Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Apesar das saídas de Mossoró e Viana, Kléber no Sp. Braga faz do plantel minhoto um dos melhores nos últimos anos

Kléber está muito perto de ser reforço do Sp. Braga, algo confirmado pelo próprio empresário do brasileiro. Caso troque o FC Porto pelos minhotos, Jesualdo Ferreira fica com muitas razões para sorrir. Há muitos anos que os gverreiros não apresentam um elenco com tanta qualidade/profundidade, mesmo com as saídas de Viana e Mossoró este pode mesmo ser o melhor plantel do Braga nos últimos anos. Principalmente no ataque, a quantidade de soluções impressiona.

No passado Lima ou Éder nunca tiveram uma alternativa no banco que desse garantias, algo que condicionou as aspirações nos minhotos em determinados momentos (em 2012-13 com a lesão de Éder os gverreiros hipotecaram a época e em outras épocas sempre foi evidente as fragilidades neste sector), mas este ano com Edinho (5º melhor da Liga na época passada) e Kléber (não se afirmou no FC Porto mas demonstrou no Marítimo que é um avançado com qualidade) essa (eterna) lacuna fica definitivamente corrigida. Três bons avançados, que conhecem o futebol português e que já provaram que são sinónimo de golos (vai ser uma disputa interessante pela titularidade, Éder leva vantagem mas o facto de estar lesionado pode proporcionar a afirmação de um dos concorrentes). Mesmo noutras posições a profundidade é evidente, nas alas deixou de haver uma dependência de Alan (ele que agora até é mais um médio do que extremo), tanto Pardo como Agra dão a velocidade e potência que faltou em 2012-13; na baliza o regresso de Eduardo (titular por Portugal no Mundial 2010) representa quase um reforço “Bomba”, e em alguns sectores como na posição de central (NAC, Aderlan, Douglão, Sasso, Vinicius) até há um excesso de boas opções. A dúvida prende-se com o meio campo, saíram 3 jogadores importantes como Mossoró, Viana e Amorim, e continua a faltar uma alternativa a Custódio, mas se a adaptação de Alan a médio der resultados, Micael demonstrar o que sabe e os jovens Luís Silva e Rafa se conseguirem afirmar, facilmente Viana e Mossoró são esquecidos. Em suma, parecem estar reunidas as condições para que Jesualdo consiga cumprir os objectivos do clube. Caso se verifique a aquisição de Kléber, qual será o 11 base do Braga em 2013-14? Um 4-3-3 com Eduardo, Baiano, Joãozinho, Douglão (se não sair), NAC ou Aderlan, Custódio, Alan, Micael, Pardo, Agra e Éder, ou um 4-4-2 com Éder e Kléber na frente? O que pode alcançar este elenco minhoto nesta época?

109 Comentários

  • Karoglan
    Posted Julho 25, 2013 at 12:47 pm

    O Braga este ano fica facilmente em 3º lugar, faz sem problema mais 15 pontos que o Sporting. O ataque é muito mais forte e os centrais também

    • Footify
      Posted Julho 25, 2013 at 12:53 pm

      O ano passado, o Sporting tinha um leque de muitos bons jogadores e viu-se como acabou… A teoria e a realidade são duas coisas bem distintas senão o Benfica seria campeão nos últimos anos com os planteis que teve.

    • João Vitorino
      Posted Julho 25, 2013 at 12:54 pm

      Já que tem a bola de cristal à mão, aproveite e diga ao pessoal os número do Euromilhões se faz favor…
      Cumprimentos.

    • ILLUMINATOR
      Posted Julho 25, 2013 at 12:55 pm

      Se calhar o braga deveria preocupar-se com o P. Ferreira para não ser surpreendido… Curiosamente ou não o pior sporting de sempre conseguiu derrotar o braga nos dois jogos!!!

    • Anónimo
      Posted Julho 25, 2013 at 1:01 pm

      Meu caro, mesmo com a atual (estupida) visão de mercado da direção do Sporting, prognósticos só no final do campeonato…
      Ass. QR

    • Luis Santos
      Posted Julho 25, 2013 at 1:04 pm

      Secalhar pode ter uma surpresa no final…

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 25, 2013 at 2:25 pm

      Penso que o Braga ficará à frente do Sporting,se será por 15 ou por 10 pontos não sei,mas dificilmente não fica em 3º.
      Footify…"o Sporting tinha um leque de muitos bons jogadores…" No futsal?!

    • André Filipe
      Posted Julho 25, 2013 at 2:46 pm

      Sim ricardo ricard na teoria os jogadores do sporting da época passada eram bastante razoaveis

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 25, 2013 at 3:06 pm

      Não tenho culpa de não ser Sportinguista e muito menos de ser daqueles Sportinguistas completamente doidos que todos os anos dizem ter o melhor plantel do mundo,todos os anos fazem as melhores aquisições e que todos os anos têm os jogadores mais promissores e com maior potencial do sistema solar.

      Na época passada jogadores muito bons? Tinham o Patrício e o Izmailov.
      Depois tinham jogadores que já tinham provado alguma coisa,como o Miguel Lopes,o Rojo,o Insua até Janeiro,o Rinaudo,o Adrien e o Capel.
      Tudo o resto eram jogadores que nada tinham provado,alguns logicamente com grande potencial como o Labyad ou o Carrillo, mas que repito,nada tinham provado.Ou seja,dizer que o Sporting tinha um plantel com um leque de muito bons jogadores é no mínimo ridículo.

    • André Filipe
      Posted Julho 25, 2013 at 4:05 pm

      Não dá para discutir consigo quando eu disse bastante razoáveis (ou seja eram à partida material para o 3ºlugar) e você insinua que eu achava que a equipa era melhor do mundo… enfim já nem faz sentido. Essa mania de sobrevalorização há em todos os clubes não venha com a historia de o benfica é que é bonzinho e humilde e os restantes são arrogantes e mauzões… já chateia

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 25, 2013 at 4:30 pm

      Pensei que tivesse a dar razão ao "o Sporting tinha um leque de muitos bons jogadores".

    • Bruno
      Posted Julho 25, 2013 at 4:45 pm

      Ricardo Ricard, certamente que está a confundir o seu clube com o meu.
      Humildade é com vocês.

      SL!

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 25, 2013 at 5:05 pm

      A humildade ou a falta de humildade nada tem a ver com a ignorância de fazer de miúdos ou de pseudo-craques os melhores jogadores do mundo.

    • JDC7
      Posted Julho 25, 2013 at 5:47 pm

      Oh Ricardo Ricard, aqui a única pessoa que está a ser ridícula e a sobrevalorizar o seu plantel é você! A única coisa que o braga pode garantidamente dizer que tem tido melhor que o sporting nos últimos 3 anos é a estrutura directiva e os treinadores. Enquanto que nos últimos 3 anos nós devemos ter tido mais de 10 treinadores (só na última época foram 4) vocês têm sabido contratar e apoiar os vossos treinadores e relativamente às presidências nós temos sido invadidos por autenticos oportunistas desde há 10 anos para cá que só fazem autenticas borradas… Claro que isso tem de se reflectir na equipa mais cedo ou mais tarde… Quanto ao resto não se iluda. É impossível comparar a dimensão do Sporting Clube de Portugal ao Sporting Clube de Braga!!! Mesmo na pior época de sempre do clube, conseguimos manter uma média de assistencia por jogo superior aos 30.000 espectadores, o que só por si já lotava o vosso estádio e, mesmo assim, quando vocês o querem encher têm de oferecer entradas à borla! Relativamente aos planteis… Sinceramente no ataque do braga só encontro um bom jogador, o Eder, porque o Kleber é um autentico trapalhão e o edinho idem… Na baliza nem vou comentar… O patrício é o melhor guarda-redes português. No meio campo têm o custódio, o micael e o alan (que já está em curva descendente) e depois têm dois jovens que são incógnitas no que toca a jogar na primeira liga. O único sector que o braga tem nitidamente forte é a defesa e não tenho problemas nenhum em dizê-lo…
      Por sua vez, penso que o sporting neste momento tem uma direcção mais forte (embora como é obvio ainda não tenha provado nada) e o treinador até agora teve sucesso por onde passou! Como é obvio que o sporting não se pode esticar muito nas suas contratações porque as finanças do clube estão péssimas, contudo penso que não têm sido tão má quanto pintam e se o Leonardo Jardim souber aproveitar os bons jogadores que já tinha na equipa principal (patrício, rojo, ilori, Dier, rinaudo, andre martins, labyad, carrillo) e conseguir fazer uma boa integração de algumas contratações (jefferson, cisse e montero) com alguns jovens de grande talento (joao mario, fokobo, tobias figueiredo, william carvalho, esgaio, betinho, chaby, iuri medeiros, mica) o sporting poderá fazer uma época bastante interessante, dentro das nossas possibilidades!
      Por tanto, Ricardo Ricard, aqui ninguém está a transformar os jovens da academia em "pseudo-craques" ou a dizer que são "os melhores jogadores do mundo" mas sim a reconhecer-lhes enorme potencial que poderá ser utilizado esta época em que o dinheiro está muito muito escasso para os nossos lados (e até pode ser melhor assim do que comprar boji's e pongolles). Por outro lado você é que não está a ser humilde e a dar o 3º lugar como garantido… Deixe o tempo passar e vamos realmente ver do que são capazes as equipas da 1ª liga!

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 25, 2013 at 7:09 pm

      Caro JDC7…eu sou do Benfica…

    • JDC7
      Posted Julho 25, 2013 at 7:26 pm

      Caro Ricardo Ricard… Tendo em conta tudo aquilo que o senhor disse anteriormente, o comentário assenta-lhe bem na mesma… Mas já que falou em "humildade", ainda fico mais admirado que seja do Benfica, cujos adeptos nos têm presenteado com tão distinto atributo nos últimos anos

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 25, 2013 at 9:00 pm

      Eu falei em humildade porque falaram em humildade…Uma coisa é falar em jogadores com provas dadas ou com algumas provas dadas outra é falar de jogadores com 17 ou 18 anos que só porque brilham na equipa B serão futuros Cristianos Ronaldos e já valem 20 ou 30 milhões sem nunca terem jogado na equipa principal ou porque fizeram meia dúzia de jogos.
      E depois há por exemplo os Boulahrouzs e os Pranjics que já eram Deuses antes sequer de apanharem o avião para Lisboa.

      Logicamente há ignorância em avaliar jogadores em todos os clubes,mas os Sportinguistas são especialistas.

    • Anónimo
      Posted Julho 25, 2013 at 9:19 pm

      Do Braga apenas queria o Eder porque tem características distintas do montero e iria sempre faze falta em determinados jogos,mas o montero é muito mais jogador,apesar de serem diferentes,o agra é um ala interessante,pa 3º ou 4º opção serviria à vontade e o rafa que é o melhor jogador que lá tem e que eu considero superior ao a.martins e o único k podia ser titular no nosso onze,mas dependendo sempre do que labyad pudesse fazer e se teríamos outro tipo de jogado pa essa posição.
      O plantel do SCP é desequilibrado do ponto de vista qualitativo e a direcçaõ sendo competente ja percebeu isso e ta a tentar corrigir o problema com muito menos meios financeiros à disposição,felizmente temos uma das melhores formações do mundo e ha que saber aproveita-la e rentabiliza-la,só tenho pena k aposta da formação seja uma obrigação pelos tempos de crise e n o contrário,mas prontos.

      O scp tem o melhor gk em portugal,mesmo saindo patricio boeck tb é o melhor ou um dos melhores,temos a nível de alas juntamente com o benfica os melhores em portugal,a nível da defesa,precisamos dum upgrade evidente nas laterais,n gosto de jefferson,n é jogador po scp,ld,o cedric n e jogador po scp,espero k este welder seja bom e k o king ou mica tirem o lugar ao barrete do jefferson.
      A nivel de centrais temos os mais promissores,rojo,ilori e dier dao garantias de sucesso,mauricio é uma incógnita,veremos no que vai dar.
      No meio-campo penso que precisamos dum trinco e dum mc,apesar de gostar dos que la temos,no ataque penso que tamos bem entregues,o montero vai ser um novo falcao e o cisse é muito bom jogador.

      Resumindo,temos plantel muito superior ao braga,muito próximos da qualidade do porto e semelhante ao do benfica se conseguirmos reforçar com qualidade as posições k disse,temos estrutura finalmente,existe competência,liderança,proximidade com ekipa tecnica e jogadores,etc gravitada à volta do SCP,temos um treinador muito competente,jogadores jovens do melhor que ha em portugal com muito potencial tanto na principal como na b conseguiremos ficar em 3º lugar com todas as facilidades e poderemos fazer ja uma surpresa na luta pelo 2 lugares cimeiros dependendo dos reforços e do embalamento k a ekipa tiver!

      O braga coitado,vai ficar em 4º ou pior,ainda metiam algum respeito com jogadores como mossoro ou h.viana e um treinador de classe mundial como peseiro,agora com um plantel banal sem força nenhuma em nenhum sector,com um treinador medíocre,do pior que ha tou pa ver se conseguem o 4º,pois paços e rio ave para mim tem planteis muito semelhantes,mas tem melhores treinadores…

      Se fizerem 4º será à rasquinha hahaha
      Metem pensa,sois um clube pequeno como nacional,maritmo,nunca sereis grandes nem daqui a 100 anos,uma taça da liga e ja sois grandes hahha,foram mandar o melhor treinador em portugal pa ficarem com o pior hahaha,passaram de cavalo pa burro,sois mesmo patéticos…

    • SOU SCP
      Posted Julho 26, 2013 at 12:53 am

      Para vocês todos só tenho uma coisa a dizer: "quem ri por último, ri melhor" :) até lá nem vos passo cartão… "os cães ladram e a caravana passa" o Sporting tem ouro na academia (como sempre teve, mas ninguém soube aproveitar) e como tal não precisa de contratar jogadores de renome international e que o que se verificou é que são fraquíssimos.
      Até agora a melhor contratação foi o Montero e chega. Quando a bola começar a rolar, estaremos aqui se Deus quiser para discutir futebol.
      Ricardo Richard está a confundir-nos com os nossos vizinhos, eu e a maior parte dos Sportinguistas nunca disse que tinha melhor plantel que ninguém, isso é absurdo porque nunca apoiei a política de contratação da anterior direção, nem um PL trouxe para fazer sombra ao coitado do Ricky quando andava cansado e já sem forças para correr. Saudações Leoninas.

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 26, 2013 at 9:17 am

      Caro "SOU SCP",tem andado distraído com a maioria dos comentários dos seus "colegas" Sportinguistas,logicamente não são todos,mas eu não me esqueço dos variadíssimos comentários no principio da ultima época e na outra antes,onde diziam que tinham o melhor plantel. Desde que o Benfica seja campeão,por mim até podem ficar em segundo lugar.

  • Same Old Guy
    Posted Julho 25, 2013 at 12:58 pm

    Sim, o Kléber é um craque!!!!!

    …só lhe faltam os golos e a consistência que o provem!!
    O Braga à semelhança de muitos outros clubes, vive acima das suas possibilidades e um dia vão "acordar". Para já é tudo "uma Mar de rosas".

    • Filipe
      Posted Julho 25, 2013 at 1:06 pm

      Como? O Braga vive acima das possibilidades? Onde tem andado nos últimos 10 anos?

      É SCB e não SCP.

    • Same Old Guy
      Posted Julho 25, 2013 at 1:15 pm

      Eu disse: O Braga à semelhança de muitos outros clubes eu não excluí, ou ilibei os outros, certo?

      Ler com atenção antes de atacar….

    • Estive Lá
      Posted Julho 25, 2013 at 1:17 pm

      Como é possível alguém dizer que o Braga está a viver acima das suas possibilidades? Aconselhava a leitura do relatório de contas anual. Continuamos a vender bem e a comprar barato. Sei que nos querem comparar ao Boavista. Mas cada ano que passa, essa comparação não faz sentido.

    • Trust3r
      Posted Julho 25, 2013 at 1:49 pm

      Se há coisa que não podem dizer do Braga é que vive acima das possibilidades. Apenas o valor desta transferência está acima dos valores normais. De resto o Braga é um exemplo de como construir sucessivas boas equipas sem gastar muito dinheiro.

    • Sebastião das iscas
      Posted Julho 25, 2013 at 2:36 pm

      Same Old Guy

      Ate coisa de 1 e meio mossoro tinha sido o jogador mais caro 750 mil euros.

      Um clube que vende todos os anos jogadores acima dos 5 milhoes de euros, e que paga somente o que pode, diga la em que se baseia para dizer tal barbaridade?

    • aipotu
      Posted Julho 25, 2013 at 3:25 pm

      Comparar o Braga ao Boavista? Não dá… o Boavista foi campeão nacional ;)

    • JTeodoro
      Posted Julho 25, 2013 at 4:53 pm

      Estive lá, com negócios de Pizzi por 13,5M no Atlêtico de Madrid concordo plenamente que devem ter grandes lucros.

    • João Lains
      Posted Julho 25, 2013 at 8:44 pm

      Para quem critica o Kléber só digo isto: tem um média de um golo a cada 180 minutos, desde que chegou ao futebol português. Isto é, um golo a cada dois jogos, média que muito poucos avançados conseguem no nosso campeonato.

      É um avançado muito bom para o nível do campeonato português. No Porto onde se revelou flop, apontou 9 golos em 1000 minutos para o campeonato. Quantos é que conseguem isto?

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 25, 2013 at 10:24 pm

      Eu sou da mesma opinião João Lains, mas já me cansei que de "levar nas costas" por tentar defender o Kléber. A verdade é que, tirando os penáltis, marcou tantos golos como o Hulk nesse ano (9). Acusou a pressão, mas na altura tinha 21 anos. O Jackson quando chegou ao FC Porto tinha 25.

  • Filipe
    Posted Julho 25, 2013 at 12:59 pm

    VM, Viana e Mossoró. No texto está Micael.

    Mas creio que não terem sido só estas as saídas relevantes. Amorim e Salino foram outras pedras fundamentais que também abandonaram o clube. Aliás, as laterais parecem-me ser neste momento o ponto menos forte da equipa, assim como a falta de alternativas para o meio-campo defensivo. Só Custódio não chega.

    Quanto ao Kléber, se apresentar o nível que apresentou no Marítimo, venha ele!

    • Same Old Guy
      Posted Julho 25, 2013 at 1:07 pm

      Óbvio que o jogo não se ganha só com pontas de lança!! Completamente de acordo.

      E o próprio Eduardo na baliza, vamos a ver como está, pois a sua saída para o Génova e a vergonha que foi a sua carreira desde então, pode ter ditado a perda de qualidades desse que era, um enorme guarda redes.

    • Rabensandratana
      Posted Julho 25, 2013 at 1:15 pm

      Filipe, atenção ao jovem Mauro é um muito bom jogador pode facilmente substituir o Custódio ou até pode fazer o duplo pivot com o internacional português.

      As laterais têm dois bons jogadores por posição; Joãozinho e Elderson/(Florent) na esquerda e na direita o Baiano e o Miljkovic.

      Atenção ao jovem Rafa, espero muito deste miúdo que foi um dos destaques da Liga Orangina.

      A frente de ataque está muito bem apetrechada com o Pedro Santos, Salvador Agra,Pardo, Yazalde.

      Em termos de avançados têm o Éderzito, o experiente Edinho e o já quase contratado Kléber.

      Penso que o SCBRAGA só lhe faltará um patrão para a defesa, mas tenho um feeling que o Sereno será o último reforço para a defesa. Douglão ou Paulo Vinicius um dos dois sairá.

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 25, 2013 at 1:34 pm

      Gosto muito do Wanderson Baiano. Estava a ter uma excelente prestação no Braga, antes de se ter lesionado gravemente. E no Paços até dava gosto vê-lo jogar ao vivo.

    • Sebastião das iscas
      Posted Julho 25, 2013 at 2:44 pm

      O melhor central do braga é brasileiro e ja tem fcp e slb debaixo de olho.

      Dispensava ou vendia facilmente sasso e nac.(o q vêm neles que eu ñ vejo?)

      Em termos de jogadores ja com algum estatuto como eder,kleber,edinho,eduardo,custodio,alan,micael o braga ganha largamente ao scp.

      O scp ganha ao braga nas posiveis(ou ñ) perolas da cantera como chaby,t.figueiredo,lori,dier,fokobo,bruma,ponde,c.mané e sim ñ inclui a.martins adrien w.eduardo cedric betinho pk acho que medianos(betinho acho mm fraco) e ñ vão passar esse patamar.

      Atenção que isto é minha opinião pessoal e toda gente sabe que ate nem sou adepto nem de braga nem de sporting mas sim mais que ferrenho adepto Portista.

  • António Dias
    Posted Julho 25, 2013 at 1:08 pm

    Penso que falta contratar um central com experiência que faça ouvir a sua voz na defesa, como faziam Moisés ou Paulo Jorge, e vender Paulo Vinicius,Douglao ou NAC porque sao centrais que tem vindo a acumular lesoes nos ultimos anos. Em relaçao as outras posiçoes penso que existem soluçoes crediveis que conseguirao manter o nivel exibicional do Braga em praticamente todas as competiçoes. Em relação a Kleber, nos ultimos anos nao foi feliz no Dragao devido a lesoes e tambem a opçoes tecnicas, mas penso que pode novamente mostrar todo o potencial que evidenciou no Maritimo

  • Paulo Almeida
    Posted Julho 25, 2013 at 1:14 pm

    seria uma grande contratação para o Braga, espero que se concretize.

  • Zé da esquina
    Posted Julho 25, 2013 at 1:16 pm

    Uma análise pormenorizada ao plantel do Braga seria interessante dado que há muitos jogadores que me são desconhecidos mas que aparentemente trazem muita qualidade. De resto estou desejoso de ver como vai ser este ano essa grande equipa.

  • Kun_aguero
    Posted Julho 25, 2013 at 1:19 pm

    O Braga tem uma boa equipa, mas nada por aí além. Não nos esqueçamos que a maior parte dos jogadores do Braga são excedentários de outros clubes, nomeadamente dos grandes.
    Acho piada quando dizem que o Braga está melhor que o Sporting e que facilmente vai ficar à frente do SCP. Obviamente o SCP tem um plantel superior e para aqueles que criticam até agora as contratações do Sporting, percebam que a única contratação mais fraca e de duvidar foi a de Maurício pois as restantes são muito boas, esperem(Welder incluído) e verão.

  • magicobraga
    Posted Julho 25, 2013 at 1:23 pm

    No fim do texto diz Salino, o Salino ja saiu.

    Estou contente com as opçoes, à anos que faltavam extremos rapidos e objectivos, acho que so nos falta um bom defesa direito de resto é so esperar pelas saidas e o plantel fica fechado.

  • Czarli
    Posted Julho 25, 2013 at 1:27 pm

    Este Braga, a confirmar-se esta contratação, comandados pelo JF é um candidato ao título. Não digo sério candidato simplesmente por não saber como estará o Eduardo, o Éder, o próprio Kleber ou como será a época do Micael, mas também como reagirão aos diversos jogos contra os grandes mas também contra os pequenos, mas mantenho a opinião caso o benfica ou o Porto adormeçam à sombra da bananeira este Braga tem tudo para fazer estragos.

  • Bruno
    Posted Julho 25, 2013 at 1:29 pm

    O Braga é, por razões óbvias, o principal candidato ao 3º lugar.
    Agora, fazerem de um Eduardo reforço "bomba" é muita bazófia.
    Quanto ao Kléber, já disse, é um flop autêntico.

    SL!

    • Czarli
      Posted Julho 25, 2013 at 1:58 pm

      Bazófia? Simplesmente um dos melhores GR do ultimo mundial…

    • KingLeao
      Posted Julho 25, 2013 at 2:16 pm

      Candidato principal sempre sera o Scp obviamente plantel muito superior ao do SC Braga e espero que se venha comprovar melhor Treinador! Agora absurdo Braga Candidato ao titulo? Vamos la ser realistas, tem um bom plantel sem duvida disso.

      SL

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 25, 2013 at 2:37 pm

      Também ainda não percebi essa do reforço bomba…O Eduardo é um guarda-redes mediano que fez alguns bons jogos há alguns anos…

    • Anónimo
      Posted Julho 25, 2013 at 3:29 pm

      King Leão, o SCP candidato ao 3º? Eu pensava que um clube que se proclama "grande" lutaria todos os anos pelo título. Afinal não é esse o objectivo dos "grandes"?
      Para mim tanto me faz que o Braga tenha ou não melhor plantel desde que apresentem resultados positivos e cumpram os objectivos minimos que a eles são exigidos.
      Em relação ao Eduardo partilho da mesma duvida mas se apresentar os mesmos niveis de confiança que apresentou no Braga e no Mundial'10 acho que tem tudo para realizar uma epoca tranquila.

      Ricardo Sousa

    • Czarli
      Posted Julho 25, 2013 at 4:12 pm

      O Sporting é tão candidato ao título quanto o Belenenses.

    • Bruno
      Posted Julho 25, 2013 at 4:48 pm

      O Czarli quer atenção.. O Sporting é candidato, não só ao título, como em todas as outras provas em que entra. Agora, a si, talvez lhe desse jeito ter uma noção da conjectura actual.

    • Czarli
      Posted Julho 25, 2013 at 6:39 pm

      Bruno, o Sporting tem estatuto, é uma grande instituição, é um histórico do desporto nacional… Construiu uma história ao longo do tempo, mas actualmente e na prática, o Sporting é tão candidato quanto o Belenenses. Até porque igualmente tem estatuto, és um histórico e igualmente uma grande instituição. Ou não é?

    • Bruno
      Posted Julho 25, 2013 at 7:54 pm

      A comparação ao Belém vem de onde? Isso não tem pés nem cabeça.
      Agora, obviamente, que na conjectura actual, o Sporting não é um real candidato (como não o era no ano passado).

    • Czarli
      Posted Julho 25, 2013 at 9:38 pm

      A comparação não foi feita com o Estoril nem com o Arouca. Foi ao Belenenses pelo facto de já ter sido campeão e pelas razões referidas anteriormente.

    • Bruno
      Posted Julho 25, 2013 at 10:18 pm

      Se acha que são clubes similares, isso é consigo, eu, discordo.

    • Czarli
      Posted Julho 26, 2013 at 9:35 am

      O meu objectivo nunca foi falar em similaridades. A única coisa relativamente a esse ponto é o facto de ambos começarem esta época em pé de igualdade.

    • Bruno
      Posted Julho 26, 2013 at 1:52 pm

      Ok. Discordo disso também. Não partem em pé de igualdade.

      SL!

  • Luís Borges
    Posted Julho 25, 2013 at 1:29 pm

    Eduardo; Baiano, Aderlan, Douglão, Joãozinho; Custódio, Rubén Micael, Alan; Pardo, Agra e Éder.

    Este era um ótimo onze. A possível saída de um central não preocupa, visto que existem boas opções. Fica a faltar um médio (6/8), sendo que também há que esperar por um bom rendimento do Alan no centro do terreno.

    • Tiago Rodrigues
      Posted Julho 26, 2013 at 12:48 am

      é este 11: Eduardo, Baiano; Santos, Douglão, Joãozinho, Custódio, Micael, (Alan?), Pardo, Agra e Éder + 1 na bancada, que ao contrário da ideia que tentam passar não é de borlas, pesquisem e vejam quanto custa uma cadeira em guimaraes atras da baliza (0€!! sim é de borla), ou então quantas borlas deu esse clube este ano…mas isso toda a comunicação social oculta, deve ser com medo.

      Preocupa-me a posição 8, não me parece que Alan e Micael no meio campo vá funcionar, prefiro o Rafa ou Luiz Carlos, apesar de achar que não têm qualidade para serem titulares.

    • Tiago Rodrigues
      Posted Julho 26, 2013 at 12:55 am

      tenho 10 certezas para o 11 que eu fazia: Eduardo, Baiano, Santos, Douglão, Joãozinho, Custódio, Micael, … , Pardo, Agra e Éder…
      não me parece que Alan e Micael funcionem juntos no meio campo, precisamos de um 8/box-to-box, as soluções mais crediveis neste momento parecem ser o Rafa ou o Luiz Carlos, apesar de achar que nenhum tem capacidade para ser titular (espero estar enganado)… Quanto ao Kleber, estou confiante, acho que é um bom jogador e que ainda vai calar muita gente.

      PS: uma nota para quem falou das borlas, tentem saber quanto custa uma cadeira atrás da baliza do estádio do guimaraes (0€!! sim, de borla), ou tentem saber quantas borlas teve esse mesmo clube este ano (pois foram todas ocultadas)!! Pesquisem!! A comunicação social oculta estas informações todas e continua a alimentar o maior mito do futebol portugues!

  • Fábio Teixeira
    Posted Julho 25, 2013 at 1:30 pm

    Eu acabo por concordar em quase tudo no primeiro onze do zerozero, só acho que o Luiz Carlos vai ser titular e o Rúben Micael vai discutir o lugar mais avançado do meio campo com o Alan. De resto, Kléber poderá ocupar o lugar na frente de ataque, enquanto Éder não voltar.

    GR: Eduardo
    DD: Baiano
    DC: Douglão (Aderlan Santos joga na direita preferencialmente, se não estou em erro)
    DC: Nuno André Coelho
    DE: Joãozinho
    MD: Custódio
    MC: Luiz Carlos
    MO: Alan
    ED: Agra
    EE: Pardo
    PL: Éder

    Falta uma alternativa ao Custódio, que poderia ser, por exemplo, o André Leão – um jogador que eu aprecio muito.

    • Anónimo
      Posted Julho 25, 2013 at 7:30 pm

      Se fosse o Andre Leão não era alternativa, uma vez que é muito melhor do que o Custódio. Era titular de caras.

      Ass: José Gonçalves

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 25, 2013 at 10:06 pm

      Sim, sem dúvida José Gonçalves. Também sou dessa opinião.

    • Anónimo
      Posted Julho 27, 2013 at 6:44 pm

      Mas o André Santos poderia fazer mais sentido, até pela capacidade de fazer a posição 8 e ser mais jovem de forma a ser rentabilizado financeiramente.

      Ass: José Gonçalves

  • Rodrigo
    Posted Julho 25, 2013 at 1:33 pm

    De facto, o Braga esta a construir um bom plantel com a aquisiçao de jogadores que conhecem bem o futebol portugues e tendo Jesualdo Ferreira como treinador acredito que o clube bracarense se ira bater pelos lugares cimeiros da classificaçao. O minimo que Salvador exige e o 3º lugar, algo que com este plantel podera ser o objectivo, ja que o Sporting ainda e uma incognita. Parece-me que Kleber a vir sera uma boa opçao para concorrer com Kleber e Edinho, sendo que ha ainda boa qualidade na baliza, nos centrais e nas alas. O meio-campo pode ser o sector que me deixa mais duvidas, uma vez que Micael nao se tem revelado um jogador consistente ao longo de uma epoca inteira e os medios Rafa e Luis Silva sao ainda bastante jovens (veremos o que trara Alan ao miolo). O sector mais debil da equipa e claramente as laterais, uma vez que Baiano (Miljkovic nao conheço) e Joaozinho estao aquem da qualidade do resto da equipa, embora sejam jogadores que cumprem minimamente a funçao.

  • Braga_Fan
    Posted Julho 25, 2013 at 1:35 pm

    Éder no Porto + 5M. Mau negócio para o Braga

  • Machado
    Posted Julho 25, 2013 at 1:37 pm

    Claramente está um plantel bastante equilibrado…

    As minhas dúvidas residem nas laterais e na falta de mais um médio, Amorim de novo seria magnifico…

    A contratação de Kléber fecharia o ataque, apesar de má fase que ele atravessa, acredito que pode fazer renascer a carreira, como muitos outros já fizeram.

    De resto falta a saída de alguns jogadores, principalmente H.Barbosa

  • Mário M.
    Posted Julho 25, 2013 at 1:40 pm

    Acho engraçado que, quando se falou em Edinho para reforçar o Sporting, foi o Carmo e a Trindade.Agora que ele reforçou o Braga, já é a par de Kléber garantia de golos e vejo gente aqui a dizer que o Braga vai ficar 15 pontos à frente do Sporting.

    Eu, pessoalmente, não entendo isto.

    • Gabriel
      Posted Julho 25, 2013 at 4:24 pm

      Concordo plenamente!

    • Leão de Honra
      Posted Julho 25, 2013 at 5:29 pm

      Lá está, porque era para o Sporting e tal

      alias, os jogadores que vieram este ano para o Sporting (todos eles) se fosse para o Braga seriam todos vistos como excelente contratações e nem falo do Montero, porque se o Montero tivesse ido para o Braga haveria pessoas já a ocmeçar a estrapular que o Braga tinha atingido patamar tal que já contratava jogadores ao nível de Benfica e Porto

      Mas pronto… já se sabe como funcionam algumas mentes, a opinião de cada um vale o que vale, no final quem tiver mais pontos é que ganha, mas essa coisa dos prognósticos e do ter melhor equipa no papel é uma treta, ninguém acreditaria que o Paços do Paulo Fonseca chegaria sequer a liga Europa, quanto mais a champions League na temporada passada…

      depois há ainda uma necessidade crónica de muitos faltarem ao respeito do Sporting e como tal, é normal tais opiniões mais provocatórias.

    • Rodrigo
      Posted Julho 25, 2013 at 10:13 pm

      Subscrevo.

  • Pastacas
    Posted Julho 25, 2013 at 1:47 pm

    Este Braga faz-me lembrar o Benfica. Se repararmos as lacunas (não de igual intensidade/gravidade) são semelhantes. Ambos têm grandes opções para a frente de ataque, um meio-campo defensivo com falta de soluções para além dos titulares, uns laterais fracos e um guarda-redes igualmente fraco.

    Provavelmente terão caminhadas semelhantes, ou seja, 0 titulos.

    SL

  • MPereira
    Posted Julho 25, 2013 at 1:56 pm

    Penso que o onze base vai ser este:
    Eduardo; Baiano; Douglão; Aderlan; Joãozinho; Custódio; Luiz Carlos; Ruben Micael/Rafa; Alan/Pardo; S.Agra; Eder.
    Um onze muito forte e um plantel com muita profundidade, mas o ano passado também tinham um grande plantel e o Paços Ferreira é que conseguiu ficar em 3º, portanto cuidado com essas equipas

  • Paulo Rodrigues
    Posted Julho 25, 2013 at 2:08 pm

    Penso que ao Braga faltaria alguém que viesse fazer um pouco aquilo que Mossoró vinha a fazer até á época passada,Darragi que em tempos esteve na órbitra dos arsenalistas,seria uma boa soulução,excelente jogador.

    E como o VM refere,uma alternativa a Custódio,ou mesmo alguem que o ajude na compensação defensiva,Julien Gorius do Genk encaixava bem,grande visão de jogo,excelente na meia distancia,um pouco á imagem de Hugo Viana,só não sei ao certo quando pediriam por ele.

    Com a vinda do Kleber,e os nomes que citei a cima,teriam o plantel fechado,mas volto a dizer,não sei se financeiramente o Braga teria possibilidades de trazer tais jogadores,mas que ficaria com um grande plantel isso não tenho a minima duvida,poderia quiça lutar por algo mais,que não o 3º lugar.

  • Kacal
    Posted Julho 25, 2013 at 2:13 pm

    O Braga está a reforçar-se bem, sempre gostei do Kléber, desde os tempos do Maritimo, tem as características e a qualidade para se tornar num bom PL, pensei e gostava que se tivesse afirmado no "meu" FC Porto, mas tudo correu mal, parece ser fraco psicologicamente (o seu maior defeito) o que o impediu de mostrar a sua qualidade, é verdade que o treinador (que com jovens não é nada bom), casos como Iturbe, Atsu (jogou mal) não conseguiram evoluir como deviam (falo de Vítor Pereira) também não ajudou, no Braga com Jesualdo Ferreira (que é um bom treinador, experiente e que é conhecido por tirar o melhor dos jovens jogadores e motiva-los) acredito que consiga mostrar e provar todo o potencial que lhe era atribuído e que eu acredito que ele tem, espero que consiga "explodir", gosto da ideia que fique em Portugal, assim poderei acompanhar mais de perto o seu desempenho.
    Quanto ao 11, gostava que Kléber conseguisse ser titular, mas, acho que o Braga joga melhor e dá mais jeito jogar em 4-3-3, o meu 11 seria:
    Eduardo
    Baiano
    Vinicius (para mim o melhor central no Braga, neste momento, estava a jogar muito bem até se lesionar, o ano passado, e notou-se a falta dele, se ficar, é titular, para mim)
    NAC (é mais experiente, é preciso ter uma dupla mais experiente)
    Joãozinho
    Custódio
    Alan (parece que vai ser adaptado, já não tem a velocidade de antigamente, mas, no meio-campo pode continuar a mostrar o seu valor técnico)
    Micael
    João Pedro (gostei de o ver o ano passado e com Jesualdo pode evoluir ainda mais, devia de ser aposta, como titular, no inicio da época, pelo menos)
    Salvador Agra
    Éder (parte em vantagem, mas, devido á lesão, Kléber pode ser titular ou mesmo Edinho, prefiro o Kléber)

    Também pode, por vezes, ser usado o 4-4-2 e Éder fazer dupla com Kléber, mas, na minha opinião, o Braga tem um bom plantel, jovem e com qualidade e tem bastantes portugueses, tem equipa para lutar e conquistar o 3º lugar e ir á champions, e com sorte pode conseguir não ficar muito longe dos 2 da frente, agora, lutar com eles será muito difícil ou quase impossível, 2 grandes planteis os dois da frente, e que o "meu" Porto seja campeão, esta é a minha analise, é esperar para ver, espero que façam uma boa época e que o Kléber marca golos e jogue bem.

  • Tiago Vitor
    Posted Julho 25, 2013 at 2:17 pm

    Ora boas vm .

    estao a falar do kleber do porto quando dizem muita QUALIDADE/PREFUNDIDADE ?
    e aquele kleber que era pa ir po Sporting CP a uns anos atraz ? e que se for esse de qualidade de prefundidade ele so tem no banco… Mas os restos de FCP , SLB , SCP no Braga sao craques . e no vosso Site esao estrelas

  • porquinhodaindia
    Posted Julho 25, 2013 at 2:24 pm

    É, com grande distância, o terceiro plantel mais forte a nível nacional (o do SC Portugal, por exemplo, está a anos-luz). O projecto de António Salvador tem somado mais sucessos do que fracassos, Jesualdo é um técnico competente, o plantel é forte e ajustado aos objectivos do clube.

    Destaco ainda o importantíssimo papel que nos últimos anos o SC Braga tem desempenhado na valorização do jogador português do qual a Selecção Nacional tem beneficiado. Apesar de a maior parte da imprensa desportiva ignorar este facto, a verdade é que o SC Braga tem contribuído para o sucesso desportivo de inúmeros jogadores portugueses que na Pedreira tiveram uma segunda oportunidade e souberam agarrá-la: Hugo Viana, Sílvio, Custódio, Quim, Edinho, Agra, João Tomás, Hélder Barbosa, Ruben Micael, Nunes, Nuno André Coelho, Ruben Amorim, Éder, Joãozinho. Muito à nossa moda criticamos os ditos grandes por não apostarem no jogador português mas pouco enfatizamos o meritório trabalho que o SC Braga tem feito nesse aspecto.

    • rpti
      Posted Julho 25, 2013 at 4:26 pm

      Diga lá então onde estão os títulos que comprovam esse sucesso?! Ou os quase títulos também entram na estatística?

    • João
      Posted Julho 25, 2013 at 4:53 pm

      Têm uma Taça da Liga o ano passado que julgo que é mais do que vocês se possam gabar. Digo eu..

    • Xerife
      Posted Julho 25, 2013 at 5:06 pm

      Voces quem?

    • rpti
      Posted Julho 25, 2013 at 7:46 pm

      Claro! Uma taça da liga em 100 anos! Brutal… Daqui a nada passam o Bayern em taças dos campeões europeus… Ganharam uma taça carlsberg e já sao os maiores! Daqui a nada já tem 4 milhões de adeptos… Que sócios sao poucos! Se calhar também tenho que o levar a visitar o museu do Spoting Clube de Portugal onde ate já deve poder visitar a taça de honra de Lisboa! Sim, porque se a taça da liga o enche de orgulho, a taça de honra é bem mais antiga!!!

    • João
      Posted Julho 25, 2013 at 9:34 pm

      Xerife "vocês" porque presumo que o rpti sea sportinguista. Se é benfiquista.. ideia é exactamente a mesma.

      Chega-se é ao ridículo de ver sportinguistas a compararem palmarés com o Braga (ou Paços de Ferreira, como já aconteceu aqui há pouco tempo). O sucesso ao nível dos clubes fora da esfera dos 3 grandes não pode ser medido em títulos, o Braga ter alcançado o que alcançou nos últimos anos é infinitamente mais meritório do que o Sporting tem feito sob qualquer medida, inclusivé a dos títulos no que diz respeito à época passada, ou da performance nas competições europeias se quisermos alargar às últimas épocas.

      O Paços de Ferreira conseguir um 3º lugar é muito mais digno de registo que o Sporting ser bicampeão nas próximas duas épocas, porque são realidades completamente diferentes. A aproximação do Braga aos 3 grandes na última década é histórica. Só isso, é um sucesso enorme por si só.

  • PR
    Posted Julho 25, 2013 at 2:33 pm

    Sou adepto do Braga e estou convencido de que este plantel é, pelo menos à partida, bem inferior ao da época passada, este sim provavelmente o melhor da história do clube, ainda que com um comandante à altura. O onze do Braga perdeu Mossoró, Viana, Amorim e Salino – tudo jogadores com capacidade para fazerem parte dos plantéis dos grandes. Não entrou ninguém com classe idêntica, pelo menos comprovada (à excepção de Eduardo). Não significa isto que quem entrou não tenha qualidade – mas tem ainda de a provar.

    O mais importante upgrade em relação à época passada é mesmo no banco. Até é um insulto comprara Jesualdo com Peseiro – e, note-se, eu até não sou particular admirador do futebol das equipas do professor. Penso no entanto que não se pode exigir a esta equipa aquilo que para o Braga da época passada deveria ser uma obrigação – uma Liga com mais de 60 pontos (que daria à vontade a qualificação para a LC). Nesta época, não me parece que a equipa apresente o mesmo potencial – a menos que algumas das promessas que entraram se revelem de facto jogadores de mão cheia.

    • Leão de Honra
      Posted Julho 25, 2013 at 5:37 pm

      Jesualdo não tem a capacidade de por equipas a jogar futebol como peseiro, mas em contra-partida é muito mais solido e muito "fiável" para uma equipa que quer conquistar pontos.

      José Peseiro é aquele treinador que mete as suas equipas atacar bem e a conseguir ter um futebol atractivo, mas as suas equipas tendem a cometer muitos erros no capitulo da organização defensiva e depois nos momentos cruciais falham por isso mesmo, mas não tenha ilusões, com Jesualdo também não irá ter grandes vitórias…

      Jesualdo sempre foi um treinador de jogar a medo nos grandes jogos, com os grandes verá um Braga a jogar solido mas com mais medo de perder pontos do que a tentar ganhar… e normalmente isso tem um custo quando se joga contra equipas mais bem apetrechadas…

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 26, 2013 at 9:19 am

      Não creio que os erros de Peseiro passassem pela organização defensiva. Creio que eles passavam sempre ou quase sempre pelo défice nas transições ataque-defesa e a equipa era sempre apanhada em contra-pé. São coisas diferentes.

  • Ricardo Ricard
    Posted Julho 25, 2013 at 2:38 pm

    O Kléber das duas uma…ou marca 16/17 golos…ou marca 3/4…

  • Estive Lá
    Posted Julho 25, 2013 at 2:49 pm

    O pessoal anda a subestimar Eduardo. Acredito piamente que vai fazer grandes jogos este ano. Esperem para ver.

  • Anónimo
    Posted Julho 25, 2013 at 2:58 pm

    Que jogadores do braga teriam lugar no scp?
    Flavius

    • Kacal
      Posted Julho 25, 2013 at 3:08 pm

      No Plantel, há alguns que eram boas opções, mas, no 11 inicial, acho que, Custódio, Éder (na sua melhor forma) e talvez Micael (pois tem qualidade e mais experiência que André Martins, Adrien e mesmo Labyad, mas, não era certo que fosse titular), mas os 2 primeiros seriam titulares, sem dúvida, mas, dizer que o Sporting tem maus jogadores, não é verdade, na minha opinião, olhando para o plantel do Braga, neste momento, só estes dois seriam titulares no SCP, mas é só a minha opinião.

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 25, 2013 at 3:23 pm

      ahahahahahahah…Valha-me Deus…Até podiam descer de divisão que não conseguem deixar de lado tanta bazófia cega,tanta cegueira devia ter limite.

    • Rúben Cardoso
      Posted Julho 25, 2013 at 3:49 pm

      Já que acha tanta graça, podia responder à pergunta do Flavius. Estou ansioso por ver a resposta.

    • Leão de Honra
      Posted Julho 25, 2013 at 3:49 pm

      O Joãozinho, esse era definitivamente titular no Sporting… (oh Wait)

      se fizermos a pergunta ao contrário, que jogadores do Plantel do Sporting não seriam titulares em Braga, a coisa já mudava logo de figura, mas la está, no Sporting são maus e não chegam sequer para lutar pelo 3º lugar, mas se fossem do Braga já subiam logo um degrau qualitativo e já davam para fazer um ataque ao titulo…

    • Czarli
      Posted Julho 25, 2013 at 4:24 pm

      Joãozinho, Custódio, Alan, Eder, Agra… todos na equipa titular, depois ainda se pode acrescentar Eduardo, Alderan, Vinicius, Douglão, Micael, Edinho, Kleber*, Rafa e Helder Barbosa ao plantel.

    • Gabriel
      Posted Julho 25, 2013 at 4:33 pm

      Estava a pensar na mesma questão do Flavius… 90% não seriam titulares, mas o exercício feito ao contrário creio que o número já era diferente. Obviamente que o Sporting não tem plantel para lutar com Porto e Benfica, mas analisando objectivamente tem (a meu ver) o 3º melhor plantel do campeonato. Muitas pessoas pegam numa época completamente disparatada, repleta de asneiras administrativas e desportivas (que originou toda a instabilidade e mediocricidade de resultados), com vários treinadores (e projectos de treinadores), e aproveita para generalizar. Mas acredito completamente que se o Braga tivesse metade dos jogadores com potencial enorme que o sporting têm, já eram devidamente valorizados. Como é no Sporting, Bah! É de 8 e 80! Ora são os melhores do mundo (pelos adeptos) ora são completamente medíocres (pelos adeptos dos outros clubes).

    • Anónimo
      Posted Julho 25, 2013 at 5:08 pm

      Para mim apenas o o éder teria lugar de caras no onze do scp, o custódio apesar de eu o achar melhor que o rinauldo duvido que fosse titular, o agra é bom jogador mas nem a brincar se poderia dizer que seria titular, mesmo no braga não sei se vai ser assim tão indiscutível, quanto aos restantes não me parecem melhores que a generalidade do plantel do scp , mas apesar de individualmente mais fraca acho que o braga parte à frente na luta pelo 3ro lugar
      Flavius

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Julho 25, 2013 at 3:21 pm

    Pegando no que o VM escreveu sobre o meio campo, parece-me que há muitas dúvidas. Se olharmos para essas linhas, são ses atrás de ses. Parece-me prematuro lançar figuetes assentes em tantos ses.

  • Alexander Sweden
    Posted Julho 25, 2013 at 4:31 pm

    Parece-me que a equipa não está nada de especial nem faz sonhar. Está-se a querer construir-se um ídolo com pés de barro.

    Eduardo: Chacota em Itália (onde as defesas são normalmente boas e contribuem para boas épocas dos guarda-redes). Não deixou saudades. Em Portugal sempre demonstrou que não é de confiança (desportivamente), como comprovam os inúmeros golos sofridos da sua responsabilidade. O facto de ter sido titular da seleção foi um tiro de sorte: na época não era o melhor guarda-redes em Portugal, mas sim o menos mau. O homem treme que nem varas verdes nos momentos cruciais.

    Baiano – Leandro Salino era melhor, pelo que aqui o Braga está mais fraco. Comparando os dois jogadores na época passada, o Salino fez mais jogos que o futuro titular.

    Joãozinho – No Sporting foram-lhe apontadas diversas lacunas defensivas. Temos de usar os mesmos pesos e medidas para ambos os clubes. Deste modo não dá garantias no aspeto defensivo. Sendo um defesa que tem esse défice, não é auspicioso num clube que aspira, muito legitimamente, a muito mais que o meio da tabela.

    Douglão – Vem da época transata. Apesar de algo duro de rins e um pouco lento, com um companheiro mais rápido e versátil torna-se um bom jogador. Está mais maduro, pelo que aqui tem tudo para ser uma mais-valia em relação ao ano transato.

    NAC – Não serviu para o Porto. Depois não serviu para o Sporting. Assim também não deve dar grandes garantias ao Braga. Faz poucas séries de jogos seguidas a titular ou porque está castigado, ou porque está lesionado, etc. Há sempre qualquer problema com este jogador. Para um sector que exige estabilidade deve gerar preocupação.

    Aderlan – Uma incógnita. Poucos jogos na primeira divisão e já tem 24 anos.

    Custódio – Deverá manter as boas exibições mas não há Ruben Amorim uma excelente opção para tapar buracos.

    Alan- Está a descer de produção, pelo que é natural que face a isso e à idade que já tem que em 2013/2014 continue a baixar de rendimento e a dar menos que deu na transata. Mais fraco o Braga aqui.

    Micael – Provou que no Porto não dá garantias, no Saragoça sim, no Braga só foi 10 vezes titular na época passada no que ao campeonato diz respeito. Falta Viana, uma dos melhores jogadores do Braga de sempre. E Mossoró dava mais garantias que Micael como comprovam as estatísticas.

    Pardo – Uma promessa, tem 22 anos, primeira experiência fora do país. Uma incógnita.

    Agra – Na época passada fez 7 jogos a titular na Liga Espanhola e 3 na italiana. Entregar a titularidade de bandeja no Sporting seria alvo de motim na capital. No Braga não pode ser diferente (principalmente para os que dizem que o Braga é um dos grandes e que luta pela campeonato e que é superior ao clube de Lisboa ou quanto muito que pode ombrear em termos de plantel).

    Éder- Tem tudo para explodir. Auspicia-se uma época ainda com mais rendimento. Uma mais-valia relativamente à época passada, isto se ficar.

    Edinho – Esteve para ser um novo escândalo quando se falou na sua contratação pelo Sporting, como muitos a pedirem a cabeça no BdC, e a criticarem a política de contratações. No Braga, já é bom, não é coerente. Quando passou pelo Marítimo em 2010/2011 (meia época) só foi titular duas vezes e não conseguiu marcar qualquer golo. Não oferece garantias num clube que pretende lutar por voos mais altos. Será aos 31 anos?

    Kléber – Foi bom no Marítimo, sem ser extraordinário, criando-se um hype graças à boa imprensa. No Porto não vingou. No Braga não se sabe. Incógnita.

    Plantel nitidamente mais fraco sem os "monstros" Amorim, Viana, Mossoró e Baiano" (e com Alan mais velho). As entradas estão bem longe de oferecer as garantias dadas por estes. A não ser que haja um forte investimento no plantel e não deixem fugir as poucas pérolas, Jesualdo terá que fazer mais com menos.

    • Czarli
      Posted Julho 25, 2013 at 4:44 pm

      O Eduardo treme nos momentos cruciais? Será que viste o ultimo Mundial? Será que viste o jogo contra a Espanha? Viste o jogo contra o Sporting na final da Taça da Liga?

      O Baía também foi chacota em Espanha… regressou e ainda foi eleito o melhor GR da Europa.

      E nem li o resto do comentário.

    • Bruno Miguel Marques Ferreira
      Posted Julho 25, 2013 at 4:55 pm

      Pelo seu comentário com um bocado de jeito o Braga tem equipa para descer de divisao, nao??

    • Alexander Sweden
      Posted Julho 25, 2013 at 5:07 pm

      Só para não pensarem que falo de côr, basta recordar alguns frangos do Eduardo em jogos importantes (há para todos os gostos e nos mais diversos emblemas):

      – Contra o Benfica na liga portuguesa (Braga 1- Benfica 3)

      – Contra o Inter de Milão na liga italiana ( Inter 1- Genova 0)

      – Contra a Noruega na fase de apuramento para o Euro 2012 ( Noruega 1 – Portugal 0)

    • Estive Lá
      Posted Julho 25, 2013 at 5:34 pm

      Quando chegou ap Aderlan deixei de ler o resto do comentário. Então uma incógnita. Francamente. Pegou de estaca e tem tudo para fazer um grande campeonato.

    • Czarli
      Posted Julho 25, 2013 at 6:42 pm

      Ena 3 jogos… Quem me dera poder dizer o mesmo do Helton.

  • Ricardo Ricard
    Posted Julho 25, 2013 at 5:07 pm

    Daqui a bocado estamos em 2020 e ainda se fala do mundial de 2010…

  • magicobraga
    Posted Julho 25, 2013 at 6:35 pm

    Deixai-os falar e dizer que o plantel do Sporting é melhor, nos ultimos anos foi sempre assim depois viu-se quem fica a frente, eu nao tenho duvidas que o nosso plantel é melhor ate digo mais, ninguem no Sporting me mete medo.

  • Guel
    Posted Julho 25, 2013 at 6:37 pm

    Lateral direito titular é o Milijkovic e não Baiano

  • Anónimo
    Posted Julho 25, 2013 at 7:28 pm

    Discordo, faltam 2 opções séria a meio campo.

    Ass: José Gonçalves

  • Gui
    Posted Julho 25, 2013 at 8:44 pm

    Finalmente percebi a fórmula para os posts sobre o Braga terem mais de 50 comentários: é alguém dizer uma verdade. Basta alguém dizer que este plantel é mais forte que o dos leõezinhos, tal como aconteceu no ano passado, e vem o mundo abaixo, tal como no ano passado. Fica tudo ofendido. Mas é a verdade, basta abrir os olhos.

    No entanto, grande parte dos comentários vêm de sportinguistas ofendidos, ou de sportinguistas tresloucados, que pegam jogador por jogador do Braga, e criticam TODOS, nenhum é bom. É absurdo. É não ter uma ponta de bom senso, de isenção, de idoneidade. E depois falam de "frangos" quando a coqueluche do Sporting… Vou ficar por aqui.

    Relativamente ao plantel, penso que estará quase completo. A entrar, será um jogador para o miolo, um jogador com as características de Custódio (6) ou de Luiz Carlos(8), pois não me parece que o Alan vá ser titular na posição 10, e o titular aí será o Micael. Luiz Carlos a 8 e Custódio a 6 completam o meio campo. Isto traz o problema de uma eventual lesão de Luiz Carlos: Recua-se o Micael? Mas não rende tanto a 8. Lança-se Luis Silva? Mas é jovem e precisa de tempo. Já a 6, Mauro parece ter condições de se afirmar como suplente de Custódio, a médio prazo.

    Há ainda um excesso de centrais. Parece que Douglão irá sair (e não me admira, até não é mau mas leva cartões constantemente e de forma irracional, que comprometeram alguns pontos da última época com as suas expulsões), e honestamente, eu colocava fora do plantel também o Nuno André Coelho ou Sasso. O Braga tem um central forte (Vinícius) que pode tornar-se consistente com alguém rápido do seu lado (como aconteceu com Ewerthon, que criou uma dupla muito interessante). Aderlan é o candidato ideal, com um enorme potencial (vai ser craque, apesar dos comentários dos distraídos), e ainda há um miúdo chamado Hebert, que ninguém falou nele mas está aí no estágio a dar cartas, surpreendendo quem acompanha a equipa.

    O regresso de Eduardo foi uma excelente notícia. O conforto da sua casa e cidade que o apoiam, e com Vital do seu lado, vão trazer de volta o excelente GR que ele é, o melhor português do Mundial de 2010.

    As alas defensivas para já não encantam, mas o importante no início é também não comprometerem. Espero que Miljkovic seja mais competente defensivamente que Baiano, para alternarem consoante os jogos em que seja necessário atacar/defender mais.

    Na frente está o poder deste Braga. As extremas muito bem entregues com um vasto leque de opções: Pardo, Agra, João Pedro, Pedro Santos dão imensas garantias, Yazalde renovou, Hélder Barbosa em princípio está a mais e ainda há Alan para dar uma perninha, tudo para ajudar Éder, Edinho e até ver Kléber na área, naquele que faz um dos setores atacantes mais promissores de sempre no clube. Espero que o habitual azar das lesões se afaste este ano.

    Já aqui falaram no André Leão, penso que podia ser uma ótima aquisição para o meio campo, sendo Mauro, para mim, um miudo com futuro mas que precisa de rodar (não tem a competência de Custódio). Esse sim, para já, é o ponto mais fraco das alternativas no banco: o meio campo.

    Veremos como Jesualdo monta esta equipa, e como ela responde. Estou com mais expectativas do que no ano transacto.

    Desejo sorte ao Sporting e aos Sportinguistas (que têm inveja nas suas palavras ou não), mas creio que o Sporting de Braga este ano, estará entre os três primeiros da tabela.

    Cumprimentos

  • Brunenko
    Posted Julho 25, 2013 at 9:17 pm

    Plantel com 22 jogadores (2 jogadores por posição… depois há craques na equipa B para jogar alguns jogos):

    Eduardo (Cristiano)
    Aleksandar (Baiano)
    Douglão (NAC)
    Santos (P. Vinícius)
    Joãozinho (contratar lateral esquerdo)
    Custódio (Mauro)
    Luiz Carlos (Luis Silva/Rafa)
    Micael (Alan/Rafa)
    Agra (Alan/P. Santos)
    Pardo (P. Santos)
    Éder (Edinho)

    Qualidade extra para o plantel: Hugo Vieira, Kléber, Maikon
    Promessas da equipa B: Whelton, Chidi, Nikiema, Grunt, Nuno Valente, Patrão, Kappel

    Plantel suficiente para lutar por um lugar na Champions… quanto aos 2 primeiros lugares infelizmente é enorme a distância que separa o FCP e o SLB dos restantes. Enquanto que esses dois clubes contratam facilmente jogadores entre os 7 e os 12 milhões de euros, o SCB contrata na ordem dos 600mil – 1milhão. Só mesmo se os dois se distraírem muito esta época…

    • rpti
      Posted Julho 26, 2013 at 12:43 am

      Também desejo toda a sorte ao Seu Braga… No entanto, parece-me que está a ser ridículo ao querer comparar o Eduardo com o Rui Patrício, titular indiscutível da selecção. Quanto ao mundial de 2010, não fossem as escolhas dúbias do professor Queirós… E nem se falaria desse GR! Depois, como é possível considerar o eduardo um grande reforço, quando já passou depois do mundial por 3 equipas e não foi titular em nenhuma? Nem sequer "calçou" no benfica… No génova foi até enxovalhado pelo próprio presidente… Sinceramente… Vale de tudo para rebaixar o Sporting e, por outro lado valorizar os outros… O Braga vai buscar um suplente ao Palmeiras, é Bomba! Fala-se num suplente do Palmeiras para o Sporting (Welder) curiosamente, até tem mais minutos que o Kleber e não presta! Então a do Edinho e do Rafa, são flagrantes… Putos como o Rafa saltam debaixo de um tufo de relva na academia… E o Agra, ui… Já rodou por várias equipas e não se afirmou, mas é uma bomba! Eu não digo que o Braga não tenha qualidade no plantel, mas até acho que não tem sido por aí que tem feito a diferença! Acho que tem sido como equipa, como coletivo que se tem superiorizado!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 26, 2013 at 12:21 am

    Kleber é bom jogador, pode fazer uns golos, mas não me parece que seja grande acrescento de qualidade ao ataque do Braga que já tinha Éder e Edinho.
    E também não concordo que seja o melhor plantel do Braga, perder Salino (lateral titular e Baiano era o suplente), Hugo Viana (o motor e o cérebro da equipa nos ultimos anos), Mossoró (o desiquilibrador, um médio de características unicas NO CAMPEONATO PORTUGUÊS) e ainda Alan já longe dos melhores anos, faz com que a base dos últimos anos tenha desaparecido.
    Agora tudo vai depender de como os reforços Pardo e Agra por exemplo se vão impôr, se afirmarem-se, então o Braga terá novamente uma equipa para o 3º lugar.

Deixa um comentário