Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ajax reclama mais dinheiro: “Olhem para o exemplo do Benfica, Sporting e SC Braga. Na Holanda as pessoas só pensam como distribuir o bolo”

Concorda?

O Ajax cresceu muito ao nível da faturação nos últimos anos devido ao sucesso europeu e o diretor comercial do clube espera que os outros emblemas holandeses sigam o exemplo do campeão da Eredivisie. Menno Geelen, no entanto, acredita que esse crescimento por parte das equipas holandesas na Europa só será possível com outra distribuição de receitas. “Um melhor desempenho europeu origina mais atenção sobre o campeonato holandês, o que significa maior receita de transmissões televisivas, mais dinheiro disponível para investir nas equipas. Isso leva a ter melhores jogadores e, como resultado, um desempenho ainda melhor na Europa”, afirmou o dirigente à Voetbal International, antes de dar o exemplo do que acontece em Portugal. “Mas, na Holanda, fazemos ao contrário. Pegamos no dinheiro dos clubes europeus e redistribuímos. A Holanda quer ser a sexta liga mais forte da Europa, mas para isso tem de ultrapassar Portugal. Se compararmos, o Ajax está ao nível do FC Porto. Mas as quatro melhores equipas de Portugal – FC Porto, Benfica, Sporting, Braga – têm um desempenho substancialmente melhor do que as nossas número dois, três e quatro. (…) Por isso, a coisa menos inteligente que se pode fazer é tirar mais dinheiro aos clubes europeus”, reforçou Geelen, rematando: “Na Holanda as pessoas pensam como vão distribuir o bolo e não como o fazer aumentar ou como aproveitar a presença de clubes holandeses na Europa. Aqui pensa-se: ‘ups, o Ajax vai ficar muito rico, vamos rapidamente retirar-lhe algum dinheiro. Até podemos pensar assim, mas isso não nos leva no caminho certo”.

70 Comentários

  • Zerobola
    Posted Maio 6, 2021 at 8:51 am

    Não sei como vai o projecto pra juntar a liga belga e holandesa num único campeonato mas vejo como algo que ia projectar em muito a luta pela Europa e vejo isso a ser replicado em outros países. Trabalha se bem na Bélgica e Holanda e com mais mercado os clubes podem crescer vejo isso como algo que vai afastar Portugal do top 6 ainda mais se países vizinhos fazerem o mesmo. Portugal nesse aspecto não tem como o fazer pois juntar o campeonato de Portugal ao de Espanha seria o contrário do que se passou na Holanda e Bélgica que é muito similar. Única maneira de combater o tubarões

  • MasterOfPuppets
    Posted Maio 6, 2021 at 8:24 am

    Em PT reina a ganancia de ver quem gaha mais e cada um luta pelo seu proprio umbigo.
    As regras estão feitas para beneficiar sempre os mesmos com quantias maiores eqnuanto outros lutam para respirar.
    Ex. direitos televisivos entre outros, sei que n são coparaveis mas o modelo inglês tem um formato mais justo, repito n são comparaveis mas se poderia adaptar algo de forma a poder ter um campeonato mais justo.
    Obvio será dizer que nem todos investem da mesma forma e nem sempre bem, mas pelo menos essa desculpa seria mais atenuada e seria uma forma de evoluir o nosso campeonato.

  • Hamukau
    Posted Maio 5, 2021 at 11:13 pm

    De que vale dividir o dinheiro por todos se depois os pequenos não têm bons projetos? É mandar dinheiro ao ar.

    • ngal
      Posted Maio 6, 2021 at 6:28 am

      mas os clubes grandes em Portugal também não tem bons projetos. Completamente endividados, e praticam um futebol fraquissimo.

      O futebol que se pratica na primeira liga, que é a que acompanho mais, chega a ser embaraçoso. Ás vezes ate sinto vergonha alheia só de pensar que alguem noutro pais possa estar a ver.

      Portanto não me parece que o nosso caminho seja o correto

    • Abbas
      Posted Maio 6, 2021 at 1:55 am

      Sem dinheiro não dá nem para ter projetos, é só tentar sobreviver.

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 5, 2021 at 8:35 pm

    Ora aí está um Sr. Clube, respeitado em toda a Europa, a dizer o que eu penso, e que já deixei registrado quando saiu a notícia da centralização de direitos.

    O caminho não é roubar aos ricos para dar aos pobres. O caminho é todos evoluírem para ficar melhor, pra terem mais. O caminho é o mérito e a boa gestão.

    Faz algum sentido a Académica estar na 2a liga e o Tondela ou Moreirense estar na primeira ? Claro que não, mas quando não há competência é assim.. É a mesma coisa. Só vão prejudicar os grandes, e quanto maior, neste caso o Benfica, mais prejudicado. Mais dinheiro para os clubes pequenos não vai melhorar competitividade coisa nenhuma, porque pra isso os mais fortes precisam estar mais fortes e não mais fracos. A liga se melhora com competência, de todas as partes.

    E a liga portuguesa também não se pode comparar com a Espanhola ou Inglesa. Não tem a atração destas lá fora no estrangeiro.

  • coach407
    Posted Maio 5, 2021 at 8:03 pm

    Os grandes portugueses não têm boas prestações europeias nas últimas décadas por terem muito dinheiro. Têm porque fazem mesmo muito com pouco.

    Aliás, os benfiquistas dão-se ao luxo de reclamar pelo Benfica ficar atrás do Lyon e Leipzig, duas equipas cujo orçamento era 500% do orçamento do Benfica. É esta a cultura em Portugal. Estamos habituados a pegar em jogadores de 5M€ e passarem a valer 25M€. That’s what we do. Por isso é que com jogadores de 5M€ muitas vezes olhamos nos olhos de equipas com jogadores de 25M€.

    Certamente não é pelos grandes portugueses terem muito dinheiro…

    • Kafka
      Posted Maio 5, 2021 at 8:36 pm

      És mentiroso, o orçamento do Leipzig e Lyon nunca foi 500% do orçamento do Benfica

      O Benfica tinha um orçamento de 100 e pouco milhões eur à volta disso na altura , para ser um orçamento de 500% o Leipzig teria de ter um orçamento de sensívelmente 600 milhões eur o que é completamente falso, pois na altura os únicos orçamentos no Mundo dentro desse s valores era Real, Barça, Bayern, Juve, United, City e PSG

      Mais uma vez és apanhado a mentir, pois o orçamento do Leipzig e Lyon rondava os 200 milhões e pouco, não mais que isso

      • flanker
        Posted Maio 5, 2021 at 11:30 pm

        Quando falam nesses orçamento é o quê em concreto? Só orçamento para transferências ou um orçamento anual que inclui tudo como, transferências, ordenados, gastos com pessoal, manutenções, ou seja tudo o que seja preciso para gerir um clube?

        • hugosilva79
          Posted Maio 6, 2021 at 12:29 am

          No caso do Benfica os 90 milhões representam apenas os salários. No caso do Lyon não sei,mas duvido seriamente que aquele plantel custe 310 milhões ao Lyon e só não o afirmo porque não tenho os dados.

      • coach407
        Posted Maio 5, 2021 at 9:37 pm

        Fui ver o do Lyon e era 310M€ face aos 90M€ do Benfica. Não é 500%, é 344,44%. O ponto mantém-se. Orçamentos gigantemente superiores.

      • Joao Duarte
        Posted Maio 5, 2021 at 9:17 pm

        Mas não deixa de ser o dobro ou o triplo.

  • Fantantonio
    Posted Maio 5, 2021 at 7:46 pm

    Então, mas… o campeonato holandês não é melhor por culpa própria, isto nem tem a ver com centralização ou distribuição dos direitos e receitas da Europa. O Ajax e o PSV são equipas de nível semelhante aos nossos 4 primeiros, mas com maiores orçamentos, as restantes equipas do campeonato em média têm muito mais recursos que os nossos clubes em patamar semelhante, os salários em média são mais elevados, a carga fiscal holandesa é menor, a qualidade do jogador médio holandês é de nível semelhante ao nosso, portanto, algo mais se há de passar para essa estagnação.
    O problema parece-me maior do que a fatia do dinheiro que cada clube deve ter ou se o Ajax deve contribuir mais para o bolo por ir à Europa ou não, já que não vão ser os 8% que vão fazer com que o Ajax passe a investir como um clube de topo nas big 5, nem me parece que isso vá sequer ajudar a resolver os problemas estruturais do campeonato em si. Se a ideia é tentar cavar um fosso ainda maior entre os 2 primeiros e o resto, então sim, olhem para o caso português porque da maneira que o vosso futebol anda, a adotarem as medidas que se tomam aqui, vão acabar por ser os únicos 2 pontos de interesse do campeonato ainda mais do que o que já são.

  • Pormenor Tatico
    Posted Maio 5, 2021 at 7:00 pm

    Têm alguma ponta de verdade, as nossas ligas são periféricas em comparação com as big5, se mesmo sem centralização, as nossas equipas veem-se aflitas para serem competitivas no espaço europeu, imagino com a centralização, vamos ficar nivelados para baixo, a nível interno será bom, o nosso campeonato é só o mais boring a nível mundial, até o turco está mais interessante nos últimos anos, com diversos vencedores.

    Tudo têm as suas vantagens e desvantagens, com a centralização, vão acabar as equipas portuguesas nos quartos ou oitavos duma Champions, mas internamente a liga vai ficar mais equilibrada, os grandes vão continuar a dominar, mas vão aparecer mais surpresas e novos vencedores.

  • Potter
    Posted Maio 5, 2021 at 6:46 pm

    Convém esclarecer alguns pontos para esta discussão ser mais produtiva.

    As verbas a serem distribuídas dizem respeito a cerca de 8% do amealhado pelos clubes participantes nas competições europeias, de acordo com as suas performances.

    Esses 8% serão depois distribuídos pelas equipas que não participam nas competições europeias. Se costumam ir três equipas a provas da UEFA isso significa que 8% da verba amelahada por três clubes é depois distribuída por outros 15 (não sei se de forma equitativa). Ora, não me parece nada de extraordinário e não será certamente com essa verba que o Ajax dará um salto qualitativo.

    Pelo que percebi os direitos televisos na Holanda são dividos consoante a avaliação desportiva dos últimos dez anos de cada clube, sendo esta uma distribuição que beneficia claramente o Ajax.

    • Hugorr
      Posted Maio 5, 2021 at 8:10 pm

      Não tinha ideia desses valores, e se realmente são 8% a ser distribuidos, não me parece em nada escandaloso e acho que até é extremamente benéfico.

      E como dizes, não me parece que seja por esses 8% que o Ajax esteja a ter a sua evolução ‘estagnada’.

      Agradeço os dados extra!

  • Hugorr
    Posted Maio 5, 2021 at 6:40 pm

    Acho que se estão a confundir as coisas.

    Uma coisa é a distribuição de receitas como direitos televisivos de forma igual por todos os clubes. Fantástico!

    Outra é pegar nos prémios obtidos pelas próprias participações nas competições europeias e dividir por todos, que é o que me parece, e isso já acho mal.

    Pelo menos foi a impressão com que fiquei, e nesse caso acho que o Ajax tem razão. O Porto ter que repartir os 73M~ ganhos pela participação na Champions este ano por entre todos os clubes da liga? Consideraria ridiculo de cima a baixo.

    • hugosilva79
      Posted Maio 6, 2021 at 12:38 am

      Na minha opinião é precisamente o oposto. Distribuindo as receitas televisivas depois os clubes não conseguem montar planteis fortes para ir buscar os 73M. É óbvio que a maior fatia teria sempre de ficar com quem a conquistou no campo.
      E depois temos de ter em consideração que para gerir um clube é fundamental ter receitas garantidas por vários anos,algo que não acontece com as da Champions.

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 5, 2021 at 6:37 pm

    Ora nem mais…

    Esta visão do Ajax corresponde inteiramente à realidade.

    Contudo andam aí uns iludidos com ideias de distribuição de riqueza de forma equalitaria com uma filosofia socialista que acham que tudo melhorará se todos ganharem o mesmo…

    A visão do Ajax é legítima.

    Como é possivel que uma liga onde é feita a redistribuição da riqueza,num país com muito maior poder de compra, e com um mercado da mesma dimensão esteja constantemente atrás no ranking de uma liga onde reina a rebaldaria, cada um negoceia por si e numa liga (dita pelos próprios portugueses com uma competitividade de terceiro mundo)?

    A questão é simples.

    Se ninguém mexer no produto futebol, e a centralização avançar a médio prazo estaremos atrás da Grécia no ranking…

    Estarão contudo mais felizes a dividir as migalhas.

    Se a figura decorativa que preside à liga, fomentar o produto, melhora-lo, criar condições físicas, desportivas, infraestruturais, disciplinares, judiciais, aumentar o número de espectadores, vender is direitos a vários players e não estar refém dos mesmos (ainda agora se percebeu que está na negociação do sponsor) aí sim continuaremos competitivos e toda a gente sairá a ganhar

  • JJoker
    Posted Maio 5, 2021 at 6:34 pm

    Mal sabe o Ajax que se está a preparar o assassinio da pouca competitividade que ainda conseguimos ter….. por irmos precisamente brincar aos paises grandes como a Holanda fez, e distribuir o produto por igual.
    Ridiculo.

    • Rodrigo 77
      Posted Maio 5, 2021 at 9:57 pm

      Sim é por fazer a distribuição correta do not dinheiro dos direitos televisivos que o futebol português vai acabar… Típico adepto português, só olha para o seu clube e eu sou benfiquista. Depois deves ser daqueles que diz que os clubes com orçamentos de 3 milhões estão todos comprados e se perdem tempo é uma vergonha entre outras parvoíces.. M

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Maio 5, 2021 at 10:59 pm

        E o que é a distribuição correcta? Eu tambem sou benfiquista e tenho as maiores reservas em relação à centralização. Os clubes deviam ter direito a juntarem-se em grupo(s) para melhorar o seu poder negocial e os clubes também deviam ter o direito de negociar a solo, por sua conta e risco.

  • SCP99
    Posted Maio 5, 2021 at 5:54 pm

    Lá se vai o argumento “olhem como faz a Holanda”…

    Mantenho minha opinião enquanto não houver competitividade não faz sentido haver distribuição de verbas. Não é distribuição para haver competitividade, isso só nivela por baixo. Já para não falar que basta vermos nos últimos sempre que um clube pequeno teve um projecto apoiado com investidores e mais dinheiro no que deu.

  • Diogo Moura
    Posted Maio 5, 2021 at 5:50 pm

    Fiquei sem perceber se o dinheiro que é distribuído é dos direitos televisivos da Liga ou o que é ganho na LC/LE.
    Se for o da Liga, defendo a distribuição por igual. Já o da Europa é para quem vence jogos e vai passando eliminatórias.
    No caso de Portugal qualquer modelo que fosse não ia resultar porque os clubes são geridos como as juntas de freguesia. Mete pó bolso que eu sou o manda chuva aqui do sitio.
    Os clubes portugueses são geridos às três pancadas e temos problemas bem mais profundos na nossa liga do que a distribuição de fundos. O dinheiro deverá ser o quarto ou quinto problema.
    A Liga tem demasiados clubes, as arbitragens e o conselho de disciplina estão sempre sob suspeição, grande parte dos adeptos são rudes e não sabem ver futebol e por aí adiante.
    Sem contar com as transferências manhosas e da instabilidade vivida pelos clubes que passam a vida num carrocel de treinadores/jogadores.

    • hortalica
      Posted Maio 5, 2021 at 6:00 pm

      O das competições Europeias também é distribuído com o intuito de tornar as equipas Holandesas mais fortes, para que a Holanda consiga subir no Ranking da Uefa e cada vez levarem mais equipas.

  • FVRicardo
    Posted Maio 5, 2021 at 5:49 pm

    O problema dos holandeses é que ao fim de 20 anos os seus treinadores ainda não entendem o que é um modelo de jogo coletivo… Ver um jogo da Eredivisie ou do Brasileirão é parecido

  • Kafka
    Posted Maio 5, 2021 at 5:21 pm

    Concordo em absoluto com o Ajax, aliás isto que o Ajax está a dizer já eu digo há imenso tempo aqui quando se fala em centralização

    Os pequenos querem tirar dinheiro aos grandes, uma vez que o mercado português é pequeno (tal como o Holandês), isso vai retirar a pouca competitividade que os clubes grandes possam ter internacionalmente

    Em Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha é possível fazer a centralização, porque esses clubes já são o topo da cadeia alimentar e mesmo que se tire 40 ou 50 milhões eur ao Real Madrid e ao Bayern, esses clubes continuam a ter os maiores orçamentos do planeta…. Já tirar 30 ou 40 milhões eur ao Benfica, Porto e Ajax significa o aumento de distância ainda maior para esses mesmo Real Madrid e Bayern

    Por isso nos mercados mais pequenos a centralização só faz sentido se houver redução do número de clubes, para que o mesmo dinheiro seja a dividir por menos dando mais a todos

    Isto é tal e qual ter filhos, o Bill Gates ou o Elon Musk (O Real Madrid, Bayern), até podem ter 15 filhos é na boa, todos eles terão acesso às melhores escolas, melhor educação, melhores condições etc….. Já um casal de classe média que ganhe 3 mil eur de agregado por mês, não dá para ter mais que 1 ou 2 filhos… Ter 5 ou 6 filhos, já vai haver perca de qualidade naquilo que pode ser dado a eles, o dinheiro não estica

    • Alex03
      Posted Maio 5, 2021 at 5:44 pm

      Como já referi o problema aqui do Ajax não parece ser tanto a centralização, mas sim o facto de na Holanda os clubes que vão a Europa terem que dar esse dinheiro a todos os clubes.
      Quanto a redução , concordo, em Portugal para haver centralização temos que ter entre 14 ou 16 equipas para potenciar a centralização dos direitos televisivos.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 5, 2021 at 4:59 pm

    Estou desiludido com o Ajax, não os via dessa forma. Aliás essa medida na Holanda é muito boa, gostava que fosse replicada por cá, porque todos ganham quando alguém está bem nas competições europeias, criando um fosso menor entre as equipas e dando um maior nivelamento do campeonato, tornando-o mais interessante.

    • Tiago Silva
      Posted Maio 6, 2021 at 12:04 pm

      Percebo os vossos pontos de vista e por esse lado têm razão, o Ajax não deve “pagar” pela má gestão dos outros. Mas continuo a achar uma boa medida, só que mal aproveitada pelos outros clubes, o que está mal em si não é a medida, mas sim a fraca mentalidade das outras equipas em fazer crescer os clubes de forma sustentável como disse o Deco10.

    • hortalica
      Posted Maio 5, 2021 at 5:55 pm

      Imagina a situação:
      Todas das equipas portuguesas são eliminadas muito cedo das provas europeias (palyoffs e fase de grupos) e resta o Benfica que chega à final de uma prova europeia. Ano seguinte acontece o mesmo, apenas o Benfica pontua decentemente e os restantes quase nada. De que vale o Benfica abdicar de parte do seu prémio em prol dos outros e os outros não ajudarem Portugal a subir no ranking? Anda o Benfica a ter sucesso, desgastar-se mais, descansar menos, preparar menos os jogos e abdicar de parte do dinheiro, para que os adversários do campeonato nacional consigam ter dinheiro para melhores equipas? Isto acaba por ser uma desigualdade enorme para o Benfica e é o que está a acontecer na Holanda. O Ajax é a única equipa que apresenta resultado bons a nível europeu e os outros continuam a não fazer nada mesmo com dinheiro do mérito dos outros.

    • Deco10
      Posted Maio 5, 2021 at 5:30 pm

      O problema é que simplesmente dividir o bolo não é solução. Por exemplo na Holanda tens o Ajax que é uma equipa de respeito, depois tens o Feyenoord que às vezes lá aparece pelos 16avos ou oitavos da Liga Europa, é muito pouco e acaba por não fazer sentido o Ajax estar a gerar dinheiro através de uma gestão exemplar para os outros colherem os louros e deitarem-nos fora.

      É o mesmo que criares uma empresa, ela gerar milhões, depois chega o Estado e diz que tens de pegar nos lucros e dividir por todas as empresas do mesmo gênero, e andas tu a gerir uma empresa exemplarmente para depois meter dinheiro em empresas onde os donos a usam para meter dinheiro ao bolso.

      A distribuição do bolo resulta se as equipas tiverem mentalidade de crescimento sustentável, se não mais vale dar o dinheiro a quem o gere.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 5, 2021 at 4:57 pm

    Quem pensar em gastar mundos e fundos no mercado está condenado ao fracasso.

    O futuro está na gestão sustentável e no desenvolvimento de jovens jogadores dentro de portas. O segredo depois está em manter esses mesmos jogadores o mais tempo possível no clube.

    • Abbas
      Posted Maio 5, 2021 at 5:27 pm

      E não é preciso mundos e fundos para os manter. Como é que o Benfica paga 6ME limpos ao Félix?

      • Antonio Clismo
        Posted Maio 5, 2021 at 6:49 pm

        Da mesma forma que paga 6M ao Jesus e outras brutalidades salariais como o Pizzi, Jardel, Samaris, Taarabt, Weigl, Everton, Otamendi, Vertonghen, Rafa, Pedrinho, Grimaldo, Waldschmidt… todos estes ganham mais do que 2 milhões limpos por época.

        É uma questão de boa gestão.. O Benfica nem precisa de metade desses jogadores no plantel quanto mais estar a pagar-lhes o que paga actualmente..

        Não tenho dúvidas que era possível ter mantido Ruben Dias, João Félix e Renato Sanches na equipa em troca pelos outros todos que rendem pouco para o que ganham…

        • DNowitzki
          Posted Maio 5, 2021 at 10:38 pm

          Não, não era, porque é insustentável pagar-lhes o que ganham no estrangeiro e porque jogar no Real, no Bayern, no United ou no City é o sonho de todos eles. O Mbapas deve receber uma sandes no PSG, para querer ir para Madrid.

          Eu trabalho na Vitorino PCs e Furgonetas a ganhar 1000 euros; aparece o Bill Gaitas a dizer: “Vem para a Microsoft e eu pago-te 5000.” Mas eu digo não, porque gosto de ganhar pouco e trabalhar na xafarica do Vitorino.

        • Abbas
          Posted Maio 5, 2021 at 10:33 pm

          Deves achar que o Benfica tem um orçamento salarial de 200ME, só pode. Tiveste matemática no secundário? A bota não bate com a perdigota.

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Maio 5, 2021 at 7:47 pm

          A nível dos salários estou de acordo com o que dizes e também já o defendi; pagar mais aos que realmente importam e não gastar “algum” em muitos que não fazem tanta diferença. Um pouco como as aquisições, é preferível gastar 50M em 2/3 reforços de qualidade do que gastar o mesmo valor em 10 jogadores. Ainda que este ano as aquisições de valor mais elevado ainda não tenham mostrado o seu real valor… Contudo é preciso ver que há também outras contas e o valor das transferências é importante. Nos 3 exemplos que dás foram mais de 200M e isso não é pouco, mesmo para os clubes mais ricos do mundo. Desportivamente já é outra questão. Se no pssado o caminho feito não desencadeasse o passivo que há então talvez outro galo cantasse …

        • Bruno Cunha
          Posted Maio 5, 2021 at 7:29 pm

          Primeiro o Benfica tem 106 jogadores + 35 treinadores sob contrato que dá um total de 63M por ano gasto em salários (85M com encargos extra). Tu nessa lista tem 12 jogadores a ganhar 4M + 6M do JJ = 52M. Os outros devem ser pagos em sandes…

          Porque é que o Pedrinho haveria de ganhar 4M por ano? Um jogador que deveria ter um salário de 100mil euros por ano no Brasil…

          • Abbas
            Posted Maio 5, 2021 at 10:29 pm

            O Clismo tem uma mania hilariante de sobrevalorizar ao ridículo os salários dos jogadores do Benfica. A piada é que é só com o Benfica, depois vais ver o relatório de contas e a diferença para Porto e Sporting não é tanta assim. Já nem ligo, o homem deve ser troll.

  • Cossery
    Posted Maio 5, 2021 at 4:54 pm

    É uma posição interessante que volta a colocar a questão se o aumento da competitividade se consegue pela concentração do dinheiro em poucos ou pela dispersão. Creio que para o campeonato português poderia ser benéfico a centralização dos direitos, mas os grandes têm de conseguir receber no mínimo o que já recebem senão perderão competitividade na Europa e é aí que o maior interesse na liga portuguesa se consegue, como aliás o Ajax refere.

  • troza
    Posted Maio 5, 2021 at 4:45 pm

    Vamos lá ver por onde a malta pega:
    – Então a centralização dos direitos afinal é má?
    – Isto não é o mesmo que a superliga?
    – O Ajax que é o exemplo quando está em alta, ainda continua a ser?

    • Alex03
      Posted Maio 5, 2021 at 5:12 pm

      Isto não tem nada a haver com a centralização.

      Simplesmente na Holanda todo o dinheiro que o Ajax ganha na Champions vai para esse bolo para ser distribuído.

      Era a mesma coisa que o Sporting para o ano na Champions não ter todo o dinheiro por que este ia ser distribuído por todos os 18 clubes.

  • Deco10
    Posted Maio 5, 2021 at 4:44 pm

    Dois dados interessantes nestes comentários. Primeiro é que a distribuição dos direitos não é um mar de 7 rosas como se quer fazer parecer, tirar o dinheiro a quem o produz para dar a quem não o produz simplesmente não nos vai tornar numa liga mais competitiva, é preciso muito mais do que isso, principalmente alterar mentalidades, imaginem o Tondela para o ano receber 20 milhões para depois andar o ano todo a jogar para o pontinho como este ano. Outro dado curioso é ver, mais uma vez, alguém de fora falar em Portugal e imediatamente associar o Porto como o clube principal em Portugal, algo que só por cá mesmo é que ainda acham que não é assim.

    • Goncalo Silva
      Posted Maio 5, 2021 at 6:20 pm

      O Porto neste momento é o clube principal na Europa, porque internamente a coisa é diferente. Dou-te um exemplo simples: o Real Madrid tem estado bastante melhor na Europa que o Barcelona, mas o Barcelona está melhor internamente em número de títulos. Qual é o clube principal? Diria que são os dois, tal como Benfica e Porto.

      • Deco10
        Posted Maio 5, 2021 at 6:59 pm

        O comentário sobre o Porto foi só um picada àqueles que continuam a apregoar que só o Benfica é que é e que são muito maiores que todos os clubes em Portugal.

        Eu reconheço a grandeza dos dois, há uns tempos até fiz um comentário por aqui sobre como um clube não tinha atingido o patamar que atingiu sem o outro, a rivalidade e o constante de um puxa o outro. Mas continua a haver gente que quer passar a mensagem que o Porto só cresce pelo ódio enquanto que o Benfica é o supra-sumo da qualidade que cresce sem precisar de concorrência.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Maio 5, 2021 at 6:05 pm

      1. “Tirar o dineiro a quem o produz para ar a quem não produz…” Faz lembrar os contratos de Benfica e concorrência com a SportTv sendo que Benfica (maior franja de adeptos) recebia o mesmo que os restantes e ainda via (e continua) a completa imparcialidade do canal,

      2. Tondela receber 20M e continuar a jogar para o pontinho é futurologia. A melhor forma de tirar isso a limpo é o fCP “desenrascar-lhes” esse valor a ver se é isso que vai acontecer :)

      3. Mais uma vez os de fora dizem que o Porto é que é… Penso que mesmo cá no blog os próprios benfiquistas reconhecem que o Porto tem tido melhores prestações europeias e um adepto do Porto que diga o contrário só se justifica pelo habitual complexo (não digo todos porque mesmo cá no blog há portistas que não o têm) face ao SLB e que está sempre à espreita de uma comparação. Além disso é acresce ainda que o Porto esteve na Champions este ano. Ainda recentemente, Ziyech e De Ligt, mesmo tendo enfrentado Juve (mais forte que esta época) e Real Madrid disseram que Benfica foi o adversário mais forte por isso vale o que vale…

      Recentemente também Guardiola, Tuchel e jogadores ingleses teceram comentários menos positivos acerca do Porto (e apenas tiveram amostra de 2 jogos cada um e não uma época inteira), acredito que isso também seja curioso…

      • Deco10
        Posted Maio 5, 2021 at 7:15 pm

        Ah, e quanto ao último parágrafo, os comentários de Guardiola na altura já foram engraçados lembrando o seu Barcelona, mas ganharam todo um novo nível depois deste jogo com o PSG. Os do Tuchel sim, são mais preocupantes, pois sempre me pareceu ser um treinador calmo e sereno, no entanto também houve relatos de jogadores do Porto e do SC a dizer que quem começou a picar foi mesmo o banco do Chelsea. É preocupante, mas sem saber os factos não vou julgar ninguém, tivemos muitos mais jogos na Champions sem que ninguém se queixasse.

      • Deco10
        Posted Maio 5, 2021 at 7:08 pm

        O Benfica, como clube que atrai mais visualizações, tem o direito de ter o contrato maior (só não concordo que vá para o canal próprio por todas as consequências que isso traz a nível de imparcialidade, mas isso já é outro tema no qual não me parece ser apropriado entrar agora), e depois os outros clubes fazem os contratos conforme o que rendem. Se o dinheiro for bem usado e o Benfica começar a fazer brilharetes na Champions, vai trazer interesse e o resto dos clubes acabam por lucrar com isso, porque vai haver maior interesse na Liga e por isso mais dinheiro.

        Quanto ao exemplo do Tondela, eu sei que é futurologia, no entanto o ponto é que é preciso mudar mentalidades, somos dos campeonatos que menos se joga à bola em tempo útil, sendo que somos o pior campeonato nesse aspeto no top-6.

        Quanto à bicada, como disse em baixo, é apenas isso, uma bicada aos poucos que andam por este blog achando que o Benfica é que é e é o único clube que importa lá fora quando se olha para Portugal. Esse complexo, na minha opinião, é mito, existe sim uma rivalidade que puxa as duas equipas, o constante querer ser melhor que o outro (e aqui é que o outro porque nos últimos anos eram as únicas equipas ao “mesmo nível” no topo), a diferença é que o Porto não tem vergonha de assumir que quer ser melhor que o Benfica, melhor que o rival, enquanto que o Benfica tenta se manter num nível intelectual que não se compara a ninguém, mas, obviamente, claro que também querem ser melhores que o Porto, o rival.

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Maio 5, 2021 at 7:31 pm

          Esse complexo não émito na minha opinião. reio que existe e é bem real. Quando nas comunicações do FCP o que se fala directa ou indirectamente (mas normalmente é de forma directa) é mais do Benfica que do próprio clube; no Porto Canal também é igul; o FCP joga na China ou na Africa do SUl e a musica já sabemos que é “SLB filhos…” Quando se dão ao trabalho de ter um cachecol ou outro tipo de merchandising a dizer “Benfica é mer**” isso é complexo e é real. Não é uma invenção. Se me disseres que não são todos os adeptos estaremos de acordo. Há malta portista que não se revê nessa postura (e mais uma vez tens este blog como exemplo) da mesma forma que há benfiquistas “quadrados” também. E todos sabemos que o FCP já ganhou o suficiente internacionalmente para ter mais amor próprio. essa coisa de “contra tudo e todos”, também real e verbalizado muitas vezes até por figuras de destaque no universo portista está sempre implicito que dão muita importancia ao(s) “o(s) outro(s)” e isso é complexo. Ainda que o cube possa alimentar-se disso para “picar” os próprios atletas e com isso retire dividendos (os jogadores do FCP em determinados contextos, na Europa por ex., parece que têm mais garra) não deixa de ser um complexo, mais do que uma foma de motivação. Mas como disse, acredito que não sejam todos os portistas que assinem por baixo essa forma de estar.

  • Abbas
    Posted Maio 5, 2021 at 4:40 pm

    O Ajax está tipo “olhem para aqueles terceiro-mundistas, eles não são éticos, bora ser como eles”.

  • El Bandido
    Posted Maio 5, 2021 at 4:34 pm

    Não concordo. Acho que o Ajax por exemplo já tem um plantel superior a qualquer equipa portuguesa. Portugal tem é excelentes treinadores que fazem muito com pouco.

    • Deco10
      Posted Maio 5, 2021 at 4:52 pm

      O Ajax mexe-se muito bem no mercado, por isso podemos também pegar pelo lado de como estariam se tivessem mais dinheiro. Estariam melhores ou com os bolsos mais cheios como os dirigentes portugueses?

    • Oakander10
      Posted Maio 5, 2021 at 4:48 pm

      Discordo totalmente quanto aos plantéis. Têm é jogadores com mais hype

      • El Bandido
        Posted Maio 5, 2021 at 5:23 pm

        Jogadores como Neres, Tadic e Antony na minha opinião em Portugal seriam provavelmente top 5.

        • coach407
          Posted Maio 5, 2021 at 8:06 pm

          O Brian Brobbey seria o melhor ponta de lança em Portugal DE MUITO LONGE e é suplente no Ajax…

        • Abbas
          Posted Maio 5, 2021 at 6:37 pm

          Neres e Tadic seriam top 1 em Portugal, qualquer um deles. Antony ainda não vi o suficiente.

          • El Pipito
            Posted Maio 5, 2021 at 7:35 pm

            Antony relegou o Neres a um papel secundário na primeira época na europa. Também seria estrela em Portugal.

            • Abbas
              Posted Maio 5, 2021 at 10:09 pm

              Acredito que sim. Se é melhor que o Neres, tbm seria o melhor jogador em Portugal. Este ano tenho visto pouco futebol.

              • El Pipito
                Posted Maio 6, 2021 at 2:03 am

                Somos dois. Acompanho o Antony desde o São Paulo, por isso é que estou mais ou menos a par. Jogador diferenciado, podia muito bem ter vindo para o nosso Benfica. Agora já é tarde.

  • Filipe Ferreira
    Posted Maio 5, 2021 at 4:28 pm

    Aqui pensamos ‘Olhem para o exemplo do Ajax’

    • Eder26
      Posted Maio 5, 2021 at 5:05 pm

      Ou olhem para o modelo em vigor nos Países Baixos.

    • Miguel SADSC
      Posted Maio 5, 2021 at 5:03 pm

      O Ajax vê isto na perspetiva de clube grande que quer fazer mais na Europa. E os outros todos da perspetiva de clubes mais pequenos que se põe a jeito de domínio constante de uma só equipa. Só a receita da Champions coloca uma vantagem enorme, se juntarmos a isto a centralização dos direitos…
      Se um Malmo vai uma vez à Champions, se calhar fica com orçamento para 10 anos e o campeonato sueco passa a ser brincadeira durante uma década. O mesmo para Zagreb, Olympiakos, etc. Acho muito bem o bolo estar distribuido uma vez que a Champions já torna uma luta muito desigual.

    • El Pipito
      Posted Maio 5, 2021 at 4:43 pm

      E bem. O Ajax ser um exemplo de gestão, não faz com que as restantes equipas holandesas também o sejam.

Deixa um comentário