Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vitória esmagadora! André Villas-Boas eleito presidente do FC Porto com 80,3% dos votos

112 Comentários

  • Hirok "The Truth"
    Posted Abril 27, 2024 at 9:46 pm

    Péssimo para Benfica e Sporting.. ótimo para o Porto

    • Antonio Clismo
      Posted Abril 27, 2024 at 10:03 pm

      Acabou-se a mama para uns, e começou o trabalho de partir pedra e reconstruir o clube para outros

  • Valentes Transmontanos
    Posted Abril 27, 2024 at 9:49 pm

    Que dia triste.

    • MrRalboa
      Posted Abril 27, 2024 at 10:05 pm

      Acredito que sim ,para um adepto de 3 clubes 2 dos quais na primeira liga acredito mesmo que seja um dia triste .

      • Valentes Transmontanos
        Posted Abril 27, 2024 at 10:19 pm

        Não te preocupes, para o ano um deles está na 2ª (não sei o que isso muda, mas pelos vistos deixa-te mais descansado que não estejam os dois na mesma divisão).

  • Francisco Torgal
    Posted Abril 27, 2024 at 9:49 pm

    Ganhou o futebol português, espero.

  • Nickles
    Posted Abril 27, 2024 at 9:50 pm

    Portistas mal agradecidos. Não merecem nada

  • Cody Madison
    Posted Abril 27, 2024 at 9:53 pm

    Para o bem ou para o mal, fez-se história no futebol português. Nunca pensei assistir a tal coisa.
    __
    SL ?

    • Lopes da Silva
      Posted Abril 27, 2024 at 11:07 pm

      Para bem “ou para o mal”? Qual é a parte do mal que se aplica aqui? Tu realmente é só frases feitas com pouco sentido só para dizer que comentas.

  • Jasomp
    Posted Abril 27, 2024 at 9:53 pm

    Fica na história esta gigantesca manifestação de portismo. As maiores eleições de sempre de um clube em Portugal. E isso por si só diz tudo da enorme dimensão do clube.

    Uma nova era começa agora.

    • Rijkaard
      Posted Abril 27, 2024 at 10:01 pm

      Bateu o record do Sporting mas ainda muito distante das ultimas eleições do Benfica.

    • MrRalboa
      Posted Abril 27, 2024 at 10:04 pm

      Correção, maior de sempre foi em 2021 nas do Benfica com 41 mil sócios a votar ,mas não deixa de ser a derrota mais histórica no futebol português

    • DNowitzki
      Posted Abril 27, 2024 at 10:10 pm

      Explica lá por que razão é que são as maiores eleições de sempre de um clube em Portugal. Só por curiosidade…

      • Jasomp
        Posted Abril 27, 2024 at 11:28 pm

        Basta ver que foi a eleição que justamente fez derrotar o presidente mais titulado da história do futebol.

        • Coiso
          Posted Abril 28, 2024 at 10:15 am

          O mais titulado em número talvez. Em importância de troféus ninguém bate Santiago Bernabeu ou Florentino Perez, cada com 6 TC e 6 LC respectivamente.

        • DNowitzki
          Posted Abril 28, 2024 at 10:44 am

          Ah, percebi: a derrota da corrupção.
          No Benfica, foi a polícia…

          • Jasomp
            Posted Abril 28, 2024 at 12:12 pm

            Once again, a superioridade moral com que muitos de vocês falam faz pensar que o teu clube é totalmente impoluto e o FC Porto é um antro de corrupção. Tenta ser um pouco mais sério. Já não tens idade para isto…

            • Valentes Transmontanos
              Posted Abril 28, 2024 at 8:46 pm

              Como assim? Ele escreveu com todas as letras que no caso do Benfica foi a polícia que tirou de lá o corrupto. Logo, escreveu que havia corrupção no Benfica. Logo, o teu comentário não faz sentido nenhum.

              • Jasomp
                Posted Abril 28, 2024 at 10:15 pm

                Que há corrupção no Benfica, todos sabem. Por isso parem de atirar para os outros essa superioradade moral como se fossem todos impolutos, o que é mentira. Sabes bem do que falo, não te faças de desentendido.

    • Bruno Cunha
      Posted Abril 28, 2024 at 3:47 am

      A internet tem este perigo de alguém dizer uma frase tão afirmativamente que até parece que é um facto mas que não podia estar mais longe da realidade. É que nem de perto…

      • Jasomp
        Posted Abril 28, 2024 at 9:22 am

        A grandeza de uma eleição não se vê apenas porque uma teve 41 000 e outra 28 000. É muito mais que isso. Vamos lá tentar pensar mais além, pode ser?

  • O Comendador
    Posted Abril 27, 2024 at 9:58 pm

    Por esta de facto não estava a contar.
    Parabéns ao amigos portistas que ficaram felizes com este resultado e um abraço para os outros.

    Esperemos para ver as cenas dos próximos episódios. Curioso estou, e muito meus amigos.
    SL

  • Fireball
    Posted Abril 27, 2024 at 9:58 pm

    Nunca pensei ver Pinto da Costa a sair numas eleições. Não consigo acreditar, tenho quase 35 anos, não sei o que é o Porto sem Pinto da Costa, sempre achei que ele só saia pelo próprio pé, ou quando morresse. Pinto da Costa perder eleições é um cenário que nunca acreditei possível.

  • Red Punisher
    Posted Abril 27, 2024 at 9:59 pm

    Lufada de ar fresco para o futebol português.
    Após as saídas de Bruno de Carvalho e de Luis Filipe Vieira, sai, também ele pela porta pequena, Pinto da Costa.
    Nunca acreditei que isto fosse possível. Mas é ótimo para todos nós.
    Espero, assim, que saia a escumalha toda do clube e que acabe a corrupção gritante no futebol português, especialmente no que concerne à coação arbitral que todo o elenco portista fez nos últimos largos anos.
    AVB é, até ver, um senhor. E todos ganham. Obviamente que o Porto ganhará menos, mas quando ganhar será certamente justo!
    Parabéns a todos os Portistas!

  • Rijkaard
    Posted Abril 27, 2024 at 10:00 pm

    Ha uns tempos vi-o no Algarve e congratulei-o pelo trabalho que tinha feito no Marselha naquela época. Foi acessível e fiquei com boa impressão dele. Que seja capaz de fazer do FC Porto um clube digno e que, quando vencer, seja de forma limpa e não da maneira suja como aconteceu durante o reinado de PdC.

  • Citizen_Erased
    Posted Abril 27, 2024 at 10:01 pm

    Parabéns sinceros aos portistas, porque acima de tudo acho que pelo menos AVB vai conseguir tirar o clube do buraco (nem que tenha de sofrer, como o Barça).
    Só pedia que no meu clube houvesse também este assomo de consciência, mas ainda deverão faltar 20 e tal anos para isso.

  • Stravinsky
    Posted Abril 27, 2024 at 10:01 pm

    Parabéns ao Porto por virar esta página da sua história. Foram muitos títulos, mas o desporto e a competição sofreram muito.
    Espero que o ambiente no futebol português melhore e se torne, pelo menos, respirável, já que duvido que se torne sofisticado.

  • dependente
    Posted Abril 27, 2024 at 10:02 pm

    Penso que este resultado é benéfico para o futebol português. O contrário seria bom para Sporting, Benfica e outros, mas seria mau para o futebol português

  • Nickles
    Posted Abril 27, 2024 at 10:04 pm

    Isto é uma demonstração clara de como os benfiquistas são fracos ao não escolherem João Noronha Lopes nas eleições de 2020. O Vieirismo continua forte e os benfiquistas são os grandes culpados deste Benfica 2003. Merecem o que têm

    • Fireball
      Posted Abril 27, 2024 at 10:12 pm

      Estamos em 2024, já não tens que fazer mais campanha pelo Noronha Lopes. Até ele já se esta a cag*r para o Benfica e já foi arranjar um tacho noutro lado, não precisa que faças campanha por ele. Entre o LFV e um gajo que só quis ir para lá para ter um tacho, venha o diabo e escolha.

      • GabCel
        Posted Abril 28, 2024 at 12:16 am

        Não me digas que foste um dos que replicou as mentiras dos “hamburgas”…

        Se há personagem que não precisava de tacho era o Noronha Lopes. mas a conversa é sempre a mesma, até foi replicada pela campanha do PdC contra o AVB. não podia estar mais longe da realidade.

    • Pennypacker
      Posted Abril 27, 2024 at 10:14 pm

      Correctíssimo…até os portistas foram capazes de mudar

    • Red Punisher
      Posted Abril 27, 2024 at 10:16 pm

      Eu concordo contigo! Mas para o ano poderemos mudar isso, em outubro.
      Também concordo que Rui Costa é um continuar do Vieirismo, com tachos e tachinhos. Mas vamos aguardar pela próxima época e dar-lhe um novo e possível último ano de oportunidade. Noronha poderá voltar dentro de 18 meses!

    • DNowitzki
      Posted Abril 27, 2024 at 10:22 pm

      Os que votaram em Rui Costa e na tralha que arrasta atrás de si… que não foi o meu caso.

    • RuiJoao
      Posted Abril 28, 2024 at 5:52 am

      No Porto não há peso de votos por antiguidade, isto é, todos os votos valem 1. Ou seja, é um clube que tem a democracia nos estatutos.
      No Benfica (e creio que no Sporting também) a conversa é outra. Quantos mais anos de sócio tiveres, mais votos tens, o que falsifica qualquer resultado eleitoral.
      O Benedito teve mais pessoas a votar nele do que o Varandas pelo que, pelos estatutos do Porto, teria sido o presidente do Sporting. O Vieira, por seu lado, continuaria a ter mais votos que o Noronha mas o facto de os estatutos estarem assim montados impede que qualquer pessoa com 2 dedos de testa se candidate às eleições do Benfica porque sabe que vai perder. A partir do momento que um falange tem o controlo das casas do Benfica e dos séniores é impossivel vencer as eleições. O problema está mais nos estatutos que temos do que nos votantes em si.

    • Tiago Silva
      Posted Abril 28, 2024 at 7:30 am

      Enquanto o sistema eleitoral do Benfica continuar a beneficiar uns socios em relação a outros dificilmente algo irá mudar. Se não estou em erro, o sistema eleitoral do Porto não funciona assim e cada sócio vale um voto e é mais fácil algo mudar.

    • Rosso
      Posted Abril 28, 2024 at 4:18 pm

      Disparate. Eu teria votado Noronha Lopes, mas ele não tinha a notoriedade que o AVB tem, nem LFV tinha a mesma popularidade que Pinto da costa tinha nem, apesar da sua desonestidade, utilizava os mesmos métodos criminosos com Madureiras e Pidás. Rui costa pode ser sucessor mas muitas coisas opacas do tempo de LFV acabaram. E caso não te esqueças, os benfiquistas puseram Vale e Azevedo na rua com uma enorme percentagem. Realmente, para ti, o Benfica só tem defeitos.

  • bpstp
    Posted Abril 27, 2024 at 10:05 pm

    Eu se fosse adepto do Porto estaria muito feliz mas como sou do rival estou “triste”.
    Quanto às questões:
    1ª Sérgio Conceição deve sair. AVB não me pareceu muito entusiasmado com a possibilidade de contar com SC e este deve procurar algo na Turquia ou Arábia.
    2ª Pareceu me que muitos vão perder o tacho.
    3ª acho que vai mais pelo Varandas do que Rui Costa.

    Quanto às relações externas acho que irá continuar o ódio principalmente com o Benfica.

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 27, 2024 at 10:05 pm

    Só espero que a noite e os próximos dias sejam calmos e que a corja dos criminosos à volta do clube seja limpa.
    .
    No Sporting andam a limpá-los à uns 5 anos e continuam a dar trabalho.
    .
    No Benfica ainda não se deram ao trabalho sequer

  • Neville Longbottom
    Posted Abril 27, 2024 at 10:16 pm

    Muito contente com este desfecho. Que o futebol em Portugal comece a ser tratado mais como merece. Como futebol.

    SL

  • ACT7
    Posted Abril 27, 2024 at 10:16 pm

    Mais uma saída de um ativo a custo 0, desta feita o PdC.

  • Veridis Quo
    Posted Abril 27, 2024 at 10:16 pm

    Wow, um dia que não era fácil de imaginar. Pior para os rivais, porque PdC e a sua gestão não eram boas e certamente que iria ser sempre (ainda mais) a descer.

  • bpstp
    Posted Abril 27, 2024 at 10:18 pm

    Não sei até que ponto essa vitória de AVB não é má para Sporting amanhã…senão vejamos: PdC certamente amanhã irá pedir aos jogadores como nunca pediu antes que deixem tudo no campo e SC também em jeito de despedida e homenagem, apesar de não ter jogadores de raça como em tempos, os jogadores sabem quem é o Pinto … Mas do outro lado tem uma equipa fortíssima.

    • Foge Quim
      Posted Abril 27, 2024 at 10:45 pm

      Vai ser um porto demolidor amanhã.
      Cheio de garra e vontade de vencer.
      Se depois da ida a Londres o Amorim tiver perdido os jogadores, então adeus ao campeonato.

  • Johny45
    Posted Abril 27, 2024 at 10:20 pm

    Minha alma ainda está parva… como é que o pinto não fez nenhum esquema… grande PSP!
    Agora a ver se vai mudar alguma coisa ou não…
    se virá muito podre ao de cima ou não.

  • AndreChaves9
    Posted Abril 27, 2024 at 10:22 pm

    Já vai tarde. Devia estar preso por corrupção ativa e comprovada. Foi a maior vergonha que existiu no futebol português. Muitos dos que defendem uma política seria defenderam isto. Impensável

    • Valentes Transmontanos
      Posted Abril 27, 2024 at 10:49 pm

      O militante do BE e sempre cheio de superioridade moral, Miguel Guedes…

    • Bjorn
      Posted Abril 27, 2024 at 10:51 pm

      O que dizes é mentira porque nada foi comprovado. Podes achar isso mas não mintas. Não vale tudo para ter razão.

      • Pavel Nedved 10
        Posted Abril 27, 2024 at 11:46 pm

        Nada foi comprovado? Então se calhar aqueles vídeos que, por acaso, estão no YouTube, foram feitos por inteligência artificial ? o Apito Dourado foi dos maiores escândalos mundiais e vens dizer que nada foi comprovado. Está à disposição de todos, basta ires lá e ouvir. A famosa fruta…

        • Jasomp
          Posted Abril 28, 2024 at 9:24 am

          Acho que alguém que tem tantas Venturas e Boaventuras não tem muito moral para falar, digo eu…

          • Balakov
            Posted Abril 28, 2024 at 10:11 am

            Sim porque isso justifica o facto de haver provas suficientes para incriminar aquele que foi presidente durante 42 anos do clube que apoias.

            A culpa é de Lisboa :clown

          • Pavel Nedved 10
            Posted Abril 28, 2024 at 10:57 am

            O meu presidente chama-se António Salvador, portanto, se alguém tem legitimidade para falar, sou eu e todos aqueles que são adeptos do meu clube.

      • GabCel
        Posted Abril 28, 2024 at 12:12 am

        o facto de se terem agarrado a erros processuais para anular os veredictos, não apaga os ilícitos que foram cometidos.

        A corrupção aconteceu, mas a máquina do “nuorte” arranjou forma de inutilizar as provas… apenas isso… não confundam com não ter acontecido, porque isso é que é falso.

        Não se conseguir comprovar/imputar o crime não implica que não seja culpado, apenas que não há forma cabal de provar a culpa.

      • Veridis Quo
        Posted Abril 28, 2024 at 1:14 am

        Por não ser comprovado (ou castigado) não quer dizer que é mentira. E o que o Porto andou a fazer durante grande parte dos últimos 40 anos está à vista de todos.

        • Bjorn
          Posted Abril 28, 2024 at 8:34 am

          Grande parte dos últimos 40 anos? Diz lá o que é que vai foi feito em grande parte dos últimos 40 anos? Adoro esses chavões ignorantes

    • joaolmaio
      Posted Abril 28, 2024 at 11:14 am

      Pena foi terem parado em Leiria. Ainda assim, é irónico ver adeptos do Benfica falarem sobre isso, uma vez que, se houvesse justiça no desporto português, nem FC Porto nem SL Benfica estariam na primeira divisão.

      • Rosso
        Posted Abril 28, 2024 at 4:14 pm

        Como se nessa altura o Benfica tivesse grande força e a influência que tinha tido e que readquiriu depois. Por favor, o SLB nessa altura era absolutamente menorizado.

    • Pedro Geraldo
      Posted Abril 28, 2024 at 3:56 pm

      Custa muito engolir que antes do Pinto da Costa o futebol português era uma palhaçada. Um circo manietado pelas equipas de Lisboa, Benfica principalmente, que originou uma total falta de competitividade a nível internacional, seleção incluída. Foi com o crescimento do Porto através do trabalho do Pinto da Costa que o nosso futebol passou a ter maior expressão lá fora. Com uma maior oferta de jogadores para a seleção, com a abertura dos grandes mercados para os jogadores portugueses, com a possibilidade de mais equipas portuguesas competirem nas provas europeias e mundiais. Não venham para aqui com o choradinho do costume. Que eu saiba, nunca um presidente do Porto foi condenado pela justiça civil (sim, aquela a sério e não a palhaçada da “justiça desportiva”). Já o mesmo não se pode dizer de outros clubes…

  • Flavio Trindade
    Posted Abril 27, 2024 at 10:38 pm

    Cresci com os meus pais a explicarem-me os ideais democráticos e a importância das eleições e sempre achei estranho como o maior clube da minha cidade convivia pacificamente com um regime autoritário e digno da Coreia da Norte.

    Naquela democracia de fachada perpetuaram-se ideais perigosos e cresceram personagens que trouxeram à cidade um clima de medo e intimidação em todos os níveis da sociedade portuense.

    O monstro cresceu de tal forma que nem o lastro de vitórias consegue apagar.

    Esta vitória de Villas Boas é a vitória da democracia e dos portistas sem medo das represálias e sem medo da mudança.

    Como o Nickles disse acima e bem, para alguém que viveu mais de 40 anos em regime ditatorial, os portistas hoje mostraram mais democracia do que os benfiquistas que insistiram em votar num ladrão com medo da mudança.

    Respira-se melhor no futebol português.

  • Fallen Angels
    Posted Abril 27, 2024 at 10:40 pm

    20 anos depois de quando deveria ter saído por corrupção ativa à vista de toda a gente…

    Que o Porto melhore e que o futebol português melhore. Rivalidades sim mas sempre com integridade e justiça.

  • João
    Posted Abril 27, 2024 at 10:40 pm

    Era o que eu esperava. Como tudo na vida os ciclos acabam. Ao que parece obteve 70% dos votos. Que grande goleada

  • Bjorn
    Posted Abril 27, 2024 at 10:53 pm

    Que orgulho. Dificil colocar em palavras. Que vitória contra os chupistas e que vitória para o nosso futuro. Começa hoje um novo ciclo que se adivinha, pelo menos, muito mais saudável. Ganhar todos ganham mas o clube estava tão refém de porcaria alheia e com tantos tiros nas finanças. Tão bom ser portista hoje

  • andresilvac
    Posted Abril 27, 2024 at 11:10 pm

    Em primeiro lugar deixar um obrigado ao “sempre presidente Pinto da Costa” foram 42 anos muitos mais positivos que negativos, os últimos anos foram mais negativos, lamento que tenha saído desta forma deveria ter percebido que este era o desfecho e não se candidatar.
    Posto isto acho mais uma derrota da “entourage de PDC que do próprio” entourage essa que nos últimos anos se serviu dele para gerir O clube nas últimas entrevistas fiquei claramente na ideia que o presidente já estava alheado de 80% do clube estava tudo demasiado mal delegado.
    Agora AVB ganha de forma estrondosa recebe um clube em cacos cheio de problemas que vai ter que resolver, acredito que seja a pessoa certa para o fazer mas será um processo longo e doloroso.
    Se Conceição ficar pode ter nele um aliado fundamental, infelizmente acho que são personalidades que não casam bem e SC não parece caber de caras no projecto de AVB

  • Kacal
    Posted Abril 27, 2024 at 11:28 pm

    Wow desta não esperava, queria mas não esperava! PdC esteve 42 anos no poder. Já tinha aquela figura mitica e lendária de quem parecia que nunca iria perder e seria impossível, mas aconteceu. Muitos Parabéns a Villas Boas e sê bem-vindo ao poder, não podia estar mais feliz!

    Há aquela frase: “Ou se morre como herói, ou vive-se o bastante para se tornar o vilão.” e foi assim com PdC. Levou o clube a altos patamares como nenhum outro. Fez coisas muito boas. Mas ficou demasiado tempo no cargo e a coisa virou e acaba por sair pela porta pequena a meu ver pela forma como o clube tem sido nos últimos anos e a forma como foi derrotado de forma clara hoje. Vai com uns 10 anos de atraso quase!

    Quero deixar o agradecimento a PdC e quem o rodeou pelo trabalho efectuado durante uns 30 anos no clube. Deu-me muitas alegrias e elevou o clube como nenhum outro. Fez coisas muito boas e por tal fico-lhe grato. Não lhe desejo mal. Espero que descanse e desfrute da vida com o que conquistou e com os seus. Mas todos os ciclos têm um fim e este vem atrasado. E ele tambem trouxe muita coisa má ao futebol português nao podemos ser hipócritas, espero um ambiente mais tranquilo e digno no futebol português, no desporto português aliás daqui para a frente e foquemos no que importa que é o desporto em si, os atletas e os adeptos e fomentemos a cultura desportiva em Portugal todos juntos. Na teoria acredito com esta mudança que ajude, na prática é esperar para ver, mas que comece uma nova era!

    Confio em AVB para liderar o meu clube, sim porque este sempre foi e sempre será o meu clube mas andava desligado dele porque não me identificava minimamente, infelizmente. Acredito que agora vou voltar a ligar-me e a identificar-me sentindo novamente Portista a 100%! Espero um Porto mais digno. Focando em jogar bem, jogar limpo e ganhar justo. Mas também saber perder de forma digna. Menos guerras, menos provocações. Menos palhaçada. Mais foco no nosso trabalho. Mais transparência a todos os níveis para com nós adeptos e menos conversa fiada de populismo.

    Curioso por ver o novo caminho. Quem será o novo treinador. A política de contratações. A gestão. Rumo das modalidades. A Academia a construir. As finanças e o trabalho a efectuar. E outras medidas que possam surgir. Quero voltar a sentir Porto a todo o gás! E acredito no AVB e seus escolhidos para tal. Venha lá essa nova era. FORÇA AVB! SOMOS PORTO!!

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Abril 28, 2024 at 6:22 pm

      Parabéns, é bom ver-te com esse entusiasmo. Gostava de vir a olhar para o Porto um pouco como olho para o Sporting, talvez agora seja possível.

      • Kacal
        Posted Abril 28, 2024 at 11:08 pm

        Muito Obrigado Toni Sylva, já esperava isto há muito e achei que ia demorar mais mas aconteceu e de forma clara, finalmente! Agora sinto nova motivação e quero voltar a ser feliz no futebol e ligar-me mais! Espero também que possas olhar para nós como olhas para o Sporting, será bom sinal. Acredito em AVB para tal e espero que corresponda! Abraço :)

  • RuiCoelho
    Posted Abril 27, 2024 at 11:34 pm

    Grande surpresa, principalmente pela diferença nos números. Apesar do apoio que AVB foi construindo, acreditava que no fim o nome Pinto da Costa ia acabar por prevalecer como aconteceu nas eleições do Benfica.
    Enquanto adepto do Benfica, tenho mixed feelings. Feliz porque é uma demonstração que a democracia está viva e apesar do legado optaram por abdicar de PdC, que independentemente do que quiserem dizer é um exemplo do pior do futebol e do desporto português (às escutas do apito dourado estão sempre online para quem as quiser ouvir). Infeliz porque sinto que o Benfica foi o único clube onde a massa associativa ficou agarrada ao passado. Sporting e agora Porto optam por pessoas que, a ver, querem servir o clube e não se querem servir dele. Rui Costa é uma continuação do Vieira e a sua incompetência está visível nesta época (ainda continuo como muitos à espera da auditoria).

    AVB vai ter desde já desafios ambiciosos: gestão da claque, auditoria financeira e a contratos, gestão de elementos da equipa profissional (jogadores e staff) com contratos feitos na última semana e que limitam a preparação da próxima época. No entanto, espero um aumento da competitividade do futebol português.

    • Kenya24
      Posted Abril 28, 2024 at 8:45 am

      Penso que o Rui costa já disse que não foi encontrado nada na auditoria.
      O Rui costa este ano foi incompetente em que? Nas contratações? Mas agora um presidente é que contrata? Em manter o Schmidt? O treinador que nos deu o título de campeão depois de 3 anos de seca? O que nos fez sonhar com uma ida á final da Champions?
      Nao é o melhor treinador do mundo, mas não é o pior também, os adeptos estão constantemente a fazer a cama a treinadores, Rui Vitoria, Lage, Jorge Jesus, e agora Schmidt.
      Veja-se os outros 2 clubes, onde este ano por exemplo o sergio Conceição renovou depois da vergonha que fez este ano.
      Foi competente na eliminatória com o arsenal, como foi o Nelson Veríssimo contra o Ajax e Liverpool e não é por isso que é um grande treinador.

      • El Maluquito
        Posted Abril 28, 2024 at 3:31 pm

        este tipo de opiniões fazem-me perder a esperança num rumo diferente para o meu clube. esta ladaínha da gratidão e do não se pode ganhar sempre….a desculpabilização do “presidente não contrata” quando ele é o líder do clube e responsável máximo pelo mesmo…e sobre a auditoria, basta alguém dizer “nao se encontrou nada” e está fechado? não existem relatórios? é só isto?
        *
        enfim, obrigado a pessoas como tu por terem matado o clube. tivemos a nossa oportunidade em 2020 e preferimos um ladrão. Temos, com toda a certeza, os adeptos mais ignorantes de Portugal.

      • RuiCoelho
        Posted Abril 28, 2024 at 5:33 pm

        Em relação a auditoria, isto é mais um exemplo da falta de exigência dos adeptos do Benfica. Auditoria pedida a meio de 2021, recebida mais de 2 anos depois, e segundo o relatório do 1º Semestre 23/24, de fevereiro, “está em fase de apreciação pela Administração da Benfica SAD”. Ou seja, nem é público.
        Em relação a política de contratações, claro que o presidente tem uma palavra a dizer, principalmente sendo um ex-jogador, além de que maior parte do reinado do vieira tinha a responsabilidade do pelouro do futebol (e então aí vemos contratações inexplicáveis, à semelhança de casos idênticos no Porto).
        Por fim, custa-me ver ditos adeptos acreditarem que sai a cabeça, fica o resto do corpo (praticamente o conselho de administração manteve-se todo) e a filosofia mudou. É necessário cortar por vez por completo com o passado, o Sporting está a fazê-lo com sucesso, e acredito que o Porto (infelizmente para o Benfica, felizmente para o futebol português) também o conseguirá fazer. É uma coisa totalmente quando se quer servir o clube.

    • Pedro Geraldo
      Posted Abril 28, 2024 at 3:41 pm

      Se eu fosse benfiquista também não gostava do Pinto da Costa. Grandes malhas que o Benfica levou do Porto nestes 42 anos.

      • RuiCoelho
        Posted Abril 28, 2024 at 5:36 pm

        Opinião de adepto pequeno. Um dirigente, tal como tantos outros (como o Vieira no meu clube), que apesar da obra deixada (e neles como noutros por vezes é inegável isso), foram cancros no desporto português, promovendo corrupção, abuso de poder, promiscuidade e violência, e que não deviam deixar saudades…

      • Valentes Transmontanos
        Posted Abril 28, 2024 at 8:43 pm

        Curioso, uma vez que a maioria dos benfiquistas preferia que o PdC tivesse saído vencedor.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Abril 28, 2024 at 6:20 pm

      Pelo amor de Deus. Confundir incompetência e/ou discordância política com o que existia no Porto é não entender nada do que se passou. Sim, se o Vieira lá tivesse continuado, apesar de tudo o que veio a público, a comparação faria sentido. Meter o Rui Costa no mesmo saco porque era vice e porque manteve parte da estrutura, que a única coisa de que pode ser acusada é de não ter ganho tanto quanto devia ou de não ter feito escolhas certas, é misturar alhos com bugalhos.
      O AVB foi treinador do PdC, o Varandas foi chefe do departamento médico do BdC. Também devem estar ligados ao ‘passado’…

  • Pennypacker
    Posted Abril 28, 2024 at 7:19 am

    1 sócio 1 voto…

    É assim em qualquer democracia Mundial, aliás eu até acho que até nas ditaduras apesar do voto estar condicionado é 1 indivíduo igual a 1 voto…. até no Porto é assim….. só no Benfica é que há a vergonha de 1 indivíduo ter 50 votos, é das coisas mais anti-democraticas que existe…

    O máximo que deveria haver para proteger o clube de um “golpe” concertado de malta a fazer-se sócio à última da hora, seria haver um período de carência de 3/4 anos até um sócio poder votar… Mas passado o período de carência, como era evidente 1 sócio só pode ter direito a 1 voto…

    • Kenya24
      Posted Abril 28, 2024 at 8:40 am

      Não é só no Benfica, aliás varandas ganhou por não ser assim.
      Isto é uma associação, não é nenhum estado, acho bem que quem tem mais anos tenha direito a mais votos.
      Dizer que não é uma democracia por causa disso é comer a cartilha do pinto da costa, quando foi o mais ditador que houve no futebol português.
      Cada clube tem os seus estatutos que são votados e aprovados em assembleias gerais.

      • Art Vandelay
        Posted Abril 28, 2024 at 9:21 am

        (mudei o nick, mas sou eu a responder)… Ok Desconhecia que o Sporting também era assim, pensava que também era 1 sócio 1 voto…

        Sendo assim Benfica e Sporting estão juntos no mesmo saco de vergonha para mim

        • Meu nome é Toni Sylva
          Posted Abril 28, 2024 at 10:46 am

          Chama-se liberdade associativa. Convoquem uma Assembleia-Geral e mudem os estatutos.
          E depois, não tem nada de mais os sócios mais antigos terem mais votos. Discordo é que sejam aos 20 e 50, devia ser no máximo 2 ou 3.

          • andresilvac
            Posted Abril 28, 2024 at 7:01 pm

            Quem não acha nada demais é anti democrático não há outra forma de dizer, dizer que é numa associação numa junta de freguesia ou na comissão das festas da aldeia vai dar ao mesmo, obviamente que quem é sócio a mais tempo deve ter mais regalias (cotas mais baixas, bilhetes mais baratos etc) agora 50 30 ou 5 vezes mais votos que os demais não são todos sócios no limite não é por pagar cotas a 40 anos que se é mais adepto que o que paga a 2 anos, um esteve sempre lá é facto mas isso não deve fazer com que a sua vontade seja prevalecente com a dos restantes

            • Valentes Transmontanos
              Posted Abril 28, 2024 at 8:41 pm

              Tu consideras anti-democrático, eu considero anti-democrático, a maioria dos sócios do(s) clube(s) não acha. É assim que funciona. Por isso é que não sou sócio. Prefiro ir a assembleias populares em que todos os votos valem o mesmo e gastar a minha energia noutras coisas, mas os clubes são associações e os sócios decidiram assim.

            • Meu nome é Toni Sylva
              Posted Abril 28, 2024 at 11:52 pm

              Democracia é o destino de um colectivo estar nas mãos do conjunto dos seus membros. Como esse controlo se processa, há inúmeros modos. Quase em nenhuma democracia os votos valem todos o mesmo, quer intencionalmente, quer por factores laterais. Intencionalmente, quase todos os sistemas ou são estruturados de maneira a privilegiar situações que se considera que devem ser privilegiadas, ou contêm compensações explícitas nesse sentido. Por factores laterais, interferem coisas que não são intencionadas, como por exemplo a assimetria de densidade populacional.
              Portugal até é dos sítios onde, na política e demais domínios, costuma existir menor desvio relativamente ao princípio de igualdade de voto, e isso não é uma virtude, bem precisávamos de sistemas mais ponderados para evitar a ditadura das concentrações. Mas mesmo assim as pessoas queixam-se, embora ironicamente quem mais se queixe seja o centrão de Lisboa e Porto.

              Dito isso, é claro que um desvio demasiado grande relativamente ao peso igual dos votos também é um problema, e como digo acima os valores de 10-20-50 me pareçam absurdos. Mas lá está, é a Assembleia-Geral deliberar em contrário. Chama-se a isso democracia.

              Nota: Rui Costa foi eleito com uma relação de 87-13 para Benitez. Se os votos de cada sócio valessem todos o mesmo, a relação teria sido de… 87-13.

        • henry14
          Posted Abril 28, 2024 at 12:38 pm

          Acho que já tinha visto o Kafka com este Nick ?. Pennypacker, Art Vandelay, Kafka?

        • henry14
          Posted Abril 28, 2024 at 2:42 pm

          Esquece, já percebi que és o kafka, vi no outro post.
          Que saudades :D

        • Neville Longbottom
          Posted Abril 28, 2024 at 5:23 pm

          Isso foi votado pelos sócios. era suposto os estatutos do clube não serem o que os sócios querem? Isso é que era democracia?

  • Meh
    Posted Abril 28, 2024 at 7:31 am

    ? e agora já podem prende-lo, ou falta instalar a cadeira da stannah e ambientadores?

  • Tiago Silva
    Posted Abril 28, 2024 at 7:37 am

    Excelente notícia para o futebol português que uma nova mudança na forma como se vê o futebol em Portugal seja seguida. Nem confio assim tanto em Villas-Boas para ser uma viz ativa nessa mudança, mas qualquer um diferente do Pinto da Costa é uma grande vitória para o futebol português. Que comece com o pé direito e acabe com aquelas claques.

    • RuiJoao
      Posted Abril 28, 2024 at 8:34 am

      Nunca o fará e seria algo inédito. Em Portugal nenhum clube acabou com as claques. O máximo que fizeram, neste caso o Sporting, foi retirar direitos.

      • Neville Longbottom
        Posted Abril 28, 2024 at 5:22 pm

        Seria algo inédito e ilegal porque o direito de associação é constitucionalmente consagrado. Ninguém pode impedir um grupo de pessoas de reunir com determinado objetivo.

  • RuiJoao
    Posted Abril 28, 2024 at 8:37 am

    Provavelmente a eleição mais unanime da historia em Portugal. Mais de 80% dos sócios portistas quiseram este presidente e, pelo que se vê dos comentários, os rivais também estão satisfeitos com esta mudança. Pinto da Costa, depois de passar este luto, encontrará alguma paz e poderá disfrutar, da forma que lhe aprouver, das suas memórias e do melhor e maior legado do futebol mundial. Ganham todos!

  • LevonAronian
    Posted Abril 28, 2024 at 9:04 am

    Se já esperava uma corrida apertada, a dimensão da vitória de AVB é totalmente inesperada.
    Que sirva de inspiração a potenciais candidatos no Benfica de que é possível.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Abril 28, 2024 at 12:07 pm

    Uma vitória muito expressiva contra um presidente lendário no panorama mundial. Mundial, não me enganei a escrever.
    Pinto da Costa está numa fase final da sua vida e não me admirei nada com o silêncio do senhor na noite passada. Acredito que se tenha emocionado e que não estivesse em condições para se fragilizar ainda mais em público.
    Tendo em conta a idade do senhor e sua personalidade, acredito que há fortes possibilidades de um fim de vida bastante amargurado. Este tipo de homem não tem perfil para mantas em cima das pernas e brincadeiras com netinhos.
    Falando agora mais na substância, AVB é um homem bem preparado, um homem com mundo e com experiência nas andanças do futebol. Creio que o Porto vai continuar a ter o melhor presidente dos grandes, por isso os portistas podem quanto a isso ficar descansados.
    Relativamente a títulos, podem tirar o cavalinho da chuva porque a hegemonia nunca mais voltará. Acredito num futebol português bastante renhido no que aos títulos diz respeito. Vieira e Bruno de Carvalho tiraram os seus clubes da mediania, e hoje o Porto tem real e consistente competição.
    Acredito que AVB voltará ao discurso bairrista e de província sempre que as coisas não corram bem. Foi isso que ajudou o Porto a ser um clube de nível europeu. Aliás, duvido muito que um Porto “educado” e pouco “viril” consiga sequer arranhar os adversários de Lisboa.
    Pinto da Costa gastou e gastou numa lógica de tornar o Porto aquilo que ele foi. Agora está a pagar-se a fatura, mas talvez daqui a alguns tempos muito portista dê valor a isso porque muitas vezes uma gestão rigorosa, mas pouco arrojada, não dá azo a grandes voos. Pinto da Costa colocou o desportivo acima do financeiro durante muito tempo. Teria o Porto saído da mediocridade com fórmula diferente? Talvez sim, talvez não.
    AVB dará maior frescura, mais modernidade, ao nosso campeonato mas jamais vencerá tanto como Pinto da Costa. Se for por esse critério, será pior.
    O tempo dirá como isto vai correr.
    Parabéns aos portistas pela demonstração de vitalidade.

    • ManuelFAlbuquerque_
      Posted Abril 28, 2024 at 1:55 pm

      Acrescentar que um dos traços das presidências de Pinto da Costa esteve na forte ligação e solidariedade que conseguiu ter com treinadores e jogadores.
      Basta ter alguma memória e relembrar que são muitas as pessoas do futebol que falam nessa característica.
      Pinto da Costa conseguiu criar uma mística muito peculiar naquele clube. Como disse no comentário cimeiro, creio que esteve aí grande parte do sucesso.
      Vejo em AVB um homem inteligente e com visão, mas não sei se é uma pessoa que tenha tanta paciência como PdC. Não creio que consiga replicar a tal mística portista.
      Acho que veremos um Porto mais cosmopolita, com tudo o que de bom e mau isso comporta.
      Novamente, AVB sucede a um legado de imenso sucesso. Acho que vai enfrentar alguma contestação caso as coisas não comecem a correr bem.

  • porra33
    Posted Abril 28, 2024 at 12:16 pm

    Para já não ouvi pelo menos nos destaque das notícias declarações contra o centralismo e bicadas aos rivais no momento da vitória. Parece-me positivo que um presidente se foque no seu clube. Pode ser que a atmosfera no Porto se torne menos tóxica mas isso só será demonstrado num período de mais dificuldades e contestação. Há toda uma estrutura bem montada que deseja o falhanço e que tem velhos hábitos para sustentar..
    De resto como adepto rival, espero que falhe em toda a linha. Tem uma aura de Golden Boy onde tudo na sua vida corre bem sem grande esforço e acho que não é muito bom a lidar com as poucas contrariedades que a vida profissional no futebol lhe tem trazido.

  • Carocho1
    Posted Abril 28, 2024 at 1:31 pm

    Surpreendente mas necessário.

  • Diogo Oliveira
    Posted Abril 28, 2024 at 3:32 pm

    Boa tarde, ontem, não tive a oportunidade de dar o meu feedback. Bem, que dia eleitoral, que noite eleitoral. Estou feliz pela mudança, acho que o clube precisa de um novo rumo, mas triste pela forma como o PDC abandonar o cargo e o clube. Quer se queira ou não, tendo bem feito as coisas ou não, o Porto é o que é, hoje, graças a ele! Devemos-lhe muito e o Porto estará sempre grato ao Presidente dos Presidentes. Espero que não se afaste totalmente do clube e que vá sempre ao Dragão e ao Dragão Arena quando quiser. Além disso, a meu ver, devia-lhe ser feita uma homenagem e assim que a academia esteja pronta, seja na Maia, seja em Gaia, que esteja presente, pois era um dos seus objetivos.
    A sua queda deve-se muito, não à figura PDC, mas, sim, às personagens que o rodeavam e na teia que ele entrou e não conseguiu sair, além da sua visão para o clube já não se adequar ao presente e colocar o clube num rumo muito perigoso.
    Por outro lado, muito bem os portistas a darem uma mensagem que o clube é e será sempre dos sócios e quem começar a fazer mal ao clube, não terá lugar nele e isto serve, na mesma, para o AVB. Que não defraude os sócios!
    Precisará de tempo para reestruturar o clube e esse tempo deve-lhe ser dado e é preciso ter noção das dificuldades que poderão advir num presente muito próximo e não criar instabilidade.
    Quanto aos SD, espero que o AVB os consiga gerir da melhor forma, porque o clube não é deles e o que já aconteceu, ontem, no Dragão é lamentável. Não pode continuar a acontecer o que acontecia, até então, eles são importantes, assim como todos outros adeptos. Aceito que possam ter benesses e um acordo com um clube para terem certas regalias, porque, bem ou mal, acompanham semanalmente o clube, mas não, numa forma, de enriquecerem a eles próprios.
    Estou confiante que iremos ter uma nova página positiva no Porto e o Porto está mais vivo do que nunca e com as bases necessárias para se reerguer.
    Quanto a Pinto da Costa, o meu eterno obrigado! Será sempre, como disse e bem Jorge Costa, o nosso presidente.

  • Rosso
    Posted Abril 28, 2024 at 4:07 pm

    Os meus parabéns aos sócios do FCP por finalmente terem acabado com este regime que parecia interminável. Não sou portista, mas vivo no Porto e este resultado, para mais com estes números, trará certamente um clima menos malsão e de ameaça permanente ao futebol português e À região do Porto, sem Madureiras e Pidás.

  • Nelson Santos
    Posted Abril 28, 2024 at 5:13 pm

    Ou as coisas lhe correm bem logo de início ou vai ter um grupo de fanáticos a fazerem de oposição à direção. Os mesmos que ontem cantavam “só temos um presidente!” à saída de PdC do estádio. Sempre achei que boa parte da força do FCP partida da unidade quase absoluta em que se viveu durante décadas, que permitia capitalizar os bons momentos e resistir facilmente aos maus enquanto que nos grandes de Lisboa dois ou três resultados negativos eram suficientes para pedir a cabeça de treinadores e direção. Curioso ver como Villas Boas vai agir nestes primeiros tempos e o que farão os saudosistas e os que dependiam da anterior direção para a sua subsistência.

    • lipe
      Posted Abril 28, 2024 at 7:13 pm

      AVB ganhou com 80% dos votos. Está mais que legitimado.
      Se for inteligente trata o mais cedo possível de estabelecer boas relações com os Super Dragões e essas vozes desaparecem muito rápido. O Macaco é facilmente substituível.

  • Van Basten
    Posted Abril 28, 2024 at 5:47 pm

    Comecei a acompanhar o futebol a sério no início dos anos 90,e lembro-me de muitas atitudes negativas desse senhor, por isso dá-me um gozo especial vê-lo a ser escorraçado pelos sócios e sair pela porta pequena (ou minúscula),acho que cada vez que abria a boca perdeu votos, porque o discurso eleitoral era o mesmo que usava para os clubes adversários.
    Parabéns aos verdadeiros portistas por terem o seu clube de volta,mas não sei quantos deles votariam de maneira diferente se os resultados desportivos não fossem tão maus.
    Agora vamos a ver se há uma mudança positiva para o clima do futebol português ou será como a família Gambino,trocar o Paul Castellano pelo John Gotti.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Abril 28, 2024 at 8:32 pm

      Ainda não percebi essa narrativa do “escorraçado”. A esmagadora maioria das pessoas que ouvi/li dizem “estou eternamente grato a PdC, mas era hora de mudança”. Acabou de ser homenageado no estádio.
      _
      Saiu do clube da forma mais digna de todas: através de um ato eleitoral. Não entendo mesmo de onde vem essa do “escorraçado”. Se eu preferia tê-lo visto a ser preso há 20 anos? Sim, mas isso é outra conversa. Ele não foi escorraçado.

      • Van Basten
        Posted Abril 28, 2024 at 9:55 pm

        Conseguir menos de 20% dos votos para mim é ser escorraçado,mas cada um têm direito à sua opinião.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Abril 28, 2024 at 10:33 pm

          Acho que consigo perceber o que dizes, mas “escorraçado” para mim é sair sem dignidade, à força, pela porta pequena. Mas não foi isso que aconteceu. Há uns 10 anos que ele só estava lá por não haver outras alternativas. Não foi tão repentino como pode parecer. Nas últimas eleições tinha tido apenas 60 e tal por cento contra 2 candidatos “desconhecidos”. O desejo de mudança era enorme, e finalmente apareceu alguém que aos olhos dos portistas é uma verdadeira alternativa.

  • VaideMota
    Posted Abril 29, 2024 at 12:00 am

    Como na verdade o desporto é muito mais importante que a filiação clubística, fico feliz. Como benfiquista, preocupado claro está porque AVB parece estar muito mais preparado para o séc XXI, com idade e paixão, com dinheiro e carisma. Derrotou democraticamente e de forma ‘avassaladora’ o maior símbolo do dirigismo da história do desporto nacional e arrumou logo à partida a possibilidade de divisionismo. A minoria está identificada: a claque e eles vão fazer por assumir esse papel.. Saiu-lhe o jackpot logo na época que coincidentemente, ou não, a equipa mais fraqueja.

  • Cimentador
    Posted Abril 29, 2024 at 10:34 am

    É o fim de uma era. Do tráfico de divisas, o dinheiro sujo de boates e cafés duvidosos, das canas de nariz partidas, dos subornos e da extorsão, os exércitos de gajos inchados do ginásio de que vendem benurun esmagado aos camones.
    Vêm agora os betos, as licenciaturas em gestão, os terraços e as salas de reuniões com paredes de vidro. O dinheiro de fundos imobiliários ou empresas petrolíferas, as licenciaturas em marketing e a burocracia.
    Da ditadura da máfia plebeia à democracia dos senhores engravatados com dinheiros também ele eticamente pouco limpos, mas sempre legais que os advogados são bem pagos para isso.
    Os sócios humildes do Porto eram livres, desde que não levantassem a voz contra Pinto da Costa, agora vão ser livres até mostrarem que não sabem comer com os 7 talheres diferentes do Vilas-Boas. São escolhas

Deixa um comentário