Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Alcaraz vergado por Zverev

Perdeu o ímpeto? Baixou muito o nível depois de conquistar Wimbledon, principalmente com a derrota frente a Djokovic em Cincinnati, um jogo em que foi superior. Inclusive Sinner nesta fase é claramente o melhor jovem do circuito.

Alexander Zverev marcou duelo com Daniil Medvedev nas meias-finais do Open da Austrália ao superar Carlos Alcaraz, por 6-1, 6-3, 6-7 e 6-4 em pouco mais de 3 horas. O tenista alemão esteve intratável (nos 2 primeiros sets e meio amassou), ao contrário do n.º 2 do Mundo, que só começou a incomodar o adversário no final do 3.º set, quando parecia ter o jogo perdido (Zverev serviu com 5-4 no 3.º set). Recorde-se que Djokovic vai defrontar Sinner na outra semi-final.

32 Comentários

  • johnny balls
    Posted Janeiro 25, 2024 at 7:42 am

    tenho assistido intermitentemente aos jogos e os 4 que estao nas meias têm mantido um nível de jogo espectacular, acho que nao vai ser fácil para o novak limpar isto mas claro, o monstro pode acabar por limpar o chao com os meninos e fazer-me parecer um idiota

  • Prater
    Posted Janeiro 25, 2024 at 2:48 am

    Ao analisar minuciosamente a atuação de Carlos Alcaraz em Melbourne hoje, é evidente que mudanças substanciais são imperativas. O persistente padrão de falta de intensidade desde o início, juntamente com a perda precoce do serviço e uma linguagem corporal desfavorável, tem sido uma constante nos últimos meses. O episódio de hoje é uma clara indicação de que é essencial implementar ajustes significativos o mais rápido possível.

    A qualidade de jogo de Alcaraz está em queda livre, assim como a sua concentração. É notório que há um problema, mas até agora nem é reconhecido nem, por enquanto, estão a ser procuradas soluções.

    O seu golpe de direita já não é o que era, a resposta ao serviço é nula (nem tenta mudar de posição, porquê?). O seu serviço está muito irregular e previsível, antes variava mais. Mil coisas.

    Parece que após Wimbledon ele levou uma pancada na cabeça e não sabe mais JOGAR ténis. Não pensa em estratégias, a seleção de golpes está errada (vê-se nos amorties), não dá profundidade aos seus golpes, antes variava mais, com um slice aqui, agora uma bola alta, agora uma bola sem peso, outras com peso. Não tem consistência desde o fundo da quadra, nem mesmo no quarto set contra um Zverev mais debilitado.

    Ele não tem uma equipa técnica ou não os ouve? não se pode jogar contra Zverev, Medvedev à bruta, porque eles querem absorver a tua força e devolvê-la, mas se deres uma bola morta, custa-lhes gerar um golpe, há que jogar com os ângulos também. Ele está um jogador errático.

    Vai ter mais dissabores se não fizer mudanças.

    Contra Zverev, Alcaraz revelou falhas notáveis nos dois primeiros sets, refletidas em estatísticas desfavoráveis no serviço e na dificuldade em enfrentar a pressão do adversário. Mesmo com uma breve recuperação no terceiro set, o resultado final não nega a superioridade de Zverev.

    A análise ao jogo destaca problemas recorrentes no serviço de Alcaraz, falta de eficácia nos pontos cruciais e a necessidade premente de aprimorar a mentalidade pré-jogo. A derrota não apenas evidencia essas deficiências, mas também serve como uma lição valiosa, ressaltando a importância de abordar cada jogo com total concentração e disposição. Embora Alcaraz tenha tempo para aprender e evoluir, é crucial não subestimar a competitividade e a demanda constante por melhorias no cenário altamente dinâmico do tênis.

    • Tiago Abreu
      Posted Janeiro 25, 2024 at 2:57 pm

      Ter dado 6-0 no 3º set ao Kecmanovic que eliminou jogadores como o Struff ou o Paul que não nenhuns mancos… Eliminando Shang sem o deixar respirar que tem subido a pulso vencendo jogadores como Ben Shelton, bem, imagino se soubesse jogar…
      O Zverev já lhe tinha vencido mais vezes que o contrário, e ele ainda não conseguiu contornar isso. Não faz dele mau, acontece.

    • Kafka
      Posted Janeiro 25, 2024 at 7:46 am

      Excelente comentário Prater, concordo com tudo

  • Joao Gomess
    Posted Janeiro 24, 2024 at 11:03 pm

    Aqui comenta-se ténis como se fosse futebol. Nunca vi um jogo de ténis em que o derrotado foi superior… Zverev é um craque com a melhor esquerda do circuito a par do nole, com um grande serviço, e apareceu com uma direita também muito boa, que é o seu principal calcanhar de aquiles. Isso e a tremideira mental que provocam muitas duplas faltas. Teve ha 1 ano e meio uma lesão grave quando estava a um passo de se tornar numero 1 mundial num jogo nos limites com nadal em roland garros. Alcaraz é também um craque com um super jogo ofensivo, com uma direira muito pesada mas uma esquerda e um serviço menos bom. Fisicamente e mentalmente é craque. O tenis sempre foi imprevisível. A excepção foi o big3 que durante 10-15 anos dominou o circuito. Mas mesmo durante esse período os 3 perderam com jogadores fora do top100 em grand slams. O tenis é muito justo porque o melhor ganha sempre e porque o ranking diz quem é o melhor em cada momento. O ranking diz que o alcaraz esta bem a frente do sinner. Mesmo que o sinner ganhe o aus open continuara atras do alcaraz e do djokovic

    • Anacleto
      Posted Janeiro 25, 2024 at 8:55 am

      Isto!!

    • Tiago Abreu
      Posted Janeiro 25, 2024 at 3:29 am

      Alguém que entenda de ?…
      Não dá para ser superior no court e perder simplesmente…
      O máximo que pode acontecer sim, é um jogador ter dado mais de si que o outro para ganhar e mesmo assim não ganhar. Aliás, isso é o pão nosso de cada dia nos jogos do Medvedev onde todos parecem que estão mais esforçados que ele, que têm mais qualidades que ele e acabam “todos” perdendo o jogo contra ele.

  • Niall joaQuinn
    Posted Janeiro 24, 2024 at 10:26 pm

    Ais 20 anos, Alacaraz já foi n° 1, já ganhou dois grandes slams e é o atual n° 2.

    O Federer ganhou o primeiro grande slam com 22 (aom fim de alguns anos no circuito) e o Djokovic com 21.

    Vamos lá ter calma com a história do flop que o Alacaraz ainda é uma criança e tem só a carreira toda pela frente.

  • Tiago Abreu
    Posted Janeiro 24, 2024 at 6:29 pm

    Acho que estão a exagerar por ter perdido com o Zverev, ainda neste jogo fez o “impossível” algumas vezes.. mostrou qualidade de homens grandes contra certos adversários nos últimos jogos e o tenis subiu de nível nos últimos anos no que toca à qualidade dos oponentes.
    O Alcaraz ainda tem 20 anos, mas o Zverev é um monstro e também vai se manter muitos anos no topo, além de ter um h2h superior contra o Alcaraz, era de prever que o Zverev pudesse vencer, tal como o Hurkacz ao Medvedev (o que não aconteceu). O Alcaraz precisa de melhorar é o serviço e saber gerir o esforço, porque de resto é um absurdo de jogador.

  • Bamboo331
    Posted Janeiro 24, 2024 at 5:28 pm

    De “A ultima bolacha do pacote” a flop. Não dei para os entusiasmos absurdos de que este era o novo Roger ou o novo Rafa e que ia dominar incontestavelmente o tenis nos próximos 15 anos. Até já faziam contas aos grand slams e punham em risco o Record que na altura era do Rafa/Novak. Agora é um flop. Que treta. Vamos andando e vamos vendo. Deixem o rapaz, Novak é o que é e não ganhou nada de GS entre 2008 e 2011. Pode vir a ser enorme, pode vir a ser só um grande jogador, porque isso já é
    . As grandes excitações e absolutizações no desporto têm o condão de muito facilmente se tornarem ridículas com o passar dos tempos.

    • Sporting1906
      Posted Janeiro 24, 2024 at 6:33 pm

      Concordo completamente com este comentário. As opiniões dos adeptos sobre desportistas tendem a ser extremamente exageradas e o Alcaraz é um exemplo claro disso, quer quando falavam dele como o futuro melhor de sempre quer agora quando falam dele como um flop que já não quer saber do ténis.

    • Tiago Abreu
      Posted Janeiro 24, 2024 at 6:31 pm

      Exatamente, neste momento vejo Alcaraz e Sinner a ser os principais do tênis nos próximos 10 anos, mas logo aparece outro.
      Cazaux, Hurkacz, entre outros mostraram igualmente muita qualidade neste torneio.

  • henry14
    Posted Janeiro 24, 2024 at 4:08 pm

    Enfim, é por resultados como este que achei e acho ridículas tantas comparações com os gigantes do ténis. Deixem o miúdo crescer e fazer o seu percurso natural.
    Djokovic, Nadal e Federer são outra fruta. O tipo de fruta que Alcaraz é só se vai saber daqui a 15 anos.
    E não, Alcaraz não foi superior em Cincinatti.

    • Kafka
      Posted Janeiro 24, 2024 at 4:53 pm

      A comparação tem que existir, porque factualmente aos 20 anos o Alcaraz está à frente do Federer e Djokovic e ao lado do Nadal, logo a comparação faz sentido e o espanhol enquanto se mantiver dentro dos níveis de palmarés do Nadal/Federer/Djokovic vai sempre levar com a comparação

      A única forma dessa comparação deixar de ser feita é quando ele chegar aos 24/25 anos e caso continue com o palmarés que tem hoje, porque aí significaria que já tinha perdido a corrida para o big 3…

  • Kafka
    Posted Janeiro 24, 2024 at 3:29 pm

    Já agora, o tie break do 3° Set é das coisa mais espectaculares que já vi num jogo de ténis, parecia um comboio a levar tudo à frente, a partir do 0-2 entrou tudo e na defesa foi uma parede autêntica indo buscar bolas impossíveis… Foram 7 pontos absolutamente alucinantes, um autêntico comboio

  • AdeptoImparcial
    Posted Janeiro 24, 2024 at 2:47 pm

    Devia ter terminado 3-0, mas Zverev a ser Zverev com a sua incapacidade mental de manter a concentração e o nível para fechar um encontro. Se Alcaraz estivesse num dia melhor, tinha levado com uma reviravolta terrível, mas o alemão apresentou uma qualidade geral muito elevada. Já devia ter, pelo menos, um GS, mas a sua mentalidade e segundo serviço foram sempre obstáculos que tem melhorado aos poucos. Já o espanhol, nada mau para uma primeira vez na Austrália nestas condições. Nunca se mostrou muito confortável durante o torneio sinceramente, foi tendo encontros acessíveis, mas à primeira que apareceu alguém de maior valor, foi completamente ultrapassado. Uma boa aprendizagem para conseguir ganhar experiência e confiança para o ano.

    A ver se é desta para o alemão. Qualquer um dos quatro semifinalistas – os 4 mais prováveis ao início do torneio, melhores meias-finais eram impossíveis – pode ganhar, diria que Djokovic está mais à frente e Zverev mais atrás, mas será renhido. Que sejam três encontros finais a 5 sets no super tiebreak :)

    • Kafka
      Posted Janeiro 24, 2024 at 5:12 pm

      Não me parece que Zverev ou Medvedev tenham grandes hipóteses, já estão os 2 sobrecarregados de desgaste com vários jogos a 5 Sets e vão-se desgastar ainda mais no jogo entre eles os 2…Já o Djokovic (ou o Sinner) chegam a estas meias finais frescos e se o Djokovic limpar o Sinner em no máximo 4 Sets, chegará fresco que nem uma alface contra uns desgastadissimos Zverev ou Medvedev

      Para mim o único que terá alguma chance de bater o Djokovic será o Sinner e mesmo assim favoritismo total para o Djokovic, ainda para mais se o Sinner tiver as dores abdominais que teve contra o Rublev, espero que melhore nestes 2 dias de descanso

      • AdeptoImparcial
        Posted Janeiro 24, 2024 at 6:14 pm

        Não discordo, no fundo. Djokovic > Sinner > Medvedev > Zverev para mim e penso que para a maioria dos espetadores. Basicamente, o vencedor da meia final Djokovic x Sinner, será o eventual vencedor, mesmo que passem 5h em court e os outros 2h e pouco. Porque o descanso é sempre relativo – não é por alguém terminar mais tarde ou com mais horas em court que automaticamente estará menos fresco que outros nas condições opostas. O Djokovic já está numa fase onde recuperar do cansaço se torna cada vez mais complicado… se fosse ele a terminar as 4h da manha um jogo de quase 5h como o Medvedev, não estaria lá muito famoso :b

  • Kafka
    Posted Janeiro 24, 2024 at 2:44 pm

    Com o Alcaraz num rotação abaixo, cheira-me a uma final “antecipada” entre Sinner e Djokovic, se bem que as dores abdominais do Sinner no jogo contra o Rublev não são nada bom indicio, se o Djoko já era claramente favorito, caso o Sinner não recupere dessas dores então temo um 3-0 para Djoko, vamos lá ver….

  • Ricardo10_
    Posted Janeiro 24, 2024 at 2:38 pm

    Alcaraz é um grande jogador e poderá ser ainda melhor, mas as comparações que fazem com os 3 melhores jogadores da história foi e é patética. O ténis é muito mais do que as qualidades físicas e técnicas de um jogador, Nadal, Federer e Djokovic são muito mais do que tenistas e por isso tiveram as carreiras que tiveram.
    É preciso ser muito especial para estar a grande nível durante 10/15/20 anos, nem Alcaraz nem nenhum outro jogador merece levar com essa responsabilidade porque simplesmente não dá para adivinhar. O foco tem de ser constante e isso é muito difícil, principalmente num jovem nos dias de hoje. As tentações são muitas e ainda há o risco das lesões. O Alcaraz sem culpa disso, tem levado com um hype completamente estúpido. Ainda mal tinha começado e já havia bruxos a dizer que podia bater os recordes todos…E ainda falta a adivinhação de ter a certeza que nos próximos 10/15 anos não aparece outro jogador melhor…Enfim…

  • AbreLatas
    Posted Janeiro 24, 2024 at 2:37 pm

    Primeiro, fora Sinner e Djoko acho que Zverev é o tenista em melhor forma. Parece super concentrado.
    Por outro, acho que o Alcaraz precisa dos primeiros pontos para se libertar e jogar aquele tenis mais “original”. O Zverev não lhe deu isso e ele ficou muito stiff.
    Alcaraz precisa de melhorar o seu jogo mental, claramente não conseguir um break estava a dar cabo dele. Acho que bastava um único break no início (obviamente que isto por si só já é benéfico claro) mudava o jogo completamente.

    • Tiago Abreu
      Posted Janeiro 24, 2024 at 6:34 pm

      Diria que o tenista em melhor forma era o Hurkacz sem contar com o Sinner e Djoko mas já saltou fora. O que é normal.

  • Kafka
    Posted Janeiro 24, 2024 at 2:31 pm

    As declarações do treinador dele no fim da época passada indiciam que ele não está a levar o ténis com o foco total, o que é pena, porque tem potencial para ser um dos melhores da história, mas o problema é sempre o mesmo, é extremamente difícil um milionário famoso com 20 anos continuar a manter o foco 24h por dia no desporto, em vez de estar em mulheres, festas e todo o glamour que advém de ser rico, famoso e ainda por cima jovem com as hormonas todas aos saltos…

    O Nadal que dos 3 bigs foi o mais precoce e tem palmarés bastante similar ao Alcaraz até aos 20 anos, conseguiu abstrair-se disso e não perdeu o foco, mas é extremamente complicado pedir isso a um miúdo de 20 anos, ver todo o glamour a passar-lhe à frente dos olhos e pedir-lhe para ele em vez de ir atrás disso, ir comer pernas de frango e alface, deitar-se às 10 da noite, dormir 8 horas e ir treinar o dia todo seguinte….99,9% dos humanos não o faria, portanto eu não vou criticar o Carlos se ele não o quiser fazer…agora para quem gosta de ténis é pena se ele não o quiser fazer, porque o potencial está lá todo, mas é muito complicado resistir a tudo à volta

    Vamos ver o que o futuro nos reserva, apesar deste “break” desde Wimbledon, em bom rigor ele com 20 anos, continua com palmarés igual ao Nadal e claramente superior ao Djokovic e Federer, portanto apesar de tudo, ele ainda está na corrida, mas vai ter de arrepiar caminho…porque a partir dos 21/22 é quando os 3 aumentam a velocidade para um ritmo diabólico onde a unica coisa que o ALcaraz poderá fazer na vida será pensar em ténis, e viver para o ténis

    • AndreChaves9
      Posted Janeiro 24, 2024 at 3:18 pm

      Certo mas não há nada de anormal em perder contra o Zverev…. Não se pode ganhar sempre e muito menos quando os adversários tem nível similar nalgumas alturas da época.

      • Kafka
        Posted Janeiro 24, 2024 at 5:05 pm

        Certo sem dúvida, e o próprio Djokovic/Nadal/Federer também perderam muitos jogos contra outros adversários para além deles mesmos e especialmente o Djokovic e o Federer com 20 anos nem era preciso ser do mesmo nível, num dia mau peediam com qualquer Zé Ninguém… Mas noto que desde Wimbledon o Alcaraz tem piorado em vez de melhorar, no entanto aos 20 anos e suposto melhorar e não piorar… Mas vamos ver como corre a época, pode ser só uma fase má

    • AdeptoImparcial
      Posted Janeiro 24, 2024 at 2:49 pm

      Para te ajudar: o treinador falou da falta de foco por causa do espírito dele demasiado infantil ainda. Não tem nada a haver com o glamour, fama, mulheres e toda essa coisa cor-de-rosa. Não quero insinuar que isso não existe, atenção. Apenas não era sobre isso que o treinador se referia. Mas sim ao facto dele ainda levar tudo muito “na boa”. Ele estava a perder com o Zverev e só porque fez um grande ponto, coloca-se a sorrir. Falha um amortie e ri-se. Este tipo de mentalidade mais “whatever” é que necessita de mudar. Não é a alimentação ou a desconcentração pela “fama”.

      • Kafka
        Posted Janeiro 24, 2024 at 5:07 pm

        A minha interpretação do q o treinador dele disse foi que era um bocado tudo, não só essa infantilidade que é notória mas tudo o resto à volta

    • AdeptoImparcial
      Posted Janeiro 24, 2024 at 2:43 pm

      Não entendo os dois primeiros parágrafos. Parecem de uma revista cor-de-rosa com mil e uma assunções estereotipicas. O Alcaraz faz isso tudo? Perdeu por causa do glamour e da fama? Os Big Three também quando não ganharam todos os GS com esta idade – ou nenhum até – era devido ao quê então? É que ele foi para a Austrália mais cedo que todos os outros, logo demonstra uma clara vontade em competir e vencer. É a primeira vez dele neste GS que tem as condições mais pesadas de todos os outros. É natural que ele não seja já o principal favorito. Aliás, os quatro semi-finalistas são precisamente os que eram mais prováveis. Da maneira que falas, parece que o Alcaraz anda para aí tipo Kyrgios no bar todas as noites com jogo de GS no dia a seguir.

      O teu último parágrafo é o que ia dizer: o rapaz ainda agora começou, nem se pode dizer que tem uma carreira ainda e já há toda esta pressão. O Federer, Djokovic e Nadal também sucumbiram ao glamour e mulheres e festas só porque não ganharam todos os GS a partir dos 18/19 anos? E porque é que ele tem de “arrepiar caminho”? Ele é obrigado a ganhar 20 GS ou mais para ter uma boa carreira? Esse é o GRANDE problema dos outros jovens tipo Rune: colocam-se a dizer “ah quero ganhar dezenas de GS e vencer o Djoko na Austrália, Nadal em RG e Federer em Wimbledon” quando ainda mal conseguiram conquistar M1000s. Todos os Big Three disseram o mesmo ao longo dos anos: o sonho era ganhar UM único GS. Ponto final. O sonho destas novas gerações é “quero vencer 50 GS” e depois, claro, colocam demasiada pressão em cima.

      Ninguém no seu perfeito juizo olhava para Alcaraz como um candidato sério a vencer o AUS este ano. Dos quatro que sobram, qualquer um pode levar de vencido, com o favoritismo óbvio a cair para o sérvio.

      • Kafka
        Posted Janeiro 24, 2024 at 4:57 pm

        Se é revista cor de rosa, então diz isso ao treinador do Alcaraz que foi ele que no fim da época passada veio dizer publicamente que o Alcaraz não estava 100% focado no Ténis…

        E como eu disse no meu comentário, não há mal nenhum em não querer estar 100% focado no Ténis

        • AdeptoImparcial
          Posted Janeiro 24, 2024 at 6:15 pm

          “Não estar focado no ténis” é uma coisa. “Estar distraído pelo glamour, fama, mulheres, não fazer a alimentação devida, etc” é outra coisa. Tal como já disse abaixo, o Ferrero mais tarde voltou a dar outra entrevista onde explicou melhor o que refiro.

  • Dca
    Posted Janeiro 24, 2024 at 2:23 pm

    Zverev teve ali um clique (naquela meia final com o Nadal) mental que lhe permitiu subir o jogo dele. Os dois primeiros sets foram brutais da sua parte, agressivo nas pancadas e sem stressar ou acusar o “azar”.
    Já Alcaraz, está num mood estranho. Parece que perdeu a sua espontaneidade, aquele jogo imprevisível que mais ninguém tinha e está com um jogo mais de potência (embora arrisque ainda uns drop shots, etc).
    Vamos ver como vai ser Sinner X Djoko, mas caminho “aberto” para o GOAT.

    • Kafka
      Posted Janeiro 24, 2024 at 2:37 pm

      Não sei até que ponto está menos espontâneo, às vezes sinto é que ele se deslumbra ao ponto de quase entrar em modo exibição que o faz ser displicente, principalmente quando lhe entram 3/4 grandes bolas seguidas e ele fica com tendência a tirar o pé e tornar-se displicente, como por exemplo hoje no inicio do 4º Set na troca de bolas à rede, que lhe custou o break…

      Mesmo no break agora no fim, faltou-lhe algum sangue frio, o Zverev estava a começar a coxear e ele sofre o break com o Zverev coxo, não pode, tem de ser mais letal nestes momentos

Deixa um comentário