Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Alguns jogadores só pensam na Bola de Ouro… preferem o individual ao sucesso colectivo»

1477650666_908020_1477651195_noticia_normalBoca para… ? O francês sempre foi crítico deste prémio individual, mas esta mensagem parece ter um destinatário. Ainda por cima os Gunners, apesar da super-época de Alexis e do excelente rendimento de Ozil, não estão representados nos 30 finalistas.

Arsène Wenger voltou a criticar a Bola de Ouro, constatando que o futebol é um jogo colectivo, um esforço de equipa, mas que hoje em dia está individualizado, considerando-se como o primeiro inimigo do prémio. O técnico francês aproveitou ainda para afirmar que existem muitos jogadores que só pensam em si mesmos porque estão obcecados com o galardão e não com o rendimento da sua equipa. Em relação à ausência de Ozil da lista final de candidatos, o treinador do Arsenal não quis alongar-se, reiterando que o futebol é um desporto colectivo. Por fim, considerou que Neymar está a demonstrar que pode ser um concorrente de Messi.

VM
Author: VM

41 Comentários

  • Dca
    Posted Outubro 28, 2016 at 1:29 pm

    Boca para o Ronaldo. Acho que é óbvio.

  • Nuno
    Posted Outubro 28, 2016 at 1:37 pm

    Para Messi não seria, como se pode levar a crer pela imagem…

  • RuiMagas
    Posted Outubro 28, 2016 at 1:38 pm

    Sim sim, porque o Wenger tem tanto sucesso individual como colectivo…

    • Abdeeint
      Posted Outubro 28, 2016 at 2:05 pm

      E em que é que o sucesso do Wenger está relacionado com a sua opinião acerca da Bola de Ouro?

      Acho que qualquer pessoa se revê naquilo que ele disse.

      • RuiMagas
        Posted Outubro 28, 2016 at 5:41 pm

        Sim tens razão. Mas eu disse que toda a gente revia-se no que ele falou? Eu acho que não. Mas toma lá um like ^^

  • Daniel Gomes
    Posted Outubro 28, 2016 at 1:40 pm

    Se era directamente para alguém faz muito mais sentido ser para o Ronaldo do que para o Messi.
    Se não vejamos, Messi num jogo que marca 3 golos tem um pênalti para fazer o 4golo e deixa esse pênalti para um colega.
    O Ronaldo um colega de equipa marca um golo já preto do fim, e ele em vez de festejar levanta a mão para o fiscal… acho que poucas dúvidas há

    • Capitão Tsubaça
      Posted Outubro 28, 2016 at 2:42 pm

      Que comentário ridículo, acreditas mesmo nessa última frase que escreveste?

    • Maradona
      Posted Outubro 28, 2016 at 2:44 pm

      Esse gesto do “fora de jogo” não tem cabimento. Ele não festeja muitos golos dos colegas (ficando até chateado por não ser ele a marcar), mas daí a pedir fora de jogo para o próprio colega?!
      Agora a oportunidade que desperdiça no final do jogo contra o Bilbao é muito mais à Ronaldo do que à Messi. O argentino passaria a bola naquela ocasião.

    • Carlos B
      Posted Outubro 28, 2016 at 2:48 pm

      Uma mentira contada, muitas vezes, nao se torna verdade, esse gesto ja foi explicado e ja foi feito por Ronaldo, algumas vezes, nomeadamente na final da champions , aqui em Portugal, portanto, informe-se melhor.

    • TheGamer
      Posted Outubro 28, 2016 at 4:19 pm

      Achas que ele estava a pedir fora de jogo? Ou nao será que ele ao celebrar um golo o primeiro gesto que faz é levantar o braço?

    • Daniel Gomes
      Posted Outubro 28, 2016 at 7:56 pm

      Calma. Eu só disse que ele levantou o braço e olhou para o fiscal, é mentira isso? Não é preciso tanta excitação

  • Diogo Moura
    Posted Outubro 28, 2016 at 1:41 pm

    Quase que estou em acordo. A bola de d’ouro é um prémio individual altamente subjectivo. Na minha opinião penso que o sistema mais justo seria somente atribuir um prémio por casa posição. O melhor GR, o melhor Defesa, o melhor médio e o melhor Avançado. Nos modelos actuais, desvalorizam-se os Guarda Redes e os Defesas de uma forma gritante e fazem tanta falta ao jogo como um avançado. Uma equipa de futebol não funciona com 11 Ronaldos em campo, bem como não funciona com 11 Pogbas, ou 11 Buffons.. etc. É o colectivo!

    • Rubenleoo17
      Posted Outubro 28, 2016 at 3:36 pm

      Se fosse 11 Pogbas nem um jogo ganhavas

      • R. T-Bag
        Posted Outubro 28, 2016 at 4:58 pm

        Nem o Pogba era o melhor do mundo no ano passado nem é o pior do mundo este ano! Quem tem a opinião que Pogba é mediocre é quem começou a acompanha-lo apenas e só depois deste se transferir para Manchester. Em Turim, pela Juventus teve épocas de altissimo nível, era um fora de série! Acredito que chegará ao mesmo ponto que apresentou em Itália, e não concordo absolutamente nada com a constante desvalorização do jogador. Também não concordo com o dinheiro que nele foi investido, não me parece um valor sequer perto do valor justo. No entanto não é um tosco como querem fazer parecer, foi dos jogadores mais importantes da Juve nos anos mais recentes

    • Dca
      Posted Outubro 28, 2016 at 3:37 pm

      Mas para o melhor GR tens o melhor 11 para a FIFA. Ou não? E aí tens para os melhores defesas e isso.

      • Diogo Moura
        Posted Outubro 28, 2016 at 6:58 pm

        Como referi e bem, “somente esse tipo de prémios”. E utilizei o Pogba como poderia ter utilizado o Balboa ou o Celis. Foi só para transmitir a ideia de 11 jogadores que jogam na mesma posição não fazem uma equipa. Para bom entendedor meia palavra basta.

  • Bino Costa
    Posted Outubro 28, 2016 at 1:49 pm

    Sucesso colectivo tipo…. o sucesso do Arsenal? Realmente deviam preocupar-se mais com isso.

  • Di Santi
    Posted Outubro 28, 2016 at 1:54 pm

    Já fazia muito tempo que não concordava com o que AW diz…
    cr7

  • Francisco Magalhães
    Posted Outubro 28, 2016 at 2:00 pm

    Neymar nunca competirá com Messi, nem que nasça 1000 vezes, IMO.
    Contudo é um super craque à mesma

  • Dr.evil
    Posted Outubro 28, 2016 at 2:05 pm

    Oh wenger,logo tu que tens um curiculo daqueles, mas percebe se a ideia,pt ganhar a fr ainda te ta atravessado

  • Santander
    Posted Outubro 28, 2016 at 2:05 pm

    Parece me que esta recente obsessão com a bola de ouro tem uma razão de ser. Há oito anos, que provavelmente ira dentro em breve passar há nove que ninguém vence este prémio sem ser um dos dois ETs.. E isso faz com que todos os outros jogadores com potencial para ganharem o prémio fiquem ainda mais obcecados.. Pois antes deste reinado não tenho ideia de haver está obsessão tão grande como ha hoje.. Todo o mundo só vai ter a verdadeira dimensão destes dois monstros quando estes se retirarem e por isso é que me faz um bocado de “comixao” quando dizem que esta geração de jogadores é mais fraca que a anterior, então eu digo o seguinte: Ibrahimovic, Ribéry, Neymar, Bale, Iniesta, Xavi, Neuer, Modric, Roben, Sneijder (no seu tempo áureo), Suarez, Tevez, Griezemman, Pogba, Pirlo são tudo jogadores que podiam e deviam ter ganho este prémio pelo menos numa das suas última temporadas e ainda temos uma série de jogadores como Agüero Lewandowski Pique Sanchez Hazard Benzema entre outros que não lhes teria assentado mal.. E quando também me dizem que hoje em dia se sobrevaloriza o golo também fico fora de mim porque se olharmos as melhores épocas de Ronaldo Rivaldo Shear Owen Raul Romário Van Nistelrooy Kluivert Henry Del Piero Shevechenko e só estou a falar de avançados sem incluir extremos porque aí seria muito mais escandalosa a diferença, nunca ou apenas em uma ou duas em alguns casos passaram os quarenta golos em todas as competições quando Ronaldo e Messi têm números estratosférico ha anos, é como digo só se terá noção da dimensão destes dois senhores daqui a uns 10/15 anos…

  • Abdeeint
    Posted Outubro 28, 2016 at 2:11 pm

    Concordo com o Wenger, aliás, é o que tenho vindo a defender sempre que se fala neste assunto.
    Acabem de uma vez por todas com este prémio, era um favor que faziam ao futebol. Ainda assim, depois da fase Messi-Ronaldo, acredito que as pessoas começem a desvalorizar um pouco o prémio.

    • PedroS
      Posted Outubro 28, 2016 at 2:47 pm

      Concordo contigo, acho que o prémio vai ser desvalorizado depois desta fase. Acho que não pela mudança de mentalidade, mas sim pelo impacto que esses dois tiveram no futebol mundial e na conquista dessa prémio.

  • joão
    Posted Outubro 28, 2016 at 2:30 pm

    quer dizer, não opinou sobre o seu jogador mas sobre o neymar já teev algo a dizer. parece-me que moralizar os joagadores do barcelona não deveria ser a prioridade do treinador do arsenal

  • Rui Sousa
    Posted Outubro 28, 2016 at 2:38 pm

    Parece-me que a boca é para o Ronaldo, embora não tenha muita razão de ser.
    O Ronaldo não é obcecado por bolas de ouro, o Ronaldo é obcecado por ser o melhor de sempre, como o próprio já reiterou muitas vezes, e a bola de ouro acaba por ser a materialização dessa obsessão que ele tem.
    Se ele não tivesse essa filosofia se calhar tinha sido um Depay ou um Quaresma. Se ele não tivesse essa visão e forma de estar e querer ser o melhor de certeza que não tinha evoluído o que evoluiu e não se tinha tornado o jogador que tinha.

    Como um user disse aqui, esta guerra de bola de ouro criou-se mais pelo facto de há 8 (a caminho de 9 acredito eu) que esta vai sempre para os mesmos dois, e todo o resto do mundo (incluindo jogadores) está farto disso. Acho que quando estes dois deixarem de ganhar e todos os anos começar a ganhar um diferente estas “obsessões” acabam-se.

    O prémio em si é muito subjectivo, e infelizmente baseia-se mais em números do que jogo jogado, mas honestamente (e atenção que sou um pro Messi e pro Ronaldo, não sou anti nenhum) não vejo uma forma melhor de fazer esta atribuição….

    Fazendo um paralelismo para a NBA (que aqui tanta gente gosta), se formos a pensar em termos práticos é exactamente o mesmo. Na minha opinião o melhor jogador (e mais completo) é de longe o Lebron……se formos pelo conceito de Most Valuable Player (MVP) também é o Lebron, que é o único jogador que pega em equipas que nem a playoffs vão e leva às finais….ou seja nos últimos 8 anos deveria ter sido ele sempre a ganhar. Curiosamente só ganhou 4 sendo que nos últimos 4 apenas ganhou 1. E porque? Porque na NBA também dão uma importância extremas aos números, não é só no futebol.

    Cumps

    • Kacal
      Posted Outubro 28, 2016 at 3:03 pm

      Subscrevo. O Ronaldo foi o que foi e é o que é porquê nunca ficou satisfeito, sempre quis mais e mais. A Bola de Ouro é também a materialização de ser o melhor como disseste, se calhar ele se tivesse contentado em ter 1 ou 2 já tinha baixado o nível há anos. Ele nunca parou de trabalhar e querer mais e mais, se calhar foi egoísta em alguns momentos mas eu prefiro um jogador e profissional assim que ao contrário. O que teria sido o Ronaldinho caso tivesse sido mais “obcecado”?…

    • andre
      Posted Outubro 29, 2016 at 5:31 am

      Rui sousa so um parêntesis acerca do lebron… Ele pegou numa equipa que nem tinha ido aos playoffs e levou-a à final mas com ele vieram uns 8 ou 9 jogadores, entre eles love, jr smith e numa conferencia nivelada muito por baixo, mas isto é “discussao” para outros posts.
      De resto concordo plenamente

  • Kacal
    Posted Outubro 28, 2016 at 2:38 pm

    Não sei ao certo para quem é esta “boca” mas o mais provável é ser para o Ronaldo, sim. O CR é egoísta em muitos momentos mas também já teve momentos em que se sacrificou pelo colectivo, aconselho ao Wenger ver o Euro 2016, sei que perder com Portugal na própria casa continua a ser difícil de aceitar mas ele que veja a competição de novo. O Ronaldo jogou fora da sua posição e esteve numa “ilha” muitas vezes e também correu e e defendeu como nunca e no fim o troféu veio para cá. Messi também já teve momentos egoístas, menos que o Ronaldo mas também teve porquê faz parte de um jogador deste nível e qualidade, querem sempre mais e mais. Ozil e Alexis são excelentes jogadores, têm momentos de craque mas não são tão consistentes e é verdade que são jogadores mais colectivos mas… mesmo sendo mais egoístas quem mais contribuí para o colectivo são Messi e Ronaldo.

  • RodolfoTrindade
    Posted Outubro 28, 2016 at 2:47 pm

    Nunca pensei concordar com o Wenger :D

    Cristiano leste isto?

  • Rogério Horta
    Posted Outubro 28, 2016 at 3:02 pm

    Para mim o Renato Sanches foi o melhor jogador a actuar na Europa na última época, fez a equipa jogar, na Selecção era o motor, e no Bayern, se não tivesse tido a lesão, seria titular absoluto. Um jogador de equipa e que faz a equipa jogar.

  • Pedro o Polvo
    Posted Outubro 28, 2016 at 3:09 pm

    Totalmente de acordo com o senhor Wenger.
    Repito, o que já disse muitas vezes sobre este assunto, deviam favorecer o esforço colectivo e não valorizar o individual. Este prémio para mim não tem valor nenhum. Gosto que jogadores de quem eu gosto, ganhem, mas acho que é extremamente dúbio e demasiado virado para o mediatismo.

    O futebol como qualquer outro desporto, deve valorizar o bem estar físico e mental, desportivismo, cooperação, ambição, determinação etc. Valores que sejam positivos para as sociedades, sirvam de entretenimento aos mais velhos e que sejam uma forma divertida, um exemplo para as crianças e jovens.

    Na minha opinião decorria o seguinte:

    – A bola de ouro deixava de existir.
    – A cerimónia de final de ano da UEFA, servia então, como “montra”, para tudo de bom que o futebol tem! Os prémios individuais são engraçados, mas não iria fazer um grande “alarido” à volta deles! Seriam prémios objectivos e concretos e além destes, outros prémios mais peculiares que celebrassem os bons valores ou divertissem o público.
    – Fazia-se a divisão “top 5” ligas europeias (mais cotadas no ranking) e “não-top 5” e não existiam coeficientes.
    – Depois em cada uma das duas divisões surgiam os prémios, como: melhor marcador, melhor assistente, melhor cabeceador, melhor marcador de livres, melhor marcador de penaltys, guarda redes menos batido, melhor “suplente” (melhor ratio golos + assistências por jogos em jogadores com pelo menos X minutos jogados sem terem sido titulares) etc. Cada um com critérios bem definidos, por ex, melhor marcador seria o jogador com mais golos, caso empate, jogar com melhor ratio golos/jogos, caso empate, jogador com menos penaltys, “por aí fora”.
    – Selecionava-se o número de prémios adequado à cerimónia (daqueles referidos ou outros) e na altura da entrega já se sabiam os vencedores – chamavam-se a palco os jogadores, todos ao mesmo tempo, em cada divisão. Depois seria só entregar prémio simbólico, tirar foto e “bola para a frente”.
    – Para finalizar, entre jogadores, era destacado o capitão de equipa, que tivesse disputado pelo menos 35 jogos na época e tivesse a maior percentagem de jogos ganhos. Os critérios de desempate seriam – mais minutos, mais jogos em competições europeias, melhor resultado nas competições europeias. Além disso, fazia-se um estilo de prémio, como a medalha Pierre de Coubertin entregue pelo Comite Olimpico (que distingue acções humanitárias-deportivistas ligadas ao desporto de elite), votada por um representante jornalista de cada país europeu da Uefa. Nestes 2 casos com direito a discurso na altura da entrega do prémio.
    – Entre treinadores, sugiro um prémio que seria votado por todos os treinadores que disputaram pelo menos a fase de grupos da Champions e Liga Europa (só para não serem imensos), em que se elegia o “melhor treinador” – cada um recebia um boletim de voto para escolherem o treinador e que também contaria com 3 capítulos, em que avaliavam de 0 a 10, capacidade táctica, postura, feitos da época, de um nome selecionado entre os pré definidos. O vencedor era o treinador mais votado e as pontuações serviam para desempate, caso fosse necessário. Este também servia para criar suspense quanto ao vencedor, já que os outros seriam mais directos.
    – Para promover interacção com o “público” e meios online, deixavam durante o mês de Dezembro, uma votação online aberta, secreta, para o melhor golo das fases finais das competições europeias, Champions e Liga Europa. Contavam todos os golos a partir dos quartos de final de ambas as competições.

    Estas são só umas ideias “rápidas” que tive sobre o assunto, mas se uma equipa de criativos se debruçasse sobre este assunto de forma a preparar a melhor cerimónia, acho que podia surgir algo bonito. Com o objectivo final de valorizar o futebol como um desporto colectivo, tentar amortizar a diferença de mediatismo entre avançados e defesas/guarda redes, mostrar que nennhuma equipa ganha só com 11 e nenhum jogador ganha sozinho, mostrar que o fair play é reconhecido por todos, que os golos e assistências são importantes mas que as vitórias superam tudo…enfim que no equilíbrio está o segredo, deve-se jogar sempre para ganhar, mas de preferência de forma bonita e limpa! Tantos nos Barcelona’s e Bayern’s, como nos Ludogoret’s e o Midtjylland’s.

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 28, 2016 at 3:14 pm

    Estou completamente de acordo com o Arsene Wenger! O futebol é um desporto coletivo e os verdadeiros campeões são aquelas equipas que têm um melhor coletivo. Um ou dois jogadores não fazem uma equipa. A equipa não ganha titulos por ter o jogador A ou o jogador B.

    É claro que a qualidade dos jogadores também conta, mas o mais importante é o coletivo e penso que o Wenger tem transmitindo isso no Arsenal, combatendo com as suas armas (teoricamente inferiores as dos rivais, mas isso também por culpa dele), tem posto a sua equipa a praticar bom futebol e a estar sempre no topo da Premier League.

  • LMMarado
    Posted Outubro 28, 2016 at 3:24 pm

    O futebol é um negócio. E o que há melhor para o negócio que uma mascote anualmente renovada e polémica?

  • Fábio Nogueira
    Posted Outubro 28, 2016 at 3:45 pm

    Esta boca era para o Marega, está implícito.

  • ACT7
    Posted Outubro 28, 2016 at 4:44 pm

    Quem é o melhor jogador do Mundo?
    Ronaldo? individualmente pouco se destacou, arrecadou 2 títulos importantíssimos e foi decisivo nesses dois títulos (não na final).
    Messi? talvez o melhor de todos os tempos, marca e assiste que se farta, mas não teve um ano perfeito.
    Suarez? temporada perfeita, mas a sua má imagem faz com que não limpe o prémio.
    um Gr qualquer? é impossível atribuir o prémio a um Gr visto não ficar bem e sempre foi uma posição desvalorizada?
    Kanté? correu, trabalhou, trabalhou, correu e ainda está a correr, foi campeão no melhor campeonato do mundo, chegou à final do Euro e ainda está a correr. Todos os treinadores o queriam no 11 e nem sequer está nos 30, talvez não esteja porque não ia conseguir estar sentado numa gala.
    Pepe?Godín? Lahm? são defesas, tal como os Gr nunca vão ganhar nada, ou porque dão porrada, ou porque não fazem publicidades ou até porque são feios e não ficam bem na foto com uma bola de Ouro na mão.
    Vai ser sempre um prémio contestado pois uns preferem os mágicos, outros os goleadores, outros os trabalhadores e outros nem criticam só porque sim e nem uma opinião formada de quem deve levar a bola dourada para casa (o que é o meu caso).

  • Pogback
    Posted Outubro 28, 2016 at 5:38 pm

    Mas na entrega da bola de ouro nao interessa o que ae ganhou com golos e assistências no coletivo? Se messi tivesse ganho a champions ja era o favorito de todo o mundo…

    A bola de ouro está mal estruturada e precisa realmente de uma mudança. Para mim até se devia dividir prémios para diferentes posições… bola de ouro para melhor atacante,medio,defesa e guarda redes. Pois hoje em dia como se ve vai sempre parar ao que marca mais golos e no final ganha mais no coletivo.. é um desrespeito para mim para defesas medios e guarda redes que tiveram temporadas fantasticas e que no final nao recebem um premio por aí alem…

  • Francisco Parrinha Guerreiro
    Posted Outubro 28, 2016 at 5:50 pm

    Discutir o mérito da Bola de Ouro é como discutir o mérito de um Oscar: inútil, absurdo e desnecessário. É preciso relativizar este tipo de prémios, porque a avaliação é sempre muito subjectiva. É óptimo para quem ganha, e deve ser motivo de orgulho, mas não deve ser uma desilusão ou tristeza para quem perde, porque a análise para o atribuir é sempre parcial e dizer que este ou aquele jogador é o melhor do ano, ou da História, é sempre ilusório. Existe uma quase total unanimidade em considerar Messi o melhor de sempre, mas se o colocassem a jogar a guarda-redes ou a defesa-lateral seria pouco mais que um zero à esquerda. E o futebol não se joga sem guarda-redes nem laterais. É um excelente jogador, mas é melhor que Buffon ou Maldini foram nas suas respectivas posições? É melhor que Busquets na sua posição? É melhor que Piqué na sua posição? E, no entanto, sem eles na equipa (ou outros de qualidade similar), Messi ganharia poucos troféus pelo Barcelona. Não significa que ele não seja um jogador de excelência, mas lá está, o prémio é relativo porque valoriza apenas a componente do espectáculo. (Eu, por exemplo, considero Fejsa o melhor jogador do Campeonato Português, porque é o jogador que melhor executa as tarefas exigidas à sua posição específica no relvado, e no entanto, do ponto de vista do espectáculo, não iria constar de uma lista dos melhores 30 ou 40 ou 50.) E é aí que reside a verdadeira função deste prémio, e onde voltamos à comparação com os Oscars: o futebol é uma indústria, um negócio, um entretenimento, e como tal precisa de ídolos, precisa de estrelas. Precisa de vender. E um jogador Bola de Ouro vende. Como eu disse, quem ganha deve sentir orgulho. Mas quem perde deve apenas aceitar que nem todos nasceram para tocar o piano, alguns têm mesmo de o carregar.

  • Luis bcn
    Posted Outubro 28, 2016 at 6:13 pm

    O menos mau, e um pouco mais justo seria um 11 de Ouro.

  • lauze22
    Posted Outubro 28, 2016 at 7:10 pm

    Wenger os nomeados, por norma, são jogadores que fizeram com que o seu colectivo apresentasse uma maior qualidade. Concordo que existem jogadores demasiado focados no troféu(Cristiano à cabeça ) porém é algo que só os afecta a eles, pois por vezes acusam demasiada pressão. Porém acho que o RM está satisfeito com o CR7 , pois este é claramente fulcral nas conquistas do RM .

Deixa um comentário