Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

António Salvador indignado com a ausência de Horta: «Aos 31 anos e com a expressiva carreira que tem, nunca poderia ser sujeito a testes e experiências»

Devia estar na convocatória?  

António Salvador recorreu às redes sociais para mostrar o seu degradado pela ausência de Ricardo Horta nos convocados para o Mundial. O presidente do SC Braga disse mesmo que o extremo foi desrespeitado pelo selecionador nacional ao ter sido chamado em Março como se aos 31 anos ainda tivesse de andar a fazer testes e experiências. Comunicado: “Roberto Martínez acabou de dar a conhecer os seus eleitos para o Mundial’2026. Serão estes os 26 rostos da nossa ambição coletiva e a todos felicito pela chamada, desejando que representem Portugal ao nível das suas extraordinárias capacidades. Serei um entre milhões a torcer, como sempre, pela nossa Seleção. Porém, e enquanto Presidente do SC Braga, não posso esconder a minha desilusão pela ausência do Ricardo Horta e confesso-o sem beliscar as opções técnicas, que não comento e sempre respeitarei. Questiono, isso sim, a gestão feita, o total desencontro entre o que se diz e o que se faz e o tratamento dado a um jogador que, aos 31 anos e com a expressiva carreira que tem, nunca poderia ser sujeito a testes e experiências. Interrogo-me, acima de tudo, sobre a chamada do Ricardo Horta para uma digressão ao México e aos Estados Unidos, no pico da temporada e com tão importantes frentes em aberto para o SC Braga e para o futebol português. É que dos dois cenários possíveis para essa chamada, ambos me inquietam e transtornam. Ou o selecionador tinha dúvidas, o que seria confuso e inverosímil perante tantos e tão reiterados elogios às qualidades futebolísticas, humanas e comportamentais do jogador; ou a lista dos 26 estava já estava bem sólida, o que torna até ofensiva a convocatória, não podendo ignorar-se que essa chamada alimentou, até pelo histórico existente, a expectativa de uma chamada que agora se voltou a frustrar. Depois de ter dito, em março, que a sua decisão mais difícil enquanto selecionador foi excluir o Ricardo Horta do Europeu’2024, a gestão feita torna-se ainda mais incompreensível e, no meu entendimento, desrespeitosa para com o jogador e para com o homem. Esta é uma opinião que me vincula unicamente a mim, mas que em defesa do meu capitão e do jogador mais importante da história do meu clube não consigo calar. Reiterando os meus votos de enorme sucesso para toda a Seleção Nacional, o que controlo e garanto é que o SC Braga continuará a dar todas as condições para que em 2026/27 o Ricardo Horta continue a valer a participação em dezenas de golos e a liderar a nossa equipa rumo aos ambiciosos objetivos que temos, na esperança de que no momento das decisões, e ao contrário do que aconteceu esta época, o tenhamos fisicamente a 100%”.

34 Comentários

  • Um Jasomp
    Posted Maio 19, 2026 at 12:27 pm

    Afonso Moreira acima do Ricardo Horta, na verdade. Qualitativamente e em termos de renovação geracional.

    • Pavel Nedved 10
      Posted Maio 19, 2026 at 1:47 pm

      Tu deverias pensar antes de escrever.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Maio 19, 2026 at 2:21 pm

      Concordo. Afonso Moreira individualmente é 10x superior e provou-o no Lyon quando ninguém tinha expectativas em relação a ele

      • oMeuUserName
        Posted Maio 19, 2026 at 2:46 pm

        Essa prova está connosco na sala? O Horta fez quase o dobro dos minutos do Afonso Moreira na época e tem números muitíssimo melhores, mas se tu dizes que provou é porque provou…

        • Um Jasomp
          Posted Maio 19, 2026 at 2:52 pm

          Números no Braga não é o mesmo que números no Lyon.

          • Pavel Nedved 10
            Posted Maio 19, 2026 at 6:05 pm

            Relembro-te que o Braga chegou mais longe que o Lyon nas competições europeias (curiosamente participaram na mesma) e que os números do Horta são constantes há 10 anos. Nem compares um jogador feito com um miúdo.

        • JJayy "Non Believer"
          Posted Maio 19, 2026 at 3:07 pm

          O Pizzi também tinha números idênticos ou melhores que o Bruno Fernandes, alguma vez esteve ao mesmo nível? Horta é um jogador esforçado, estás a cair na asneira da estatistica, como muitos.
          E provou mesmo, mesmo com a lesão, acaba com 37 jogos, 8 golos e 10 assistências e muitoo melhor individualmente. Não é uma diferença tão grande até para quem vê jogos no Excel, como tu…

  • PMatos
    Posted Maio 19, 2026 at 12:29 pm

    Não aprecio particularmente a figura, mas neste caso estou completamente de acordo com o senhor.

    • maZe
      Posted Maio 19, 2026 at 3:26 pm

      Concordo. Independentemente de eu considerar que o Horta não deveria ir, o Salvador aqui limitou-se a criticar o tratamento que foi dado ao jogador e tem razão em tudo o que disse.

  • Kacal
    Posted Maio 19, 2026 at 12:37 pm

    Isto para mim é apenas querer aparecer e acaba por criar polémica desnecessária quando devemos é estar unidos e apoiar, na minha opinião. Horta foi chamado como foram outros como Paulinho e outros, por vezes fazem amigáveis e depois não são chamados, faz parte. Se podia ter abordado de outra forma a situação, talvez sim. Sejamos sinceros, o Horta é um jogador diferenciado em Portugal e no SC Braga, mas não o é para um Mundial e na nossa Selecção. E atenção gosto muito do Horta, qualquer clube em Portugal gostaria de contar com ele e acima de tudo RESPEITO muito o Ricardo Horta, praticamente uma instituição do SC Braga e uma lenda do futebol Português já quase. Mas não acho que seja escandaloso ele não ir ao Mundial e as opções que vão são muito boas.

    • DD28
      Posted Maio 19, 2026 at 2:05 pm

      Claramente a polémica é uma pausa de seleções completamente desnecessária, especialmente quando o seu objetivo deveria ser preparar o Mundial. Se o jogador não tinha hipóteses, então acho que a FPF deveria proteger os clubes portugueses e os seus jogadores. Principalmente quando há competições europeias em jogo.
      Não vejo como um “querer aparecer” mas sim revolta pelo tratamento que tiveram com o capitão da sua equipa. Parece-me justo e lógico não estar contente com uma chamada desnecessária que só cansou o jogador na fase final da época.
      Tudo o resto, é um presidente a puxar o moral do seu jogador que falhou um sonho (legítimo) de carreira.

      • Kacal
        Posted Maio 19, 2026 at 4:41 pm

        Pois mas quando foi para sair do clube e dar um merecido salto na carreira, o presidente do SC Braga já não respeitou propriamente o jogador e a sua vontade e meteu entraves. Não há Santos aqui. Parece oportunismo do momento. É a minha opinião. Respeito a tua, contudo.

    • oMeuUserName
      Posted Maio 19, 2026 at 2:50 pm

      Mas tu leste o que foi dito? Ninguém disse em lado nenhum que é escandaloso não convocar o Horta, e está lá o apelo à união dos portugueses, tanto no início como no fim. O que se disse é que o Horta (e o mesmo se aplica ao Paulinho) já não está numa fase da carreira onde precise de ir a estágios para ser testado, ou se conta com ele ou não. Andar a levar um jogador de 31 anos para o outro lado do Atlântico, fazendo-o jogar 45min num jogo uma semana antes dos quartos-de-final com o Bétis é desrespeitar o jogador, é dar-lhe uma migalha que, face à carreira dele e à fase em que se encontra, faz zero sentido. É essa a queixa presente no comunicado, nada mais, nada menos.

      • Kacal
        Posted Maio 19, 2026 at 4:39 pm

        Lol e agora o jogador também não pode ser chamado sem garantia que vai ao Mundial? Se o Seleccionador quiser chamar para um determinado jogo e momento pode fazê-lo. Se o jogador não aprecia pode sempre retirar-se da Selecção. A Selecção está acima de qualquer jogador ou devia estar. Ali Horta fez sentido ir na cabeça do Seleccionador mas não faz ir ao Mundial. É a sua opção. Eu acho sem sentido andar com estes comunicados sinceramente. É uma opção como outra qualquer e no caso do Horta nem acho que ele seja diferenciado o suficiente para este alarido. São opiniões. Aceito e respeito a tua, mas discordo.

      • Pablo2
        Posted Maio 19, 2026 at 5:57 pm

        Mas o Bruno Fernandes foi, e outros titulares. Qual o problema? E se o Horta marcasse 7 golos nos jogos?

  • henry14
    Posted Maio 19, 2026 at 1:07 pm

    Podia muito bem ir em vez do Trincão ou do Guedes ou outro qualquer. Trincão, por exemplo joga numa equipa muito melhor e marcou metade dos golos do Horta. Guedes jogou 12 minutos nos últimos 6 jogos. Epah é por isso que alguma malta perdeu interesse nas convocatórias (onde me incluo). O Braga infelizmente não tem qualquer tipo de influência ou peso na FPF. É o que é.

    • Petrol
      Posted Maio 19, 2026 at 1:32 pm

      Horta não é superior nem a Trincão nem a Guedes independentemente das estatísticas.

      • henry14
        Posted Maio 19, 2026 at 2:19 pm

        Aceito perfeitamente essa opinião. Sinceramente é me igual ao litro. São todos banais na minha opinião e é completamente irrelevante quem vai. O meu ponto é que o Braga não tem poder nenhum. Ou seja, só para perceber melhor e aceitando opiniões diferentes… Independentemente das estatísticas e de Ricardo Horta fazer épocas melhores que outros “concorrentes” não deve ser convocado porque no cômputo geral não é superior? É essa a ideia? Fiquei sem perceber… Por exemplo Ricardo Horta não é superior a Guedes? Mas de que Guedes falamos. É que foi um futebolista altamente inconstante na sua carreira. Se o melhor Guedes é melhor que o Melhor Horta? Claro que sim. Mas Horta parece me mais consistente e sabemos mais o que esperar. Do Guedes, lá está, nunca sei muito bem o que hei-de esperar. Enfim, também é irrelevante. Qualquer um que lá vá, vai comer, dormir e treinar. Não vai jogar praticamente nada.

        • Petrol
          Posted Maio 19, 2026 at 4:46 pm

          Nenhum deles é um supra-sumo, aí concordo. Em comentários abaixo falaste de Pizzi e Pote e concordo plenamente com a tua opinião e ainda incluo Trincão nesse lote. Brilha no tugão mas não tem qualidade/intensidade para mais. De qualquer das formas, pelo que tem feito, sendo um dos pilares do Sporting nas últimas duas épocas e um jogador decisivo a sua convocatória é justa. Quando a Gonçalo Guedes fez uma boa época. Concordo que seja de certa forma inconstante. O seu regresso ao Benfica foi um tiro ao lado e parecia um reformado em atividade mas foi capaz de re-aparecer. Tendo em conta a sua polivalência e intensidade, torna-se impossível para mim considerar Ricardo Horta à sua frente que é um excelente jogador para o tugão mas que também nunca lhe vi valor para mais do que isso e por acumular estatísticas com muita facilidade acaba por inflacionar o seu valor.

    • In a Silent Way
      Posted Maio 19, 2026 at 2:09 pm

      Em vez do trincão? Ó Martinez, chega para lá.

  • henry14
    Posted Maio 19, 2026 at 1:18 pm

    PS: depois de António Salvador HUMILHAR Ricardo Horta quando o deixou despedir-se dos adeptos e depois cortar -lhe o seu grande sonho ( para além disto ainda quebrou acordos e felizmente teve que pagar ao Málaga, enfim uma autêntica vergonha) só lhe fica bem e é o mínimo esta defesa. Porque não vamos ser hipocritas, conseguisse Horta ter os números no Benfica que tem no Braga (e a jogar bem , não é a ser uma “nulidade” como Pizzi e o Pote) e era óbvio que ia a seleção à frente de Trincões, Netos, Guedes, Conceições e Potes. Todos estes jogadores banais a meu ver. E não estou a dizer que Ricardo Horta é melhor. Não. Mas come à mesa com todos eles. Podem argumentar “ah e tal Horta nunca na vida jogaria na Juve ou no Chelsea”. Nesta Juve??? Neste Chelsea? Tá certooo.

    • Kacal
      Posted Maio 19, 2026 at 1:56 pm

      Pote e Pizzi eram banais no seu prime de Sporting e Benfica? Horta jogava na Juve atual e no Chelsea atual com concorrentes como Chico Conceição, Yilmaz, Pedro Neto, Palmer, Estêvão, etc? Ou eu percebi mal o teu comentário ou estás a fazer do Horta algo que ele não é porque é porreiro fazer isso agora. O Horta no Benfica não seria melhor que um Pizzi ou Pote, sinceramente.

      • henry14
        Posted Maio 19, 2026 at 2:09 pm

        Sim, eram. Se não eram, diz-me porque é que nenhum clube internacional como deve ser (não incluo aqui Galatasarays ou algo do género, mas é que nem esses 🤣) pegou neles, pq é que Pizzi era fraquíssimo na Champions ou porque é que nenhum dos dois serve/serviu para a seleção. A ser relevante e não a ir lá aquecer o banco,claro). Bater penaltys, livres, cantos ajudam no Excel dos dois. Mas atenção, eram e são (no caso do Pote) muito úteis a nível interno. Simplesmente completamente irrelevantes no panorama internacional.
        Atenção, não quero elevar o Horta a um pedestal onde não pertence, simplesmente mostrar que os seus adversários não são grande espingarda também, simplesmente têm outro peso que Horta não tem. Parece-me óbvio. Mencionas esses jogadores como se fossem incríveis. Mas não são, com exceção de Palmer. Se Chelsea e Juventus querem elevar o nível, obviamente não é com o Horta. Agora se querem ficar em 10º e 6º lugar, respetivamente, Ricardo Horta serve perfeitamente para esse tipo de objetivos. Por amor de Deus, Kacal, é por causa de jogadores como esses que mencionas como Conceição e Neto que Juventus e Chelsea andam pelas ruas da amargura.

        • Kacal
          Posted Maio 19, 2026 at 3:01 pm

          O Yilmaz e o Estêvão são craques e têm um potencial incrivel. O Palmer para mim é top. Os restantes menos bons, mas não são maus jogadores. A questão não é se o Chelsea e a Juventus precisam de melhor, claro que para o que tiveram no passado pede-se mais, mas o meu ponto é que o Horta não está perto do nivel deles e não calçaria nesses clubes, só isso.

          De resto, falas de Pizzi e Pote mas quem é quis realmente o Horta também? Tirando o Benfica não vi grande interesse de grandes clubes. A comparação não é Pizzi e Pote com jogadores de elite, mas sim com Horta e aí os níveis no minimo são semelhantes. Seja como for quem é que o Horta é melhor na convocatória, Guedes? Félix? Leão? Pedro Neto? Chico Conceição? O Chico tem um perfil mais habilidoso e capaz de ser “abre-latas” que o Horta. Mas eu simplesmente discordo que seja escandaloso como tentam fazer crer. Gosto bastante dele e como profissional e “persona” levava, mas como jogador não levava em comparação com quem foi.

          • henry14
            Posted Maio 19, 2026 at 3:26 pm

            “Potencial incrível”. Enfim os dias de hoje, que é tudo à base de potencial. Sim, tal como Anthony, Mudrik entre outros. Kacal, respeito-te aqui no blog mas sinceramente não me apetece estar aqui a desenvolver muito. Sucintamente, aqui o meu ponto não é defender o Horta, que sim também é nada de outro mundo. Aqui o ponto é mostrar que Horta para ser convocado não tem que fazer mais, tem que fazer muito mais que a sua concorrência ou então esperar que hajam algumas lesões. Posso incluir Félix, aqui. Jogador que gosto muito mas que mostra pouco. Só que lá está, há jogadores que não precisam mostrar muito e têm lugar cativo, é o que é.

            • Kacal
              Posted Maio 19, 2026 at 4:46 pm

              Yilmaz e Estêvão têm potencial, mas para mim são já muito bons. Mas pronto são opiniões.

              Se não te apetece debater muito, é um direito teu e respeito.

              De resto para finalizar, o Horta não fez mais que os outros, esse é o problema… para mim fizeram todos parecido, mas simplesmente há uns melhores jogadores que outros e com perfis mais adequados ao momento. É a escolha do Seleccionador.

    • sandro_falagueiras
      Posted Maio 19, 2026 at 2:32 pm

      Estava regadinho, o almoço

    • oMeuUserName
      Posted Maio 19, 2026 at 2:53 pm

      Quem humilhou o Ricardo Horta foi o seu clube do coração, que em vez de pagar o que era justo por ele, andou em jogadas de bastidores a meter terceiros ao barulho para pressionar a venda por valores mais baixos. A prova de que o Horta sabe de que lado estava a razão é a maneira como lidou com a situação e como voltou a jogar pelo Braga como se nada fosse.

      • Petrol
        Posted Maio 19, 2026 at 4:40 pm

        O que era um valor justo por Ricardo Horta?

      • henry14
        Posted Maio 19, 2026 at 4:58 pm

        Acreditas nos contos de fadas que quiseres. Claro, queriam vocês que pagássemos um valor totalmente desajustado 😂. Olha ainda bem que não pagámos, façam bom proveito do Horta. Nós fomos campeões no ano em que o Braga quis humilhar o seu atleta e que foi desleal nas negociações. E isso foi comprovado em tribunal e o Braga teve de pagar. Mas,enfim, toda a gente ficou feliz. Bem, todos menos o Horta e a sua família.

  • Niall joaQuinn
    Posted Maio 19, 2026 at 6:35 pm

    “Interrogo-me, acima de tudo, sobre a chamada do Ricardo Horta para uma digressão ao México e aos Estados Unidos, no pico da temporada e com tão importantes frentes em aberto para o SC Braga e para o futebol português”.
    Nisto tem toda a razão. Ainda por cima, o Horta acabou a época em sofrimento.
    O resto é discutível, como são várias outras opções do Martinez, ainda que não alinhe muito mas críticas sobre o suplente do suplente deveria ser o X ou o Y.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 19, 2026 at 6:52 pm

    Eu teria chamado o Horta. Tem uma inteligência tática e capacidade de decisão muito fortes o que em torneios de curta duração pode ser muito útil. É experiente, fez uma grande temporada e seria até uma representação fora dos grandes clubes que o poderia motivar a ele e a outros. Teria chamado no lugar do Guedes.

    • henry14
      Posted Maio 19, 2026 at 8:34 pm

      Não digas isso que aqui no blog o Guedes às vezes parece Deus 🤭. Deve ter sido por causa de uns golos e de umas arrancadas em Valência. Golos bestiais e arrancadas incríveis, diga-se, mas ainda assim carreira curta.

Deixa um comentário