Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Aqueles que dizem que encontram jogadores no Chiado, e em Chelas, e que fazem deles os melhores do mundo, que agarrem nestes miúdos e façam deles os grandes craques»

O Special One acredita que é possível voltar a aparecer uma estrutura no futebol português como à do seu Porto, com jogadores lusos provenientes do Boavista, Vit. Setúbal, Leira, Vit. Guimarães, e daí fazer uma grande selecção. Concorda (ou a realidade actual é muito diferente de há dez anos atrás)?

Mais do que o bate-boca com Jesus, a história da gramática e outras indirectas ao treinador do Benfica, a entrevista de Mourinho à TVI valeu principalmente pela sua visão sobre a selecção nacional. Apesar de ter dito o óbvio em relação a alguns temas, como a falta de aproveitamento da geração que foi final do Mundial sub-20 em 2011, pode ser que estas declarações sirvam como um alerta.

“Pergunta – O que está em causa é a mentalidade de treinadores ou a mentalidade de dirigentes?
Mourinho – … Pergunto eu! Aqueles que dizem que encontram jogadores no Chiado, e em Chelas, e que fazem deles os melhores do mundo, que agarrem nestes miúdos e façam deles os grandes craques. Porque, principalmente para quem está fora, é triste ver Portugal, neste momento, a não conseguir ganhar à Albânia”.

P – E em relação a jogadores? Há jogadores em quantidade para manter os resultados da última década? 
R – Não vejo muitos jogos do campeonato português, não vejo seguramente jogos da Liga de Honra, salvo um ou outro, mais por curiosidade. Não conheço em profundidade o que há nas camadas jovens, na Liga de Honra e, mesmo, nas equipas da Liga fora dos grandes, que são os que acompanhamos mais. Mas recordo o nosso Porto de 2002/04, com o Paulo Ferreira do V. Setúbal, o Pedro Emanuel e o Bosingwa, do Boavista, o Nuno Valente e o Tiago, do U. Leiria, o César Peixoto, do Belenenses, o Maniche do Alverca, o Deco do Salgueiros, mais os grandes monstros feitos na casa, como o Vítor (Baía) e o Jorge (Costa). É isto possível? É. E também é possível que depois uma seleção dure uma série de anos, com base nesta estrutura e nos grandes craques que estavam fora, como Figo, Rui Costa e o início do Cristiano. Isto é possível, e é uma coisa em que se deve pensar.
– Então acredita que os jogadores existem?
– Lembro-me de uma coisa que no outro dia discutimos durante o estágio, com os nossos jogadores brasileiros, em especial com o Oscar, que jogou a final do Mundial sub-20 contra Portugal. Eu perguntava-lhe: quantos brasileiros dessa equipa é que já foram internacionais A? Ele começou a contar e chegou aos oito, mais dois ou três, como o Neymar, que tinham idade para estar no Mundial mas já estavam na seleção principal. Portanto, estamos a falar de dez ou onze jogadores para a seleção A. Depois fiz a mesma pergunta ao Rui e ao Silvino: quantos portugueses chegaram à seleção A. E o Oscar perguntava: onde é que anda aquele rapaz muito rápido que jogava lá na frente, o Oliveira? E eu nem lhe soube responder onde é que andava o Oliveira… Só lhe soube dizer que esteve no Europeu há dois anos, e que agora não sei onde anda.
P – Onde é que o aproveitamento se perde?
R – Há coisas que se podem questionar, há perguntas a responder, e quem de direito que tire as conclusões mais importantes. É Ilídio Vale um grande treinador de formação? Grande treinador de formação! Onde é que estão estes miúdos? Haverá ou não em equipas portuguesas mais pequenas outros Paulos Ferreiras e outros Nuno Valentes, capazes de jogarem mais de 50 vezes na seleção e de estarem em Europeus e Mundiais? Eu acho que sim. Ainda agora Portugal jogou uma final de um Europeu de sub-19. Vamos ver daqui a uns anos quantos alemães vão chegar e quantos portugueses vão chegar às suas seleções principais. De quem é a culpa?
P – Atendendo ao momento da seleção, e aos jogadores disponíveis, faz sentido unir esta base para uma boa qualificação no Euro 2016 ou saltar uma etapa e reconstruir uma equipa, que aponte já baterias para o Mundial 2018?

R – É uma ótima pergunta, mas a resposta deve ser coletiva. Acho que não deve, nem pode, ser o novo selecionador a chegar e a ditar lei. Tem de haver um projeto de federação, completamente assumido, e que o treinador receba em mãos os objetivos definidos: o que queremos é isto. Obviamente que o selecionador tem de estar de acordo. É uma pergunta pertinente, e se calhar – se fosse convidado para ser selecionador, que não serei – era exatamente a primeira que faria ao presidente ou à estrutura federativa: quais são os objetivos? Só depois de definir claramente objetivos se podem definir as estratégias que vão levar à sua prossecução.

0 Comentários

  • Rodolfo Trindade
    Posted Setembro 19, 2014 at 11:02 am

    Nada a dizer! A verdade é que apesar da enorme qualidade que JJ possa ter como treinador em muitas componentes, ele não tem paciência para os jovens portugueses e isso é factual!

    E eu até podia compreender isso, não fosse o facto de dizer que se tem de ter paciência com o Patanisca, pois é um jovem, e bla bla bla, wiskhas saquetas, aí toda a sua teoria vai por água abaixo!

  • Nuno R
    Posted Setembro 19, 2014 at 10:39 am

    Vamos ser honestos num ponto: o Benfica, como o Porto (o Sporting segue hoje outro modelo, por obrigação e necessidade) são placas giratórias de jogadores. Os investidores colocam cá os seus atletas, para potenciá-los, adaptá-los ao futebol europeu, e depois vendê-los com lucro. Os clubes tiram a vantagem de terem elementos de qualidade nos seus planteis, ainda que por tempo limitado. Por isso mesmo a "paciência" é maior com os reforços estrangeiros. Pegando no caso do Talisca, é melhor para todos que ele venha "aprender" num campeonato menos competitivo, menos exigente, do que ser atirado às feras numa Liga de elite. Faz a sua curva de aprendizagem, que pode ser mais ou menos demorada, e depois sai "feito" para outro lado. Se os clubes começarem a encostar os investimentos em detrimento dos seus jovens jogadores de um modo consistente, os investidores viram-se para outro lado.

    • PedroCastela
      Posted Setembro 19, 2014 at 12:36 pm

      É totalmente verdade que o SLB e o FCP actualmente são um mero entreposto de jogadores.

      Mas continuando a pegar no exemplo do Talisca, é melhor para todos, menos para o Benfica!

      As perguntas que eu gostaria de ver respondidas são, porquê dar 4M (junto com minutos e paciência) pelo talisca e despachar o Bernardo.. Porquê dar 4M pelo Jara (mais minutos e tolerância) e encostar o Nelson Oliveira.. Entre muitos, muitos outros..
      Porquê contratações ridículas de gajos medíocres que são logo recambiados.

      Parece que é difícil De Facto colocarem o dedo na ferida. Numa palavra resumo: corrupção.

      Cumprimentos

    • Kafka I
      Posted Setembro 19, 2014 at 10:57 am

      Pronto esta feito o resumo de tudo isto…simples

  • Anónimo
    Posted Setembro 19, 2014 at 10:28 am

    Se tivermos a falar de formação de jogadores portugueses terá de ser a Federação (como entidade que deveria defender o futebol português, uma vez que se trata de uma entidade de utilidade pública) a promover regras que estimulassem a aposta em jovens jogadores portugueses.
    Falta coragem aos treinadores, falta regras que limitem os estrangeiros, falta aos adeptos cultura desportiva para perceberem o que é formação, porque qualidade os nossos jogadores têm!
    O problema são os fundos, os empresários, a comunicação social que só quer vender… Vejam clubes como os PSV, Ajax, At.Bilbao, Barcelona, que vivem da sua formação e são clubes que nunca perderam a sua qualidade, mas mais importante que isso, não perdem a sua IDENTIDADE!!! O futebol não pode ser só um negócio…

    Balakov

  • Filipe Leite
    Posted Setembro 19, 2014 at 9:33 am

    Vejo muitos comentar atirar se a Mourinho quando ele faz bem em dizer que o Problema está em não apostar no portugues….

    Vamos por partes:
    1º Mourinho está num projecto em inglaterra com condições de príncipe para escolher os jogadores e ganhar titulos.. não podem estar para ai dizer que ele não aposta em jovens ou ingleses… Os objectivos do chelsea não passam por ai..
    2º A Situação económica dos grandes de Portugal exige-se uma mudança brusca na reformulação dos seus planteis… ao contrario do Mourinho.
    3º Se Jesus não quer ou não pode apostar em Portugueses que os liberte para outros clubes… Faltou sair o Nelson Oliveira… Oxala que André Almeida fuja rápido assim como Alexandre Guedes.
    4º Os outros 2 grandes tem mão de obra precisam é de mudar mentalidade e projecto desportivo diferente.

    • Moskamorta
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:57 am

      1º- Nem os objectivos do Benfica passam por ai, passam sim como no Chelsea por ganhar tudo (claro que tudo não inclui a CL, ai o objectivo do Benfica é ir o mais longe possível).
      2º- Não concordo, o Benfica tem de comprar barato e vender caro, como vem fazendo até hoje, tem é que fazer uma melhor filtragem e deixar de comprar Patrics, Cortezes, Luis Felipes, Felipes Menezes, e ai si nesse espaço dar ao formados no clube.
      3º – E como se cumpria os mínimos da UEFA, para alem de ainda poder vir a ser úteis como foram no passado Andre Gomes e Andre Almeida, o 1º foi vendido por 15 M e rendeu 10M. Alexandre Guedes? deverias querer dizer Gonçalo Guedes, e não precisas de ter medo que este irá crescer e será utilizado na A mais tarde ou mais cedo, em jogos sem grande pressão.

  • Qwerty
    Posted Setembro 19, 2014 at 9:27 am

    Jesus e Mourinho são extamente iguais. Nenhum vai buscart jovens aos juniores ou à equipa B, e os transforma e evolui em jogadores feitos. Limitam-se ambos a contratar jogadores que demonstrem potencial em outros clubes, e ai sim, tem merito pelo trabalho que fazem. Jesus com Enzo Perez e Coentrão, por exemplo, e Mourinho com o Porto 02/04. Estão num bate-boca estupido e sem nexo, pois nenhum deles é capaz de verdadeiramente, transformar uma promessa, num jogador de creditos firmados

  • Anónimo
    Posted Setembro 19, 2014 at 4:51 am

    Onde anda o Ake, Van Ginkel, Oriol Romeu, Atsu, Wallace, Piazon, Thorgan Hazard?? já me esquecia, é melhor gastar 40mlhoes num avançado, ou 35 milhoes num medio. tem ai tantos jogadores, porque nao aposta neles?

    Nuno

    • David Silva
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:25 am

      O aké está no plantel principal, todos os outros não tem lugar. E nenhum é ponta de lança… ou das camadas jovens do chelsea.

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:21 am

      Porque tem o Óscar, o Fàbregas, o William, o Matic, o Ramires, o Hazard, o Schürrle, o Diego Costa, o Drogba, o Remy, o Cahill, o Ivanovic, o Zouma… todos imensamente superiores aos que tu mencionas.

  • Mário
    Posted Setembro 19, 2014 at 12:50 am

    O comentário sobre o Oliveira creio ter acertado no alvo, o rapaz rápido lá da frente, segundo melhor jogador do torneio, vice campeão, onde anda ele? Apesar de não ser benfiquista, ver jovens como este desperdiçarem o seu talento devido ao facto de o seu treinador não os apoiar, seja porque não quer ou não tem capacidade, é uma situação que me deixa algo triste.

    Quem fala no Oliveira pode também falar no Mika por exemplo, creio que foi o melhor GR do torneio e agora quando se fala em arrumar o Artur onde anda ele? No Boavista.
    Outros exemplos surgem como Sérgio Oliveira, Caetano, etc…

    Ou seja, não é problema exclusivo do Benfica ou até dos grandes, basta ver o camião de estrangeiros que chegou ao Boavista este ano para percebermos que nem ali se dá hipoteses aos "tugas".

    • Joao B
      Posted Setembro 19, 2014 at 1:58 pm

      Eu acho curioso que se discuta o que José Mourinho disse até porque ele é assim: controverso sempre. Lembro-me de um LFV que se dizia em consonância com o JJ quanto ao facto de terem uma equipa com base em jogadores portugueses. Desengana-se quem acha que Cancelo ou Bernardo Silva não têm cláusula de compra por parte dos clubes em que estão no caso de os clubes assim acharem bem. O JJ tem de sabe estabelecer o limite das suas capacidades, apenas isso. O Benfica neste momento no panorama europeu vale tanto quanto o Ajax ou o Leverkusen. Equipas que estão na champions mas não podem augurar nada além dos oitavos de final. E quero que me expliquem qual o mal em apostar como soluções para competições internas em jogadores com 18 anos portugueses. Mesmo no campeonato. Portugal vai ter de mudar isto mais tarde ou mais cedo. É ridículo o quão medíocre é o nível da nossa selecção. Uma selecção foi sem ter uma base numa determinada equipa é tremendamente improvável que espere ter resultados e é disso que Mourinho fala. Apenas se refere a JJ porque ele mais uma vez não entende a sobranceria do treinador encarnado ao elevar-se a melhor que ele. Mas o Porto faz o mesmo que o Benfica actualmente mas a verdade é que não tem uma equipa base com mais de 4 jogadores portugueses há quase 20 anos ao passo que o porto de 2000 a 2006 teve uma equipa maioritariamente portuguesa. Não foi pelo número enorme de estrangeiros que o Benfica teve mais ou menos sucesso é apenas a cultura: estrangeiro (Sul Americano ou vindo dos Bálcãs) é melhor que o português.

    • Nem eu sei
      Posted Setembro 19, 2014 at 11:26 am

      Mas nao és capaz de reconhecer que se o Mourinho nao tem obrigaçao de apostar no jogador português o JJ ou outro qualquer também nao têm?

      Quanto ao diogo, se diz que o JJ devia ter apostado no Bernardo Silva pelo menos na taça da liga e Chelsea também tem uma competiçao semelhante para apostar nos jogadores jovens do clube e no entanto o Mourinho nem agora nem na primeira passagem fez essa aposta…

    • Moskamorta
      Posted Setembro 19, 2014 at 11:17 am

      O objectivo na Champions do Benfica é ir o mais longe possível, não tem mais obrigação que ganhar que o Chelsea, nem eu nunca disse isso, mas agora diz-me tu, em que é que o Chelsea é melhor relativamente ao Benfica, sem contar com o dinheiro, o ranking da UEFA e actualmente o prestigio ( e esse prestigio deve-se muito devido ao facto de jogarem na Premier League). Depois o Benfica nunca se assumiu pela luta da CL, simplesmente disse que tinha o sonho, e eu pergunto, quem não tem?
      Relativamente ao Bernardo Silva, eu como já disse acima, apoio este empréstimo, desde que não tenha clausula de compra, pois só irá fazer o jogador crescer em todos os aspectos, e mais confortávelmente longe da pressão exercida pelos midia nacionais, e principalmente a nivel mental e psicológico (quem já emigrou sozinho com a idade dele sabe do que falo). Isso dos jogos da taça é tudo muito bonito falar agora que ganhamos, mas se por acaso, ele tivesse jogado esses jogos e o Benfica tive-se perdido, tínhamos menos 2 taças, e a 'culpa' seria do Jesus que lançou jovens inexperientes, e assim se queima um jogador. Se me tivesses dito que era jogador para estar no banco e nos jogos já resolvidos ir entrando até concordo, mas ai deixava de jogar na B e poderia estagnar, se me dizes que ele deveria ter jogado jogos da taça contra os adversários mais fracos eu digo-te sim jogou, basta ver que já tem no currículo um campeonato, uma taça de Portugal e uma taça da liga. Desejo-lhe toda a sorte do mundo no Mónaco e por mim até pode ser considerado o melhor jogador da CL, desde que perca contra o Benfica… e que para o ano esteja cá ainda mais jogador do que o que parece já ser.

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 19, 2014 at 10:50 am

      Então depois não se queixem que a selecção não ganha nada nem tem jogadores de jeito. E atenção que não estou a dizer que o fazem, é só um "heads-up".

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2014 at 10:42 am

      Então moskamorta, pelo que dizes o benfica tem mais obrigaçoes em ganhar a champions do que o chelsea, parem de viver no passado sff, nos ultimos 10 anos o chelsea ganhou muitos mais titulos que o benfica e tem neste momento muito mais prestigio internacional, obviamente que um clube que tenta lutar por todas as competiçoes nao se pode dar ao luxo de tentar lançar jovens portugueses ou australianos, quando me disserem q o benfica esta a lutar pela champions (o ano passado nao conta pois viu-se o resultado nao e lfv?) eu ai digo que tem razao e nao tem de apostar em jogadores da formaçao, agora um clube como o benfica que luta pelas tres competicoes portuguesas e pela segunda divisao europeia deveria no minimo ter jogado com o bernardo silva nos jogos da taca da liga no ano passado ou nao? se o bernardo tem talento para jogar na champions pelo monaco acho que tem talento para jogar pelo benfica pelo menos nas tacas ou nao? respondam me a isto benfiquistas sff, e ja agora rezem para que o monaco nao vos venca os dois jogos na champions pois se o fizer so denota que o bernardo silva tanto tinha talento para o benfica como para uma equipa superior, bem haja.

      diogo

    • Moskamorta
      Posted Setembro 19, 2014 at 10:36 am

      Rúben eu não espero que nenhum desses aposte em jogadores Portugueses como não espero que o Benfica e o Porto aposte, pois o objectivo destes clubes é vencer e não formar… Mas quem está preocupado que ajude! ou é só mandar papaias para o ar para criticar os outros e depois o que faz, nada… Se o Mourinho está assim tão preocupado que venha treinar as selecções jovens, ah espera ele está mais preocupado em ganhar… o seu.

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 19, 2014 at 10:32 am

      O Chelsea a todos os níveis está abaixo do Benfica, menos no dinheiro e no ranking? Deve ser um dos melhores clubes europeus da última década…

    • Kafka I
      Posted Setembro 19, 2014 at 10:17 am

      Inteiramente de acordo Moskamorta…

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 19, 2014 at 10:16 am

      Claro que não, nem eu o disse. Mas se os clubes portugueses não apostarem no jogador português, não esperem que seja o Mourinho ou o Villas-Boas a fazê-lo.

    • Moskamorta
      Posted Setembro 19, 2014 at 10:04 am

      Nem o Benfica (JJ) tem de andar a fazer favores a ninguém, tem é de ganhar e mais nada seja com jogador Português, Chinês ou Cambojano, ele é pago (e bem) é para ganhar, tal como acontece com o Mourinho, mas se este se preocupa tanto com a selação Portuguesa, ele que os valorize e aposte neles, o JJ até já disse que a seleção é um cemitério (não foi por estas palavras mas foi perto disto). Depois porque é que o Chelsea é um clube para ganhar e o Benfica não, é que o Chelsea a todos os níveis está muito abaixo do SLB, e só está acima em duas coisas (dinheiro) e no Ranking UEFA e mesmo ai só está 1 lugar à frente do Benfica (4º e 5º respectivamente)

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2014 at 10:03 am

      E porque carga de água o Jesus tem de andar a favor à nossa selecção?
      Se queres os serviços dele, contratem-no e paguem-lhe para isso. Foi o que o Benfica fez.

      JM

    • Nem eu sei
      Posted Setembro 19, 2014 at 10:01 am

      Entao mas existe alguma lei que nao permita que os jogadores jovens portugueses joguem em Inglaterra?

    • Kafka I
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:56 am

      Rúben,

      Novamente de acordo contigo, só te pergunto novamente, e o Jesus tem de fazer favores à Selecção Portuguesa?

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:46 am

      E ele está num clube inglês, caso não tenham reparado. Tem que andar a fazer favores à nossa Selecção?

    • Kafka I
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:44 am

      Ricardo Ricard

      Mas um jogador tem que ser avaliado e analisado pelo seu todo, e não apenas pela questão técnica e táctica…e como tu disseste e muito bem, o Nélson Oliveira não é lá muito bom de cabeça, e utilizando um exemplo extremo, de que me vale ter um jogador com os pés do Messi por exemplo, se depois ele é um bêbado e um drogado que só quer é noite e nada mais e que não treina e não leva o futebol a sério? isso por si só é a mesma coisa que ser um jogador mediocre na mesma, porque ele nunca vai render ao nível do potencial que tem, por razões extra-futebol

      PS: Não estou a dizer que o Oliveira é bêbado e drogado, dei só um exemplo extremo

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:44 am

      O Mourinho está a mandar uma mensagem para dentro do país, ao dar o seu exemplo quando estava no Porto. Ele, no Chelsea, tem outro tipo de exigência. E nenhum dos jogadores que, por exemplo, o Anónimo Nuno fala aqui por baixo, são da formação do Chelsea. Ele até faz alguma aposta em jogadores relativamente jovens, mas já preparados para a exigência dos grandes palcos. Não o censuro, até porque a academia do Chelsea nunca deu grande coisa em termos de jogadores de grande qualidade (tem alguns a aparecer agora, como Chalobah ou McEachran). Mas ele está a trabalhar para aquilo que lhe pagam: para ganhar tudo.

    • Kafka I
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:37 am

      Rúben Cardoso,

      Não podia estar mais de acordo, ele não tem de potenciar jogadores Portugueses, mas e o Jesus têm???

      Agora por uma questão de coerência se o Mourinho não os potencia porque vem criticar os outros que também não potenciam?

      Da mesma forma que o Jesus deu um tiro nos pés com o Dartagnan, o Mourinho acabou de dar um tiro nos próprios pés, ao dizer que sabia quem era o Talisca mas não sabia quem era o Oliveira…

    • Nem eu sei
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:32 am

      Rúben Cardoso, ele não tem que potenciar jogadores portugueses.
      Mas se ele não tem essa obrigação também os outros treinadores não a têm e por essa razão o Mourinho não tem nada que vir criticar os outros treinadores que não apostam no jovem jogador português…

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:25 am

      Ele não jogou 121 jogos,jogou em 121 jogos…é diferente.

      Por exemplo no Benfica em 2011/2012 jogou em 22 jogos mas apenas jogou 763 minutos que é equivalente a 8.4 jogos.
      No Rennes jogou em 35 jogos,1751 minutos que equivale a 19.4 jogos completos.

      O Nelson Oliveira não é nenhum Falcão mas também não é um jogador medíocre,se tivesse cabeça podia ser o avançado suplente do Benfica e jogar bem mais,mas o feitio dele não é grande coisa.

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:20 am

      Desde quando é que o Mourinho tem que andar a potenciar os jogadores portugueses…?

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:18 am

      João Dias, o Danilo não foi o 3º melhor jogador desse Mundial. o 3º melhor jogador do Mundial foi o Jorge Henriquez do México, médio defensivo igualmente…

      Dragão 86

    • Kafka I
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:15 am

      Ricardo Ricardo,

      121 jogos e miseráveis 20 golos…

      E depois da forma como falas até parece que ele jogou sempre em clubes do nível do Real ou Barça tendo estado sempre tapado por super-estrelas, ora nada mais errado, ele jogou sempre em clubes medíocres e nem nesses clubes foi capaz de ser a estrela da equipa

    • Bruno Fonseca
      Posted Setembro 19, 2014 at 8:59 am

      Mário e será que não foi o Oliveira a perder-se a ele próprio?

    • Kafka I
      Posted Setembro 19, 2014 at 8:57 am

      Nem mais Moskamorta, tal como eu digo, tanto o Jesus como o Mourinho são extremamente mal educados e incoerentes, e desta vez foi o Mourinho que foi apanhado na sua própria ratoeira, já que critica o Jesus por não potenciar portugueses, mas depois o Mourinho não sabe onde joga o Nélson Oliveira, mas sabe onde joga o Talisca…tremenda contradição

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 19, 2014 at 8:55 am

      Essa conversa da média de golos do Nelson Oliveira é um pouco ridícula,até parece que o rapaz jogou todos os anos a titular. Se não joga ou se joga pouco,como é que haveria de marcar golos?

    • MM
      Posted Setembro 19, 2014 at 8:52 am

      O Mika, se não me engano, está no Atlético.
      Eu acho que a contratação de estrangeiros é indispensável para que as principais equipas portuguesas se mantenham competitivas na Europa. Não é possível, quanto a mim, ter uma equipa de grande nível, capaz de lutar contra os maiores clubes europeus, apenas com jogadores portugueses.
      Primeiro porque a maior parte dos jogadores portugueses que aparecem nos clubes nacionais, fazem uma ou duas boas épocas e querem jogar no estrangeiro, querem ganhar mais, muitos querem das passos maiores que as pernas, quando têm oportunidades, ao ficar cá, de crescerem, de jogar nas maiores competições europeias e depois então dar o "salto". Depois é ver jogadores da qualidade do Manuel Fernandes a andarem em Besiktas e Lokomotivs, só para dar um exemplo.
      Depois, porque quer queiramos acreditar ou não, não há assim tanto talento nos jovens portugueses. Também é verdade que nos que há, pouco se aposta, mas jogadores que se destacam nas competições jovens, muitas vezes chegam aos séniores e não demonstram qualidade.
      Este ano houve especialmente um caso que me aborreceu e que não entendi. Falo do Bernardo Silva, que tinha tudo para vingar já este ano na equipa principal do Benfica e não lhe deram uma oportunidade sequer. Eu não sou daqueles que critica o Talisca, porque acho que se tornará num belíssimo jogador, mas porquê pagar 4 milhões num jogador estrangeiro, quando se tem um tão bom já no clube? Porquê ter tanta paciência com esse jogador e pô-lo a jogar logo desde o princípio e não dar sequer 20 minutos ao que é nosso para ele demonstrar qualquer coisa.
      O outro é o Nélson Oliveira que tinha características (e tem), que o poderiam tornar num excelente avançado. Porque é que o Jara já teve mais de 100 minutos de utilização este ano e o Nélson Oliveira não teve nenhum? Onde é que o português é inferior ao argentino?
      Estes dois casos não fazem sentido, porque é que um jogador da formação tem de nascer 10 vezes para jogar e um brasileiro na mesma situação, chega e joga de imediato? O Gonçalo Guedes, o João Nunes, Nuno Santos, etc, se Jesus ficar, provavelmente irão pelo mesmo caminho e nunca jogarão pelo Benfica.
      Não há assim tanto talento como alguns querem acreditar, mas se o que há nunca é aproveitado, cada vez estaremos pior. E pior que perder com a Albânia é difícil…

    • Nem eu sei
      Posted Setembro 19, 2014 at 8:43 am

      O Danilo Pereira nao quis renovar com o Benfica para ir ganhar bem mais para o Parma enterrar a carreira, tal como o Mario Rui.
      E se o Mourinho estava tao interessado em aproveitrar talentos como o do Nelson Oliveira porque é que ele depois do Mundial de 2011, se acha que o jogador esta a ser mal aproveitado, nao o levou para o Real Madrid, à semelhança do que fez com o brasileiro Casemiro que tem andado a vegetar na equipa B do Real até que este ano foi emprestado ao Porto.
      É muito bonito apontar o dedo aos outros mas o Mourinho esquece-se que neste caso tem telhados de vidro. Fazendo um exercício de memória rapido, assim de repente os únicos jogadores com menos de 20 anos que me lembro de ver o Mourinho meter a jogar regularmente na sua equipa em cerca de 10 anos foram o Carlos Alberto, o Obi Mikel e Santon, de resto as suas apostas foram todas em jogadores feitos…
      Nem adiantam virem com o argumento da equipa de 2002, porque os Paulos Ferreiras, Nunos Valentes, Pedros Emanueis, Derleis, Tiagos, Ricardos Carvalhos e outros que foram pescados na primeira liga eram tinham todos mais de 23 anos, a maioria até mais, sendo por isso já jogadores feitos quando foram postos a jogar pelo Mourinho.
      É certo que o JJ é avesso à aposta no jovem português, mas pelo menos tem potenciado jovens o que não se pode dizer das não apostas de Mourinho em Carvaja, Rodrigo, Jesé, Lukaku, Lucas Piazon, Morata, etc…

    • Moskamorta
      Posted Setembro 19, 2014 at 8:25 am

      Pois é mas o Sr Mourinho nem soube responder ao Oscar onde anda um jogador do seu país (NO), mas conhece de ginjeira o Talisca, tambem se podia interessar mais pela formação nacional, e tentar potencializar jovens nacionais, como fez o Man city com o Rony e o Liverpool com o Teixeira…

    • Kafka I
      Posted Setembro 19, 2014 at 8:25 am

      Acertou no alvo quando falou do Nélson Oliveira? bem se há alvo onde ele falhou completamente foi precisamente ao dar o exemplo do banal Nélson Oliveira, que aos 23 de idade, tem 20 golos marcados na carreira, o que dá quase 1 golo marcado por cada ano de vida…

      O Nélson Oliveira é um jogador banal, e jamais será jogador de equipa grande, nunca vai passar de equipas pequena, e mesmo em equipas pequenas nunca vai conseguir ser a estrela da equipa, e até terá dificuldades em ser titular, como se tem provado ao longo da carreira dele…

    • Xis
      Posted Setembro 19, 2014 at 3:34 am

      O caso do Danilo Pereira define a mentalidade de mais de 50% da mentalidade dos jovens jogadores portugueses. Acham-se vedetas quando ainda nem sequer o são e depois querem dar uma passo maior que a perna. O Benfica sempre quis renovar com o Danilo e ele simplesmente quis ir para o estrangeiro. Ultimamento o Sporting tem sofrido muito deste "mal". Os clubes têm muitos defeitos, mas os jogadores, muitas das vezes, também não sabem esperar pelo seu momento de afirmação. Por exemplo, o André Gomes, o ano passado, passou alguns meses a oscilar entre a equipa B e a equipa principal do Benfica e sempre soube esperar e aproveitar pelas suas oportunidades.
      No caso do Nelson Oliveira, ele teve muitas oportunidades do Benfica mas nunca mostrou qualidade. Foi emprestado a equipas medianas e nem aí conseguiu sobressair mais que os outros colegas. Será culpa só do clube!? Já para nao falar que a tal Selecção de Sub-20, onde o Nelson se encontrava, tinha 2 ou 3 jogadores acima da media e o resto era entulho. O futebol praticado era medíocre e apenas chegamos à final devido a marcarmos cedo nos encontros ( penaltis, livres, golos caídos do céu, etc) e depois passarmos o resto do encontro na retranca. Dessa Selecção eram poucos os jogadores que tinham futuro.
      Agora, se falarmos das Seleções jovens actuais como por exemplo a de Sub-21 que pratica um futebol bem mais performado com executantes acima da media em relação à tal Seleção de Sub-20 de 2011, essa sim, tem muitos jogadores que têm e devem ser aproveitados nas equipas nacionais.

    • João Dias
      Posted Setembro 19, 2014 at 1:07 am

      E Danilo Pereira que foi considerado o 3°melhor jogador do Mundial sub-20…

  • Kacal I
    Posted Setembro 19, 2014 at 12:21 am

    Subscrevo o Mourinho, mas já se falou nisto aqui no blog e muitas vezes, o JJ pega em jovens promissores que já demonstraram valor nos seus Países e consegue evolui-los e potencia-los, isso é verdade, mas depois não consegue evoluir e potenciar os jovens da formação que ainda não chegaram aos seniores, aí o trabalho já é mais complicado e o melhor treinador do Mundo a potenciar jovens não está para se chatear, eu não sou contra a contratação de estrangeiros, mas quando temos um jovem português e um estrangeiro e o talento e potencial desses jovens não é de uma diferença abismal, nem pouco mais ou menos, nesse caso deve-se apostar no jovem português e só assim teremos uma selecção forte e competitiva no futuro.

    O JJ raramente evolui e potencia um jovem português, aconteceu com o Coentrão porquê precisava de um lateral esquerdo e lá inventou e resultou, mas de resto nunca mais vimos um português a triunfar no Benfica a partir de uma ascensão, portanto o Mourinho tem toda a razão e o JJ não se pode gabar de ser o maior a potenciar e tal, mas depois com os jovens portugueses não conseguir nadinha, mas enfim.

  • João Dias
    Posted Setembro 18, 2014 at 11:56 pm

    Alem disso, o Jesus não faz o menor esforço para apostar em jovens portugueses.
    Não quis MEXER UMA PALHA para fazer evoluir o Benardo Silva , o João Teixeira, o João Cancelo…
    Aparece um Talisca e que sem fazer nada pr isso pegou logo de estaca no 11.
    Jesus diz " É preciso ter paciência com o Talisca, ê jovem ainda está a evoluir e vai valer milhões no futuro "
    Mas por alma de quem é que ele nunca teve toda esta paciência com nenhum jovem português???
    Isso tira-me do sério.

    • Moskamorta
      Posted Setembro 19, 2014 at 2:10 pm

      Eu li ter paciência e não potencializar, no entanto, já potencializou o Andre Almeida, o Andre Gomes, até o Ivan pode ser considerado potencializado por si, pois jogou uma meias finais da liga europa o que lhe deu visibilidade para agora jogar numa liga como a espanhola, ainda tentou o NO mas parece que não dá e irá certamente aproveitar mais alguns… agora nestes anos todos de jj quais foram os craques que saíram e não foram aproveitados? Atenção o BS, o Cancelo e mesmo o Ivan ainda são jogadores do benfica, estão é a ter um trajecto parecido com o William e Coentrão, crescer numa liga estrangeira para depois agarrarem o lugar.

    • João Rodrigues
      Posted Setembro 19, 2014 at 10:53 am

      Entao mas o eliseu tem 30 e tal anos o ruben amorim passa mais tempo lesionado que a jogar e o silvio igual achas que isso e potencializar alguem?

    • Moskamorta
      Posted Setembro 19, 2014 at 10:19 am

      F.L. diz-me ai a nacionalidade do Andre Gomes, Andre almeida, Ruben Amorim, Silvio e do Eliseu?

    • F.L.
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:57 am

      Kafka : e por alma de quem ele só tem paciência com os não portugueses?

    • Kafka I
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:01 am

      E por alma de quem é que ele tem de ter essa paciência com os Portugueses? da maneira que falas, parece que ele é obrigado a apostar em jogadores Portugueses, e que é crime senão o fizer…

  • Joel
    Posted Setembro 18, 2014 at 11:42 pm

    Com uma equipa só de tugas é dificil, mas com um misto já era mais plausivel. Principalmente no caso de SCP, pois tem vários jogadores nacionais de bom valor. O plantel do SCP poderia ter sido complementado este ano com, por exemplo, Marcelo, Ukra ou Tarantini do Rio Ave, Ruben Fernandes e Danilo do Maritimo, A. André e Bernard do Guimaraes, Etc.

    Uma equipa como: Rui Patricio, R. Fernandes, Marcelo, P. Oliveira, M. Lopes, W. Carvalho, Adrien, Evandro, Nani, Carrillo e Derley seria uma equipa bastante interessante.

    O problema de Portugal e das equipas portuguesas, que também tem reflexo nas prestações europeias das equipas pequenas, é que todos os anos há sangrias enormes de jogadores nos clubes que tem boas prestações. O Paços faz um grande campeonato, vai á champions e o que acontece? Vende a equipa toda. O Maritimo faz uma campanha razoavel e vende 4 ou 5 jogadores. O Rio Ave vai às finais e vende o Filipe Augusto. O Estoril tem 2 campeonatos bons e vende a equipa quase toda. O Guimaraes é qualificado para a Uefa e perde imensos jogadores.

    Depois claro, não há milagres. Se repararmos as equipas que vao às competições europeias são sempre equipas que já não tem nem de perto a mais valia que tinham no ano anterior. Este ano o Nacional apostou forte e teve azar. Não foi competente, pois era a melhor equipa tuga na L. Europa. Rio Ave tem um plantel muito limitado. Estoril está em reconstrução. Guimarães, Maritimo ou Braga apresentam equipas muito mais fortes, na minha opinião, este ano. Nacional tem desiludido, mas quando estabilizar vai-se tornar muito forte.

    Isto tudo está relacionado, porque o jogador médiobom da liga tuga sai automaticamente passado 1 ou 2 anos bons, não chegando a um patamar dentro de portas que lhe permita dar um salto qualitativo. Preferem rumar ao Chipre, Romenia e etc.

    Deixo só mais um pensamento, que tem a ver com o que eu falei anteriormente. O futebol portugues só tem futebol para 2 equipas na Champions. Este ano o FCP e o SLB deveriam estar na Champions, enquanto que na Liga Europa deveria estar o SCP, o Braga e o Guimarães. Ai sim, provavelmente manteriamos um bom registo. Este ano acho que vai ser dificil angariar muitos pontos, a não ser que as equipas da Champions desçam para a L. Europa. Este comentário não visa ofender os adeptos do SCP, Estoril ou Rio Ave, pois estão nas competições por mérito próprio e com toda a legitimidade. É tudo um suponhamos.

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:02 am

      Tens toda a razão sobre a importancia de ter 3 clubes na CL, o problema é que com 3 clubes na CL depois não conseguimos atingir os minimos necessários em termos de pontos da UEFA para nos mantermos com 3 equipas na CL.. Isto é como a velha historia, epa, se alguem me desse um Ferrari era fixe, mas depois não podia andar com ele que não ganhava para gasolina ;) .

      Joel

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2014 at 1:05 am

      Na teoria tudo funciona, mas na prática, situações como a do Porto 2002/04 só acontecem 1 vez…
      Tudo depende muito da forma como o projecto é montado, e o conjunto formado por jogadores portugueses/de clubes menores da liga portuguesa corre também riscos elevados de não funcionar.

      O problema das equipas que vão à Europa é bem verdade! o caso mais notório é o Guimarães, que todos os anos tem uma lista infindável de jogadores que entram e saem, e mesmo assim vai conseguindo alternar épocas positivas (como a que está a fazer este ano) com a que vai à europa (perde jogadores)
      O Braga, acho que está neste momento na mesma situação. Já o Rio Ave e o Estoril, não têm ainda estaleca suficiente para passar a fase de grupos (espero estar enganado!)

      Quantos às equipas da CL, estamos lá por mérito próprio, mas muito beneficiados pela atribuição de pontos para a liga europa (que a Uefa deveria rever). Porto e Benfica estão no ponto em que são fracas para aspirar ao título na CL, mas grandes favoritas a ganhar a LE, e só ocasionalmente lá poderá sair uma equipa que pode chegar aos quartos ou às meias da Champions.
      O Sporting, actualmente está mais ao nível da LE, mas é importante ir à fase de grupos da CL pelos €€€ que se ganham! E basta ver do último jogo em que falaram mais dos 500mil € perdidos do que dos 2 pontos!

      É extremamente importante ter os 3 clubes grandes na CL pelo dinheiro que se ganha em compensação com a LE!

      Bruno M.

  • João Dias
    Posted Setembro 18, 2014 at 11:30 pm

    Por outras palavras, o Mourinho está a dizer ao Jesus:

    " Está calado e deixa o Talisca, o Jara, o Dartacan, o Doraemon e o Dragon Ball em paz e aposta no jovem jogador português. Consegui pegar numa equipa cheia de jovens portugueses e levá-la a campeão da Europa. Tu nem no Nelson Oliveira que foi o segundo melhor jogador do mundial sub-20 soubeste acompanhar".

    Uma das poucas vezes em que acompanho o Mourinho.
    O Jesus tem muito paleio mas não consegue pegar em jogadores inexperientes.
    Aquilo que fez com Matic, Enzo, Di Maria… porque é que nunca fez isso sem nenhum português à exceção do Coentrão??? Porque não tem estaleca para tal.
    Nisso ele nem aos calcanhares do Jesus chega.

    • Moskamorta
      Posted Setembro 19, 2014 at 10:18 am

      Tanto o Talisca como o Bernardo ainda têm de crescer, não se pode afirmar categóricamente que o Bernardo é melhor e depois podemos vir a verificar o contrário, são dois jovens com valor. Eu apoio este empréstimo ao Mónaco (desde que não exista clausula de compra) pois só irá fazer bem ao Bernardo, pois emigrar (falo por experiência própria, quando tinha a idade dele) só faz crescer uma pessoa a todos os aspectos, principalmente menta e acredito que isso irá acontecer.
      Quanto ao NO/Jara, actualmente nenhum, no meu ponto de vista, tem qualidade para ser titular, mas servem perfeitamente para 2ª linhas, no final do ano veremos quem tem mais minutos.

    • Pedritxo
      Posted Setembro 19, 2014 at 10:00 am

      moskamorta,
      e o que talisca tem a mais do que bernardo silva?
      Jara a mais que nelson Oliveira?

      E preciso e ver isso, a questao tambem esta e nos jogadores que apostam

    • Moskamorta
      Posted Setembro 19, 2014 at 9:22 am

      O Benfica é um clube para ganhar títulos e não para formar, claro que tem a sua formação, e que esta tem vindo a melhorar significativamente, mas para entrarem no 11 tem de mostrar o mesmo que os outros, quer a nível técnico, táctico quer mental, por isso acho muito boa politica o Benfica fazer crescer os jogadores saídos dos juniores primeiramente na equipa B e depois empréstimos, de preferência a clubes estrangeiros, para ganharem mais capacidade mental e crescerem como homens, e depois sim apostar nos que dão garantias de qualidade. Não é só o Chelsea que é clube com objectivos de ganhar tudo. E sinceramente, vendo o poderio que apresenta o Porto, acham que era com Bernardo Silva (atenção adoro-o como jogador e espero que para o ano volte, pois começa a demonstrar que tem capacidade para ser titular no Benfica), Cavaleiros, Cancelos, João Teixeiras, Nelson Oliveiras… (sem tirar valor, pois todos tem capacidade para um virem a singrar no Benfica) que iríamos fazer frente ao FCP actual?
      Adorava que os 25 jogadores do plantel fossem tugas e de preferência das escolas, mas dificilmente lutaríamos por um lugar europeu, quanto mais ser campeão que é matriz do Benfica.

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2014 at 2:58 am

      Eu sou benfiquista e não compreendo essa insistencia no Nélson Oliveira. É verdade que ele teve poucos minutos na equipa principal (minutos que para ser sincero eu não apreceei, muito individualista, má decisão dos lances etc.) mas verdade seja dita: ele foi emprestado a equipas de primeira liga. O último empréstimo foi o Rennes se não estou em erro e o que ele demonstrou lá? Nada, e jogou regularmente. Por isso, será o Nelson Oliveira merecedor de minutos na equipa principal do Benfica? Não me parece, já está ultrapassado. Agora verdade seja dita também, jogadores como Bernardo Silva, Gonçalo Guedes… esses sim merecem minutos na equipa principal e JJ não os está a aproveitar. Neste momento o SLB é o clube que mais mete jogadores nas camadas jovens da seleção e estes não estão a ser aproveitados devidamente. Espero ter sido claro

      Miguel Almeida

    • João Dias
      Posted Setembro 18, 2014 at 11:38 pm

      *Correção- nem aos calcanhares do Mourinho chega.

  • Kafka I
    Posted Setembro 18, 2014 at 11:28 pm

    Mesmo à pouco no comentário ao jogo do PSV eu disse que o problema mais do que questão de regras e quotas para os jogadores portugueses, é a mentalidade é que tem que mudar

  • Fábio
    Posted Setembro 18, 2014 at 11:22 pm

    É impressão minha ou isto é mais uma indirecta ao Jesus? Mas o Mourinho tem razão o Jesus só vai ser um grande treinador quando em vez de aproveitar os Taliscas apostar nos Bernardos, Oliveiras e Teixeiras.

    • Coríntio
      Posted Setembro 19, 2014 at 6:55 pm

      Em último caso a culpa é do LFV porque é ele que compra os jogadores e paga o salário ao JJ.
      E ainda por cima mente aos sócios e adeptos dizendo que vai apostar nos jogadores portugueses, mas ''apenas no próximo ano'' Já anda a dizer isto à 10 anos.

      Se obrigasse o JJ a rentabilizar os jogadores da cantera acredito que o faria, mas se lhe metem outros recursos á frente…

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2014 at 11:44 am

      @Moskamorta, talvez o futuro do Talisca seja um pouco diferente do futuro do Nelson Oliveira…

      José Mourinho não tem que provar nada como formador, pois está num clube que tem outras exigências. Vai potenciar jogadores portugueses no Chelsea? Não está na liga portuguesa, outros ritmos, outro nivel de exigência. Vai potenciar jogadores do Chelsea? Pode e muito bem. O DC contratado ao Nantes (não me recordo o nome e não vou à wikipedia para dar numa de culto..) é uma prova disso, assim como outros jogadores que foram e/ou estão. Fabregas é um jogador feito, formado, mas o Mourinho está a tirar o melhor dele. Ele jogava desta forma no Barcelona? É um de variados exemplos… Não estou a dizer que o JJ não tem mérito no seu trabalho, tem e muito. Potenciou variados jogadores… agora não me venham dizer que Di Maria foi fruto do trabalho de JJ se Di Maria teve um ano no Benfica.. um jogador não se faz num ano… Fábio Coentrão, Javi Garcia, Garay, entre outros tantos, tiveram o seu potencial junto de Jesus, soube retirar o melhor de cada um. Agora, porque motivo o JJ não tira o melhor de jogadores portugueses, sendo o ultimo exemplo o Fábio Coentrão? Porque prefere apostar em estrangeiros? Marketing, motivação, é obrigado? Uma pergunta que terão que fazer ao JJ, ele é teimoso mas francamente não considero que Luis Filipe esteve tanto tempo no Benfica (e foi para este grande clube) porque JJ o quis lá…

      Cumprimentos
      JS

    • Moskamorta
      Posted Setembro 19, 2014 at 8:14 am

      O mais curioso disto tudo é o Mourinho saber quem era o Talisca, onde jogava e tudo mais e não saber onde andava o Nelson Oliveira.

    • Yeah!
      Posted Setembro 19, 2014 at 6:25 am

      Rui Costa não tinha lugar no onze.

      Dizeres que o.Mourinho pegou nos melhores do campeonato não tem lógica e é fácil dizê-lo agora.

      E a formação do chelsea é, agora, das melhores do Mundo. Só vês excelentes craques no chelsea, mas claro, mesmo isso pode não chegar. Estamos a faar de uma equipa que luta pela Champions todos os anos. Ainda assim "descobrem" pequenos génios que eram estrelas em Portugal.

    • Rui Santos
      Posted Setembro 19, 2014 at 3:01 am

      Potenciar jogadores não é só ir buscá-los aos júniores enquanto têm 17 ou 18 anos para jogarem na equipa principal, é também aproveitar os mesmos quando chegam à idade sénior. Nesse sentido, o Mourinho quando esteve no Porto potenciou Paulo Machado, Postiga e Hugo Almeida (apesar das críticas já foram titulares na selecção); no Real Madrid Varane,Callejón, Nacho e Morata; no Inter Santon e Balotelli.

      É óbvio que estando em clubes de topo mundial com a obrigação de ganhar tudo interna e externamente, torna-se díficil ter espaço para lançar jovens. Mesmo assim, dei os exemplos que me lembrei (acho que estão correctos).

      Os clubes portugueses (não incluo só o JJ) por sua vez, têm a oportunidade de apostar no talento nacional e da formação em vez de potencializarem sul americanos. A selecção agradecia!

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2014 at 12:39 am

      Mas então aquilo que o Mou está a fazer com Azpilicueta não é a mesma coisa que o Jesus está a fazer no benfica,vê jogadores com qualidade e potencia os?!?!
      E aquilo que o Porto fez,foi apostar nos melhores jogadores do campeonato e formar uma equipa,mais ou menos o que o braga tentou e anda a fazer (agora menos por causa do JM)
      e depois formamos uma boa seleçao porque era a espinha dorsal do porto com o figo e rui costa que eram jogadores com uma qualidade acima da media e com um miudo com muita qualidade a aparecer ,ronaldo.O que aconteceu na seleção portuguesa(com o porto) é a mesma coisa que aconteceu com a seleçao da espanha com o barça, no esplendor do barça foi quando foi o aus da espanha
      João Neves

    • Kacal I
      Posted Setembro 19, 2014 at 12:25 am

      João Neves,

      Por favor… o Mourinho evoluiu e potenciou jovens portugueses no passado e a selecção colheu os frutos, não foi por causa do Mourinho que não fizemos melhor no Euro 2004 e no Mundial 2006, depois deu o "salto" e claro que agora está noutro patamar e num clube onde precisa de sucesso imediato e de apostar em jogadores feitos, mas apostou no Azpilicueta que é um jogador que deu nas vistas no Marselha e tinha potencial, mas agora está num nível elevado e o Mourinho tem mérito nisso.

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2014 at 12:21 am

      então vamos dar um ex. Tiba, está a dar nas vistas no braga este ano ,então quer dizer que ele antes do braga não era uma jogador feito, e que nem merecia a seleção!?!?!
      o que eu estou a tentar dizer é que Mou não pegou em nenhum jogador na formação e fez jogador como o lopetegui está a fazer com o ruben neves
      João Neves

    • Fernando Antunes
      Posted Setembro 19, 2014 at 12:19 am

      Claramente. O JJ não pode tentar isto dos mind games porque falar de chicla na boca não o torna especial! Um treinador que reclama para si méritos maiores que Mourinho porque não pega em jogadores feitos mas que transforma jogadores com potencial em melhores do Mundo, então que pegue nos Portugueses da própria formação do clube (que são geniais no Mónaco e no Valência mas não no Benfica), e descubra miúdos dos rio aves e vitórias e uniões de leiria deste país e os faça crescer como o Mourinho fez há uma década atrás.

      Diga-se em abono da verdade, que os sucessos de Portugal em 2004 e 2006 se deveu aos jogadores que o Mourinho trabalhou. Em vez do JJ mandar postas de pescada para se pôr em bicos de pés como um grande treinador mundial, reflicta um pouco antes de falar.

    • João Dias
      Posted Setembro 19, 2014 at 12:14 am

      Só jogadores feitos?

      Que o diga Ricardo Carvalho, Deco, Maniche, Paulo Ferreira, Nuno Valente…

    • Anónimo
      Posted Setembro 18, 2014 at 11:56 pm

      Mas verdade seja dita Mou não aposta na formação do clube e só trabalha com jogadores feitos,vais ver o craques da equipa b e de juniores que vão ser aproveitados na equipa do chelsea sem contar aqueles que estão por empréstimo em clubes de não sei onde.
      Verdade que Jesus não aposta na formação mas mourinho tambem não o faz.E um exemplo é o jesé e a guerra que houve com os adeptos e direção para o meterem o a jogar na primeira equipa
      João Neves

    • João Dias
      Posted Setembro 18, 2014 at 11:31 pm

      Não é impressão sua. É uma indireta, clara.
      Ele está a dizer ao Jesus que não tem a menor capacidade em pegar em jovens portugueses.

    • gepeto
      Posted Setembro 18, 2014 at 11:27 pm

      É uma indireta sim, mas não deixa de ter razão em criticar a falta de aposta em jogadores portugueses

Deixa um comentário