Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Amorim é o preferido do Man Utd. Ingleses adiantam que já há negociações

Bom clube para o técnico dos leões? Os Red Devils são um caos desde a saída de Ferguson mas neste momento também é o único gigante onde tem espaço, os outros parecem bem servidos, ainda por cima deve ter um orçamento ilimitado. Por outro lado é impossível fazer pior que Ten Hag, o que lhe permitia ter alguma margem numa fase inicial. No entanto também sabe que se sair nesta fase vai prejudicar a época do Sporting.

De acordo com praticamente toda a imprensa inglesa, o Man Utd pretente que Rúben Amorim seja o sucessor de Ten Hag e algumas publicações adiantam mesmo que já há negociações com o treinador português com o Sporting.

99 Comentários

  • Dca
    Posted Outubro 28, 2024 at 7:01 pm

    Um projeto tipo Sporting, cara do Amorim.
    A minha aposta é que conseguem que o Carlos Fernandes fica numa perspectiva de continuidade, mas nunca será a mesma coisa.

    • Veridis Quo
      Posted Outubro 28, 2024 at 7:29 pm

      Não me parece que o Amorim fosse dar o primeiro salto desta dimensão sem o primeiro adjunto. Se já tivesse andado neste patamar, talvez fosse mais fácil abdicar disso.
      Caso saia, a curto prazo dificilmente o João Pereira não ia assumir. Depois disso, confesso que não faço a mínima ideia do que poderá ir na cabeça do Varandas. Acho que ia dar as chaves ao JP e ver se corria bem inicialmente. Se não corresse, não sei para onde se ia virar.

  • Jeco Baleiro
    Posted Outubro 28, 2024 at 7:02 pm

    Se pagam e ele quer ir…nada a fazer. Dói? Sem dúvida. Mas o clube não vai acabar. É o preço do sucesso.

  • Nickles
    Posted Outubro 28, 2024 at 7:06 pm

    Por favor que seja verdade

  • É dia de jogo
    Posted Outubro 28, 2024 at 7:06 pm

    Se sair é a decisão dele, e toda a gente entende, vai para a melhor liga do mundo e estás propostas não são todos os dias que aparecem, os sportinguistas respeitarão com certeza, gostaria que caso aconteça o Sporting apostasse no Daniel Sousa, veremos qual será a aposta caso ele saia mesmo.

  • Petrol
    Posted Outubro 28, 2024 at 7:08 pm

    Será um sonho? Amorim veio para o Sporting num contexto parecido deu-se bem. Acredito que não pretenda sair do Sporting desta forma mas oportunidades destas não surjem todos os dias. Como o VM diz e concordo plenamente, os gigantes parecem estar bem servidos e Amorim iria ter orçamento para montar a equipa ao seu gosto, quem sabe com alguns elementos atualmente no Sporting. O United está um caos mas não deixa de ser um colosso com muita história e com orçamentos gigantes

  • pg1960
    Posted Outubro 28, 2024 at 7:09 pm

    O ideal era sair no final da época como é óbvio. Tudo que não seja isso vai prejudicar imenso o Sporting que claramente deixa de ser o candidato para ser um candidato. Benfica fica imediatamente com todo a responsabilidade de ganhar pela instabilidade de mudança de treinador no Sporting e pelo maior orçamento sobre o Porto.

    Já tem agora uma responsabilidade superior ao Sporting de vencer o campeonato pelo dobro do orçamento entre os clubes. Se Amorim sai o Sporting automaticamente perde o título.

    Espero que não aconteça mas parece me que agora vai chegar uma proposta absolutamente absurda que o Amorim não irá recusar, para além de ele, como fez no Braga, não ter problema de saltar para um clube que estava mal e levanta-lo. Infelizmente acho que vai acontecer. A questão é quem o substituirá …

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 28, 2024 at 9:26 pm

      Automaticamente perde o título?
      Em Outubro?

      • pg1960
        Posted Outubro 28, 2024 at 9:44 pm

        Diria que sim, não digo que cá ser o descalabro total mas o Benfica é o Porto já estão rotinados com os seus respectivos treinadores e Amorim vai levar a sua equipa técnica com ele (como fez quando veio de Braga – quem não quer trabalhar no United e provavelmente fazer uma história absolutamente brutal recuperando o monstro que é o United com Amorim ao leme).

        O treinador será alguém novo, novas ideias, conhecer jogadores e agora com o golpe Viana isto tem tudo para correr mal. Toda esta instabilidade a meio da época coloca o Benfica como grande favorito. E o porto logo atrás.

        • Petrol
          Posted Outubro 29, 2024 at 9:15 am

          Benfica e Porto rotinados com os respetivos treinadores? Que barbaridade! O Benfica mudou de treinador há um mês e meio e o Porto no ínicio da época… Depois, o Benfica está a 8 pontos do Sporting. Favorito?

  • Kacal
    Posted Outubro 28, 2024 at 7:14 pm

    Como já referi antes, na minha opinião o Man Utd precisa de um projecto de longo prazo com um caminho bem traçado com calma e paciência. Tanto da direcção como dos adeptos. Mas com critério! Primeiro há que fazer algumas mudanças na estrutura. Depois há que fazer mudanças nas condições (já foi falado que o estádio e as estruturas de treino e até os cozinheiros, etc, estão desactualizados para um clube da história, grandeza e poder financeiro do Man Utd e portanto fazer melhorias e atualizações nisso é algo importante no futebol atual e devia ser algo a mudar e melhorar em conjunto com algumas mudanças na estrutura diretiva). Um diretor desportivo que “case” bem com Amorim (neste caso) em sintonia com a direcção é algo a ter em conta como temos visto funcionar bem no Sporting. E um novo treinador que seja jovem e possa implementar uma ideia clara e acima de tudo uma identidade na equipa e encabece o projecto.
    Posto tudo isto, acho que Amorim é um dos melhores nomes que podem estar disponíveis e estaria sem dúvida numa lista de 2 ou 3 que escolheria para o Man Utd! Ele já é quase visto como um top10 Mundial está à porta disso e é jovem e é um treinador de projecto e que já deu provas do seu valor e começa a chegar o momento de dar o salto. O Man Utd com a Premier League e a Champions e mesmo como clube é aliciante, duro e um enorme desafio sim, mas aliciante. Por isso acho que poderia ser um bom “casamento”, sem dúvida!
    Depois o plantel tem que levar uns retoques também mas acho que há qualidade e boa quantidade para formar um XI e um plantel competente para o sistema e ideias do Amorim. Com uns ajustes e acréscimos mas sim. E do Sporting, por exemplo, poderia levar alguns como Gonçalo Inácio e Pote (talvez Hjulmand). Só não digo Gyokeres porque vejo muito potencial no Hojlund para fazer esse papel e elevar o nível, havendo ainda Zirkzee também promissor. E 100 milhões talvez seja melhor guardar para outros alvos de outros sectores.
    Mas curto e grosso, para mim Amorim seria das melhores opções. Ele, Xabi Alonso e mais um ou dois.

  • Lúcifer Morningstar
    Posted Outubro 28, 2024 at 7:15 pm

    Começam as notícias plantadas na imprensa.
    *
    Já agora perguntei ao ChatGPT sobre o sucessor de Ten Hag no Manchester United e eis a resposta da IA:

    «Se Erik ten Hag já não está no comando do Manchester United, a escolha de um novo treinador precisa ser cuidadosa, considerando a história do clube e os desafios recentes. Aqui estão alguns candidatos que poderiam se destacar para ocupar essa vaga:

    1. Zinedine Zidane

    Prós: Zidane tem experiência de alto nível, levando o Real Madrid a três títulos consecutivos da Liga dos Campeões. Ele sabe lidar com grandes estrelas e pressão, algo essencial para o United.

    Contras: Nunca treinou na Premier League, o que pode ser um obstáculo de adaptação.

    2. Julian Nagelsmann

    Prós: Jovem e tático, Nagelsmann fez um excelente trabalho no RB Leipzig e Bayern de Munique. Sua capacidade de desenvolver jovens talentos e implementar um futebol dinâmico poderia combinar com o United.

    Contras: Também não tem experiência na Premier League e às vezes enfrenta desafios em manter consistência nos resultados.

    3. Roberto De Zerbi

    Prós: Comandando o Brighton, De Zerbi tem feito um trabalho excepcional na Premier League, especialmente com um estilo de jogo ofensivo e moderno que vem chamando atenção.

    Contras: Apesar do talento, ele é relativamente inexperiente em competições de topo e seria uma grande transição em termos de expectativa.

    4. Luis Enrique

    Prós: O ex-treinador do Barcelona e da seleção espanhola tem um estilo ofensivo e excelente capacidade de gestão de elenco. Sua experiência em grandes palcos seria uma vantagem para o United.

    Contras: Pode levar um tempo para se ajustar ao ritmo da Premier League.

    5. Mauricio Pochettino

    Prós: Conhecido pelo trabalho no Tottenham, onde levou a equipe à final da Champions, Pochettino entende bem a Premier League e é um técnico que sabe trabalhar com jovens jogadores e orçamentos limitados.

    Contras: Atualmente está no Chelsea, então poderia haver um obstáculo para trazer um treinador de um rival direto.

    6. Antonio Conte

    Prós: Conhecido por sua intensidade e por implementar um sistema defensivo sólido, Conte já venceu a Premier League com o Chelsea e poderia trazer uma abordagem disciplinada ao United.

    Contras: Conte prefere um estilo mais conservador, o que pode não agradar os fãs do United. Além disso, ele tende a ter conflitos com a administração de clubes.

    7. Pep Guardiola (hipotético)

    Prós: Mesmo sendo muito improvável, Guardiola seria um sonho para os torcedores do United, devido à sua filosofia e sucesso no futebol inglês e europeu.

    Contras: A ligação com o Manchester City tornaria essa contratação quase impossível.

    Análise Final

    Se o United quer construir uma equipe a longo prazo, Julian Nagelsmann e Roberto De Zerbi parecem as escolhas mais promissoras, enquanto Zidane e Conte são opções para quem procura resultados imediatos. Tudo depende do que o clube espera para as próximas temporadas: consistência e desenvolvimento ou conquistas rápidas.»

  • Veridis Quo
    Posted Outubro 28, 2024 at 7:26 pm

    Vai doer, especialmente se for a meio da época.
    Olhando para o lado do Rúben, não é difícil perceber porque é que ia dizer sim a isto.
    O United, por todo o caos que tem sido, tem-se mostrado um clube que dá tempo e dinheiro aos treinadores. Ten Hag, Ole e Mourinho tiveram todos 2/3 épocas para tentar endireitar a coisa, havendo sempre tempo (muitas vezes até quando já estavam fora do prazo) e direito a reforços a dedo (talvez Mourinho seja o que se possa queixar mais aqui).
    “O United é o caos, é um cemitério, vai para lá trocar uma coisa certa por outra incerta…”. Vejamos, não há paralelismo com a vinda dele para o Sporting? Veio ganhar mais, veio meter-se num clube caótico e veio num timing estranho. E, sem experiência, foi bem sucedido. Agora, com a experiência que tem, com os resultados e a equipa a jogar à sua imagem, não ia ter confiança para dar o salto e achar que consegue fazer o mesmo?
    Mais ainda quando não tem expectativas imediatas de títulos, apenas se pede uma aproximação ao topo e, finalmente, uma ideia de jogo vincada, positiva e com coerência ao longo do tempo. E Amorim, teimoso como é, já se viu que traz isso e que a equipa irá jogar como ele quer. Isso é inegociável e tem coragem para não abdicar disso, mesmo quando a coisa se entorta. Viu-se no Sporting, especialmente no contraste ao pós-Silas que também tinha a suposta ideia positiva, mas a cada mau resultado trocava de sistema e meio 11. Convicção de Amorim está lá e isso tem faltado aos treinadores do United, que andam constantemente a atirar o barro à parede e a mudar tudo com regularidade a ver o que funciona. Com Amorim, dificilmente isso acontece. Mesmo que demore.
    Para lá disso, Pep pode sair e Klopp já foi. A Premier pode estar bem menos fechada nos próximos tempos, o que também pode pesar.
    Que seja só no final da época, mas não me admirava que o Sporting já não o tivesse no jogo do Estrela.

  • Mik6
    Posted Outubro 28, 2024 at 7:28 pm

    Se o United pagar a cláusula o Amorim vai. Não vejo grande diferença de quando o fomos buscar ao Braga.
    Ele merece chegar a um clube gigante do nível do Man Utd e se lhe derem tempo pode ressuscitar o clube, um bocado como fez com o Sporting.
    Para o Sporting, se acontecer é a maior perda. Preferia perder o Viktor em Janeiro por exemplo. Vamos ver se realmente estamos preparados para o substituir, tempos difíceis se avizinham. SL

  • The Mo
    Posted Outubro 28, 2024 at 7:36 pm

    Que grande noticia!
    Vamos Amorim, outra oportunidade como esta não tens.

  • Neville Longbottom
    Posted Outubro 28, 2024 at 7:42 pm

    Não é um bom clube para o Amorim. É o clube ideal! A cara dele. Obviamente que o sucesso depende sempre de várias variáveis, mas acho que é um casamento perfeito! O cemitério de treinadores que encontrou em 2020 pode encontrar em 2024 no United.

  • Stravinsky
    Posted Outubro 28, 2024 at 7:45 pm

    Agora voltamos aos Silas desta vida.
    Parabéns Benfica.

    • SportingFan1906
      Posted Outubro 28, 2024 at 8:10 pm

      Clássico Stravinsky. Fartou-se de criticar o Rúben, agora ele ir embora é o fim do clube. E parabéns Benfica porquê? O Porto também já está fora da luta pelo título?

      • Stravinsky
        Posted Outubro 28, 2024 at 8:48 pm

        É exatamente essa atitude que não suporto. Então o treinador x lá por ser bom não é criticável? Não deve ser criticado quando achamos que não está bem?
        Nem tudo é preto e branco.

        • Neville Longbottom
          Posted Outubro 28, 2024 at 9:30 pm

          E suportas dar os parabéns ao Benfica em Outubro?

        • SportingFan1906
          Posted Outubro 28, 2024 at 9:47 pm

          Pode criticar tudo o que quiser, mas a atitude que eu não suporto é quem está sempre a criticar tudo e a dizer que tudo está mal e vai ficar ainda pior. Cabe na cabeça de alguém dar os parabéns ao Benfica em Outubro por um campeonato em que estão em 3º lugar a 8 pontos do Sporting e 5 do Porto? (podem passar a 5 e 2, se ganharem o jogo em atraso, mas neste momento são 8 e 5)

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 28, 2024 at 7:54 pm

    Neste momento está num segundo patamar de melhores treinadores de sempre da Liga Portuguesa, pois tem apenas 2 campeonatos, tal como Rui Vitória, José Mourinho ou Vítor Pereira.
    .
    Para entrar no panteão dos treinadores da Liga Portuguesa terá, no mínimo de ganhar o terceiro campeonato e assim ascender ao mesmo patamar de Jorge Jesus, Jesualdo Ferreira, Sérgio Conceição ou Eriksson.
    .
    Szabo e Otto Glória têm mais campeonatos, mas não acredito que esteja aqui alguém que estivesse vivo nesses tempos.

    • lipe
      Posted Outubro 28, 2024 at 9:06 pm

      Não estou a perceber a relevância desse tema, Clismo.
      O Mourinho tem dois campeonatos porque saiu para o Chelsea antes de tentar o terceiro.
      O JJ, Jesualdo Ferreira ou Conceição têm três porque enquanto cá andavam nenhum United veio perguntar por eles.
      .
      Diria que o objetivo do passa por ascender ao patamar de um dos melhores treinadores portugueses de sempre, não dos melhores do campeonato português.
      A forma como ele sai do Braga para o Sporting é reveladora de que é um gajo confiante e ciente do seu valor; se sair para o United, será com a mesma mentalidade certamente.
      .
      E para além disso, ele tem à vontade uns 20 anos de carreira pela frente, está sempre a tempo de voltar e tentar entrar no mui desejado panteão dos treinadores da Liga Portuguesa.

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 28, 2024 at 9:32 pm

      Por amor de Deus. Mas há alguém que chegue sequer perto do Mourinho? O Mourinho teve 2 anos e meio no Porto, varreu isto com uma limpeza que, à época, era abismal. E mesmo que só estejas a falar da Liga Portuguesa…Mourinho chegou a ter o União de Leiria no pódio. Para além do que fez pelo Porto na Europa.
      .
      O Erikson que tem campanhas europeias excelentes (ainda que noutros tempos) ainda admitia, agora Jesualdo? Jesus?

    • SportingFan1906
      Posted Outubro 28, 2024 at 9:43 pm

      Que comentário disparatado. Qualidade mede-se simplesmente contando campeonatos? Alguém acredita que o Mourinho está no mesmo patamar do Rui Vitória e do Vítor Pereira e abaixo do Jesus, Jesualdo, Conceição ou Eriksson. O Mourinho é de longe o melhor treinador da liga portuguesa no século 21 (e provavelmente de sempre mas não o quero comparar com quem eu não vi treinar).

  • Dark Green
    Posted Outubro 28, 2024 at 7:56 pm

    Estes clubes “grandes” da europa, que na verdade não são, atualmente, maiores que Sporting, Benfica e Porto estragam por completo os projetos para os nossos clubes nacionais crescerem. Assim vai continuar e não passamos do mesmo ano após ano, iremos morrer na praia decada após decada, nao há avanços em termos de reconhecimento europeu e mundial porque tudo o que de bom têm os clubes nacionais vai tudo para o estrangeiro (gigantes europeus com muito dinheiro mas que estãocompletamente na lama, são os chamados estraga carreira). E alguns para estragarem por completo carreiras que eventualmente poderiam ser muito bonitas.
    É o preço do sucesso é verdade mas não será escrever uma história impactante e bonita, que fica na memória de todos, mais importante que o dinheiro?
    É uma vergonha.

    • Veridis Quo
      Posted Outubro 28, 2024 at 8:19 pm

      E o Sporting, Porto e Benfica não estragam os projetos aos outros? É o ecossistema do futebol. Os adeptos do Leiria ou do Braga hão de pensar o mesmo em relação ao Mourinho, JJ ou Amorim. Portugal vai morrer na praia, porque tem o tamanho que tem e a capacidade de gerar dinheiro que tem.

      • lipe
        Posted Outubro 28, 2024 at 8:46 pm

        Ia comentar isto mesmo, obrigado. Perspetiva é uma coisa muito bonita.

        • w0bbly
          Posted Outubro 28, 2024 at 9:29 pm

          Mas a perspectiva de um estarola é sempre essa. Ai ui que o Real Madrid tem mais do que eu, mas esquecem-se que são o Real Madrid cá do burgo.
          É coisa que já nem me apoquenta, só me consigo rir.

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Outubro 29, 2024 at 12:55 pm

        É surreal a quantidade de comentários a dizer que ah, está bem, também aconteceu com o Braga, mas agora é com o Sporting, não pode ser!

    • manel-ferreira
      Posted Outubro 28, 2024 at 9:20 pm

      Sim, é uma vergonha que clubes com maior capacidade financeira vão buscar treinadores e jogadores a clubes com menor capacidade financeira. Exceto se isso acontecer dentro de Portugal, aí já não há problema.
      Se aparecesse um adepto do Rio Ave a dizer exatamente o mesmo que tu, mas em relação aos 3 grandes, seria corrido à gargalhada (e com razão). Imaginem a história impactante que o Francisco Moura podia ter escrito no Famalicão. Não há direito!
      E dizer que o United não é maior que os clubes portugueses por estar mal atualmente é o mesmo que dizer que o Sporting em 2013 era um clube menor que o Paços só porque os castores ficaram quatro lugares acima dos leões.

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 28, 2024 at 9:33 pm

      O Sporting não estragou o projeto do Braga?

    • SportingFan1906
      Posted Outubro 28, 2024 at 9:41 pm

      Nem pegando no resto do comentário que também pouco sentido faz, mas dizer que o United não é maior que os três grandes portugueses é completa falta de noção. O United é um dos maiores clubes do mundo, possivelmente só atrás de Real e Barça, mesmo estando em crise há 11 anos.

    • oMeuUserName
      Posted Outubro 28, 2024 at 9:46 pm

      Que falta de noção, credo! Não te lembras de como começou a história impactante e bonita do Amorim no Sporting?

    • Valentes Transmontanos
      Posted Outubro 28, 2024 at 11:05 pm

      Ri alto. Obrigado.

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 28, 2024 at 7:57 pm

    Acredito que o Rúben Amorim vai rejeitar e vai renovar contrato com o Sporting até 2027, com um melhor salário e com uma cláusula de saída unilateral no final do ano, caso assim o deseje.

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 28, 2024 at 8:09 pm

    Está certo que o United é um clube gigante e reerguer os red deve ser doa desafios mais estimulantes para qualquer técnico.

    Contudo…
    Arriscar a carreira num clube à deriva como o United é uma aposta gigante.

    Se correr bem será extraordinário se correr mal será mais um…

    Ainda para mais uma equipa construída para Ten Hag e pouco a ver com aquilo que o Rúben gosta. Teriam que existir uns tweaks significativos.

    Assim à primeira arriscaria num 11,

    Onana;
    Yoro, De Ligt, Lisandro;
    Mazraoui, Ugarte, Bruno Fernandes, Dalot;
    Rashford, Zirkzee, Garnacho.

    A acontecer será um duro golpe para o Sporting que poderá ficar em espaço de dias, sem a espinha dorsal que lançou este projeto.
    Com Viana e Amorim fora, e a necessidade de arranjar um treinador novo a meio da época, a liga estaria relançadissima.

    • lipe
      Posted Outubro 28, 2024 at 8:45 pm

      Se correr mal o Amorim no fim da época tem 40 anos e os três grandes portugueses de portas abertas.
      Low risk high reward. É um no-brainer.

      • Flavio Trindade
        Posted Outubro 28, 2024 at 9:48 pm

        Tal e qual o Ten Hag. Também tem as portas do Ajax, do PSV e do Feyenoord abertas…

        É claro que é super apelativo.
        Aliás talvez seja até mais apelativo o United do que o City porque a herança de Guardiola será sempre difícil de gerir e fazer renascer o United é demasiado apelativo.

        E claro, treinar um clube que é top 10 mundial é incrível.

        Eu até gosto do United, mas é um presente complicado.

        • BrunoV
          Posted Outubro 28, 2024 at 11:16 pm

          As portas do PSV e do Feyenooord estão fechadas… bem fechadas.
          .
          Ele que vá treinar o Utrecht ou Twente

        • w0bbly
          Posted Outubro 29, 2024 at 12:52 pm

          O ten haag se alguma vez treinar o feyenoord como o meu chapéu. Acho que os adeptos o comiam vivo. A rivalidade entre os dois não permite isso. Mesmo o PSV acho muito complicado

  • AndreChaves9
    Posted Outubro 28, 2024 at 8:36 pm

    Acho que faz todo o sentido. Fazer no utd o que fez no Sporting. Ir para um city por exemplo seria muito pior

  • VaideMota
    Posted Outubro 28, 2024 at 9:24 pm

    A confirmar-se fica a pergunta no ar: Quem compra o Varandas?

  • Valentes Transmontanos
    Posted Outubro 28, 2024 at 11:06 pm

    Espero que não se confirme. O United está bem como está.

  • Ricardo F.
    Posted Outubro 28, 2024 at 11:11 pm

    Oh, aí, o campeonato entregue e decidido à nona jornada e o Sporting bicampeão…

  • Art Vandelay
    Posted Outubro 28, 2024 at 11:25 pm

    A meio da época? NÃOOO
    ***
    O trabalho de autor que está a fazer no Sporting, merece ser terminado, pode ser um ano absolutamente histórico para o Sporting e dá gosto ver jogar este Sporting, espero que pelo menos acabe este trabalho e depois em Maio logo se vê

    • Lúcifer Morningstar
      Posted Outubro 29, 2024 at 12:27 pm

      Kafka, tal como já aqui disseram, tem de começar a haver regras para se contratarem treinadores. Têm de se começar a aplicar regras idênticas às do mercado de transferências de jogadores. Hoje é o Sporting que ficará prejudicado, mas amanhã poderá ser o Benfica, o Braga, o FC Porto ou outros clubes dos grandes campeonatos.

  • Santander
    Posted Outubro 29, 2024 at 12:21 am

    Caso se venha a confirmar, acredito que este será o grande teste da tão badalada estrutura.. Neste momento é que se verá se existe, ou se a estrutura era Amorim.. Vejo três nomes polémicos mas que poderiam ser boas alternativas:
    *
    – Abel:
    Parece em final de ciclo com o Palmeiras e a terminar a época no Brasil.. habituado a refazer a equipa constantemente, conhecedor da realidade portuguesa e antigo capitão do Sporting.. Contudo, no Brasil Jesus também foi rei e não foi por isso sinónimo de sucesso no seu regresso a Portugal.. Além disso tem uma postura totalmente diferente daquilo que é o registo de Amorim…
    *
    – Sérgio Conceição:
    Sportinguista de pequeno.. não viu abrirem-se as portas que desejava no estrangeiro.. revoltado com o Porto e com o seu ex-adjunto e agora traído pelo presidente que defendeu.. como contra todo o passado no Porto e a postura antítese de Rúben Amorim…
    *
    – Ten Hag:
    Está altamente desgastado pela imagem deixada no United.. mas a verdade é que fez um trabalho muito bom no Ajax que se encontra à deriva desde da sua saída.. um treinador voltado para a formação e para o potenciar atletas.. como contra, além da descredibilização tem o fraco histórico de treinadores estrangeiros em Portugal..

    Bem sei que seriam opções muito polémicas e que o mais provável é que não seja nenhum destes… Já se fala em João Pereira, cujo o trabalho desconheço completamente, mas a verdade é que Amorins não aparecem todos os dias… Se é para apostar em treinadores menos experimentados, o Daniel Sousa está livre e o próprio Rui Borges tem feito trabalhos meritórios…
    *
    Como portista não escondo o entusiasmo e como adepto do futebol em geral não escondo a curiosidade.. Viana já saiu, Amorim pode seguir e veremos se Gyokeres não abandona já em Janeiro.. Varandas terá uma autêntica prova de fogo

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 29, 2024 at 11:11 am

      Pelo que se sabem vai ser o João Pereira (a ser verdade que o Amorim sai), nenhum desses nomes é sequer equacionado.

  • Pablo2
    Posted Outubro 29, 2024 at 12:47 am

    É uma escolha, assim enfraquece o Sporting e um treina o Benfica. O gajo atirou-se ou West Ham vai negar o Man. United?

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 29, 2024 at 11:10 am

      O gajo não se atirou a West Ham nenhum. Ou agora ir a uma entrevista de emprego é atirar-se ao que quer que seja?

  • Gndias
    Posted Outubro 29, 2024 at 5:39 am

    Para quem aceita o west ham o United é um no brainer

  • Rated R
    Posted Outubro 29, 2024 at 8:39 am

    N acredito que saia a meio do projeto. Se for no fim até acredito, mas assim…

  • pogagnolo
    Posted Outubro 29, 2024 at 8:47 am

    Não gostava de o ver abandonar o Sporting a meio da época. Está bem encaminhado para conseguir uma temporada histórica para o Sporting, e consagrar o seu estatuto enquanto treinador promissor. Conseguiu 2 campeonatos, mas sem conjugar as conquistas internas com boas campanhas europeias, e este ano tem os recursos para finalmente mostrar o seu trabalho perante o resto da Europa.

    Para mais, é sempre mau para a Liga no geral perder alguém tão competente que obriga os rivais a elevar o nível. Caso saia e o Benfica consiga vencer um troféu, por exemplo, pode ser ruinoso no que diz respeito às eleicões do próximo ano. Numa perspectiva de longo prazo, prefiro que o Benfica fique em branco esta época se isso significa que o Rui Costa tem uma possibilidade de não ser reeleito.

  • Arel
    Posted Outubro 29, 2024 at 8:58 am

    “Dizem que jamais seremos bicampeões. Vamos ver.” *Mic drop*

    Pois… Pelos vistos já não vamos ver…

  • Artur Trindade
    Posted Outubro 29, 2024 at 9:18 am

    Amorim tem a oportunidade de ficar na história com o bicampeonato, que conquistado no Sporting tem o valor de um penta nos rivais, e é engraçado ver as comparações com Mourinho (o grande, não este), quando os títulos de Amorim não são no crónico campeão que era o FCP, e ainda dava para conquistar finais com o Mónaco.
    Amorim tem que entender que o Sporting não deve ser colocado numa situação de não ter treinadores para substituir nesta altura, é até uma aberração que seja possível inscrever (roubar) novos treinadores fora dos mercados de inverno ou verão, numa situação que devia ser em tudo análoga ao que se passa com jogadores, havendo no máximo lugar à incorporação de elementos desempregados, ou cargos interinos, fora dos 2 mercados.
    Podem dizer que o Sporting fez o mesmo com Amorim, mas os lesados desta vez somos nós, que temos uma perspectiva de título de campeão muito superior à que existia no Braga da época, e confesso que não fosse de um título bem encaminhado que falamos, não teria nem perto deste sentimento.
    Trata-se de desmantelar a melhor equipa do século em Portugal, aquela que mais prazer dá aos adeptos, acredito que até os adeptos adversários se oponham à tua saída, Amorim.
    Eu compreendo que seja uma oportunidade de repetir o célebre ” e se corre bem”, mas ficará sempre um amargo de boca nos sportinguistas, por acontecer com 1/3 da liga, ao contrário da deslocação na época passada (não era o West Ham) em que se deslocou depois do título na mão, e mesmo nessa altura não foi bem visto.
    Acredito que Amorim tenha que decidir no dia de hoje, e desejo que a decisão seja a estabilidade e continuidade num clube que lhe dá mais garantias (por mérito seu) de títulos, que lhe dará o MU no curto prazo.

    • Joca
      Posted Outubro 29, 2024 at 10:27 am

      Os adeptos do Sporting deviam ser caso de estudo. São adeptos de um dos grandes em Portugal, que tem investido nas últimas épocas e com um projeto mais sólido que os rivais, mas vivem numa dualidade. Por um lado, defendem que o seu clube é o melhor, mas, por outro, têm um complexo de inferioridade, como se o Sporting não tivesse a mesma obrigação de ganhar. Enquanto benfiquistas e portistas têm a confiança e a exigências de ver os seus clubes vencer, os sportinguistas querem essa grandeza, mas ao mesmo tempo fingem que o Sporting não tem essa responsabilidade. Decidam-se, amigos! E já agora: porque é que um bicampeonato no Sporting vale mais do que um pentacampeonato dos rivais? Pelo historial, vão querer acrescentar 5 títulos ao currículo em vez de apenas dois?

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 29, 2024 at 2:36 pm

        Não se trata das expectativas dos adeptos do Sporting, mas das probabilidades de QUALQUER técnico ser bi-campeão no Sporting, daí não haver memória nas últimas largas décadas.
        Nos últimos 40 anos o rácio de sucesso do Sporting em relação aos rivais é superior a 2/5 em ligas?
        Esse mérito de Amorim, é claramente superior ao de Mourinho/Villas Boas serem bi-campeões num clube onde a excepção era haver treinadores não campeões.
        Se Amorim num ciclo de 6 anos no Sporting, fosse 3x campeão, esse feito seria muito mais vistoso que JJ ter feito o mesmo no Benfica, tendo o Benfica orçamentos superiores aos adversários (no caso do Sporting) e tendo tido Vieira como presidente, correto?

      • Neville Longbottom
        Posted Outubro 29, 2024 at 2:58 pm

        “Decidam-se amigos. Sim vós, sportinguistas, decidam-se e respondam-nos a uma só voz, vós que sois todos iguais e que têm de pensar todos da mesma maneira”.
        .
        Não. Pode haver sportinguistas que não querem responsabilidade e outros que querem ou não pode? Temos todos de nos decidir no mesmo sentido?
        .
        E vai alguma confusão nessa cabeça sobre o conceito de grandeza, porque este é demasiado lato para que a tua interpretação seja universal. O Sporting no limite podia até ser maior do que o Porto e o Benfica e ter menos responsabilidade. Os dois conceitos não andam lado a lado. Da mesma forma que o Chelsea tinha mais responsabilidade em ganhar do que o Liverpool durante 15 anos e muita gente acha o Liverpool incomensuravelmente maior. Acho que não é preciso um curso para se perceber isto. O Sporting não tem a capacidade manipuladora que o Porto e o Benfica têm, não domina os meandros do futebol, terá sempre mais dificuldade em criar uma hegemonia. E por isso é que, na opinião de alguns, 2 títulos do Sporting valem mais do 5 do Porto. Da mesma forma que para os adeptos do Leicester, o campeonato de 2016 vale mais do que 5 do United. É matéria de opinião, tu terás outra, nos livros valem o mesmo, no coração do Artur não valem.
        .
        Obrigado pela procupação com o palmarés do Sporting, parece que há mais gente interessada no nº de títulos do Sporting do que apenas sportinguistas. O que é de saudar. Estranho, mas é de saudar.

      • Neville Longbottom
        Posted Outubro 29, 2024 at 3:02 pm

        E o “não tem a mesma capacidade manipuladora” é um elogio ao Porto e ao Benfica e uma crítica ao Sporting antes que alguém venha com os ataques do costume.

    • Ignatius.Reilly
      Posted Outubro 29, 2024 at 10:33 am

      A melhor equipa do Sporting deste século é algo inquestionável.
      A melhor equipa do século em Portugal é de alguém que está visivelmente afetado pelas noticias das últimas horas…assim de repente, Porto do Mourinho, Porto do AVB e primeiro Benfica do Jesus não só eram superiores como arrisco dizer, eram largamente superiores

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 29, 2024 at 2:46 pm

        JJ é para mim o melhor técnico português da sua geração, mas de longe, e falo de futebol não de títulos.
        Mas até Jesus tem dificuldade em ter 2 épocas de nível alto, tem sempre um impacto estrondoso na 1ª, e a 1ª no Benfica foi fantástica (em futebol), mas baixou na 2ª, e mesmo no Sporting não teve essa regularidade, para lá dos zero títulos em 3 épocas.
        Quando refiro Amorim, falo da última época em que foi campeão, e na época seguinte (a atual), em que elevou o nível, e é um passeio de futebol de qualidade (independente se será/seria campeão).
        Essa demonstração de qualidade, é superior à que fizeram Mourinho (pelo contexto de domínio do FCP), ou JJ.

  • Francisco Ramos
    Posted Outubro 29, 2024 at 9:23 am

    Se isto for verdade, o Rei Amorim (é o melhor treinador em Portugal à data) volta a acreditar piamente nas suas capacidades!

    Saiu de um Braga onde tinha acabado de ganhar uma Taça da Liga para um Sporting que era um cemitério de treinadores – e com uma dimensão muito superior – mas tinha uma estrutura (principalmente Salgado Zenha) que com o homem certo tinha tudo para correr bem (claro que a sorte protege os audazes mas há que dar mérito a quem o teve).

    E agora pode fazer a mesma coisa olhando para o Man Utd (apenas atrás do Real Madrid no que respeita a tamanho), que tem também sido um cemitério de treinadores mas tem um novo nome – Jim Ratcliffe – com ideias diferenciadas para o clube, sendo um corte com a antiga gerência.

  • junior_1984
    Posted Outubro 29, 2024 at 9:59 am

    Eu sinceramente colocava mercados de transferência iguais ao dos treinadores.
    Verdade que o Sporting fez o mesmo ao Braga, com a agravante de no momento não ter dinheiro para pagar a clausula. Mas claramente algo tem de mudar. Isto prejudica claramente o Sporting. O treinador tem contrato e a sair porque pagam a clausula, deveria ser num mercado de transferências. Tal como o constante aliciamento de clubes a jogadores para nao renovar. Mais uma vez com Real Madrid á cabeça… Agora aliciando A. Arnold.

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 29, 2024 at 11:09 am

      O aliciamento de jogadores é proibido pela FIFA, mas dentro da jurisdição da UEFA, não consigo perceber quem detem autoridade sobre o assunto. Agora é altamente improvável provar aliciamento, ninguém anda a controlar os telefones das pessoas, diria que é praticamente impossível que uma escuta fosse prova em tribunal.
      .
      De acordo quanto ao mercado dos treinadores, porque isso desvirtua a competição. Mas o Sporting também desvirtuou a competição ao comprar o Amorim ao Braga. Estão a pagar-nos na mesma moeda. Mas já na altura entendi as dores de quem sentiu na pele.

    • CMD87
      Posted Outubro 29, 2024 at 12:41 pm

      Simples, no contrato com o treinador o clube pode coclocar que a clausula só é válida num determinado período de tempo

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Outubro 29, 2024 at 12:47 pm

      Então quer dizer que quando um clube precisasse de um treinador novo só podia ir buscar um que não tinha tido lugar em sítio nenhum?

      Quando muito, o que o Sporting fez na altura é que devia ser proibido, porque foi a um concorrente directo. É muito semelhante a uma empresa ir buscar um administrador de topo a outra que compete com ela, nem sei se as leis da concorrência não proíbem. Agora, aqui, o MU dificilmente se pode considerar concorrente do Sporting.

      Não sei se o RA se vai dar bem, espero que vá, era um espectáculo para o futebol português se ele conseguiu-se no MU o que conseguiu no Sporting, desde logo com a classe que mostrou aqui.

      O Sporting só tem de agradecer o facto de ficar na melhor posição possível para ganhar as competições onde está, com números e qualidade que nunca se viram antes. É só não estragar. Está em sprint, continue. É melhor do que se terminasse a época e naquele mês em que não acontece nada o clube mudasse silenciosamente para pessoas que tinham de começar do zero.

      • Neville Longbottom
        Posted Outubro 29, 2024 at 2:48 pm

        Por que motivo é que “quanto muito, o que o Sporting fez na altura é que devia ser proibido”. Ambas as operações desvirtuarão a competição e ambas têm impacto direto nas mesmas. Uma tem mais do que a outra, mas têm as duas. Ou ambas são permitidas ou ambas não são.
        .
        E sim, o Sporting desvirtuou a competição em 2020, da mesma forma que o Porto desvrituou quando contratou o Jesualdo e por aí fora.
        .
        Não é diretamente contigo, mas não é pelo facto de termos anteriormente beneficiado de algo com que não concordamos, que temos de passar a concordar. Eu não concordo que o que o United está fazer é correto e não me parece que ser Sportinguista e já ter beneficiado disso me incapacite de dar opinião.

        • Meu nome é Toni Sylva
          Posted Outubro 29, 2024 at 4:34 pm

          Mas qual é a competição em que o Sporting está com o MU?

          • Neville Longbottom
            Posted Outubro 29, 2024 at 10:32 pm

            Não estou a ver em que medida é que a minha resposta ajuda ou não mas enfim, cá vai: zero.

            • Meu nome é Toni Sylva
              Posted Outubro 30, 2024 at 1:22 am

              Deveria ajudar-te a entender porque é que o caso de agora não é comparável ao do Braga. Se não ajuda, é fútil insistir.

  • lipe
    Posted Outubro 29, 2024 at 11:37 am

    Tenho rido a bom rir desde ontem.
    Amigos, o Amorim ficou apresentado quando saiu do Braga como saiu.

    • w0bbly
      Posted Outubro 29, 2024 at 12:56 pm

      Também me temho fartado de rir com a malta a pedir mercados para os treinadores iguais aos dos jogadores. Hilariante a hipocrisia.

    • Mantorras
      Posted Outubro 29, 2024 at 2:10 pm

      A diferenca e que o United, caso accione, provavelmente pagara mesmo a clausula de rescisao.

      • lipe
        Posted Outubro 29, 2024 at 3:43 pm

        Sim, é verdade, mas o factor determinante aqui é mesmo a vontade do RA, tal como foi em Março de 2020. O Salvador pouco ou nada podia fazer e agora o Varandas ainda menos.

    • MM84
      Posted Outubro 29, 2024 at 2:25 pm

      E os sportinguistas chateados ou mesmo indignados por lhes estragaram o projeto desportivo? Priceless

  • Ricardo10_
    Posted Outubro 29, 2024 at 12:51 pm

    Como benfiquista, era óptimo, excelente!! Melhor ainda era levar o Gyokeres com ele!
    Mas sinceramente não acredito muito, seria uma péssima escolha desportiva por parte do Amorim, a época está perdida para o United, e em Portugal tem boas hipóteses de ser bicampeão pelo Sporting, coisa que não acontece desde os anos 50! Sim, porque o Benfica era o clube do regime mas o Sporting é que tem 70% dos campeonatos ganhos nessa altura.
    O problema é que isto é tudo muito bonito, mas se lhe apresentarem um ordenado de 2 milhões de euros por mês, não será fácil recusar…
    Um fenómeno estranho, é andarem sempre a falar do João Pereira como seu sucessor, adorava perceber a razão ou as razões para tal coisa…

  • Lúcifer Morningstar
    Posted Outubro 29, 2024 at 12:51 pm

    Tanta notícia, tanto rumor, tanta especulação e estou mesmo a ver esta montanha a parir um rato. Ninguém com dois dedos de testa se vai enfiar num clube onde ninguém se entende, enterram treinadores por dá cá aquela palha e tem um balneário repleta de vedetas que pouco jogam e ganham milhões.
    *
    Posto isto, e digo com toda a convicção, Rúben vai ficar no Sporting. E vai levar-nos ao bicampeonato.

    • Foge Quim
      Posted Outubro 29, 2024 at 2:00 pm

      Que Deus te oiça , mas já não acredito.
      Dois tiros no porta-aviões no espaço de 1 mês
      É o início da instabilidade, espero que o varandas esteja preparado.

      • Lúcifer Morningstar
        Posted Outubro 29, 2024 at 2:08 pm

        Foge Quim, o próprio Paul Scholes já veio dizer que contratar o Rúben é muito arriscado da parte do Manchester United e que preferia um treinador, tipo Zidane, para os Red Devils.
        *
        É como eu digo, está toda a gente a entrar em parafuso e a fritar a pipoca e eu continuo a achar que esta montanha vai parir um rato.

    • v de vendetta
      Posted Outubro 29, 2024 at 2:02 pm

      Quando ele chegou ao Sporting as condições eram parecidas. Ele não tem medo de arriscar nem de “lixar” a equila onde estava como goi no caso do Braga na altura.

  • Mantorras
    Posted Outubro 29, 2024 at 2:09 pm

    Acho que nao tem o plantel certo, mas a nivel de clube, talvez. Por exemplo, acho mais dificil ir para o City e substituir um Guardiola, ou mesmo ter ido para Liverpool e substituir Klopp, estes ultimos muito pelo que fez o seu antecessor e pela diferenca grande de modelo que RA iria apresentar. Restaria Chelsea, que sinceramente, acho o sitio onde encaixaria melhor, como um “novo Mourinho”, tem um plantel a medida.
    —-
    No United, encontra um cemiterio de treinadores, com um plantel que necessita um grande, nao diria upgrade, mas um grande ajuste, para ir de encontro as ideias do RA, mas que de resto se perfila como uma boa aposta: clube grande, historico, com adeptos a espera de um treinador de projecto e com o clube a espera do treinador para fazer o projecto, porque nao acredito que tenham grande projecto ao dia de hoje. RA chegaria a um sitio onde provavelmente o ouvirao em qualquer decisao, e chega… a meio da temporada, ou seja, tem mais de metade da epoca para preparar a proxima, entrando ja sem grandes responsabilidades este ano, e tendo um verao para preparar tudo. O senao e se a coisa vai de mal a pior apos a sua entrada ja este ano, ai pode ser olhado com desconfianca e perder algum credito, mas apostaria mais no contrario.

  • Diogo Oliveira
    Posted Outubro 29, 2024 at 2:24 pm

    Apesar de o United ser o United e ter condições, sobretudo financeiras, para se reerguer e de este comboio só passar uma vez, pois já se percebeu que o United quer um treinador para já, acho uma saída estranha do Amorim, pois tem tudo para fazer uma época estrondosa com o Sporting.
    Obviamente que a saída para o Sporting tem contornos semelhantes, mas também é vdd que ele parece ter criado com o Sporting um elo emocional mais forte, daí achar tudo este desenlace, no mínimo surpreendente.
    Penso que o mais ético seria o Amorim esperar pelo final do ano, todavia ninguém pode perspetivar que lugares estarão disponíveis e para além disso o Amorim já sabe antemão que o Viana irá sair e poder pensar que talvez o Sporting trema um pouco e querer, nessa medida, aproveitar agora o comboio.
    Vamos ver, acho que só me acredito piamente quando for oficial, mas que o Sporting poderá aqui tremer, poderá e isso será bom para o meu Porto.
    Quanto à escolha sobre o João Pereira, acho que revela um pouco da surpresa que está a ser esta movimentação, motivo pelo qual não há um plano b definido a Amorim e, depois, porque o Sporting deverá querer manter as dinâmicas já consolidadas, pois o Sporting joga praticamente de olhos fechados e o João Pereira tentará seguir o plano. Vamos ver vamos ver…

  • MM84
    Posted Outubro 29, 2024 at 2:34 pm

    Ir para um dos maiores clubes do mundo que está na mó de baixo há mais de uma década é o melhor que um treinador pode querer. Acho que faz mais sentido o Amorim ir para o United do que substituir o Guardiola, por exemplo. Num lado só pode melhorar, no outro só pode piorar!
    E se correr mal, sai com os bolsos cheios como saiu o atual, win win!
    Percebo que o Timing p adeptos do Sporting não seja nada bom, estão bem lançados para bicampeonato, mas há comboios que só passam uma vez, o Amorim não pode deixar fugir este..se o United contratar outro treinador com algum sucesso, a vaga deixa de estar disponível no final da época.

    Imagino que o Amorim também não quisesse este Timing, mas é o que é. Manda quem pode, obedece quem deve.

    Não deixa de ter alguma piada ver agora os adeptos do Sporting a passar por aquilo que passaram os do Braga há 5 anos atrás.

    É a lei do mais forte.

  • Van Basten
    Posted Outubro 29, 2024 at 3:39 pm

    Como adepto benfiquista, fico contente.
    Mas como amante de futebol, fico triste porque é uma daquelas pessoas que tentam que haja um bom ambiente no futebol nacional.
    Terá um enorme desafio em Manchester,terá que gerir um plantel que para mim está cheio de muitos egos e muitos jogadores que se estão a cagar para a situação em que os Red Devils se encontram.
    Para o Sporting é uma enorme perda, agora veremos se os excelentes resultados conseguidos eram fruto apenas do Varandas ou do Amorim.
    Tenho uma enorme simpatia pelo Rúben por isso desejo-lhe o maior sucesso e quando regressar a Portugal, que seja para o nosso lado.

  • Alchimystic
    Posted Outubro 29, 2024 at 3:53 pm

    A fade incompetência inglesa vai-nos lixar a epoca

  • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
    Posted Outubro 29, 2024 at 5:11 pm

    Lembro-me de ver aqui algumas vezes malta a fazer contas a supostas vendas do Sporting no fim da época. Podem agora adicionar estes 10M a esses 500.

  • FVRicardo
    Posted Outubro 29, 2024 at 6:52 pm

    Já estava à espera que esta fosse a última época. Não pensei que saísse já. Mas não critico nenhuma das 3 partes.

    Ele vai à procura de fazer no Man U o mesmo que fez no SCP, reerguer o clube. Ficaria reconhecido como uma lenda em Old Trafford, um autêntico sonho para qualquer amante de futebol.

    Já o Sporting, está muito mais estável e competitivo do que há 5 ou mesmo há 2 anos atrás (quando ficou em 4º), acredito que o plantel se manterá até ao fim da época. Muito dificilmente o clube voltará ao deserto de títulos e classificações inaceitáveis.

    Para sucessor de Amorim gosto da solução avançada há pouco pelo Record: João Pereira com Neto a adjunto. Carlos Fernandes também seria uma ótima opção, mas acho que deve ir para Inglaterra com Rúben.

Deixa um comentário