Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Agora já se pode deixar de falar mal de Renato Sanches? Nenhum médio português teve o mesmo impacto no Mundial que o ex-Benfica conseguiu no Euro

Aos 18 anos de idade, Renato Sanches tinha o Mundo do futebol a seus pés. Transferido para o colosso alemão Bayern e acabado de rubricar exibições excepcionais no Campeonato da Europa (além de contribuir decisivamente para a caminhada triunfante da selecção nacional, foi ainda eleito o melhor jovem – algo que, meses depois, pesaria para a sua escolha como Golden Boy), o centrocampista formado no Benfica parecia ter todas as condições para singrar ao mais alto nível, impor-se no exigente emblema germânico e, a breve trecho, conquistar o lugar de referência absoluta no país das quinas.

Apenas dois anos volvidos, contudo, a situação metamorfoseou-se drasticamente. Às portas dos 21 anos, Renato falhou em conquistar o seu espaço no Bayern (terá, agora, nova chance com Niko Kovac no comando técnico), o derradeiro empréstimo ao Swansea não surtiu o efeito desejado e, enfim, deixou, até, escapar por entre as mãos um lugar entre os preferidos de Fernando Santos (nesta fase nem deve estar entre os 30 nomes preferenciais do seleccionador). Uma viagem dos 80 aos 8, portanto.

Ora, o último ano e meio de Renato Sanches esteve, obviamente, longe de cumprir as elevadíssimas expectativas em si depositadas, e compreende-se que se critique o desempenho de um jogador que, afinal de contas, custou 35 M€ aos bávaros, mas o ruído em seu torno foi, sempre, mais que apenas um conjunto de críticas. Desde que se assumiu como indiscutível no Benfica, o box-to-box foi alvo de constantes ataques pessoais (não apenas em “conversas de café”, já que o próprio presidente de uma instituição como o Sporting fez questão de despender tempo a inferiorizá-lo), tentativas de camuflar sucessos (mesmo quando se apresentou a nível de topo no Europeu houve quem encontrasse fragilidades no seu jogo) e, principalmente nos últimos tempos, gozo, em função do menor rendimento evidenciado.

Num desporto como o futebol, em que o desempenho individual contribui tanto para o sucesso colectivo, os atletas tendem a estar, não raras vezes, “sobre brasas”, mas o caso de Renato Sanches é atípico – pela negativa. Não há memória, em Portugal, de um jogador ser tão perseguido, algo que, incrivelmente, perdura desde o dia 1 e não mudou, apesar das variadíssimas situações díspares com as quais o ex-Benfica se deparou: quer jogando bem (ora nos encarnados, ora na selecção), quer jogando mal, o chorrilho de comentários depreciativos manteve-se constante. Isto, embora não explique tudo, certamente não contribuiu para a sua afirmação ao serviço do Bayern (se até atletas experientes sucumbem face à pressão excessiva, que dizer de um jovem de 20 anos?), um emblema com várias opções fortes para a sua posição.

Antes de Fernando Santos apresentar a convocatória para o Mundial, existiam diversas dúvidas quanto aos centrocampistas eleitos, mas um nome estava definitivamente arredado – o de Renato Sanches. É certo que vinha de lesão e a sua ausência não chocou ninguém, mas não é menos verdade que a pressão que existe sobre si é incomensuravelmente superior à de qualquer outro compatriota. João Mário (que curiosamente saiu de Portugal no mesmo ano) e André Silva, por exemplo, têm sido autênticos flops (e em emblemas menos exigentes que o Bayern), mas ao invés de Sanches, que a cada mau passe despoleta milhares de comentários de gozo, passam pelos “pingos da chuva”, integrando sistematicamente convocatórias nacionais, apesar das óbvias deficiências.

Olhando sem rodeios para a questão, é óbvio que RS nunca foi aposta firme de Fernando Santos. O ex-treinador grego chamou-o com somente 18 anos, de facto, mas quem não o faria, naquela altura (recordemo-nos que o Bayern acabara de anunciar a sua compra…)? Desde então, apesar do jovem médio agrupar características únicas (mais ninguém apresenta a sua capacidade de condução e progressão com bola, de a levar até ao último terço, queimando linhas pelo caminho), começou a ser encostado, ficou fora da Taça das Confederações e, neste momento, terá de pedalar muito para reentrar nas suas contas.

No fundo, não se trata de exigir a imediata reintegração do médio na convocatória portuguesa, mas de apelar ao bom senso. Renato não foi o primeiro “flop” da História, e até se pode admitir alguma infelicidade no seu trajecto (o Bayern de Ancelotti estava longe de o favorecer e, no ano passado, a instabilidade do Swansea também em nada ajudou à sua evolução), pelo que um sentimento de compreensão é, no mínimo, expectável. A verdade é que o sucesso do médio, por muito que indesejado por demasiada gente, só beneficiaria a selecção portuguesa, que tanto precisa de um jogador com a sua alegria, potência e coragem para atingir altos voos e, após um Mundial frustrante, em que nenhum médio ofereceu o que Renato deu no Euro, a sua afirmação é, mais que conveniente, uma necessidade.

António Hess

87 Comentários

  • Mastodon
    Posted Julho 3, 2018 at 11:31 am

    Em relação ao falar mal do jogador, não vou comentar, todos nos sabemos a clubite aguda que há em Portugal.
    Mas tenho a dizer que o Renato do Euro 16 fazia falta a esta seleção mas não sei se o Renato da epoca 17/18 fosse acrescentar algo de positivo a esta seleção.

    • GMC
      Posted Julho 3, 2018 at 12:36 pm

      Exacto, concordo contigo Mastodon.
      Se fosse o Renato do Euro16 faria certamente falta, agora o Renato desta época não me parece.
      Falta-lhe bastante confiança e ritmo competitivo.
      Esta época foi um fiasco

    • Gil Rodrigues
      Posted Julho 3, 2018 at 8:06 pm

      Mas ninguém diz que o Renato devia ter ido (não tinha as minimas condições de ir). Diz-se que os Flops que também não deviam ter ido (mas foram) não tiveram nada semelhante com o impacto que o Renado teve em França.

  • Sombras
    Posted Julho 3, 2018 at 11:37 am

    A verdade é só uma: só se fala mal do Renato Sanches porque saiu do clube que saiu. Tivemos nas nossas mãos um jogador que podia marcar a próxima geração do futebol Português, e foi completamente perseguido em nome das vendas dos jornais desportivos no maior assassinato de carácter da história do desporto nacional, principalmente levado a cabo pelos jornais do grupo que é detido pelo indivíduo que é dono do Sporting.
    Mas isto é e sempre será assim, vimos um pouco do mesmo com o Rúben Dias, que não é nem 1/10 da agressividade do Felipe ou teve 1/5 das razões para ser expulso do Coentrão, e no entanto eram análises de agressividade às centenas nos jornais, tal como a campanha miserável feita para que não fosse ao mundial porque é “muito impulsivo”. Numa equipa que tem Bruno Alves e Ricardo Quaresma.

    O Guedes? É porque é um nabo, é porque não finaliza, é porque tem as orelhas grandes. Há sempre desculpas, quando na realidade faz muito mais que o glorificado do André Silva, como o comprovam as suas carreiras a nível dos clubes.

    É assim será sempre assim. Quando o João Felix se afirmar no Benfica, vai ser que é gay, ou pinta as unhas dos pés, ou que os pais não eram casados ou outra invenção qualquer. O Florentino vai ser porque se chama Roberto e tem 33 anos. É a tristeza que vivemos constantemente, porque é o que vende jornais desportivos em Portugal.

    As excepções? Bernardo Silva e João Cancelo, porque dá jeito espetar o sucesso dos mesmos ao clube que os vendeu por tuta e meia.

    • Nickles
      Posted Julho 3, 2018 at 11:48 am

      Tudo dito Sombras

    • rafamotao
      Posted Julho 3, 2018 at 11:51 am

      É tão isto!! Comentário na mouche!!

    • telmoluz79
      Posted Julho 3, 2018 at 12:22 pm

      Tudo dito e nada se acrescenta…

    • josediogo
      Posted Julho 3, 2018 at 12:25 pm

      Que exagero. Nem 8 nem 80. Os jornais exageram e exageraram. Falaram mal dos jogadores do benfica, mas também falaram bem e inflacionaram muito o valor dos jogadores.
      Criticas os adeptos de outros clubes porque o Renato saiu do Benfica, mas com essa critica desces exatamente ao mesmo nível.
      Renato tem um potencial incrível, mas era e é um miúdo. Foi mal aconselhado e devia ter ficado, no mínimo mais 2 anos no Benfica. Porque não é só ir jogador a bola noutro lado. É um pais diferente, com hábitos, cultura e lingua diferentes, pelo que os seus problemas foram mais extra futebol.
      A melhor opção que tinha, era voltar ao Benfica.

    • Hugorr
      Posted Julho 3, 2018 at 12:36 pm

      E para acrescentar, comparar a ‘agressividade’ de Felipe a Rúben Dias é estar a gozar, sobretudo pela forma como Ruben Dias terminou a época, a distribuir cotovelos todos os jogos, mas sim, a propaganda de “Felipe-Vale-Tudo”, repetida diariamente pelos adeptos e comentadores do Benfica “pegou”.

      Sinceramente, numa altura em que a ‘clubite aguda’ cada vez é mais preocupante, todos os sinais fazem indicar que a coisa está pior que nunca, e não há-de melhorar tão cedo.

    • Joao X
      Posted Julho 3, 2018 at 1:16 pm

      Discordo.
      Os jornais desportivos falam bem, e muito bem, dos miúdos da formação do Benfica. Isso não acontece quando é com o Porto e Sporting, por exemplo.
      Quem fala mal (e falou no caso do Renato) são as páginas de facebook nojentas que praí andam, os diretores de comunicação igualmente nojentos (principalmente o nortenho) e o ex-presidente do Sporting. Mas os jornais não.

      • Sombras
        Posted Julho 3, 2018 at 2:24 pm

        Queres que anexe aqui as capas do Record e do CM? Se não os consideras jornais, eu subscrevo.

        Quanto ao que dizes, bem me lembro das inúmeras capas de jornais com o Rafael Leão e o Gelson, ou o Rúben Neves e o Dalot.

    • André Cabral
      Posted Julho 3, 2018 at 3:14 pm

      Por amor de Deus… Agora o Benfica é perseguido pelos jornais? Falas das criticas aos jogadores, mas antes dessas criticas já se faziam manchetes mesmo antes destes terem sequer 1 minuto de jogo pela equipa principal. Mostra também as capas de jornais que fizeram do Ivan Cavaleiro já agora. Se há jogadores mais inflacionados pelas capas de jornais até acho que são mesmo os do Benfica. E as críticas que surgem são mesmo contra isso!
      Reconheço o Renato como um grande jogador, mas ainda com tanto para aprender, os jornais foram inflacionar tanto o jogador, que acabou por ser alvo de criticas de adeptos adversários, ponto.

      • Raskolnikov
        Posted Julho 3, 2018 at 3:52 pm

        Se criticam brutalmente um miúdo m início de carreira para castigar algo de que ele não tem culpa absolutamente nenhuma – as capas dos jornais – é porque são ou muito burros ou, e não querendo baixar demasiado o nível, uns filhos da mãe.

    • Gil Rodrigues
      Posted Julho 3, 2018 at 8:03 pm

      Exacto

  • Estigarribia
    Posted Julho 3, 2018 at 11:40 am

    Excelente texto, António Hess.
    Renato Sanches é um grande jogador e, apesar de não ter sido feliz na sua primeira passagem pela Baviera e depois pelo Liberty Stadium, tenho a certeza que desta vez vai-se impor no Bayern de Munique, até porque o Niko Kovac já disse que conta com ele para a nova temporada dizendo que jogadores com as caraterísticas de Sanches não há na Bundesliga.

    Falou-se no hipotético empréstimo ao Benfica, mas isso acho que nunca terá passado de um rumor de transferência, porque a adaptação do Renato ao futebol alemão tem de ser feita na Alemanha, como é mais do que óbvio. Agora se me disserem que serviria para ele levantar a motivação e ganhar confiança, aí, sim, já concordo com o empréstimo ao emblema encarnado.

    Renato Sanches foi uma peça fundamental na conquista do Campeonato da Europa, principalmente naquele jogo com a Hungria (quando entrou em campo, na segunda parte, mudou a forma da equipa jogar e logo para melhor) e com a Polónia (a perder por 0-1 com os polacos, o Bulo desferiu um remate de longa distância para o fundo das redes, ajudando a levar o jogo para prolongamento e grandes penalidades). Em condições e numa época normal, Renato Sanches teria ido ao Campeonato do Mundo e teria sido um jogador ainda mais fundamental na zona nevrálgica do Campeão Europeu, já que a Seleção Nacional não tem nenhum jogador como jovem português (Adrien Silva, Bruno Fernandes e João Moutinho foram autênticas desilusões e Manuel Fernandes pouco ou nada jogou). Se calhar com Renato Sanches teríamos conseguido passar a “muralha defensiva” do Uruguai e estaríamos ainda na Rússia. Mas como diz o velho ditado popular: «Agora não vale a pena chorar sobre o leite derramado». Está feito, está feito.

    Em suma, Renato Sanches tem, neste momento, uma nova oportunidade no Bayern de Munique para se poder afirmar no onze titular alemão e Niko Kovac saberá tirar o melhor proveito das capacidades do jovem médio luso em prol da equipa bávara. Não sei porquê, mas acho que o Renato Sanches ainda vai surpreender muita gente esta época. Tenho esse feeling que o Renato vai brilhar na sempre exigente e competitiva Bundesliga.

  • André Cabral
    Posted Julho 3, 2018 at 11:40 am

    Em primeiro lugar queria refutar algo que não concordo nesta análise, embora não seja sobre o jogador em causa. Gostava de saber em que se baseia o autor para afirmar que Adrien foi um flop. Vi bastantes jogos dele esta época e considero que, mesmo depois de todo o tempo parado, e de um Janeiro e Fevereiro à procura da melhor forma, terminou a época sendo o melhor médio do Leicester. A determinada altura já se notava um Leicester diferente sem Adrien.
    Em 2º lugar, sim apesar de todas as criticas Renato reunia características bastante incomuns na nossa seleção e tinha dado muito jeito (tal como no Euro). No entanto é preciso referir que apesar das características estarem sempre presentes no jogador, este não foi capaz de as demonstrar nos últimos 2 anos. Se alguém que nunca tivesse visto o miúdo do Benfica a jogar, não dava nada por ele agora, é a verdade. Como tal, não se pode sequer considerar convocar esse jogador. Caso contrário andávamos aqui a convocar o Fábio Paim.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 3, 2018 at 11:43 am

    E o quão evidente é este texto depois a nossa performance neste Mundial…

    Só não colocaria o nome de Adrien nessa comparação, porque não foi um flop. Teve circunstâncias vem diferentes dos demais.

    Mas para não colocar em causa a clubite, falemos de Renato, João Mário e André Silva.
    Todos têm talento. Isso é inquestionável.

    Todos floparam à grande desde que sairam de Portugal.
    Todos precisam de recuperar a confiança e de um treinador que acredite neles e os faça sentir importantes.
    Todos fazem parte do futuro da Selecção portuguesa.

    Nem todos tiveram as mesma chances, porque é efectivamente mais fácil malhar no Renato.
    João Mário e André Silva foram titulares na qualificação (Renato não)
    João Mário e André Silva foram ao Mundial (Renato não)
    André ainda foi importante na qualificação
    João Mário foi o pior jogador da equipa no Mundial…

    Se dá para deixar de falar mal do Renato? Só ele pode responder a essa questão, queira ele voltar a ser o jogador que pode vir a ser.
    Se é injusto falar mal apenas do Renato quando há piores? Parece evidente…

    • flapi
      Posted Julho 3, 2018 at 11:49 am

      Se João Mário foi o pior jogador no Mundial o que dizes da prestação do Guedes?

      • Flavio Trindade
        Posted Julho 3, 2018 at 11:55 am

        A jogar a ponta de lança, numa posição onde não fez nenhum jogo esta época em Valencia, conseguiu ainda assim ser melhor do que o ponta de lança titular na qualificação.

        Fernando Santos podia ter inovado também e pôr o Fonte a ponta de lança…talvez tivesse rendido…

        O João Mário jogou na mesma posição que sempre jogou quer na Selecção, quer no Sporting, e mesmo assim foi horrível

  • Hirok "The Truth"
    Posted Julho 3, 2018 at 11:46 am

    Antes do Mundial começar já se sabia que aquele meio campo com Danilo lesionado iria ser muito mole e não querendo ser polémico, a lesão de Bernardo Silva no ultimo Euro foi a melhor coisa que aconteceu à selecção uma vez que o seu substituto foi Renato, que foi um dos melhores da equipa no Euro, não temos nenhum médio que queime linhas com bola e neste mundial foi demasiado evidente, apenas quando Bernardo recuava conseguíamos criar algo diferente, mas não chegou..

  • masterDC
    Posted Julho 3, 2018 at 11:46 am

    O Kovac já disse que gostaria de trabalhar com ele, eu espero que ele tenha oportunidades e possa voltar ao seu melhor nível, beneficia tanto a selecção como o próprio jogador e eu desejo que os jogadores portugueses tenham sempre sucesso independentemente do clube de onde sejam formados, o que não se vê muito aqui na sociedade portuguesa, o desejo pelo fracasso do outro só por ter vindo do clube X ou Y é muito mau, mas infelizmente isso não vai mudar.
    O Renato tem características únicas e espero que possa contribuir para o futuro da selecção, mas isso depende também muito dele.

    Foi uma época má para muitos jogadores da selecção, desejo que esta época isso mude tanto para os jovens que estão a aparecer como para os mais experientes, que seja o ano de afirmação para muitos.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 3, 2018 at 11:48 am

    Portugal precisa de Renato e não podua estar mais de acordo com este texto. Qual a diferença entre o Renato e o João Mário e André Silva? O Renato é muito mais jovem tem mais tempo para crescer e mesmo assim é malhado. Só espero que o Kovac o recupere tal como recuperou Jovic e fez explodir jogadores como Rebic, Haller ou Wolf.

  • Primo1904
    Posted Julho 3, 2018 at 11:54 am

    Completamente de acordo! De facto o Renato não fez o suficiente para ser chamado mas muitos outros também não justificavam.O Fernando Santos deu primazia aos médios que jogam a passo e fazem passes de 2 metros.
    Espero que o Renato tenha uma segunda vida no Bayern porque Portugal bem precisa de um jogador com as suas características.

  • Blitzkrieg
    Posted Julho 3, 2018 at 11:57 am

    Concordo plenamente. Sem ele não teriamos passado conta a Polónia no Euro.
    O azar do homem foi aparecer na altura que a clubite aguda estava a despoletar.
    É verdade que é visto como um flop, apesar dos Joao Marios, Adriens, Slimanis e muitos outros que fizeram pior em contextos menos exigentes

  • Manchester Is Red
    Posted Julho 3, 2018 at 11:59 am

    Os problemas do Renato foram 2:

    – Ter saído muito cedo do Benfica;

    – Ter saído do BENFICA.

    A verdade é que nunca vi tamanha campanha contra um jogador como a que foi feita pelos adeptos rivais aquando da sua saída do Benfica, ao ponto de ser brutalmente insultado nas redes sociais do Bayern Munique no dia da sua contratação.

    Que bonito é, cumprires o sonho de jogar num colosso mundial e seres injuriado e insultado sem dó nem piedade por pessoas do teu próprio país…

    Antes do Mundial tinha referido que percebia a sua não convocatória pelo facto de ter jogado pouco, mas que por outro lado não tínhamos nenhum médio com as suas características e que isso poderia ser um problema.

    Gostava muito que o Kovac lhe desse uma oportunidade séria este ano e o que é certo é que tem-lhe dado motivação para entrar nesta época com toda a pujança que lhe era tão característica.

  • Nickles
    Posted Julho 3, 2018 at 12:02 pm

    Disseste tudo Hess.

  • Joao D
    Posted Julho 3, 2018 at 12:07 pm

    Subscrevo!

    Depois do Mundial em que a quase totalidade dos jogadores estiveram a um nível bastante pobre, sentir-se tanto a falta que a irreverência do Renato fazia.

    Hoje, o novo treinador do Bayern disse que queria trabalhar com ele. Vamos ver se ele ganha um novo fôlego nesta época.

  • Joaquim O
    Posted Julho 3, 2018 at 12:08 pm

    discordo completamente. O caso do Renato é parecido com o de André Gomes, tiveram muita pressão, deram um salto muito alto e não aguentaram psicologicamente. Os dois jogadores perderam a confiança nas capacidades deles, daí logicamente não são convocados.

    A situação do André Silva deve-se a falta de concorrencia para a posição dele, e esta a ser cada vez menos utilisado a favor de Gonçalo Guedes.

    João Mario também considero flop, mas foi para uma equipa mais fraca daí disfarça melhor e vai jogando.

    Se Renato não recupera um bom nivel hoje em dia, não faz sentido convoca-lo e avaliar o seu nivel em referencia ao potencial que tinha dois nos atras.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Julho 3, 2018 at 1:46 pm

      Falta de concorrência? Ele teve a sorte de marcar muitos golos contra equipas bastante fracas, quer na qualificação para o Mundial, quer nas etapas iniciais da Liga Europa. Agora esquecer que Paulinho, Hugo Vieira, Marco Paixão entre muitos outros existem…

    • Gil Rodrigues
      Posted Julho 3, 2018 at 7:57 pm

      Mais uma vez: no artigo NÃO é dito que o Renato devia ter sido convocado. Apenas que fez falta alguém com as suas características, e que nenhum dos que lá foi teve o mesmo impacto que ele no Euro.

  • Artur Trindade
    Posted Julho 3, 2018 at 12:09 pm

    Em relação ás críticas devo dizer que sofreu aquilo que os africanos sofrem, quando têem aos 17 anos condições fisícas que excedem largamente os colegas da mesma idade, sendo que esta condição não se aplica a todos, mas no caso de Renato essa condição era exuberante.
    No caso de Renato esta dúvida foi potenciada pela questão noticiada na altura de ter sido registado alguns anos depois, e não houve ninguém que tivesse clarificado na hora, que o registo foi feito com a idade correta.

    Em relação á vertente desportiva, Renato assenta o seu futebol na questão física e necessita de confiança para que a sua vertente técnica, que é inferior acompanhe o potencial fisíco que tem.
    Eu aprecio os Maregas desta vida, mas o próprio Marega necessita do enquadramento ideal para se refletir no jogo coletivo.

    A seleção precisa de Sanches, Bruma e Gelson, para contrapor a Moutinho, J.Mário e Bernardo, excecionais tecnicamente, mas incapazes de quebrar linhas pela capacidade atlética.
    Todos os grandes talentos são bem-vindos, e neste caso parece que Gedson terá mais a oferecer á seleção que Renato.
    Veremos o que trará esta nova época no Bayern, mas a diferença para Martínez, Vidal ou Alcantara, parece demasiado grande para permitir a titularidade e Renato precisa de jogar…

    • Kafka
      Posted Julho 3, 2018 at 2:16 pm

      Isso é completamente mentira, na altura foi esclarecida a idade do Renato e até foi apresentadas provas que a idade que ele tinha era correcta… A Instituição Sporting é que mesmo perante os factos, continuou a mentir e difamar o Rensto6

    • Raskolnikov
      Posted Julho 3, 2018 at 3:27 pm

      Caríssimo, o onus de prova está do lado de quem acusa, não é o Renato que tem de provar que não mentiu sobre a idade, é quem acha que ele mentiu que tem de o demonstrar, ou de ficar calado. É a mesma coisa que eu afirmar peremptoriamente que o Bruno de Carvalho consome cocaína às toneladas e ele ter de arranjar forma de provar que é mentira. Isso é absurdo.

  • TheHunter
    Posted Julho 3, 2018 at 12:15 pm

    Eu pergunto se o Renato iria ter no mundial o mesmo impacto que teve no euro. A resposta? Provavelmente não pois também ele esta num momento de forma muito mau, psicologicamente aparenta estar ainda pior e não creio que fizesse melhor que qualquer um dos que foi.

    Falar da imprensa e adeptos portugueses eu aceito mas será que as criticas foram descabidas? Na Alemanha e Inglaterra ele não ter jogado bem foram também culpa dessas criticas? Pode ter ajudado mas não vamos agora olha para isto como se fosse o principal factor a impedir que o Renato se impusesse.

    Vamos admitir 2 coisas Renato tem grande potencial mas tem se revelado um flop autentico onde tem passado. Desejo-lhe o melhor e que consiga voltar as boas exibições mas não era por ter sido convocado que seria o salvador da pátria. Um jogador para além de forte táctica e tecnicamente precisa ser forte psicologicamente e cabe-lhe a ele e quem o rodeia fazer algo para melhorar o ultimo ponto pois TODOS os jogadores estão e estarão sempre sujeitos a criticas, uns mais e outros menos e se o Renato fracassar não venham dizer que a culpa é dos adeptos pois isso é mentira. Renato foi muito atacado mas teve também muito apoio(aqui da nação benfiquista).

    • Gil Rodrigues
      Posted Julho 3, 2018 at 7:54 pm

      no Artigo não se diz que o Renato devia ter sido convocado… apenas que fez falta alguém com as suas características. Aliás no máximo diz-se que jogadores com épocas igualmente medíocres (e nem estiveram lesionados) não deviam ter sido convocados: João Mario; Cedric; André Silva…

      • TheHunter
        Posted Julho 4, 2018 at 7:15 pm

        Gil eu entendi e apenas refiro que tal como não faz sentido deitar abaixo o Renato também não faz sentido coloca-lo num pedestal. Se ele falhou o mundial a culpa é quase toda dele. Criticas todos ouvem e como referi se teve campanha vergonhosas contra ele também teve o inverso ou seja campanhas a fazer dele o novo menino bonito de portugal e um dos próximos melhores do mundo. Renato provou não saber lidar com a pressão e agora cabe-lhe a ele aproveitar nova oportunidade e dar a volta por cima.

  • da Silva
    Posted Julho 3, 2018 at 12:22 pm

    Boas
    O que fizeram com o Renato foi (à falta de melhor adjectivo) uma palhaçada. Desde o momento em que se fixou na equipa principal do Benfica e foi entusiasmando os adeptos encarnados, deu-se início a uma constante desvalorização e ataques de índole profissional e até pessoal. Como refere o texto, o próprio presidente do Sporting o atacou várias vezes, mas não esteve sozinho nisso. Os ataques eram exponencialmente maiores consoante crescia o medo dos adversários do Benfica em ver ali alguém que poderia ser um caso muito sério de futebolista de classe mundial. Basta rever as notícias da época e muita gente devia era corar de vergonha e por a mão na consciência da sua clubite mais que aguda, é clubite cancerígena. Os adeptos que se deixaram levar no clima de ódio também deveriam estar era remetidos a uma doma de constrangimento, lembro-me muito bem de comentários como “se este tivesse trancinhas também falavam dele…” ou até mesmo a porem em causa a honestidade ao insinuarem situações de dopping devido à espécie de quisto (aqui não sei bem o nome mais fidedigno) que lhe aparecia no peito, sugerindo uso de substâncias ilícitas (o que apenas diz que achavam que ele jogava demais na verdade..enfim)..Foram inúmeros os comentários deste género em redes sociais e na imprensa. Já no Euro era a constante crítica e bota abaixo, até deve ter custado a engolir o seu golo imagino. A verdade dos factos é: Foi comprado por um gigante europeu que se quis antecipar à concorrência, por valores astronómicos; Foi eleito melhor jovem do Euro (não é a imprensa portuguesa nem o Benfica que manda aqui, penso eu); foi eleito Golden Boy (não é a imprensa portuguesa nem o Benfica que manda aqui, acho eu). Desportivamente ainda não singrou mas tem 20 anos e por comparação, o que Adrien, J.Mário, A.Silva fizeram a mais? foram para um clube menos prestigiado, com menos concorrência e ainda assim não se impuseram, sendo suplentes ou até mesmo emprestados, serão então todos flop? a idade e experiência nem são comparáveis (com A.Silva talvez). Concordo que esta época foi realmente má (a anterior nem tanto como quiseram fazer parecer, é verem os dados) e não haveria justiça na sua convocação, mas ficámos por aqui, sem fazer valer a ódioclubite aguda que foi tão característica e ainda o é, em relação ao miúdo, porque é isso que ele ainda é, um miúdo que tem certamente muito para aprender enquanto profissional de futebol mas que tem um talento directamente proporcional à inveja que despoleta desde o seu início de carreira sénior. Quase apetece dizer, cuidado João Félix ou qualquer outro craque que venha do Seixal, quanto maior for o talento e o seu eventual impacto na equipa maior será a artilharia e campanha de difamação.
    Isto vale para qualquer jogador, de qualquer clube que passe pelo mesmo.
    Bem-haja

  • Pedro pintarolas
    Posted Julho 3, 2018 at 12:34 pm

    Um bocadinho contra a corrente. Para mim o erro está na convocatória de João Mário ou Cédric jogadores com épocas fracas e que não acrescentam à selecção. Dou de barato no Adrien, útil e com uma época condicionada de forma infantil. Quanto a André Silva, a convocatória só se justifica por não existir mais ninguém. Renato, com a época que fez não merecia, ponto. E o rúben neves como se sentirá no meio disto tudo?
    Quanto a Renato, acho que apesar de futebolisticamente ter atingido a maturidade muito cedo, em termos intelectuais e psicológicos falhou. Tem tudo para ser um craque ( e ainda espero que o seja) mas tem de assentar. Parece algo desleixado, quase como se tivesse desistido. As críticas foram reais e injustas, infelizmente no nosso país é muito difícil de aceitar a qualidade e competência e de a valorizar. E no caso do Renato foi exacerbada a um ponto ridículo sem se perceber porquÊ. Resta agora apoiar, como a TODOS os restantes portugueses a jogar lá fora. Só beneficiamos com o seu sucesso.

    • Nome sem Caracteres Ilegais
      Posted Julho 3, 2018 at 7:25 pm

      Não sei se alguma vez vou perceber que se fale de Cédric depois de este ter sido o defesa menos mau de Portugal na fase de grupos do Mundial(a meu ver)…o lateral direito pode nunca vir a ser tão perseguido como foi Renato Sanches, mas quem sabe…

  • nvenancio
    Posted Julho 3, 2018 at 12:38 pm

    Boas,

    o Renato faz mta falta, mas o problema eh o esquema q queremos para a seleccao, + musculada com William/Danilo ou Ruben Neves, com a potencia do Renato ou com o recorte do Joao Mario e continuamos a prescindir do Bernardo a 10 para o pormos numa Ala ou metemos Rony Lopes e Goncalo Guedes nas alas que eh o lugar deles?

    E jogamos com 1 ponta de lanca, Ronaldo ou 2 Ronaldo + Andre Silva / Goncalo Paciencia

    e nas alas eh um all out ao ataque com Cancelo e Raphael ou continuamos a so ter 1 ala a atacar?

    Implementamos um tiki taka ou outro modelo de jogo…

    para mim o meu meio campo seria Ruben, Renato e Bernardo com Guedes na esquerda e Rony na direita, Ronaldo solto na frente… mas Portugal neste momento nao tem realmente falta de opcoes de qualidade seja para que posicao for e cada dia me custa mais ver o Bernardo a ser desperdicado neste modelo.

    Ab,

    NV

  • Pedro Salgado
    Posted Julho 3, 2018 at 12:44 pm

    O Renato ficou fora e bem do Mundial. O facto de outros não corresponderem não legitima a sua chamada. O Guedes fez um excelente campeonato numa liga muito competitiva e foi um autêntico flop. Portugal jogou mal no Mundial como jogou no Europeu, tivemos uma “vaca” enorme contra a Croácia, que nos faltou contra o Uruguai, caso contrário este post não fazia sentido.
    Desejo para o bem da selecção que o Kovac potencie as qualidades que todos lhe reconhecemos mas que teimam em não se confirmarem.

  • Khal Drogo
    Posted Julho 3, 2018 at 12:50 pm

    Excelente artigo, Hess.
    O problema está na mentalidade clubística que reina no nosso país. Para além disso, o português típico tem muito mais facilidade e vontade de denegrir, apontar erros, do que fazer o oposto.

    Enquanto continuarmos assim, os jogadores portugueses vão continuar a ser exageradamente criticados, sobretudo em blogs como este. Até porque o Renato não é o único caso: os citados João Mário e André Silva, bem como os próprio Guedes e até o Bernardo são frequentemente deitados abaixo em espaços como este. Se o próprio Ronaldo é considerado um jogador banal por muitos…

  • DNowitzki
    Posted Julho 3, 2018 at 1:31 pm

    O que muitos sportinguistas fizeram a RS foi uma canalhice. Ponto final, parágrafo.

    Tudo o resto é despiciendo

    • JOSCP1992
      Posted Julho 3, 2018 at 2:04 pm

      Só falta dizer que foi pelos sportinguistas que o renato não esta a ter sucesso…

      • Raskolnikov
        Posted Julho 3, 2018 at 3:24 pm

        Não foi pelos sportinguistas que ele até agora não teve sucesso, mas não duvides que muitos, muitos sportinguistas mesmo aderiram a uma campanha de maledicência completamente mesquinha e injustificada que lhe colocou em cima uma pressão adicional que ele nunca deveria ter tido de suportar. Ainda hoje é impossível encontrares uma notícia sobre o rapaz que não tenha uma série dos comentários da praxe a chamar-lhe flop e a dizer que não vale nada. E porquê, pergunto eu? O rapaz já há dois anos que não joga no Benfica, deixem-no lá em paz.

      • El Pibe
        Posted Julho 3, 2018 at 7:25 pm

        O sucesso do Renato não tem nada a ver com a canalhiçe que lhe fizeram. O Spoting, pela boca do seu mais alto representante e com direito a coro dos adeptos, foi racista e canalha.
        O não sucesso do Renato nunca apagará isto, uma desculpa, um dia destes, talvês.

    • Deco10
      Posted Julho 3, 2018 at 2:42 pm

      A culpa é do Kevin Durant também.

  • TheRevolution
    Posted Julho 3, 2018 at 1:38 pm

    Para quem é neutro nesta discussão, o caso do Renato leva malta racional a fazer comentários ridículos. A favor e contra o rapaz. Este artigo é prova disso. Renato foi muito perseguido, mas também teve capas atrás de capas de jornais num exagero enorme. Era também muita pressão para ele.

    A verdade é que desde que saiu do Benfica, nunca mais fez uma boa exibição. Este ano jogou no Swansea. Equipa onde nem tinha grande concorrência pela seu lugar. Teve um treinador que sempre o defendeu e insistiu imenso nele. No final desperdiçou tudo isso. E vamos esquecer o Europeu de sub-21 ano passado, onde foi novamente um flop?

    Por mais perseguido que foi Renato, a favor ou contra, não faz sentido nenhum falar nele neste momento, depois destes 2 anos que teve. E quanto ao João Mário jogou muito mais do que o Renato e fez 6 bons meses no West Ham onde era titular. O André é um caso de falta de concorrência naquela posição.

    • Kacaw
      Posted Julho 3, 2018 at 2:58 pm

      No swansea com o antigo treinador Paul Clement o renato estava a jogar na posição 10? Vê o Renato com características de Aimar, Isco ou James? Eu não. Com o Carvalhal o Renato estava a jogar por fim na posição que lhe é familiar ( 8) e até estava a jogar bem, só que acabou por se lesionar 3 meses e não jogar mais.
      O João Mario jogou mais jogos, tal como o André Gomes, mas isso nao significa que o tenha feito com mais qualidade.

    • Gil Rodrigues
      Posted Julho 3, 2018 at 7:47 pm

      O João Mário apenas jogou porque o renato esteve lesionado quase metade da época… Esse esquecimento é tão conveniente.

  • PedroAlmeidaSLB
    Posted Julho 3, 2018 at 1:43 pm

    Eu não critico Ronaldo por ele ter sido formado no Sporting. Critico-o porque conseguiu estragar muito do que aprendeu com Sir Alex Ferguson, que foi como um pai para ele e lhe ensinou a ser um homem, e foi para Madrid pelo dinheiro e por estar mais perto de Portugal, esquecendo-se de muitas das qualidades humanas que lhe ensinaram. Como futebolista, dos melhores. Como trabalhador, provavelmente o que mais trabalha (até em exagero, é obcecado). Como pessoa, deixa cada vez mais a desejar.

    • Artur Trindade
      Posted Julho 3, 2018 at 2:03 pm

      Não podes dizer que o facto de criticares mais ou menos o Ronaldo, não tem a ver com o facto de ter sido formado no Sporting.
      Isso seria tentar negar um acto inconsciente, natural, de defender, ser mais tolerante em relação ao que é nosso.
      Vice-versa em relação ao Renato.

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Julho 3, 2018 at 2:36 pm

        O quê? Mas você acha que as pessoas são autómatos sem capacidade de pensar por elas? Se todas as que conhece são assim, eu não sou. Se o Ronaldo fosse do Porto ou Benfica, eu diria igual.

        • Artur Trindade
          Posted Julho 3, 2018 at 3:16 pm

          Eu acho que a emoção afecta sempre, por mais pequeno que seja o grau, o pensamento racional. E você acha que havendo razões clubísticas envolvidas, o pensamento racional poderá não ser contaminado?

          • PedroAlmeidaSLB
            Posted Julho 3, 2018 at 8:09 pm

            Não, para uma pessoa com um pensamento racional não. Mas se tiver maldade e gosto pela confusão, sim.

            • Artur Trindade
              Posted Julho 4, 2018 at 12:30 pm

              Dou um exemplo, faz-se uma votação sobre quem foi o melhor jogador português de sempre e verifica-se que o Cristiano Ronaldo vence com pequena vantagem.
              Se a análise for feita tendo em conta a preferência clubística, provavelmente Eusébio ganhará na massa adepta do Benfica.
              Em conclusão, acha que houve contaminação do pensamento racional, pela emoção?

    • masterDC
      Posted Julho 3, 2018 at 2:27 pm

      Na carreira de futebol acho que qualquer jogador procura sempre ter as melhores condições financeiras possíveis, estão no direito de preferir um contrato milionário do que jogar num bom campeonato mas dizer que o Ronaldo foi para Madrid pelo dinheiro é um disparate (essa a minha interpretação ao teu comentário). Se ele foi ganhar muito mais e passar a ser ainda mais mediático? Claro, isso é sempre importante. Mas acho que acima de isso, com tudo o que isso traz ele foi jogar para o melhor clube do mundo, tentar conquistar títulos individuais e colectivos mas isso acho que qualquer jogador procura fazer, uns mais que outros. Ele foi para Madrid para aumentar o estatuto de lenda e o aproximar das lendas do futebol.

      Quanto às qualidades humanas até penso que com a idade, sendo mais maduro, o Ronaldo cresceu como pessoa, passando a ter menos atitudes infelizes. Claro que ninguém é perfeito e há sempre situações na vida de um jogador que podemos não gostar ou até gostar da pessoa como profissional e não como pessoa, mas agora dizer que como pessoa dizer que cada vez deixa mais a desejar acho errado, mas pronto respeito a tua opinião apesar de não concordar muito.

    • josediogo
      Posted Julho 3, 2018 at 3:47 pm

      1º, quem é você para dizer que o Ronaldo (ou outra pessoa qualquer) deixa a desejar?
      2ª Aqui podemos criticar jogadores pelas suas qualidades, não como pessoas.
      3º No Real ganha-se dinheiro, mas também se ganha prestígio e eternidade e foi isso que o Ronaldo foi à procura, tendo sido uma decisão perfeitamente natural.

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Julho 3, 2018 at 8:12 pm

        1º sou uma pessoa a avaliar outra, que até faz questão de expor toda a sua vida ao mundo. A partir daí…

        2º Um jogador continua a ser uma pessoa, e a sua personalidade influi muito na sua profissão. Por isso vai sair do Real Madrid e nunca foi lá consensual enquanto pessoa.

        3º Pois, infelizmente na família dele todos têm as prioridades trocadas…

    • Gil Rodrigues
      Posted Julho 3, 2018 at 7:45 pm

      A que propósito é que isto surge num post sobre o Renato Sanches?

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Julho 3, 2018 at 11:22 pm

        Porque alguém disse que criticavam o Renato Sanches por ele ser do Benfica, da mesma maneira que criticam o Ronaldo por ele ser formado no Sporting.

  • LevonAronian
    Posted Julho 3, 2018 at 1:47 pm

    Muitos criticaram os defeitos futebolisticos do Renato e com razão
    Muitos elogiaram as virtutes também com razão.
    Os comentários além das suas capacidades futebolísticas foram vergonhosos, mas infelizmente é a cultura desportiva que temos.
    Quanto ao Mundial, gosto muito do Renato, mas além do pouco rendimento desportivo, pouco jogou sobretudo no último ano e meio, e não fazia sentido ser convocado.

  • Analista Especialista
    Posted Julho 3, 2018 at 1:53 pm

    Questiono, após o mundial, se não seria altura de renovar a roupagem da selecção.
    Fernando Santos teve os seus méritos, preparou uma base sólida e venceu um troféu único. Agora seria mais acertado apostar num treinador com outro conceito de jogo, de modo a rentabilizar a enorme capacidade técnica dos actuais jogadores. Jogadores como João Mário, William, Bernardo, Bruno Fernandes, etc. não podem jogar tanto tempo sem bola. Seria importante apostar em André Villas Boas, Rui Jorge, Carvalhal, van Gaal ou Blanc. Preferia uma aposta lusitana. O modelo deveria ser de posse de bola, com Patrício, Anthony Lopes, Nélson Semedo, Cancelo, Ricardo, Pepe, Ruben Dias, Danilo, Vezo, Neto, Rolando, Guerreiro, Mário Rui, Coentrão, William, Rúben Neves, Adrien, Moutinho, André Gomes, João Mário, Renato Sanches, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rony Lopes, Guedes, Gelson, Rafa, Bruma, CR7, André Silva e Éder a formarem o núcleo duro de convocáveis.

  • RodolfoTrindade
    Posted Julho 3, 2018 at 2:15 pm

    Todos sabem de onde veio a campanha nojenta contra o Renato!!!

    Neste momento o Renato precisa de um sitio onde tenha bastante confiança e consiga adquirir ritmo competitivo para soltar os seus pontes fortes. Pontos fortes esses que necessitam que ele esteja bem fisicamente para os poder demonstrar.

    O próximo clube terá de ser bem pensado, clubes que têm um filosofia de jogo em que fazem 78527 passes antes de chegar à baliza não servem para o Renato.

  • Mantorras
    Posted Julho 3, 2018 at 2:28 pm

    O que mais me impressionou em relacao as criticas ao Renato, foi virem recheadas de maldade. Por isso, perdi muito do respeito que tinha por muita gente, por serem pessoas demasiado pequeninas.

    O Renato superou-se sempre, em contexto favoravel, da mesma forma que falhou sempre, em contexto desfavoravel. Nada novo num jovem, incapacidade psicologica com efeito bola de neve, aliada a forma, no minimo, leviana e parva, como o Bayern geriu a situacao dele a partir de certa altura.

    Tudo isto “e a vida”, “e futebol” e tudo isto “acontece”, clubes, dirigentes, treinadores e muitissimos jogadores falham, sendo que nao faltam tambem casos de “next big things” como o Paim ou o Drenth. Por norma, por ser portugues E por ser apenas um miudo, ja nem digo que as pessoas fiquem a torcer por ele, mas nao desejar mal, estao a ver? Ou, pelo menos, o afundar do rapaz nao ser a alegria que faltava na vossa vida, tambem era sinal de sanidade, ou de uma vida melhor.

    Nunca irei entender as cenas de rejubilanco categorico a cada erro do rapaz, tamanha glorificacao da piadola, mesmo se vinda de um qualquer chico esperto, desde que criticasse o rapaz publicamente, e tambem nunca tinha visto tanta gente “a procura da sorte com pincas”, num concurso para a melhor “desculpa criativa”, para com ela poderem justificar ele ter acertado em alguma coisa, e poderem dormir bem, porque havia ali qualquer coisa que dava para retirar merito ao rapaz.

    Posto isto, queria que se vissem como eu vos vejo, um grupo de loucos em processo de masturbacao colectiva, de olhos esbugalhados de contentamento, a cumprir um qualquer ritual de iniciacao na maconaria da pequenez, em que voces malham numas almofadas tipo chiwawa, enquanto visualizam uma compilacao dos melhores erros e memes depreciativos do Renato.

    Tudo isto existe, muito disto e triste e nada disto e fado.

  • Lorde Eder o artilheiro de Paris
    Posted Julho 3, 2018 at 2:58 pm

    Acima de tudo, Renato precisa de um mentor, de alguém que o ajude a evoluir. Kovac poderá ser o indicado para reacender a chama do Bulo, até porque nos seus tempos de jogador partilhou os relvados com box-to-box de grande qualidade e terá, certamente, muito para lhe ensinar. Enquanto adepto de bom futebol, de futebol rápido, de transição, desejo que Renato volte a mostrar a confiança de 2016 e que isso o faça não só voltar à sua antiga forma, mas atingir um novo patamar e conquistar um lugar no 11 de uma das melhores equipas do mundo.

    Portugal precisa do Renato.

  • Mantorras
    Posted Julho 3, 2018 at 3:07 pm

    O Guedes e o Bernardo estao “a iniciar” o seu precurso na seleccao, logo se vera, nao estiveram ao seu nivel, mas tal como no B.Fernandes e outros, tem muito a ver com a falta de processo colectivo. No entanto, em clubes da dimensao de Inter e Milan actuais, ou Leicester, tipo Valencia ou Monaco, nao so nao falharam, como foram figuras de destaque…

    A falta de reconhecimento ao Patricio, pelo menos do que EU vejo, pessoalmente, tem muito a ver com maus habitos chamados Ederson e Oblak, e a disputa de “quem era melhor” entre eles e Patricio. Acho que com Varela muitos perceberam o GR que Patricio e. Nao esquecer que o proprio nao soube tambem valorizar-se, e acaba por ir para o Wolwes aos 30 anos, sem vencer um campeonato no seu Sporting.

    J. Mario fez melhor que Renato no Inter, mas a diferenca entre mau ou muito mau importa assim tanto? Importa ainda menos quando e numa equipa onde a insistencia/facilidade em jogar e maior. Mais, falamos de jogadores com 4/5 anos de diferenca, achas que se o Renato tivesse mais CINCO anos no Benfica, e saisse para um clube da dimensao do Inter actual teria as mesmas probabilidades de sucesso de sair quando saiu para o Bayern? Nao podemos comparar coisas completamente diferentes.

    Adrien foi desvalorizado? Por quem? Pelo clube que nao lhe deu oportunidades de jogar e o andou a emprestar a Academica e Vitoria? Com que idade mesmo voltou ao Sporting? Para onde saiu e com que idade? O Adrien comigo seria titular no Leicester… mas nao no Bayern. Se quiseres mesmo comparar, lembra-te que ainda faltam 2/3 anos ao Renato, para ter a idade com a qual o Adrien voltou dos emprestimos, para fazer parte do plantel do Sporting, depois de ja la ter estado, e terem decidido emprestar… Isto e o valor que o SCP lhe deu, nao os benfiquistas.

    O Andre e o caso mais parecido com o Renato, falhou no contexto de pressao e desfavoravel, quando tinha estado sempre bem num contexto favoravel, embora o Milan actual nao se compare ao Bayern, dou isso de barato porque a pressao no Milan existe e sente-se certamente.

    Agora eu pergunto, qual destes jogadores e que foi mesmo atacado de todas as formas, incluindo por pessoas ligadas ao Benfica, ainda antes de serem homenzinhos, acusados de serem “pernas de pau” protegidos pelos arbitros com BI falsificado? Nenhum. Essa e que e a diferenca.

    Uma coisa e a critica, outra coisa e odio. Eu nunca dei por mim a querer mal a um puto que va la para fora. Simplesmente nunca me aconteceu.

  • Raskolnikov
    Posted Julho 3, 2018 at 3:13 pm

    Profundamente revoltante a campanha que fizeram contra aquele que era na altura apenas um miúdo de 18 anos. A constante desvalorização das suas óbvias qualidades futebolísticas até parece pouco importante quando comparado com as insinuações baixas de falsificação de data de nascimento e de doping, tudo valeu para bater no Renato, desde a piada fácil reproduzida ad nauseum por esses redes sociais fora – e não duvidem que os jogadores, especialmente nestas idades, se apercebem e sentem, até ao envolvimento de gente com altas responsabilidades na conspiração anti-Renato, nomeadamente o gajo ex-Presidente do Sporting. Até os posts do Facebook do Bayern foram invadidos por idiotas mesquinhos a rasgar o rapaz, ainda por cima com a desculpa cínica de “não gostamos dele porque os media levam-no ao colo”. E então? Ele tem alguma culpa disso? É que o prejudicado foi ele! Tenham ao menos a ombridade de reconhecer que aquilo que sempre odiaram nele foi a camisola que vestia e a forma como levou um Benfica em ruínas ao título. Imperdoável e nojento.

  • Xyeh
    Posted Julho 3, 2018 at 3:36 pm

    O Renato no Euro teve um óptimo papel mas já tinha demonstrado as suas debilidades que muita gente “ignorou”, sempre que se fala no Renato Sanchez fala-se do André Silva e do João Mário mas curiosamente nenhum deles levou o hype que o Renato levou, e dizer que Inter e AC Milan não têm o mesmo grau de exigência, a pressão para voltar a por os clubes no topo é gigante, basta ver que o Gattuso semana sim semana não vinha cascar no André Silva a dizer que devia fazer mais e ao Renato os treinadores diziam que é preciso ter calma que está num momento delicado. Na minha opinião tanto o André, o Renato e o João Mário não têm o que é necessário para ser um jogador de topo, são bons jogadores mas nunca para equipas que lutem pela glória europeia. Se existe jogador que fez falta no meio campo de Portugal foi o Rúben Neves.

    • Raskolnikov
      Posted Julho 3, 2018 at 3:48 pm

      Uma coisa é a pressão que os jogadores têm de enfrentar que tem origem nos seus treinadores e dirigentes, isso é normal. Mas um verdadeiro exército de gente mesquinha que não só o desvalorizava futebolisticamente mas que insinuava de forma absolutamente torpe que ele tinha mentido sobre a idade e que se dopava… Isso é algo que o Renato teve de suportar, e que felizmente nem o João Mário nem o André Silva tiveram.

      • Xyeh
        Posted Julho 3, 2018 at 4:27 pm

        Mas não vi ninguém a defender o Leandro Lima quando veio para o Porto que era um menino. São jogadores de futebol vão estar sujeitos a todo o tipo de comentários, o Renato deixou-se ir abaixo, também não teve a melhor das posturas quando foi para o Bayern, acho que não se pode estar sempre a desculpar, tem tido oportunidades de voltar, vai ter outra e ainda é novo, tem que trabalhar no duro e calar os críticos com trabalho na minha opinião.

  • Francisco Torgal
    Posted Julho 3, 2018 at 4:19 pm

    Compreendo a sua exclusão. Por exemplo, não acho que com base no rendimento desta época o Cédric merecesse ir à selecção, tendo em conta que temos Cancelo e Nélson. Gostei de o ver no Mundial e amigáveis mas, da mesma forma que não o critico por ter ido em vez de outros que sinceramente foram melhores, não percebo porque é que com o Renato já todos os crucificam.

  • 100Clubismo
    Posted Julho 3, 2018 at 5:26 pm

    Eu acho que desde que me lembro, que nunca vi um jogador tão infantilizado e abebezado como o Renato. Aliás, ultimamente tem sido assim comva maioria dos jovens jogadores. “Ah, tadinho, é só um miúdo, bla bla”. Parem de apaparicá-lo de forma tão assustadora. Deixem-no crescer como jogador e como pessoa sem estar a ser constantemente infantilizado, e ao mesmo tempo, criticado por outras pessoas só porque jogou num certo clube.

  • El Pibe
    Posted Julho 3, 2018 at 5:47 pm

    Foi um nojo a campanha institucional contra o nosso menino. Também nunca se vai livrar de más linguas uma vez que apareceu no Benfica.
    Outro menino que já calou muita boca mas ainda vai calar mais é o Guedes, e esse até pelos benfiquistas foi enxovalhado. O Bernardo teve a sorte de só ter feito 2 jogos pela A e ter sido comprado pelo Guardiola, assim já ninguém pode falar mal do moço.
    Se são 6 milhoes de Benfiquistas a apoiar os miudos, também terão sempre uns 2 milhões que são mais anti que outra coisa qualquer para desdenhar.

    Quanto à selecção: Fernando Santos não é o homem indicado, enquanto não se resolver isto, ninguém vai jogar bem pela selecção.
    O Ruben Neves, o Cancelo e o Semedo serão aqueles que nunca poderiam ter ficado de fora. Não levar estes foi criminoso, porque se compromete o futuro / presente, em deterimento de uma suposta solidez do 11 que nunca existiu, nem em França.

    O Renato é um talento raro, é só uma questão de tempo, médios assim não há muitos por aí.

    De resto, parabéns Hess, por teres saído em defesa de uma das maiores promessas da bola Tuga, o nosso menino!

  • PFerreira
    Posted Julho 3, 2018 at 6:30 pm

    A meu ver e para deixar vincada a minha posição, não acho que Renato seja o jogador que tanto querem que seja, e não passa por clubismo nem por outros factores externos que não sejam futebolísticos.
    Sem dúvida que foi um jogador importante para a conquista do campeonato, mas também o seu aparecimento coincidiu com a melhoria do plantel na sua generalidade e que acabaram por o elevar como uma das surpresas, acontece e para quem se lembrar dos últimos jogos do campeonato, em que passou completamente ao lado e que até podia ter feito com que o SLBenfica perdesse o campeonato com uma expulsão ridícula.
    No Euro teve o seu protagonismo mesmo acabando por marcar um golo, mas a meu ver sempre com limitações tácticas e isso ficou patenteado com o decorrer do Euro baixando o seu nível… tudo daí para a frente deve-se à transformação da sua vida em que não teve capacidade de adaptar-se à nova realidade.

    • Pedro Sancho
      Posted Julho 4, 2018 at 3:05 pm

      O que acha então da prestação do João Mário? Um jogador que muito mas mesmo muito raramente acrescenta algo ao jogo da seleção e que raramente tem criticas porque pelo que argumentam o futebol dele não se encaixa ali, e quando ele realmente faz uma jogada que seja de maior qualidade vÊm logo dizer que aquilo é que é qualidade, que ele é claramente superior e que é um jogador sem igual. Ora, o jovem até pode ter qualidade técnica, pode ser inteligente taticamente, chamem lhe o que quiserem, mas, usando este mundial como exemplo, sendo titular em todos os jogos ( não tenho a certeza), contem as vezes em que o que ele fez não foi, receber, parar e passar para trás, parando contra ataques, quebrando ritmo e possibilitando que a seleção contrária se posiciona-se.

      É apenas um exemplo daquilo que é descrito no artigo, há vários jogadores que não mereciam ser convocados, outros que até podiam mas que jogar tanto a titular não, mas no entanto são por alguma razão. O Manuel Fernandes não poderia ter merecido uma oportunidade?

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Julho 3, 2018 at 7:23 pm

    Curioso, depois do jogo com o Uruguai eu escrevi que um dos meus desejos para o futuro da seleção era a reintegração de Renato Sanches. :) Devo ter PES, hehe…X)

    A meu ver, sim, não tivemos nenhum médio a oferecer o que o “bulo” ofereceu no Euro, o mais próximo deve ter sido Adrien e mesmo assim…bom, enfim, acho que quanto menos opções descartarmos, melhor. Há exceções, bem entendido.

  • Fernando neves _36
    Posted Julho 4, 2018 at 8:44 am

    Melhor texto que ja foi escrito aqui.
    Fantástico.
    Obrigado Hess por alguém ter a mesma opinião que eu.
    Ja ti

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Julho 4, 2018 at 12:24 pm

    Os ataques contra o Renato Sanches extravasaram e muito as suas qualidades futebolísticas. Tratou-se de uma campanha de ódio, promovida em larga escala e que foi feita por ele ser do Benfica. Foi torpe e ignóbil.
    Vejo muitos users a clamar que seria um absurdo convocar o Sanches para a Rússia. Eu também acho, mas escusam de atacar o autor do post, porque ele diz basicamente o mesmo. Ele fala do futuro do Sanches na selecção.

Deixa um comentário