Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Argentina goleia Campeã do Mundo (Di Maria fez 3 assistências e marcou 1 golo); Jara passa de titular do Benfica a excluído para a Liga dos Campeões

Angelito a cada dia que passa vai aumentando o seu protagonismo no futebol Mundial, mesmo num país que tem um jogador que já venceu quatro vezes a Bola de Ouro.

Exibição monumental de Di Maria na vitória da Argentina por 4-2 sobre a Alemanha, em Dusseldörf. O agora jogador do Manchester United fez 3 assistências (a primeira foi sensacional) e um golo (os outros foram marcados por Agüero, Lamela e Fede Fernández) e colocou a albiceleste a vencer por 4-0, com a campeã mundial a atenuar o marcador com golos de Schürrle e Götze. Sem Messi, foi Angelito a assumir o papel de protagonista principal, levando ao colo a sua selecção e provando – se é que havia dúvidas – que é um dos jogadores mais influentes da actualidade. Do lado da Argentina, destaque ainda para a titularidade de Enzo e para o facto de Gaitán ter entrado a poucos minutos do fim. Na Alemanha, Löw promoveu várias alterações, com uma defesa bastante jovem (Ginter e Durm foram titulares) e um ataque totalmente novo em relação ao Mundial (Draxler, Reus, Schürrle e Gómez). Apesar do desaire, não parece haver grande motivo para alarme.

Já é conhecida a lista do Benfica para a fase de grupos da Liga dos Campeões: Guarda-redes: Júlio César, Artur e Paulo Lopes; Defesas: Sílvio, Maxi, Luisão, Jardel, Eliseu, Benito, César e Lisandro; Médios: André Almeida, Pizzi, Talisca, Enzo, Gaitán, Cristante, Ola John, Salvio e Samaris; Avançados: Bebé, Lima, Derley e Nélson Oliveira. VM – A principal surpresa é mesmo a ausência de Jara, que foi titular no encontro com o Boavista. Percebe-se a decisão de Jesus, uma vez que o argentino não tem o nível necessário para ser uma mais valia nos encarnados, mas não deixa de ser surpreendente esta diferença na abordagem, em 2 semanas passou de opção inicial para excedentário. Sulejmani, que já não joga desde a final da Liga Europa, é outro dos excluídos, bem como os lesionados Amorim e Fejsa. Destaque também para a escassez de soluções – tanto em qualidade como em quantidade – para o ataque. 

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Setembro 3, 2014 at 8:44 pm

    Jogo incrível de Di Maria. Absolutamente brilhante!
    Quanto às escolhas do Benfica para atacar a Champions, há que de facto frisar o desnível para a posição de ponta-de-lança face às restantes(nomeadamente meio campo, onde há excelentes opções).

    Pedro Ferreira

    • André Santos
      Posted Setembro 4, 2014 at 1:10 am

      Quem vai salvar o Benfica ainda vão ser os da formação este ano. Tanto os tratam como lixo como vão precisar deles.

  • Invictus
    Posted Setembro 3, 2014 at 8:46 pm

    Vi o jogo principalmente por Reus, mas quem "partiu" tudo foi Di Maria, certamente o melhor jogador argentino da actualidade( na forma que esteve em 2014).

  • Rodolfo Trindade
    Posted Setembro 3, 2014 at 8:46 pm

    Ai que o flop e banal Di Maria continua espalhar magia em qualquer campo por onde passa!

    Será que os responsáveis do Real visionaram o jogo? James tem muita qualidade, mas neste momento é muito muito inferior ao craque Di Maria!

    • André Vieira
      Posted Setembro 3, 2014 at 9:40 pm

      Dizes bem, neste momento… resta saber quem será melhor nos próximos anos.

    • Roberto Aguia
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:02 pm

      Viste o mundial Rodolfo? certamente mais importante que um amigavel…

    • Pedro Leal
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:07 pm

      O Di Maria esteve pelo menos ao mesmo nível do James (para mim esteve melhor) no Mundial

    • Anónimo
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:08 pm

      Os benfiquistas só vem o que lhes convém, no final da epoca falamos, ou muito me engano ou o James ainda irá ter mais assistências e golos do que o Di maria no ano passado…

      Guilherme

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:14 pm

      Não é o que convém, é o que se vê. Essa afirmação deve ter sido escrita a olhar para o espelho.

    • Tiago Beça
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:37 pm

      Não é só golos e assistências que contam. E a intensidade do Di Maria no jogo? O James nem daqui a 2 anos conseguirá (se alguma vez conseguir) apresentar isso.

      Fosse o Di Maria melhor a decidir os lances (criatividade ele tem, não sabe é escolher a melhor opção para definir os lances), e só teria Ronaldo e Messi à frente dele.

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Setembro 3, 2014 at 8:46 pm

    Têm uma defesa razoável e um meio campo com qualidade. Mas aquele ataque, nossa senhora…
    O Jesus que jogue num 4-5-1 com o Lima na frente. (joke)

    • Kacal I
      Posted Setembro 3, 2014 at 9:27 pm

      Júlio César, Maxi, Luisão, Jardel, Eliseu, Samaris, Enzo, Salvio, Gaitán, Bebé e Lima não me parece um mau 11, mas talvez o JJ aposte no Pizzi como parceiro do Lima e também é uma boa opção.

    • Cruz
      Posted Setembro 3, 2014 at 9:50 pm

      Julio Cesar, Maxi, Luisao, Jardel, Eliseu, Samaris, Enzo, Ola John, Gaitan, Salio e Lima penso ser o melhor 11 possível.

      O Gaitán solto atrás do Lima, a poder jogar na zona central ou descair para ambas as alas, e apoiado por Ola John, Perez e Salvio, penso ser a melhor opção possível neste momento.

      Outra opção é colocar Pizzi, Bebé ou Talisca atrás do Lima e manter o Gaitán na esquerda, mas penso não ter tanto potencial.

      Nelson Oliveira e Derley (principalmente) penso serem mais alternativas para o lugar do Lima do que para segundo avançado.

  • Carlos
    Posted Setembro 3, 2014 at 8:47 pm

    Oh Real, com que então não presta o Di Maria? Quando se troca, troca-se para melhor, e foram trocar um dos melhores jogadores da atualidade com uma margem de progessao ainda considerável por um miudo (que tem tudo para estar no top, mas atualmente e para um clube como o real que necessita de resultados para o presente e nao tem margem para potenciar jogadores) que apesar de um mundial a um nivel razoavel, ainda tem muito a aprender?

    Nao querem, o meu benfas aceita-o de voltar.

    Um abraço

    • André Vieira
      Posted Setembro 3, 2014 at 9:39 pm

      Mundial a nível razoável? Se 6 golos e 4 assistências em 5 jogos num Mundial é razoável eu vou ali e já venho.
      Impressionante, a partir de agora parece que cada vez que o Di Maria fizer uma grande exibição, o James vai ser criticado como se tivesse feito 5 más exibições.
      Não é deitando o James abaixo que vão mostrar o quanto é bom o Di Maria.

    • Anónimo
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:04 pm

      De longe o melhor jogador do mundial enquanto lá teve e há alguém que diz que foi apenas razoável… Surreal!

      Porque razão, para se dizer bem de alguém, tem de se dizer mal de alguém? Ainda por cima indo ao ridículo..

      Fredy

  • Tiago Santos
    Posted Setembro 3, 2014 at 8:48 pm

    Creio que com a chegada de Cristante e Samaris e ainda a manutenção de Enzo no plantel e a não chegada de outro avançado, Talisca vai fixar-se definitivamente como segundo avançado no Benfica o tal nove e meio que JJ tanto fala. O que não se percebe muito bem, sendo assim mais valia ter ficado no plantel Djuricic. O ataque do Benfica precisa de alguém que marque golos e acho que até chegar um avançado que o faça, a equipa terá algumas dificuldades de finalização. Não me recordo da ultima vez que um avançado encarnado faturou.

    • Kacal I
      Posted Setembro 3, 2014 at 9:15 pm

      Sulejmani, Bebé e sobretudo Pizzi são muito melhores opções para adaptar a SA, a meu ver.

      Até é preferível por o Gaitán a SA e o Ola John na ala esquerda, mas o Talisca não.

    • Cruz
      Posted Setembro 3, 2014 at 9:54 pm

      O Talisca também não é tao mau como o pintam. Claro que também defendo o Gaitan a SA e o Ola John na esquerda, mas o Bebé e o Pizzi ainda não demonstraram ser alternativas mais válidas que o Brasileiro.

      Ele só tem 20 anos e pouco mais de um mês de Europa. Uma coisa é não concordar com o investimento feito nele por existirem jogadores com potencial nos escaloes de formaçao e equipa B. Outra é criticá-lo quando tanto se apregoa a aposta em jovens na equipa, sendo ele um jovem com um potencial indiscutível.

    • Kacal I
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:18 pm

      Cruz,

      O presente é o que interessa e o Talisca tem que ser um suplente e ir evoluindo, não está pronto para ser titular no Benfica, Pizzi e Bebé são melhores opções, no momento, a meu ver.

    • Ninja
      Posted Setembro 3, 2014 at 11:01 pm

      Gaitan é de longe o melhor SA não so
      do Benfica como do campeonato.

      Parece que foi feito para aquela posição particular que quase só existe no seu clube (quem mais joga em 442) mas JJ insiste em por Taliscas e Jaras a jogar.

      Bernardo Silva era outro talhado para o lugar mas também foi rapidamente despachado.

      Ate o melhor do mundo se engana.

    • Cruz
      Posted Setembro 3, 2014 at 11:54 pm

      Bernardo SIlva é mais talhado para jogar a 10 puro (tal como Djuri).

      Quanto ao Gaitan concordo. Outro jogador no nosso campeonato que tem atributos para SA é o Adrian do Porto, sendo melhor nessa posição do que a extremo ou a ponta de lança.

      Kacal, "de momento" nem Talisca, nem Bebé nem Pizzi provaram estar prontos para jogar. Só depois de os 2 últimos terem minutos nessa posição é que se pode concluir o que quer que seja. Até lá ..

    • Kacal I
      Posted Setembro 4, 2014 at 2:06 pm

      Cruz,

      Sim, é verdade, mas o Talisca também não jogou a SA no Benfica, e o que eu quis dizer é que prefiro o Bebé e o Pizzi ao Talisca, em termos de qualidade actual, mas é só a minha opinião.

      Gaitán a SA e Ola John a extremo esquerdo, também acho que é a melhor opção.

  • MM
    Posted Setembro 3, 2014 at 8:50 pm

    Mas o que se passa com o Sulejmani? Tem alguma lesão grave? Se não for isso, algo de estranho se passa, o ano passado sempre que jogou mostrou qualidade, até compreendia se este ano o tivessem vendido, porque com a chegada de Ola John e Pizzi, poderia perder espaço, mas ficando no plantel, não sei porque está encostado à tanto tempo. Talvez esteja lesionado ou ainda possa sair para um dos mercados alternativos.
    Em relação ao Jara, só faz confusão como chegou a ser opção para a equipa principal e como ficou no plantel. Não tem qualidade para este nível e deveria ter saído, nem que fosse a custo 0. Não sei se a tentativa com a titularidade no Bessa foi tentar valorizá-lo para ver se alguém se chegava à frente, mas toda a gente vê que o talento ali é escasso. Este deveria sair, nem que rescindisse o contrato. Mas deverá ser mais um Carlos Martins ou um Steven Vitória da vida.
    Já agora alguém me pode esclarecer se esta lista é definitiva ou pode haver alterações até ao início da competição? Se, por exemplo, o Benfica ainda contratasse o Jonas, poderia inscrevê-lo, trocando-o com outro jogador?

    • Kacal I
      Posted Setembro 3, 2014 at 9:13 pm

      O Sulejmani foi operado ao ombro direito e continua a fazer tratamento e a recuperar, depois também não tem ritmo competitivo e deve estar em má forma.

  • Fábio Coutada
    Posted Setembro 3, 2014 at 8:58 pm

    Marca poucos golos o Di Maria, é fraco.

  • Rodrigo
    Posted Setembro 3, 2014 at 8:59 pm

    Di Maria, um dos 10 melhores do mundo como tenho vindo a referir. Impressionante o que este jogador acrescenta tanto a atacar como a defender. Interessante tambem as apostas em Enzo Perez e Lamela, espero que continuem a ter oportunidades.
    Quanto a Alemanha, a derrota e pesada, mas faltavam muitos titulares (Hummels, Boateng, Schweinsteiger, Khedira ou Muller). Ainda assim, acaba por ser um mau resultado em começo de preparaçao para o proximo Europeu.

    Em relaçao ao Jara, surpreendente estava a ser a sua utilizaçao ate aqui. Nao tem qualidade para jogar num clube como o Benfica. Ainda assim, e notorio que o ataque do Benfica nao abunda em soluçoes de qualidade.
    De resto, destaque para a inclusao do Silvio (pode ser que ainda venha a fazer alguns jogos) e para a exclusao do Sulejmani, um extremo de qualidade e que na epoca passada foi importante em varios jogos, mas que esta epoca tem estado lesionado e pouco se tem falado dele.

  • Anónimo
    Posted Setembro 3, 2014 at 9:05 pm

    Segundo melhor do mundo, como venho dizendo. Mas muitos preferem rir-se. Coelho

    • Anónimo
      Posted Setembro 3, 2014 at 9:32 pm

      Quem é esse primeiro? Agora fiquei curioso.

      RicardoSantosPeixoto

    • Anónimo
      Posted Setembro 3, 2014 at 9:38 pm

      Qual será o primeiro?(Na sua opiniao, claro) ;)

      Eduardo Fangueiro

    • Anónimo
      Posted Setembro 3, 2014 at 9:40 pm

      Vi o jogo aos soluços (enquanto trabalhava) mas aquele Agel Di MAGIA, nossa!!

      Como diria o Freitas Lobo quando a bola lhe chega aos pés ela ri-se para ele… Acho que isto diz tudo!

      Eu já no benfica o considerava fantastico mas este ultimos dois anos no Real acho que ele é dos melhores do mundo. Top 10 no minimo!!!

      RicardoSantosPeixoto

    • Anónimo
      Posted Setembro 3, 2014 at 9:54 pm

      Messi, obviamente. Coelho

    • Anónimo
      Posted Setembro 3, 2014 at 9:54 pm

      1. Messi 2. Di Maria 3. Ronaldo 4. Iniesta 5. Robben 6. Suarez 7. Bale 8. Neymar 9. Ribery 10. Hazard. Coelho

    • Cruz
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:03 pm

      Não concordo com a ordem, mas concordo com a maioria dos jogadores. Yaya Touré merece o top10, assim como Ibrahimovic.

      Talvez deixasse de fora (para já) Neymar e Hazard para entrarem esses dois. O resto é indiscutivel.

    • André Vieira
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:12 pm

      Coelho, considerar o Di Maria melhor que Ronaldo é um atentado ao futebol.
      Na minha humilde opinião Di Maria é o 4 melhor jogador do mundo, atrás dos dois Extra terrestres, e de Iniesta.

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 3, 2014 at 11:26 pm

      1-Messi 2- Ronaldo 3- Iniesta 4- Ibra 5- Di Maria 6- Robben 7- Suárez 8- Pirlo/Yaya 9- Neymar 10- Reus

  • Kacal I
    Posted Setembro 3, 2014 at 9:09 pm

    Não vi o jogo, mesmo num amigável nunca é positivo levar 4-2 (prestígio em jogo), mas o que interessa realmente é nos jogos a doer e aí a Alemanha levou a melhor e conquistou o troféu, mas isso já lá vai, fico contente por ver que o Di María continua a brilhar, é um jogador fantástico e do mais completo que há no Mundo, é impressionante como foi substituído no Burnley vs Man Utd por precaução e uns dias depois já está a aí a criar pânico nas defesas contrárias e 3 assistências e 1 golo contra a campeã do Mundo é espectacular, acredito que quando estiver a 100% fisicamente e se adaptar à intensidade do campeonato inglês será uma enorme mais-valia no Man Utd e quem ficará a perder é o Real Madrid, mas enfim.

    Quanto à lista da Champions do Benfica, nada de surpreendente, há os lesionados que estão a recuperar de graves lesões (Fejsa, Amorim e Sulejmani) e depois há o Jara que é um PL limitado e entre ele e o Nelson Oliveira, mais vale o segundo que é português e facilita as inscrições, mas é realmente preocupante para os benfiquistas ou devia ser, a falta de opções de qualidade para o Benfica, mas o Pizzi e o Bebé estão na lista e devem ser possíveis adaptações à posição de SA e o jovem Gonçalo Guedes deve estar na lista B, e são sempre opções, assim como o Gaitán que pode jogar ao lado do Lima e o Ola John na ala esquerda, é esperar para ver.

    PS: O Jonas se vier só poderá ser opção nos oitavos-de-final ou na Liga Europa, assim como no campeonato e nas Taças, mas duvido que venha.

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 3, 2014 at 9:09 pm

    Di Maria continua a calar muita gente… Fantástico! Top 5 mundial neste momento é provavelmente top 3. No Benfica é assim, tanto é titular como se está na bancada no jogo seguinte.

  • van Basten
    Posted Setembro 3, 2014 at 9:09 pm

    Muito contente pelo Di Maria, embora ele não tenha nada a provar a ninguém (Florentino claramente não percebe de futebol e o argentino nem deveria perder mais tempo com ele).

    O resultado não me surpreende nem é alarmante, é perfeitamente normal que os jogadores joguem 'a passo' num jogo destes após terem ganho o Mundial e practicamente no início da época, e.g. Portugal-Espanha após estes terem ganho o Campeonato do Mundo.

  • Che
    Posted Setembro 3, 2014 at 9:14 pm

    O meu Man Utd esta época vai ser Di Maria + dez!!

    • Kacal I
      Posted Setembro 3, 2014 at 9:25 pm

      Concordo, mas diria que será De Gea, Phil Jones, Rojo (não há melhor), Di María, Rooney e Falcao mais 5…

    • Cruz
      Posted Setembro 3, 2014 at 9:55 pm

      E o Van Persie?

    • Kacal I
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:20 pm

      Cruz,

      Exacto, não me esqueci dele, mas como vai ser operado ao tornozelo esquerdo e deve ficar de fora por uns tempos decidi não falar nele, referi-me nos indiscutíveis no momento.

    • Che
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:22 pm

      O melhor onze para o Man Utd é com a táctica 3x2x3x2: De Gea; Smalling, Jones e Rojo; Herrera e Blind; Valência, Rooney e Di Maria; Falcão e Van Persie… Shaw, Mata e Januzaj são as outras opções qualidade. De resto, fraco, muito fraco mesmo…

  • Rodolfo Trindade
    Posted Setembro 3, 2014 at 9:16 pm

    Em relação ao Benfica no meio de todo o turbilhão que foi o defeso até que conseguiu um plantel minimanente equilibrado e se nos lembrarmos do meio campo que fez a segunda metade da época passada até ficámos com um meio campo superior em termos de qualidade e quantidade!

    Realmente o que se nota mesmo é a falta de um avançado que fizesse o papel de Rodrigo, nesse aspecto Joel Campbell seria realmente o jogador perfeito para a posição! Ainda assim não me importaria nada de ver no lugar Gonçalo Guedes, Pizzi ou Bebé em vez daqueles caricas!

  • ManoloTiger
    Posted Setembro 3, 2014 at 9:18 pm

    A situação do Jara não terá que ver com excesso de jogadores estrangeiros ou não formados localmente? Como tem esse estatuto não cabe na lista? Dos avançados, dois são portugueses e Nélson é formado no clube (ou não?) E na lista do Benfica até há bastantes portugueses (que presumo que sejam formados localmente)

  • MosqueteiroSLB
    Posted Setembro 3, 2014 at 9:32 pm

    sim, nao tem o poder de finalizaçao de ronaldo, mas cria e marca e desiquilibra. e dos melhores do mundo. infelizmente sempre foi muito desvalorizado no real.
    que jogador! dos melhores do mundo.
    ainda me lembro quando ia ser flop. alias, ainda a pouco havia quem dissesse que o james era melhor…

    • Anónimo
      Posted Setembro 3, 2014 at 9:42 pm

      James é melhor….

      Gustavo

    • Filipe
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:06 pm

      Deixo então aqui a minha opinião: considero que o Di Maria neste momento é superior (apesar de para mim terem tarefas diferentes em campo, mas olhemos assim).
      Di Maria na idade de James era menos experiente e pior jogador do que James. Agora estamos a comparar na atualidade e aí Di Maria é superior. Ressalvo também que Di Maria também não foi logo aceite e não foi desde logo o craque que foi nomeadamente nas duas últimas épocas em Madrid. Alias lembro-me de bastantes críticas nas primeiras épocas.
      Di Maria neste momento é top10 Mundial. Mas isto é tudo subjetivo. Um excelente jogador

    • Cruz
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:07 pm

      James não o é nem nunca o vai ser no futebol actual.
      Tem os atributos técnicos necessários, mas faltam-lhe os atributos físicos para atingir outro patamar.

      O futebol de hoje em dia já não é para 10's (com muita pena minha). Jogadores como Oscar, James, Coutinho, entre outros, ou acabam por se fixar numa ala, ou têm que ter outras responsabilidades defensivas que há uns anos não eram exigidas a estes "maestros".

      Di Maria, actualmente, é indiscutivelmente top10 mundial. Em 2014, a meu ver, luta pela Bola de Ouro.

    • Tiago Beça
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:41 pm

      O Di Maria é melhor que o James.

      Gosto muito do James, tem uma qualidade técnica soberba e para mim foi o melhor do Mundial, mas o Argentino passa 90 minutos a sprintar todos os jogos, defende muito mais do que o James alguma vez vai defender, e desequilibra muito na frente.

  • Marquês Sade
    Posted Setembro 3, 2014 at 9:53 pm

    Obrigado florentino :) Se di maria e aguero jogam a final em boas condições a alemanha levava um bigode. Foi pena.

  • Anónimo
    Posted Setembro 3, 2014 at 9:54 pm

    Di Maria está um jogador feito, esta com uma confiança tremenda. É pena este ano nao o podermos ver na champions, espero realmente que o manchester consiga ficar nos 4 primeiros, porque estes jogadores merecem estar nos grandes palcos.

    Em relação ao Benfica esta seleçao indica nos que pelo menos nesta prova, o benfica ira jogar apenas com um avancado (na fase inicial à partida será Lima) e depois gaitan ou talisca irao assumir a posição 10, havendo tambem a possibilidade de o jogar com 3 medios (enzo, samaris, cristante/a.almeida)

    André Santos

  • João-Pedro Cordeiro
    Posted Setembro 3, 2014 at 10:06 pm

    Entretanto o novo Wembley teve a pior assistência de sempre em jogos da selecção Inglesa, não chegando a meio (40 mil) e com toda bancada de topo vazia (terceiro anel, vá) e um ambiente de funeral. Desolador. Hodgson conseguiu a proeza de afastar os adeptos da selecção e que ninguém se reveja nela. A FA tem de pensar muito bem no que anda a fazer. Quanto ao jogo, foi desinteressante e, sem surpresa, Sterling e Sturridge foram os melhorzinhos. A equipa até tem os jogadores certos, mas falta claramente um treinador e uma estrutura.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:23 pm

      O Hodgson joga no clube do P. Bento: lapa colada ao tacho. E a FA deve ser dirigida por um clone do F. Gomes.

    • Kacal I
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:26 pm

      Pois, é uma pena, mas a selecção é muito boa, há jovens talentos e jogadores mais experientes de qualidade, o problema é mesmo a estrutura e o treinador, concordo, mas se fizessem alguma coisa seriam uma selecção a ter em conta, sem duvida.

      Tens alguma sugestão para melhorias e que treinador escolherias se pudesses substituir o Hodgson???

    • João-Pedro Cordeiro
      Posted Setembro 4, 2014 at 12:11 am

      Não sei bem, Kacal. Neste momento o meu treinador fetiche é o Eddie Howe e acho que é o expoente maior daquilo que seria introduzir sangue novo no comando técnico da selecção. Aliás, há um par de semanas o Brendan Rodgers falou sobre ele, dizendo que é com treinadores como o Howe que o futebol inglês chegará a outro patamar (na mesma lista incluiria um Sean Dyche, o Karl Robinson do MK Dons que goleou o United, o Garry Rowett do Burton que fez dos Brewers uma equipa que joga muito bem à bola e que considero, com o Southend, o maior candidato a vencer a league one, acredito que o Chris Powell vai dar um boost enorme ao Huddersfield e nunca compreendi porque é que o Charlton não o assinou, ou o Simon Grayson do Preston) . Basicamente, o Eddie Howe na época passada meteu um Bourneouth acabado de vir da League One no décimo lugar do Championship, batendo todos os recordes do clube que, curiosamente, pertenciam ao Harry Redknapp. Era uma equipa que era tida como candidata a descer ou aos lugares finais da tabela e lutou praticamente até à última jornada por um lugar no playoff, a jogar um futebol vibrante e entusiasmante. Mas não desdenhava um Steve Clarke ou um Brian McDermott.

      Há talento jovem como, se calhar, nunca houve, mas falta que a nível técnico esse vanguardismo seja acompanhado. Enquanto tens miúdos como o Sterling super irreverentes, tens treinadores parados em 1978. Isso é fixe nos campeonatos britânicos em que jogam todos da mesma forma e encaixa bem e torna-se espectacular. Mas a selecção pede algo mais, porque todas as outras não jogam à Inglês. Mais, o maior problema, ainda, é teres um treinador parado em 1978, a querer jogar de uma forma para a qual os jogadores já não têm perfil. De modo que aquilo que era realmente importante, era fazer uma revolução a nível técnico. Era interessante a FA estabelecer parcerias com outras federações/clubes de forma a enviar técnicos para lá como "estagiários".

      Neste momento, também era imperial a FA tirar a selecção de Wembley e torná-la nómada. Levar a selecção às pessoas, outros públicos.

    • João-Pedro Cordeiro
      Posted Setembro 4, 2014 at 2:10 am

      Basicamente, era importante que, enquanto se incutia uma cultura futebolística a nível de base, se tivesse à frente da principal equipa nacional um treinador jovem, ambicioso e com um estilo de futebol mais vanguardista. O que é mais engraçado, é que tu olhas para forma de jogar de um Benfica ou de um Liverpool, e vês aquilo que devia ser a selecção inglesa. Um update à cultura. Uma modernização do quatro quatro dois típico.

      E enquanto o topo já tinha outra visão, desenvolvia-se todo o trabalho de base, algo que, aliás, está a acontcer. A FA apontou 2022 como pico do desenvolvimento do futebol inglês e definiu o Mundial de 2022 como o grande objectivo dos próximos anos, com um senhor chamado Dan Ashworth como principal mentor do projecto (ele que foi dos principais responsáveis em ter tornado o WBA, de novo, um clube firmado na PL). E este trabalho passa por obrigar os clubes a uma política de formação (um pouco à semelhança dos que os alemães fizeram, obrigando-os a criar centros de treino e academias de jovens ou perderiam as suas licenças de participação nas ligas), desenvolvimento e treino de técnicos e métodos de treino, criar centros de formação regionais para treinadores distritais, fomentar um contacto muito próximo entre federação, escolas e clubes, coisas desse género. E isto passa por questões de pormenor como supervisionamento da alimentação e hábitos de vida dos miúdos. Estágios frequentes que levem selecções locais ou vários meetings das selecções jovens, mesmo que não para jogar, mas para treinar, de modo a que os miúdos tenham outra visão do jogo que não apenas a do seu clube. Obrigar a uma maior percentagem de treinadores com Pro Licences nos clubes profissionais.

      Ao contrário do que acontecia com os Alemães, o scouting local já é bastante bem feito e não há miúdos talentosos perdidos por aí, mas é pena que não seja possível, já, estabelecer a regra dos 50% de ownership. Ajudaria imenso a que os clubes fossem obrigados a usar mais miúdos ingleses, como os alemães o fazem.

      Mas, de forma muito sintética: treinador jovem com novas ideias para a selecção principal e que apontasse alguém da sua confiança para supervisionar os restantes escalões jovens; criação de centros de treino e desenvolvimento técnico locais; maior actividade das selecções jovens para além de jogos propriamente ditos; maior exigência académica dos treinadores profissionais; e que os clubes de topo (Premier League e Championship) fossem obrigados a ter academias de jovens e trabalhassem a formação (ainda que praticamente já todos o façam, ainda assim).

    • Pedro Barata
      Posted Setembro 4, 2014 at 2:34 am

      João-Pedro, o teu conhecimento impressiona. Muitos parabéns, continua assim

    • Kacal I
      Posted Setembro 4, 2014 at 2:13 pm

      João-Pedro Cordeiro,

      Excelente comentário e boas sugestões, subscrevo totalmente e só assim a selecção inglesa conseguirá atingir um novo patamar e lutar por títulos.

      Quanto ao Eddie Howe, então é uma questão de tempo até estar na Premier League a treinar um bom clube, assim espero.

  • Anónimo
    Posted Setembro 3, 2014 at 10:11 pm

    Melhor táctica neste momento para o Benfica ( na minha opinião ) : Júlio César, Maxi, Luisão, Jardel, Eliseu; Samaris, Enzo e Cristante lado a lado na posição 8, Gaitan, Sálvio e Lima.

    José Costa

    • Kacal I
      Posted Setembro 3, 2014 at 10:22 pm

      O Lima não tem características para jogar sozinho na frente, não é uma referência ofensiva, se ele já está num mau momento, pior ficaria, visto que seria "engolido" pelos centrais e, na maior parte dos jogos, teria muitas dificuldades, a solução é utilizar o Derley ou então manter o 4-4-2 e utilizar Gaitán como SA e Ola John na ala esquerda ou utilizar Bebé, Pizzi ou Talisca como apoio ao Lima, mas alterar o sistema não vai resolver o problema, a meu ver.

    • Anónimo
      Posted Setembro 4, 2014 at 1:06 am

      O que aconteceria com o evoluir do jogo é que o Gaitan passaria para as costas do Lima e jogaria como 10 algo que já fez na época passada em algumas ocasiões, e o Enzo ocasionalmente passaria para a ala como fez no mundial, enfim são teorias. O Talisca é bom mas é " tenrrinho " como o André Gomes, falta garra aos dois.

      José Costa

    • Kacal I
      Posted Setembro 4, 2014 at 2:14 pm

      José Costa,

      Sim, é uma teoria e até pode resultar, e concordo que o Talisca está "verde", portanto eu apostava no Ola John na esquerda e o Gaitán no apoio ao Lima, mas é esperar para ver.

  • Cannukos
    Posted Setembro 3, 2014 at 10:16 pm

    Na minha opinião Di Maria actualmente é o melhor jogador do mundo…

  • Flávio Trindade
    Posted Setembro 3, 2014 at 10:17 pm

    Di Maria é um jogador fantástico.
    Inacreditável como o Real Madrid entrou na euforia (essa é a única justificação possível), de contratar aquele que foi porventura o jogador mais em foco no Mundial, apenas e só para responder ao Barcelona (pós contratação de Suarez).
    Percebem-se as declarações de Ronaldo e também os resultados recentes do Real.
    Di Maria joga e faz jogar sempre em grande intensidade e certamente continuará a brilhar em Manchester.
    Quanto à lista do Benfica, para mim sem surpresa alguma.
    Surpresa foi apenas Jara ter sido a primeira opção no jogo de estreia e titular no Bessa em detrimento de Nelson Oliveira ou até de Derley, mas pode ser que o espírito santo tenha baixado em JJ.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Setembro 3, 2014 at 10:27 pm

    3 assistências e 1 golo na Alemanha contra a Alemanha é qualquer coisa. Fantástico Di Maria!!! O Florentino deve estar aziado a esta hora. No entanto, o Low esteve muito mal ao enfraquecer tanto a selecção num jogo de responsabilidade embora particular.
    Quanto ao Benfica, foi ligeiramente melhor do que esperava: o Jara foi excluído. Talvez ainda possa ser empandeirado para um mercado mais ou menos exótico que ainda esteja aberto.
    No ataque, o Jesus terá de ser criativo e competente, explorando na prática uma ou duas das opções que tem na teoria: Nélson; Bebé; Pizzi; Guedes. As próximas duas semanas serão cruciais para afinar a máquina já que a lentidão do Benfica no mercado não permitiu que fosse feito mais cedo…

  • João
    Posted Setembro 3, 2014 at 11:15 pm

    Um quarteto de avançados de luxo tem este Benfica: Lima, Bebé, Derley e Nélson Oliveira!

  • Anónimo
    Posted Setembro 3, 2014 at 11:22 pm

    messi é messi, mas creio que Di Maria é mais importante que Messi nesta seleção argentina
    filipe

  • Matt Le Tissier
    Posted Setembro 4, 2014 at 12:05 am

    Di Maria hoje foi genial e contribuiu de forma decisiva para uma vitória que chega com 52 dias de atraso!

    A última vez que assistiu para três golos num só jogo foi em Novembro de 2001, ao serviço do Real Madrid, frente ao Osasuna.

    A Alemanha já não perdia em casa por 2 ou mais golos de diferença num jogo em que marcou 2 ou mais golos desde Maio de 1938!! Na altura perderam 3-6 contra a Inglaterra em Berlim.

    Cumprimentos

  • Anónimo
    Posted Setembro 4, 2014 at 7:47 am

    O jogo Vale o que Vale, mas a alemanha em jogos a valer não facilita, não me venham com coisas que se o jogador X ou Y tivesse jogado melhor na final do mundial a Alemanha tinha perdido, nada mais errado, a Alemanha foi de longe, repito de longe a melhor equipa do mundial, independentemente da argentina ter ganho este jogo é indiferente, se fossem jogar numa competição a sério apostava a 100% que a alemanha ganhava novamente, fazm lembrar Portugal quando perdeu com a espanha no mundial 2010 e depois num jogo amigavel espetou 4 á espanha, nas grandes competições a sério ai é que se ve as grandes selecções, e para mim a Alemanha é a melhor do Mundo. Ponto. Parabens ao Di Maria grande jogo sim senhor.

    Pedro

  • Anónimo
    Posted Setembro 4, 2014 at 9:15 am

    O jogo Alemanha – Argentina mostrou duas evidências: vai ser uma dor de cabeça para Low encontrar substituto para Lahm ( e mesmo na esquerda, sobressai Schmelzer mas não é sequer top 5 na posição); o absurdo de trocar Di Maria por James. O argentino está um jogador feito, mais maduro, com mais sentido colectivista com apurada técnica e super veloz pode ser considerado um dos 5 melhores jogadores mundiais da actualidade. Parece é que não vendia muitas camisolas…..
    Fernando Silva

  • Diogo Alexandre
    Posted Setembro 4, 2014 at 10:28 am

    Sulejmani era a minha aposta para 9,5… Para ser o tal jogador do treinador que o JJ tanto gosta de falar… Assim sendo e devido à débil condição fisica do sérvio acho que o tal 9,5 irà ser o Talisca e na minha opinião quando estiver adaptado a todos os níveis e sobretudo se subir o seu nível de intensidade de jogo, tem tudo para dar certo…

    Quero realçar também que a minha preferência iria, para esta posição, para Gonçalo Guedes!

Deixa um comentário