Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Amador… e é pouco

Se alguém quiser uma definição de presidente amador é mostrar o que foi a 1.ª época de Villas-Boas na liderança do FC Porto. A única coisa boa que faz é mandar mensagens para a imprensa a dar a ideia que a anterior direção era isto e aquilo e que a sua é de uma competência colossal. No entanto, sem ser o que esses truques tentam camuflar, a verdade está à vista: desastre nas Taças, campeonato para esquecer, humilhação frente ao grande rival e vários resultados europeus vergonhosos. E nem se pode agarrar à questão dinheiro, já que houve um investimento a rondar os 50 milhões de euros. Mas quem gasta 17,5 milhões em alguém como Nehuén Pérez até pode ter 100 ME para gastar que o resultado vai ser o mesmo.

Para agravar a situação, todos os sinais que deu só demonstram que o futuro tem pouco de auspicioso. É que a tendência para fazer asneira é grande. Um dos momentos chave acabou por ser a saída de Vítor Bruno. Na altura os azuis e brancos estavam apenas a 4 pontos da liderança. Mas AVB, pela pressão dos adeptos ou por querer mostrar que é um líder que não é, preferiu uma chicotada e apostar em alguém completamente desfasado da realidade do futebol nacional, mandando assim ao ar um campeonato que ainda estava ao alcance. Esse momento também evidenciou que no Dragão a bandalheira é premiada. Pepê rasgou Vítor Bruno, mas teve como prémio continuar a jogar, sendo que só se tem arrastado em campo. Aliás, essa falta de pulso é evidente em todos os momentos de crise. Villas-Boas faz reuniões com os jogadores às duas da manhã, vai ao balneário dar murros na mesa ou coloca-os de castigo, mas o que se vê a seguir é uma apatia ainda maior.

Sinais e mais sinais que no Dragão o amadorismo impera. E agora sem um saco de pancada, como foi Vítor Bruno durante largos meses, para o proteger das críticas, fica a dúvida de quais serão os próximos passos: insistir em Anselmi ou fazer dele um bode expiatório.

Visão do Leitor: Guilherme Duarte

24 Comentários

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Abril 7, 2025 at 11:44 am

    O Porto é um clube grande e tem sempre pressão em cima.
    O que fazer quando essa pressão é superior à valia do plantel e os adversários têm mais qualidade? O presidente baixa as expectativas ou continua com as tretas.
    Se continua com tretas, e foi esse o caso, chegará a uma situação onde era ele quem deveria reconhecer o erro. Como é a sua posição que está em causa, despedem treinadores ou castigam jogadores.
    Basicamente está a jogar com a sua sobrevivência.
    Vítor Bruno tinha a sua primeira experiência como treinador principal a um nível destes, o plantel estava a ser construído.
    Ninguém no seu perfeito juízo poderia pedir grande coisa e muito boa foi a super porque ninguém dava nada pelo Porto.
    Tiros nos pés, supostamente este era um ano zero mas afinal já se pede limpeza. Mais uma.
    Anedótico.
    É muito bonita essa conversa mas depois raramente a levam para a frente.
    Mas mandar postas de pescada sobre clubes lá longe, tipo United, aí tá bem. É fácil.
    Pimenta no dos outros é refresco.
    Mais um meltdown. São os do Diomande, agora os do Porto. É geral.
    Nunca mudem.

  • lipe
    Posted Abril 7, 2025 at 11:58 am

    Como alguém que não deseja nada de bom ao Porto, acho que a solução passa claramente por mandar um pontapé no cu ao AVB e eleger um Vitor Baía, ou até mesmo o Alexandre Pinto da Costa.

  • Bisc8
    Posted Abril 7, 2025 at 12:25 pm

    Na minha opinião, o que esta a acontecer ao Porto foi o que aconteceu ao Sporting quando Varandas assumiu a presidência. Acho que podemos assumir que tem tido varios erros na parte de gestão de plantel e escolha de treinador mas financeiramente o clube esta a melhorar. A maioria sabia que este ano não contava para o totobola, o problema é a pressão e terem ganho a supertaça deu uma imagem que teriamos um FCP candidato ao titulo quando o plantel a isso nao permite. Iremos ver quem vai sair no verão para alavancar financeiramente os proximos tempos, apostando em Pepe ou Diogo Costa. O primeiro porque esta acomodado e o segundo porque é o mais valioso do plantel e apesar de não ter a mesma valia, apostaria em Claudio Ramos como titular, pela qualidade já demonstrada. Ou apostar em Ricardo Velho uma vez que o Farense irá descer.

    • João Fernandes
      Posted Abril 7, 2025 at 1:06 pm

      Concordo, esta época faz lembrar muito as primeiras duas épocas do Varandas no Sporting. Recordo que o Amorim só chegou nos últimos meses da segunda época.

    • Petrol
      Posted Abril 7, 2025 at 1:50 pm

      O que causa esta pressão não é a supertaça ganha. Não serão declarações de AVB? Disse na apresentação de Anselmi que tinha como objetivo ganhar o mundial de clubes. Disse que o jogo contra o Benfica era o jogo da época. Sabendo que o clube está na situação em que está o melhor não seria ficar calado e não colocar pressão extra?

  • Manel-Abecasis
    Posted Abril 7, 2025 at 1:29 pm

    O que está a acontecer com AVB só dá mais mérito a Varandas. Criou-se a ideia de que para recuperar um clube basta meter lá um gajo qualquer com ar de ser bem educado, como o Benfica tentou fazer com o Noronha Lopes e o Porto fez com o AVB, e fica tudo bem. Fica só a faltar a competência, que AVB ainda vai a tempo de demonstrar, mas que ainda não o fez. Ninguém com dois dedos de testa esperava ou exigia o campeonato do Porto, mas isto é muito mau.
    Despedir o VB, que não era parte do problema, e ir buscar por 5M um filósofo que nunca ganhou nada e que vem do outro lado do mundo, que se apresenta num classico em 3-4-3 com Eustáquio Nehuen e Marcano atrás, é demonstrativo do desnorte.
    Enfim, mal o meu Sporting que não conseguiu ganhar no Dragão, graças a sua incompetência e à de João Pinheiro.

    • RuiB
      Posted Abril 7, 2025 at 2:46 pm

      Relembrar que Varandas também errou…não descobriu a pólvora em dois dias.
      Isto são dores de crescimento ser presidente não é o mesmo que treinador.
      Esperamos que este ano sirva para não cometer os mesmos erros no próximo ano.

      • Manel-Abecasis
        Posted Abril 7, 2025 at 3:14 pm

        Sem dúvida, AVB ainda vai a tempo. Mas muitos tentaram relativizar ou reduzir o trabalho de Varandas, e estavam convecidos de que é facilmente replicável. Enganam-se.

    • bong0
      Posted Abril 7, 2025 at 3:16 pm

      Como o Benfica tentou com o Noronha Lopes? Antes tivesse tentado…

      • Fireball
        Posted Abril 7, 2025 at 8:56 pm

        Tinha que vir o clube de fãs do Noronha Lopes. O homem sem ter feito nada já é visto como um deus na terra, se calhar ainda é eleito, as coisas correm mal, manda o Benfica para lutar pelo 4º lugar e vamos ter os “noronhistas” a defendê-lo como os “vieiristas” fazem com o Vieira.

  • Carreira
    Posted Abril 7, 2025 at 1:40 pm

    Finalmente uma opinião sensata sobre a situação do FC Porto, foi necessário chegar à situação atual para começarem a torcer o nariz a esta direção – a pior época do FC Porto de que tenho memória.

  • Red Onion
    Posted Abril 7, 2025 at 5:08 pm

    Parece claramente um texto escrito a quente e hiper dramático a fazer lembrar os piores adeptos sportinguistas e benfiquistas. É óbvio que nem tudo correu bem (como foi o caso do despedimento do Vitor Bruno depois do que se soube sobre o Pepê e o mais que se ventilou), mas é preciso dar tempo ao tempo para o presidente azul e branco mostrar o que vale. Recordar que este presidente perdeu o braço armado nas bancadas (e fora delas) e a lança na Liga de Clubes (agora só na FPF)… e o VAR agora também parece que nunca se avaria!! Caramba, é tudo a puxar para baixo!

  • DNowitzki
    Posted Abril 7, 2025 at 5:11 pm

    O da Costa rebentou com as finanças do clube, e o Boas é que é amador? Ele só tem culpa de uma coisa: ter-se candidatado. Com alguns adeptos, só indo com as outras ao chão é que se ensina qualquer coisa.

  • Kacal
    Posted Abril 7, 2025 at 5:17 pm

    Varandas também não foi brilhante no início. Mudanças de ciclo demoram e não são fáceis. AVB até pode não conseguir dar a volta e levar isto a bom porto mas continuo a confiar nele e continuarei a dar o meu benefício da duvida e estar no apoio. É preciso tempo, já teve algumas decisões positivas e a casa está a ser limpa. Dar tempo a tempo. Começar já com estes dramatismos e exigências não ajuda em nada. Temos um treinador jovem e coisas interessantes. Está em adaptação ao futebol europeu em especial ao nosso futebol. Temos um plantel com vários jovens e com algumas naturais lacunas. A época não foi começada por este treinador portanto é preciso esperar, dar reforços bons que encaixem no que o treinador pretende, deixar os jovens bons do plantel atual crescerem e dar algum tempo para as coisas melhorarem e estabilizarem. Para já apostou em Rodrigo Mora e ele está a crescer por exemplo, é um ponto positivo. Acredito que a tendência será crescer e melhorar a equipa. E AVB é inexperiente como Presidente portanto é dar tempo ao tempo.

  • Miguel Lopes
    Posted Abril 7, 2025 at 5:27 pm

    O mais giro disto é que o Porto tem uma estrutura “pesada” com André, Zubizarreta e J. Costa. pessoal que devia perceber da poda e ….
    O diretor desportivo compra jogadores, mas não parece ter olho para o negócio. Para já, os únicos que se estão a safar são o Samu e o F. Moura. Depois só compra projetos de futuro quando o Porto precisava jogadores para o imediato. E se comprarem o Luís Guilherme por 18M€ (jogador que nem no Palmeiras fazia diferença), é o desvario total.
    O Presidente vende jogadores essenciais (gabasse de que tem muito dinheiro em caixa) e não reserva um dinheirinho para comprar alguém que pudesse acrescentar e que colmatasse as saídas!?
    Como é que podem dar 4M€ pelo empréstimo do Nehuén Pérez e +14M€ de compra obrigatória (nunca podia ser compra obrigatória).
    O treinador não me parece ter estofo para isto. Querem compará-lo ao Amorim, mas este quando começou no Sporting começou a “despachar” os jogadores que não lhe serviam (muitos eram consagrados) para apostar em miúdos. Não tínhamos quem fizesse a diferença, mas pelo menos a equipa era organizada.
    Também é verdade que o Varandas não colocou pressão em ser campeão como o André que se fartou de dar tiros nos pés. Ainda agora. com o Benfica era o jogo do ano, a colocar pressão extra numa equipa já de si fragilizada.
    Para colmatar, coloca os jogadores em estágio como castigo depois do que se passou em campo, quando o que eles querem é o conforto junto das suas famílias para esquecer aquele desastre!
    Se ele pensa que isso vai trazer mais vontade ao jogadores, não me parece.

  • Aboubakar93
    Posted Abril 7, 2025 at 7:08 pm

    A única coisa que concordo é no facto de ter sido um exagero dar esse valor Pelo Nahuen (que ainda não demos). De resto, noto uma tremenda vontade de cair em cima de AVB nem se ter noção do que ele herdou, ele que esta na primeira época à frente do clube. Mandar “recados para a imprensa de que a anterior direção era isto ou aquilo”, mas não era mesmo isto e aquilo? Não destruiu completamente o clube ao ponto de não termos dinheiro para pagar salários? Mas estamos todos tapadinhos? Não é preciso um mestrado em economia para conseguir interpretar relatórios de contas e saber o estado que AVB recebeu o clube, não é por acaso que vendemos os nossos melhores jogadores nos últimos tempos (uns até sairam a custo 0 devido à incrível incompetência da direção anterior). Saíram Taremi, Evanilson, Francisco Conceição, Nico, Galeno, Pepe (este para a reforma e tendo em conta o sei salário absurdo), ainda antes já tinhamos ficado sem jogadores nucleares como Uribe e Otávio (principalmente este). Mesmo assim, em novembro não tínhamos dinheiro para pagar salários.
    *
    Veja-se o caso de Varandas, o quanto teve que fazer e errou até chegar ao dia de hoje, veja-se o caso do próprio Pinto da Costa que demorou 1 época para vencer o primeiro título e 3 épocas para vencer o primeiro campeonato. Em relação a Vítor Bruno, estava à vista que tinha já perdido o balneário, várias exibições na europa terríveis e a equipa estava a jogar cada vez pior. Dizer que foi despedido por pressão dos adeptos não faz sentido nenhum.
    *
    O caso de Anselmi é completamente diferente, chega a meio da época, com um plantel que não está feito à sua imagem e onde de facto é notório que há falta de qualidade (num Benfica sai Di Maria e entra um Schjelderup ou um Bruma, no Porto sai um Pepê e entra um Gonçalo Borges, no Benfica sai um Pavlidis, entra Belotti, no Porto sai um Mora e entra um Namaso, no Benfica sai um Não há milagres e há que dar tempo.

    • fernando pimentel
      Posted Abril 8, 2025 at 6:31 am

      Pepe ganhar 3 milhões brutos não é escandalo nenhum, aliás propaganda e feia é argumentar o contrário. AVB teve o aperto financeiro devido a não fechar o contrato de exploração comercial de 70M que vinham em Setembro creio.

      • Aboubakar93
        Posted Abril 8, 2025 at 3:28 pm

        Apesar de toda a sua experiência e importância no balneário, um jogador com 41 anos ficar no plantel numa altura em que na época anterior nem fez metade dos jogos por já não conseguir e ainda ganhar 3M, é sim um absurdo e fora da realidade.

  • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
    Posted Abril 7, 2025 at 7:19 pm

    Continuam a insistir por aí na teoria do all-in do Benfica quando o custo com salários até tem descido e quando o saldo com transferências nem sequer é muito pior que o do Porto (que vendeu tudo o que dava e não tinha Champions) e é bastante melhor que o saldo do Sporting (que não tem por exemplo o Mundial de Clubes). O certo é que o Benfica tem praticamente garantido o acesso à próxima UCL e está a fazer uma época até agora melhor que a do Sporting (Taça da Liga e UCL). Têm sido cometidos muitos erros pela direção do Benfica mas estou mortinho por ver que argumentos vão sacar quando o Gyokeres não estiver cá para equilibrar as coisas.

  • Animazor
    Posted Abril 8, 2025 at 9:34 am

    Parece-me que amador é esta visão… de leitor.
    Ora vamos “bater” o que se disse:
    O Presidente é amador! sem duvida! ainda nem fez um ano que esta a exercer, diria que tem o mesmo tempo de casa que um estágiario. Pinto da Costa demorou 3 anos a ser campeão.
    “A unica coisa boa é mensagens na imprensa”. Então se é a unica coisa boa, porque criticas? fico confuso. Mas sobre mandar mensagens na imprensa, eu ate acho que era imagem de marca alguem, nem sei bem de quem mas tenho ideia. Ou tudo sabes que o actual presidente se chama Luis André porque leste a certidão de nascimento? Sabes porque esse alguém também andou na imprensa a dizer coisas giras do seu adversário a eleições.
    Quando as coisas correram mal, correu com Vitor Bruno e deu murros na mesa (isto as pessoas têm que perceber o significado de expressão figurativa, mas fica pra outro dia), reuniões de madrugada e castigos. Errado!!
    Não castigou Pepe, falta de pulso! Como é? queremos pulso ou não queremos pulso? Agora não podemos é criticar as duas coisas, temos de ser coerentes.
    Para terminar, sim há inexperiencia! o que é diferente de amadorismo.
    Há uma direcção nova!
    Há uma estrutura de futebol que tem chefes novos!
    Há uma equipa nova, sim nova! De lembrar que a nossa equipa do ano passado tinha Taremi, Evanilson, Otávio, Galeno, Francisco Conceição, Nico Gonzalez, e Pepe. Hoje já não temos!
    Contratamos jovens, Samu tem agora 20, tinha 19, Mora tem 17, William tem 18, Tomás tem 19, Gul tem 20 Martim tem agora 19 e mesmo o Otávio só tem 22.
    Por isso é preciso dar tempo, ou estamos a espera que o Mora saia diretamente da Equipa B para Ganhar uma Liga dos campeões?
    Vamos ser lucidos por favor, custa ver o Porto em 4? muito! Custa ver que o futebol teima em não aparecer? nem imaginas! Agora não podemos comparar o hoje com o ontem.
    Ontem tinha 42 anos de experiencia com uma equipa de homens feitos e bem pagos e liderados por alguem que se dizia levava 7 milhoes por ano. Ontem deixou 8 mil euros na conta, hoje já abatemos quase 100M de passivo. Lucidos por favor.

  • Cljool
    Posted Abril 8, 2025 at 9:52 am

    Em conversa com amigos portistas disse que o AVB está sujeito a fazer um trabalho que até é positivo e mesmo assim sair ao fim de um mandato se os títulos não acompanharem o resto. Vai depender obviamente de quanta simpatia reunir no seio portista o candidato que vá a eleições contra AVB. O que é certo é que a herança da presidência anterior não foi propriamente simpática. Também não se ajudodu a ele próprio ao perfilar-se como um dos principais candidatos a ganhar a liga europa. É esperar para ver

  • Mantorras
    Posted Abril 8, 2025 at 10:26 am

    AVB tem apanhou um clube a necessitar de demasiadas mudancas, e isso leva sempre a oscilacoes. Eu pensei que fossem fazer melhor do que tem feito, mas quando ate ordenados em atraso tinham… fica dificil. Foi preciso livrar-se de grandes ordenados, vender em Janeiro, e basta olhar para o banco para ver que o treinador tem vida dificil. Anselmi, se foi aposta seria, deve ter, pelo menos, direito a mais um mercado e pre epoca.
    —-
    De resto, para mim e claro que AVB e a melhor opcao para o Porto, e como qualquer pessoa, tem que “calibrar”, estas ultimas decisoes de ir ao balneario ao intervalo ou castigar a equipa com estagio pos jogo nao sao positivas, pelo contrario, mas tambem nao creio que se repitam. O que resta ao Porto e ser terceiro e preparar a proxima epoca, nao e mudar de presidente.

Deixa um comentário