Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Alemanha vence Mundial 2014; Götze resolveu no prolongamento; Argentina vai chorar o desperdício de Higuaín e Palacio; Messi não conseguiu sair da “sombra” de Maradona; Mascherano foi o candidato à Bola de Ouro em maior destaque (Muller e principalmente Kroos não ganharam pontos)

Alemanha 1-0 Argentina (Gotze 113´)

A
Alemanha conquistou a 20ª edição do Campeonato do Mundo, a 1ª de um
país europeu em solo americano (acabou a maldição). Mario Götze marcou o golo decisivo do
encontro, no prolongamento, após jogava individual de Schurrle e
terminou com o sonho dos argentinos. Esta geração da Alemanha já merecia
este triunfo, e pelo campeonato realizado até foi justo que sejam
coroados vencedores, contudo, ao contrário do que muitos previam, a
“Mannschaft” não foi superior e até benefíciou do desperdício da
Argentina (que apesar de não ter tido muito volume ofensivo, teve mais
oportunidades de golo). Götze acabou por oferecer o 4º título Mundial à Alemanha (o 1º troféu no século XXI), numa final mais táctica do que espectacular. A nível individual, os candidatos alemães à Bola de Ouro, Muller e Kroos, estiveram muito aquém, enquanto do lado argentino, Mascherano merecia muito mais. Messi também só apareceu na primeira parte e não conseguiu resolver na final, continuando na sombra de Maradona. 

O primeiro aviso nesta final surgiu por Messi, numa grande arrancada
(Hummels ficou para trás), mas o craque argentino não encontrou nenhum
companheiro em boa posição na área. Os sul-americanos entraram melhor no
jogo e, aos 21 minutos, Higuain desperdiçou a melhor ocasião de toda a
partida. Kroos fez um mau atraso, contudo, o avançado argentino rematou
ao lado, quando se encontrava isolado. Dez minutos depois, o mesmo
Higuain acertou com a baliza, após cruzamento de Lavezzi, mas estava em
posição irregular. Até ao intervalo, destaque para mais uma jogada
perigosa de Messi (Neuer defendeu e Boateng aliviou) e para um
cabeceamento de Howedes ao poste. A segunda parte começou com o
desperdício de Messi. O capitão argentino, em boa posição para marcar,
rematou perto do poste de Neuer. A Alemanha conseguiu criar mais jogadas
de perigo neste segundo tempo, mas Romero e a defesa argentina anularam
sempre esse perigo. Do outro lado, foi novamente Messi a rematar com
perigo (ao lado). No início do prolongamento, Schurrle colocou os
reflexos de Romero à prova, enquanto Palacio falhou o 0-1 de forma
escandalosa frente a Neuer (excelente passe de Rojo). Aos 113 minutos surgiu o lance mais importante do encontro. Schurrle avançou pelo lado esquerdo do ataque e cruzou milimetricamente para Götze. O pequeno alemão dominou de peito e rematou certeiro com o pé esquerdo, para o único golo da partida.

Messi – Ainda não foi desta que saiu da “sombra de
Maradona”, e verdade seja dita que pouco fez por isso. Hoje, fez uma 1ª
parte de bom nível, mas, e apesar de no momento com bola continuar a ser
de longe o jogador mais perigoso do Mundo, foi perdendo preponderância
com o decorrer da partida e, à semelhança do que aconteceu no resto da
competição, esteve longe de “carregar a equipa às costas” como se
esperava.

“Portugueses” – Marcos Rojo (Sporting) e Enzo Pérez (Benfica) foram titulares na final do Maracanã, colocando pela 1ª vez o nome de clubes portugueses nesta fase da prova. O lateral-esquerdo esteve em bom nível na defesa e ainda assistiu Palacio para um falhanço incrível do argentino, enquanto Enzo, mais discreto que na meia final, contribuiu para a boa primeira parte da Albiceleste.

Argentina – Uma final com muitos “SE’S”. Se Higuaín tem feito o 1-0
(não se pode falhar um lance destes), se Palacio não tem
voltado a desperdiçar no prolongamento (tinha feito o mesmo com a
Holanda), se Aguero não estivesse apenas a 60%, se Di Maria (um dos 3
jogadores mais importantes) tem jogado, se a equipa tivesse mais
frescura física (no prolongamento notou-se a diferença no tempo de
descanso), se isto ou aquilo. Mas para a história vai ficar mais uma
derrota da Albiceleste numa final frente à Alemanha. A equipa esteve tacticamente perfeita, não concedeu muitas oportunidades aos germânicos e soube explorar as transições rápidas (obrigaram a Alemanha a muitos passes errados no meio campo), mas foi ineficaz na hora do remate. Mascherano fez uma super-exibição, com inúmeras recuperações de bola e desarmes perfeitos (tacticamente irrepreensível), Garay esteve assertivo no eixo da defesa, Biglia foi importante no meio campo, enquanto Higuain falhou quando a equipa mais precisou (desperdiçou um golo de forma incrível). Sabella voltou a errar nas substituições, precipitando-se nas saídas de Lavezzi (ao intervalo) e de Enzo Pérez (Biglia já estava em dificuldades).  

Alemanha – Esta geração do futebol alemão já merecia a conquista de um título. Depois do falhanço em 2006 (apesar do excelente futebol), 2008 e 2010 (perante a Espanha) e de 2012 (frente a super-Mario Balotelli), os germânicos quebraram finalmente a malapata (chegavam sempre longe, mas falhavam nos momentos decisivos). A Alemanha chegou à 4ª conquista Mundial (igualou a Itália) e ao 1º troféu desde o Euro 1996, apoiado pelo bom futebol ao longo da competição. Apesar da final ter corrido de feição à “Mannschaft” (muito desperdício argentino), pode-se considerar justa esta conquista. Schweinsteiger foi enorme no meio campo, nunca virou a cara à luta (muito massacrado) e esteve sempre pronto a receber a bola (criou muitas linhas de passe), Neuer voltou a ser gigante na baliza, Lahm ofereceu grande profundidade no flanco direito, enquanto Schurrle (preponderante) e Götze (decisivo) entraram bem na partida. Kroos esteve mal, com várias decisões erradas e menos forte no passe, Ozil esteve muito apagado e Hummels teve algumas dificuldades na defesa (Boateng até esteve melhor).

0 Comentários

  • m1950
    Posted Julho 13, 2014 at 9:38 pm

    Palacio que jogador fraquissimo

  • André CG
    Posted Julho 13, 2014 at 9:41 pm

    Era uma injustiça ter ganho a Argentina, nem sequer mereciam a final. Conseguiram transformar todos os jogos que participaram numa seca monumental.
    Parabéns à Alemanha, de longe a melhor equipa do torneio. E parabéns aos "europeus" que conseguiram ganhar na América do sul, o que para muitos aqui era inconcebível!

  • Ricardo
    Posted Julho 13, 2014 at 9:41 pm

    Uma equipa que joga com Palacio numa final não pode vencê-la. Que medíocre. E que cabelo estranho.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Julho 13, 2014 at 9:41 pm

    Hoje venceu a velha máxima "quem marca arrisca-se a sofrer"!

    Grande jogo de futebol entre duas grandes equipas, onde nenhuma delas merecia perder mas ainda menos a Argentina. Não fosse o desperdicio dos Argentinos e a final poderia ter caído para outro lado.

    Mascherano um monstro em campo, mais uma vez o melhor em campo, sem palavras para a exibição deste enorme jogador que anda perdido a fazer de central no Barcelona.

    É o ponto final num mundial fantástico e recheado de golos e emoção onde Portugal só perdeu com o campeão do mundo (ehehhehe)!

    • NN
      Posted Julho 13, 2014 at 9:50 pm

      Concordo com tudo, menos com o melhor em campo. Mascherano foi o 2º melhor em campo, mas o Schweinsteiger… ENORME!!

    • MosqueteiroSLB
      Posted Julho 13, 2014 at 9:59 pm

      coitado schweinsteiger. so levou porrada. mas fez um jogao

    • Marco Matias
      Posted Julho 13, 2014 at 10:12 pm

      A brincar a brincar Rodolfo,isto esta na moda visto que ha 4 anos aconteceu a mesmissa coisa.

      Afinal nao somos assim tao maus…

    • Anónimo
      Posted Julho 13, 2014 at 10:24 pm

      Grande jogo dos dois. Que raça e entrega de ambos.
      Uma palavra de apreço também às companheiras dos alemães.

      Luís Marques.

  • Filipe Silva
    Posted Julho 13, 2014 at 9:44 pm

    Acabou por ser merecido pelo mundial que fez. Este jogo ficava melhor decidido nas grandes penalidades.
    Mas a partir do momento em que não viu o lance para vermelho ainda na primeira parte, sobre o Zaballeta, penso que só poderia sair dali uma equipa campeã.

  • Sam P.L.
    Posted Julho 13, 2014 at 9:44 pm

    Agora ha que aturar os alemães para os proximos 4 anos

  • Kafka I
    Posted Julho 13, 2014 at 9:44 pm

    Bem antes demais, falhei a minha previsão ainda antes do Mundial, pois tinha previsto uma final Argentina-Alemanha, mas com vitória da Argentina…e a "regra" de que na América mandam os Americanos, também foi quebrada, e agora passa a estar 1-1 entre Europa e América…

    Quanto ao jogo, foi um jogo bastante equilibrado onde a Argentina até acabou por ter mais oportunidades claras de golo que a Alemanha, mais concretamente 3 para a Argentina por Higuain, Messi e Palácio e 2 para a Alemanha com o remate ao poste e a do golo…mas a eficácia Alemã a dar os seus frutos e parabéns à Alemanha

    • Kafka I
      Posted Julho 13, 2014 at 9:48 pm

      Por fim faltou mencionar uma curiosidade, é que os 3 campeões do Mundo por 4 vezes (Itália, Brasil e Alemanha) tiveram de esperar todos de esperar 24 anos para conseguirem vencer o 4º titulo

      -Brasil tri em 70 e tetra em 94
      -Itália tri em 82 e tetra em 2006
      -Alemanha tri em 90 e tetra em 2014

    • Filipe
      Posted Julho 13, 2014 at 9:49 pm

      Nas oportunidades da Alemanha há que acrescentar uma do Schurle, para uma boa defesa do Romero(e não, não é a do fora de jogo)

    • Kafka I
      Posted Julho 13, 2014 at 10:12 pm

      Sim Filipe lembro-me desse lance, mas não acho que tenha sido tão perigoso como as jogadas que frisei, mas sim foi uma oportunidade…

      Faltou-me por fim frisar que foi uma pena o Réus não ter podido participar neste Mundial, é o melhor jogador Alemão da actualidade, e merecia também ter este título no palmarés…

    • Kafka I
      Posted Julho 13, 2014 at 11:32 pm

      Já agora a Alemanha enquanto Selecção é de facto algo de outra dimensão, até hoje houve 20 Mundiais e 14 Europeus, tendo a Alemanha participado em 18 Mundiais e 11 Europeus, ou seja, participou em 29 no total, tendo nessas 29 competições ido a 14 finais (8 no Mundial e 6 no Europeu), ou seja, a Alemanha foi à final em metade dos Mundiais e Europeus que disputou…14 em 29 é simplesmente incrível..

  • MosqueteiroSLB
    Posted Julho 13, 2014 at 9:45 pm

    por um lado queria que ganhasse a argentina pelos "portugueses", mas por outro nao queria que aquele pseudo treinador ganhasse.
    alguem viu o gago?

    ganhou a equipa que teve melhor na totalidade, e so pelo seu jogo das meias ja merecia. alem disso, tem feito grandes provas mundiais/europeias, e era justo.

    neuer e gigante. a qualidade deste gr e impressionante.
    a alemanha tem uma qualidade colectiva e individual enorme, e era so uma questao de tempo ate ganharem algo.

    daqui a 2 anos a mais.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Julho 13, 2014 at 9:50 pm

      ja agora, e viva o rui costa

    • EBITDA
      Posted Julho 13, 2014 at 10:09 pm

      Gostei bastante dos comentários do Rui.

    • Fredy
      Posted Julho 13, 2014 at 10:12 pm

      Por acaso teve muito bem a comentar. Eu tinha ideia que ele era um bocado "burro" mas muito melhor que brunos prata, vitores pereira e outros que tais.

    • Kafka I
      Posted Julho 13, 2014 at 10:15 pm

      Fredy,

      Melhor que o gago Bruno Prata sem dúvida que é, agora melhor que o Vitor Pereira? calma lá…o Vitor Pereira dá 10-0 a qualquer comentador de televisão em Portugal, inclusive ao Rui Costa…a forma como ele lê e analisa o jogo é excelente…agora o Rui Costa teve muito bem sem dúvida

    • Fredy
      Posted Julho 13, 2014 at 10:26 pm

      Kafka,

      sim ele analisa bem porque é um "mestre" da táctica, mas depois não consegue explanar muito bem os seus pensamentos. é outro tipo de gaguez.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Julho 13, 2014 at 10:27 pm

      kafka o problema do vitor pereira e nao ter um discurso muito fluido, ve-se que sabe do que fala, especialmente para os mais atentos ao futebol, mas faltam-lhe muitas vezes as palavras, mas sim, e um bom comentador.
      mas hoje, gostei muito do rui costa.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 13, 2014 at 11:53 pm

      Rui Costa esteve muito bem e surpreendeu-me. Agora essa do 10-0 é um exagero enorme.

    • Kafka
      Posted Julho 14, 2014 at 9:39 am

      Rui Ribeiro,

      Qual é o comentador em Portugal, que tem realmente capacidade para acrescentar alguma informação a nível táctico, que qualquer um de nós não esteja a ver? 99% dos comentadores em Portugal limitam-se a dizer o óbvio e nada acrescentam e o que dizem já eu estava a ver, não precisava que eles mo dissessem, no caso do Vitor Pereira aí sim é completamente diferente, ele diz coisas que a maioria dos espectadores não estava a conseguir "ver" ou seja, ele acrescenta algo realmente útil ao discurso, logo para mim dá 10-0 a todos os outros, porque os outros NENHUM diz nada que eu já não saiba…

      PS: faltou frisar o Carlos Daniel que é muito bom, mas nunca o vi a comentar em directo portanto não sei com seria, na análise do pós-jogo é fantástico, mas durante o jogo não sabemos como seria…

  • João Pimenta
    Posted Julho 13, 2014 at 9:45 pm

    Tal como previa Alemanha vence o Mundial foi a melhor selecção de todo o Mundial, neste jogo a Argentina esteve muito bem defensivamente e ofensivamente mas faltou na minha opinião Di Maria, a par de Mascherano os melhores da Argentina neste mundial, Higuain tem um lance incrivel em que falha escandalosamente e é a figura menos desta final uma vez que um golo podia mudar tudo.
    Alemanha não fez um grande jogo faltou khedira no meio campo para dominarem mais facilmente a Argentina, boa final venceu a melhor equipa.

    São 11 contra 11 e no fim ganha a Alemanha, esta frase diz tudo
    Cumprimentos

  • EBITDA
    Posted Julho 13, 2014 at 9:46 pm

    Exibição RIDÍCULA do Messi. Tanta displicência e falta de voz de comando para um capitão.
    Higuain a demonstrar o porquê do Real Madrid o ter vendido.
    Mascherano foi IMPERIAL! Que máquina.
    Kroos e Muller algo apagados.
    Lahm um autêntico trator, sempre em alta rotação.
    Gotze com um golaço, pura magia!

    • Barack Obama
      Posted Julho 13, 2014 at 9:51 pm

      Não tem absolutamente nenhuma capacidade de liderança, não se percebe como é o capitão. Mostrou também que este ano não foi o melhor do mundo.

    • Jose
      Posted Julho 13, 2014 at 9:59 pm

      O que o incomoda não é a exibiçao do Messi, é ve-lo a fazer mais do que o seu preferido.

      Agora já nao pode dizer como sempre que ronaldo ja chegou mais longe que messi em mundiais.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Julho 13, 2014 at 9:59 pm

      barack obama, a situaçao dele e igual a do ronaldo. e capitao pelo estatuto que tem, e nao pela sua capacidade de liderança. mascherano era o correto

    • Rodrigo
      Posted Julho 13, 2014 at 10:00 pm

      O ser capitao e um caso como o nosso. Mascherano devia ser o capitao claramente.

    • Euclides!
      Posted Julho 13, 2014 at 10:07 pm

      Pois, mas acaba de ganhar o prémio de melhor jogador do Mundial…

      inacreditável mas é verdade, depois disto admirem-se que lhe tenham dado 4 bolas de Ouro…
      é que foram mesmo dadas (pelo menos duas delas…)

    • EBITDA
      Posted Julho 13, 2014 at 10:08 pm

      Pedro,

      Já há remédio para a indisposição. Consulta uma farmácia perto de ti.
      Há já algum tempo que Ronaldo não tem perfil para ser capitão, tal como Messi.

    • ACF
      Posted Julho 13, 2014 at 10:09 pm

      Capitão tem que ser o líder, tem que ser o jogador pelo qual todos os outros "morrem" à primeira ordem.

      Messi e Ronaldo não têm esse perfil. São 'manientos', birrentos, arrogantes e pouco dados a ajudar a defender. Geniais, sim, mas sem perfil de liderança e comando.

    • Mendes
      Posted Julho 13, 2014 at 10:23 pm

      Curioso é o seu 3º inimigo voltar a treinar a base de uma seleçao campeã do Mundo, maas isso certamente irá ser desvalorizado por si.

    • Pedro
      Posted Julho 13, 2014 at 10:33 pm

      Eu não tenho azia nenhuma, fica é bem patente a sua azia em relaçao ao Neymar e ao Messi, porque só aparece quando eles perdem, porque quando eles ganham esconde-se.

      Hoje se a Argentina tem ganho nem aparecia a comentar como nos outros dias.
      Olhe pelo menos, eles hoje não levaram 4 como muitos pensaram e afirmavam antes do jogo

    • EBITDA
      Posted Julho 13, 2014 at 10:43 pm

      Comentei em quase todos os jogos da Argentina (excepto contra a Holanda e Nigéria) e do Brasil (excepto contra a Holanda) para que estás a inventar?
      Tanta azia por aí vai ahahah

  • Tiago Alves
    Posted Julho 13, 2014 at 9:46 pm

    Foi justo. Argentina ganhar a Copa era equivalente ao Euro ganho pela Grécia…mas pelo menos os gregos tinham treinador!

  • Rodrigo
    Posted Julho 13, 2014 at 9:48 pm

    Pelo torneio no global parece-me que a vitoria da Alemanha e justa. E claramente a melhor equipa. No entanto, face ao que aconteceu no jogo, nao teria sido surpreendente a vitoria da Argentina.

    Jogo bastante equilibrado, com a Alemanha a dominar e a ter um maior controlo da bola, mas a equipa nao esteve tao precisa no passe e no momento da definiçao dos lances. Khedira (e depois Kramer) fez muita falta ao meio-campo, ja que a capacidade para a equipa pressionar caiu substancialmente. Ozil e um jogador mais fino e macio, pelo que a rotaçao do meio-campo diminuiu.

    Por outro lado, a Argentina fez um excelente jogo ate ter quebrado fisicamente. Equipa compacta em termos defensivos e a aproveitar bem o contra-ataque. No entanto, Higuain e Palacio desperdiçaram duas situaçoes flagrantes e pagaram caro. Enzo jogou bastante tempo no meio e com isso a albiceleste ganhou vantagem na luta a meio-campo, algo que poderia ter permitido aos argentinos conquistar o trofeu.

    Em relaçao aos destaques, do lado alemao excelente jogo do Boateng (limpou muitos lances, salvou um golo em cima da linha e nao cometeu erros), do Lahm (incrivel a capacidade fisica e intensidade no apoio ao ataque), do Schweinsteiger (o mais esclarecido e um poço de força), do Neuer (sempre seguro) e do Gotze claro, o homem que decidiu o Mundial e que entrou bastante bem. Kroos nao esteve tao bem, Hummels sofreu com os atacantes argentinos, Muller foi bem anulado e Schurrle, apesar de ter assistido para o golo, esteve algo trapalhao.

    Por outro lado, destaque para o enorme jogo do Mascherano, bem como para os bons jogos dos centrais, do Rojo, do Lavezzi (grande 1ª parte), do Enzo (bem no combate de meio-campo) e do Messi (apareceu, esteve bem no jogo, apenas falhando no capitulo da decisao final dos lances).

    Deste modo, a Alemanha vence mais um Mundial e quebra a tradiçao na America do Sul. Low vence finalmente uma grande competiçao (era claramente a ultima oportunidade para o fazer) e com uma equipa tao forte, jovem e com a base num grande clube tem tudo para continuar a ser fortissima nos proximos anos.

    • Marco Matias
      Posted Julho 13, 2014 at 10:18 pm

      Discordo apenas em relaçao ao Schurrle que a partida era o elemento underrated desta seleçao e acaba por ser decisivo nos jogos mais complicados do mata-mata para a Alemanha.

    • Rodrigo
      Posted Julho 13, 2014 at 11:17 pm

      Sim foi decisivo, mas hoje esteve algo trapalhao. Ainda assim, e o jogador mais objectivo a par do Muller nesta selecçao, quando tem oportunidade de rematar nao hesita e isso faz falta as vezes a esta Alemanha (demasiados floriados por vezes).

  • João Pimenta
    Posted Julho 13, 2014 at 9:49 pm

    Uma coisa curiosa é que Portugal só perde contra os vencedores da competição desde que tem CR7, Grecia 2004, Espanha 2008 e 2012, Alemanha 2014, a excepção foi em 2006(não fosse a cabeçada do Zidane e tb tinhamos perdido contra o vencedor)

  • van Basten
    Posted Julho 13, 2014 at 9:49 pm

    Vence indiscutivelmente a equipa que mais mereceu ao longo da competição, mas a Argentina hoje mostrou uma qualidade ofensiva que nunca mostrou durante todo o Mundial. Tiveram excelentes oportunidades durante a partida, especialmente durante a primeira parte. Acabou por ser uma final mais interessante do que o que pensava que iria ser.

    Quanto a destaques, sei que não vai ganhar prémio nenhum, mas Boateng esteve incrível hoje, com corte atrás de corte. Já tinha dito aqui que não apreciava particularmente o jogador, mas tenho de reconhecer que fez um Mundial bastante bom, embora discreto, e uma final excelente. Merece o reconhecimento. Aliás, toda a defesa germânica esteve muito bem. Schweinie foi para mim o melhor do meio-campo para a frente.

    Do lado argentino, Messi começou muito bem mas acabou por se ir eclipsando. Esteve longe de ser a final dele. Zabaleta fez quanto a mim a sua melhor exibição no torneio, e Mascherano, apesar de falhar mais cortes e errar mais passes do que o costume, esteve perto do seu nível.

    Pena que tanto a Holanda como a Argentina não tenham jogado durante a prova como o fizeram nestes últimos jogos. Com certeza que teria sido um Mundial bem mais interessante.

    E acaba assim de vez essa 'desvantagem' continental. Com as metodologias de treino e trabalho hoje em dia, penso que esta prova nos mostrou que as condições climatéricas não mais serão impedimento se as equipas forem sérias e se prepararem convenientemente para a prova. Excepção feita, claro está, ao ridículo Mundial do Qatar. Mas isso não é bem uma questão de se jogar com calor, e mais de se jogar no Inferno.

    • Rodrigo
      Posted Julho 13, 2014 at 10:01 pm

      Grande jogo do Boateng, de facto.

    • Kafka I
      Posted Julho 13, 2014 at 10:02 pm

      Van Basten,

      Inteiramente de acordo contigo, e eu até fui dos que antes do Mundial frisei/defendi que as Selecções Europeias iriam ter muitas dificuldades, e no fim ganhou uma Europeia é um facto e eu errei na minha previsão, agora convém também não esquecer que a grandei maioria das Selecções Europeias (principalmente as de nível médio) sentiram imensas dificuldades neste Mundial e foram todas corridas ao inicio e mesmo as Selecções de Top Europeias, tirando a Holanda e Alemanha mais nenhuma se conseguiu realmente impor

    • George Bush
      Posted Julho 13, 2014 at 10:04 pm

      Só uma correcção: não é Holanda e sim Países Baixos(conjunto de 12 províncias onde as mais conhecidas eram a Holanda do Norte e Sul, fazendo com que a maior parte das pessoas lhe começassem a chamar Holanda

    • Winervic
      Posted Julho 13, 2014 at 10:51 pm

      Ó George B.ush, faz por aí uma meia hora que estou a tentar perceber a tua correcção… e é uma private joke certo?

    • van Basten
      Posted Julho 13, 2014 at 11:33 pm

      Sim Kafka, é verdade, grande parte das selecções europeias não fizeram uma boa prova e eu penso que isso espelha precisamente essa falta de preparação. Os alemães foram, desde o início, conscientes de como o clima poderia afectar o seu rendimento e tomaram uma data de iniciativas para estarem adequadamente aptos para jogar nestas condições. Do que tenho conhecimento, foi a equipa europeia que melhor trabalhou este facto e tal acabou por se revelar decisivo. Também de salvaguardar no entanto que a Argentina teve muito menos tempo de recuperação do que a Alemanha, e isso viu-se principalmente no prolongamento.

      De qualquer forma, tudo isto serve para perceber que, tendo em conta a evolução no futebol, com uma preparação competente o clima já não é factor decisivo nestas competições.

  • Anónimo
    Posted Julho 13, 2014 at 9:49 pm

    Enzo Perez, Garay, Rojo, Di Maria e Mascherano não mereciam isto (e não sou adepto do SLB).
    Messi mereceu isto, mais uma vez foi um zero, época completa a zero
    (E não venham dizer que em Agosto 2013 ganhou a Supertaça de Espanha, isso é "carvão").
    Higuain outro que mereceu isto, que nódoa..

    Charles

  • Ze
    Posted Julho 13, 2014 at 9:50 pm

    Exacto. Como é quer o Mascherano não enverga a braçadeira argentina de capitão para a levar Messi. Absurdo…

  • André
    Posted Julho 13, 2014 at 9:52 pm

    Podemos encontrar semelhanças entre esta selecção alemã que é suportada pela aposta em jogadores alemães da formação de dois dos principais clubes da Alemanha (mas não só, convém frisar), e a hegemonia da selecção espanhola que foi a meu ver também suportada pela aposta no jogador espanhol dos maiores clubes de Espanha. Estes resultados não vieram só pelas grandes equipas técnicas das selecções. Vieram do trabalho bem feito por parte dos clubes espanhóis e alemães.
    No entanto não parece que a filosofia da compra do jogador estrangeiro barato vá mudar em Portugal.
    As promessas feitas por João Vieira Pinto e Humberto Coelho aquando das eleições para a FPF sobre como iam apoiar e proteger o jogador português, não passaram disso mesmo aparentemente.
    Ou então percebemos todos mal e eles somente os queriam proteger com grandes prémios de jogo e hotéis superiores aos das outras selecções.
    Os resultados deste país não vão melhorar enquanto os clubes não forem obrigados a apostar nos jogadores portugueses.
    Chega de apoiar as outras selecções, diria eu.

  • Kacal l
    Posted Julho 13, 2014 at 9:52 pm

    É justo, hoje não fizeram uma exibição de "encher o olho", mas a Argentina também não e foi até renhido e equilibrado, intenso e com muita agressividade, ambas as equipas tiveram oportunidades de golo, mas a Alemanha no momento decisivo, conseguiu ser mais eficaz e o Gotze, que é jovem e provavelmente o maior craque alemão nos próximos, fez um grande golo e pode ter começado aqui o seu caminho para o sucesso, a Argentina fez o que pôde e foi um digno vencido, chegaram à final e há que levantar a cabeça e seguir em frente, daqui a 4 anos há mais, a minha previsão era que vencia a Alemanha e também era a selecção que eu queria que vencesse e assim foi, portanto estou satisfeito, é verdade que perdemos 4-0 contra eles, mas isso foi porque fomos incompetentes e eles foram superiores, não há rancores, e dou os meus Parabéns à Alemanha, foram a equipa mais forte e regular nesta competição e são justos vencedores.

    Quanto a individualidades:

    – Na Alemanha, destaco o Neuer (parece um "cubo de gelo", não teve assim tanto trabalho, mas está sempre tranquilo e com a confiança em alta, seguríssimo), Schweinsteiger (incansável, defendeu e atacou e acabou de rastos), Ozil (hoje esteve melhor, desequilibrou com a sua visão de jogo e qualidade de passe), Muller (deu trabalho lá na frente, muito esforçado) e Gotze (foi o homem que decidiu o jogo), mas não houve ninguém que tenha feito uma má exibição, longe disso;

    – Na Argentina, destaco o Garay (imperial, é um centralão, sempre concentrado e depois agressivo e certeiro no desarme, não teve culpa no golo e fez um grande Mundial, pena que vá para o Zenit, no Man Utd a fazer uma dupla com Hummels é que ele estava bem), Zabaleta (outro que esteve muito bem defensivamente), Mascherano (outra exibição de gala e teve cortes importantes novamente), Enzo (deu equilíbrio defensivo e mostrou-se disponível no ataque, agressivo também) e Messi (não fez uma excelente exibição, mas esteve bem e foi dos mais inconformados, mas os seus colegas lá na frente estiveram muito perdulários).

    Destaco também o James, depois de ver esta final, confirma-se que é o melhor marcador da competição e, para mim, foi o melhor jogador também.

    Eu não gosto do Messi, mas admito que é um "et" do futebol e custou-me ver a cara dele e de outros argentinos, tristes e desiludidos, mas o futebol é assim e há que reagir, ser forte e continuar.

    • Rodrigo
      Posted Julho 13, 2014 at 10:03 pm

      Nao gostei nada do Ozil

    • Kacal l
      Posted Julho 13, 2014 at 10:37 pm

      Rodrigo,

      Sim, compreendo, continua a demonstrar falta de intensidade e agressividade e até alguma falta de assertividade na decisão dos lances, mas nem foi dos piores jogos dele, até gostei, mas aceito a tua opinião.

  • Rodrigues
    Posted Julho 13, 2014 at 9:53 pm

    Hoje é uma das poucas ocasiões em que se pode dizer "são onze contra onze e no fim ganha a Alemanha" e ninguém o faz!

    Não gostei do jogo.

  • Diogo Ribeiro
    Posted Julho 13, 2014 at 9:54 pm

    A Alemanha foi a equipa mais regular no Mundial merecendo claramente este prémio. É uma equipa muito disciplinada e é fortíssima quer em posse, quer em transição e depois tem um guardião quase impenetrável que dá muita solidez e seguranças a toda a equipa. É uma equipa que essencialmente vale pelo seu todo. Quanto à Argentina fiquei triste pelos "Portugueses" mas uma equipa que jogou praticamente todo o Mundial em bloco baixo com exibições muito cinzentas, por vezes até me fez lembrar a Grécia de 2004, não poderia ganhar. Hoje até teve boas oportunidades para vencer mas a Alemanha foi sempre uma equipa mais competente e organizada neste Mundial.

  • João Dias
    Posted Julho 13, 2014 at 9:54 pm

    Vendo bem as coisas, o Messi acabou por fazer um Mundial discreto…

    Já em 2010 tinha estado apagado.

    Dizemos que o Ronaldo da seleção é muito mais fraco que o Ronaldo do Real Madrid mas o Messi também não faz melhor. Com a agravante de ter feito uma época bem abaixo das anteriores.

    • Mendes
      Posted Julho 13, 2014 at 10:01 pm

      Diga-me que jogadores tinha Messi no ataque para ajuda-lo ?
      Tinha um e lesionou-se, que era o Di Maria

    • Ninja das Moitas
      Posted Julho 13, 2014 at 10:03 pm

      E mesmo assim..levou o troféu de melhor jogador para casa…

      É incrível como as coisas continuam a "tender" para este jogador, mesmo tendo feito um Mundial discreto,quando comparado com outros jogadores que carregaram a equipa as costas. Robben ou James seriam justos vencedores.

    • Gonçalo
      Posted Julho 13, 2014 at 10:36 pm

      A resposta de muitas pessoas para o Messi estar apagado é porque nao tem ajuda dos colegas. Entao porque é que criticam o Ronaldo? É melhor aguero ou postiga? Higuain ou eder? Enzo Perez ou meireles? Joao moutinho ou mascherano? William carvalho ou mascherano? Nani ou di Maria? Entao a diferença de intensidade é gritante entre estes dois. Ha que haver coerência, sao os melhores mas nao vao lá sozinhos

    • João Dias
      Posted Julho 13, 2014 at 10:47 pm

      Gonçalo,

      Não vás por aí.
      Além de Di Maria e Lavezzi do habitual 11 ,que jogadores colaboram com Messi?

      Ao menos com Portugal vemos os passes venenosos do Moutinho para o Ronaldo ou os cruzamentos mortíferos do Coentrão.

    • David Gomes
      Posted Julho 14, 2014 at 12:23 am

      O problema prende-se com as expectativas em relação ao Messi. Não fez um mundial ao seu nível mas qualquer outro jogador que,por exemplo, fintasse em cabines telefónicas ou fizesse fantásticos passes a rasgar (vem – me logo à cabeça o lance em que o Di Maria se lesionou em que ele temporizou e fez o passe no momento certo) seria considerado um dos melhores jogadores do mundial

    • gonçalo
      Posted Julho 14, 2014 at 11:31 am

      Joao Dias,

      Eu apenas estava a fazer uma comparação direta entre os jogadores que podem ajudar o messi na selecçao e os que podem ajudar o ronaldo, e ai vemos que nao ha razao para as desculpas
      : "o messi nao tem ninguem que o ajude", porque como se ve o ronaldo tambem nao tem. Em relaçao aos passes venenosos do moutinho (e tendo em conta que ele tem sido mais um 10 nesta selecçao que um 8) qual destes prefirias ter a 10? Di maria ou moutinho? O que estou a dizer é que ao nivel das individualidades a equipa da argentina supera a de Portugal, mas quando o ronaldo nao faz nada ja nao é o melhor do mundo e quando é o messi é porque lhe falta apoio, porque os colegas nao o ajudam

  • Pedro Melo
    Posted Julho 13, 2014 at 9:55 pm

    Venceu a única equipa que merecia vencer este mundial na minha opinião.

    Parabéns à Alemanha, ainda que esta final tenha sido equilibrada, a Alemanha foi a grande equipa deste mundial, e é claramente justa vencedora.

  • Marco Matias
    Posted Julho 13, 2014 at 9:58 pm

    E assim se encerra a 20ª ediçao do maior evento internacional a nível do globo,numa ediçao que viu serem batidos varios recordes,entre eles,e nao tendo a certeza,provavelmente com o maior numero de prolongamentos do que qualquer ediçao anterior.

    A Argentina surpreendeu-me durante os 90 minutos ao pressionar com linhas muito subidas e defender longe da sua grande area,enquanto que a Alemanha pareceu-me ligeiramente ansiosa e desorientada sendo aquele atraso mal conseguido do Kross uma dessas provas.

    No prolongamento aconteceu algo semelhante a final da Champions onde pesaram os 120 minutos do jogo com a Holanda contrastando com os apenas 30+24h da Alemanha.

    Khedira deixou falta e com a saída do Kremer a Alemanha sentiu ainda mais dificuldades no ataque organizado mas Low fez bem em ceder a tentaçao de fazer regeressar Lahm ao meio campo enquanto que Sabella voltou a mostrar ser um pessimo treinador com as saídas de Higuain e Enzo que estavam a ser dos melhores para a entrada de dois homens que durante um Mundial inteiro nao se mostraram dignos dessa aposta,nao guardando qualquer substituiçao para o intervalo onde era previsivel que a equipa quebrasse.

    Individualmente,o Schurrle transforma-se no mister prolongamento e mostra que nao deve nada aos companheiros da frente,o Messi jogou bem com bola mas dificilmete correu atras dela numa partida em que ninguem se destacou de forma clara.Eu dava o premio ou ao Schurrle ou ao Mascherano que volta a encher o campo e pela exibiçao nao tao conseguida do Muller dava o de melhor jogador do torneio ao Robben.

    A geraçao de ouro finalmente leva o ouro e pensar que dos 23,19 jogam no país mostra o quao avançado esta o futebol alemao.

  • Pestana
    Posted Julho 13, 2014 at 9:59 pm

    Apenas uma curiosidade acerca deste Mundial, foi igualado o recorde de número de golos num Mundial, ao todo 171 golos, o mesmo que no Mundial de 98.
    Quanto à final, Argentina só tem de se queixar de si própria ao falhar várias ocasiões de golo, Alemanha mais eficaz na altura certa. No geral penso que a Alemanha mostrou mais consistência no seu futebol, e não esquecer as duas famosas goleadas.
    Em suma uma boa final e um bom espectáculo.

  • F Sousa
    Posted Julho 13, 2014 at 9:59 pm

    Messi bola de ouro do mundial. Fica aqui provado tudo o que muitos portugueses afirmam sobre a palhaçada que se passa entre a Fifa e o menino bonito.

    Inacreditável.

  • van Basten
    Posted Julho 13, 2014 at 9:59 pm

    Já agora, o Messi ter sido eleito o melhor da prova não pode ser explicado por outros factores que não os externos ao futebol. Há que reconhecer que não faz qualquer sentido.

    • Kafka I
      Posted Julho 13, 2014 at 10:08 pm

      O futebol actual vive uma Bipolarização (Messi vs Cristiano) a todos os títulos lamentável, e leva a que eles os 2 vençam todos os prémios em que participem, sejam os melhores ou não…

    • F Sousa
      Posted Julho 13, 2014 at 11:20 pm

      Kafka dá o exemplo de um prémio que tenha sido vencido pelo Cristiano injustamente, estou muito curioso.

    • van Basten
      Posted Julho 13, 2014 at 11:35 pm

      Eu penso que o Kafka quis dizer que, se colocássemos Portugal no lugar da Argentina neste torneio, por exemplo, seria CR7 a levar o prémio para casa. É a questão dos estatuto estratosférico destes dois.

    • Kafka I
      Posted Julho 13, 2014 at 11:49 pm

      Exactamente Van Basten, foi isso que quis dizer

    • Anónimo
      Posted Julho 14, 2014 at 12:47 am

      correto! A verdade é que destaco 2 grandes jogadores: JAMES e ROBBEN! Mas de facto, no geral (ATENÇÃO: no geral), CR7 e Messi são os melhores jogadores e isso "estraga" um bocado isto dos prémios precisamente por causa desta bipolarização

      João Rato

  • Lopes
    Posted Julho 13, 2014 at 10:00 pm

    A Alemanha foi uma justa vencedora, a melhor equipa da copa 2014.

    O prémio de melhor jogador e uma. Aberração, mostra que o nome vale mais. Do. Que as exibições.

    Muller, James e kroos mereciam o premio

  • Anónimo
    Posted Julho 13, 2014 at 10:01 pm

    O facto de o Sabella ter tirado de campo o único médio capaz de construir jogo para meter o Gago (que praticamente não se fez notar) e manter o Biglia em campo, para além de deixar o Aguero jogar muito, mas muito em baixo de forma para substituir o Lavezzi, que estava a ser dos melhores jogadores senão o melhor da Argentina na primeira parte, diz muito sobre o seleccionador que este homem é. Parabéns à Alemanha, não consigo perceber o ódio pelo Messi neste jogo, já que foi talvez o melhor elemento ofensivo da Argentina. O Mascherano senta o Busquets em qualquer dia do ano.
    Ricardo

  • Tiago Martins
    Posted Julho 13, 2014 at 10:01 pm

    Messi melhor jogador do Mundial? James Rodriguez, Rooben, Neuer, Lahm, Kroos, Masherano não são elegíveis?

    Esperava um pouco mais da Alemanha na final (Kroos fez o pior jogo na competição e sentiu-se a falta de Khedira no meio campo) mas ainda assim fez o suficiente por merecer a vitória.

  • Augusto
    Posted Julho 13, 2014 at 10:05 pm

    Messi melhor jogador? Que anedota! que vergonha! ou falta dela. Os lobbyist a trabalhar bem. Que nojo de prémio.
    Augusto

  • Fernandes
    Posted Julho 13, 2014 at 10:08 pm

    Absolutamente patético e ridículo que Messi seja o melhor do torneio!! Enfim, admira ou não! Blatter, Platini … Tudo dito … De muito longe Robben foi o "monstro" maior, James a par de Macherano em 2º e Muller em 3º! Messi nem nomeado deveria estar!! Torci pela Alemanha, sofreu mais do que pensava, mas ganhou! Não sou admirador da Argentina, do seu estilo, do seu capitão, do seu treinador .. Um futebol sem magia nem encanto nenhum .. Ao jogador do meu clube Rojo desejo as maiores felicidades mas por cá … Parabéns Alemanha, foi justo pelo percurso … Pena não ter sido com a Holanda … A equipa que mais me entusiasmou … Portugal, a ver o que reserva o futuro … Infelizmente não estou nada confiante e com Bento ao comando ainda mais assustado estou … Aposto que no Europeu se lá formos, mesmo com bengalas, arrastadeiras e cadeiras de rodas, vai levar muito menino ao torneio! A nossa sina, o nosso fado!

  • RMSO
    Posted Julho 13, 2014 at 10:09 pm

    Bom jogo, com muita entrega e um grande golo! Destaco as exibições de Boateng e schweinsteiger (que entrega).
    A Alemanha soube aproveitar melhor as oportunidades que teve.
    Como é possível o Messi ganhar a bola de ouro???

  • Tiago Fouto
    Posted Julho 13, 2014 at 10:09 pm

    Rui Costa é o melhor comentador do mundial!

    • porquinhodaindia
      Posted Julho 13, 2014 at 10:45 pm

      De longe.

    • Euclides!
      Posted Julho 13, 2014 at 11:01 pm

      Verdade, não se engasga, não se perde no raciocínio…

      Eu como Sportinguista não tenho problema nenhum em elogiar o Rui, até porque deve ser engraçado
      para os Benfiquistas estarem assitir a todas as noticias sobre saídas e crises etc etc, e verem diariamente o vosso Homem forte do futebol a comentar jogos na RTP..

      Nem sei como é que o Jornalista não lhe perguntou nada sobre o Oblak ou o Romero, uma vez que se fala tanto do interesse do Benfica no Romero..

      O Rui Costa até deixou la uma deixa… o Jornalista pensava que o Romero era do Mónaco, o Rui corrigiu-o logo, dizendo que era da Sampdoria, mas estava emprestado (LOL) anda bem informado!, pudera…

    • Tiago Fouto
      Posted Julho 13, 2014 at 11:19 pm

      Eu como Benfiquista até queria que ele tivesse comentado mais jogos, a ver se não entravam tantos Taliscas, Victor Andrades, Bebés, Candeias e afins…

    • van Basten
      Posted Julho 13, 2014 at 11:40 pm

      Curiosamente, também gostei bastante dele. Não oferece, em termos de conhecimentos tácticos, nada que nós que estamos a assistir ao jogo já não saibamos, mas tem um discurso excelente e a espaços acrescenta a sua própria experiência em competição de alto nível o que é sempre interessante.

      Confesso que não gosto que ele seja demasiadamente politicamente correcto no programa do Mundial da RTP – no entanto percebo porque tem de o ser, claro -, e por isso pensei que não fosse gostar dele no jogo, mas acabou por me surpreender e fazer um grande trabalho.

      Também gostaria muito de ver o Carlos Daniel nesse papel, embora me dê a sensação que, cada vez mais, ele toma bastante 'tempo de antena' durante os programas. Pessoalmente gosto disso, até porque ele é de longe o que mais gosto de ouvir em todo o painel, mas não sei até que ponto isso resultaria a comentar um jogo.

  • Stalley
    Posted Julho 13, 2014 at 10:11 pm

    Tal como tinha previsto Alemanha ganhou, projecto finalmente deu frutos e já mereciam…

    SL!

  • Flávio Trindade
    Posted Julho 13, 2014 at 10:21 pm

    A síntese do VM é perfeita para ilustrar o jogo.
    A Alemanha sagra-se campeã justamente porque dominou todos os aspectos do jogo.
    Faltava lhe este. Apanhar uma equipa que quisesse ganhar tanto como eles e que estivessem dispostos a deixar tudo em campo. E isso hoje aconteceu.
    Durante os primeiros 60 minutos a Argentina quis ganhar mais que a Alemanha. Correu mais, deu mais, e criou mais e melhores oportunidades. Mas o tal ataque que supostamente era o ponto mais forte dos celestes deixou os ficar mal. Higuain, Aguero, Palácio e Messi não acrescentaram nada e perderam golos escandalosos durante este mundial. Aliás saem do Brasil com pouquíssimos golos marcados ao invés da defesa, meio campo defensivo e do muito criticado Romero que fizeram um Mundial exemplar.
    A partir da hora de jogo a Alemanha uniu as tropas e fez do jogo uma guerra dizendo à Argentina que queriam ganhar tanto quanto eles e que se não o fizessem em classe iriam fazer o mesmo em garra.
    E superaram essa prova. O jogo não foi de Kroos nem de Muller nem de Ozil e os artistas deram lugar aos soldados, Schweinsteiger, Boateng, Howedes.
    Igualaram na luta e no querer e foram felizes justamente.
    A Alemanha não é a melhor seleção do mundo em nenhum aspecto do jogo, mas é a única que faz bem todos eles e a sua maior força é o colectivo.
    Estão para lavar e durar porque estes jogadores são na sua maioria muito jovens (e ainda há mais para lançar) e poderão vir a dominar o futebol mundial nos próximos 6 anos.

  • Rui
    Posted Julho 13, 2014 at 10:30 pm

    Não foi hoje. Mas a Argentina deu tudo o que tinha. Não se pode pedir mais a uma selecção bastante mal orientada por Sabella, que apresentou Biglia e Gago como opções de meio campo, uns desastrados Palacio, Higuain e Aguero, que perdeu Di Maria na fase mais importante e um Messi fisicamente muito abaixo, a fazer o que pôde, mas sempre mal acompanhado.
    Os iluminados que perspectivaram um massacre da poderosa Alemanha, estiveram com as calças na mão até ao final e teriam ficado a chorar se um dos três avançados argentinos não passassem todo um Mundial com o "complexo Postiga" (um golo marcado entre os três). Quanto à Alemanha, jogou bem contra as equipas sem treinador (Brasil e Portugal) e revelou-se sempre muito longe do que queriam fazer dela contra EUA, Gana, Argélia, França e Argentina.
    Não sou argentino, mas identifico-me há muitos anos com eles e neste momento sinto-me orgulhoso destes rapazes e da festa que os hinchas fizeram nos últimos dias no Rio de Janeiro.
    Esteve perto, muito perto, a vitoria final. Quantos apresentaram a Argentina como um sério candidato há um mês?
    Daqui a 4 anos há mais.
    Só gostava que até lá, Portugal conseguisse construir uma equipa de jogadores com este espírito, que reunisse todos os portugueses à sua volta, como em 2004.
    Não custa sonhar!

  • Andre
    Posted Julho 13, 2014 at 10:36 pm

    Argentina mostrou aquilo que disse a toda a gente, equipa que vai saber jogar.

    Mas contra todas as expetativas teve (talvez) mesmo as melhores oportunidades para se por a frente (quando todos diziam que iam ser dicimados) mas os alemães como grande equipa que é aproveitou o único erro defensivo arguentino para se por a frente do marcador. por isso é que fiquei "chateado", mas contente por terem demonstrado aqueles que de futebol percebem "alguma coisa" que não é só de teoria que o futebol se faz e que não sabem fazer uma analise de jogo e diziam "argentina hoje vai levar baile, nem vai cheirar a bola, menos de 3 para Alemanha é a correr mal". !!
    Não sou destas coisas e quem me conhece sabe, mas quando quiserem mandar comentários pelos menos que saibam aquilo que dissem

    Argentina 2º lugar muito bom

    Parabéns aos Alemães pela seleção de MONSTROS que tem, pela EQUIPA que tem, pelo GRUPO que tem, e melhor de tudo, pelo GUARDA REDES MONSTRUOSO!!!! o GR é um senhor como tão cedo penso que não vai surgir um igual.

  • Rui Amaral
    Posted Julho 13, 2014 at 10:45 pm

    Rui Costa …
    nem uma unica referencia a um dos melhores da Argentina (Rojo claro)
    ridiculo meterem um benfiquista em funçao de cargo sem experiência de comentar e comentar a final do mundial…
    ridiculo

    • Tiago Fouto
      Posted Julho 13, 2014 at 10:51 pm

      Errado. Falou do Rojo e falou bem até ve lá… A tua cegueira clubistica é tanto que até filtras o que queres ouvir…

    • Euclides!
      Posted Julho 13, 2014 at 10:58 pm

      Eu por mim o Rui Costa podia continuar a comentar jogos… até tem jeito
      E se isso implicar que o Benfica continua a trabalhar da forma que tem vindo acontecer nesta pré-época melhor ainda…

    • Tiago Martins
      Posted Julho 13, 2014 at 10:59 pm

      Completamente ao lado Rui Amaral.

      O que a clubite faz a algumas pessoas…

  • Nuno R
    Posted Julho 13, 2014 at 10:59 pm

    Ganhou a melhor EQUIPA do torneio.
    E para os chorões do burgo, faltou o melhor (um deles) jogador, Reus, e ainda um PL que dava um jeitaço, Gomez. Mas Low decidiu os que estavam em melhores condições de encarar um torneio destes, por isso… esquisitices.

    Para os mais esquecidos, este tipos, há 14 anos mais ou menos, andavam a ser sovados pelo Sergio Conceição e seus amigos. Pelos vistos, aprenderam alguma coisa. Apostaram em jovens, reformularam o seu futebol de cima a baixo, aquelas coisas de organização a que os germanos tanto gostam de brincar. E pronto, os resultados são estes. Claro que isso em portugal é impossível, pois além de estar tudo bem, a selecção e o futebol nacional como um todo estão em segundo plano em relação aos clubes.

  • Pedro Martins
    Posted Julho 13, 2014 at 11:01 pm

    Sinceramente, a Argentina não vence este jogo devido ao seu treinador, jogar com Gago,Biglia e Mascheranp no meio campo quando a equipa precisa de velocidade e rasgo é mau de mais!
    No momento em q Enzo começa a jogar pelo meio, Sabella tira-o do jogo, Lavezzi (não sei se teve problemas físicos) estava a ser o melhor da Argentina na primeira parte.
    De resto é assustador a apatia de Messi quando não tem a bola, impressionante, a bola passa lhe a um metro e ele nem se mexe.
    Higuain não é jogador para jogar tão desapoiado, torna se presa fácil para as defesas.
    De resto, parabéns a Alemanha pelo excelente Mundial, são uma equipa muito seria e disciplinada como é habitual na cultura alemã.

  • José dias
    Posted Julho 13, 2014 at 11:12 pm

    Quem devia ter vencido este jogo era a Argentina. Sem espinhas. Mas Gotze teve a classe que Higuain e Palacio não tiveram. Messi esteve bem. Maior que o seu talento só a inveja que por aqui leio.

    • Tiago Martins
      Posted Julho 13, 2014 at 11:18 pm

      Messi esteve genial! Marcou, assistiu, pressionou, ajudou nas tarefas defensivas sempre a dar tudo pela selecção (correu, correu, correu)…

    • F Sousa
      Posted Julho 13, 2014 at 11:22 pm

      Mágico Messi, quando começou o prolongamento toda a gente procurava entender se ele tinha sido substituído.

      Inveja? Inveja de um prémio sustentado em palhaçada? Isto é ser contra a falta de dignidade de muita gente, algo diferente.

    • Bruno Fonseca
      Posted Julho 14, 2014 at 11:11 am

      Concordo José dias. O Messi causa muitas dores de cabeça a alguns, deve ser por ser um génio.
      E é incrível que os " fanáticos " de Ronaldo não gostam dele mas estão sempre a falar dele.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Julho 14, 2014 at 12:02 am

    A Alemanha venceu o Mundial e bem. Foi a melhor equipa e hoje tornou a sê-lo. A Argentina criou mais situações de perigo na 1ª e início da 2ª, mas a partir daí quase que só deu Alemanha. A Argentina defendeu e fez (cada vez menos) contra-ataques.
    Na Alemanha Khedira fez falta, o Ozil esteve melhor do que na meia final, mas mesmo assim apagado. Schweinsteiger foi o melhor em campo (seguido de Mascherano); Lahm e Schuerrle muito bem. E Goetze, claro, marcou. A Alemanha talvez ganhasse o jogo mais cedo se fosse mais expedita na hora do remate, na qual foi demasiado "latina".
    WELTMEISTER 2014

  • Matt Le Tissier
    Posted Julho 14, 2014 at 1:26 am

    Com a vitória de hoje, o continente europeu consegue um feito inédito: vencer três Mundiais seguidos (2006 – 2010 -2014), algo que nenhum outro continente conseguiu.

    Messi venceu o prémio para melhor jogador e com ele já vão 5 edições seguidas em que a distinção é entregue a jogadores que não vencem a prova: Roanldo Fenómeno, Kahn, Zidane, Forlán e Messi.

    Foi a 1ª vez que a Argentina sofreu golos no prolongamento em jogos do Mundial (já jogou 9 prolongamentos). Mau dia para deixar cair essa estrondosa marca.
    (Em jeito de curiosidade, as equipas que mais prolongamentos jogaram na história do torneio são a Itália e Alemanha com 11 ).

    Os últimos 4 países que alinharam em finais do Mundial com 6 titulares de um clube venceram sempre a competição. Aconteceu com a Alemanha em 1974 (Bayern), com a Itália em 1982 (Juventus), com a Espanha em 2010 (Barcelona) e hoje novamente com a parceria Alemanha/Bayern.

    Sérgio Romero fez história! Conseguiu manter a sua baliza inviolável durante 485 minutos seguidos neste Mundial, atingindo a 3ª melhor marca da história. Só no jogo de hoje ultrapassou grandes nomes como Buffon, Casillas, Sepp Maier e Emerson Leão.
    Os dois primeiros continuam a ser dois míticos guarda redes: Zenga (517 minutos) e Shilton (499 minutos).

    Com este resultado a Alemanha é 1ª classificada no ranking FIFA que irá ser divulgado no próximo dia 17. A Argentina será 2ª. Teremos a Colômbia em 3º, a Holanda em 4º e a Bélgica em 5º lugar.

    Por último, a assistência média nos jogos do Mundial do Brasil (53.592 espectadores por jogo) foi a 2ª melhor de sempre, apenas atrás do Mundial de 94 nos Estados Unidos (68.991 espectadores).

    Cumprimentos

  • Anónimo
    Posted Julho 14, 2014 at 2:04 am

    Boas

    Sou o único a achar que o Híguain estava fora de jogo no lance aos 20 minutos (aquele em que o Kroos passa a bola) ?
    O Garay cabeceou a bola a meio campo, depois o Hummels e o Kroos tambem cabecearam antes de chegar ao Híguain, mas o Híguain estava adiantado aquando do cabeceamento do Garay… Segundo sei, isso é fora de jogo…

    corrijam-me se estiver errado

    Pedro Monteiro

  • Anónimo
    Posted Julho 14, 2014 at 9:22 am

    Messi ao ganhar o prémio de melhor jogador do mundial é a Fifa desde já a anunciar quem vai ser o melhor do mundo…
    RIDÍCULO

    Robben foi o melhor para mim, mas até se fosse o James ou o Muller também não seria tão mal entregue…agora Messi?

    Lopes

  • Anónimo
    Posted Julho 14, 2014 at 10:56 am

    Fazia notar a média de idades da selecção alemã, onde exceptuando Klose e provavelmente Lahm e Mertesaecker, todos os outros têm condições para efectuar mais um ou dois mundiais. E não esquecer que já está em fila de espera uma geração muito jovem sub-19 onde se destacam M. Meyer, T. Werner, Emre Can, Brandt, Goretzka, Sule ou Gnabry.

    Fernando Silva

Deixa um comentário