Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Antigo melhor árbitro do Mundo coloca Pepe no Top 5 dos jogadores mais irritantes: «Não se pode confiar nele»

Também é por esta postura/má fama que o internacional português não tem mais crédito a nível internacional (nunca esteve entre os melhores do Mundo para a crítica estrangeira).

Mark Clattenburg, que foi eleito melhor árbitro do Mundo em 2016, colocou Pepe entre os cinco mais irritantes futebolistas com quem teve de lidar. «Num jogo contra o Atlético rebolou duas vezes no relvado para tentar expulsar o adversário. “Eu pensava para mim: “Quão frágil és tu para um homem tão grande?” Talvez outro árbitro caísse na esparrela mas eu tinha feito o trabalho de casa e, apesar de não devermos julgar antecipadamente, eu conhecia a sua mentalidade. Não se podia confiar nele. Não era um jogador fácil de arbitrar, tinhas de estar sempre alerta, mesmo em jogos que na teoria estavam fáceis”, disse o inglês ao Daily Mail. Craig Bellamy, Roy Keane, Jens Lehmann e John Obi Mikel foram os outros jogadores mencionados por Clattenburg.

80 Comentários

  • HeberPrincipe
    Posted Maio 14, 2020 at 1:13 pm

    Houve uma fase em que o Pepe era um nojo a disputar lances e interagir com adversários. No entanto acho que cresceu bastante nesse aspeto

    • E o que temos
      Posted Maio 14, 2020 at 1:21 pm

      Depende da perspectiva, passou de um ser execrável para ser mau a disputar lances. Agora depende se para ti isso é suficiente ou não

    • Ricard Bapt
      Posted Maio 14, 2020 at 2:20 pm

      Continua um “carrasco”, por cada lance q disputa é incapaz de o fazer sem ter a intençao de colocar o adversario fora da competiçao e mesmo esta epoca houve varios exemplos.
      Corajo o arbitro q destapou esta verdade…

    • Chico
      Posted Maio 14, 2020 at 3:17 pm

      Que o diga o dentista do Taarabt!

      • Vespas
        Posted Maio 14, 2020 at 6:26 pm

        Realmente coitado do Tarabat, que curiosamente deve ser o jogador mais sujo a atuar em portugal.

        • E o que temos
          Posted Maio 14, 2020 at 6:35 pm

          Ahahahaha
          o otavio e o pepe devem jogar golfe ao fim de semana

        • HeberPrincipe
          Posted Maio 14, 2020 at 6:36 pm

          Há uma mão cheia de piores, mas até que concordo.

          • El Pipito
            Posted Maio 14, 2020 at 7:37 pm

            Até que concordas? Onde é que o Taarabt é sujo?

            • HeberPrincipe
              Posted Maio 14, 2020 at 10:07 pm

              Nas divididas

              • Chico
                Posted Maio 14, 2020 at 11:48 pm

                Já me squecia que os jogadores do Benfica que não são florzinhas são todos sujos. Onde já se viu um jogador do Benfica que não fosse caceteiro, nem um Pizzi. Só nos outros é que podem existir jogos assertivos nas dividas e com agressividade positiva. O Taarabt nunca pontapeou ninguém nas costas, nem pisou propositadamente mãos de jogadores, nem foi com o cotovelo à boca de ninguém quando a bola não estava em disputa.

        • JMVA
          Posted Maio 14, 2020 at 6:44 pm

          Eish, que exagero! Nem é o jogador mais sujo do Benfica, quanto mais a atuar em Portugal…

        • DM
          Posted Maio 14, 2020 at 7:11 pm

          Pode indicar um lance do Taarabt que dê para ver nele o jogador mais sujo do campeonato?

        • Chico
          Posted Maio 14, 2020 at 7:19 pm

          Comentário absurdo. O Taarabt é faltoso mais por culpa do esquema tático em que está inserido, mas não são faltas maliciosas. No entanto, não consigo imaginar como alguém consegue usar esse argumento para justificar a atitude do Pepe ou ignorar que o Pepe se mantém o mesmo jogador malicioso que sempre foi conhecido por ser. Simplesmente ganhou mais experiência, ou manha, com o tempo.

        • Mantorras
          Posted Maio 14, 2020 at 7:31 pm

          3 Agressoes em 30min nao e facil, mas como nao havia video arbitro passou… OH WAIT!!

        • Mantorras
          Posted Maio 14, 2020 at 7:31 pm

          No entanto em termos de enfiar cuecas o Taraabt e um porco, nisso concordo contigo.

  • J Silver
    Posted Maio 14, 2020 at 1:25 pm

    O Bellamy realmente tinha um ar irritante mas o Obi Mikel nunca pensei. Lehmann também tinha episódios e Roy Keane… é Roy Keane.

  • Nazgul
    Posted Maio 14, 2020 at 1:34 pm

    O pepe só ainda joga futebol porque jogava no Real Madrid aquele famoso remate na cabeça do jogador do getafe devia ter sido erradicado do futebol, aquilo até é tentativa de agressão podia ter ido dentro uns tempos até já houve gente que fez menos!

    • Pipo
      Posted Maio 14, 2020 at 2:11 pm

      Que exagero. Foi feio, mas basta ires ao youtube para veres que há lances mil vezes piores que o do Pepe. Mas é por ser do Real… Haja noção.

      • El Pipito
        Posted Maio 14, 2020 at 7:36 pm

        Mostra lá lances mil vezes piores num campeonato top-5. Há que ter em conta que o Pepe tava a jogar na La Liga, não era uma 3ª divisão do Brasil.

    • E o que temos
      Posted Maio 14, 2020 at 2:15 pm

      Tudo dito, devia ter sido julgado por tentativa de agressão e com outra camisola muito provavelmente teria sido

    • oMeuUserName
      Posted Maio 14, 2020 at 5:37 pm

      Tentativa de agressão? Ele agrediu mesmo, não percebo onde está a tentativa…

    • Chico
      Posted Maio 14, 2020 at 7:21 pm

      Se qualquer pessoa fizesse aquilo fora de um campo de futebol profissional, ia a tribunal e era punido. Uma pessoa que faz aquilo é automaticamente um ser execrável, particularmente se mantém as mesmas cenas anos depois e não demonstra quaisquer sinais de arrependimento.

  • B.Jardim
    Posted Maio 14, 2020 at 1:46 pm

    Esta falta de confiança dos arbitros em Pepe foi bastante visível no jogo do mundial 18 frente a Espanha, em que no primeiro golo espanhol Diego Costa dá uma cotovelada em Pepe e o arbitro nao assinalou nada.

    • Pipo
      Posted Maio 14, 2020 at 2:09 pm

      Nesse lance já nem é um questão de confiança ou falta dela, havia VAR, era só ver as imagens.

      • B.Jardim
        Posted Maio 14, 2020 at 2:26 pm

        Tens razão Pipo, esqueci-me que já havia VAR. Sendo assim, foi apenas a roubalheira do costume. Mesmo no último jogo frente ao Irão, aquele penalty do Cedric foi um pouco puxado.

    • E o que temos
      Posted Maio 14, 2020 at 2:15 pm

      Chama-se justiça kármica se acreditares no termo

    • Valderrama
      Posted Maio 14, 2020 at 2:43 pm

      Na expulsão contra a Alemanha no Mundial 2014 isso foi bem notório, foi expulso porque era o Pepe

    • Xyeh
      Posted Maio 14, 2020 at 3:18 pm

      A verdade é que os jogadores portugueses sempre foram uns malandros com os árbitros, especialmente devido à impunidade a que se habituaram em Portugal quando jogavam num dos 3 grandes, depois é normal que cheguemos a jogos de seleções e os árbitros ignorem um bocado o jogador português porque tem fama de tentar enganar árbitros. Colhemos o que semeamos infelizmente, a nível de jogadores de topo a agredir árbitros lembro-me do JVP, do Luisão (esta foi mais filhaputice do árbitro), do Danilo (mais um episódio cómico) que por coincidência jogavam na liga portuguesa.

  • Bio
    Posted Maio 14, 2020 at 1:57 pm

    O Roy Keane e o Bellamy eram horríveis mesmo, para os árbitros e para os adeptos adversários/neutros.
    O Pepe fez por merecer a fama que tem, especialmente devido ao lance em que pontapeou um adversário no chão, mas sinceramente nem o acho dos piores do futebol mundial.
    Na minha modesta opinião, umas das coisas que se notou na última década no futebol europeu (por comparação com as décadas anteriores) foi uma redução da violência/teatro. Penso que há menos jogadores agressivos, com entradas completamente desnecessárias e com “fitas” do que havia antigamente.

  • Frickelz
    Posted Maio 14, 2020 at 2:36 pm

    Normalissimo, sempre foi um jogador execrável e sempre a fazer teatros, não devia ser fácil para nenhum arbitro. Basta ver os inumeros lances violentos e ridiculos que tem quando jogava no Real Madrid e agora no FC Porto. É o tipico wannabe rufia que faz as coisas pela calada e depois faz-se sempre de vítima.

  • masterDC
    Posted Maio 14, 2020 at 2:45 pm

    O Pepe nos últimos anos melhorou muito esse aspeto agressivo e maldoso que ele tinha. Muitos se recordam do lance em que pontapeou um jogador do Getafe, mas relembro também outro episódio, em que o Pepe se encontrava no chão depois de ter sofrido uma falta, o Arbeloa aproxima-se dele e o Pepe sem ver dá um pontapé no próprio companheiro de equipa.

    Devido à sua má fama e postura que tinha nunca foi considerado como um dos melhores centrais da última década e nunca lhe foi dado o devido valor, mas para mim foi dos melhores.

  • João Lains
    Posted Maio 14, 2020 at 3:26 pm

    Só teve o que mereceu em 2014 com a Alemanha.

    • Valderrama
      Posted Maio 14, 2020 at 5:36 pm

      Acho difícil outro jogador que não Pepe ser expulso neste lance https://youtu.be/pbjw7t3beIQ

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 14, 2020 at 6:01 pm

        O Pepe aí pagou pela fama. No primeiro lance não há nenhuma agressão, há um gesto involuntário que se faz com o braço sempre que se muda de direcção. Só que o Muller soube tirar partido e o Pepe caiu na armadilha dele e estupidamente foi virar-se para ele. Se tivesse continuado com o lance o árbitro às tantas não o expulsava.

      • Res
        Posted Maio 14, 2020 at 8:11 pm

        Isto em planeta algum é para vermelho. O Pepe é mesquinho, o Muller pior ainda. Deve ser o jogador mais cínico q já vi. E quanto ao árbitro, estava numa missão, qualquer que ela fosse.

    • Tiago Martins
      Posted Maio 14, 2020 at 8:12 pm

      Mas agora os jogos são purgatórios? O Pepe é um jogador incorreto, mas nesse lance foi mal expulso

  • Khal Drogo
    Posted Maio 14, 2020 at 3:31 pm

    Obi Mikel? Não tinha essa ideia do nigeriano.

  • Kafka
    Posted Maio 14, 2020 at 3:35 pm

    Falar de Pepe é falar de uma das atitudes mais cobardes de sempre da história do jogo, esperar um adversário esteja no chão indefeso para lhe ir espetar pontapés na cabeça é das coisas mais nojentas de sempre, não fosse ele jogador do Real Madrid e teria levado varios anos de suspensão ou sido mesmo erradicado do futebol

    • AndreChaves9
      Posted Maio 14, 2020 at 7:54 pm

      Sim efetivamente nesse aspeto não há dúvida. Se.nao é a pior atitude de sempre de um jogador não sei. Para mim é mais grave que o Cantona

  • AndrePires
    Posted Maio 14, 2020 at 4:18 pm

    Tem muita fama de “caceteiro” mas nesse aspecto nem considero que seja dos piores, o próprio Sérgio Ramos era pior que ele. Agora a juntar a isso ainda é fiteiro, logo compreende-se a inclusão na lista.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Maio 14, 2020 at 4:19 pm

    É o único que não jogou na Premier League e, por isso, aquele que menos vezes terá sido apitado pelo Clattenburg. Nesse sentido, esta crítica tem ainda mais peso.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 14, 2020 at 4:49 pm

    Fisicamente ainda serve para a Primeira Liga mas com 37 anos já não se pode pedir muito mais.

    Resta-lhe passar a sua experiência e ensinar alguma coisa aos mais novos.

    Mas digo, no seu prime, foi sem sombra de dúvidas um dos melhores do Mundo.

  • DNowitzki
    Posted Maio 14, 2020 at 5:48 pm

    Ponto prévio: Pepe foi o melhor da nossa seleção no Euro 2016.

    Dito isto, Pepe é um jogador execrável, sujo, muito sujo.

    Keane esperou 4 anos para se vingar de um adversário, partindo-lhe a perna.

    Por melhor que tenha sido, o tipo nem como espécimen humano deve ser referido, quanto mais como jogador.

    Para mim, é só um lixo humano.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 14, 2020 at 6:17 pm

    Não percebo o Lehman e o Mikel, agora o Keane dispensa comentários. Quanto a Pepe um dia faará lista dos top 20 mais caceteiros que vi. Apesar de ser um central de grande nível essa mentalidade porca levou a que nunca fosse reconhecido por isso. Contudo ainda tem de comer muita sopa para chegar ao nível de um Vinnie Jones, Souness e Stiles. Pesquisem no youtube por estes nomes e verão as brutalidades que faziam em campo. O Pepe foi mais atacado porque surgiu numa altura em que isso já era mais censurado, nos anos 80 era no pasa nada.
    Eu não sou nada a favor do futebol politicamente correcto que hoje se vê por vezes, mas nesta questão acho que evoluímos para melhor em algumas coisas. Há mais protecção aos artistas e aos jogadores, conquanto falte haver penalização a quem simule. Mas por vezes exagera-se mesmo, lembro-me de ver jogos hoje serem comentados em que entradas normais, que não magoam ninguém serem tratadas como autênticos assassinatos. Isso leva a uma proliferação da chico-espertice dos jogadores que simulam para sacar vermelhos. Nisso é preciso diferenciar entre uma entrada para arrancar tíbias (como aquela mítica do Vinnie Jones sobre o Cantona, que incrivelmente se levanta como se nada fosse) e entre uma rasteira ou corte mais viril que sendo falta é apenas para parar o curso do jogo, não magoa ninguém. Contudo a imprensa trata isto com um ênfase em cada entrada como se alguém estivesse a matar o jogador. Isto deve-se à proliferação de “jornalistas” que nada sabem de futebol, nunca devem sequer ter jogado um jogo e parecem umas florzinhas, tudo os assusta. Digo isto porque por vezes se nota alguma demagogia quando os jogadores fazem faltas duras e são bem expulsos, começam logo a vir dizer que é piscineiro e simulador, invertendo as coisas. Isto deve-se também à imprensa que passou do 8 a 80. Passou de endeusar como bad boys “artistas” como Vinnie Jones, dando-lhes uma fama grotesca, para passar a tratar os jogadores como porcelana em quem ninguém pode tocar. Esse absurdo pode alimentar uma nova onda de apoio a entradas duras e de violência. É preciso saber o equilíbrio, saber que o futebol implica contacto e inclusive entradas mais viris, que desde que não tenham maldade fazem parte do jogo.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 14, 2020 at 8:26 pm

      Subscrevo o seu comentário. Hilariante a achega das “florzinhas”!

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Maio 14, 2020 at 10:43 pm

      É verdade, em todos os domínios temos ‘jornalistas’ que não entendem nada do que estão a fazer. Sempre assim foi, mas está cada vez pior, e muito. E quando é na política e vão atrás de uma suposta contradição que só é contradição para quem não entende nada do assunto, e deixam passar efectivas contradições e das graves porque não têm o mínimo de conhecimentos para as entender? E o problema é que o público, especialmente o que tem menos experiência, vai atrás, pela confiança que tem no denominador mínimo entre meios de comunicação. (Antes que se interroguem, não estou a falar de nenhum caso concreto…)

  • Mantorras
    Posted Maio 14, 2020 at 7:30 pm

    Nah… Isso e o Jonas e o Felix. O resto sao fortoes que nunca se atiram pa piscina.

    • T. Pinto13
      Posted Maio 14, 2020 at 8:40 pm

      Uns não invalidam os outros, sempre foi assim.
      Kane já se atirou, Rashford, Ronaldo…

      • Mantorras
        Posted Maio 15, 2020 at 11:07 am

        E esse o ponto. “Nao se atirou”, mas sim, passam a vida a atirar-se!! No entanto so alguns tem a fama. Ate jogadores profissionais como Rooney e Gerrard vinham ciritcar os colegas armados em mauzoes, mas depois eram como o Hulk no Porto, fora da area era fortao como o Marega, dentro da area era levezinho como o Liedson. E a vida. Mas o ponto e mesmo esse, sao mesmo quase todos.

  • Atum10
    Posted Maio 14, 2020 at 8:21 pm

    Se apanha-se o Deyverson o top teria que mudar !

    É incrivel o que o brasileiro tem feito nos campos que tem pisado nos últimos anos ! A mim até me dá riso de taõ estúpido que é o homem.

  • Albicastrense
    Posted Maio 14, 2020 at 8:56 pm

    A carreira do Pepe devia ter terminado em 2009 depois daquele jogo com o Getafe. Ao capitão do getafe foi um empurrão e depois com o jogador já caído dois pontapés. A seguir, ainda lhe agarrou a cabeça e o braço e tentou pressionar contra o solo e ao ser afastado deu um murro a outro jogador do Getafe, um empurrão na cara a outro e pelo meio tentou pisar o peito do jogador caído e ainda lhe pisou a canela. Foi uma barbaridade e se não fosse jogador de um colosso como o Real Madrid teria levado bem mais do que os 10 jogos que levou

    • Givanildo Vieira de Sousa
      Posted Maio 14, 2020 at 9:57 pm

      Se tivesse terminado aí não poderias dizer que és campeão europeu. Se ele já teve péssimas atitudes dentro do campo? Sim. Se é um dos 5/6 melhores centrais do seculo? Sim.

      • AndreChaves9
        Posted Maio 14, 2020 at 10:03 pm

        Portugueses é.

      • Givanildo Vieira de Sousa
        Posted Maio 14, 2020 at 11:12 pm

        Mundiais. Nesta, Maldini, Vidic, Ferdinand, Puyol, Terry e poucos mais são melhor que Pepe

        • Chico
          Posted Maio 15, 2020 at 12:00 am

          Além desses, Ricardo Carvalho, Cannavaro, Van Dijk, Thiago Silva, Stam, Thuram, Ramos, Chiellini, Boateng, Lúcio, Samuel… Isto só de cabeça, provavelmente conseguiria mais uns quantos. Ora, já vamos em 16 melhores que o “Animal”.

        • Vegeta
          Posted Maio 15, 2020 at 8:36 am

          O Pepe é melhor que o Van Djik e que o Cannavaro ?
          Está explicado ???

  • Miguel Lopes
    Posted Maio 14, 2020 at 10:07 pm

    Mas olhem que explicação deste arbitro para assinalar o penalti contra o Real, também é digna de um arbitro que não merecia a distinção de arbitrar uma final: “Nessa final, o Real Madrid estava a ganhar 1-0 ao intervalo e logo percebemos que o golo tinha sido marcado em fora de jogo. Era um lance difícil, que escapou ao meu auxiliar. No início da segunda parte, marquei um penálti a favor do Atlético quando o Pepe derrubou o Fernando Torres. Ficou furioso e disse-me em perfeito inglês que “nunca na vida era penálti”. Respondi-lhe que o golo da equipa dele tinha sido irregular e ele calou-se. As pessoas podem achar isto estranho porque duas decisões erradas não fazem uma certa mas sei que, ao dizer-lhe aquilo, conseguiria que ele aceitasse a situação.”

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Maio 14, 2020 at 10:37 pm

      Isso não é a explicação para assinalar o penálti. É a explicação de como calou o protesto.

  • Sergiomig
    Posted Maio 14, 2020 at 11:54 pm

    É curioso que o árbitro não fala da agressividade do Pepe mas da tendência para simular, que a mim também me irrita, mas toda a gente a malhar que o Pepe é um porco isto e aquilo. Aconselhava o árbitro a vir passar uma temporada em Portugal, se calhar em vez do Pepe passava a incluir no lote “o jogador português”. Mas aí vinham todas as virgens ofendidas defender a pátria contra a xenofobia, ou inveja dos estrangeiros.
    Em relação as apreciações de carácter do Pepe, bem essas como de costume dependem da camisola. O Maxi era um jogador raçudo, os benfiquistas riam se quando os adversários o catalogavam de porco, caceteiro e passou a ser um porco caceteiro em cerca de 2 meses (que foi o tempo de se mudar para o Porto). Em relação aos portistas, é fazer o percurso inverso.
    A nossa percepção da gravidade dos lances depende da cor da camisola, e eu até percebo o lado emocional da coisa, agora estes julgamentos de valor em relação as pessoas dispenso.
    Vimos várias vezes o Eliseu ter lances, pela calada de agressões e nunca vi um benfiquista chama lo de porco. Porque? Os do nosso clube são sempre jogadores correctos os outros os mauzões. Sinceramente chateia me essa mentalidade.
    Em relação a dureza do Pepe, sim é real. Excede-se, sim as vezes. Não sei se alguma vez algum adversário teve de ser substituído por uma entrada dele.
    Em relação as fitas dos jogadores Costumava se dizer que o futebol não era para meninas, porque era duro, mesmo, grandes cacetadas, jogava se as pernas, mas hoje não é de todo assim. Diria até e vendo as entradas que se veem no futebol feminino e sem as fitinhas à futebolista, pois elas tem de provar que são “viris” o suficiente para jogarem futebol, que hoje em dia o futebol não é para meninos

    • Kafka
      Posted Maio 15, 2020 at 12:34 am

      Não sabes se alguma vez um adversário teve de ser substituido por uma entrada do Pepe? O Pepe até já andou a dar pontapés NA CABEÇA de jogadores deitados no chão….desde 2009 que o Pepe devia ter sido proibido de voltar a jogar futebol profissional, só não foi proibido porque estava protegido pelo clube com mais poder no Mundo que era o Real e que não permitiu que fosse banido do futebol e tu ainda vens defender o Pepe e dizes que não sabes se um adversário teve de sair por agressões bárbaras dele??

      • JoaoG
        Posted Maio 15, 2020 at 8:30 am

        O Casquero acabou por não ser substituído, por isso não invalida o que ele disse. E os pontapés foram um nas pernas e o outro no rabo/costas.

        E não, não estou a defender, qualquer suspensão abaixo de um ano para mim seria/foi ridícula. Agora, não é preciso mudar os factos que isso só dá forças a quem o defende.

      • Franco Baresi
        Posted Maio 15, 2020 at 12:47 pm

        Katsouranis…

  • RodolfoTrindade
    Posted Maio 15, 2020 at 9:36 am

    Já devia ter sido irradiado de futebol.

    Todos os jogos já se sabe que pelo menos uma agressão é garantida.

Deixa um comentário