Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Amorim: «O meu futuro? Já tenho uma ideia para o final da época, mas não vou dizer qual é»

Fica ou sai? É um dos treinadores mais cobiçados do Mundo, mas ainda não se percebeu se quer dar esse salto ou continuar mais anos em Alvalade, num ambiente em que é ‘dono e senhor’ (a renovação até 2026 parece demonstrar que está bem em Alvalade).

Rúben Amorim foi hoje colocado na rota do Man Utd pela imprensa inglesa e apesar de não querer falar sobre isso mostrou-se bastante enigmático sobre o seu futuro, depois da vitória do Sporting contra o Farense.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

79 Comentários

  • DICAS
    Posted Novembro 2, 2023 at 11:13 pm

    Irrelevante.

    O Sporting como empresa tem de se precaver da possível saída (que já vem sendo falada a muito).

    Como tal um substituto tem de ser procurado. Quer fique muito bem. Quer saia, já se tem um plano.

  • Veridis Quo
    Posted Novembro 2, 2023 at 11:15 pm

    A ideia dele é vencer a liga e sair, parece-me relativamente claro pelo discurso que tem tido de o campeonato ser o foco e já ter dito também que era muito importante chegar a 2 ligas pelo Sporting. Diferenciar-se na história do Sporting e sair pela porta grande. Até porque não ficará com muito mais por fazer, já foi juntando algumas taças e uns oitavos de Champions. Parece uma pessoa inteligente e acho que nenhuma pessoa inteligente quer ficar pelo circo que Portugal e esta liga conseguem ser em determinados aspetos.
    Curiosidade para perceber o que acontece se não for campeão. Se vencer, acho mais ou menos claro o que se irá passar e imagino que haja cláusulas para o facilitar.

    • Sporting1906
      Posted Novembro 2, 2023 at 11:40 pm

      Se sair embora campeão, parece-me que ambas as partes saem a ganhar

      • Veridis Quo
        Posted Novembro 3, 2023 at 12:07 am

        O Sporting sai sempre a perder, porque dificilmente arranja um tão bom ou melhor. Mas, sendo campeão de novo, seria o momento de sair para ele. Ele terá noção disso, porque ficando, só se fica cá a queimar uma vez que é muito difícil bater Porto e Benfica e só estaria a perder cotação.

        • Pormenor Tatico
          Posted Novembro 3, 2023 at 12:28 am

          O perder é relativo, treinador, óbvio, que não arranjas melhor que Amorim, é só o melhor português de sempre, há poucos treinadores do seu nível no Mundo, mas quanto ao plantel, e isso é o que mais me interessa, ai acho que podemos melhorar bastante, ter plantéis mais profundos, com melhores alternativas, não ficar tão preso aos grupos.

          Amorim, não era tudo rosas, Abel é ligeiramente inferior, mas não tenho dúvidas, que formaria plantéis mais competitivos, com o mesmo dinheiro e tem passado na formação, algo que Amorim não tinha, apostou quase por obrigação, mas não tem esse perfil, o Abel tem.

          O plantel vai sofrer uma razia, é a altura certa, de o renovar como deve ser, ter uma ideia de jogo mais ofensiva, trazer mais sangue novo, mais miúdos da formação, Abel pode trazer isso.

          Com Amorim, sinto sempre, que pode acontecer outro 3º ano como aquele, se saem 2 ou 3 jogadores, é um treinador muito teimoso, o que às vezes é mau em certas situações.

          • Gato das Bolas
            Posted Novembro 3, 2023 at 9:23 am

            O melhor português de sempre??? De sempre tipo de sempre mesmo? Desde que há memória?

          • Napoleon
            Posted Novembro 3, 2023 at 9:33 am

            Mourinho é o melhor treinador português de sempre. E por larga margem. Pode ter uns últimos anos mais complicados mas as conquistas falam por si. Está num patamar completamente diferente de todos os outros treinadores portugueses.
            *
            Luis Henrique, Guardiola, Klopp, Conte, Ancelotti, Arteta, Simeone, De Zerbi, Tuchel, Nagelsmann e Zidane. Colocava também Simone Inzaghi e Pioli na lista. Isto são tudo treinadores melhores que o Amorim. E se calhar pela América do Sul e assim há treinadores bons mas não sigo por isso não sei enumerar.
            *
            Amorim é bom sim, mas dos “melhores do mundo” ou “melhor português de sempre” só mesmo nos teus comentários. Se é o melhor treinador de sempre porque não limpou todos os campeonatos até agora? Foi até quartos/meias da Champions? Tem algumas épocas (a passada por exemplo) completamente lastimáveis e muito agarrado sempre ao mesmo modelo de jogo sem variações? Todos os treinadores da lista se adaptam a jogadores e estilos de jogo do adversário, já Amorim é 3 centrais, dar a iniciativa ao adversário e explorar as costas. Numa equipa grande, United por exemplo, não poderá fazer 2 dessas coisas. Ou achas que pode receber o Luton em Old Trafford e dar a iniciativa toda?

            • Neville Longbottom
              Posted Novembro 3, 2023 at 12:34 pm

              O homem comecou a treinar em 2018, como é que tem “algumas épocas completamente lastimáveis”? Teve uma, que foi a do ano passado. Ou foi no Casa Pia ou no Braga que foi lastimavel?

              O ano passado o Sporting faz 76 pontos. Fico muito contente que considerem isso uma época lastimável do Sporting.

              • Napoleon
                Posted Novembro 3, 2023 at 1:12 pm

                Fez 74 pontos e ficou em 4. Aqui o lastimável é ficar em 4. Que já aconteceu até por duas vezes, sendo que a primeira entrou apenas a meio, mas mesmo assim ainda esteve 1/2 jornadas em 3. Depois na época do título, é logo arredado das competições europeias.
                *
                Lastimável pode ser exagerado, mas o ano passado foi uma época má, e como outros, já teve momentos maus em alguns momentos de algumas épocas.

                • Neville Longbottom
                  Posted Novembro 3, 2023 at 7:17 pm

                  Entao vamos lá por pontos.

                  1. Já desmistificamos essa do “épocas lastimáveis” no plural. Afinal foi apenas uma época lastimável;

                  2. Afinal o “lastimável pode ser exagerado”.

                  Eu vi logo.

          • JFN
            Posted Novembro 3, 2023 at 9:42 am

            Por onde começar: Amorim o melhor de sempre? Parvoíce pegada, até pode vir a ser, mas o melhor treinador português de sempre até hoje é o Mourinho.
            Mas ainda melhor, no referencial em que Amorim é o melhor de sempre e está ainda no seu auge, o Abel é apenas ligeiramente inferior? Daqui entendo que o top-2 é Amorim e Abel, na história de treinadores portugueses. Adoraria saber quem será o 3º melhor de sempre, quiçá o Silas.

      • Neville Longbottom
        Posted Novembro 3, 2023 at 5:21 am

        Como é que o Sporting sai a ganhar, perdendo o melhor treinador desde Robson?

  • Nickles
    Posted Novembro 2, 2023 at 11:18 pm

    Para o Benfica não há melhor notícia que o Amorim ir para o United e levar o Gyokeres

    • Artur Trindade
      Posted Novembro 2, 2023 at 11:51 pm

      O Benfica não se preocupa com clubes menores, ou não é assim?
      O Pedro Neves de Sousa também estava assim, sôfrego e a comer as palavras, pedindo/suplicando a Amorim para ouvir a proposta do United, caricato.
      O Amorim tem uma coisa pensada para o fim da época, ir de férias.

  • Pormenor Tatico
    Posted Novembro 2, 2023 at 11:33 pm

    É o melhor para todas as partes, já sinto Amorim um pouco estagnado no Sporting, o plantel precisa de mais sangue novo e de mais profundidade, isso só irá acontecer com um novo treinador, Amorim é um grande treinador, melhor português, a par de Abel( que será o próximo treinador provavelmente), mas peca nos plantéis curtos e em apegar-se demasiado aos grupos(Esgaio, Trincão e Paulinho por exemplo).

    Independentemente, de sermos campeões, com os rivais fracos, pode acontecer, é a altura certa para encerrar um ciclo muito bom e partir para outro, Abel deverá ser o escolhido e poderá trazer uma dinâmica ofensiva mais forte, mais sangue novo e + jogadores da formação, para além de ser muito bom a nível psicológico.

    • Pormenor Tatico
      Posted Novembro 3, 2023 at 12:22 am

      Para além, de que vai haver uma razia no plantel, com saídas de jogadores nucleares e outras, de jogadore mais secundários, é a altura certa para vir um novo treinador.

      Se me disserem, treinador português, não há melhor que Amorim, tanto agora, como antes, em perfil, nunca houve um português tão completo em perfil, basta ver o mercado que tem, com a idade dele e está no Sporting, que não é propriamente um clube vencedor, como Porto ou Benfica, só mesmo ele recuperava o clube da maneira como o fez, é dos melhores do Mundo, e pode ser dos melhores de sempre, mas ai precisa de corrigir o que disse em cima.

      Mas uma coisa é o treinador, outra é o plantel, com Abel, sinto que teremos um plantel mais competitivo, quer plantéis mais profundos, não fica tão preso ao grupo, poderá trazer mais renovação e sangue novo, tem passado na formação, algo que Amorim não tem, o que também é importante.

      Português, é o 2º melhor, atrás de Amorim, tem coisas parecidas ao nível da exigência, comunicação, liderança, taticamente, tem ideias similares, mas o Abel não joga com 3 centrais, teria um futebol mais de ataque, mas pior defensivamente, acho que no imediato, ficaríamos a ganhar.

      Único senão, seria Esgaios, Trincões e Paulinhos continuarem, pois o Abel trabalhou com eles, mas acredito que perdessem espaço, o que seria importante.

    • El Bandido
      Posted Novembro 3, 2023 at 1:09 am

      Surreal comentário… Está estagnado como? A mudança do ano passado para este ano é tremenda… O Sporting tem jogado um ótimo futebol… Que disparate.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 2, 2023 at 11:36 pm

    Ter contrato até 2026 não quer dizer nada… Até o Benfica renovou com o Schmidt até 2026 e a partir daí parece que relaxou completamente… caso o Benfica o queira despedir já sabe que lhe tem que pagar mais 2 anos inteirinhos de contrato além deste, portanto está como quer!

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 3, 2023 at 5:18 am

      Não percebo bem a lógica. A não ser que quem queira levar o Amorim daqui também tenha de nós pagar uma choruda indemnização, aí sim.

  • bong0
    Posted Novembro 3, 2023 at 12:59 am

    Ninguém diz “tenho uma ideia para o final da época mas não vou dizer qual é” se fosse para ficar. Ficou perturbado com a questão, também não negou o contacto do Man. United e a resposta é esquiva, o que indicia que algo claramente se passou.
    Muito más notícias para os adeptos leoninos, foi uma lufada de ar fresco que parece estar prestes a esfumar-se.

  • João
    Posted Novembro 3, 2023 at 8:58 am

    Gostava de o ver no United

  • coach407
    Posted Novembro 3, 2023 at 10:00 am

    Como é que o Rúben Amorim vai com uma atitude supostamente de não querer alimentar rumores e diz uma coisa destas… meu deus. Eu acredito que o plano dele seja “se for campeão saio” e provavelmente faz sentido, mas estamos no início de Novembro e acabou de ganhar um tema de conversa para todas as conferências…

  • Selva1906
    Posted Novembro 3, 2023 at 10:08 am

    Ele diz que tem uma ideia para o final da época mas que depende dos resultados…Ele tbm já disse que é o ano de tudo ou nada, ele tbm já disse que tinha gasto os créditos todos…Acho que Ruben Amorim se não ganhar nada este ano vai colocar o lugar à disposição, se for campeão, vai cumprir aquilo que está no contrato, ou alguém paga a cláusula ou fica no Sporting.

  • FutebolPuro
    Posted Novembro 3, 2023 at 10:32 am

    Desejo tudo para o RA menos ir para um Chelsea ou Man United atualmente. Não desejo mal ao Rúben. Além disso, como admirador de futebol e competitividade, prefiro que ele fique no Sporting mais algum tempo e lute contra o meu clube pelos primeiros lugares, do que o perder para o cemitério de Treinadores. Será benéfico para todos, inclusive para o meu clube.
    Ele irá conseguir uma cadeira do topo de futebol mais cedo ou mais tarde, por isso, mais vale ficar por enquanto no Sporting do que ir para os clubes que mencionei.

  • Andy Cole
    Posted Novembro 3, 2023 at 10:33 am

    Primeiro o “tudo ou nada”, agora isto. Se não ia dizer qual é a ideia que tem, para quê este teasing que só vai alimentar especulação? Quando, ainda por cima, ele próprio diz que qualquer que seja essa ideia está obviamente dependente de resultados? Espero que não se tenha passado nada e confio que o Ruben fará as coisas da forma certa, afinal, como o próprio reconheceu, teve apoio numa época muito má do clube.

  • Mantorras
    Posted Novembro 3, 2023 at 11:17 am

    Claramente a espera que Schmidt seja despedido xD

  • FVRicardo
    Posted Novembro 3, 2023 at 11:32 am

    Se for campeão e sair pela cláusula acho justo. Entramos na Champions, ficamos com o mercado feito em termos de vendas (30M de Amorim e 17 de Fatawu). Neste momento prefiro perder Amorim do que perder um jogador nuclear na equipa (Gyokeres, Inácio, Pote, Morita, Hjulmand). Se sair nenhum destes jogadores pode sair também.

    No entanto ainda mantenho esperança de que cumpra a extensão do contrato ou até renove o mesmo.

    • lipe
      Posted Novembro 3, 2023 at 11:40 am

      Saindo Amorim, a probabilidade de o Sporting voltar a lutar por lugares com o Braga é enorme.
      Muito dificilmente voltam a ganhar a lotaria como quando o foram buscar.
      Mas se preferes ficar sem ele em vez de dois ou três jogadores, já somos dois…

      • Jeco Baleiro
        Posted Novembro 3, 2023 at 12:02 pm

        Cá estaremos para ver. Isso parece mais desejo teu que outra coisa. Amorim é peça importante de uma estrutura, ou não fosse o treinador o coração da mesma, estrutura essa hoje em dia muito melhor que em 2020.

        • FVRicardo
          Posted Novembro 3, 2023 at 1:48 pm

          Exato, hoje em dia o Sporting tem uma estrutura muito melhor (tanto em campo como fora dele), muito maior capacidade para ir ao mercado e se for campeão não haverá tanta pressão sobre o seu sucessor, pelo menos na primeira época.

          • henry14
            Posted Novembro 3, 2023 at 4:02 pm

            Lá está a conversa da estrutura. Também era muito falada no Benfica naquela altura em que se trocou o Jesus pelo RV (a verdade é que este exemplo nem é muito bom para mim porque vos dá alguma razão) mas é muito simples: se ganhas, a estrutura é boa, se perdes a estrutura é má. Para mim, um treinador é na maior parte das vezes muito mais importante que a estrutura pelo que eu era completamente contra a saída de JJ. E não é por o RV ter ganho 2 campeonatos que eu vou mudar de opinião. Por exemplo, no FCP aí já vou contra a minha lógica. Nos anos 90 e naqueles anos de Mou, Co Adrianse ou Jesualdo Ferreira, Vilas Boas e Vitor Pereira eles podiam lá meter qualquer um que eram campeões. Até o FS foi penta com uma perna às costas.
            SCP nunca na vida está nesse nível.

            • Neville Longbottom
              Posted Novembro 3, 2023 at 7:01 pm

              O Amorim pode ter sido a cara do projeto no Sporting, tal como o Simeone foi do Atlético. Mas todos sabemos que o Atlético vai sobreviver à sua saída certo? Mesmo que ele tenha sido o salvador há 10 anos atrás e na altura nao havia estrutura que valesse. Acertaram no treinador, assim como o Varandas também acertou.

              Agora, o Sporting é maior do que qualquer figura que o represente. Vai continuar a haver Sporting depois do Amorim e acho que sim, o Sporting tem hoje mais condicoes para acolher uma maior variedade de treinadores, nao precisa de ser tao certeiro como foi em 2020. E isso, se alguns quiserem chamar “estrutura”…bem trata-se quase de semantica certo?

              Amo o Amorim, mas o Sporting pode ser competitivo com outro contexto, com outro treinador e outros intérpretes. Mesmo que a reboque de uma “estrutura” criada por Amorim. O seu legado sim, é inquestionável.

            • FVRicardo
              Posted Novembro 3, 2023 at 8:11 pm

              Mas não é um facto que o clube está muito mais estável do que em 2020? Já não há guerra com as claques, quem saiu por cima dessa situação? A academia e o estádio estão a ser melhorados, quem fez isso acontecer? Foi só o treinador que aprendeu a contratar e mexer-se no mercado? O clube está a segurar os seus ativos mais valiosos e promessas da formação, ou está a deixar acabar os contratos como um dos seus rivais?

              • henry14
                Posted Novembro 4, 2023 at 2:25 pm

                Sim, o homem fez algumas coisas bem obviamente. A questão das claques é provavelmente (para mim) o maior mérito de Varandas. O Matheus Nunes não conseguiu segurar e graças a isso ficaram em 4º, isto depois de já se terem feito outras vendas. Basicamente ficaram em quarto a troco de 45M. Para mim foi péssima gestão e notou-se bem a azia de Amorim na altura. O próprio Palhinha vendido por uns míseros 20M. o SCP tá a crescer, está bem e recomenda-se e Varandas teve e tem influência nisso. Mas para mim, o principal obreiro é outro.

        • lipe
          Posted Novembro 3, 2023 at 2:51 pm

          O meu desejo é que o Braga suba o nível independentemente do que acontece aos outros.
          Apenas sou da opinião que o Amorim é o grande responsável pelo clube

        • lipe
          Posted Novembro 3, 2023 at 2:56 pm

          O meu desejo é que o Braga suba o nível independentemente do que acontece aos outros (mas não nego que uma quebra dos rivais seria sempre bem-vinda).
          Apenas sou da opinião que o Amorim é o grande responsável pelo clube que o Sporting é hoje, e que, saindo, dificilmente se apresentarão ao mesmo nível.
          Se o Varandas calha de não acertar no seu “all-in” duvido que hoje estarias a falar em estrutura qualquer.

          • henry14
            Posted Novembro 3, 2023 at 4:37 pm

            Excelente comentário.

          • Jeco Baleiro
            Posted Novembro 3, 2023 at 4:40 pm

            Era aí que queria chegar. “Deves” querer que o Braga suba o nível e não que o Sporting (ou os outros) o baixem.
            Quanto ao Varandas bem, ele depende das decisões que toma, como qualquer líder. O Sporting é hoje um clube muito mais sólido em termos estruturais, financeiro, de recursos humanos, infraestruturas, etc. Tem hoje uma capacidade muito maior de ir buscar um treinador de projecto com créditos que o Rúben não tinha em 2020. Ficaremos sempre a perder no imediato mas sabemos que ele não ia ficar para sempre. Decretar assim já o downgrade do clube com a possível saída do treinador parece-me, para já, muito prematuro.

            • lipe
              Posted Novembro 3, 2023 at 5:25 pm

              Eu até achava que ele ia ficar menos tempo, pra ser sincero. Admiro a coragem dele em tentar ser campeão mais uma vez (e verdade seja dita, o Amorim parece ter perfeita noção do seu próprio valor).

            • henry14
              Posted Novembro 3, 2023 at 6:05 pm

              Isso só de olhar para “nós” parece-me uma visão politicamente correta.
              Para mim, é muito importante que os adversários estejam mais fracos, independentemente de “tu” seres bué forte.
              O Benfica de 2013 (só teve UMA derrota), o SCP de 2016 e de 2022 ou o Porto de 2019 ou de 2023 são alguns exemplos de equipas bastante fortes e dava MUITO jeito que os rivais estivessem mais fracos.
              Quando o Porto ou o SCP estão empatados nos últimos 10 min até fico nervoso com a possibilidade de os rivais perderem pontos. OK, podes dizer que se não ganhares, de nada vale que os rivais percam pontos. Certo.
              Mas uma coisa não invalida a outra.

              • Neville Longbottom
                Posted Novembro 3, 2023 at 7:12 pm

                Temos visoes claramente opostas. Para mim é-me totalmente indiferente como estao os outros. Mas estamos a falar de coisas diferentes: porque uma coisa é o caminho que o meu clube tem de tomar e a forma como vai crescer. E isso é completamente indiferente dos rivais e do seu sucesso. Outra coisa é estares a sofrer com um empate aos 80′ do Porto. Porque no curto prazo pode ser bom para o Benfica que o Porto empate. Eu vejo mais além. Para mim é totalmente irrelevante que o Benfica empate ou o Porto empate. Isso pode implicar o sucesso do Sporting no curto prazo mas nao impacta o clube em absolutamente nada no nível que o clube pretende subir (que era foco do comentário inicial).

                Pessoalmente, nao vejo os jogos do Porto e do Benfica, na maioria das vezes nem sei quando jogam. Mas conheco gente como tu, uma vez num dos vários grupos do whatsapp estavam todos irados porque o Porto marcou aos 90 contra o Rio Ave. Para quem, como eu, ve o clube a 5 e a 10 anos mais do que ve a 1 semana, isso é absolutamente indiferente. Se o Sporting for competente, tem os recursos para poder competir por títulos em Portugal. E eles mais tarde ou mais cedo vao aparecer, independemente do Goncalo Borges ou do Pizzi marcarem um golo qualquer num jogo contra mancos numa segunda-feira à noite. É muito mais do que isso.

      • Foge Quim
        Posted Novembro 3, 2023 at 12:14 pm

        Foi uma jogada ousada do Varandas mas com todo o mérito! Tal como a afirmação de que “apenas o Matheus nunes por si só pagaria o Amorim”. Não foi só lotaria, há que dar mérito a quem o tem.
        De resto concordo, vamos passar o cabo das tormentas com a possível saída do Amorim

        • Jeco Baleiro
          Posted Novembro 3, 2023 at 1:57 pm

          No Sporting nunca há mérito. É sempre sorte, lotaria, um cometa que passa ou macumba.

          • lipe
            Posted Novembro 3, 2023 at 2:57 pm

            Não quis dar a entender isso, Jeco.
            O Varandas arriscou e correu bem, é um facto. Se calha de correr mal teria sido um erro caro e provavelmente hoje já nem era presidente.

        • henry14
          Posted Novembro 3, 2023 at 4:04 pm

          Se Matheus foi vendido por esse valor, devem-no a Amorim que mal JM saiu, disse logo que não queria outro e apostou cegamente nele. Varandas apenas recolheu os louros que são de Amorim. E recolheu mal na minha opinião pois vendeu-o na véspera de um clássico e por um valor, na minha opinião, risível.

          • Jeco Baleiro
            Posted Novembro 3, 2023 at 4:46 pm

            Essa afirmação do Varandas foi em Junho de 2020, ainda nem sequer 95% do planeta futebolístico sabia quem era o Matheus Nunes. O mesmo Matheus que foi grande aposta antes, durante e depois da segunda passagem do João Mário pelo Sporting. Portanto algum louro ele teve.
            45M + 5 é risível mas passado um ano o Wolves vende-o por 55M, com um ano de Premier League nas pernas. Se calhar hoje o Sporting já conseguia vender por mais (como se provou com o Ugarte ou com o Porro).
            O erro dele, nesta questão toda, foi o timing de venda (em cima do jogo com o Porto) e o substituto imediato ter sido o Sotiris.

            • henry14
              Posted Novembro 3, 2023 at 5:56 pm

              Ok, gabo-lhe a audácia e o atrevimento e acabou por ter sorte (e mérito, vá) pois o futuro acabou por lhe dar razão mas continuo na minha. Isto é a minha opinião ao dia de hoje, se o Amorim entretanto sair e o SCP conseguir ser campeão e competitivo com regularidade aqui estarei para dar os louros ao Varandas que hoje em dias não lhos reconheço (pelo menos como reconheço no treinador).

          • Neville Longbottom
            Posted Novembro 3, 2023 at 7:13 pm

            45M é um valor risível?

            • henry14
              Posted Novembro 4, 2023 at 6:07 am

              Uma vez que vejo os Rices, os Caicedos, os Philips entre muitos outros a sair por preços exorbitantes diria que sim.

              • Neville Longbottom
                Posted Novembro 4, 2023 at 11:46 am

                Mas esses jogavam na Premier e um deles até é titular da seleção inglesa…

              • Jeco Baleiro
                Posted Novembro 4, 2023 at 1:21 pm

                Mas achas que podes medir pela mesma bitola jogadores que já estavam na Premier League, em bons clubes (um deles sendo até internacional inglês) com um jogador que sai directamente de um grande português para a Premier?

                • henry14
                  Posted Novembro 4, 2023 at 2:33 pm

                  Acho. O Benfica fê-lo com o Enzo, Darwin, fê-lo com o Ramos (que é um avançada jeitoso só), recusou 25M por um suplente (Morato)…
                  O mercado mudou, hoje 40M para esses clubes é como se fossem 10M há uns anos atrás. 40M dão-se pelo Fábio Silva, não por um Matheus Nunes que era peça fundamental do SCP.
                  Estou a falar do Matheus Nunes, atenção. Que neste momento tá no City. E não foi pela tremenda evolução que ele passou no Wolves, foi pelo jogador que ele já era no SCP.

                  • Jeco Baleiro
                    Posted Novembro 4, 2023 at 6:58 pm

                    O Darwin foi pelos valores que foi porque é avançado (tendencialmente mais caro), brilhou na Champions, e aqui mérito do Benfica, não foi só pelo que fez em Portugal. O Enzo teve o plus de ter sido um dos jogadores mais importantes na selecção campeã do mundo. Tudo isso pesa.
                    O campeonato português, por si só, não gera estes valores

      • henry14
        Posted Novembro 3, 2023 at 3:53 pm

        Exatamente Lipe, concordo a 100%. Amorim, apesar de alguns amores estúpidos (Paulinho e Esgaio) e de fazer rotação sem nexo na minha opinião (jogadores que raramente jogam mas depois na Europa ou contra um grande aparecem a titular) continua a ser a peça fundamental do SCP, seguido de Gyokeres. Sem Amorim, o SCP no início desta época nunca na vida metia medo algum mas com Amorim há outro respeito mesmo tendo ficado em 4º lugar. Varandas tem mérito? Algum, afinal de contas foi ele quem arriscou 10M no Amorim. Tirando isso? Não vejo nada de mais. Amorim, sim, pegou numa equipa de rotos com a maior parte das contratações a virem do tugão e é campeão e consegue deixar boa imagem na Champions. Se ele sair no final da época, a forma como eu vou olhar para o SCP vai depender do facto de eles serem campeões ou não esta época e quero ver também o eventual próximo treinador…

    • LLight
      Posted Novembro 3, 2023 at 12:03 pm

      Perder o Amorim é pior que perder qualquer um desses jogadores. O melhor é que ele fique connosco o máximo tempo possível.

    • Goncalo Silva
      Posted Novembro 3, 2023 at 12:15 pm

      Achas mesmo que alguém vai dar os 30M da cláusula pelo Rúben Amorim? Se Rúben sair será por bastante menos de certeza, ninguém dá 30M por um treinador que não seja o Guardiola.

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 3, 2023 at 12:32 pm

      Prefiro perde-los a todos por 10M cada do que o Amorim. Mas sei que mais tarde ou mais cedo arranca. É demasiado bom (em todos os sentidos) para ficar aqui. E que seja muito feliz pela vida fora.

      SL

      • FVRicardo
        Posted Novembro 3, 2023 at 1:50 pm

        Isto é a sério?
        Então preferidas ter TT, Doumbia, Eduardo e Bolasie a serem treinados por Amorim ou a equipa atual a ser treinada pelo Paulo Turra?

        • Neville Longbottom
          Posted Novembro 3, 2023 at 7:13 pm

          Sim preferia.

        • Neville Longbottom
          Posted Novembro 3, 2023 at 7:15 pm

          Aliás, recebia o TT de bom grado. Gosto muito do miúdo. Quanto aos outros, eu continuo a achar que a equipa do Sporting que terminou em 4° lugar (essa mesma do Bolasie e do Eduardo) era melhor que a equipa seguinte que terminou em 1°. Sou dessa mesma opiniao.

          E também sou da opiniao que o Amorim, por muito que tenha transformado o clube, nao é o fim da linha. Há mais Sporting para além dele, somos muito maiores do que apenas um homem.

          Acho isso tudo ao mesmo tempo já viste. É possível.

    • Stravinsky
      Posted Novembro 3, 2023 at 2:44 pm

      O treinador é a peça mais fundamental de uma equipa.

  • Ricardo10_
    Posted Novembro 3, 2023 at 11:50 am

    Dos treinadores mais cobiçados do mundo?!
    Não me importava nada que o Roger fosse para o United e o Amorim para o Benfica :D

  • Jeco Baleiro
    Posted Novembro 3, 2023 at 12:06 pm

    Não me choca que saia no fim da época, principalmente se for campeão. 2 títulos em 4 anos, com uns oitavos de Champions pelo meio, no Sporting actual é algo difícil de superar. Terá as suas legítimas ambições num clube de topo duma liga de topo.
    O Sporting terá, com toda a calma, de escolher novamente um treinador de projecto. Que espero naturalmente não seja o rumor Abel.

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 3, 2023 at 12:29 pm

      Quem seria o treinador que escolhias?

      Eu pessoalmente nao gosto do Abel, mas vejo muitas poucas opcoes melhores que ele. E eu coloco o sucesso desportivo do meu clube à frente das minhas questoes pessoais. Acho que falta um bocado isso a alguns sportinguistas (nao querendo nada achar-me superior a ninguém ou dizer que tu és um deles, nada disso). Simplesmente, acho que nao faz grande sentido termos ódios de estimacao porque o Abel disse qualquer coisa há 6 ou 7 anos. Se achares que nao faz sentido porque desportivamente nao faz sentido, ok, entendo e há bons argumentos para isso, embora discorde. Se for uma questao pessoal, o que fez o Abel de tao grave? Eu lembro-me de ele ter dado umas bocas, mas na altura o Sporting era presidido por um maluco e também nao era flor que se cheire. Ou posso estar enganado.

      • Jeco Baleiro
        Posted Novembro 3, 2023 at 1:55 pm

        Em termos de treinadores portugueses gostava do Paulo Fonseca, caso estivesse na disposição de regressar.
        Estrangeiros tentava o Jaissle, embora agora esteja a encher-se de dinheiro na Arábia. Sonho impossível era o Arne Slot do Feyenoord mas esse deve ter bilhete garantido nas ligas de topo.
        No essencial acho que o Sporting é hoje em dia um clube apetecível para determinado tipo de treinadores, ao contrário do que acontecia antes da chegada do Rúben (que os teve bem no sítio para vir para o Sporting naquela época).
        *
        Quanto ao Abel é um misto das duas coisas. Não o acho tão bom como o próprio se pinta, tem um estilo de comunicação medonho e fez parte de um ataque vil ao Sporting junto com o seu amigo Salvador. Confesso que é algo que não consigo apagar, haverá quem não ligue, eu ligo. No fundo era despeito, quereria cá estar, mas foi baixo, bronco e, ainda por cima, ficou sempre bem atrás, como era normal. Arrogante , mal educado, falta de respeito por uma instituição que representou e, como treinador, retranqueiro. Muitos títulos no Palmeiras é certo mas bem abaixo do nível de Amorim, Conceição ou Schmidt.

        • FVRicardo
          Posted Novembro 3, 2023 at 2:56 pm

          Se Amorim sair, venha quem vier, será sempre um downgrade. Por isso seria importante e talvez a maior prioridade manter a espinha dorsal da equipa e se possível melhorar o plantel (um médio, um GR e um lateral-esquerdo).

          Apesar de não gostar das personalidades de Abel e Vitor Pereira, vejo qualidades neles para serem campeões no Sporting, assim como Paulo Fonseca ou Marcelino. Seriam os meus preferidos.

  • batalha34
    Posted Novembro 3, 2023 at 1:21 pm

    Se for para o United só peço que venha buscar o Paulinho o Trincao e o Esgaio

  • jimmyvicente
    Posted Novembro 3, 2023 at 2:07 pm

    A cláusula do amorim são 15 ou 30 milhões ?

  • Stravinsky
    Posted Novembro 3, 2023 at 2:48 pm

    Acho que sai no final da época. Mas a verdade é que também achava isso no final da época passada (desastrosa) e ficou mais um ano. Por isso não sei.
    *
    Até podemos pensar que além de teimoso l, o Amorim também pode ser um bocado medroso e ter medo de sair da zona de conforto e arriscar.
    *
    Sejamos sinceros, foi campeão, nos próximos anos ninguém lhe vai exigir demasiado e pode levar a sua vida sem grandes sobressaltos.
    *
    Gosto dele e apesar de todos os defeitos espero que continue. Além disso não sei se será tão cobiçado e tão bom quanto o querem fazer parecer.

    • henry14
      Posted Novembro 3, 2023 at 4:46 pm

      Já com o Treinador do Tottenham já tens bem mais certezas e bem menos receios :) .

      • Stravinsky
        Posted Novembro 5, 2023 at 8:17 pm

        Quando o Amorim for para a PL e mostrar o que o Ange está a mostrar se calhar também fico com as mesmas certezas. O Ange não está no tugão a jogar com aroucas…

  • opiniaodeadepto
    Posted Novembro 3, 2023 at 5:14 pm

    É novo ainda, mas é natural que queira um novo desafio numa liga mais competitiva.
    Claro que o futebol é o momento e se for campeão terá outra aura.

  • Veridis Quo
    Posted Novembro 3, 2023 at 6:37 pm

    Em relação a substitutos, em termos de nomes portugueses, acho que o seria mais garantia de estabilidade, competitividade e resultados consistentes, seria o Abel. Não gosto particularmente da personagem, mas é líder e as equipas são sempre competitivas. Não vejo outro treinador português que fosse tão seguro.
    *
    Em relação a estrangeiros, é sempre difícil apontar nomes por nunca se saber muito bem o que seria possível, mas Marcelino e o Graham Potter seriam nomes que gostava de ver. Marcelino, até pelo surgimento crescente do 4-4-2 no esquema do Sporting poderia dar continuidade, enquanto o Potter também tem essa variabilidade de sistemas entre a questão dos 3 centrais e um 4-2-3-1. Em termos táticos, haveria continuidade por aqui.

Deixa um comentário