Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ainda há condições?

Como os leitores do VM bem sabem, até nem sou uma pessoa pouco crédula. Nem isso nem sou do género de correr a gritar fogo pela aldeia inteira quando alguém liga a chama do fogão. Bem, após o descalabro com os Estados Unidos no Mundial 2014 ainda acreditava, vá-se lá saber como, que sim, era possível Portugal apurar-se para os oitavos-de-final da competição. Esquecia-me, porém, que a nossa Selecção é governada por incompetentes. E após a vergonha que foi o Campeonato do Mundo, para real gozo da FPF para com os portugueses, Paulo Bento continuou. No FC Porto, clube nacional com mais títulos nos últimos anos, se não és campeão vais-te embora. A nossa querida Federação bem podia aprender alguma coisa com quem sucesso tem.

Já se sabe: a nossa Selecção sofre de graves distúrbios de dupla personalidade, é capaz de momentos Dr. Jekyll e Mr. Hyde, tanto consegue um play-off épico (Suécia) como logo a seguir faz o ridículo no Mundial. Contudo, os momentos ‘Hyde’ são cada vez mais frequentes e, qual Vincent Vega em Pulp Fiction, se não pensa rapidamente em mudar (como o fez Jules), pode mesmo acabar, digamos, morta. Morta, pelo menos, para os adeptos e, quiçá, para o Euro 2016. Sim, porque com o rumo que as coisas estão a tomar, nunca se sabe. Fica então a dúvida, sublinhada pelos lenços brancos do jogo com a Albânia: ainda há condições para Paulo Bento continuar (se é que ainda as havia sequer)?
Ouvi dizer que Paulo Bento é boa pessoa. Bem, o Mr. Bean é boa pessoa, mas é também um incompetente de primeira em praticamente tudo o que faz. A personalidade não ganha cargos, ou pelo menos não deveria; a competência é que move o mundo (ou deveria). E isso, para escândalo dos adeptos da Selecção, é algo que escasseia na nossa Federação. Paulo Bento está a jogar xadrez com a “morte”, mas esquece-se que nem o honorável Block de Bergman venceu essa batalha. O jogo é pobre, a necessitada revolução é inexistente e os resultados são espelho do desastre que tem sido tudo o resto. E enquanto são mandadas bocas sobre médicos, lesões e renovação de um lado para o outro e é-nos dito com todo o descaramento que a equipa não jogou mal, preocupa quem será o Capitão América desta Civil War: o Seleccionador ou a Selecção?
Já não há paciência, já não há condições. Onde estava Bruma? Na bancada, em vez do seu suplente nos Sub-21. A renovação é só colocar um jogador no Onze que não esteve no Mundial? Onde estava a equipa? Onde estava o seleccionador? Onde está a honra de uma equipa desfeita em fanicos que teima em não ter força para se levantar? Parece que estamos a ver uma daquelas curtas clássicas da Disney em que o Pato Donald é constantemente deitado abaixo por esquilos e abelhas, tudo criaturas mais pequenas que ele. A nossa Federação é uma balbúrdia de tachinhos e favores e isso reflecte-se claramente em campo. Apareceram os lenços brancos, algo a que Paulo Bento está tão habituado desde os seus tempos em Alvalade. Para quando a demissão?


Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio

0 Comentários

  • Francisco
    Posted Setembro 8, 2014 at 10:38 am

    Infelizmente acredito que o Paulo Bento vá ficar até ao fim do contracto caso consiga o apuramento para o Euro..

    • André Santos
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:27 am

      Despedir Paulo Bento seria um acto de estupidez e burrice. Vou tentar explicar porquê:

      Foi Paulo Bento que quando recebeu a selecção em 2010 começou a revitalizar as camadas jovens porque Portugal tirou proveito nulo das gerações de 1986 até 1990 (todos os jogadores que tiveram o azar de nascer entre essas datas, por muito bons que fossem não foram potenciados, por ineficácia e amadorismo das selecções jovens (Scolari nunca ligou patavina à formação, e pela formação foram passando perfeitos incompetentes como José Couceiro, Rui Caçador, Oceano, José Romão etc etc).

      Aliás, mesmo a fantástica geração de 1986 seria totalmente posta no lixo se o Paulo Bento não tivesse sido treinador do Sporting e potenciado João Moutinho, Veloso e Nani entre outros jovens depois.

      Escalões de formação sem o mínimo de competitividade (dos infantis aos júniores há 3 equipas que estão o ano todo a ganhar jogos por 5-0, como é que um jovem pode evoluir assim), não havia condições na passagem de júnior a sénior (as equipas B estiveram sem funcionar, sabe-se lá porquê de 2004 a 2012, fazendo com que 90% dos jovens se perdessem depois dos júniores, fraco aproveitamento dos clubes portugueses que preferem um brasileiro sem jeito nenhum do que um jovem promissor português, dirigentes que gostam de meter dinheiro ao bolso das comissões das transferências, agentes que estão constantemente a desestabilizar jogadores e a fazerem-lhes a cabeça em água, muitas vezes destruindo-lhes a carreira. (Caso Bruma é o mais recente, mas quantos e quantos jovens não saíram dos escalões de formação muito jovens, ou forçando a saída, lembro-me do Nuno Morais, Filipe Oliveira, Kaby, Ricardo Fernandes, Fábio Ferreira, todos do Chelsea, Rui Fonte no Arsenal, Coelho no Inter, etc etc etc

      Paulo Bento entrou na selecção e revolucionou os escalões de formação porque se sabia que mais cedo ou mais tarde a selecção principal ia ficar sem opções de qualidade se nada fosse feito e desde aí já se formaram 3 boas gerações a de 1993, 1994 e a de 1995. E as próximas também parecem promissoras em qualidade e quantidade que é o que é preciso, pelo menos a de 1996 tem boas soluções no ataque e a de 1997 é bastante completa em todas as posições. Mas ainda precisam de muito trabalho, pois estão no forno.

      O Paulo Bento sair agora seria o desmoronar de todo este plano. O problema é muito maior do que o treinador, e despedi-lo seria apenas esconder os problemas para debaixo do tapete e não fazer-se nada.
      Paulo Bento está a trabalhar para o futuro da selecção, para que a partir de 2016 já comecem a aparecer bons valores com boa regularidade.

      Outro dos problemas em Portugal é a grande clubite existente. Os adeptos do Benfica não gostam do Paulo Bento, porque sempre o viram como o treinador do Sporting. Ridículo. São os mesmos a achar que a selecção portuguesa estaria tão melhor se apostasse em Sílvio, Ruben Amorim, André Almeida, Nélson Oliveira etc para a selecção, só porque são jogadores do Benfica. Já os do Porto acham o mesmo, que a selecção deveria ser composta por… erghh Ruben Neves ?!?

      Ou seja são clubes que trataram os jogadores portugueses como lixo nos últimos anos, que vêm pedir a cabeça do treinador que não gostam porque preferem um treinador mais ligado ao seu gosto?? Os do Benfica desejam quem?? Toni?? Os do Porto querem o Vitor Pereira?? Ou mesmo o Costinha, Vitor Pontes, Daúto Faquirá ou o Prof. Neca é que vão resolver este assunto… E ainda dizem que os treinadores portugueses têm bom nível. Vê-se pela escolha que há.

      Ou seja, há problemas para resolver em tudo para melhorar o nosso futebol. Desde a formação, desde os dirigentes, mentalidades, treinadores, dirigentes, adeptos, clubes e mais do que tudo a Federação, que é quem tem o poder de mudar as coisas.

      Vejam o estado da Liga de Clubes, uma miséria. O futebol português está do avesso, a única coisa que têm feito bem foi a melhoria das selecções jovens nos 3/4 anos, mas isso não indica que saiam talentos, por bons resultados que as selecções tenham, se os clubes não apostarem nos miúdos.

    • Fura
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:46 am

      Concordo, a clubite (de adeptos e pior, dirigentes!) e por demais evidente. excepto para quem sofre de…clubite! Logo existem duas ou tres almas com uma visao imparcial que devem ter uma opiniao muito parecida a sua, Andre Santos. E que vai bem para alem de futebois…

    • Fura
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:49 am

      Quando se ve adeptos a justificar a ma exibicao do jogador A (do clube X), dando como exemplo o jogador B (do clube Y, rival de X) que "esse ainda jogou pior" ta tudo dito…O problema e que ambos jogaram mal (e ontem foram "ambos" sete ou oito), e juntando tudo temos uma seleccao que nao consegue dar a volta a Albania….

    • Rui Mendes
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:56 am

      Essa é boa, agora foi a seleçao que melhorou as camadas jovens e deu qualidade as geraçoes de 93, 94 e 95.

      Os clubes onde esses jogadores jogam nada tem a ver com o assunto, foi tudo obra do Lord Bento, se calhar é a clubite que não leva Antunes ao Mundial, e leva mais um lesionado Andre Almeida, se calhar é a clubite que não aposta no Adrien, é a clubite que continua a convocar jogadores que nada acrescentam á seleçao.

    • Miguel
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:56 am

      André o teu comentário fala precisamente de todos os problemas de bastidores em Portugal, e concordo com eles todos, tirando a parte do Paulo Bento. Penso que não tem condições de ficar devido a tudo e mais alguma coisa. Desde convocatória, tática, o seu feitio etc etc… Também acrescento que os jogadores são muito culpados, pois os jogadores Portugueses quando jogam pele equipa nacional têm uma arrogância e um ar de superioridade que são incompreensíveis. Relativamente ao potenciar jovens, sinceramente não me parece que seja o trabalho de selecionador nacional. Claro que tem a obrigação de fazer a transição de camadas jovens para a seleção A. Penso que a maior responsabilidade é dos clubes português, que o têm feito muito mal (Benfica e Porto). O selecionador tem objectivos a curto prazo, e passam por reunir o melhor grupo possível.

    • Diogo
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:59 am

      André até podia concordar contigo, mas não o posso fazer quando vejo uma equipa completamente desmotivada, triste, sem apresentar um futebol condizente com o seu valor que, mesmo não sendo o mesmo de há 10 anos, considero ser suficiente para mais no apuramento para o Mundial 2014, no próprio Mundial e para vencer a Albânia (até o apoio do público teve, na primeira parte pelo menos) apesar do jogo sonolento. A renovação deve ser feita a partir do Mundial, seleccionador e alguns jogadores não deveriam ter estado já neste jogo. Há jogadores que ainda vão a estes jogos e nem sequer vão estar no Europeu, casos de Raúl Meireles, Ricardo Costa e provavelmente João Pereira, Eduardo e Miguel Veloso. Em resumo acho que o seleccionador é teimoso, medroso e não tem capacidade de inverter situações negativas. Sou portista e gostava mais de ver o André Almeida, Nélson Oliveira, Carlos Mané e sim, Rúben Neves, a serem treinados na selecção po Vitor Pereira.

    • Pedro
      Posted Setembro 8, 2014 at 12:07 pm

      Os clubes português que referiu querem é ganhar titulos, e não estão ao serviço da seleçao.

      Se a seleçao quer jogadores que crie condiçoes para isso, como fizeram a Alemanha e a Espanha.

    • Nuno Santos
      Posted Setembro 8, 2014 at 12:10 pm

      André, concordo em parte com a tua opinião…sendo que concordo com o VM que o Paulo Bento já Nao tem condições para ser selcionador. Mas tendo em conta tudo o que dizes relativamente a maneira como "revolucionou" as camadas jovens penso que ele Nao deveria ser completamente espezinhado e desprezado mas sim reaproveitado para uma outra posição na FPF onde pudesse exercero seu cargo de gestor, qque basicamente é isso que ele faz de melhor. Já no Sporting era assim. Quanto a clubices nas escolhas de equipa,, adeptos, influencias de empresários… nem um comentário merece esse assunto

    • Bruso
      Posted Setembro 8, 2014 at 12:13 pm

      Cá estão duas boas análises, uma a favor e uma contra. Uma da Inês Sampaio (como sempre de nível elevado) e uma muito bem fundamentada por parte do André Santos.

      Eu sinceramente estou mais de acordo com a da Inês Sampaio pela simples razão que a seleção pratica um futebol miserável e isso é responsabilidade do treinador. Os jogadores não se aplicam? a culpa é do treinador que não os consegue motivar.

      Mas não deixas de ter razão no que dizes André. Estamos novamente a ver resultados nas camadas jovens e isso é positivo. Agora não sei se o Paulo Bento tem responsabilidade direta no assunto. As equipas B foram um grande passo no desenvolvimento dos jovens portugueses. Agora se realmente o Paulo Bento tem mão nesta evolução, concordo que não deva sair da federação. Aliás, reconheço-lhe a capacidade para potenciar jovens e acredito que seria um excelente coordenador/treinador de seleções jovens. Acho que poderia ser uma pessoa (que se assumisse com empenho esta tarefa) seria uma mais valia para Portugal. Agora continuar a desempenhar o papel de treinador da Seleção principal acho inadmissível.

      Quanto ao ultimo ponto que o André Santos toca, concordo plenamente. Em Portugal vive-se muito da clubite e isso é prejudicial para a seleção. Mas o povo será sempre crítico e não acredito que isto tenha influência no desempenho da seleção. O grande problema e tal como a Inês salientou é a incompetência que existe no futebol português. Tanto na Liga como na Federação. Enquanto os interesses próprios se sobrepuserem aos interesses da seleção vamos continuar a caminhar para o fundo do buraco.

    • sotôr
      Posted Setembro 8, 2014 at 12:40 pm

      Caro André,

      concordo com parte do teu texto, mas não me parece queseja o PB quem está a potenciar as selecções jovens. Os jovens que ele lançou no Sporting, se bem me lembro, já eram craques nas camadas jovens e no Sporting havia um grave problema, que era a necessidade de apostar nesses jogadores (as contratações na altura eram todos na linha do Rodrigo Tiuí).

      Se está a haver alguma renovação, está a passar-me completamente ao lado. Nem vi grandes sinais de renovação no 11 inicial de ontem.

    • Chilavert
      Posted Setembro 8, 2014 at 1:15 pm

      Caro Pedro na Alemanha e na Espanha foi uma acção concertada que envolveu as federações e os clubes.
      Os clubes assumiram as suas responsabilidades também.
      Cá em Portugal terá de ser o mesmo.
      Além de que falou em 2 paises com equipas que conseguem ganhar trofeus internacionais.
      Como vê a formação só influencia negativamente a qualidade se a propria formação não for de qualidade…

    • Carlos.D
      Posted Setembro 8, 2014 at 1:45 pm

      Andre.. André!!! Um texto bem "esquematizado", mas sem qualquer ligação á realidade.Paulo Bento a revitalizar as selecções jovens?!? Estou estupefacto. Se eu olhar para uma cadeira verde e afirmar que ela é vermelha… ela passa a ser vermelha? Paulo Bento, desde que está na selecção, por forma a manter o seu cargo e o seu ordenado chorudo (continuo a ficar admirado como é possível que um pais e uma selecção como a nossa tenha um seleccionar pago principescamente, ao nível dos 10 melhores do mundo), tem feito uma gestão das convocatórias e da equipa que coloca a jogar no sentido de valorizar carteiras de jogadores de alguns empresários e clubes. É algo por demais evidente. Poderia enumerar n exemplos. Não existe uma aposta no sentido de potenciar jogadores que começam a surgir, não existe uma politica de valorização do mérito e de quem efectivamente está em melhores condições de representar a selecção. Não existe uma efectiva renovação da selecção. Jogadores que estão em campeonatos pouco competitivos ou jogadores que nem sequer jogam nas suas equipas, continuam a ser apostas para a selecção e para a primeira equipa. Como poderá a selecção apresentar ritmo de jogo perante este cenário? Impossível. Se nem perante equipas medíocres somos capazes de vencer.
      Como é que o Adrien não entra não entra em campo? Porque é que o Ruben, titular no FC Porto não entra na selecção? Porque è que o Tozé do Guimaraes não é convocado? Paulo Bento não potenciou efectivamente nenhum jogador até a data nem valoriza os "melhores". Portugal não apresenta fio de jogo, as exibições sao ridiculas, futebol de pessima qualidade. Como è que o Bruma fica na Bancada? Aposto que a selecção sub-21, entrando em campo ontem, teria ganho o jogo!!! Mas a culpa não é apenas de Paulo Bento. A incompetência pulsa em toda estrutura Federativa. Enquanto a Federação apenas defender os interesses instalados e não valorizar a competência, não iremos a lado nenhum.

    • Rui Sancho
      Posted Setembro 8, 2014 at 3:44 pm

      O PB é seleccionador, não coordenador na formação.

    • Tartaruga
      Posted Setembro 8, 2014 at 3:44 pm

      André, em que mundo é que vives? Potenciar as camadas jovens? No mundial eramos a equipa com a maior média de idades, e em vez de levarmos jogadores em condições, levamos jogadores lesionados, teria sido uma excelente hipotese de dar oportunidades aos novos.. Para além das zangas que ele já teve com jogadores da selecção e que tiveram que ser afastados.

      Mesmo que ele seja a razão do sucesso das equipas dos Sub-17 a Sub-21 (não faço ideia, é um trabalho que não é feito à nossa frente e poderá haver mais gente envolvida), uma coisa é certa, o Paulo Bento não sabe treinar uma equipa. Ser treinador/selecionador não é escolher um 11 e eles lá se desenrascam.. É saber por uma equipa a jogar!! O Paulo Bento já mostrou que essa parte não sabe fazer por isso que venha o próximo! Se é assim tão bom com a formação ponham-no a gerir os sub-21, mas afastem o homem do campo que ele é o perigo para o bom futebol!

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:19 pm

      Isso é uma estupidez e uma burrice, para usar as suas palavras! Eu não gosto do Paulo Bento porque o acho muito incompetente e não por ter treinado o Sporting. Aliás, até foi jogador do Benfica. Pelo teor dos seus exemplos deve ser sportinguista e se calhar até acha que o André Martins devia ir à selecção e o Maurício ser naturalizado. Muita prosápia, mas tudo se reduz a uma agenda.

  • Anónimo
    Posted Setembro 8, 2014 at 10:39 am

    ''No FC Porto, clube nacional com mais títulos nos últimos anos, se não és campeão vais-te embora. A nossa querida federação bem podia aprender alguma coisa com quem sucesso tem''

    Daí Pinto da Costa ter dito, que enquanto ele for presidente do clube, Paulo Bento nunca lá será treinador.

    No entanto, levando essa expressão à letra, se isso fosse aplicado na seleção não haveria treinador que aguentasse, estamos longe de ter uma equipa de topo para podermos ser campeões.

    Luis Freitas

    • Joao Tomas
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:16 am

      Como é onvio na seleção as exigências, não é ser campeão… São por exemplo ter-se conseguido apurar diretamente para o mundial, ter chegado pelo menos aos oitavos deste mesmo…

    • Gustavo Gomes
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:30 am

      Deu o exemplo do clube que menos tem feito para ajudar os resultados da selecção. Incrível como há clubes que pensam que não têm responsabilidade (social pelo menos) de apostar devidamente nos seus jovens. Se o Porto não quiser apostar neles na equipa principal tudo bem, mas pelo menos que os forme devidamente e com competitividade até aos júniores ou equipa B. Nem isso faz. Os escalões de formação do Porto são de um amadorismo gritante.

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:30 am

      Joao Tomas, isso é claro.

      Mas não é com este tipo de convocatórias como Ricardo Horta e Ivan Cavaleiro ou com um futebol de balão para a frente a partir dos centrais que algo vai melhorar.

      Luis Freitas

    • Carlos Gama
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:38 am

      Faltava era um ponta de lança com o mínimo de qualidade, mas não existia alternativa por isso é que o Éder que devia ter saído ao intervalo acabou por ficar o jogo todo.

      É preciso começar a formar pontas de lança porque senão daqui a poucos anos mais vale jogar com 10 jogadores.

      Impressionante como não há rumo na Federação e deixam clubes da 1ª divisão entrar em jogos com 11 estrangeiros por vezes até sem portugueses no banco.. Depois dá nisto, pois claro.
      A Espanha tem os resultados que tem porque pode escolher entre 300 jogadores de qualidade e Portugal se calhar nem 25 jogadores de qualidade tem.

    • Carlos Gama
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:48 am

      Parece andar por aí muita malta que ou não é muito inteligente ou não percebe muito disto.

      Não podemos esconder que Portugal sem Cristiano Ronaldo é apenas uma Rep. Checa ou Hungria.

      Não podem culpar apenas o treinador pelas políticas que levaram a selecção a esta nível tão baixo de escolhas de qualidade.

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2014 at 12:03 pm

      Carlos Gama, quando vemos jogadores como Danny, Quaresma ou Manuel Fernandes serem deixados de fora das convocatórias de uma seleção que apelidas de Rep. Checa ou Hungria como é que o selecionador pode deixar de ser culpado?

      Ou afinal temos uma seleção tão recheada que nos podemos dar ao luxo de deixar os jogadores mais talentosos de fora por birras? Achas que a Hungria deixaria de fora jogadores como os referidos acima aos quais ainda podes acrescentar outros como Adrien ou Bruma?

      É certo que a seleção portuguesa está longe de ser de top, mas não desculpem o Paulo Bento com falta de qualidade no plantel, Portugal pode e tem de fazer muito melhor.

      Anda mesmo por aí muita gente que não é muito inteligente ou não percebe muito disto…

      Luis Freitas

    • Simao
      Posted Setembro 8, 2014 at 12:04 pm

      As melhores prestaçoes da seleçao foi quando teve a base do Porto, depois quando a deixou de ter é a miseria que se vê.

      Já a sua super formaçao, penso que seja adepto do Sporting para falar assim de boca cheia, tem esta a ter resultados incriveis, nos ultimos 4 anos foi 1 vez campeã em juniores, o mesmo que o Braga, Benfica e Porto.

      Parece que neste Europeu de sub-19 onde chegamos á final a base voltou a ser do Porto, no Mundial de sub-20 do Sporting era 2.

    • Diogo
      Posted Setembro 8, 2014 at 12:06 pm

      Ao menos sabemos que, pelo menos a curto/médio prazo, não vem para o FCP. Discordo que o Porto esteja assim como o Gustavo diz ao nível de formação, embora gostasse de ver mais jogadores como Rúben Neves, Ukra, Castro e Gonçalo na equipa principal.

      De qualquer maneira há que relembrar que o Porto tem tido sucesso desportivo, que é o principal objectivo de um clube de futebol a meu ver (a par hoje em dia do sucesso financeiro). Agora também concordo que deveria haver regras de protecção ao jogador português, como por exemplo um nº máximo de estrangeiros por plantel e por jogo. Isso ajudaria a selecção, mas a selecção não pode estar dependente dos clubes e tem que criar as suas mais valias institucionais, com menos politiquices, tachos e incompetência.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Setembro 8, 2014 at 4:32 pm

      os adeptos benfiquistas nao gostam do PB, nao, mas nao e por esses motivos, e por ter transformado portugal numa seleçao banal. ate o queiroz passou a 1º fase no mundial.
      o que e que servem as camadas jovens se a principal nao ganha? e bom ganhar, sim, mas as camadas jovens tem um proposito. portugal acabou de perder com uma albania miseravel. se nao formos ao euro, porque e que o rony deveria escolher portugal e nao o brasil? porque e que o rony iria para a principal, se nas camadas ao menos luta para ganhar?

      nem os sportinguistas gostam do PB, essa mania de trazer sempre os clubes para aqui nao faz sentido

    • MosqueteiroSLB
      Posted Setembro 8, 2014 at 4:32 pm

      *comentario em resposta ao andre santos, no comentario acima

  • Anónimo
    Posted Setembro 8, 2014 at 10:41 am

    Excelente post! Acho que está td dito

    João Figueira

  • Rúben Cardoso
    Posted Setembro 8, 2014 at 10:42 am

    Não existem "bolas", nem da Federação, nem do Paulo Bento, para deixar o poleiro pelo próprio pé.

  • Diogo
    Posted Setembro 8, 2014 at 10:49 am

    Para o bem de todos, penso que finalmente se deveria terminar esta ligação de Paulo Bento com a selecção. Desde que entrou na selecção, se bem me lembro com a excepção do play-off com a Suécia, que o rendimento da selecção tem vindo a decrescer. A renovação não vai acontecer de forma estruturada, prova disso foi a convocatória para o Mundial do Brasil. Concordo que os jogadores disponíveis não são da mesma qualidade que tinhamos no inicio dos anos 2000, mas não consigo entender que uma equipa com Ronaldo, Coentrão, Moutinho, Pepe, Nani, BRUMA, ANDRÉ ALMEIDA, RÚBEN NEVES, ANDRÉ GOMES, VEZO, MARCOS LOPES, RICARDO, CARLOS MANÉ, TOZÉ, etc consiga estar à rasca para passar grupos acessíveis e perder pontos de forma anedótica.

    • fcp4ever
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:27 am

      Fez um bom euro 2012 em k fomos às meias mas de resto é sempre a descer o modelo esgotouse

    • Gustavo Gomes
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:33 am

      Portugal tem bons jovens valores na formação mas no imediato não lhes podes pedir para renderem na selecção principal.

      Portugal não tem ninguém com qualidade dos 26 anos para baixo até a estes novos valores que começam a aparecer com 20, 21. É ridiculo como deixaram isto chegar a este ponto. Vai demorar uns 2 ou 3 anos para renovar a selecção devidamente.

    • Diogo
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:46 am

      Exactamente, o modelo, os jogadores e o próprio Paulo Bento. Independentemente de ter qualidade, que acho que tem, como achava que tinha o Paulo Fonseca, é um treinador que a meu ver não tem carisma, liderança, nem visão, para uma selecção como Portugal ou grande clube.

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2014 at 2:05 pm

      O comentário do Gustavo resume exactamente o nosso problema. Existe a geração dos meireles e companhia, que na maioria já deu tudo o que tinha a dar, e depois vêm valores como William C., A.Gomes e por aí em diante, aos quais não podem ser exigidas exibições ao mais alto nível porque simplesmente ainda têm muito a aprender. Ontem ficou evidente a "estaleca" que William e a.gomes ainda têm que ganhar para render na selecção. De facto é preocupante a falta de uma geração que seja o elo de ligação entre as duas anteriormente referidas

      Jorge S.

  • Miguel Guerreiro
    Posted Setembro 8, 2014 at 10:53 am

    Ainda não tinha tido a oportunidade de opinar sobre a conferência e o jogo (miserável) de ontem.
    A conferência levou-me a uma conclusão tudo está bem na FPF, visto que todos estão bem no seu lugar, recebem as quantias chorudas no final do mês sem se mexer muito e depois exultam-se com os resultados das selecções jovens. Para mim até aí é um trabalho miserável! Quando 90% dos jovens portugueses (até aos 16 anos) que são praticantes de desporto, são jogadores amadores de futebol está tudo dito sobre a quantidade de matéria-prima e a obsessão que os jovens têm em singrar no desporto-rei. Esta melhoria de resultados não se somente a um melhor trabalho na FPF deve-se essencialmente à massiva matéria-prima que existe atualmente em Portugal! 2º Quando o selecionador que sempre disse (desde os tempos de Alvalade…) que é o primeiro a dar o corpo às balas e depois ocorre uma conferência polémica como aquela, é querer fazer dos portugueses parvos… Mas alguém que ganha milhares de euros todos os meses não têm a obrigação de comunicar constantemente com o departamento médico da selecção? Antes da convocatória para o Mundial não deveria ter feito o seu trabalho de casa?
    Em relação ao jogo de ontem faz-me lembrar os jogos de qualificação do Queiroz pós Mundial 2010…
    Ao Paulo Bento só resta pedir-lhe algo… Se és português e queres o bem da seleção nacional, demite-te!!!!

  • Teixeira
    Posted Setembro 8, 2014 at 10:54 am

    É preciso uma maior renovação. A começar no treinador. Deviamos ter alguem mais experiente e sem medo de lançar jovens e com essa missão. Juntar os realmente importantes com os jovens. Deixar de fora meireles, bruno alves, ricardo costa, andre almeida…
    Deixo aqui uma escolha de 25 jogadores os quais se podem juntar nomes como Rafa, Bernardo Silva, Cancelo, Tobias Figueiredo, Ricardo Esgaio, Gonçalo Guedes entre outros. Jovens com valor e potencial.

    Rui Patricio / Anthony Lopes
    Cedric / Silvio, Pepe / José Fonte / Neto / Ilori ou Vezo, Coentrão / Raphael Guerreiro
    William Carvalho / Ruben Neves
    João Moutinho / Adrien / André Gomes / João Mário / Ruben Amorim / Veloso
    Ronaldo / Nani / Bruma / Mané / Marcos Lopes
    Gonçalo Paciência / Eder

    Penso que escolhi jogadores que podem jogar em vários sistemas e muitos em diversas posições. A seleção não é um clube e acho que os jovens que já jogam devem estar na seleçao principal mesmo que sejam suplentes porque vai faze-los integrar no grupo e perceber o que é a seleção. Marcos Lopes e Raphael Guerreiro é urgente chamá-los.
    Fundamental.. RUA bentinho!

  • João Gonçalves
    Posted Setembro 8, 2014 at 10:55 am

    Penso que existe muita pressão no Paulo Bento pois não sabe se irá continuar depois do Euro 2016.. Penso que o seu contrato deveria ser renovado até 2020 para dar um sinal de confiança no seu bom trabalho! Penso também que devia ainda ter mais poder de decisão, permitindo filtrar quem assiste aos jogos nos estádios, nos jogos em casa!

  • Carlos Paulo
    Posted Setembro 8, 2014 at 10:58 am

    Portugal não tem equipa para ganhar titulos mas tem equipa para fazer boa figura no Euro ou no Mundial, mas não vai ser com estes jogadores e muito menos com este treinador que não convoca jogadores por poderem causar problemas no balneario.
    O mais importante não é o ego de cada um, é a seleção e a mim pouco me importa que o Quaresma tenha mau feitio ou que o Danny "simule lesões" se são dos melhores deviam ser convocados, porque acho que todos temos aquela pessoa que não conseguimos aturar mas com que temos de trabalhar e se conseguirmos ultrapassar as questões pessoais conseguimos um rendimento muito melhor.
    Falou-se numa revolução mas ontem não se viu nada, as unicas novidades na convocatória foram jogadores que foram pra fora com a ajuda "sabe-se lá de quem" e por isso já são convocáveis.
    Paulo Bento devia saír e devia chegar um profissional, porque ele não o é, um motivador, alguém que esteja a perder ao intervalo e não tenha medo de partir o balneario todos para motivar a equipa, porque é ridiculo a quebra que a equipa teve ontem e não se ter mudado nada, e tambem era importante que o novo treinador não tivesse medo de atirar os putos aos leões, como o Ronny Lopes, Paciência, etc porque provavelmente fariam melhor do que os mancos que lá andam.

  • Diogo Palma
    Posted Setembro 8, 2014 at 11:03 am

    Eu acredito que o Paulo Bento seja despedido (ou se demita) até ao final desta fase de grupos. Vamos esperar que isso nao demore muito tempo porque pode custar a presença no Euro 2016.
    Sinceramente nao sei qual seria o substituto ideal, talvez o Vitor Pereira que esta desempregado.

    Se fosse eu a escolher os 23 optaria por uma base assim:
    GR: Patricio, Beto e Anthony Lopes
    DD: J. Pereira e Cedric
    DE: F. Coentrao e Antunes
    DC: Pepe, B. Alves, Neto e Vezo
    MD: William e Veloso
    MCD: Moutinho e Amorim
    MCE: Adrien e Gomes
    ED: Nani e Quaresma
    EE: Ronaldo e Bruma
    PL: Éder e H. Almeida

    Ainda com Eduarda, Figueiras, Ilori, Oliveira, Eliseu, Carriço, Neves, Marcos Lopes, Mané, Rafa e Vaz Tê de prevensão. Danny e Manuel Fernandes eram jogadores que se estivessem em condiçoes (fisicas e mentais) seriam convocaveis e ate titulares.

  • Kafka I
    Posted Setembro 8, 2014 at 11:05 am

    Quando Portugal foi eliminado do Mundial, disse aqui que o tremendo fracasso do Mundial era a grande oportunidade para Portugal reformular todo o seu futebol desde a base até ao topo, criando um projecto (dentro da sua dimensão claro) parecido com a Alemanha no pós Euro 2000…no entanto passou-se 2 meses e pelos vistos a culpa foi do cozinheiro ou do padeiro ou sei lá quem mesmo, ou lá o que foi, e chegou-se à conclusão que está tudo bem, só tinha de se mudar o padeiro (nem percebi de facto de quem era a culpa)…e pronto os resultados continuam à vista…

    • Kafka I
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:25 am

      Já agora acrescentar, que a maioria aqui acho que ainda não percebeu de facto o problema de fundo da Selecção Portuguesa, pois acha que o problema se resolve apenas com a convocação do jogador x ou y…todos os problemas fossem esse, o problema é bem maior que esse, tem a ver com mentalidade, com estrutura de base, etc…

      Portugal não resolve os seus problemas apenas com a mudança de treinador, era preciso mudar a estrutura directiva, o treinador, e principalmente a mentalidade de todo o futebol português, que põe as comissões (com a busca de jogadores ao Brasil) à frente de tudo o resto…

    • Kafka I
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:29 am

      E deixo um exemplo, que o João Lains também já deu aqui no blogue…na Alemanha o Schalke pediu e acordou com todas as escolas de Gelsenkirchen, que as aulas de Educação Fisica dos alunos tivessem como base os treinos pretendidos pelo Schalke…

      Eu pergunto, algum clube em Portugal já alguma vez fez isto? pedir às escolas para terem um plano curricular de Educação Fisica de acordo com o pretendido pelo clube, para assim fomentar a práctica do futebol e facilitar o aparecimento de mais jovens jogadores?

    • André Santos
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:58 am

      Totalmente de acordo!

    • Nuno R
      Posted Setembro 8, 2014 at 12:12 pm

      Kafka, vamos por partes, e como hoje é 2ªfeira não estou de bom humor

      A maior parte das pessoas que falam mal da selecção estão-se borrifando para esta, preferindo que o s seus clubes vençam, mesmo com 100% de estrangeiros
      Boa parte dos adeptos nem de futebol gosta, gosta apenas e só do seu clube
      Portugal não tem cultura desportiva. Raras são as pessoas que praticam desporto, federadas ou em regime de lazer.
      Temos uma comunicação social domada por poderes económicos e políticos, associada a uma opinião pública pouco exigente
      Se queres ser levado a sério, não compares esta chafarica a imitar um país com a Alemanha.
      E pronto, estou lixado a 101%!!!!!!!!!!

    • Luís bcn
      Posted Setembro 8, 2014 at 12:19 pm

      Kafta,

      Essa estoria do Schalke ja acho ridicula…nao conhecia essa situação mas parece-me um claro favorecimento do futebol em detrimento de outros desportos. O futebol nao tem que se misturar com a escola, sao coisas diferentes. As escolas nao servem clubes de futebol

      Dando exemplo do Porto o que seria se o vasco da gama ou o academico tentassem implementar os treinos das suas modalidades nas escolas?

    • Kafka I
      Posted Setembro 8, 2014 at 12:29 pm

      Nuno R,

      Não podia estar mais de acordo contigo, tocaste em muitos pontos essenciais…

    • Kafka I
      Posted Setembro 8, 2014 at 12:35 pm

      Luís bcn

      É provável que nem todas as escolas tenham aceite a proposta do Schalke, mas o cerne da questão não é esse, é sim a intenção…o Schalke está a fazer a parte dele, e esta a tentar dentro dos meios que tem melhorar o futebol na Alemanha, é muito provável que algumas escolas não tenham aprovado, até porque a Alemanha é um País multifacetado e tem vários desportos (ainda este fim de semana se bateu um recorde Mundial de espectadores no jogo de Andebol, e esse recorde foi num jogo de Andebol disputado na Alemanha que teve mais de 40 mil espectadores).

      A questão de fundo aqui é, o Schalke tentou melhorar e fomentar o aparecimentos de jovens jogadores Alemães…e eu pergunto-te, o que é que os clubes Portugueses fizeram?

      Mais uma vez a diferença de mentalidade é gritante de um País para o outro…e de facto tenho que dar razão ao Nuno R, é ridiculo da minha parte fazer comparação entre um País a serio (a Alemanha) e a Républica das Bananas (Portugal)

    • scp_fan
      Posted Setembro 8, 2014 at 3:18 pm

      Nuno R,

      Esqueceste-te de um pormenor (ou pormaior) importante… Não há cá empresários com poder para opinar sobre quem é e quem não é convocado!

      SL!

  • Anónimo
    Posted Setembro 8, 2014 at 11:05 am

    Mas ainda tem dúvidas que nada vai acontecer e como costuma-se dizer apenas há que levantar a cabeça… estes nojentos vão continuar e não há nada que os vá impedir pois como diz o presidente da FPF, ele até é dos melhores selecionadores do mundo. Mas a culpa claramente que não é dos tachos da FPF, do selecionador (perdoem-me da marioneta) que como se costuma dizer gira o disco e toca o mesmo, das prima-donas que basta um ou dois jogos e já chegam à seleção nem se sabe bem como, a culpa é dos médicos, do roupeiro, do motorista, do cozinheiro… Eu acho até que nós ainda não percebemos que o Mundial foi só o descalabro pois viu-se que na fase de qualificação não jogamos nada… a empatar contra Israel ou Irlanda do Norte que miséria. Depois convocatórias feitas à base de interesses que não os da seleção e um mundial rídiculo… as cenas que nós fizemos são dignas de um filme de Hollywood, não me irei esquecer da lendária conferência de imprensa com o Humberto Coelho e o médico a falarem da suspeição lesional… PATÉTICO. Nada irá mudar, e não vejo a tal pseudo renovação da seleção… do onze que jogou ontem apenas um não esteve no Mundial. Daqui um mês vamos jogar contra a Dinamarca e com ou sem Ronaldo, não há salvação possível, simplesmente porque não há fio de jogo, jogadores sempre debaixo de forma, a mentalidade de se achar que está tudo ganho e que viemos à seleção apenas para passar umas férias com os amigos continua e portanto prevejo mais sofrimento, a ficarmos no 3º classificado e a (mais uma vez) irmos a um play-off.
    E finalizo apenas com duas questões:

    1ª – Se o Bentolas quando estava no Sporting e quando viu que as coisas estavam num caminho desastroso demitiu-se, porque é que aqui fica? Pois eu acho que toda a gente já percebeu a arrogância do duckface…

    2ª – O Queiroz quando jogou contra esta mesma Albânia ao menos lá sacou um ponto e apesar de ter feito um mundial muito abaixo, até passou aos oitavos sendo eliminado para a futura campeã do mundo, foi altamente despachado, com é que este cromo que está a produzir um futebol rídiculo desde há imenso tempo vá tendo desculpa? Talvez porque é uma ótima marioneta, digo eu…

    Peter Griffin

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:26 am

      Não se demite porque tem um ordenado várias vezes superior ao que tinha no Sporting e raramente tem de "trabalhar" durante 1 ano inteiro. Sem contar com a indemnização milionária que irá receber quando for despedido.

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2014 at 11:55 am

      Ricardo Ricard,

      E é aí que entra a FPF que com tanta incompetência junta até renovou o contrato ainda antes do mundial sem cláusula específica e a pensar que isto iria ser um conto de fadas, mas como se viu viria a tornar-se um erro crasso e obviamente como não querem ficar mal vistos mantêm-no por mais tempo. Mas claro que não se demite por isso e porque também não se sente pressionado pela federação que mesmo desastre após desastre ainda dá mais poderes ao Bentolas, mas não esquecer claro que a culpa não é deste selecionador (é risível como é que hoje em dia alguém podre chega à seleção) mas sim dos médicos.

      Peter Griffin

  • Joaquim Ferreira
    Posted Setembro 8, 2014 at 11:10 am

    Concordo com a noticia, no entanto creio que o caminho deverá passar por corrigir a causa (demissão da direção da FPF) e não apenas pela consequência (demissão do Paulo Bento).

  • Anónimo
    Posted Setembro 8, 2014 at 11:13 am

    Na minha opinião o grande erro do PB tem sido não perceber que não temos nenhum ponta de lança de valor… (Eder, Postiga ou Almeida não chegam!) Deveria ter apostado num ataque mais móvel sem ponta de lança fixo (Ronaldo era o indicado no Mundial).
    Relativamente a este jogo, é incrivel como determinados jogadores não precisam de provar nada e jogam na Seleção (Horta, André Gomes, Cavaleiro, etc.) quando o PB poderia ter dado uma oportunidade ao Adrien, e aproveitado o facto de fazer dupla com o William no Sporting, uma vez que já têm rotinas de jogo….

    Cumprimentos
    Balakov10

  • Ricardo F.
    Posted Setembro 8, 2014 at 11:14 am

    Nem PB vai ter a decência de se demitir (dado o teimoso e casmurro que é), nem a FPF vai ter (perdoem-me a expressão) "tomates" para o pôr a andar. O que é uma vergonha…
    Paulo Bento não sabe selecionar, pois ninguém com olhos na cara, um pingo de isenção e no seu perfeito juízo prefere Andé Gomes a Adrien, ou Ricardo Costa a José Fonte, ou Horta e Cavaleiro a Bruma.
    Paulo Bento não sabe treinar, porque a equipa só tem uma (!) ideia de jogo: as transições rápidas. Quando é preciso ter bola e criar, ardeu. E mesmo as transições rápidas ou vulgos contra ataques estão em extinção, como comprovam os resultados do Mundial. Contra equipas como a Albânia vivemos à base do pontapé para a frente ou dos rasgos individuais dos "acima da média" (Pepe, Coentrão, Moutinho e Nani).
    Paulo Bento não sabe ler o jogo e mexer na equipa. As tradicionais trocas de ponta de lança e do "Meireles por outro" (não aguenta os 90'), jogo após jogo, já eram um indicador. As substituições de ontem encarregaram-se de provar o que digo…atirar Horta às feras depois do golo da Albânia? Veloso como última alternativa para tentar chegar ao golo? Enfim…
    Paulo Bento não é coerente, pois está a querer dar continuidade ao trabalho dos sub-21, mas esquece-se que Cavaleiro e Horta eram suplentes de Bruma. Ou que André Gomes já aí pouco acrescentava.
    Paulo Bento é conflituoso. Danny, Manuel Fernandes, Ricardo Carvalho e nem é preciso dizer mais nada.
    Em resumo, Paulo Bento parou no tempo e já não tem as mínimas condições para continuar, porque, dada a teimosia, vai manter as suas opções ridículas, os seus 11's ridículos e o seu futebol (se é que se pode chamar futebol àquilo) ridículo. Não vai ser ele a inverter a tendência.
    Mas parece que a FPF quer seguir o lema do Bettencourt…Paulo Bento forever. Com isto talvez os estádios deixem de ter adeptos e talvez fiquemos de fora do Euro 2016 (perdemos em casa contra a pior equipa do grupo…na teoria não há pior do que isto. O que iremos fazer contra as melhores?). Pode ser que depois disso haja uma vassourada.
    SL

  • Fernandes
    Posted Setembro 8, 2014 at 11:26 am

    As condições já há muito foram esgotadas, ainda antes do apuramento para o Brasil! Uma seleção como a nossa que não sendo de Top também não é da piores (andará pelas melhores 10/15 do mundo), não pode andar aqui nos últimos anos a fazer contas como andamos a fazer, sempre com apuramentos nos limites do aceitável, não pode ter um ditador (Paulo Bento) e um regime ditatorial (FPF) a fazer o que bem querem, a estragarem o que é bom e a insistirem no que é mau porque um mercenário (Jorge Mendes) assim o diz! Enquanto não acabarem com interesses, piquinhices e tudo mais, a nossa seleção está completamente minada! Os velhos, os das cadeiras de rodas, os bebés chorões, os reservas, os elementos das equipas B, os que não jogam, os que estão aleijados/magoados/sem ritmo vão à seleção e jogam … Os verdadeiros trabalhadores ficam em casa! Danny, Cédric, Adrien, Quaresma (mal ou bem tem muito valor), Ricardo Carvalho, Fonte e alguns outros são titulares (tirando quaresma), merecem estar lá e a jogar! André Gomes, Meireles, Cavaleiro, Éder, Vieirinha, Veloso e outras nulidades que lá andam, façam um favor … bazem! Não fazem falta, são elementos a menos! … Limpeza precisa-se … E culparam os médicos! A sério! Daqui a 3 anos Ronaldo acaba … Ninguem vai saber quem é nem onde fica Portugal! … Patéticos … A Ruina espera-nos … ainda mais!

  • Rabensandratana I
    Posted Setembro 8, 2014 at 11:28 am

    Para quando a demissão? Para o dia de São nunca à tarde.

    Rua com o presidente da FPF, cambada de incompetentes que ganham balúrdios e não fazem nada para dignificar as cores de Portugal.
    Rua com o Paulo Bento, João Pinto etc. Estou farto destes tachos, qualquer jogador de futebol, agora tem estes tachos e nem falarem sabem, que vergonha.
    Portugal é uma comédia e continuará tudo na mesma, sempre a mamar à custa dos portugueses.

  • Eduardo Castro
    Posted Setembro 8, 2014 at 11:36 am

    O culpado disto é o Carlos Queirós… Lembro que quando Paulo Bento tomou conta da seleção estava tudo feliz o Pais finalmente tinha o homem certo para o lugar certo afinal ele era disciplinador, passado algum tempo o Pais descobre a pólvora afinal o homem disciplinador não passa de teimoso burro e ultrapassado, já o era no SCP não sei qual a admiração hoje em dia mas em Portugal é assim quem nada faz quem nada percebe é sempre valorizado e premiado.

  • Nuno R
    Posted Setembro 8, 2014 at 11:43 am

    O problema vai para lá da convocatória de X ou não chamada do Y.
    O futebol apresentado ontem foi do mesmo nível do mostrado na fase apuramento, e no Mundial. Bento é um zero tacticamente.

  • Che
    Posted Setembro 8, 2014 at 11:43 am

    Patrício; Cedric/Figueiras; Pepe e Fonte/Ilori; Coentrao/Antunes; William, Adrien e Amorim/Moutinho; Nani/Bruma, Ronaldo e ALUGA-SE o lugar de ponta de lança….

  • Anónimo
    Posted Setembro 8, 2014 at 11:47 am

    Continuo sem perceber como é que acham que o playoff com a Suécia foi um bom jogo da selecção. Se bem me lembro, o primeiro jogo não teve história nenhuma e o segundo jogo estava tão partido que havia imensas espaços no meio campo da Suécia tanto que bastava meter a bola no Ronaldo, dado que os golos dele foram todos feitos em velocidade. Foi um jogo emotivo, isso sim! Porque tínhamos duas equipas a marcar golos consecutivamente, agora o resultado do playoff foi Ronaldo 4 – Suecia 3

    Rui Lopes

  • m1950
    Posted Setembro 8, 2014 at 11:56 am

    Eu penso que José Peseiro e Vitor Pereira seriam os melhores treinadores para a seleção nacional.

    Quanto ao Bento , hoje analisando a frio , falhou por não aproveitar o eixo intermediário do Sporting ( William-Adrien , ofereciam rotinas a um meio campo que que não se entendeu ontem) , e vi o William a fazer o pior jogo desde que está em Portugal. Depois se pensarmos bem , dentro do campo de recrutamento do Bento , não se podia fazer mais que isto , falta-nos qualidade , intensidade , e velocidade.

    Depois na frente temos um problema sério , andamos a jogar com um ponta de lança do Braga , que não tem estofo nem categoria nem qualidade para jogar ao mais alto nível, tem 26 anos e andamos a dizer que tem potencial para ser um grande ponta de lança. O outro jogador que eu vejo como solução é o Bebé mas esse não tem minutos , apesar de debilidades técnicas que mostra nas alas , penso que ao centro em tarefas móveis é um bom jogador. Pois até que provem o contrário , o nosso melhor número 9 é o Heldér Postiga.

    Depois sinto falta de criatividade a meio campo , sinto falta de capacidade para se fazer mudanças de velocidade , esta seleção tem de ser repensada imediatamente.

    Quem é o jogador mais talentoso para ser o 10 da seleção ??

    Bernardo ?
    Rafa ?
    Mané ?
    Medeiros ?

    Quem poder ser o melhor 9 ?

    Bebé ?
    Tomané ?

    Para sabermos , todos eles teem de começar a jogar rapidamente e ao mais alto nível , e o problema está aqui os sub20 e sub21 não teem espaço , isto apesar de terem qualidade.

    A FPF terá de ter ideias para isto , já estamos em risco de perder estas 2 gerações talentosas que se aproximam.

  • Filipe Leite
    Posted Setembro 8, 2014 at 11:58 am

    Acho que Paulo Bento só vai embora quando as contas complicarem mais um pouco… talvez depois da Dinamarca proximo jogo… A desculpa mais ultilizada tem sido a falta de qualidade…. Não concordo… vamos por partes…

    Para mim o Paulo tem que sair e dar o Lugar ao Fernando Santos… A Escolha ideal na minha opinião… Carisma, qualidade, ideias proprias… Ninguém brinca com este Sr….

    Vamos ao Plantel…
    Gr – Beto, Patricio, Anthony Lopes…. Qualquer que seja o titular estamos servidos…
    DC- Neto, Lori (titulares) Vezo com a experiencia de José Fonte , Ponham Tobias nessa lista de futuro….
    DE- Coentrão – Guerreiro … Silvio se recuperar da lesao pode fazer 2 flancos é uma mais valia
    DD- Cédric..( ja mete joao pereira no bolso..) Cancelo. Acredito que tirará o lugar ao joao e lutara com o espanhol no 11…
    MDF- William Carvalho – Ruben Neves… Qualidade não tem idade… usem o miúdo e vejam o rendimento dele… se "abafar" buscam o Danilo Pereira do Maritimo…
    MC- Moutinho – Adrien Andre gomes
    MO- Rony Lopes – Bruno Fernandes (sangue novo irreverencia precisam-se urgente… talento aqui existe basta ver pegam de estaca nos clubes….
    AD- Nani, Bruma ( Titular no Gala tem que ser chamado…
    AE – Cr7, Rafa…
    PL- EDER / 2 Gonçalos… Paciencia e Guedes

    Na minha opinião a base era esta… mas o grupo podiam ser aumentado com : André Almeida, Amorim, Ivan Cavaleiro, Andre Martins, Jõao Mario, André André Bernardo Silva, Andre SIlva,Ivo rodrigues, gelson Martins, Tomas, Joao teixeira… A convocatoria tem que ter fatores obrigatorios… TEMPO DE JOGO, Pontuação de exibição (quer de imprensa, quer de observadores da FPF… Se jogador A é titular mas o seu substituto está em melhor pico de forma tem que ser melhor aproveitado e usar essa adrenalina e irreverencia a favor da seleção…. Acho que não é assim tão dificil…

    A Federação deveria de divulgar listas de jogos aos jogadores observados e uma curta analisa ao seu desempenho para ver mos que o trabalho esta a ser feito….

  • Tiago Martins
    Posted Setembro 8, 2014 at 12:02 pm

    Paulo Bento têm dois grandes defeitos – primeiro, leva muito à letra o nome do cargo que ocupa (apenas seleciona, não incute ideias, plano de jogo…), segundo, é péssimo no pouco que faz.

    A Selecção Nacional precisa de uma pessoa competente à frente da equipa, pois estamos assumidamente numa fase de mudança. Durante vários anos estivemos “órfãos” de jogadores de qualidade que pudessem ser incluídos de uma forma séria no núcleo-base; com o declínio de forma de jogadores como João Pereira, Bruno Alves, Miguel Veloso, Hélder Postiga, Raul Meireles (…) ficaram patentes vários problemas e a sucessão não foi preparada de maneira alguma – André Gomes foi internacional AA pela primeira vez, Ricardo Horta idem, William Carvalho pouco tinha jogado.

    Felizmente, temos uma boa fornada de jovens que podem servir os interesses da equipa e aumentar a qualidade da mesma, mas enquanto o maior problema não for resolvido (Paulo Bento), não podemos esperar milagres.

    PS: Jogadores como Fonte, Cedric, Bruno Fernandes, Bruma e Rony Lopes tem que entrar nas contas!

  • Anónimo
    Posted Setembro 8, 2014 at 12:04 pm

    Sim apoio inteiramente no texto !!!
    Mas eu critico certas pessoas que não são coerentes, só vêm os seus clubes e criticam tudo por criticar . . . Por exemplo:
    Criticam o André Gomes. é certo que para mim não merece ser titular, mas merece estar nos 23 convocados.
    Falam de Ruben Neves, mas deixem o rapaz evoluir à vontade !! Vão chamá-lo para os 23 para quê? Não tem mais qualidade, para já, que William, Adrien, Moutinho, Miguel Veloso e André Gomes, por isso deixem-no jogar nos sub 21 !!!
    William fez um mau jogo, mas também não se pode exagerar, por causa de um jogo. Ele ainda é novo, falta-lhe a experiência, que está a ganhar, com estes jogos
    Vieirinha é titular no Wolfsburgo, bom jogador e mereceu ser chamado para o 11, não correu bem, mas tambem até ao Ronaldo corre.lhe mal um jogo. Agora dizerem que o Vieirinha não tem qualidade para ser chamado e compará-lo ao Ivan, Éder, Horta. . . Isto é só criticar por criticar !!
    Convocar o Diogo Figueiras ?? Ele é suplente do Sevilha, fez 15 minutos em 3 jogos ! Simplesmente não merece ser selecionado
    Mané, João Mário, Tozé, Ricardo, Ivan, Marcos Lopes, precisam de minutos e ganhar experiencia !!!
    Dito isto, faço o meu 23:
    Rui Patricio, Beto(Eduardo), Anthony Lopes
    Sílvio (João Pereira), Cedric (André Almeida)
    Pepe, Bruno Alves, José Fonte (Neto), Vezo (Ilori)
    Fabio Coentrão, Antunes(Eliseu/Raphael Guerreiro)
    William, Miguel Veloso (Ruben Neves)
    Adrien, Ruben Amorim (André Gomes)
    J. Moutinho, Raul Meireles(Rafa)
    Nani(Quaresma), Bruma
    C.Ronaldo, Vieirinha (Varela)
    H. Postiga (Éder/Hugo Almeida, Tomané/J. Silva)
    Acho que é mais ou menos isso (devo ter me esquecido de alguem) e depois existem casos como Dany, M, Fernandes, etc . . .
    Joel M

  • Luís bcn
    Posted Setembro 8, 2014 at 12:11 pm

    O Paulo Bento 4ever durou quê? 3 meses?

    Eu ainda nao percebi como é que Portugal contratou um treinador que teve apenas uma experiencia num clube grande e acabou despedido e sem conquistar um campeonato. Ganhou 2 taças…olha, o Rui vitoria e Pedro Emanuel ja ganharam uma…e nao foi com o SCP que todos sabemos que é sempre dos favoritos

    Fez um bom europeu…e por bom europeu ganhou à Holanda (que fez zero pontos), ganhou à Dinamarca e à R. Checa, ou seja, acho que fez um europeu normal. Perdemos com a Alemanha e com Espanha.

    Perdemos com a espanha só em penalties…tambem perdemos com "nostros hermanos" com um golo em fora-de-jogo em 2010 e ninguem teve problemas em culpar o Selecionador.

    e depois temos jogadores com o Danny que jogam melhor que o Hulk na sua equipa e chega cá e nem joga para jogarem "nelsons oliveiras" e outros…quem nao ficaria chateado?

  • van Basten
    Posted Setembro 8, 2014 at 12:13 pm

    O Paulo Bento acaba por ser a figura mais visível – e com certeza das mais incompetentes, é certo – do problema, mas não me parece, de todo, o único responsável. A título de exemplo, quando algo como o descalabro que foi o Mundial do Brasil acontece, e não só o presidente da Federação não assume quaisquer responsabilidades como ainda age como se não tivesse nada que as assumir, está tudo dito. Convém não esquecermos que, para perpetuar a permanência de alguém sobejamente conhecido nesta altura como incompetente, tem que haver outro alguém incompetente que o perpetue. Fernando Gomes, que quanto a mim nunca fez nada de positivo na Selecção, assinou a sua sentença a partir do momento que renova com Paulo Bento no timing com que o fez.

    Sendo assim, algo vai muito mal em toda a estrutura da Federação, e mais do que os próprios jogadores, a renovação de que tanto se fala tem de ser feita nos órgãos directivos e corpo técnico. O que se passa na Federação não é em nada diferente do que se passa na estrutura governamental do país: ambos estão a ser geridos por hyper-incompetentes que constantemente colocam os seus próprios interesses pessoais acima de qualquer valor que deve em teoria pautar as suas condutas. Portanto, resolver o problema da selecção significa mais do que resolver o problema Paulo Bento, apesar de, obviamente, o tempo dele já ter expirado a meio da campanha de qualificação para o Mundial, e seja ele sem dúvida o maior expoente da mediocridade que pauta a 'competência' da estrutura.

    Assim, e na minha opinião, Paulo Bento e restante corpo técnico, Fernando Gomes, Humberto Coelho, Hermínio Loureiro, Mário Figueiredo, Carlos Coutada, Rui Manhoso, todos estes deveriam ter a decência individual de apresentar a demissão. Todos. Sem excepção. Figuras como João Pinto, que não se percebe muito bem o que andam ali a fazer, também estão claramente a mais. As influências externas nas convocatórias têm de acabar de uma vez por todas. Toda a estrutura das camadas jovens merece séria avaliação de competências, desde o staff técnico ao corpo directivo que mais de perto as acompanha.

    O problema é que, como não há um pingo de decência nesta gente, alguém tem que correr com eles. E aqui voltamos ao paralelismo com o governo. Ou as pessoas têm vergonha da sua incompetência e saem, ou alguém tem que os forçar a sair. E quem é que o vai fazer? Enquanto povo, só vejo três alternativas: conformismo, pressão social como petições públicas e manifestações, que neste país valem o que valem – zero -, ou revolução.

    Ou seja, resolver a sério o que se passa no futebol português não é tão fácil assim. No entanto, concordo que o primeiro passo passaria sempre pela demissão de Paulo Bento, e quanto a isso acho que há uma forma de pressão que os portugueses podem fazer que terá talvez mais impacto do que as outras: boicote total à selecção. Se ninguém for ao estádio, então o problema deixa de poder ser ignorado como tem acontecido. Passa a não ser só uns quantos a sacarem um lenço branco do bolso. Seria uma manifestação muito mais cabal do que vai na cabeça das pessoas. Nem Paulo Bento poderia virar as costas a isso. Seria, para o imediato, a minha sugestão.

    Pessoalmente, já há muito que não me identifico com esta selecção, e por isso não fiquei minimamente desiludido com a derrota de ontem. Entre mim e um grupo comandado por alguém como Paulo Bento não pode, neste momento, haver algum tipo de empatia. O problema, creio, é que muitos não estão ainda neste ponto, e sendo assim é fácil para PB, Fernando Gomes, etc 'confundirem' isso com apoio incondicional. E assim as coisas continuam na mesma, e a selecção, lentamente, vai 'desaparecendo'.

    • Joaquim Ferreira
      Posted Setembro 8, 2014 at 12:43 pm

      Assim se fala muito bem tocando em todos os pontos que merecem destaque. Pena que opinião popular deixou de ser algo considerado por todos os órgãos de poder com responsabilidade social. Esperemos que amanhã o povo se torne mais ativo e seja um dia melhor para todos nós.

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2014 at 1:42 pm

      Não podia estar mais de acordo…

      Ass Diogo Santos

  • Anónimo
    Posted Setembro 8, 2014 at 12:37 pm

    So o paulo bento é que não vê a sua própria incompetência.
    A partir do momento que não se leva, Danny, quaresma e se mete a jogar ivan cavaleiro, vieirinha e ricardo horta….
    A partir do momento em que joga Ricardo Costa que joga na liga do catar e nem se convoca José Fonte que é capitão de uma equipa da melhor liga do mundo…
    Mas ha mais jogadores que ele não convoca só por conflitos pessoais. Acho que tá na hora de se por lá alguém que saiba ver as coisas como são.
    Vitor Pereira, para mim é o sucessor do Paulo bento.

    André Filipe.

  • Chilavert
    Posted Setembro 8, 2014 at 12:41 pm

    Eu vou partilhar a minha visão sobre a Selecção.
    Nâo se chega a este estado de degradação apenas por culpa de X ou Y ou por factor unico.
    Vou dividir a analise por 2 partes:Perda de qualidade dos jogadores e incompetencia da direcção tecnica!

    Foi à cerca de 11 anos com a chegada de Scolari à selecção A!
    Toda a estrutura de formação da FPF foi deixada ao abandono e foram canalizados todos os esforços para conseguir um titulo senior de selecções.
    Desapareceu a competição sub 14 de selecções distritais(onde são triados os primeiros jovens), desapareceram os coordenadores tecnicos das associações (e consquentemente da Federação) continuou se anos a fio com modelos competitivos obsoletos de sub 15, sub 17 e sub 19 que defendiam os grandes e conquista de titulos e prejudicava de sobremaneira a competitividade e a qualidade do executante.
    Em 2003 aparece tambem outro fenomeno os magnatas que desataram a meter dinheiro no futebol,transformando o mercado naquilo que é hj e consequentemente as mentalidades(para o dinheiro circular é melhor adquirir e vender porque são 2x que o circulo economico se faz distribuindo dinheiro pelos intervenientes gravitacionais).
    Pelos motivo descrito no paragrafo acima, actualmente os clubes preferem jogadores adquiridos noutras paragens por fortunas(que na realidade só em 50 a 60% dos casos são melhores que os formados cá) do que dar oportunidades que jogadores da formação.
    -A perda de qualidade do futebolista portugues seleccionavel é responsabilidade do rumo desportivo tomado no reinado Madaíl e dos clubes que foram corrompidos pelos interesses económicos.

    A seguir à entrada de Fernando Gomes que o primeiro passo que fez foi revitalizar as selecções jovens e alterar os formatos competitivos dos campeonatos nacionais dos escalões.
    Os resultados tem sido bastante interessantes e promissores embora seja algo em permanente evolução.
    Em relação à Selecção A a liderança de Fernando Gomes tem cometido alguns erros.
    A renovação de Paulo Bento antes do Mundial foi um erro de principiante!
    Durante o Mundial faltou linha condutora hierarquica!O diretor tecnico Humberto Coelho sentiu necessidade de se justificar durante a competição, o conferencia de imprensa do médico Henrique Jones foi uma rabula que serviu para o "cremarem" posteriormente aquando do relatorio do pós mundial que culminou com a subsituição do corpo medico(??????????).
    Fernando Gomes acertou em cheio quando disse que faltou competencia a nivel geral mas deveria ter explicado porque só o corpo médico caiu enquanto Paulo Bento saiu reforçado da situação.
    Será porque Paulo Bento renovou e a indeminização é demasiado penalizadora em termos financeiros?
    O jogo de hj provou que a equipa e o proprio Paulo Bento ainda não conseguiram ultrapassar o fracasso do Mundial!
    O que irá acontecer?Paulo Bento demitir se á?Vai ser demitido tentando corrigir o presidente um erro que criou?
    Fernando Gomes está neste momento numa densa encruzilhada…
    E por fim temos Paulo Bento!Todos conhecemos o seu perfil pouco carismatico e truculento.È uma pessoa de pouquissima abertura, com querelas e preferencias pessoais que interferem diretamente nas suas decisões e escolhas(o caso Manuel Fernandes), prejudicamdo de sobremaneira a sua capacidade como treinador.
    Paulo Bento não deve ser mais seleccionador porque tem demasiados condicionantes e comprometimentos de indole particular.
    A Selecção Nacional é de Portugal e não das suas preferencias pessoais.

    -Fernando Gomes é responsavel pela situação tecnica actual derivado do seu erro e pela falta de liderança; Paulo Bento é diretamente responsavel pela forma incongruente das escolhas que faz ( e não faz).

    Se todos sabemos que a Espanha colheu os frutos das bases que lançou 15 anos antes e a Alemanha demorou cerca de 14, ficamos a saber também que Portugal está a sofrer 11 anos depois do seu desinvestimento.
    O caminho de volta foi longo para outros logo também será longo para nós

    • Kafka I
      Posted Setembro 8, 2014 at 12:53 pm

      Excelente análise e és dos poucos aqui que percebeu que o problema é muito maior que a convocação do jogador x ou jogador y…o problema vem de base, e não é por jogar o Adrien em vez do André Gomes ou vice versa, que o problema se vai resolver, apesar da maioria dos users aqui achar que é esse o problema, porque apenas conseguem ver a Selecção de uma forma clubista e nada mais que isso..

  • Kacal I
    Posted Setembro 8, 2014 at 12:44 pm

    A resposta é simples, NÃO, são erros a mais e incompetência ilimitada, desde convocatórias com os mesmos jogadores constantemente (joguem ou não nos seus clubes, estejam em boa forma ou não, rendam ou não, pouco interessa para o PB), mesmo 11, falta de um plano B (tem aquele 4-3-3 e depois… NADA) e uma relutância em admitir o óbvio, assim como alguma falta de empatia com o povo, acho que está na altura de sair, mas quem devia ter a decência de admitir que falhou e que está a mais é o próprio Paulo Bento, mas a federação devia assumir o poder e tomar a decisão que o Paulo Bento não é capaz de tomar, já chega desta confusão e incompetência, se não mudarmos nada vai melhorar e a possibilidade de nem irmos ao Euro 2016 não está fora de questão, o que seria triste e inadmissível, espero que alguém assuma os seus erros e tome a decisão mais acertada, mas é pouco provável.

    Excelente post, como costume, muito bom Inês. :-)

  • Kacal I
    Posted Setembro 8, 2014 at 12:48 pm

    Já agora, acho que chega de birras e é preciso fazer o melhor para a selecção e não para o ego de cada um, jogadores como: José Fonte (merece tanto, enquanto não for chamado estou insatisfeito), e depois outros casos como Manuel Fernandes e Danny, mais o Quaresma, são problemáticos??? SÃO, mas podem acrescentar outro nível à selecção e ser mais-valias??? SEM DUVIDA, portanto deixem as parvoíces de lado e convoquem-nos.

  • ze
    Posted Setembro 8, 2014 at 1:39 pm

    Adorei esta frase: "A nossa Federação é uma balburdia de tachinhos e favores" – Acho que resume bem o que se passa também em campo.

    Mas também podemos agradecer a federação e aos clubes por não ter soluções credíveis para jogar contra a poderosa Albânia… E as próximas que ai venham…

  • Pyros
    Posted Setembro 8, 2014 at 1:56 pm

    Não, não me parece que haja condições para continuar – ou que não deveria haver.

    O Paulo Bento falhou o objectivo a que se tinha proposto no mundial. Tal deveria ter desencadeado um processo de fim de ciclo, em que obviamente está.

    Sim, o Paulo Bento pode-se queixar da falta de jogadores de qualidade, de que dois dos principais clubes portugueses não têm jogadores seleccionáveis – estando na prática comprovado que em Portugal para se ter sucesso será melhor não apostar em jogadores nacionais, mas optar por outras soluções, que a maioria dos jogadores da primeira liga não são nacionais e que não temos um ponta de lança de jeito desde… sei lá quando.

    Mas para ganhar em casa à Albânia, não era necessário grande coisa. Apenas que, a somar ao enquadramento desfavorável, não adicionasse uma escolha de jogadores no mínimo dúbia e uma incapacidade de pôr os escolhidos a jogar.

    Assim, acho que não há condições por dois simples motivos:

    Porque os portugueses (que são quem apoia a selecção) não lhe reconhecem competência nem o apoiam
    Porque grande parte dos adeptos desconfia da idóneadade das escolhas – não por motivos clubísticos, mas por outros motivos, ligados aos empresários do futebol. "Selecção Jorge Mendes"?

    Assim, esqueçam. Nem queremos saber.

  • Joaquim Ferreira
    Posted Setembro 8, 2014 at 2:03 pm

    Transcrevo algumas considerações do Marinho Neves:

    “Só agora descobri que no novo acordo ortográfico as palavras carácter e dignidade foram abolidas. Primeiro foram os políticos a denunciar a falta de vergonha e de carácter, agora essa faceta instalou-se no nosso futebol e não me digam que é uma questão de educação e geração porque os velhos do Restelo são os mesmos, só que, com menos vergonha. Comecem a limpeza pelos dirigentes.”

    “O problema nem está no Paulo Bento porque se olharmos em volta não há muito por onde escolher. o grande problema está na ganancia dos presidentes dos clubes que descobriram o el dourado na contratação de jogadores oriundos de países onde se fazem negócios sem rei nem roque enquanto a nossa formação é varrida para a linha de canto, porque não tem espaço para fugas para os grandes negócios.”

    “Entendam a teia que forma esta rede impenetrável. Armando Vara foi assalariado de Joaquim Oliveira. Fernando Gomes, presidente da FPF foi administrador da Olivedesportos e Agência de Viagens Cosmos. Em 2003 nenhum banco descontava uma letra de 50 mil euros da Olivedesportos. O seu grande credor era o BES. Gilberto Madail, presidente da FPF e Ricardo Salgado do BES, o grande patrocinador do Euro 2004, entregaram à Olivedesportos a gestão do exclusivo da transmissões directas e a organização de voos e marcação de hotéis à Cosmos, salvando Joaquim Oliveira da banca rota. Armando Vara coloca a sua filha Barbara Vara, na gestão da Plolaris Sport empresa que gere a imagem de jogadores e treinadores e era abençoada pelo Espirito Santo mas que posteriormente foi adquirida por Jorge Mendes, mantendo-se Barbara na gestão. Armando Vara é colocado na administração do BCP e por sua influência e com o aval de Sócrates esta entidade bancária emprestou a Joaquim Oliveira 300 milhões para a compra da Lusomundo que mais tarde se transformou na Controlinveste. Este débito nunca foi pago, nem sequer os juros. Fernando Gomes ex-assalariado de Joaquim Oliveira e seu representante na administração da SAD do FC Porto, foi eleito presidente da Liga e mais tarde presidente da FPF. NO meio de todo este xadrês, Paulo Bento é apenas um peão.”

    “Atenção Jorge Mendes, porque se cais vais fazer companhia ao teu sócio Armando Vara e levas o Oliveirinha contigo. O Ricardo Salgado já foi e deves ter consciência de que não és o lado mais forte da panela.”

  • Anónimo
    Posted Setembro 8, 2014 at 2:25 pm

    Grande texto!
    E ficou ainda mais bonito e interessante, pela referencia ao genial Bergman. :)

    Natan Fox

  • João Dias
    Posted Setembro 8, 2014 at 2:34 pm

    Esta seleção acaba por ser o espelho da era Paulo Bento no Sporting.
    Começa sempre bem com bons resultados, boas exibições… Depois é sempre a cair a pique até atingir a suprema mediocridade.
    Com ele o Sporting chegou ao ponto de ser goleado pot 4-1 pela União de leiria, último classificado, em 2008 o que diz bem da sua incapacidade.
    A era Paulo Bento pode e deve chegar ao fim.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Setembro 8, 2014 at 3:19 pm

    A resposta é: NUNCA! bem podemos perder 5-0 com a Arménia que Paulo Bento vai continuar como uma lapa agarrada ao lugar. Como também não acredito que Gomes o demita, a solução é rolarem as duas cabeças. E ontem era tarde!

  • Rui Sancho
    Posted Setembro 8, 2014 at 3:57 pm

    Acho que está também na altura de admitirmos que os únicos jogadores que temos acima da média são os que actuam no real madrid e o Moutinho. De resto, nenhum dos jogadores que temos seria titular numa selecção forte. Apesar dos bons resultados nas camadas jovens, a passagem para o futebol sénior está a falhar e talvez seja altura de nós entendermos que já não somos uma selecção de Figos e Ruis Costa. Isto é: devemos escolher um seleccionador com capacidade defensiva e de criar uma equipa coesa, que tire o Máximo de Ronaldo e pronto. Não acredito de todo que sejamos capazes de melhor.

    • Kacal I
      Posted Setembro 8, 2014 at 4:43 pm

      Temos o Nani e também um dos jovens mais promissores do Mundo na sua posição (William Carvalho) e os GR cumprem bem e são suficientes (Rui Patrício e Beto), de resto, concordo que já é mais complicado.

    • Joaquim Ferreira
      Posted Setembro 8, 2014 at 4:55 pm

      Segundo a sua opinião então somos inferiores à seleção Albanesa apesar de constantemente nos destacarmos nas seleções jovens e termos jogadores nas grandes ligas europeias. Muito bem! Bem, a verdade é que até quem sofre de cegueira tem direito à sua opinião. (já agora, o uso constante desse chavão do "acima da média" é absolutamente ridículo. Só no fifa 97 é que os jogadores eram defenidos com apenas um numero, fora a parte de não se saber se se considera a média mundial ou a média europeia ou média ibérica… enfim).

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 8, 2014 at 4:45 pm

    Totalmente de acordo com este post, também não sou de 8 e 80, e quando já havia muitos críticos de PB, eu defendi-o durante muito tempo, fosse porque as convocatórias nunca são unânimes e isso não vai mudar, seja porque não vejo grandes opções para assumir a batuta da nossa selecção.
    No entanto, a prestação no Mundial, aliado a algumas "birras" de PB (a mais recente é Adrien) e o facto de frente a selecções abaixo do medianas ter-mos sempre um futebol pobre e sofrido, para mim é hora de renovar, e para se renovar é preciso começar por quem (supostamente) toma decisões!
    As convocatórias deixam a desejar, decisões técnicas duvidosas e um futebol pobre aliados à participação ridícula no mundial e agora uma das derrotas mais humilhantes de sempre, deixam PB sem condições para continuar.
    Vamos aguardar… com tranquilidade!

  • Anónimo
    Posted Setembro 8, 2014 at 9:02 pm

    A questão tem que ver com competência… Paulo Bento sempre foi um treinador de desenrasca… No Sporting quando o 2º lugar bastava e não selecção politraumatizada pelo "simpático" Queiroz…
    A competência de PB no capítulo Albânia vê-se em vários pontos… Num jogo que era esperado e foi, quase de sentido único, deixou de fora dos 23 um avançado, Bruma, que muitos analistas apontavam ao 11 inicial!!!
    No Mundial, onde eram esperados jogos físicos e divididos, defendeu Veloso com unhas e dentes e só lançou William quando já nada havia para ganhar!! Contra a Albânia, exigia-se tudo menos um trinco posicional como William… Mas se calhar o jogo pedia o jogador português com maior capacidade para o passe, seja curto ou longo (nunca fui especial admirador do Veloso, mas se há coisa em que é bom, é no passe)!!
    São só 2 exemplos de escolhas dúbias… Sem contar com o resto!! Porque isso daria para várias páginas!!!

    Helder Dias

Deixa um comentário