A provocacao foi “quem anda a tirar a carta de condução não está apto para conduzir”, dai a analogia com o Miguel. Quando uma “conversa” comeca com idiotices, acho muito bem (e tenho por habito tambem), reduzir as pessoas dentro da sua propria idiotice, vencendo-as no seu terreno. Porque nao? Comparar algo que coloca em risco a seguranca na via publica, e por isso requer exame para aferir o conhecimento das regras de circulacao, muito mais do que a capacidade “tecnica” de conduzir (como o. exemplo do Miguel reflecte), com ser treinador, merece esta resposta. Basicamente, um treinador nao precisa de curso para dar treino e nao acabar tudo no hospital. Nao ha riscos alem da capacidade “tecnica”, sendo que tudo o resto se adquire com experiencia e ate se pode argumentar que um ex-jogador tera mais competencia para ser treinador do que um estudioso puro. Atencao que isto nao e uma implicacao, porque nao e necessariamente verdade em muitos casos, mas a priori, nao e descabido, porque o curso, tal como o passado de jogador que tambem nao garante competencia, garante apenas aptidao!
Posto isto, faz algum sentido alguem ser contratado e apresentado como treinador de um clube, publicamente, e depois nao pode dar indicacoes ou falar nas flashes?? Ou sera mais uma daquelas coisas que, assim que os aliens ca chegarem, vao olhar e pensar: “como e que estas criaturinhas apos tanto ano de evolucao ainda se focam em coisinhas destas”?! Isto e ser Capel. Isto, e nao tirar os olhos do chao.
O conhecimento e a capacidade de execucao sao o que realmente importa, os papeis, esses, sao como as palavras e sao levados pelo vento. O papel, hoje em dia serve para muito pouco, a nao ser para proteger os incompetentes, e lamento para quem se agarra a certificados, mas e a verdade. Assim, alguem que foi treinado desde miudo, que foi jogador profissional, que chegou a divisoes de topo (nacional) e seleccao, que ja treinou em camadas de formacao… nunca na vida pode ter o mesmo requisito de alguem que nunca jogou ou treinou antes. Isto nao faz sentido. Entendo que haja regras/requisitos para se ser treinador, mas serao sempre descabidas sem regime de excepcoes e equivalencias compativel.
Alem disso, apos iniciar a actividade, sabida e conhecida publicamente, devia poder treinar sem qualquer restricao na sua actividade, mesmo que com algumas condicoes subjacentes. Por exemplo, ser obrigado a tirar o curso seria uma delas, e inclusive deviam colocar entraves, para naohaver inscricoes eternas (estilo aquelas dos meninos das Jotas que depois nos governam a todos, mas nao passavam de mobilia la da universidade quando iam la passear os livros) tipo nao falhar nenhum ano/prova/grau, ou ter um prazo maximo para terminar, apos inicio de actividade, que se nao forem cumpridos levam a que nao possa treinar ate realmente terminar o curso. Coisas com sentido, que permitam um normal desenrolar na actividade, e enquadrem diversos contextos, sem permitir a tal promiscuidade ou favorecimentos, mas sem restricoes no normal desempenho de funcoes, que depois sao mascaradas facilmente.
Isto nem sequer e dificil, e apenas mais uma coisa absolutamente banal que “ao alumiados” que mandam nisto tornam em “coisas dificeis de resolver”. BTW, isto acontece em 2021. LOL.
andresilvac
Posted
Janeiro 14, 2021 at
9:38 pm
A resposta é bem dada(na generalidade) mas se formos analisar a letra nada tem a ver… O exame de condução não se centra na capacidade exclusiva de condução mas sim na “globalidade” de capacidade entre conduzir e saber e aplicar as regras de trânsito, no limite o Miguel Oliveira pode ser 3 campeão da moto GP e chumbar 3x no exame de condução se não souber as regras do código.
Esta posição é simples ou é preciso o curso para ser ser treinador ou então qualquer 1 pode assumir a função sem curso sem nada, porque na realidade não é o curso que faz um bom treinador é o capacidade de liderança/leitura de jogo ou método de treino, o que acredito que o curso faça é potenciar algumas dessas qualidades não é por ter o curso que são por si treinadores é um passo agora cabe a federação UEFA e FIFA de uma vez por todas se é obrigatório ou facultativo.
Cumprimentos
Marcio Ricardo
Posted
Janeiro 14, 2021 at
8:11 pm
Como a vida, a sociedade e o ser humano consegue ser hipócrita e irônica. Que grande exemplo que o Ruben deu. A ambiguidade da existência sempre nos dando uns tapas na cara..
Antonio Clismo
Posted
Janeiro 14, 2021 at
7:23 pm
Uma coisa é perceber do treino e compreensão superior do jogo de forma a fazer as adaptações necessárias consoante o momento para estar sempre mais perto da vitória e mais distante da derrota.
Mas isso não é tudo. Ser treinador é muito mais do que isso.
Um treinador hoje em dia tem que dar cartas também na liderança, na sociologia, na gestão de recursos e de grupos, etc (saber falar outras línguas também é importantíssimo)
Rúben Amorim parece ter boas capacidades em todas estas vertentes.
Mas nada é estanque, não há fórmulas correctas e fórmulas erradas. O José Mota também tinha o hábito de fazer tainadas com os jogadores com febradas, minis e vinho depois dos treinos e teve alturas de muito sucesso na Primeira Liga.
Já teóricos puros e mestres da táctica como o Miguel Cardoso ou Carlos Azenha espalharam-se ao comprido..
Uma coisa é certa, só há uma forma de evoluírem. Com competição e partilha de conhecimento. Por isso é que as competições europeias são tão importantes para poderem ir lá fora e verem como se faz e replicar aqui e os de fora também virem cá e tirarem notas para melhorarem os processos deles.
DNowitzki
Posted
Janeiro 14, 2021 at
7:21 pm
Vamos lá ver se nos entendemos.
Ou não há regras específicas e qualquer um pode ser treinador, ou elas existem e há que lhes obedecer.
O meu vizinho, com 12 anos, também fazia motocrosse. O pai comprou-lhe uma mota quando o miúdo tinha 7 ou 8 anos. Nem por isso, o deixavam andar na estrada. Aliás, creio que o Miguel Oliveira também não pode conduzir nas estradas.
w0bbly
Posted
Janeiro 15, 2021 at
11:07 am
Agora acho que já pode, já tirou a carta eheh
Mas concordo na integra contigo
Estigarribia
Posted
Janeiro 14, 2021 at
7:05 pm
Grande resposta ?
Saudações Leoninas
w0bbly
Posted
Janeiro 15, 2021 at
11:06 am
Achas mesmo comparável? Já o explicaram em cima… Acho que a resposta do Ruben foi tudo menos coerente. As responsabilidades são tão dispares que nem faz sentido
JoaoMiguel96
Posted
Janeiro 14, 2021 at
7:04 pm
Estas críticas só surgem ao Sporting. Foi com o Silas, foi com o Ruben. Agora até a lei está mal. Acredito que agora leve um processo pela boa resposta.
Já a analogia da carta…é só infeliz. São responsabilidades muito diferentes, mas há quem não perceba isso.
Dca
Posted
Janeiro 14, 2021 at
10:03 pm
Só surgem ao Sporting porque se calhar foi o clube que contratou treinadores nessa situação. Os exemplos que trouxeste são esses mesmos.
Barinho
Posted
Janeiro 14, 2021 at
8:24 pm
A associação de treinadores atirou-se ao Amorim mal ele foi anunciado como treinador do Braga e depois fez o mesmo com o Custódio…
11 Comentários
Mantorras
O Ruben respondeu bem.
A provocacao foi “quem anda a tirar a carta de condução não está apto para conduzir”, dai a analogia com o Miguel. Quando uma “conversa” comeca com idiotices, acho muito bem (e tenho por habito tambem), reduzir as pessoas dentro da sua propria idiotice, vencendo-as no seu terreno. Porque nao? Comparar algo que coloca em risco a seguranca na via publica, e por isso requer exame para aferir o conhecimento das regras de circulacao, muito mais do que a capacidade “tecnica” de conduzir (como o. exemplo do Miguel reflecte), com ser treinador, merece esta resposta. Basicamente, um treinador nao precisa de curso para dar treino e nao acabar tudo no hospital. Nao ha riscos alem da capacidade “tecnica”, sendo que tudo o resto se adquire com experiencia e ate se pode argumentar que um ex-jogador tera mais competencia para ser treinador do que um estudioso puro. Atencao que isto nao e uma implicacao, porque nao e necessariamente verdade em muitos casos, mas a priori, nao e descabido, porque o curso, tal como o passado de jogador que tambem nao garante competencia, garante apenas aptidao!
Posto isto, faz algum sentido alguem ser contratado e apresentado como treinador de um clube, publicamente, e depois nao pode dar indicacoes ou falar nas flashes?? Ou sera mais uma daquelas coisas que, assim que os aliens ca chegarem, vao olhar e pensar: “como e que estas criaturinhas apos tanto ano de evolucao ainda se focam em coisinhas destas”?! Isto e ser Capel. Isto, e nao tirar os olhos do chao.
O conhecimento e a capacidade de execucao sao o que realmente importa, os papeis, esses, sao como as palavras e sao levados pelo vento. O papel, hoje em dia serve para muito pouco, a nao ser para proteger os incompetentes, e lamento para quem se agarra a certificados, mas e a verdade. Assim, alguem que foi treinado desde miudo, que foi jogador profissional, que chegou a divisoes de topo (nacional) e seleccao, que ja treinou em camadas de formacao… nunca na vida pode ter o mesmo requisito de alguem que nunca jogou ou treinou antes. Isto nao faz sentido. Entendo que haja regras/requisitos para se ser treinador, mas serao sempre descabidas sem regime de excepcoes e equivalencias compativel.
Alem disso, apos iniciar a actividade, sabida e conhecida publicamente, devia poder treinar sem qualquer restricao na sua actividade, mesmo que com algumas condicoes subjacentes. Por exemplo, ser obrigado a tirar o curso seria uma delas, e inclusive deviam colocar entraves, para naohaver inscricoes eternas (estilo aquelas dos meninos das Jotas que depois nos governam a todos, mas nao passavam de mobilia la da universidade quando iam la passear os livros) tipo nao falhar nenhum ano/prova/grau, ou ter um prazo maximo para terminar, apos inicio de actividade, que se nao forem cumpridos levam a que nao possa treinar ate realmente terminar o curso. Coisas com sentido, que permitam um normal desenrolar na actividade, e enquadrem diversos contextos, sem permitir a tal promiscuidade ou favorecimentos, mas sem restricoes no normal desempenho de funcoes, que depois sao mascaradas facilmente.
Isto nem sequer e dificil, e apenas mais uma coisa absolutamente banal que “ao alumiados” que mandam nisto tornam em “coisas dificeis de resolver”. BTW, isto acontece em 2021. LOL.
andresilvac
A resposta é bem dada(na generalidade) mas se formos analisar a letra nada tem a ver… O exame de condução não se centra na capacidade exclusiva de condução mas sim na “globalidade” de capacidade entre conduzir e saber e aplicar as regras de trânsito, no limite o Miguel Oliveira pode ser 3 campeão da moto GP e chumbar 3x no exame de condução se não souber as regras do código.
Esta posição é simples ou é preciso o curso para ser ser treinador ou então qualquer 1 pode assumir a função sem curso sem nada, porque na realidade não é o curso que faz um bom treinador é o capacidade de liderança/leitura de jogo ou método de treino, o que acredito que o curso faça é potenciar algumas dessas qualidades não é por ter o curso que são por si treinadores é um passo agora cabe a federação UEFA e FIFA de uma vez por todas se é obrigatório ou facultativo.
Cumprimentos
Marcio Ricardo
Como a vida, a sociedade e o ser humano consegue ser hipócrita e irônica. Que grande exemplo que o Ruben deu. A ambiguidade da existência sempre nos dando uns tapas na cara..
Antonio Clismo
Uma coisa é perceber do treino e compreensão superior do jogo de forma a fazer as adaptações necessárias consoante o momento para estar sempre mais perto da vitória e mais distante da derrota.
Mas isso não é tudo. Ser treinador é muito mais do que isso.
Um treinador hoje em dia tem que dar cartas também na liderança, na sociologia, na gestão de recursos e de grupos, etc (saber falar outras línguas também é importantíssimo)
Rúben Amorim parece ter boas capacidades em todas estas vertentes.
Mas nada é estanque, não há fórmulas correctas e fórmulas erradas. O José Mota também tinha o hábito de fazer tainadas com os jogadores com febradas, minis e vinho depois dos treinos e teve alturas de muito sucesso na Primeira Liga.
Já teóricos puros e mestres da táctica como o Miguel Cardoso ou Carlos Azenha espalharam-se ao comprido..
Uma coisa é certa, só há uma forma de evoluírem. Com competição e partilha de conhecimento. Por isso é que as competições europeias são tão importantes para poderem ir lá fora e verem como se faz e replicar aqui e os de fora também virem cá e tirarem notas para melhorarem os processos deles.
DNowitzki
Vamos lá ver se nos entendemos.
Ou não há regras específicas e qualquer um pode ser treinador, ou elas existem e há que lhes obedecer.
O meu vizinho, com 12 anos, também fazia motocrosse. O pai comprou-lhe uma mota quando o miúdo tinha 7 ou 8 anos. Nem por isso, o deixavam andar na estrada. Aliás, creio que o Miguel Oliveira também não pode conduzir nas estradas.
w0bbly
Agora acho que já pode, já tirou a carta eheh
Mas concordo na integra contigo
Estigarribia
Grande resposta ?
Saudações Leoninas
w0bbly
Achas mesmo comparável? Já o explicaram em cima… Acho que a resposta do Ruben foi tudo menos coerente. As responsabilidades são tão dispares que nem faz sentido
JoaoMiguel96
Estas críticas só surgem ao Sporting. Foi com o Silas, foi com o Ruben. Agora até a lei está mal. Acredito que agora leve um processo pela boa resposta.
Já a analogia da carta…é só infeliz. São responsabilidades muito diferentes, mas há quem não perceba isso.
Dca
Só surgem ao Sporting porque se calhar foi o clube que contratou treinadores nessa situação. Os exemplos que trouxeste são esses mesmos.
Barinho
A associação de treinadores atirou-se ao Amorim mal ele foi anunciado como treinador do Braga e depois fez o mesmo com o Custódio…