Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Aprenderam a jogar sem bola

Roberto Carlos, talvez o melhor lateral esquerdo de todos os tempos, recentemente numa entrevista promovida pela Umbro, quando questionado sobre o porquê da Premier League ter poucos jogadores brasileiros, respondeu que talvez o problema esteja relacionado com o facto do jogador brasileiro ser pouco “responsável” quando não tem bola.
Curiosamente o país que mais elementos fornece à canarinha é a Inglaterra, oito dos 16 elementos convocados por Scolari jogam na Premier League: Willian, Ramires, David Luiz, Júlio César (que agora vai para o Toronto), Paulinho, Fernandinho e Óscar. Acabou-se o mito de que o jogador brasileiro não tem perfil para actuar no campeonato inglês? Neste momento já não faz sentido rotular o jogador brasileiro como apenas um “brinca na areia” (Fernandinho é fortíssimo tacticamente, Willian, Paulinho, Ramires e Óscar tem muita intensidade)? Ou estes 8 casos (a que podemos juntar Lucas e Coutinho) são circunstanciais e o jogador brasileiro vai continuar a ter dificuldades em “invadir” Inglaterra?


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Mário Pontes

0 Comentários

  • André Gonçalves
    Posted Fevereiro 14, 2014 at 6:14 pm

    Eu penso que, como tudo no futebol evolui, as carateristicas e formas de jogar evoluem. Isto é, os jogadores adaptam-se às circunstancias da vida (do futebol entenda-se) e claro que há jogadores que são "mais inteligentes" que outros e conseguem-se adaptar melhor. Isto permite que eles evoluam em determinados aspetos que eram mais fracos e daí se verificarem jogadores brasileiros muito disciplinados taticamente (outro caso o Luiz Gustavo)!
    É verdade que a maioria deles ainda continuam a ser "brinca na areia" (Neymar, Vitinho, o proprio Coutinho) mas há uns quantos (em maior numero que anteriormente) que fogem á regra e adquirim capacidades taticas como um "italiano".
    André Gonçalves

    • Jorge
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 6:28 pm

      Não me resta qualquer tipo de duvida, de que nos situamos perante um dinossáurio da palavra. O próprio Sr. Carlos Darwin estaria orgulhoso, de tremendo intelectual. Atreveria me ate, a considera-lo, um discípulo de Darwin, ou, quem sabe, uma própria reencarnação do mesmo.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 9:20 pm

      Jorge o André Gonçalves exprimiu a opinião dele, fundamentou-a e de forma lógica. O seu comentário nada trouxe de pertinente nem abriu tema de debate ou discussão! Releia lá o post de novo. Parece-me claro. Para acrescentar concordo completamente com a opinião do André Gonçalves. Sendo a Europa o sonho futebolístico dos brasileiros jovens, nota-se uma evolução na sua formação e predisposição para evoluir principalmente taticamente e a nível de posicionamento. Também é de realçar que alguns destes "Novos" brasileiros vêm muito cedo para a Europa (mercado de leste aposta muito nos brasileiros) e portanto têm uma adaptação facilitada.
      Tom

    • Jorge
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 11:13 pm

      Tom e Antonio Gonçalves, nao se preocupem, porque eu so estava a bricar. Subscrevo totalmente o post e o comentario do antonio, apenas achei piada ao facto de se usar o termo evolucionismo no futebol

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 14, 2014 at 6:14 pm

    Parece-me que o jogador brasileiro pode perfeitamente entrar na Premier League, sendo tambem verdade que apenas aqueles com mais qualidade e que se conseguem impor naquele campeonato (tambem para isso contribui a limitaçao aos extra-comunitarios, nomeadamente com o pre-requisito das internacionalizaçoes).

    O caso mais flagrante e que mais me surpreendeu foi o Willian, ja que pegou de estaca no Chelsea e esta um jogador com uma maturidade tactica e uma agressividade defensiva muito interessante. Tem-lhe feito muito bem passar pelas maos do Mourinho e certamente que sera um dos eleitos para o Mundial do Brasil.

    Por outro lado, o Fernandinho tambem teve uma entrada fantastica na Premier League (rapido, intenso, fortissimo na recuperaçao de bola e tambem com chegada a area), sendo um elemento fundamental no Man City), o Paulinho e um jogador com qualidade mas tem vindo a cair aos poucos no Tottenham (tambem devido ao estilo de jogo mais britanico e pragmatico imposto pelo treinador actual). enquanto que o Oscar, o Coutinho ou o Ramires sao outras estrelas que brilham em solo ingles.

    Digo ainda que o jogador brasileiro pode ter mais sucesso em Inglaterra tambem devido ao facto do campeonato ser hoje mais tecnico, um pouco pela influencia dos treinadores estrangeiros, e menos fisico e directo como era a alguns anos atras.

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 6:42 pm

      O Paulinho também esteve lesionado, mas desde que regressou há três jornadas contra o Hull City que tem feito boas exibições e até marcou dois golos nesses três jogos.

  • Adriano
    Posted Fevereiro 14, 2014 at 6:22 pm

    São jogadores que vêm cada vez mais cedo para a Europa e, grande parte deles, desenvolve essa capacidade tática aqui, na Europa. Tendem a desenvolver-se aqui e captar as características do futebol europeu e, consequentemente, a apresenta-las na sua selecção. Claro que, chegando "cedo" à Europa, vão ter mais possibilidades de "apreender" esse conhecimento táctico e a capacidade de trabalho em prol da equipa. É provável que continuem a ter cada vez mais capacidades de se apresentar em qualquer liga!

    • Carlos Rocha
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 7:50 pm

      Isso de vir mais cedo para Europa e "apreender" esse conhecimento táctico, só demonstra o desconhecimento sobre o futebol brasileiro e os interesses dos empresários. Já há anos que os jogadores brasileiros vem jogar para europa muito jovens ( o grande "boom" começou em fins da década de 80), muitos até nem chegaram a equipa principal das equipas. Só que, como tudo na vida, uns tem mais qualidade e competência que os outros. Dou-te exemplos de jogadores jovens que foram para europa e eram jogadores que se previam um grande futuro, mas que andaram a rodar em clubes europeus e não deram certo: Alberoni (com 19 anos jogava na inter de milão e ainda passou pelo Barcelona), Alexandre Pato( pintaram um jogador, que na verdade não é, tem muitas limitações e não tem intensidade e comprometimento com o jogo), Carlos Eduardo( ex Hoffenheim) , Zé Eduardo(ex Genoa), Thiago Ribeiro (ex Bordéus), etc.
      Mas quando um jogador é bom, não precisa de conhecimento táctico, porque a táctica é so uma das componentes para se formar um grande jogador, ou uma mega jogador! Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho foram jogadores que foram muito jovens para Europa e de táctica aprenderam pouco, se calhar ate nada,mas tem as outras componentes que sobressaem e que a Europa e ,com mais frenquencia, os portugueses, tem a tendência a chamar de " brinca na areia"…Queria eu ter esses três " brinca na areia" como portugueses para jogar por Portugal e ganhar uma taça do mundo!

    • Miguel Almeida
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 9:13 pm

      Carlos Rocha, concordo por inteiro na sua resposta, excluindo apenas um ponto. Ponto esse que acho grave da forma como você o disse. Se percebi bem quis dizer que Romário, Ronaldo e Ronaldinho, não era jogadores muito evoluídos táctiamente. No que diz respeito a Romário concordo, no que diz respeito a Ronaldinho concordo e entendo, pois por onde ele passou eram 10 para táctica de jogo e ele para a técnica, agora no que diz respeito a Ronaldo (…) era um jogador mais que completo, dos melhores de sempre que me lembro de ver. Evoluído tecnicamente, sentido posicional excelente, relativamente rápido (em tempos), matador nato, e um ponta de lança com um sentido táctico acima da média. Acrescento até, que são poucos os actuais pontas de lança/avançados, tacticamente tão evoluídos como ele.

  • Rui Sousa
    Posted Fevereiro 14, 2014 at 6:31 pm

    Finalmente uma visão do leitor que vai ao cerne da questão. Não entrou em palavras falsamente caras e vai logo directo ao que interessa. Parabéns por isso. Penso que já há algum tempo o Brasil deixou de ter tantos brinca na areia, sendo o ultimo, Ronaldinho, aquele que mais brincou no futebol europeu. Cada vez mais se vê Kákás ou jogadores com uma cultura táctica e defensiva ao nivel europeu, mantendo no entanto aquele poder ofensivo a que estamos habituados. Mantenho também as minhas duvidas do quão longe poderá chegar esta selecção (o factor casa é determinante), mas isso é outro tema. Penso que daqui para a frente poderemos ver mais brasileiros adaptados tacticamente às ligas da europa, e também na inglesa. Aliás o mercado de Agosto este ano, muitas das grandes movimentações tinham nome brasileiro.

  • João Francisco
    Posted Fevereiro 14, 2014 at 6:38 pm

    Contam-se pelos dedos os jogadores brasileiros que vieram directamente do Brasil para Inglaterra e pegaram de estaca.

    A língua (factor menos importante, mas que também contribuí), a inteligência com e sem bola, o conhecimento táctico e o ritmo de jogo impossibilitam esta viagem directa de Brasil para Inglaterra.

    Posto isto há duas formas de contornar isto: comprar jovens jogadores brasileiros directamente ao Brasil e emprestá-los a equipas europeias de menor nomeada ou comprá-los a clubes europeus já depois de terem adquirido conhecimentos tácticos e adaptados ao futebol europeu.

    Mas isto só é possível pois os jogadores brasileiros (incluo aqui os jogadores sul-americanos todos, não apenas os brasileiros) cada vez vêm mais novos para a Europa, permitindo assim, que cada vez cheguem mais novos ao campeonato Inglês (já maduros).

    Para concluir, e sem querer desrespeitar ou rebaixar o campeonato brasileiro, este em certos aspectos está há muito estagnado. Se é bom ou mau não sei. Como europeu não posso dizer que seja negativo para os nossos clubes, principalmente para os portugueses. Falando no nosso país, o nosso campeonato é a ponte perfeita para os jogadores sul-americanos, eles vêem sempre com bons olhos uma mudança para Portugal pois sabem que facilmente, tendo qualidade saem para outro país. A língua, o clima e o facto de haver muitas vagas nas competições europeias para um campeonato com a qualidade do nosso ajudam muito a isso. E depois claro, a qualidade dos treinadores portugueses e as condições de treino.

    • kafka
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 9:44 pm

      Não concordo com o teu argumento de que os jogadores Brasileiros não vão directamente para Inglaterra, devido a serem fracos tácticamente, porque apesar da Premier League ser a melhor liga do Mundo, do ponto de vista de táctico é muito menos exigente que a Liga Italiana ou Espanhola, e no entanto há imensos jogadores Brasileiros a entrar directamente em Espanha e Itália…o grande entrave para os jogadores Brasileiros não írem directamente do Brasileirão para a Premieri League é não serem internacionais o que faz com que não obtenham a licença para jogar em Inglaterra

  • Kacal l
    Posted Fevereiro 14, 2014 at 6:39 pm

    O jogador Brasileiro mudou, para mim esse mito acabou, o campeonato brasileiro não é muito táctico, nem muito defensivo, mas agora os jovens que saem de lá e vêm para Europa, rapidamente aprendem a jogar com o "estilo europeu" e conseguem adaptar-se rapidamente e com sucesso, veja-se o caso do Alex Sandro, vinha com rotulo de jovem promessa, mas que atacava melhor do que defendia, neste momento já é um DE muito forte nos dois aspectos e é dos mais cobiçados na Europa, se calhar até é o próximo a ir para Inglaterra (quem sabe…), acho que acabou esse pensamento em relação ao jogador Brasileiro.

    Se olharmos para os 8 convocados pelo Scolari que actuam na Premier League, 7 deles são fortes são fortes em termos tácticos, defensivos e de intensidade.
    O Fernandinho é um excelente médio, o Paulinho está a subir de rendimento, o Ramires é um "monstro", o Willian e o Oscar são jogadores ofensivos e talentosos, mas que no Chelsea com Mourinho evoluíram muito tacticamente e na ajuda defensiva, jogam com alta intensidade.
    O Júlio César é um GR de grande qualidade e experiência e pode jogar em qualquer parte do Mundo.
    O Lucas é mais um que encaixa no perfil de jogar que é forte defensivamente e tacticamente e que dá tudo em campo.
    O David Luiz é que foge um bocado á regra, ele até é bom defensivamente e tacticamente, mas encaixa nos "brinca na areia", tenta sair a jogar quando não deve, perde bolas, tem falta de concentração, muitas vezes complica.
    O Coutinho também encaixa nos "brinca na areia", finta demais e ás vezes é individualista e egoísta, tem melhorado no jogo colectivo, mas ainda precisa de evoluir mais nesse aspecto, mas ele vai chegar lá.
    Para mim o mito acabou e o jogador Brasileiro já sabe jogar "sem bola" como o Roberto Carlos falou.

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 7:01 pm

      Embora eu concorde que ou o jogador Brasileiro (em questão) tem grande maturidade (mesmo sendo jovem) e tem uma qualidade acima da média e assim tem possibilidades de ir directamente do Brasil para Inglaterra (é raro acontecer) ou então vão para clubes de campeonatos menos competitivos para se adaptarem ao "estilo europeu" e utilizam os clubes como "pontes" para depois darem o "salto" para a Premier League, que é o acontece na maior parte das vezes com os "grandes" (em Portugal) que só têm ganhar porque compram por um valor X, recebem rendimento desportivo e depois vendem pelo dobro ou até triplo.

    • kafka
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 9:40 pm

      Kacal, eles não vão directamente para o campeonato Inglês porque não são internacionais, é esse o grande entrave…porque o campeonato Espanhol e Italiano é muito mais táctico que o Inglês e no entanto o que não falta nestes campeonatos é jogadores Brasileiros

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 10:01 pm

      Kafka,

      São várias as razões, mas as questões tácticas e físicas também só parte desse "problema", o Robinho por exemplo não deu deu em nada em Inglaterra.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 10:42 pm

      Isso simplesmente não é verdade.

      As melhores épocas do Robinho na Europa foram em 2007/208 no Real e em 2008/2009 no City. Jogou melhor em Inglaterra do que fez em Itália por exemplo.

      A sua carreira foi em geral uma desilusão mas teve alturas de bom nível como esses 2 anos, ou os primeiros tempos no Real. Depois problemas disciplinares e pouca atitude competitiva estragaram uma carreira de um jogador que tinha qualidade para poder ter ganho uma ou mais bolas de ouro.

    • kafka
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 10:46 pm

      Na questão táctica não concordo, porque dos 5 grandes campeonatos (Inglaterra, Espanha, Itália Alemanha e França), o campeonato Inglês é claramente o menos exigente dos 5 na questão táctica, e no entanto vemos imensos Brasileiros em Espanha, França, Itália e Alemanha, portanto não é esse o factor preponderante…pelo menos na minha opinião

    • Mitt Romney
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 11:02 pm

      Ou mais bolas de ouro ainda, dizer que jogou bem em qq sitio que nao seja o brasil é puro delírio. O jeremy tem claramente uma imaginação fertil. Jogou tão bem que os clubes tentaram sempre "despacha-lo".

    • kafka
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 11:10 pm

      atenção quando digo que é o menos exigente a nivel táctico dos 5, estou a falar de equipas de nivel médio, do meio da tabela para baixo…porque obviamente as equipas de Top como o Chelsea e o City, são fortíssimas tacticamente e em nada ficam atrás de nenhuma equipa no Mundo…

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 11:21 pm

      Jogou tão mal em 2007/2008 que o City achou por bem gastar 45 milhões na sua contratação, sendo que nessa altura o Chelsea também o queria.

      Caso não saiba o Real só o vendeu porque o Robinho incompatibilizou-se com o Calderon por este o ter tentado meter no negócio de Ronaldo para o Real (negócio que ficou apalavrado para 2009), porque jogavam na mesma posição e como é óbvio Ronaldo era e é melhor.

      No seu primeiro ano no City, Robinho foi o melhor marcador do clube e o 4º da Premier League, na segunda época devido a problemas disciplinares o City emprestou-o.

      Não disse que teve uma grande carreira, porque não teve, mas que nessas duas épocas jogou bem é inegável.

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 11:27 pm

      Jeremy,

      O Robinho esteve bem no Real Madrid (2007/2008), no Man City nunca fez nada de especial, triunfar não é fazer umas boas exibições, o que importa é que ele não triunfou em Inglaterra, mais parece que vocês só querem contrariar.

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 11:29 pm

      kafka,

      Pode não ser o factor mais preponderante, mas é um dos factores, para além do aspecto táctico, também há o aspecto defensivo (dos adversários) e o aspecto físico e de intensidade, os Brasileiros têm algumas dificuldades nesses aspectos, mas actualmente já há uma diferença menor entre os Brasileiros e os Europeus nesses aspectos.

    • Mitt Romney
      Posted Fevereiro 15, 2014 at 12:59 am

      Se o facto de alguém dar muito dinheiro por ele é sinal que jogou bem, os outros jogadores que deve achar que jogam também muito sao o Balotelli e o Carrol.. Argumento sem qualquer sentido. Alias O real agora quando comprou o Bale também queria mandar embora o Ronaldo porque também eram incompativeis.. e O Barça o Messi por causa do Neymar.
      Se o Real achasse que era uma mais valia não o tentava meter no negocio do Ronaldo, como nunca o faz com aqueles que considera serem realmente bons. O resto é a sua imaginação a trabalhar.
      MR

  • Pedro
    Posted Fevereiro 14, 2014 at 7:39 pm

    acho que se deve à evolução natural do futebol brasileiro que vai bebendo do futebol europeu. Os jogadores têm também de ser mais profissionais porque atualmente não basta ter muito talento para vingar neste mundo, é preciso trabalhar para isso.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 14, 2014 at 7:43 pm

    Acho que o fenomeno se deve principalmente ao maior poder dos empresarios/clubes ricos/ligačoes a fundos do que realmente com uma mudanča na forma de jogar dos brasileiros.

    Czari

  • kafka
    Posted Fevereiro 14, 2014 at 8:29 pm

    Esta afirmação do Roberto Carlos, não faz sentido nenhum, porque o campeonato Inglês não prima propriamente pelo rigor táctico e pelo "jogo sem bola"…por essa ordem de ideias se na Inglaterra há poucos Brasileiros, então em Itália (o campeonato mais táctico do Mundo), não havia um único Brasileiro para amostra…basicamente não há muitos jogadores Brasileiros em Inglaterra, pela dificuldade que é de contratar um Brasileiro pois há sempre o tal problema de ter de ser internacional…

    Agora é um facto que o jogador típico Brasileiro, não é à partida (pelo menos quando sai do Brasil) evoluido tacticamente, derivado da cultura de jogo Brasileira que se espelha no campeonato deles, que é um campeonato muito fraco tacticamente…no entanto acho que ate isso já foi mais evidente do que é hoje..

  • Jeremy
    Posted Fevereiro 14, 2014 at 8:57 pm

    A opinião do segundo melhor lateral esquerdo de todos os tempos (o melhor é Maldini) não tem grande lógica, primeiro porque a Premier League tem muitos jogadores Brasileiros de qualidade e depois muntos deles até são jogadores com bastante responsabilidade, ou cultura tática sem bola, Paulinho, Fernandinho, Lucas ou Ramires e mesmo os mais ofensivos Oscar ou William (que melhoraram muito nesse aspecto com Mourinho).

    Enfim, por Roberto Carlos ter sido um grande jogador não quer dizer que seja um expert em análises de jogadores ou de estilos de jogo… Aliás creio que teve pouco sucesso quando foi treinador e diretor desportivo do Anzi.

    • kafka
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 10:10 pm

      De acordo Jeremy, quando ele diz que os jogadores Brasileiros não vão para Inglaterra porque o jogador Brasileiro tem pouca cultura táctica, está tudo dito quanto ao poder de análise dele…pois se fosse esse o motivo para eles não irem para Inglaterra, então em Itália só podiam mesmo ír lá de férias em turismo, porque jogar à bola no campeonato mais táctico do Mundo não podiam…

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 10:31 pm

      Também é verdade Kafka, apesar de achar que as equipas mais fortes Inglesas não são piores taticamente que as italianas (até pelo fraco sucesso destas na Europa ultimamente).

      Equipas como o Chelsea, Arsenal, City, Liverpool, Everton ou Southampton são para mim equipas taticamente muito fortes com treinadores de grande nível.

      Aliás não será coincidência nestas equipas só um treinador ser britânico, Rodgers (com grande influências do futebol Espanhol e de Mourinho), pois são equipas que privilegiam a posse de bola e a construção de jogo desde trás. Os treinadores Britânicos são em geral ainda pouco evoluídos na mina opinião.

    • kafka
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 11:08 pm

      Sim sem dúvida Jeremy, as equipas de Top Inglesas estão ao nivel de qualquer equipa no Mundo a nivel táctico, e muito se deve como disseste e bem ao facto de terem todas treinadores estrangeiros e mesmo os respectivos planteis não terem practicamente jogadores ingleses nenhuns…mas depois as equipas de nível médio e médio baixo deixam muito a desejar a nível táctico comparando com as equipas de nivel médio e médio/baixo, italianas ou espanholas, não sendo isso necessariamente mau, aliás até é bom, porque a Liga Inglesa se é de longe a melhor Liga do Mundo e a mais espectacular, muito se deve também a esse baixo rigor táctico o que leva a que os jogos tenham sempre muitos golos e muitas reviravoltas e com várias oportunidades de golo, coisa que acaba por ser mais difícil de acontecer em Itália por exemplo, onde quem marca primeiro baixa logo o bloco para defender o resultado…

  • po
    Posted Fevereiro 14, 2014 at 9:26 pm

    podem fazer um post sobre o fuham? já é o 3º ou 4º treinador esta época,,,mas este magath é o que tem mais curriculo

  • Filipe Santos
    Posted Fevereiro 14, 2014 at 9:50 pm

    Vistos de trabalho, meus caros! Parece que toda a gente se está a esquecer disto..não se vêm muitos brasileiros tal como não se vêm muitos argentinos..com aquela questão de ter de estar presente em pelo menos 75% das convocatórias da sua selecção numa época, não fica fácil entrarem muitos brasileiros. .

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 14, 2014 at 10:35 pm

      Tem toda a razão Filipe, não fosse essa lei e certamente existiriam mais futebolistas Brasileiros em Inglaterra.

      Apesar disso não é algo definitivo, os futebolistas que não preenchem esses critérios podem obter a licença de trabalho, através de uma comissão que analisa cada caso dando pareceres sobre cada jogador que pretende jogar em Inglaterra e decide favorávelmente em função daqueles que pensa terem qualidade para tal.

  • Sidney teixeira lopes
    Posted Fevereiro 14, 2014 at 9:56 pm

    Isso eh uma questão de costume…
    uma vez q um jogador Brasileiro se acostume a jogar se a bola
    o futebol deste se desenvolve e ele se destaca nas ligas europeias…
    Eu sou Brasileiro e aqui tem jogadores q seriam protagonistas d times da Premier League tranquilamente
    se aprendessem um pouco mais sobre tatica…

  • Sidney teixeira lopes
    Posted Fevereiro 14, 2014 at 9:59 pm

    Uma vez q o jogador Brasileiro aprenda sobre a tatica,sobre como se movimentar e
    ocupar espaços ou seja aprender o jogo sem bola,devido a sua qualidade técnica ele ser tornará destaque
    se for p as ligas européias…
    Eu sou brasileiro e posso dizer q vários jogadores do meu País poderiam jogar em grandes times
    da Premier League se aprendessem a jogar taticamente…
    são vários.

  • Chilavert
    Posted Fevereiro 14, 2014 at 10:24 pm

    De facto tem agora havido um sucesso pouco normal de jogadores brasileiros na Premier League mas terá mais a ver com a evolução tactica das principais equipas(os primeiros 4-5 classificados abandonaram o 4-4-2 em linha que ainda prevalecia a meados da decada passada e passaram a jogar com tacticas mais compactas favorecendo o jogo curto) e que continua a contagiar outras(Swansea) do que propriamente com mudança de mentalidade/caracteristicas dos jogadores brasileiros.
    Agora os jogadores são encaixados nas suas posições ou o é lhes pedido está de acordo com as suas caracteristicas individuais, deixou de haver crimes lesa futebol como o que fizeram com o Anderson(forçado a jogar numa posição que não era dele com funções para as quais ele não tinha caracteristicas) com o resultado a "destruição" quase completa do jogador.
    O futebol inglês parece lentamente estar a evoluir (finalmente) e é de salutar

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 14, 2014 at 11:36 pm

    Paulinho tem muita intensidade…

    Joca

    • Luís Borges
      Posted Fevereiro 15, 2014 at 2:21 pm

      Pois… O meu pensamento foi o mesmo. Na minha opinião é quase que um caso de estudo, porque lembro-me perfeitamente de ter visto o Paulinho na final do Campeonato do Mundo de Clubes pelo Cortinthians (contra o Chelsea) e me ter deparado com um jogador que enchia o campo, super rotativo. Aliás, já na Taça das Confederações fiquei com a mesma ideia. No Tottenham algo se passou… Parece que não o conheço efetivamente bem, porque aparenta estar outro jogador. Mais passivo, mais lento a decidir as suas ações… Nem sei, se calhar foi só impressão minha, ou então "apanhei-o" em jogos nos quais estava, quiçá, limitado fisicamente ou algo do género…

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 15, 2014 at 1:56 am

    Não há mais brasileiros na Premier League porque nem todos conseguem licença de trabalho, simples

  • Nuno Yatsu
    Posted Fevereiro 15, 2014 at 1:26 pm

    De uma maneira geral, salvo algumas excepções , o futebolista brasileiro para se afirmar na Europa tem de jogar em campeonatos menos visíveis, como o russo, o português, etc .
    só depois consegue se adaptar ao futebol europeu.

Deixa um comentário