Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Argentina junta-se à Alemanha na final; Romero foi o herói da Albiceleste nos penaltis depois de um duelo táctico entre duas selecções com medo de perder (apesar de os argentinos terem sido melhores); Geração de Robben não vai fazer melhor que as gerações de Cruijff, Van Basten ou Bergkamp (nem com Van Gaal a Holanda conseguiu vencer um Mundial); Messi fez um jogo pobre mas está mais perto do sonho; Mascherano encheu o campo; Vlaar e Kuyt estiveram em destaque na Laranja Mecânica

Holanda 0-0 (2-4 g.p.) Argentina 

A Argentina assegurou presença na final do Brasil 2014, depois de derrotar a Holanda nas grandes penalidades. Romero foi o herói da Albiceleste e ofereceu a 5ª final ao país de Maradona. Durante os 120 minutos, assistiu-se a uma partida bastante táctica, sem muitos rasgos dos artistas e com ligeira superioridade da Argentina. Ambos os conjuntos tiveram medo de perder, não se repetindo assim o vendaval da noite anterior (este jogo também ficou na história, pelo 1º nulo numa meia final). A Holanda perde assim nova oportunidade de chegar à final, sendo certo que a geração de Robben não vai fazer melhor que as gerações de Cruijff, Van Basten ou Bergkamp (nem com Van Gaal a Holanda conseguiu vencer um Mundial). Kuyt (muito bom tacticamente) e Vlaar (limpou tudo) estiveram em destaque na Laranja Mecânica, enquanto Mascherano encheu o campo do lado argentino (homem do jogo, a par de Romero). Messi fez um jogo pobre, mas está mais perto do sonho, numa Argentina muito forte a defender e com qualidade táctica (ainda não sofreram golos na fase a eliminar e concederam poucas oportunidades para tal). No domingo, teremos um Alemanha-Argentina, pela 3ª vez na história das finais do Campeonato do Mundo.

Durante a primeira parte não houve qualquer oportunidade clara de golo, com a bola a circular mais sobre o meio campo e longe das balizas. Messi ainda testou Cillessen de livre, mas o guarda-redes holandês mostrou-se atento. Na segunda parte, mais do mesmo, num duelo bastante táctico. A melhor oportunidade para os sul-americanos surgiu a 15 minutos do fim, com um remate de Higuain às malhas laterais, enquanto a Holanda, mesmo em cima dos 90 minutos, perdeu a oportunidade de chegar à vitória. Robben permitiu o corte de Mascherano, no único lance de perigo da “Laranja Mecânica” em todo o jogo. No prolongamento, a Holanda entrou melhor, mas coube a Palácio desperdiçar a melhor ocasião nesta fase (o argentino cabeceou para as mãos de Cillessen, quando estava em posição privilegiada). Nas grandes penalidades, Romero levou a melhor sobre Vlaar e Sneijder, enquanto os argentinos não desperdiçaram qualquer oportunidade.
Holanda – A Geração de Cruijff falhou nos anos 70, as de Van Basten e Bergkamp nos anos 80 e 90, respectivamente (nem à final conseguiram chegar), e pelos vistos ainda não vai ser a de Robben, Sneijder e Van Persie a dar o 1º título Mundial aos holandeses. A Laranja Mecânica esteve perto do sonho, apesar de não ter repetido a final de 2010, mas nem com uma abordagem diferente conseguiu vencer o Mundial. Van Gaal montou uma equipa mais forte tacticamente, que não se expõe tanto defensivamente (que era sempre o problema apontado aos holandeses) e acima de tudo pragmática, mas nem assim. Quanto ao jogo, foi o esperado, a Laranja Mecânica com os seus 5 defesas, em vários momentos do jogo até aplicava um 6-3-1, foi sempre muito coesa, nunca se expôs, tentou como é habitual procurar um erro do adversário, mas defrontou uma Argentina muito compacta que tacticamente também esteve quase perfeita, não dando espaços para as transições. Robben, apesar de ter estado no único lance de perigo, foi anulado. Van Persie não teve jogo e o volume ofensivo dos holandeses foi quase nulo. A nível individual Vlaar fez uma super-exibição, incrível o que evoluiu neste Mundial, fortíssimo nos duelos individuais e até nas dobras, Kuyt voltou a ser um lateral competente, e no processo defensivo estiveram quase todos bem (Blind e de Vrij também cumpriram). O problema foi que do meio campo para a frente ninguém conseguiu fazer a diferença.  E o que foi feito não foi suficiente para chegar à final (até podia ter acontecido nos penaltis, mas uma equipa que está 2 jogos consecutivos sem marcar não merecia estar no Maracanã).

Argentina – Não foi brilhante, como ainda não foi neste Mundial, mas já está na final (o que já não acontecia há 24 anos) e de certa maneira com a competência defensiva (3º jogo seguido sem sofrer golos) e táctica que demonstrou (não permitiu às individualidades da Holanda, principalmente Robben, ter espaço), acaba por, para já, calar os críticos (contra a Alemanha o tipo de obstáculo é completamente diferente, mas isso é outra história). É certo que a postura de Sabella contribui para um jogo enfadonho e que podia ter um desfecho diferente na lotaria, mesmo as substituições (tirou Enzo e Higuain, quando eram dos que estavam mais em jogo) foram pouco conseguidas, mas verdade seja dita que a única selecção a ter algum volume ofensivo, e que criou mais oportunidades para a marcar, foi a Albiceleste. A nível individual, houve um claro 8 e 80. O 8 foi Messi (muito longe do jogo, inexplicavelmente a decidir mal em quase todas as situações e até algo tímido, na final vai ter de demonstrar que merece estar no patamar de Maradona) e o 80 Mascherano (incrível o que jogou, as bolas que recuperou, as dobras que fez, a maneira como encheu o campo com bola e sem bola, e mesmo a sua capacidade de liderança). Nota ainda para as boas exibições de Biglia (a Argentina melhorou muito desde que o médio da Lazio entrou no 11), Enzo (dos mais dinâmicos da Albiceleste, com várias acções individuais de bom nível), Romero (absolutamente decisivo nos penaltis com duas boas defesas) e de todo o sector defensivo (Demichelis e Garay quase perfeitos, Rojo não deu espaço a Robben, e Zabaleta, principalmente na 1ª parte, foi dos elementos mais em jogo).

0 Comentários

  • gonçalo
    Posted Julho 10, 2014 at 11:38 am

    Eu depois de ouvir o comentador da RTP1 no primeiro jogo que relatou optei por por a sporttv, paga-se mas ao menos nao se ouve tanto mas tanto disparate. Como é que diz maxi pereira seja a que jogador for da argentina?!! Como é possivel o Paulo Catarro, penso que é ele, nao comentar os jogos? É mais emotivo e nao diz tanta porcaria

    • gonçalo
      Posted Julho 12, 2014 at 11:19 am

      Mas o freitas lobo nao confunde o maxi rodriguez com o maxi pereira nem diz um disparate em cada frase. Ah e nem tem uma voz que até adormecia o James Hetfield. Na sporttv o relato tem pelo menos mais emoçao. Com o freitas lobo sempre da para rir

    • JF
      Posted Julho 10, 2014 at 4:36 pm

      Entre isso e as metáforas ridiculas do Freitas Lobo a toda a hora, não sei o que é mais ridiculo

  • Rabensandratana I
    Posted Julho 10, 2014 at 11:22 am

    Jogo interessante em termos tácticos e ganhou a equipa que trabalhou e fez mais para ganhar.

    Espero que a Argentina vença o Mundial e que o Messi marque pelo menos um golito.

  • João X
    Posted Julho 10, 2014 at 10:56 am

    Justo vencedor. Parabéns ao VM pela previsão que fizeram em relação à Argentina, que desde início consideraram-na favorita a vencer o Mundial, ao contrário do que muita gente aqui comentou. Penso que agora a Alemanha irá levar a melhor.

  • Rúben Cardoso
    Posted Julho 10, 2014 at 9:07 am

    Por mim, nenhuma das duas tinha passado, mas acaba por ser justo para a Argentina. Pior jogo do Mundial. MoM: Mascherano. A trinco, a música é logo outra.

  • Anónimo
    Posted Julho 10, 2014 at 9:05 am

    Como eu previa, a Argentina qualificou-se para a final. E vai ganhar o Mundial.
    Esta Holanda é ridícula: 6 defesas, posse de bola no seu próprio meio-campo, marcações individuais e depois fé em Robben; e o pior de tudo é que é algo consciente. A Argentina pode jogar pouco mas isso deve-se ao treinador ser incompetente.
    O Messi foi alvo de um marcação cerrada (dupla): um directo e outro para as sobras – mesmo assim ofereceu o golo a Maxi, que não foi capaz de encher o pé. É injusto rotulá-lo com um 8: o jogo simplesmente não dava para mais – vejam o que fez Robben (0).
    Mascherano foi o melhor em campo, a confirmar que, como eu vinha dizendo, o Barcelona tem os dois melhores trincos do futebol Mundial.
    Realço também as exibições de Garay (fui muito criticado por preferir 10x este jogador a David Luiz), o melhor central deste mundial, e Rojo, que este impecável.
    Coelho

  • Super Dragão
    Posted Julho 10, 2014 at 8:56 am

    Enorme jogador Martins Indi. Grande Reforço para o Porto

  • CERVICAL
    Posted Julho 10, 2014 at 8:28 am

    É assim, eu estava pela Holanda, tinha-o dito quando fomos eliminados, mas ontem jogaram as duas equipas à defesa. Foi um jogo muito táctico, sem muita emoção… Penaltis era o que já se esperava.

    Agora, não sei se esta Argentina aguenta o trio Khedira – Kroos – Schweinsteiger ali no meio.

    Vamos ver, vai ser grande jogo e vou estar colado à TV!

    P.S.: Assustei-me bastante com o defesa da Argentina quando caiu no chão redondo, após cabeçada, parecia que ia ficar ali, principalmente com a sua queda, mesmo.

  • Anónimo
    Posted Julho 10, 2014 at 8:16 am

    Melhor em campo: Maxi Pereira.

    Agora falando do jogo, demasiado táctico, consegui adormecer a ver uma meia-final do campeonato do mundo, acho que o ogo se resumiu a isto. Destaque para Mascherano que controlou por completo o meio campo muito bom.

    Francisco TM

  • Ricardo Ricard
    Posted Julho 10, 2014 at 1:00 am

    Tenho a certeza de duas coisas…A Argentina joga/jogou muito pouco para chegar à final e a Alemanha vai ganhar isto com bastante facilidade!

  • F Sousa
    Posted Julho 10, 2014 at 12:42 am

    Querer meter o Messi, este Messi no nível do Maradona é realmente um atentado. Nem é atirar areia para os olhos, é atirar pedras para os olhos de quem segue este desporto há alguns anos.

    Nem perto. Se o Maradona tivesse jogado isto num mundial, nem se falava nele. O que a lavagem cerebral consegue fazer neste futebol podre que temos hoje. Só os fracos caiem.

    • jose
      Posted Julho 10, 2014 at 1:01 pm

      Mas se fosse o ronaldo o senhor ja nao se calava, o problema é que o ronaldo foi para o Brasil para promover algum cabeleireiro, pois em 15 dias conseguiu ter 4 penteados diferentes.

    • João
      Posted Julho 10, 2014 at 10:40 am

      Tipo quando o Ronaldo no Euro 2012 só se lembrou de aparecer no 3º jogo do grupo e timidamente contra a Rép. Checa? Ou não, porque pelo menos o Messi está directamente ligado aos outros golos? Ou por exemplo, quando eliminámos a Suécia com 3 assistências magistrais e o jogador que concluiu completamente isolado para a baliza foi o "obreiro" da ida ao Brasil?

    • Pedritxo
      Posted Julho 10, 2014 at 9:40 am

      se a argentina ganhar o mundial,. messi vai ser o melhor do mundial e vai ser idolatrado pela imprensa toda como fez um mundial perfeito,coisa que nao fez, teve longe do que sabe fazer,mas a culpa tambem e do treinador que nao tem maos para aquela equipa

  • Fábio Teixeira
    Posted Julho 10, 2014 at 12:22 am

    Artigo que vai de encontro a um que escrevi há algum tempo. "A evolução de uma posição". Contudo esse centrava-se mais na posição "10" do que propriamente nos maestros.

    Parabéns pela escrita, bastante evoluída.

  • Fabio M
    Posted Julho 10, 2014 at 12:03 am

    Jogo demasiado medroso das duas equipas (mais da Argentina, pareceu-me).

    Messi continua desaparecido. Já sei que o marketing vai pô-lo como o grande obreiro da vitória (caso a ARG ganhe), mas foi um Mundial pouco conseguido pelo astro argentino.

    Muito bem Vlaar e Mascherano.

    Para o bem do futebol a Alemanha tem que vencer (e nem sou grande fã dos alemães).

    • Silva
      Posted Julho 10, 2014 at 2:23 pm

      Sim, não está a ser um bom mundial, mas continua com as melhores estatísticas do mundial. Tem 4 golos, 1 assistência, é o jogador que mais chances de golo criou e mais dribles completados com sucesso (29 chances de golo, e 39 dribles completados).

    • Rúben Cardoso
      Posted Julho 10, 2014 at 9:22 am

      Não está a ser um mau Mundial, mas não está a ser excelente. Contudo, tem sido dos melhores da Argentina a par de Di Maria.

      E o Ronaldo não esteve na final da Taça do Rei, e jogou a final da Champions condicionado. Mas até às finais, foi um dos maiores, senão o maior obreiro, como será Messi um dos obreiros da chegada da Argentina à final. :)

    • Silva
      Posted Julho 10, 2014 at 12:49 am

      Tal como o mesmo marketing pos o Ronaldo como obreiro das conquistas do Real, quando este falhou todas as finais decisivas.

    • Diogo Sá
      Posted Julho 10, 2014 at 12:31 am

      estar nos oito golos da argentina, marcar quatro e assistir um ou dois não é propriamente um mau mundial…

  • Matt Le Tissier
    Posted Julho 10, 2014 at 12:00 am

    História cruel para os holandeses que tiveram neste Mundial a oportunidade de vingar as suas 3 derrotas em finais da prova: Venceram a Espanha (vencedora em 2010), e tinham oportunidade de vencer a Argentina (vencedora em 1978) e a Alemanha (vencedora em 1974).

    Alemanha e Argentina será, a partir de Domingo, a final mais repetida da história dos Mundiais (1986, 1990, 2014)

    A Argentina igualou a Alemanha como selecção que mais decisões por penaltis venceu em toda a história da prova (4).

    Messi superou hoje Maradona e é o 6º argentino com mais jogos internacionais (92).

    A Argentina passou a Alemanha no ranking da FIFA, ocupando agora o 1º lugar. Veremos como corre a final de Domingo.

    1º Argentina com 1674 pontos
    2º Alemanha com 1652 pontos
    3º Colômbia com 1492 pontos

    Cumprimentos

    • Matt Le Tissier
      Posted Julho 10, 2014 at 5:13 pm

      Não é uma regra claro. O que acontece é que geralmente quem bate 1º vence, e nas últimas 15 decisões por penaltis em Mundiais (já inclui a de ontem) por 12 vezes a formação que apontou o 1º penalti venceu.
      Quando referi isso creio que foi no jogo Brasil vs Chile, mas pelo facto de Bravo ter vencido o sorteio das grandes penalidades e ter escolhido bater em 2º lugar, o que ia um pouco contra o que é mais comum.

      Gostava só de acrescentar que um destes dois jogadores vai entrar no Domingo num grupo muito restrito de jogadores (9 até ao momento) que venceram a Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões e o Mundial de Futebol no mesmo ano: Di Maria ou Khedira.

      Apenas estes 9 conseguiram tal proeza: Beckenbauer, Breitner, Hoeness, Kappellmann, Sepp Maier, Gerd Müller, Schwarzenbeck, Karembeu e Roberto Carlos.

      Cumprimentos aos três.

    • Kafka I
      Posted Julho 10, 2014 at 1:24 pm

      Jose exactamente, a Costa Rica foi eliminada pela Holanda e como eu disse a Holanda quebrou essa "regra" 2 vezes seguidas, tanto contra a Costa Rica (marcou em 2º lugar e passou) como ontem

    • jose
      Posted Julho 10, 2014 at 12:59 pm

      não foi a holanda que quebrou já a CR tinha marcado primeiro e tinha sido eliminada.

    • Kacal l
      Posted Julho 10, 2014 at 7:16 am

      Matt Le Tissier,

      Muito Obrigado pelos excelentes dados estatísticos, como sempre.

      Cumprimentos. :-)

    • Kafka I
      Posted Julho 10, 2014 at 12:40 am

      Como sempre excelente Le Tissier…e diga-se ainda que a Holanda "quebrou" com a tendência de quem marca primeiro os penaltys vencer que tu nos trouxeste que já ia num 12 em 13, e quebrou duas vezes seguidas, tanto contra a Costa Rica como agora contra a Argentina.. :)

  • Flávio Trindade
    Posted Julho 9, 2014 at 11:53 pm

    Chega ao fim o sonho laranja. Conquistado com um Super Robben mas acima de tudo pelo melhor treinador deste mundial. Van Gaal pegou numa equipa de miúdos e deixou a à porta da final.
    O fim do sonho de uns é o início de outro.
    Messi (hoje foi apenas o pior em campo) está a uma vitória de atingir a imortalidade e de juntar a todos os títulos individuais e de clubes o erguer da Rimet no país do seu eterno rival e consequentemente a sua ascensão ao Olimpo do melhor jogador do mundo de todos os tempos.
    Para tal tem pela frente a Super Alemanha, para todos favorita. Querem riscar Messi e companhia da equação? Acho pouco prudente.
    Algumas notas.
    1. Parabéns ao VM. Acertaram em cheio.
    2. Sabella. O muito discutido técnico Celeste leva a sua equipa à final. Tem sem duvida um sem-número de defeitos. Imaginar que começaram a competição com 3 centrais e com Maxi Rodríguez Pereira…e Gago no meio! Mas também não é menos verdade que tem aprendido com os erros e tem evoluído. Enzo e Biglia dão uma dimensão enorme ao meio e mesmo sem Di Maria a Argentina fez hoje o seu jogo mais positivo. E honra lhe seja feita, enquanto uns fazem a seleção girar à volta dos Ronaldos e dos Neymar, Sabella pegou em Messi e deu lhe uma equipa. Hoje ganhou a equipa. Incrível a coesão defensiva dos celestes.
    3. Mascherano. Como é bom ver um dos melhores trincos do mundo a jogar na sua posição! Da mesma forma como é bom ver o melhor lateral do mundo a jogar na lateral. Ganha Mascherano, ganha Lahm, ganham as suas seleções e ganha o futebol! Correndo o risco de ser trucidado, e sem retirar qualquer mérito a um treinador que inovou o futebol e que está na galeria dos melhores do mundo, tirar Mascherano e Lahm das suas posições e transforma los em jogadores medianos (Yaya Toure e Ibra pensarão assim também) é um atentado ao futebol.
    4. Para finalizar Romero. Aqui o VM enganou se. Prémio mais que justo para o keeper argentino. Dá imensa segurança à defesa e tem feito um excelente mundial. Espero vê lo a defender as redes do Benfica em breve.

    Que grande final que teremos!

  • éme
    Posted Julho 9, 2014 at 11:52 pm

    duas equipas; cento-e-vinte-minutos e penaltis…
    …e menos golos do que os marcados pela Alemanha em noventa.

    de-modos-que deveria ser assim:
    primeiro lugar para a Alemanha;
    quarto lugar para o Brasil (na ficha apareceria o Murtosa como treinador);
    e no fim-de-semana a Holanda e a Argentina jogavam para o segundo lugar
    (com muda-aos-cinco-e-acaba-aos-dez porque isto do zero-a-zero,
    parecendo que não, (e depois de um sete-a-um) é chato).

  • Anónimo
    Posted Julho 9, 2014 at 11:38 pm

    Já tinha visto o Maxi Pereira na zona do ponta-de-lança, médio centro e extremo direito, mas foi a primeira vez que o vi a extremo da Argentina.

    Luis

  • Nuno R
    Posted Julho 9, 2014 at 11:36 pm

    O Rojo é fraquinho, quando apanhar tipos bons pela frente até… o quê, hoje marcou o Robben? Bem, esse joga pouquinho, quero ver quando for testado a sério!!

    O Kuyt é o Almeida do Van Gaal. Só que joga bem.

    Desta vez faltou o Krul… Van Gaal falhu nas substituições.

    De resto, jogo fraco, típico de meia-final que não desengata, e onde ambos têm medo de errar. Atacantes desacompanhados, pouco risco.
    Acredito que a Alemanha vai mostrar a sua (teórica) superioridade na final.

    • Rabensandratana I
      Posted Julho 10, 2014 at 11:20 am

      Nuno R, o Rojo para mim é joga melhor a leteral esquerdo do que a central.

    • Kafka I
      Posted Julho 10, 2014 at 10:22 am

      Da minha parte nunca desvalorizei o Rojo, e olhando para este Mundial, acho que está a ser um dos melhores elementos da Argentina, quase desde o primeiro jogo (para mim foi mesmo o melhor jogador Argentino contra o Irão)….e hoje esteve simplesmente imperial ao secar literalmente aquele que estava a ser o melhor jogador do Mundial até à data (o Robben)…sem dúvida um grande Mundial até ao momento para o Rojo

    • Nuno R
      Posted Julho 10, 2014 at 9:40 am

      O Rojo é uma adaptação, quem pensa que ele sabe centrar é o Sabella. Mas a principal função de um defesa ainda é impedir os tipos do outro lado de meter golos, e isso ele fez impecavelmente. Secou o Robben, mas claro, isso é desvalorizado porque não sabe centrar… e já agora, os argentinos a atacar estiveram praticamente todos a um nível medíocre.

    • Anónimo
      Posted Julho 10, 2014 at 1:21 am

      Rojo a atacar, esteve a um nível medíocre. Pensa que sabe centrar, mas é cada uma para fora do estádio…

      Pedro Miguel

  • Gabriel Berigo
    Posted Julho 9, 2014 at 11:35 pm

    Que jogo chato, dois times medrosos, esperava mais da Holanda, agr o título está nas mãos da Alemanha que é de longe mais equipe que a Argentina

  • Tiago Martins
    Posted Julho 9, 2014 at 11:26 pm

    É certo que isto não passa de mera especulação, mas continuo a achar que uma selecção portuguesa ao nível de 2012 tinha boas possibilidades de chegar à final do Mundial.

    • Julio
      Posted Julho 10, 2014 at 12:24 am

      sem dúvida. Nenhuma das supostas grandes selecções desde Mundial me convence por completo. Alemanha, Colômbia e França já atingem um certo nível de qualidade a vários níveis, mas o nível médio é relativamente baixo.

      A selecção Portuguesa do euro 2012 (já nem falo de 2004-2006) podia muito bem ser campeã deste mundial.

  • Tiago Martins
    Posted Julho 9, 2014 at 11:19 pm

    No fantasy, 140 pontos (record pessoal). Sabia que podia confiar no Vlaar e no De Vrij :)

  • Fábio Coutada
    Posted Julho 9, 2014 at 11:13 pm

    Vai chegar o dia em que as duas equipas intervenientes num jogo vão deixar a bola no meio-campo vão andar a correr o jogo inteiro uma atrás da outra. Pode ser que nesse dia se invente o famoso (pelo menos era na minha escola) futebol invisivel, em que em vez de entrar na baliza a bola, entra o jogador.

    Duas equipas que o mais queriam era não ter a bola, para poder recuperá-la e contra-atacar. Deu nisto. Á quem diga que é inteligente jogar desta forma e que o tiki-taka é aborrecido. Está bem.

    • CERVICAL
      Posted Julho 10, 2014 at 8:30 am

      Eu gosto de uma mistura dos dois, com muita intensidade, velocidade e garra. :D
      Género o que a Alemanha tem estado a fazer, não é?

  • Tiago Martins
    Posted Julho 9, 2014 at 11:10 pm

    A felicidade caiu para a equipa que mais fez por isso. Jogo muito disputado a meio-campo e sem grandes chances de golo, com as principais individualidades “engolidas” pela organização tática adversária.

    Argentina: Chega à final do Mundial sem grande brilho exibicional, mas a verdade é que no geral foi superior a todos os adversários que foi defrontando (talvez exceptuando a Suíça). Romero foi o herói da eliminatória, Mascherano esteve a um nível incrível e Enzo esteve em bom plano; por outro lado Biglia acrescentou pouca criatividade à equipa e Messi não rubricou uma boa exibição… no entanto – e caso a Argentina ganhe o Mundial – fica perto de ganhar a bola de ouro e de ganhar um estatuto ainda maior (pelo numero de golos, ficará a ideia que levou a selecção ao titulo mundial);

    Holanda: Foi por pouco que Van Gaal não conseguiu uma proeza enorme. Fantástico o trabalho do selecionador holandês que levou uma selecção em que poucos acreditavam (muitos perspectivavam que pudesse cair logo na fase de grupos) às meias-finais do Mundial. Vlaar e De Vrij estiveram em grande, mas Rooben e Sneijder não renderam o habitual.

    Diria que uma Alemanha a 70% das suas possibilidades ganha a esta Argentina (é enorme a diferença de entrosamento entre as selecções), mas num jogo podem acontecer muitas coisas. Quanto ao duelo pelo terceiro lugar, acredito que a Holanda leve a melhor (o Brasil está destroçado psicologicamente):

  • João Dias
    Posted Julho 9, 2014 at 11:08 pm

    Foi um jogo algo monótomo, a meu ver.

    A Argentina chega à final sem mostrar nada de transcendente e a Holanda é afastada sem que haja razões para sair triste na medida em que ir às meias-finais com esta equipa já é muito bom.

    A Holanda não tem assim tantos elementos acima da média. A este nível, a Argentina é muito superior.

    Prevejo a Alemanha como campeã do mundo e o Brasil como o 3° classificado.

  • vsn7647
    Posted Julho 9, 2014 at 11:01 pm

    Grande jogo do Maxi Pereira .

    • fabio jesus
      Posted Julho 10, 2014 at 11:04 am

      Não se esqueçam do Mert Shaka.

    • Kacal l
      Posted Julho 10, 2014 at 7:19 am

      Eu não sou perfeito, longe, longe disso, ninguém é e não falo como doutor, a maior parte das pessoas aqui também não devem falar, presumo eu, mas o comentador da RTP é mau demais, até irrita com tanto nome trocado e que pronuncia mal, enfim…

    • porquinhodaindia
      Posted Julho 10, 2014 at 12:31 am

      Não esquecer o centro campista Uainaldum!

    • Anónimo
      Posted Julho 10, 2014 at 12:22 am

      e a polivalência do Kwuait dava um jeitaço ao porto…uma opção para as laterais e para as alas

      João Pires

    • vsn7647
      Posted Julho 9, 2014 at 11:55 pm

      Van Pirsi e o Cuaite, parecia o Rui Oliveira e Costa quando disse que o Labyad era suplente do Van Pirsi na seleção Holandesa.
      Depois o De Vrij já marcava faltas …

      A continuar assim o Bruno Prata e Paulo Sérgio vão para a TVI comentar a champions ahahah

    • LuisRafaelSCP
      Posted Julho 9, 2014 at 11:38 pm

      O jovem Dir White também podia ser útil a muitas equipas pela polivalência!

      Foi pena foi o Vilar ter falhado o primeiro penalty.

    • van Basten
      Posted Julho 9, 2014 at 11:33 pm

      E aquele De Vré parece-me ser o substituto ideal do Garay!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Julho 9, 2014 at 11:16 pm

      ahahahahahahahah

    • Tiago Martins
      Posted Julho 9, 2014 at 11:10 pm

      Aquele Van Pirsie é que era bom para o Benfica!

  • João Gonçalves
    Posted Julho 9, 2014 at 11:00 pm

    Não penso que a Argentina tenha sido muito superior à Holanda.. Ambas jogaram com medo mas a diferença foi que a Holanda o fez mais recuado que a Argentina.. Pelo menos foi com essa impressão que fiquei.. Assim sendo qualquer um dos vencedores seria aceitável para mim! No entanto fico com a dúvida se o lance do Rojo no final não poderia ser penalty!

    Parabéns ao VM que mais uma vez demonstram um conhecimento futebolístico impressionante e conseguem prever uma Argentina forte (honestamente antes do campeonato do mundo achei que a final seria Alemanha Espanha).. Algumas pessoas continuam a criticar a vossa opinião que é sempre fundamentada e claro que por vezes falham, mas provam-se muitas vezes acertados..

    Se a Argentina ganhar o Messi irá provavelmente ganhar a bola de ouro.. Tinha esperança que este ano fosse para um jogador que não o CR ou o Messi!

    • João Gonçalves
      Posted Julho 10, 2014 at 10:18 am

      Estava a reler o meu comentário e talvez me tenha expressado mal quando disse que o Messi estava menos preocupado com a sua prestação individual! Não queria com isto dizer que o Messi alguma vez viveu obcecado com a necessidade de ser bom! O que queria dizer era que ao contrário de 2010 onde existia uma pressão gigante sobre Messi de levar a Argentina às costas! Esta Argentina agora parece-me que já não joga com Messi e mais 10 e sim com 11 que calham de ter Messi! Ou seja essa falta de dependencia de um jogador está a permitir à Argentina jogar para lá dele (como se provou hoje onde ele esteve uns furos abaixo do normal). No Brasil isso não acontece, sentem a necessidade de ter Neymar (ver o drama que foi com a lesão) e quebraram psicologicamente (pelo menos é a minha explicação para o 7-1). Em Portugal também acontece o mesmo mas no nosso caso é, infelizmente, impossível isso não acontecer já que o resto da seleção é no máximo mediana! No Real este ano penso que já aconteceu um bocado isso (de não se sentirem tão dependentes) com Ronaldo. Prova disso foi terem vencido a final da taça sem ele e mesmo na final da champs conseguiram uma boa exibição apesar das limitações do Português. Penso que foi essa a grande evolução da Argentina para este mundial e do Real para esta liga dos campeões! Claro que é só uma opinião!

    • João Gonçalves
      Posted Julho 10, 2014 at 8:36 am

      Se não estou em erro o prémio de melhor jogador é atribuído antes da final.. Penso que Muller e James merecem a distinção embora o alemão por estar na final parte em primeira linha.. Vejo o Messi neste mundial a desfrutar mais da excelente equipa que tem à sua volta e menos preocupado com a sua prestação individual! Se ele não fosse o Messi estariamos a falar dum jogador a fazer um belo mundial e entraria talvez no top5 dos jogadores da competição mas sem ser considerado o melhor.. Mas neste momento Messi e Ronaldo (e mais alguns) acabam por engolir o resto das suas equipas aos olhos de muita gente!

      Rui Roldão considerando que foi talvez o melhor jogador da final da champions e que estava a fazer um belissimo mundial até à lesão diria que, ganhando a Argentina, Di Maria seria sem dúvida um justo vencedor, mas enquanto as pessoas virem a Argentina como Messi e mais dez e o Real como CR e mais dez! Espero estar enganado e que se comece a pensar nos outros jogadores todos do mundo e não apenas em dois!

    • Rui Roldão
      Posted Julho 9, 2014 at 11:55 pm

      Se a Argentina ganhar, é bem provável o Di Marios estar entre os 3 escolhidos

    • Artur
      Posted Julho 9, 2014 at 11:26 pm

      se manterem os mesmo criterios que o ano passado p messi neste momento leva vantagem porque tem mais golos este ano civil, seguido de perto pelo ronaldo.

    • barinho
      Posted Julho 9, 2014 at 11:08 pm

      Se for como em 2010 o Mundial não conta lá muito…Mas como é o Messi provavelmente aí já vai contar.Se a Argentina não ganhar será provavelmente entre o CR7 e o Muller.

  • Kacal l
    Posted Julho 9, 2014 at 11:00 pm

    O Jogo foi muito táctico e com poucos motivos de interesse, algo equilibrado e renhido, houve oportunidades para cada lado, mas não houve eficácia em nenhuma das selecções, as mexidas (Huntelaar na Holanda e Aguero na Argentina) não deram resultado, apenas Palacio que mexeu com o jogo, de resto, foi um jogo algo aborrecido e que só podia dar em penaltis, a Argentina acaba por ser uma justa vencedora.

    Quero dizer que:

    – Excelente exibição do Mascherano, incansável e defensivamente deu uma ajuda preciosa aos centrais, não fossem alguns cortes que fez e poderiam estar eliminados, depois ainda teve algumas arrancadas onde progrediu com bola e criou alguns desequilíbrios, continuo a achar que se o Barça quiser jogar de forma um pouco mais directa e objectiva, o argentino seria titular no lugar do Busquets, até pela sua capacidade de liderança, mas é só a minha opinião;

    – Boa exibição do Kuyt, é tipo um “James Milner” holandês, não estou a falar em características, nem qualidade, mas sim na sua polivalência, capacidade física e raça, esteve bem na 1ª parte e mesmo como lateral/ala esquerdo não desiludiu, não é um jogador exuberante, que dê nas vistas, mas é consistente e regular, esteve bem;

    – O Van Gaal tinha toda a razão, o Cillessen é fraco nos penaltis e hoje só adivinhou o lado, se não estou em erro, em dois penaltis e quando adivinhou e tocou na bola, nunca mostrou a convicção para defender com sucesso, acho estranho escolher um GR para titular e depois treinar as grandes penalidades com o suplente, mas tudo bem, o Cillessen é um bom GR, mas continuo a achar que o Krul não lhe fica a dever nada e nos penaltis é claramente superior, até pelo carisma e pressão que impõe sobre os adversários, o Cillessen não tem esse carisma, esteve bem durante os 120 minutos, mas depois podia ter feito melhor nos penaltis;

    – O Romero parecia um habitante da Samoa nos penaltis, os gritos e gestos que fazia pareciam mesmo, aliás, ele tem aparência de tal, faz me sempre lembrar um habitante da Samoa, aqueles gritos e gestos pressionam qualquer um e entrou na cabeça do Sneijder que rematou em força e de fúria e deu-se mal, não sou fã do Romero, mas hoje esteve simplesmente genial;

    – Por fim, é uma pena a selecção holandesa ficar pelas meias, acho que o trio Sneijder, Robben e RVP mereciam um campeonato do Mundo, sobretudo o Robben pela prestação que teve neste Mundial, mas não aconteceu e fica para a próxima.

    • Kacal l
      Posted Julho 10, 2014 at 7:14 am

      van Basten,

      Obrigado, é bom saber. :-D :-)

      Quanto ao Kuyt, também concordo com a comparação com Grosskreutz e esse tipo de jogadores também são importantes no futebol e fundamentais nas suas equipas, a meu ver.

      Quanto ao Clasie, concordo a 100% e subscrevo, confesso que comecei por ter duvidas entre De Guzman (boa época no Swansea) e Clasie, o primeiro até fez uma boa exibição contra a Espanha, mas depois "eclipsou-se" e o Clasie deveria ter sido aposta mais cedo na competição, mas foi ontem e ainda deu para ver toda a sua qualidade, é claramente um jovem cheio de potencial e vai dar o "salto" brevemente.

    • Kacal l
      Posted Julho 9, 2014 at 11:32 pm

      Marco Matías,

      Pois… tinha me falhado, mas corrigi a tempo, mas Obrigado na mesma. :-)

    • van Basten
      Posted Julho 9, 2014 at 11:31 pm

      Grande Kacal, concordo com tudo.

      O Kuyt é o canivete suíço holandês. Também concordo com a comparação com o Milner, e ao olhar para ele lembro-me também muitas vezes de Großkreutz, ele que até provavelmente nem irá jogar neste Mundial.

      Gostaria apenas de mencionar o Clasie. A sua entrada coincidiu com o melhor período da Holanda no controlo do meio-campo ofensivo, e de certa forma veio 'confirmar' o que vinha aqui dizendo desde o início. Não percebo a não utilização do jogador no 11 inicial. Defendia a sua entrada já no jogo com a Espanha, e sempre achei que aquele meio-campo precisava de algo mais, que não poderia vir de De Jong ou Guzman, já que nenhum deles tem essas características.

      Clasie teria sido o melhor jogador para fazer a ligação entre De Jong e Sneijder.

    • Marco Matias
      Posted Julho 9, 2014 at 11:16 pm

      Ah,e nao te esqueças da exibiçao igualmente excelente do Vlaar.Um grande defesa,em todos os sentidos,e que talvez mereça dar o salto.

    • Kacal l
      Posted Julho 9, 2014 at 11:07 pm

      – Acrescento o Vlaar que fez uma exibição segura, um dos melhores em campo e até foi dos melhores centrais do Mundial, costumava ser o "patinho feio", mas evoluiu muito e com a experiência e maturidade está um central muito competente e regular.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Julho 9, 2014 at 10:56 pm

    ridiculo. que mau jogo.
    ganhou a equipa que jogou melhor, dentro do mau.
    a argentina defende com 7 jogadores e ataca com 4. a holanda defende com 8 e ataca com 3. e que tal algum futebol ofensivo?
    como e que querem criar desiquilibrios se estao sempre numa desvantagem numerica incrivel.
    mascherano e biglia e um meio campo demasiado defensivo. biglia tem que sair.
    parabens ao enzo, que enquanto jogou estava a ser um dos melhores em campo, que causou varios desiquilibrios. infelizmente o sabella anda um bocado perdido, e nem deve saber que o enzo joga ainda melhor no meio campo.
    a holanda teve um bom jogo inicial, e de resto foi pessima. futebol demasiado defensivo.

    quanto mais vejo garay, mais 3 perguntas me vem a mente:
    porque e que foi vendido por tao pouco?
    porque e que foi para a russia quando podia ir para um clube de top?
    porque e que o benfica nao esperou ate ao final do mundial, onde certamente esta a valorizar?

    ps- esquecendo o maxi "pereira", o melhor comentario de hoje, para mim, foi " de vrij (devera) e deveria ter marcado falta"

    • éme
      Posted Julho 10, 2014 at 12:12 am

      gostei mais do "esforço inglório… e cansativo." é que, e parecendo que não, um tipo deve esforçar-se, mas se o esforço for cansativo é de pensar duas vezes.

  • Rodrigo
    Posted Julho 9, 2014 at 10:55 pm

    Jogo muito equilibrado, 2 equipas muito fortes em termos defensivos, pouco risco, poucos remates e diria que apenas uma ou outra situaçao eminente de golo.

    Creio que a passagem seria justa para qualquer uma das equipas pelo que fizeram hoje, sendo que o Romero acabou por ser o heroi nos penaltys. Grande jogo do Vlaar, do Wijnaldum e, apesar de tudo, do Robben, ja que foi o unico que ainda conseguiu criar algum perigo por entre a muralha argentina. Do outro lado, alem do heroi Romero, jogo enorme do Mascherano, do Enzo (a sua velocidade, agressividade e capacidade de transporte fazem a diferença), do Garay, do Zabaleta e do Palacio que entrou bastante bem e poderia ter resolvido a questao mais cedo.
    Por outro lado, Van Persie foi facilmente engolido pelos centrais, enquanto que o Sneijder nunca teve espaço para organizar. Por outro lado, o Messi foi sempre bem cercado (incriveis as marcaçoes individuais do Van Gaal), o Aguero entrou bastante mal, o Lavezzi ofensivamente tambem nao conseguiu aparecer e o meio-campo continua a denotar uma grande incapacidade para construir e para transportar jogo (Enzo no meio daria claramente outra capacidade, mas Sabella assim nao entende).

    Deste modo, Argentina x Alemanha na final. Sera um duelo entre duas grandes equipas. Veremos se a maior qualidade colectiva da Alemanha, sobretudo no meio-campo, conseguira levar a melhor sobre uma Argentina que se devera apresentar da mesma maneira que hoje, isto e, bloco baixo e a procura de explorar os avançados de grande qualidade que tem. Messi ja nao tera estas marcaçoes individuais, pelo que podera sobressair mais, enquanto que seria importante a recuperaçao do Di Maria. Ainda assim aposto na Alemanha porque me parece uma equipa mais forte.

  • NN
    Posted Julho 9, 2014 at 10:55 pm

    Anda lá perto.
    Em termos de trincos puros: Ele não é trinco no Barcelona porque está lá o melhor, Busquets. (Não que eu goste dele). No nível de Mascherano estão ainda Khedira, Javi Martinez (também mal aproveitado) e Xabi Alonso. Colocaria os irmãos Bender a seguir.

    Matic pode juntar-se à lista, mas não é bem como estes jogadores.

    • Kacal l
      Posted Julho 10, 2014 at 7:21 am

      Admito que o Busquets possa ser um bom trinco, acho que é bastante sobrevalorizado, mas tem qualidade, mesmo assim continuo a preferir o Mascherano e seria titular no Barça, mas é só a minha opinião, vale o que vale.

  • Daniel Alexandre
    Posted Julho 9, 2014 at 10:55 pm

    Hoje o capitão da Albiceleste foi um verdadeiro senhor do futebol: Javier Mascherano, melhor em campo, na minha opinião. Este Mundial tem demonstrado que a trinco dá 20-0 aos Sergios Busquets desta vida, mas isto sou eu a falar…

    • Anónimo
      Posted Julho 10, 2014 at 12:19 am

      Sergio Busquets é o melhor trinco do Mundo, Mascherano é só um crime estar no msm clube do que ele. 1 e 2 melhores trincos do Mundo, mas é o que temos. :/
      Eu considero assim, pq Mascherano não tem toque de bola.

      Nuno Pereira

  • Kafka I
    Posted Julho 9, 2014 at 10:53 pm

    Simplesmente na mouche…Argentina-Alemanha tal e qual eu previ antes de começar o Mundial

    Grande Argentina, souberam sofrer e estão na final, parabéns

    Quanto ao jogo, foi um jogo quase para adormecer e cedo se percebeu que isto acabar nos penaltys, no entanto no somatório dos 120 minutos a Argentina acabou por ser mais perigosa e a haver um vencedor no tempo regulamentar e prolongamento tinha de ser a Argentina…nota final ainda para o Mascerano, que tremendo jogo, para mim o melhor da Argentina hoje

    PS: Vou ficar curioso para ver onde andam todos os users deste blogue que sempre disseram "a Argentina não tem hipótese e não é favorita e não sei como alguém acha que pode ser candidata ao título"

    • Marco De Jesus
      Posted Julho 10, 2014 at 10:47 am

      Mas a argentina teve mais iniciativa que a holanda…jogou melhor e mereceu ganhar…foi superior ha belgica e foi superior ha suiça…equipas que neste momento sao mais fortes que o nosso portugal…aposto que os mesmos que criticam o futebol da argentina criticavam o tictaka do barcelona…em ke ficamos??? Quem lê o ke por aki se escreve e nao viu o jogo vai ficar com a ideia ke a holanda massacrou a argentina loool…rennie para todos os antis argentina…comparar argentina com portugal neste momento é ser ignorante…portugal teve os seus anos de gloria…argentina holanda alemanha brasil sempre foram selecoes de top…sao geracoes atraz de geracoes…abc e ke ganhe a melhor no domingo

    • Carlos Da Silva
      Posted Julho 10, 2014 at 10:19 am

      hoje em dia e tudo malta cheia de cultura…tecnologias e teorias,,,e neste belo blog entao, nem se fala. estou de acordo consigo. Mas a argentina tem jogado bem onde? eles sao muros na defesa, tacticas do nao se pode perder..atacar logo se ve..ao menos a holanda estende a equipa pelo campo. tudo mudou no futebol..e esta tao feinho

    • Kacal l
      Posted Julho 10, 2014 at 10:17 am

      Kafka,

      Sim, sim, eu não disse que concordo com o F Sousa e que tenha havido "sorteio comprado", até estou de acordo com o que dizes, mas o grupo de Portugal é mais forte, a Gana e os EUA são boas selecções, longe de top Mundial, mas são perigosas, a Nigéria e a Bósnia podem ser melhores, mas a diferença não é abismal, e depois a Alemanha, a selecção mais forte neste Mundial (para mim), calhou no nosso grupo, nada mais.

    • F Sousa
      Posted Julho 10, 2014 at 12:40 am

      Marco De Jesus, se a Argentina ganhar o Mundial qualquer pessoa que goste deste desporto devia de se agarrar ao Rennie, porque é simplesmente um atentado ao futebol.

      O problema é que gente como tu que não gosta realmente de futebol, compõe 80% dos adeptos deste desporto, por isso é que ele está a morrer. Devagar mas está. Já não existe quem goste de futebol. Gostam é de produtos fabricados à força na internet e nos jornais.

    • F Sousa
      Posted Julho 10, 2014 at 12:38 am

      A Argentina até aos quartos de final apanhou as 4 equipas defensivamente mais fracas deste mundial, tão simples quanto ist.
      Tenho dito, querer inventar sequer que isto não é uma realidade é apenas mentir. Basta ir ao youtube ver os "sorteios" que tivemos.

    • Kafka I
      Posted Julho 10, 2014 at 12:31 am

      Kacal,

      Tens razão, mas Portugal não era cabeça de serie logo teria sempre de apanhar um cabeça de serie (uma selecção mais forte teoricamente), ao contrário da Argentina que foi cabeça de serie…mas isso de ser cabeça de serie é algo que nada tem a ver com "sorteios comprados" como F Sousa insinuou, porque as regras do ranking são iguais para todas as Selecções…

    • Anónimo
      Posted Julho 10, 2014 at 12:09 am

      Kafka, 100 % de acordo! Força Argentina!

      João Rato

    • Kacal l
      Posted Julho 9, 2014 at 11:56 pm

      Kafka,

      Não é por nada, mas faltou-te aí comparar a Alemanha ao Irão… ;-)

    • Marco De Jesus
      Posted Julho 9, 2014 at 11:27 pm

      Sorteios comprados nao…portugal se cria um grupo mais facil ke aproveita se o grupo facil ke tinha para ficar em primeiro e ser cabeca de serie…é incrivel o odio que os portugueses no geral ganharam a argentina e ao messi…se a argentina ganha o mundial nao vai haver rennie que chege isso é certo

    • Kafka I
      Posted Julho 9, 2014 at 11:26 pm

      Nem mais José, lembro-me tão bem da maioria dos users dizer que a Bélgica ia trocidar a Argentina…inclusive cheguei a ler que até a Suiça podia ultrapassar a Argentina…mas agora já é tudo fraco…

      Sempre que se falava no Mundial aqui no Blog (antes e durante o Mundial) a frase mais escrita pelos users era "não sei como podem pôr a Argentina como favorita" e pronto upsss, onde é que essa gente anda toda agora? ou desapareceu subitamente ou desfazem-se em desculpas e são incapazes de admitir que erraram na previsão…enfim..

    • Jose
      Posted Julho 9, 2014 at 11:17 pm

      Pois não passava da fase de grupos, mas chegou á final que engraçado, podemos então concluir que Suiça,Belgica e Holanda são franquinhas.
      Ainda me vai dizer tirando o grupo da morte liderado pela poderosa Costa Rica, qual era o grupo forte que lá havia em que o cabeça de serie estivesse em inferioridade.

      Eu sei F Sousa que hoje vai ser uma noite dificil, pois uma das desculpas acabou, pois não podem voltar a dizer pelos menos o Ronaldo já ficou em 4º num mundial.

    • Kafka I
      Posted Julho 9, 2014 at 11:12 pm

      F Sousa,

      Andas equivocado então, essas pessoas disseram isso à pouco mais de um mês atrás quando já se sabia o sorteio à muito tempo, depois começou o Mundial e essas pessoas mantiveram essa afirmação, e hoje desaparecem todas ou então desfazem-se em desculpas como tu estas a dar, porque o sorteio foi comprado porquê?

      A Nigéria é a actual Campeã Africana portanto em nada deve ao Gana, e a Bósnia é muito melhor que os Estados Unidos, portanto se o grupo da Argentina foi comprado o de Portugal foi o quê? cura-te mas é…

    • F Sousa
      Posted Julho 9, 2014 at 11:04 pm

      Kafka, secalhar essas pessoas disseram isso antes de saír a sua melhor convocatória "Sorteio Comprado".

      Sem este sorteio certamente nem dos grupos passavam, das equipas mais pobres deste mundial, dês as voltas que deres.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 9, 2014 at 10:53 pm

    Alemanha não vai falhar. Para mim não pode haver outro vencedor deste campeonato do mundo do que os alemães…

    Em relação a este jogo, foi muito mau, poucas oportunidades, pouco futebol entre duas equipas que na minha opinião podiam ter dado muito mais espectáculo neste mundial!

  • Anónimo
    Posted Julho 9, 2014 at 10:52 pm

    O pragmatismo desta vez nao resultou …

    Bom jogo no geral principalmente na parte final do jogo
    Queria que a final fosse europeia mas pronto a Alemanha lá terá que humilhar masi uns sul-americanos (se bem que de todas as seleções esta Argentina é a que tinha masi potencial para derrotar os Germanos)

    gostei foi mais um bom jogo e de referir que em termos de segurança esta é a combinação perfeita uma vez que se a Argentina tivesse que jogar o 3 e 4 lugar com o Brasil ia haver conflitos de certeza … assim ninguem se magoa

    de referir mais uma vez a fraca qualidade dos comentadores que viram "maxi pereira" em campo … masi forte que eles … constantemente erraram a dizer por onde eram realizados os ataques e enquanto enzo esteve em campo não existia mais nenhum jogador nos comentarios …. chega mesmo a ser ridiculo

    Mr.Green

  • Pedro Alves
    Posted Julho 9, 2014 at 10:52 pm

    Este Mundial vinha a ser apregoado como um dos melhores de sempre mas esta Argentina a chegar à final insulta a memória de qualquer bom Mundial.. Em condições ideais jogavam as duas melhores equipas na final mas no futebol não existe tal coisa como linearidade. Espero bem que a Alemanha seja campeã visto que é a única a mostrar vontade de ganhar nos jogos e não medo de perder, como refere o VM e bem.
    Apesar de tudo, a Holanda não fez de nada para ganhar verdadeiramente no jogo portanto não merecia a sorte nos penalties. Enfim, que jogo mais deprimente..

  • van Basten
    Posted Julho 9, 2014 at 10:52 pm

    Tendo em conta o futebol que estas duas equipas apresentaram ao longo do torneio, o nulo ao fim dos 120' não foi de estranhar. Passa a Argentina num jogo cinzento.
    Contra a Alemanha, nem Messi a um melhor nível deverá ser suficiente, dada a diferença gritante de qualidade entre as duas equipas.

    Melhor em campo: para mim, claramente Vlaar, mesmo com a grande penalidade falhada. Jogão, ele que já tinha sido um dos dois melhores DC da primeira ronda frente à Espanha. Discreto, mas tremendamente eficaz.
    Para além do central do Villa, Mascherano também esteve impecável, e De Vrij e Demichelis também estiveram bem. Romero merece menção pelas defesas nas grandes penalidades.

    Para terminar, mais umas pérolas desse grande """génio""" da comunicação que é Paulo Sérgio:

    – mais uma vez, o relato confirmou as minhas suspeitas: ou o homem não percebe mesmo nada de futebol, ou precisa de uns óculos. Trocar os nomes aos jogadores com bola tantas vezes pode realmente indiciar uma qualquer condição oftalmológica.

    – passou o jogo todo (ou até ser corrigido por Bruno Prata, em alguns casos), como é costume, a assassinar o nome dos jogadores, chamando 'Kat' ou 'Kuait' a Kuyt, 'De Vré' a De Vrij, 'Van Pirsi' a Van Persie, 'Blainde' a Blind, ou 'Yang' a De Jong;

    – claramente nunca tinha sequer ouvido falar de Clasie, mas após uma breve introdução de Bruno Prata acerca do jogador, para Paulo Sérgio, passou de desconhecido para um 'Belíssimo jogador!!' em menos de 5 minutos;

    – 'chora que nem uma Madalena Mascherano, para mim o melhor jogador em campo, não sei se concordas Bruno'. Curioso, porque foi precisamente Bruno Prata a mencionar que Mascherano estava a ser o melhor em campo já quase no fim da partida, antes de Paulo Sérgio se ter referido sequer à exibição do argentino durante todo o jogo.

    Enfim. Já o podemos chamar de clássico.

    • Daniel Alexandre
      Posted Julho 10, 2014 at 12:37 pm

      Penso que a melhor pérola foi ao ver Higuaín a driblar, e dizer: "Aqui vai Lionel Messi…" e depois aperceber-se do erro e "retificar" dizendo: "Como é possível alguém confundir o astro argentino?… Agora sim aqui vai ele…" E penso que depois era o Lavezzi que levava a bola, e só depois é que a bola chegou mesmo a Messi.

    • Anónimo
      Posted Julho 10, 2014 at 8:43 am

      Este Paulo Sérgio a comentar está ao nível da TVI… até nem desgosto do homem na Antena 1 (ele era jornalista de desporto, não comentador) mas quando apercebo-me que é ele que vai narrarm mudo para a Sporttv.

      Tiago.

    • Anónimo
      Posted Julho 10, 2014 at 8:35 am

      E pensar que o Rui Tovar morreu a trabalhar para o Correio da Manhã. Foi mais um dos que o Carlos Daniel – fundador da casa do Benfica de Paredes – afastou, antes de ir buscar amigos benfiquistas para comentar os jogos. Amigos que dizem "Garay, jogador do Benfica" (que já nem é), mas depois dizem "Rojo, o argentino". O meu problema não é serem do benfica, é serem amigos; o gabriel alves é benfiquista, e nunca foi menos profissional por isso.
      Chico

    • Kacal l
      Posted Julho 10, 2014 at 7:24 am

      Pedro Sérgio = excelente pessoa = fraco comentador, é o que me dá a sensação.

    • Tozé Martinho
      Posted Julho 10, 2014 at 12:58 am

      Péssimo relatador, sim. Mas, verdade seja dita, se o Bruno Prata o corrigiu, também corrigiu mal. De resto, nunca ouvi nenhum relatador/comentador português a dizer o nome correctamente. Nao se pronuncia "Kite", "Kaite" ou "Kuite", como habitualmente dizem. É algo mais parecido com "KOWT". Mas, como o próprio jogador diz no link que vos deixo, bem ou mal, o que interessa é que digam o nome dele. https://inogolo.com/pronunciation/d837/Dirk_Kuyt

    • porquinhodaindia
      Posted Julho 10, 2014 at 12:38 am

      Destacar também o momento (meio da primeira parte sensivelmente) em que confunde Messi em progressão apelidando-o de Biglia creio. Ora quem confunde Messi não vê futebol…

    • van Basten
      Posted Julho 10, 2014 at 12:06 am

      Nuno R,

      Ditto. Isso e o facto de que cada lance na grande área ou próximo dela, qualquer que seja, ser brindado com um 'vai marcar!'.

      Não há nada de errado com emoção no relato de um jogo, muito pelo contrário. Mas isto, parece-me, é mais ou menos o mesmo que dizer 'vai morrer!' sempre que alguém racha a cabeça.

    • lizardking
      Posted Julho 9, 2014 at 11:31 pm

      São jornalistas que pararam no tempo, e não se cultivam. Limitam se a ver jogos dos 3 grandes, sabem meia duzia de jogadores dos outro clubes da primeira liga, e fazem carreira assim. Foi realmente vergonhoso, de certeza que há aí jornalistas mais novos, mais "cultos" futebolisticamente, e que substituam estes elefantes brancos

    • Nuno R
      Posted Julho 9, 2014 at 11:31 pm

      Maxi Pereira isto, Maxi Pereira aquilo… ele deve sonhar com o defesa do benfica.
      Gostei quando o árbitro fez o sinal de fora de jogo e ele referiu que podia ser penalty…

    • van Basten
      Posted Julho 9, 2014 at 11:23 pm

      Exacto, obrigado Kafka, queria obviamente mencionar essa também e esqueci-me completamente!

      Essa foi de génio, e foi claro que alguém (penso que foi Bruno Prata), lhe chamou a atenção. Já o tinha feito ao intervalo com Kuyt, porque foi só a partir dos segundos 45' que começamos a ouvir o nome como deve ser pronunciado.

      Concordo plenamente. Não me costumo prender muito com isto, mas este é sem dúvida o pior relatador, narrador, o que lhe queiram chamar, que já vi em jogos de futebol.

      Competência? P'ra quê??

      Nada de novo, no entanto. É por favoritismos – leia-se cunhas – deste género que o país está como está.

    • Kafka I
      Posted Julho 9, 2014 at 11:14 pm

      Subscrevo inteiramente, chegou ao ridículo de trocar o Maxi Rodriguez com o URUGUAIO Maxi Pereira e insistiu no erro vezes sem fim até que ao fim de muito tempo alguém o deve ter chamado a atenção, enfim é talvez o pior jornalista que alguma vez vi comentar Futebol

  • João Martins
    Posted Julho 9, 2014 at 10:50 pm

    Mascerano se nao e o melhor trinco do mundo ( trinco e nao central como insistem no barcelona ) anda la perto
    E sabella para pior treinador do mundial como muito treinador de bancada proclama ate que nem tem enterrado muito, ainda assim acho que o mundial vai para a Alemanha.

    • MM
      Posted Julho 10, 2014 at 12:00 pm

      João a coqueluche da malta ontem foi, na primeira oportunidade a titular, o melhor elemento da Argentina, juntamente com o Mascherano, e ainda para mais a jogar numa posição que não é a sua. Um transporte de bola acima da média, uma intensidade incrível.
      É verdade que Sabella é um treinador que roça o medíocre, nem conhece as características dos jogadores que tem à disposição, tem tido "sorte" porque as individualidades têm resolvido os jogos.

    • César
      Posted Julho 10, 2014 at 9:28 am

      Mas que coqueluche? Eu nem sequer sou benfiquista. Não sem quem falou em salvios ou gaitans, talvez umas aulitas de interpretação não fizessem mal.

    • porquinhodaindia
      Posted Julho 10, 2014 at 12:36 am

      Caro João,

      corroboro a sua opinião. Enzo, Salvio e Gaitán fizeram de Sabella um péssimo treinador. Chegou à final.

    • João
      Posted Julho 9, 2014 at 11:21 pm

      Tal como dizia. O treinador mais fraco do Mundial (só porque não punha a jogar a coqueluche da malta) vai até à final. Sai Higuain, entra Aguero e Demichelis faz 120 minutos, ou esse já não convém falar?

    • Quimcão
      Posted Julho 9, 2014 at 11:11 pm

      E a qualidade defensiva é obra do acaso…

    • Galileu Galilei
      Posted Julho 9, 2014 at 11:00 pm

      Não enterra… pois tá claro que não enterra. Ou diz antes assim, não faz nada! Escolhe 11 jogadores, mete-os dentro do campo e eles que se desenrasquem. Tem sorte por tar a "treinar" a Argentina. Já reparou na qualidade dos jogadores? Sai Higuaín, entra Aguero (e ainda se deu ao luxo de deixar Tevez fora da Copa)… mas pronto.

    • César
      Posted Julho 9, 2014 at 10:55 pm

      Como assim não tem enterrado muito? Maxi rodriguez? Fernandez? O melhor médio centro que tem esta no banco, ou estava até à lesão do di maria. A única coisa excelente que eu o.vi a fazer foi mesmo por o mascherano na sua posição de origem, onde aí é excelente.

  • porquinhodaindia
    Posted Julho 9, 2014 at 10:50 pm

    Ainda bem que o VM destaca a exibição de Vlaar. Central que evoluiu muito e hoje fez uma exibição irrepreensível.

    • Anónimo
      Posted Julho 9, 2014 at 10:53 pm

      Também o ia destacar, grande jogo sim senhor, tanto no processo defensivo como na saída de bola. Não acompanhei a sua época em Inglaterra, mas talvez mereça mais que um Aston Villa.
      Mário

  • NN
    Posted Julho 9, 2014 at 10:49 pm

    Por favor, que vença a Alemanha!! Esta Argentina não merece um título mundial. Não é que sejam uma má selecção, mas estão a anos-luz da qualidade alemã.

    Excelente jogo dos "portugueses". Não percebi a saída do Enzo, estava a ser dos melhores.

    • porquinhodaindia
      Posted Julho 10, 2014 at 12:35 am

      Sabella entendeu arriscar e não faria sentido abdicar de Biglia ("Bilha" de acordo com o narrador da RTP) ou Mascherano.

  • Xis
    Posted Julho 9, 2014 at 10:49 pm

    Jogo fraco de ambas as equipas mas passou quem foi menos mau. Vlaar foi um autentico muro! Kuyt foi muito aguerrido a defender mas uma nulidade a atacar.

  • César
    Posted Julho 9, 2014 at 10:49 pm

    A argentina vai ser trucidada na final pela Alemanha, este Sabella é muito fraco…

    • César
      Posted Julho 10, 2014 at 9:25 am

      Porque o Hodgson e o Bento são mesmo aquilo a que se pode chamar de treinadores de topo. É claro que queriam estar na final e não é fácil lá chegar. O facto é que o futebol ofensivo é de facto pobre. E tem o devido mérito pela consistência defensiva que tem apresentado. Mas os mesmos que o defendem, são os que atacam o mourinho, por exemplo.
      O futebol não é lógico, essa é a beleza. Mas o di matteo não deixa de ser um treinador não mais que razoavelmente bom, e tem uma champions. Tudo isto para tentar dizer que acho que a argentina estar na final não se deve ao sabella. Opiniões

    • porquinhodaindia
      Posted Julho 10, 2014 at 12:34 am

      Suprasumos como Del Bosque, Prandelli, Hogdson, Bento, Scolari ou Van Gaal. Todos queriam estar onde Sabella está.

      Para lá chegar eliminou dois cabeças de série e na fase a eliminar não sofreu qualquer golo. Fraco não é adjectivo que me ocorra para descrever a performance de Sabella.

    • Anónimo
      Posted Julho 10, 2014 at 12:05 am

      Inacreditável como se subestima a Argentina! Então afinal a Holanda não ia arrumar com tudo e todos até ser campeã? Pelo menos 90% dos comentadores deste blogue diziam isso após os 5-1 à Espanha! São jogos diferentes, não estou a ver a Alemanha a trucidar a Argentina até pelo contrário. A Alemanha pode-se dar muito mal com o duplo pivot Mascherano Biglia!

      Depois é o Sabella é fraco! Realmente, chegar à final do Mundial é canja

      João Rato

    • César
      Posted Julho 9, 2014 at 11:16 pm

      Tipo o Low?

    • porquinhodaindia
      Posted Julho 9, 2014 at 11:02 pm

      Os fantástico treinadores verão a final do sofá.

  • m1950
    Posted Julho 9, 2014 at 10:48 pm

    Excelente jogo tatico , venceu a melhor equipa nos penaltys. Espero que a Argentina ganhe o Mundial.

  • Diogo
    Posted Julho 9, 2014 at 10:48 pm

    A selecção do Visão de Mercado continua a calar os críticos…3º jogo que a pior defesa do Mundo, segundo os comentadores, não sofre golos.

    Bem dizia o VM que eles eram os principais candidatos e que a defesa era desvalorizada

    • Kacal l
      Posted Julho 10, 2014 at 7:27 am

      Diogo,

      Falta referir que se o Mascherano não tivesse feito uma excelente exibição, em que ajudou várias vezes os centrais e até fez 2 ou 3 cortes cruciais (sobretudo contra o Robben), provavelmente teriam sofrido golos e não estavam na final, mas isso é outra conversa e os habituais "sês".

    • Winervic
      Posted Julho 9, 2014 at 11:06 pm

      Totalmente de acordo contigo Diogo. Também eu desconfiava do análise do VM, mas está aqui a prova do valor real de esse analise. Muito bom.

    • NN
      Posted Julho 9, 2014 at 10:56 pm

      É verdade que é desvalorizada, mas sejamos sinceros, não é nada de extraordinário. A Argentina ganha muito defensivamente é com o duplo pivot Mascherano e Biglia.

  • Anónimo
    Posted Julho 9, 2014 at 10:48 pm

    Vitória justa
    #MORENO

  • João Pimenta
    Posted Julho 9, 2014 at 10:47 pm

    A final vai ser tão fácil para a Alemanha, esta Argentina é mt fraquinha e contra a poderosa Alemanha aquele meio campo da mannschaft é fantástico vai engolir os argentinos..

    • Anónimo
      Posted Julho 10, 2014 at 12:01 am

      Cá estaremos no domingo então para ver. Deixar de lado uma equipa que tem Messi não me parece prudente. Cá para mim, ganha a Argentina

      J Rato

    • Anónimo
      Posted Julho 9, 2014 at 10:52 pm

      Este comentário está gravado para referências futuras.
      Mário

  • Careca
    Posted Julho 9, 2014 at 10:47 pm

    E vai ficar sempre a dúvida: Será que com o Krul a história seria outra?

    A Argentina chega a esta final muito forte defensivamente, mas sem produzir nada a nível ofensivo. Espero que o futebol faça justiça e vença a melhor selecção deste Mundial. Força Alemanha!

    • Careca
      Posted Julho 9, 2014 at 10:48 pm

      Destaque para o enorme jogo do Mascherano, só de pensar que este jogador andou as últimas épocas como um "banal" defesa central adaptado… Merece melhor!

  • Rodolfo Trindade
    Posted Julho 9, 2014 at 10:46 pm

    Jogo muito táctico e com poucos motivos de emoção. A amostra de ontem trouxe muito medo às duas selecções!

    Vitória justa ainda assim da Argentina. Grande jogo de Mascherano!

    Cheira a titulo da Alemanha por todo o lado!

    • Anónimo
      Posted Julho 9, 2014 at 11:59 pm

      aposto na argentina!

      Joao Rato

    • Tiago Martins
      Posted Julho 9, 2014 at 11:15 pm

      Não é por hábito os alemães darem as coisas por vencidas. A 70% das suas possibilidades, põe mais um povo a chorar.

    • Galileu Galilei
      Posted Julho 9, 2014 at 11:02 pm

      Só espero que os Alemães joguem o que sabem, e não vão para lá armados em campeões se não, sai-lhes o tiro pela culatra. Espero uma vitória Alemã na final.

Deixa um comentário