Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

António Salvador critica Sporting

Concorda? Salvador não se pode queixar do negócio (é um grande jackpot), mas a questão dos treinadores (de evitar que o mesmo oriente dois clubes da I Liga nesta época) é pertinente, apesar de neste capítulo demonstrar alguma hipocrisia, por no passado ter contratado vários, como por exemplo Jorge Simão, num contexto semelhante.

António Salvador criticou a atitude do Sporting em ter contratado Rúben Amorim, quando era o treinador de um concorrente direto pelo terceiro lugar, dando a garantia que não aceitou negociar com os leões. “Não posso nem devo ignorar que o timing é inesperado. As ocorrências dos últimos dias devem motivar reflexões desportivas e éticas. O Sp. Braga foi surpreendido com um movimento de um clube concorrente, curiosamente aquele que nos persegue na tabela. À luz dos regulamentos e dos contratos, conseguiu assegurar o nosso treinador”, começou por dizer o presidente do SC Braga na conferência de imprensa de apresentação de Custódio Castro como treinador dos bracarenses, que lembrou haver “quem argumenta que situações destas podem desvirtuar as competições” e que, por isso, dá como “a Liga espanhola, onde esta contratação não seria possível”, uma vez que lá os treinadores não podem treinar duas equipas da mesma divisão numa mesma época. “Quero deixar claro que defendo como sempre defendi o meu clube e os seus superiores interesses e, como tal, o Sp. Braga nunca poderia negociar, nem poderia ceder, mas há leis e regulamentos no futebol, que estão acima de qualquer questão moral e ética… Fui contactado há uma semana pelo presidente Frederico Varandas, que me pediu uma reunião. Não sabia para o que era, mas quando nos encontrámos disse-me que queria alcançar um acordo para levar o Rúben Amorim e propôs-me em troca dois jogadores e uma percentagem do passe do Palhinha. Disse-lhe que estava surpreendido com a abordagem e que não havia possibilidade de negociar porque contávamos com o treinador”, acrescentou. “Disse-lhe que não queria que saísse e que pretendia até renovar-lhe o contrato com aumento salarial, pelo que não aceitava qualquer negociação com o Sporting. No entanto, disse-lhe que se ele quisesse ir, a única solução era o Sporting pagar a cláusula que estava estipulada no contrato. O Sporting fez-lhe uma oferta e eu disse-lhe que compreendia a saída desde que fosse paga a cláusula”, explicou ainda.

48 Comentários

  • Mantorras
    Posted Março 6, 2020 at 12:47 am

    Eu concordo perfeitamente com o que ele diz. No entanto ele nao e nenhum santo.

  • Pablo
    Posted Março 5, 2020 at 7:42 pm

    Liga espanhola é exemplo? O Leganes que ficou sem o seu avançado a meio da época desportiva deve chorar como o Salvador…

  • Monsieur Mathieu
    Posted Março 5, 2020 at 7:07 pm

    Mais um comunicador a atacar o Sporting. Se estava assim tanto contra o negócio, não aceitava o Sporting para os 10M em duas prestações de 5M como vai fazer.

    • Adepto de Futebol
      Posted Março 5, 2020 at 7:54 pm

      A 2ª prestação vence juros à taxa de 6% e tem de ser paga até 6 de setembro. São mais 150.000 Euros

  • Tiago Silva
    Posted Março 5, 2020 at 6:01 pm

    Podia-se fazer como em Espanha e não se poderia contratar um treinador que começou a trabalhar na Primeira Liga nessa edição. Essa regra em Espanha é jma regra muito boa, permite aos clubes darem mais continuidade ao trabalho desenvolvido o seu trabalho e permite às equipas pequenas continuarem a crescer com um treinador que lhes possa fazer melhorar imenso. Para além disso poderia dar-se mais oportunidades a outros treinadores diferentes e não andar sempre com os mesmos.

    Quanto ao Sporting, não fez nada de ilegal, são assim as regras. As regras é que estão mal a meu ver.

  • MM
    Posted Março 5, 2020 at 6:00 pm

    Ó tone da brita, para a proxima nao ponhas clausula ou poe uma de 100M. Estas a falar para o ar, fazes igual ou pior

  • J Silver
    Posted Março 5, 2020 at 5:01 pm

    Noutras notícias, a água é molhada. António Salvador é hipócrita e odeia o Sporting, destas duas coisas já ninguém duvida.

    • Chico
      Posted Março 5, 2020 at 10:35 pm

      Quer queiram quer não, o Sporting é o principal rival desportivo do Braga neste momento. O Braga está muito mais próximo da dimensão desportiva do Sporting do que do clube da segunda maior cidade do distrito de Braga.

    • O Comendador
      Posted Março 5, 2020 at 9:06 pm

      Tal e qual…

  • BioSpot
    Posted Março 5, 2020 at 4:46 pm

    Mas quê? Se os regulamentos o permitem…
    Este constante ataque do Braga ao Sporting já começa a ser mesquinho. Um clube que se julga maior que o Sporting só porque, nas últimas épocas tem andado perto a nível futebolístico, digo perto, porque na prática não tem ganho nada por ali além nem feito muito melhor, algum dia irá cair redondamente no chão quando cair na realidade, porque o Sporting acredito irá se reerguer, como qualquer um clube consegue se reerguer das cinzas SE for competente.
    Eu nem sei se foram 2 ou 3 vezes que o Braga a meio da época veio a Coimbra tirar o treinador a Briosa, em todas elas a preta estava a fazer otimos campeonatos e agora está com este discurso de coitadinho? Não pega.
    Para a próxima é colocar uma clausula maior ou não a ter, que será o melhor.

    • Lobo
      Posted Março 5, 2020 at 7:47 pm

      Nem duas, nem três, foram zero as vezes que Braga foi buscar treinadores à Briosa a meio da época. O Domingos foi para Braga no início da época, o Sérgio Conceição a mesma coisa. Os únicos que se podem queixar de perder o treinador a meio da época para Braga foram Chaves e Naval 1.º Maio.

    • oMeuUserName
      Posted Março 5, 2020 at 6:34 pm

      Mas qual ataque ao Sporting??? Isto é uma crítica aos regulamentos, apenas e só… Mas, como de costume, e como quase todos os outros dirigentes desportivos, o Salvador só se lembra dos “males” quando lhe acontecem a ele…

      “Eu nem sei se foram 2 ou 3 vezes que o Braga a meio da época veio a Coimbra tirar o treinador a Briosa”, com o Salvador a presidente foi 1 vez, Manuel Machado em 2007/2008, “em todas elas a preta estava a fazer ótimos campeonatos”, o Manuel Machado orientou a Académica em 4 jogos nessa época antes de sair para o Braga. O Braga foi buscar o Sérgio Conceição e o Domingos Paciência à Académica, mas ambos foram contratados durante o mercado de Verão. Da mesma maneira que o Sporting contratou o mesmo Domingos e o Leonardo Jardim ao Braga… Antes de dizer mentiras, convém ver se elas vão pegar.

      • BioSpot
        Posted Março 6, 2020 at 12:34 am

        Fazes bom uso da Wiki. Shame on me por não a ter consultador antes. M
        E se isto não é um ataque indireto ao Sporting por meio de outro assunto, fará se o fosse.
        E há uma linha que separa uma mentira de um engano, a minha enciclopédia mental, felizmente não está virada para o futebol ou para desmontar argumentos, só para provar que outros estão errados. Mas corrigir nunca fez mal, quando alguém cometeu um semi-lapso :)

    • Lobo
      Posted Março 5, 2020 at 5:37 pm

      Nem duas, nem três, foram zero! O Braga nunca foi buscar treinadores à Académica a meio da época. O Domingos foi para Braga no início da época, o Sérgio Conceição a mesma coisa. Os únicos que se podem queixar de perder o treinador a meio da época para Braga foram Chaves e Naval 1.º Maio.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 5, 2020 at 4:16 pm

    No espaço de 1 ou 2 anos a média de idades dos treinadores da Liga Portuguesa desceu drasticamente.

    Será que é sinal que os mais velhos já não percebem nada disto? Ou será que estão a endeusar toda uma geração de treinadores jovens sem razão aparente para isso?

  • Tatanka
    Posted Março 5, 2020 at 4:06 pm

    A argumentação do construtor civil cai por terra a partir do momento, que aceita o pagamento da clausula de forma faseada.

    O Braga apenas seria obrigado a aceitar o acionamento da clausula de rescisão, case a mesma fosse paga a pronto pagamento.

    Sendo paga em 2 suaves prestações de 5 Milhões, o Braga acedeu a negociar, facilitando o negócio ao Sporting.

    Deste modo, Salvador deixou sair Ruben Amorim, porque quis, e porque na realidade fez um tremendo negocio para o seu clube. Tudo o resto é musica para os ouvidos dos simpatizantes do Braga.

    • Adepto de Futebol
      Posted Março 5, 2020 at 7:57 pm

      O “construtor civil”, com essa “cedência”, consegue ir buscar mais 150.000 Euros, dado que enquanto o Sporting não pagar a 2ª prestação (algo que tem de fazer até 6 de setembro), essa dívida vence juros à taxa de 6%.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Março 5, 2020 at 4:03 pm

    Não é hipocrisia porque a primeira parte do argumento é que se tratam de clubes que estão a disputar o mesmo lugar na tabela. A segunda parte só vem explicar um modo possível de resolver a primeira.
    Mas não dizem que vai ser pago em duas vezes? O Braga não teria de dar acordo para isso? Note-se que, ao contrário do Félix, está aqui a ser dito que é uma operação ‘hostil’.

  • Estigarribia
    Posted Março 5, 2020 at 4:02 pm

    Gostava de saber que mal fez o Sporting ao Salvador para estes constantes ataques? E isto não tem só a ver com o Rúben Amorim já que quase todas as épocas o Braga provoca o Sporting. Acho que está na altura de Frederico Varandas mostrar o museu do clube ao homólogo braguista (das poucas coisas de jeito que Godinho Lopes fez no Sporting).

    Saudações Leoninas

    • O Comendador
      Posted Março 5, 2020 at 9:08 pm

      Não é mal, é amizade a outros clubes e faz panelinha com quem lhe dá 20M por jogadores. E obviamente tudo com o consentimento da “Lavandaria Mendes”!
      Simples…

      SL

      • Estigarribia
        Posted Março 5, 2020 at 9:34 pm

        Comendador,

        Como já foi referido noutro comentário, o António Salvador já fez o mesmo ao Desportivo de Chaves quando sacou o Jorge Simão ao emblema flaviense e mais três jogadores. Isto leva-me a crer que há muita hipocrisia no futebol português.

        Saudações Leoninas

        • O Comendador
          Posted Março 5, 2020 at 9:59 pm

          Estigarriba,

          O desprezo que dou aos comunicados do Salvador é propositado, nem argumento o que quer que seja. Esta é a minha posição em relação ao sr espero que a do Sporting seja igual.

          SL

  • Lobo
    Posted Março 5, 2020 at 4:01 pm

    Foi bem lembrado o episódio do Jorge Simão + 4 jogadores do Chaves, em Janeiro — Battaglia e Fábio Martins, que estavam emprestados, mais Paulinho e Assis —, desmantelando por completo uma equipa do Chaves que ameaçava chegar à Europa nesse ano. A experiência aliás redundou em total e merecido fracasso para o Braga, acabando muito atrás do rival Vitória, e para Jorge Simão, que perdeu o injustificado hype que tinha e hoje já ninguém quer saber por onde ele anda.

    Mas também por causa disso, não deixa de ser uma questão pertinente, embora hipócrita vindo da parte do Salvador, que até está contente com o negócio. Imaginem o Barcelona estar atrás do Real Madrid (ou do Sevilha ou do Getafe, não importa) e contratar o treinador do líder do campeonato a 11 jornadas do fim, pagando a sua cláusula de rescisão. Impossível de imaginar, certo? Eu acho que o Sporting não beneficiará já esta época da contratação que fez, mas é legítimo que as pessoas que pensam o futebol questionem esta situação, porque um dia em que o Braga ou o Rio Ave ou o Vitória ou o Famalicão estejam em posição de ganhar um título, podem ficar sem o treinador na fase decisiva da competição.

    Se os dados que tenho estão correctos, é incrível que o Amorim vai ganhar num mês no Sporting praticamente o que ganharia em quase 2 anos no Braga (se o contrato não fosse revisto entretanto, é claro, pois ele ainda estava com salário de equipa B).

    Faz ele bem em ir para o Sporting (eu também iria por esses valores), e desejo-lhe a maior sorte e acho que é um grande profissional, mas também acho que treinadores empregados não deviam sequer poder ser abordados por clubes da mesma divisão, para não alimentar “especulações” desnecessárias de se estar a desvirtuar isto ou aquilo.

  • Baia_99
    Posted Março 5, 2020 at 3:55 pm

    Se o Leganes se pode queixar do Barcelona porque razão o Braga não se pode queixar do Sporting?
    São negócios inflacionados pelo contexto nas não deixam de prejudicar as equipas obrigadas a “vender” e hipotecar as suas aspirações desportivas.
    Num exercício em que o Braga já garantiu um encaixe avultado com a venda de Trincão e com o Ruben a potenciar jogadores e a si mesmo, quem garante que esta transferencia de 10M não poderia acontecer na mesma no verão e sem prejudicar a equipa desportivamente?
    Tem razão o Salavador!

    • Seoni
      Posted Março 5, 2020 at 9:31 pm

      O Braga não estava obrigado a vender. Só estaria obrigado a vender se o Sporting pagasse os 10 milhões a pronto, o que não aconteceu. O Braga negociou com o Sporting a forma de pagamento. O Salvador podia ter rejeitado o negócio

  • FiliGon
    Posted Março 5, 2020 at 3:49 pm

    Tudo muito estranho. O Sporting vai buscar o Amorim sem experiência nenhuma e o Braga vai buscar o custódio sem experiência de primeira liga…. Honestamente o varandas ou o salvador teriam feito melhor em contratar o treinador do Famalicão, é jovem, potencia jovens e esta época fez sem sombra de dúvida o trabalho mais interessante da nossa liga. E honestamente percebe mais da coisa que o Lage, logo já seria uma vantagem a sua contratação

    • Joaopcalves
      Posted Março 5, 2020 at 5:35 pm

      O João Pedro Sousa tem um guarda costas chamado Jorge Mendes. Nunca na vida o JM deixava tomar de assalto o clube “querido ” dele, estando eles a lutarem pela Europa.

    • Xyeh
      Posted Março 5, 2020 at 4:02 pm

      Era o Vitor Oliveira tanto para o Sporting como para o Braga, fala-se muito do Famalicão mas o Gil sem ter o JM a ajudar e com uma equipa totalmente nova está em 8º, para mim é o melhor treinador da 1ª liga.

  • pitico
    Posted Março 5, 2020 at 3:45 pm

    Se foi à luz dos regulamentos e dos contratos, de que se queixa o Salvador?

  • JoaoMiguel96
    Posted Março 5, 2020 at 3:42 pm

    Sempre a mesma coisa. Faz aos outros, mas não gosta que lhe façam a ele.

  • nunobranco
    Posted Março 5, 2020 at 3:37 pm

    Antonio Salvador igual a si próprio mostrando a sua pequenez quando se trata do Sporting. Não foi so Jorge Simao mas também as varias contratações ao Maritimo ao longo desses ultimo anos, inclusive o seu aliciamento a meio das épocas com promessas para as épocas seguintes.
    Antonio Salvador que não se esqueça que as regras da Liga quem às faz são os Clubes do qual o Sp Braga faz parte. Acima de tudo um grande negocio para o Sp Braga e talvez essa seja a primeira desculpa para a perda do 3 lugar no final do campeonato

    • oMeuUserName
      Posted Março 6, 2020 at 12:01 am

      Mas é proibido contratar ao Marítimo? Ou é falta de ética contratar ao Marítimo? Não percebi essa ligação… Veja lá que a “pequenez” foi tanta, que o Salvador até percentagens de passes ofereceu ao Marítimo por jogadores em final de contrato, só para manter as boas relações…

  • LevonAronian
    Posted Março 5, 2020 at 3:26 pm

    Parece-me mais uma crítica aos regulamentos do que ao Sporting, já que o próprio Salvador, até porque o Sporting aparentemente não aliciou o Amorim nas costas do Braga, tentou negociar, e acabou por pagar a cláusula de rescisão.
    De facto não parece correto permitir que um clube vá buscar um treinador de uma equipa a disputar a mesma competição quando esta está a decorrer, mas também não vejo solução obvia.
    Mesmo que os regulamentos não permitissem um treinador mudar de um clube para o outro nestas circunstâncias, em termos teóricos o que o Sporting foi buscar ao Braga não foi um treinador…

  • Daniel Goncalves
    Posted Março 5, 2020 at 3:22 pm

    Vida de clube pequeno e assim, o clube grande bate a clausula e vai buscar quem quer
    Poupava se era a hipocrisia

  • André Dias
    Posted Março 5, 2020 at 3:20 pm

    Por um lado Salvador está a ser hipócrita porque o Braga faz o mesmo a clubes menores. Como sempre, só fica incomodado quando o Braga é a vítima. Nada de estranho aqui, está a defender os seus interesses e o seu clube.

    Por outro lado tem uma certa razão. Isto de um clube contratar o treinador de outro clube da mesma divisão com a época a decorrer não é propriamente ético. Principalmente quando se trata de clubes que competem pelo mesmo lugar na classificação. Contudo, se as regras o permitem, o SCP não fez nada de errado. Varandas, tal como Salvador, só está a fazer aquilo que acha melhor para o seu clube, embora pessoalmente ache que está a cometer um erro enorme ao contratar Amorim.

    • Ricardo Miguel
      Posted Março 5, 2020 at 4:09 pm

      E uma situacao comum em todas as areas em que existe competicao. Acontece entre Apple e Microsoft, acontece entre Ford e VW, porque raio nao deveria acontecer no futebol? E o mercado a funcionar.

      Por outro lado, um treinador com nivel de primeira liga que seja despedido a la fernando santos nas primeiras jornadas fica obrigado a parar um ano? Ou tem de descer de divisao ou mudar de pais?

      E uma regra q n faz sentido absolutamente nenhum.

      • André Dias
        Posted Março 5, 2020 at 5:22 pm

        Eu não disse que não devia acontecer no futebol. Só acho que de um ponto de vista ético pode ser considerado reprovável e nesse aspecto compreendo onde Salvador quer chegar.

        Em relação ao teu segundo parágrafo, essa é uma situação diferente. Acho que o que está em causa aqui é o acto de contratar directamente um treinador que está em funções. Ir buscar alguém que está sem clube é perfeitamente aceitável.

    • Dca
      Posted Março 5, 2020 at 3:54 pm

      Quando é que fez?

      • André Dias
        Posted Março 5, 2020 at 5:25 pm

        Contrataram Jorge Simão ao Chaves em Dezembro de 2016.

        • oMeuUserName
          Posted Março 6, 2020 at 12:03 am

          Não é bem igual, porque aí foi um acordo entre ambas as SADs, e aqui o Braga estava um bocado com as mãos atadas pelo valor. Mas sim, percebo o que dizes e com razão: só se queixam quando lhes prejudica a eles. Mas são todos, não é só o Salvador…

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Março 5, 2020 at 3:20 pm

    Mais um exemplo de que a dimensão não é comparável. Amorim apesar dos riscos não parece ter hesitado.

    • Mantorras
      Posted Março 6, 2020 at 12:47 am

      O problema nao e o hoje, e o “daqui a 10 anos”. Nao estou a dizer que o Sporting vai ser ultrapassado enquanto clube, mas que os resultados desportivos de um e outro vao fazer overlap e podem perfeitamente pender para o Braga…

    • Diogo Moura
      Posted Março 5, 2020 at 5:07 pm

      Por 3 milhões ao ano, não admira. O Braga nunca na vida chegaria a esses valores
      Aliás, penso que passa a ser o treinador mais bem pago da Liga Portuguesa – salvo erro. Não sei quanto ganha o Lage ou SC, mas não me parece que cheguem a estes valores.

  • Leonidas
    Posted Março 5, 2020 at 3:13 pm

    Por um lado tem razão o Salvador, mas o Sporting limitou-se a pagar a cláusula de rescisão até porque como o próprio Salvador disse “não havia possibilidade de negociar”.

Deixa um comentário