Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting ofereceu 13 ME por Alberto Costa

Faz sentido? É estranho os leões voltarem a tentar depois de rejeitarem chegar aos 12 ME em Janeiro, mas parece ser a confirmação que Borges vai querer apostar no 4-2-3-1. Por outro lado, também surpreende que a Juve o liberte, quando até tem sido aposta de Tudor. 

De acordo com Fabrizio Romano, o Sporting terá apresentado uma proposta de mais de 13 milhões de euros por Alberto Costa à Juventus, mas a Vecchia Signora terá respondido com uma contra-proposta de 15 ME fixos, mais 10% de uma futura venda.

 

48 Comentários

  • FVRicardo
    Posted Julho 16, 2025 at 11:19 am

    Muito melhor que o Vagiannidis

  • Jeco Baleiro
    Posted Julho 16, 2025 at 10:28 am

    Alberto Costa, Mangas (credo!), Jota Silva (medo). A visão de mercado do Rui Borges limita-se quase exclusivamente a jogadores que já treinou, é extremamente limitada. Não é com este tipo de jogadores que o Sporting vai subir o nível, nomeadamente Mangas, Jotas e Tiagos.
    Prevê-se que a manutenção deste treinador resulte num gigante tiro no pé.

  • Mantorras
    Posted Julho 16, 2025 at 10:23 am

    Nao tendo fe nenhuma nesta epoca, enquanto benfiquista com a casa a arder, a unica esperanca é mesmo o Sporting espetar-se de alguma maneira, e o caminho mais rapido para isso acontecer é sair o Gyokeres, o RB jogar no seu amado 433, e apontar a ex-vitorianos (nada contra o Vitoria). Quanto ao alvo, parece-me bom jogador, mas demasiado caro, entrou no carrocel e agora para voltar sera sempre avaliado por cima, mas o Sporting tem dinheiro e vai fazer ainda mais, pelo que acaba por poder ter um ou outro “luxo”, se assim se pode chamar. Imagino que se a ideia for mesmo apontar ao 433, Reis e Juste devem sair, Fresneda passa a ser uma opcao mais interessante do que como ala, Maxi nao deve ter problemas em fazer o lado esquerdo, e extremos ja os tem ja que jogavam com extremos como alas. Imagino que Pote jogue mais como 10/8 e haja espaco para outro ocupar a esquerda do ataque, enquanto Trincao mantem o seu lugar na direita do mesmo.

  • Niall joaQuinn
    Posted Julho 16, 2025 at 8:11 am

    Um treinador querer os jogadores que conhece é perfeitamente normal e acontece nos melhores clubes do mundo.
    Só me assusta a mudança de tática e o expectável sub-rendimento de jogadores como Quaresma, Catamo ou Inácio numa defesa a 4.

    • Jeco Baleiro
      Posted Julho 16, 2025 at 1:50 pm

      Um treinador só querer jogadores que conhece é extremamente limitado.

      • Niall joaQuinn
        Posted Julho 16, 2025 at 2:36 pm

        Certo.
        Um treinador querer jogadores que conhece é normal.
        Só querer esses jogadores é estúpido.

        • Jeco Baleiro
          Posted Julho 16, 2025 at 4:27 pm

          Dá a entender que o Borges só quer jogadores que já treinou. Mangas? A sério?

          • Niall joaQuinn
            Posted Julho 16, 2025 at 9:54 pm

            A confiar no que diz a CS já tinham vindo 20 do vitória, mas a realidade é que, desde janeiro, chegaram 3 e nenhum tinha sido treinado pelo Borges.

  • Niall joaQuinn
    Posted Julho 16, 2025 at 8:07 am

    Este

  • cmche1111
    Posted Julho 15, 2025 at 8:00 pm

    Acaba por ser esperado este interesse num lateral direito. Esgaio serve para mandar vir com os adversários e Fresneda parece não convencer Rui Borges, Diogo Travassos aparentemente ainda é curto.

    • FVRicardo
      Posted Julho 16, 2025 at 10:57 am

      Rui Borges gosta do Fresneda, mas este não tem as melhores características para jogar a ala, por isso não teve tanto tempo de jogo em 24/25

  • Tiago Silva
    Posted Julho 15, 2025 at 6:51 pm

    Pelos rumores que tem aparecido em Alvalade, parece-me que a ideia será mudar para uma defesa a 4. É uma opção que se percebe e se o Rui Borges é um treinador de projeto (e tem que o ver como tal pelo que pagaram por ele), faz todo o sentido mudar para o sistema que ele mais gosta. O facto de apontarem jogadores que ele já conheceu e do Vitória, faz sentido mas revela pouca visão do mercado por parte do Sporting. Faz sentido o Sporting avançar pelos alvos que se tem falado e acho que todos iriam encaixar bem no Sporting (talvez avançaria por um alvo diferente do Mangas para a lateral esquerda). Quanto ao Baio, acho estranho a Juventus querer negocia-lo e por valores próximos pelo que contratou. Parece estar a render bem com Tudor e a evoluir bem. Pode ser que a Juventus tenha outros planos e se assim o for o Sporting garante um jogador com qualidade para ser titular indiscutível na lateral direita desde o primeiro dia. Pode ser isso que o Sporting precisa para mudar de sistema no imediato.

  • fernando pimentel
    Posted Julho 15, 2025 at 6:05 pm

    Digam o que disserem é um jogador muito interessante para a Liga Nos e se foi muito bom no Guimarães, consegue perfeitamente chegar a muito bom em 1/2 épocas num Sporting tendo em conta que tem 21 anos e poucos jogos (6 meses) de primeira liga.

    • Petrol
      Posted Julho 16, 2025 at 9:08 am

      Também se pode dizer que continua a ser uma incógnita tendo em conta que só tem 6 meses bons na carreira.

  • Kacal
    Posted Julho 15, 2025 at 5:20 pm

    Sinceramente o melhor para o Sporting é manter o sistema de 3 centrais e estar quieto nas laterais/alas. Há Catamo/Quenda na direita mais Maxi Araújo/Nuno Santos na esquerda parece-me suficiente, dão qualidade e maior dinâmica ofensiva. Mudando para uma defesa a 4, não só terão que ir buscar 2 laterais pelo menos porque não estou a ver nenhum destes nomes acima a render numa defesa a 4, não é impossível mas poderá desequilibrar a equipa e não é com Fresneda ou Esgaio que irão ficar bem. E será Alberto Costa a solução? Duvido, muito menos por valores deste tipo porque já ouvi falar em 18 milhoes, mau demais.

    • disturbed17
      Posted Julho 15, 2025 at 7:09 pm

      O que não faz sentido é um treinador continuar a insistir numa ideia que não é a sua, a época passada foi um caso à parte, mas começando a nova época tem que implementar a sua ideia de jogo.

      • Kacal
        Posted Julho 15, 2025 at 10:12 pm

        Um treinador também tem que saber adaptar-se ao plantel que tem e o atual não me parece que se adapte tão bem a uma defesa a 4, na minha opinião. Talvez o ideal fosse ir mais devagar alterando aos poucos com alguns mercados para moldar mais o plantel à sua imagem depois sim mudar. Mas percebo que com tempo o faça nisso concordo contigo, duvido é que consiga ter as peças ideais já neste mercado, mas o tempo dirá. A verdade é que saindo Gyokeres não há melhor timing para a mudança porque se correr bem Rui Borges sai por cima, se correr mal já era esperado sem o Sueco por isso talvez seja verdade, talvez o melhor momento seja agora, pensando melhor.

    • Veridis Quo
      Posted Julho 15, 2025 at 5:36 pm

      O Maxi fez dos melhores jogos da época quando o Rui Borges chegou e o Sporting jogou com linha de 4. Parece-me que dá garantias totais no campeonato.
      Fez um jogaço na final da taça da liga contra o Benfica, inclusive.

      • Kacal
        Posted Julho 15, 2025 at 10:15 pm

        Ainda tenho dúvidas numa época inteira pelas características dele, mas admito que possa funcionar bem. É um jogador completo e de qualidade portanto adapta-se bem com certeza. Nesse caso se o Alberto Costa funcionar até podem ter dois laterais interessantes, sendo que Quenda e Catamo podem jogar nas alas. Mas acho que uma mudança de sistema também pode prejudicar um jogador chave da equipa, o Pote. Acho que jogar mais interiormente nas costas do PL o favorece bastante e mudando de sistema terá que jogar no meio-campo mais longe da baliza ou numa ala e não vejo que renda o mesmo, a não ser que jogue como #10 num 4231, mas também não sei se será o ideal. Mas é apenas a minha opinião. Acho que este plantel está muito talhado para o sistema atual e vai levar tempo.

        • SportingFan1906
          Posted Julho 16, 2025 at 5:12 pm

          Por acaso acho que o Pote é um dos jogadores que tem mais a ganhar com a mudança tática de 3 centrais para 4 defesas, porque jogar nas costas do PL “como #10 num 4231” em teoria é perfeito para ele. Preocupam-me mais os centrais, especialmente o Quaresma mas também o Inácio.

        • Petrol
          Posted Julho 16, 2025 at 9:10 am

          Concordo contigo e isso foi evidente esta época quando após Rui Borges apostar numa linha de 4 voltou a jogar com linha de 3.

      • disturbed17
        Posted Julho 15, 2025 at 8:44 pm

        O Fresneda inclusive fez os melhores jogos pelo Sporting a jogar na defesa a 4.
        Maxi e Nuno Santos dão garantias totais, Geny e Quenda, Borges já mostrou que os prefere na frente.
        Por isso só falta mesmo um lateral direito titular, se Alberto tem a qualidade necessária, isso já não sei dizer.

  • Manel-Abecasis
    Posted Julho 15, 2025 at 4:50 pm

    A falta de visão de Rui Borges para o mercado preocupa-me muito. Parece que só conhece jogadores que já treinou, e esses não têm nível para o clube que treina atualmente. É sabido que pediu Alberto, Jota, Tiago Silva e Mangas. Não é assim que vamos subir de nível. E ainda pior, saindo por exemplo o Matheus Reis e vindo o Mangas, até descemos de nível.
    Quanto à mudança para o 4231, vamos ver. Preocupa-me o que isso pode significar para o Maxi, Nuno Santos, Inácio, Debast e Geny.

    • 6.Mik
      Posted Julho 15, 2025 at 5:30 pm

      Boas. Concordo em absoluto.
      É preocupante todos os dias serem associados ao Sporting ex jogadores seus e espero que nenhum negócio se concretize.

      Em relação ao 4231, Maxi é titular indiscutível a lateral e Inácio a central. Zeno poderá ser o 3o central e o substituto de Morten, acredito que terá muitos minutos.
      Nuno Santos é que fica sem posição, assim como Quaresma.

      • FVRicardo
        Posted Julho 16, 2025 at 1:58 pm

        Mangas é superior ao Matheus Reis, na minha opinião

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 15, 2025 at 6:40 pm

        O Quaresma é o melhor central do Sporting no chão, mas tem o handicap do jogo aéreo. Numa defesa a 3 é perfeito, a 2 fica complicado o que é uma pena.

        • Jeco Baleiro
          Posted Julho 16, 2025 at 1:52 pm

          Numa defesa a 4 o Quaresma pode jogar como lateral direito (dependendo das dinâmicas da equipa, havendo momentos em que se opte por uma defesa a 3 ficando como central pela direita). Como central numa linha de 4 é impossível.

          • 6.Mik
            Posted Julho 16, 2025 at 5:21 pm

            Quero acreditar que não está a ser equacionado para lateral senão não queriam gastar 15M em Alberto, quando já há Fresneda Esgaio ou Travassos.
            Sinceramente espero que não venha e que se mantenha o 343

        • 6.Mik
          Posted Julho 15, 2025 at 9:05 pm

          É talvez o melhor a ganhar metros com bola e em transições defensivas também é difícil ser ultrapassado mas não tem a qualidade com bola de Zeno ou Inácio nem a imponência de Diamonde.
          Na minha opinião nem fazia sentido trocar de tática com tantos centrais, só fazia sentido pensar nisso se Diomande e St Juste fossem vendidos.
          Espero que corra mal na pré época para voltar ao conforto dos jogadores.

      • Manel-Abecasis
        Posted Julho 15, 2025 at 5:44 pm

        Concordo com o Maxi, mas acho muito mais “ala” que lateral puro numa defesa a quatro. Inácio pode sofrer como central numa defesa a 2, assim como o Debast. O Geny não acho que seja extremo de jogar num 4231, receber de costas etc. É um ala, tem de receber virado para a frente.

        • 6.Mik
          Posted Julho 15, 2025 at 9:11 pm

          Percebo, o Geny também me faz confusão a extremo e na verdade se mudarmos de tática vai ser sempre 2/3 opção com Quenda porque Trincão é dono do lugar.
          A maioria dos nossos centrais estão muito mais confortáveis a jogar com uma linha de 3 e espero que Rui Borges perceba isso e não queira ser um iluminado.

          • FVRicardo
            Posted Julho 16, 2025 at 11:11 am

            Acho válidas as dúvidas se estivessemos a meio da época, mas com a pré-época para errar e corrigir creio que jogadores como Debast, Inácio, Quaresma, Maxi e Nuno Santos podem se ajustar. Quanto a Geny já tenho muitas dúvidas

            • FVRicardo
              Posted Julho 16, 2025 at 1:57 pm

              Entretanto foi anunciado que Geny vai vestir a 10, sinal da confiança do treinador e da estrutura nele. Espero que dê resultado, apesar das minhas dúvidas

              • SportingFan1906
                Posted Julho 16, 2025 at 5:14 pm

                Se mudarmos para uma tática de 4 defesas e o Geny continuar no Sporting, deve passar a ser um dos extremos suplentes, não me parece um problema.

  • Veridis Quo
    Posted Julho 15, 2025 at 4:49 pm

    Não acho que seria uma prioridade, até porque para mim… o Sporting continua a ter as peças praticamente todas encaixadas para jogar no 3-4-3 e isso parece-me o melhor sistema para dominar internamente, olhando ao perfil de jogadores que o Sporting tem.
    É um sistema que permite ter 2 extremos (Quenda/Geny, Maxi/Nuno) a dar largura, acumular 4/5 jogadores na chegada à área (Morita, Pote, Trincão, PL e mais um que surja do lado oposto à jogada) e ainda ter a segurança de 4 elementos (3 centrais e Hjulmand) na transição defensiva.
    E mantendo esse sistema, se queremos atacar metemos os extremos na ala, se queremos defender temos a opção Quaresma e Fresneda para fechar. E diria que é suficiente. Não vejo mal em trabalhar um sistema alternativo e ter a equipa montada para trocar, mas vejo como um erro o abandono do 3-4-3 como ponto de partida.
    Mudando… fica claro que falta um lateral de linha de 4 com poder ofensivo e o Alberto traz isso. Os 20M que se andavam a falar assustavam, por 13/15… por mim faz todo o sentido.
    Não é brilhante tecnicamente, mas em termos de condução, de capacidade atlética e de duelos defensivos é fantástico para o campeonato português. Faz o flanco o jogo todo, é uma locomotiva (deixa adversários para trás facilmente) e tem apenas 21 anos. Mesmo num ano de utilização intermitente e de mudança de cenário a meio da época, acaba com 1 golo e 5 assistências em 2000 minutos, o que mostra que há nível para ter impacto no último terço com a sua chegada (a la Dumfries).

    • Zlatan das Beiras
      Posted Julho 15, 2025 at 9:26 pm

      Vi pouquíssimos jogos do Alberto. Do pouco que vi partilho a mesma opinião sobre as suas valências enquanto jogador. Na minha “entourage” futebolística a que já o comparasse também ao Dumfries e ou ao Bosingwa. Eu acho muito parecido ao Bah, do Benfica. Por 20 M é puxado. Agora por estes valores é de se pensar. Quanto ao Mangas não sou fã, não me parece ter estaleca mental para dar este passo… Oxalá para ele que esteja enganado.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Julho 15, 2025 at 4:47 pm

    O Borges puxou pelo Fresneda que também custou bastante mas ao que parece ainda não está ao nível de um clube que luta pelo título.
    Hey, tem 20 anos.
    Borges provavelmente vai desistir dos 3 centrais.
    Segundo a narrativa faz bem porque os treinadores têm a sua ideia e é com ela que têm de trabalhar. Certo? Li isso sobre o United e a pancada dos 3 centrais sem parar.
    Mas provavelmente vão virar o bico ao prego e dizer que afinal os treinadores têm é de fazer o quê é melhor para o grupo de jogadores.
    Vivemos numa simulação, não é preciso aqueles óculos 3D vermelhos e azuis que vinham nos cereais. O futuro é hoje, como diria alguma.
    Mas que valente anedota. Inacreditável.
    As viúvas estão muito intranquilas, o novo marido não está à altura do defunto e dona Flor sente uma insatisfação e enorme formigueiro. Hey, quando estão assim a relva é sempre mais verde no outro lado e arriscam. É só o Sporting perder a super que vai ser uma loucura.
    No borderline o mesmo. Lage é amigalhaço do Rui Costa e já não é sabotado. No Porto da vaselina a malta está a ver que afinal há dinheiro e que a narrativa os comeu à grande tipo cão.
    3 anedotas bem boas para uma pessoa se alegrar nesta nova temporada.

  • pg1960
    Posted Julho 15, 2025 at 4:43 pm

    Já o disse o ano passado …

    Acho um jogador absolutamente banal.

    A se confirmar, é uma contratação bem fraca e que me desilude completamente porque abertos costas há aos pontapés. Como também há Fresnedas para ser sincero.

    São um pouco diferentes mas o nível é o mesmo, baixo.

    Está visto que claramente isto é forcing de Rui Borges que me desilude completamente com este primeiro alvo com real autoria dele.

    Alberto costas NUNCA serão acima da média. Porque não tem QI futebolístico e skills para isso. São esforçados e com pulmão e tal mas falta muita coisa para o next level.

    Muito oOoOO desiludido.

    Com o mesmo dinheiro e mais uns 6 em cima tínhamos ganho o Saez ao Porto e tínhamos fechado o extremo esquerdo …

    Enfim, falta de visão de mercado.

    • Novo Aguedense
      Posted Julho 15, 2025 at 4:56 pm

      Concordo na parte do QI futebolístico, mas a componente física faz a diferença num campeonato como o nosso. Não seria o ideal, mas seria muito melhor opção que o grego, na minha opinião.

      SL

      • pg1960
        Posted Julho 15, 2025 at 7:18 pm

        A componente física faz a diferença mas a lateral não é claramente a posição onde isso tem mais impacto. Centrais, médios e pl sim são.

        Quanto a parte do grego ou este, concordo contigo 100%. O grego é aínda pior opção na minha opinião.

    • Veridis Quo
      Posted Julho 15, 2025 at 4:54 pm

      O Inter do Inzaghi foi a 2 finais da Champions e limpou alguns títulos com o Dumfries como peça chave. E não ia a correr dizer que é um portento de “skills e QI futebolístico”.
      O que não falta no alto nível são jogadores com prevalência atlética sobre o técnico e o mental, basta estarem bem enquadrados para que se maximize o que trazem de bom e se esconda o que tem de mau.
      O Guardiola é o Guardiola e é ver se não lhe deu jeito ter um Walker durante quase 10 anos.
      E não digo que o Alberto vá para o topo mundial, duvido muito disso, mas estamos a falar de campeonatos que se ganharam com Zaidus, João Mários, Gilbertos, Bahs (e o Alberto até é similar a ele, mas mais poderoso), portanto…

      • pg1960
        Posted Julho 15, 2025 at 7:21 pm

        Ele não é um Dumfries por esse tem uma força e velocidade brutal e tem QI futebolístico sem duvida. As decisões que toma fazem dele várias vezes o homem do jogo.
        Nível completamente diferentes.

        Sim acho que estamos a comprar literalmente um Zaidu por 12M. Este é o nível que dou.

        Da para ganhar o campeonato com ele? Veremos.

        Vai ser por ele que vamos ganhar o campeonato ? Claramente NAO.

        É esse o meu ponto, um Porro, ou o espanhol que perdemos para o Aston villa dão campeonatos. Este tipo de perfil, no máximo, não vai dar problemas.

      • Oldasity
        Posted Julho 15, 2025 at 6:17 pm

        E sei que estás a “comparar”, mas não em termos de estarem ao mesmo nível, mas o Walker ao seu nível, tinha coisas positivas que o Costa, no seu nível, praticamente não tem.

      • Oldasity
        Posted Julho 15, 2025 at 6:16 pm

        Até costumo concordar com os comentários, de forma geral. Mas estás mesmo a comparar o Walker a Costa?
        O Costa tem pulmão, e um bom físico, mas de resto é limitadíssimo.
        Walker tinha físico, era um jogador com bom cruzamento, integrava bem no ataque e a defender era fortíssimo, principalmente no 1v1…..

        Esta contratação, principalmente pelos valores que são, não faz sentido absolutamente nenhum.

        • Veridis Quo
          Posted Julho 15, 2025 at 7:49 pm

          Não me parece que esteja a comparar os dois, obviamente.
          Estou a dizer que não é impossível que haja impacto de jogadores onde prevaleça a capacidade física. Em Portugal então, o que não falta são exemplos.
          Se comparei o Alberto com alguém no meu comentário foi com o Bah.

  • Foge Quim
    Posted Julho 15, 2025 at 4:36 pm

    Não consigo entender esta panca pelo jogador.

Deixa um comentário