Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jupiler League – A injustiça de um campeonato; Anderlecht conquista o tri-campeonato (33º título de campeão)

O Anderlecht conquistou o tri-campeonato na Bélgica, o seu 33º título de campeão, num final de temporada quase perfeito, onde recuperou da desvantagem pontual da I fase. A equipa de Bruxelas derrotou o Lokeren por 3-1 e festejou a conquista em casa. Contudo, este modelo de campeonato da Jupiler League deixa muito a desejar. Desde 2009-10 que o Campeonato Belga é disputado por 16 equipas, com uma temporada regular e uma fase de apuramento de campeão, equipas para a Liga Europa e despromoção. Contudo, o método para apurar o campeão não nos parece ser o mais justo, tudo porque entre a fase regular (30 jogos) e a fase de campeão (passam as 6 melhores equipas), as equipas perdem metade dos pontos. 
Percebe-se o conceito, os dirigentes belgas tentaram e conseguiram trazer mais emoção à fase final da prova, contudo, em 2013-14, o Standard Liège dominou a fase regular, terminando com mais 4 pontos que o Club Brugge e mais 10 pontos que o Anderlecht, mas devido a começar apenas com mais 2 e 5 pontos que os rivais, perdeu o campeonato para a equipa de Bruxelas, que foi mais forte na fase de apuramento do campeão. Analisando os 40 jogos que cada equipa efectuou em 2013-14, observamos que o campeão Anderlecht ganhou 25 jogos, empatou 4 e perdeu 11, enquanto o St. Liège ganhou 24, empatou 10 e perdeu 6 jogos. Caso se mantivessem os pontos da I para a II fase, tal como noutros campeonatos, o Standard Liège seria o campeão, pois fez mais pontos e foi mais regular ao longo da temporada, contudo, desta vez, a Jupiler League viu ser premiada a mais forte ponta final do Anderlecht. Já em 2010-11, o Standard Liège quase conseguia um milagre, depois de ganhar 8 jogos e empatar 2 na fase final, recuperando os 15 pontos de atraso (que na prática foram apenas 8) da I fase para o Genk. Para além deste sistema para apurar o campeão, o 5º classificado vai ter que disputar um playoff perante uma equipa da 2ª metade da tabela, para ver quem ocupa a última vaga para a Liga Europa, deixando o 6º classificado de fora dessa luta, para além de poder colocar uma equipa que tenha estado a lutar pela despromoção até final, na LE, depois de uma 2ª fase de campeonato perfeita. A fuga à despromoção também é engraçada, pois o último classificado pode fazer 0 pontos na I fase, ganhar os jogos todos na II fase e evitar a despromoção. Principais destaques da Jupiler League 2013-14?

0 Comentários

  • João Pinheiro
    Posted Maio 18, 2014 at 2:43 pm

    É injusto este método como são a maioria dos playoff que se disputam. Por vezes as equipas que dominam a fase regular têm quebras nos playoff e acaba por 'ir por água a baixo' todo o trabalho da fase regular. Temos como exemplo em Portugal o voleibol (à cerca de 2 ou 3 anos (não tenho a certeza), o benfica dominou a fase regular e acabou por ser derrotado na final dos playoff).. é algo que devia ser revisto. Pode trazer emotividade às competições, mas trás muitas injustiças como é o caso deste campeonato belga.

  • Rui Maciel
    Posted Maio 18, 2014 at 2:44 pm

    Na minha opinião quem merecia ganhar seria o Standard Liege mas este formato e uma vergonha, destaques herbaoui, thorgan hazard, batshuayi, praet, vanaken, buffel

  • Gloriosus
    Posted Maio 18, 2014 at 2:45 pm

    desportivamente pode ser injusto, mas em termos de receitas é um modelo que eu pessoalmente gosto e que gostaria de ver implementado no nosso futebol. Existiam mais jogos e mais emoção.

    • Gustavo Silva
      Posted Maio 18, 2014 at 2:57 pm

      Mais jogos? Não sei se isso seria bom para o nosso campeonato, principalmente a nível da performance das nossas equipas na Europa. Além do mais, mais de metade dos jogos da nossa liga têm uma assistência miserável…

    • Rucascp17
      Posted Maio 18, 2014 at 5:19 pm

      Na nossa liga gostava que fosse implementado o modelo da Liga Escocesa. 12 equipas e 4 voltas. Seria muito mais emocionante, muito melhor futebol e mais clássicos que iriam gerar muito mais receitas.

      SL

  • Kafka I
    Posted Maio 18, 2014 at 2:50 pm

    Este modelo é perfeito e devia também ser adoptado em Portugal, com a única diferença que não se devia perder metade dos pontos na passagem para a 2ª fase, mas sem dúvida que este modelo seria um dos modelos a implementar em Portugal (com essa tal diferença de não se perder pontos), porque o ideal mesmo seria a passagem para 12 equipas

    • NFM
      Posted Maio 18, 2014 at 3:51 pm

      Concordo mas com menos clubes na 1 divisão haviam muitos clubes a fechar portas…

      A Austria por exemplo só têm 10 clubes e fazem 36 jornadas

  • TRC
    Posted Maio 18, 2014 at 2:52 pm

    Não consigo compreender estes modelos do ponto de vista desportivo. Parece-me claro que o objectivo é exactamente introduzir alguma emoção artificial ao final, no entanto desvirtua a noção de uma liga como competição de "todos contra todos". Devia ganhar a liga e ter acesso aos lugares europeus quem foi mais constante ao longo de 9 meses de competição, mas o que vemos é um resumo de tudo a "3 semanas de fase de grupos".

    Já na Liga Grega, verifica-se algo semelhante no acesso às competições europeias, com os 2ºs-6ºs classificados a disputarem uma liga na qual, apesar do PAOK levar vantagem sobre os outros três, o acerto acabar por lhes retirar a vantagem conquistada na fase regular e igualar pontos, juntando-se a isto uma punição da Federação, que impôs um castigo de 3 pontos que originalmente era para a fase regular e passaram a ser na fase de playoffs.

    Estes 3 pontos equivaleriam a cerca de… 15 pontos na fase regular (!), mostrando bem o quanto estas liguilhas podem desvirtuar quem foi mais constante ao longo da época.
    Final da história: Standard falha titulo e acesso aos grupos da LC, PAOK acaba na Liga Europa.

  • Fábio Teixeira
    Posted Maio 18, 2014 at 3:06 pm

    11 do ano

    GR: Kawashima (Standard)
    DD: Luissint (KV Oostende)
    DC: Mbemba (Anderlecht)
    DC: de Witte (KV Mechelen)
    DE: Van Damme (Standard)
    MDef: Kljestan (Anderlecht)
    MC: Bourabia (Lierse)
    MO: Thorgan Hazard (Zulte Waregem)
    ED: Massimo Bruno (Anderlecht)
    EE: Lestienne (Club Brugge)
    PL: Batshuayi (Standard)

  • Jacky
    Posted Maio 18, 2014 at 3:20 pm

    As equipas ja sabem o que as espera no final da epoca, portanto nao percebo a injustiça. O Anderlecht foi simplesmente mais forte nos Play Off, e conquistou o titulo por merito proprio (22 pontos em 30 possiveis), e tambem por desmerito do Standard. (Fez lembrar o Benfica do ano passado)

  • Kacal l
    Posted Maio 18, 2014 at 3:25 pm

    Não conhecia este método, não acompanho muito este campeonato, só a espaços, mas é realmente uma tremenda injustiça, desportivamente falando, mas também é verdade que há mais jogos e mais emoção e que deve gerar mais dinheiro, é uma questão de perspectiva, mas é surreal o último classificado estar a marimbar-se na I fase e depois na ll fase fugir à despromoção (caso acontecesse, é uma possibilidade), mesmo uma equipa que faz uma I fase muito boa e depois a II fase corre mal e o 3º ou 4º classificado pode acabar como campeão, assim como uma equipa da 2ª metade de repente ir à Liga Europa, é muito esquisito, mas se escolheram assim é porque traz algumas vantagens e benefícios.
    – Os meus Parabéns ao Anderlecht que fez uma grande II fase e conseguiu uma reviravolta fantástica, o Standard Liège começou com 5 pontos de vantagem, também há demérito deles, mesmo assim podiam ter feito melhor, para o ano há mais.

    Quanto aos destaques, a Jupiler Pro League é uma liga interessante, cheia de talentos e jogadores de qualidade, alguns destacaram-se, no Standard houve o Imoh Ezekiel, jovem extremo nigeriano de qualidade (12 golos em 38 jogos) e o Batshuayi (melhor marcador da equipa, com 21 golos em 37 jogos), Thorgan Hazard (muita qualidade, em destaque no Zulte, com 14 golos em 38 jogos), o Massimo Bruno (apenas 20 anos, fez 10 golos em 36 jogos, aparece em grande neste fim de época), Lestienne (era uma boa aposta para os três "grandes", extremo de qualidade, fez 11 golos em 39 jogos), os habituais Mitrovic e Vossen (o primeiro com 16 golos em 32 jogos, o segundo com 12 golos em 38 jogos), o Harbaoui (melhor marcador do campeonato, com 23 golos em 36 jogos, fundamental no Lokeren), o Vanaken, entre outros, estes foram alguns dos mais decisivos e que fizeram uma boa época, entre outros, é uma liga que pretendo começar acompanhar com mais regularidade, sem duvida.

    • DSB
      Posted Maio 18, 2014 at 7:53 pm

      devias informar-te devidamente pois o campeonato está espetacularmente bem organizado. as primeiras 6 equipas perdem metade dos pontos de maneira a que fiquem mais próximas e haja uma maior competitividade pois isso enche estádios e os jogos são muito mais competitivos porque o facto é que nenhuma equipa pensa "agora vamos andar calmos e depois apertamos no final", as equipas pensam que agora para ganhar vantagem sobre o adversário é mais difícil e é mais importante ganhar cada jogo.

      as primeiras 6 equipas da fase regular fazem uma liguilha, a primeira é campeã e vai para a champions, a 2º eliminatoria da champions, 3º liga europa, a 4º já la vamos. 5º e 6º ficam em casa.

      da 7º à 14º as equipas são divididas em dois grupos de quatro e para manter a competição e o interesse na vitoria, apos os 6 jogos entre si, os primeiros lugares de cada grupo defrontam-se e o vencedor vai disputar contra a equipa que ficou em 4º da liguilha dos primeiros o acesso à 3º eliminatoria da liga europa.

      já a 15º e a 16º fazem um campeonato entre si para ver quem é que vai para a 2º divisão e os jogadores ficam de férias 3 semanas mais cedo..

      sejamos francos, isto é desporto, ninguem vai perder de proposito só porque "nada lhe acontece". nem na NBA onde as equipas têm incentivos a ficar em ultimo (recebem a 1st pick) isso acontece

  • Anónimo
    Posted Maio 18, 2014 at 3:36 pm

    Não vejo onde há injustiça…quando foi a doer, o standard vacilou! Se me vierem com a história de começar a fase final com metade dos pontos, isso acho mal, agora fases finais deviam haver sempre

    António Lamaçal

  • Rodrigo
    Posted Maio 18, 2014 at 3:42 pm

    E um modelo bonito em termos de espectaculo, ja que da emoçao a parte final da temporada e permite mais jogos entre as grandes equipas. No entanto, e muito injusto o facto de se passar para o play-off com metade dos pontos da fase regular que, no fundo, apenas serve para definir em que play-off as equipas jogarao para depois ai sim se fazerem as grandes decisoes. Basta ver a parte final do artigo, isto e, uma equipa pode nao ganhar nenhum jogo da fase regular e nao descer. Ridiculo.

  • NFM
    Posted Maio 18, 2014 at 3:49 pm

    Concordo com a analise o Standard merecia ser campeão mas nesta fase final os jogos eram quase de 4 em 4 dias e não aguentou o ritmo e baqueou no final…

    É uma liga que aprecio particularmente pois tem sempre grandes talentos a despontar e as equipas estão vocacionadas para a vertente ofensiva..

    T. Hazard, Mitrovic, Bruno, Batshuayi e Ezekiel são grandes talentos e jogadores com um futuro promissor…

  • EBITDA
    Posted Maio 18, 2014 at 4:18 pm

    Neste campeonato belga existe um conjunto de jogadores capazes de serem titulares nos "grandes" em Portugal.

    Mitrovic, Lestienne, Batshuayi, Odidja, Mpoku, Kouyate, Tielemans, Dennis Praet ou Massimo Bruno.

    Bons e baratos, é na Bélgica!

  • Mateus
    Posted Maio 18, 2014 at 5:15 pm

    Não concordo totalmente, pois para ter ganho quer dizer que o Anderlecht foi melhor contra as melhores equipas. Portanto o objectivo é encontrar o melhor e não mais regular (no entender dos Belgas). Um pouco à semelhança do método dos playoff's que para mim é o melhor sistema (mais emotivo e que encontra verdadeiramente a melhor a equipa, não necessariamente a mais regular).

    Mateus

  • Mateus
    Posted Maio 18, 2014 at 5:20 pm

    *encontra a melhor equipa e mais preparada para as competições Europeias (em termos mentais e físicos).

    Mateus

  • DSB
    Posted Maio 18, 2014 at 8:03 pm

    no caso da 15º/16º a equipa que ficar em 15º parte em vantagem no minicampeonato com metade da diferença dos ponto

  • Tomas W
    Posted Maio 18, 2014 at 9:16 pm

    Não vejo a injustiça.
    Um modelo como o nosso premeia a equipa mais regular o que pode significar apenas a equipa mais forte contra os mais fracos.
    Para ser campeão na Bélgica não basta ser melhor contra os mais fracos, tem que se ser melhor no campeonato dos mais fortes.

  • xxx
    Posted Maio 19, 2014 at 12:04 pm

    eu fiquei contente com a vitória do anderlecht, é sempre bom ver uma equipa que aposta em jovens valores desta forma a ter sucesso.
    jogadores como mitrovic, praet, najar, massimo bruno…a jogarem constantemente(não 5min aqui e ali). e o mais impressionante tielemans, com 16 anos(fez 17 este mês) foi titular absoluto e pedra fundamental no meio-campo deste anderlecht campeão da bélgica, o que é absolutamente fantástico.

    vários jogadores que gostaria de ver no meu clube(porto), mitrovic vai ser um monstro no futuro sem dúvida nenhuma, seria uma opção a considerar para o lugar do jackson, najar apesar de estar a jogar mais a médio direito seria também uma boa opção para lateral(conheço este melhor que o opare), tielemans é um jogador com uma visão de jogo e uma capacidade de passe fantástica se calhar seria muito novo para assumir a posição de 8 no porto mas seria sempre uma contratação de top. depois também gosot do praet mas joga numa posição(até tem jogado descaído para a esquerda, mas é um médio criativo puro) que já está mais do que sobre-lotada no porto.
    no restante do campeonato há jogadores também de grande qualidade como lestienne, batshuayi, hazard(este só vi contra anderlecht e 1 jogo contra o standard) que poderiam interessar, mas os que acompanhei mais de perto foram mesmo os do anderlecht.

Deixa um comentário