Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Antes era mau, agora sou bom porque fiz oito golos»; Juniores do FC Porto derrotados na Ucrânia

CR7 parece irritado, e já não é a primeira vez esta época que demonstra isso. Na verdade em Espanha nunca se comentou tanto as suas qualidades futebolísticas. Muitos jornais e programas de TV tem debatido que o português, à excepção dos golos, como se isso não fosse o mais importante no futebol (apesar de se perceber a ideia), tem um impacto quase nulo no jogo merengue. Um pouco na linha do que temos defendido, que é um goleador mas que, ao contrário de outros, não se entrega ao jogo, não é ele quem desequilibra com as suas acções individuais, muito menos carrega a equipa.
Cristiano Ronaldo, que não falava à imprensa desde Março, quebrou o silêncio para prestar declarações depois da partida da Liga dos Campeões e aproveitou para lamentar a mudança repentina de opinião que houve após marcar. “Antes era mau e agora sou bom porque marquei oito golos. Estou muito feliz, agradeço aos colegas a confiança que me deram”, referiu o avançado do Real Madrid na flash-interview à beIN Sports após o final do encontro com o Shakhtar, onde apontou um hattrick. 

Folha alinhou com uma equipa diferente do que tem sido normal (chamou os já sub-20 Verdasca e Rúben Macedo); destaque para a continuidade do guardião Diogo Costa, um menino de 15 anos, e para Bruno Costa, que foi o melhor da equipa – O FC Porto foi derrotado pelo Dínamo Kiev na 1.ª jornada da UEFA Youth League por 2-1. Logo aos 2 minutos, Jorge (fez parelha com o limitado Verdasca; curiosamente o melhor central, Sandro Fonseca, ficou no banco) colocou os dragões em vantagem na sequência de um livre, com os campeões nacionais a controlarem o jogo nos minutos seguintes (mais de 60% de posse de bola). No entanto, o Dínamo foi crescendo, aos 22′ Schcebetun acertou no poste… naquilo que viria a ser um aviso, já que a dois minutos do intervalo, Taranukha fez mesmo o golo do empate. A segunda parte foi completamente diferente da primeira, devido à entrada de Tsygankov, o melhor em campo, aos 56 minutos. 3 minutos volvidos, falhanço inacreditável da turma ucraniana em frente à baliza, e novos 3 minutos volvidos, outra bola no poste. O Dínamo estava mais forte e o FC Porto sem ritmo e sem pernas (João Cardoso saiu esgotado) e foi sem surpresa que aos 80 minutos, se colocaram em vantagem com Smyrnyi (recém-entrado) a marcar depois de uma falha de marcação do FC Porto após um canto. Os minutos foram passando e apesar de os azuis-e-brancos terem podido voltar a colocar tudo igual aos 92′, o resultado não se viria a alterar.

0 Comentários

  • Nuno
    Posted Setembro 16, 2015 at 12:56 pm

    Tipica equipa do Folha. Marca 1 golo e depois anda ali a passear. Verdasca limitado? É só melhor central da equipa B

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:41 pm

      Verdasca, sim, é super limitado. Nem defender sabe. Entrega bolas ridiculas aos adversarios, falha cortes constantemente. A sair a jogar é pessimo no passe longo (algo que usa e abusa) para alem de ter uma agressividade excessiva e de ser conflituoso. Nao tem nivel para o Porto.

      Hugo M.

  • Mega Badjeras
    Posted Setembro 16, 2015 at 12:57 pm

    Esta nova lei da Youth League de poderem jogar três jogadores nascidos em 96 é tão estúpida, tira um bocado a piada à competição.

    De dizer que estes juniores do FC Porto são muito fraquinhos. Aproveita-se o Rui Pedro, Moreto Cassamá e talvez o Jorge Fernandes. Falavam muito desse Bruno Costa e não vi nada de especial dele, mesmo tendo sido dos melhores hoje mas também não era difícil. O Luis Mata é muito irregular e sendo franzino naque lá posição dificilmente chegará longe. O Fernando Fonseca dá pouca profundidade quando toca a atacar.

    Estes juniores em comparação com os do Benfica… coitadinhos…

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:01 pm

      Claro os do Porto só foram Campeões Nacionais a jogar com juvenis, porque o Benfica teve pena dos coitadinhos.

      Ganham um jogo aos Astana e já são os maiores….

      Rui M.

    • Hugo
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:02 pm

      Sim ja sabemos os do Benfica sao uma maravilha e vao ser todos vendidos por 50 milhoes

    • Nuno
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:02 pm

      Pois, mas o Porto tem um deste idade que é melhor que os do Benfica todos juntos. Rúben Neves conheces?

    • Tvz
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:08 pm

      não se preocupe com o Porto , o Benfica é sempre o melhor de todo o sistema solar e arredores, falando a serio agora mais um jogo à folha … Quem acompanha percebe o que eu disse.

    • João Dias
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:11 pm

      É evidente que a geração de 97 do Benfica é muito superior à do Porto.

      O Benfica tem jogadores de top europeu para a idade tais como João Carvalho, Diogo Gonçalves, Renato Sanches, Pedro Rodrigues, Yuri Ribeiro e até mesmo o José Gomes que é sub-17.

      Mas o Porto não deixa de ter jogadores de grande potencial na equipa como o Rui Pedro, Cassamá, Bruno Costa, etc que hoje estiveram desinspirados.

      A diferença é que o Folha não parece perceber muito disto ao contrário do João Tralhão que é top na matéria.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:24 pm

      Se calhar os juniores do FCPorto tinham dado 12-0 aos do Astana.

      igor

    • Diogo O
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:25 pm

      Posso concordar com isso. Mas incluia ai o Zé Pedro e o David Suehle nos jogadores a reter. De resto é uma geração razoavel apenas

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:32 pm

      João Dias diz que o Benfica na geração de 97 tem jogadores de topo Europeu, então o que é que tem a dizer do Ruben Neves? É de topo mundial?

      Engraçado esses serem de topo Europeu, e o Cassama que é o melhor de todos nao estar referido dessa forma.

      Jozef

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:34 pm

      Basicamente, mantém-se a lenga-lenga da época passada. Espero que com os mesmos resultados no final…

      Pedro R

    • Tiago Gomes
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:37 pm

      O Ruben Macedo não está a conseguir impôr-se na equipa B, logo jogar estes jogos da Youth Champions League é uma boa solução para ele e para a equipa.

      O Verdasca veio dar competitividade a esta equipa enquanto abre espaço para uma nova oportunidade, provavelmente ao Tomás Podstawski na equipa B.

    • Tvz
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:46 pm

      João Dias todos esses jogadores são de top europeu e o Moreto e o Rui são de grande potencial? Confesso que não conheco muito bem esses jogadores, mas estou super satisfeito com o futebol portugues , vai ser so messis, ronaldos, pogbas, xavis e afins

    • Diogo
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:46 pm

      Nao há duvida nenhuma que a equipa do Benfica é melhor. A geraçao de 1997 do benfica é das melhores de sempre( Joao Carvalho, Renato Sanches, Yuri, Pedro Rorigues). A do Porto tem o Ruben Neves apenas, a do Sporting tem o Pedro Silva e o Empis. Se falarmos da de 1998 que estao a ai a por muitos jogadores, sao todas muito equilibradas, Porto com Rui Pedro e Cassama, Sporting com Pedro Ferreira , o do Benfica nesta nao tem nenhum assim acima da media( mas depois tem logo JP e Jose Gomes que sao de 1999).

    • João
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:53 pm

      É mesmo pena que tanto o Rúben como o Moretto, e muito provavelmente o Rui Pedro, tenham mais potencial que a equipa toda do Benfica junta. Mas cá estaremos para ver. Certamente o Renato Sanchez não é um Novo Eusébio à Mawete e Pepa e o Novo Ronaldo Guedes só tem estado desinspirado. E, garantidamente, o Dinamo não é o Astana.

    • Invictus
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:58 pm

      Em vez do Ruben Macedo devia ter jogado o ainda junior Panamiano Ismael titular na equipa b.

      João Dias para os do Benfica:

      R.Neves(18)
      Diogo Costa(15)
      Diogo Dalot(16)
      Moreto Cassama(17)
      Rui Pedro(17)
      Rui Pires(17)

    • Pedro R.
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:34 pm

      Invictus junta aí o Diogo Queiros que com 16 anos é o melhor central da formação do Porto

    • Manuel
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:42 pm

      Vi a 2ª parte, a equipa do Porto levou uma lição e podia ter encaixado mais 2 ou 3 golos porque falta qualidade.
      Este jogo mostrou bem a diferença de mentalidades que impera nas formações do Benfica e do Porto. Enquanto ontem o Benfica apresentou 2 jogadores ainda juvenis, JP e José Gomes (não sei se tinha mais algum no banco) não apresentou os seus melhores júniores, Gonçalo Guedes e Renato Sanches, o Porto preocupou-se em apresentar 2 jogadores mais velhos porque o mais importante são as vitórias de curto prazo. Mesmo assim levaram um banho de futebol. Não vão longe, mas a culpa é do treinador, of course.
      O ano passado na Youth League o Benfica deixou de fora os 4 ou 5 melhores juniores, que continuaram nos B. Não concordei nada.

    • Nuno Barrocas
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:48 pm

      A formação do Benfica está a anos luz de todas as outras em Portugal neste momento.
      Nem vale a pena comparar, basta ver as competições juniores em Portugal e mais importante, na Youth League. É goleada atrás de goleada atrás de goleada.

      Nem sei porque tanta ironia, ainda bem que o nossa formação renasceu qual fenix. Pode ser que agora a selecção nacional não dependa tanto de alcochete e passe a ter jogadores de qualidade inegável

    • Invictus
      Posted Setembro 16, 2015 at 3:37 pm

      Podia juntar o Diogo Queiros como diz o Pedro R e podia juntar o Leandro Campos(15anos) P.L…muito bom o miudo..

    • João
      Posted Setembro 16, 2015 at 11:16 pm

      Pois é, e na Youth Premier League da época passada foram arrumados e o Porto à final. Lá está, são cenas.

  • João Dias
    Posted Setembro 16, 2015 at 12:57 pm

    Jogo apagado dos jovens dragões. Fica a ideia que o Dynamo é inferior e estava perfeitamente ao alcance do Porto…

    Jogadores como Rui Pedro e Cassamá não jogaram aquilo que sabem e podem jogar…

    Por outro lado, gostei muito do Rúben Macedo. Vai dar jogador…
    Também fiquei agradado com o Diogo Costa. Sem culpas nos golos, seguro nas saídas e com elasticidade de movimentos…Com apenas 15 anos não deixa de ser algo digno de registo.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:55 pm

      Tens razao Joao Dias. O Folha é um treinado fraco, os jogadores quando estao a ter um jogo complicado ainda jogam pior visto que o Folha poe-nos a jogar sobre brasas tal é o nervosismo com que esta no banco. Nao é de todo o estilo de treinador que esta equipa precisa. E depois quem coloca Joao Cardoso a 6 com dois interiores ofensivos nunca pode dar treinador (Joao Cardoso nunca na vida pode jogar a trinco visto q é o jogador com menos intensidade e robustez da equipa). Luis Mata é muito fraquinho para jogar no Porto. Fernando ja jogou melhor. Verdasca é limitado, ja o disse acima. Jorge acho que é um bom jogador, alto, forte no jogo aereo e facilidade a sair a jogar. David Sualehe joga demasiado para tras e para o lado. E em relaçao ao Moreto sinceramente tenho duvides que vingue a nivel senior dado o seu limitado porte fisico. E ao nivel da decisao ja foi bem melhor. Creio que Folha quer fazer dele um jogador que nao é e esta a estragá-lo. Bruno Costa e Ruben Macedo sao os melhores, Rui Pedro esteve hoje muito em baixo e queria destacar tambem o trinco Rui Pires, jogador de classe parecido com Ruben Neves no capitulo do passe e circulaçao.
      Em relaçao ao jovem guarda redes de 15 anos, é uma aposta do Porto mas nao concordo contigo em relaçao as saidas da baliza. Por tres vezes ia dando para o torto. Um inclusive no primeiro minuto de jogo em q ele pode chegar a bola e fica na baliza, valeu o fora de jogo assnalado. E depois saiu duas vezes inadvertidamente quando as bolas eram dos centrais. Terá que melhorar esse aspeto….
      De resto acho que a fadiga notou-se bem depois do primeiro golo do dinamo. Mas volto a repetir, Folha nao tem nivel para o Porto. O campeonato ganho na epoca passada nao foi ganho à base da qualidade, foi ganho à base da raça. Isso por um lado é bom mas por outro não, porque nao faz transparecer a qualidade total dos jogadores.

      Hugo M.

    • coach407
      Posted Setembro 16, 2015 at 3:32 pm

      O Diogo Costa não é nada forte nas saídas, este precisa de umas aulas com o Virginia nesse aspeto

  • Nuno
    Posted Setembro 16, 2015 at 12:59 pm

    OFF TOPIC

    Alguém me consegue tirar esta duvida? Os prémios por vitória na fase de grupos da champions valem 1.5M. Esse valor também conta a partir dos oitavos de final? Por cada vit´roria nessa fase, 1.5M para os clubes.

    Obrigado!

    • Kafka I
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:33 pm

      Nuno

      Não, o prémio de 1.5M por vitória só é válido para os jogos da fase de grupos

    • Nuno R
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:34 pm

      Nas fases a eliminar os clubes recebem por cada etapa que passem, não por vitorias parciais
      (penso de que)

    • Alexis
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:34 pm

      Nao Nuno. A partir dos 8os o premio e' pela passgem 'a fase seguinte, independentemente de ter conseguido passar com uma, duas ou ate nenhuma vitoria!
      O valor exacto nao o sei mas uma rapida pesquisa dar-te-a' a resposta.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:35 pm

      Nuno, a partir da fase de grupos os valores diferem, sendo resultante da passagem do conjunto das duas mãos. Ou seja, o valor a receber será sempre pela passagem de cada fase. Assim temos os seguintes valores:
      – Oitavos: €5.5 M
      – Quartos:€6 M
      – Meias:€ 7M
      – Final:€15 M

      Bernardo C.

    • Nuno
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:34 pm

      Obrigado a todos! Tinha essa ideia. Mas li isto hoje no jornal ojogo: "ou seja, se o vencedor desta Liga dos Campeões concluir a prova só com vitórias, vai arrecadar por parte da UEFA um bolo de 63,5 milhões de euros. Se, por exemplo, calcularmos um vencedor final com três vitórias na fase de grupos e apenas uma vitória em cada eliminatória, então a quantia desce para uns igualmente atrativos 54,5 milhões." por isso fiquei com essa ideia.

    • Kafka I
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:58 pm

      Nuno

      Agora tocaste num tema deveras interessante e quiça "curioso", que é o seguinte, é certo que a Champions League tem mais equipas (logo o bolo a dividir por mais, dá sempre menos a todos), no entanto é curioso verficar que a Premier League tem um prize-money superior à Liga dos Campeões, pois vejamos

      https://www.totalsportek.com/football/premier-league-prize-money-table-2015/

      https://www.totalsportek.com/money/uefa-champions-league-prize-money/

      O prémio total para o 20º classificado (QPR) foi 64,8 milhões de GBP que ao dia de hoje representam cerca de 90 milhões de eur, e o prémio par ao 1º classificado (Chelsea) foi de 99 milhões de GBP, ou seja cerca de 136 milhões de eur

      No entanto na Champions League o campeão Europeu o máximo que pode almejar são quase 70 milhões de eur, ou seja, menos quase 20 milhões de eur que o QPR recebe para ser último classificado em Inglaterra

      Ora isto pode levantas algumas questões

      1 – Sendo a Champions League a maior e mais prestigiada competição de clubes do Mundo, não deveria gerar mais receitas que a Premier League?

      2 – Será que a Champions LEague gera mais receitas que a BPL, no entanto a UEFA fica com a maior parte do bolo e não distribui o valor devido pelos clubes?

      3 – Se a Premier League consegue gerar mais receitas que a Champions League, então os meus sinceros parabéns à BPL por tal feito

    • Alexis
      Posted Setembro 16, 2015 at 3:47 pm

      Kafka I, isto sem considerar que sao mais as estacoes televisivas a comprar os direitos, e mais patrocinadores oficiais! (em comparacao 'a BPL).
      Portanto, eu acredito muito mais no 2o ponto! a UEFA todos os anos apresentam lucros pornograficos e em muito se deve 'a LC.

    • Kafka I
      Posted Setembro 16, 2015 at 4:02 pm

      Alexis

      Sim sem duvida Alexis bem lembrado, até me esqueci disso da cobertura televisiva ser bem maior na Champions , portanto se o 20º classificado da BPL recebe 90 milhões de eur, diria que o 32º classificado da Champions (são 32 equipa na fase de grupos) devia receber uns 100 milhões de eur e o campeão europeu uns 150 milhões no minimo

    • JSC
      Posted Setembro 16, 2015 at 4:18 pm

      Champions tem menos quantos jogos que a premier league? Nem faz sentido comparar.

    • JSC
      Posted Setembro 16, 2015 at 4:20 pm

      Nos Usa a premier league da nbcsn/usa network. A champions league dá na espn2.

    • Alexis
      Posted Setembro 16, 2015 at 4:42 pm

      JSC, sim o numero de jogos tem essa disparidade. Mas entao compare o valor pago e recebido por cada jogo e rapidamente chegara' 'a conclusao que a UEFA retem muito mais dinheiro que a BPL.

    • JSC
      Posted Setembro 16, 2015 at 4:58 pm

      CL 125 jogos, BPL 380 jogos.

    • Caqrlos Almeida
      Posted Setembro 16, 2015 at 5:09 pm

      O vencedor da Champions faz 13 jogos, sem contar com pré-eliminatórias. Na premier league fazem 38… É praticamente o triplo. E visto que na champions só há 8 equipas a fazer pelo menos 10 jogos, é normal que os prémios sejam mais baixos

    • Kafka I
      Posted Setembro 16, 2015 at 5:09 pm

      JSC

      Não te esqueças dos jogos de qualificação, esses também dão receita à UEFA, as estações dos Países participantes compram sempre esses jogos, e mesmo quem não tem clubes nessa fase, compram esses direitos

      Pelas minhas contas: 90 jogos na qualificação (estes valem menos dinheiro tenho noção disso, mas um Hull City-Leicester também vale menos que um Chelsea-United) + 125 jogos na fase de grupos e fase final, portanto 215 jogos da Champions

    • JSC
      Posted Setembro 16, 2015 at 5:12 pm

      Quanto é o valor médio de um jogo da CL? Na BPL tenho ideia que é cerca 10 milhões, uma vez pesquiseibmas já não me lembro.

    • JSC
      Posted Setembro 16, 2015 at 5:21 pm

      Nem me lembrei da qualificação.

  • Nuno P.
    Posted Setembro 16, 2015 at 12:59 pm

    Exibição fraca do Porto na 2ª parte
    Vitória justa para kiev.

  • JSC
    Posted Setembro 16, 2015 at 1:04 pm

    O que se passa agora com os guarda-redes portugueses?
    Dois estão inglaterra, o SCP B é júnior, nos juniores do Porto joga um de 15 anos (a escola já começou? :p). O Do Benfica diz-se que é o melhor. Porque houve este aumento aparente tão acentuado da qualidade desta posição em Portugal (só por termos ficado mais altos?).

    • João Dias
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:33 pm

      Desde de que o Vítor Baía entrou na estrutura da FPF há cerca de 1 ano têm-se verificado algumas mudanças para melhor no que toca aos GR portugueses.

    • Alexis
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:37 pm

      JSC nao e' so nos GR que essa evolucao se nota. Na verdade, de ha uns 8/9 anos para ca' tem-se trabalhado a formacao muito a serio, sendo contratados treinadores e profissionais qualificados para as respectivas areas. O tempo dos tachos acabou (ainda ha equipas em que isto acontece). Nao e' por acaso que cada vez surgem atletas com capacidades para se afirmar ainda em tenra idade, seja no clube-mae, seja no estrangeiro (e em clubes bons). Alias, creio mesmo que a medio-prazo, poderemos ter uma seleccao que aspira a grandes voos.

    • Nuno R
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:40 pm

      O que é que o Baía fez ao certo para mudar as coisas?

    • Alexis
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:48 pm

      Joao e achas que por muito que ele tivesse mudado, os resultados ver-se-iam num ano apenas?! tem sim a ver como a formacao tem vindo a ser trabalhada de ha uns noas para ca.

    • JSC
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:09 pm

      Obrigado pelos esclarecimentos.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:36 pm

      O conhecimento da formação do João Dias notou-se neste comentário..achar que uma mudança de cargos administrativos na federação vai mudar o que quer que seja de forma relevante e num ano apenas é de luxo…O Benfica anda à anos a investir na federação e só agora se nota os primeiros resultados..enfim ignorância para quem apostar na formação é apenas pô-los a jogar aos 17 anos nas equipas que eles formam-se sozinhos..
      José

    • Luís Neves
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:54 pm

      José subscrevo. Apenas não lhe chamaria ignorância mas ancia de comentar todos os assuntos da formação e depois claro que se não sabemos e escrevemos não sai propriamente uma pintura bonita.

    • Joao Marques
      Posted Setembro 16, 2015 at 3:38 pm

      Desde há 3/4 anos para cá que os principais clubes estão a investir na formação técnica dos guarda redes. Dou o exemplo do Marítimo e Nacional na Madeira, que têm duas excelentes escolas de guarda redes para míudos a partir dos 10 anos e que começam a dar frutos, até pela exportação de jovens talentos para o FC Porto e Sporting. Não sei se houve alguma pressão da Federação nesse sentido, mas notei que o investimento em técnicos de GR e equipamento específico foi grande nos últimos tempos.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 5:40 pm

      concordo luis neves

      alberto caeiro

  • João Magalhães
    Posted Setembro 16, 2015 at 1:06 pm

    Normal. Quem vê este jogo fica com a ideia de que é uma equipa fraca, mas não corresponde à realidade. Tem jogadores com margem, mais os de 98 que os de 97, os dois Ruis, Pires e Pedro, que têm muita qualidade, jogando em posições diferentes. O Pires tem sido sempre o 6 titular, mas até por problemas físicos não pôde jogar de início. Fez falta porque é o jogador com mais critério deste plantel – se é que se pode chamar plantel a uma equipa que está sempre em mutação. O Rui Pedro esteve desenquadrado, poucos apoios da equipa, sempre presença única na área. Futebol limitado da equipa, pouco corredor central e bola nos extremos sempre em situações de inferioridade numérica.

    O Macedo é estereotipado, só tem um movimento, ir à linha e cruzar, não tem mais recursos. O mal já foi feito, cresceu a ter sucesso nessas acções e sem estimular outras. O Mata estagnou de há um tempo para cá e na parte final dos lances é sempre limitado pela fraqueza do pé direito. A dupla de centrais roça o medíocre, especialmente o Verdasca que parece estar bem cotado entre os adeptos. Podia perfeitamente ter jogado o central habitual, melhor que os de hoje, Sandro ou até mesmo o Diogo Queirós que ia ter outro estímulo à evolução neste enquadramento.

    Muitas dificuldades para passar o grupo, se bem que nem devia ser o primordial.

    • João Dias
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:35 pm

      Ainda há pouco tempo o Luís Mata foi a nossa arma secreta no Euro sub-17 do ano passado…sempre que entrava, marcava.

      Parece que estagnou um bocado desde aí.

    • Invictus
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:41 pm

      Nesta equipa do FCP que como dizes ñ é tão fraca como dizem, tem sobretudo Rui Pedro, Moreto Cassama e Rui Pires, alem do guardião de 15 anos Diogo Costa, tudo resto ñ vai dar jogador no FCP…
      Realmente o Sandro é melhor que o limitado Verdasca, muito fraquinho a jogar pela equipa b e hoje nem ele nem R.Macedo mereceram ser titulares.

      Temos 4 jogadores que no maximo podem chegar ao seniores do FCP, ñ é assim tão mau, e alem disso muitos esquecem que o jogador que o Chelsea e outros clubes querem comprar ainda junior R.Neves é desta geração e é o melhor de todos incluindo Benfica e Sporting.

      P.S: 15 anos e a jogar pelos juniores, devem ser poucos os casos…Rui Pedro que ja entrou cedo nos juniores tinha 16 anos.

    • Invictus
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:44 pm

      Esqueci.me dizer que nos convocados da seleção nacional de sub17 o FCP é o clube mais representado..acho que saiu ontem a lista dos divulgados.

    • The Monster
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:45 pm

      O Luís Mata nas últimas épocas estagnou, e infelizmente parece-me estar a acontecer o mesmo com Moreto.
      João Magalhães, qual é que achas que tem mais potencial, o Guarda Redes Diogo Costa ou Gudino?

    • Invictus
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:52 pm

      Joao Magalhães

      Gostava de uma opinião sobre os sub17 convocados para seleção:Diogo Leite, Diogo Queirós, Mamadu Lamba, Lameira e Paulo Estrela(Diogo Dalot e Diogo Costa ja conheço por motivos diferentes)

    • João Magalhães
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:11 pm

      Nesses nomes, os meus favoritos são o Queirós e o Estrela. O Queirós tem mudado muito, até fisicamente, num curto espaço de tempo. Parece-me mais rápido e ágil a juntar ao que já tinha de bom, isto é, grande saída de bola com os dois pés (até te confunde qual é o pé mais forte). O Estrela à priori não é titular nessa selecção, tal como o Lameira e o Lamba (estreia nos sub17, era jogador do Benfica), porque têm pouca dimensão no jogo. São jogadores de toque e vai, mais o Lameira que joga normalmente à frente do Estrela.

      O Leite é titular nos sub17 do Porto, mas suplente da dupla Queirós e Luís Silva na selecção. Não sou fã do jogador. Muito alto para a idade e acho que é daí que vem o rendimento que tem tido. Nesses sub17 falta quanto a mim o melhor médio do Porto, uma geração abaixo da de 99 (é 2000) e faz trio de meio campo nos juvenis do Porto com esses 2, Afonso Sousa. Quando tiveres uma oportunidade dá uma olhada. Número 8/10, baixinho, na linha do que era o João Carvalho do Benfica com a mesma idade.

      The Monster, não sei como era o Gudinõ com 15 anos, mas se o Diogo continuar nesta trajectória de saltar escalões, quem sabe…

    • The Monster
      Posted Setembro 16, 2015 at 3:05 pm

      Afonso Sousa tem grandes pés. Se for como o pai não vai dar nada, mas se for como o Avô dá grande jogador!

    • Invictus
      Posted Setembro 16, 2015 at 3:31 pm

      O Afonso Sousa é filho do Ricardo Sousa e neto do Sousa ?

      estou a ver pequenino e grande pe esquerdo…?

    • Invictus
      Posted Setembro 16, 2015 at 3:39 pm

      Joao Magalhaes

      Ja agora o que é feito de Leandro Campos do FCP acho q é sub15 , grande avançado que me ficou na memoria…

    • João Magalhães
      Posted Setembro 16, 2015 at 3:51 pm

      O Afonso joga de pé direito, mas sim é dessa família. O Leandro agora é sub16, está emprestado no Padroense como todos os jogadores do Porto nascidos em 2000 (o que fazem sempre, enviar a equipa de sub16 para competir no Padroense sub17 no campeonato nacional de Juvenis e não ficar um ano a jogar num campeonato distrital caso ficassem no Porto). Os únicos de 2000 que ficaram nos sub17 do Porto, talvez pela estrutura entender que estavam noutro patamar, foram Afonso Sousa e Romario Baro.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Setembro 16, 2015 at 1:13 pm

    Foi pena esta derrota do FCP, mas na Ucrânia não é fácil.

    Gostava de ter visto o jogo mas foi-me impossível.

  • The Monster
    Posted Setembro 16, 2015 at 1:18 pm

    Espero que não seja um mau prenúncio para o jogo de logo.
    Não tive oportunidade de ver o jogo, de qualquer das formas, nota para o Guarda Redes Diogo Costa, já ouvi dizer muito bem dele.
    Penso que o Porto também devia de dar a Diogo Dalot a oportunidade de jogar um escalão acima ao invés de Fernando Fonseca, visto que o primeiro parece-me ser muito melhor.

  • gonçalo Duarte
    Posted Setembro 16, 2015 at 1:18 pm

    Ronaldo é a versão moderna de Jardel,mas melhor e mais completo

    • Sérgio
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:34 pm

      Marcar golos na Liga espanhola é muito mais fácil do que na Liga portuguesa.

    • Fábio Ferreira
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:37 pm

      Comparar o CR7, com o Jardel, só pode ser a brincar…

    • Czarli
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:01 pm

      Gostei da associação! :D

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:01 pm

      Um bocado exagerada essa comparação, ainda que eu perceba os motivos. Mas o que falta aí é dizer que é o ACTUAL Ronaldo, ele nem sempre foi assim. Em manchester, era muito mais dinâmico e espectacular o seu jogo. Hoje em dia, ele é o melhor goleador do mundo, ou dos melhores, não há dúvidas. A questão que muitos pretendem levantar (julgo eu, e bem) é até que ponto é que ser goleador significa ser o melhor. Para mim é algo absurdo realçarem-se permanentemente "apenas" os golos. Com um exemplo simples: um jogador passa por 5 adversários e assiste outro para marcar "à boca da baliza". Faz sentido realçar apenas o marcador, quando o assistente teve muito mais trabalho?! Acho que este exemplo ilustra uma boa percentagem dos golos do CR7 (não lhe querendo tirar o mérito, é preciso saber onde nos devemos colocar), e penso ser esta ideia que muitos levantam ao descortinar as exibições dele. Parece-me perfeitamente legítimo discutir até que ponto faz sentido considerar um jogador como o melhor do mundo quando acontece frequentemente esta situação. Enfim, parece-me que as últimas linhas do primeiro parágrafo deste artigo dizem tudo.
      E antes que venham alguns users "ressentidos" atacar, quero frisar que não sou daqueles que defendem que se tem de escolher entre CR7 e Messi, para mim isso é um absurdo. Aprecio os 2 logicamente, mas para mim (e para a maioria do mundo futebol, a mais que provável 5ª bola de ouro vem confirmar isso mesmo) o argentino é de longe o melhor neste desporto.
      Jorge S.

    • gonçalo Duarte
      Posted Setembro 16, 2015 at 5:56 pm

      Refiro-me apenas ao facto de apenas se movimentar com o objetivo de marca,nunca para defender nunca para criar espaços para os colegas,apenas para estar na zona de finalização

  • Bernardo Gaia
    Posted Setembro 16, 2015 at 1:20 pm

    Verdasca limitado? ele é um bom central!

  • Awesome_Mark
    Posted Setembro 16, 2015 at 1:22 pm

    Poucas vezes, ou por outro, jamais passei por esta caixa de comentárias e deu-me vontade de vomitar. Aconteceu ontem à noite. Aqui, e não só, os portugueses (com todo o respeito, um dos povos mais mal-agradecidos à face da Terra) voltaram a fazer das suas. Nada de anormal, mas é que muitos insistem. A caravana pode passar, mas não. Os cães têm que ladrar, os gatos que miar e as galinhas que cacarejar. Não param. Mas ele também não. Eis que eu questiono. É inveja? Por ele ser tão bom parecendo tão mau aos vossos (nada saudáveis) olhos? Ódio? Façam melhor. Julgam o caráter? Pois, filtrar notícias de paparazzi sem conviver com a pessoa em questão já é um desporto altamente recomendável… Pior do que ser-se ignorante, apenas fazer-se. A forma magistral como ele marca os penaltys está ao alcance de poucos. O outro golo vai muito para além de encostar, ou agora só se passam por conhecedores quando vos convém? Contudo assumo, a culpa é dele. Acostumou-vos tão mal que números absolutamente absurdos parecem tão fáceis alcançar como fazer a tabuada dos 9, ao alcance de todos, sem ninguém (à exceção do outro marciano) mais conseguir fazer tanto. Vá lá. Cresçam. Apareçam. E APRECIEM. Acreditem que o pior sentimento que os mortais podem exprienciar é o arrependimento.

    São os madeirenses, são os portugueses, são os espanhóis, e são muitos mais. O Ronaldo tem toda a razão neste descontamento. As pessoas são fúteis. Umas lembram-se de elogiar agora e por uma semana "Je Suis CR7" mas depois já é um manco que encosta. Outras continuam a viver na ignorância. Isto, quando poderiam perfeitamente sentar-se no sofá, chamar as pipocas, contemplar e depois agradecer a Deus a oportunidade de estar a habitar no mesmo planeta com dois ET's. Não! Há que comparar, que inventar, que maquiar a realidade. Um conselho, não o façam. Perdem vocês.

    • Alexis
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:44 pm

      Verdade Awesome. Concordo em tudo contigo! Eu, apesar de gostar mais do estilo do Messi, nunca irei dizer barbaridades como as que li aqui ontem (e nao so). Confesso que tambem me irritam os que tentam denegrir a imagem do Messi, mas ontem li coisas do arco da velha aqui! pura e simplesmente inveja!
      Repara, houve ate quem viesse com a comparacao do numero de pontos que os golos do Raul deram, com os do Ronaldo. Esquecem-se que o Raul fez mais do dobro dos jogos do Ronaldo, e os seus golos levaram a menos do dobro dos pontos do craque Portugues!
      Incrivel mesmo a era em que vivemos, em que dois dos melhores futebolistas de sempre insistem, ha varios anos consecutivos, presentear-nos com golos de todas as maneiras e feitios, uma era em que sao muito mais dominantes que qualquer concorrencia (sim estao todos os outros varios degraus abaixo), mas mesmo assim ainda ha quem tenha alguma coisa a criticar, algo para os rebaixar. Aprendam a desfrutar do futebol, e mais que tudo, agradecam aos Deuses do Futebol estas duas dadivas!

    • Diogo Silva
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:50 pm

      Subscrevo completamente Mark!

    • Pedritxo
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:56 pm

      Subscrevo, desfrutem a era destes dois grandes futebolistas, e apreciem o que eles nos estao a dar, e se calhar se messi nao existisse, ronaldo nao seria tao bom, e vice versa para o messi.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:56 pm

      Obrigado pelo comentario. Es dos users mais sensatos e imparciais. Parabens. De resto, subscrevo na integra. Ontem nem comentei porque ver as barbaridades ditas por users como o (karabacic?) ou o Joao Dias(pq o ronaldo na seleccao e mediano, segundo o mesmo.) deixaram me quase mal disposto.
      SL
      Eduardo F.

    • Kafka I
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:57 pm

      Concordo inteiramente com os 2,

      É assim eu não sou hipócrita e como adepto do Barça não consigo festejar um único golo do Real Madrid, portanto não festejo golo nenhum do Cristiano como é óbvio, mas para mim o "clubismo" sobrepôe-se aos jogadores e já passei por algo similar quando o meu jogador favorito de SEMPRE (o Fenómeno) jogava com muita pena minha no Real Madrid e nessa altura não consegui festejar um único golo dele, por muito que fosse o meu jogador favorito, mas o Barça/Benfica estão acima de qualquer jogador…

      Agora não acho que seja preciso tentar denegrir um (Messi/CR) para fazer prevalecer o outro (Messi/CR), até porque é possivel gostar dos 2, apesar da ideia pré-instalada que é impossível, até porque aqui se alguém critica ou fala bem do CR, logo vêm alguém comparar ultilizando argumentos depreciativos, com o Messi e vice versa,

      Portanto para mim o Messi é indiscutivelmente melhor que o CR, no entanto isso não invalida que do outro lado esteja outro ET (CR) o que até engrandece mais os feitos dos 2

    • Posted Setembro 16, 2015 at 2:05 pm

      O Ronaldo é o melhor jogador do mundo. Mas, azar dos azares, é portugues.

      Não vale a pena ter golos ou recordes. Isso não interessa nada. Ser o melhor em Inglaterra, ser o melhor em Espanha, ser o melhor do mundo em título também não interessa nada. Ser solidário, trabalhador, dedicado, profissional, não interessa nada. Nada interessa nada.

      Não quero "medir pilinhas" mas se fosse o CR a fugir aos impostos (facto) e a pagar na ordem dos 40M€ (ao que parece) para não ir a julgamento, nem quero pensar no que seria. Juro que nem quero pensar.

      Azar do c…….. que o rapaz teve em nascer na Medeira. Tinha nascido nas Canárias (ou na Catalunha, que também parece ter a simpatia dos comentadores) e era Deus na Terra.

      Mas pronto, é o que temos. Eu, enquanto ele mantiver este nível, digo que é o melhor do mundo.

    • Nuno R
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:08 pm

      Não achoo que seja inveja, é mesmo outra coisa…

      Mas esta conversa é fruto de uma sociedade em que parece ser obrigatório tomares um partido, e como dizem os amaricanos, ou estás comigo ou estás contra mim.

      Isto parece como na política; se falo mal do Passos é porque gosto é do Sócrates; se falo mal do Sócrates é porque adoro o Coelho.

    • Kafka I
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:18 pm

      Lá esta o Zé personifica na perfeição o tipico adepto que o Awesome e o Alexis falam, enfim

    • João Dias
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:21 pm

      Nuno R,

      Se falas mal do Passos? Olha que o Capel anda fraquinho, realmente…

    • Kacal I
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:24 pm

      Subscrevo o teu comentário, Mark, nada a acrescentar além de dizer que eu sou fã do Ronaldo e é o meu ídolo no futebol actual desde dos tempos do Manchester e apoio-o 365 dias por ano, tenho orgulho nele e fico contente com os feitos dele e além disso não gosto do Real Madrid mas tem sido o meu clube espanhol e Top3 nos meus clubes estrangeiros desde que ele lá está e festejo os golos dele, eu sou assim e continuarei a ser.

    • Nuno R
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:35 pm

      Joao, confesso que agora me deixaste fora de jogo, e nem foi preciso o Cardinal levantar a bandeira.

      Quê?

    • Alexis
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:35 pm

      Kacal I, e estas no teu direito! alias, percebo bem porque o achas o melhor do Mundo (e ate e' oficalmente o melhor do Mundo). Mas como es uma pessoa, ponderada, e diria ate, inteligente, nunca te vi denegrir a imagem do Messi. Sempre deste a tua opiniao, sem nunca por de parte o talento do Messi. Eu prefiro o Messi, encanta-me mais a sua maneira de jogar, mas reconheco que o CR7 e' tambem ele fantastico! Alias, ambos entram no MEU top5 de sempre (desde que vejo futebol, claro esta) – 1o Maradona; 2o Messi; 3o Ronaldo Feomeno; 4o CR7; 5o Zizou (para completar o top10: 6o Ronaldinho Gaucho; 7o Van Basten; 8o Henry; 9o Rui Costa (hehehe); 10o Figo (se bem que enquanto pessoa, nao tenho a melhor das opinioes dele).

    • Alexis
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:41 pm

      Nuno R, essa foi genial hahaha acho que fomos todos apanhados em fora-de-jogo! o Joao Dias anda a trabalhar bem a linha defensiva xD

    • João Dias
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:41 pm

      Nuno R,

      Para bom entendedor…

    • NoSense
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:43 pm

      Ontem das coisas mais repetidas foi: "2 de penalti e uma recarga" e "só golos de encostar"…
      se recargas são fáceis: vejam a recarga de Reyes no jogo do Sevilha;
      se 2 penaltis (no mesmo jogo) é fácil: vejam gameiro no jogo do Sevilha;
      se encostar é fácil: vejam benzema após ser isolado por Ronaldo;
      e por aí adiante…eu não percebo como não desvalorizam um jogador destes, sendo que só há duas formas de ver a questão: ou é o melhor do mundo, ou é o único que consegue intrometer-se na luta com o melhor do mundo…(Robben, Zlatan, Hazard, Neymar, Suarez, Muller, Bale, Pogba, etc… nunca ninguém na vida se conseguiriam intrometer na luta com Messi se não fosse Ronaldo)

    • Nuno R
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:51 pm

      Sério joao, só se for alguma private joke fora deste contexto.
      Retemo-me à minha ignorância.

    • Kacal I
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:55 pm

      Alexis,

      Exactamente, não é que goste de elogiar o Messi, admito, mas até o elogio bastante em posts do Barcelona porque ele realmente merece muitas vezes e é um craque, um "ET", mas denegrir raramente o fiz e seria estúpido, prefiro o Ronaldo mas acaba por aí, claro que compreendo que prefiras o Messi e eles têm estilos de jogo, características e personalidades diferentes o que dá para todos os gostos mas devemos elogiar e apreciar ambos e não denegrir um para valorizar o outro e é o que tento fazer.

      Obrigado pelo elogio e o mesmo encaixa em ti, ainda bem que há pessoas respeitadoras e com bom senso. :-)

    • NoSense
      Posted Setembro 16, 2015 at 3:06 pm

      *(…)eu não percebo como desvalorizam um jogador destes(…)

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 16, 2015 at 4:01 pm

      É assim… Claro que é sempre desconfortavel quando uma discussão se torna uma troca de insultos ( por um lado é o penaldo, o tapinhas, por outro o anão, o que foge ao fisco ), mas o futebol é isto ! É chegar à escola e espetar na cara do amigo que o Messi fez um hattrick, que o Ronaldo fez outro. Chegar ao trabalho e gozar do colega de trabalho a dizer que o anaozinho falhou o penaltie, que o Ronaldo nao passou uma vez o Juanfran… Sim! Nao me digam que não gostam! O futebol náo era o mesmo sem rivalidades, sem pessoas com diferentes paixoes, cada um a puxar para o seu lado… Sem discussões, sem picardias… Eu não gostava… Mas, claro, o meu amigo Mark tem toda a razao. Ontem nao aasistimos a uma discussao de preferencias, mas sim a quem escrevia o insulto mais piadote… Há limites.

      Como sabem venero o Messi. Não gosto do Ronaldo, nunca vou gostar. Critiquem me se quiserem, mas os argumentos de ele ser portugues e nao gostar dele por isso? Nao apreciar o que ele faz pelo pais ? Por favor. O nosso pais nao se resume a um jogador de futebol, amo o meu pais! Como diz o Kafka, eu não gosto do Messi por ter nascido numa maternidade da Argentina… Eu nao gosto da minha namorada por ser portuguesa, dos meus pais por seres portugueses… Gosto deles… porque gosto. Fazem me feliz, cada um a sua maneira. O que fizeram eles pelo seu pais? Serem os melhores no que fazem ? Ganharem melhoes por algo que gostam de fazer ? Quem faz pelo nosso pais foi o Camoes, o Vasco da Gama… Nao o Ronaldo, nem o Eusebio. O mesmo é valido para o Messi.

      Não percam hoje o anaozinho…

    • Alexis
      Posted Setembro 16, 2015 at 4:11 pm

      Ruben, so para dar um exemplo de como uma rivalidade deveria ser vivida: Eu sou benfiquista, mas nunca me iras dizer que o porto nao presta, e' uma equipa fraca e etc… e no entanto adoro as picardias com os meus amigos portistas! mas la esta, picardias porque o meu 'e melhor e nao porque o teu e' o pior!
      Tal como eu, preferes o Messi. Mas se disseres que Ronaldo e' banal, Ronaldo nao presta ou so encosta e marca de penalty, ja passaste a barreira da rivalidade e estas no campo da idiotice…
      Nao precisas de rebaixar um para engrandecer o outro! La esta', prefiro o Messi, mas se alguem me perguntar o que acho do Ronaldo, digo que e' de longe o 2o melhor do planeta! O homem e' uma maquina, o Messi e' uma maquina tambem ele, e quem disser o contrario, nao so nao percebe de futebol como ainda por cima acenta-lhe bem o rotulo de invejoso!

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 16, 2015 at 4:23 pm

      Exato, Alexis.

    • Alexis
      Posted Setembro 16, 2015 at 4:27 pm

      (…)nunca me iras ouvir/ler* …

    • Kacal I
      Posted Setembro 16, 2015 at 4:33 pm

      Subscrevo o que o Alexis disse, até concordo com o comentário do Rúben mas podemos ter picardias e rivalidade sem exceder os limites e passar a idiotice como disse o Alexis, só não concordo na parte em que eles não fizeram nada pelo país porque o desporto também é importante e o Ronaldo é o melhor do Mundo (na teoria ainda é) e um dos dois melhores do Mundo há vários anos e dá enorme visibilidade ao país, alguns só conhecem Portugal por causa do CR7 e ele é um exemplo a seguir para os mais jovens de que tudo é possível com esforço, paixão e dedicação, chegou ao topo vindo do nada e não é propriamente um zero na parte "fazer bem ao país", isto é, na minha opinião.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 7:03 pm

      Tenho pena que a maioria dos adeptos tenham memória selectiva.
      Tenho pena que muita gente só se lembre dos últimos meses, dias ou até minutos quando se fala de determinado jogador ou clube, e esqueça-se tudo o que está para trás. Quando assim é, é complicado falar de futebol, desporto ou outra coisa qualquer, porque a cultura é 0.

      Bruno M.

  • Anónimo
    Posted Setembro 16, 2015 at 1:24 pm

    Não percebo como as pessoas dizem que o Ronaldo não acrescenta nada, anda tudo cego. Ignorando os golos, ainda ontem é ele que assiste Benzema, e faz mais uns quantos passes a rasgar. O homem sabe sempre o que fazer à bola, e onde aparecer, para além dos golos faz uma quantidade absurda de assistências na época passada. Está bem, já todos percebemos que já não é o homem dos dribles de Manchester mas daí a dizer que não tem influência no jogo (golos n contam). Aprendam a ver a bola sff o homem continua um dos dois melhores do mundo e provávelmente de sempre se tivermos em conta o objetivo do jogo e n a técnica q é para onde toda a gente olha.

    BS

  • Anónimo
    Posted Setembro 16, 2015 at 1:27 pm

    Um resultado claramente benevolente para o Porto, tal a superioridade do Dinamo.
    Tenho ideia que a fornada seguinte do Porto tem bastante mais qualidade que esta, no entanto, alguém mais entendido poderá esclarecer melhor.

    Bernardo C.

  • Tiago 1906
    Posted Setembro 16, 2015 at 1:28 pm

    Nos 6 jogos oficiais desta época que Cristiano jogou, em todos, repito, todos eles, vi o melhor do mundo a criar oportunidades flagrantes de golo para os seus companheiros. Também o vi falhar dribles, passes e golos cantados, é certo. Mas em 6 jogos oficiais leva 8 golos, se contarmos os números no Real Madrid leva 4 jogos 8 golos e 1 assistência, contra 5 jogos 3 golos e 0 assistências de Messi (se não estou em erro).
    É absurdo colocar em causa a qualidade e importância deste jogador. Basta ver as suas estatísticas e os seus jogos. É verdade que não defende nem se entrega tanto ao jogo quanto os outros, mas é mais eficaz e goleador do que qualquer outro jogador. Parece que reserva as energias para estar no local certo, no segundo certo, com a força e energia necessária para levar a melhor sobre os adversários.
    Enfim.. Só não compreendo tanto ódio e inveja com este brilhante jogador e a sua constante comparação com o outro astro argentino!
    Tiago 1906

    • Nuno P.
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:46 pm

      Subscrevo.

    • Diogo Silva
      Posted Setembro 16, 2015 at 1:53 pm

      Tiago 1906
      Falas que não compreendes a "constante comparação com o outro astro argentino", mas no primeiro parágrafo fazes exactamente a mesma coisa, comparas as estatísticas dos dois para mostrar que as ESTATÍSTICAS do português são melhores.

    • Tiago 1906
      Posted Setembro 16, 2015 at 3:33 pm

      Diogo Silva
      Tens toda a razão no que dizes, expressei-me mal.
      Eu sou um admirador nato dos dois jogadores, tanto um como outro são brilhantes à sua maneira. Fiz essa comparação porque vi ontem aqui cada comentário mais ridículo que o outro, fazendo passar o Cristiano por um Sabry ou um Elpidio Silva, tais foram as críticas apontadas. O que quis mostrar foi que tanto um como outro têm os seus altos e baixos, e que se fosse pelas estatísticas, o Messi seria um jogador banal nesta época, o que não corresponde à verdade.
      Tiago 1906

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 5:48 pm

      Tiago, "se fosse pelas estatísticas, o Messi seria um jogador banal nesta época"?! Se tiveres em consideração a época de 2015/2016, acho um bocado absurdo dizeres isso, afinal ele ainda só fez 6 jogos. Se considerares "nesta época" um espaço de tempo maior e contemplares 2015, as estatísticas não mostram um jogador banal certamente. Mas como tu bem deste a entender, só as estatísticas (mais frequentes, por exemplo número de golos e assistências por número de jogos) não mostram na totalidade o rendimento de um jogador, interessa claramente verificar quais são efectivamente os golos decisivos e quais os que valem títulos, e nesse capítulo, apesar do Messi não marcar 5 e 6 golos aos Granadas, decide claramente mais jogos do que CR7.

      João Rodrigues

  • Nuno R
    Posted Setembro 16, 2015 at 1:31 pm

    Ontem tive a oportunidade de ler os comentários ao post da LC, que claro descambou em mais um Messi/Ronaldo.
    Vale o que vale, mas a percepção que tenho é de que alguns elementos que aqui comentam são cordiais e calmos, mas quando entra Messi/CR ao barulho ficam completamente loucos. A diferença de tom e conteúdo para outros textos é tão diferente, que fico na dúvida se não o farão propositadamente apenas para criar confusão.
    Por outro lado, não compreendo como gostar/amar/apreciar/idolatrar o Messi implique de imediato menosprezar/denegrir o Ronaldo, e vice-versa. Pode gostar-se mais de um outro, a diferença de estilos é tão grande que um indivíduo pode gostar do "A" apenas porque se enquadra no estilo de jogador que aprecia, mas constantemente insultar o "B" para elevar o "A" é de uma pequenez de espírito tremenda.
    Tudo serve… roupas, penteados, noota artística, se um faz filantropia é porque é boa pessoa, se outro o faz é porque só quer aparecer e engordar o ego; o X é azeiteiro, o Y é dissimulado; o J quer é estatística, o H tem medo de sair da zona de conforto, tudo serve para atacar.
    Um bocadinho de moderação não fazia mal. Se não sabem apreciar bom vinho porque preferem cerveja, limitem-se a deixar a garrafa sossegadinha em cima da mesa, não vale a pena cuspir no rótulo.

    Quanto ao Ronaldito:
    como de há algum tempo, parece mais preocupado com o ego e conquistas pessoais do que com o colectivo. Devia preocupar-se em fazer o que faz, receber o seu salário, e desfrutar de estar num dos maiores clubes do mundo. Duvido é que mude o seu estilo de estar em campo…
    O seu estilo de jogo evoluiu, com conivência/aval dos treinadores, para um estilo em que principalmente é um concretizador, e o jogo ofensivo gira à sua volta. Daí o aumento de massa muscular, que atrofiou os malabarismos que exigem outra flexibilidade. Está mais egoísta do que no início de carreira, mas lá está, pontas de lança são-no a maior parte das vezes.

    • Czarli
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:05 pm

      Grande!! Que grande comentário.

    • Galileu Galilei
      Posted Setembro 16, 2015 at 5:12 pm

      E se ele for viciado em marcar golos? Tipo os viciados em adrenalina…. há os que precisam de saltar de alturas insanas… secalhar o Ronaldo precisa de marcar. É a nicotina dele.
      E quanto ao egoísmo… não é bem assim, ele realmente fica chateado por não marcar, mas se tiver um colega em melhor posição que ele ele nunca exita em fazer o passe.

  • Anónimo
    Posted Setembro 16, 2015 at 1:36 pm

    O Ronaldo em vez de amadurecer, parece que está cada vez mais criança.
    É inevitável que se fale das suas qualidades futebolisticas, qualquer pessoa com dois olhos vê bem o que se passa quando este não marca.

    Mário

    Mário

    • raviept
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:01 pm

      O que se passa quando ele não marca é que fica frustrado, o que é perfeitamente normal para uma pessoa tão exigente consigo própria. Não quer dizer que ele seja incorrecto com os colegas. Aliás, nunca ouvi nenhum jogador que trabalhou com ele queixar-se da sua personalidade. Simplesmente, o mediatismo em torno dele é tão grande e, diga-se, tal como referido noutro comentário, as pessoas são tão fúteis ao ponto de estabelecerem um preconceito e interpretarem cada gesto insignificante dele como confirmação desse preconceito. É normal que ele se sinta revoltado. Se o deve fazer transparecer em público é outra questão, que não me interessa nada, sinceramente.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:13 pm

      raviept uma coisa é ficar frustrado consigo por falhar um golo, ou a equipa empatar ou perder e ele ter sentido que podia ter resolvido se o colega lhe tivesse passado a bola, outra bem diferente é um jogo em que a sua equipa ganha 4-0 e simplesmente não celebra golos que não sejam seus ou fica amuado se forem outros a marcar, isto na minha opinião já é ganância a mais.
      Mas já chega de bater no ceguinho, apreciemos as estatisticas de um dos melhores jogadores do Mundo e orgulhemo-nos por ser um português.

      Mário

    • raviept
      Posted Setembro 16, 2015 at 2:28 pm

      Mário, não é bater no ceguinho. Discute-se até à exaustão qual entre Messi e Ronaldo é o melhor, mas discute-se muito pouco o problema deste excesso de mediatismo em torno do futebol. Tu interpretas esses gestos como indicadores do teu preconceito sobre ele, de que é arrogante e egoísta. Contudo, não és um psicólogo nem um colega dele que possa julgar esses gestos com conhecimento. Eu não estou a dizer que não possas discordar dessa atitude. O que eu critico é o excesso de atenção dada a esses pormenores e ênfase dado na comunicação social, que são totalmente irrelevantes para o desporto. Uma coisa é um atleta apresentar comportamentos gravosos que prejudiquem de forma clara o espectáculo, outra é a psico-análise dos "tiques" de celebridades. Não há nada eticamente errado em uma pessoa apresentar-se como confiante e auto-exigente, mesmo que transparecendo alguma arrogância. Se não gostamos, afastamos-nos, mas isto nunca pode justificar o tipo de caça às bruxas que se vê frequentemente. Francamente, acho que é uma atitude mesquinha das pessoas, que se observa em muitas áreas, infelizmente.

    • NoSense
      Posted Setembro 16, 2015 at 3:00 pm

      Mário, veja o jogo contra o Espanyol outra vez e veja cerca do minuto 86, Ronaldo falha o seu 6º golo no jogo e o ar de desapontamento que este mostrou…eu no meu trabalho também acho que desde que esteja feito está bom, por isso ás vezes também me custa compreender os meus colegas em que têm um trabalho bem feito e em vez de passarem ao próximo trabalho, não descansam enquanto não o melhoram aquele…

  • Rafael
    Posted Setembro 16, 2015 at 2:07 pm

    Se marcar 5 golos num jogo, 3 golos no jogo a seguir… e toda a quantidade astronomica de golos que já tem pelo Real Madrid… Se isto não é carregar a equipa, não percebo nada de futebol…

  • Cuauhtémoc
    Posted Setembro 16, 2015 at 2:16 pm

    Falta pouco para os espanhóis em geral e os adeptos do Real em particular dizerem adeus a um dos melhores de todos os tempos, e aí vão finalmente dar valor ao grande fenómeno que cr7 é, não só em termos de futebol jogado como em termos de visibilidade que atrai para la liga, é que ter o messi a jogar sozinho não é a mesma coisa…
    CR7 ficará para sempre na história do Real e lá para Julho dirá Adiós España!

  • Miguel Bitton
    Posted Setembro 16, 2015 at 2:26 pm

    O Ronaldo tornou-se um goleador puro, ponto final. No United era uma espécie de Messi (se é que me faço entender). Mas isso acabou desde que chegou ao Real Madrid.

  • NFM *
    Posted Setembro 16, 2015 at 2:27 pm

    Quem diz que o Verdasca é limitado não vê os jogos do Porto B, é somente o melhor central da equipa B, o Mauricio sim é muito fraco e nem no Porto B tem lugar..

  • Kacal I
    Posted Setembro 16, 2015 at 2:29 pm

    Só digo isto: Ronaldo bate e arrasa com o recorde do Raul de melhor marcador da história do Real Madrid, bate mais uns e tenta conquistar uns títulos e depois sai daí no fim da época, vai para o PSG substituir o Ibra como "estrela" da equipa ou até regressa ao Man Utd caso o Giggs assuma o comando técnico, é o melhor, muitas vezes nós só choramos uma perda quando sentimos a falta e assim será com os adeptos do Real Madrid e deixas alguns recordes que dificilmente serão batidos nas próximas décadas.

  • Ribeiro
    Posted Setembro 16, 2015 at 3:46 pm

    Parece-me que em Portugal se endeusa muito os jovens jogadores, são todos muito bons e vão todos ter sucesso nas primeiras equipas. Eles podem de facto serem bons mas quando chegar a hora decisiva podem já não ser suficientes.
    O Porto por exemplo tem Gonçalo, Rui Pedro e André Silva. Se daqui conseguir tirar um PL para a equipa principal será muito bom. Os outros dois provavelmente terão de procurar oportunidades noutro lugar.
    A geração do Sporting de 93 aproveitou-se o João Mário. O Esgaio nunca atingiu o potencial que lhe auguravam, é hoje "apenas" mais uma opção o que já nem é mau. Betinho falhou, Cá ainda pior.

    Existem muitos jogadores talentosos nas formações mas uns ficarão para trás, é um processo normal. Aos clubes cabe-lhes dar condições.

Deixa um comentário