Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

André Gomes: O “1º filho” das equipas B

Duas notas prévias: – Voltamos a referir que André Gomes ainda não fez por justificar uma chamada à selecção AA; – Quando se fala nas equipas B não se pode ignorar o bom trabalho que o Marítimo tem feito ao longo dos últimos anos (potenciou mais estrangeiros que portugueses, é certo, com algumas excepções como Rúben Ferreira, mas os insulares tiveram o mérito de não largarem este projecto, ao contrário do que aconteceu com os “grandes”), é necessário valorizar o que o Vit. Guimarães tem produzido (a equipa que esta época mais aproveitou a ligação entre o conjunto secundário e o principal), e é importante realçar que aos poucos por exemplo o Sporting já começa a ter regularmente 3/4 elementos que começaram o ano na II Liga, nos 18 convocados da equipa A.
Passaram apenas 6 meses, mas nesta fase já não é sequer prematuro afirmar, que o balanço deste regresso em força das equipas B aos nossos quadros competitivos é manifestamente positivo. À excepção do Braga, e ignorando que o Marítimo já faz (e bem) este trabalho há vários anos, Benfica, Sporting, Porto e Vit. Guimarães, tem de maneira, uns mais regular outros mais ocasional, tirado proveito das suas equipas secundárias. Ora, partindo do principio que o objectivo das equipas B passa por numa 1ª fase permitir a evolução dos jogadores (de preferência portugueses), para depois de maneira gradual os mesmos ganharem o seu espaço na equipa principal, acabando esse processo numa 2ª fase pela integração desses elementos na selecção nacional, de maneira a fortalece-la em quantidade e qualidade, é justo afirmar que André Gomes é o 1º (considerando apenas esta II fase das equipas B) a passar este ciclo com sucesso. A verdade, é que, apesar de ser um enorme “SE”, sem as equipas B tudo poderia ter sido diferente na carreira do jovem. Certamente teria sido cedido a um clube da II Liga ou ao Rio Ave (à semelhança do que aconteceu com Diego Lopes), o que iria fazer com que chegasse mais tarde à equipa principal do Benfica e consequentemente à selecção nacional, aliás se fosse emprestado aos vilacondenses até tinha fortes possibilidades de agora ser suplente de Tarantini. Felizmente para ele, e para os da geração do médio, este projecto das equipas B apareceu na altura certa (outros, muitos não tiveram essa sorte e acabaram por se perder em equipas secundárias devido à frustração de nunca terem tido uma oportunidade no conjunto principal onde foram estrelas nas camadas jovens). Com a sua qualidade e maturidade ganhou o seu espaço no clube da Luz, aproveitou as oportunidades e chega agora a uma selecção nacional que necessita claramente de sangue novo, e está desesperada por um reforço de qualidade e quantidade. Que balanço faz do regresso das equipas B aos nossos quadros competitivos? Outros jogadores podem repetir o feito de André Gomes a curto prazo? Até que ponto a carreira do médio teria sido completamente diferente caso este projecto dos conjuntos secundários ainda estivesse parado? Considerando, que 2016 está aí, e esse ano coincide com a entrada da grande maioria dos nossos internacionais na casa dos 30, que elementos podem ser o futuro da nossa selecção? Portugal desperdiçou muitos talentos devido a este hiato sem equipas B?

49 Comentários

  • João Vitorino
    Posted Fevereiro 5, 2013 at 3:12 pm

    Penso que tem potencial para ser bom jogador, mas neste momento não passa de um produto feito pela comunicação social…

    • Roberto
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 4:48 pm

      Tens noção do que o que acabaste de dizer não faz sentido nenhum? Quer dizer, primeiro admites que tem potencial, depois dizes que é só um produto "feito" pela comunicação social? Qual comunicação social? Se dissesses isso no caso do Nélson Oliveira, ok tudo bem, mas eu vejo muitas poucas referências a André Gomes na comunicação social. O que eu concluo é que tu és apenas mais um que manda os bitaites para o ar à espera que alguém os apanhe, sem perceber grande coisa do assunto.

    • André Sousa
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 4:48 pm

      Um produto feito pela comunicação social ? Não, meu amigo, está redondamente enganado.
      Que eu saiba o JJ não lhe dá minutos de jogo na equipa porque a comunicação social lhe pede para isso. Ele não subiu à equipa A do Benfica porque A Bola ou o Record quiseram.
      Ele simplesmente está a mostrar que a qualidade não tem idade.
      Num país onde imperam mentalidades fechadas, em que se pensa que jogadores desta idade não estão prontos para jogar ao mais alto nível, o André Gomes rompe com todos esses preconceitos.
      Se tem qualidade para ser já um indiscutível numa equipa que luta para o campeonato ? Claro que não, até porque não será ideal queimar etapas na sua evolução.
      Se justificou esta chamada à Seleção ? Também creio que não.
      Se tem grande margem de progressão e poderá tornar-se num jogador de topo ? Sim tem.
      Agora dizer que é um produto da CS é falso porque o talento não engana, os adeptos têm de perceber de uma vez por todas que há jogadores saídos dos juniores que podem entrar logo nas equipas principais (não todos obviamente). A sua utilização apenas tem de ser bem gerida e penso que neste caso JJ está a fazer um belo trabalho.

      E atenção, sou do Sporting mas sei reconhecer um bom jogador e fico satisfeito por ver o Benfica a apostar mais em jovens portugueses, como ficaria se fosse o Porto, porque a qualidade está lá, é preciso é arriscar e deixar de lado os negócios vantajosos para alguns mas ruinosos para a Seleção.

      Queria só referir que retomar as equipas B foi uma das melhores decisões que vi no futebol português em muitos anos.

    • João Vitorino
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 4:52 pm

      Daí eu ter dito "neste momento"…

    • João Vitorino
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 5:05 pm

      Isto foi capa de Jornal, repito capa de jornal, depois de ele ter feito uns 2 ou 3 jogos na equipa principal…

      Record – "Nasce uma estrela"

      OJogo – "O miúdo será patrão em 2 anos"

      Record – "Este puto vai dar que falar"

      Daí o meu comentário…Se acho que tem potencial? Acho, acho que vai ser uma mais valia para a Selecção no futuro, mas da maneira que já se fala nas redes sociais e na comunicação social ao fim de 2 ou 3 jogos…parece que estamos aqui a falar de um prodígio do futebol mundial, e atenção não tenho nada contra o jogador, apenas acho que só pelo que mostrou até agora não tinha lugar na Selecção…

    • Pitoxoroglü
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 5:21 pm

      Concordo plenamente com o João Vitorino, apesar de ser o JJ quem o poe a jogar por necessidade, mas neste momento ainda não apresentou nada que justifique uma chamada à selecção, muito menos à AA.
      Vejo potencial mas precisa crescer muito ainda para ser uma confirmação. Os jornais empolam muito, dai o João escrever que é um produto da comunicação Social, percebo o que quer dizer, pode é nao ser devidamente interpretado.
      O que acho é que a nossa Selecção está muito nivelada por baixo, é constrangedor ver os jogadores que são convocados alem dos indiscutiveis habituais. Ou seja a 2ª linha da selecção mal serviria para o meio da tabela na nossa Liga…
      Voltando ao André Gomes, desejo que se venha a afirmar, para bem do futebol português, mas que hajam muitos mais a fazer-lhe frente para ambicionarmos um grupo de futuro competitivo…

    • Gabriel
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 6:22 pm

      É uma situação normal com o Benfica. Se fosse africano já estavam a dizer pela enésima vez que era o novo Eusébio. Ainda me lembro da comunicação social a dizer que o Makukula até a chutar se parecia ao Eusébio e a compararem-no com a estátua.

      Qualquer jovem jogador português que ganhe algum protagosnismo, mesmo que pouco ou injustificado, no Benfica, é logo elevado ao céu. Naõ sei se é por serem tão poucos… Desde que me lembro que assim é. Só assim muito por alto lembro-me do Rui Nereu, do Edgar, do Pepa, entre outros.

    • joao
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 8:00 pm

      Acho que os dois primeiros comentários foram bastante precipitados em relação ao que o João Vitorino disse com o qual concordo totalmente

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 6, 2013 at 2:15 am

      Não concordo com a afirmação do João Vitorino, até porque após as boas exibições que o André Gomes (excepção para o último jogo) pelo Benfica, acho normal que seja capa de jornais e que teçam rasgados elogios, estou-me agora a lembrar, por exemplo, do jogo que fez contra o Barcelona onde mostrou uma maturidade acima do normal. Quanto à sua chamada à selecção, concordo que seja pouco merecida.
      Elementos de futuro para a selecção: Guarda-redes; Ricardo Ribeiro (Moreirense), Mika (Benfica), Defesa Direito: João Canelo (Benfica), Cedric, ainda tem muito que evoluir, mas tem um enorme potencial, e foi visível tanto no campeonato do mundo de sub-20, como quando esteve ao serviço da Académica; Defesa Esquerdo: Rúben Ferreira (Maritimo), Luís Martins (Benfica); Defesa Central, na minha opinião a posição com mais jogadores promissores: Pedro Mendes (Sporting), Tobias Figueiredo (Sporting) Tiago Ferreira (FC Porto), Anibal Capela (Braga), Fábio Cardoso (Benfica) Paulo Oliveira (Vitória de Guimarães); Médio Defensivo: Agostinho Cá (Barcelona), Tiago Rodrigues (Vitória de Guimarães; Médio Centro: André Gomes (Benfica), João Mário (Sporting), ToZé (FC Porto), Extremo: Ricardo (Vitória de Guimarães), Bruma (Sporting), Ivan Cavaleiro (Benfica), Licá (Estoril); Avançados: Rabiola (Desportivo das Aves), Baldé (Vitória de Guimarães)

      António

  • Miguel
    Posted Fevereiro 5, 2013 at 3:40 pm

    A verdade é que apesar de André Gomes ter um enorme potencial, não basta fazer uns jogos para se ser convocado na selecção. Tal como Nélson Oliveira, Miguel Lopes(apenas no SCP, mais recentemente) ou até mesmo Nani. Não está em causa a qualidade(no caso de Nani é muita mesmo), mas sem jogar com regularidade no clube, um jogador não deveria ser à partida convocado.

    Depois há o caso de Varela, que eu também achei algo injusta a sua inclusão na lista, por não estar em grande forma. Em Guimarães contrariou essa premissa, com um jogo a que nos habitou na época da AVB, e eu gostei bastante, ainda para mais sendo portista. Ainda assim curto, na minha opinião.

    Quando assim é, não nos podemos queixar se não há alternativas válidas, ou que pareçam válidas ao melhor onze da selecção. Dando sempre lugar aos mesmos e a jogadores sem o melhor ritmo competitivo, é claro que a selecção sai prejudicada a nível de presente e futuro. Talvez muitos de nós não víssemos Custódio como uma opção válida no início do Euro, mas no Europeu sempre que entrou fê-lo bem, mantendo a qualidade que demonstra no Braga.

    Já mereciam uma chamada a esta selecção André Leão, Ruben Ferreira, Vítor, Josué,

  • invicto
    Posted Fevereiro 5, 2013 at 3:48 pm

    As equipas B sao um projecto excelente para a evolucao e integracao dos jogadores portugueses so e pena que estes depois nao sejam opcao para as equipas principais em detrimento de sul americanos. Enfim, acaba tambem por ser uma forma de incentivar os jogadores portugueses a ganharem o lugar. Abracos para todos

  • jose58
    Posted Fevereiro 5, 2013 at 4:21 pm

    Aqui houve mao de Jorge Mendes,mas Andre Gomes de momento nunca era convocado para a Selecao A,no lugar dele deveria estar o Adrien do SCPortugal,mas vai ser sempre assim os compadrios do costume,assim nao vamos la.

    • Ângelo
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 5:24 pm

      Tem razão no que diz em relação a andré gomes não merece lá estar mas afirmar que Adrien SCP devia ser convocado não deixa de ser anedótica onde fez meia duzia de jogos sem grande destaque.
      Jogadores como André Leão e Ruben Ferreira sim deviam de ser convocados devido á excelente época e lugar que ocupam.

    • Pitoxoroglü
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 5:25 pm

      Adrien porque? Não percebo…faz-me lembrar o tempo do Carriço que ninguem percebia porque nao ia a selecção…

    • Marco Ribeiro
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 6:30 pm

      Ser prematuro chamar o André Gomes á selecção principal até compreendo agora dizer que no lugar dele deveria ser chamado o Adrien… Por favor!

  • AC
    Posted Fevereiro 5, 2013 at 4:53 pm

    Não sei bem quem o convocou… foi o Paulo Bento ou o Jorge Mendes?! Não vi a convocatória.

    Acho que por aqui dá para ver muitos dos convocados:
    https://www.gestifute.com/gestifute/index.php

    Vamos aos "se's":
    …se não fosse A.Gomes seria o Vitor Gomes, de certeza!!
    …se calhar o JMendes é o observador do PBento ou um consultor..

    ps: eu não discuto a qualidade do AGomes, ainda está a dar cartas, e espero que continue!

  • FÁBIO COSTA
    Posted Fevereiro 5, 2013 at 4:54 pm

    As equipas B tem tido um balanço positivo, ora vejamos:

    Do FC Porto B(que nos últimos anos não tem apostado na formação e empresta estes jogadores, fazendo com que se percam a maioria das vezes) surgiu Sebá que tem jogado na A, Pedro Moreira (um pendulo do meio campo, que não ficava nada mal na equipa A), Edú (tem melhorado a qualidade exibicional e pode vir a ser uma alternativa à A) e o que para mim é o maior produto da equipa B do FC Porto, Tozé, médio ofensivo, que era júnior no ano passado e que tem sido a peça chave deste FC Porto B, jogador muito inteligente e de grande técnica que tem sido convocado frequentemente à equipa A. Vi vários jogos com Tozé, Iturbe e Kelvin em campo e Tozé era claramente o melhor dos 3!

    Do Benfica, há André Gomes que foi falado pelo VM, André Almeida que é médio defensivo, mas o JJ adapta-o a lateral na equipa A (mas é um jogador da B que tem sido constantemente chamado à A) e João Cancelo que tem sido titular e tem potencial para ser titular na equipa A a médio prazo. Posso ter-me esquecido de mais jogadores, mas como eu vi muitos poucos jogos do SLB B não poderei recordar-me.

    Do Sporting, tem surgido muitos jogadores da equipa B que tem sido chamados à equipa A, tais como Eric Dier (defesa inglês de 18 anos que pode jogar a lateral, muito promissor), Pedro Mendes, Ricardo Esgaio (ex-junior de grande qualidade!), João Mário (um médio de grande potencial, que para mim tinha sido um dos melhores jogadores da seleção sub-19 do recente europeu) e Zezinho. O Sporting ainda tem Bruma, Tobias Figueiredo e Llori que com o tempo de jogo pela equipa B tem grande probabilidade de vir a ser alternativas para a equipa A (especialmente o Bruma, que tem sido uma das referencias da equipa B do SCP B com apenas 17 anos!). Dos juniores que tem sido chamados à equipa B ainda há Carlos Mané, Filipe Chaby, Iuri Medeiros e outros que não me recordo do nome que tem potencial para passarem à equipa A. O Sporting com a qualidade de formação que tem, muito vai beneficiar da equipa B e muito do futuro da seleção vai passar por aqui! É das equipas B com mais portugueses e da formação (ou até a que tem mais!) e ao mesmo tempo a equipa B com mais qualidade!

    Das outras equipas B não me vou pronunciar porque não vi os jogos de nenhuma, nem conheço grande parte dos jogadores.

  • joao pires
    Posted Fevereiro 5, 2013 at 5:01 pm

    nao sei o futuro mas desejo etenho esperanças em jogadores como joao mario e betinho(10 e 9 respetivos e urgentes para a nossa seleçao), cancelo(em talento de certeza que chega a seleçao, se tiver cabeça…) e andre gomes…
    andre gomes pode ser um excelente médio 8 mas ainda tem mt para mostrar…

    • Acarub
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 5:36 pm

      Todos eles tem muito para mostrar ainda.

    • Lourenço
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 6:18 pm

      O único que disse que tinha muito para mostrar é o único (excepto uns minutos do betinho) que jogou na primeira equipa

    • joao pires
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 6:43 pm

      atençao, para ja n sou suspeito porque sou do benfica, só mencionei o andre gomes porque o "tem mt para mostrar" ja é um dado adquirido nos outros que nem sequer jogam na equipa A

  • Bráulio
    Posted Fevereiro 5, 2013 at 5:16 pm

    É óbvio que se trata de uma chamada bastante precoce, sobretudo quando existem alternativas mais que viáveis como Manel Fernandes ou Hugo Viana. Contudo penso que, apesar de não ter demonstrado características excepcionais na equipa principal, é bastante motivador para a carreira de um jovem. Lembremos-nos de Hugo Viana ou CR7 (ignorando Bruno Vale por exemplo).

    Assim, e apesar de existirem claramente outras alternativas penso que é um prémio para o jogador que tem tudo para agarrar esta oportunidade e demonstrar todo o seu valor ao seleccionador. Poderá impingir no jogador uma dose de confiança e maturidade que o levarão certamente a poder atingir patamares superiores bastante cedo.

    Seria óptimo que estes jogos de preparação servissem para apostar em jogadores com situações semelhantes, mesmo sem tendo grandes oportunidades pelos planteis principais, as equipas B albergam excelentes jogadores que todos reconhecem qualidade. Paulo Bento poderia chamar 1/2 jogadores para cada amigável que se destacassem, não só nas B, mas também noutros clubes do nosso campeonato. Esperemos que seja o 1º de muitos e e que as equipas B sejam o futuro da nossa selecção! Boa sorte André, agarra a tua oportunidade!

    • joao pires
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 5:31 pm

      concordo..,
      quanto ao m.fernandes querem um homem que apanha todos os fim de semanas avioes para lisboa por causa ddas festas que dá em sintra cheio de alcool, fumo e prostitutas? ele é bom é na turqua, n tem cabeça para a seleçao, qualidade sim mas os outros fatores não favorecem. um homem que é craque no benfica, prefere sair para o everton pelo dinheiro, depois vai para o valencia e depois desce na carreira para ir para a turquia se é assim tao bom o que se passou? pensem nisso, ele tem talento mas optou para ganhar o dele e pronto, a ambiçao nao passa dai. agora nao implore é pela seleçao(eu acho que ele se esta a borrifar se vai ou n)

    • Bráulio
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 6:06 pm

      Concordo que em princípio será irrelevante para o jogador representar ou não a selecção, além do mais que ele é cabo-verdiano e a nossa selecção apenas lhe serviu de rampa de lançamento para rumar a outros campeonatos mais ben´ficos em termos monetários. No entanto, ele carrega o Besiktas às costas e é um dos melhores jogadores do campeonato turco, se não o melhor. Provavelmente viria para desestabilizar, os conformes da sua não convocação também não são conhecidos, mas neste momento é o único jogador português capaz de fazer a posição 10. Poderia levar a bola para a frente quando a equipa precisa e não se limitaria jogar para trás como os demais médios portugueses. Tem uma excelente capacidade de passe e de remate que infelizmente Moutinho e Meireles não demonstram na selecção com muita regularidade

    • J
      Posted Fevereiro 6, 2013 at 8:58 am

      Bráulio, nasci no mesmo local do Manuel Fernandes, por isso obrigado por me considerar como cabo verdiano.Graças a si, eu e milhares de pessoas, lisboetas e nascidos em solo português, passamos a ser cabo-verdianos…
      Um bocadinho mais de conhecimento e menos de preconceito, se calhar impedia-o de dar a sua opinião baseada em pressupostos falsos.

  • Renato Teixeira
    Posted Fevereiro 5, 2013 at 5:17 pm

    Diria que o FCP começa a usar bem a equipa B neste momento…Deu oportunidades a Sebá e Abdoulaye (este já tem experiência de primeira liga, mas ainda assim), já convoca (intermitentemente e sem os usar ainda) Tozé (grande talento) e Dellatorre (ainda muito verde mas tem instinto matador)…Ainda existem jogadores com potencial para entrar no plantel no prazo de 1 ou 2 anos..como:

    Sérgio Oliveira – Médio (eterna promessa mas que com cabeça focada no futebol é um enorme jogador, falta-lhe intensidade competitiva)
    Pedro Moreira – Médio (faz todas as posições)
    Tiago Ferreira – Defesa Central (pena ser baixo)
    Mikhael – Médio Defensivo (foi agora titular na vitória por 3-1, acho que é assim o nome), bons pés, raçudo a defender e rápido
    Mikel – Médio defensivo (outro médio defensivo muito forte mas menos técnico que o anterior)
    Quinones – Lateral esquerdo (faz-me lembrar o Alex Sandro, parece-me um um jogador com potencial menor mas a maneira de jogar parece-me parecida)

    Os restantes jogadores não me inspiram muita confiança…Stefanovic, David Bruno, Anderson, Vitor Luis (acho que é assim o nome do lateral esquerdo), Edu, Vion etc…Provavelmente ou são vendidos, cedidos ou vão demorar mais tempo para entrar na equipa A…

    • PORTOCAMPEÃO
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 10:40 pm

      Tiago Ferreira baixo? 19 anos e 1,84m. Esperava mais?

      O Puyol riu-se dessa avaliação.

      O Michael (Seri) não tem jogado numa posição fixa. Acho que tanto pode jogar a 6 como a 8. Na vertente de ocupação de espaços e entrega ao jogo, faz-me lembrar Yaya Touré, com as devidas diferenças.

      Quinones tem de facto uma maneira de jogar relativamente semelhante a Alex Sandro, no entanto não aparenta ter metade do potencial do jovem brasileiro.

      Edú já mostrou potencial para dar mais qualquer coisa e o Vion tem tudo para vir a ser um jogador razoável. Quanto ao resto, concordo consigo. Não me parece que sejam jogadores com qualidade para sequer representar o FC Porto na equipa A (estou claro a falar da última "lista" que fez).

      Há no entanto alguma expectativa para ver o que David Bruno possa dar. Ele esteve bem na pré-época da equipa A e nesta equipa B não tem desiludido.

    • Renato Teixeira
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 11:49 pm

      Quando digo que é pena ser baixo, digo isto porque ele nao aparenta nem ser muito rápido nem muito ágil e poderia esconder um pouco isto com alguma altura e força…coisa que não tem…ele ocupa bem os espaços mas parece-me um pouco duro de rins…

  • Senhor Patrão
    Posted Fevereiro 5, 2013 at 5:56 pm

    Na equipa A do Benfica temos uma escassez de números 10. O Aimar está fora de forma e perto da reforma. O Gaitan é um extremo adaptado.

    Na liga de honra, liderando os melhores marcadores com 14 golos está um numero 10 da equipa do Benfica. Relativamente jovem, 24 anos.

    Porque é que o Miguel Rosa não tem uma oportunidade? Por não ser sul-americano?

    • Miguel
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 7:27 pm

      Concordo plenamente… Mas quando o JJ embirra com jogadores não vale a pena…

    • J
      Posted Fevereiro 6, 2013 at 9:00 am

      Se calhar o facto do Miguel Rosa não ser um número 10 puro, mas sim um médio/extremo esquerdo não ajuda. Como termo de comparação, o jogador mais parecido com ele na equuipa A era o Nolito, e sabem como o JJ confiava no Nolito, não era?

  • Obscure
    Posted Fevereiro 5, 2013 at 5:58 pm

    Quando se fala da equipa B do Marítimo somos obrigados a falar do Danny e Pepe. Vi o Pepe pela primeira vez com 17 anos. O Danny com 18 anos acabado de chegar da Venezuela com muitos dotes técnicos. Outros foram o Evaldo que andou pela equipa b e principal durante algum tempo. Marcelo Boeck, Djalma que também deram o salto para um grande. Para além daqueles mencionados pelo VM agora temos o João Luiz, Heldon, Sami e Fidélis com passagens fortes pela B.

  • scp_fan
    Posted Fevereiro 5, 2013 at 6:16 pm

    Sou Sportinguista e posso ter a opinião condicionada, mas para mim João Mário tem muito mais talento do que o André Gomes… Já devia (desde Outubro/Novembro) ser aposta na equipa A… Relembro que Moutinho com 18 era titular absoluto do Sporting e que João Mário ainda não se estreou "a sério"!

    SL!

    • Miguel
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 7:29 pm

      Se fosse só esse que deveria ser aposta na equipa A…
      Sempre disse o Pedro Mendes nao tem capacidade para ser titular na equipa principal do Sporting.
      Eric Dier e Tobias Figueiredo são superiores a este.
      Zezinho é melhor que Rinaudo.
      O Bruma apesar de ser demasiado infantil é melhor que o Capel, que parece que têm 2 palas nos olhos.
      O Rubio o ano passado na pré-época, foi o melhor marcador… Agora reflictam.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 7:53 pm

      Não está condicionado, simplesmente é a realidade, eu por exemplo vi o ultimo europeu de sub-20, o meio campo era o Agostinho Cá, André Gomes e João Mário, João Mário é o capitão e "ofuscava" completamente o Gomes, era pelo médio do Sporting que passava todas as bolas.
      Agora, isso não que dizer nada, terá que ser aposta e confirmar o que se espera dele, pois o Gomes já se está a afimar na primeira equipa.

    • J ȫ η
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 9:45 pm

      Concordo em absoluto com o seu cometário LuisRafaelSCP. André Gomes evidenciava bons pormenores e revelou ser um bom jogador, no entanto, Agostinho Cá (pela sua capacidade de resistência e a destruir o jogo adversário) e João Mário (como referiu, toda a distribuição ofensiva passava por ele. E fê-lo com grande classe)mostraram-se como os grandes motores do meio-campo dos sub-20 nacionais.

    • Unknown
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 9:48 pm

      João Mário melhor que André Gomes? Ok, até pode ser verdade. Mas Paim também era melhor que Ronaldo (palavras do próprio…)

      Jorge

    • J
      Posted Fevereiro 6, 2013 at 9:06 am

      É pena, é partirem todos do principio que os jogadores de futebol têm evoluções idênticas, o que não acontece… o João Mário no Europeu foi superior, mas é pena que não tenha tido até agora, o que não quer dizer que não venha ter, uma evolução que se note. Como tal quererem à força, e de forma precipitada, que ele seja titular na equipa A, é digamos, quererem que o SCP lute para não descer.

      P.S. Do zezinho e do Bruma (e já agora o Semedo dos juniores), volto a referir o que já digo à uns tempos, não são nem vão ser jogadores de topo.

  • Bráulio
    Posted Fevereiro 5, 2013 at 8:03 pm

    A grande maioria afirma que João Mário é melhor que André Gomes, e de facto actualmente é verdade, contudo Paulo Machado era bastante superior a João Moutinho nos escalões de formação. O futuro é bastante incerto e já tivemos de tudo, desde jogadores como Bruno Vale que foram chamados à selecção e que acusaram de tal forma a pressão que desapareceram do futebol, ou então Quaresma que em 2002 deveria ter sido o último elemento pela sua irreverência proveniente da juventude. Não foi em 2002, nem em 2004 nem tão pouco em 2006. Teremos de esperar para ver, mas o ideal seria todos evoluírem ao nível que se espera para que tenhamos uma selecção fortíssima no futuro. Para isso precisam de ter minutos nos planteis principais e para isso, além da qualidade precisam todos de ter bastante sorte…

    • Unknown
      Posted Fevereiro 5, 2013 at 10:05 pm

      E o caso do Quaresma, que parecia ser melhor que o Ronaldo no início, e depois foi o que se viu…

  • Sideshow Bob
    Posted Fevereiro 5, 2013 at 9:44 pm

    Creio que muita gente não entendeu o sentido do post.

    Não era para dizer se acham justa ou não a convocação do André Gomes, mas sim, fazer uma retrospectiva dos resultados das equipas B e tentar perceber se a aposta está a ser bem direccionada e se esta chamada poderá servir para "dar o exemplo" de que um miúdo 1º ano de sénior pode começar a época na equipa B e chegar a Fevereiro na selecção AA.

    Não está em causa a justiça da mesma, isso está referido na 1ª nota prévia, mas sim o balanço que poderemos fazer tendo este exemplo como ponto de partida!

    A qualidade dos jogadores não é para aqui chamada, ninguém quer saber se o João Coimbra era melhor que o Manuel Fernandes (que era e muito), mas sim se o futuro da nossas selecções poderá ser risonho devido a esta aposta!

    Eu acho que sim, faz todo o sentido continuar a apostar nas equipas B, são sem dúvida uma rampa de lançamento e tem a particularidade de não serem precisas janelas de transferências para as equipas A poderem usufruir dos serviços da novas estrelas.

    Um abraço

  • Informador
    Posted Fevereiro 5, 2013 at 10:05 pm

    Quais ofertas o Shakhtar recusou? Houve mais da Inglaterra muito abaixo dos € 35 milhões?

    A primeira oferta que chegou foi do Benfica de 15 milhões de euros. E aí estava junto com o diretor na mesa e negaram a oferta. Ele falou para nós que não iria aceitar, mas que aceitaria um pouco mais de um clube grande. Apareceu o Chelsea com 20 milhões. Mudaram o discurso. O Chelsea foi lá e colocou 25. O Tottenham também entrou na parada e fez proposta. Recusaram. O Chelsea chegou a fazer proposta de 30 milhões parcelados e não aceitaram. Imagina como fica a cabeça do jogador ao saber que tantas ofertas chegaram e o clube não aceitou nenhuma. Muitas pessoas falam aqui que eu saí por dinheiro. Na verdade não foi. Pintaram ofertas menores e o Shakhtar mesmo não aceitou.

    Willian, jogador que foi para o Anzhi

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 5, 2013 at 10:51 pm

    O Andre Gomes e, de facto, o 1º grande projecto destas novas Equipas B, sendo que concordo com o VM quando dizem que ainda nao fez por justificar uma ida a Selecçao A (apesar de entender que o Bento o queira intregrar cedo naquele ambiente).

    Caso nao houvesse equipa B, poderia ser mais um jogador perdido pelos clubes pequenos da Liga ou ate da Liga de Honra, uma vez que nao acredito que ficasse no plantel vindo dos juniores.

    Por isso, as equipas B tem sido bastante positivas para os clubes que arriscaram em reabri-las (o Maritimo ja a tinha), ja que todos tem tido proveitos disso, a excepçao do Braga que, curiosamente, e o que apresenta uma pior classificaçao.
    O Sporting ja fez estrear o Dier, Zezinho, Pedro Mendes ou Betinho e no futuro tera outros bons valores como Joao Mario, Bruma, Iuri Medeiros, Chaby, Etock ou Tobias Figueiredo.
    No Benfica ha a potencializaçao de Ivan Cavaleiro, Joao Cancelo, Leandro Pimenta e a afirmaçao de Miguel Rosa.
    No FC Porto ha Seba, Toze, Tiago Ferreira, Stefanovic e Dellatorre, enquanto que no V.Guimaraes nomes como Paulo Oliveira, Tiago Rodrigues, Kanu e Josue conseguiram entrar na equipa principal.

    Por fim, a partir de 2016, prevejo que este Andre Gomes e outros como Andre Almeida, Joao Mario, Tobias Figueiredo, Tiago Ferreira, Toze, Bruma, Joao Cancelo ou Ivan Cavaleiro possam ser opçoes interessantes para a Selecçao Nacional.

  • nuno leão
    Posted Fevereiro 6, 2013 at 12:01 am

    Só um pequeno ponto prévio no referente ao Maritimo B ter potenciado mais estrangeiros que portugueses. Eu até sou continental, mas não é por isso que estou alheio a uma realidade. Um português continental custam muito mais a um clube insular que um estrangeiro. Por isso se não for mesmo um jogador oriundo da Madeira ou dos Açores, entendo perfeitamente a opção dos clubes insulares apostarem em jogadores estrangeiros… Nem é uma questão de nacionalidade, de formação ou de interesses de empresários… é simplesmente uma questão pura e dura de números

  • Dr. Pitágoras
    Posted Fevereiro 6, 2013 at 12:07 am

    Grande artigo!
    Já há alguns falava com amigos meus do papel que as equipas B tinham em Espanha e do que Portugal estava a perder por não optar pelo mesmo sistema!

    Acho que esta medida apenas peca por tardia e salvou o futuro da seleção portuguesa, hoje falamos de André Gomes, mas no futuro falaremos de muitos mais: Cancelo, João Mário, Esgaio, Bruma, Tozé, Tiago Ferreira e etc.

    Veja-se o exemplo de jogadores como Silvio, Beto, Miguel Lopes e tantos outros que saíram das escolas dos grandes, tiveram de andar por divisões mais baixas para conseguir voltar à ribalta, estes conseguiram, mas quantos se terão perdido neste percurso?!
    Com as equipas B não estaríamos agora com um leque mais vasto de jogadores para seleção?! Estou certo que sim!

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 6, 2013 at 5:44 am

    Antes de mais forca Andre Gomes …
    Quanto as equipas B tenho que dar o braço a torcer tem sido muito bom…
    Espero que haja ainda uma maior aposta na raia miúda , como se diz na minha terra, que joga na equipa B.
    Ricardo carvalho

  • PB
    Posted Fevereiro 6, 2013 at 6:04 pm

    Convém não esquecer que um dos grandes segredos para o sucesso das seleções espanholas são precisamente as equipas B!

Deixa um comentário