários que li, devo dizer que o futebol não cinge somente um desporto. O futebol é uma liturgia. E sua conotação litúrgica assenta na paixão que arrasta os seguidores da divisa/lema do futebol. Beer, Football, Friends = O efectivo BFF. Quantas vezes já me caiu a lágrima carregada de um misto de comoções aquando das derrotas ou conquistas do Benfica? Fui um priveligiado por encarnar o lema "From father to soon". O meu pai fundou um dos grandes grupos de apoio da história do futebol português e sinto-me no encargo de procurar oferecer o meu contributo com o intento de estimular o seu crescimento. Porque tendem as pessoas em desvalorizar o desporto? É evidente que não se trata do mais importante neste caminho esóterico que trilhamos, mas apresentou enorme peso no exórdio de acepções filosóficas e sociais (Refiro-me, obviamente, aos Jogos Olimpicos).

    Agradecia que um dos responsáveis do VM aprovasse o meu comentário. Há muito que sigo este blog (desde 2011 se não me engano e com um trabalho notável, diga-se) e gosto de intervir quando o post me parece sugestivo. Por vezes nada aparece e de certo modo compreendo, certamente que serão muitos a comentar e vos escapam alguns pontos de vista.

    Saudações.

    FP

    • Mauro Machado
      Posted Julho 8, 2014 at 9:26 am

      Excelente comentário FP.
      Abraço

    • Gonçalo Mano
      Posted Julho 8, 2014 at 9:52 am

      FP,

      Respeito o teu passado (From father to son…), mas deixa-me que te diga que estás totalmente errado.

      Então porque eu tenho uma conta numa rede social em que defino determinadas regras de privacidade, já tenho que desculpar a possibilidade de existirem umas bestas a insultarem os meus próprios filhos? Impensável.

      Quanto à dimensão litúrgica do futebol, deixa-me que te diga que muitas guerras começaram por causa de religiões e outros fenómenos de crença em massa.

      A falta de pensamento crítico é que provoca este tipo de reacções.

      O Futebol move paixões e só eu eu sei o que já chorei por causa de futebol (Final do Euro-2004, campeonato do Sporting ao fim de 18 anos de "seca", etc…), mas nunca NUNCA podemos entrar na esfera pessoal de alguém, principalmente com os filhos…

      A paixão é tudo no futebol, é isso que nos move perante um desporto cada vez mais viciado por interesses que cada vez mais obscuros.

      Mas a paixão tem limites. E este é o limite!

    • Anónimo
      Posted Julho 8, 2014 at 10:54 am

      Gonçalo Mano,

      Confesso estar dominado pela perlexidade aquando da leitura das tuas palavras (identifiquei agora um erro ortográfico no meu texto anterior. Son, em detrimento de soon). Não me recordo de ter colocado o futebol num esteio preeminente. Reconheço que o futebol apresenta mui preponderância nas quase duas décadas que completarei. Aprendi com este culto arredondado valores que alimentaram meu índole. Sou lhano, talvez tenha conseguido viver o efectivo futebol conseguindo assim romper as funestas correntes do fanatismo. Sou fanático mas num outro prisma. Amor e apoio incondicional ao clube. Mas essa amor é por mim maleável, consigo coloca-lo atrás da razão. É imperativo não cingir a conotação de desporto, arte e politica tão somente ao nascismento de episódios tumultos. O pensamento hodierno é esse, mas para mim são ainda manifestações de extâse do povo. "Haverá arte depois da morte?" Claro que sim, o legado dos numes permance eterno. Mas é evidente um aspecto. O topo da pirâmide da prioriedade da vida está somente ocupaado pela familia e perpétuas amizades, o resto já seremos nós a determinar.

      Quanto ás redes sociais os nossos pontos de vista colidem. Uma pessoa de reconhecimento mundial não se pode expor de modo tão veemente. É perigoso e pode arrastar a situação indesejáveis. Quantos artistas já colocaram termo à sua vida por massacres análogos a estes? E a criança quando ler isto? O que pensará? Certamente perceberá o mundo contemporâneo que vive. Qualquer publicação de um reconhecido corre o mundo em escassos segundos e trás de imediato variadas manifestações, desde a ameaça ao extâse. As pessoas não aprendem. Dos anos 50 aos 90 os artistas procuravam recorrer-se fundamentelmente à imprensal. E que melhor exemplo existe para além do assasinato do fundador da banda mais influente da história? Pensem nisso.

      FP

  • Joel Queirós
    Posted Julho 8, 2014 at 9:23 am

    A maioria dos utilizadores da Internet são umas cobardades da maior espécie. Escondem-se atrás de um nick para dizer o que lhe vai na alma porque sabem que nunca vão sofrer as represálias. Deixem-me dar este exemplo maravilhoso de uma "amiga" facebookiana que tenho: Esta "amiga", passou a época inteira a criticar ardilosamente o Bruno de Caravalho por motivos que são bem conhecidos de quem gosta de ler caixas de comentários. Ela simplesmente partilhava a notícia lançando as achas para a fogueira e o tumulto ganha forma.. Certo dia esta pessoa mesquinha participa num evento, onde estava também presente o referido presidente. Agora a parte melhor… Não perdeu a oportunidade de tirar uma foto com essa celebridade, coloca-la para todos verem e assim fazer as "pazes" com quem nunca a conheceu.

    É isto meus amigos…

  • Pedro Alves
    Posted Julho 8, 2014 at 10:09 am

    Esses comentários nem são de fãs do futebol, mas sim única e exclusivamente do Neymar. É horrível ameaçarem a filha do Zuñiga, mas o que havemos de esperar de gente que bajula o brasileiro? É que a maior parte dos comentários é de mulheres e miúdos de 15 anos..

  • Anónimo
    Posted Julho 8, 2014 at 10:40 am

    É claro que a cobardia na internet é generalizada, mas os brasileiros são os piores…

    Têm a mania que são mais evoluídos que a Europa quando têm quase tanto desiquilíbrio financeiro como África.

    É por estas e por outras que espero que a Alemanha faço o mesmo resultado que fez a Portugal.

    Luis Freitas

  • hugo dias
    Posted Julho 8, 2014 at 11:43 am

    A mesquinhez e cobardia do ser humano é universal. Deixem-se de xenofobia perante os brasileiros.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 8, 2014 at 11:54 am

    A essência do futebol vai desaparecendo… antes os jogadores jogavam futebol por prazer e os adeptos iam em família, à festa do futebol ao Domingo à tarde!
    Hoje em dia os jogadores pensam em dinheiro. Os adeptos em guerra, confusões, e a festa que devia ser futebol, já não existe na maioria dos casos.

    Enfim.

  • Mega Badjeras
    Posted Julho 8, 2014 at 12:38 pm

    O meu comentário a isto é muito simples, o Suarez, por morder um jogador é quase banido do futebol, o Zuñiga que desfez a coluna ao Neymar e pode-lhe arranjar ali sérios problemas para a vida, não recebe punição. E eu até estava a torcer pela Colômbia.

    Enfim…é a vergonha de futebol que temos hoje em dia.

    • Kafka
      Posted Julho 8, 2014 at 1:08 pm

      Tu já alguma vez jogaste futebol? mas faz algum sentido isso que estás a dizer? o lance do Zuniga é um lance perfeitamente normal mas que infelizmente ouve ali um qualquer jeito mal dado e levou à lesão…em todos os jogos há entradas bem piores, mas felizmente não dão lesão…só alguém que nunca jogou futebol pode dizer aquilo que acabaste de dizer…

    • Kamafelo
      Posted Julho 8, 2014 at 4:14 pm

      vai ver a cotovelada do Neymar ao Modric na 1ª jornada do Mundial e depois fala.

  • Diogo Ribeiro
    Posted Julho 8, 2014 at 2:06 pm

    O brilho que ilumina o futebol está a morrer aos poucos. Empresários sanguessugas, jogadores que não sentem a camisola mas que ano após anos fazem pressões para serem aumentados, a existência dos fundos, racismo, pancadaria nas bancadas, enfim…cada vez é mais difícil levar uma família a assistir um jogo de futebol. A UEFA e a FIFA deviam co0meçar a debater seriamente políticas para acabar com tudo isto, caso contrário o futebol vai começar a ser um palco de guerra.

  • Sergio Sanhoane aka NpeN
    Posted Julho 8, 2014 at 4:33 pm

    Infelizmente Hoje em dia existe um ódio que eu não consigo descrever no futebol. Desde Sempre houve rivalidades mas cada vez mais isso se tornou mau, quando ao inicio num café cada um defendia o seu, hoje em dia é ao murro e ao pontapé, e casos como estes são repugnantes.

Deixa um comentário