Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

António Salvador pretende que o SC Braga deixe a Pedreira e regresse ao Estádio 1.º de Maio

A confirmar-se vai ser mais um estádio do Euro’2004 ao abandono, no entanto desportivamente os gverreiros ganham com esta mudança. O antigo estádio está melhor localizado, ainda por cima a Pedreira sem bancadas de topo perde força ao nível do apoio.

António Salvador, revelou, na apresentação da sua recandidatura à liderança do SC Braga, o desejo de deixar a Pedreira para regressar ao antigo Estádio 1.º de Maio, transformando-o num recinto de “terceira geração”. «Em dezembro passado foi apresentado ao senhor presidente da Câmara de Braga [Ricardo Rio] um estudo que foi trabalhado durante um ano. Andámos a auscultar os sócios, adeptos, o tecido empresarial, toda a sociedade para perceber o que era melhor para o estádio. O estádio onde estamos hoje não serve porque não está direcionado para a vertente desportiva, da emoção, de um jogo de futebol, mas antes para conquistar prémios de arquitetura», disse o líder dos gverreiros. Por isso, Salvador quer reconstruir o Estádio 1.º de Maio, construindo um estádio coberto, sem pista de atletismo, para 20.000 espetadores, num custo de cerca de 60 milhões de euros, totalmente pago pelo clube.

37 Comentários

  • Abbas
    Posted Abril 23, 2021 at 10:06 pm

    Seria ótimo para o Braga. Revitalizando o Primeiro de Maio, ficam numa excelente localização no coração da cidade. O estádio atual está muito longe e muita gente já me disse que é um estádio frio e desconfortável (nunca lá fui). É uma grande obra arquitetónica, mas para os adeptos do clube seria melhor.

    Outro caso é o Beira-mar, que demoliu o estádio velho há uns tempos, que estava numa localização maravilhosa. Requalificado, voltaria a trazer os adeptos ao estádio e faria crescer o clube. Ainda para mais numa cidade plana como Aveiro em que é fácil ir a qualquer lado. O estádio do Euro 2004, para além de ser uma aberração estética, está localizado num sítio horrendo, muitíssimo longe do centro.

    • For Dummies
      Posted Abril 23, 2021 at 10:39 pm

      As coisas são muito bonitas, mas também é preciso perceber que dados económicos estão subjacentes à “Pedreira”. O SC Braga paga uns irrisórios 500e de renda mensais à CMB, por um estádio construído para o Euro 2004 com o dinheiro dos contribuintes, para agora passar a ser inutilizado (como já outros foram e caíram no abandono).
      É preciso haver um projecto com sustentabilidade futura antes de avançar para o regresso ao 1º de maio, não é só saltitar de um lado para o outro.
      Comentando mais o teu primeiro parágrafo, confirmo que o estádio é frio, desconfortável e pouca envolvência do futebol se transmite naquele espaço. O 1º de maio poderá ser melhor, a “Pedreira” também era horrível em dias de jogo pela fraca acessibilidade de transportes públicos e o claro exagero no trânsito e estacionamentos como e onde bem se queria.

      • lipe
        Posted Abril 24, 2021 at 6:49 pm

        O Braga também paga 750 mil euros de manutenção, algo que muita gente convenientemente se esquece quando refere os 500 euros de renda.

    • LMMarado
      Posted Abril 23, 2021 at 11:02 pm

      É uma coisa complicada de pensar. O que se gastou e o que se perdeu para ter o Estádio, para agora, passado 18 anos apenas (!!!), decidir abandonar?

      Sou de Braga (não do SCBraga, mas já vi bastantes jogos nos dois estádios), e a verdade é que o estádio “novo” é conceptual, frio, não é longe (moro ao lado do 1º de Maio e demoro 35 minutos a pé a chegar ao Municipal), mas tem maus acessos, é muito duro de escalar (é preciso subir sem fim para chegar à bancada superior) e é para inglês ver. Mas foi caríssimo e obrigou a destruir parte de um castro simbólico da cultura pré-romana da região… Tudo para, em segundos, se decidir dizer adeus… O Braga está a ser um pouco ingrato, porque a autarquia sempre lhe deu o estádio de mão beijada. Até aquele asqueroso “naming” permitiram.

      Moro ao lado do Primeiro de Maio, e não posso negar que era interessante ver um estádio moderno e coberto ali. Mas e o que está lá? É do Braga, sequer? Não, mais uma vez vai obrigar o Município a dar de mão beijada para o Braga “só” investir a construção.

      Acho que esta questão é bem mais complicado do que “seria óptimo para o Braga”, também temos que considerar o resto, e o Braga ainda está longe de ser o clube representativo da cidade, ainda menos da região, que gostaria.

      • MM
        Posted Abril 24, 2021 at 6:17 pm

        O estadio 1o de maio esta quase ao abandono, sinceramente a CM Braga deberia agradecer se alguem aparecer com capacidade de investir na sua recuperacao, porque a camara claramente nao tem. Perdia se a posta de atletismo, que o sc braga teria de disppnibilozar noitro sitio qualquer, talvwz nas camelias, ao pe

    • Gunnerz
      Posted Abril 23, 2021 at 11:19 pm

      Verdade. Desde q construíram o novo estádio apenas fui ver o Beira mar uma vez, frente ao Braga. Já deve ter sido há uma década. De resto só lá fui ver jogos de seleções e o Sporting com o Tondela. Quando era no velho Mário Duarte era uma emoção gigante lá ir e um ambiente fantástico, sempre aos domingos à tarde quando eu era miúdo. Íamos a pé atravessando o parque da cidade, cheio de pequenos comerciantes/feirantes a vender comida bebida e produtos do clube. Estes Estádios de agora é para esquecer, a mística perdeu-se. Já estive em Estádios pela Europa fora como Alvalade, Emirates, San siro, camp nou, matmut entre outros e são espectaculares mas é tudo muito grande e falta ambiente de festa. Estive em vários mini Estádios na Irlanda em trabalho e a forma como se vivia o jogo era incrível.

      Fim de contas o Salvador por uma vez tem razão e concordo com a ideia.

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 23, 2021 at 10:10 pm

    O Caso do Braga até é curioso porque é dos poucos estádios do Euro 2004 que até ficou bonito na aparência e com isso até ganhou certo carisma. Contudo, estes estádios estão pensados para tudo menos para aquilo que o jogo deve ser: jogado em campo e visto nas bancadas…
    Vou-me rir se a moda pega e todos os mega estádios do Euro serão abandonados, sinceramente se nem o do Braga agradou (e eu até acho que é bem bonito) então nem me perguntem o que eu faria se tivesse neste momento 1000 milhões para gastar no Benfica. A primeira coisa que fazia era deitar abaixo este estádio atual e reconstruir o antigo Estádio da Luz, na mesma arquitectura clássica e capacidade, apenas com alguns melhoramentos. O resto investia na equipa e contratava o Messi ahahahaha!
    Ah, mais uma coisa, os sócios do Braga é que vão decidir isto ou é uma decisão do Salvador, fiqui sem perceber…

    • Estigarribia
      Posted Abril 24, 2021 at 11:07 am

      Joga_Bonito,

      Se isto do Braga for para a frente, a Pedreira juntar-se-á ao Municipal de Aveiro, de Leiria e do Algarve como estádios do Euro 2004 que estão “ao abandono”. Assim, sobrarão a Luz, Alvalade, Dragão, D.Afonso Henriques, Bessa e, salvo erro, o Municipal de Coimbra.

      Quanto ao resto, como Sportinguista, eu até gosto do estádio do meu clube e a única coisa que eu tirava, se tivesse esses tais 1000 milhões de euros (ou substancialmente menos), era aquele fosso que lá está que não acrescenta nada ao estádio. Mas eu lembro-me bem de ainda ter visto jogos no velhinho Alvalade.

      Saudações Leoninas

      • Dennis Bergkamp
        Posted Abril 24, 2021 at 4:18 pm

        Os municipais de Aveiro e Leiria não estão ao abandono, os respetivos clubes jogam lá. Não tenho a certeza se a UD Leiria é sempre como o Beira-Mar, mas pelo menos jogam muitas vezes lá.

    • Bruno Cunha
      Posted Abril 24, 2021 at 12:24 pm

      Mandar o estádio da Luz abaixo é pecado, é um estádio lindo!

      • Joga_Bonito
        Posted Abril 24, 2021 at 12:56 pm

        Nao é nem de perto tão bonito como o antigo, nem tem a sua capacidade de público nem a sua mística.

        • DYI
          Posted Abril 24, 2021 at 1:28 pm

          Para quê ter um estádio com mais de 80’000 lugares se nem os 65’000 atuais conseguem encher? Ou melhor, conseguir conseguem, 3/4 vezes por ano a vender bilhetes ao preço dos minutos de compensação.
          É muito giro ter estádios enormes, mas mais bonito ainda é ter estádios cheios.

          • Joga_Bonito
            Posted Abril 24, 2021 at 3:14 pm

            Há público sim para encher os estádios mas não com esta política de bilheteira nemn com as proibições parvas que se tem feito nos estádios.

          • El Pipito
            Posted Abril 24, 2021 at 3:55 pm

            Nos anos do tetra (e mesmo nos anos seguintes), o estádio tinha médias de 50k. Com mais capacidade e com bons resultados desportivos, essas médias disparavam.

  • Estigarribia
    Posted Abril 23, 2021 at 10:33 pm

    Acho que o SC Braga faz bem em voltar ao Estádio 1° de Maio. Mas se calhar tem que fazer algumas obras para estar operacional para as próximos épocas na Primeira Liga.

    Este caso do SC Braga lembra-me o meu SC Covilhã quando jogavam no Complexo Desportivo da Covilhã e depois, em boa hora, a partir da época de 2012-2013 começaram a jogar novamente no Estádio Municipal José Santos Pinto. Até aos dias de hoje.

    Saudações Leoninas

  • MM
    Posted Abril 23, 2021 at 11:05 pm

    É por estas e por outras que portugal esta onde esta. Onde ja se viu uma CM gastar 160M num estadio de futebol, o orcamento inicial era perto de um terco disso, ser o estadio mais caro por lugar do euro 2004, e ser o pior deles todos!
    E ninguem é acusado de nada, tudo normal aqui.
    O estadio atual é pessimo, mas nem é pela localizacao, é mesmo pelo frio e por matar todo o ambiente futebolístico, por isso adorava um novo estadio, e as imagens que vieram a publico do novo 1o de maio sao lindissimas.
    Mas estranho (ou nao) esta obsessão do Salvador com betao…cheira a esturro if you know what i mean..
    Por outro lado, 70M que depois facilmente podem chegar a 100M sao bem capazes de matar de vez o clube

  • Ricardo Lopes
    Posted Abril 23, 2021 at 11:18 pm

    Pelas fotos é um projeto muito bonito e cativante. Porém acho que um investimento como o Municipal de Braga não pode ser deixado de lado. É mais um estádio que à semelhança de muitos outros do Euro 2004 deixará de ter jogos de Primeira Liga. Seria muito mais interessante terem feito uma reconstrução de alguns estádios (como foi feito em Guimarães, penso eu). Nota para que se o avultado dinheiro gasto nesta obra ser oriundo dos cofres do SC Braga, o clube deve estar num bom período financeiro (bom trabalho de António Salvador). Pode ser que com a volta ao Primeiro de Maio possam conquistar o campeonato.

  • GoldenFCP
    Posted Abril 23, 2021 at 11:41 pm

    Seria uma ótima ideia.
    O Braga bem precisa do seu dragão/luz. Um estádio com ambiente frenético e que imponha respeito e receio a quem o pisa. Com publico presente ter uma fortaleza assim é quase entrar a ganhar nos jogos em casa

  • Marcio Ricardo
    Posted Abril 24, 2021 at 1:06 am

    Se era pra isto para que fizeram a Pedreira ? Que estupidez, mais uma… Mas como o dinheiro é dos contribuintes os cães ladram e a caravana passa.

    • lipe
      Posted Abril 24, 2021 at 6:45 pm

      A Pedreira fez-se para algumas pessoas meterem algum ao bolso, não foi a pensar em futebol ou no adepto.

  • Kacal
    Posted Abril 24, 2021 at 10:55 am

    Acho que o SC Braga, podendo fazê-lo, deveria avançar em força. Não estou muito por dentro do assunto, mas sendo verdade que a localização é melhor para ter mais adeptos e ser mais prático noutras situações também e isso beneficia clube e os próprios adeptos. Juntando ao facto de ter visto as fotos de como ficará supostamente após as obras, ficaria um estádio bem bonito e moderno portanto acho que é uma ótima ideia

  • riscas
    Posted Abril 24, 2021 at 12:01 pm

    Nunca estive na pedreira, mas já estive no 1º de Maio, embora sempre em ambiente de segunda liga, com as bancadas quase desertas, mas é um estádio com um ambiente diferente de todos os outros estádios onde já entrei. É uma pena aquilo estar quase ao abandono. Para o Braga pode ser muito bom regressar lá.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 24, 2021 at 12:02 pm

    É uma boa forma de aproximar os adeptos do clube, já que a maioria dos adeptos moram na cidade e o estádio remodelado acabaria por ser um símbolo da cidade, por ser no centro de Braga. Se os adeptos e o presidente concordarem, não vejo porque não poderia aumentar a capacidade da equipa nos jogos em casa.

    Agora a questão é: o que fazer à Pedreira? Vai ser mais um estádio abandonado, que até é bem bonito por sinal e foi mais dinheiro esturrado aqui por nós.

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 24, 2021 at 12:12 pm

    Se não aproveitam esta altura com taxas de juro a níveis historicamente baixos para requalificar e fazer obras então não sei quando vão conseguir fazer…

    Mas tenho um feeling que sei qual seria a empresa que iria construir este estádio… A mesma empresa que construiu o Wanda Metropolitano do mesmo senhor que pediu 700 milhões de euros a um banco falido e nunca os pagou de volta nem tenciona pagar… Vamos pagando todos…

  • J Silver
    Posted Abril 24, 2021 at 1:08 pm

    É uma pena já que o projecto do Souto Moura é o meu estádio favorito em Portugal, seguido de perto pelo Dragão. Mas se as pessoas se queixam de tudo (localização, acessos e sobretudo o frio/ambiente) então é compreensível que o clube queira mudar.

    Um recinto com 20000 lugares parece-me sustentável e um bom passo para que possamos ter mais bons ambientes de estádio cheio em Portugal. Espero que o Braga consiga acompanhar essa ambição e cativar mais pessoas a acompanhar o clube do que aquelas que antes da pandemia se podiam ver na pedreira.

  • PMCM
    Posted Abril 24, 2021 at 3:19 pm

    Sou de Braga e sou adepto do SCBraga. Contudo, também sou português, cidadão que cumpre com as suas obrigações fiscais e que espera que o Estado Português, assim como a sociedade no geral, tenha um funcionamento razoável.
    O que se passou no Euro 2004 foi, como se diz na minha terra, ter mais olhos que barriga. Fizeram-te estádios a mais, por preços absurdos. O caso mais paradigmático disto é a Pedreira.
    A Pedreira foi o estádio mais caro do Euro 2004. Custa anualmente balurdios aos cofres da C. M. Braga, que pouco ou nada cobra ao S. C. Braga. O bem público ao serviço do futebol…
    Como se isto não fosse suficiente, a academia do Braga foi agora construída em terrenos que foram expropriados com o objetivo inicial de aí ser construído o Parque Norte da cidade mas que entretanto foram “vendidos” ao clube por 1€, segundo vi na SIC. Mais uma vez, o bem público ao serviço do futebol…
    Posto isto, enquanto adepto, cidadão de Braga e português, vejo esta atitude do presidente do SCB como de quem cospe no prato de quem lhe deu de comer (leia-se, o contribuinte português).
    O que acontecerá ao estádio atual, a Pedreira?! Não há nenhum clube na região que possa dinamizar aquele ativo, seja ele bonito ou feio (dependendo dos gostos), bom ou mau para a prática desportiva. Estes pros e contras deviam ter sido considerados pela CMBraga e pelo clube em 2004. Não foram?! Azar.
    Caso contrário, isto é só mais um prego que o futebol espeta no caixão da nossa sociedade.

  • Bino Costa
    Posted Abril 24, 2021 at 4:27 pm

    Sou arquitecto e sou da opinião que a Pedreira é realmente uma obra prima de arquitectura, o mais bonito estádio do Euro 2004, a milhas em qualidade dos abortos do Taveira que projectou 3 (!!!) estádios.
    No entanto, devo dizer que o próprio Souto Moura admitiu que não percebia nada de futebol e a sua inspiração veio dos teatros gregos que eram esculpidos na paisagem para criar o anfiteatro. Originalmente, a ideia dele até era fazer apenas uma bancada, replicando o conceito do teatro, com o palco no sopé da bancada. Mas não conseguia enfiar os 30.000 lugares obrigatórios e teve de fazer a segunda no lado oposto.
    Dito isto, o estádio em termos de assistir a um espectáculo de futebol não é muito bom. As bancadas são muito íngremes e lá em cima já praticamente não se vê nada, sendo aberto de dois lados está muito exposto às intempéries e não cria aquele ambiente fechado de adeptos que normalmente dificulta a vida aos opositores.
    Não haja dúvida que a primeira escolha em 2004 devia ter sido reabilitar o 1º de Maio, foi mais um dos erros desse fatídico Euro que simboliza hoje já o início de uma queda financeira até à intervenção da troika. O clube Braga certamente beneficiaria claramente deste projecto, no entanto, um estádio daqueles ao abandono seria realmente estranho. Quiçá transformá-lo no intuito original do Souto Moura, como espaço de espectáculos ao vivo, teatro, concertos!

  • Fury
    Posted Abril 24, 2021 at 4:32 pm

    Isto é só vergonhoso!!! Um estádio que custou balúrdios, sendo inclusive o mais caro de Portugal, é para abandonar ao fim de 18 anos de uso? Como contribuinte português fico revoltado com quem toma semelhante decisão e principalmente com os outros contribuintes que pagaram pelo estádio mas que acham isto uma boa ideia! Recordo que este estádio custou perto de 200 M e que todos nós aqui pagamos por ele, portanto não, sou completamente contra esta mudança. Em Portugal, o pouco que temos de bom é para deitar ao lixo

    • MM
      Posted Abril 24, 2021 at 6:05 pm

      Se o novo estadio for pago pelo sc braga e nao pela CM Braga, qual o problema?
      O problema foram os 200M ja gastos, e nao uma entodade privada fazer uma obra a suas expensas

    • lipe
      Posted Abril 24, 2021 at 6:44 pm

      Deves ter visto muitos jogos no Municipal de Braga.

  • Niall joaQuinn
    Posted Abril 24, 2021 at 4:41 pm

    O Governo acabou de injetar 1200 milhões de euros numa empresa sem qualquer tipo de viabilidade económica, que vive do financiamento público que vai recebendo ciclicamente: a TAP.

    Os estádios do euro ao pé disto são peannuts.

    Não tenho nada contra a TAP, mas isto serve apenas para as coisas em perspetiva.

    O dinheiro público é mal gasto em Portugal e este estádio da Pedreira é só mais um exemplo.

    O Braga não tem culpa nenhuma disto e tem o direito a escolher a sua “casa”.

    A haver um responsável pelo estádio da pedreira não é o Braga seguramente.

  • Joao Silvino
    Posted Abril 24, 2021 at 4:59 pm

    Caso mudem, penso que a decisão lógica será demolir a Pedreira. É melhor encarar o problema nos olhos em vez de andar anos a acumular despesas e prejuízos…

  • Kuiper
    Posted Abril 24, 2021 at 5:21 pm

    Na minha opinião, baseando na experiência que tenho do Estádio Municial de Braga, acho uma boa opção. A Pedreira é uma aberração, um estádio wanna-be, mal localizado, pensado apenas para ser uma suposta maravilha arquitetónica, mas que falha redondamente nos principais objetivos de um estádio de futebol, já que não cria ambiente nenhum, é grande de mais para o volume médio de adeptos que lá vai (ou ia, antes da pandemia) e, para quem está lá dentro, é sinceramente deprimente com todas as suas cores cinza e… pedra.

    Posto isto, um 1º de Maio renovado seria uma hipótese muito melhor para o Braga. Histórico, central na cidade e nem perde a nível de engarrafamento e entrada para o estádio, porque quem vem do lado do Braga Parque para o Estádio Municipal bem que se vê à rasca no trânsito, por isso pelo centro de Braga não ia ser muito diferente. Já para não falar na brilhante (not) entrada do Municipal de Braga, que gera fila seja por que entrada for, já que entra tudo pelo mesmo sitio… Em suma, o Municipal de Braga só é bom mesmo para receber o Enterro da Gata e a renovação do 1º de maio podia ser pensada de modo a não cometer os esmos erros.

    Já a nível de dinheiro gasto e desperdiçado, é o costume. Quem pensou no municipal de Braga em 2004 não devia perceber muito de futebol…

  • lipe
    Posted Abril 24, 2021 at 6:56 pm

    Percebo quem refira o custo extremamente elevado que a Pedreira teve; no entanto, que culpa tem o Braga e os seus adeptos das megalomanias de políticos e arquitectos portugueses ? Temos que andar uns 50 ou 60 anos a levar com um estádio que devia estar num museu apenas porque este foi criminosamente caro ? Um violino de ouro é muito bonito mas não faz música, é isso que a Pedreira é.

    Que se tirem umas fotografias, façam uma maquete para a posteridade e de seguida manda-se aquilo abaixo.

  • Macaco
    Posted Abril 24, 2021 at 9:31 pm

    Mais um “elefante branco” do Euro financiado por nós e ao abandono ficará…
    Estádio de Aveiro
    Estádio de Leiria
    Estádio do Algarve
    Pedreira…
    Boa gestão do estado….

Deixa um comentário