Na nova época a jogar na Champions com 2 jogos por semana também não vai haver tempo nenhum para treinar.
Aí é que vão ser elas.
Marcio Ricardo
Posted
Maio 26, 2021 at
10:13 am
Exatamente. Também por isso vai faltar a força para dar aquele gás no final quando precisam de um golo milagreiro. Se este ano ganharam um sem fim de jogos pela margem minima, próximo ano vai ser mais complicado.
Estigarribia
Posted
Maio 26, 2021 at
7:45 am
O Paulinho 2 ainda nos vai dar muitas alegrias na próxima época. Entrar em Janeiro nunca é fácil numa equipa grande, como o Sporting Clube de Portugal, onde a exigência é e sempre será muita. Não se pode dormir á sombra da bananeira.
Saudações Leoninas
P.S.: Que na próxima época continuem com esta melhoria toda no departamento de comunicação.
BAFANA BAFANA
Posted
Maio 26, 2021 at
3:16 pm
Concordo contigo Estigarribia!
Não é facil entrar e vingar logo! E eu adoro o que o Paulinho dá ao jogo, há muito trabalhinho para além dos golos que marca. Mas como PL é visado se não marca.. Mas o futebol dele vai muito para além disso! Esperemos por coisas boas para a próxima época!
Saudações de um campeão leonino para outro!
Ps: Só uma pergunta. Gostavas assim tanto do Estigarribia? Ahahaa
Estigarribia
Posted
Maio 26, 2021 at
5:03 pm
BAFANA BAFANA,
Em relação ao Paulinho, subscrevo. E também sou fã dele.
Quanto ao PS, sim, sou fã do Marcelo Estigarribia. O médio, ex-Juventus e Chievo Verona, era o meu médio paraguaio preferido. Tanta qualidade naqueles pés ? Aliás, eu quando treinava o Sporting no FIFA 2009 contratava o Estigarribia, juntamente com o malogrado Christian Benítez, para o nosso clube ?
Saudações Leoninas
Marcio Ricardo
Posted
Maio 26, 2021 at
9:11 am
Olha um jogador a falar em adaptção… Mas alguns Einsteins que aqui comentam acham mais difícil ficar no mesmo clube.
Kafka
Posted
Maio 26, 2021 at
9:44 am
Olha as grandes empresas Mundiais TODAS a cada vez mais fomentarem a rotação entre os funcionários, precisamente porque já está mais que estudado que é muito mais difícil manter os níveis de foco e performance estando sempre no mesmo sítio…. Mas a Google, a Microsoft, o Paribas, a Chevron, o Facebook, Bank of América etc estão todos errados, e é o Einstein do Márcio que está certo ??
Como não adorar
Marcio Ricardo
Posted
Maio 26, 2021 at
10:16 am
Um gênio este Kafka que compara jogadores de futebol com empresas de multinacionais e suas carreiras.. Tem tudo a ver, desde logo a começar pelo número de anos das profissões. Esse Qi meu Deus, deve rebentar com a escala.
Kafka
Posted
Maio 26, 2021 at
11:08 am
Sim porque as grandes empresas fomentarem a rotação de pessoal de 2 em 2 ou 3 em 3 anos, tem imenso a ver com terem carreiras de 40 anos ou carreiras de 10 anos ???
Um autêntico primor de inteligência este Márcio
Sempre a DESAprender com este Márcio
Artur Trindade
Posted
Maio 26, 2021 at
3:12 pm
Mas essas grandes empresas mundiais fomentam a rotação que referes, rescindindo com os trabalhadores, que vão para empresas concorrentes, em países diferentes?
Essa rotação de funcionários saudável que referes, parece ser o equivalente ao que acontece em cada clube, com mudança de treinadores e jogadores anual, bi-anual, etc, com respectivas mudanças nos métodos de trabalho.
Portanto, mudanças no próprio local de trabalho.
Quando existe mudança de clube ou até de país, é bem mais radical do que isso, daí haver muitos casos de inadaptação total ou parcial.
Até por não ser um processo acompanhado pela empresa, pois existe uma rescisão, é totalmente diferente de uma transferência no mundo do futebol.
Mas podes continuar nessa narrativa peregrina de que as mudanças radicais, ajudam na manutenção do alto rendimento dos jogadores.
Kafka
Posted
Maio 26, 2021 at
4:44 pm
Claramente não tens noção do que dizes…. Estas multinacionais, tb fomentam a mudança de País, até incentivam a isso, só não muda quem não quiser
Ah espera mas agora mudar de País é diferente se for na mesma empresa ou noutra, ????… A língua, cultura etc já não é diferente se fôr na mesma empresa ???
O mais engraçado de tudo é que quem vos ouve falar até pensa que o Messi nunca mudou de País quando o Messi até fez pior, não só mudou de País como mudou de Continente… Vá sai mais uma cambalhota para ti e para o Márcio… Mais um concorrente para a Biles em Tokyo
Artur Trindade
Posted
Maio 26, 2021 at
5:20 pm
Mas sentes-te mais seguro numa mudança dentro da mesma empresa, ou mudança para outra empresa?
A língua na Argentina é diferente da que se fala em Espanha?
Messi mudou aos 13 anos, era uma criança que foi educada e formada em Espanha.
Estás a fulanizar a questão em torno de Messi/Cristiano, eu cresci a ouvir a expressão “vamos ver como ele se adapta”, até tem sido muito utilizada no caso do João Félix, mas contigo comecei a ouvir “vamos ver se se mantêm focado”.
Pela novidade, ainda estou a tentar assimilar completamente.
Kafka
Posted
Maio 26, 2021 at
6:36 pm
E a língua em Madrid é diferente do Português? ??…. De facto que mudança drástica do Cristiano (PORTUGUÊS) de Inglaterra para Madrid, epah uiiiiiiii de facto há cá uma diferença de língua upa upa…. Nem sei como o Cristiano conseguiu perceber espanhol de tão diferente que é do Português
Se Messi era uma criança com 13, o Cristiano era um jovem com 18 a diferença não é significativa quando mudou… Aliás aos 18 anos é super natural mudar de cidade ou País, TODOS os jovens o fazem quando vão estudar para uma universidade diferente da zona de residência, portanto fazer disso um grande feito ????… Quando sair de casa aos 18 anos para ir viver para outra cidade ou País é só a coisa mais normal que há
Depois disso volta para Espanha, um País que tem uma língua e cultura iguais a Portugal, ah espera eles dormem a sesta e nós não, epah que diferença que feito grandioso que é um português ir viver para Madrid ?????
Quanto à boquinha do manter focado, deverias ter saber que o foco e motivação é SÓ o factor MAIS IMPORTANTE de todos quando és um jogador de topo, e por ser o mais importante de TODOS é que o Messi ou o Cristiano tiveram carreiras muito mais longas que o Ronaldinho por exemplo, que aos 26/27 anos perdeu o foco e a motivação…. Ele não baixou o nível por desaprender de jogar, baixou o nível porque perdeu o foco no futebol e ia bêbado e drogado para os treinos
O FOCO é só o factor mais importante para o sucesso a longo prazo e tu vens com as tretas das adaptações quando os jogadores vivem numa autêntica bolha, ao ponto do Aguero viver há 10 anos em Inglaterra e não saber falar Inglês….
Isso das adaptações é válido para o cidadão de classe média porque não podes viver numa bolha, não podes levar a tua família TODAAAA contigo, não podes levar os teus amigos todosss para o país novo, e tens de ser tu a tratar de tudo no país novo e portanto ou aprendes e te adaptas a bem ou a mal…. Agora MILIONÁRIOS? Looool…. Qual é a diferença de um milionário viver em Madrid ou em Turim? É indiferente, porque tem dinheiro para trazer a bolha onde vive toda com ele…. Daí o Neymar por exemplo viver com a catrefada de amigos dele todos lá em Paris… O Cristiano fez o mesmo em Manchester e Madrid e pôs os amigos todos a viver com ele… E a bolha é tão grande que o Aguero em 10 anos a viver em Inglaterra nem sequer sabe falar Inglês, não é preciso, na bolha onde vivem tem dinheiro para agarrarem na bolha e mudarem a bolha de relações de uma cidade para outra….
Marcio Ricardo
Posted
Maio 26, 2021 at
8:33 pm
Achas que percebes muito mas não percebes é nada. Mas como é que é mais fácil manter o foco mudando de país se é tudo novo ? Novo clube, nova cultura, novos colegas… Será Einstein, que também é mais fácil jogar em campos novos do que aqueles que já estamos habituados. A mim, parece-me que tu nunca saíste de Portugal. Dás o exemplo do Aguero, como se fosse possível passar 10 anos num país sem aprender a falar a língua e não ter dificuldades por isso. Que gênio hein. Então e o Hazard não te lembras ? E o Renato Sanches ? E tantos outros jogadores que mudam de país e ficam irreconheciveis..
Kafka
Posted
Maio 26, 2021 at
9:09 pm
Nunca sai de Portugal? ??? Claro, nem vivi em Espanha nem nada… Nem trabalho numa instituição francesa nem nada… Nem fui já a 17 países nem nada…. Fui tudo em versão imaginária claro está
Depois, aí com que então mudar de País para uma empresa nova não é mais fácil manter o foco total no trabalho na nova empresa para singrar na nova empresa? ???…. Claro é muito mais fácil manter o foco estando há 10 anos sempre na mesma empresa a ver as mesmas pessoas, com as mesas rotinas etc… ????…. Só podes ter quê? 10 anos? Nunca trabalhaste na vida só pode
Kafka
Posted
Maio 26, 2021 at
7:03 pm
Ou vais-me dizer que durante 10 anos o Aguero apenas falou com a Mulher?
Obviamente que não, manteve a vida dele exactamente igual, porque sendo rico agarrou em toda a família e amigos e mudou-os a todos para Manchester com ele e daí durante 10 anos nunca ter precisado de saber falar Inglês, para um milionário a única coisa que muda é se faz sol ou chuva, porque de resto é tudo igual…. Daí o Neymar tb falar mal francês e já lá viver há 3 ou 4 anos, não é preciso, apenas mudou a bolha para Paris
Isto nada tem que ver com classe média, os milionários vivem em bolhas e quando mudam de País têm dinheiro para levarem as bolhas onde vivem com eles, não mudando nada
Litmanen
Posted
Maio 26, 2021 at
6:40 pm
Hoje aprendi que o De Rossi e o Totti foram sem sombra de dúvidas os melhores médios de sempre do futebol.
Kafka
Posted
Maio 26, 2021 at
6:54 pm
Então aprendeste mal porque o Totti nem sequer era médio
Kafka
Posted
Maio 26, 2021 at
9:48 am
Aliás a prova que é muito mais difícil estar sempre no mesmo clube, é que não há domínios eternos e mesmo clubes de topo que tiveram hegemonias como o Real de Puskas, o Milan, Barça, United etc, todos caíram e não foi por perderem jogadores, foi sim pelo desgaste que é para os jogadores estarei sempre no mesmo sítio, pois todos eles perderam as hegemonias mantendo as bases de jogadores que os levou a vencer, mas o desgaste e perda de foco levou à perda de hegemonia…. Mas o Einstein do Márcio é que sabe
A Microsoft e a Chevron têm de aprender com o génio do Márcio ?
Marcio Ricardo
Posted
Maio 26, 2021 at
11:08 am
Pois, não há dominios eternos, até porque eternidade ainda tem muitos anos pela frente não é génio ? Mas sabes o que há ? Dominios por décadas, por exemplo… Sporting, Benfica e Porto são exemplos disso. O senhor que está no meu avatar é exemplo disso, não só na Itália como na Europa, sr Einstein.
A motivação, o foco e a performance são dificuldades internas, do próprio jogador. O jogador que muda tem que lidar com essas dificuldades também, mas tem que lidar com muitas outras. Mudar de lingua, de colegas, de cidade, de cultura, estar longe da familia, adaptação, tudo isso é MUITO mais difícil, tanto em qualidade da dificuldade quanto em quantidade.
Kafka
Posted
Maio 26, 2021 at
11:35 am
???” É muito mais difícil a mudança” ??.. Como se a rotina não fosse mais difícil que estar sempre em novos projectos
A nível de foco e motivação é tremendamente mais fácil estarem sempre a mudar, nem há comparação possível e por isso ser óbvio para toda a gente com 2 neurónios, é que todas as grandes empresas hoje em dia fomentam o máximo de rotação entre os funcionários e as multinacionais até vão mais longe e fomentam a rotação não só dentro do próprio País como rotação internacional dos seus funcionários
Mas os gestores da Microsoft, Google, Apple, Facebook, Paribas etc estão todos errados, e têm todos de vir aprender com o pseudo-génio do Márcio ?
Francisco Torgal
Posted
Maio 26, 2021 at
2:59 pm
Nesse caso eu, não sendo da tua área e estando na área da saúde, se for para a tua vou me dar melhor que tu. Melhor rendimento por ser um ambiente e uma atividade nova…
Acho que o teu paralelismo não se aplica.
O argumento da concentração diminuir e a tarefa tornar-se aborrecida e promover distração só é verdade para tarefas mais repetitivas e monótonas. No futebol jogas sempre futebol mas tens adversários diferentes, classificações e objetivos diferentes conforme o momento da temporada. Mesmo nos casos em que são as mesmas equipas (campeonato) tens plantéis diferentes dos anos anteriores, equipas técnicas diferentes. Um jogador que se mantém no mesmo clube, se mantiver grande parte do seu core, está igualmente focado e mais confortável, a não ser que seja um irresponsável.
Mais me dizer que as pessoas que trabalham em Portugal ficam muito melhor e mais motivadas e com o trabalho facilitado quando vão emigrar para trabalhar num país em que a língua falada não é português?
Repito, mais ponderação… para ambos já agora.
Ainda estou a tentar perceber como é que os comentários ainda são permitidos aqui.
Kafka
Posted
Maio 26, 2021 at
3:28 pm
Francisco
Oi?? Onde é que o Cristiano foi fazer uma profissão nova? Ele manteve a profissão, mas ao mudar essa mudança gera automaticamente mais motivação e foco, isso é demasiado óbvio, porque há a necessidade de mostrar as coisas na nova empresa etc… Ficando sempre no mesmo sítio a tendência é para o baixar de foco e consequente perda de motivação, aliás isto é a natureza do Ser Humano… É tremendamente mais difícil estar focado e motivado sempre a fazer o mesmo no mesmo sítio
E claro que ir para outro País faz com que a pessoa esteja muito mais motivada para aprender a nova língua, para conhecer novas pessoas, para singrar numa nova empresa etc, isto para não falar que mudando para outro País automaticamente gera um foco muito maior
Mas alguma vez tu tens a mesma motivação e foco estando 15 anos no mesmo sítio, a ver as mesmas coisas, as mesmas pessoas etc…. A tendência natural do Ser Humano é para perda de motivação
Artur Trindade
Posted
Maio 26, 2021 at
4:42 pm
Kafka
Existe essa questão da motivação-extra que falas, é um facto.
Mas é apenas um dos factores, que no caso do Cristiano e dos grandes jogadores da história não é muito relevante, pois controlam bem o foco.
Mas numa mudança de país, existem tantos factores que concorrem com a motivação, como sejam:
Se tens um balneário que te aceita, gestão de egos, cultura do país, língua, cultura futebolística, imprensa diferente, futebol diferente.
Esses fatores tornam a motivação-extra um fator irrelevante/insuficiente, para controlar o rendimento final.
Muitas vezes a adaptação corre bem e assistimos a subidas de rendimento, que no caso de Messi e Ronaldo seria impossível, mas muitas vezes acontece o contrário.
A manutenção no mesmo local, exige apenas a preocupação de manter o foco.
As caras e métodos, de novos jogadores e técnicos, no mesmo clube, mudam anualmente.
Marcio Ricardo
Posted
Maio 26, 2021 at
8:39 pm
Obviamente. Durante os 16 anos em que o Messi joga na liga espanhola quantos estádios diferentes jogou em todos esses anos ? Uns 30, no máximo 40. Os jogadores são avaliados por aquilo que fazem dentro de campo certo ? E o Cristiano na liga portuguesa, espanhola, italiana e inglesa, em quantos estádios jogou ? É a mesma coisa ? É mais difícil jogar sempre nos mesmos estádios do que em estádios diferentes ? Só no mundo dos unicórnios..
Kafka
Posted
Maio 26, 2021 at
9:25 pm
??? Para o Márcio Ricardo o Cristiano era melhor que o Messi, porque tinha melhores números, claro que bastou 2 segundos para provar que o Messi tem muito melhores números, com melhor media de golos, assistências, ratios oportunidades concretizadas, criadas e etc e então o Márcio teve de mudar e passou a dizer que afinal o Cristiano já era melhor porque tinha 5 Champions e o Messi 4, claro que bastou novamente 2 segundos para rebentar com este argumento, porque o mesma Márcio Ricardo diz que o Etoo é melhor que o Benzema quando o Benzema tem 4 Champions e o Etoo tem 2 ????… Por aqui se vê a coerência…. Claro que perante mais uma vez ter sido apanhado, então agora inventou que Cristiano afinal é melhor que o Messi porque jogou em mais estádios ?????…. Claro que bastam 2 segundos para rebentar com este argumento, porque o mesmo Márcio acha que o Ibrahimovic é pior que o Cristiano, mas o Ibrah já jogou em mais estádios que o Cristiano ????
Bem vamos todos aguardar, pelo novo argumento que o Márcio tem vai ter de inventar
Mas confesso, essa tua imaginação não tem limites e adorei essa de a qualidade de um jogador se medir pelo número de estádio onde se jogou ???
Marcio Ricardo
Posted
Maio 26, 2021 at
9:47 pm
Por aqui se vê como tu és mentiroso. Eu nunca afirmei que o Ronaldo é melhor que o Messi. Eu afirmei que estavam no mesmo patamar porque, entre outras coisas, a carreira de Ronaldo é mais difícil de fazer do que a do Messi.
Como é óbvio, o Messi está sempre adaptado, e o Ronaldo teve que se adaptar várias vezes. E é óbvio que é mais difícil. Só neste dia, há vários posts a falar de forma indireta da dificuldade que é estar a mudar. Quem tiver atento percebe. Mas tu deturpas todas as minhas palavras, não tens vergonha na cara mesmo.
Na verdade o Messi ganhou 3 CHAMPIONS, porque a primeira ele estava lá a passear com 17 anos quando o time era comandado por Ronaldinho. Na verdade, CR7 é o rei e senhor da Champions, é melhor marcador de seleção de sempre, tem uma carreira mais difícil que a do Messi e mais uma dúzia de razões que o colocam ao nível do Messi e não melhor que o Messi. Entendes as diferença ? Quantos companheiros teve o Messi na carreira ? Quantos teve o Ronaldo ? É a mesma coisa ? É mais fácil para o Ronaldo ter 4 ou 5 vezes mais espíritos e personalidades com quem trabalhar ? Que loucura.
Francisco Torgal
Posted
Maio 28, 2021 at
5:08 pm
Estás a assumir que mudar de sítio aumenta sempre a motivação e o foco, quando muitas vezes, sobretudo na mudança de país, há quem deprima ou tenha dificuldades em adaptar-se ao início, o que se entende.
Estás a dizer uma data de coisas com a premissa de que são a regra, logo aí claro que não como aceitar o que dizes.
Os casos que dizes, de extra motivação, acontecem, mas regra geral até acho que a mudança traz um desconforto e descréscimo temporário de rendimento temporário que desaparece com a habituação ao tempo.
Como te disse, há mais fatores do que estar “apenas” no mesmo clube. Colegas de equipas diferentes, de países diferentes (já que falas em adaptar a novos idiomas ou colegas que não falam o mesmo), equipas técnicas diferentes e adversários diferentes a nível Europeu.
Tens motivação para vingar num sítio novo, isso não é sinónimo de que após estares num sítio novo é mais fácil, pelo contrário.
O teu problema não é teres algum conteúdo verdadeiro no que dizes, é fazeres disso soberano e a única verdade, quando está claramente comprovado que não é o caso.
Pensas de uma forma, logo achas que é assim para todos…
Miguel Lopes
Posted
Maio 26, 2021 at
11:26 am
Kafka e Márcio Ricardo, será que vocês não conseguem ver que têm os 2 razão e estão os 2 errados, que cada caso é um caso, cada jogador é diferente do outro, uns apreciam e gostam da estabilidade de estar no mesmo clube e outros, gostam de novos desafios.
É necessário ter sempre o bom senso de não dizer que existe apenas uma solução.
w0bbly
Posted
Maio 26, 2021 at
1:31 pm
Bom senso? O que é isso? Isso exige pensar no que todos dizem e nao apenas no nosso umbigo
Marcio Ricardo
Posted
Maio 26, 2021 at
8:34 pm
Mas a questão não é se ambas as coisas são difíceis, mas sim qual a mais difícil..
Kafka
Posted
Maio 26, 2021 at
9:28 pm
E obviamente a mais difícil é estar sempre no mesmo sítio, por isso as grandes multinacionais fomentam a rotação…. Mas para saberes estas coisas tinhas de saber o que é trabalhar
Artur Trindade
Posted
Maio 26, 2021 at
3:24 pm
Kafka
Comentário ao lado quando referes que Real de Puskas/Di Stefano, Milan de Baresi/Maldini e tantos outros, Barça de Xavi/Iniesta, ou United de Giggs/Scholes/Keane, cairam pelo desgaste dos jogadores. Os jogadores referidos tais como outros, ficaram até ao fim das carreiras, sempre com alto rendimento, e foram sendo substituídos por outros de qualidade inferior.
Não existiu qualquer perda de foco.
Kafka
Posted
Maio 26, 2021 at
4:09 pm
Oi? Não houve perda de foco e motivação? Tens o exemplo do Barça que é um bom exemplo disso, desde 2012 foi sempre a baixar mesmo mantendo a equipa, o foco já não era o mesmo, os mecanismos de cada vez mais gastos… Jogadores como Busquests, Pique etc, antes dos 30 já bem longe do nível que exibiram no início desse Barça, jogadores completamente acomodados etc…. O teu comentário é que foi completamente ao lado
SENSEI
Posted
Maio 26, 2021 at
4:47 pm
Just get a room, you two…
coach407
Posted
Maio 26, 2021 at
10:02 am
O Carlos Carvalhal é anti-treino de força. Até os treinos mais intensos é tudo com bola, jogo, jogo, jogo. É um treinador conhecido por dar pouca carga em termos de treino comparando com a média dos treinadores.
Por acaso nunca me tinha lembrado deste fator, mas esse gap pode até ter impactado o rendimento do Paulinho já que uma mudança brusca em termos físicos no treino não é fácil de depois chegar ao jogo e não ter fadiga acumulada ou até dores musculares.
Rui Ferreira
Posted
Maio 26, 2021 at
2:02 pm
Só alguém que não percebe nada de treino, é que tem este comentário.
O Carvalhal utiliza a metodologia da periodização tática e, como está contemplado na mesma, existe o dia azul (força), o dia verde (resistência) e o dia amarelo (velocidade). Portanto, com bola sim, mas a força é treinada (e seria incompetente por parte do Carvalhal não o fazer, dado que, numa capacidade motora específica – força – os seus jogadores iriam ficar diminuídos). Por outro lado, em todos os clubes profissionais (e principalmente os grandes, como o Braga, dado as condições que tem, têm trabalho complementar individual, em que são trabalhadas outras capacidades que, no treino da equipa, podem não ser solicitadas.
Por isso, se por treino de força te referes ao facto dos jogadores puxarem ferro no ginásio (e acredita que eles o fazem, depende é das cargas que utilizam e do tempo de treino), esse, efetivamente, não é um trabalho feito pelo Carvalhal, mas sim por alguém da equipa técnica. Se por treino de força te referes aos treinos da equipa, ele fá-lo, como quase todos os treinadores portugueses. Sugiro que te informes antes de fazeres comentários sem sentido (tens várias formações online, seminários da ANTF ou formações de de empresas privadas, em que muitos dos locutores são os treinadores portugueses, em que falam sobre a metodologia de treino).
Abraço.
Generatios
Posted
Maio 26, 2021 at
3:00 pm
De referir também outra coisa, o Braga estava nas competições europeias jogando de 3 em 3 dias. Tempo para treinar com intensidade era muito pouco.
No Sporting neste sentido as intensidades de certeza eram muito mais altas por haver um Microciclo normalizado de Domingo a Domingo digamos assim
Deco10
Posted
Maio 26, 2021 at
3:13 pm
Exato, e o Paulinho refere isso mesmo neste vídeo.
coach407
Posted
Maio 26, 2021 at
3:50 pm
É totalmente mentira o que estás a dizer. O Carlos Carvalhal não faz treino de força -> até impede treinos de força com frequência. Chegou ao Braga e revolucionou logo a carga que se metia nessa matéria. Ele é reconhecido – e muito criticado – por isso.
Vires falar em treinos complementares que são basicamente treinos de finalização e coisas desse género só para dizeres que sabes que há treinos complementares é esquisito. Estamos a falar de treinos de força. Foca no relevante.
Além disso, achares que o Braga tem treinos complementares como se fosse algo wow… Em qualquer equipa da formação ou no Campeonato de Portugal tens treinos complementares individuais, sobretudo o típico para os avançados finalizarem ou bater bolas paradas. Tens em todo o lado, não é só no nível Braga. É das coisas mais básicas do treino.
Treinos de força o Carvalhal permite, mas em cargas muito pequenas. Pela teoria dele chega a ser prejudicial num claro desacordo com muitos treinadores.
Rui Ferreira
Posted
Maio 26, 2021 at
4:03 pm
Meu amigo, claramente não sabes o que estás a dizer. Por duas razões: sou treinador de formação no SC Braga e sigo de perto o trabalho do Carvalhal e é-nos permitido o acesso a treinos e a planeamento dos treinos (assim como era com treinadores anteriores). Segundo, fui formado na mesma faculdade do Carvalhal, a FADEUP, no Porto e, para além de ter lido a sua tese de mestrado (em que ele explica as suas ideias, algumas se alteraram ao longo dos anos), ele mantém a mesma metodologia na qual se formou, a Periodização Tática, sendo que, desde a altura, ele adaptou-a aos seus métodos de trabalho (e à própria evolução que metodologia teve ao longo dos anos). Por isso, por favor, informa-te. Ficarás mais rico e não cais no ridículo de estares a dizer coisas que não sabes.
Kafka
Posted
Maio 26, 2021 at
6:15 pm
Rui Ferreira, obrigado pelo testemunho e por mais uma vez o Coach ser desmascarado
Vegeta
Posted
Maio 27, 2021 at
8:22 am
Foi apanhado a mentir o coach.
Que novidade ???
TSerrano17
Posted
Maio 27, 2021 at
5:55 pm
Obrigado Rui. Só de ver o Coach desmascarado mais uma vez já valeu a pena. Agora o silêncio dele é a melhor resposta, basicamente o que aconteceu aqui é o que acontece sempre, a diferença é que alguém o apanhou com factos óbvios. Melhor é quando ele fala com a arrogância que os outros não sabem nada. Mais uma vez obrigado Rui, por o teres calado e pela explicação.
Cumprimentos
Rui Ferreira
Posted
Maio 27, 2021 at
11:41 pm
De nada, obrigado a todos pelo feedback. Só quis explicar às pessoas aquilo que, efetivamente, é feito em termos de treino. Um abraço a todos!
Deco10
Posted
Maio 26, 2021 at
1:19 pm
Quem viu o Paulinho e quem o vê. Lembro-me de andar por aqui por Barcelos e ouvir falar de um novo craque a despontar no Galegos Santa Maria, logo depois de ter saído de cá o Hugo Vieira. Paulinho era um excelente jogador, mas era tão bom para o nível que estava que por vezes desleixava-se demasiado naquele conforto de saber que nem precisava de se esforçar muito para fazer a diferença. Felizmente foi ao sítio, subiu a pulso e isso deu-lhe toda uma noção do trabalho que é preciso para se manter a alto nível, grande contratação fez o Sporting aqui.
Xyeh
Posted
Maio 26, 2021 at
2:24 pm
Cá em Barcelos não faltam casos de jogadores com muito talento que se desleixaram, ainda tivemos alguns casos com boa carreira.
Deco10
Posted
Maio 26, 2021 at
2:51 pm
Verdade, lembro-me de uma fornada de Infantis A do Gil Vicente que foi campeã e que a equipa saiu toda para outros voos, saíram jogadores para o Braga, Porto, Benfica e Sporting, de todos o único que acabou por ter uma carreira foi o Reko que ainda andou pela Académica e pelos séniores do Gil depois de ser campeão enquanto capitão nos juniores do Braga, nas camadas jovens chegou a ser capitão do Sporting também, hoje em dia anda pela segunda espanhola. De resto perdi o rasto aos outros todos.
E isto para não falar de todos aqueles que têm a capacidade mas depois perdem-se na má vida e nem chegam aos juniores sequer, mas esses já nem conto.
Xyeh
Posted
Maio 26, 2021 at
3:23 pm
O Reko mais velho venceu uma competição de futsal universitário praí há 2 ou 3 anos, o Reko que falas ainda jogou no Braga na 1ª Divisão e o irmão mais novo deles (também é Reko) jogou pelo Aves e está no agora no Portimonense. Eles costumam vir aqui ao blog podem dizer melhor.
Mikenen_PT
Posted
Maio 26, 2021 at
2:38 pm
Vi o podcast dele, e foi uma bela surpresa. Uma maturidade, e inteligência emocional bem acima do normal, ainda para mais para o esteriótipo de jogador de futebol. Humor negro, a dar música ao Guilherme…em suma, muito bom, recomendo que vejam pois é uma hora bem passada. É isto que é importante ter num balneário, jogadores inteligentes dentro e fora de campo….
Uma nota importante: esse comentário da porrada que foi o 1º treino no SCP tem de ser devidamente contextualizado: ele disse que vinha de um período de lesão, e que no Braga fruto de estarem em jogar sistematicamente de 3 em 3 ou 4 em 4 dias os treinos eram mais de recuperação….. logo não fez nenhuma crítica aos métodos do Carvalhal…até nisso foi frontal qb mas com o devido respeito….
SL
OMotoqueiroGuti
Posted
Maio 26, 2021 at
2:43 pm
Humm… ? … … Foi a primeira vez que ele trabalhou com o treinador? Não. Então… Que “passou-se”? …
Posso estar enganado, mas creio que isto é mais psicológico que outra coisa. Custar o que custou, chegar a um candidato ao título com o peso de ser aquele jogador que fará descolar a equipa… não é fácil.
Mesmo que flope, não vou criticar a contratação porque houve lógica. Agora, nem sempre as coisas correm bem. Não estou com grandes expectativas em relação a golos, sinceramente. Acho que é noutros capítulos que o seu trabalho será importante. Penso essencialmente na ajuda ao meio campo na fase de construção e na capacidade de, com e sem bola, permitir situações de finalização.
Deco10
Posted
Maio 26, 2021 at
3:12 pm
Porque estava completamente habituado a um tipo de treino menos exigente fisicamente, habituado a jogar com os colegas que tinha em Braga, num sistema tático que estava adaptado. A meio do ano muda o tipo de treino, muda todos os colegas, e entra numa equipa que jogou meia época com alguém na frente que nada tem a ver com o estilo de jogo dele. Só por o treinador ser alguém já conhecido não quer dizer que é só chegar e jogar e está feito.
OMotoqueiroGuti
Posted
Maio 26, 2021 at
4:09 pm
Sim, claro. Se há alguém que tem sempre expectativas baixas quando se compra um jogador sou eu. Até sobre este jogador disse que havia a possibilidade de não “entrar a matar”, pois a realidade Sporting é diferente.
Tudo o que disseste não anula o que eu disse, apenas complementa: além do que referiste, a pressão e a expectativa sobre o jogador eram altíssimas. E ele nem sempre lidou bem com isso. Expectável. Acontece.
Costumo ser muito condescendente com os jogadores do Sporting. Nunca chamo “manco” ou “coxo” a nenhum deles. No máximo digo “não tem capacidade para ser titular nesta equipa”.
JoaoMiguel96
Posted
Maio 26, 2021 at
3:29 pm
Viste o episódio do podcast?
OMotoqueiroGuti
Posted
Maio 26, 2021 at
4:03 pm
Não. Mas li aqui os comentários sobre a forma como Carvalhal (supostamente) trabalha, e pareceu-me haver quem ache que foi nessa diferença de metodologia que Paulinho teve as suas maiores dificuldades.
Partindo disso, discordei.
JoaoMiguel96
Posted
Maio 26, 2021 at
4:37 pm
Então vai ver. Ele diz que está ligado ao facto de ter estado a época inteira em recuperação e em treinos leves por causa dos jogos de 3 em 3 dias.
OMotoqueiroGuti
Posted
Maio 26, 2021 at
5:00 pm
As dores de que ele fala estão ligadas a isso que referiste? Ok, tudo bem.
O meu ponto não era esse. Não disse que as dores eram fruto da pressão.
Disse que, na minha opinião, foi a pressão e não as diferenças metodologias de treino que mais influenciaram o desempenho do jogador.
E disse-o porque, como já referi, pareceu-me haver quem defendesse essa tese.
Diogo Palma
Posted
Maio 26, 2021 at
4:36 pm
É normal.
O Braga quase não treinava, era jogo para o campeonato, recuperação, jogo para a Liga Europa, recuperação, jogo Campeonato, recuperação, jogo Liga Europa, etc, etc.
No Sporting a jogar uma vez por semana há muito mais espaço para o treino.
59 Comentários
JoaoMiguel96
O melhor episódio até agora ???
Antonio Clismo
Na nova época a jogar na Champions com 2 jogos por semana também não vai haver tempo nenhum para treinar.
Aí é que vão ser elas.
Marcio Ricardo
Exatamente. Também por isso vai faltar a força para dar aquele gás no final quando precisam de um golo milagreiro. Se este ano ganharam um sem fim de jogos pela margem minima, próximo ano vai ser mais complicado.
Estigarribia
O Paulinho 2 ainda nos vai dar muitas alegrias na próxima época. Entrar em Janeiro nunca é fácil numa equipa grande, como o Sporting Clube de Portugal, onde a exigência é e sempre será muita. Não se pode dormir á sombra da bananeira.
Saudações Leoninas
P.S.: Que na próxima época continuem com esta melhoria toda no departamento de comunicação.
BAFANA BAFANA
Concordo contigo Estigarribia!
Não é facil entrar e vingar logo! E eu adoro o que o Paulinho dá ao jogo, há muito trabalhinho para além dos golos que marca. Mas como PL é visado se não marca.. Mas o futebol dele vai muito para além disso! Esperemos por coisas boas para a próxima época!
Saudações de um campeão leonino para outro!
Ps: Só uma pergunta. Gostavas assim tanto do Estigarribia? Ahahaa
Estigarribia
BAFANA BAFANA,
Em relação ao Paulinho, subscrevo. E também sou fã dele.
Quanto ao PS, sim, sou fã do Marcelo Estigarribia. O médio, ex-Juventus e Chievo Verona, era o meu médio paraguaio preferido. Tanta qualidade naqueles pés ? Aliás, eu quando treinava o Sporting no FIFA 2009 contratava o Estigarribia, juntamente com o malogrado Christian Benítez, para o nosso clube ?
Saudações Leoninas
Marcio Ricardo
Olha um jogador a falar em adaptção… Mas alguns Einsteins que aqui comentam acham mais difícil ficar no mesmo clube.
Kafka
Olha as grandes empresas Mundiais TODAS a cada vez mais fomentarem a rotação entre os funcionários, precisamente porque já está mais que estudado que é muito mais difícil manter os níveis de foco e performance estando sempre no mesmo sítio…. Mas a Google, a Microsoft, o Paribas, a Chevron, o Facebook, Bank of América etc estão todos errados, e é o Einstein do Márcio que está certo ??
Como não adorar
Marcio Ricardo
Um gênio este Kafka que compara jogadores de futebol com empresas de multinacionais e suas carreiras.. Tem tudo a ver, desde logo a começar pelo número de anos das profissões. Esse Qi meu Deus, deve rebentar com a escala.
Kafka
Sim porque as grandes empresas fomentarem a rotação de pessoal de 2 em 2 ou 3 em 3 anos, tem imenso a ver com terem carreiras de 40 anos ou carreiras de 10 anos ???
Um autêntico primor de inteligência este Márcio
Sempre a DESAprender com este Márcio
Artur Trindade
Mas essas grandes empresas mundiais fomentam a rotação que referes, rescindindo com os trabalhadores, que vão para empresas concorrentes, em países diferentes?
Essa rotação de funcionários saudável que referes, parece ser o equivalente ao que acontece em cada clube, com mudança de treinadores e jogadores anual, bi-anual, etc, com respectivas mudanças nos métodos de trabalho.
Portanto, mudanças no próprio local de trabalho.
Quando existe mudança de clube ou até de país, é bem mais radical do que isso, daí haver muitos casos de inadaptação total ou parcial.
Até por não ser um processo acompanhado pela empresa, pois existe uma rescisão, é totalmente diferente de uma transferência no mundo do futebol.
Mas podes continuar nessa narrativa peregrina de que as mudanças radicais, ajudam na manutenção do alto rendimento dos jogadores.
Kafka
Claramente não tens noção do que dizes…. Estas multinacionais, tb fomentam a mudança de País, até incentivam a isso, só não muda quem não quiser
Ah espera mas agora mudar de País é diferente se for na mesma empresa ou noutra, ????… A língua, cultura etc já não é diferente se fôr na mesma empresa ???
O mais engraçado de tudo é que quem vos ouve falar até pensa que o Messi nunca mudou de País quando o Messi até fez pior, não só mudou de País como mudou de Continente… Vá sai mais uma cambalhota para ti e para o Márcio… Mais um concorrente para a Biles em Tokyo
Artur Trindade
Mas sentes-te mais seguro numa mudança dentro da mesma empresa, ou mudança para outra empresa?
A língua na Argentina é diferente da que se fala em Espanha?
Messi mudou aos 13 anos, era uma criança que foi educada e formada em Espanha.
Estás a fulanizar a questão em torno de Messi/Cristiano, eu cresci a ouvir a expressão “vamos ver como ele se adapta”, até tem sido muito utilizada no caso do João Félix, mas contigo comecei a ouvir “vamos ver se se mantêm focado”.
Pela novidade, ainda estou a tentar assimilar completamente.
Kafka
E a língua em Madrid é diferente do Português? ??…. De facto que mudança drástica do Cristiano (PORTUGUÊS) de Inglaterra para Madrid, epah uiiiiiiii de facto há cá uma diferença de língua upa upa…. Nem sei como o Cristiano conseguiu perceber espanhol de tão diferente que é do Português
Se Messi era uma criança com 13, o Cristiano era um jovem com 18 a diferença não é significativa quando mudou… Aliás aos 18 anos é super natural mudar de cidade ou País, TODOS os jovens o fazem quando vão estudar para uma universidade diferente da zona de residência, portanto fazer disso um grande feito ????… Quando sair de casa aos 18 anos para ir viver para outra cidade ou País é só a coisa mais normal que há
Depois disso volta para Espanha, um País que tem uma língua e cultura iguais a Portugal, ah espera eles dormem a sesta e nós não, epah que diferença que feito grandioso que é um português ir viver para Madrid ?????
Quanto à boquinha do manter focado, deverias ter saber que o foco e motivação é SÓ o factor MAIS IMPORTANTE de todos quando és um jogador de topo, e por ser o mais importante de TODOS é que o Messi ou o Cristiano tiveram carreiras muito mais longas que o Ronaldinho por exemplo, que aos 26/27 anos perdeu o foco e a motivação…. Ele não baixou o nível por desaprender de jogar, baixou o nível porque perdeu o foco no futebol e ia bêbado e drogado para os treinos
O FOCO é só o factor mais importante para o sucesso a longo prazo e tu vens com as tretas das adaptações quando os jogadores vivem numa autêntica bolha, ao ponto do Aguero viver há 10 anos em Inglaterra e não saber falar Inglês….
Isso das adaptações é válido para o cidadão de classe média porque não podes viver numa bolha, não podes levar a tua família TODAAAA contigo, não podes levar os teus amigos todosss para o país novo, e tens de ser tu a tratar de tudo no país novo e portanto ou aprendes e te adaptas a bem ou a mal…. Agora MILIONÁRIOS? Looool…. Qual é a diferença de um milionário viver em Madrid ou em Turim? É indiferente, porque tem dinheiro para trazer a bolha onde vive toda com ele…. Daí o Neymar por exemplo viver com a catrefada de amigos dele todos lá em Paris… O Cristiano fez o mesmo em Manchester e Madrid e pôs os amigos todos a viver com ele… E a bolha é tão grande que o Aguero em 10 anos a viver em Inglaterra nem sequer sabe falar Inglês, não é preciso, na bolha onde vivem tem dinheiro para agarrarem na bolha e mudarem a bolha de relações de uma cidade para outra….
Marcio Ricardo
Achas que percebes muito mas não percebes é nada. Mas como é que é mais fácil manter o foco mudando de país se é tudo novo ? Novo clube, nova cultura, novos colegas… Será Einstein, que também é mais fácil jogar em campos novos do que aqueles que já estamos habituados. A mim, parece-me que tu nunca saíste de Portugal. Dás o exemplo do Aguero, como se fosse possível passar 10 anos num país sem aprender a falar a língua e não ter dificuldades por isso. Que gênio hein. Então e o Hazard não te lembras ? E o Renato Sanches ? E tantos outros jogadores que mudam de país e ficam irreconheciveis..
Kafka
Nunca sai de Portugal? ??? Claro, nem vivi em Espanha nem nada… Nem trabalho numa instituição francesa nem nada… Nem fui já a 17 países nem nada…. Fui tudo em versão imaginária claro está
Depois, aí com que então mudar de País para uma empresa nova não é mais fácil manter o foco total no trabalho na nova empresa para singrar na nova empresa? ???…. Claro é muito mais fácil manter o foco estando há 10 anos sempre na mesma empresa a ver as mesmas pessoas, com as mesas rotinas etc… ????…. Só podes ter quê? 10 anos? Nunca trabalhaste na vida só pode
Kafka
Ou vais-me dizer que durante 10 anos o Aguero apenas falou com a Mulher?
Obviamente que não, manteve a vida dele exactamente igual, porque sendo rico agarrou em toda a família e amigos e mudou-os a todos para Manchester com ele e daí durante 10 anos nunca ter precisado de saber falar Inglês, para um milionário a única coisa que muda é se faz sol ou chuva, porque de resto é tudo igual…. Daí o Neymar tb falar mal francês e já lá viver há 3 ou 4 anos, não é preciso, apenas mudou a bolha para Paris
Isto nada tem que ver com classe média, os milionários vivem em bolhas e quando mudam de País têm dinheiro para levarem as bolhas onde vivem com eles, não mudando nada
Litmanen
Hoje aprendi que o De Rossi e o Totti foram sem sombra de dúvidas os melhores médios de sempre do futebol.
Kafka
Então aprendeste mal porque o Totti nem sequer era médio
Kafka
Aliás a prova que é muito mais difícil estar sempre no mesmo clube, é que não há domínios eternos e mesmo clubes de topo que tiveram hegemonias como o Real de Puskas, o Milan, Barça, United etc, todos caíram e não foi por perderem jogadores, foi sim pelo desgaste que é para os jogadores estarei sempre no mesmo sítio, pois todos eles perderam as hegemonias mantendo as bases de jogadores que os levou a vencer, mas o desgaste e perda de foco levou à perda de hegemonia…. Mas o Einstein do Márcio é que sabe
A Microsoft e a Chevron têm de aprender com o génio do Márcio ?
Marcio Ricardo
Pois, não há dominios eternos, até porque eternidade ainda tem muitos anos pela frente não é génio ? Mas sabes o que há ? Dominios por décadas, por exemplo… Sporting, Benfica e Porto são exemplos disso. O senhor que está no meu avatar é exemplo disso, não só na Itália como na Europa, sr Einstein.
A motivação, o foco e a performance são dificuldades internas, do próprio jogador. O jogador que muda tem que lidar com essas dificuldades também, mas tem que lidar com muitas outras. Mudar de lingua, de colegas, de cidade, de cultura, estar longe da familia, adaptação, tudo isso é MUITO mais difícil, tanto em qualidade da dificuldade quanto em quantidade.
Kafka
???” É muito mais difícil a mudança” ??.. Como se a rotina não fosse mais difícil que estar sempre em novos projectos
A nível de foco e motivação é tremendamente mais fácil estarem sempre a mudar, nem há comparação possível e por isso ser óbvio para toda a gente com 2 neurónios, é que todas as grandes empresas hoje em dia fomentam o máximo de rotação entre os funcionários e as multinacionais até vão mais longe e fomentam a rotação não só dentro do próprio País como rotação internacional dos seus funcionários
Mas os gestores da Microsoft, Google, Apple, Facebook, Paribas etc estão todos errados, e têm todos de vir aprender com o pseudo-génio do Márcio ?
Francisco Torgal
Nesse caso eu, não sendo da tua área e estando na área da saúde, se for para a tua vou me dar melhor que tu. Melhor rendimento por ser um ambiente e uma atividade nova…
Acho que o teu paralelismo não se aplica.
O argumento da concentração diminuir e a tarefa tornar-se aborrecida e promover distração só é verdade para tarefas mais repetitivas e monótonas. No futebol jogas sempre futebol mas tens adversários diferentes, classificações e objetivos diferentes conforme o momento da temporada. Mesmo nos casos em que são as mesmas equipas (campeonato) tens plantéis diferentes dos anos anteriores, equipas técnicas diferentes. Um jogador que se mantém no mesmo clube, se mantiver grande parte do seu core, está igualmente focado e mais confortável, a não ser que seja um irresponsável.
Mais me dizer que as pessoas que trabalham em Portugal ficam muito melhor e mais motivadas e com o trabalho facilitado quando vão emigrar para trabalhar num país em que a língua falada não é português?
Repito, mais ponderação… para ambos já agora.
Ainda estou a tentar perceber como é que os comentários ainda são permitidos aqui.
Kafka
Francisco
Oi?? Onde é que o Cristiano foi fazer uma profissão nova? Ele manteve a profissão, mas ao mudar essa mudança gera automaticamente mais motivação e foco, isso é demasiado óbvio, porque há a necessidade de mostrar as coisas na nova empresa etc… Ficando sempre no mesmo sítio a tendência é para o baixar de foco e consequente perda de motivação, aliás isto é a natureza do Ser Humano… É tremendamente mais difícil estar focado e motivado sempre a fazer o mesmo no mesmo sítio
E claro que ir para outro País faz com que a pessoa esteja muito mais motivada para aprender a nova língua, para conhecer novas pessoas, para singrar numa nova empresa etc, isto para não falar que mudando para outro País automaticamente gera um foco muito maior
Mas alguma vez tu tens a mesma motivação e foco estando 15 anos no mesmo sítio, a ver as mesmas coisas, as mesmas pessoas etc…. A tendência natural do Ser Humano é para perda de motivação
Artur Trindade
Kafka
Existe essa questão da motivação-extra que falas, é um facto.
Mas é apenas um dos factores, que no caso do Cristiano e dos grandes jogadores da história não é muito relevante, pois controlam bem o foco.
Mas numa mudança de país, existem tantos factores que concorrem com a motivação, como sejam:
Se tens um balneário que te aceita, gestão de egos, cultura do país, língua, cultura futebolística, imprensa diferente, futebol diferente.
Esses fatores tornam a motivação-extra um fator irrelevante/insuficiente, para controlar o rendimento final.
Muitas vezes a adaptação corre bem e assistimos a subidas de rendimento, que no caso de Messi e Ronaldo seria impossível, mas muitas vezes acontece o contrário.
A manutenção no mesmo local, exige apenas a preocupação de manter o foco.
As caras e métodos, de novos jogadores e técnicos, no mesmo clube, mudam anualmente.
Marcio Ricardo
Obviamente. Durante os 16 anos em que o Messi joga na liga espanhola quantos estádios diferentes jogou em todos esses anos ? Uns 30, no máximo 40. Os jogadores são avaliados por aquilo que fazem dentro de campo certo ? E o Cristiano na liga portuguesa, espanhola, italiana e inglesa, em quantos estádios jogou ? É a mesma coisa ? É mais difícil jogar sempre nos mesmos estádios do que em estádios diferentes ? Só no mundo dos unicórnios..
Kafka
??? Para o Márcio Ricardo o Cristiano era melhor que o Messi, porque tinha melhores números, claro que bastou 2 segundos para provar que o Messi tem muito melhores números, com melhor media de golos, assistências, ratios oportunidades concretizadas, criadas e etc e então o Márcio teve de mudar e passou a dizer que afinal o Cristiano já era melhor porque tinha 5 Champions e o Messi 4, claro que bastou novamente 2 segundos para rebentar com este argumento, porque o mesma Márcio Ricardo diz que o Etoo é melhor que o Benzema quando o Benzema tem 4 Champions e o Etoo tem 2 ????… Por aqui se vê a coerência…. Claro que perante mais uma vez ter sido apanhado, então agora inventou que Cristiano afinal é melhor que o Messi porque jogou em mais estádios ?????…. Claro que bastam 2 segundos para rebentar com este argumento, porque o mesmo Márcio acha que o Ibrahimovic é pior que o Cristiano, mas o Ibrah já jogou em mais estádios que o Cristiano ????
Bem vamos todos aguardar, pelo novo argumento que o Márcio tem vai ter de inventar
Mas confesso, essa tua imaginação não tem limites e adorei essa de a qualidade de um jogador se medir pelo número de estádio onde se jogou ???
Marcio Ricardo
Por aqui se vê como tu és mentiroso. Eu nunca afirmei que o Ronaldo é melhor que o Messi. Eu afirmei que estavam no mesmo patamar porque, entre outras coisas, a carreira de Ronaldo é mais difícil de fazer do que a do Messi.
Como é óbvio, o Messi está sempre adaptado, e o Ronaldo teve que se adaptar várias vezes. E é óbvio que é mais difícil. Só neste dia, há vários posts a falar de forma indireta da dificuldade que é estar a mudar. Quem tiver atento percebe. Mas tu deturpas todas as minhas palavras, não tens vergonha na cara mesmo.
Na verdade o Messi ganhou 3 CHAMPIONS, porque a primeira ele estava lá a passear com 17 anos quando o time era comandado por Ronaldinho. Na verdade, CR7 é o rei e senhor da Champions, é melhor marcador de seleção de sempre, tem uma carreira mais difícil que a do Messi e mais uma dúzia de razões que o colocam ao nível do Messi e não melhor que o Messi. Entendes as diferença ? Quantos companheiros teve o Messi na carreira ? Quantos teve o Ronaldo ? É a mesma coisa ? É mais fácil para o Ronaldo ter 4 ou 5 vezes mais espíritos e personalidades com quem trabalhar ? Que loucura.
Francisco Torgal
Estás a assumir que mudar de sítio aumenta sempre a motivação e o foco, quando muitas vezes, sobretudo na mudança de país, há quem deprima ou tenha dificuldades em adaptar-se ao início, o que se entende.
Estás a dizer uma data de coisas com a premissa de que são a regra, logo aí claro que não como aceitar o que dizes.
Os casos que dizes, de extra motivação, acontecem, mas regra geral até acho que a mudança traz um desconforto e descréscimo temporário de rendimento temporário que desaparece com a habituação ao tempo.
Como te disse, há mais fatores do que estar “apenas” no mesmo clube. Colegas de equipas diferentes, de países diferentes (já que falas em adaptar a novos idiomas ou colegas que não falam o mesmo), equipas técnicas diferentes e adversários diferentes a nível Europeu.
Tens motivação para vingar num sítio novo, isso não é sinónimo de que após estares num sítio novo é mais fácil, pelo contrário.
O teu problema não é teres algum conteúdo verdadeiro no que dizes, é fazeres disso soberano e a única verdade, quando está claramente comprovado que não é o caso.
Pensas de uma forma, logo achas que é assim para todos…
Miguel Lopes
Kafka e Márcio Ricardo, será que vocês não conseguem ver que têm os 2 razão e estão os 2 errados, que cada caso é um caso, cada jogador é diferente do outro, uns apreciam e gostam da estabilidade de estar no mesmo clube e outros, gostam de novos desafios.
É necessário ter sempre o bom senso de não dizer que existe apenas uma solução.
w0bbly
Bom senso? O que é isso? Isso exige pensar no que todos dizem e nao apenas no nosso umbigo
Marcio Ricardo
Mas a questão não é se ambas as coisas são difíceis, mas sim qual a mais difícil..
Kafka
E obviamente a mais difícil é estar sempre no mesmo sítio, por isso as grandes multinacionais fomentam a rotação…. Mas para saberes estas coisas tinhas de saber o que é trabalhar
Artur Trindade
Kafka
Comentário ao lado quando referes que Real de Puskas/Di Stefano, Milan de Baresi/Maldini e tantos outros, Barça de Xavi/Iniesta, ou United de Giggs/Scholes/Keane, cairam pelo desgaste dos jogadores. Os jogadores referidos tais como outros, ficaram até ao fim das carreiras, sempre com alto rendimento, e foram sendo substituídos por outros de qualidade inferior.
Não existiu qualquer perda de foco.
Kafka
Oi? Não houve perda de foco e motivação? Tens o exemplo do Barça que é um bom exemplo disso, desde 2012 foi sempre a baixar mesmo mantendo a equipa, o foco já não era o mesmo, os mecanismos de cada vez mais gastos… Jogadores como Busquests, Pique etc, antes dos 30 já bem longe do nível que exibiram no início desse Barça, jogadores completamente acomodados etc…. O teu comentário é que foi completamente ao lado
SENSEI
Just get a room, you two…
coach407
O Carlos Carvalhal é anti-treino de força. Até os treinos mais intensos é tudo com bola, jogo, jogo, jogo. É um treinador conhecido por dar pouca carga em termos de treino comparando com a média dos treinadores.
Por acaso nunca me tinha lembrado deste fator, mas esse gap pode até ter impactado o rendimento do Paulinho já que uma mudança brusca em termos físicos no treino não é fácil de depois chegar ao jogo e não ter fadiga acumulada ou até dores musculares.
Rui Ferreira
Só alguém que não percebe nada de treino, é que tem este comentário.
O Carvalhal utiliza a metodologia da periodização tática e, como está contemplado na mesma, existe o dia azul (força), o dia verde (resistência) e o dia amarelo (velocidade). Portanto, com bola sim, mas a força é treinada (e seria incompetente por parte do Carvalhal não o fazer, dado que, numa capacidade motora específica – força – os seus jogadores iriam ficar diminuídos). Por outro lado, em todos os clubes profissionais (e principalmente os grandes, como o Braga, dado as condições que tem, têm trabalho complementar individual, em que são trabalhadas outras capacidades que, no treino da equipa, podem não ser solicitadas.
Por isso, se por treino de força te referes ao facto dos jogadores puxarem ferro no ginásio (e acredita que eles o fazem, depende é das cargas que utilizam e do tempo de treino), esse, efetivamente, não é um trabalho feito pelo Carvalhal, mas sim por alguém da equipa técnica. Se por treino de força te referes aos treinos da equipa, ele fá-lo, como quase todos os treinadores portugueses. Sugiro que te informes antes de fazeres comentários sem sentido (tens várias formações online, seminários da ANTF ou formações de de empresas privadas, em que muitos dos locutores são os treinadores portugueses, em que falam sobre a metodologia de treino).
Abraço.
Generatios
De referir também outra coisa, o Braga estava nas competições europeias jogando de 3 em 3 dias. Tempo para treinar com intensidade era muito pouco.
No Sporting neste sentido as intensidades de certeza eram muito mais altas por haver um Microciclo normalizado de Domingo a Domingo digamos assim
Deco10
Exato, e o Paulinho refere isso mesmo neste vídeo.
coach407
É totalmente mentira o que estás a dizer. O Carlos Carvalhal não faz treino de força -> até impede treinos de força com frequência. Chegou ao Braga e revolucionou logo a carga que se metia nessa matéria. Ele é reconhecido – e muito criticado – por isso.
Vires falar em treinos complementares que são basicamente treinos de finalização e coisas desse género só para dizeres que sabes que há treinos complementares é esquisito. Estamos a falar de treinos de força. Foca no relevante.
Além disso, achares que o Braga tem treinos complementares como se fosse algo wow… Em qualquer equipa da formação ou no Campeonato de Portugal tens treinos complementares individuais, sobretudo o típico para os avançados finalizarem ou bater bolas paradas. Tens em todo o lado, não é só no nível Braga. É das coisas mais básicas do treino.
Treinos de força o Carvalhal permite, mas em cargas muito pequenas. Pela teoria dele chega a ser prejudicial num claro desacordo com muitos treinadores.
Rui Ferreira
Meu amigo, claramente não sabes o que estás a dizer. Por duas razões: sou treinador de formação no SC Braga e sigo de perto o trabalho do Carvalhal e é-nos permitido o acesso a treinos e a planeamento dos treinos (assim como era com treinadores anteriores). Segundo, fui formado na mesma faculdade do Carvalhal, a FADEUP, no Porto e, para além de ter lido a sua tese de mestrado (em que ele explica as suas ideias, algumas se alteraram ao longo dos anos), ele mantém a mesma metodologia na qual se formou, a Periodização Tática, sendo que, desde a altura, ele adaptou-a aos seus métodos de trabalho (e à própria evolução que metodologia teve ao longo dos anos). Por isso, por favor, informa-te. Ficarás mais rico e não cais no ridículo de estares a dizer coisas que não sabes.
Kafka
Rui Ferreira, obrigado pelo testemunho e por mais uma vez o Coach ser desmascarado
Vegeta
Foi apanhado a mentir o coach.
Que novidade ???
TSerrano17
Obrigado Rui. Só de ver o Coach desmascarado mais uma vez já valeu a pena. Agora o silêncio dele é a melhor resposta, basicamente o que aconteceu aqui é o que acontece sempre, a diferença é que alguém o apanhou com factos óbvios. Melhor é quando ele fala com a arrogância que os outros não sabem nada. Mais uma vez obrigado Rui, por o teres calado e pela explicação.
Cumprimentos
Rui Ferreira
De nada, obrigado a todos pelo feedback. Só quis explicar às pessoas aquilo que, efetivamente, é feito em termos de treino. Um abraço a todos!
Deco10
Quem viu o Paulinho e quem o vê. Lembro-me de andar por aqui por Barcelos e ouvir falar de um novo craque a despontar no Galegos Santa Maria, logo depois de ter saído de cá o Hugo Vieira. Paulinho era um excelente jogador, mas era tão bom para o nível que estava que por vezes desleixava-se demasiado naquele conforto de saber que nem precisava de se esforçar muito para fazer a diferença. Felizmente foi ao sítio, subiu a pulso e isso deu-lhe toda uma noção do trabalho que é preciso para se manter a alto nível, grande contratação fez o Sporting aqui.
Xyeh
Cá em Barcelos não faltam casos de jogadores com muito talento que se desleixaram, ainda tivemos alguns casos com boa carreira.
Deco10
Verdade, lembro-me de uma fornada de Infantis A do Gil Vicente que foi campeã e que a equipa saiu toda para outros voos, saíram jogadores para o Braga, Porto, Benfica e Sporting, de todos o único que acabou por ter uma carreira foi o Reko que ainda andou pela Académica e pelos séniores do Gil depois de ser campeão enquanto capitão nos juniores do Braga, nas camadas jovens chegou a ser capitão do Sporting também, hoje em dia anda pela segunda espanhola. De resto perdi o rasto aos outros todos.
E isto para não falar de todos aqueles que têm a capacidade mas depois perdem-se na má vida e nem chegam aos juniores sequer, mas esses já nem conto.
Xyeh
O Reko mais velho venceu uma competição de futsal universitário praí há 2 ou 3 anos, o Reko que falas ainda jogou no Braga na 1ª Divisão e o irmão mais novo deles (também é Reko) jogou pelo Aves e está no agora no Portimonense. Eles costumam vir aqui ao blog podem dizer melhor.
Mikenen_PT
Vi o podcast dele, e foi uma bela surpresa. Uma maturidade, e inteligência emocional bem acima do normal, ainda para mais para o esteriótipo de jogador de futebol. Humor negro, a dar música ao Guilherme…em suma, muito bom, recomendo que vejam pois é uma hora bem passada. É isto que é importante ter num balneário, jogadores inteligentes dentro e fora de campo….
Uma nota importante: esse comentário da porrada que foi o 1º treino no SCP tem de ser devidamente contextualizado: ele disse que vinha de um período de lesão, e que no Braga fruto de estarem em jogar sistematicamente de 3 em 3 ou 4 em 4 dias os treinos eram mais de recuperação….. logo não fez nenhuma crítica aos métodos do Carvalhal…até nisso foi frontal qb mas com o devido respeito….
SL
OMotoqueiroGuti
Humm… ? … … Foi a primeira vez que ele trabalhou com o treinador? Não. Então… Que “passou-se”? …
Posso estar enganado, mas creio que isto é mais psicológico que outra coisa. Custar o que custou, chegar a um candidato ao título com o peso de ser aquele jogador que fará descolar a equipa… não é fácil.
Mesmo que flope, não vou criticar a contratação porque houve lógica. Agora, nem sempre as coisas correm bem. Não estou com grandes expectativas em relação a golos, sinceramente. Acho que é noutros capítulos que o seu trabalho será importante. Penso essencialmente na ajuda ao meio campo na fase de construção e na capacidade de, com e sem bola, permitir situações de finalização.
Deco10
Porque estava completamente habituado a um tipo de treino menos exigente fisicamente, habituado a jogar com os colegas que tinha em Braga, num sistema tático que estava adaptado. A meio do ano muda o tipo de treino, muda todos os colegas, e entra numa equipa que jogou meia época com alguém na frente que nada tem a ver com o estilo de jogo dele. Só por o treinador ser alguém já conhecido não quer dizer que é só chegar e jogar e está feito.
OMotoqueiroGuti
Sim, claro. Se há alguém que tem sempre expectativas baixas quando se compra um jogador sou eu. Até sobre este jogador disse que havia a possibilidade de não “entrar a matar”, pois a realidade Sporting é diferente.
Tudo o que disseste não anula o que eu disse, apenas complementa: além do que referiste, a pressão e a expectativa sobre o jogador eram altíssimas. E ele nem sempre lidou bem com isso. Expectável. Acontece.
Costumo ser muito condescendente com os jogadores do Sporting. Nunca chamo “manco” ou “coxo” a nenhum deles. No máximo digo “não tem capacidade para ser titular nesta equipa”.
JoaoMiguel96
Viste o episódio do podcast?
OMotoqueiroGuti
Não. Mas li aqui os comentários sobre a forma como Carvalhal (supostamente) trabalha, e pareceu-me haver quem ache que foi nessa diferença de metodologia que Paulinho teve as suas maiores dificuldades.
Partindo disso, discordei.
JoaoMiguel96
Então vai ver. Ele diz que está ligado ao facto de ter estado a época inteira em recuperação e em treinos leves por causa dos jogos de 3 em 3 dias.
OMotoqueiroGuti
As dores de que ele fala estão ligadas a isso que referiste? Ok, tudo bem.
O meu ponto não era esse. Não disse que as dores eram fruto da pressão.
Disse que, na minha opinião, foi a pressão e não as diferenças metodologias de treino que mais influenciaram o desempenho do jogador.
E disse-o porque, como já referi, pareceu-me haver quem defendesse essa tese.
Diogo Palma
É normal.
O Braga quase não treinava, era jogo para o campeonato, recuperação, jogo para a Liga Europa, recuperação, jogo Campeonato, recuperação, jogo Liga Europa, etc, etc.
No Sporting a jogar uma vez por semana há muito mais espaço para o treino.