Amorim emocionado a falar do futuro: «O maior problema é saber se temos de fazer uma remodelação passados quatro anos e é muito difícil eu fazer uma remodelação com estes jogadores. As pessoas não pensam nisso: pensam que é só o dinheiro e ir para outro campeonato e não é nada disso. Há outras razões e é difícil lidar. Há muitos objetivos e vamos ver»
Estarei sempre agradecido ao amorim.
Mas ninguém o RELEMBRA, de que tem contrato com o SPORTING?
BrunoV
Posted
Maio 5, 2024 at
7:53 pm
Verdade, ele tem contrato, mas pode ter uma opção no contrato que lhe permita sair.
.
E já agora alguém que lhe relembre que ele não tem pedalada para o “Liverpool e semelhantes”, dado que ainda tem de subir um degrau a nível de provas a eliminar.
.
Apenas tem uma boa eliminatória na liga Europa e contra uma equipa inglesa que é sempre suspeito.
Eles não querem saber da Liga Europa para nada, olhem para o exemplo do Liverpool em 2024, o Arsenal em 2023 e 2020 ah e os Spurs em 2021.
De resto, tirando este ano na taça de Portugal o Amorim foi fraco em provas de eliminação.
.
Pode usar o próximo ano para subir esse degrau e ir à sua vida ou… pode pagar a sua recisão e ir embora este ano se não houver cláusula de saída.
Rocha Mexicano
Posted
Maio 6, 2024 at
12:50 pm
Claro, porque tanto Spurs como Arsenal estão carregadinhos de ligas dos campeões para não quererem saber da liga europa pra nada.
Pormenor Tatico
Posted
Maio 5, 2024 at
5:26 pm
Já enjoa este discurso de Amorim, se fica ou não fica, é um excelente comunicador, mas é demasiado aberto para mim, fala de todos os assuntos e não é capaz de colocar um travão neles, muitas vezes alimenta assuntos, que não devia alimentar.
O Sporting nunca teve condições financeiras e desportivas tão boas como agora, e está com medo de perder 2 ou 3 jogadores, ou de saíram os seus afilhados, Esgaio, Paulinhos, Adáns ou Netos, que nada acrescentam?
Isto é a vida de qualquer clube português, o Sporting também nunca teve tanto dinheiro como tem agora, seja a nível de vendas de jogadores, receitas Champions, receitas televisivas, bilheteiras ou marketing, o Sporting nunca teve tantas condições como agora, para poder ter a hegemonia do nosso futebol, ainda por cima, os rivais são geridos de forma amadora, desaproveitar tudo isto, seria surreal.
Apesar desta época ter sido bem sucedida, há sempre muito a melhorar, o plantel precisa de ser melhorado, especialmente a nível de banco, não é admissível, como ontem, levar 2 redes para o banco, o que é comum com Amorim, o que acho surreal e não ter praticamente jogadores de ataque, só centrais e médios.
Mesmo o 11 pode ser melhorado, ao nível da baliza, laterais ou alas, é isto que eu não gosto do Amorim, dá prioridade aos seus afilhados, ao invés de ter plantéis mais equilibrados, bastou ter-se deixado de teimosias com o Paulinho, trouxe Gyokeres e viu-se logo a diferença, imagino se o Sporting fizer isto, de cima a baixo, dificilmente perde 1 jogo em Portugal.
O Sporting se quer ganhar tudo internamente e chegar longe na Europa, não pode viver apenas de 14,15 jogadores, esta época com mais ambição, o mercado de Janeiro foi pavoroso, podia-se ter ganho a Taça da Liga e ter ido à final da Liga Europa.
Vejam como o Leverkusen trabalhou esta época, é isso que o Sporting tem de fazer, esta época fizemos apenas 50% do que podíamos ter feito, foi suficiente para o título, mas a próxima época teremos de andar pelo menos nos 80%.
Red Punisher
Posted
Maio 5, 2024 at
3:54 pm
Em termos desportivos, se o Ruben sair fará a escolha certa.
Em termos pessoais, há a evidente pressão da família para permanecer em Portugal.
É sempre um custo de oportunidade, que pode ser vantajoso em ambas as condições ou não.
A meu ver, se Ruben ficar, a mulher e filhos ficarão felizes e ele terá uma época boa no Sporting se Viktor ficar ou acabará em 4º lugar se sair.
Se sair para o estrangeiro, ficará milionário em 3 anos e depois pode voltar a Portugal se quiser, caso lhe corra a aventura mal. Se correr bem, ficará no topo do futebol durante 30 anos..
Será sempre uma escolha sua. No entanto, acho que vai acabar por sair.
Rocha Mexicano
Posted
Maio 5, 2024 at
5:28 pm
Infelizmente para alguns, não vejo esse 4º lugar a repetir-se tão cedo. Percebeu-se que faltava um avançado no plantel e veio o Gyokeres. Se o Sporting o vender são 100M. Junta mais os milhoes da Champions e se o Sporting não cobrir a saída do Gyokeres como deve ser então eu vou ali e já venho. Das atuais direções dos clubes grandes, creio que a do Sporting é de longe a mais competente. Já falharam e certamente vão voltar a falhar, mas a taxa de acerto tem sido bastante boa. Aliás, 6 anos volvidos desde o ataque à academia, em que preconizaram que o Sporting nem tão cedo ganharia nada, 2 campeonatos ganhos não está nada mal.
—————————————————————————————————————————————————
Mais: não te esqueças que o Sporting é o unico que é garantido de ir jogar a Champions e, quando muito, junta-se o Benfica. O Sporting é desses clubes, a meu ver, quem tem mais potencial em termos de plantel (rácio qualidade/idade dos jogadores). O benfica tendo sido campeão o ano passado e com as vendas absurdas que fez com Darwin, Enzo e G. Ramos poderia ter se posicionado bem para se distanciar dos outros. Não creio que isso tenha acontecido, atualmente acho que o Sporting tem mais condições de o fazer. Pode não ser o caso, mas condenares o Sporting ao 4º lugar se o gyokeres sair é absurdo ahahah!! Não estamos assim tão refens dele como pensas
pinetree
Posted
Maio 5, 2024 at
1:38 pm
O que RM diz faz todo o sentido.
Ele esta a correr um risco ao ficar, ate porque e preciso reformular o plantel se o objectivo for aumentar o nivel , alem de que tambem e preciso dinheiro para isso.
Por exemplo na baliza e preciso um GR de nivel e que garanta seguranca da baliza. o ideal era ficar com Adan e Israel para suplentes, mas nenhum destes dois da garantias para titulares.
Na ala direita e esquerda e preciso opcoes de outro nivel, esgaio e matheus sao curtos para o campeonato portuges quanto mais para a LC. Geny e Nuno Santos sao para o consumo interno.
O centro da defesa tambem precisa mais maturidade, porque NEto vai sair e St Just nao da para contar com ele.
E preciso mais um medio centro de nivel de morita e Hujlman, D. Braganca e bom mais e preciso mais um, talvez mateus fernandes e essugo estejam “verdinhos”.
E preciso ainda um Ponta de lanca diferente de Paulinho e que seja mais parecido com Gyokeres.
A equipa esta muito dependente de Gyokeres e se nao aumentar o nivel em outras posicoes Gyokeres vai perder impacto e influencia, para alem de vai comecar a ficar frustado.
Eu compreendo RM que talvez o melhor seja haver uma reformulacao.
RM talvez assentase bem no Chelsea, e Gyokeres tambem.
Eu se fosse Varandas, Hugo Viana e RM tambem nao sabia o que fazer. Espero que os dois primeiros tambem estejam a pensar no que Amorim fala.O que ai vem e complicado e desafiante.
Vamos ver como corre….
FVRicardo
Posted
Maio 5, 2024 at
9:05 pm
Se Amorim ficar
Continuará a apostar em Israel. Contrataria Ricardo velho para seu suplente.
Não é necessário ala esquerdo. Há Nuno Santos (melhor época da carreira este ano) e Matheus para os jogos grandes.
Inácio deve sair, é necessário um substituto, Ricardo Rodriguez e Brassier seriam interessantes. Diomande, Quaresma, St Juste, Debast e Coates seriam os outros
Ala direito Geny e Fresneda
Meio campo Hjulmand Bragança Morita Mateus Fernandes
É necessário um “extremo” destro, Pellistri, Fábio Carvalho ou Simic seriam ótimos. Pote, Trincão Edwards continuavam, para mim.
Sporting não pode perder a oportunidade de fazer 100m com Gyokeres, é para vender. Che Adams seria o substituto ideal. Paulinho suplente
Veridis Quo
Posted
Maio 5, 2024 at
4:12 pm
O Mateus está completamente no ponto.
Neville Longbottom
Posted
Maio 5, 2024 at
2:31 pm
Tal como já disse, acho estranho o Sporting precisar disso tudo e ter a real possibilidade de fazer 90 pontos e ter chegado à final da Taça. Se calhar não precisa assim tanto dessas opções todas.
Quem é o RM?
PedroAguiar
Posted
Maio 5, 2024 at
4:42 pm
É o Ruben “Mourinho” haha
SportingFan1906
Posted
Maio 5, 2024 at
3:55 pm
Concordo. O Sporting precisa de um guarda-redes titular, de um extremo destro e de substitutos para os jogadores que vender, tudo o resto é exagero. Alas titulares também eram bem-vindos mas não são prioritários porque os que temos agora servem.
Nelson Santos
Posted
Maio 5, 2024 at
11:34 am
Uma coisa que não percebo é ninguém apontar desafios que restam a Amorim em Alvalade. Que tal ser bicampeão? Isso seria um feito ainda maior do que ser campeão 2 vezes em 4 anos (ainda para mais faria 3 em 5 o que também seria algo de fantástico). Além disso, tentar fazer uma boa liga dos campeões. Se acham que não há desafios a treinar Sporting (ou Porto, ou Benfica…), o que dirão os treinadores de clubes do Braga para baixo?
Pedro Geraldo
Posted
Maio 5, 2024 at
3:48 pm
Calma lá!! Campeão duas vezes em 5 anos!
Chambel322
Posted
Maio 5, 2024 at
5:06 pm
2 em 4
20/21- Sporting
21/22- Porto
22/23- Benfica
23/24 – possivelmente Sporting
Nelson Santos
Posted
Maio 5, 2024 at
7:09 pm
Enfim, já vi que não vale a pena explicar…
Sangue Blu
Posted
Maio 5, 2024 at
8:12 pm
Deixa la mano passa à frente, n percas tempo…
Nelson Santos
Posted
Maio 5, 2024 at
4:47 pm
Se falo em fazer o bicampeonato seria 3 em 5 (SCP-FCP-SLB-SCP-SCP) ou não?
Pedro Geraldo
Posted
Maio 5, 2024 at
10:41 pm
Então só começa a contar quando ele ganha?! A primeira época como treinador do Sporting em que não foi campeão, não conta? Vocês são bons com a matemática…
O Comendador
Posted
Maio 5, 2024 at
10:26 am
Bom dia, meus senhores!
Bem não estava a contar com esta! Então o problema é não ter gónadas sexuais masculinas em volume suficiente para fazer “o que é preciso”. Amigo é meter as mãos à obra que isso incha e vai ao sítio. Sem stress.
Parece-me que mais uma vez a honestidade de Amorim vai jogar contra ele e de certa forma desvalorizá-lo como treinador. Fica rotulado que boa pessoa, que aproveita ao máximo o que tem e lhe dão, mas não é capaz de fazer uma mudança profunda numa equipa para a tornar mais forte se esta já for forte. Para grandes clubes é uma desvantagem enorme. Vamos ver se ultrapassa isto por cá ou tem mesmo de sair para evoluir. Tal como os jogadores, os treinadores também vivem num constante processo evolutivo.
Que corra bem a todas, mas hoje, ou na próxima semana, é desfrutar do título!! :)
Aquele abraço!
SL
Antonio Clismo
Posted
Maio 5, 2024 at
10:09 am
Sabemos lá se os futuros sucessores de Inácio, Diomandé, Gyokeres, Edwards, Esgaio, Nuno Santos, etc etc não estão agora a jogar na Liga Revelação? Com o Rúben Amorim tudo é possível.
.
Mas a piada do futebol está aí, senão era tudo ditado pelo tamanho dos orçamentos, os clubes nem precisavam de jogar, dava-se logo a Taça ao clube com maior orçamento e ficava logo tudo resolvido.
ManuelFAlbuquerque_
Posted
Maio 5, 2024 at
10:07 am
Campeonato e final de taça, independentemente do desfecho desta, são o timing ideal para a saída do Amorim. Ficará na história do Sporting pelos títulos conquistados em relativo curto espaço de tempo e pela forma como tentou fazer a equipa jogar.
Tendo um sistema de jogo bem consolidado e capacidade para adquirir jogadores que se estabeleçam no mesmo, haveria condições para o Sporting discutir o título de forma não apenas formal praticamente todos os anos.
Mas o Amorim tem também as suas ambições e isso é muito natural e saudável.
Creio que tem um discurso agradável, mas que lhe tem faltado um pouco mais de coragem em afirmar que está muito inclinado a sair. Não percebo se o faz por uma questão de estabilidade da equipa ou se é mesmo falta de alguma frontalidade.
Seja qual for o motivo, não acho isso demasiado censurável até porque ele também não está seguro que um clube do seu Interesse o queira mesmo contratar.
Sempre vi o Sporting como um clube que muito facilmente trocava de treinador, com Amorim isso não aconteceu porque o presidente do Sporting teve a sua credibilidade dependente do desempenho deste treinador. Foi uma jogada arriscada, mas que deu certo.
Vou destacar o sistema usado, no qual os centrais mais descaídos têm capacidade para também atacar. Mais do que 3 centrais, o Sporting jogou por vezes com 3 defesas. O Porto teve também um treinador, Adrianse, com essa filosofia. Lembro dessa figura interessante no futebol português, um tipo desbocado e disciplinador. Mas com ideias curiosas.
Se a direção do Sporting perceber alguma coisa de bola, o melhor que tem a fazer é tentar contratar um treinador que se sinta bem com um sistema deste género.
O primeiro nome que me vem à cabeça é o Paulo Sousa. Pode parecer um nome absurdo, mas é alguém com bons trabalhos e que percebe de bola.
O Amorim poderá mesmo assim continuar, o que será muito interessante para o nosso campeonato.
No lugar dele eu tentaria fazer o que fez o palhinha, iria para um clube médio de uma liga como a Premier se nada melhor aparecesse. Acho que é o percurso natural, sairia do topo de uma liga média para a linha média de uma liga de topo.
Não me parece ter nome e peito para agarrar um gigante neste momento.
Estou mais interessado no que se vai passar no Benfica, acho o Schmidt menos criativo que o Amorim e quero perceber se a falta de um avançado móvel e pressionante tipo Ramos vai novamente condicionar a escolha do 11.
Antonio Clismo
Posted
Maio 5, 2024 at
10:02 am
Rúben Amorim é principescamente bem pago para a realidade portuguesa.
Chegou ao Sporting, encontrou uma equipa em cacos, substituiu o Renan pelo Adán, Acuña pelo júnior Nuno Mendes, o Mathieu pelo júnior Inácio, teve que substituir também o Ristovksi que era amado pela claque do Sporting, Battaglia pelo Palhinha, mandou vir o João Mário por empréstimo para subtituir o Wendel e na frente até o júnior Tiago Tomás ou o Jovane Cabral substituíram jogadores como Bas Dost ou Vietto..
.
Na segunda época perde o titular João Mário (e essa perda nem se sentiu pois o Matheus Nunes deu conta do recado) e monta uma equipa muito boa mas com pouco poder de fogo na frente (Sarabia fazia o trabalho quase todo). Perdeu o campeonato injustamente para um FC Porto bem inferior…
.
Na terceira época perde Palhinha e Matheus Nunes no mesmo mercado de Verão deixando por terra todo o trabalho que tinha feito até então, mas a dupla Ugarte/Morita acaba por cumprir ofensivamente, mas deixava a defesa mais exposta e na frente os problemas de pólvora seca continuavam (Paulinho não era suficiente). Trincão e Edwards com grandes momentos mas ainda muito inconstantes.. Uma época abaixo das expectativas e um 4 lugar inglório.
.
Na quarta época, o Rúben Amorim pegou em todas as falhas até aqui e resolveu aprender com elas e a não dar a mínima hipótese para a nova época. A direção executou na perfeição um mercado irrepreensível onde foram apenas a alvos concretos, Hjulmand para substituir Ugarte e dar melhor cobertura defensiva e Gyokeres para resolver os problemas de pólvora seca… E RAPAZ!! SE NÃO RESOLVEU OS PROBLEMAS TODOS!!
.
É normal que hajam fins de ciclo, os clubes bem geridos são aqueles que percebem isso antecipadamente e renovam os jogadores mesmo antes que eles comecem a criar problemas.
.
Jogadores que devem sair por término do contraro: Adán, Neto
Jogadores que devem sair por venda: Gyokeres, Inácio, Diomandé
Jogadores que podem sair por sentirem que acabou o seu ciclo no Sporting e querem um novo desafio: Nuno Santos, Esgaio, Paulinho – e é aqui que parece que mais dói ao Rúben Amorim… São jogadores que o ajudam no dia-a-dia e lhe facilitam a vida pelo que transmitem ao grupo e à exigência que mostram aos jogadores que vão chegando.. Mas no passado também teve que deixar partir jogadores importantíssimos no balneário como Pedro Porro, Antunes, João Pereira ou Matheus Nunes.
.
Aliás a saída do Matheus Nunes até parece que foi traumática e que deixou o Rúben Amorim em depressão durante uns meses enquanto trabalhava outras formas de suprir a sua ausência..
.
Mas a vida de treinador é mesmo assim, é gerir entradas e saídas, com visão estratégica e de futuro, com sustentabilidade financeira
Paulo Roberto Falcao
Posted
Maio 5, 2024 at
9:54 am
Vejo para aqui conspirações e filmes de cavalaria, quando as coisas são muito mais simples.
Amorim construiu esta equipa, e ele é o primeiro a saber que há vários jogadores que estão no fim da linha. Não falemos de nomes óbvios, falemos num sujeito chamado Edwards ou numa cratera chamada Diomonde, que estão obviamente a mais na equipa. Ele bem que os quis mudar e lhes deu oportunidades.
O seu fim da linha pode estar ligado a isto. As suas verdadeiras apostas foram dadas a jogadores que mostraram não estar à altura.
Teria que ter autoridade e massa para mandar embora sete e ir buscar outros sete. Como não tem ambas as condições, irá naturalmente para outro desafio.
Boa sorte, da minha parte estou-lhe grato. Obrigado.
Mike-UK
Posted
Maio 5, 2024 at
10:20 am
Falar nas grandes apostas de Amorim e não mencionar Paulinho ou Esgaio é só não querer falar do problema.
Edwards ou Diomande? O Sporting facilmente faz 50 milhões com ambos. Esgaio ou Paulinho nem 5 rendem.
Amorim facilmente sai por cima em retorno à volta de Diomande ou Edwards, olhe que não é, seguramente, por aí.
Mike-UK
Posted
Maio 5, 2024 at
9:23 am
Fantochada.
Os elogios à comunicação de Amorim foram sempre justificados por ter um estilo relativamente sincero que não é comum cá no burgo, mas os últimos dois meses foram um desastre completo.
Já disse que tinha de remodelar o plantel, já disse que não achava que estivesse em fim de ciclo, já disse que não iam haver conversas nem entrevistas com outros e já disse (e, pior: fez) o contrário.
Qualquer treinador com ambição e vontade de ser de topo tem de saber lidar com renovações de planteis. Ponto. Qualquer treinador com categoria para abraçar projectos de topo tem de saber lidar com períodos de glória e períodos no deserto. Ponto.
O que é que lhe custa aqui? Abdicar de Adan? Abdicar de Esgaio? Ou ter de dar a mão à palmatória e reconhecer que toda a gente sabia que atacar uma liga com estes dois como titulares só daria glória com sorte (ou com Gyokeres no plantel)?
O problema é ter de sentar Coates mais vezes a partir do próximo ano? Ou relegar Nuno Santos para condição de suplente e ter receio do convívio com ele (como ontem bem se viu, não gostou de ser substituído a 5 minutos dos 90)? É admitir que em ano de ataque ao bi e a uma boa campanha na champions, jogadores como Neto ou Paulinho não fazem sentido no plantel? E que outros como Bragança ou Israel não podem ser primeiras opções de banco a quem for titular?
O Sporting tem um plantel cheio de assimetrias, para as quais muito contribuiu Amorim. Precisa de uma renovação evidente com 5/6 contratações. É a vida, faz parte do processo de renovação de ciclos sem que isso impeça o fim do ciclo maior em curso.
Se quer sair para o fazer pela porta grande, sem problema: que fale com o Antero e arranjem alguém que pague os 20 milhões da cláusula.
Ou então fale com o Rui Pedro Brás e paguem os 30…
Só quem tenha chegado ao futebol português há 5 minutos não percebe o que se está aqui a passar, e não precisa que o recordemos de quem era o presidente do sindicato de jogadores profissionais de futebol em 2002, que apareceu solidário ao lado de Mário Jardel numa celebre conferência de imprensa em que ele pedia para sair para outro lado. E seguramente não precisa também que o lembremos aonde estava esse mesmo presidente do sindicato a trabalhar pouco tempo depois – no clube que, nesse mesmo verão de 2002, teve interesse em ajudar o Jardel a atravessar a segunda circular.
Que Varandas e Viana acautelem bem o futuro imediato do clube, e que o façam com muita frieza – na salvaguarda dos sagrados interesses do Sporting Clube de Portugal.
Antonio Fauco
Posted
Maio 5, 2024 at
10:21 am
Comentário completamente ao lado. Enquanto sportinguista, tenho vergonha que alguém que não consegue interpretar palavras e começa a (tentar) ler (demasiado) nas entrelinhas seja sportinguista.
pinetree
Posted
Maio 5, 2024 at
1:46 pm
Antonio, olha que eu nao meto as maos no fogo pelo Amorim.
E imagina que o Sr Smith vai embora sem lhe pagarem a rescisao? Quem te garante que eles nao aproveitam o dinheiro poupado na rescisao para pagar a clausula do Amorim?
E rebuscado, mas e impossivel?
Pedro Barbosa
Posted
Maio 5, 2024 at
8:54 am
É refrescante de vez em quando ter uma pessoa, ainda que divagando um pouco, soltar as suas emoções e, sobretudo, pensamentos sobre um assunto que lhe é sensível. Pelas palavras usadas, parece-me claro que o Rúben Amorim sente que o seu trabalho no Sporting está “concluído”, isto é, que não existe na cabeça dele um patamar seguinte a ser perseguido e alcançado. Daí dizer que, na cabeça dele, as palavras que soam agora são “e se corre mal”? daqui para a frente. É um sentimento que compreendo perfeitamente – não é apenas uma vontade de dar o salto seguinte, de ir ganhar mais, de ter mais ambição. É um “olhar em sua volta” e tentar perceber se este é um final do ciclo ou se efetivamente há algo mais.
.
Um comentário pequeno apenas para as palavras finais dele da “remodelação”, como foram salientadas no título do Post: adoraria poder saber mais sobre esse aspecto em particular porque pela menção parece ser uma. Se está em cima da mesa mesmo uma remodelação do plantel e que jogadores? Se é a Direção Desportiva a liderar este processo e se está “completamente” alinhada com o treinador? Se o Rúben Amorim sequer concorda que é necessário? Se serão jogadores que são do grupo digamos core do treinador (saídas de Paulinho e Esgaio como se noticiou)?
.
Quem já liderou equipas e teve que fazer avaliações no final sabe o quão complicado, stressante, esgotante pode ser o processo, mesmo que em tempos felizes, nomeadamente se tiver que envolver mudanças. Pode ser que nas respostas a estas questões está mais uma razão para o Rúben Amorim pensar em não querer continuar.
Antonio Clismo
Posted
Maio 5, 2024 at
10:21 am
É normal, Esgaio e Paulinho estão na idade de quererem um último mega contrato nas Arábias.. Não sei até que ponto o Nuno Santos também não sente que chegou a sua altura de sair também… E mesmo o Pote, depois de 4 épocas de altíssimo nível deve ser frustrante não conseguir entrar nos planos da seleção nacional porque ninguém continua a perceber bem que posição é que ele faz, acaba por ser a magia própria dele.
.
O Klopp esteve 9 épocas no Liverpool e deram-lhe 2 ou 3 anos para reconstruir com calma o plantel á sua imagem tornando-o numa das melhores equipas da história, quando o ciclo de alguns jogadores acabou foi muito difícil para ele (Henderson, Wijnaldum, Sadio Mané, Milner, Firmino, Fabinho) e muitas das escolhas acabaram por ser furadas, como foi o Thiago Alcantara ou o Darwin Nunez que alteraram o DNA da equipa e baixaram o nível…
.
O Sporting também tem que compreender que o FC Porto vai entrar em ano zero e o Benfica também deve mudar de treinador e começar um novo ciclo… É a oportunidade de ouro para o Sporting ser eficaz neste mercado de Verão, resolver todos os seus problemas, renovar o plantel mas mantendo o treinador e conseguir o que já não consegue à muitas décadas, ganhar 2 campeonatos seguidos e depois tentar uma espécie de hegemonia na próxima década enquanto os rivais se reconstituem.
30 Comentários
goncalo888
Estarei sempre agradecido ao amorim.
Mas ninguém o RELEMBRA, de que tem contrato com o SPORTING?
BrunoV
Verdade, ele tem contrato, mas pode ter uma opção no contrato que lhe permita sair.
.
E já agora alguém que lhe relembre que ele não tem pedalada para o “Liverpool e semelhantes”, dado que ainda tem de subir um degrau a nível de provas a eliminar.
.
Apenas tem uma boa eliminatória na liga Europa e contra uma equipa inglesa que é sempre suspeito.
Eles não querem saber da Liga Europa para nada, olhem para o exemplo do Liverpool em 2024, o Arsenal em 2023 e 2020 ah e os Spurs em 2021.
De resto, tirando este ano na taça de Portugal o Amorim foi fraco em provas de eliminação.
.
Pode usar o próximo ano para subir esse degrau e ir à sua vida ou… pode pagar a sua recisão e ir embora este ano se não houver cláusula de saída.
Rocha Mexicano
Claro, porque tanto Spurs como Arsenal estão carregadinhos de ligas dos campeões para não quererem saber da liga europa pra nada.
Pormenor Tatico
Já enjoa este discurso de Amorim, se fica ou não fica, é um excelente comunicador, mas é demasiado aberto para mim, fala de todos os assuntos e não é capaz de colocar um travão neles, muitas vezes alimenta assuntos, que não devia alimentar.
O Sporting nunca teve condições financeiras e desportivas tão boas como agora, e está com medo de perder 2 ou 3 jogadores, ou de saíram os seus afilhados, Esgaio, Paulinhos, Adáns ou Netos, que nada acrescentam?
Isto é a vida de qualquer clube português, o Sporting também nunca teve tanto dinheiro como tem agora, seja a nível de vendas de jogadores, receitas Champions, receitas televisivas, bilheteiras ou marketing, o Sporting nunca teve tantas condições como agora, para poder ter a hegemonia do nosso futebol, ainda por cima, os rivais são geridos de forma amadora, desaproveitar tudo isto, seria surreal.
Apesar desta época ter sido bem sucedida, há sempre muito a melhorar, o plantel precisa de ser melhorado, especialmente a nível de banco, não é admissível, como ontem, levar 2 redes para o banco, o que é comum com Amorim, o que acho surreal e não ter praticamente jogadores de ataque, só centrais e médios.
Mesmo o 11 pode ser melhorado, ao nível da baliza, laterais ou alas, é isto que eu não gosto do Amorim, dá prioridade aos seus afilhados, ao invés de ter plantéis mais equilibrados, bastou ter-se deixado de teimosias com o Paulinho, trouxe Gyokeres e viu-se logo a diferença, imagino se o Sporting fizer isto, de cima a baixo, dificilmente perde 1 jogo em Portugal.
O Sporting se quer ganhar tudo internamente e chegar longe na Europa, não pode viver apenas de 14,15 jogadores, esta época com mais ambição, o mercado de Janeiro foi pavoroso, podia-se ter ganho a Taça da Liga e ter ido à final da Liga Europa.
Vejam como o Leverkusen trabalhou esta época, é isso que o Sporting tem de fazer, esta época fizemos apenas 50% do que podíamos ter feito, foi suficiente para o título, mas a próxima época teremos de andar pelo menos nos 80%.
Red Punisher
Em termos desportivos, se o Ruben sair fará a escolha certa.
Em termos pessoais, há a evidente pressão da família para permanecer em Portugal.
É sempre um custo de oportunidade, que pode ser vantajoso em ambas as condições ou não.
A meu ver, se Ruben ficar, a mulher e filhos ficarão felizes e ele terá uma época boa no Sporting se Viktor ficar ou acabará em 4º lugar se sair.
Se sair para o estrangeiro, ficará milionário em 3 anos e depois pode voltar a Portugal se quiser, caso lhe corra a aventura mal. Se correr bem, ficará no topo do futebol durante 30 anos..
Será sempre uma escolha sua. No entanto, acho que vai acabar por sair.
Rocha Mexicano
Infelizmente para alguns, não vejo esse 4º lugar a repetir-se tão cedo. Percebeu-se que faltava um avançado no plantel e veio o Gyokeres. Se o Sporting o vender são 100M. Junta mais os milhoes da Champions e se o Sporting não cobrir a saída do Gyokeres como deve ser então eu vou ali e já venho. Das atuais direções dos clubes grandes, creio que a do Sporting é de longe a mais competente. Já falharam e certamente vão voltar a falhar, mas a taxa de acerto tem sido bastante boa. Aliás, 6 anos volvidos desde o ataque à academia, em que preconizaram que o Sporting nem tão cedo ganharia nada, 2 campeonatos ganhos não está nada mal.
—————————————————————————————————————————————————
Mais: não te esqueças que o Sporting é o unico que é garantido de ir jogar a Champions e, quando muito, junta-se o Benfica. O Sporting é desses clubes, a meu ver, quem tem mais potencial em termos de plantel (rácio qualidade/idade dos jogadores). O benfica tendo sido campeão o ano passado e com as vendas absurdas que fez com Darwin, Enzo e G. Ramos poderia ter se posicionado bem para se distanciar dos outros. Não creio que isso tenha acontecido, atualmente acho que o Sporting tem mais condições de o fazer. Pode não ser o caso, mas condenares o Sporting ao 4º lugar se o gyokeres sair é absurdo ahahah!! Não estamos assim tão refens dele como pensas
pinetree
O que RM diz faz todo o sentido.
Ele esta a correr um risco ao ficar, ate porque e preciso reformular o plantel se o objectivo for aumentar o nivel , alem de que tambem e preciso dinheiro para isso.
Por exemplo na baliza e preciso um GR de nivel e que garanta seguranca da baliza. o ideal era ficar com Adan e Israel para suplentes, mas nenhum destes dois da garantias para titulares.
Na ala direita e esquerda e preciso opcoes de outro nivel, esgaio e matheus sao curtos para o campeonato portuges quanto mais para a LC. Geny e Nuno Santos sao para o consumo interno.
O centro da defesa tambem precisa mais maturidade, porque NEto vai sair e St Just nao da para contar com ele.
E preciso mais um medio centro de nivel de morita e Hujlman, D. Braganca e bom mais e preciso mais um, talvez mateus fernandes e essugo estejam “verdinhos”.
E preciso ainda um Ponta de lanca diferente de Paulinho e que seja mais parecido com Gyokeres.
A equipa esta muito dependente de Gyokeres e se nao aumentar o nivel em outras posicoes Gyokeres vai perder impacto e influencia, para alem de vai comecar a ficar frustado.
Eu compreendo RM que talvez o melhor seja haver uma reformulacao.
RM talvez assentase bem no Chelsea, e Gyokeres tambem.
Eu se fosse Varandas, Hugo Viana e RM tambem nao sabia o que fazer. Espero que os dois primeiros tambem estejam a pensar no que Amorim fala.O que ai vem e complicado e desafiante.
Vamos ver como corre….
FVRicardo
Se Amorim ficar
Continuará a apostar em Israel. Contrataria Ricardo velho para seu suplente.
Não é necessário ala esquerdo. Há Nuno Santos (melhor época da carreira este ano) e Matheus para os jogos grandes.
Inácio deve sair, é necessário um substituto, Ricardo Rodriguez e Brassier seriam interessantes. Diomande, Quaresma, St Juste, Debast e Coates seriam os outros
Ala direito Geny e Fresneda
Meio campo Hjulmand Bragança Morita Mateus Fernandes
É necessário um “extremo” destro, Pellistri, Fábio Carvalho ou Simic seriam ótimos. Pote, Trincão Edwards continuavam, para mim.
Sporting não pode perder a oportunidade de fazer 100m com Gyokeres, é para vender. Che Adams seria o substituto ideal. Paulinho suplente
Veridis Quo
O Mateus está completamente no ponto.
Neville Longbottom
Tal como já disse, acho estranho o Sporting precisar disso tudo e ter a real possibilidade de fazer 90 pontos e ter chegado à final da Taça. Se calhar não precisa assim tanto dessas opções todas.
Quem é o RM?
PedroAguiar
É o Ruben “Mourinho” haha
SportingFan1906
Concordo. O Sporting precisa de um guarda-redes titular, de um extremo destro e de substitutos para os jogadores que vender, tudo o resto é exagero. Alas titulares também eram bem-vindos mas não são prioritários porque os que temos agora servem.
Nelson Santos
Uma coisa que não percebo é ninguém apontar desafios que restam a Amorim em Alvalade. Que tal ser bicampeão? Isso seria um feito ainda maior do que ser campeão 2 vezes em 4 anos (ainda para mais faria 3 em 5 o que também seria algo de fantástico). Além disso, tentar fazer uma boa liga dos campeões. Se acham que não há desafios a treinar Sporting (ou Porto, ou Benfica…), o que dirão os treinadores de clubes do Braga para baixo?
Pedro Geraldo
Calma lá!! Campeão duas vezes em 5 anos!
Chambel322
2 em 4
20/21- Sporting
21/22- Porto
22/23- Benfica
23/24 – possivelmente Sporting
Nelson Santos
Enfim, já vi que não vale a pena explicar…
Sangue Blu
Deixa la mano passa à frente, n percas tempo…
Nelson Santos
Se falo em fazer o bicampeonato seria 3 em 5 (SCP-FCP-SLB-SCP-SCP) ou não?
Pedro Geraldo
Então só começa a contar quando ele ganha?! A primeira época como treinador do Sporting em que não foi campeão, não conta? Vocês são bons com a matemática…
O Comendador
Bom dia, meus senhores!
Bem não estava a contar com esta! Então o problema é não ter gónadas sexuais masculinas em volume suficiente para fazer “o que é preciso”. Amigo é meter as mãos à obra que isso incha e vai ao sítio. Sem stress.
Parece-me que mais uma vez a honestidade de Amorim vai jogar contra ele e de certa forma desvalorizá-lo como treinador. Fica rotulado que boa pessoa, que aproveita ao máximo o que tem e lhe dão, mas não é capaz de fazer uma mudança profunda numa equipa para a tornar mais forte se esta já for forte. Para grandes clubes é uma desvantagem enorme. Vamos ver se ultrapassa isto por cá ou tem mesmo de sair para evoluir. Tal como os jogadores, os treinadores também vivem num constante processo evolutivo.
Que corra bem a todas, mas hoje, ou na próxima semana, é desfrutar do título!! :)
Aquele abraço!
SL
Antonio Clismo
Sabemos lá se os futuros sucessores de Inácio, Diomandé, Gyokeres, Edwards, Esgaio, Nuno Santos, etc etc não estão agora a jogar na Liga Revelação? Com o Rúben Amorim tudo é possível.
.
Mas a piada do futebol está aí, senão era tudo ditado pelo tamanho dos orçamentos, os clubes nem precisavam de jogar, dava-se logo a Taça ao clube com maior orçamento e ficava logo tudo resolvido.
ManuelFAlbuquerque_
Campeonato e final de taça, independentemente do desfecho desta, são o timing ideal para a saída do Amorim. Ficará na história do Sporting pelos títulos conquistados em relativo curto espaço de tempo e pela forma como tentou fazer a equipa jogar.
Tendo um sistema de jogo bem consolidado e capacidade para adquirir jogadores que se estabeleçam no mesmo, haveria condições para o Sporting discutir o título de forma não apenas formal praticamente todos os anos.
Mas o Amorim tem também as suas ambições e isso é muito natural e saudável.
Creio que tem um discurso agradável, mas que lhe tem faltado um pouco mais de coragem em afirmar que está muito inclinado a sair. Não percebo se o faz por uma questão de estabilidade da equipa ou se é mesmo falta de alguma frontalidade.
Seja qual for o motivo, não acho isso demasiado censurável até porque ele também não está seguro que um clube do seu Interesse o queira mesmo contratar.
Sempre vi o Sporting como um clube que muito facilmente trocava de treinador, com Amorim isso não aconteceu porque o presidente do Sporting teve a sua credibilidade dependente do desempenho deste treinador. Foi uma jogada arriscada, mas que deu certo.
Vou destacar o sistema usado, no qual os centrais mais descaídos têm capacidade para também atacar. Mais do que 3 centrais, o Sporting jogou por vezes com 3 defesas. O Porto teve também um treinador, Adrianse, com essa filosofia. Lembro dessa figura interessante no futebol português, um tipo desbocado e disciplinador. Mas com ideias curiosas.
Se a direção do Sporting perceber alguma coisa de bola, o melhor que tem a fazer é tentar contratar um treinador que se sinta bem com um sistema deste género.
O primeiro nome que me vem à cabeça é o Paulo Sousa. Pode parecer um nome absurdo, mas é alguém com bons trabalhos e que percebe de bola.
O Amorim poderá mesmo assim continuar, o que será muito interessante para o nosso campeonato.
No lugar dele eu tentaria fazer o que fez o palhinha, iria para um clube médio de uma liga como a Premier se nada melhor aparecesse. Acho que é o percurso natural, sairia do topo de uma liga média para a linha média de uma liga de topo.
Não me parece ter nome e peito para agarrar um gigante neste momento.
Estou mais interessado no que se vai passar no Benfica, acho o Schmidt menos criativo que o Amorim e quero perceber se a falta de um avançado móvel e pressionante tipo Ramos vai novamente condicionar a escolha do 11.
Antonio Clismo
Rúben Amorim é principescamente bem pago para a realidade portuguesa.
Chegou ao Sporting, encontrou uma equipa em cacos, substituiu o Renan pelo Adán, Acuña pelo júnior Nuno Mendes, o Mathieu pelo júnior Inácio, teve que substituir também o Ristovksi que era amado pela claque do Sporting, Battaglia pelo Palhinha, mandou vir o João Mário por empréstimo para subtituir o Wendel e na frente até o júnior Tiago Tomás ou o Jovane Cabral substituíram jogadores como Bas Dost ou Vietto..
.
Na segunda época perde o titular João Mário (e essa perda nem se sentiu pois o Matheus Nunes deu conta do recado) e monta uma equipa muito boa mas com pouco poder de fogo na frente (Sarabia fazia o trabalho quase todo). Perdeu o campeonato injustamente para um FC Porto bem inferior…
.
Na terceira época perde Palhinha e Matheus Nunes no mesmo mercado de Verão deixando por terra todo o trabalho que tinha feito até então, mas a dupla Ugarte/Morita acaba por cumprir ofensivamente, mas deixava a defesa mais exposta e na frente os problemas de pólvora seca continuavam (Paulinho não era suficiente). Trincão e Edwards com grandes momentos mas ainda muito inconstantes.. Uma época abaixo das expectativas e um 4 lugar inglório.
.
Na quarta época, o Rúben Amorim pegou em todas as falhas até aqui e resolveu aprender com elas e a não dar a mínima hipótese para a nova época. A direção executou na perfeição um mercado irrepreensível onde foram apenas a alvos concretos, Hjulmand para substituir Ugarte e dar melhor cobertura defensiva e Gyokeres para resolver os problemas de pólvora seca… E RAPAZ!! SE NÃO RESOLVEU OS PROBLEMAS TODOS!!
.
É normal que hajam fins de ciclo, os clubes bem geridos são aqueles que percebem isso antecipadamente e renovam os jogadores mesmo antes que eles comecem a criar problemas.
.
Jogadores que devem sair por término do contraro: Adán, Neto
Jogadores que devem sair por venda: Gyokeres, Inácio, Diomandé
Jogadores que podem sair por sentirem que acabou o seu ciclo no Sporting e querem um novo desafio: Nuno Santos, Esgaio, Paulinho – e é aqui que parece que mais dói ao Rúben Amorim… São jogadores que o ajudam no dia-a-dia e lhe facilitam a vida pelo que transmitem ao grupo e à exigência que mostram aos jogadores que vão chegando.. Mas no passado também teve que deixar partir jogadores importantíssimos no balneário como Pedro Porro, Antunes, João Pereira ou Matheus Nunes.
.
Aliás a saída do Matheus Nunes até parece que foi traumática e que deixou o Rúben Amorim em depressão durante uns meses enquanto trabalhava outras formas de suprir a sua ausência..
.
Mas a vida de treinador é mesmo assim, é gerir entradas e saídas, com visão estratégica e de futuro, com sustentabilidade financeira
Paulo Roberto Falcao
Vejo para aqui conspirações e filmes de cavalaria, quando as coisas são muito mais simples.
Amorim construiu esta equipa, e ele é o primeiro a saber que há vários jogadores que estão no fim da linha. Não falemos de nomes óbvios, falemos num sujeito chamado Edwards ou numa cratera chamada Diomonde, que estão obviamente a mais na equipa. Ele bem que os quis mudar e lhes deu oportunidades.
O seu fim da linha pode estar ligado a isto. As suas verdadeiras apostas foram dadas a jogadores que mostraram não estar à altura.
Teria que ter autoridade e massa para mandar embora sete e ir buscar outros sete. Como não tem ambas as condições, irá naturalmente para outro desafio.
Boa sorte, da minha parte estou-lhe grato. Obrigado.
Mike-UK
Falar nas grandes apostas de Amorim e não mencionar Paulinho ou Esgaio é só não querer falar do problema.
Edwards ou Diomande? O Sporting facilmente faz 50 milhões com ambos. Esgaio ou Paulinho nem 5 rendem.
Amorim facilmente sai por cima em retorno à volta de Diomande ou Edwards, olhe que não é, seguramente, por aí.
Mike-UK
Fantochada.
Os elogios à comunicação de Amorim foram sempre justificados por ter um estilo relativamente sincero que não é comum cá no burgo, mas os últimos dois meses foram um desastre completo.
Já disse que tinha de remodelar o plantel, já disse que não achava que estivesse em fim de ciclo, já disse que não iam haver conversas nem entrevistas com outros e já disse (e, pior: fez) o contrário.
Qualquer treinador com ambição e vontade de ser de topo tem de saber lidar com renovações de planteis. Ponto. Qualquer treinador com categoria para abraçar projectos de topo tem de saber lidar com períodos de glória e períodos no deserto. Ponto.
O que é que lhe custa aqui? Abdicar de Adan? Abdicar de Esgaio? Ou ter de dar a mão à palmatória e reconhecer que toda a gente sabia que atacar uma liga com estes dois como titulares só daria glória com sorte (ou com Gyokeres no plantel)?
O problema é ter de sentar Coates mais vezes a partir do próximo ano? Ou relegar Nuno Santos para condição de suplente e ter receio do convívio com ele (como ontem bem se viu, não gostou de ser substituído a 5 minutos dos 90)? É admitir que em ano de ataque ao bi e a uma boa campanha na champions, jogadores como Neto ou Paulinho não fazem sentido no plantel? E que outros como Bragança ou Israel não podem ser primeiras opções de banco a quem for titular?
O Sporting tem um plantel cheio de assimetrias, para as quais muito contribuiu Amorim. Precisa de uma renovação evidente com 5/6 contratações. É a vida, faz parte do processo de renovação de ciclos sem que isso impeça o fim do ciclo maior em curso.
Se quer sair para o fazer pela porta grande, sem problema: que fale com o Antero e arranjem alguém que pague os 20 milhões da cláusula.
Ou então fale com o Rui Pedro Brás e paguem os 30…
Só quem tenha chegado ao futebol português há 5 minutos não percebe o que se está aqui a passar, e não precisa que o recordemos de quem era o presidente do sindicato de jogadores profissionais de futebol em 2002, que apareceu solidário ao lado de Mário Jardel numa celebre conferência de imprensa em que ele pedia para sair para outro lado. E seguramente não precisa também que o lembremos aonde estava esse mesmo presidente do sindicato a trabalhar pouco tempo depois – no clube que, nesse mesmo verão de 2002, teve interesse em ajudar o Jardel a atravessar a segunda circular.
Que Varandas e Viana acautelem bem o futuro imediato do clube, e que o façam com muita frieza – na salvaguarda dos sagrados interesses do Sporting Clube de Portugal.
Antonio Fauco
Comentário completamente ao lado. Enquanto sportinguista, tenho vergonha que alguém que não consegue interpretar palavras e começa a (tentar) ler (demasiado) nas entrelinhas seja sportinguista.
pinetree
Antonio, olha que eu nao meto as maos no fogo pelo Amorim.
E imagina que o Sr Smith vai embora sem lhe pagarem a rescisao? Quem te garante que eles nao aproveitam o dinheiro poupado na rescisao para pagar a clausula do Amorim?
E rebuscado, mas e impossivel?
Pedro Barbosa
É refrescante de vez em quando ter uma pessoa, ainda que divagando um pouco, soltar as suas emoções e, sobretudo, pensamentos sobre um assunto que lhe é sensível. Pelas palavras usadas, parece-me claro que o Rúben Amorim sente que o seu trabalho no Sporting está “concluído”, isto é, que não existe na cabeça dele um patamar seguinte a ser perseguido e alcançado. Daí dizer que, na cabeça dele, as palavras que soam agora são “e se corre mal”? daqui para a frente. É um sentimento que compreendo perfeitamente – não é apenas uma vontade de dar o salto seguinte, de ir ganhar mais, de ter mais ambição. É um “olhar em sua volta” e tentar perceber se este é um final do ciclo ou se efetivamente há algo mais.
.
Um comentário pequeno apenas para as palavras finais dele da “remodelação”, como foram salientadas no título do Post: adoraria poder saber mais sobre esse aspecto em particular porque pela menção parece ser uma. Se está em cima da mesa mesmo uma remodelação do plantel e que jogadores? Se é a Direção Desportiva a liderar este processo e se está “completamente” alinhada com o treinador? Se o Rúben Amorim sequer concorda que é necessário? Se serão jogadores que são do grupo digamos core do treinador (saídas de Paulinho e Esgaio como se noticiou)?
.
Quem já liderou equipas e teve que fazer avaliações no final sabe o quão complicado, stressante, esgotante pode ser o processo, mesmo que em tempos felizes, nomeadamente se tiver que envolver mudanças. Pode ser que nas respostas a estas questões está mais uma razão para o Rúben Amorim pensar em não querer continuar.
Antonio Clismo
É normal, Esgaio e Paulinho estão na idade de quererem um último mega contrato nas Arábias.. Não sei até que ponto o Nuno Santos também não sente que chegou a sua altura de sair também… E mesmo o Pote, depois de 4 épocas de altíssimo nível deve ser frustrante não conseguir entrar nos planos da seleção nacional porque ninguém continua a perceber bem que posição é que ele faz, acaba por ser a magia própria dele.
.
O Klopp esteve 9 épocas no Liverpool e deram-lhe 2 ou 3 anos para reconstruir com calma o plantel á sua imagem tornando-o numa das melhores equipas da história, quando o ciclo de alguns jogadores acabou foi muito difícil para ele (Henderson, Wijnaldum, Sadio Mané, Milner, Firmino, Fabinho) e muitas das escolhas acabaram por ser furadas, como foi o Thiago Alcantara ou o Darwin Nunez que alteraram o DNA da equipa e baixaram o nível…
.
O Sporting também tem que compreender que o FC Porto vai entrar em ano zero e o Benfica também deve mudar de treinador e começar um novo ciclo… É a oportunidade de ouro para o Sporting ser eficaz neste mercado de Verão, resolver todos os seus problemas, renovar o plantel mas mantendo o treinador e conseguir o que já não consegue à muitas décadas, ganhar 2 campeonatos seguidos e depois tentar uma espécie de hegemonia na próxima década enquanto os rivais se reconstituem.