Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Apanha-me se puderes

Não é o jogo do ano, nem tão pouco o jogo do título, mas o Benfica-Porto pode esclarecer muita coisa no que ao título diz respeito. Em campo entram duas equipas a seguir trajectórias bem distintas. O Benfica vem de oito vitórias consecutivas para a Liga, os seus últimos jogos têm sido traduzidos em goleadas, e finalmente alcançaram o Sporting na liderança. Já o Porto, viu perder essa liderança aquando da visita a Alvalade, mudou de treinador, vem de uma derrota caseira frente ao Arouca, e vê os rivais de Lisboa a meia dúzia de pontos de distância.

Se por um lado Rui Vitória parece ter sacudido a pressão de treinar um grande, e finalmente terá ajustado o banco do Ferrari de modo a obter uma condução segura, já José Peseiro parece estar ainda a ler o manual de instruções do seu veículo. A juntar à pesada herança basca, o treinador do Porto tem ainda de contar com as lesões de Maicon (com tudo o que veio associado) e Marcano, que claramente baralharam a abordagem ao clássico.
Por estas razões, o Benfica parte como favorito e em clara vantagem emocional, mas na prática o jogo começa a zeros, e o Porto tem, ou tinha, como tradição responder a preceito nestes momentos decisivos. Por outro lado, este é um bom teste às verdadeiras aspirações do Benfica, não só pela teórica capacidade do oponente, mas também pelo significado da partida, pois uma vitória encarnada põe um ponto final nas aspirações azuis e brancas, e obriga o Sporting a vencer no dia seguinte, sob pena de ver o rival disparar.
Mas como no futebol as dúvidas são mais que as certezas, seguem-se algumas questões em aberto, e cuja resposta pode ser determinante para o desenlace final.
Forte contra os mais fortes?
O Benfica tem trucidado os recentes adversários, mas ainda carrega o ónus de somar quatro derrotas frente aos rivais directos. O jogo de Sexta parece ser o ideal para inverter a tendência, dada a fragilidade actual do Porto. No entanto, os portistas possuem individualidades que podem decidir uma partida, e os encarnados mostraram alguma dificuldade em lidar com equipas que os obriguem a transições defensivas rápidas e eficazes.
Triângulo ou losango?
Que José Peseiro é adepto de um quarteto de médio é público, mas dificilmente conseguirá implementar esse modelo a curto prazo. Ainda assim, pode perfeitamente testar um trio composto por André André, Herrera e Ruben Neves (assumindo que Danilo pode recuar), com Brahimi a jogar como médio ofensivo, atrás de uma dupla mais avançada, dificultando assim o jogo interior de Gaitan e Pizzi.
Será desta, Jonas?
O brasileiro anda de pé quente, mas carrega o rótulo de desaparecer nos jogos decisivos. Embora tal conclusão seja verdadeira, muitas vezes nem é por sua exclusiva culpa, pois a própria postura colectiva (como o ano passado em Alvalade, em que o Benfica se limitou a defender) dificulta o seu trabalho. Considerando que o Benfica vai ter uma postura atacante e ir atrás da vitória, está na hora do avançado se mostrar neste tipo de partidas.
E na frente joga quem?
Aboubakar tem estado mal, e não tem primado pela eficácia. Em Alvalade podia ter virado o rumo aos acontecimentos, mas falhou redondamente na cara de Patrício, e o seu rendimento está muito aquém do esperado. O coreano Suk é uma opção, mas não tem tarimba, e ainda lhe faltará o necessário entrosamento com os colegas. O outro reforço de Inverno, Marega, pode ser aposta, numa perspectiva de usar a sua velocidade num sistema que privilegie o contra-ataque, e tente explorar os espaços.
Dominador ou nem por isso?
Renato Sanches está ligado à subida de rendimento do Benfica. Vitória procurou solução para segundo médio, e encontrou no jovem médio a resposta. Sanches (ou Sanchez, para os entendidos) tem sido preponderante na primeira fase de construção, trazendo velocidade a um processo cuja lentidão e imprecisão emperrava o jogo ofensivo. Porém, ele continua a demonstrar alguma dificuldade em ocupar o espaço defensivo, dificuldade essa bem disfarçada graças a uma disponibilidade física muito acima da média, que lhe permite recuperar terreno. Se contra adversários que ataquem pouco, e com poucas unidades, tal não é problemático, frente a um Porto inspirado, o desfecho pode ser diferente.
O parceiro de Indi é?
Sem Maicon e Marcano, Peseiro terá de improvisar. Uma opção é recuar Danilo, mas o ex-Marítimo não tem a velocidade necessário, e tirá-lo do miolo implica perder o melhor elemento em termos de recuperação e pressão. O jovem Chidozie é o único central disponível, mas estrear um jovem num jogo desta importância tem imensos riscos associados.
Artur Soares Dias?
Nomeação natural, daquele que é reconhecido, a par de Jorge Sousa, como o melhor árbitro da actualidade. A recente arbitragem de Rui Costa no Dragão veio colocar ainda mais o foco em ASD que, sabendo que errar é humano, tentará ser o menos humano possível. Se o jogo for equilibrado e competitivo, dificilmente deixará de ser polémico, mas a grande questão que se coloca antes destes clássicos é saber qual a postura no plano técnico (vai deixar jogar, ou apitar a tudo de modo a tentar controlar o jogo) e disciplinar (malha apertada desde o apito inicial, ou adiar ao máximo a amostragem de cartões), e se a mesma é coerente ao longo do noventa minutos.

Visão dos Leitores (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno R.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i[‘GoogleAnalyticsObject’]=r;i[r]=i[r]||function(){
(i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
})(window,document,’script’,’//www.google-analytics.com/analytics.js’,’ga’);

ga(‘create’, ‘UA-71200351-1’, ‘auto’);
ga(‘send’, ‘pageview’);

0 Comentários

  • m1950
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 1:48 pm

    Infelizmente não vou poder ver o jogo.

    Rúben Neves , André , Evandro , Corona , Brahimi

    Este devia ser o meio campo de Peseiro e com Danilo atrás até ganha saída de bola , e claro com Neves à frente dele , a sua tendência vai ser colocar o Herrera , para ter 2 médios de cobertura à frente do Danilo , o que eu acho desnecessário tendo em conta que o Benfica joga com 2 médios.

    Em relação ao Benfica , não tenho visto os jogos , mas sei que é goleadas atrás de goleadas , interessante será ver a imposição da equipa perante um adversário de outro nível , pese embora eu ache que se o Porto sofrer cedo a instabilidade vem ao de cimo.

    Os 4 defesas não sendo estrelas terão de jogar com tudo o que teem , isto perante um Porto que joga muito na pressão , Renato poderá vir a ser fulcral na luta a meio campo , sendo que num jogo destes não pode falhar passes como os que faz , porque aqui quem tem de solicitar a bola no espaço é o mobilidade dos seus colegas , não queira meter bolas no espaço só para dizer que rompe e depois não está lá ninguém , jogando seguro , pode vir a ser fundamental , depois na retaguarda penso que Vitória devia apostar em Samaris , tendo em conta a fraca saída de bola na defesa ( desconheço lindeloff , mas sendo novo na equipa , não sei se arriscará e se a equipa confiará como aconteceu com Semedo no Sporting) . No ataque teremos Maxi vs Gaitan e Pizzi vs Layun , sendo que os alas do Benfica , principalmente Pizzi tem aqui oportunidade de mostrar nervo e claro também terão de ter preocupação em não deixar os laterais ( de momentos os melhores atacantes do Porto) envolverem-se na manobra ofensiva.

    Lamento não poder ver pois penso que será um grande jogo se o Porto não sofrer cedo.

  • Zé Barros
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 12:49 pm

    Estou à espera de um grande jogo. Num clássico não há favoritos, mas o fator casa pode ser importante.

    No entanto, quando o Porto está "por baixo" costuma a sair "por cima" dos clássicos.

    Acredito que quem marcar primeiro vence o jogo.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:25 am

    Apostaria em:
    FC Porto: Casillas, Maxi, Danilo, Indi, Layún, Rúben Neves, Herrera, Evandro, Corona, Brahimi, Aboubakar

    Benfica: Júlio César, André Almeida, Lisandro, Jardel, Eliseu, Samaris, Renato Sanches, Pizzi, Gaitán, Jonas, Mitroglou.

    Em relação ao encontro, o Benfica é favorito porque está à frente, está mais consistente, produz um futebol com mais qualidade, tem jogadores em melhor momento e mais confiantes e tem sido muito mais eficaz. A vitória é crucial, uma vez que permitiria aos encarnados olhar para o campeonato de uma forma ainda mais optimista, mantendo também o balão cheio (uma derrota poderia fazer esquecer um pouco os resultados recentes e fazer voltar os fantasmas e que este Benfica é fraco em jogos grandes), enquanto que o FC Porto tem um jogo de tudo ou nada, visto que uma derrota afasta praticamente os dragões da luta pelo título.

    Diria que se o Benfica marcar cedo terá uma vitória fácil. Parece-me que em relação aos encontros grandes anteriores haverão 3 mudanças para melhor: Lisandro, se jogar, garante uma dupla de centrais mais rápida; Renato Sanches deu outra capacidade ao meio-campo; Pizzi outro equilíbrio e qualidade no último passe. Com estes 3 elementos o Benfica dividirá os jogos grandes e poderá até superiorizar-se.

    Por outro lado, o FC Porto tentará roubar o ímpeto às águias, tentando gerir a posse de bola. André André atravessa um mau momento e por isso lançava Evandro, um elemento muito inteligente e que lida bem com a pressão (entrou no ano passado com o Sporting do nada e fez um óptimo jogo). Danilo no eixo parece-me o mais seguro, dando também qualidade na primeira fase de construção, enquanto que não me admiraria se Suk ou Marega (este na ala) fossem lançados. Ainda assim, o trio ofensivo que tem jogado é o mais forte e aquele que mais problemas pode criar.

    Por fim, espero que a reacção ao "regresso" de Maxi não seja demasiado hostil. Seria uma lição que o Benfica daria.

  • Diogo Palma
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:20 am

    O Porto não tem de se preocupar com a lesão do Marcano visto que o Jonas contra os "grandes" tem sido sistematicamente o melhor central dos adversários.

  • SCP_fan
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:19 am

    Se Peseiro hoje arriscar num 442 com:
    Casillas; Maxi, Chidozie, Indi, Layun; Danilo Pereira; André André, Ruben Neves e Evandro; Suk e Aboubakar, vence o jogo da Luz!

    SL

  • Diogo Palma
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:16 am

    Espero que o Peseiro não se ponha a inventar porque o sistema de 4-4-2 losango no Porto ainda não está bem trabalho e na minha opinião nem tem jogadores para adoptar esse sistema.

    Para o Porto ter alguma hipotese com o Benfica terá de ter o meio-campo povoado de forma a "engolir" a dupla de médios do Benfica visto que tanto Jonas como Mitroglou não baixam para ajudar os seus companheiros.
    Outro forma de "secar" este Benfica é neutralizar os extremos e o Porto conta com os dois melhores laterais da liga, Maxi e Layun.

    Não acredito que alguém saia vencedor deste jogo, penso que acabará por terminar num nulo a menos que a defesa do Porto "meta água" ou que o Peseiro invente.

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 1:03 pm

      Sério que pensam isso?

      Eu por acaso até acho que o Porto vai numa de: Não podemos sofrer, porque se entra o primeiro estamos lixados… Vamos jogar sem desequilibrar, e tentar aproveitar…

    • Cooper
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 12:48 pm

      Não quer dizer nada… O sporting benfica do ano passado ficou 1-1 com golos no final do jogo, e era de vida ou de morte para o sporting. Por pouco não ficou 0-0

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:52 am

      Concordo Pedro, acredito que este jogo terá golos porque o Porto joga aqui o tudo ou nada, pois se perde ou empata é adeus ao titulo, portanto o Porto vai ter sempre de arriscar a determinada altura do jogo…

    • Pedro, o Polvo
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:31 am

      Oh Diogo, nulo nunca vai ficar, isto para o FCP é de vida ou de morte, ou seja, ou vamos marcar ou vamos sofrer, mas golos, tenho a "certeza" que vão haver!!

      Se o jogo estivesse empatado aos 70mins era de arriscar tudo, cantos com o guarda redes a ir à área e afins ahah .. Fora de brincadeiras, é muito improvável que não se marquem golos e o FCP têm obrigação de arriscar, porque só a vitória interessa, todos os outros resultados levam a uma longa e penosa segunda volta …

    • stanpanan
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:29 am

      A única forma de o Benfica ganhar é o peseiro inventar ou a defesa do porto meter água?

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:07 am

    Como portista gostaria que a equipa conseguisse um resultado positivo e desse quase como um grito de revolta, mostrando união e vontade, coisa que ainda não se viu esta época. No entanto não me parece muito possível, o FCP dos últimos anos a jogar na luz e em alvalade perdeu um pouco daquilo que tinha e com o adversário num bom momento tudo indica que a vitória será alcançada com relativa tranquilidade.. Espero e desejo é claro estar muito enganado e ter que dar a mão à palmatória no fim disto tudo, mas sinceramente e depois do que tenho visto esta época a equipa não parece ter força mental para muito. Peseiro não tem nenhum teste de fogo hoje, pois ele está ainda a começar, tentando fazer uma espécie de pre época com a época a decorrer já em grande ritmo. Mas é claro que se vencesse hoje e ainda fosse capaz de ir a luta seria, para ele, uma grande prova de capacidade e qualidade, e importante para que na próxima época esteja no banco com plena confiança dos adeptos.

    Silva

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:06 am

    Estas últimas, largas, semanas de evolução do Benfica têm sido muito interessantes de ver e analisar do lado de fora, sem esboçar um comentário por aqui, numa expectativa silenciosa.

    Finalmente virá um teste, mental e táctico, a sério. Friso a parte táctica deste jogo. Isto porque, finalmente, e de uma vez por todas, Vitória terá o seu teste táctico máximo e final. Tendo em conta os automatismos ganhos nas últimas semanas face a equipas de bloco defensivo médio/baixo, agora, finalmente, terá um desafio extremamente difícil em termos tácticos, que o obrigará a provar, de uma vez por todas, se realmente tem dedos para esta missão.

    Pois as semanas que precederam, por mais vitoriosas e interessantes tenham sido, ajudaram a esconder problemas antigos tácticos que, a meu ver, ainda não tiveram um teste duro para ver se, finalmente, foram ultrapassados ou não. Tudo aponta que sim, mas vamos ver. Desengane-se quem pense que será um jogo fácil. Bem pelo contrário, será dos jogos mais difíceis que podia calhar ao Benfica tendo em conta o estado do Porto. Este é o jogo ideal para a equipa do Porto dar um murro na mesa e dizer "presente".

    Prevejo um jogo táctico amarrado, um xadrez em movimento. Por isso, extremamente interessante será de ver que soluções irão ser escolhidas de início e que soluções, tácticas, serão escolhidas durante o jogo e como, ambos, irão adaptar-se perante situações que obrigam a mudar os planos – ou seja, golos.

    Veremos como será…

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:05 am

    O Peseiro não tem nada que inventar, toda a gente sabe que o ponto fraco do Benfica são os laterais, jogar com Corona e Brahimi bem abertos é meio caminho para por em sentido este Benfica, Danilo em cima de Jonas, Herrera com Sanches e André André no apoio a Aboubakar. 433 clássico será a melhor solução.

    Mário

  • JSC
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:03 am

    4-4-2 com o Suk na frente ganha o Porto. Qualquer outra táctica com o Suk lá ganha o Porto também ehehe.

  • Pedro, o Polvo
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 10:44 am

    Há um ponto positivo em todas as situações e é isso que Peseiro deve explorar hoje. O FCP está no pior momento, ou num dos piores dos últimos 20 anos. Não há nada mais a fazer que não ganhar, o empate não serve, a derrota muito menos e só uma vitória nos pode dar algum oxigénio. Joga-se muito para o FCP e para o SLB aqui hoje, mas também se joga muito para Peseiro e Rui Vitória .. Peseiro sabe que se perder este jogo, vai criar uma segunda volta sofrível, com os adeptos sem a mínima paciência, diminuindo as suas chances de ficar no FCP. Vitória sabe que se hoje perder, todas aquelas dúvidas da sua qualidade vão voltar a pairar, ficando rotulado como o Benfica que só ganha aos "pequenos".

    A qualidade está lá, mas quando não se espreme nada, já se começa a duvidar .. A mística, claramente, não está lá … Depois dos últimos acontecimentos com Maicon, o orgulho portista está bem ferido.

    Acrescentando a isto a lesão de Marcano, parece que dificilmente as coisas poderiam estar piores, mas eu não penso assim, passo a explicar:

    – O FCP dá-se bem nos momentos em que é desvalorizado.
    – O SLB está a nadar em sobranceria, a sua equipa melhorou, é certo, mas ainda não acho que esteja num nível bom, como os vi nos últimos anos, vamos ver agora quando enfrentarem um rival à altura.
    – O Marcano lesionou-se, ok, é chato e é habitual titular. No entanto, é dos piores jogadores da equipa, se alguém fosse a ficar indisponível, era ele. Ficava muito chateado se fosse Layun, Maxi, Danilo … Agora Marcano? Sinceramente a única preocupação é a inevitável descida de Danilo no campo.
    – Danilo vai descer para central e não tem rotinas, sendo constantemente comido nas costas .. No entanto, para o tipo de avançados do SLB, até nem apresenta grandes dificuldades à priori, o pior seriam avançados rápidos e pequenos que procurassem profundidade constante. Danilo está muito confiante e fará um bom jogo, ainda que fora da posição, tenho mais medo de Indi!
    – Rubén Neves está a atravessar um momento mau .. Qual o melhor jogo para dar a resposta que na Luz, sendo ele dos verdadeiros jogadores da casa? A qualidade está lá, não tem saído bem, mas tem aqui oportunidade para dar a resposta que todos queremos. Provando contra o eterno rival que pode ser um 6 de equipa grande! (algo que nem eu neste momento acredito ahah)
    – Brahimi e Corona não fizeram uns últimos bons jogos, mas hoje têm pela frente laterais contra quem partem com clara vantagem. Contra uma equipa que se vai ver "obrigada" a atacar e que tem défices claros na transição defensiva. Prevejo situações de 1 para 1 para os extremos do porto, depois é preciso aproveitar.

    Conclusão, há MUITA coisa que pode correr mal, o Aboubakar falhar golos, os extremos darem continuidade ao mau momento, Neves ser demasiado macio para aquele meio campo, Danilo não se adaptar à nova posição, o SLB simplesmente estar demasiado confiante e fuzilar no ataque com os dois pistoleiros … Enfim há mil e uma razões para correr mal, e apenas umas poucas para correr bem, mas é um clássico, o maior de portugal, quando o apito soar e a bola começar a rolar, todas as apostas vão pelo cano da sanita e o futebol vai fazer, de novo, a sua magia…quando não há nada a perder, é mais fácil ter esperança e é a isso que o FCP se deve agarrar, está numa posição que que pouco se espera dele e onde muito se espera do adversário……….. logo vamos ver o inevitável ou o inesperado? Prognóstico só no fim do jogo!

    • ACT7
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:04 am

      Sou Benfiquista e gostei do teu comentário, é estas pequenas coisas que nos temos que agarrar quando a nossa equipa está mal. Isto é a magia do futebol, é o confronto das duas melhores equipas do passado recente.
      Concordo que tudo pode mudar de um momento para o outro (espero bem que não ahahah).

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:01 am

      Se há coisa que o Benfica não tem sido é sobranceiro! A postura tem sido sempre exemplar até agora, veremos como será no futuro. E acho que o Benfica está claramente num nível muito bom. Há aspectos em que não é tão forte, mas não estar num nível bom é outra coisa. Ainda assim vai ser um jogo muito difícil.

      JD

  • ACT7
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 10:35 am

    Bom texto NunoR, vai ser sem dúvida um jogo emotivo com as duas equipas a querem a vitória.
    Penso que o Benfica não vai ter problemas em assumir o jogo desde o início, mas os golos não vão aparecer com a facilidade do costume, sendo que o Porto jogará mais no contra ataque, coisa que a defesa do Benfica gosta (mais com Lisandro), considero que a defesa do Benfica é a melhor a controlar a profundidade da equipa adversária.
    A meu ver o rendimento de Jonas será benéfico se Danilo jogar a central pois terá mais espaço para jogar entre linhas (onde ele é mais forte), Renato Sanches tem tudo para se afirmar num jogo destes, é um jogador que vive muito as emoções, sente o clube e vai ter um grande apoio nas bancadas.
    Mitroglou pode ser o homem determinante no clássico dado o seu momento de forma e parece-me que Indi não é muito bom no jogo aéreo o que poderá beneficiar o grego.
    Será importante Pizzi no apoio a AA para fechar o pé mortífero do Layun, Lisandro/VL tem que estar muito atentos aos movimentos de rotura de Aboubakar (novidade com Peseiro). Gaitan tem que estar especialmente atento ao Maxi (partir para cima dele no 1vs1 será importante dado a pressão do uruguaio).
    Espero um grande jogo por parte do Benfica, entrar com uma postura ofensiva logo desde inicio e tentar marcar o primeiro golo cedo para que as coisas saem naturalmente. Visto que do outro lado está uma equipa nervosa e algo partida, mas que de um momento para o outro pode animar e vencer o jogo facilmente.

  • H Soares
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 10:31 am

    O jogo de hoje faz-me lembrar o jogo da supertaça, quando Vilas Boas assumiu o Porto.
    O Benfica no modo de cima, vinha de uma epoca onde praticamente cilindrou todos os adversários, do Porto ninguém sabia o que esperar.
    O jogo acabou 2-0 com a vitória do Porto. Sei que existem outras variaveis que não entram na equação, nomeadamente o facto do Benfica jogar em casa.
    O jogo de hoje vai em conta a cultura do Porto. Estamos no chão, já nos pisaram, já colocaram o nosso valor em causa, até somos alvo de chacota…é nesta altura que o Porto se ergue. É nesta altura que serramos os dentes. É nesta altura levamos a cabo o grito de revolta.
    Quero acreditar que esta cultura não se perdeu…
    O jogo de hoje vai dar a resposta.

    • Moskamorta
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 12:18 pm

      Tambem não se pode comparar o pantel desse ano com o deste… Nesse ano existiam Hulk, Falcão, Moutinho… Agora (sem tirar o mérito, pois são bons jogadores) há Corona, Aboubakar e Adré André… Acho que toda a gente percebe que o plantel deste ano é bastante inferior ao dessa época… No entanto é um clássico e tudo pode acontecer..

  • Jose Conceicao
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 10:28 am

    Alguém que me explique a do "Sanches (ou Sanchez para os entendidos..)"

  • Kafka I
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 10:27 am

    Este jogo é muito importante para ambos os clubes

    Para o Benfica se vencer, não só arruma desde já com o Porto da luta pelo campeonato como "ultrapassa" o estigma actual que só é bom contra os pequenos e fraco contra os grandes, isto para além de psicologicamente pôr mais pressão no Sporting

    Por outro lado se o Benfica perde, a equipa pode levar um rombo emocional que pode levar a equipa a cair, pois ai vai-se confirmar a tónica de que só são bons contra os mais fracos…

    Para o Porto se vencerem pode ser a alavanca que precisavam para a equipa recuperar psicologicamente e terminar a época em grande, e até quiça vencer o campeonato…às vezes são nestes jogos que se dá o "click"

    Se perder o Porto fica irremediavelmente arredado da luta pelo titulo e muito provavelmente ficará em 3º lugar, e portanto terá ainda o handicap de ter de disputar a pré-eliminatória da Champions o que como se viu esta época com o Sporting contra o CSKA é sempre um risco que se corre de não apuramento

    Se empatarem, o Porto fica arredado da luta pelo titulo, pois a 6 do Benfica e 8 do Sporting só por muita incompetência dos 2 é que o Porto recuperaria…já o Benfica não sendo o resultado ideal, seriam apenas 2 pontos perdidos para o Sporting e não mudaria muito em relação ao cenário actual, pois o Benfica apesar de ter os mesmos pontos que o Sporting, precisa sempre de mais um precalço do Sporting para passar para a frente, devido a ter desvantagem no confronto directo (de forma realista não vai a Alavalade anular a desvantagem de 3 golos) portanto estar a 2 pontos ou com os mesmos pontos do Sporting é quase a mesma coisa, será sempre preciso o Sporting perder pontos mais uma vez que o Benfica

    • Alexis
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 5:38 pm

      Paulo Pereira, se isso acontecer, e de facto ainda conseguirmos o tri, eu ajudo o Kafka a pagar a conta de bom grado e ainda acrescento à lista umas 3 ou 4 garrafinhas de Cardú à ementa.. de muito bom grado hahaha acredito que o Rodolfo também não se importará de ajudar na factura :)

    • Paulo Pereira
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 2:05 pm

      Kafka, se o Benfica ganhar ao Porto, eliminar o Zenit e conseguir pelo menos empatar em Alvalade vais ter de te converter ao Vitorianismo, se não o resto da malta benfiquista não te perdoa ahah

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 12:52 pm

      O que sei é que quero um jantar, isso é que sei…

      Honestamente acho que o campeonato está em aberto, e dou o Benfica como favorito a passar a eliminatória com o Zenit. O RV precisava era de tempo, porque jogadores ele tem, simplesmente não se mudam rotinas de um dia para o outro.

      Vá agora não embandeires e comeces a dizer que o RV afinal é o melhor treinador do mundo e que o Renato já vale 80 milhões como andam para aí uns a dizer :)

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 12:33 pm

      Ahah Pedro…admito que me esta a surpreender, nunca pensei que o Benfica estivesse na posição que esta e a jogar como esta, ainda assim os testes de fogo vêm agora contra Benfica, Zenit e Sporting…vamos ver, ainda não estou 100% convertido ao RV eheh

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 12:01 pm

      Kafka, já estás preparado para me pagar o tal jantar? Já estás convencido com o RV?

      O jogo de hoje não é decisivo, mas pode resolver de tudo um pouco. O Porto se perde pode ficar irremediavelmente afastado. O Benfica se perde pode cair psicologicamente. A verdade é que queiram ou não, este jogo pode dar tudo ou pode dar nada…

      Querem que seja sincero? Dá empate!

    • Paulo_Leixonense
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:25 am

      Kafka,

      Concordo inteiramente contigo!
      Tenho um feeling que o Benfica vai ganhar, mas estes jogos são sempre imprevisíveis, e, como é tradição, por vezes as equipas que estão pior são as que ganham estes clássicos.

      E quase que aposto que o Sporting não vence na Madeira o Nacional!

    • Pedro Moutinho
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:07 am

      Acho que estás a ver as coisas como se estivéssemos a 3 ou 4 jornadas do fim.
      Nem o Porto fica arrumado com o empate, nem podes fazer essas contas de 'o benfica precisa que o Sporting escorregue', tanto o benfica como o sporting ainda escorregam pelo menos umas 3 vezes até ao fim.
      No entanto, caso o Porto perca aí sim, fica com uma probabilidade muito pequena de ser campeão.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 10:26 am

    Concordo totalmente com a análise ao Jonas. A forma como encaramos os clássicos do ano passado não o beneficiaram. Com o Sporting na luz ainda nem sequer estava na Benfica. No dragão não jogou. Em Alvalade adoptamos uma postura demasiado defensiva e na luz com o Porto foi o único jogo que podia ter marcado e mesmo assim não esteve mal.
    Na minha opinião a par de Aimar é o melhor jogador que vi com a camisola do Benfica. A inteligência de Jonas é surreal. Parece um jogador de futsal num campo de futebol. Que craque.

    Teixeira Lopes

    • Luís Rama
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 12:14 pm

      SCP_fan, qualquer avançado está muito depende daquilo que a equipa produz. Na grande maioria dos classicos que Jonas jogou, com muita pena minha, o Benfica nao criou perigo. Nuns jogos foi inferior aos rivais e noutros o Benfica jogou claramente para o empate e nesses casos é natural que quer Jonas quer qualquer outro jogador nao marque golos. Alias, desde que o Jonas está no Benfica, podes contar os golos que o Benfica tem contra os rivais e verás que nao sao muitos.

      Ainda assim, ja houve um ou outro jogo em que o Jonas pderia ter rendido mais. Tem neste jogo as condiçoes ideais para marcar. Vejo muitos adeptos do Benfica com o discruso do 50/50 e que em classicos na ha favoritos. Isso é treta, niguem acrita nisso, o Benfica é favorito para este jogo e tem obrigaçao de ganhar, agora se o vai conseguir ou nao, isso ja é outra historia.

      Acredito que Jonas vai calar muita gente e hje vai fazer um grande jogo.

    • Moskamorta
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 12:12 pm

      Não te preocupes com os golos do Jonas, são só 23 em 21… Preocupa-te mas é com o Barcos a ver se não se afunda…

    • SCP_fan
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:17 am

      E os 4 clássicos deste ano?
      Na Supertaça estava muito calor no Algarve;
      No Dragão, era a estreia num estádio difícil!
      Na Luz, sentiu muito os 3 golos na primeira parte!
      Na Taça estava lesionado…
      Hoje se não marcar… Deve ser porque está a chover!

      SL

  • Cristiano
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 10:22 am

    Eu como Benfiquista estou algo receoso para este jogo.

    O Benfica vem de uma senda positiva mas contra equipas de meia tabela, todos sabemos do fosso entre os grandes e os restantes, agora temos um calendário muito difícil e é aqui que se vai realmente ver se Rui Vitória já ajustou o banco e está confortável ou esqueceu-se de ligar o controlo de tracção.

    O Benfica tem feito muitos golos, mas o meio campo e a defesa estão longe de ter processos, mesmo quando goleamos existem sempre muitos passes falhados e bolas perdidas em zonas proibidas, se isso contra equipas mais fracas pode não ter expressão, contra o Porto pode ser fatal.

    Apesar dos momentos de forma, é jogo de 50/50 em favoritismo, pois estes jogos são diferentes dos restantes.

    • Cristiano
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 12:05 pm

      JD, não me têm convencido. A equipa demonstra algumas dificuldades defensivas, apesar de ter melhorado.

      Eu refiro-me mesmo a essas falhas, contra as equipas pequenas não têm expressão, mas contra o FCP…

    • Pedro, o Polvo
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:36 am

      Nem mais, o FCP claramente não fala de barriga cheia, mas o Benfica tem défices na transição defensiva .. E mesmo na defesa posicional já foi mais forte.

      Acho que é daqueles jogos que tanto para uma equipa, como para outra, o ataque é a melhor defesa. As suas maiores virtudes estão nos individualismos do ataque (FCP) e nos processos ofensivos do SLB. O Porto deve fazer uso dos seus laterais ofensivos. Com danilo a central, ganhamos mais segurança na saída de bola e isso deve possibilitar aos laterais ganharem metros.

    • JSC
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 11:09 am

      Creio que se refere à reacção à perda e ao posicionamento defensivo.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 10:54 am

      Onde é que viste a falta de processos? Falha em alguns momentos, mas os processos estão lá.

      JD

  • MiguelSLB
    Posted Fevereiro 12, 2016 at 10:15 am

    COmo benfiquista quero acreditar que o jogo de hoje é nosso… Mas do outro lado está o Porto, e o Porto é o Porto… Penso que se o Benfica entrar bem e marcar, acho dificil não vencer… Se por acaso, acontecer o contrário, o facto de termos perdido todos os jogos com os rivais diretos, pode afetar psicologicamente os jogadores… Prognóstico: Quinge a gero pro Maior!

    • Manuel Almeida
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 1:18 pm

      masquemta, quando se diz "dragão de orgulho ferido" ou "porto é sempre porto", é exactamente de situações destas que se fala. O Porto está em baixo de forma, mas continua a ser o jogo entra as duas melhores equipas portuguesas nos ultimos 10 anos, e surpresas em jogos destes não são novidade nenhuma.

    • masquemta
      Posted Fevereiro 12, 2016 at 1:10 pm

      Infelizmente o Porto já não é o Porto que dizes e isso toda a gente tem vindo a dizer. O "dragão de orgulho ferido" o "porto é sempre porto" não se pode aplicar neste momento

Deixa um comentário