Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Alexander Bah é o 3.º reforço do Benfica

O dinamarquês vai solucionar o calcanhar de Aquiles das águias nos últimos anos? Desde que Nélson Semedo saiu em 2017 que o Benfica parece ‘manco’ neste setor. Agora, depois de várias apostas falhadas, a direção de Rui Costa mete as fichas num elemento com um potencial físico acima da média e uma grande propensão ofensiva, mas que defensivamente apresenta algumas carências. Bah, apesar do crescimento do campeonato checo, também vem de uma realidade diferente, e praticamente nunca contou na seleção, o que pode ser um obstáculo na sua adaptação. Pela positiva o fato do clube da Luz ter conseguido o elemento que foi sempre a prioridade para esta posição (em outros mercados chegaram muitas alternativas e nomes claramente impingidos por empresários).

Alexander Bah é o mais recente reforço do Benfica para 2022-23. O lateral direito, internacional dinamarquês, de 24 anos e 1m83, chega à Luz proveniente do Slavia de Praga num negócio de 8 milhões de euros e junta-se a Ristic e Musa nas caras novas às ordens de Schmidt. Bah, passou pelo HB Køge e SonderjyskE e estava na 2.ª época no Slavia, tendo apontado 6 golos e 11 assistências em 42 jogos na temporada que agora termina.

44 Comentários

  • IKnowMyName
    Posted Junho 6, 2022 at 9:29 pm

    Nao acredito!!!! Pagaram mais de 1 milhao por um lateral. Devem ter contratado um génio para aquela estrutura de Forrest Gumps.

  • Oldasity
    Posted Junho 6, 2022 at 9:31 pm

    Mas quantos jogadores é que o Benfica vai contratar? E estes valores? Ainda por cima sem fazer vendas, pelo menos até agora.
    Acho que antes de fazerem contratações deveriam despachar o entulho que está ali.

    Se realmente Gotze chegar é mais um com um ordenado altíssimo, não me parece que isto seja um projeto bem pensado, de todo.

    • Periklis
      Posted Junho 6, 2022 at 10:07 pm

      Viva Oldasity.
      Repare numa coisa :
      Já todos percebemos que o Darwin vai sair.
      Ja todos percebemos que arrisca-se uma venda entre 80-100M.
      Mesmo que não haja mais uma única venda (que haverá), já tem o orçamento da época.
      Prefere ir a mercado agora ou depois da venda do Darwin quando todos souberem que o Benfica fez uma venda milionária?
      Talvez o Slavia pedisse 16M em vez de 8M.
      Vamos ser prudentes, pacientes e não criticar por criticar.
      Esta aqui uma Contratacao promissora a um preço razoável e justo, numa posição há muito carenciada.
      Vamos saudar por agora. Haverá tempo para a crítica.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Junho 6, 2022 at 9:34 pm

    Em teoria é uma boa compra, esperemos que se confirme dentro de campo. Ele e Gilberto parece-me que são 2 boas opções/backup para a direita; mas falta mais malta a chegar Rui, e a sair também, pois aliviar a folha salarial permite mais folga para os vindouros, caso se tenha de esticar um pouco…

  • FranLx81
    Posted Junho 6, 2022 at 9:37 pm

    O que eu li é promissor em relação ao jogador. Espero que corra bem.
    Mas no que toca a laterais e oportunidades de negócio, o Aurélio Buta, formado no Benfica, acabou contrato com o Antuérpia e vai assinar pelo Eintracht Frankfurt.
    Andamos a dormir…

    • Miguel Jack
      Posted Junho 6, 2022 at 9:50 pm

      Nesse caso concreto, ainda bem que andamos

      Nao tem minima qualidadd para jogar no Benfica!!

      Este Bah não conheço, mas pedir o Buta é não ter ideia nenhuma do grau de exigência que deveria haver num clube como o Benfica

      • FranLx81
        Posted Junho 7, 2022 at 1:12 am

        Acho que não acompanhaste o Buta no Antuérpia…

        • Miguel Jack
          Posted Junho 7, 2022 at 10:17 am

          Antuérpia…..se fizeres uma boa pré-época, até tu jogas no Antuérpia

          Eu falo em grau de exigência de um clube como o Benfica . Vocês falam no Antuérpia!!

          Beira da estrada e estrada da Beira

  • MuchoG
    Posted Junho 6, 2022 at 9:38 pm

    O Benfica nos últimos 15 anos teve dois laterais direitos de qualidade inegável (Maxi e Semedo), não será preciso muito para agradar aos adeptos.

    Laterias com este perfil físico costumam ter sucesso em Portugal, no imediato será o suficiente para anular os potenciais lapsos defensivos. Também assumo que o Benfica se continue a encontrar muitas vezes em transição defensiva em igualdade ou desvantagem numérica, bem como ter os seus laterais em muitas situações 1 para 1. Na nossa liga, um lateral tão rápido e forte ajudará muito nesta situações.

    Apesar de não se sentir muito confortável em espaços curtos, cruza bem e gosta de chutar de longe, acredito que ofensivamente será uma boa arma. Depois, é ter a esperança que consiga evoluir tecnicamente e defensivamente, de modo a tornar-se um lateral muito completo, mas acho que vai contribuir muito de imediato.

    São estes negócios que o Benfica devia fazer mais vezes, um valor justo para uma posição desesperada por reforços, e não camiões de jogadores sem qualidade ou contratações para lugares do plantel cheias de soluções.

    • Bruno Cunha
      Posted Junho 6, 2022 at 9:58 pm

      Não se pode colocar Maxi e Semedo no mesmo patamar. O Gilberto está mais perto do Maxi do que o Maxi alguma vez esteve do Semedo.

      Pessoalmente, Maxi leva me à loucura muitas vezes com os seus erros de amador e lentidão.

      O resto do comentário é spot On

      • chuta dai
        Posted Junho 6, 2022 at 10:18 pm

        Sinceramente para mim Maxi Pereira não era superior ao Gilberto!

        • Valentes Transmontanos
          Posted Junho 6, 2022 at 10:27 pm

          Tecnicamente não era tão mau. O Gilberto tem mesmo muitas dificuldades, tem de dar 3/4 toques para dominar uma bola, e com isso dá tempo ao adversário para se reorganizar. Evoluiu, mas é francamente insuficiente.

  • GFCR_666
    Posted Junho 6, 2022 at 9:41 pm

    Carências defensivas até TAA e Cancelo têm. Fisicamente tem potencial para disfarçar essas carências. A equipa tem é potenciar as suas qualidades e tentar protegê-lo nas suas lacunas ao pressionar alto e recuperando rapidamente a bola. O primeiro potencial titular já está. Só faltam mais uns 6.

  • Primo1904
    Posted Junho 6, 2022 at 9:44 pm

    Não conheço o jogador mas que pelas características parece ser um jogador muito interessante e para uma posição que é deficitária precisamente desde o Nelson Semedo.
    Bem o Benfica a contratar dois laterais que têm sido juntamente com a posição 8 as principais lacunas da equipa de há muitos anos para cá.
    Por outro também me agrada este tipo de jogadores “sem nome” mas que espero que com vontade de ganharem projeção e estatuto (assim o espero pelo menos).
    Agora venha lá o tal Enzo, esse poderá ser o jogador chave da equipa.
    E claro falta cortar as muitas gorduras que estão na equipa, mas para já parece estar a ser um mercado com sentido, esperar para ver.
    Só para finalizar gosto do Horta e do seu benfiquismo mas espero que não se entre em loucuras por ele.

  • Nickles
    Posted Junho 6, 2022 at 9:46 pm

    Boa contratação

  • Nunop
    Posted Junho 6, 2022 at 9:59 pm

    Há anos que escrevo aqui no blog que a posição de lateral direito, é a prova viva da incompetência que reina no Benfica há largos anos.

    Nélson Semedo saiu no final de 2016/2017. Seguiram-se (alguns com mais tempo de utilização, outros contratações/adaptações falhadas, ou fizeram a pré-época):
    – André Almeida;
    – Douglas;
    – Pedro Pereira;
    – Aurélio Buta;
    – Tyronne Ebuehi;
    – Sebastien Corchia;
    – Alex Pinto;
    – João Ferreira;
    – Tomás Tavares;
    – Nuno Tavares (sim, a época foi tão bem planeada, que o lateral-direito titular durante o início da época foi o lateral-esquerdo suplente);
    – Diogo Gonçalves;
    – Gilberto;
    – Valentino Lázaro.

    Completamente anedótico. Esperemos que desta seja de vez…de qualquer forma, Gilberto não é metade do jogador que era Nélson Semedo, mas é por larga margem o que apresentou melhor rendimento destes 13 all-stars que apresentei em cima e em princípio vai fazer parte do plantel 2022/2023, pelo que com a sua permanência e esta contratação, acho que é seguro dizer que os piores tempos já passaram nesta posição.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 6, 2022 at 10:15 pm

    Filipe Cruz seria titular no Slavia de Praga.

    • Miguel Jack
      Posted Junho 6, 2022 at 10:27 pm

      O vinagre era dos melhores laterais esquerdos da Europa!

    • Valentes Transmontanos
      Posted Junho 6, 2022 at 10:28 pm

      Epá ahahah

    • Nunop
      Posted Junho 6, 2022 at 10:40 pm

      E o Bernardo Vital este ano já podia ser o patrão da defesa do Benfica, Sporting ou Porto.

      E o Moreirense devia ter desistido da época há 4 meses pq a descida era certa (que só se confirmou nos playoffs, mas para ti já era certa há 4 meses), e devia ter apostado em miúdos.

      Já sabemos, e o Leonardo Lelo pode substituir o Zinchenko no City, o João Valido do Vitória FC é melhor que o Adan e que o Vlachodimos…enfim

    • w0bbly
      Posted Junho 6, 2022 at 11:22 pm

      Epá esta ainda é melhor que a de cima. Estás inspirado

    • w0bbly
      Posted Junho 6, 2022 at 11:23 pm

      Epá este ainda é melhor que o da thread de cima. Estás on fire Clismo

  • Kacal
    Posted Junho 6, 2022 at 10:47 pm

    Pior do que o Benfica tem tido é quase impossível. Além disso tendo capacidade física e boa propensão ofensiva também parece ter golo, já é meio caminho andado para elevar o nível da equipa naquela posição. Defensivamente há vários laterais de topo que têm carências, mas também é trabalho de um treinador fazer os seus jogadores evoluir nesses aspectos portanto pode ser que corra bem. Na teoria parece-me uma boa aposta, na prática é esperar para ver.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 6, 2022 at 11:00 pm

    Dos nomes falados era o segundo nome em que tinha maiores expectativas para vir (só atrás do Enzo Fernandez) e ainda bem que está confirmado. Fisicamente é muito bom, um autêntico todo-o-terreno, é muito rápido e tem facilidade em acumular golos e assistências para a sua posição. Parece-me ser um lateral que encaixa muito bem num futebol muito ofensivo e em que a equipa tem que estar 90% do tempo a atacar.

    Espero que se resolva de vez a situação do lateral direito e Bah e Gilberto é um lote que se complementa bem e bastante sólido. Agora temos que começar a pensar no próximo alvo e acima de tudo de tratar das saídas no plantel para baixar a folha salarial e limpar aquele balneário.

  • BENFICA36
    Posted Junho 6, 2022 at 11:24 pm

    Vlachodimos, Samuel Soares, Helton Leite

    Alexander Bah, Gilberto (Filipe Cruz)

    Otamendi,Lucas Veríssimo, Morato, Vertonghen, Tomás Araújo

    Grimaldo, Ristic

    Weigl,Flotentino
    Enzo Fernández, Martim Neto, Paulo

    • BENFICA36
      Posted Junho 6, 2022 at 11:26 pm

      Bernardo

      Rafa, David Neres

      Gotze ,João Mário

      Ricardo Horta, Everton

      Musa,Henrique Araújo, Gonçalo Ramos

      Estou para ver que mais contratações e vendas se iram fazer .

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 6, 2022 at 11:38 pm

    Ora bem, tirando Musa que foi claramente escusado, o Benfica começa a construção do plantel por 2 das 4 posições mais carenciadas em anos.

    Comprar 2 laterais é quase um sonho!

    Ristic vem dar músculo e atitude à esquerda, e Bah veio trazer um perfil há muito afastado das laterais do Benfica.

    Alguém fisicamente forte, com uma capacidade física invejável e grande propensão ofensiva.

    So far, so good.

    Para quem diz que é caro:

    1. Os laterais de topo são caros. É provavelmente a posição nais deficitária do futebol mundial.

    2. Se do lado esquerdo Coentrão Leo e Siqueira deixaram saudades, do lado direito o Benfica teve Maxi e Semedo. Mas ao contrário do lado esquerdo onde existiu alguma estabilização nos ultimos 15 anos, no lado direito o Benfica deve ter experimentado 50 nomes… e aos nomes já citadis acima ainda existiu Luis Filipe (ex Braga), Sílvio e até Ruben Amorim deu uma perninha à direita.

    3. Quem acha que 8M foi caro, relembro apenas que o “sábio” pagou 2M por essa máquina vinda do Brasil chamada Luis Felipe que agora está ba 3 divisão do Brasil e que acabou por fazer 0 jogos!! Curiosamente, essa “contratação” tapou o lugar a um lateral formado no clube e que hoje é só um dos melhores do mundo e que tal como Luis Felipe, jogou muito pouco, rapazinho de nome João Cancelo,talvez tenham ouvido falar… o sábio e a sua sapiência…

    4. Bah não joga pela Dinamarca?
    Verdade.
    Não esquecer que o lateral preferencial é uma máquina chamada Joakim Maehle, que Daniel Wass (outro ex Benfica) é um dos jogadores mais importantes do core da Seleção, e a opção número 2 é Jens Stryger Larsen que também não é mau de todo.

    No Benfica, com a visibilidade que lhe dará, Bah será certamente opção.

    Se o Benfica quiser mesmo arrumar a casa e começar pelas posições deficitárias, seguem-se um 8, um keeper, um 6 e um extremo, e se fechasse aí o tasco daria-me por satisfeito.

    Gotze é um menino do treinador, o seu capricho, e deverá ser o próximo a anunciar.
    Já Ricardo Horta é aposta pessoal de Rui Costa e mais milhão menos milhão, mais jogador menos jogador, também deverá chegar à Luz.

    Atacaria Leno (que Schmidt tão bem conhece e que seria Rei no Tugão), e Enzo Fernandez, e o plantel ficaria quase fechado.

    • Mr.433
      Posted Junho 7, 2022 at 12:28 am

      Estou de acordo. Em relação as transferências só digo que falta um extremo. Podia bem ser o Neres até porque resolve uma dívida que tão cedo não será paga em dinheiro (Shakhtar e todas as equipas Ucrânianas, infelizmente vão passar muito tempo em dificuldades).

      Importante depois será despachar muita malta naquele plantel.

      Atenção, o pessoal anda a falar muito do Enzo, e concordo, quem me dera que viesse. Mas temos dois meninos com esse pulmão box to box na formação, Martim Neto e partindo um pouco mais atrás o Cher Ndour.

  • Mr.433
    Posted Junho 7, 2022 at 12:15 am

    De todos os nomes apontados era sem dúvida o que mais receio tinha que o Benfica fosse perder. Acho que é uma excelente contratação para uma posição, que desde o Nelson Semedo, é a posição mais debilitada do plantel. Considerando claro que as contratações foram todas claras ‘não’ apostas.

    Referi também que Gilberto fez uma época boa. Mas não deixa de ser a melhor opção de entre os piores.

    Nota: Só não refiro o Enzo Fernandes porque acho que nunca acreditei que fosse possível se quer.

  • Slayer666
    Posted Junho 7, 2022 at 12:20 am

    FINALMENTE contratamos um DD em que a expetativa é realmente que renda.
    Agora vamos a ver quando começar a correr a bola, mas pior dos que temos tido é (quase) impossível.

    Agora deixem-se lá de “!#$%&/() e deem os 20M€ pelo Enzo

  • Mantorras
    Posted Junho 7, 2022 at 12:47 am

    Varias coisas positivas a retirar daqui:
    – Jogador para uma posicao carenciada.
    – Por um preco decente.
    – Compra feita atempadamente e nao em cima do joelho.
    – Jogador que encaixa no estilo de jogo do treinador (e certamente com o seu aval).
    – Jovem ja capaz e com potencial para crescer e tornar-se um caso serio, sera certamente muito valorizado se se der bem por ca e pode proporcionar um bom encaixe.

    Acho que com ele e Gilberto fechava a posicao.
    Convem ter um extremo de movimentos interiores para dar a linha ao lateral, e nao construir uma equipa em que depois os jogadores nao encaixam minimamente. Fisicamente e mesmo impressionante, tem muita potencia e velocidade, mas nao me parece tao capaz em zonas mais interiores, e mais lateral de ir a linha e cruzar, ou sacar umas simulacoes, tirar um da frente e tentar uma jogada individual.

    Vieram 2 laterais.
    Faltam 2 medios, um oito e um seis. Nao insistam em dois medios com o Weigl.
    Falta 1 extremo, convem ser um extremo direito, preferencialmente de pe trocado e movimentos interiores. Neres encaixa desse ponto de vista, nao sei quanto ao ordenado e a disposicao para vir para o Benfica (fartinho de pseudo vedetas, por isso se o perfil mental dele for complicado se calhar nao vale o risco). Vendam o Everton ao Flamengo (um emprestimo com valor inicial bom, tipo 2M, e opcao de compra tambem pode interessante, e ai nao precisa de ir ja, pode esperar um mesito).
    Falta um GR.

  • coach407
    Posted Junho 7, 2022 at 10:02 am

    Até pode não dar em nada, mas pelo menos há aqui uma intenção de ter um grande lateral direito, o que já é uma novidade face ao passado.

    Ainda assim, o Gilberto tem jogado bastante bem, completo a defender e a atacar. Se o miúdo não entra já “adaptado” ainda corre o risco de comer banco a época toda.

    De qualquer forma, é um upgrade claríssimo ao Lázaro e ao André Almeida portanto o Benfica está mais forte desportivamente. 8M€ não me parece um exagero pelo potencial dele, sobretudo dada a falta de opções no mercado, o que implica que, caso brilhe no Benfica tenha potencial para render muito mais pelas suas caraterísticas, mas este tipo de prognósticos só no fim do jogo.

    • coach407
      Posted Junho 7, 2022 at 10:07 am

      Nota ainda para nos últimos tempos estar-se a olhar muito mais para o perfil físico das contratações. Não significa que são melhores, muitos foram flopes completos, mas já não se vê o Benfica a contratar tantos Grimaldos, Corchia, Pizzis, Cervis, Saviolas, Waldschmidts… Vários destes revelaram-se grandes contratações, mas parece-me que há aqui uma mudança de política ou pelo menos essa tendência.

      Alexander Bah, Ristic, Lázaro, Meité, Radonjic, Darwin, Yaremchuk ou Musa são alguns dos exemplos. Do outro lado da balança há Gotze e João Mário, mas dois casos especiais, um pedido claro do treinador e um assalto ao Sporting numa posição muito carenciada.

  • Joga_Bonito
    Posted Junho 7, 2022 at 10:05 am

    Do ponto de vista atlético é um upgrade ao que temos, mesmo que Gilberto seja também fisicamente muito bom e um portento de raça.
    Contudo, haveria aí uma lacuna de uma 2ª opçao. Curiosamente, e baseando-me do que diz o VM, porque admito que não o conheço bem, apesar de ele ser melhor a atacar que a defender, até acaba por aqui fazer sentido, porque Gilberto é melhor a defender que a atacar. Ficamos com duas opções distintas que dão diferentes soluções ao treinador. Tem o meu apoio.
    Agora é comprar mais um lateral esquerdo que seja bom a defender, raçudo e forte fisicamente.

  • Artur Trindade
    Posted Junho 7, 2022 at 3:52 pm

    Sem querer lançar o labéu neste jogador, até porque tem o perfil que eu aprecio, não deixa certezas sobre a afirmação.
    Faz 25 anos este ano, jogou no seu país e na chéquia, e teve um ótimo ano na carreia, nessa liga. Cannon já adaptado à nossa liga, não serviria?
    Preenche um excelente vídeo de higlights, mas lembra-me um pouco quando vi o mesmo vídeo de Slavchev, e fiquei deveras entusiasmado (médio de 20 anos com golos em barda), sem tomar conta que era na liga búlgara, inclusivé foi muito elogiado pelo VM pelas excelentes características.
    Lembra-me aquele DD holandês que o Benfica foi buscar, Ebuhei, pelo lado físico, mas depois vieram ao de cima algumas deficiências técnicas.
    Obviamente que o Benfica tenta aqui o seu Porro, mas o espanhol foi descoberto pelo City aos 20 anos.
    Posso enganar-me e ser um sucesso, mas faz-me confusão que o Filipe Cruz seja descartado de vez, primeiro com a contratação do Fábio Baptista e de tantos outros.
    Gosto muito de Gilberto e é o valor mais seguro na posição.

    • Joga_Bonito
      Posted Junho 7, 2022 at 4:58 pm

      Sim, mas o Gilberto foi uma bela surpresa. Era tido como flop no Flu e chegou à Europa e afirmou-se. Este pode dar flop, pode dar um Gilberto 2.0, mas pelo menos pelo perfil já se vê uma mudança no scouting.
      Quanto ao Filipe Cruz não creio que se deva descartar de todo uma aposta nele, mas é ainda jovem, deve fazer uma época forte onde jogue e depois regressa. Só com Gilberto e Filipe Cruz a equipa ficava com poucas soluções, na verdade Gilberto seria quase de certeza titular de caras. Assim o Filipe Cruz num empréstimo pode jogar e rodar, nesta altura isso é importante para ele. Quando ganhar rotação e consoante o rendimento que mostrar pode voltar à equipa.

      • Periklis
        Posted Junho 7, 2022 at 5:29 pm

        O scouting não mudou.
        É o mesmo há 4 anos.
        Mas não é o Scouting que decide quem o clube compra.
        Gilberto foi scouting JJ.
        O Bah efetivamente é da ewuiipa de Scouting do Benfica.
        Portanto se algo mudou foi o treinador aceitar um jogador proposto pelo Scouting de acordo com o perfil pretendido pelo mesmo.
        Ja assim foi num passado recente, por exemplo, com waldschmidt.
        Depósito alguma esperança neste Bah, mas não seria o primeiro bem referenciado a flopar.
        Espero que não seja o caso.
        De resto não partilho do entusiasmo do blog com Gilberto.
        Acho um bom suplente só é aprecio a sua entrega ao jogo, mas não tem os requisitos técnicos mínimos para ser um jogador do Benfica.
        Caso contrário ainda cá estava o Fernando Aguiar.

        • Joga_Bonito
          Posted Junho 7, 2022 at 7:13 pm

          O scouting declinou muito de qualidade, fruto da aposta no carrocel e no Seixal sem critério. Claro que ainda há pessoas com qualidade nesse departamento no clube, mas a partir do momento em que estas não mandam e tudo é imposto pelo director ou treinador então de nada adianta o scouting.

          Quanto ao Gilberto compará-lo ao Fernando Aguiar é errado. O Robocop não tinha qualidade mínima para envergar o Manto Sagrado, pese embora a sua atitude fantástica. Já o Gilberto é bom para a rotação. Qualquer um concorda que em condições normais seria um bom suplente e nada mais, contudo até se tem safado bem a titular, muito por fruto da entrega e humildade. Agora tecnicamente ele cumpre os mínimos. Não sobe muito a atacar, mas do pouco que sobe até faz boas jogadas e até marca de vez quem quando. Como não tem muito talento técnico só ataca pela certa e aí sim pode ser curto para o que quereríamos, mas discordo que não tenha qualidade técnica mínima, é curto para um titular, mas se o Benfica tivesse extremos com a qualidade que já teve até daria jeito, porque defende bem e ataca só pela certa, o que com extremos mais fantasistas e piores a defender poderia até ser bom para o equilíbrio da equipa.
          No geral gostava de um jogador acima da média a acatar e defender, mas duvido que tenhamos capacidade para lá chegar. Há poucos jogadores com esse perfil que estejam disponíveis e com preço acessível.
          Assim, se tivesse de abdicar de reforçar alguma posição prescindiria de contratar mais um LD e deixava lá o Gilberto e focava-me mais em canalizar o dinheiro para um 8 e um 10.

Deixa um comentário